Resumo Embalamento Bioactivo

3
EMBALAMENTO BIOACTIVO: TRANSFORMAR ALIMENTOS EM ALIMENTOS MAIS SAUDÁVEIS ATRAVÉS DE BIOMATERIAIS Este documento estabelece as bases para a criação de desenvolvimentos tecnológicos inovadores na produção de alimentos funcionais, na qual os princípios bioativos e atuadores são concebidos para estarem contidos dentro de embalagens ou materiais de revestimento. Contudo, isto dá- nos uma nova abordagem conceptual ao desenvolver alimentos funcionais, ao definir as directrizes de uma nova tecnologia de embalagem designada como embalagem bioactiva, na qual, a embalagem alimentar ou revestimento é atribuído um papel no sentido de melhorar os alimentos. A revisão das tecnologias inclui novas integrações tecnológicas, micro e nanoencapsulação e encapsulação enzimática e / ou imobilização. Todas estas tecnologias são encontradas para ter excelentes aliados em particular nas propriedades demonstradas pelos biopolímeros. Introdução A Dieta é a principal estratégia de saúde pública que tem como objectivo a manutenção de uma óptima saúde ao longo da vida, prevenindo o aparecimento de doenças crónicas tais como distúrbios gastrointestinais, doença cardiovascular, cancro, osteoporose, bem como promover o melhor envelhecimento (Liu,2003). Em geral, é proposto que um alimento pode ser considerado funcional se, para além dos seus efeitos nutricionais inerentes demonstrarem satisfatoriamente que poderá afetar beneficamente uma ou mais funções alvo no corpo de uma forma relevante quer para o estado de bem-estar e saúde ou para a redução do risco de uma doença (Rowan,2001). O desenvolvimento de novos alimentos funcionais é uma grande oportunidade para melhorar a qualidade de alimentos à disposição dos consumidores em benefício de sua saúde e bem-estar, e estes produtos alimentares de valor acrescentado são também de crescimento industrial e interesse social na maioria das sociedades modernas. Este é

description

Um resumo sobre Embalamento Bioactivo um novo método em Conservação e Embalagem dos Alimentos

Transcript of Resumo Embalamento Bioactivo

Page 1: Resumo Embalamento Bioactivo

EMBALAMENTO BIOACTIVO: TRANSFORMAR ALIMENTOS EM ALIMENTOS MAIS SAUDÁVEIS ATRAVÉS DE BIOMATERIAIS

Este documento estabelece as bases para a criação de desenvolvimentos tecnológicos inovadores na produção de alimentos funcionais, na qual os princípios bioativos e atuadores são concebidos para estarem contidos dentro de embalagens ou materiais de revestimento. Contudo, isto dá-nos uma nova abordagem conceptual ao desenvolver alimentos funcionais, ao definir as directrizes de uma nova tecnologia de embalagem designada como embalagem bioactiva, na qual, a embalagem alimentar ou revestimento é atribuído um papel no sentido de melhorar os alimentos. A revisão das tecnologias inclui novas integrações tecnológicas, micro e nanoencapsulação e encapsulação enzimática e / ou imobilização. Todas estas tecnologias são encontradas para ter excelentes aliados em particular nas propriedades demonstradas pelos biopolímeros.

Introdução

A Dieta é a principal estratégia de saúde pública que tem como objectivo a manutenção de uma óptima saúde ao longo da vida, prevenindo o aparecimento de doenças crónicas tais como distúrbios gastrointestinais, doença cardiovascular, cancro, osteoporose, bem como promover o melhor envelhecimento (Liu,2003).

Em geral, é proposto que um alimento pode ser considerado funcional se, para além dos seus efeitos nutricionais inerentes demonstrarem satisfatoriamente que poderá afetar beneficamente uma ou mais funções alvo no corpo de uma forma relevante quer para o estado de bem-estar e saúde ou para a redução do risco de uma doença (Rowan,2001).

