Revista A Colheita | Edição 27

12
Colheita Colheita INFORMATIVO DO PROGRAMA DE ADOÇÃO MISSIONÁRIA - PAM INFORMATIVO DO PROGRAMA DE ADOÇÃO MISSIONÁRIA - PAM ANO VI - N° 27 - MAIO - JUNHO - 2009 ANO VI - N° 27 - MAIO - JUNHO - 2009 Pág. 10 Pág. 11 Pág. 3 ENVELOPAMENTO AUTORIZADO - Pode ser aberto pela ECT A A Cruzada no Haiti impacta vidas PAM e Dia Especial: Juntos por Missões Use sua profissão para evangelizar o mundo

description

Sua revista de conexão missionária.

Transcript of Revista A Colheita | Edição 27

Page 1: Revista A Colheita | Edição 27

Colheita ColheitaINFORMATIVO DO PROGRAMA DE ADOÇÃO MISSIONÁRIA - PAM INFORMATIVO DO PROGRAMA DE ADOÇÃO MISSIONÁRIA - PAM

ANO VI - N° 27 - MAIO - JUNHO - 2009 ANO VI - N° 27 - MAIO - JUNHO - 2009

Pág. 10 Pág. 11Pág. 3

ENVELOPAMENTO AUTORIZADO - Pode ser aberto pela ECT

AA

Cruzada no Haitiimpacta vidas

PAM eDia Especial:Juntos porMissões

Use sua profissão para evangelizar o mundo

Page 2: Revista A Colheita | Edição 27

PROJETOS DE MISSÕES MUNDIAISEDITORIAL

A COLHEITA

Qual o seu chamado?

Missões Mundiais da CBB

Diretor Executivo (interino): Pr. Sócrates Oliveira de SouzaGerente de Comunicação e Marketing: Luiz Cláudio MartelettoJornalista Responsável:

(25944/DRT-RJ)Textos: Aílton de Faria, Márcia Pinheiro e Projeto Gráfico:Joatan de Souza

Luciana Simas

Redação: Rua Senador Furtado, 71 Praça da Bandeira, Rio de Janeiro. CEP 20270-021. - Tel.: (21) 2122-1900 [email protected]: Tel. (21) 2122-1922 / Fax: (21) 2122-1944 - [email protected]

Sérgio Dias

Sérgio Dias

Designer:

Boa leitura!

Alcançando etnias no Norte do Chile

OProjeto Tarapacá para Cristo é uma ação evangelística que objetiva alcançar etnias

esquecidas, especialmente o povo aymará, maior grupo da região Norte do Chile. Além dos chilenos, etnias peruanas e bolivianas, na tríplice fronteira, também são alvos do projeto. Coordenam o Tarapacá para Cristo, e suas subdivisões, o casal missionário Pr. Juan Carlos e Narrimãn Soares Nuñez, que contam com o auxílio de três casais de missionários da terra na execução das tarefas.

O subprojeto Esperança para os Aymarás está abrindo frentes missionárias entre este povo nas regiões de Arica e Iquique. Os missionários e voluntários evangelizam e apóiam as frentes missionárias abertas entre as comunidades do Deserto de Atacama. Além desse trabalho, foi implantado um Instituto Bíblico em Arica, com uma extensão em Iquique, para preparação de novos obreiros locais. Há ainda um programa de rádio e várias ações em vilarejos das duas regiões, onde os obreiros da terra dão assistência semanal.

Porém, faltam recursos para ampliar o alcance do projeto e avançar ainda mais, possibilitando a anunciação da salvação em Cristo para mais comunidades aymarás no Deserto de Atacama e na região fronteiriça do Chile, Peru e Bolívia.

Com sua ajuda faremos ainda mais!

Através do seu apoio e ajuda, sustentando financeiramente ou em oração, o casal de obreiros da JMM e os obreiros da terra poderão ampliar o Projeto Tarapacá para Cristo. Faça parte, você também, desse grande exército através do PAM! Entre em contato com a Central do Adotante, 2122-1910 (de cidades com DDD 21) ou 0800 709 1900 (das demais localidades), e saiba mais sobre como ajudar este projeto.

A Campanha de Missões Mundiais neste ano enfatiza a resposta

positiva do crente que ouviu o chamado de Deus e teve consciência de seu papel na obra de evangelização. Foi assim com Isaías. E continua acontecendo em nossas igrejas. Porém, para alguns, falta a resposta positiva, o “eis-me aqui, envia-me a mim”. Talvez você, ao ler este informativo, dê hoje a sua resposta positiva ao Senhor de Missões.

A matéria ao lado destaca o Projeto “Tarapacá para Cristo”, que narra os avanços e desafios da obra missionária no Chile. Este projeto precisa de seu apoio!

Na seção Igrejas Missionárias, leia como Deus tem abençoado as igrejas que abraçaram e vivem a obra de missões. Não deixe de ler nas Notícias do Campo sobre o envio de mais uma turma de Radicais para evangelizar a África, a cruzada no Haiti e as informações da Bolívia, de Portugal, do PEM e da Etiópia. Veja também os testemunhos inspirativos do Espaço do Adotante. Na última página, informe-se sobre o desafio da construção de templos na África e confira as próximas datas dos Conexão Missionária.

A COLHEITA

2A COLHEITA

Visita evangelística a famílias locais

Grupo de mulheres alcançadas pelo Projeto

Page 3: Revista A Colheita | Edição 27

NOTÍCIAS DOS CAMPOS

HAITI

A COLHEITA3

PORTUGAL

Trabalho cresce no Parque das Nações

Os missionári-os da terra Pr. Jonathan e Ale-xandra Joseph o r g a n i z a r a m uma campanha de evangeliza-ção na cidade de Mirabalais, Haiti, no início d e s t e a n o . Durante 41 dias, m i l h a r e s d e p e s s o a s s e reuniram e mais de mil recebe-ram Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas

vidas. O missionário informa, também, que 12 novos líderes foram ordenados para o ministério no país como evangelis-tas, diáconos ou pastores. Além disso, o Pr. Jonathan organizou encontros de formação para 60 líderes de igrejas sobre a Escola Bíblica Dominical e sua administração. Outro fruto foi a implantação de uma congregação a partir de um ministério infantil – iniciado em uma casa – que já conta com a participação de mais de 70 crianças. A Missão Batista do Haiti agradece a todos os irmãos brasileiros que contribu-em com a obra missionária em seu país.

