Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

40
Destaques 2015 • 1

description

 

Transcript of Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

Page 1: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

Destaques 2015 • 1

Page 2: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

2 • ACSP Oeste

Page 3: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

Destaques 2015 • 3

GESTÃO 2015-2017Rua Pio XI, 418 - Lapa - CEP 05060-000

São Paulo -Tels. (11) 3837-0544 e 3837-0174

PRESIDENTEAlencar Burti

DIRETORIA EXECUTIVA

Diretor SuperintendenteCarlos Carrizo Prisco

Diretor 1º Vice-superintendenteTherezinha Penteado Corrêa de Almeida

Oliveira

Diretor 2º Vice-superintendenteEdison de Oliveira

Diretor 1º SecretárioJácomo Spampinato

Diretor 2º SecretárioMário Pietro Martinelli

CONSELHO DIRETORÁlvio Malandrino

Armando Ferreira Inglês Júnior Carlos Alberto Buzinari

Claudia Hausner Edilson Fernando de Moraes

Edson Barison GebaileEdson Oliveira França Júnior

Fausto Pardini Gentil Tonello Júnior Gino Andersen Sarti Ilson José de Oliveira

João Caldas Fernandes Jorge Banyai

José Nassif Neto Luciana Borges

Luiz Pasetti Luzia Schiapim dos Santos

Maria Eunice Garcia Mário Hermelino Ferreira

Mário Sérgio Mendes Cardoso Nicolau Helito Filho

Osvaldo Soares Osvaldo Tadeu dos Santos

Paulo Ferreira Seixas Renato Orlando

Roberto Uria Mendéz Roque Ribeiro de Oliveira - Licenciado

Rosana Aparecida Lúcio Braccialli Sérgio Prezzoti

Suely de Souza Facioli

CONSELHEIROS NATOSDimitrie Josif Gheorghiu

Douglas FormaglioGaetano Brancati Luigi

Hermínio Rossi José Carlos de Barros Lima

Lys dos Santos Moacir Roberto Boscolo

Sidney Gasparetto

D E S T A Q U E S

E D I T O R I A L

É especialmente em momentos de cri-se como o que atravessamos agora que o papel de uma entidade de

classe torna-se ainda mais fundamental. Em períodos turbulentos, as forças repre-sentativas de um segmento econômico ou da sociedade civil devem exercer com maior afinco seu poder de mobilização na defesa dos interesses de seu setor, posicio-nando-se de forma firme junto aos órgãos governamentais e contribuindo com ideias práticas para amenizar problemas que, geralmente, afetam não só os seus filiados mas a sociedade como um todo. Também é seu papel usar da criatividade para ofere-cer serviços que auxiliem os associados a passar pelas instabilidades.

Como representante de um dos mais importantes segmentos da economia do País dentro do mais rico Estado brasilei-ro, a Associação Comercial de São Pau-lo vem cumprindo brilhantemente esse papel. Diante da grave crise, a FACESP, federação que reúne todas as associações comerciais do Estado de São Paulo, ma-nifestou sua posição em uma carta aberta elaborada durante o congresso da entida-de, ocorrido em novembro no Guarujá - e, portanto, batizada de Carta do Guarujá. O manifesto pede ao poder público um “choque de moralidade e de gestão”, para que o País encontre novamente a rota do desenvolvimento. Desenvolvimento este que, no entender da FACESP, deve ser conduzido pelo setor privado.

No âmbito regional, os associados de cada Distrital encontram respaldo nos ser-viços e benefícios oferecidos pela ACSP. Na Distrital Oeste, por exemplo, fizemos questão de focar nossa gestão nos interes-ses dos associados, razão de existir da enti-dade. Para tanto, trabalhamos pela integra-ção entre os mais de 600 empreendedores associados dos bairros da Lapa, Perdizes, Barra Funda, Freguesia do Ó e Vila Leo-

poldina com as entidades represen-tativas desta que, em termos econô-micos, é uma das mais importantes regiões da capital. Um exemplo é o esforço conjunto promovido entre os dois lados na discussão de propostas para melhor adequar o projeto de revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo à realidade de nossa região. Iniciativas como essa deixam clara a relevância da Distrital Oeste como porta-voz de todas as entidades re-presentativas da região nas causas de interesse da comunidade.

