reunião da direToria PLenaDE83F1F7-8A53-4560-BDAB... · -Auto como uma política de Estado para a...

4
REUNIÃO DA DIRETORIA PLENA Dia 23, às 9h, na Sede Quinta-feira 18 DE FEVEREIRO DE 2016 Edição nº 3844 WWW.SMABC.ORG.BR PÁGINA 2 PÁGINA 4 Greve na Karmann-Ghia continua e assembleia hoje dá novos encaminhamentos CUT e centrais se reúnem em fórum em Brasília EDU GUIMARÃES Seminário para discutir a prorrogação do Regime Automotivo é hoje, a partir das 8h30, na Sede PÁGINA 3

Transcript of reunião da direToria PLenaDE83F1F7-8A53-4560-BDAB... · -Auto como uma política de Estado para a...

reunião da direToria PLenadia 23, às 9h, na Sede

Quinta-feira18 de fevereiro de 2016

edição nº 3844

www.Smabc.org.br

Página 2 Página 4

greve na Karmann-ghia continua e assembleia hoje dá novos encaminhamentos

cuT e centrais se reúnem em fórum em brasília

edu guimarães

Seminário para discutir a prorrogação do Regime Automotivo é hoje, a partir das 8h30, na Sede

Página 3

HoJe, ÀS 20H

canal 8.1 Hd

Saúde

Agenda

roberto stuckert filho / pr

fotos: divulgação

Notas e Recados

Combate no País

Mobilização Zika Zero visitou 2,8 milhões de residências em 428 municípios. Ação contou com 220 mil integrantes das For-ças Armadas. Presidenta Dilma participou vistoriando casas.

Infraestrutura

Portos brasileiros batem recorde de movimentação de cargas. Em 2015, foi alcançada a marca de 1,006 bilhão de toneladas, 3,9% a mais que em 2014.

boa – 1O Banco Nacional de Desenvol-vimento Econômico e Social, o BNDES, lançou o fundo Criatec 3, com R$ 200 milhões para empresas inovadoras.

boa – 2Aportes beneficiarão com-panhias de nanotecnologia e agronegócios, por exemplo. Empresas que participaram dos Criatecs 1 e 2 tiveram aumento de receita acima dos 30% ao ano.

avanço dIPlomátICo

Governos de Cuba e Estados Unidos firmaram ontem acordo que permite a retomada de voos comerciais entre os dois países. Atualmente, viagens são feitas em aviões fretados.

www.smabc.org.br2 Tribuna Metalúrgica – Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

aSSembLeia HoJe na Karmann-gHia

LeptospiroseO início do ano é marcado

pelo calor e pelas fortes chuvas de verão, que ocasionalmente causam enchentes nos centros urbanos. Estes alagamentos podem provocar uma doença, que na maioria das vezes não é diagnosticada ou é percebida tardiamente pelos médicos: a leptospirose.

Esta doença é causada por uma bactéria Leptospira, pre-sente principalmente na urina de ratos. A bactéria invade por pequenas lesões de pele ou pelas mucosas (oral, nasal e ocular)

em contato com a água da chuva de enchentes, lagoas, piscinas sem cloro que contenham urina do animal contaminado.

A dificuldade em fazer o diagnóstico é o quadro clínico inespecífico, comum em várias doenças, como febre, cefaleia, mialgia, náuseas, diarreia. Pa-rece com várias viroses, e até dengue.

Se o clínico não correlacionar a história prévia do paciente com os sintomas, não haverá suspei-ta. Quando o quadro se agrava, com presença de icterícia (pele e

olhos amarelados), hemorragias, insuficiência hepática e renal, a leptospirose pode levar à morte.

O período de incubação tem média de 10 dias após a contaminação, quando come-çam a apresentar os sintomas.

Felizmente, apenas 10% dos casos são letais, mas todo cui-dado é necessário. Se houver contato com alagamentos, e apresentar estes sintomas, pro-cure o médico e não esqueça de falar sobre a enchente, para que seja feito o diagnóstico correto e precoce.

