Resumo o Que é Ciencia

7
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA LETÍCIA BERTOLDI, R.A. 59606 O QUE É CIÊNCIA

description

Resumo o Que é Ciencia

Transcript of Resumo o Que é Ciencia

Page 1: Resumo o Que é Ciencia

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

LETÍCIA BERTOLDI, R.A. 59606

O QUE É CIÊNCIA

PINHALZINHO, AGOSTO DE 2015

Page 2: Resumo o Que é Ciencia

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

LETÍCIA BERTOLDI, R.A. 59606

BREVE REFLEXÃO SOBRE O FILME ÓLEO DE LORENZO

Trabalho apresentado como exigência na disciplina de metodologia de pesquisa sob a orientação da Professora Dra. Maria de Lurdes Pinto de Almeida da Unoesc Capinzal.

2

Page 3: Resumo o Que é Ciencia

SUMÁRIO

- Introdução...........................................................................................................4

- O que é ciência....................................................................................................5

- Considerações Finais...........................................................................................6

3

Page 4: Resumo o Que é Ciencia

INTRODUÇÃO

Este trabalho, que foi exigência da Professora Dra. Maria de Lurdes Pinto de Almeida da disciplina de Metodologia de Pesquisa, foi desenvolvido para aprofundar nossos conhecimentos sobre o meio científico.

4

Page 5: Resumo o Que é Ciencia

O QUE É CIÊNCIA

Várias características diferenciam o senso comum do conhecimento científico. O conhecimento científico, diferente do senso comum, é construído através de estudos aprofundados, e sempre será mais detalhado. Além disso, a forma como é obtido é metódica e busca comprovação, a verdade, ou o mais próximo dela possível, de forma organizada.

A palavra “ciência” tem diversos significados, como: atividade científica em geral; conhecimento científico; sistema organizado de conhecimento científico. Quando vista como conhecimento, diz respeito a métodos, técnicas e fatores psicológicos e sociais. Contudo, como teoria, destaca-se na lógica e linguística.

As ciências factuais, que se baseiam em fatos reais, dividem-se em duas: naturais e abstratas. As ciências naturais referem-se ao estudo de fatos do mundo real, como a física. Já as ciências humanas, como a sociologia, concentram-se no estudo específico do homem e seus fenômenos. Mesmo atuando em áreas diferentes, estes tipos de ciência podem se misturar e se inter-relacionar.

A matemática, apesar de não ter experimentos e testes de comprovação, também é uma ciência, pois segue os padrões de uma: crítica, método e sistematização. Por isso, faz parte de um novo tipo de ciência, que são as ciências abstratas, as quais trabalham a forma do conhecimento, também incluem a lógica.

As ciências factuais e abstratas têm diversos pontos em comum, como o fato de estudarem objetos reais e serem perceptíveis aos sentidos. A principal diferença entre ambas, além dos objetos de estudo, é o método.

O método científico consiste na organização lógica em sistemas das teorias e as chances de comprovação das mesmas. A pesquisa científica inicia-se com a observação. Assim que se têm afirmações, elas devem ser ordenadas, comparadas, se for o caso, justificadas e experimentadas.

As hipóteses formuladas, quando verdadeiras, passam a ser chamadas de leis científicas, que são consideradas verdadeiras, embora também sejam provisórias, pois ainda podem ser reformuladas e corrigidas.

As teorias científicas são conjuntos organizados de conhecimentos que passaram por todo o processo metódico, ou seja, conjuntos de leis científicas. São importantes para mantermos definições e relações lógicas. Assim como as leis, elas devem ser testadas para serem comprovadas.

5

Page 6: Resumo o Que é Ciencia

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Vários conceitos são bem esclarecidos no livro. Os diversos tipos de conhecimento e a aplicação do método no estudo científico foram muito bem abordados. Apesar de os exemplos serem em quantidade maior que o necessário, trouxeram novas visões aos leigos sobre o meio científico.

6