Para beneficiar de forma dire-ta nossos associados, oferecemos serviços inovadores, como o SCPC, que minimiza os riscos de inadim-plência e fraudes, e temos investi-do em cursos de capacitação em parceria com o SEBRAE.

E para fechar com chave de ouro o trabalho de um ano, reconhece-mos o esforço dos empreendedores da região - que apesar do momento adverso têm se mostrado capazes de driblar as dificuldades - com a realização da festa de entrega do Prêmio Destaque, que homenageou 14 empresas e entidades de diversos segmentos. Uma justa homenagem a quem contribuiu de forma tão rele-vante para que, independentemente da crise, nossa região continue no caminho do desenvolvimento.

Força e criatividade

Diretor Superintendente da Associação Comercial de São Paulo Distrital Oeste

Carlos Carrizo Prisco

Foto

: Tia

go G

onça

lves

Page 4: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

4 • ACSP Oeste D E S T A Q U E S

A B E R T U R A

A ACSP entra na discussão sobre o zoneamento da cidade com propostas que facilitam a existência sem conflitos entre imóveis comerciais e residenciais nas zonas restritivas e a obtenção de alvarás de funcionamento pelos empreendedores irregulares.

Em meio à polêmica atual en-volvendo moradores e em-presários da Região Oeste de

São Paulo em torno do processo de revisão da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (LPUOS), mais conhecida como “Lei de Zoneamen-to”, há um ponto que ninguém dis-cute: a importância do tema para a população que mora e trabalha na área e o impacto que as mudanças a serem definidas terão sobre o comér-cio e o setor de serviços dessa zona.

Por isso, seja qual for o segmen-to do seu negócio, os comerciantes devem ficar extremamente atentos às discussões envolvendo o assunto e dedicar algum tempo a entender as mudanças propostas e a partici-par dos fóruns promovidos pelo le-gislativo municipal e entidades de classe para debater as propostas. Isso sob pena de verem aprovados, ao final do processo, pontos que se-jam prejudiciais aos seus negócios.

Embora a cidade já tenha uma Lei de Zoneamento, a 13.885, de 2004, a mesma precisa ser re-visada para que fique adequada ao Plano Diretor Estratégico (Lei 16.050/2014), que foi revisto em 2014. Basicamente, a lei reúne o con-junto de regras que vai definir as ati-vidades que podem ser instaladas nos diferentes locais da cidade. Nele estão definidos os pontos permitidos para a instalação de uma loja, cabeleireiro ou pizzaria, bem como onde poderão ser construídas residências, prédios indus-triais, ou ficarão praças e áreas verdes.

Por uma São Paulo democrática

Vista aérea da região da Rua Brigadeiro Gavião Peixoto

Tudo isso com o objetivo de promover a melhor organização da cidade, con-solidando o binômio desenvolvimen-to e qualidade de vida. Se aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a lei vai vigorar até 2029.

Residências vs. comércioAqui na Zona Oeste, as discor-

dâncias envolvendo o projeto de lei acontecem porque os moradores das Zonas Exclusivamente Residen-ciais (ZERs), como é o caso da City Lapa, não querem que as áreas pró-ximas às suas casas sejam transfor-madas em Zonas Corredores (ZCor) para contemplar comércios constru-ídos dentro ou no entorno de áreas residenciais nos últimos anos.

O relator do projeto, vereador Paulo Frange (PTB), explica que o

uso desses corredores tem que ser compatível com a vizinhança resi-dencial, não pode gerar incômodo. “Os prédios não podem ter mais do que 10 metros de altura e não se pode remembrar os lotes”, destaca.

De acordo com Frange, se com-parar os corredores atuais com as zo-nas anteriores, uma grande parte já existia. Ele diz que eram “zonas de centralidade”. “O que ocorre agora é que está se classificando algumas ou-tras áreas em que os estabelecimentos já estão instalados, em que a situação já existe, e que precisavam ser deter-minados os tipos de uso. Esse é o pro-blema dos corredores com as áreas residenciais”, explica. “Embora exista um grupo de moradores das áreas re-sidenciais que não quer o comércio local, há, sem dúvida, um movimen-

Foto

: Div

ulga

ção

Page 5: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

Destaques 2015 • 5

Para a ACSP, área no entorno da Rua Gavião Peixoto deve ser ZCor 3

to dos que querem ter o comércio de âmbito local”, afirma.

