Resolução -...

14
O O B B J J E E T T I I V V O O F F U U V V E E S S T T - - ( ( 2 2 ª ª F F a a s s e e ) ) J J a a n n e e i i r r o o / / 2 2 0 0 0 0 5 5 1 Nas últimas décadas, em Davos, na Suíça, vem ocor- rendo anualmente um dos mais importantes eventos sobre a economia mundial. Participam dele es- pecialistas, empresários e governantes que se dedicam a discussão e proposição de metas econômico-finan- ceiras para o planeta. No final da década de 1990, diver- sas entidades não-governamentais de vários países associaram-se para se contrapor às resoluções de Davos, criando um outro tipo de evento global, que também vem sendo realizado anualmente desde 2001. a) Identifique os eventos citados. b) Caracterize o evento de contraposição mencionado quanto a seus objetivos e participantes. Resolução a) O texto trata do Fórum Econômico Mundial realiza- do na cidade de Davos, na Suíça, reunindo os paí- ses mais desenvolvidos que adotam práticas eco- nômicas neoliberais para a organização da econo- mia em termos globais, visando implementar medi- das a partir de organizações multilaterais, como OMC (Organização Mundial do Comércio), FMI (Fundo Monetário Internacional) e BIRD (Banco Mundial), como avalistas e fomentadores de pro- gramas econômicos que valorizam o aumento da competitividade e da eficiência do sistema produti- vo no comércio internacional, sem levar em conta as repercussões negativas dessas políticas, como o agravamento da exclusão social. O segundo evento é o Fórum Mundial Social, mar- cado por debates relativos a programas sociais. b) O contraponto ao Fórum Econômico Mundial é o Fórum Social Mundial, caracterizado por medidas de integração de programas sociais, como ques- tões ambientais, redução das desigualdades in- ternas e entre os diversos países, no que se cons- titui como resistência ao neoliberalismo econômico praticado pelos países mais desenvolvidos. Participam do Fórum Social Mundial grande núme- ro de organizações não-governamentais e lideran- ças das mais diversas, mas que têm em comum a contraposição ao atual processo de globalização neo-liberal, visando deslocar o eixo das discussões para o enfoque social.

Transcript of Resolução -...

OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO FFFFUUUUVVVVEEEESSSSTTTT ---- ((((2222ªªªª FFFFaaaasssseeee )))) JJJJaaaannnneeee iiii rrrroooo////2222000000005555

1Nas últimas décadas, em Davos, na Suíça, vem ocor-rendo anualmente um dos mais importantes eventossobre a economia mundial. Participam dele es-pecialistas, empresários e governantes que se dedicama discussão e proposição de metas econômico-finan-ceiras para o planeta. No final da década de 1990, diver-sas entidades não-governamentais de vários paísesassociaram-se para se contrapor às resoluções deDavos, criando um outro tipo de evento global, quetambém vem sendo realizado anualmente desde 2001.

a) Identifique os eventos citados.

b) Caracterize o evento de contraposição mencionadoquanto a seus objetivos e participantes.

Resolução

a) O texto trata do Fórum Econômico Mundial realiza-do na cidade de Davos, na Suíça, reunindo os paí-ses mais desenvolvidos que adotam práticas eco-nômicas neoliberais para a organização da econo-mia em termos globais, visando implementar medi-das a partir de organizações multilaterais, comoOMC (Organização Mundial do Comércio), FMI(Fundo Monetário Internacional) e BIRD (BancoMundial), como avalistas e fomentadores de pro-gramas econômicos que valorizam o aumento dacompetitividade e da eficiência do sistema produti-vo no comércio internacional, sem levar em contaas repercussões negativas dessas políticas, comoo agravamento da exclusão social.O segundo evento é o Fórum Mundial Social, mar-cado por debates relativos a programas sociais.

b) O contraponto ao Fórum Econômico Mundial é oFórum Social Mundial, caracterizado por medidasde integração de programas sociais, como ques-tões ambientais, redução das desigualdades in-ternas e entre os diversos países, no que se cons-titui como resistência ao neoliberalismo econômicopraticado pelos países mais desenvolvidos.Participam do Fórum Social Mundial grande núme-ro de organizações não-governamentais e lideran-ças das mais diversas, mas que têm em comum acontraposição ao atual processo de globalizaçãoneo-liberal, visando deslocar o eixo das discussõespara o enfoque social.

OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

2

a) Identifique o relevo submarino, apontado pela fle-cha negra, na ilustração.

b) Explique sua formação, considerando a dinâmica dacrosta terrestre.

