Rev chapa4 Unidade e Segurança

16
O futuro. O futuro é feito de nossa decisão hoje. Projetos, sonhos, realizações e vida calma na maturidade, tudo depende da decisão que fazemos no presente. Nas eleições da Previ é sobre isso que você decide. É POSSÍVEL PLANEJAR O FUTURO unidade segurança na Previ CHAPA 4

description

 

Transcript of Rev chapa4 Unidade e Segurança

Page 1: Rev chapa4 Unidade e Segurança

O futuro. O futuro é feito de nossa decisão hoje. Projetos, sonhos, realizações e vida calma na maturidade, tudo depende da decisão que fazemos no presente. Nas eleições da Previé sobre isso que você decide.

É POSSÍVELPLanEjarO FUTUrO

unidadesegurança na PreviCHAPA4

Page 2: Rev chapa4 Unidade e Segurança

2 www.chapa4unidadeeseguranca.com.br

Segurança para garantir o futuro

e conquistarmais benefícios

Page 3: Rev chapa4 Unidade e Segurança

3www.chapa4unidadeeseguranca.com.br

A ligação entre a Previ e o associado é baseada num compromisso duradouro, selado logo em nosso primeiro dia de trabalho no banco. Compromisso que permanece forte graças ao aval das sucessivas gerações de funcionários que construíram a poupança que nos dará tranquilidade depois de anos de trabalho.

Administrar recursos de 180 mil famílias é uma missão que exige responsabilidade, seriedade e visão de longo prazo. Incumbência que só pode ser entregue a pessoas com experiência comprovada no trato das questões coletivas e compromisso com os anseios e preocupações da comunidade de funcionários ativos e aposentados do Banco do Brasil. Pessoas de confiança.

Para administrar um patrimônio de R$ 160 bilhões precisa segurança. Segurança de que nossos recursos serão bem aplicados, segurança de que ninguém vai fazer aventuras com ele. Segurança que os associados da Previ conquistaram na luta, participando, supervisionando e fiscalizando até conquistar o direito de eleger a metade de todos os dirigentes do fundo de pensão.

Teremos novamente de decidir quem nos representará na diretoria e nos conselhos da Previ. É o momento de avaliar a capacidade para administrar, a confiança que inspiram os candidatos e a autenticidade de seu compromisso com os interesses dos associados. Esses são os atributos capazes de assegurar quem serão

os melhores gestores de nosso patrimônio e quem terá capacidade de fazer melhorias em ambos os planos, 1 e Previ Futuro.

Os candidatos da Chapa 4 Unidade e Segurança na Previ são os mais preparados e os que demonstraram ligação efetiva com os associados através de sua militância junto às entidades sindicais, associações de aposentados, AABBs e entidades representativas. Sempre na defesa do funcionalismo do BB e no fortalecimento da Previ.

Votar na Chapa 4 representa a segurança de que o patrimônio da Previ estará preservado. Representa a confiança nas entidades representativas que afiançam esses candidatos.

Page 4: Rev chapa4 Unidade e Segurança

4 www.chapa4unidadeeseguranca.com.br4 www.chapa4unidadeeseguranca.com.br

Aposentada. Foi gerente de várias agências no Rio de Janeiro e gerente executiva na Superintendência RJ, onde atuou nas áreas de crédito, análise de risco, planejamento, orçamento e controladoria. Contabilista, graduada em Ciências Biológicas, com MBA em Administração pela FGV e Gestão de Negócios pela USP. Cursou Auditoria e Controladoria pela FGV e Governança Corporativa pelo IBGC. É presidente da AAFBB, onde foi vice-presidente de Finanças, de Administração e diretora administrativa. Conselheira deliberativa da Previ desde 2010. Foi conselheira deliberativa da AABB Rio, FAABB e AnabbPrev.

A Chapa 4 Unidadee Segurança na Previ

DIrETOra DEPLanEjaMEnTO

análise de risco, planejamento,

AABB Rio, FAABB e AnabbPrev.

CéliaLarichia

4

Page 5: Rev chapa4 Unidade e Segurança

5www.chapa4unidadeeseguranca.com.brwww.chapa4unidadeeseguranca.com.br 5

DIrETOr DE aDMInISTraÇÃO

Associado do Previ Futuro. Ingressou no BB e na Previ em 2002. Tem experiência profi ssional em contabilidade e administração e foi gerente de serviços no Banco do Brasil. Graduado em Administração e pós-graduado em Gestão Previdenciária. Tem cursos de previdência complementar e gestão pública nas áreas de Contabilidade, Administração e Recursos Humanos. É diretor do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte (MG). Integrante da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, como representante da Fetraf MG. Membro do Conselho Consultivo do Plano Previ Futuro desde 2010, onde foi coordenador.

WagnerNascimento

Nós apoiamos a Chapa 4 Unidade e Segurança na Previ‘‘

“Meus pais são aposentados do Plano 1. Sempre participaram da luta dos funcionários para manter a Previ sólida e imune a interferências externas. Aderi ao Previ Futuro logo no primeiro dia de BB por ter segurança de que seria bem administrado graças à participação dos trabalhadores na gestão que os contemporâneos de meus pais conquistaram. Os companheiros da Chapa 4 simbolizam a continuidade da luta. Voto neles com confi ança.”

rafael MatosRepresentante dos funcionários noConselho de Administração do BB

“Termino o mandato na diretoria da Previ consciente do grande desafi o que é administrar o patrimônio de quase duzentas mil famílias. É preciso experiência, competência e envolvimento de corpo e alma com a vida da Previ. Conheço os candidatos da Chapa 4, alguns deles há muito tempo, e sei que têm esses atributos de sobra, além da grande virtude de estarem ligados às nossas entidades. Apoio e peço seu voto a esses companheiros”.

