Revista A colheita | Edição 26

12
Colheita INFORMATIVO DO PROGRAMA DE ADOÇÃO MISSIONÁRIA - PAM ANO VI - N° 26 - MARÇO - ABRIL - 2009 Pág. 10 Pág. 11 Pág. 4 ENVELOPAMENTO AUTORIZADO - Pode ser aberto pela ECT A Atleta é batizado no Norte da África Como vai a nossa JMM? Bíblias para a China já!

description

Sua revista de conexão missionária

Transcript of Revista A colheita | Edição 26

Page 1: Revista A colheita | Edição 26

ColheitaINFORMATIVO DO PROGRAMA DE ADOÇÃO MISSIONÁRIA - PAM

ANO VI - N° 26 - MARÇO - ABRIL - 2009

Pág. 10 Pág. 11Pág. 4

ENVELOPAMENTO AUTORIZADO - Pode ser aberto pela ECT

A

Atleta é batizado no Norte da África

Como vai a nossa JMM?

Bíblias para a China já!

Page 2: Revista A colheita | Edição 26

PROJETOS DE MISSÕES MUNDIAISEDITORIAL

A COLHEITA

JESUS: O Único Caminho

para a Índia

Missões Mundiais da CBB

Diretor Executivo (interino): Pr Sócrates Oliveira de SouzaGerente de Comunicação e Marketing: Luiz Cláudio MartelettoJornalista Responsável:

(25944/DRT-RJ)Textos: Aílton de Faria, Daniele Valério e Projeto Gráfico:Joatan de Souza

Rosimar Costa

Redação: Rua Senador Furtado, 71 Praça da Bandeira, Rio de Janeiro. CEP 20270-021. - Tel.: (21) 2122-1900 [email protected]: Tel. (21) 2122-1922 / Fax: (21) 2122-1944 - [email protected]

Sérgio Dias

Sérgio Dias

Designer:

Boa leitura!

Cristo para os Hindus populares

No Norte da Índia, onde vivem cerca de 400 milhões de pessoas, existe um enorme grupo de adeptos de uma corrente do hinduísmo ainda não-alcançados: são os hindus

populares.Os batistas brasileiros, através da JMM, estão no Norte da Índia

desde 1994. Foram plantadas 30 novas comunidades cristãs (igrejas domésticas) entre os vários grupos étnicos locais. Atualmente, cerca de mil pessoas, todas ex-hinduístas, participam das reuniões.

Porém, com o crescimento do trabalho aumentaram também as perseguições. Para apoiar o ministério dos obreiros da terra, foi criada a Associação Batista Jeevan Jyoti (Vida e Luz), uma parceria entre Missões Mundiais da CBB e a coordenação do trabalho missionário na Índia. O objetivo é a construção de um Centro de Desenvolvimento Comunitário para atender às necessidades da população local, que trará credibilidade à ABVL diante das autoridades, minimizará a perseguição de grupos fundamentalistas e possibilitará anunciar a salvação em Cristo de forma estratégica. Outros objetivos são a preparação os obreiros da terra para o ministério e a execução de um plano de expansão que visa a abertura de 25 novas frentes missionárias.

Como ajudar?A Associação Batista Vida e Luz precisa de sua ajuda na:

• Construção do prédio administrativo (a ABVL já possui o terreno);

• Construção do prédio educacional (a ABVL já possui o terreno);• Compra de um veículo para transporte e cargas;•Compra de terrenos para construção de sete das 30 igrejas já

existentes;• Recebimento de equipes de voluntários para auxiliar nos

projetos.

Durante o primeiro semestre de 2009, Missões Mundiais está

realizando uma grande mobilização para que os brasileiros ajudem os crentes indianos a apresentarem Jesus como “Único Caminho para a Índia”. Você e sua igreja não podem ficar de fora desse tremendo avivamento missionário!

A matéria ao lado apresenta o Projeto “Cristo para os Hindus”, que traz os grandes desafios da Índia para o momento. Interceda e apóie este projeto!

Na seção Igrejas Missionárias você verá como Deus tem abençoado as igrejas que abraçaram e vivem a obra de missões. As Notícias do Campo não páram! Confira a inauguração do templo na Guiné Equatorial, as informações do PEPE e dos missionários no Norte da África. Visite também o Espaço do PAM e o Espaço do Adotante, com testemunhos inspirativos.

Na última página, verifique o calendário dos congressos Conexão Missionária e mobilize uma caravana de sua igreja.

Entre em contato com o PAM e saiba como adotar este Projeto!

A COLHEITA

2A COLHEITA

Page 3: Revista A colheita | Edição 26

NOTÍCIAS DOS CAMPOS

GUINÉ EQUATORIAL

A COLHEITA3

ORIENTE MÉDIO

Conflito na Faixa de Gaza afeta trabalho missionário

Foi inaugurado n o d i a 3 0 d e n o v e m b r o , o templo da Primeira Igreja Batista de Bata, na Guiné Equatorial, dirigido pelas missionárias da JMM Lucinalva Oliveira e Nely Soares. Na inaugu-ração estiveram presentes mais de 130 pessoas. Os irmãos guineenses esperaram 20 anos para contemplar esse presente de Deus.

A igreja batista quase desapareceu por completo, devido a falta de obreiros, divisões, lutas e dificuldades.

As missionárias assumiram o trabalho em Bata há menos de um ano e encontra-ram apenas alguns irmãos que congregavam numa garagem.