Resolução

a) Trata-se da Dorsal Atlântica, cadeia montanhosamesoceânica de origem vulcânica que apresentauma altura média em torno de 3.000 metros, comalguns pontos ultrapassando o nível do mar, dandoorigem às ilhas oceânicas como Gough, Tristão daCunha, entre outras.

b) O processo de movimentação interna da crosta ter-restre e o conjunto de processos geofísicos quederam origem à separação da placa tectônica sul-americana da placa africana, mais evidentes na EraMesozóica, sobretudo devido à intensificação dosepisódios vulcânicos. A passagem do material mag-mático por entre as placas provocou um afasta-mento que se verifica até hoje (velocidade aproxi-mada de 1 metro por século), promovendo o surgi-mento e a posterior expansão do fundo do Atlânticoe o erguimento da Dorsal Atlântica.

FFFFUUUUVVVVEEEESSSSTTTT ---- ((((2222ªªªª FFFFaaaasssseeee )))) JJJJaaaannnneeee iiii rrrroooo////2222000000005555

OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

3

Em setembro de 2004, a tomada de uma escola emOssétia do Norte, na cidade de Beslan, por terroristas

tchetchenos, e a violenta reação russa provocaram cen-tenas de mortes e feridos além de uma grande indig-nação mundial. Explique o conflito da Tchetchênia, con-textualizando geograficamente seu território (aspectosfísicos e sócioeconômicos).Resolução

A Chechênia é uma das repúblicas da Federação Russaque se localiza no Sudoeste da Federação, na porçãointerior da Cadeia do Cáucaso, estendendo-se no sopédas montanhas. Encontra-se na fronteira da FederaçãoRussa com o Geórgia. Ocupa uma área de climas tem-perados, variando do clima de montanha, mais frio, parao temperado continental.Os chechenos são um povo de origem indo-européia,com predomínio da religião islâmica. As atividadesvariam da criação de ovinos à agricultura. A Chechêniaconstitui uma área da passagem de um oleoduto, cons-truído com capital russo, que transporta petróleo emdireção ao Mar Negro (Europa). Isto torna a república deextremo interesse estratégico, pois abastece diversosconsumidores (russos, europeus e até norte-america-nos).Desde a década de 1990, a república tem reivindicadoa independência, por movimentos nacionalistas e reli-giosos, que envolveram conflitos com o exército russo,atividades terroristas, como atentados às autoridades,e extensão dos conflitos às repúblicas vizinhas.

FFFFUUUUVVVVEEEESSSSTTTT ---- ((((2222ªªªª FFFFaaaasssseeee )))) JJJJaaaannnneeee iiii rrrroooo////2222000000005555

OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

4A base de dados climatológicos e os modelos de previ-são meteorológica atualmente existentes podem serconsiderados conhecimentos com valor geopolítico eeconômico para nações e corporações.a) Explique como é possível, hoje, realizar previsões

meteorológicas com alto nível de precisão.b) Explique a importância dessas previsões para nações

e corporações.Resolução

a) A meteorologia, diferente da climatologia, baseia-se em modelos físicos e matemáticos para a previ-são do tempo. Com o surgimento de satélites, deinformática, de supercomputadores, programas decomputador específicos e, mais recentemente,com a internet, os meteorologistas contam commais recursos e mais agilidade na obtenção etransmissão de dados. Temos de considerar tam-bém, o maior requinte dos equipamentos utilizadosnas estações meteorológicas, bem como o maiornúmero destas estações em localidades antes difi-cilmente alcançadas.

b) O conhecimento prévio das condições meteoroló-gicas é hoje um fator de sobrevivência e de com-petitividade. As nações podem prevenir-se de epi-sódios desastrosos, cataclismas como inundações,secas prolongadas etc., auxiliando com maior efi-ciência as populações locais, os produtores agríco-las, os pecuaristas etc. As grandes corporações mundiais, dentro do con-texto da globalização, utilizam-se de elementos quepodem fornecer um diferencial de competitividadee que são considerados relevantes, inclusive noprocesso de reengenharia.Por exemplo: períodos de estiagem podem signifi-car queda do nível da água nos reservatórios e, con-seqüentemente, diminuição da produção hidrelétri-ca. A elevação da temperatura numa certa localidadepode elevar o ataque de pragas exigindo maiorsuprimento de inseticidas que, conseqüentemente,deverão ser produzidas mais intensamente numaoutra área do planeta.O conhecimento antecipado de fenômenos como oEl Niño pode interferir nas estratégias que con-sideram a sazonalidade da produção.O domínio e controle de uma região dependemtambém do conhecimento dos aspectos meteoro-lógicos e daí sua importância geopolítica.

