RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS - Educacional · Web viewOs hábitos de consumo do brasileiro não...

26
RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS CADERNO 06 REGULAR SEGUNDOS COLEGIAIS AULAS 19 A 21 1. (CEFET-BA – Adaptado) No final do século XIX e na primeira metade do século XX, o crescimento acelerado das cidades e a sua modernização tornou-se comum em muitas nações industrializadas, hoje chamadas desenvolvidas. Esse processo permitiu a observação de contrastes, como: a) divisão do espaço urbano em bairros operários, na periferia das cidades, e bairros centrais, embelezados por obras públicas. b) a aceleração da migração da população da zona urbana para a zona rural, com a criação dos subúrbios. c) minimização dos conflitos sociais urbanos e aumento dos conflitos no campo. d) integração entre regiões com diferentes culturas, criando uma sociedade de massas. e) aumento de produção nos setores primário e a decadência do setor terciário. 2. (UFF-RJ – Adaptado) Observe os gráficos a seguir, com dados relativos ao Brasil: Com base na comparação dos dois gráficos podemos concluir que: I. o declínio do crescimento populacional compensa as taxas elevadas de urbanização, podendo levar a uma situação de equilíbrio demográfico, sem problemas urbanos. II. a urbanização aumenta num sentido inverso ao do crescimento da população, que vem registrando uma queda em função da diminuição da natalidade. III. o aumento da urbanização é acompanhado pela queda do crescimento populacional, ambos influenciados pelo processo de modernização da economia brasileira. Assinale a opção que contém apenas a(s) afirmativa( s) correta(s): a) somente a afirmativa I

Transcript of RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS - Educacional · Web viewOs hábitos de consumo do brasileiro não...

RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS CADERNO 06 REGULARSEGUNDOS COLEGIAIS

AULAS 19 A 21

1. (CEFET-BA – Adaptado) No final do século XIX ena primeira metade do século XX, o crescimentoacelerado das cidades e a sua modernizaçãotornou-se comum em muitas naçõesindustrializadas, hoje chamadas desenvolvidas.Esse processo permitiu a observação decontrastes, como:➜ a) divisão do espaço urbano em bairros operários,na periferia das cidades, e bairroscentrais, embelezados por obras públicas.b) a aceleração da migração da população dazona urbana para a zona rural, com a criaçãodos subúrbios.c) minimização dos conflitos sociais urbanos eaumento dos conflitos no campo.d) integração entre regiões com diferentes culturas,criando uma sociedade de massas.e) aumento de produção nos setores primário ea decadência do setor terciário.

2. (UFF-RJ – Adaptado) Observe os gráficos a seguir,com dados relativos ao Brasil:Com base na comparação dos dois gráficos podemosconcluir que:I. o declínio do crescimento populacional compensaas taxas elevadas de urbanização, podendolevar a uma situação de equilíbrio demográfico,sem problemas urbanos.II. a urbanização aumenta num sentido inversoao do crescimento da população, que vemregistrando uma queda em função da diminuiçãoda natalidade.III. o aumento da urbanização é acompanhadopela queda do crescimento populacional,ambos influenciados pelo processo demodernização da economia brasileira.Assinale a opção que contém apenas a(s) afirmativa(s) correta(s):a) somente a afirmativa Ib) I, II e IIIc) I e IId) I e III➜ e) II e III

3. (PUCCamp-SP – Adaptado) Analise a tabela a seguir:Taxa de crescimento da população urbanana década de 1950Países desenvolvidos 31%Países subdesenvolvidos 59%

Pode-se afirmar que o salto de urbanização dospaíses subdesenvolvidos, mostrado na tabela, éexplicado, entre outras razões:a) pelo elevado crescimento industrial, sobretudoa partir da entrada das indústrias decapital transnacional.b) pela modernização rural e emprego de maquinariana produção agrícola, liberandocontingentes populacionais do campo.➜ c) pela precariedade das condições socioeconômicasdo campo, provocando o êxodo rural.d) pelo crescimento considerável do setor terciárioampliando a oferta de emprego nascidades.e) pelo elevado crescimento vegetativo ocorridonas cidades, devido à industrialização.

4. (ESPM-SP – Adaptado) A expansão do setor de serviçosé típica das sociedades urbanas modernas,mesmo que elas estejam concentradas apenasem grandes metrópoles, como é o caso de algunspaíses subdesenvolvidos. Sobre o assunto,analise os textos:Na grande cidade, há cidadãos de diversas classes,desde os fartos de recursos, que podem utilizar a metrópoletoda, até os que, por falta de meios, somentea utilizam parcialmente, como se fosse uma pequenacidade.Milton Santos. O espaço do cidadão. 1987.(Adaptado.)Em São Paulo, 90% dos restaurantes, 89% dos teatros,73% dos cinemas e 61% dos museus estão no centrohistórico e no centro expandido da cidade, regiões queocupam apenas 14% da área do município e onde vivemsomente 20% da população.Júlia Faliveni Alves. Metrópole: cidadania equalidade de vida, 1992. (Adaptado.)

Com base em seus conhecimentos geográficose nos textos apresentados, você diria que:a) apesar de seu tamanho, a metrópole de SãoPaulo funciona como uma pequena cidadepara seus habitantes, pois todos os recursosutilizáveis ainda estão próximos.b) São Paulo não pode ser considerada uma metrópole,pois, apesar de seu crescimento periférico,a maior parte de seus habitantes seconcentra em 14% do município.

c) mesmo em metrópoles como São Paulo, épossível encontrar modos de vida que se assemelhammais aos de cidades do interior,onde todas as coisas são sempre muito próximas.➜ d) o maior poder aquisitivo, em geral, é determinantepara que pequena parcela da populaçãotenha acesso aos recursos oferecidospela metrópole.e) Em São Paulo, a falta de meios de deslocamentofaz com que a população e os recursosse concentrem em uma estreita área que compreende14% do município.