A igreja passou por momentos difíceis, caminhava a passos lentos, mas os irmãos perseveraram, oraram e creram que Deus mudaria essa situação. “Então, trabalhando junto com eles, o Senhor foi abrindo caminhos onde tudo estava desolado; aos poucos os irmãos receberam novo ânimo, intensificamos o evange-lismo, e a cada domingo recebíamos visitantes. Perguntamos a Deus o que fazer e a resposta foi: Avancem! Obedecemos”, contam. Os novos frutos começam a aparecer e aproximadamente 20 irmãos estão em preparação para o batismo, os ministérios estão sendo formados e a igreja está se consolidando.

Inaugurado o templo da PIB de Bata

A m i s s i o n á r i a Terezinha Candieiro retornou em dezembro do Noroeste da África cheia de desafios. Os d i a s q u e p a s s o u naquela região foram impactantes para ela e para o Programa de Educação Pré-Escolar (PEPE). Nesta viagem foi realizado o Encontro Regional de Coordenadores do PEPE.

Terezinha esteve com cinco missionárias de três países: Senegal, Mali e Guiné. Foi um tempo para capacitação e discussão sobre o PEPE em con tex to muçu lmano . A missionária visitou famílias das crianças e viu de perto as necessidades espiritual e material. Constatou que naquela localidade as crianças querem aprender novas coisas e, assim, terem oportunidades de crescimento.

“Louvado seja Deus pela missão de levar Sua Palavra, através da educação, a lugares distantes. Este trabalho foi possível com a intercessão e doação de recursos financeiros e, por isso, agradeço aos irmãos adotantes do PAM”, relata Terezinha Candieiro.

PEPE abençoa crianças da África

O casal Pr. Caleb e Rebeca, missionários no Oriente Médio, estão próximos à área de conflito entre Israel e Palestina e veem, diariamente, notícias sobre os estragos que a guerra tem causado ao povo. Os números de vítimas são impressionantes: quase mil palestinos mortos e mais de 3 mil feridos. No país onde estão, mais de 75% da população é palestina e os protestos contra a guerra na Faixa de Gaza não param. “Alguns têm mostrado hostilidade até mesmo conosco, pelo simples fato de sermos ocidentais. Por causa disso, somos orientados a evitar sair de casa durante as manifestações populares”, contam os obreiros.

Mesmo em meio a tensão causada pelo clima de guerra, os m i s s i o n á r i o s a c r e d i t a m q u e , a t r a v é s d a i n t e r c e s s ã o , é possível mover a mão de Deus para que Ele intervenha na crise. “Não aguentamos ver tanto sofrimento, gente inocente morrendo. Sobretudo as crianças, que são o alvo do nosso ministério! Algo tem de ser feito. E a única coisa que vem à nossa mente é clamarmos a Deus para que intervenha nisso tudo, agindo à Sua maneira. Cremos que isso acontecerá!”, finalizam.

Templo lotado na inauguração

Destruição e tristeza em Gaza

Page 4: Revista A colheita | Edição 26

ITÁLIA NORTE DA ÁFRICA

PERUPrimeiro batismo do ministério missionário

Primeiro templo evangélico em Mântova

O trabalho em Bafatá continuaCom a chegada da missionária Dra. Lilian Benites Grance

e a efetivação de três obreiros nacionais (Demba Canté, Konko Fadera e Adulai Baldé), o trabalho em Bafatá ganhou um grande reforço.

A Dra. Lilian atende na Clínica Batista. Antes de cada consulta apresenta a Palavra de Deus. Na igreja trabalha com crianças, prega, dá estudos bíblicos e ainda oferece um curso de inglês com propósito evangelístico.

O sonho da doutora é implantar o Programa de Odontologia Preventiva e Educativa (POPE), e para isso comprou escovas e pastas de dente.

A missionária também sente que pode ajudar a população com a criação de uma escolinha de basquete; assim, necessita de bolas e camisetas. Também deseja fornecer leite às crianças desnutridas e vitamina às grávidas. A Rádio não está funcionando no momento, pois é preciso um gerador.

O trabalho em Bafatá tem sido uma bênção, mas as necessidades precisam de suprimento. Entre em contato com o PAM, através do e-mail [email protected] e saiba como ajudar a obra missionária na Guiné-Bissau.

O Pr. Fábio Pêgas Pisa, missionário em Mântova, tem trabalhado incansavelmente.

A igreja naquele local está crescendo rápido e os irmãos têm investido na construção do templo.

Quando o missionário chegou, havia apenas 10 pessoas e hoje, após 6 anos, são mais de 150 membros. Um verdadeiro milagre! Recentemente foram batizados quatro italianos e mais 10 irmãos estão se preparando para o batismo.

A igreja continua se mobilizando para recomeçar a construção do templo, de

grande proporção, que ficou parada por terem encontrado restos arqueológicos no terreno. É uma obra de fé, pois o valor é muito alto e os recursos limitados. Hoje os irmãos têm somente 1/3 do valor da obra, em função de um empréstimo bancário. Eles creem que Deus mandará os recursos necessários para a continuação. A base do templo já foi colocada; agora é preciso levantá-lo. Este será o primeiro templo evangélico da Província de Mântova, que tem cerca de 3 mil anos de história.

Você pode contribuir com esta obra e assim fazer parte da história dos batistas na Itália.

GUINÉ-BISSAU

As missionárias Paula e Débora Oliveira comemoram o primeiro batismo de seus ministérios. Em novembro de 2008, como fruto do trabalho desenvolvido através de relacionamentos e dos grupos de estudos bíblicos, um jogador de futebol aceitou a Jesus e foi batizado.