FFFFUUUUVVVVEEEESSSSTTTT ---- ((((2222ªªªª FFFFaaaasssseeee )))) JJJJaaaannnneeee iiii rrrroooo////2222000000005555

OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

5

Observe a figura e leia a frase:

O Brasil e a China acabam de ficar mais próximos”.

a) Explique as características econômicas da Chinaatual.

b) Quais os interesses do Brasil em se aproximar daChina?

Resolução

a) A República Popular da China adota uma economiamista, que conjuga características de uma organi-zação centralizada do ponto de vista administrativo,típica do socialismo, e práticas de mercado carac-terísticas do capitalismo. A autodenominada econo-mia mercantil planificada chinesa mantém o con-trole estatal sobre a macroeconomia, que engloba apolítica cambial e o comércio exterior, enquanto amicroeconomia, preços e fluxos de capital internos,é regida por leis de mercado. No fim da década de 1970, tem início na RepúblicaPopular da China uma série de transformações eco-nômicas que refletiram com menor impacto naesfera política. Essas transformações foram, dentreelas: a reintrodução do conceito de lucro e da pro-priedade privada; a extinção das comunas popula-res; a remuneração da mão-de-obra segundo a pro-dutividade; a abertura do mercado ao capital multi-nacional; a incorporação de unidades de produçãoestrangeiras; a criação das ZEEs – ZonasEconômicas Especiais; que conferiram maior agili-dade à sua economia, permitiram ao país absorvergrandes investimentos externos que constituíram abase da modernização e expansão de sua econo-mia.Em pouco mais de duas décadas o país deixou deser essencialmente agrícola, com uma indústria vol-tada sobretudo para setores de base (bens de pro-dução), de baixo padrão socioeconômico e demodesta projeção internacional para a condição depotência emergente, de economia moderna, comsetores secundário e terciário em franca expansão,

FFFFUUUUVVVVEEEESSSSTTTT ---- ((((2222ªªªª FFFFaaaasssseeee )))) JJJJaaaannnneeee iiii rrrroooo////2222000000005555

OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

geração de tecnologia de ponta, sofisticação daprodução industrial, produção agropecuária mo-derna e grande exploração de recursos naturais.Paralelamente à modernização e crescimento desua economia, houve uma substancial elevação deseu padrão socioeconômico, que retirou milhões dechineses da condição de miséria. A demanda pormatérias-primes, energia e serviços ampliou-se etornou-se mais sofisticada, o que forçou o país ainvestir maciçamente na ampliação de sua base deprodução: energia, telecomunicações, sistema viá-rio, redes imateriais, sistema financeiro e na produ-ção de novas tecnologias, investindo abundan-temente em sua base educacional e científica.O setor agrícola do país, agora modernizado, é omaior produtor de cereais do mundo. Cresce, nopaís, a importação de gêneros primários. A pro-dução de matérias-primas agrícolas e mineraissofreu grande expansão. A China tornou-se o maiorpólo de atração de capitais e é, ao mesmo tempo,grande fonte de investimentos externos que contri-buem para a ampliação de seu PIB – ProdutoInterno Bruto.

b) Nos últimos anos, intensificaram-se as relações en-tre o Brasil e a China. Essa aproximação encerra in-teresses estratégicos no campo econômico e po-lítico.No âmbito econômico, o Brasil tem interesse nomercado consumidor chinês, em expansão, sobre-tudo para suas exportações que englobam desdeprodutos de baixo valor agregado, como a soja e ominério de ferro; produtos industrializados, comoturbinas para o setor hidrelétrico; tecnologia: pros-pecção e lavra de petróleo em áreas profundas.O Brasil vislumbra ainda a possibilidade de ummaior intercâmbio em setores como telecomuni-cações, biotecnologia e satélites, além da captaçãode investimentos chineses em infra-estrutura, prin-cipalmente nos setores de transporte, especial-mente no setor ferroviário, e na produção mineral,sobretudo o minério de ferro.No âmbito político, o Brasil, recentemente, ao re-conhecer que a China é uma economia de mer-cado, obteve a promessa de Beijing de apoiar ointeresse brasileiro em ingressar como membropermanente numa possível ampliação do Conselhode Segurança da ONU.

