RESOLUÇÕES E RESPOSTAS -...

48
RESOLUÇÕES E RESPOSS QUESTÃO 91 Resposta e Habilidade: H17 - Relacionar informações apresentadas em direntes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica. Conteúdos: anatomia e fisiologia humana, reprodução e ciclos de vida, reprodução humana, sistema endócrino A) INCORRE O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o pico de estrógeno ocorre antes da ovulação (ponto A). B) INCORRE O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o ponto A representa o dia da ovulação e que neste dia há um pico dos hormônios luteinizantes e folículo estimulante, e não de progesterona. Além disso, o aluno não compreende que o ponto B representa o pico de progesterona (que é estimulada pelo hormônio luteinizante), e não um pico de estrógeno. C) CORRETA O aluno que seleciona essa alternativa compreende que o ponto A do gráfico representa a ovulação, momento em que ocorre um pico de hormônio luteinizante e que o ponto B representa um pico de progesterona, que foi estimulada pelo hormônio luteinizante. D) INCORRE O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o ponto A representa o dia da ovulação e que neste ponto tanto os níveis de hormônio folículo estimulante quanto o do hormônio luteinizante estão em grande quantidade, uma vez que a ovulação é estimulada por eles. Em consequência disso, o ponto B, que ocorre alguns dias após a ovulação, é o ponto onde a quantidade de progesterona está alta já que sua síntese é induzida pelo hormônio luteinizante E) INCORRE O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o ponto A representa o dia da ovulação e que neste ponto tanto os níveis de hormônio folículo estimulante quanto o do hormônio luteinizante estão em grande quantidade, uma vez que a ovulação é estimulada por eles. Em consequência disso, o ponto B, que ocorre alguns dias após a ovulação, é o ponto onde a quantidade de progesterona está alta já que sua síntese é induzida pelo hormônio luteinizante. 1 Gabarito - C. Natureza 3º Simulado Enem SOMOS - 2º dia

Transcript of RESOLUÇÕES E RESPOSTAS -...

RESOLUÇÕES E RESPOSTAS

QUESTÃO 91 Resposta e

Habilidade: H17 - Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.

Conteúdos: anatomia e fisiologia humana, reprodução e ciclos de vida, reprodução humana, sistema endócrino

A) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o pico de estrógeno ocorre antes da ovulação(ponto A).

B) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o ponto A representa o dia da ovulação e queneste dia há um pico dos hormônios luteinizantes e folículo estimulante, e não de progesterona. Além disso, oaluno não compreende que o ponto B representa o pico de progesterona (que é estimulada pelo hormônioluteinizante ), e não um pico de estrógeno.

C) CORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa compreende que o ponto A do gráfico representa a ovulação,momento em que ocorre um pico de hormônio luteinizante e que o ponto B representa um pico deprogesterona, que foi estimulada pelo hormônio luteinizante.

D) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o ponto A representa o dia da ovulação e queneste ponto tanto os níveis de hormônio folículo estimulante quanto o do hormônio luteinizante estão emgrande quantidade, uma vez que a ovulação é estimulada por eles. Em consequência disso, o ponto B, queocorre alguns dias após a ovulação, é o ponto onde a quantidade de progesterona está alta já que sua sínteseé induzida pelo hormônio luteinizante

E) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o ponto A representa o dia da ovulação e queneste ponto tanto os níveis de hormônio folículo estimulante quanto o do hormônio luteinizante estão emgrande quantidade, uma vez que a ovulação é estimulada por eles. Em consequência disso, o ponto B, queocorre alguns dias após a ovulação, é o ponto onde a quantidade de progesterona está alta já que sua sínteseé induzida pelo hormônio luteinizante.

1

Gabarito - C. Natureza

3º Simulado Enem SOMOS - 2º dia

QUESTÃO 92 Resposta C

Habilidade: H03 - Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas.

Conteúdos: dinâmica, força peso, leis de newton, segunda lei de newton

A) INCORRETA.

O aluno que marca essa alternativa sabe que a resistência do ar depende da geometria do objeto, mas nãocompreende o texto, que cita o experimento feito no vácuo.

B) INCORRETA.

O aluno que marca essa alternativa pensa que é a força, e não a aceleração, que é comum aos dois objetos.

C) CORRETA.

Os objetos caem no mesmo tempo pois possuem a mesma aceleração. A aceleração é dada pela razão entrea força e a massa desses objetos, e em quedas livres, ela é constante para qualquer objeto.

D) INCORRETA.

O aluno que marca essa opção percebe que, nas condições do experimento, essa condição é verdadeira,porém não compreende que o enunciado se relaciona com a aceleração, não indicada nessa alternativa.

E) INCORRETA.

O aluno que marca essa opção acredita que a velocidade de queda tem a ver com a inércia dos objetos.

2

QUESTÃO 93 Resposta D

Habilidade: H20 - Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes.

Conteúdos: cinemática, movimento retilíneo uniformemente variado, equação de torricelli, cinemática escalar, movimento retilíneo uniforme

A) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a partir do momento que motorista detecta oproblema até o momento em que ele começa a frear, a distância que o veículo percorre aumenta e avelocidade permanece constante.

B) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a queda da velocidade, no gráfico, é uma curva,

e não uma reta, como demonstra a equação V ( d) = .J constante.d.

C) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a partir do momento que motorista detecta oproblema até o momento em que ele começa a frear, a distância que o veículo percorre aumenta e avelocidade permanece constante.

D) CORRETA

No primeiro momento, antes da freada, o movimento é uniforme e, com isso, o gráfico é uma reta constanteparalela ao eixo da distância. Após frear a velocidade diminui e o gráfico é uma curva suave, pois ela obedece

a lei da função da velocidade em relação a distância de V ( d) = V constante.d.

E) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende quedurante o período que ele detecta o problema atéo momento que ele começa a frear a distância aumenta e a velocidade permanece constante e após adetecção do problema a queda da velocidade é uma curva suave pois ela obedece a lei da função da

velocidade em relação a distância de V ( d) = .J constante.d.

3

QUESTÃO 94 Resposta B

Habilidade: H01 - Reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos.

Conteúdos: óptica, refração da luz

A) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que ressonância se refere a mesma vibração defrequências, e não mudança de velocidade, como é a resposta dessa questão.

B) CORRETA

As mudanças de velocidade da luz e consequente desvio pelas diferentes temperaturas da água e do ar sobreesta, podem ter provocado o fenômeno descrito, no campo da óptica e ondulatória, mudança de velocidadedevido a diferentes meios e conhecido como refração.

C) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que difração é desvio de frentes de onda devido aum obstáculo que ele encontra, e não mudança de velocidade, como é a resposta dessa questão.

D) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que reflexão apenas reflete, muda a direção sob omesmo ângulo, e não mudança de velocidade, como é a resposta dessa questão.

E) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que difusão é a passagem da luz por um corposemitransparente fazendo que os raios de luz vão em direção distintas.

4

QUESTÃO 95 Resposta B

Habilidade: H 16 - Compreender o papel da evolução na produção de padrões, processos biológicos ou na organização taxonômica dos seres vivos.

Conteúdos: ecologia, relações ecológicas entre os seres vivos, relações intraespecíficas

A) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que nicho ecológico se refere ao conjunto derelações que a espécie mantém com outras espécies e com o ambiente em que vive. Assim, a predação domacho pela fêmea após a cópula não promove uma ocupação maior de nichos pela espécie.

B) CORRETA

Ao se alimentar do macho, as fêmeas incrementam sua dieta com nutrientes importantes para a formação dosovos. A dieta mais rica propicia aumento na produção de ovos Uá fecundados) e garante mais chances degerar descendentes. Além disso, o tempo que a fêmea gasta para comer o macho pode ser utilizado por elepara liberar mais gametas, aumentando ainda mais as chances do macho passar seus genes. Embora omacho morra ao final da cópula, esta prática também favorece o sucesso reprodutivo do macho porquegarante maior probabilidade de que os genes dele sejam passados para a prole e de que a prole sejaeficientemente formada.

C) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a fêmea geralmente se alimenta do macho apósa cópula, ou seja, após ele ter passado seus gametas (genes) para a fêmea. Normalmente, mesmo que omacho seja decapitado antes do final da cópula, a cópula não termina até que ocorra a fecundação, comoocorre com o louva-a-deus. O cérebro deste animal não rege todas as suas funções de movimento, sendomuitos deles regidos por gânglios abdominais. Assim, o macho continua a cumprir seu papel mesmo sem acabeça, o que garante o sucesso reprodutivo da espécie.

D) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que, embora seja verdade que o canibalismo sexualleve à morte do macho, impedindo-o de se reproduzir novamente, não pode-se afirmar que esse seja o motivopelo qual o canibalismo sexual evoluiu nesses táxons.

E) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o macho consegue passar os seus genes para afêmea antes do final da cópula e que como ocorre mistura de material genético, ocorre variabilidade genética.Além disso, como uma mesma fêmea poderá copular com diferentes machos em sua vida, a variabilidadegenética da espécie pode aumentar.

5

QUESTÃO 96 Resposta A

Habilidade: H19 -Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.

Conteúdos: cinética química

A) CORRETA

A ação dos catalisadores em uma reação química é a de diminuir a energia de ativação, fazendo com que areação aconteça mais rapidamente. No exemplo citado, o catalisador irá atuar na reação de decomposição daágua em gás hidrogênio e gás oxigênio.

B) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o catalisador não aumenta a pressão do meio,mas sim a rapidez da reação.

C) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o catalisador tem a função de aumentar avelocidade da reação e não de atuar como reagente, ou seja, sem ser efetivamente consumido no processo.

D) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o catalisador não aumenta a temperatura domeio.

E) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o catalisador não afeta a variação de entalpia(AH) da reação.

6

QUESTÃO 97 Resposta E

Habilidade: H03 - Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas.

Conteúdos: tecido epitelial, histologia humana

A) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que não se deve colocar gelo sobre a flictena porqueo gelo pode provocar uma queimadura fria na flictena, especialmente porque a pele está mais sensível.

B) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que não se deve utilizar manteiga nas flictenasporque a manteiga, assim como outros produtos, pode contaminar a região da queimadura e aumentar o riscode infecções. Após a queimadura, a região fica sensível e mais exposta a agentes estranhos.

C) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que não se deve passar creme dental nas flictenasporque o creme dental também pode contaminar a região da queimadura e aumentar o risco de infecções.Além disso, o creme dental pode piorar ainda mais a queimadura, dificultar a limpeza do local ou facilitar que apele da flictena se solte, deixando-a exposta a agentes externos.

D) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que não se deve perfurar a flictena para que a águaseja liberada porque ao estourar a bolha, a região fica exposta ao risco de infecção. A flictena atua como umcurativo natural, feito com a própria pele. Caso a flictena estoure sozinha, deve-se manter a área coberta parareduzir o risco de infecções.

E) CORRETA

A flictena é formada por uma concentração de água (ou também de sangue caso a queimadura ou atritocausador da flictena chegue a romper vasos sanguíneos). Além de perder água, a região da pele com aqueimadura deixa a pele desprotegida. Assim, o procedimento de primeiros socorros que deve ser realizadoantes de levar o paciente ao hospital é cobrir a flictena com gazes molhadas para evitar a desidratação.Outras recomendações são manter a região limpa e não retirar a pele da flictena para que não fique exposta aagentes externos.

7

QUESTÃO 98 Resposta C

Habilidade: H17 - Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.

Conteúdos: dinâmica das populações biológicas, ecologia

A) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o fungicida A, e não o B, foi o que mais reduziu onúmero de abelhas e de fungos. Além disso, a população de abelhas foi mais resiliente ao fungicida B, e nãoao fungicida A.

B) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que os dois fungicidas impactaram a população deabelhas da região, embora o fungicida A tenha sido o que mais reduziu o número de abelhas da região.

C) CORRETA

A população de abelhas diminuiu após a aplicação dos dois fungicidas. No entanto, após a aplicação dofungicida A, a população de abelhas não conseguiu recuperar o número de indivíduos que havia inicialmente.Em um intervalo de tempo após a aplicação do fungicida B houve a proliferação do fungo, o que indica queesse composto foi menos eficiente que o fungicida A no controle dessa praga agrícola.

D) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o fungicida A foi mais eficiente que o fungicida Bpara impedir o crescimento da população do fungo, já que o número de indivíduos da população de fungosnão aumentou novamente após a aplicação do fungicida A.

E) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que, após a aplicação do fungicida A, a população deabelhas não retornou ao seu número inicial, indicando que elas foram mais afetadas pela aplicação dofungicida A do que pelo fungicida B.

8

QUESTÃO 99 Resposta D

Habilidade: H15 - Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos.

Conteúdos: bioquímica celular, proteínas

A) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa compreende que a tripsina atua em meio básico, mas não considerouque essa enzima atua sobre proteínas, já que o feijão não é o alimento mostrado da tabela com a maiorquantidade de proteínas.

B) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a pepsina atua somente em meio ácido.

C) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa compreende que a pepsina catalisa a quebra de proteínas (o ovocozido é o alimento com maior quantidade de proteínas dentre os analisados). No entanto, ele nãocompreende que a pepsina atua apenas em meio ácido.

D) CORRETA

A enzima que age em meio básico é a tripsina e ela atua na digestão de proteínas. Na tabela apresentada, oalimento que contém a maior quantidade de proteínas é o ovo cozido.

E) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a pepsina atua somente em meio ácido. Alémdisso, a pepsina catalisa a quebra de proteínas, e não de carboidratos (o arroz branco é o alimento com maiorquantidade de carboidratos).

9

QUESTÃO 100 Resposta D

Habilidade: H03 - Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas.

Conteúdos: substâncias químicas, mudanças de estado físico

A) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o enunciado da questão se refere àtransformações físicas da matéria, e não à transformações químicas. Na transformação física de qualquermatéria, não há rearranjo de átomos entre as moléculas, apenas rearranjo no espaçamento entre asmoléculas, ou seja, alterações na intensidade das ligações intermoleculares.

B) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que transformação nuclear podem dar origem aoutras substâncias que não estavam presentes no início do ciclo. Por se tratar de um fenômeno em ciclo ecom mudanças de estados físicos, torna-se evidente que não há reação nuclear.

C) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a redistribuição de prótons entre os átomos dáorigem a novas substâncias. Como a mudança de estado físico de uma substância não gera novassubstâncias, essa alternativa está incorreta.

D) CORRETA

Há mudança na intensidade das ligações intermoleculares e, como consequência, no espaçamento entre asmoléculas. Ao passar do estado sólido para o líquido e do estado líquido para o gasoso, as interaçõesintermoleculares tornam-se cada vez mais fracas e, assim, o espaçamento entre as moléculas aumenta, o quecaracteriza os diferentes estados físicos.

E) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a alteração na proporção dos átomos de umamolécula gera uma nova substância. Como a questão refere-se à mudança de estado físico, não existe aprodução de novas substâncias e, por isso, essa alternativa é incorreta.

10

QUESTÃO 101 Resposta A

Habilidade: H08 - Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos.

Conteúdos: energia, geração de energia

A) CORRETA.

Na etapa de geração, as células combustíveis são colocadas no reator nuclear e bombardeadas comnêutrons, que fissionam átomos de urânio. Ao fissionar, esses átomos liberam 2 ou 3 outros nêutrons, quefissionarão outros átomos, gerando a reação em cadeia, a qual deve ser controlada para que a quantidade deenergia liberada não seja exagerada. Com essa energia liberada é gerada a energia elétrica nas usinastermonucleares.

B) INCORRETA.

Pode haver aqui a confusão de que o processo de enriquecer urânio é perigoso. Entretanto, o uranio éradioativo mesmo sem ser enriquecido. Em seu enriquecimento, ele se torna mais concentrado, mas não édisparada nenhuma reação em cadeia.

C) INCORRETA.

O aluno pode pensar que, devido à extração de grandes quantidades de urânio do solo, esse processo éperigoso. Entretanto, o urânio é retirado em baixas concentrações e misturado a outros elementos, nãoapresentando grandes riscos. Também não há nenhum processo de reação em cadeia acontecendo nestaetapa.

D) INCORRETA.

Na etapa de reprocessamento, o urânio e o plutônio são extraídos quimicamente, sem reações em cadeia ouenvolvimento de grandes quantidades de energia. O aluno pode confundir esse processo com o de fissão donúcleo de urânio em átomos menores, que acontece dentro do reator na etapa de geração.

E) INCORRETA.

O urânio irradiado que sai dos reatores na etapa de geração ainda é altamente radioativo e gerador de calor.Isso pode levar o aluno a pensar que são necessárias barreiras de contenção para armazená-lo. Entretanto, areação em cadeia só ocorre dentro do reator e, portanto, na etapa de armazenamento, não há mais reaçãoem cadeia. O urânio irradiado é armazenado em piscinas para resfriamento e contenção da radiação até quepossa ser manipulado.

11

QUESTÃO 102 Resposta C

Habilidade: H18 - Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos, sistemas ou procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam.

Conteúdos: fisiologia das angiospermas, hormônios vegetais

A) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a poda dos ápices dos ramos não promovealteração significativa de luminosidade na planta como um todo por se tratar de uma poda pequena, comgrande efeito sobre a dominância dos ramos laterais.

B) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a poda dos ápices dos ramos não induz asenescência e abscisão foliar. Na verdade, o desenvolvimento de gemas laterais é estimulado pelo fato deesse tipo de poda inibir o processo de dominância apical.

C) CORRETA

A dominância apical é o fenômeno no qual a auxina, produzida em altas concentrações na gema apical docaule ou de um ramo, inibe o crescimento das gemas laterais. Ao realizar a poda, a gema apical deixa deexercer dominância e ocorre o desenvolvimento das gemas laterais, com crescimento de ramos, flores efrutos.

D) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a maior absorção de nutrientes está relacionadaàs raízes, e não à parte aérea da planta.

E) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a poda dos ápices dos ramos não favorece adominância apical. Ao contrário, inibe esse fenômeno.

12

QUESTÃO 103 Resposta A

Habilidade: H14 - Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.

Conteúdos: anatomia e fisiologia humana, sistema excretor

A) CORRETA

Quando se encontra proteína na urina em quantidade maior que a normal, trata-se de um quadro deproteinúria, que ocorre devido ao aumento na permeabilidade dos capilares glomerulares, principalmente emdecorrência de processos inflamatórios nos glomérulos.

B) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que, ainda que haja um excesso de proteínas nosangue, estas não são eliminadas na urina quando há um funcionamento normal dos rins.

C) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que durante o processo de formação da urina, oscapilares que envolvem o néfron secretam amônia, potássio e hidrogênio, e não proteínas.

D) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o hormônio antidiurético atua nos túbulos distaise duetos coletores aumentando a reabsorção de água, e não de proteínas.

E) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o excesso de proteínas na urina não tem relaçãocom a formação de cálculos renais, que são um acúmulo de massas sólidas formadas por minerais e saisácidos que se aglutinam e podem obstruir a uretra.

13

QUESTÃO 104 Resposta B

Habilidade: H04 - Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade.

Conteúdos: ecologia, humanidade e ambiente

A) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa compreende que as APAs são uma categoria de unidade deconservação, ou seja, elas permitem a ocupação humana e o uso dos recursos naturais de forma sustentável.No entanto, não compreende que o termo "preservação" se refere à proteção integral de uma área ambientale, para que isso aconteça, não pode haver a exploração dos recursos naturais pelo homem.

B) CORRETA

Uma Área de Proteção Ambiental (APA) é uma categoria de unidade de conservação ambiental que pode serocupada por populações humanas, mas a utilização dos recursos naturais deve ser feita de forma sustentável.Dessa forma, o estabelecimento desse tipo de unidade de conservação colabora para a manutenção dediversas espécies da flora e da fauna, como é o caso de populações isoladas de sauim-de-coleira (Saguinusbicolor).

C) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que as APAs visam preservar a biodiversidade daflora e da fauna que existem naturalmente no meio ambiente, e não de espécies vegetais e de animais quesão mantidas em zoológicos e jardins botânicos de áreas urbanas.

D) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que as APAs não estimulam a retirada de populaçõeshumanas em áreas que visam à conservação ambiental. Na verdade, essa categoria de unidade deconservação ambiental pode ser ocupada por populações humanas, mas a utilização dos recursos naturaisdeve ser feita de forma sustentável.

E) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa compreende que a implementação de uma APA possibilita a formaçãode corredores ecológicos, que são áreas que unem fragmentos florestais. No entanto, o aluno nãocompreende que a formação dos corredores ecológicos possibilita o fluxo gênico entre populações queestavam isoladas, o que não favorece o processo de especiação geográfica.

14

QUESTÃO 105 Resposta B

Habilidade: H10 - Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e/ou destino dos poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais.

Conteúdos: química ambiental

A) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o SO2 e o NO2 não são sais, pois os saiscontêm um cátion proveniente de uma base e um ânion proveniente de um ácido.

B) CORRETA

A chuva ácida decorre da reação de óxidos ácidos, como o SO2 e o NO2, com a água da chuva, levando àformação de ácidos. Assim, para que não ocorra a chuva ácida, deve-se evitar a emissão de óxidos ácidospara a atmosfera.

C) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o SO2 e o NO2 não são óxidos neutros, pois osóxidos neutros são substâncias que não reagem com a água. Existem apenas 3 óxidos neutros: CO, NO eN2O.

D) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o SO2 e o NO2 não são hidratos, pois nãopossuem o elemento hidrogênio em sua composição.

E) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o SO2 e o NO2 não são ácidos carboxílicos, poisnão possuem o grupamento carboxila (carbonila + hidroxila) na extremidade de uma cadeia.

15

16

QUESTÃO 107 Resposta C

Habilidade: H07 - Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de vida.

Conteúdos: concentração das soluções aquosas, soluções

A) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a amostra I não oferece risco de contaminação àpopulação.

B) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que as amostras I e IV não oferecem risco decontaminação à população.

C) CORRETA.

Para as amostras I e 11, o limite máximo permitido do agrotóxico é de 0,2 0 mg/kg. Em 50 g de arroz, aquantidade máxima de massa de agrotóxico 2,4-D permitida será de:

1 000 g arroz - 2 x 1 o-4 g agrotóxico 2,4-D

50g-x

x = 1,0 x 1 o-5 g de agrotóxico 2,4-D

Logo, é possível observar que a amostra I se encontra abaixo e a amostra li acima do limite máximo.

Para as amostras Ili e IV, o limite máximo permitido do agrotóxico é de 8,00 mg/kg. Em 50 g de feijão, aquantidade máxima de massa permitida será de:

1 000 g feijão -8 x 1 o-3 g agrotóxico melationa

50g-x

x = 4,0 x 1 0-4 g de agrotóxico melationa

Logo, é possível observar que a amostra IV se encontra abaixo e a amostra Ili acima do limite máximo.

Assim, as amostras que oferecem riscos de contaminação à população são as amostras li e Ili.

D) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a amostra IV não oferece risco de contaminaçãoà população.

E) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a amostra IV não oferece risco de contaminaçãoà população.

17

QUESTÃO 108 Resposta C

Habi lidade: H23 - Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas. Conteúdos: energia, potência

A) INCORRETA

Se o aluno comparar o potencial em instalação de Belo Monte com o potencial total energético da sub-baciade Xingu, encontrará que o primeiro é aproximadamente metade do segundo. Entretanto, a afirmação é deque o potencial da usina será 50% do potencial da bacia, ou seja, de toda a bacia do Amazonas, que tem umpotencial sete vezes maior que o que será instalado em Belo Monte.

B) INCORRETA

Para calcular a produção efetiva diária de energia elétrica da usina. devemos utilizar a equação P = E/1:

p = E/1 E= P . t

A potência efetiva da usina de Belo Monte é estimada em 4500 MW. Entretanto, o aluno pode confundir a potência efetiva com a potência instalada, que é de 11 233 MW. Se ele cometer esse erro, a conta ficaria em:

E= P. t E = 11 233 MW . 24 h

E= 11 233 MW .1 dia E = 269 592 MWh � 270 000 MWh = 270 GWh.

C) CORRETA.

O potencial instalado de uma usina significa que potência ela terá se funcionar em seus valores máximos dereservatório, fluxo de água e geração de energia. A usina de Belo Monte terá um potencial instalado de 11 233MW e, portanto, está aproveitando um potencial energético maior do que o identificado como não tendorestrições ambientais pelo PNE 2030 para a sub-bacia do Xingu, que é de 5 681 MW, de acordo com a tabelaapresentada.

O} INCORRETA

O potencial efetivo da usina é menor que o potencial identificado como não tendo restrições ambientais noPNE 2030. Entretanto, não é o potencial efetivo e sim o Instalado que deve ser levado em conta para essaanálise, pois o potencial identificado com ou sem risco ambiental se refere ao potencial que poderia serinstalado em usinas. Como o potencial instalado é maior que o indicado como sem restrições ambientais, aconstrução da usina está em conflito com tais restrições. Além disso, mesmo que o potencial instalado fossemenor que o identificado como sem restrições, não seria possível afirmar que a usina está utilizandoexclusivamente o potencial livre de restrições ambientais.

E} INCORRETA

A energia elétrica que poderá (em caso de potência máxima) ser gerada em uma hora em Belo Monte écalculada como:

E= P. t E = 11 233 MW . 1 h E= 11 233 MWh

O potencial energético identificado na sub-bacia de Nhamundá é de 110 MW. Em um mês, uma usina que aproveitasse todo esse potencial geraria uma quantidade de energia de:

E= P. t E= 110 MW .1 mês E "' 11 O MW . 30 dias E"' 3 300 MW dia

É muito comum que os alunos se esqueçam de transformar MWdia para MWh, de forma que, comparando os dois valores encontrados até então, a usina de Belo Monte geraria mais energia. Entretanto, convertendo os valores para as mesmas unidades de medida:

E ., 3 300 MW . 24 h E,. 79 200 MWh

18

QUESTÃO 109 Resposta C

Habilidade: H12 -Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.