Cruzada impacta vidas

Deus tem abençoado a equipe missionária do Projeto Europa Verde-Amarela que desenvolve seu ministério em Lisboa, capital de Portugal. O Projeto visa plantar uma igreja no Parque das Nações e outra em Talaíde, dois bairros da Grande Lisboa. O trabalho pretende envolver voluntários brasileiros e portugueses no desenvolvimento das atividades através do esporte e de clínicas de aconselhamento para jovens, adolescentes e famílias. O Pr. Tomé Fernandes (Orientador estratégico e pastoral dos missionários em Portugal) conta que a equipe alcança cerca de 60 crianças, todas oriundas da classe média e alta do Parque das Nações. As reuniões acontecem todos os sábados, pela manhã, na praça local. Outra conquista foi a formação de mais dois grupos de estudos bíblicos que se reúnem no meio da semana. “Temos tido visitantes nos trabalhos dominicais e confiamos no Senhor que Ele acrescente pessoas para o Seu Reino”, disse o missionário.

Casal Missionário no Haiti

Novos Radicais para a ÁfricaFoi realizado na Quarta Igreja Batista do Rio de Janeiro, dia

19 de março, um culto para o comissionamento de 16 jovens que formam a sexta turma do Radical África. Estiveram presentes à cerimônia o Pr. Josué Mello Salgado (Presidente da Convenção Batista Brasileira), o Pr. Sócrates Oliveira de Souza (Diretor Executivo Interino da JMM), o Pr. Fernando Brandão (Diretor Executivo da Junta de Missões Nacionais) além de vários outros líderes e Conselheiros da CBB.

Os novos Radicais África foram apresentados pelo Pr. Sócrates que falou com emoção sobre os missionários: “Estou certo que o Voluntários Sem Fronteiras é um projeto de Deus.Tenho convicção que serão bênção para as pessoas com quem terão contato”. O Pr. Miquéias da Paz Barreto orou consagrando os jovens para os campos missionários.

Treinamento para os irmãos do Parque das Nações

Radicais com o Pr. Sócrates (à esq) e Pr. Josué Salgado

Page 4: Revista A Colheita | Edição 27

ETIÓPIA

PERUAbrindo os olhos para Deus

Novo desafio para o ministério missionárioComo parte de um novo momento no ministério

missionário, o casal Pr. Genário e Teremar Rocha pretende ampliar o trabalho de evangelização entre as etnias bolivianas do lado oriental do país. Somente na cidade de Santa Cruz de la Sierra, onde plantaram cerca de 10 trabalhos entre igrejas e PEPEs, e sede do ministério missionário, são 32 etnias ainda não alcançadas. O trabalho da Igreja Batista de Santa Cruz de la Sierra está focado justamente em alcançar estas etnias e anunciar-lhes a salvação em Cristo.

Entre os desafios está a presença maciça de seitas derivadas do cristianismo. Os missionários contam que cada povo recebeu o Evangelho de uma forma diferente e mesclou as bases teológicas com crendices populares ou animistas. Porém, um grande avanço no combate a essas práticas foi a tradução do Novo Testamento para o dialeto dos guarayos, uma comunidade indígena que fica na parte oriental de Santa Cruz. O desafio é expandir o trabalho e alcançar as etnias para Cristo.

O trabalho de evangelização na Etiópia, onde Missões Mundiais mantém o casal de nacionais Pr. Samuel e Woiny Bayssa, tem crescido através das oportunidades abertas pelos atendimentos médicos em oftalmologia e nos cultos dirigidos pelos missionários. Nos últimos meses, Deus tem feito com que os olhos sejam abertos e os etíopes enxerguem a mensagem

do Evangelho.O Pr. Samuel Bayssa é oftalmologista e o trabalho de

atendimento aos necessitados tem se expandido e possibilitado que o missionário testemunhe do amor de Jesus. A cada 15 dias, ele atende os que desejam fazer exames de vista e aproveita a oportunidade para, através da Palavra, abrir os olhos espirituais dos pacientes.

Nos cultos, que acontecem na residência do casal missionário, as reuniões têm sido impactantes. Alguns visitantes têm recebido a Cristo como Salvador e outros passam a colocar em dúvida suas crenças diante da Palavra de Deus. “Por favor, continuem intercedendo para que os etíopes vejam a luz de Cristo”, diz o Pr. Samuel.

BOLÍVIA

O futebol tem sido uma importante f e r r a m e n t a d e evangelismo, em várias partes do mundo. Em viagem a Mianmar, no início deste ano, os mis-sionários Pr. Roberto Romão e Valdecir de Freitas comprovaram o quanto este esporte tem aberto portas para o Evangelho. Eles ministraram clínicas de futebol para mais de 600 crianças de uma escola budista e puderam, ainda que de forma estratégica, anunciar a salvação em Cristo.

Mesmo em um país fechado a outras culturas, os “missionários da bola” encontraram muita receptividade. Eles foram recebidos pelo Ministro de Turismo e aproveitaram a oportunidade para colocarem-se à disposição do país. “Como somos brasileiros, e eles adoram o nosso futebol, o governo autorizou a nossa entrada para ajudar o povo. Dissemos que há muitas pessoas no Brasil que podem colaborar em outras áreas que o país necessite. Quem sabe não é a sua oportunidade de servir a Deus através de sua profissão ou talento?”, encerra o Pr. Romão.

