REVISAOAFA1

5
CURSO PROGRESSÃO Profº Emilson Moreira REVISÃO DE FÍSICA 1. (Fuvest) Dois reservatórios cilíndricos S e S‚ de paredes verticais e áreas das bases de 3 m£ e 1 m£, respectivamente, estão ligados, pela parte inferior, por um tubo de diâmetro e volume desprezíveis. Numa das extremidades do tubo (ver figura adiante) existe uma parede fina AB que veda o reservatório grande. Ela se rompe, deixando passar água para o reservatório pequeno, quando a pressão sobre ela supera 10000 N/m£. a) Estando o reservatório pequeno vazio, determine o volume máximo de água que se pode armazenar no reservatório grande sem que se rompa a parede AB, sabendo-se que a densidade da água vale 1000 kg/m¤. b) Remove-se a parede AB e esvaziam-se os reservatórios. Em seguida coloca-se no sistema um volume total de 6 m¤ de água e, no reservatório S, imerge-se lentamente uma esfera de ferro de 1 m¤ de volume até que pouse no fundo. Determine a altura da água no reservatório S‚, após alcançado o equilíbrio. 2. (Ufpe) Uma bola é lançada com velocidade V = 93 cm/s de encontro a outra bola idêntica, em repouso e próxima a uma parede. O evento ocorre sobre um plano horizontal, sem atrito, e todos os choques são perfeitamente elásticos e frontais. Qual o módulo da velocidade relativa, em cm/s, entre as bolas após o segundo choque entre elas? 3. (Uerj) As comunicações entre o transatlântico e a Terra são realizadas por meio de satélites que se encontram em órbitas geoestacionárias a 29.600km de altitude em relação à superfície terrestre, como ilustra a figura a seguir. Para essa altitude, determine: a) a aceleração da gravidade; b) a velocidade linear do satélite. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO (Fuvest) g = 10 m/s£ 1,0 cal = 4,0 J densidade d'água: 1,0 g/cm¤ = 10¤ kg/m¤ velocidade da luz no ar: 300.000 km/s calor latente de fusão do gelo: 80 cal/g pressão atmosférica: 10¦ N/m£ FÍSICA II Centro: 2544 - 8734 Caxias: 2674 - 9599 Mal. Hermes: 2489 - 6914 N. Iguaçu : 2667-1392 Niterói: 2622 - 3013 1 www.cursoprogressao.co m.br

description

MATERIAL DE APOIO AOS CANDIDATOS PARA AFA

Transcript of REVISAOAFA1

Page 1: REVISAOAFA1

CURSO PROGRESSÃO

Profº Emilson Moreira

REVISÃO DE FÍSICA 1. (Fuvest) Dois reservatórios cilíndricos S e S‚ de paredes verticais e áreas das bases de 3 m£ e 1 m£, respectivamente, estão ligados, pela parte inferior, por um tubo de diâmetro e volume desprezíveis. Numa das extremidades do tubo (ver figura adiante) existe uma parede fina AB que veda o reservatório grande. Ela se rompe, deixando passar água para o reservatório pequeno, quando a pressão sobre ela supera 10000 N/m£.

a) Estando o reservatório pequeno vazio, determine o volume máximo de água que se pode armazenar no reservatório grande sem que se rompa a parede AB, sabendo-se que a densidade da água vale 1000 kg/m¤.b) Remove-se a parede AB e esvaziam-se os reservatórios. Em seguida coloca-se no sistema um volume total de 6 m¤ de água e, no reservatório S, imerge-se lentamente uma esfera de ferro de 1 m¤ de volume até que pouse no fundo. Determine a altura da água no reservatório S‚, após alcançado o equilíbrio.

2. (Ufpe) Uma bola é lançada com velocidade V = 93 cm/s de encontro a outra bola idêntica, em repouso e próxima a uma parede. O evento ocorre sobre um plano horizontal, sem atrito, e todos os choques são perfeitamente elásticos e frontais. Qual o módulo da velocidade relativa, em cm/s, entre as bolas após o segundo choque entre elas?

3. (Uerj) As comunicações entre o transatlântico e a Terra são realizadas por meio de satélites que se encontram em órbitas geoestacionárias a 29.600km de altitude em relação à superfície terrestre, como ilustra a figura a seguir.

Para essa altitude, determine:a) a aceleração da gravidade;b) a velocidade linear do satélite.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO(Fuvest) g = 10 m/s£1,0 cal = 4,0 Jdensidade d'água: 1,0 g/cm¤ = 10¤ kg/m¤velocidade da luz no ar: 300.000 km/scalor latente de fusão do gelo: 80 cal/gpressão atmosférica: 10¦ N/m£

4. Duas esferas de 2,0 kg cada deslocam-se sem atrito sobre uma mesma reta horizontal. Elas se chocam e passam a se mover grudadas. O gráfico representa a posição de cada esfera, em função do tempo, até o instante da colisão.

a) Calcule a energia cinética total do sistema antes do choque.b) Esboce a continuação do gráfico até t = 10 s.c) Calcule a energia dissipada com o choque.