Conteúdos: ecologia, humanidade e ambiente

A) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que os sistemas agroflorestais (SAFs) sãoconsórcios de culturas agrícolas com espécies arbóreas que podem ser utilizados para restaurar florestas erecuperar áreas degradadas, não havendo substituição de espécies cultiváveis por espécies arbóreas.

B) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que os sistemas agroflorestais não atuam nafertilização do solo e nem agem como agentes biacidas. O que pode ocorrer é uma melhoria do solo, pois asárvores podem influenciar a quantidade e disponibilidade de nutrientes perto do sistema radicular das culturasconsorciadas, principalmente pela possibilidade de recuperar nutrientes abaixo do sistema radicular dasculturas agrícolas e pastagens e reduzir as perdas por lixiviação e erosão.

C) CORRETA

Sistemas agroflorestais são aqueles onde ocorre o consórcio de árvores com sistemas agrícolas e têm sidouma estratégia para aumentar a diversidade porque eles enriquecem o solo, especialmente aqueles quesofreram algum tipo de degradação, por aumentarem a sua quantidade de matéria orgânica. A matériaorgânica do solo, muitas vezes proveniente das folhas que caem das árvores, é decomposta pela ação defungos e bactérias e propicia o aumento da diversidade de fauna associada à serapilheira, como fungos,bactérias, artrópodes e outros invertebrados, além da própria diversidade vegetal. Além disso, os sistemasagroflorestais aumentam a ciclagem de nutrientes, como por exemplo, o nitrogênio.

D) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a dispersão de sementes cultivadas não estárelacionada ao princípio dos sistemas agroflorestais, que consiste na coexistência entre práticas agrícolas e amanutenção de florestas.

E) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que as espec1es pioneiras são, geralmente,resistentes a fatores abióticos, além de serem heliófitas, isto é, necessitam de muita exposição solar para oseu pleno desenvolvimento. A copa das árvores existentes no sistema agroflorestal (ou seja, de espécies quejá estão estabelecidas) cria um sombreamento que diminui a insolação sobre o solo e espécies pioneirasprovavelmente não seriam as que mais se adaptariam a este lugar sombreado.

19

QUESTÃO 110 Resposta B

Habilidade: H03 - Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas.

Conteúdos: reações químicas

A) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que associar o Sol a uma bola de fogo é consideradoincorreto, que os átomos de hidrogênio sofrem fusão, e não fissão nuclear, e que essa reação não produzfogo.

B) CORRETA

A denominação do Sol de "bola de fogo" é incorreta, pois não ocorre nenhuma reação de combustão nele,uma vez que não há oxigênio suficiente no espaço. O calor e a luz emitidos pelo Sol são decorrentes dereações de fusão nuclear de átomos de hidrogênio, levando à formação de átomos de hélio.

C) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que associar o Sol a uma bola de fogo é consideradoincorreto e que não ocorre combustão entre o hidrogênio e o hélio.

D) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende a origem da luz emitida pelo Sol.

E) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que associar o Sol a uma bola de fogo é consideradoincorreto e que a fusão de átomos de hélio não leva à formação de gás oxigênio.

20

QUESTÃO 111 Resposta B

Habilidade: H17 - Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.

Conteúdos: tabela periódica

A) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que, apesar de o raio do cátion do elemento A serpequeno, sua carga é menor que a do elemento B e, portanto, a força eletrostática (intensidade) da sualigação iônica é menor.

B) CORRETA

A intensidade da ligação iônica está relacionada à carga e ao raio dos íons envolvidos na ligação. Com oauxílio da Lei de Coulomb, pode-se estimar a intensidade da ligação iônica, observando-se que as cargas sãodiretamente proporcionais e o raio inversamente proporcional à força eletrostática. Assim, quanto maiores ascargas dos íons e menores seus raios, mais intensa deve ser a ligação iônica. Como todos os compostosapresentam o mesmo ânion, deve-se comparar a carga e o raio dos cátions. O cátion que apresenta a maiorcarga (+2) e o menor raio (na família o raio cresce de cima para baixo) é o do elemento B, logo, o compostoque deverá apresentar a ligação iônica de maior intensidade será o BX2.

C) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o elemento C apresenta cátion de maior raio emenor carga que o elemento B e, portanto, a força eletrostática (intensidade) da sua ligação iônica é menor.

D) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que, apesar de o cátion do elemento D apresentarcarga +2, seu raio é maior que o do elemento B e, portanto, a força eletrostática (intensidade) da sua ligaçãoiônica é menor.

E) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o cátion do elemento E apresenta maior raio emenor carga que o elemento B e, portanto, a força eletrostática (intensidade) da sua ligação iônica é menor detodas.

21

QUESTÃO 112 Resposta C

Habilidade: H01 - Reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos. Conteúdos: ondulatória, som

A) INCORRETA

Para calcular o valor do comprimento de onda do som, é preciso levar em conta a sua relação com os valores de velocidade e frequência, dada por v = À . f. O som gerado t,m uma frequência determinada, com valor de 19 074 Hz. O que faz o valor do comprimento de onda variar é a variação de velocidade do som no ar.Entretanto, é comum vincular valores de comprimento de onda do som com os de sua frequência. Comoforam informados os valores máximo e mínimo de frequência gerados pelo gerador, o aluno pode se confundire fazer os cálculos incorretos:

V= À. f

330 = À1 . 20 000

A1 = :no, �o ooo

À1 = 0,0165 111 = 16,5 111111

330 = A2. 20

>-.2 = 330 / 20

Àz = 16,5m

B) INCORRETA

Para calcular o valor do comprimento de onda do som, é preciso levar em conta a sua relação com os valores de velocidade e frequência, dada por v = À . f. O som gerado t,m uma frequência determinada, com valor de 19 074 Hz. O que faz o valor do comprimento de onda variar é a variação de velocidade do som no ar.Entretanto, é comum vincular valores de comprimento de onda do som aos de sua frequência. Como foraminformados os valores máximo e mínimo de frequência gerados pelo gerador, o aluno pode se confundir efazer os cálculos incorretos:

v = >-..1

340 = A1 . 20 000

À1 = 340 I 20 000

A1 = 0,017 m = 17,0 mm

C) CORRETA.

340 = A2. 20

A2 = 340I20

A2 = 17,0 m

A altura é a qualidade do som relacionada à sua frequência, que determina se o som será grave ou agudo.Portanto, um alto valor de frequência gera um som alto, não intenso. Para calcular o valor do comprimento deonda do som, é preciso levar em conta a sua relação com os valores de velocidade e frequência, dada porv =A. 1. O som gerado tem uma frequência determinada, com valor de 19 074 Hz. O que faz o valor do

comprimento de onda variar é a variação de velocidade do som no ar. Sendo assim:

V= À. f

330=A1 .19074

À1 = 340 / 19 074

A1 = 0,0173111 = 17.3 mm

340 = >-2 .19 074

À2 = 340 / 19 074

>-.2= 0,0178m = 17,8mm

22

D) INCORRETA.

A altura é a qualidade do som relacionada à sua frequência, que determina se. o som será grave ou agudo.Portanto, um alto valor de frequência corresponde a um som alto, não intenso. E comum confundir os termosaltura e intensidade devido ao fato de essas palavras serem usadas como sinônimos no cotidiano. Além disso,para calcular o valor do comprimento de onda do som, é preciso levar em conta a sua relação com os valoresde velocidade e frequência, dada por v = À . f. O som gerado tem uma frequência determinada, com valor de19 074 Hz. O que faz o valor do comprimento de onda variar é a variação de velocidade do som no ar.Entretanto, é comum vincular valores de comprimento de onda do som aos de sua frequência. Como foraminformados os valores máximo e mínimo de frequência gerados pelo gerador, o aluno pode se confundir efazer os cálculos incorretos:

v=>-.f

340 = >-1 . 20 000

À1 = 340 / 20 000

>-1 = 0,017 m = 17,0 mm

E) INCORRETA.