5. O relatório Indicadores Sociais Municipais, baseadono Censo de 2000, mostrou que o númerode cidades brasileiras saltou de 4.491 para5.561, entre 1991 e 2000. Esse aumento resultouda rápida urbanização e do povoamentodo interior do país. Mas as cidades, separadaspor tamanho, não cresceram de forma homogênea.Veja o gráfico:

Com base nesses dados, podemos fazer as seguintesafirmações:I. O número de cidades que mais cresceu foi odas pequenas, com menos de 5 mil habitantes.II. O número de cidades com população entre 5mil e 10 mil habitantes teve um aumento relativopróximo ao aumento do número totalde cidades.III. A categoria de cidades entre 10 mil e 500 milhabitantes é a mais numerosa e cresceu proporcionalmenteao número total de cidades.IV. O número de cidades com mais de 500 milhabitantes aumentou 24%, próximo ao aumentodo número total de cidades.São corretas apenas as afirmações:a) I e II d) I, II e IVb) II e III e) Nenhuma delas é correta.c) III e IV

6. (UFMS – Adaptado) Ao lado da revolução urbana, a internacionalizaçãoda economia vem consolidando nas últimasdécadas o que vários sociólogos e urbanistas convencionaramchamar de cidades globais – os vetoresmais importantes da globalização. As cidades globais,segundo pesquisa da Universidade de Loughborough(Inglaterra), são aquelas que concentram perícia e conhecimentoem serviços ligados à globalização, independentedo tamanho da sua população. Isso é medido pela presençade escritórios das principais empresas mundiais em contabilidade,consultoria, publicidade, bancos e advocacia.

Sobre o processo de urbanização e o surgimentodas cidades globais, é correto afirmar que:a) cidades globais são fenômenos exclusivos depaíses capitalistas desenvolvidos, com altoíndice de industrialização.b) o processo de urbanização brasileiro é recentee não apresentou qualquer cidade com ascaracterísticas do que se convencionou chamarde cidades globais.➜ c) grandes centros urbanos, de localização privilegiada,são importantes para o processode globalização porque neles instalam-se centrosde decisão, como escritórios de empresastransnacionais e de grandes instituiçõesfinanceiras, além de serem bem-servidos pelarede de comunicação e de serviços.d) na América Latina nenhuma cidade alcançoua posição de cidade global, já que nenhumaapresenta o número de habitantes que caracterizaesse tipo de espaço urbano.e) os grandes centros urbanos europeus nãosão cidades globais porque a presença deum intenso processo de industrialização nãoé condição necessária para que uma cidadeseja considerada global.

AULAS 22 E 23

1. (FURG-RS – Adaptado) Nos grandes aglomeradosurbanos, as mudanças no uso do solo e o aumentona concentração de poluentes na atmosferaalteram os processos de absorção, difusãoe reflexão da radiação solar que, por sua vez,afetam a dinâmica atmosférica, gerando o chamadoclima urbano. São fenômenos comuns doclima urbano:I. Ilha de calor.II. Buraco na camada de ozônio.III. Enchentes.IV. Inversão térmica.V. Geadas.

Estão corretas apenas as afirmativas:a) I e III ➜ d) I e IVb) II, III e IV e) I, II e Vc) II e IV

2. (UEL-PR – Adaptado) Analise a figura abaixo:Com base na tira e nos conhecimentos sobrepoluição nas grandes cidades, é correto afirmarque:

a) a poluição circunscreve-se às vias de trânsitorápido, daí a existência de placas, comoa apresentada na tira, advertindo sobre operigo de doenças respiratórias.b) o foco central da tira é o descumprimentoda proibição do Ministério da Saúde, relativaà diminuição do tráfego urbano individual.c) o tema central da tira é o estresse provocadopelo trânsito, principalmente nas pessoasque utilizam transporte particular individual.d) a tira critica a ineficácia da campanha publicitáriado Ministério da Saúde sobre arelação entre a vida urbana e o aumento dedoenças respiratórias.➜ e) a tira adverte que a poluição atmosféricaproveniente da emissão de monóxido de carbonoé um problema de saúde pública característicodessas cidades.

3. (UFPel-RS – Adaptado) As chuvas ácidas são umfenômeno atmosférico causado principalmente,em escala local e regional, pela emissão depoluentes das indústrias e dos meios de transporte.Com base no texto acima e em seus conhecimentos,é incorreto afirmar que:

a) as indústrias de Cubatão fizeram desaparecera vegetação de pequeno porte em algunspontos da encosta da Serra do Mar, em SãoPaulo, devido à poluição atmosférica que seprecipita sobre a região.b) nas zonas poluídas onde ocorrem as chuvasexageradamente ácidas e smog, a acidez éagravada pela presença do trióxido de enxofree óxidos de nitrogênio.c) a chuva ácida está destruindo, além de váriosecossistemas, importantes monumentos dahistória humana e obras de arte expostas emlocais abertos, como é o caso dos muitos monumentosna Europa.d) grande número de lagos escandinavos estãose tornando acidificados pelas chuvas ácidasque se precipitam sobre eles, como consequênciada poluição decorrente das indústriaslocalizadas em outros países europeus.➜ e) os países em que as chuvas ácidas ocorremcom mais intensidade estão localizados nosudoeste da América do Norte e na Europaocidental.

4. (PUC-RS – Adaptado) O desenho retrata um fenômenourbano moderno:

O desenho se refere:a) ao efeito tampão, que causa aumento exageradode temperatura em cidades litorâneasdurante o inverno.b) ao efeito estufa, que provoca aumento de calorem função da agressão à camada de ozônio.c) à formação de chuva ácida, que ocorre somenteem áreas urbanas muito industrializadas.d) à inversão térmica, ocasionada pelo movimentodo ar das zonas rurais para as zonasurbanas, aumentando as temperaturas nascidades.➜ e) à formação de ilha de calor, aumentando atemperatura à medida que nos aproximamosda área central das grandes cidades.