Paulo assunçãoDiretor eleito de Administração da Previ

“Os colegas da Chapa 4 são os mais capacitados para administrar a nossa Previ. Eles têm minha confi ança para cuidar do patrimônio dos associados. É tranquilidade, segurança e garantia de que vamos receber nossos benefícios e geração de novos superávits para a volta do BET”.

Odali Dias CardosoPresidente, eleito, do conselho � scal da Previ

“Minha escolha pela Chapa 4 leva em conta a importância de outorgarmos para as funções de Diretores e Membros do Conselhos colegas que detenham em suas trajetórias, além da capacidade técnica necessária, desempenho de lutas e deliberações voltadas para a defesa dos interesses dos participantes. Não podemos fazer escolhas que não refl itam garantia de performance direcionada para a defesa de nossos direitos”

Maria Tereza de Souza SilvaPresidente do Conselho Fiscal da AAFBB

5

Page 6: Rev chapa4 Unidade e Segurança

6 www.chapa4unidadeeseguranca.com.br

TITULARjosé ricardo SasseronAposentado desde 2012, após 32 anos de banco. Técnico em contabilidade, bacharel em História pela USP. Foi eleito para o Conselho Fiscal (96/98), Conselho Deliberativo (2004/06) e Diretoria de Seguridade (2006/12) da Previ. Coordenou as negociações com o BB para melhorar benefícios, reduzir e suspender contribuições e criar o BET em 2006, 2007 e 2010. Foi diretor jurídico do Sindicato dos Bancários de São Paulo, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB. É vice-presidente da Anapar e representante dos participantes no Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC).

TITULARreinaldo Fujimoto (Fuji)Aposentado. Ingressou no BB em 1973. Foi menor aprendiz e trabalhou em agências, no Cesec e na Direção Geral, onde foi responsável pela apuração do fl uxo de caixa. Graduado em Ciências Contábeis, com especializações em Finanças e Governança Corporativa. Vice-presidente administrativo e fi nanceiro da Anabb. Foi presidente da Fenabb e atualmente é presidente do seu Conselho Deliberativo. Foi conselheiro fi scal do Sindicato dos Bancários de Brasília, Cooperforte e Fenabb. Atuou como conselheiro fi scal de várias empresas por indicação da Previ.

COnSELHO DELIBEraTIVO

COnSELHO FISCaL

reinaldo Fujimoto (Fuji)Aposentado. Ingressou no BB em 1973. Foi menor aprendiz e trabalhou em agências, no Cesec e na Direção Geral, onde foi responsável pela apuração do fl uxo de caixa. Graduado em Ciências Contábeis, com especializações em Finanças e Governança Corporativa. Vice-presidente administrativo e fi nanceiro da Anabb. Foi presidente da Fenabb e atualmente é presidente do seu Conselho Deliberativo. Foi conselheiro fi scal do Sindicato dos Bancários de Brasília, Cooperforte e Fenabb. Atuou como conselheiro fi scal de várias empresas por indicação da Previ.

COnSELHO FISCaL

COnSELHO DELIBEraTIVO

6

“Segurança é o mais importante para um fundo de pensão. Segurança de que os benefícios serão pagos quando formos receber. Segurança de que nosso futuro está

garantido. A Chapa 4 tem a segurança no nome e seus candidatos já provaram sua afi nidade com o funcionalismo e a seriedade com que tratam as questões coletivas.”

Eduardo araújoPresidente do Sindicato de Brasília

“Acompanho de perto a história de luta dos integrantes da Chapa 4, que deram contribuições importantes para as conquistas dos últimos anos. Merecem destaque o

Wagner, da Comissão de Empresa, a Célia, da AAFBB, e o Sasseron, que já foi diretor da Previ e é um dos maiores especialistas em previdência complementar. É a garantia de que a Previ continue sendo esse grande fundo de pensão.”

juvandia Moreira, Presidenta do Sindicato de São Paulo

“Formação e competência são fundamentais. Wagner e Célia já participam da gestão da Previ e tiveram tempo para se aprofundar no entendimento dos

temas que envolvem a administração do nosso patrimônio. Por seus conhecimentos e fi delidade aos interesses dos associados, peço seu voto na Chapa 4”.

Francisco alexandreEx-diretor de Administração da Previ

“Apoio e votarei na Chapa 4, que concorre à renovação da direção da Previ, por ter convivido com a maioria de seus integrantes, principalmente com Célia Larichia

e Gilberto Santiago, e sabê-los capazes de lutar em defesa dos interesses dos associados daquela entidade, com independência, lisura e competência”

Luiz Viégas da Motta LimaSócio Benemérito da AAFBB

6

Page 7: Rev chapa4 Unidade e Segurança

7www.chapa4unidadeeseguranca.com.br 77

SUPLENTEGilberto SantiagoAposentado. Nasceu em Recife (PE). Tomou posse no BB em 1965. Trabalhou na Cacex, foi chefe de divisão no Desed Brasília e assessor do vice-presidente da Área Internacional do BB. Foi auditor na Eurobraz, em Londres. Bacharel em Direito pela Faculdade Cândido Mendes. Foi presidente da AAFBB por três mandatos, onde atualmente é presidente do Conselho Deliberativo. Foi conselheiro deliberativo da Previ de 1998 a 2006. Integrante do Comitê da OAB-RJ para assuntos de previdência complementar. É conselheiro deliberativo da Anabb desde 2002. É conselheiro certifi cado pelo IBGC.

