Resenha crítica 2

2
Resenha Crítica Grupo 2 Texto Apresentado: A comunidade Urbana como configuração espacial e ordem moral. Texto escolhido: Sucessão. O texto “Sucessão” define os movimentos internos e as mudanças de população, incidentes ao crescimento da cidade e de suas varias áreas dando ênfase na mobilidade. Sendo esta os meios de transporte, o que aumenta a comunicação, criando novas modificações (estruturais ou sociais). Isso tudo é complementado pelo texto “A comunidade Urbana como configuração espacial e ordem moral” que diz ser esta (a mobilidade) o ponto de partida para o crescimento das cidades. Pois a mobilidade mede a mudança social e sua desorganização, e esta mudança quase sempre compreende alguma mudança no espaço. Na sucessão, estes meios de mobilidade estendem o raio de controle da atividade humana sobre territórios cada vez mais vastos. Com isso a sucessão existe em todo “lugar” e leva em consideração as mudanças, analisando a sociedade como um todo. A sucessão surgiu na Biologia com os ecólogos e para os sociólogos o termo não possui uma conotação profunda, pois o crescimento de uma cidade não pode ser definido apenas pela mobilidade, devem-se levar em consideração as relações e correlações existentes entre a população e a comunidade. Semelhante a isso, no texto “A comunidade Urbana como configuração espacial e ordem moral” os sociólogos gostariam de empregar o termo Ecologia Humana de acordo com as relações dos homens com outros homens e a comunidade, porque não se trata do homem em si, não é a relação do homem com a terra, com isso o termo não se identifica com a Geografia, nem mesmo com a Geografia Humana. A sociedade Humana parece ser organizada em dois níveis, de acordo com o texto “Sucessão”:

description

 

Transcript of Resenha crítica 2

Page 1: Resenha crítica 2

Resenha Crítica

Grupo 2

Texto Apresentado: A comunidade Urbana como configuração espacial e ordem moral.Texto escolhido: Sucessão.

O texto “Sucessão” define os movimentos internos e as mudanças de população, incidentes ao crescimento da cidade e de suas varias áreas dando ênfase na mobilidade. Sendo esta os meios de transporte, o que aumenta a comunicação, criando novas modificações (estruturais ou sociais). Isso tudo é complementado pelo texto “A comunidade Urbana como configuração espacial e ordem moral” que diz ser esta (a mobilidade) o ponto de partida para o crescimento das cidades. Pois a mobilidade mede a mudança social e sua desorganização, e esta mudança quase sempre compreende alguma mudança no espaço.

Na sucessão, estes meios de mobilidade estendem o raio de controle da atividade humana sobre territórios cada vez mais vastos. Com isso a sucessão existe em todo “lugar” e leva em consideração as mudanças, analisando a sociedade como um todo.

A sucessão surgiu na Biologia com os ecólogos e para os sociólogos o termo não possui uma conotação profunda, pois o crescimento de uma cidade não pode ser definido apenas pela mobilidade, devem-se levar em consideração as relações e correlações existentes entre a população e a comunidade. Semelhante a isso, no texto “A comunidade Urbana como configuração espacial e ordem moral” os sociólogos gostariam de empregar o termo Ecologia Humana de acordo com as relações dos homens com outros homens e a comunidade, porque não se trata do homem em si, não é a relação do homem com a terra, com isso o termo não se identifica com a Geografia, nem mesmo com a Geografia Humana.

A sociedade Humana parece ser organizada em dois níveis, de acordo com o texto “Sucessão”: - O biótico: Sociedade simbiótica, ordem social, que se dá através da competição, da adaptação e acomodação. A divisão natural de trabalho distribui indivíduos no espaço, estabelecendo um conjunto definido de relações sociais.- O social: Sociedade cultural (a moral, as tradições, os costumes da sociedade).

Neste aspecto o texto “A comunidade Urbana como configuração

espacial e ordem moral” concorda quando diz que toda nova geração tem de aprender a acomodar-se a uma ordem de coisas determinada e mantida principalmente pelos mais velhos. Os indivíduos crescem, incorporam-se à vida da comunidade e finalmente retiram-se e desaparecem. Mas a comunidade, com a ordem moral que encerra, continua a viver.

Após a análise dos dois textos observamos pontos em comum, onde estes seguem uma mesma linha de pensamento, no qual o texto ”Sucessão” é

Page 2: Resenha crítica 2

complementado pelo texto “A comunidade Urbana como configuração espacial e ordem moral”.