Assembleia contra demissões na Arteb

O Sindicato convoca todos os trabalhadores na Arteb, em São Bernardo, para assembleia hoje, às 14h, na portaria da fábrica. Em pauta, as 370 de-missões feitas pela empresa e pedido de recuperação judicial – pela falta de crédito para sal-dar dívidas com fornecedores, bancos e impostos.

Comente este artigo. Envie um e-mail para [email protected] | Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente

Colunas: Terças - Dieese | Quartas - Jurídico | Quintas - Saúde | Sextas - Formação

Após nova aprovação da manutenção de greve na manhã da última terça-feira, os trabalhadores na Karmann-Ghia, em São Bernardo, se reúnem hoje para avaliar os encaminhamentos das próximas negocia-ções entre o Sindicato e a empresa.

“Seguimos firme na luta contra os suces-sivos atrasos no cronograma de pagamen-tos”, disse o coordenador de área, Genildo Dias Pereira, o Gaúcho. “Entre eles estão

os salários de dezembro e janeiro passados, férias, 13º e convênio médico, por exemplo”, prosseguiu.

O dirigente lembrou que, desde o último dia 5, os companheiros na Karmann-Ghia estão com os braços cruzados. “A gente faz a nossa parte e o diálogo com a empresa continua aberto”.

“Esta não é a primeira vez que essa situação acontece. Temos confiança que

a unidade e apoio dos companheiros na fábrica são importantes para uma solução o quanto antes”, concluiu Gaúcho.

A Karmann-Ghia atua como estamparia e ferramentaria para montadoras e sis-temistas – que montam sistemas para as fabricantes. E, devido à queda nos pedidos, pela retração no setor automotivo, não está pagando os companheiros.

edu guimarães

arquivo pessoal

Reunião com trabalhadores na Ford

Trabalhadores em layoff na Ford estão convocados para reunião para tratar de assun-tos gerais. Terça, dia 23, para o pessoal do Senai que estuda na quarta e na quinta. Quarta, dia 24, para o pessoal do Senai que estuda na segunda e terça. No Centro de Formação Celso Daniel, ao lado da Sede do Sindicato, às 8h.

Plenária Mercedes na Sede

Todos os companheiros na Mercedes, em São Bernardo, estão convocados para plenária sábado, dia 20, às 10h, na Sede. O encontro inicia um processo forte de mobilização e ações pela renovação do Programa de Proteção ao Emprego, o PPE, na montadora.

Nota de falecimento

Morreu na madrugada da última segunda, aos 78 anos, o ex-dirigente Luciano Garcia Galache. No Sindicato, foi do Conselho da Federação de 1969 e 1972 e suplente na diretoria de 1975 a 1978. Com pesar, os Metalúrgicos do ABC e toda a categoria prestam solidariedade e apoio à família do companheiro.

Simone Brito Moraes, de 39 anos, prima do compa-nheiro Maurício de Sousa Adão, trabalhador na Mercedes, em São Bernardo, está desaparecida desde 5 de fevereiro.

Ela tem 1,75m de altura, cabelos pretos lisos, olhos castanhos e pele branca. Informações sobre seu paradeiro pelos fones 4479-2588, com Elizabeth ou Jorge, ou 95127-6482, com Maurício.

Companheiro na Mercedes procura prima desaparecida

edu guimarães

SindicaTo debaTe fuTuro da indúSTria com o inovar-auTo 2

www.smabc.org.br 3Tribuna Metalúrgica – Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

O que é o Regime Automotivo? É uma política de impostos para a cadeia automotiva (montadoras,

autopeças, indústrias de máquinas e equipamentos, fundição, entre outras).

E o Inovar-Auto? É o nome dado ao Regime Automotivo.

Qual é o seu objetivo? Fortalecer os fornecedores e incentivar as montadoras a investirem

em pesquisa, engenharia e desenvolvimento tecnológico. Também define metas para que os carros sejam mais seguros, eficientes e menos poluentes.

Qual é a duração do Inovar-Auto?A duração é de cinco anos, de 2013 a 2017.

