Resumo de história

4
Resumo de História TESTE Nº4 2ºPeríodo Ano Lectivo–2009/2010 Das origens à expansão de Roma Por volta do ano 1000 a.C. vários povos indo-europeus fixaram-se na região da actual Itália. Um desses povos, os latinos, fixou-se na zona do Lácio, junto ao Rio Tibre e, em meados do século VIII a.C., fundou a cidade de Roma, em 753 a.C. No século VI a.C. os Romanos começaram a expandir-se conquistando os povos vizinhos. Ocuparam toda a península Itálica, as colónias gregas do Sul e a Sicília. Foi o inicio de um processo que levaria à do vasto Império Romano. O mediterrâneo foi então chamado “lago romano”, uma vez que todos os territórios à sua volta pertenciam aos Romanos. Este movimento deve-se a: -razões económicas: o desejo de conquista novos mercados e obter riquezas; -razões de segurança: protegiam-se dos ataques dos povos vizinhos atacando-os primeiro; -razões políticas e sociais: a ambição dos chefes e o desejo de obterem mais cargos e mais atributos. Este movimento de expansão só foi possível porque Roma dispunha de um exército muito organizado e disciplinado. Os seus soldados ajudaram Roma a crescer e a transformar-se no maior império da Antiguidade. 2-A expansão da Cidade de Roma a Império 1-Imperador César Augusto

description

 

Transcript of Resumo de história

Page 1: Resumo de história

Resumo de História TESTE Nº4 2ºPeríodoAno Lectivo–2009/2010

Das origens à expansão de RomaPor volta do ano 1000 a.C. vários povos indo-europeus fixaram-se na região da actual Itália. Um desses povos, os latinos, fixou-se na zona do Lácio, junto ao Rio Tibre e, em meados do século VIII a.C., aí fundou a cidade de Roma, em 753 a.C. No século VI a.C. os Romanos começaram a expandir-se conquistando os povos vizinhos. Ocuparam toda a península Itálica, as colónias gregas do Sul e a Sicília. Foi o inicio de um processo que levaria à do vasto Império Romano. O mediterrâneo foi então chamado “lago romano”, uma vez que todos os territórios à sua volta pertenciam aos Romanos.

Este movimento deve-se a:

-razões económicas: o desejo de conquista novos mercados e obter riquezas;

-razões de segurança: protegiam-se dos ataques dos povos vizinhos atacando-os primeiro;

-razões políticas e sociais: a ambição dos chefes e o desejo de obterem mais cargos e mais atributos. Este movimento de expansão só foi possível porque Roma dispunha de um exército muito organizado e disciplinado. Os seus soldados ajudaram Roma a

crescer e a transformar-se no maior império da Antiguidade.

2-A expansão da Cidade de Roma a Império

3-Soldado romano

4-Organização do exército romano

1-Imperador César Augusto

5-A lenda da fundação de Roma

Page 2: Resumo de história

Resumo de História TESTE Nº4 2ºPeríodoAno Lectivo–2009/2010

Como foi feita a integração dos povos dominados?Os factores que permitiram a integração dos povos dominados no império foram:

o ensino do latim, língua oficial falada em todo o território; a construção de uma vasta rede de estradas (vias) ligando as diferentes partes

do Império, facilitando a circulação dos exércitos dos comerciantes e dos produtos.

A definição de leis aplicadas em todo o Império; A criação de uma forma

A Civilização RomanaA civilização Romana desenvolveu uma arte e uma cultura que exerceram grande influência na civilização ocidental. O direito, o urbanismo, a arte, a literatura e a filosofia romanas foram marcados pelo sentido prático que caracterizava a mentalidade romana. Para os Romanos “até as coisas belas deviam ser úteis”.

O direitoO Império Romano abrangia um território muito vasto e integrou povos muito diferentes. Para governar e administrar o império era necessário criar leis justas, que se pudessem aplicar a todos os habitantes do mundo romano. Foi neste contexto que os Romanos criaram o direito, um conjunto de leis que reagiam o Estado e as relações entre cidadãos romanos. As leis eram organizadas em códigos e repartiam-se por três tipos:

o direito privado reúne as leis sobre os casamentos, divórcios, contratos e testemunhas;

o direito público é o conjunto de leis que se referem à organização e funcionamento do estado;

o direito internacional define as realizações entre os vários povos do império.

O direito romano constitui um dos principais contributos da Civilização Romana para o mundo ocidental e esteve na base da organização jurídica de muitos estados da Europa, sendo ainda hoje estudado em muitas universidades europeias.

O urbanismo

1- A lenda da fundação de Roma 2-Distribuição geográfica do Império

Romano

Page 3: Resumo de história

Resumo de História TESTE Nº4 2ºPeríodoAno Lectivo–2009/2010 Outra das grandes criações da Civilização Romana foi o urbanismo – criação de um sistema de organização das cidades. As cidades do Império estavam ligadas entre si por uma rede de estradas e dispunham de equipamentos como esgotos, aquedutos, arruamentos, banhos públicos, teatros, tudo disposto de acordo com um plano preconcebido.

A mentalidade romana era marcada pelo espírito prático. Assim, procurou-se soluções funcionais para problemas do dia-a-dia.

As cidades criadas pelos Romanos tinham uma planta geométrica, com ruas largas, que se cruzavam