O desenvolvimento de novos alimentos funcionais é uma grande oportunidade para melhorar a qualidade de alimentos à disposição dos consumidores em benefício de sua saúde e bem-estar, e estes produtos alimentares de valor acrescentado são também de crescimento industrial e interesse social na maioria das sociedades modernas. Este é o resultado de os consumidores estarem cientes dos seus sérios desequilíbrios nutricionais em suas dietas. Através de várias pesquisas de nutrição em toda a Europa têm sido afirmado que vários subgrupos da população não atingem as doses diárias recomendadas a nível nacional (RDAs) para vários nutrientes importantes (Rowan,2001).

Benefícios Industriais

Presentemente, a maioria dos alimentos funcionais comerciais apresentam os componentes bioactivos contidos dentro dos alimentos compatíveis. Na área da indústria alimentar verifica-se uma série de limitações durante o processamento e o fabrico destes alimentos. Algumas dificuldades técnicas encontradas pelas indústrias no desenvolvimento dos seus produtos alimentares são:

*A perda da funcionalidade do produto durante o processamento, o armazenamento e/ou a comercialização (Fogliano & Vitaglione,2005).Por exemplo, a contagem de bactérias probióticas são conhecidas por diminuir como

Page 2: Resumo Embalamento Bioactivo

consequência do processamento, durante a armazenagem do produto pela oxidação, e também pela sua passagem através do tracto gastrointestinal.

*A substância funcional nem sempre é compatível com a matriz alimentar. Isto é caso, por exemplo, das vitaminas solúveis em gordura nos alimentos aquosos.

*O composto bioativo adicionado pode induzir ao desenvolvimento de sabores indesejáveis ou odores estranhos. Por exº, óleos marinhos são propícios a sofrer oxidação.

*A modificação da textura do produto alimentar como uma consequência do composto adicionado tem de ser controlada de forma a produzir um produto aceitável do ponto de vista comercial.

*Necessidade da adaptação da linha de produção para a incorporação de uma nova substância que muitas vezes implica a completa mudança dos parâmetros envolvidos no processo.

*No caso das enzimas, devido à sua sensibilidade ao processamento e para detetar os níveis de substancia que podem atuar como inibidores, as enzimas dissolvidas podem ter uma vida operacional curta ou sofrer inativação.

Hoje em dia, a maior parte dos alimentos funcionais são aqueles que contêm os pro- e pré-bióticos, mas a gama de aplicações é limitada a certos produtos, a maior parte produtos lácteos fermentados, por causa das barreiras tecnológicas atuais relativas ao processamento dessas substâncias bioativas.

Conceitos de embalamento bioativos

A funcionalidade, ou mais precisamente, os materiais de embalagens bioativos são capazes de retenção dos princípios bioativos em ótimas condições até que a sua eventual libertação para o produto alimentar ou através da expedição rápida durante o armazenamento, ou antes do consumo, tendo em conta o produto especifico/ou características das substâncias funcionais ou requisitos.

A principal diferença entre a embalagem ativa bem conhecida das tecnologias de embalamento e os conceitos descritos aqui é que enquanto as embalagens ativas lidam com a manutenção ou aumento da qualidade e segurança dos alimentos embalados, isto é, o tempo de conservação dos produtos embalados, as embalagens bioativas tem um impacto direto sobre a saúde do consumidor, gerando alimentos embalados mais saudáveis.

Observações finais

Embalamento Bioativo é assim um novo conjunto de tecnologias destinadas a dar resposta a uma série de questões relacionadas com a viabilidade, a estabilidade e a bioatividade dos ingredientes funcionais para a indústria alimentar. Estas tecnologias têm como objetivo integrar os bioativos dentro de novo embalamento e conceitos de materiais de revestimento e podem beneficiar grandemente de desenvolvimentos prévios nos sectores farmacêutico e biomédico e das propriedades únicas do sintético e biomassa derivada dos biopolímeros.

Marcelo Gil Simões