Paula e Débora Oliveira foram procuradas por três brasileiras, sendo que duas eram evangélicas, que desejavam formar um grupo para estudar a Bíblia. O esposo de uma delas, jogador de futebol, também se interessou em participar das lições. As missionárias, então, começaram o discipulado com o grupo. Pouco depois, o atleta se converteu e declarou que gostaria de ser batizado. “Louvamos a Deus por mais esta vitória”, dizem as obreiras da JMM.

NOTÍCIAS DOS CAMPOS

4A COLHEITA

Dra. Líliam ministrando estudo bíblico em Bafatá

Page 5: Revista A colheita | Edição 26

01/03: Campanha 2009 – As igrejas batistas brasileiras estão em plena campanha de Missões Mundiais. Ore, constantemente, para que a JMM alcance todos os seus alvos propostos para este ano. (Victória Azevedo – Peru; Luiz Cláudio Martelleto – Sede da JMM) Js 11 a 13

02/03: Novos obreiros – Ore ao Senhor da Seara para que novos obreiros sejam enviados aos campos missionários que precisam ser alcançados neste ano. (Miquéias Martiniano – Peru) Js 14 a 17

03/03: Novos obreiros – Louve a Deus pela vida dos 43 novos obreiros que concluíram seu período de treinamento em dezembro de 2008 e seguem aos campos neste ano. Entre os formandos, 5 são missionários efetivos e 48 Radicais. Js 18 a 20

04/03: Europa – Coloque diante de Deus a vida dos 112 obreiros da terra e dos 50 missionários efetivos que têm trabalhado incansavelmente para o avanço do evangelho na Europa. Louve a Deus pelos frutos que já têm sido colhidos. (Jaqueline Campos – Angola) Js 21 a 24

05/03: África do Sul – Devido ao episódio de xenofobia, que assolou o país, a igreja de Germiston foi que a que mais sofreu, chegando a abrigar em seu templo mais de 60 pessoas. Apesar do sofrimento, a mensagem foi pregada e muitos se converteram. Ore a Deus pelo discipulado destes novos crentes. ( Nilcilene Figueira – Sede da JMM; Khalil Samara – Povos Árabes; Humberto Chagas – Senegal) Jz 1 a 3

06/03: Sul da Ásia – A JMM abraçou o desafio de enviar 100 novos missionários para esta região até o ano de 2015. Coloque este desafio diante de Deus, pedindo que Ele desperte o coração de Seu povo a se envolver nessa obra. Jz 4 a 7

07/03: Projeto Bíblias para a China – As ofertas enviadas tornaram possível a confecção de mais de 20 mil exemplares da Palavra de Deus na língua chinesa. Louve a Deus por esta vitória. (Matews Tomaz – Romênia; Ana Godoy – Sul da Ásia; Daniel Rangel – Uruguai; Elizângela Chagas – Senegal) Jz 8 a 10

08/03: Conexão Missionária – Este evento acontecerá em todas as cinco regiões do Brasil. O objetivo é levar informações e desafios missionários às igrejas para que sejam mobilizadas e se envolvam com a obra missionária mundial. Coloque diante de Deus todo o preparo e realização destes eventos. (Teremar Rocha – Bolívia; Hans Fuchs – Angola) Jz 11 a 14

09/03: Projeto Hindus Populares – O objetivo deste projeto é expandir a obra missionária através da evangelização e preparação de obreiros da terra para o ministério. Ore para que Deus levante mantenedores. (Ricardo Ramos – Peru; Érica Lopes – Sede da JMM) Jz 15 a 17

10/03: Enfermos – Alguns missionários estão sofrendo com a enfermidade de seus familiares. Muitos têm que conviver com esta situação mesmo à distância. Ore pelo restabelecimento da saúde destas pessoas e por consolo do Espírito para cada missionário que enfrenta esta situação. (Dawei – Sul da Ásia) Jz 18 a 21

11/03: Concessão de vistos – Continue orando pelos missionários que aguardam a concessão do visto de permanência ou entrada em seus campos de trabalho e para que Deus conceda a documentação necessária a estes irmãos. (Joyce Coelho – Radical África) Rt 1 a 4

12/03: Visto concedido – Louve a Deus pela concessão do visto de residência da missionária Ludmila Schmidt, no Norte da África. Com o documento, ela

Entre parênteses aparecem os nomes

dos aniversariantes do dia. E continua

o cronograma de leitura anual da Bíblia.

Diário deoração

Page 6: Revista A colheita | Edição 26

está muito perto de conseguir também a cidadania. 1Sm 1 a 3

13/03: Sucessão do Diretor Executivo JMM – Continue intercedendo por este processo. Peça a Deus que direcione a mente e o coração de cada membro da equipe do Conselho, para que a pessoa indicada tenha a Sua aprovação. 1Sm 4 a 6

14/03: Projeto Radical – Agradeça a Deus pelas novas turmas em treinamento e ore pelo fortalecimento da equipe de coordenação. Novos campos serão alcançados pelo Projeto e pedimos que ore pelo ministério destes jovens, sua saúde física, emocional e espiritual. 1Sm 7 a 9

15/03: Concessão de vistos – Continue orando pelos missionários que aguardam a concessão do visto de permanência ou entrada em seus campos de trabalho e para que Deus conceda a documentação necessária a estes irmãos. (Abraham – Oriente Médio; Décia Barbosa – Aposentada) 1Sm 10 a 12

16/03: Ucrânia – Novos obreiros da terra iniciaram seu ministério em convênio com a JMM. Coloque suas vidas diante de Deus para que cresçam no processo de conscientização missionária e despertem suas igrejas para missões. Ore pelas igrejas ucranianas, para que sejam despertadas para apoiar a obra missionária em países de fala russa. (Débora Venturini – Equador; Paula Pivante – Radical África) 1Sm 13 a 15