Futebol ajuda aultrapassar barreiras

NOTÍCIAS DOS CAMPOS

4A COLHEITA

Pr. Genário tem investido no trabalho de evangelização

Pr. Samuel Bayssa

PROGRAMA ESPORTIVO MISSIONÁRIOpem

Missionários do PEM (de branco)

Page 5: Revista A Colheita | Edição 27

01/05: Campanha 2010 – A equipe responsável pela elaboração das campanhas da JMM já está trabalhando na preparação da próxima Campanha. Esteja em constante oração para que Deus conduza todo o processo de preparação do material e dê unidade à equipe. (André de Oliveira – Uruguai; Davi Caldeira – Filipinas; Adoniram Pires – Espanha; Alceir Ferreira – Botsuana) 2Cr 30 a 32

02/05: Radical África 7 – Já está em treinamento no Seminário Batista do Sul do Brasil, a nova equipe de Radicais. Ore pela vida destes 9 jovens, para que recebam de Deus o preparo necessário para seu ministério. (Hélio Miúra – Japão) 2Cr 33 a 36

03/05: Radical África 6 – Louve a Deus pela vida dos 16 jovens que integram esta equipe. Todos eles já estão no campo em período de adaptação e aprendizado da língua. Coloque cada um diante de Deus, para que sejam usados na salvação de muitas vidas. Ed 1 a 4

04/05: Enfermos – Continue intercedendo pelos missionários que estão sofrendo com a enfermidade de seus familiares. Ore pelo restabelecimento da saúde destas pessoas e por consolo do Espírito para cada missionário que enfrenta esta situação. (Cenilza Ferreira – Botsuana) Ed 5 a 7

05/05: Concessão de vistos – Continue orando pelos missionários que aguardam a concessão do visto de permanência ou entrada em seus campos de trabalho. Clame para que a documentação necessária seja concedida. Ed 8 a 10

06/05: Sucessão do Diretor Executivo JMM – Continue intercedendo pelo processo de indicação do nome do novo Diretor Executivo da JMM. Peça a Deus que direcione o Conselho da CBB para que a pessoa indicada tenha a Sua aprovação. Ne 1 a 3

07/05: Missionários nos campos – Coloque diante de Deus cada missionário que ainda enfrenta o desafio de aprender a língua e adaptar-se à cultura do povo com o qual trabalha. Peça a Deus por determinação, sabedoria na administração do tempo e ânimo para vencerem esse desafio. (Luiz Gustavo Godinho – São Tomé e Príncipe; Lamartine Fernandes – Malásia) Ne 4 a 7

08/05: Equipe JMM – Coloque diante de Deus a vida de cada membro da equipe de funcionários da Sede de Missões Mundiais, para que Deus continue direcionando as tarefas a serem realizadas. Ne 8 a 10

09/05: Mantenedores – Louve a Deus pela vida de cada crente e igreja que mantém a obra missionária através de suas orações e contribuições. Coloque suas vidas diante de Deus para que supra suas necessidades espirituais, físicas e materiais. (Érica Colares – Radical Luso-Africano) Ne 11 a 13

10/05: Missionários nos campos – Ore constantemente pela vida de cada missionário nos campos, para que tenham sempre forças, motivação, saúde e discernimento da vontade de Deus para um bom desempenho de seus ministérios. (João Garcia – Aposentado) Et 1 a 3

11/05: Índia – Louve a Deus pela vida dos 33 alunos que completaram o curso de corte e costura, promovido pela Associação Batista, e ore pelos 63 novos alunos para que tenham corações sensíveis ao ensino da Palavra. (Ana Maria Wanderley – Espanha; Lauro Mandira – Sede da JMM; Rosângela Batista – São Tomé e Príncipe) Et 4 a 7 12/05: Educação – Ore pela vida das 110 pessoas não-cristãs que estão participando do curso de alfabetização oferecido pelos missionários da terra na Índia. Et 8 a 10

Entre parênteses estão os nomes dos

aniversariantes do dia. No final de cada pedido de oração

aparece a referência para a sua leitura diária da Bíblia.

Diário deoração

Page 6: Revista A Colheita | Edição 27

07/05: Missionários nos campos – Coloque diante de Deus cada missionário que ainda enfrenta o desafio de aprender a língua e adaptar-se à cultura do povo com o qual trabalha. Peça a Deus por determinação, sabedoria na administração do tempo e ânimo para vencerem esse desafio. (Luiz Gustavo Godinho – São Tomé e Príncipe; Lamartine Fernandes – Malásia) Ne 4 a 7

08/05: Equipe JMM – Coloque diante de Deus a vida de cada membro da equipe de funcionários da Sede de Missões Mundiais, para que Deus continue direcionando as tarefas a serem realizadas. Ne 8 a 10

09/05: Mantenedores – Louve a Deus pela vida de cada crente e igreja que mantém a obra missionária através de suas orações e contribuições. Coloque suas vidas diante de Deus para que supra suas necessidades espirituais, físicas e materiais. (Érica Colares – Radical Luso-Africano) Ne 11 a 13

10/05: Missionários nos campos – Ore constantemente pela vida de cada missionário nos campos, para que tenham sempre forças, motivação, saúde e discernimento da vontade de Deus para um bom desempenho de seus ministérios. (João Garcia – Aposentado) Et 1 a 3

11/05: Índia – Louve a Deus pela vida dos 33 alunos que completaram o curso de corte e costura, promovido pela Associação Batista, e ore pelos 63 novos alunos para que tenham corações sensíveis ao ensino da Palavra. (Ana Maria Wanderley – Espanha; Lauro Mandira – Sede da JMM; Rosângela Batista – São Tomé e Príncipe) Et 4 a 7 12/05: Educação – Ore pela vida das 110 pessoas não-cristãs que estão participando do curso de alfabetização oferecido pelos missionários da terra na Índia. Et 8 a 10 13/05: Treinamento de obreiros da terra – Cerca de 20 cristãos indianos já estão no estágio final do curso de liderança. Ore pelo ministério que desenvolverão e para que muitos sejam alcançados através de seu trabalho. Jó 1 a 3