5. (PUC-RS – Adaptado) Com relação ao lixo domésticoproduzido nas cidades brasileiras, é corretoafirmar que:a) a quase totalidade é depositada em aterros sanitáriosapropriados, o que elimina a possibilidadede contaminação do lençol freático.b) um elevado percentual das receitas municipaisjá provém da reciclagem desse lixo, o quedemonstra a importância social dos coletoresde papel nas áreas urbanas.c) há uma grande quantidade de plásticos, vidrose metais, facilmente decompostos emambientes anaeróbicos.➜ d) a reciclagem poderia ser a solução para o lixodoméstico, composto de plásticos, papéis, vidros,metais e borrachas, que são materiaisreaproveitáveis.e) quase 100% da população urbana brasileiratem acesso ao serviço de coleta de lixo, oque demonstra a preocupação dos políticosbrasileiros com o meio ambiente.

6. As enchentes estão entre os mais graves problemasurbano-ambientais que atingem várias dasgrandes cidades brasileiras. São feitas muitasanálises das causas desse fato e apontadas diferentessoluções, legalmente viáveis. Analise algumasdelas:I. Uma das causas das enchentes está relacionadacom o processo de ocupação desordenadadessas cidades, fato exemplificado pelaocupação das áreas de várzea de rios, ondese constroem avenidas e edificações.

Uma das formas de minimizar esse problema seria

destruir – por decisão unilateral do poderexecutivo municipal – as construções existentesnessas várzeas e replantar a vegetaçãooriginal.II. Como muitas dessas cidades tiveram umaocupação urbana sem planejamento, elas estãoquase totalmente tomadas por avenidase edificações, o que impede que a água daschuvas seja absorvida pelo solo. Uma das formasde minimizar esse problema é construirgrandes reservatórios, denominados piscinões,para captação do excesso de água dasáreas sujeitas às inundações.III. Uma das causas das enchentes nas grandescidades está relacionada com o intenso assoreamentodos rios que as atravessam, já queesse processo torna os rios mais rasos e,consequentemente, faz com que eles transbordemrapidamente em dias de chuvas inensinotensas. A melhor forma de minimizar esseproblema é rebaixar as calhas desses cursosfluviais.IV. A culpa das enchentes é inteiramente daspopulações urbanas que têm o hábito de jogarlixo nas ruas, o que entope bueiros e galeriaspluviais, que deveriam escoar a águadas chuvas. Uma das formas de minimizaresse problema seria, por decisão do podermunicipal, multar quem joga lixo nas ruas.Das análises, são corretas apenas as dos itens:a) I, II e III d) II e IVb) I, III e IV e) III e IV➜ c) II e III

AULAS 24 E 25

1. (PUC-PR – Adaptado) Em 1940, segundo o IBGE, viviam no campo aproximadamente 69% dos brasileiros.Setenta anos depois, uma inversão se processou: cerca de 86% da população já vive nas cidades. A respeitodesse processo, analise as afirmativas:I. A velocidade com que se deu a transferência de população do meio rural para o urbano não foi acompanhadade igual ritmo na geração de emprego nas cidades.II. O conceito de urbano no Brasil (sede de município) não é o mesmo que o de muitos países europeus, o queajuda a entender por que a urbanização na Europa não se assemelha à nossa.III. Os hábitos de consumo do brasileiro não mudaram em razão da urbanização, e a grande maioria dapopulação continua sem acesso a bens como geladeira e televisão.IV. A urbanização ampliou a expectativa de vida do brasileiro, sobretudo pela grande cobertura da redede esgoto e do abastecimento de água, que atingiu mais de 90% dos domicílios do país.Está correta ou estão corretas:➜ a) apenas I e II. d) todas.b) apenas III e IV. e) nenhuma.c) apenas I, III e IV.

2. Os dados abaixo foram colhidos em 1950, na cidade do Rio de Janeiro, que era então o Distrito Federal doBrasil:Rio de Janeiro chega a 2,4 milhões de habitantes (em %)População Negros Jovens de 0 a 19 anos Analfabetos

Sobre o processo urbano indicado por esses dados,podemos afirmar que, passados 60 anos, aparcela de:a) favelados das grandes metrópoles brasileirasfoi muito reduzida.b) negros nas áreas faveladas foi muito reduzida,graças aos programas de integração social.c) jovens nas áreas não faveladas se elevoumuito devido ao êxodo rural.d) analfabetos nas favelas se equiparou à dapopulação não favelada, graças à elevaçãode seu padrão socioeconômico.➜ e) população favelada se elevou, fenômeno quese estendeu também para cidades menores.

3. (CEFET-PR – Adaptado) Leia o texto:O fenômeno dos sem-teto, curiosidade na primeirametade do século XX, hoje é um fato banal, presenteem todas as grandes cidades do mundo. O desempregoé algo tornado comum. A pobreza também aumenta.No fim do século XX havia mais de 600 milhões de pobresdo que em 1960; e 1,4 bilhão de pessoas ganhammenos de um dólar por dia. O fato, porém, é que a pobreza,tanto quanto o desemprego, são consideradoscomo algo “natural”, inerente a seu próprio processo.Junto ao desemprego e à pobreza absoluta, registreseo empobrecimento relativo de camadas cada vezmaiores graças à deterioração do valor do trabalho.

Com base no texto, pode-se afirmar que, parao autor:I. o processo da globalização acentuou oscontrastes sociais por todo o mundo.II. a globalização diz respeito à economia enada tem a ver com esses contrastes sociais.III. a globalização acirrou a exclusão social epôs a nu as contradições do sistema capitalista.Analisando as proposições acima, assinale:a) se somente as proposições II e III forem corretas.b) se somente a proposição I for correta.c) se somente a proposição II for correta.➜ d) se somente as proposições I e III forem corretas.e) se somente as proposições I e II forem corretas.