O que isso representa para o setor? Significa que o governo federal está, por meio do Inovar-Auto,

abrindo mão de impostos para, em contrapartida, incentivar as empre-sas a investirem em desenvolvimento tecnológico, pesquisa e inovação. É fortalecer o setor automotivo e toda a cadeia produtiva envolvida.

As empresas habilitadas pelo Regime Automotivo tem que cumprir quais metas de eficiência energética?

A média dos veículos dos beneficiários do regime comercializa-dos a partir de 2017 terá de consumir 12,08% menos combustível. Ou seja, na média, os veículos deverão passar dos atuais 14 km/litro para 17,26 km/litro para gasolina e 9,7 km/litro para 11,96 km/litro no caso do etanol.

Qual a importância da inclusão da ferramentaria no Inovar-Auto? A portaria interministerial do fim de 2014 definiu cinco etapas

de produção de ferramental e autoriza a reversão destes gastos em créditos para desconto no IPI. São elas: Planejamento, Projeto, Construção, Testes e Acabamento. A medida tem o objetivo de impulsionar e valorizar as ferramentarias e os trabalhadores no setor.

O que precisa ser discutido e aprimorado para a segunda etapa do Regime Automotivo?

Entre as ações estão a fiscalização do conteúdo nacional, a chamada rastreabilidade, para garantir a produção nacional, além de fiscalizar como estão sendo utilizados os recursos em pesquisa e desenvolvimento. É canalizar as sugestões dos trabalhadores durante o seminário para construir o Inovar-Auto 2.

Os Metalúrgicos do ABC realizam hoje, a partir das 8h30, o seminário “Inovar -Auto 2 - Ideias para o Futuro da Inovação no Brasil”, na Sede. O objetivo é construir a

proposta de prorrogação do Inovar-Auto em conjunto aos fer-ramenteiros, engenheiros e projetistas da base.

O seminário também reunirá representantes de universidades, empresários e governo para discutir a importância do desenvol-vimento tecnológico e da inovação para a competitividade da indústria e do País.

As discussões serão divididas em três mesas durante o dia. O tema da primeira será engenharia e inovação no Brasil. Em seguida, será realizada uma mesa redonda sobre os desafios da inovação no ABC. Na parte da tarde, a discussão será o Inovar-Auto como uma política de Estado para a inovação.

Confira perguntas e respostas sobre o Regime Automotivo para nortear a discussão da segunda fase do Inovar-Auto.

lula marques / agência pt

roberto parizotti

www.smabc.org.br4 Tribuna Metalúrgica – Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Redação: Rua João Basso, 231 – Centro – São Bernardo – CEP: 09721-100 – Fone: 4128-4200 – Fax: 4127-3244 – Site: www.smabc.org.br – E-mail: [email protected]. Regional Diadema: Av. Encarnação, 290 – Piraporinha – Fone: 4061-1040 – CEP: 09960-010. Regional Ribeirão Pires: Rua Felipe Sabbag, 149 – Centro – Fone: 4823-6898 – CEP: 09400-130. Diretor Responsável: Wagner Santana. Coordenadora: Rossana Lana. Repórteres: Cinthia Fanin e Luciana Yamashita. Estagiária: Girrana Rodrigues. Arte e Editoração Eletrônica: Rogério Bregaida. CTP e Impressão: Simetal ABC Gráfica e Editora – Fone: 4341-5810. Os anúncios publicados na Tribuna Metalúrgica são de responsabilidade dos próprios anunciantes. O jornal não responde em nenhuma circunstância pela oferta e venda de produtos e serviços.

Publicação diária do Sindicatodos Metalúrgicos do ABC

Tribuna Esportivafotos: divulgação

Danilo (foto), meia do Corin-thians, pode ser o brasileiro com mais jogos na Libertadores se o time chegar à final. São 78 partidas disputadas contra 90 de Rogério Ceni.

Sem vencer há quatro partidas na temporada, o técnico do Palmeiras, Marcelo Oliveira, busca arrumar o esquema tático para o clássico contra o Santos.