340 = >-2. 20

>-2 = 340 120

>-2 = 17,0 m

A altura é a qualidade do som relacionada à sua frequência, que determina se. o som será grave ou agudo.Portanto, um alto valor de frequência corresponde a um som alto, não intenso. E comum confundir os termosaltura e intensidade devido ao fato de essas palavras serem usadas como sinônimos no cotidiano. Paracalcular o valor do comprimento de onda do som, é preciso levar em conta a sua relação com os valores develocidade e frequência, dada por v = >- . f. O som gerado tem uma frequência determinada. com valor de 19 074 Hz. O que faz o valor do comprimento de onda variar é a variação de velocidade do som no ar. Sendo

assim:

v = >-.f

330 = >-1. 19 074

À1 = 340 / 19 074

>-1 = 0,0173 m = 17,3mm

340 = >-2. 19 074

>-2 = 340119 074

>-2 = 0,0178 m = 17,8 mm

23

QUESTÃO 113 Resposta B

Habilidade: H20 - Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes.

Conteúdos: aceleração centrípeta, cinemática, cinemática escalar, cinemática vetorial, dinâmica, força centrípeta, movimento circular, referencial

A) INCORRETA.

O aluno que marca essa opção conhece vários exercícios em que a força de atrito é a responsável pelamanutenção do movimento circular de um corpo.

B) CORRETA.

Nesse caso, como o corpo está sujeito a uma força centrípeta (pois está girando), para que a segunda lei deNewton tenha validade, uma outra força deve ser imaginada para anulá-la.

C) INCORRETA.

O aluno que marca essa opção sabe que as leis de Newton devem ser revalidadas, mas não pensa na Leicorreta.

D) INCORRETA.

O aluno que marca essa opção conhece a existência da força centrípeta, mas falha em analisar a situação doponto de vista newtoniano.

E) INCORRETA.

O aluno que marca essa opção sabe que há uma diferença de velocidades, mas não consegue explicá-la.

24

QUESTÃO 114 Resposta A

Habilidade: H18 - Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos, sistemas ou procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam.

Conteúdos: hidrostática

A) CORRETA.

Ao mergulhar uma das massas no líquido, ela passa a sofrer um empuxo para cima, diminuindo a força detensão necessária para anular seu peso e deixá-la em equilíbrio. Por isso, a balança se desequilibra. Esseempuxo tem um valor numérico exatamente igual ao peso do líquido deslocado pelo objeto. Quando esselíquido é colocado na balança, volta a existir na balança uma força para baixo igual ao peso da massamergulhada. Por isso, a balança se reequilibra.

B) INCORRETA.

Apesar de haver, em determinado momento, o escoamento do líquido entre dois recipientes, este experimentonão demonstra o comportamento do líquido ao escoar. O estudante pode confundir o fato de o líquido passardo recipiente mais alto para o mais baixo com uma demonstração do princípio de Bernoulli.

C) INCORRETA.

Apesar de as leis de Newton serem válidas ao longo deste experimento, ele não demonstra nenhuma delas. Aconclusão do experimento é demonstrar que o peso do líquido escoado é igual ao empuxo sofrido pela massaimersa, demonstrando o princípio de Arquimedes.

D) INCORRETA.

O aluno pode confundir aqui os conceitos de força e pressão, que, apesar de serem relacionados, não sãosinônimos. Além disso, o princípio de Pascal fala sobre uma variação na pressão exercida sobre um líquido,não em valores de pressão exercidas pelo líquido.

E) INCORRETA.

O experimento não trata dos valores da pressão exercida por um líquido de acordo com a sua profundidade esim do valor do empuxo exercido por um líquido em um objeto em comparação com o seu volume.

25

QUESTÃO 115 Resposta C

Habilidade: H21 - Utilizar leis físicas e (ou) químicas para interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica e(ou) do eletromagnetismo.

Conteúdos: equação de estado, gases, isovolumétrica, termodinâmica, transformações dos gases

A) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa pensa que é a contenção do gás que é prejudicada nessa situação.

B) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa entende a diferença entre as pressões interna e externa, mas atribuiincorretamente sua causa.

C) CORRETA

O risco da explosão ocorre, pois o gás contido no botijão é aquecido isovolumetricamente, o que aumenta suapressão. A diferença de pressão entre o gás e a vizinhança causa uma força direcionada para fora, o quepode causar a explosão.

D) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa pensa que a transformação do gás é isobárica, o que aumentaria seuvolume, mas não entende que as paredes do botijão são fixas.

E) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa imagina que a explosão se dá por uma modificação no material dobotijão, e não do gás em seu interior.

26

QUESTÃO 116 Resposta D

Habilidade: H18 - Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos, sistemas ou procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam.

Conteúdos: cores, óptica, reflexão da luz

A) INCORRETA.

O aluno que marca essa alternativa sabe que a cor ciano é complementar da vermelha, no entanto inverte oraciocínio de absorção e reflexão de cores.

B) INCORRETA.

O aluno que marca essa alternativa confunde o vermelho com o amarelo, que é a mistura de verde comvermelho.

C) INCORRETA.

O aluno que marca essa alternativa inverte o raciocínio de absorção e reflexão de cores.

D) CORRETA.

Um objeto vermelho refletirá luz de cor vermelha, se for opaco. Como esse é o caso da pétala de rosa, elarefletirá a luz vermelha e absorverá as outras.

E) INCORRETA.

O aluno que marca essa opção não entende sobre a absorção ou reflexão de cores.

27

QUESTÃO 117 Resposta E

Habilidade: H11 - Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia, considerando estruturas e processos biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos.

Conteúdos: células tronco, embriologia

A) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que os resultados positivos da pesquisa não estãorelacionados com à ausência de rejeição, e sim à capacidade das células-tronco implantadas se diferenciaremem células do EPR.

B) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a capacidade de diferenciação das células­tronco em células do EPR não depende da ocorrência de mutações no DNA dessas células, e sim do controleda expressão gênica.

C) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que as células-tronco implantadas não atuam nosistema imune do paciente. Na verdade, elas se diferenciam em células do EPR.

D) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que as células-tronco implantadas não favorecemmutações no DNA das células degeneradas do EPR. Na verdade, elas se diferenciam em células do EPR.

E) CORRETA

As células-tronco podem se diferenciar em outros tipos de células do corpo humano. Por isso, atualmente hávárias pesquisas que investigam o potencial das células-tronco para tratar e curar doenças, como é o caso dadegeneração macular, que ocasiona a degeneração de células do epitélio pigmentar da retina (EPR).

28

QUESTÃO 118 Resposta C

Habilidade: H04 - Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade.

Conteúdos: reações inorgânicas

A) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a reação de íons H+ com o carbonato de cálcioforma um sal, e não um hidrato.

B) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que os íons H+ não reagem com os íons Mg2+.

C) CORRETA

A reação da cal virgem (CaO), que é um óxido básico, com a água leva à formação de Ca(OH)2, que é uma

base. O hidróxido de cálcio formado é capaz de neutralizar os íons H+ presentes no solo e diminuir suaacidez.

D) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que, na reação dos íons cal- com a água, ocorre a

formação de íons OWe HCO3-,e não de íons H + .

E) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que, na reação do CO2 formado com a água, ocorre

formação de ácido carbônico e liberação de íons H+, e não OW.

29

QUESTÃO 119 Resposta A

Habilidade: H28 - Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida ou com seus limites de distribuição em diferentes ambientes, em especial em ambientes brasileiros.

Conteúdos: ecologia, principais biornas brasileiros, sucessão ecológica e biornas

A) CORRETA

Plantas adaptadas ao biorna da caatinga apresentam caules com presença de cloroplastos para a realizaçãode fotossíntese, já que as folhas geralmente se encontram modificadas em espinhos para reduzir a perda deágua pela transpiração.

B) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a ocorrência de raízes aéreas é uma adaptaçãotípica de plantas que habitam ambientes úmidos, como florestas, e não de biornas em que o clima é seco,como é o caso da caatinga.

C) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a ausência de vasos condutores é umacaracterística das briófitas.

D) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que as plantas da caatinga recebem grandeincidência de luz e as folhas geralmente são modificadas em espinhos para evitar a perda excessiva de águapela transpiração.

E) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que as plantas da caatinga apresentam aberturaestomática durante a noite para evitar a perda excessiva de água quando a temperatura está mais elevada(durante o dia).

30

QUESTÃO 120 Resposta A

Habilidade: H01 - Reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos.

Conteúdos: ondulatória, efeito doppler, reflexão de ondas

A) CORRETA

Com o afastamento da mariposa em relação ao morcego, vai produzindo ondas que são captadas pelomorcego. Com o afastamento, a intensidade dos pulsos ultrassônicos vai diminuindo, o tempo vai aumentando- pois a mariposa esta cada vez mais longe do morcego, e por fim a frequência vai diminuído pelo efeitoDoppler.

B) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não percebe que o afastamento da mariposa resulta na percepção dediminuição da intensidade dos pulsos e aumento do tempo de retorno.

C) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que com o aumento da distância o tempo vaiaumentando para que o morcego perceba o pulso sonoro e também não compreende a que a percepção defrequência muda com a velocidade de afastamento - efeito Doppler.

D) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a percepção de frequência muda com avelocidade de afastamento - efeito Doppler.

E) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o que é intensidade do pulso sonoro e tambémnão compreende que a percepção de frequência muda com a velocidade de afastamento - efeito Doppler.

31

QUESTÃO 121 Resposta B

Habilidade: H08 - Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos.

Conteúdos: processos de separação de misturas

A) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que, na obtenção de NaCt a partir da água do mar,utiliza-se a evaporação e não a destilação fracionada.

B) CORRETA

O método de separação de misturas representado na imagem é a destilação fracionada, a qual também éutilizada na separação dos componentes do petróleo.

C) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que, no tratamento de água, não se utiliza adestilação fracionada em nenhuma das etapas.

D) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que, na obtenção de ouro nos garimpas, utiliza-se alevigação, e não a destilação fracionada.

E) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que, na purificação do iodo, utiliza-se a sublimação, enão a destilação fracionada.

32

QUESTÃO 122 Resposta D

Habilidade: H13 - Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, prevendo ou explicando a manifestação de características dos seres vivos.

Conteúdos: embriologia, reprodução e ciclos de vida, reprodução humana

A) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende gêmeos univitelinos são o resultado da fecundaçãode um óvulo por um espermatozoide (e não dois), que posteriormente acaba sofrendo uma divisão.

B) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a fase do desenvolvimento embrionário em queocorre a separação das células não está relacionada com as diferenças existentes entre os gêmeosunivitelinos. Apesar de possuírem o mesmo material genético, os gêmeos univitelinos sofrem influência domeio ambiente e de modulações genéticas, e vão se tornando um diferentes um do outro.

C) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa confunde a formação de gêmeos monozigóticos com a dosdizigóticos,que acontece em decorrência da fecundação de dois óvulos por dois espermatozoides. Assim, nãosó o material genético dos dois espermatozoides é diferente, como também um óvulo é diferente do outro.

D) CORRETA

Os gêmeos univitelinos são geneticamente iguais, originam-se de um único óvulo e um único espermatozoide,e a separação dos gêmeos ocorre geralmente na fase de blástula. No entanto, sofrem influências diferentesdo ambiente, alterando os seus fenótipos desde a gestação. Essas diferenças fenotípicas incluem aspectosfísicos (como as digitais) e psíquicos (como a personalidade).

E) INCORRETA

O aluno que marca esta alternativa não compreende que a clivagem do zigoto nos seres humanos é sempreholoblástica e igual e que a clivagem desigual não está relacionada à formação de gêmeos, mas aodesenvolvimento normal de ovos heterolécitos.

33

QUESTÃO 123 Resposta E

Habilidade: H27 - Avaliar propostas de intervenção no meio ambiente aplicando conhecimentos químicos, observando riscos ou benefícios.

Conteúdos: eletrodo de sacrifício, eletroquímica

A) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o zinco deve oxidar e o ferro, reduzir, e que ascargas da equação não estão balanceadas.

B) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que, na equação representada, o ferro e o zincoestão oxidando e que as cargas não estão balanceadas.

C) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o zinco deve oxidar e o ferro, reduzir.

D) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que, na equação representada, o ferro e o zincoestão reduzindo, e que as cargas não estão balanceadas.

E) CORRETA

No processo de proteção do ferro utilizando o zinco como metal de sacrifício, ocorre a oxidação do zinco e aredução dos íons ferro. As equações de oxidação e redução e a equação global podem ser representadaspor:

Fe2+ + 2 e-- Fe

Zn--+ Zn2++ 2 e-_Fe2+ + Zn - Fe + Zn2+

34

QUESTÃO 124 Resposta C

Habilidade: H19 -Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.

Conteúdos: reações orgânicas, reação de neutralização de compostos orgânicos, funções orgânicas, concentração em quantidade de matéria, acidez e basicidade em compostos orgânicos, química orgânica, concentração das soluções aquosas, soluções, propriedades físicas de compostos orgânicos

A) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que pela tabela é possível determinar quais soluções

são ácidas ou básicas. Como a concentração de H3o+ em mol/L no álcool e no sabão é menor que 1 o-7,conclui-se que são substâncias básicas e, portanto, não são adequadas para neutralizar o cheiro de peixe.

B) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o álcool não é aconselhado, pois de acordo coma concentração hidrogeniônica, sua característica está associada à basicidade, portanto não neutraliza ocheiro de peixe.

C) CORRETA

As soluções apresentadas neste item apresentam pH menor que 7, caracterizando suas naturezas ácidas e,portanto, são recomendadas para neutralizar o cheiro do peixe.

D) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o sabão tem pH maior que 7 e, portanto, não érecomendado para neutralizar o cheiro de peixe.

E) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que sabão e carbonato de sódio são básicos e,portanto, não neutralizam o cheiro de peixe.

35

QUESTÃO 125 Resposta C

Habilidade: H05 - Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano. Conteúdos: associação de resistores, circuito elétrico, eletricidade, resistores

A) INCORRETA.

Para ter a potência de 0,1 W, urna lâmpada de 10 O de resistência deve ser submetida a uma tensão elétrica de:

P = V2/R

V2 = P. R

V2 = O, 1 . 1 O

V= 1,0 V

Entretanto, essa é a tensão à qual a lâmpada R1 deve ser submetida e não a tensão total do circuito. Se oestudante parar seus cálculos aqui, pode achar que uma pilha de 1,0 V seria suficiente.

B) INCORRETA.

Para ter a potência de O, 1 W, uma lâmpada de 1 O O de resistência deve ser submetida a uma tensão elétrica de:

P = V2/R

V2 = P. R

v2=0,1.10

V= 1,0 V

A corrente que deve passar pela lâmpada é, portanto,

V= R . i i =VIR i = 1/1 O i = 0,1 AÉ muito comum que estudantes não reconheçam a diferença entre circuitos em série e em paralelo. Se oestudante pensar que estão todas as lâmpadas em série, acreditará que essa será a corrente total do circuito.Estando todas as lâmpadas em série, a resistência total do circuito seria:

RT = 10 + 2,5 + 6 + 4 RT = 22,5 O Dessa forma, a tensão total seria:

V= R. i V=22,5.0,1 V= 2,25 V

Para alimentar esse circuito, seria necessária uma bateria de 2,25 V.

C) CORRETA.

Para ter a potência de 0, 1 W, uma lâmpada de 10 O de resistência deve ser submetida a uma tensão elétricade:

P = V2/R

y2 = p. R

v2 =0.1.10

V= 1,0 V

Como R2 está em paralelo com R1, sua resistência equivalente é:

1/REq = 0,5 1/REq = 1 /R1 + 1/R2

1/REq = 1/10 + 1/2,5 REq = 1/0,5 = 2,0 O.

Se a tensão na lâmpada R1 é de 1 V, então a tensão no conjunto Rt + R2 também é, já que eles estão em

paralelo. Portanto, a corrente no conjunto vale:

V= R. i

i= VIR

i = 1/2

i = 0,5A

Essa é a corrente total do circuito, já que o conjunto R1 + R2 está em série com os outros dois resistores. A

resistência total do circuito vale:

Rr = REq + R3 + R4 Rr = 2 + 6 + 4 Portanto, a tensão no circuito deve ser:

Rr =12,00

V = R . i V= 12 . 0,5 V = 6,0 VPara atingir essa tensão, serão necessárias quatro p ilhas de 1,5 volts ligadas em série.

36

O) INCORRETA

Para ter a potência de O, 1 W, uma lâmpada de 10 O de resistência deve ser submetida a uma tensão elétricade:

v2 =0.1. 10 V= 1,0 V

Entretanto, essa é a tensão à qual a lâmpada R1 deve ser submetida e não a tensão total do circuito. Se o estudante parar seus cálculos aqui, pode achar que uma pilha de 1,0 V seria suficiente. Além disso, não é possível ligar uma única pilha em paralelo com um circuito. A pilha estaria necessariamente em série. O aluno pode, seguindo o raciocínio de seus cálculos, interpretar mal a alternativa, supondo que seria possível ligar a pilha em paralelo com a lâmpada R1. Dessa forma, ela receberia a tensão elétrica de que precisa.

E) INCORRETA

O estudante pode ter feito todos os cálculos corretamente e encontrado que serão necessários 6,0 volts paraque o circuito funcione conforme o esperado. Entretanto, é comum que se confunda o efeito de se ligar pilhas em série ou em paralelo, já que é a ligação de resistores a mais explorada no Ensino Médio. Por isso, épossível que o estudante pense que as pilhas de 1,5 V devem ser ligadas em paralelo entre si, de forma que atensão delas seja somada, o que estaria incorreto.