SUPLENTESandra Miranda Nascida em Jacareí (SP), mora em São Paulo. Participante do Previ Futuro, tem 15 anos de BB. É presidente da Apabb, gestão 2013/2014. Trabalhou na agência Centro SP, Gepes SP e na antiga Dires, atual UDS. Graduada em Comunicação Social. É educadora corporativa da Ofi cina de Educadores Sociais, diretora voluntária do Comitê de Cidadania Betinho (SP), que atua na construção de cisternas no Nordeste. Foi funcionária do Banespa durante 18 anos e diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, de 1988 a 1991.

SUPLENTESandra Miranda Nascida em Jacareí (SP), mora em São Paulo. Participante do Previ Futuro, tem 15 anos de BB. É presidente da Apabb, gestão 2013/2014. Trabalhou na agência Centro SP, Gepes SP e na antiga Dires, atual UDS. Graduada em Comunicação Social. É educadora corporativa da Ofi cina de Educadores Sociais, diretora voluntária do Comitê de Cidadania Betinho (SP), que atua na construção de cisternas no Nordeste. Foi funcionária do Banespa durante 18 anos e diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, de 1988 a 1991.

SUPLENTEGilberto SantiagoAposentado. Nasceu em Recife (PE). Tomou posse no BB em 1965. Trabalhou na Cacex, foi chefe de divisão no Desed Brasília e assessor do vice-presidente da Área Internacional do BB. Foi auditor na Eurobraz, em Londres. Bacharel em Direito pela Faculdade Cândido Mendes. Foi presidente da AAFBB por três mandatos, onde atualmente é presidente do Conselho Deliberativo. Foi conselheiro deliberativo da Previ de 1998 a 2006. Integrante do Comitê da OAB-RJ para assuntos de previdência complementar. É conselheiro deliberativo da Anabb desde 2002. É conselheiro certifi cado pelo IBGC.

“A Chapa 4 tem o nome de Unidade e Segurança na Previ porque reúne funcionários da ativa e aposentados, homens e mulheres, que sabem que através da unidade

é que se conquistam melhorias nos benefícios, com transparência, boa gestão e, principalmente, segurança de que os recursos estão bem investidos.”

almir aguiarPresidente do Sindicato do Rio de Janeiro

“Peço voto à Chapa 4 porque é a unidade das entidades do funcionalismo. Tudo que construímos nos 110 anos de Previ foi com a

participação dos sindicatos nas lutas. Coordeno as negociações com o BB ao lado do Wagner e afi rmo que ele é um dos melhores quadros do funcionalismo do BB surgido na última década e reúne tanto combatividade quanto capacidade técnica para gerir a nossa Previ.”

William MendesCoordenador da Comissãode Empresa dos Funcionários

A eleição de representantes dos participantes na Previdência Complementar foi uma grande conquista. Por isso, eleger colegas comprometidos com

a luta histórica dos bancários é fundamental. A Chapa 4 é a que reúne melhores condições para representar as posições dos funcionários do BB no âmbito da Previ.

augusto VasconcelosDiretor do Sindicato da Bahia

“Os colegas da Chapa 4 sempre foram próximos de nossa Associação, atendem os convites para debater, ouvem e valorizam as demandas dos

aposentados. Podemos contar com eles como verdadeiros representantes de toda a comunidade do BB”.

Geraldo MagnanelliVice-presidente da AFABB-SP

7

Page 8: Rev chapa4 Unidade e Segurança

8 www.chapa4unidadeeseguranca.com.br88

TITULARjurandi Pereira FilhoIngressou no BB em 1980, em Aroeiras (PB). Trabalhou em Mossoró (RN), Campina Grande e João Pessoa (PB). Graduado em Engenharia Civil e Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Pós-graduado em Geotecnia e em Direito Processual Civil. Tem MBA em Gestão Empresarial pela Estratego/Universidade da Amazônia. É diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Bancários da Paraíba. Integrou o Conselho de Usuários da Cassi da Paraíba por dois mandatos.

COnSELHO COnSULTIVO DO PLanO 1

SUPLENTEnei riosAposentado. Ingressou no BB em 1982. Economista. Tem especialização em Finanças e Análise de Investimentos pela Universidade de Feira de Santana (BA) e em Gestão de Previdência Complementar pela PUC RS. Foi conselheiro fi scal e deliberativo da Previ. Integrou a Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, como representante da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, da qual foi diretor. Também presidiu o Sindicato de Feira de Santana. Foi conselheiro fi scal e representante estadual da Anabb na Bahia. É conselheiro deliberativo da AABB de Feira de Santana.

Jurídicos do Sindicato dos Bancários da Paraíba. Integrou o Conselho de Usuários da Cassi da Paraíba por dois mandatos.

foi diretor. Também presidiu o Sindicato de Feira de Santana. Foi conselheiro fi scal e representante estadual da Anabb na Bahia. É conselheiro deliberativo da AABB de Feira de Santana.

“Acompanho o trabalho e a dedicação do Wagner há alguns anos. A sua dedicação às questões dos bancários, ao Sindicato e à Previ, a

sua seriedade no trabalho e a capacidade de ouvir o credenciam para ser dirigente da Previ. Os integrantes da Chapa 4 têm o mesmo compromisso que o Wagner e por isso os apoio”.

CardosoPresidente do Sindicato de Belo Horizonte

“Os aposentados não admitem aventura com nosso dinheiro. Queremos diretores experientes e responsáveis para administrar os recursos da Previ com seriedade. Que

os investimentos voltem a dar superávit até poder retornar o BET. Voto na Chapa 4 por causa da presença da Célia Larichia, Sasseron, Gilberto Santiago e outros colegas aposentados que são dignos da nossa confi ança.”

joão antônio Maia FilhoPresidente da Afago-Goiás

“A Chapa 4 simboliza a unidade nacional dos associados e das entidades em defesa da Previ e pelo seu fortalecimento. Tem presença feminina forte, da Célia Larichia para

a diretoria, para comprovar que se deve cuidar da Previ com o mesmo carinho e respeito que cuidamos da nossa família”.

jaqueline MelloPresidenta do Sindicato de Pernambuco

“Apoio a Chapa 4 na eleição da Previ por ser a mais capacitada para continuar defendendo os interesses dos funcionários do BB, com responsabilidade,

qualifi cação e transparência”.