4. Um dos mais graves problemas sociais que ahumanidade enfrenta hoje é o desemprego, queatinge cerca de 6% da força de trabalho disponívelem todo o mundo, ou seja, quase 200 milhõesde pessoas. São muitos os fatores responsáveispor tal situação, porém é possível agrupá-los emdois conjuntos: as causas conjunturais e as causasestruturais. Qual das alternativas apresentasomente fatores classificados como causas estruturaisdo desemprego?a) Crise do petróleo; desenvolvimento da informática;globalização.b) Transformações sociais; recessão econômica;políticas nacionais.➜ c) Modernização das telecomunicações; desenvolvimentoda informática; automação industrial.d) A reengenharia da produção; crises econômicasespecíficas; longos períodos de recessão.e) Problemas políticos internos de alguns países;desenvolvimento científico; tecnologiaindustrial.

5. (UEG-GO – Adaptado) Com base em seus conhecimentose na interpretação da charge abaixo,marque a alternativa incorreta:

a) Crianças e jovens brasileiros sofrem diversostipos de violência, na família, na rua, naescola e em diversas instituições.b) As inúmeras fugas das unidades da Febem(atual Fundação Casa), que abrigam menoresinfratores, indicam que essa instituiçãonão cumpre o papel para o qual foicriada.c) A precariedade da estrutura física, a superlotaçãoe a carência de pessoal especializadosão alguns dos problemas encontrados nasunidades da FEBEM (atual Fundação Casa).d) A diminuição da violência na infância e na juventudepassa por políticas públicas que priorizama prevenção, com ações ligadas ao apoioàs famílias, à educação e à saúde, entre outras.➜ e) A adoção de medidas punitivas e o aumentoda repressão à criança e aos jovens infratores,além da criação de maior número de unidadesda Febem (atual Fundação Casa), são soluçõespara o problema social do menor abandonado.

6. (UEL-PR – Adaptado) As imagens a seguir fazemparte de uma peça publicitária veiculada namídia impressa.

As imagens da peça tanto podem indicar a condiçãode pobreza acompanhando o indivíduopela vida toda, como a pobreza passando de geraçãoa geração na mesma família.

A peça recorre, ainda, à mendicância para ilustrar o fenômenoda reprodução social da pobreza, resumido,também, no dito popular: filho de pobre, pobreserá.

Considerando as imagens, que apresentama mendicância como expressão da acentuaçãoda pobreza, e com base nos conhecimentossobre o fenômeno da reprodução social da pobreza,é correto afirmar que:a) para combater a mendicância, o primeiro passoé identificar o conjunto de característicasfísicas (fenótipo) padrão dos indivíduos quese encontram nessa condição. A partir daípode-se agir sobre esses grupos específicos.b) a mendicância está ligada à predisposiçãofísica da família, por isso passa de pai para filho.Nesses casos, a caridade assistencialistaresolve o problema.c) a mendicância é a expressão do fracasso pessoale se relaciona a certos tipos físicos característicos,sendo reforçada pelo isolamentodos fracassados em pequenos grupos marginalizadosda vida social.➜ d) a mendicância decorre da forma de organizara produção e a distribuição das riquezas sociais.Seu enfrentamento exige o envolvimentodo cidadão no questionamento da exclusãosocial vigente e na luta por direitos sociais.e) a mendicância relaciona-se às característicasraciais e culturais mais marcantes da populaçãobrasileira pobre – a origem ibérica, amestiçagem e a indolência – que a impedemde desenvolver hábitos adequados de higienee trabalho.

AULAS 26 A 28

1. Leia o trecho da letra da música a seguir:Quando Bob Dylan se tornou cristãoFez um disco de reggae por compensação (…)Quando os povos d’África chegaram aquiNão tinham liberdade de religiãoAdotaram Senhor do Bonfim:Tanto resistência, quanto rendiçãoQuando, hoje, alguns preferem condenarO sincretismo e a miscigenaçãoParece que o fazem por ignorarOs modos caprichosos da paixãoPaixão, que habita o coração da natureza-mãeE que desloca a história em suas mutações (…)Eu cá me ponho a meditarPela mania da compreensãoAinda hoje andei tentando decifrarAlgo que li que estava escrito numa pichaçãoQue agora eu resolvi cantarNeste samba em forma de refrão:“Bob Marley morreu

Porque além de negro era judeuMichael Jackson ainda resistePorque além de branco ficou triste”De Bob Dylan a Bob Marley – um samba provocação,de Gilberto Gil, Disco Gil, WEA, 1989.

Agora responda:a) A letra é racista e condena a miscigenação?Justifique.Não, a letra não é racista e não condena a miscigenação.Analisando a letra, verifica-se o contrário: oautor comenta o caso de um branco (Bob Dylan),fazendo uma típica música negra (reggae); indica ocaso dos negros que realizaram o sincretismo religioso,já que eram proibidos de cultuar seus deuses;mostra que os que criticam o sincretismo ignoram apaixão; e, por fim, tenta compreender a resistênciacultural que representou Bob Marley frente a umMichael Jackson, que “embranqueceu”.

b) No trecho da letra que diz Quando, hoje, algunspreferem condenar / O sincretismo e a miscigenação/ Parece que o fazem por ignorar / Osmodos caprichosos da paixão, o autor procuradenunciar um comportamento de que tipo?O autor denuncia a existência de comportamentosracistas que condenam o fato de os negros terem incorporadoem seus rituais religiosos elementos dacultura e da religião católica (sincretismo) e que negama mistura de povos e etnias que formaram o Brasil,país onde quase metade da população é compostapor negros e mulatos (miscigenação).