17/03: Ucrânia II - Ore pela abertura e desenvolvimento das frentes missionárias nas cidades de Gorodok, Jidachiv, Sokal e Skole. Interceda pela abertura de cinco novos trabalhos nas cidades de Zolochiv, Peremeshljany, Derejychi, Mostyska e Lviv. (Samuel Oliveira – Chile; Dimas de Souza – Equador) 1Sm 16 a 19

18/03: Rússia – Atualmente a JMM mantém parceria com 17 obreiros da terra no país, que têm desenvolvido um trabalho evangelístico entre os ciganos na cidade de Kursk. Ore por este trabalho e pela abertura de 10 novas frentes missionárias na região central da Rússia. (Alana Fernandes – Sudeste da Ásia; Jessé – Oriente Médio) 1Sm 20 a 22

19/03: Uzbequistão – Ore pela liberdade política e religiosa no país e clame por proteção às igrejas. Interceda pelo casal de obreiros que está recebendo preparo teológico no Brasil para atuarem em seu país e pelos projetos traçados. (Gelson Nogueira – Espanha; Cláudia Azedias – Sede da JMM; Jairo Muñoz – Colômbia; William Viel – Radical África) 1Sm 23 a 25

20/03: Turcomenistão – Clame a Deus pela não-aprovação de uma lei que pode limitar drasticamente o trabalho evangélico no país. Ore também pela plantação de três igrejas em cidades estratégicas. (Maria Rejane –

Paraguai; Anne Nicodemo – Itália; Daniel Corrêa – Radical Luso-Africano) 1Sm 26 a 28

21/03: Centro de Formação Vida Mais – Agradeça pelo convênio feito com o Ministério de Educação em apoio à classe de alfabetização de adultos. Peça a Deus por voluntários por e novas estratégias para evangelizar os alunos. Ore pelas reuniões dos grupos familiares cujos participantes têm sofrido perseguição. 1Sm 29 a 31

22/03: Tailândia – O homossexualismo está presente na sociedade tailandesa e os cristãos têm sido perseguidos pelos muçulmanos. Ore para que o Senhor abra portas para o evangelho de Cristo chegar até este povo e ore também pela elaboração e aprovação do Projeto Sorriso (trabalho social com base no esporte). 2Sm 1 a 3

23/03: Missionários nos campos – Muitos de nossos missionários ainda enfrentam o desafio de aprender a língua e adaptar-se à cultura do povo com o qual trabalha. Peça a Deus por determinação, sabedoria e ânimo para que cada um vença esse grande desafio. 2Sm 4 a 6

24/03: Síria – Ore pelos projetos evangelísticos traçados pelos obreiros da terra, para que alcancem muitas vidas, e pelo desenvolvimento do trabalho batista no país. (Sylvia Pagaciov – Paraguai) 2Sm 7 a 10

25/03: Oriente Médio – O missionário Calebe tem desenvolvido clínicas de futebol em uma comunidade no interior do país. Ore para que haja um bom relacionamento com a comunidade. Ore pelo grupo de voluntários brasileiros que fará atividades esportivas, de junho a agosto, em vilas muçulmanas. 2Sm 11 a 14

26/03: Colômbia – Não deixe de orar pela Colômbia e por seus conflitos internos, que impedem o avanço do Evangelho. Ore por um despertamento entre as igrejas colombianas. (Ana Clara Azevedo – Peru) 2Sm 15 a 17

27/03: Paraguai – O trabalho da missionária Ana Maria Costa na IB Nova Vida em Assunção tem crescido em número e maturidade cristã. Louve a Deus por tudo que já foi alcançado e ore pelos trabalhos desenvolvidos na área de capelania, reuniões nos lares, grupos de discipulados e discipuladores, atendimento médico e vida da missionária. (Ana Maria da Costa – Paraguai; Luciana Marins – Radical África) 2Sm 18 a 20

28/03: Peru – A missionária Odete Dossi assumiu a coordenação do PEPE em Ayacucho, que conta com 3 unidades e atende a 72 crianças. Peça a Deus por sabedoria, saúde e ânimo para ela. (Ailton Figueiredo – Sede da JMM; Filipe dos Santos – Efetivo Radical) 2Sm 21 a 24

Page 7: Revista A colheita | Edição 26

29/03: Chile – A família Carrilho tem novos desafios para 2009: alcançar outros povoados, iniciar o Projeto Gol em Iquique, começar as aulas de discipulado, mobilizar as igrejas para fazerem missões e evangelizar. Sustente este ministério com suas orações. (Gustavo Fernandes – Sudeste da Ásia) 1Rs 1 a 3

30/03: Itália – A construção do templo em Mântova está caminhando bem. Em breve serão batizadas 10 pessoas. Agradeça a Deus por estas vidas e ore por seu amadurecimento espiritual. (Letícia Alves – África do Sul; Analzira do Nascimento – Coordenação do Projeto Radical; Joarice da Silva – Radical Luso-Africano; Amanda Félix – Japão) 1Rs 4 a 6

31/03: Milão – Um grupo de estudo bíblico na cidade já conta com mais de 20 pessoas. Eles têm o desejo de, futuramente, organizar uma igreja. O grupo tem crescido, alguns já foram batizados, mas é necessário um obreiro para liderá-lo. Peça a Deus que envie este obreiro. (André Godinho – São Tomé e Príncipe; Fabiana de Oliveira – Radical África) 1Rs 7 a 9

01/04: Equipe JMM – Coloque diante de Deus a vida de cada membro da equipe de funcionários para que Deus continue direcionando-os. (Otília da Silva – Moçambique) 1Rs 10 a 12

