Resenha: O Impacto do Software Livre e de Código Aberto na Indústria Brasileira

7
Resenha: O Portal do Software Público Brasileiro Antonio Sérgio Nogueira Disciplina: Psl201d01- Introdução à Produção de Software: Software Livre / Código Aberto Profª: Ângela Maria Alves Lavras Minas Gerais Brasil 2008 Sumário

description

Resenha sobre Software Livre na Indústria Brasileira

Transcript of Resenha: O Impacto do Software Livre e de Código Aberto na Indústria Brasileira

Page 1: Resenha: O Impacto do Software Livre e de Código Aberto na Indústria Brasileira

Resenha: O Portal do Software Público Brasileiro

Antonio Sérgio NogueiraDisciplina: Psl201d01- Introdução à Produção de Software:

Software Livre / Código AbertoProfª: Ângela Maria Alves

LavrasMinas Gerais Brasil

2008

Sumário

1. Introdução.................................................................................................... 32. Descrição do Portal..................................................................................... 33. Apreciação Crítica ..................................................................................... 44. Conclusão Final........................................................................................... 5

Page 2: Resenha: O Impacto do Software Livre e de Código Aberto na Indústria Brasileira

Referências Bibliográficas.............................................................................. 6

1. Introdução

Este portal tem como proposta facilitar a implantação de novas ferramentas nos setores administrativos do estado, divulgar, integrar e fornecer soluções livres, baseadas no bem software, para toda sociedade.

2. Descrição do Portal

Page 3: Resenha: O Impacto do Software Livre e de Código Aberto na Indústria Brasileira

O Portal do Software Brasileiro surge da necessidade de compartilhar os desenvolvimentos da Administração Pública evitando sobreposição de custos compartilhando soluções e melhorando as soluções já criadas, este portal disponibiliza seus softwares para toda a sociedade. O portal disponibiliza os seguintes softwares públicos: o Coletor Automático de Configurações Computacionais (Cacic) - desenvolvido pela Dataprev -; o Sisau-Saci-Contra - Ministério do Desenvolvimento Agrário-, o Controle Centralizado de Administração de Rede (Cocar) - Dataprev -; e o Sistema de Gestão de Demandas (SGD) - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e outros. As soluções disponibilizadas atenderão as seguintes exigências: a) O produto - tratar o software como um produto acabado, com documentação completa de instalação e preparado para funcionar, como outro software qualquer disponibilizado comercialmente.

b) Os serviços associados - organização serviços básicos, tais como: página na internet, fórum e lista de discussão para desenvolvimento, suporte e projetos, ferramenta de controle de versão e a documentação existente do sistema.

c) A prestação de serviços – fornecer e resolver as questões relacionadas ao software com a disponibilização, por parte do governo, de uma equipe de atendimento para comunidade.

d) A gestão da colaboração - incentivo à colaboração entre os usuários e desenvolvedores da ferramenta, sejam eles pessoa física ou jurídica, de qualquer setor da economia. Estruturar instrumentos de gestão e controle rigorosos, como a periodicidade de lançamento de novas versões e os parâmetros de controle de qualidade do desenvolvimento.

3. Apreciação Crítica

O conceito software público deriva do conceito software livre e é definido por Corinto Meffe em <planejamento.gov.br> como sendo:

“Os softwares públicos devem ser demandados pela sociedade ou são aqueles que o ente público, em função de seu interesse, deseja manter certo protagonismo assumindo uma comunidade. Os livres continuam sendo os softwares que obedecem às quatro liberdades: restrição de não fechar o código e o seu tripé de sustentação, licença livre, padrão aberto e comunidade. Sendo assim, os governos também poderão disponibilizar um conjunto de softwares livres e somente uma parte destas soluções será alçada como software público. Esse acréscimo de nível será determinado por um conjunto de critérios, regras e modelos. “

Desta forma o portal pode acelerar o processo de divulgação dos softwares públicos produzidos pelo estado, de forma que eles tornem-se um bem de uso geral e irrestrito pela sociedade, aplicando-lhes as principais modalidades de licenciamento associadas ao Software Livre para superar os aspectos limitadores, critérios e receios citados pelo desenvolvedores e potenciais usuários [DICA].

Page 4: Resenha: O Impacto do Software Livre e de Código Aberto na Indústria Brasileira

Análise de Risco SWOT [OGER]

4. Conclusão Final

"O conceito do Software Público Brasileiro - é utilizado como um dos alicerces para definir a política de uso e desenvolvimento de software pelo setor público no Brasil. Tal política compreende a relação entre os entes públicos, em todas as unidades da federação e demais esferas de poder, e destes com as empresas e a sociedade (http://www.softwarepublico.gov.br/spb/O_que_e_o_SPB)." [PSPB] Realmente é de suma importância ter um portal capaz de divulgar tais iniciativas, que podem beneficiar toda a sociedade, na medida em que divulgam novos conhecimentos, reduzem custos e permitem o compartilhamento destes conhecimentos com a sociedade.

Análise de Risco SWOT

Avaliação Interna

Avaliação Externa

PontosFortes

Pontos Fracos

Oportunidades

Ameaças

Criação de uma base de conhecimento

Produtividade

Treinamento com a ferramenta

Mudança na Cultura de desenvolvimento

Acesso a soluçôes disponíveis

Falta de suporte

Mudança na política de disponibilização das ferramentas

Lançar Novos produto no mercado rapidamente

Page 5: Resenha: O Impacto do Software Livre e de Código Aberto na Indústria Brasileira

Referências Bibliográficas

[DICA] DARLEN, Daniel. Materialização do Conceito de Software Público - Iniciativa CACIC. Disponível em: <http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20060727.php>. Acesso em: 01 dezembro 2007.

[OGER] MELLO,Peter Berndt de Souza. Modelo de Análise SWOT de Riscos utilizando Mapas Mentais. Disponível em: <http://www.ogerente.com.br/produtividade/mm/mapas_mentais_swot.htm>. Acesso em: 01 dezembro 2007.

[PSPB] Portal do Software Público Brasileiro. Disponível em: <http://www.softwarepublico.gov.br>. Acesso em: 15 de janeiro 2008.