2. A União Soviética fragmentou-se em 15 novos países.A Iugoslávia foi dividida em 5 novos Estados.A Tchecoslováquia dividiu-se ao meio. O País Bascoquer se separar da Espanha, e o Quebec, do Canadá…Uma onda de separatismos varreu o mundodesde o início dos anos de 1990. No Brasil, algunsse perguntam: por que não separar o Sul?Região Sul do BrasilNRegião Sul BrasilTaxa de analfabetismo 6,1% 14,2%Taxa de mortalidade infantil 19,3% 39,4%Crescimento vegetativo 0,9% 1,4%Negros na população 3% 7%Mestiços na população 10% 38%IDH 0,893 0,789

Sobre esse assunto, responda:a) O desejo separatista dos sulistas é suficientementeforte para ser caracterizado como umaetnogênese?Não, por vários motivos, dos quais destacamos: ograu de hostilidade dos sulistas com relação ao restodos brasileiros é baixo; os ideais separatistas raramentesão expressos por meios de comunicação oupor formadores de opinião importantes; e as organizaçõesque promovem esse tipo de ideais são raras.

b) A probabilidade de ocorrência de um desmembramentodesse tipo no Brasil é tão grandequanto nos países citados?Não. A região Sul, embora individualizada sob diversosaspectos socioeconômicos e culturais, está profundamenteinterligada à economia do Sudeste do Brasil,o que dificultaria esse processo de independência.Além disso, diferentes pesquisas de opinião mostraramque apenas uma parcela pequena das populaçõesdas capitais da região apoia a hipótese de umdesmembramento.

3. (UNESP – Adaptado) No momento em que se discuteo uso de cotas étnicas em concursos e noacesso às universidades brasileiras, convémlembrar que o termo pardo, usado de forma genéricapelo IBGE, pode ser o cafuzo, o mameluco(ou caboclo) ou, ainda, o mulato. Todos elestêm origem na intensa e permanente miscigenaçãoque ocorreu ao longo de toda a formação dopaís. A propósito desse assunto, pode-se afirmarque mameluco, cafuzo e mulato são, respectivamente,o cruzamento entre:a) índio e negro; branco e índio; branco e negro.b) branco e negro; branco e amarelo; índio ebranco.➜ c) índio e branco; negro e índio; negro e branco.d) índio e negro; branco e índio; branco e pardo.e) índio e mestiço; índio e negro; branco e negro.

4. Em 1992, comemorou-se em toda a América os500 anos de seu descobrimento. No ano 2000,coube ao Brasil realizar as suas comemoraçõesdos 500 anos. Várias organizações indígenas protestaramcontra esses festejos, alegando quenão havia o que comemorar, pois a colonizaçãoeuropeia acarretou a morte de milhões de indígenase a destruição de suas culturas.

a) Você concorda com essa posição política dosindígenas? Por quê?Espera-se que os alunos concordem. Os índios nãotêm o que comemorar, já que suas culturas foram massacradascom a colonização, e seus povos, dizimados.O genocídio praticado na América contra os índiosmatou milhões de elementos dessas etnias, do Alascaà Terra do Fogo.

b) Quem foram os beneficiados com o descobrimentoda América? Por quê?Os principais beneficiados foram os europeus, queretiraram imensas riquezas do continente durantevários séculos e acabaram se tornando maioria dapopulação na maior parte dos seus países.

5. (ENEM – Adaptado) As origens de diversos problemasligados ao racismo e à formação étnicado Brasil. Sobre o assunto, leia o texto:”A identidade negra não surge da tomada de consciênciade uma diferença de pigmentação ou de umadiferença biológica entre populações negras e brancase/ou negras e amarelas. Ela resulta de um longo processohistórico que começa com o descobrimento, noséculo XV, do continente africano e de seus habitantespelos navegadores portugueses, descobrimento esseque abriu o caminho às relações mercantilistas com aÁfrica, ao tráfico negreiro, à escravidão e, enfim, à colonizaçãodo continente africano e de seus povos.“

Com relação ao assunto tratado no texto, é corretoafirmar quea) a colonização da África pelos europeus foi simultâneaao descobrimento desse continentee da América.b) a existência de lucrativo comércio na Áfricalevou os portugueses a desenvolverem essecontinente.c) o surgimento e ampliação do tráfico negreirofoi posterior ao início da escravidão no Brasil.➜ d) a exploração da África e o escravismo decorreramdo movimento de expansão europeia,marcado pelas Grandes Navegações.e) a colonização da África e o escravismo antecederamas relações comerciais entre essecontinente e a Europa.

6. A questão étnica no Brasil tem provocado diferentesatitudes:I. Instituiu-se o “Dia Nacional da ConsciênciaNegra” em 20 de novembro, em vez da tradicionalcelebração do 13 de maio. Essa novadata é o aniversário da morte de Zumbi, quehoje simboliza a crítica à segregação e à exclusãosocial.II. Um turista estrangeiro que veio ao Brasil, noCarnaval, afirmou que nunca viu tanta convivênciaharmoniosa entre as diversas etnias.Também sobre essa questão, estudiosos fazemdiferentes reflexões:

”Entre nós [brasileiros], (…) a separação imposta pelosistema de produção foi a mais fluida possível. Permitiuconstante mobilidade de classe para classe e até deuma raça para outra. Esse amor, acima de preconceitosde raça e de convenções de classe, do branco pela cabocla,pela cunhã, pela índia (…) agiu poderosamentena formação do Brasil, adoçando-o.“

”[Porém] o fato é que ainda hoje a miscigenação nãofaz parte de um processo de integração das ”raças“em condições de igualdade social. O resultado foi que(…) ainda são pouco numerosos os segmentos da ”populaçãoda cor“ que conseguiram se integrar, efetivamente,na sociedade competitiva.“Fonte: Florestan Fernandes. O negro no mundo dos brancos.Considerando as atitudes expostas acima e os pontosde vista dos estudiosos, é correto aproximar:a) a posição de Gilberto Freire e a de FlorestanFernandes igualmente às duas atitudes.b) a posição de Gilberto Freire à atitude I e a deFlorestan Fernandes à atitude II.➜ c) a posição de Florestan Fernandes à atitude I ea de Gilberto Freire à atitude II.d) somente a posição de Gilberto Freire a ambasas atitudes.e) somente a posição de Florestan Fernandes aambas as atitudes.