02/04: Radical África – A quinta turma do projeto já se encontra no vilarejo de Basã onde desenvolverá seu ministério. Louve a Deus pela boa recepção que tiveram e ore pelo aprendizado da língua e bom desenvolvimento do trabalho. (Adriana Marcolino – Moçambique; Henriqueta Davanso – Albânia) 1Rs 13 a 15

03/04: África – Nas vilas africanas por onde têm passado as equipes de Radicais o filme “Jesus” tem sido transmitido e muito bem aceito, mesmo por grupos muçulmanos. Ore por cada vida alcançada, para que Deus complete a obra de salvação em seus corações. 1Rs 16 a 19

04/04: Guiné – Depois da morte do presidente Lansana Conte, um grupo militar assumiu o poder. Segundo informações, a situação no país é pacífica e os missionários não correm perigo. Em tempos de crise as pessoas ficam mais sensíveis e as oportunidades para compartilhar o Evangelho surgem. Intensifique suas orações neste sentido. (Renato da Silva – Sede da JMM) 1Rs 20 a 22

05/04: Radical África – Depois de um trabalho abençoado no campo, a terceira equipe do projeto Radical África retornou ao Brasil. Louve a Deus por tudo que foi realizado através destas vidas e ore por direcionamento em suas futuras decisões. (Adeísa Barbosa – Radical África) 2Rs 1 a 3

06/04: São Tomé e Príncipe – Louve a Deus pela vida das centenas de

pessoas que tiveram a oportunidade de ouvir o plano de salvação através da programação de natal desenvolvida pela equipe de Radicais. Ore pela conversão deste povo. (Hugo Ledesma – Chile) 2Rs 4 a 6

07/04: Batismos – Um grupo de 15 jovens foi batizado em janeiro deste ano em São Tomé e Príncipe, depois de receberem o discipulado na Palavra. Ore para que essas vidas deem testemunho vivo daquilo que Deus pode fazer e, assim, muitos outros sejam alcançados. (Paula Beatriz – Radical África) 2Rs 7 a 9

08/04: Curso de Teologia – Foi iniciado um curso teológico com duração de 2 anos para alguns jovens de São Tomé, com o objetivo de melhor prepará-los para servir ao Senhor. Louve a Deus por esta iniciativa e coloque a vida destes jovens diante de Deus. (Quézia – Oriente Médio; Oséias Henrique da Silva – Sede da JMM; Ana Laura Cuello – Uruguai; Jairo Alves – África do Sul; Luciana Simas – Sede da JMM) 2Rs 10 a 12

09/04: Moçambique – O terreno para a construção do templo da Missão Batista das Palmeiras já é uma realidade. A negociação para compra já foi iniciada e os missionários Antônio e Sirley já estão levantando os recursos para finalizar o pagamento. Louve a D eus por isso e ore pela provisão dos recursos. 2Rs 13 a 16

10/04: Família Missionária – Agradeça a Deus pelo nascimento de Davi, filho do casal Antônio e Sirley da Silva. Davi chegou com saúde e trazendo alegria para a família missionária. 2Rs 17 a 19

11/04: Norte da África – As crianças estão muito animadas com o trabalho desenvolvido pelo missionário Davi, pois este ano, pela primeira vez o vilarejo disputou um campeonato de futebol. Oremos pelos meninos, por seus pais, e para que o testemunho de vida dos missionários toque no coração de cada um. (Narciso Braga – Açores) 2Rs 20 a 22

12/04: Oriente Médio – Ore pelas vítimas da guerra entre palestinos e israelenses. Muitos tiveram suas vidas ceifadas e um grande número sofre com a perda de seus familiares, ferimentos causados pela guerra e perdas materiais. Ore incessantemente pela paz no Oriente Médio. (Eliane Freitas – Oriente Médio) 2Rs 23 a 25

13/04: Tailândia – O missionário Gladimir Fernandes tem trabalhado como treinador de um time de futebol cujos integrantes não têm qualquer conhecimento de Deus. São muitas as oportunidades de testemunhar de Cristo. Ore para que Deus lhe dê as palavras certas e o discernimento necessário. (Juscelândia Caldeira – Filipinas; Leonardo Ayres – Sede da JMM) 1Cr 1 a 3

14/04: Líbano – No final do ano passado o Pr. Khalil Samara e 16 pastores

Page 8: Revista A colheita | Edição 26

viajaram para o Líbano e tiveram a oportunidade de visitar novos convertidos e participar de cultos em três congregações. Nesta ocasião foram realizados 30 batismos e 43 pessoas se converteram. Louve a Deus por estas vidas! 1Cr 4 a 6

15/04: Mianmar – Continue orando pelas vítimas do ciclone Nargys, que assolou o país em 2008. São muitos os desabrigados, órfãos e doentes que precisam de uma intervenção divina em suas vidas. Ore pelas equipes de missionários que têm trabalhado na região. (Youceline Piña – Radical África; Leila Lota – Canadá) 1Cr 7 a 9

16/04: Campanha 2010 – Ore pela equipe que já está trabalhando no Planejamento da Campanha de Missões Mundiais para 2010. Peça a direção de Deus na escolha do tema, países a serem destacados, metas da JMM e as estratégias para alcançá-las. 1Cr 10 a 12

17/04: Mantenedores – Louve a Deus pela vida de cada crente e igreja que mantém a obra missionária através de suas orações e contribuições. Coloque suas vidas diante de Deus para que supra suas necessidades espirituais, físicas e materiais. (Guilherme Fernandes – Sudeste da Ásia; Ester – Radical África; Fabiana Coutinho – Sede da JMM; Élida de Souza – Radical África) 1Cr 13 a 15