A Associação Comercial vem acompanhando de perto as discus-sões em torno da revisão da “Lei de Zoneamento”. O Presidente Alencar Burti tem sido enfático ao afirmar que a entidade não é contra a pre-servação das zonas exclusivamente residenciais, mas defende que as mudanças provocadas nessas áreas pela dinâmica da cidade precisam ser incorporadas pela legislação. “Além do mais, aos moradores in-teressa ter próximo de suas casas algum tipo de comércio, como far-mácias e padarias, sob pena de ficar sem alternativa de serviços perto de onde residem”, analisa.

No âmbito regional, a Distrital Oeste tem trabalhado sistematicamen-te para trazer aos associados e à comu-nidade local o debate sobre a questão. A ACSP Oeste abriu suas portas para a realização de várias reuniões nas quais representantes de entidades de moradores como AMOCity, ASSAM-PALBA e CONSABS puderam trocar ideias com os membros do Conselho de Política Urbana da Distrital.

“Esses encontros têm sido bas-tante positivos e democráticos, uma

D E S T A Q U E S

A B E R T U R A

oportunidade para cada participante expor sua visão de forma clara, de forma que busquemos, juntos, a me-lhor solução para todos”, diz o Diretor Superintendente da regional, Carlos Carrizo Prisco. Além dos debates so-bre a “Lei de Zoneamento”, esses en-contros têm apresentado como pauta a questão do tombamento da City Lapa, tendo em vista o movimento de moradores em favor da ampliação da área tombada no bairro.

Após ouvir a comunidade e de-bater amplamente o assunto com os associados e empresários da região,

a Distrital encaminhou, em outubro, um ofício ao relator Paulo Frange sugerindo algumas alterações no projeto de revisão do zoneamento proposto pelo Executivo. “Como foi apresentada, a parte do projeto que diz respeito a áreas como o Alto da Lapa e City Lapa, por exemplo, não condiz com a realidade atual desses locais”, avalia Prisco.

A contribuição da DistritalNo caso das ruas Monte Pascal,

Brigadeiro Gavião Peixoto e Barão de Jundiaí, no Alto da Lapa, a pro-posta da Distrital é que toda essa área seja transformada em Zona Corredor 3, que contempla maior diversidade e volume de comércio e serviços do que a ZCor 2, demar-cação proposta pelo projeto para o local. A justificativa é que essa área é densamente “povoada” por prédios comerciais de porte, como laboratórios clínicos, hospitais e agências bancárias. “É uma região com grande circulação de pessoas e que não deveria sofrer restrições”, analisa Prisco. O mesmo acontece no corredor das ruas Pio XI e Bairi.

Já na City Lapa, a Distrital su-gere que a Rua Diógenes Ribeiro de

Reunião discute ampliação da área tombada na City Lapa

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Lúc

ia H

elen

a Fi

ora

Page 6: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

6 • ACSP Oeste

Lima, no trecho entre as Ruas Passo da Pátria e Princesa Leopoldina, seja indicada como ZCor 2, pois o local hoje contempla um número signifi-cativo de imóveis comerciais. Já nas ruas Passo da Pátria e Aliança Liberal há um grande número de restauran-tes, pizzarias e até a sede da 2ª Com-panhia da Polícia Militar, localizada na esquina da Passo da Pátria com a Barão da Passagem. Diante disso, se-gundo a entidade, não faz sentido res-tringir o comércio da área. “Por isso, sugerimos que ali passe a ser ZCor 2”, diz o Diretor Superintendente.

A Distrital Oeste também se mo-bilizou para formar o Comitê Técnico de Política Urbana das Sedes Distri-tais. Além da Oeste, o comitê conta com a participação das distritais No-roeste, Pinheiros e Sudoeste. “A for-mação do comitê é importante para fundamentar e tornar mais abrangen-tes as iniciativas da entidade relativas a esse assunto na região, unindo os esforços de todas as distritais que ope-ram na Zona Oeste”, explica Prisco.

A problemática da licençaAlencar Burti destaca um outro

ponto fundamental que deve ser dis-cutido juntamente com a revisão da Lei de Zoneamento: a desburocrati-zação da obtenção das licenças de funcionamento no comércio. Ele en-fatiza que a revisão do zoneamento da cidade é uma oportunidade para tornar menos complicado o proces-so de regularização dos imóveis co-merciais. Para se ter uma ideia, atu-

almente apenas cerca de 20 a 30% do comércio estabelecido na capital tem alvará de funcionamento.