FFFFUUUUVVVVEEEESSSSTTTT ---- ((((2222ªªªª FFFFaaaasssseeee )))) JJJJaaaannnneeee iiii rrrroooo////2222000000005555

OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

6Trata-se de um conjunto de atividades econômicas queinclui a produção do campo em que a biotecnologia temum papel fundamental. Também estão compreendidasatividades nas quais matérias-primas animais e vege-tais são transformadas em produtos de maior valoragregado.

a) Identifique o assunto central do texto e cite duaslocalidades e dois produtos brasileiros em que asituação descrita se aplica.

b) Faça uma análise crítica do uso da biotecnologianesse processo quanto a conseqüências ambientaise sociais.

Resolução

a) O texto se reporta aos agronegócios, os quais seutilizam de novas tecnologias, caracterizando umaampliação na produção rural: tanto agrícola quantopecuária, agora modernizadas e melhoradas. Taisprocedimentos aumentaram a produtividade e des-tacáveis resultados em termos de geração de divi-sas no que concerne ao valor das commodities evalor agregado aos produtos, o que, em últimainstância, ampliou os lucros do país, através dasexportações. Quanto aos produtos e áreas relacio-nados ao setor, podemos citar: a soja e o algodão,na região do Cerrado do Brasil Central, em locali-dades do Mato Grosso (Rondonópolis e AltaFloresta); a soja, o milho e o algodão (Oeste

baiano – Barreiras); pólo de grãos e carne (aves esuínos), a mais bem sucedida experiência em agri-cluster, integrando toda a cadeia de produção comvantagens competitivas (Rio Verde, em Góias); fru-

tas diversas (manga, uva, acerola), no vale do SãoFrancisco – Petrolina; cana-de-açúcar, laranja, sojae café, na região sudeste (Oeste Paulista,Depressão Periférica Paulista, Alta Mogiana e sulde Minas Gerais), o que colocou o Brasil como pri-meiro produtor mundial de soja e cana, além dedestacável exportação de carne bovina, tornando-se o maior rebanho bovino comercializável. O usodas novas tecnologias no campo gerou divisas,tanto no meio rural quanto no urbano resultandoem repercussões positivas dos agronegócios queabsorveram amplamente vários segmentos produ-tivos, além do setor financeiro como o sistema ban-cário, créditos e política governamental empenhadaem promover esse tipo de atividades tão lucrativas,no presente momento econômico do país, levando-o a se destacar internacionalmente.

b) A biotecnologia, no desenrolar das suas ativida-des, apresenta conseqüências danosas, ao reforçarmodelos de superutilização dos solos, de uso deagrotóxicos (pesticidas, herbicidas), fertilizantesnão-naturais, que comprometem os recursos hídri-cos (lençóis freáticos), águas superficiais e a própriacomposição dos solos. O uso mais intensivo dosolo também leva à remoção das formações vege-

FFFFUUUUVVVVEEEESSSSTTTT ---- ((((2222ªªªª FFFFaaaasssseeee )))) JJJJaaaannnneeee iiii rrrroooo////2222000000005555

OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

tais típicas desses ambientes e à extinção de espé-cies. Por outro lado, há aspectos positivos quedevem ser enfatizados quanto ao uso da biotecno-logia, como, por exemplo, a expansão da produtivi-dade de oleaginosas e outras plantas, como a cana-de-açúcar, a qual incrementa setores produtores(soja, girassol, dendê, mamona e palma) e a rendanacional.Quanto às conseqüências sociais, reafirma-se oprocesso concentrador de terras (latifundiário) e,em decorrência disso, a dificuldade de acesso àterra gera conflitos no meio rural, violência e aatuação de um movimento reivindicatório orga-nizado, para forçar uma reforma fundiária pela atua-ção do MST (Movimento dos Trabalhadores RuraisSem Terra). Temos ainda desemprego no campo,uma vez que a biotecnologia ligada ao campo visaà maior rentabilidade e a uso de equipamentosmais requintados, dispensando o trabalho humanonão-qualificado, e ampliando, por sua vez, a neces-sidade de profissionais mais qualificados em outrasfunções (agrônomos, veterinários, tecnólogos, zoo-técnicos), entre outras. Outra questão relacionada aesse setor é a dos transgênicos, produtos geneti-camente modificados, ainda não oficializados total-mente pelo governo, e a crítica ao monopólio daprodução desses produtos.