18/04: Luso Africano – Agradeça a Deus pelos 18 meses que a segunda turma do Projeto Radical Luso-Africano passou em São Tomé e Cabo Verde. Ore pelo fechamento dos projetos que realizaram durante este tempo, pela despedida do povo e readaptação ao Brasil. 1Cr 16 a 18

19/04: Mali – A turma de Radicais no país encontrou portas abertas para a realização dos projetos de informática, PEPE e vôlei. Louve a Deus por estas oportunidades e pelos frutos já colhidos nestes trabalhos. (Andréa Azevedo – Peru) 1Cr 19 a 22

20/04: Níger – Ore pelo fortalecimento da igreja de Dargol. Foram batizados 7 novos membros e a equipe Radical tem realizado estudos bíblicos com os novos convertidos. Ore para que estas pessoas sejam testemunho vivo entre os não alcançados. 1Cr 23 a 26

21/04: Projeto Bharat – O número de missionários na Índia ainda é pequeno frente ás necessidades. O objetivo do projeto é a evangelização de hindus e muçulmanos em Délhi e Uttar Pradesh, e dali avançar para outras regiões. Apóie este desafio com suas orações. 1Cr 27 a 29

22/04: Etiópia – Continue em oração pelo treinamento e acompanhamento dos obreiros da terra em diversas regiões do país. Permaneça em oração

pela paz na Eritréia, Sudão, Somália, Etiópia e Quênia. (Narrimãn Nuñez – Chile) 2Cr 1 a 3

23/04: Almussafes, Espanha – Os missionários Roberto e Elizabeth Macharet estão colhendo os primeiros frutos de seu trabalho. Louve a Deus pela vida dos novos convertidos que já expressaram o desejo de se batizar e também pelos projetos que o casal tem desenvolvido. (Djoni Moraes – Colômbia; Renata Mota – Sede da JMM) 2Cr 4 a 6

24/04: Peru – A missionária Odete Dossi tem realizado discipulado na cadeia pública de Ayacucho com um grupo de 26 internos. Peça a Deus por sabedoria e discernimento na ministração da Palavra e ore pela vida de cada um que tem sido alcançado com o Evangelho. 2Cr 7 a 9

25/04: Albânia – Louve a Deus pela vida das 35 pessoas que têm se reunido semanalmente na igreja de Tirana e pelos 13 novos crentes em preparação para o batismo, todos fruto do ministério do casal Henrique e Henriqueta Davanso. 2Cr 10 a 13

26/04: Oriente Médio – Como resultado do trabalho do missionário Pr. Khalil Samara, o governo do Norte do Iraque doou um terreno para a construção da igreja batista e um Centro Comunitário de Ação Social. Louve a Deus por esta bênção e ore pelo projeto de construção. 2Cr 14 a 16

27/04: África do Sul – O missionário Pr. Edimar Guimarães, depois de três anos atuando na cidade de Welkom, transferiu a liderança do trabalho para os nacionais. Louve a Deus pela bênção de ver mais um trabalho alcançando sua autonomia e ore por direcionamento para o futuro campo de trabalho da família Guimarães. 2Cr 17 a 19

28/04: Instituto Bíblico de Welkom – Os alunos do Instituto Bíblico e membros da Igreja Ba tista de Welkom foram desafiados a evangelizar pelas ruas da cidade. A teoria somada à prática resultou na conversão de 70 pessoas em pouco mais de uma hora de ação evangelística. Louve a Deus por cada uma destas vidas! (José Gilberto Silva – Paraguai; Alzira Freire – Senegal) 2Cr 20 a 22

29/04: Botsuana – Louve a Deus pela vida dos oito jovens que decidiram se batizar e estão sendo discipulados pelo missionário Girlan da Silva. Ore para que tenham boa compreensão da Palavra e sirvam de testemunho entre seu povo. 2Cr 23 a 26

30/04: Missionários nos campos – Ore constantemente pela vida de cada missionário nos campos, para que tenham sempre motivação, saúde e discernimento da vontade de Deus para um bom desempenho de seus ministérios. (Evaldo Teixeira Junior – Timor-Leste; José Ricardo dos Santos – Radical África) 2Cr 27 a 29

Page 9: Revista A colheita | Edição 26

Central do Adotante

ESPAÇO DO ADOTANTE

A COLHEITA

9

“Up, desenvolvido pela missionária Otília da Silva em Botsuana, mas estava muito endividado. Mesmo assim resolvi adotar o projeto. Quando fui pagar o boleto no banco a caixa se enganou e colocou um valor a mais. Senti que devia deixar essa quantia, que passou a ser minha oferta mensal. Agradeço a Deus pela provisão e por todas as bênçãos recebidas, pois desde que comecei a contribuir Ele tem me abençoado. Consegui liquidar todas as dívidas e, hoje, minha vida financeira está totalmente estabilizada.”

Eu queria adotar o projeto Follow-

Tânia Maria de Oliveira Matos Tonha Vila Velha/ES

“Paulo Pagaciov, pude levar minha igreja a participar de uma gincana, e arrecadamos escovas, pastas e toalhas para o POPE (Programa de Odontologia Preventiva e Educativa).”

Através das cartas enviadas pelo missionário que adoto,

Não ao conformismo

“seja pouco aos meus olhos. Tenho recebido “A Colheita” e cartas de missionários. Não quero me conformar apenas com as emoções, mas trazer para a prática esse amor que sinto pela obra de Deus. O Senhor é Fiel e tem me sustentado de uma forma tremenda.”