Mauro SallesPresidente do Sindicato de Porto Alegre

Page 9: Rev chapa4 Unidade e Segurança

9www.chapa4unidadeeseguranca.com.br 99

TITULARFernanda Carisio Aposentada desde 1998. Ingressou no BB em 1973. Formou-se em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense. Pós-graduada em Gestão e Planejamento e Docência no Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. Foi gerente de expediente na Agência Bandeira (RJ). Foi presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, de 1994 a 2000, e da CNB-CUT, de 2000 a 2003. Foi conselheira fi scal da Previ em 2000 e em 2006. É presidente do Conselho Deliberativo da Cassi desde 2010. Atualmente é assessora da Ouvidoria da Petros.

SUPLENTEjosé Luiz Barbosa Ingressou no Banco do Brasil em 1976. Trabalhou em várias agências em Minas Gerais e São Paulo. Bacharel em Direito. Técnico em Contabilidade. É diretor do Sindicato dos Bancários de São José do Rio Preto e Região (SP). Representante da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul na Comissão de Empresa dos Funcionários do BB. Compõe o Conselho de Usuários da Cassi de São José do Rio Preto. Foi presidente da AABB de Frutal (MG). Vice-presidente administrativo e fi nanceiro da Apae de São José do Rio Preto.

CNB-CUT, de 2000 a 2003. Foi conselheira fi scal da Previ em 2000 e em 2006. É presidente do Conselho Deliberativo da Cassi desde 2010. Atualmente é assessora da Ouvidoria da Petros.

Compõe o Conselho de Usuários da Cassi de São José do Rio Preto. Foi presidente da AABB de Frutal (MG). Vice-presidente administrativo e fi nanceiro da Apae de São José do Rio Preto.

“A Chapa 4 combina experiência com juventude, Plano 1 e Previ Futuro, colegas da ativa e aposentados, homens e mulheres, lideranças do movimento sindical

e das entidades associativas, com uma coisa em comum: compromisso com os associados e fi rmeza para defender a Previ dos ataques de onde vierem: do banco, do governo ou de interesses econômicos que não são os nossos. Por isso voto Chapa 4.”jacy afonsoDiretor da CUT Nacional

“Quem é oriundo da Nossa Caixa, como eu, gostaria de ter fundo de pensão com o mesmo modelo de gestão da Previ e a eleição de metade dos diretores. A

eleição de pessoas comprometidas com os associados é segurança de boa gestão. Apoio a Chapa 4 pelo seu compromisso com os trabalhadores”.

jeff erson BoavaPresidente do Sindicato de Campinas

“Apoio a Chapa 4 porque confi o e conheço a trajetória de luta dos candidatos na defesa dos direitos dos participantes da Previ e que, ao longo dos últimos

anos, trouxeram resultados sobre a ampla maioria de nossas reivindicações.”

Otávio DiasPresidente do Sindicato de Curitiba

“Os aposentados não admitem aventura com nosso dinheiro. Queremos diretores experientes e responsáveis para administrar os recursos da Previ com seriedade. Que os

investimentos voltem a dar superávit até poder retornar o BET. Voto na Chapa 4 por causa da presença da Wagner, Sasseron, Fernanda, Rosalina e outros colegas que são dignos da nossa confi ança.”

Iaci azamorPresidenta do Sindicato de Campo Grande

9

Page 10: Rev chapa4 Unidade e Segurança

10 www.chapa4unidadeeseguranca.com.br1010

COnSELHO COnSULTIVO DO PLanO PrEVI FUTUrO

TITULARrosalina amorimFuncionária do BB desde 2001. Trabalhou em agências do interior e da capital do Pará. Graduada em Economia pela Universidade Federal do Pará. Tem a vida marcada pela militância nas lutas populares, sindicais e políticas. Foi eleita delegada sindical em 2004 e desde 2007 é diretora do Sindicato dos Bancários do Pará. Em 2010 foi eleita presidente do Sindicato dos Bancários do Pará e foi reeleita em 2013, com apoio dos bancários e de várias entidades sindicais de abrangência local e nacional. É diretora executiva da Contraf-CUT desde 2009.

SUPLENTEPaulo ViníciusSantos da SilvaCearense, 36 anos, funcionário do BB desde 2007. Escriturário da agência SIA Trecho 2, em Brasília. É sociólogo. Mestrando em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília. Diretor Nacional da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Foi Conselheiro Nacional de Juventude e representante sindical juvenil junto à Coordenadora de Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS) e à Federação Sindical Mundial (FSM-WFTU).

“A Chapa 4 Unidade e Segurança na Previ, como já diz no nome, une as entidades responsáveis pelas principais conquistas do funcionalismo na última década. É, portanto, a mais

capacitada para dirigir a Previ.”