14/05: Evangelização – Em quase todas as comunidades cristãs da Índia foram realizados esforços de evangelização. Em uma delas estavam presentes 250 pessoas, sendo 90% não-cristãs. Ore para que Deus complete a Sua obra naqueles corações. (Armando Neto – Chile) Jó 4 a 6

15/05: Projeto Oeiras – Deus tem abençoado o trabalho com crianças no Parque das Nações, em Lisboa, Portugal. Cerca de 60 crianças são atendidas pelo projeto. Coloque estas vidas diante de Deus. (Priscila Caldeira – Filipinas; Hugo Bertolot – Radical Efetivo; Ínis Quirino – Chile) Jó 7 a 10

16/05: Portugal (Estudos Bíblicos) – Os missionários Tomé e Elenice Fernandes começaram recentemente dois grupos de estudos bíblicos no meio da semana. Ore para que haja crescimento espiritual e numérico através destes dois grupos. (Rebeca – Oriente Médio) Jó 11 a 13

17/05: Ásia – Ore pelo aprendizado da língua e adaptação à cultura local para o casal Dawei e Mali. Muitas oportunidades de compartilhar o Evangelho têm surgido, porém a falta de conhecimento da língua do povo com o qual trabalham tem sido uma grande barreira. Jó 14 a 16

18/05: Radical África – A equipe que seguiu para o Mali está em Bamako enfrentado o desafio do aprendizado da língua bambará. Peça a Deus por sabedoria para estes jovens, e ore pelas oportunidades que têm tido de testemunhar entre o povo. Jó 17 a 20

19/05: Radical África – A equipe tem trabalhado com a projeção do filme Jesus em uma aldeia da Guiné e testemunhado através do projeto de futebol. Ore em favor dos alcançados com a mensagem do Evangelho naquela região. (Lucimar Garcia – Aposentada; Francisco Nicodemos – Aposentado; Roberto Carmona – África do Sul) Jó 21 a 23

20/05: Guiné – Ore pela vida de Ciro, líder religioso de uma das vilas da Guiné. Ele tem se mostrado cada vez mais aberto ao Evangelho e tem solicitado constantemente a exibição do filme Jesus na vila. Jó 24 a 26

21/05: Japão – A crise financeira mundial tem afetado a economia japonesa. As igrejas de Fuji e Kakamigahara sofrem com a perda de alguns membros que voltaram ao Brasil. Ore pela obra missionária no Japão e pela vida dos crentes locais. (Raquel Gonzalez – Aposentada; Alessandra Monteiro – Sede da JMM) Jó 27 a 30 22/05: Índia – Deus tem aberto as portas para o Evangelho numa vila do país onde existem diferentes castas sociais. O missionário da terra está obtendo bons resultados e muitas pessoas têm se mostrado receptivas à Palavra. Louve a Deus por essas vidas e ore para que compreendam a Verdade. (Renato Reis – Sede da JMM) Jó 31 a 33

23/05: Colômbia – Continue orando pela situação política do país e por despertamento entre as igrejas colombianas, para que avancem na propagação do Evangelho. (Jonas da Luz – Aposentado; Shirlésia de Souza – Sede da JMM; Ilana do Nascimento – Radical Luso-Africano; Jorge Tejada – Colômbia) Jó 34 a 36

24/05: Síria – Continue intercedendo pelos projetos evangelísticos traçados pelos obreiros da terra, para que alcancem muitas vidas e pelo desenvolvimento do trabalho batista implantado no país. (Maria Ester

Page 7: Revista A Colheita | Edição 27

07/05: Missionários nos campos – Coloque diante de Deus cada missionário que ainda enfrenta o desafio de aprender a língua e adaptar-se à cultura do povo com o qual trabalha. Peça a Deus por determinação, sabedoria na administração do tempo e ânimo para vencerem esse desafio. (Luiz Gustavo Godinho – São Tomé e Príncipe; Lamartine Fernandes – Malásia) Ne 4 a 7

08/05: Equipe JMM – Coloque diante de Deus a vida de cada membro da equipe de funcionários da Sede de Missões Mundiais, para que Deus continue direcionando as tarefas a serem realizadas. Ne 8 a 10

09/05: Mantenedores – Louve a Deus pela vida de cada crente e igreja que mantém a obra missionária através de suas orações e contribuições. Coloque suas vidas diante de Deus para que supra suas necessidades espirituais, físicas e materiais. (Érica Colares – Radical Luso-Africano) Ne 11 a 13

10/05: Missionários nos campos – Ore constantemente pela vida de cada missionário nos campos, para que tenham sempre forças, motivação, saúde e discernimento da vontade de Deus para um bom desempenho de seus ministérios. (João Garcia – Aposentado) Et 1 a 3

11/05: Índia – Louve a Deus pela vida dos 33 alunos que completaram o curso de corte e costura, promovido pela Associação Batista, e ore pelos 63 novos alunos para que tenham corações sensíveis ao ensino da Palavra. (Ana Maria Wanderley – Espanha; Lauro Mandira – Sede da JMM; Rosângela Batista – São Tomé e Príncipe) Et 4 a 7 12/05: Educação – Ore pela vida das 110 pessoas não-cristãs que estão participando do curso de alfabetização oferecido pelos missionários da terra na Índia. Et 8 a 10 13/05: Treinamento de obreiros da terra – Cerca de 20 cristãos indianos já estão no estágio final do curso de liderança. Ore pelo ministério que desenvolverão e para que muitos sejam alcançados através de seu trabalho. Jó 1 a 3

14/05: Evangelização – Em quase todas as comunidades cristãs da Índia foram realizados esforços de evangelização. Em uma delas estavam presentes 250 pessoas, sendo 90% não-cristãs. Ore para que Deus complete a Sua obra naqueles corações. (Armando Neto – Chile) Jó 4 a 6