37

QUESTÃO 126 Resposta E

Habilidade: H09 - Compreender a importância dos ciclos biogeoquímicos ou do fluxo energia para a vida, ou da ação de agentes ou fenômenos que podem causar alterações nesses processos.

Conteúdos: cadeias e teias alimentares, ecologia, fundamentos da ecologia

A) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que uma teia alimentar sempre é iniciada em umorganismo produtor (planta ou alga) e não nos animais que se alimentam dele.

B) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o esquema representa uma teia alimentar emque A é um organismo produtor e, por isso, B só pode ser um consumidor primário, herbívoro.

C) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que um organismo que ocupa a terceira posição emuma cadeia alimentar será consumidor secundário.

D) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende a definição dos termos "produtor" e "consumidor".

E) CORRETA

Na teia alimentar representada, o organismo E ocupa o lugar de consumidor primário quando se nutre de A ede consumidor secundário ao nutrir-se de B.

38

QUESTÃO 127 Resposta E

Habilidade: H17 - Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.

Conteúdos: divisão celular

A) INCORRETA.

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a imagem ilustra uma célula em interfase, faseda divisão celular em que é possível identificar a cromatina desenovelada ocupando todo o núcleo da célulasem distinção entre cromossomos individuais. Nessa fase, as organelas e o DNA estão se dividindo para quepossa ocorrer a mitose, mas os microtúbulos de tubulina ainda não têm um papel determinante no processo, ea célula tratada com inibidor mitótico é capaz de passar pela interfase normalmente.

B) INCORRETA.

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a imagem ilustra uma célula em telófase, fase dadivisão celular em que é possível identificar os conjuntos de cromossomos já localizados nos polos opostos dacélula, antes de haver a citocinese e formação das duas células-filhas. Uma célula tratada com inibidormitótico não será capaz de alcançar a telófase, pois não haverá fibras do fuso para tracionar a ida doscromossomos da placa metafásica até os polos da célula.

C) INCORRETA.

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a imagem ilustra uma célula em prófase, fase dadivisão celular em que é possível identificar a cromatina se condensando e a formação de cromossomosindividuais. Nessa fase, os microtúbulos de tubulina ainda não têm um papel determinante no processo, e acélula tratada com inibidor mitótico é capaz de passar pela prófase normalmente.

D) INCORRETA.

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a imagem ilustra uma célula em anáfase, fase dadivisão celular em que é possível identificar os cromossomos ainda em migração desde a placa metafásicaaté os polos da célula, o que acontece devido à tração dos microtúbulos de tubulina. Uma célula tratada cominibidor mitótico não é capaz de alcançar a anáfase.

E) CORRETA.

A imagem evidencia uma célula em metáfase. Um inibidor mitótico paralisa a divisão celular na metáfasedevido a seu efeito sobre os microtúbulos de tubulina. Esses microtúbulos são as moléculas responsáveis porpromover a migração dos cromossomos da placa metafásica até os polos da célula (anáfase e telófase),permitindo, assim, a fissão da membrana nuclear (citocinese) e a formação de duas novas células. O alunodeve identificar a placa metafásica (conjunto de cromossomos alinhados no centro da imagem) e relacionaressa estrutura com a metáfase.

39

QUESTÃO 128 Resposta A

Habilidade: H22 - Compreender fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e a matéria em suas manifestações em processos naturais ou tecnológicos, ou em suas implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais. Conteúdos: radioatividade

A) CORRETA

As partículas a possuem 2 prótons e 2 nêutrons, podendo ser representadas por �a. As partículas í3 possuem1 elétron.podendo ser representadas por ?_1(3. Os processos 1, li, li, IV e V podem ser representados pelasseguintes equações:

1: ��2 Pb-+�½2 Bi+?._1 (3

11: �½2 Bi-+��8Tl+�a

Ili: �½2 Bi-+�!2 Po+?._1 (3

IV: ��8Tl-+�ga Pb+?._ 1 (3

V: ��8 Po-+�ª2 Pb+�a

No processo 1, é emitida uma partícula beta, a qual corresponde a um elétron, possui carga negativa e massadesprezível.

B) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que, no processo 11, é emitida uma partícula alfa, aqual possui baixo poder penetrante e carga positiva.

C) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que, no processo Ili, é emitida uma partícula beta, aqual apresenta apenas massa desprezível e carga negativa.

D) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que, no processo IV, é emitida uma partícula beta eque é a partícula alfa que corresponde ao núcleo de um átomo de hélio.

E) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que, no processo V, é emitida uma partícula alfa eque é a radiação gama que corresponde a uma onda eletromagnética.

40

QUESTÃO 129 Resposta E

Habilidade: H24 - Utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias ou transformações químicas.

Conteúdos: funções orgânicas, química orgânica

A) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a estrutura apresenta apenas uma carboxila, quecaracteriza a função ácido carboxílico.

B) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a estrutura apresenta apenas cinco átomos decarbono, representando um ácido pentanodioico, e não o ácido hexanodioico.

C) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a estrutura não apresenta a função ácidocarboxílico, e sim um aldeído.

D) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que, para caracterizar a função ácido carboxílico, acarbonila (C=O) e a hidroxila (OH) devem estar ligadas ao mesmo átomo de carbono.

E) CORRETA

O ácido adípico é o ácido hexanodioico, ou seja, é um ácido carboxílico de seis carbonos e apresenta doisgrupos carboxila (COOH). Sua fórmula estrutural é representada por:

Hú.

o

41

QUESTÃO 130 Resposta A

Habilidade: H18 - Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos, sistemas ou procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam.

Conteúdos: reação de oxirredução, reações inorgânicas

A) CORRETA

A seguinte equação representa a reação que ocorre na fotossíntese. Os NOx de cada elemento estãoindicados acima das substâncias.

+4 -2 +1 -2 O +1 -2 O

6 CO2+ 6 H2O-----* C5H12O5+ 6 O 2

Observa-se que a reação da fotossíntese é de oxirredução e que o carbono sofre redução, apresentando variação do NOx de +4 no CO2 para O na glicose (C5H12O5).

B) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a água é o agente redutor, pois promove aredução do carbono presente no gás carbônico.

C) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o carbono presente no gás carbônico sofreredução, já que seu NOx diminui.

D) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o oxigênio sofre oxidação e, portanto, perdeelétrons.

E) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que quem perde elétrons é o oxigênio, e não aglicose.

42

A) INCORRETA

Para calcular a frequência de uma onda, utiliza-se a equação v = À. f. A velocidade pode ser determinada porv = d/t. O pulso demora 1,0 ms = 0,001 s para atravessar a corda e voltar, ou seja, para percorrer o dobro de seu comprimento. Entretanto, é muito comum que o estudante não atente para a unidade de medida dotempo, q;ue está em milissegundos, com isso, ele calcularia:

v = d/t v = 2.0,7/ 1 v=1,4m/s

O comprimento de onda do primeiro modo vibracionat é o dobro do comprimento da corda, já que em toda acorda, coube metade do comprimento de onda. Portanto:

v = À.f 1,4 = 2 . 0,7 . f1O comprimento de onda do sétimo modo vibracionat é 2/7 do comprimento da corda, como é possívelobservar pela imagem. Portanto:

v =À.f 1,4= (2 / 7). 0,7. f2 f2 = 7. 1 = 7 Hz

B) INCORRETA

Para calcular a frequência de uma onda, utiliza-se a equação v = A. f. A velocidade pode ser determinada porv = d/t. O pulso demora 1,0 ms = 0,001 s para atravessar a corda e voltar, ou seja, para percorrer o dobro de seu comprimento. Entretanto, é muito comum que o estudante não atente para a unidade de medida dotempo, q1ue está em milissegundos. Além disso, é muito comum também que ele não atente para a unidade de medida da distância, que está em cm. Sendo assim, o estudante calcularia:

V = d/t v = 2.70/ 1 v = 140 m/sO comprimento de onda do primeiro modo vibracional é o dobro do comprimento da corda, já que em toda acorda, coube metade do comprimento de onda. Portanto:

v = /\.f 140 = 2 . O, 7 . f1 f1=100HzO comprimento de onda do sétimo modo vibracional é 2/7 do comprimento da corda, como é possívelobservar pela imagem. Portanto:

v = À.f 140 = (2/7). 0,7. f2 f2 = 7. 100 = 700 Hz

C) INCORRETA

Para calcular a frequência de uma onda, utiliza--se a equação v =À. f. A velocidade pode ser determinada porv = d/t. O pulso demora 1,0 ms= 0,001 s para atravessar a corda e voltar, ou seja, para percorrer o dobro deseu comprimento. Entretanto, é comum que o e.studante não perceba que o tempo se refere ao movimento deida e volta, atribuindo-o ao movimento de ida do pulso. Com isso, ele calcularia:

V = d/t V = 0,7 / 0,001 v = 700 m/sO comprimento de onda do primeiro modo vibracional é o dobro do comprimento da corda, já que em toda acorda, coube metade do comprimento de onda. Portanto:

V= À. f 700 = 2 .0,7. f1 f1 = 500 Hz

O comprimento de onda do sétimo modo vibracional é 2/7 do comprimento da corda, como é possívelobservar pela imagem. Portanto:

V = À. f 700 = (2/7) .O, 7 . f2 f2 = 7. 500 = 3 500 Hz

43

D) CORRETA.

