Resumo saúde promoção saúde

3
OMS – organização mundial de saúde. Saúde (OMS)- estado de completo bem estar físico, mental e social e não só a ausência de doença física. A saúde depende: - das características com que cada indivíduo nasce; -da qualidade do ambiente que rodeia o indivíduo. (Ver fig pág.9) Ser saudável vai para além de não ter doenças. É estar feliz, gostarmos de nós próprios e de quem nos rodeia, sentirmo-nos bem com o que fazemos, etc… A saúde engloba, além de indicadores somáticos, indicadores psicológicos e sociais, tais como a forma como a pessoa se sente fisicamente e psicologicamente e como gere a sua relação com as outras pessoas. A saúde é um conceito tão amplo que as acções de promoção de saúde não são apenas no sentido do combate à doença ou à diminuição da mortalidade, mas também devem priveligiar o bem estar e a qualidade de vida. Qualidade de vida (OMS) – perceção do indivíduo sobre a sua posição na vida (forma como o indivíduo se sente). É um conceito multidimensional que engloba aspectos relacionados com: Saúde, família, amigos, local de trabalho, estilos de vida ... Estilos de vida – conjunto de hábitos e comportamentos de resposta às situações do dia-a-dia que podem ser melhorados ao longo do ciclo de vida.

Transcript of Resumo saúde promoção saúde

Page 1: Resumo saúde promoção saúde

OMS – organização mundial de saúde.

Saúde (OMS)- estado de completo bem estar físico, mental e social e não só a ausência de doença física.

A saúde depende:

- das características com que cada indivíduo nasce;

-da qualidade do ambiente que rodeia o indivíduo.

(Ver fig pág.9) Ser saudável vai para além de não ter doenças. É estar feliz, gostarmos de nós próprios e de quem nos rodeia, sentirmo-nos bem com o que fazemos, etc…

A saúde engloba, além de indicadores somáticos, indicadores psicológicos e sociais, tais como a forma como a pessoa se sente fisicamente e psicologicamente e como gere a sua relação com as outras pessoas.

A saúde é um conceito tão amplo que as acções de promoção de saúde não são apenas no sentido do combate à doença ou à diminuição da mortalidade, mas também devem priveligiar o bem estar e a qualidade de vida.

Qualidade de vida (OMS) – perceção do indivíduo sobre a sua posição na vida (forma como o indivíduo se sente).

É um conceito multidimensional que engloba aspectos relacionados com: Saúde, família, amigos, local de trabalho, estilos de vida ...

Estilos de vida – conjunto de hábitos e comportamentos de resposta às situações do dia-a-dia que podem ser melhorados ao longo do ciclo de vida.

Os comportamentos e, consequentemente , o estilo de vida individual têm uma importância primordial na promoção da saúde.

Os comportamentos saudáveis e estilos de vida na idade adulta são, em grande parte, o reflexo da adolescência.

Page 2: Resumo saúde promoção saúde

Para sermos saudáveis há que adoptar atitudes que conduzam à promoção da saúde.

Promoção da saúde (OMS) – processo que visa aumentar a capacidade dos indivíduos e das comunidades para controlarem os fatores que determinam a sua saúde, no sentido de a melhorar.

A promoção da saúde deve ser uma responsabilidade individual, comunitária e política.

Carta de Otava – documento que resultou da 1ª conferência internacional sobre a promoção da saúde (Otava- Novembro 1986) que contem orientações para atingir a saúde para todos.

As atitudes promotoras da saúde incluem um conjunto de comportamentos a desenvolver em cada cidadão que contribuam positivamente para a qualidade de vida do indivíduo e para a saúde da comunidade.

Exs:

Hábitos alimentares e de higiene pessoal; prática regular de exercício físico; controlo da ansiedade e do stress; nº de horas de sono; postura correta; comportamentos sexuais de risco; consumo de tabaco, álcool e outras drogas; consultas médicas regulares…

ordenamento do território; saneamento básico; tratamento e distribuição de água potável; recolha /separação/ tratamento de lixos; regulamentação na construção de habitações…

O estado de saúde de uma população pode ser avaliado através de certos indicadores – Indicadores do Estado de Saúde.

Taxa de mortalidade infantil Esperança média de vida Taxa de doenças infeto contagiosas Taxa de doenças cardiovasculares Taxa de obesidade.

O estado de saúde de uma população pode ainda ser inferido a partir do nº de profissionais de saúde e de equipamentos de saúde por habitante, da quantidade de medicamentos consumidos ou mesmo da taxa de gravidez na adolescência.