15/05: Projeto Oeiras – Deus tem abençoado o trabalho com crianças no Parque das Nações, em Lisboa, Portugal. Cerca de 60 crianças são atendidas pelo projeto. Coloque estas vidas diante de Deus. (Priscila Caldeira – Filipinas; Hugo Bertolot – Radical Efetivo; Ínis Quirino – Chile)

Jó 7 a 10

16/05: Portugal (Estudos Bíblicos) – Os missionários Tomé e Elenice Fernandes começaram recentemente dois grupos de estudos bíblicos no meio da semana. Ore para que haja crescimento espiritual e numérico através destes dois grupos. (Rebeca – Oriente Médio) Jó 11 a 13

17/05: Ásia – Ore pelo aprendizado da língua e adaptação à cultura local para o casal Dawei e Mali. Muitas oportunidades de compartilhar o Evangelho têm surgido, porém a falta de conhecimento da língua do povo com o qual trabalham tem sido uma grande barreira. Jó 14 a 16

18/05: Radical África – A equipe que seguiu para o Mali está em Bamako enfrentado o desafio do aprendizado da língua bambará. Peça a Deus por sabedoria para estes jovens, e ore pelas oportunidades que têm tido de testemunhar entre o povo. Jó 17 a 20

19/05: Radical África – A equipe tem trabalhado com a projeção do filme Jesus em uma aldeia da Guiné e testemunhado através do projeto de futebol. Ore em favor dos alcançados com a mensagem do Evangelho naquela região. (Lucimar Garcia – Aposentada; Francisco Nicodemos – Aposentado; Roberto Carmona – África do Sul) Jó 21 a 23

20/05: Guiné – Ore pela vida de Ciro, líder religioso de uma das vilas da Guiné. Ele tem se mostrado cada vez mais aberto ao Evangelho e tem solicitado constantemente a exibição do filme Jesus na vila. Jó 24 a 26

21/05: Japão – A crise financeira mundial tem afetado a economia japonesa. As igrejas de Fuji e Kakamigahara sofrem com a perda de alguns membros que voltaram ao Brasil. Ore pela obra missionária no Japão e pela vida dos crentes locais. (Raquel Gonzalez – Aposentada; Alessandra Monteiro – Sede da JMM) Jó 27 a 30 22/05: Índia – Deus tem aberto as portas para o Evangelho numa vila do país onde existem diferentes castas sociais. O missionário da terra está obtendo bons resultados e muitas pessoas têm se mostrado receptivas à Palavra. Louve a Deus por essas vidas e ore para que compreendam a Verdade. (Renato Reis – Sede da JMM) Jó 31 a 33

23/05: Colômbia – Continue orando pela situação política do país e por despertamento entre as igrejas colombianas, para que avancem na propagação do Evangelho. (Jonas da Luz – Aposentado; Shirlésia de Souza – Sede da JMM; Ilana do Nascimento – Radical Luso-Africano; Jorge Tejada – Colômbia) Jó 34 a 36

24/05: Síria – Continue intercedendo pelos projetos evangelísticos traçados pelos obreiros da terra, para que alcancem muitas vidas e pelo desenvolvimento do trabalho batista implantado no país. (Maria Ester

Page 8: Revista A Colheita | Edição 27

pastor. Louve a Deus pela vida dos 12 irmãos que já foram batizados e peça por sabedoria para o Pr. Evaldo. (Teresa Pagaciov – Paraguai; Elton Rangel – Espanha) Sl 81 a 85

15/06: Itália – O missionário Fabiano Nicodemo iniciou grupos de estudos em Cesena, Cervia e Forlimpopoli e tem como desafio iniciar mais dois grupos em breve. Ore pelos irmãos que estão sendo treinados para atuar nos grupos e pela expansão deste trabalho. (David Pina - Representante JMM/Nordeste) Sl 86 a 89

16/06: Cesena In Piazza 2009 - Ore por este projeto, que tem por objetivo levar o Evangelho às praças e parques de Cesena, e para que o Senhor levante obreiros preparados para, junto com o missionário Fabiano Nicodemo, semear a Palavra nos corações. (Raquel Franco – Espanha; Márcia Carrilho – Chile) Sl 90 a 94

17/06: Instituto Teológico de Uíge – Louve a Deus pela vida dos 17 alunos que estão em processo de fechamento de curso e ore pela obra de construção do prédio, pois a situação econômica em Angola está cada vez mais difícil. (Ana Cessito – Moçambique) Sl 95 a 101

18/06: Nova igreja – Os missionários Hans e Elaine Behrsin continuam com as reuniões evangelísticas semanais em sua residência e o Senhor tem enviado até eles novas pessoas. Ore para que, a Seu tempo, Deus transforme este “pequeno grupo” em uma nova igreja. Sl 102 a 104

19/06: Letônia – Interceda diante de Deus pela crise econômica neste país, e para que os crentes letos não percam seus empregos. Sl 105 a 106

20/06: Obreiros da Terra – Ore pela vida dos seis missionários da terra da Letônia, Estônia e Lituânia e pelo projeto de plantação de uma igreja em Riga. (Lucas Luzardo – Uruguai) Sl 107 a 109

21/06: Botsuana – Foi concluída a construção do batistério na vila de Sebina e nele já foram batizados os quatro candidatos que estavam em preparação. Louve a Deus por esta vitória e ore por estes irmãos para que sigam testemunhando através de suas vidas. (Ana Paula Lourenço – Senegal) Sl 110 a 114

22/06: Projeto Bharat – Foi realizado mais um treinamento para os obreiros na Índia. Ore pelos resultados deste trabalho, para que os obreiros e comunidades sejam fortalecidos na fé em Cristo, cresçam na maturidade cristã e que tudo redunde em salvação de vidas. (Pâmela Muñoz –Colômbia; Gabriele de Sousa – Radical Luso-Africano) Sl 115 a 118