Carlos EduardoPresidente da Fetra� Nordestee do Sindicato do Ceará

“Conheço de perto o trabalho, a seriedade e a competência dos integrantes da Chapa 4. É a certeza da continuidade de trabalho que resultou em conquistas e da luta

por mais e mais avanços para o conjunto dos participantes da Previ.”

josé Souza de jesusConselheiro deliberativo eleito da Previ e presidente do Sindicato de Sergipe

“Votando na Chapa 4 teremos a oportunidade de eleger pela primeira vez um diretor do Previ Futuro. A experiência acumulada pelos colegas do Plano 1,

combinada com a juventude do pessoal do Previ Futuro, levará a Previ a ter mais muitas décadas de sucesso. Pelo futuro da Previ, voto Chapa 4”.

rodrigo BrittoPresidente da CUT Brasília

“Apoio a Chapa 4 Unidade e Segurança na Previ porque seus candidatos, além dos conhecimentos técnicos indispensáveis à função, agregam as correntes do

pensamento político que militam nas diversas entidades do funcionalismo do banco e do movimento sindical, mais comprometidas com os interesses do funcionalismo.

Carlos BarretoPresidente da Fecob

Page 11: Rev chapa4 Unidade e Segurança

11www.chapa4unidadeeseguranca.com.br 111111

COnSELHO COnSULTIVO DO PLanO PrEVI FUTUrO

SUPLENTEKleytton MoraisIngressou no BB em 2009, em Brasília. Foi funcionário do BRB durante oito anos. Participante do Previ Futuro, fi lho de funcionária do BB. Está concluindo a graduação em Ciência Política pela UnB. Diretor do Sindicato de Brasília. Luta pela melhoria das condições de trabalho dos funcionários do BB e pelo fortalecimento do BB como banco público. Trabalha na Fundação Banco do Brasil, na área de articulação e assessoramento a empreendimentos sociais coletivos.

TITULARPablo DiazFuncionário do BB desde 2000. Trabalhou em agências de Curitiba, como gerente de expediente. Economista, com extensão em Didática do Ensino Superior, especialização em Controladoria e mestrado em Tecnologia e Trabalho pela UTFPR. Diretor de Estudos Socioeconômicos do Sindicato de Curitiba. Coordenador do Dieese do Paraná. Tem curso de previdência complementar pela Anapar. Professor de Economia, Estatística e Matemática. Palestrante sobre conjuntura econômica e Sistema Financeiro Nacional.

“O Seeb de Florianópolis apoia a Chapa 4 por entender que é a mais comprometida e preparada para representar os colegas do Banco do Brasil. É fundamental manter a Previ no caminho certo. Por isso pedimos seu voto e apoio à chapa 4 Unidade e Segurança na Previ liderada pelo colega Wagner Nascimento para fortalecer ainda mais nosso fundo de pensão. Juntos somos fortes.”

Marco SilvanoPresidente eleito doSindicato de Florianópolis

jacir ZimmerSecretário-geral eleito doSindicato de Florianópolis

“A magnitude da Previ exige, para uma boa administração, competência, experiência e comprometimento com as causas de seus associados. Por isso voto e apoio a

Chapa 4 Unidade e Segurança na Previ, cuja formação privilegia essa condição.

Paulina Benedetti TerraVice-Presidente da Fecob

“As pessoas que compõem a Chapa 4 constituem, de fato, uma grande unidade do funcionalismo e uma fortaleza na defesa dos interesses dos associados. Voto e

apoio essa chapa na certeza de que com eles a Previ estará em boas mãos.”

Carlos SouzaVice-presidente da Contraf-CUT

“Apoio a Chapa 4 Unidade e Segurança na Previ porque tem lideranças que sempre defenderam os associados dos dois planos e unifi ca tanto o movimento sindical quanto as

demais entidades do funcionalismo.”

josé adrianoConselheiro deliberativo eleito da Cassi e secretário-geral do Sindicato de BH

Page 12: Rev chapa4 Unidade e Segurança

12 www.chapa4unidadeeseguranca.com.br

Lutar para garantir que os associados do Plano 1 e do Previ Futuro tenham sempre um diretor, um conselheiro deliberativo e um conselheiro fi scal eleitos de cada plano na gestão do fundo.

Lutar pelo fi m do voto de minerva no Conselho Deliberativo. Até o fi m do voto de minerva, negociar para que alterações estatutárias e regulamentares precisem da maioria dos votos no Conselho.

Criar Ouvidoria, independente e autônoma, com acesso direto dos associados.

Valorizar os conselhos consultivos de planos.

Lutar para recuperar os direitos do Corpo Social previstos no estatuto de 1997, para que as alterações estatutárias, de regulamento e o balanço anual da Previ voltem a ser submetidas à aprovação dos associados.

Lutar para que a Diretoria de Participações volte a ser eleita pelos associados, conforme foi negociado em 1997, reequilibrando o poder entre banco e associados.

Para o Previ Futuro

Propostas da Chapa 4

Mais participaçãoe mais segurança

banco e associados.

Lutar pelo resgate das contribuições patronais para quem se desligar do plano.

Lutar pela implantação

de contribuições sobre a PLR, para aumentar saldo de conta e valor dos benefícios.

Aumentar os limites e prazos do empréstimo simples.

Fazer campanhas de conscientização sobre perfi s de investimento e rediscutir seu aperfeiçoamento com os associados.

Lutar para que as contribuições à parte “2b” se tornem acessíveis a todos os associados, com obrigatoriedade de contribuições do banco.

Trabalhar pela redução das despesas administrativas e das taxas de carregamento e administração.

Aumentar os percentuais destinados ao empréstimo imobiliário.

Aumentar participação dos associados do Previ Futuro nas apresentações de resultados e eventos da Previ.

Page 13: Rev chapa4 Unidade e Segurança

13www.chapa4unidadeeseguranca.com.br 13www.chapa4unidadeeseguranca.com.br

Negociar a destinação imediata de todo superávit anual que exceder a reserva de contingência, sem esperar acúmulo de três anos consecutivos.

Priorizar a destinação de superávits para suspender contribuições e pagar benefícios temporários.