Desejo honrar a Deus com tudo o que tenho, ainda que

Marcos Roberto B. da SilvaCampo Grande/MS

“mais bênçãos! Tenho a alegria e o privilégio de ajudar a levar a Palavra de Deus aos lugares mais distantes da Terra através da minha adoção missionária.”

Quando ofertamos com amor, o Senhor nos acrescenta

Privilégio em participar de missões

Superação

“condições de ofertar mais do que me propus. Agora minha filha está com um ano e vai adotar um missionário em seu nome. Tenho sido grandemente abençoado.”

Amo missões, e Deus tem me dado

Ilson Bento da Silva Rio de Janeiro/RJ

Cláudia Venâncio Costa PIB Parque Jurema, Guarulhos/SP

Dr. Paulo Pagaciov, em seu consultório móvel

Bartolomeu Pereira de Almeida IB de Águas Claras/RJ

Deus tem me abençoado

Apoiando o POPE

Tel.: 21 2122-1901Fax: 21 2122-1944E-mail: [email protected]

0800 709 1900www.jmm.org.br

ADOTANTE: Envie uma carta relatando sua experiência com o PAM para o e-mail [email protected]

Page 10: Revista A colheita | Edição 26

ESPAÇO DO PAM

01A COLHEITA

ANDRÉ AMARALCoordenador de Projetos e

Desenvolvimento de Recursos

ão é raro encontrar alguém que me pergunta: “Como Nvai a nossa JMM? Quando o dólar aumenta, eu só lembro de Missões Mundiais...”.

O “Como vai” é próprio de alguém que vê as dificuldades da economia internacional sob a “ótica missionária”. Nos últimos meses, os noticiários têm trazido preocupação. Na casa do missionário e na Sede da JMM não é diferente. Em 2007 a moeda americana teve uma cotação média de R$ 1,87. Em 2 de janeiro de 2008 o dólar foi cotado a R$ 1,88, e em 31 de dezembro a R$ 2,49. Com a instabilidade econômica, a cotação média do dólar em 2008 fechou em R$ 2,55.

Além de todos os esforços para manter os obreiros no campo e enviar novos missionários, Missões Mundiais iniciou o exercício 2009 com o dólar 36% mais caro em relação ao início do exercício 2008.

Como vai a nossa JMM?

A pergunta termina com “a nossa JMM”. Como servos de Deus, principalmente em tempos de crise, faz toda diferença ter a consciência de que Missões Mundiais também é sua responsabilidade, pois foi Jesus que deu a ordem: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações...” (Mt 28.19).

Tanto para o missionário quanto para a equipe da Sede é muito significativo saber que os crentes e as igrejas estão atentos ao momento em que vivemos. Não podemos retroceder por motivo algum, até que cheguemos à última fronteira.

Certamente você fez planos em relação a 2009. Inclua Missões Mundiais entre suas prioridades. Se existe um momento em que precisamos nos unir para superar estes obstáculos e avançar é hoje; o tempo é agora!

Não recolha sua mão se você pode fazer mais, e melhor, em relação ao seu compromisso para expansão do Reino em todo o mundo.

Ore por Missões Mundiais diariamente; Se você está inscrito como intercessor, torne-se também

um sustentador;Se você não tem enviado sua oferta mensal, solicite um

boleto de contribuição; Se existe possibilidade de aumentar sua oferta, não hesite, aumente ou adote mais um missionário;

Desafie seus amigos e familiares a se inscreverem no PAM; Mobilize sua igreja para a Campanha do Dia Especial de

Missões Mundiais.

Não será fácil, mas este desafio é nosso! A obra missionária é um lindo convite de Deus para o crescermos e

devemos conduzí-la com alegria, gratidão, fé, perseverança e renúncia.

Dobre seus joelhos agora e pergunte a Deus o que Ele deseja para você em relação a Missões Mundiais.

Central do Adotante: 0800 709 1900Localidades com DDD 21: 2122 1901.E-mail: [email protected]: www.jmm.org.br

• •

• •

Sua participação, através do PAM ,possibilita que mais vidas sejam alcançadase batizadas nos campos missionários.

Page 11: Revista A colheita | Edição 26

Manoel Cândido Júnior, Radical África que participou da turma 3 na República da Guiné, regressou ao Brasil em dezembro de 2008 e encontrou a igreja onde congrega bem diferente de como a deixou em 2005, graças ao grande envolvimento com a obra missionária.

Desde que a Igreja Batista Central em Ferraz de Vasconcelos, SP, passou a investir na formação de uma consciência missionária, envolvendo os membros nas Campanhas e destacando a importância da obra missionária na vida do crente, os recursos foram multiplicados, a pequena congregação comprou um terreno e organizou-se em igreja. Ali, pastores foram levantados, o jovem Radical foi enviado ao campo (com ajuda de outros adotantes) e, principalmente, várias pessoas se converteram e foram batizadas. “Ser abençoado é comum para quem se envolve na obra missionária. Porém, nosso trabalho ainda não acabou e temos muito a realizar na obra de missões”, finaliza o missionário Manoel Cândido Júnior.

IGREJAS MISSIONÁRIAS

11A COLHEITA

O Pr. David Pina, Representante da JMM para o Nordeste, teve uma grata surpresa ao visitar uma igreja em Recife, capital de Pernambuco, durante mais uma de suas viagens para promoção missionária.

Na visita à Igreja Batista Restauração e Vida, David Pina encontrou uma congregação missionária que estava engajada numa campanha ousada: alcançar mil dizimistas, mil intercessores e mil adoradores. O Representante da JMM, usado por Deus, decidiu levar mais um desafio à igreja: enviar mil bíblias para a China através do PAM. O Senhor agiu poderosamente naquele lugar e, ao final do culto, o pastor da igreja, Nilson Santos, falou que Deus havia tocado em seu coração para que aceitassem o desafio. O pastor fez a proposta, um diácono apoiou e, num gesto de louvor, eles entraram em sessão extraordinária. Para a glória de Deus, todos se colocaram em pé aceitando o desafio de enviar mil bíblias para a China.