Vencedor da Libertadores em 2008 e 2014 com LDU e San Lo-renzo, o técnico do São Paulo, Edgardo Bauza, quer apostar nas disputas em casa na busca pelo tetra tricolor.

O atacante argentino Maxi Ro-lón, que atuou pelo time B do Barcelona, assinará contrato até o fim do ano com o Santos. Ele já fez exames físicos no centro de treinamento.

Leonardo Rolón (foto), do Ar-senal de Sarandí, irmão gêmeo de Maxi Rolón, foi oferecido ao Santos. O time estuda a contra-tação do jogador, que pode atuar como meia ou lateral-direito.

Os atletas de saltos ornamentais já começaram a chegar no Rio para a Copa do Mundo de Saltos Ornamentais. O evento-teste para os Jogos Olímpicos Rio 2016 classificará para 92 vagas olímpicas.

fórum Se reúne em braSíLia com a ParTiciPação da cuT e demaiS cenTraiS

Duas fábricas em São Bernardo elegem seus representantes de CIPA nos próximos dias.

A eleição na ZF acontece hoje. Vote em Jonas Brito da Silva, o Jonas do Mancal, nº 1, na Produção 3º turno; Everton Pe-reira de Aragão Sousa, o Negão, nº 2, na Metalúrgica 1º turno; Evanaldo Ferreira de Sousa, o Paraíba, nº 3, no Material de

Fricção 1º turno; Antônio Lima Santos Fi-lho, o Bola, nº 4, na Metalúrgica 1º turno; Tiago Gaspar da Silva, o Cazuza, nº 7, na Metalúrgica 1º turno; Edson Marques de Souza, o Negão, nº 9, na Metalúrgica 2º turno; Ariovaldo Rodrigues Vilas Boas, o Ari, nº 11, na Metalúrgica 2º turno; Edival-do Andrade dos Santos, o Sabiá, nº 12, no Material de Fricção 2º turno; e Ronilson

Severino Bonfim, nº 14, na Metalúrgica 2º turno.

Na quarta, dia 24, os companheiros na Usimatic escolhem seus cipeiros. Vote em Vanderlei Clemente Santana, no setor de Solda. Todos são apoiados pelo Sindicato, comprometidos e bem preparados para defender as condições de saúde e segu-rança dos companheiros.

vioLênciaPoLiciaL

Tem LadoDurante ato realizado on-

tem, em frente ao Fórum Cri-minal da Barra Funda, em São Paulo, militantes defenderam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e enfrentaram a truculência da Polícia Militar do Estado, que agiu como na época da ditadura.

A ação dos policiais focou os manifestantes que apoiavam Lula e protegeu os que eram contrários.

Hoje tem eleição de CIPA na ZF. Na Usimatic, dia 24

O ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, afirmou na tarde de ontem, durante abertura do Fórum de Debates sobre Políticas de Trabalho, Emprego, Renda e Previdência Social, que o encontro traduz a importância que o go-verno federal dá aos temas do crescimento.

Esta é a terceira vez que o fórum se reúne e a ideia é dar respostas à pauta apresentada pelos trabalhadores e o setor empresarial em dezembro, quando divulgaram o docu-mento Compromisso pelo Desenvolvimen-

to, sugerindo propostas como a retomada de investimentos e o aumento da produção. Até o fechamento desta edição da Tribuna, a reunião continuava.

“Temos capacidade de enfrentar os temas pautados para nosso encontro em torno das agendas do desenvolvimento e do crescimento do Brasil”, disse Rossetto durante a atividade no Palácio do Planalto.

Segundo o ministro, será criado um cronograma e definidas as metodologias para os debates.

O presidente da CUT, Vagner Freitas, que participou da reunião junto a outras centrais sindicais, contou que o ministro chefe da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, garantiu que ‘não tem nenhuma proposta pronta de reforma da Previdên-cia Social".

As novas regras para aposentadoria sancionadas em novembro, que somam o tempo de contribuição e a idade, estão sendo definidas como “ponto de partida” para as discussões.