Lutar pelo aumento do teto de benefícios para 100% da média salarial.

Alterar regulamento e implantar teto de benefícios, correspondente ao maior salário de preenchimento exclusivo de funcionário de carreira do BB.

Lutar por novas reduções naParcela Previ.

Lutar pelo aumento do valor das pensões, aumentando percentual de 60% do complemento de aposentadoria.

Realizar seminário anual com as entidades representativas dos funcionários ativos e aposentados para debater a atuação da Previ e discutir perspectivas de médio e longo prazo.

Para o Plano 1

Apoiar projetos de lei que derrubem o voto de minerva e que impeçam a devolução de superávit às patrocinadoras.

Lutar pela redução gradativa do percentual destinado à Reserva de Contingência. O percentual deve ser defi nido com base em análise dos riscos e da segurança de longo prazo do plano de benefícios.

Melhorar a comunicação da Previ com os associados do Plano 1 e do Previ Futuro, com mais agilidade e uso de novas tecnologias.

Atuar em conjunto com as entidades do funcionalismo para defender os interesses dos associados contra interferências do banco, do governo e de grupos empresariais.

Criar serviço de assessoria fi nanceira para orientar os associados e tratar das situações de endividamento.

Administrar os planos de previdência dos bancos incorporados e negociar a opção de transferência de reservas para o Previ Futuro, sem colocar a Previ em Risco.

Apoio a Chapa 4 Unidade e Segurança na Previ por ser a chapa que melhor representa os interesses do funcionalismo. Seus integrantes possuem experiência

e capacitação para gerir os recursos da Previ, de forma a garantir a rentabilidade necessária para que seus associados tenham uma aposentadoria digna, de acordo com todo o esforço que fi zeram durante toda sua vida laboral. Por isso, de 16 a 28 de maio, vote Chapa 4.

rafael ZanonConselheiro deliberativo da Previ ediretor do Sindicato de Brasília

“Pela primeira vez me manifesto em apoio a uma chapa. Se o faço é pela convicção de que os companheiros da Chapa 4 Unidade e Segurança na Previ aliam

seriedade, competência e alto grau de comprometimento na defesa dos direitos de todos os colegas, quer da ativa como aposentados e pensionistas. Sem dúvida, terão a capacidade requerida na defesa do patrimônio e do conceito da nossa Previ”

adolpho nogueiraSecretário do Conselho Fiscal da AAFBB

“As entidades que formaram a Chapa 4 Unidade e Segurança na Previ estiveram à frente de todas as lutas do funcionalismo nas últimas décadas. E os candidatos são os

mais preparados e comprometidos com os associados.”

Fabiano FélixPresidente do Conselho Fiscal da Previ

“Apoio a Chapa 4 por entender que a aposentadoria dos funcionários do BB é coisa séria. Precisamos, portanto, eleger candidatos também sérios para

administrar os recursos que garantirão a segurança de nosso futuro.”

antonio Cladir TremarinConselheiro � scal da Cassi

13

Page 14: Rev chapa4 Unidade e Segurança

14 www.chapa4unidadeeseguranca.com.br

AcreABCAndradinaAlegreteAngra dos ReisAraçatubaAlagoasAraraquaraApucaranaArapotiAssisBagéBahiaBaixada FluminenseBarretosBarra do GarçasBelo HorizonteBento GonçalvesBragança PaulistaBrasíliaCachoeira do SulCamaquãCampina GrandeCampinasCampo GrandeCampo MourãoCampos GoytacazesCarazinho e RegiãoCataguasesCatanduvaCaxias do SulCearáCorumbáCornélio ProcópioCuritibaDivinópolisDouradosEntorno do DFErechimExtremo Sul da BahiaFeira de Santana

Frederico WestphalenGuaporéGuaratinguetáGuarulhosHorizontinaIjuíIlhéusIpatingaIrecêItabunaItaperunaJacobinaJaúJequiéJuazeiroJundiaíLajeadoLimeiraLinsLitoral Norte RSLondrinaMacaéMaríliaMato GrossoMogi das CruzesNaviraí (MS)NiteróiNova FriburgoNova PrataNovo HamburgoParáParaíbaPatos de MinasParanavaíPernambucoPetrópolisPiauíPiracicabaPonta PorãPresidente PrudentePresidente Venceslau

Porto AlegreRio ClaroRio de JaneiroRio GrandeRio PardoRondôniaRondonópolisRoraimaRosário do SulSanta Cruz do SulSanta RosaSantana do LivramentoSantiagoSanto ÂngeloSão BorjaSão CarlosSão GabrielSão José do Rio PretoSão LeopoldoSão Luiz GonzagaSão PauloSergipeSoledadeSorocabaSul FluminenseTaubatéTeófi lo OtoniTeresópolisToledoTrês LagoasTrês RiosTupãUberabaUmuaramaUruguaianaVacariaVale do ParanhanaVitória da ConquistaVotuporangaZona da Mata e Sul de Minas

Chapa 4 tem apoio de Norte a Sul do paísCOnTraF-CUT

FEDEraÇÕES DE BanCÁrIOS Fetec São Paulo Feeb São Paulo e Mato Grosso do Sul Fetrafi Rio Grande do Sul Fetec Paraná Fetraf Rio de Janeiro/Espírito Santo Feeb Bahia e Sergipe Fetraf Minas Gerais Fetec Centro Norte Fetrafi Nordeste