23/06: Batismos – Em parceria com uma associação local, 61 pessoas foram batizadas no templo da Igreja Batista Emanuel, na Índia, que estava lotado, com quase 500 pessoas. Ore por estes irmãos. Muitos vieram do Estado do Rajastan, pois ali existe a lei anticonversão. Ore para que o Senhor os guarde e os fortaleça. (Jailson Serpa – Representante JMM/Nordeste; Hans Behrsin – Letônia) Sl 119

24/06: Comunidades – Ore pelas 33 comunidades cristãs indianas dirigi-das pelos missionários da terra. São mais de 600 pessoas, dezenas delas já batizadas e muitas outras esperando pelo batismo. Sl 120 a 130

25/06: Haiti – O missionário da terra, Jonathan Joseph, organizou uma campanha de evangelização que resultou em 1.025 decisões por Cristo. Cerca de 10 mil pessoas se reuniram durante essa campanha de 41 dias na cidade de Mirabalais. Ore por estes novos irmãos, para que se firmem na fé e pelos demais que ouviram a mensagem de salvação. (Geraldo Rangel – Representante JMM/MG) Sl 131 a 139

26/06: Ordenação – Foram ordenados 12 novos líderes para o ministério no Haiti, no Oeste e Centro do país, como evangelistas, diáconos e pastores. Coloque-os diante de Deus para que tenham um ministério frutífero. (Hozana de Gamba – Angola; Ana Loide Leão – Colômbia) Sl 140 a 144

27/06: Missão Batista do Haiti – Louve a Deus pelos resultados já alcançados em 2009: 10 mil pessoas ouviram a Palavra, 1.025 decisões, 120 batismos, 247 líderes treinados e 520 discipulados. (Aline Nunes – Sede da JMM) Sl 145 a 150

28/06: PEPE Peru – Interceda pela vida da missionária Lidia Zavala, que coordena este trabalho. Ore pelas crianças que têm sido atendidas em suas necessidades e alcançadas com a mensagem do Evangelho. (Ubirajara da Silva – Canadá; Josias Machado – Aposentado) Pv 1 a 3

29/06: Retorno do campo – Interceda por direção de Deus para os Radicais que concluíram seu período no campo. Ore para que Deus lhes oriente sobre o futuro e Sua vontade. (Carlos Alberto Sarria – Chile; Olga Friesen – Equador) Pv 4 a 6

30/06: Chile – Através do projeto CABAMI (Casa Batista da Amizade) a missionária Maria Ilza organizou uma programação ao ar livre para quase 200 pessoas em Antofagasta. Os frutos deste projeto, crianças, adolescentes e seus pais, deram seus testemunhos de conversão e, como resultado, outros pais aceitaram a Cristo como Salvador. Louve a Deus por estes testemunhos e coloque a vida destes recém-convertidos diante de Deus em oração. (Marcia Pinheiro – Sede da JMM) Pv 7 a 9

Page 9: Revista A Colheita | Edição 27

ESPAÇO DO ADOTANTE

A COLHEITA

9

Não tenho um chamado específico para ir ao campo, mas reconheço a importância de participar de missões. As Juntas nos oferecem várias maneiras para participarmos da obra de Deus. Por esta razão contribuo alegremente orando e ofertando através de boleto e também, indiretamente, através da minha igreja.

Missões: o melhor investimento

Sou grata a Deus por me dar o privilégio d e p a r t i c i p a r d o Programa de Adoção Missionária (PAM). A minha oração é que almas encontrem o caminho do Céu. Investir na salvação de vidas é a melhor forma de aplicar os recursos que o Senhor tem nos dado.

Cátia Regina do Carmo de Melo FernandesRio de Janeiro/RJ

Lúcio José da SilvaRio de Janeiro/RJ

Várias maneiras departicipar de missões

Lançando a semente de Deus

Não posso estar no campo missionário, mas contribuo em oração e f i n a n c e i r a m e n t e . Também incen t ivo o u t r o s i r m ã o s a contribuírem com a obra de evangelização dos povos, pois esse é u m d e s a f i o p a r a alcançar vidas para

Cristo. Sou missionária onde trabalho, lançando a semente do amor de Deus.

Zélia Santana da Silva Franco da Rocha/SP

Quando a igreja adota um missionário, além de participar do sustento financeiro, está intercedendo e batalhando espiritualmente pelo avanço do Evangelho. E é possível participar financeiramente do sustento missionário com uma oferta mensal a partir de R$ 20,00 (vinte reais), ou com um valor que corresponda à realidade de sua igreja. Ela receberá, periodicamente, a carta do missionário ou projeto adotado e terá a possibilidade de corresponder-se com ele.

Em 2008 através do PAM Igreja, 15% das igrejas batistas do Brasil participaram do sustento de um missionário ou projeto. A sua é uma delas?

Faça contato com o Programa de Adoção Missioniária e saiba mais sobre o PAM Igreja.

Sua Igreja já adota um missionário de Missões Mundiais?Sua Igreja já adota um missionário de Missões Mundiais?

0800 709 1900

www.jmm.org.brE-mail: [email protected]

Tel.: 21 2122-1901Fax: 21 2122-1944

Central do Adotante

Armando de Barros LeiteMogi das Cruzes/SP

Fiel a missões

Desde que adotei o missionário Pr. Daniel Duarte e família (Uruguai), Deus tem me honrado com muitas bênçãos. Passei tempos difíceis, mas sempre fui fiel a missões!

Privilégio único

Ser adotante da obra missionária é parte do nosso chamado cristão; porém, é um dever e privilégio único apoiá-la com minhas orações e finanças.