FFFFUUUUVVVVEEEESSSSTTTT ---- ((((2222ªªªª FFFFaaaasssseeee )))) JJJJaaaannnneeee iiii rrrroooo////2222000000005555

OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

7“Portos secos são recintos alfandegados de uso públi-co, situados em zona secundária, nas quais são execu-tadas operações de movimentação, armazenagem edespacho aduaneiro de mercadorias e de bagagens,sob responsabilidade da Secretaria da Receita Federal.Seu funcionamento tem permitido a interiorização des-ses serviços no país, antes realizados principalmenteem portos e aeroportos”.

Fonte: Adapt. Receita Federal, 2004.

a) Cite duas características geográficas do centro-oestebrasileiro que justifiquem a criação de um porto seco.

b) Explique.Resolução

a) Centralidade geográfica e investimento de agronegó-cio voltado para a exportação.

b) Por se constituir numa região central do País, oCentro-Oeste brasileiro tem acesso a diversos canaisde saída para o escoamento da sua produção. Elepode conectar-se às ferrovias e rodovias que se diri-gem para o Sudeste, ferrovias que se dirigem para oNorte e hidrovias que se dirigem tanto para o Norte(a Amazônia) quanto para o Sul (pela hidrovia do rioParaguai).O investimento em agronegócio se dá pelo avançodas frentes agrícolas pioneiras; com o plantio da sojae algodão, por exemplo, tornaram a região uma dasprincipais produtoras de commodities do Brasil, pro-dutos de ponta da exportação que justificam plena-mente a instalação de meios que agilizem o escoa-mento.

FFFFUUUUVVVVEEEESSSSTTTT ---- ((((2222ªªªª FFFFaaaasssseeee )))) JJJJaaaannnneeee iiii rrrroooo////2222000000005555

OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

8Observe os mapas:

a) Descreva o avanço do desmatamento no período de1950-2000, destacando as atividades econômicaspredominantes.

b) Analise a participação do estado nesse processo, uti-lizando-se de exemplos.

Resolução

a) Na década de 1950, a ocupação era ainda linear, aolongo dos eixos de transporte fluvial, destacando asatividades agro-extrativistas e pecuaristas, como aexploração da borracha, madeira, castanha e guara-ná. Período marcado pela presença do Estado, pormeio do SPVEA (Superintedência para a ValorizaçãoEconômica da Amazônia). Houve na década de1950, por exemplo, a ocupação de japoneses, quepassaram a cultivar a pimenta-do-reino, a malva, ajuta e o arroz. A partir da década de 1970, a RegiãoNorte vem sofrendo um intenso desmatamentodiante da expansão das fronteiras agrícolas e ativi-dades pastoris e mineradoras.

b) Em 1966, o Estado criou a Sudam – Superintendên-cia do Desenvolvimento da Amazônia –, com oobjetivo de integrar a Amazônia à economia brasi-leira, desenvolvendo infra-estrutura no setor ener-gético e de transportes. Ocorreu a construção derodovias, como a Transamazônica, a Belém–Bra-sília, a Cuiabá–Santarém, que atenuaram o difícilacesso à região, incorporando e valorizando novosespaços agrícolas. Outro exemplo é a construçãoda usina hidroelétrica de Tucuruí no rio Tocantins. OEstado também criou o Polamazônia – Programa dePólos Agropecuários e Minerais da Amazônia –,com o objetivo de fazer um levantamento do poten-cial dos recursos naturais da região, passíveis deserem explorados. Com a criação da Suframa em1968, a Zona Franca de Manaus ganhou o status deum pólo industrial, incrementando a geração de capi-tais e emprego, trazendo novas perspectivas para aregião.

FFFFUUUUVVVVEEEESSSSTTTT ---- ((((2222ªªªª FFFFaaaasssseeee )))) JJJJaaaannnneeee iiii rrrroooo////2222000000005555

OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

9Observe o mapa do Brasil: Domínios Morfoclimáticos

a) Identifique o domínio morfoclimático apontado nomapa.

b) Apresente duas de suas características que, associa-das à ocupação no estado de São Paulo, desen-cadearam degradação ambiental. Explique.