Quando a igreja adota um missionário, além de participar do sustento financeiro, está intercedendo e batalhando espiritualmente pelo avanço do Evangelho. E é possível participar financeiramente do sustento missionário com uma oferta mensal a partir de R$ 20,00 (vinte reais), ou com um valor que corresponda a realidade de sua igreja. Ela receberá, periodicamente, a carta do missionário ou projeto adotado e terá a possibilidade de corresponder-se com ele.

Em 2008, através do PAM Igreja, apenas 15% das igrejas batistas do Brasil participaram do sustento de um missionário ou projeto. Vamos mudar esta realidade!

Faça contato com o Programa de Ado Missionia: 0800 709 1900cidades com DDD 21: 2122-1901 ou adote pelo Portal: ww.jmm.org.br.

Bênçãos pela fidelidadea missões

Bíblias para a China já!

Radical Manoel Júnior (de vermelho) com crianças da Guiné

Pr. David Pina em recente visita à China

Sua Igreja já adota um missionário de Missões Mundiais?

A COLHEITA

11

Page 12: Revista A colheita | Edição 26

2 0 0 9

Bahia

Distrito Federal

Espírito Santo

Goiás

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

Minas Gerais

13 e 14/3 - IB em Paripe - Salvador20 e 21/3 - UNEB - Salvador27 e 28/3 - IB Sião - Salvador27 e 28/3 - PIB de Valença3 e 4/4 - PIB em Esplanada24 e 25/4 - PIB em Senhor do Bonfim22 e 23/5 - SIB em Vitória da Conquista30/4 e 1/5 - PIB em Catu5 e 6/6 - PIB de Itamaraju

24 e 25/4 - IB Lago Norte - Brasília

6 e 7/3 - PIB de Marataízes13 e 14/3 - IB Memorial de Linhares20 e 21/3 - SIB de Cachoeiro de Itapemirim27 e 28/3 - PIB de Praia da Costa - V. Velha3 e 4/4 - PIB de Vitória17 e 18/4 - PIB de Alegre24 e 25/4 - PIB em São Mateus

6 e 7/3 - PIB de Goiânia27 e 28/3 - PIB de Valparaíso de Goiás3 e 4/4 - PIB de Anápolis

5 e 6/6 - Rondonópolis 12 e 13/6 - PIB de Cuiabá

17 a 19/4 - Dourados

6 e 7/3 - IB Central de Itabira

20 e 21/3 - IB do Bom Retiro - Ipatinga27 e 28/3 - PIB de Itaobim10 e 11/4 - PIB de Paraopeba24 e 25/4 - IB Central de Uberlândia2/5 - UFM de Governador Valadares 8 e 9/5 - Uberaba

20 e 21/3 - IEB em Jaguaribe - João Pessoa

6 e 7/3 - IB Pioneira - Cascavel20 e 21/3 - PIB de Pato Branco27 e 28/3 - PIB de Umuarama3 e 4/4 - IB do Hauer - Curitiba10 e 11/4 - IB Vila Nova - Londrina17 e 18/4 - PIB de Paranaguá1 e 2/5 - PIB de Maringá

6 e 7/3 - IB Emanuel - Recife

13 e 14/2 - PIB de Teresina

6 e 7/3 - PIB de Jacarepaguá - R. Janeiro13 e 14/3 - PIB de Bangu - R. Janeiro13 e 14/3 - PIB de Macaé20 e 21/3 - Assoc. Meritiense - V. dos Teles 27 e 28/3 - PIB Jd. Boa Esperança - Nova Iguaçu 27 e 28/3 - PIB do Rio de Janeiro3 e 4/4 - PIB de Aperibé3 a 5/4 - PIB de Irajá - R. Janeiro17 e 18/4 - PIB em Santa Cruz - R. Janeiro17 e 18/4 - PIB de Araruama

Paraíba

Paraná

Pernambuco

Piauí

Rio de Janeiro

24 e 25/4 - PIB de Piabetá - Magé8 e 9/5 - São Fidélis 19 e 20/6 - PIB de Italva19 a 21/6 - IB Central de Teresópolis

10 e 11/4 - PIB de Natal

13 e 14/3 - PIB de Ijuí24 e 25/4 - IB Central de Porto Alegre8 e 9/5 - PIB de Santa Maria15 e 16/5 - PIB de Rio Grande

3 e 4/4 - IB Emanuel - Porto Velho

22 e 23/5 - IB do Estreito - Florianópolis29 e 30/5 - IB do Urubici5 e 6/6 - Seminário S. J. Batista - Luzerna19 e 20/6 - IB de Taquaral26 e 27/6 - IB Pedras Vivas - Joinville

13 a 15/3 - IB em Buri24 a 26/4 - PIB de Ribeirão Preto8 a 10/5 - IB Betel - Santana - S. Paulo15 a 17/5 - IB em Brás Cubas - M. Cruzes29 a 31/5 - IB em Vila Salete - S. Paulo5 a 7/6 - IB Betel em São Vicente19 a 21/6 - IB Moriá - Osasco26 a 28/6 - PIB de São Sebastião

15 e 16/5 - Palmas 19 e 20/6 - Gurupi

Rio Grande do Norte

Rio Grande do Sul

Rondônia

Santa Catarina

São Paulo

Tocantins