SInDICaTOS DE BanCÁrIOS

CESaBBS E aaBBSCesabb acre, presidente Elon Silva MachadoCesabb alagoas , presidente Jezreel Agra CordeiroCesabb Ceará, presidente Melquíades de Oliveira NetoCesabb Distrito Federal, presidente Nelson Vieira FilhoCesabb Espírito Santo, presidente Pedro Vilaça NetoCesabb Goiás, presidente Maurílio Gomes de OliveiraCesabb Maranhão, presidente Abdomacir Coelho SantosCesabb Mato Grosso, presidente José Humberto Paes de CarvalhoCesabb Mato Grosso do Sul, presidente Ubiratan Medeiros ChitaCesabb Pará, presidente Pedro Paulo Campos MagnoCesabb Paraíba, presidente Pedro Romero Guedes AmaroCesabb Paraná, presidente Daniel LiberatoCesabb Piauí, presidente Marcos Cortez Rufi noCesabb rodônia, presidente Rosane Maria SantannaCesabb roraima, presidente Estevam Assunção e SilvaCesabb Santa Catarina, presidente Ivorlei FontanaCesabb São Paulo, presidente Francisco Paulino de CarvalhoCesabb Sergipe, presidente Lucivaldo de Jesus OliveiraAABB Lagoa, Rio de Janeiro, presidente Reinaldo Batista RibeiroAABB niterói, presidente Sérgio Weneck Izabel da Cruz AABB Fortaleza, presidente Marcos Antônio TavaresAABB Goiânia, presidente Elézer Lemes Da Silvajúlio alt, vice-presidente da aaBB Lagoa-Rio-RJ

rEPrESEnTanTES Da aaFBBPB - Maria do Socorro C. Dantas (Campina Grande)PE - joão Borges de Lima (Caruaru)RJ - Humberto Blanc (Niterói)SC - Sérgio Pires FerreiraSE - Wallas alves de MoraisSP - jaber alfredo rosa (Campinas)

E MaIS...Carlos Souza (Carlinhos), Ex-pres. do Satélite e diretor da FenabbMário Engelke, cons. del. da Cassi e pres. Cons. Del. AABB LagoaCarmelina Pereira (Carminha), conselheira fi scal eleita da CassiCláudio Gerstner, conselheiro fi scal eleito da Cassijosé Eduardo Marinho, conselheiro fi scal eleito da Cassirubens da Costa (Beta), presidente da AFABB-São Paulo

OS aPOIOS Da aaFBB Ari Sarmento do Vale, vice-presidente de Finanças Carlos Fernando dos Santos (Café), vice-pres. Administrativo Ernesto Martins Pamplona, vice-presidente de Seguridade José Odilon Gama, vice-presidente Social e de Representações Luiz Roberto Dias (Betto Dias), conselheiro deliberativo Abnel Félix, diretor na Área de Seguridade

FEnaBBVice-presidente Financeiro Renê Nunes dos SantosVice-presidente Administrativo Waldyr Peixoto FilhoVice-presidente Esportivo Clodoaldo Soares do Nascimento

COnSELHEIrOS rEGIOnaISE rEPrESEnTanTESAL - Maria Gleide Lira Lima BA - Marilene da Silva Pinto DF - Felinto Amorim P. PintoES - Humberto Del MaestroMA - Emídio Costa RibeiroPB - Carlos Alberto Bógea SerraSE - Francisco Jurandir de MeloSP - Waldenor Moreira Borges FilhoRJ - Antonio Roberto VieiraRS - Jayme Hilário MayerSC - João Antônio Ferreira LeiteBA - Carlos BohanaCE - Gerardo CamiloRS - Ivo BalestrinRS - Leonidas Maia AlbuquerqueMG - Mário Tatsuo e Vicente TeixeiraPE - Rinaldo de Oliveira TenórioRN - Ronaldo Antunes de OliveiraPA - Waldenira Bandeira

Page 15: Rev chapa4 Unidade e Segurança

Não coloque seupatrimônio em risco

A Previ já viveu situações de risco e sofreu prejuízos consideráveis. Nas déca-das de 1980 e 1990 houve vários negócios suspeitos, feitos por interferências exter-nas à Previ, que colocaram em risco nosso patrimônio. Sauípe, Ponta do Félix, Ma-gic Park, empresas de telefonia, terrenos. Uma lista que fazia a Previ frequentar as páginas policiais, mais que as econômicas.

A gestão melhorou muito e não se fi -zeram mais investimentos prejudiciais aos associados a partir de quando passamos a eleger a metade dos diretores, em 1998. Depois disso, o Plano 1 passou a acumu-lar superávits seguidos, utilizados para melhorar benefícios, reduzir e suspender as contribuições e pagar o BET.

Por que a candidata da Chapa 3 nãodeixa apurar desfalque na Anabb?

Interventorquer voltar à Previ

Meados de 2002. FHC decreta intervenção na Previ e nos toma R$ 1,7 bilhão, utilizando o voto de minerva que o interventor implantou. A intervenção elimina a eleição direta para a dire-toria, acaba com o direito de voto dos associados em alterações estatutárias e regulamentares e toma a diretoria de Participações dos associados.

O interventor não fez tudo sozinho. Teve a colaboração de um assessor, Leonardo Faletti. Funcionário da Previ, foi pessoalmente até os diretores eleitos para tomar seus crachás e im-pedi-los de entrar no prédio e continuar exer-cendo seus mandatos. Ajudou a cassar os dire-tores e conselheiros que haviam sido escolhidos democraticamente pelos associados e resistiam ao repasse de R$ 1,7 bilhão dos cofres da Previ para o Governo FHC.

Durante a intervenção, os funcionários da Previ resistiram e se uniram para defender o pa-trimônio dos associados. Houve um que preferiu colaborar com o interventor.

Doze anos depois, o colaborador da inter-venção quer voltar à Previ como candidato a diretor na chapa que, ironicamente, carrega a palavra “Participação”, a chapa 2.