5. (Ita) Suponha que o elétron em um átomo de hidrogênio se movimenta em torno do próton em uma órbita circular de raio R. Sendo m a massa do elétron e q o módulo da carga de ambos, elétron e próton, conclui-se que o módulo da velocidade do elétron é proporcional a:a) q Ë(R/m).b) q/ Ë(mR).c) q/m (ËR).d) qR/ Ëm.e) q£R/ Ëm.

FÍSICA IICentro: 2544 -

8734Caxias: 2674 -

9599Mal. Hermes: 2489 -

6914N. Iguaçu : 2667-

1392Niterói: 2622 -

3013

1www.cursoprogressao.com.br

Page 2: REVISAOAFA1

6. (Uel) Um corpo de massa m é abandonado, a partir do repouso, no ponto A de uma pista cujo corte vertical é um quadrante de circunferência de raio R.

Considerando desprezível o atrito e sendo g a aceleração local da gravidade, pode-se concluir que a máxima deformação da mola, de constante elástica k, será dada pora) Ë(mgR/k)b) Ë(2mgR/k)c) (mgR)/kd) (2mgR)/ke) (4m£g£R£)/k£

7. (Mackenzie) A figura a seguir mostra um corpo que é abandonado do topo do plano inclinado AB sem atrito e percorre o trecho BC, que apresenta atrito, parando em C. O gráfico que melhor representa a energia mecânica E desse corpo em função da posição x é:

8. (Uel) A figura 1 representa um sistema composto de três esferas de mesma massa unidas por três molas idênticas. O sistema é posto a oscilar, deslocando-se entre as posições indicadas nas figuras 2 e 3.

Pode-se dizer que a energia potencial elástica máxima do sistema ocorrea) somente na posição da figura 1.b) somente na posição da figura 2.c) somente na posição da figura 3.d) nas posições das figuras 1 e 2.e) nas posições das figuras 2 e 3.

9. (Unesp) No lançamento do martelo, os atletas lançam obliquamente uma esfera de metal de pouco mais de 7kg. A maioria dos atleta olímpicos, quando consegue lançar o martelo com um ângulo de aproximadamente 45° com a horizontal, atinge distâncias de cerca de 80m. Dos valores dados a seguir, assinale o que mais se aproxima da energia cinética que esses atletas conseguem fornecer ao martelo (adote g=10m/s£).a) 3 J.b) 30 J.c) 300 J.d) 3000 J.e) 30000 J.

10. (Puccamp) Um corpo de massa 72 g flutua em um líquido, de densidade 0,60 g/cm¤, com 60 % de seu volume imerso. O volume do corpo, em cm¤, nessas condições valea) 60b) 72c) 120d) 160e) 200

11. (Uece) Dois líquidos não-miscíveis, X e Y, são derramados sucessivamente em um vaso cilíndrico. O líquido X, de massa específica 0,8 g/cm¤, é derramado primeiro, até atingir 1/4 do volume do vaso. A seguir, o líquido Y, de massa específica 0,5 g/cm¤ é derramado até encher completamente o vaso. Se mÖ e mÙ são as massas dos líquidos X e Y, respectivamente, a razão mÖ/mÙ vale:

a) 8/15b) 4/15c) 8/5d) 4/3

FÍSICA II 1826/07 - 2/2www.cursoprogressao.com.br

Page 3: REVISAOAFA1

12. (Ufsm)

Conforme a figura, aplica-se uma força "f" ao êmbolo do cilindro menor, de área "a", de uma prensa hidráulica, produzindo um deslocamento "Ðx". No êmbolo do cilindro maior, de área "A", surge uma força "F" que produz um deslocamento "Ðy". Pode-se, então, afirmar que

I. F Ðy = fÐxII. F / A = f/aIII. A Ðy = aÐx

Está(ão) correta(s)a) apenas I.b) apenas II.c) apenas III.d) apenas I e II.e) I, II e III.

13. (Fuvest) Uma esfera de volume 0,6 cm¤ tem massa m = 1,0 g. Ela está completamente mergulhada em água e presa, por um fio fino, a um dos braços de uma balança de braços iguais, como mostra a figura a seguir. É sabido que o volume de 1,0 g de água é de 1,0 cm¤. Então a massa m‚ que deve ser suspensa no outro braço da balança, para mantê-la em equilíbrio é:

a) 0,2 gb) 0,3 gc) 0,4 gd) 0,5 ge) 0,6 g

14. (Ita) Num recipiente temos dois líquidos não miscíveis com massas específicas › < ›‚. Um objeto de volume V e massa específica › sendo › < › < ›‚ fica em equilíbrio com uma parte em contato com o líquido 1 e outra com o líquido 2 como mostra a figura adiante. Os volumes V e V‚ das partes do objeto que ficam imersos em 1 e 2 são, respectivamente:

a) V = V (›/›) V‚ = V (›‚ - ›)

b) V = V (›‚ - ›)/(›‚ - ›) V‚ = V (›‚ - ›)/(› - ›)

c) V = V (›‚ - ›)/(›‚ + ›) V‚ = V (› - ›)/(› + ›)

d) V = V (›‚ - ›)/(›‚ + ›) V‚ = V (› + ›)/(› + ›)

e) V = V (›‚ - ›)/(›‚ - ›) V‚ = V (› - ›)/(›‚ - ›)

15. (Fuvest) Um vagão A, de massa 10 000 kg, move-se com velocidade igual a 0,4 m/s sobre trilhos horizontais sem atrito até colidir com outro vagão B, de massa 20 000 kg, inicialmente em repouso. Após a colisão, o vagão A fica parado. A energia cinética final do vagão B vale:a) 100 J.b) 200 J.c) 400 J.d) 800 J.e) 1600 J.