Resolução

a) Domínio dos Mares de Morros Florestados.b) O domínio apresenta planaltos cristalinos com

áreas escarpadas, como, por exemplo, a Serra doMar, Mares de Morros e falhamentos tectônicos,como o Vale do Paraíba. Esse domínio apresentaclimas que variam do subtropical ao tropical úmidoe, especificamente em São Paulo, clima tropical dealtitude, com temperaturas mais suaves. A cober-tura vegetal é principalmente constituída pela MataTropical Atlântica, densa, latifoliada, higrófila, entreoutras. Neste domínio, a expansão da agricultura,assentada no desenvolvimento da cafeicultura apartir do século XIX, foi a principal responsável pelodesmatamento da cobertura vegetal original, aMata Atlântica. A intensificação do processo deurbanização, principalmente a partir da segundametade do século XX, ocorreu de forma desorde-nada, avançando sobre as encostas da regiãometropolitana de São Paulo e litoral, provocandodesmoronamentos e erosões, mais acentuadosnos meses de verão, quando ocorrem os maioresíndices pluviométricos. Também merece destaqueo rebaixamento do nível do lençol freático, devido àimpermeabilização do solo, que, associado ao des-matamento, prejudica a infiltração das águas daschuvas.

FFFFUUUUVVVVEEEESSSSTTTT ---- ((((2222ªªªª FFFFaaaasssseeee )))) JJJJaaaannnneeee iiii rrrroooo////2222000000005555

OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

10Observe os mapas do município de São Paulo.

a) Associe as informações dos mapas A e B.

b) Associe as informações dos mapas B e C. Explique.Resolução

a) Podemos associar a distribuição da populaçãonegra com as áreas de renda mais baixa ao longodo município, onde se nota uma maior concentra-ção na porção sul.

b) Observa-se que as regiões onde a expansão daurbanização é mais recente (até 2000) são aquelasonde os níveis da renda são mais baixos, enquantonas áreas centrais, onde o processo da urbanizaçãose deu até antes da década de 1930, há as maioresconcentrações de renda.As áreas centrais, de ocupação mais antiga, sãoaquelas geralmente mais bem atendidas por servi-ços de infra-estrutura e, por isso, o custo do solourbano é mais elevado. Dessa maneira, a área seráocupada, em geral, por grupos com maior poderaquisitivo (maior renda), com capacidade para ocu-par tais áreas. A renda cai à medida que o proces-so de ocupação se estende em direção à periferia,onde a infra-estrutura e os serviços são cada vezmais precários. Assim, nessas áreas, “sobra” apopulação de menor renda, que terá, como conse-qüência, um pior nível de vida.O processo urbano resulta da ocupação geográficado espaço local, que seguiu o modelo de múltiplosanéis concêntricos, a partir de um núcleo central,em torno das áreas de fundação do município (Pátiodo Colégio, Vales do Anhangabaú, Aricanduva eTamanduateí).Os ciclos acompanham o desenvolvimento econô-mico vinculado aos períodos de fundação e defi-nição do município como centro administrativo ecomercial, associado à cafeicultura (do início até1930).O segundo ciclo (1931–1965) corresponde à indus-trialização, período de expansão urbana acentuada,com fortes movimentos migratórios.O terceiro ciclo (1965–2000) é marcado pela reor-ganização pós-industrial, com definição para o perfilde centro financeiro-econômico e de serviços, queculminou com a classificação de São Paulo como

FFFFUUUUVVVVEEEESSSSTTTT ---- ((((2222ªªªª FFFFaaaasssseeee )))) JJJJaaaannnneeee iiii rrrroooo////2222000000005555

OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

cidade mundial, com periferização até os limites daárea do município, saturação e queda dos fluxosmigratórios, inchaço do setor terciário. O resultadodesse processo é a emersão de uma cidade mar-cada pela segregação espacial, caracterizada peloscentros de concentração de renda (cidade incluída),em contraponto à cidade excluída nas periferias.

FFFFUUUUVVVVEEEESSSSTTTT ---- ((((2222ªªªª FFFFaaaasssseeee )))) JJJJaaaannnneeee iiii rrrroooo////2222000000005555

OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

Geografia

A prova de Geografia do exame vestibular da 2ªfase da Fuvest/2005 apresentou questões bem elabo-radas, de relativa simplicidade em sua proposição, masde grande complexidade em sua resolução. Exigiu docandidato capacidade de análise e conhecimento dosfundamentos da disciplina.

A série de questões propostas valorizou o can-didato que se empenhou em compreender a amplitudeda dinâmica espacial, desonerando-o da memorizaçãodos tópicos do vasto programa do Ensino Médio e va-lorizando sua desenvoltura a respeito de temas atuais.

FFFFUUUUVVVVEEEESSSSTTTT ---- ((((2222ªªªª FFFFaaaasssseeee )))) JJJJaaaannnneeee iiii rrrroooo////2222000000005555