Em 2012 estourou denúncia de desvio de R$ 4 milhões de valores de corretagem de seguros que de-veriam ser depositados nos cofres da Anabb. Essa acusação consta dos autos de processo judicial com base em auditoria externa contrata-da pela Anabb e encaminhada para apuração de Comissão de Ética ins-talada pelo Conselho Deliberativo da entidade. O relatório dá conta de que os recursos foram pagos a empresa de propriedade do ex-pre-sidente da entidade, Valmir Camilo.

A criação da Comissão de Éti-ca da Anabb foi aprovada, mas teve oposição ferrenha dos dez conse-lheiros ligados ao acusado. A can-didata da Chapa 3, Cecília Garcez, foi uma das que tentaram barrar a apuração. Chegaram até a entrar com medidas judiciais para manter

a apuração em segredo, para que ninguém tomasse conhecimento.

Intrigante. Por que tanto zelo para impedir a apuração e acober-tar irregularidades?

Talvez a explicação seja o tradi-cional “uma mão lava a outra”. Ou melhor, nesse caso não lava. A can-didata foi apadrinhada de Valmir para a diretoria da Anabb e para a diretoria da Previ. Seu marido tam-bém foi apadrinhado para trabalhar na Bombril, quando o ex-presidente citado assumiu o Conselho de Admi-nistração da empresa, à revelia da Previ, que era acionista da empresa.

Candidatos à diretoria da Previ não podem ser alvo de questiona-mentos desse tipo. Quem lida com recursos de terceiros e reservas co-letivas não pode compactuar com desvios e acobertar apurações.

A gestão foi melhorada, masé preciso tomar muito cuidado.

Em toda eleição da Previ há candidatos que escondem seus apoios e ligações perigosas. Outros se vangloriam de não ter ligação com nenhuma organização do funcionalismo. Outros candidatos são contra a existência de fundos de pensão.

Quem não mostra a cara e as suas ligações também não deixa claro o que faria na direção da Previ. E, mais importante, não terá força nem apoio para resistir às pressões do banco, de inimigos, adversários e aproveitadores de nosso patrimônio.

Administrar a Previ exige responsabilidade e força. Força que só tem quem é li-gado às entidades sindicais, associações de aposentados e entidades do funcionalismo, sempre prontas para defender nosso patrimônio e apoiar os dirigentes eleitos da Previ.

Cuidado. Quem se esconde na neutralidade pode colocar seu patrimônio em risco.

Page 16: Rev chapa4 Unidade e Segurança

16 www.chapa4unidadeeseguranca.com.br

“É importante escolher as pessoas adequadas para cuidar de nosso patrimônio. Mais do que preparo técnico, é preciso ser autêntico na defesa dos interesses dos associados. Os candidatos da Chapa 4 já demonstraram seu compromisso com os participantes no seu dia a dia à frente de sindicatos e associações que dirigem”.

Mirian FochiDiretora eleita da Cassi

nós apoiamos aChapa 4 Unidade e Segurança na Previ

“Para administrar a Previ é preciso muita dedicação e equilíbrio. A Previ não comporta medidas populistas nem pode ser governada por aventureiros. Os colegas da Chapa 4, mesmo os mais jovens, são experientes na condução das entidades do funcionalismo e já demonstraram que vão cuidar de nosso patrimônio com responsabilidade e segurança.”

Haroldo do rosário Vieira,presidente da Fenabb

“Declaro meu apoio à Chapa 4 Unidade e Segurança na Previ por conhecer a capacidade, o compromisso e a seriedade dos integrantes que compõem a Chapa. Destaco a minha admiração pelos meus colegas Célia Larichia e Gilberto Santiago, com quem tive o prazer de compartilhar a administração da AAFBB e que são exemplos de trajetórias de gestão e de profundo conhecimento dos assuntos ligados à nossa Caixa de Previdência”

Loreni de SengerVice presidente do ConselhoDeliberativo da AAFBB

“Estou com a Chapa 4 Unidade e Segurança na Previ por ser composta por dirigentes de diversas entidades do funcionalismo, como Fenabb, Anabb, AAFBB, Apabb e movimento sindical. Todos os candidatos têm história de lutas e conquistas na bagagem e estão preparados para fazer os embates necessários para avançar na busca de melhorias para os participantes da Previ.

Sergio riedePresidente da Diretoria Executiva da Anabb e conselheiro deliberativo da Fenabb

“A Previ é um dos maiores exemplos de que os trabalhadores são os mais capacitados para gerir seus próprios recursos. Apoio a Chapa 4 porque ela é formada pelo movimento sindical e outras entidades do funcionalismo e porque representa as forças que vêm administrando a Previ há anos, com grande êxito.”

Carlos CordeiroPresidente da Contraf-CUT

Para votar na Chapa 4 Unidade e Segurança na Previ nas eleições de 16 a 28 de maio, os funcionários da ativa votam por meio do SISBB. Os

aposentados e pensionistas maiores de 18 anos votam pelo site www.

previ.com.br (com senha) ou pelos fones 0800 723 0808 e 0800 031

0808, também com senha.

De 16 a 28 de maio,vote Chapa 4 Unidadee Segurança na Previ

www.chapa4unidadeeseguranca.com.br

“Voto e apoio a Chapa 4 Unidade e Segurança na Previ por ter atuado com a maioria das pessoas dessa equipe e saber da capacidade e dedicação de todos às causas do funcionalismo. Sei que Wagner é um quadro de grande capacidade e será um baluarte na defesa dos associados em especial do pessoal do Previ Futuro.”

Marcel BarrosDiretor de Seguridade eleito da Previ

unidadesegurança na PreviCHAPA4