Resenha Critica. Dificuldade Na Aprendizagem

4
Resenha critica Concepções de professores sobre a temática das chamadas dificuldades de aprendizagem Referências bibliográficas BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Edições 70, 1977. RASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria nº 555/2007, prorrogada pela Portaria nº 948/2007, entregue ao Ministro da Educação em 07 de janeiro de 2008). Ministério da Educação. Brasília, 2008. Jáima Pinheiro de Oliveira I ; Sabrina Antunes dos Santos II ; Patrícia Aspilicueta III ; Gilmar de Carvalho Cruz IV Este artigo designa a identificação do conhecimento de professores, atuantes em anos e séries iniciais do Ensino Fundamental, sobre a temática das chamadas dificuldades de aprendizagem. Os participantes da pesquisa foram dezesseis professores, com média de idade de quarenta e um anos. Os resultados permitiram concluir, dentre outros aspectos, que as escolas participantes da pesquisa relataram uma prática contrária aos pressupostos da Educação Inclusiva, profético a homogeneização das turmas. A meta da Educação Inclusiva centram-se na universalização do ensino, na qual todos os alunos tem direito à educação de qualidade. A dificuldade de Aprendizagem é uma questão que sempre se fez presente e cada vez mais no processo educativo. Educar crianças com necessidades especiais em escolas regular é uma estruturação não apenas para prover oportunidades de socialização e de mudar o pensamento das pessoas sobre as limitações, mas também para ensinar o aluno a dominar habilidades e conhecimentos necessários para a vida futura dentro e fora da escola. Por meio destas medidas, espera-se que o professor esteja mais apto para trabalhar com a diversidade dentro de sala de aula e dentro da escola, contanto, inclusive com auxílios de outras áreas para que possa satisfatoriamente realizar e organizar situações de ensino aprendizagem em condições ótimas para os alunos com necessidades educacionais especiais. Com a analise em relação a dificuldades no processo

Transcript of Resenha Critica. Dificuldade Na Aprendizagem

Page 1: Resenha Critica. Dificuldade Na Aprendizagem

Resenha critica

Concepções de professores sobre a temática das chamadas dificuldades de aprendizagem

Referências bibliográficas

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Edições 70, 1977.  

RASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria nº 555/2007, prorrogada pela Portaria nº 948/2007, entregue ao Ministro da Educação em 07 de janeiro de 2008). Ministério da Educação. Brasília, 2008.   

Jáima Pinheiro de OliveiraI; Sabrina Antunes dos SantosII; Patrícia AspilicuetaIII; Gilmar de Carvalho CruzIV

Este artigo designa a identificação do conhecimento de professores, atuantes em anos e séries iniciais do Ensino Fundamental, sobre a temática das chamadas dificuldades de aprendizagem. Os participantes da pesquisa foram dezesseis professores, com média de idade de quarenta e um anos. Os resultados permitiram concluir, dentre outros aspectos, que as escolas participantes da pesquisa relataram uma prática contrária aos pressupostos da Educação Inclusiva, profético a homogeneização das turmas.

A meta da Educação Inclusiva centram-se na universalização do ensino, na qual todos os alunos tem direito à educação de qualidade. A dificuldade de Aprendizagem é uma questão que sempre se fez presente e cada vez mais no processo educativo. Educar crianças com necessidades especiais em escolas regular é uma estruturação não apenas para prover oportunidades de socialização e de mudar o pensamento das pessoas sobre as limitações, mas também para ensinar o aluno a dominar habilidades e conhecimentos necessários para a vida futura dentro e fora da escola. Por meio destas medidas, espera-se que o professor esteja mais apto para trabalhar com a diversidade dentro de sala de aula e dentro da escola, contanto, inclusive com auxílios de outras áreas para que possa satisfatoriamente realizar e organizar situações de ensino aprendizagem em condições ótimas para os alunos com necessidades educacionais especiais. Com a analise em relação a dificuldades no processo de inclusão do ponto de vista dos professores, Capellini e Rodrigues (2009) desenvolveu um estudo por meio de entrevista. Dentre as principais dificuldades apontadas pelos professores, estavam as características dos alunos e do seu ambiente de origem, que não ofereciam possibilidade de desenvolvimento daquelas habilidades pré-acadêmicas valorizadas pela escola. Os professores se referiram às condições ruins da escola, como número excessivo de alunos por sala, falta de apoio técnico, dentre outros, e às dificuldades em relação à formação inicial alegando serem prejudicados. Já a pesquisa feita por Freschi (2008), foi analisado pelo o autor as percepções de professores acerca da dimensão metodológica no processo de ensino e aprendizagem. Proporcionando o estudo na identificação dos princípios fundamentais na ação docente em atividades de sala de aula. Realizadas por textos escritos pelos professores, nos quais continham respostas a questões sobre sua prática pedagógica. Os resultados indicaram que é necessário mudanças nos procedimentos metodológicos usados em sala de aula, contextualizando o objeto de estudo. Foi realizado em (2006) com Stefanini e Cruz um estudo sobre o conhecimento das opiniões dos professores em relação às dificuldades de aprendizagem e suas causas. Foram realizadas entrevistas com