AULAS 29 E 30

1. (UFRJ – Adaptado) Leia o texto a seguir.A História do Brasil pode ser contada de vários modose sob vários ângulos, mas para a maioria ela é ahistória da fome e da miséria. Um modo perverso dedividir o mundo em dois, produzindo um gigantescoapartheid (…). Uma parte ostensiva, rica, branca, educada,motorizada e dolarizada. Outra parte imensa nasombra, negra, analfabeta, dando duro todos os dias,comendo o pão que o diabo amassou (…). Dois mundosno mesmo país, na mesma cidade, muito próximospela geografia e infinitamente distantes como experiênciade humanidade.

A leitura do texto, conjugada à análise das muitasfacetas da questão da fome e da exclusãosocial no Brasil, permite concluir que:➜ a) os dois mundos citados não são totalmenteseparados e que a riqueza de um dependetambém da pobreza do outro.b) a população afetada pela fome concentra-seno campo, pois nas cidades há serviços públicosque evitam o problema.c) a fome é causada mais por inadequação dehábitos alimentares do que pela estrutura socioeconômicado país.d) a situação social relatada corresponde a umaetapa atravessada, no passado, por todos ospaíses hoje desenvolvidos.e) os dois brasis referidos no texto são, na verdade,as regiões Nordeste e Sudeste do país.

2. Veja essa ilustração, que mostra uma placa fixadanum elevador em São Paulo:O texto apresentado é o de uma lei municipal.Com base nele e nos assuntos estudados em salade aula, responda:

a) Por que foi criada essa lei na cidade de SãoPaulo?Essa lei foi criada porque, em muitos edifícios da cidadede São Paulo, as pessoas negras, os deficientesfísicos, os idosos, as empregadas domésticas emuitas outras pessoas eram obrigadas a usar o elevadorde serviço para subir aos apartamentos ou escritórios.

b) O que significa o trecho “É vedada (…) qualquerforma de discriminação”?Significa que estão proibidas quaisquer formas depreconceito e/ou de ações discriminatórias contraqualquer tipo de pessoa. Trata-se de uma forma dedeixar bem clara a extensão da lei, impedindo todasas formas de discriminação.

c) Você acha que essa lei é necessária e deveriaser estendida para todo o Brasil?Resposta pessoal. Entretanto, os alunos devemestar informados de que, em muitos lugares doBrasil, inúmeras pessoas são discriminadas no usodos elevadores. A aprovação de lei semelhante emtodo o território nacional seria importante para tentarconter o problema.

3. (ENEM – Adaptado) Comer com as mãos era um hábitocomum na Europa, no século XVI. A técnicaempregada pelo índio no Brasil ou por um portuguêsde Portugal era a mesma: apanhavam oalimento com três dedos da mão direita (polegar,indicador e médio) e atiravam-no para dentro daboca. Um viajante europeu, de nome Freireyss,de passagem pelo Rio de Janeiro, já no séculoXIX, conta como “nas casas das roças despejavam-se simplesmente alguns pratos de farinhasobre a mesa donde cada um se serve com os dedos,arremessando, com um movimento rápido,a farinha na boca, sem que a mínima parcela caiapara fora”. Diversos outros viajantes da épocadescrevem esse hábito em todo o Brasil e entretodas as classes sociais. Mas, para Saint-Hilaire,os brasileiros “lançam a farinha de mandioca àboca com uma destreza adquirida, na origem dosindígenas, e que ao europeu muito custa imitar”.Dentre as palavras listadas nas alternativas abaixo,assinale a que traduz o elemento comum àsdescrições das práticas alimentares dos brasileiros,feitas pelos diferentes autores citados no texto:

a) Regionalismo – caráter da literatura que sebaseia em costumes e tradições regionais.b) Intolerância – não admissão de opiniões diversasdas ruas em questões sociais, políticasou religiosas.c) Exotismo – caráter ou qualidade daquilo quenão é indígena; estrangeiro; excêntrico, extravagante.➜ d) Racismo – doutrina que sustenta a superioridadede certas raças sobre outras.e) Sincretismo – fusão de elementos culturaisdiversos, de culturas distintas ou de diferentessistemas sociais.

4. Durante 28 anos, no auge da Guerra Fria, a cidadede Berlim esteve dividida por um muro, queseparava não apenas seu espaço, mas tambémdois modos de vida completamente diferentes.Veja o mapa a seguir, que mostra a situação iniciadaem 1961.Cerca de 165 quilômetros de muro dividiam a cidade deBerlim em duas partes: a ocidental, com regime socioeconômicocapitalista, e a oriental, com regime socialista.O muro começou a ser removido em 1989, mas“as relações pessoais continuam se chocandocom um muro invisível. Muitos dos weiss (ocidentais)queixam-se da grande quantidade deossis (orientais) que vêm fazer compras no ladode cá, como se o muro não tivesse deixado deexistir”. (Adaptado da revista The Economist.)

a) Os weiss e os ossis vivem no mesmo espaçourbano, Berlim, atual capital da Alemanhaunificada. Os dois grupos têm a mesma visãosobre esse lugar? Justifique sua resposta.Não. Embora os dois grupos vivam hoje na mesma cidadeunificada pela queda do muro, eles têm visõesdiferentes da cidade. O fato de terem ficado separadospor um muro intransponível durante 28 anoscontribuiu para ampliar as diferenças entre os doisgrupos humanos, determinando a formação de diferentesvisões do mesmo lugar, o que contribui para adifusão de um preconceito racial e cultural entre osdois grupos.

b) Você acredita que em grandes cidades brasileiras– como São Paulo e Rio de Janeiro, porexemplo – possa haver moradores reclamandode que o seu espaço urbano esteja sendo“invadido” por estranhos?

A resposta é pessoal. Espera-se que os alunosconcordem. É comum existirem, em grandes cidades,grupos humanos que se consideram donos do espaçourbano e veem outras pessoas, vindas de diferentespartes do país, como invasoras. Trata-se de uma formade preconceito racial e/ou cultural, que se manifestade forma branda ou violenta, em função da época

ou da cidade em análise.