Walter LimaPouso Alegre/MG

Page 10: Revista A Colheita | Edição 27

ESPAÇO DO PAM

01A COLHEITA

ANDRÉ AMARALCoordenador de Projetos e

Desenvolvimento de Recursos

a década de 1980, as ofertas arrecadadas no Dias NEspecial foram, praticamente, os únicos recursos de que Missões Mundiais dispunha para realizar a obra de evangelização dos povos. Mas as necessidades eram maiores que os recursos para atendê-las, o que limitava a ação da JMM. Diante das necessidades urgentes vindas dos campos, surgiu, na mesma década, o Programa de Adoção Missionária.

Era imprescindível que a igreja e seus membros interagissem efetivamente com o missionário, não somente no envio da oferta anual, mas no aspecto do relacionamento. Além de aproximar o missionário das igrejas, a junção do PAM com o Dia Especial tem possibilitado o envio constante de novos obreiros.

O número de pessoas que adotam missionários tem crescido. Entretanto, muitos não dão sequência ao compromisso. Muitas vezes, quando se pensa em construir, adquirir um novo patrimônio ou realizar cortes no orçamento, algumas pessoas, famílias e igrejas excluem o

PAM e Dia Especial: juntos noavanço da obra missionária

sustento de missões de seu orçamento, gerando descontinuidade no sustento missionário adotado. Trata-se do paradigma “fé e finanças”.

A obra de Missões Mundiais é mantida pelas igrejas Batistas do Brasil e não abrimos mão de anualmente prestar contas às mesmas. O livro do mensageiro, entregue na assembléia anual da CBB, e os relatórios divulgados em nossos informativos têm o objetivo de prestar contas e encorajar os batistas brasileiros para o desafio que está diante de nós.

Sem a participação das igrejas e seus membros através da intercessão, da oferta do Dia Especial e das contribuições entregues ao PAM, certamente não poderíamos atender os clamores da obra missionária com a urgência necessária.

Deus não abre mão de você para realização de Sua obra! Persevere em seu compromisso missionário.

V i s a n d o a d i g n i d a d e d o m i s s i o n á r i o , independentemente da categoria, Missões Mundiais administra e envia os recursos necessários para que cada um viva equilibradamente no país para o qual foi designado. O cálculo desse sustento, que chamamos de “custo missionário”, é composto por vários fatores e contempla os critérios estabelecidos no Manual Missionário da JMM.

O custo missionário é composto por: sustento familiar, encargos no Brasil (INSS), Fundo Ministerial, abono anual, passagens de ida e volta ao campo, transporte no campo, moradia, educação (caso tenha filhos), vistos e taxas internacionais. No caso dos missionários do Projeto Radical, o custo é menor em função da modalidade de envio e trabalho em equipe.

Além do valor estipulado no custo missionário, Missões Mundiais administra situações imprevistas como internações urgentes, translado de um país para outro em função da precariedade do serviço médico local, despesas ambulatoriais e ações imediatas em caso de guerras e cataclismas.

Todas essas variáveis são administradas pela JMM e fazem parte do sustento missionário, pois entendemos que o obreiro e sua família devem ter tranquilidade para dedicarem-se exclusivamente ao seu ministério no campo.

Quanto custa manter um missionário?

Page 11: Revista A Colheita | Edição 27

No penúlti-mo domingo de março, a PIB de São J oão de Meriti/RJ reali-zou uma intensa p rogramação, cuja ênfase foi Missões Mun-diais. As cele-b r a ç õ e s d a manhã e da noite mostraram os maiores desafios missionários da atualidade. Muitos irmãos assumiram o compromisso de se envolver ainda mais com a urgente tarefa de evangelização dos povos.

Do lado de fora, uma feira missionária funcionou durante quase todo o dia. As barracas mostraram a realidade da Ásia, África, Américas e Europa e informou sobre como adotar missionários e projetos da JMM.

O evento despertou ainda mais a igreja para o trabalho de evangelização. Muitos irmãos assumiram o com-promisso de participar de maneira mais efetiva da obra de Missões Mundiais através do sustento financeiro, da oração e da entrega de suas vidas para os campos missionários. Nesse dia missionário também foi levantada uma oferta para ajudar um grupo de irmãos a fazer uma viagem missionária pelo interior de São Paulo.

IGREJAS MISSIONÁRIAS

11A COLHEITA

Em vários países, oportunidades de emprego para profissionais brasileiros, nas mais diferentes áreas de atuação, têm surgido como um novo paradigma na obra de evangelização do mundo. As portas estão abertas para dentistas, esportistas, empresários, comunicadores, educadores, nutricionistas e profissionais de saúde, entre outras áreas. Oportunidades que têm sido utilizadas por Deus para alcançar pessoas e anunciar-lhes a salvação em Cristo. Muitos são os relatos de missionários e voluntários que aceitaram o chamado de Deus e entregaram seus talentos para a obra missionária.

Qual o seu chamado? Entre em contato com Missões Mundiais, através dos telefones 2122-1900 (de cidades com DDD 21) ou 0800 709 1900 (das demais localidades), e obtenha informações de como ser usado na evangelização do mundo através de sua profissão.

Atendendo o clamor das nações

Uma ação para abençoar os crentes chineses

A IB de Itamotinga, no município de Coaraci/BA, organizou-se para mais uma Campanha de Missões Mundiais. Em 2009, o alvo proposto pela igreja, que tem 50 membros, era um desafio. Após muito empenho, o alvo foi ultrapassado em 330%. De acordo com o irmão Saul Brito, vice-moderador da igreja, apesar do resultado alcançado, o temor era sequer chegar ao valor proposto inicialmente. “Depois de elaborarmos nosso alvo, pensamos que não o alcançaríamos. Surgiu, então, a ideia de uma gincana missionária. Formamos duas equipes e cada membro foi motivado a orar, pesquisar e trabalhar por Missões Mundiais”, conta.

O ponto alto da Campanha na igreja foi o encerramento da gincana, que aconteceu no primeiro domingo de março, em frente ao templo. “Foi emocionante ver crianças, adolescentes, jovens e adultos engajados e demonstrando seu amor por Missões. É preciso ouvir a voz do Senhor e dizer: 'Eis-me aqui, envia-me'”, finaliza o irmão Saul Brito.