Page 2: Resenha Critica. Dificuldade Na Aprendizagem

oito professores de séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual, de uma cidade do interior de São Paulo. Os relatos dos professores apontaram que os problemas observados na escola provinham de três fatores da família, da própria criança e da escola. Lara, Tanamachi e Junior (2006), prospectaram analise de observação e desenvolvimento de aprendizagem presentes no trabalho desenvolvido em uma escola pública de ensino fundamental localizada, também, no interior do Estado de São Paulo. Foram feitas entrevistas nas escolas e observações de aulas ministradas. Os pesquisadores realizaram também consultas e análises em relação ao projeto pedagógico da escola. Nos relatos dos professores foi possível verificar uma confusão de conceitos entre abordagens teóricas. Os participantes, designaram afirmações sobre sua formação, coexistindo o seu conhecimento nos conceitos de aprendizagem e desenvolvimento. Os resultados deste estudo evidenciam algumas diretrizes para uma formação de professores que realmente esteja voltada para o atendimento da diversidade, para proporcionar condições de ensino aprendizagem em condições ótimas para os alunos com necessidades educacionais especiais.Contudo, é importante destacar que a formação de professores deve estar alicerçada em mudanças também no sistema de ensino e deve também contar com apoio das famílias dos alunos.

Método

Caracterização do estudo

O estudo foi classificado na abordagem de qualificação dos participantes e interpretamos por meio de relatos fornecidos por estes, em momentos de entrevista. Quanto ao tipo, classificamos o estudo como descritivo de caráter exploratório, com a utilização da técnica de entrevista para coleta de dados (GIL, 2006).

Participantes

Os 16 professores participantes, que atuavam, à época da coleta de dados, em séries e anos iniciais do Ensino Fundamental, numa cidade do interior do Estado do Paraná. A média de idade dos professores foi de 41 anos. Os principais critérios para participação no estudo foram, já ter atuado ou atuar no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e ter no mínimo 10 anos de experiência em ensino.

Concepções sobre a identificação de um aluno com dificuldades de aprendizagem

Foi desenvolvido fatores relacionados à caracterização dos alunos com dificuldades de aprendizagem, apontados pelos entrevistados, foram de origem cognitiva. Assim, a maioria dos entrevistados descreveu esses alunos como lentos, desatentos e com possíveis alterações cognitivas. Os professores relacionaram ainda fatores sociais e psicossociais à identificação dessa parcela do alunado. No que tange às dificuldades dos alunos as entrevistadas argumentaram que as mais frequentes se referem as habilidades cognitivas e motoras, especialmente a aquisição da leitura, interpretação e a abstração.

Concepções sobre as causas das dificuldades de aprendizagem

Neste tema, a grande maioria dos participantes relacionou o meio familiar em que o aluno está inserido como causa das dificuldades de aprendizagem. Uma das maiores dificuldades é detectar um problema o mais cedo possível, para que se possa, através dos mais variados recursos, criar condições de uma criança poder desenvolver-se em todos os aspectos dentro de um quadro tido como esperado. Sabemos também que há diferença baseada no

Page 3: Resenha Critica. Dificuldade Na Aprendizagem

quão cedo o problema foi identificado e tratado, a qualidade do tratamento oferecido, bem como a influência de sua aceitação familiar e do seu meio social.

Possibilidades de auxílio para os escolares com dificuldades de aprendizagem

Assim os educadores atribuem maior responsabilidade à família, apontando-a ausente no desenvolvimento do aluno. Citando a necessidade de um trabalho em conjunto na gestão escolar designando todos os profissionais especializados e os professores e pais, sugerindo a presença de uma equipe multidisciplinar na escola.

Após a conclusão deste trabalho deixo um pedido de socorro. Precisamosfalar sobre esse assunto que assombra e prejudica não só a vida dos cidadãos seja ele criança, adolescente, jovem, adulto ou idoso, mas acima de tudo um problema que mancha a construção da nossa história, uma história que poderia ser mais leve se todos ajudassem a construir.

Vanúbia de O. Silva