A existência de diferentes grupos culturais e o preconceito racial e/ou culturalentre eles têm se tornado comuns nas grandescidades do mundo. A questão, embora difícil e delicada,não pode deixar de ser abordada.

AULAS 31 A 34

1. (UFSJ-MG – Adaptado) O racismo nos Estados Unidosera muito intenso até o final da década de1950, como retrata bem a foto abaixo:Na segunda metade da década de 1950, o movimentopelos Direitos Civis, liderado por MartinLuther King, ganhou força, lutando contra essasituação. Esse movimento combatia:a) a proposta dos republicanos de imigraçãomaciça forçada de negros americanos paraa Libéria, Estado africano criado com essafinalidade, ameaçando a estrutura social dopaís pela escassez de mão de obra e minandoas bases eleitorais dos democratas.b) a ascensão do movimento comunista norteamericano,com a criação do Partido Comunistados EUA, a politização dos sindicatose os comícios antiamericanos, por meio dosquais os bolcheviques estadunidenses buscavamminar o “american way of life”.➜ c) a segregação e discriminação contra os negrosnorte-americanos, sobretudo nos estadosdo Sul, onde eles eram impedidos de votare obrigados a, entre outras coisas, cederlugar aos brancos nos transportes coletivos,frequentar escolas separadas e usar banheirosseparados.d) a excessiva liberdade concedida aos negrosnorte-americanos pelo governo democratade Franklin Roosevelt, quando foram garantidasprioridades para os então chamados deafro-americanos nas escolas públicas, nosserviços de saúde e nos empregos federais.e) a segregação imposta pelas leis criadas após alibertação dos escravos do Sul do país, datadasdo início do século XX, quando algumas restriçõesao uso de bens públicos foram mantidas.

2. (UEL-PR – Adaptado) Leia o texto:“Minha mãe me escondia, pois temia que os brancosme levassem com eles. Todos os bens dos brancosme assustavam: tinha medo de seus motores, de suaslâmpadas elétricas, de seus sapatos, de seus óculose de seus relógios. Mas, quando seus aviões nos sobrevoavam,eu não era o único a ficar assustado, osadultos também tinham medo.”

Essa narrativa de Davi, um yanomami nascidona Amazônia brasileira, descreve o medo de seupovo frente ao contato com os brancos. Sobre otema, é correto afirmar:a) Esse tipo de reação foi rara na história do encontroentre brancos e indígenas.b) A chegada do branco foi gradual e evitou alteraçõesprofundas no cotidiano indígena.ensino médio – 2ª- série 305 sistema anglo de ensinoc) O contato com a tecnologia assegurou a preservaçãodos povos indígenas.d) A presença dos brancos, registrada por Davi,foi ignorada pelos yanomamis.➜ e) As sucessivas ocupações das terras indígenasgeraram violência.

3. (FUVEST – Adaptado) O processo de descolonizaçãona África foi acompanhado por:a) elevação nas taxas de crescimento da populaçãodo campo, que foi modernizado paraproduzir alimentos para o mercado interno.b) abertura da economia dos países africanos,devido à dimensão do seu mercado consumidor,aumentando significativamente suaparticipação no comércio mundial.c) democratização do continente, que se livroudas ditaduras nele instaladas nos anos noventado século XX, com apoio das antigasmetrópoles.➜ d) imposição de limites fronteiriços pelas exmetrópoles,que gerou uma série de conflitosétnicos em vários países.e) migração controlada da população africana,decorrente dos conflitos tribais, para paísesque anteriormente dominaram o continente.

4. (FGV-SP – Adaptado) O genocídio que teve lugar emRuanda, assim como a guerra civil na RepúblicaDemocrática do Congo ou ainda o conflito emDarfur, no Sudão, revelam uma África marcadapela divisão e pela violência. Esse estado de coisasdeve-se, em parte:a) às diferenças ideológicas que perpassam associedades africanas, divididas entre os defensoresdo liberalismo e os adeptos do planejamentocentral.b) à intolerância religiosa que impede a consolidaçãodos estados nacionais africanos, divididosnas inúmeras denominações cristãs emuçulmanas.c) aos graves problemas ambientais que produzemcatástrofes e aguçam a desigualdade aoperpetuar a fome, a violência e a miséria emtodo o continente.➜ d) à herança do colonialismo, que introduziu oconceito de Estado-nação sem considerar ascaracterísticas das sociedades locais.

e) às potências ocidentais que continuam mantendouma política assistencialista, o que faz comque os governos locais beneficiem-se do caos.

5. (PUC-RS – Adaptado) A Irlanda do Norte vivenciou,ao longo de sua história, grandes conflitos, sendoabalada nas últimas décadas por inúmerosprotestos e alguns atentados terroristas. Em relaçãoa essa situação podemos afirmar que:a) os islâmicos lutam contra os católicos, gruposque pretendem dominar politicamente opaís, antes ligado ao Reino Unido.b) a maioria da população é católica e desejacontinuar vinculada a Londres, lutando contrao IRA, grupo armado islâmico.c) os grupos revolucionários pretendem libertara Irlanda do Norte da República da Irlanda,negando-se a assinar um acordo de pazcom o IRA.➜ d) os protestantes desejam que a Irlanda do Nortepermaneça como membro do Reino Unidoe a minoria católica deseja unir-se à Repúblicada Irlanda.e) católicos e protestantes recentemente depuseramarmas, pois conseguiram, através deacordos diplomáticos, realizados entre a Inglaterrae os Estados Unidos, a divisão territorialentre os dois grupos.

6. (MACK-SP – Adaptado) No continente europeu, estãonumeradas as áreas de 1 a 4, onde, nas últimasdécadas, vêm se travando exemplos deintolerância humana, justificada por questõesétnicas ou religiosas. Tais exemplos ofuscamtambém questões econômicas:No mapa, a alternativa que identifica, correta erespectivamente, essas questões é:➜ a) 1 – Basca, 2 – Irlandesa, 3 – Balcânica, 4 – doCáucaso.b) 1 – Basca, 2 – Irlandesa, 3 – Báltica, 4 – daCaxemira.c) 1 – Irlandesa, 2 – Curda, 3 – Basca, 4 – daChechênia.d) 1 – Irlandesa, 2 – Curda, 3 – Balcânica, 4 – daArmênia.e) 1 – Curda, 2 – Basca, 3 – da Caxemira, 4 –Báltica.