16. (Ita) Uma massa m em movimento retilíneo com velocidade 8,0 × 10£ m/s colide frontalmente com outra massa m‚ em repouso e sua velocidade passa a ser 5,0 × 10£ m/s. Se a massa m‚ adquire a velocidade de 7,5 × 10£ m/s, podemos concluir que a massa m é:a) 10m‚b) 3,2m‚c) 0,5m‚d) 0,04m‚e) 2,5m‚

FÍSICA II 1826/07 - 3/2www.cursoprogressao.com.br

Page 4: REVISAOAFA1

17. (Ita) Na experiência idealizada na figura, um halterofilista sustenta, pelo ponto M, um conjunto em equilíbrio estático composto de uma barra rígida e uniforme, de um peso P = 100 N na extremidade a 50 cm de M, e de um peso P‚ = 60 N, na posição x‚ indicada. A seguir, o mesmo equilíbrio estático é verificado dispondo-se, agora, o peso P‚ na posição original de P, passando este à posição de distância x = 1,6 x‚ da extremidade N.

Sendo de 200 cm o comprimento da barra e g = 10 m/s£ a aceleração da gravidade, a massa da barra é dea) 0,5 kg.b) 1,0 kg.c)1,5 kg.d) 1,6 kg.e) 2,0 kg.

18. (Ita) A figura mostra uma barra de 50 cm de comprimento e massa desprezível, suspensa por uma corda OQ, sustentando um peso de 3000 N no ponto indicado. Sabendo que a barra se apóia sem atrito nas paredes do vão, a razão entre a tensão na corda e a reação na parede no ponto S, no equilíbrio estático, é igual a

a) 1,5b) 3,0c) 2,0d) 1,0e) 5,0

19. (Unitau) Sendo Mt a massa da Terra, G a constante universal da gravitação e r a distância do centro da Terra ao corpo, pode-se afirmar que o módulo da aceleração da gravidade é dado por:a) g = GMt/rb) g = GMt/r£c) g = GMt/r¤d) g = Gr/Mte) g = r/GMt

20. (Unitau) Um próton em repouso tem uma massa igual a 1,67 × 10£¨ kg e uma carga elétrica igual a 1,60 × 10¢ª C. O elétron, por sua vez, tem massa igual a 9,11 × 10¤¢ kg. Colocados a uma distância d, um do outro, verifica-se que há uma interação gravitacional e uma interação eletromagnética entre as duas partículas. Se a constante de gravitação universal vale 6,67 × 10¢¢ Nm£/kg£, pode-se afirmar que a relação entre a atração gravitacional e elétrica, entre o próton e o elétron, vale aproximadamente:a) 4,4 × 10¢¦b) 4,4 × 10¤¡c) 4,4 × 10¥¦d) 4,4 × 10¥¡e) zero

FÍSICA II 1826/07 - 4/2www.cursoprogressao.com.br

Page 5: REVISAOAFA1

GABARITO

1. a) 3,0 m¤.b) 1,75 m.

2. 93 cm/s.

3. a) g = 0,3 m/s£

b) v = 2.500 m/s

4. a) 40 J

c) 32 J

5. [B]

6. [B]

7. [D]

8. [E]

9. [D]

10. [E]

11. [A]

12. [E]

13. [C]

14. [E]

15. [C]

16. [E]

17. [D]

18. [B]Pela condição de não rotação (soma dos momentos é igual a zero)T.10 - 3000.20 + S(30/50).40 + S.(40/50).30 = 0T - 3000.2 + S(30/50).4 + S.(40/50).3 = 0T - 6000 + S(12/5) + S.(12/5) = 0T + (24/5).S = 6000

Pela condição de não translação sabemos que as reações nas paredes são iguais e desta forma podemos escrever:

T + 2.S.(30/50) = 3000T + (6/5).S = 3000

Resolvendo o sistema temos:T = 2000 N e S = 2500/3 N

A questão exige a razão T/Sx onde Sx é a componente horizontal da reação na parede e assim:

T/[S.(40/50)] = 2000/[(2500/3).(4/5)] == 2000/[2000/3] = 3

19. [B]

20. [D]

Estude sempre e muito.

A melhor maneira de melhorar o padrão de vida,

é melhorar o padrão do pensamento.

Disse Jesus: Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama. (João 14:21)

Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. (Romanos 8:28)

FÍSICA II 1826/07 - 5/2www.cursoprogressao.com.br