Para calcular a frequência de uma onda, utiliza-se a equação v =À. f. A velocidade pode ser determinada porv = d/t. O pulso demora 1,0 ms = 0,001 s para atravessar a corda e voltar, ou seja, para percorrer oo dobro deseu comprimento:

V= d/t V= 2. 0,7 / 0,001 v = 1 400 m/sO comprimento de onda do primeiro modo vibracional é o dobro do comprimento da corda, já que em toda acorda, coube metade do comprimento de onda. Portanto:

V =A. f 1400 =2. 0,7. f1 f1 = 1 000 Hz

O comprimento d!e onda do sétimo modo vibracional é 2/7 do comprimento da corda, como é possívelobservar pela imagem. Portanto:

V= À. f 1 400 = (2/7). 0,7. f2 f2 = 7 . 1 000 = 7 000 Hz

E) INCORRETA

Para calcular a frequência de uma onda, utiliza-se a equação v =À . f. A velocidade pode ser determinada porv = d/t. O pulso demora 1,0 ms = 0,001 s para atravessar a corda e voltar, ou seja, para percorrer o dobro de seu comprimento. Entretanto, é comum que o estudante não perceba que o tempo se refere ao movimento de ida e volta, atribuindo-o ao movimento de ida do pulso. Além disso, é muito comum também que ele nãoatente para a unidade de medida da distância, que está em cm. Com esses erros, o estudante calcularia:

V= d/t V = 70 / 0,001 v = 70 000 m/sO comprimento de onda do primeiro modo vibracional é o dobro do comprimento da corda, já que em toda acorda, coube metade do comprimento de onda. Portanto:

V= À. f 70 000 = 2. 0,7 . f1 f1=50 000 Hz

O comprimento d'e onda do sétimo modo vibracional é 2/7 do comprimento da corda, como é possívelobservar pela imagem. Portanto:

V= À. f 70 000 = (2/7). 0,7. f2 f2 = 7 . 50 000 = 350 000 Hz

44

QUESTÃO 132 Resposta A

Habilidade: H20 - Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes. Conteúdos: cinemática, cinemática escalar, movimento retilíneo uniformemente variado, queda livre

A) CORRETA

Para calcular a distância que um objeto percorreria, a partir do repouso, em uma queda livre durante 4 min e20 s (260 s ), pode-se utilizar a equação:

D= Vo .t + 0,5. a . t2

D = O + O ,5 . 1 O . (260)2

D= 5. 67 600

D= 338 000 m = 338 km.

Portanto, se o paraquedista se movesse em queda livre por todo esse tempo, ele teria se deslocado bem maisque os 38,6 km que o separavam do chão.

B) INCORRETA

Para calcular a velocidade que um objeto atinge, a partir do repouso, em uma queda livre durante 40 s, pode­se utilizar a equação:

V=V0+a .

V= O+ 10. 40

V = 400 mls = 1 440 km/h

É muito comum que os estudantes não atentem para as unidades de medida. Ao fazer o cálculo e encontrar400 mis, o estudante pode pensar que esse valor é menor que 1 173 km/h, o que não é verdade.

C ) INCORRETA

É comum que alunos vinculem a atmosfera à porção de ar que fica abaixo da camada de ozônio, que se localiza a até 35 km de altitude. Entretanto, ainda existem partículas de gases acima dessa altitude. Além disso, mesmo que só houvesse ar abaixo da camada de ozônio, esse ar já causaria atrfto ao longo desse trecho de queda e, portanto, não haveria queda livre ao longo de todo o movimento.

D) INCORRETA

A força peso é a principal protagonista da queda livre. Portanto, é comum que os alunos pensem que apresença da força peso fazendo com que os objetos caiam seja condição suficiente para que se caracterizeuma queda livre. Entretanto, a queda livre só existe quando não há nenhuma outra força além da força pesoatuando. No caso do paraquedista, existe a resistência do ar.

E) INCORRETA

Para calcular o tempo que um objeto levaria, a partir do repouso, para percorrer 38,6 km em uma queda livre,pode-se utilizar a equação:

D = Vo . t + 0,5 . a . t2

38 600=0+0,5.10.t2

t2 = 38 600/5

t2 = 7 720

t� 87,9 s = 1 m in 27,9 s.

É muito comum que os estudantes se esqueçam de elevar o tempo ao quadrado na equação ou de tirar a raizno final da conta. Se uma dessas possibilidades ocorrer, o estudante calcularia um tempo de 7 720 s, bemmaior que 4 min 20 s.

45

QUESTÃO 133 Resposta E

Habilidade: H21 - Utilizar leis físicas e (ou) químicas para interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica e(ou) do eletromagnetismo.

Conteúdos: gases, lei dos gases ideais

A) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa confunde as casas decimais no cálculo do volume e utiliza o volumeencontrado no cálculo da temperatura.

B) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa acredita que, sendo o volume inicial 100 vezes maior que a pressãoinicial, o volume final será 1 O vezes maior que a pressão final, logo, utiliza o volume encontrado no cálculo datemperatura.

C) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa acredita que, sendo o volume inicial 100 vezes maior que a pressãoinicial, o volume final será 1 O vezes maior que a pressão final, logo, utiliza o volume encontrado e a pressãoinicial no cálculo da temperatura.

D) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa utiliza o volume encontrado e a pressão inicial no cálculo datemperatura.

E) CORRETA

O gráfico representa uma isoterma, ou seja, a transformação ocorre à temperatura constante. De acordo coma lei geral dos gases, o produto da pressão e do volume inicias é igual ao produto da pressão e do volumefinais. Assim:

Pi X Vi =Pt X Vt----+ 0,8 X 80 = 1, 7 X Vt----+ Vt = 38 L

Para o cálculo da temperatura, que é a mesma no início e no final do processo, utiliza-se a equação de Clapeyron e os dados fornecidos.

P x V = n x R x T ----+ 0,8 atm x 80 L = 2 mais x 0,082atm .L .K-1.moi-1 x T----+ T = 390 K.

46

QUESTÃO 134 Resposta B

Habilidade: H30 - Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.

Conteúdos: doenças virais, vírus

A) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o macaco é apenas hospedeiro do vírus, nãotransmitindo a doença diretamente para o homem.

B) CORRETA

A febre amarela urbana tem como vetor o mosquito Aedes aegypti. Uma vez que esse inseto pica um macacoinfectado pelo vírus e depois pica uma pessoa, se esta não estiver imunizada contra o vírus, ela poderámanifestar a doença.

C) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o vírus da febre amarela não é transmitido porvia aérea (pelo ar), e sim pela picada de mosquitos infectados.

D) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a vacina é aplicada no ser humano, deixando-oimunizado contra a febre amarela.

E) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que os mosquitos infectados não são atraídos pormacacos que estão presentes em áreas urbanas. Na verdade, os macacos é que são hospedeiros do vírus dafebre amarela e os mosquitos se tornam vetores da doença quando picam os primatas infectados pelos vírus.

47

QUESTÃO 135 Resposta C

Habilidade: H25 - Caracterizar materiais ou substâncias, identificando etapas, rendimentos ou implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais de sua obtenção ou produção.

Conteúdos: equilíbrio químico

A) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o aumento na concentração de CO2 irá deslocaro equilíbrio no sentido da reação direta.

B) INCORRETA

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que, com o aumento na concentração de CO2, oconsumo de carbonato de cálcio será favorecido.

C) CORRETA.

Quando ocorre uma reação de combustão na caverna, como a queima da madeira em uma fogueira, ocorre aliberação de gás carbônico. De acordo com o Princípio de Le Châtelier, o aumento na concentração de CO2

irá deslocar o equilíbrio no sentido da reação direta, logo, a formação das espécies iônicas (Ca2+ e HCO3-)

será favorecida.

D) INCORRETA.

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que, com o aumento na concentração de CO2, aformação de íons bicarbonato será favorecida, já que o equilíbrio irá se deslocar no sentido da reação direta.

E) INCORRETA.

O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a reação de combustão leva ao aumento daconcentração de CO2 e, portanto, favorece a reação direta.

48