7. (ESPM-SP – Adaptado) Leia o texto:“Sua população é constituída de muçulmanos nãoárabes, na maioria sunitas que falam um idioma próximoao persa. O total da população está entre 27 a 35milhões, vivendo espalhados pelo Irã, Iraque, Turquia,Síria, Armênia e Azerbaijão. Essa população almeja organizarum país autônomo, pois constitui a maior etniasem Estado do mundo.”

O texto apresentado trata de um povo do OrienteMédio que tem gerado conflitos armados emdiversos territórios da região. Trata-se dos:a) palestinos.➜ b) curdos.c) tibetanos.d) armênios.e) chechenos.

8. (FGV-SP – Adaptado) A segunda metade do séculoXX foi marcada por uma intensificação dos conflitosinternos das nações dos mais diversos lugaresdo mundo. Alguns deles estão colocadosno quadro abaixo:I. Povo implicadono conflitoII. Território ondehabita esse povoAssinale a alternativa correta:➜ a) A luta armada é característica básica comumaos conflitos indicados no item I, exceto noQuebec.b) Todos os povos indicados em I encetaram lutaspara separar-se dos países citados em II.c) A luta armada é característica básica comumaos conflitos indicados em I, exceto na Irlandado Norte.d) No Daguestão e Kosovo, os conflitos são manifestaçõesda Guerra Fria.e) Canadá e Irlanda, nos conflitos citados, exercema mesma forma de dominação econômicafeita sobre os países subdesenvolvidos.

AULAS 35 E 36

1. (CEFET-MG – Adaptado) Analise os dados do gráficoabaixo, que mostra a evolução do crescimentoda população absoluta mundial e a variaçãodo seu crescimento vegetativo:Crescimento da população absoluta ecrescimento vegetativo

Os dados do gráfico mostram que a populaçãomundial (linha) tem crescido de modo contínuoao longo do tempo, porém com intensidadesdiferentes (colunas). Após a Segunda GuerraMundial, houve uma grande aceleração do crescimentovegetativo mundial, que ocorreu, dentreoutros fatores, devido:a) à queda das taxas de natalidade e mortalidadena Europa e na Ásia.b) ao acentuado aumento das taxas de natalidadee à queda da mortalidade nos países desenvolvidosem geral.➜ c) à queda das taxas de mortalidade e à manutençãodas altas taxas de natalidade nos paísessubdesenvolvidos.

d) ao acentuado aumento das taxas de natalidadee mortalidade nos países subdesenvolvidos.e) à aceleração das migrações internacionaisem todos os continentes.

2. (CEFET-PR – Adaptado) No dia 12 de outubro de1999, em um ato simbólico realizado pela ONU,a Terra recebeu o seu habitante de número 6 bilhões,nascido em Sarajevo. Veja as quatro fases,de forma desordenada, pelas quais o crescimentoda população mundial passou, até chegar àatualidade:I. Crescimento lento. Altas taxas de natalidadee mortalidade. Aumento populacional muitopequeno.II. Crescimento rápido. Altas taxas de natalidadee mortalidade em queda. A populaçãomundial dobrou em 123 anos.III. Diminuição do crescimento demográfico.Queda acentuada da taxa de natalidade. Envelhecimentocrescente da população.IV. Altos níveis de crescimento vegetativo. Explosãodemográfica. A população mundialdobrou em 43 anos.Coloque as fases em ordem cronológica e marquea alternativa que representa essa ordem:a) III – II – I – IV➜ b) I – II – IV – IIIc) II – III – IV – Vd) I – IV – III – IIe) IV – II – I – III3. Observe a evolução da pirâmide etária do Canadá:Evolução da pirâmide etária do Canadá

Aponte a alternativa que analise corretamenteos gráficos:a) O estreitamento da base foi determinado pelaqueda da taxa de mortalidade a partir deaproximadamente 1965/1970.b) O estreitamento das faixas etárias masculinae feminina passa a ter diferenças entre si acimade 65 anos, devido à queda das taxas denatalidade.➜ c) O estreitamento nas faixas etárias mais altasnão impede que a população idosa, commais de 65 anos, forme uma parcela superiora 20% e esteja entre as mais elevadas domundo.d) O alargamento da pirâmide nas faixas etáriasentre 25 e 49 anos foi determinado pela elevaçãoda expectativa de vida e pela queda dataxa de natalidade.e) A manutenção da largura das faixas etáriasjovens indica que as taxas de mortalidade infantilestão em queda e a expectativa de vidaestá aumentando.

4. Recentemente a Comissão Europeia divulgou que há, nos 27 membros da União Europeia, mais de 23milhões de imigrantes, dos quais mais de 8 milhões estão ilegalmente nos países-membros. A quase totalidadedesses imigrantes se concentra nos países mostrados abaixo:

Podemos afirmar que:a) essa imigração não tem importância econômica, já que a maior parte dessa população é proveniente depaíses pobres do norte da África e do Oriente Médio.b) como a maior parte desses imigrantes vive ilegalmente na Europa entende-se a aversão que parte dapopulação dos países receptores sente em relação a eles.c) o número desses imigrantes está em rápidaredução graças à adoção de políticas de expulsãodos ilegais e de fechamento das fronteirasentre os países-membros da U.E.d) o incentivo à imigração tem aumentado, oque provocou a elevação da parcela de ilegaise o crescimento dos protestos sindicais contraessa política estatal.➜ e) considerando que esses países têm uma populaçãoidosa numerosa, pode-se supor que aelevada parcela de imigrantes, entre 4 e 10%da população absoluta, é importante comomão de obra.