Compromisso com Missões

Use sua profissão para evangelizar o mundo

A COLHEITA

11

A PIB de Brasilândia, em São Gonçalo/RJ, foi impactada pelo desafio de enviar 100 mil bíblias para a China. Desde que Missões Mundiais iniciou a divulgação desta carência, um adolescente, p r o f u n d a m e n t e t o c a d o , procurou o Pr. Dario Francisco de Oliveira a fim de pedir autorização para reunir outros irmãos para orarem especificamente pelo Projeto. Depois de alguns meses de oração, o pastor foi procurado por um irmão, que junto com sua família, queria enviar 1.000 bíblias. “Foi um momento de muita alegria. Deus respondeu as orações. A notícia foi

Mobilização Missionária contagiou igreja

compartilhada com a igreja no culto de lançamento da Campanha de Missões Mundiais 2009. Alguns outros membros da igreja também entregaram suas ofertas de amor para o Projeto. Para a glória de Deus, 1.070 chineses terão as suas bíblias”, diz o Pr. Dario. Os valores já foram entregues a Missões Mundiais e serão empregados na impressão dos exemplares. O Projeto Bíblias para a China visa disponibilizar 100 mil exemplares da Palavra para os cristãos chineses. Ore pelo desafio de entregar as bíblias arrecadadas.

Pr. Dario (à dir) na JMM

Page 12: Revista A Colheita | Edição 27

Construção de templos: necessidade urgente na África

templo. O desafio é levantar o equivalente a 120 mil reais para a construção.

Projeto Vilage de Dara: Na Guiné-Bissau, a Segunda Igreja Batista está sendo plantada na cidade de Gabu. O casal missionário Pr. Edivaldo e Edileusa da Silva está se dedicando para que um novo templo seja levantado naquela aldeia. Os fulas estão pouco a pouco sendo alcançados para Jesus, com vários decididos e um irmão já batizado naquela aldeia. Para a construção, a missão batista já possui o local, mas são necessários cerca de 90 mil reais para a construção do templo, que traria uma grande credibilidade ao ministério missionário naquele lugar.

Projeto Joal: No Senegal vivem cerca de 120 mil habitantes e 80% da população é muçulmana. Em Joal, a JMM mantém, desde 2004, a missionária Ivonete Maria dos Reis, que tem trabalhado na plantação de uma igreja. Para reunir os novos convertidos, a missionária pensou em utilizar uma das pequenas salas de aula do PEPE, mas o prefeito proibiu. Entretanto, foi cedido um terreno para a construção de um templo evangélico, algo inédito naquela comunidade. Ivonete prevê que sejam necessários aproximadamente 92 mil reais para a construção do primeiro templo batista em Joal.

A construção desses templos na África é um desafio de cada um. Para outras informações ligue para 2122-1901 (de cidades com DDD 21) ou 0800 709 1900 (das demais localidades). Adote também pelo Portal JMM. Se preferir, envie um e-mail para [email protected] e saiba como apoiar esses projetos.

INFORME

12A COLHEITA

Em três países africanos, os missionários de Missões Mundiais têm oportunidades inéditas de construírem templos e, assim, agregar credibilidade ao profícuo trabalho que já desenvolvem. Entretanto, como são países onde a renda média do povo é baixa, e isto atinge também os crentes, as ofertas arrecadadas nas igrejas ou congregações não conseguem sustentar as construções.

Projeto Cons-trução de Templo em São Tomé e Príncipe: A PIB de São Tomé, na capital do país, possui um templo c o m p a r e d e s feitas de caniços de bambu. Apesar disso, a igreja conta com 80 membros e três congregações já plantadas, sendo

que duas serão organizadas em igrejas em breve. Porém, a realidade financeira da igreja impede que aqueles irmãos construam um templo melhor. Além disso, para que o trabalho batista no país seja oficializado, é preciso que uma sede seja inaugurada (neste caso, o templo da PIB) e o reconhecimento do Pr. Armindo Fausto, um obreiro nacional formado em nível superior. Só falta o

2 0 0 9

Atual templo da PIB de São Tomé

BAHIA01 e 02/05 – PIB Catu15 e 16/05 – PIB em Esplanada22 e 23/05 – SIB em Vitória da Conquista05 e 06/06 – PIB de Itamaraju

MATO GROSSO05 e 06/06 – Rondonópolis12 e 13/06 – PIB em Cuiabá

MINAS GERAIS02/05 – UFM de Governador Valadares08 e 09/05 – Uberaba

Aproximando a Igreja do campo missionário

PARANÁ01 e 02/05 – PIB de Maringá

RIO DE JANEIRO08 e 09/05 – TIB em São Fidélis29 e 30/05 – PIB em Piabetá – Magé05 e 06/06 – IB Marléia – Rio das Ostras19 e 20/06 – PIB de Italva19 a 21/06 – IBC de Teresópolis

RIO GRANDE DO SUL08 e 09/05 – PIB em Santa Maria15 e 16/05 – PIB de Rio Grande

SANTA CATARINA22 e 23/05 – IB do Estreito – Florianópolis29 e 30/05 – IB do Urubici05 e 06/06 – Seminário S. J. Batista – Luzerna19 e 20/06 – IB Taquaral26 e 27/06 – IB Pedras Vivas – Joinville

SÃO PAULO08 a 10/05 – IB Betel – Santana – São Paulo15 a 17/05 – IB em Brás Cubas – M. Cruzes22 a 24/05 - Sumaré-SP29 a 31/05 – IB em Vila Salete – São Paulo05 a 07/06 – IB Betel em São Vicente19 a 21/06 – IB Moriá – Osasco

26 a 28/06 – PIB em São Sebastião

TOCANTINS15 e 16/05 – IB Orla Palmas19 e 20/06 – IB Peniel em Gurupi

Saiba mais no Portal JMMwww.jmm.org.br