Resolver a regularidade das edi-ficações é um enorme desafio, para o qual não existe, ainda, uma alternati-va apontada, já que as leis de anistia foram ineficientes no sentido de re-gularizar as edificações. Vale lem-brar que, hoje, a “Lei de Zoneamen-to” determina que, para o empresário obter a licença, ele precisa compro-var a regularidade do imóvel onde está instalado o seu negócio. Como a maior parte do parque edificado da cidade é irregular, o empresário não consegue a licença. “Esta questão precisa ser tratada de modo estrutural e não será resolvida em pouco tem-po, mesmo que o Executivo sinalize essa intenção - e isso ainda não ocor-reu”, lembra Alencar Burti.

Uma forma de lidar com esse descompasso, de acordo com a ACSP, é que a Prefeitura passe a exi-gir atestados técnicos comprovando a segurança e a salubridade destas edificações – ao invés de um docu-mento comprovando regularidade. “Essas e outras propostas baseadas em índices de incomodidade estão sendo apresentadas pela Associação Comercial como forma de contribuir com os debates e com a aprovação de uma lei que, efetivamente, con-temple os interesses dos empreen-dedores sem causar transtornos aos moradores das zonas residenciais”, diz Burti. “Vamos trabalhar para que o Executivo aproveite a chance de criar uma lei simplificada, para que todos entendam e cobrem sua apli-cação, e que considere a cidade que existe de fato, a cidade real”.

Comércio está presente no entorno da área residencial da Rua Pio XI

Mapa indica perímetro da City Lapa, uma das áreas de conflito

D E S T A Q U E S

A B E R T U R A

Foto

: Lúc

ia H

elen

a Fi

ora

Projeto, Edição e Comercialização: Página EditoraRedação e Publicidade: Rua Marco Aurélio, 780. Vila Romana. Telfax: 11 3874-5533. E-mail: [email protected]. Dire-tor: Ubirajara de Oliveira. Redação: Lúcia Helena Oliveira Fiora. Fotografia: Tiago Gonçalves. Anúncios: Antonio Neosmar e Ericson Blasquez. Editoração Eletrônica: Kátia Fortes e Thiago Álan. Publicidade: Rosana Braccialli, Samuel Barcellos, Sandra Holdschip e Vinicius Gonçalves de Oliveira. Impressão: Eskenazi Indústria Gráfica Ltda. Tiragem: 2,5 mil exemplares.

Novembro 2015

Revista aCsP-Oeste

Page 7: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

Destaques 2015 • 7

Page 8: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

8 • ACSP Oeste

Page 9: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

Destaques 2015 • 9

Page 10: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

10 • ACSP Oeste D E S T A Q U E S

S E R V I Ç O S

Com novos produtos, como o SCPC - que minimiza os riscos de inadimplência e fraudes – e a realização de eventos que abordam temas relevantes para os empreendedores, a ACSP é reconhecida como o braço direito dos comerciantes, profissionais liberais e do setor de serviços.

Um dos motivos pelos quais a Associação Comercial é reconhecida, há mais de

um século, como a “casa do empre-endedor” é que, ao longo de todos esses anos, a entidade esteve em permanente transformação, acom-panhando a evolução do mercado, que atualmente exige de quem se arrisca a abrir um negócio uma pos-tura muito mais agressiva do que ti-nham os antigos “comerciantes”.

A ACSP é, hoje, um dos poucos órgãos representativos que atuam em um contexto generalizado - ou seja, unindo interesses dos empresários e da comunidade na qual eles estão in-seridos - e buscando sempre oferecer oportunidades, serviços e produtos inovadores para cumprir seu papel.

Conectada com essa nova rea-lidade do setor, a entidade se pro-põe a dar uma assessoria completa não só aos comerciantes, mas tam-bém aos profissionais liberais e do segmento de serviços, abrindo seu leque de abrangência.

Aqui na região, a Distrital Oeste disponibiliza toda a gama de bene-fícios oferecida pela entidade, além de eventos organizados especial-mente para os empresários locais, como a entrega do Prêmio Desta-que, homenagem feita anualmente aos empreendedores que mais se destacam em suas áreas de negócio (veja matéria nesta edição).

Essa sintonia com os interesses e necessidades dos empreendedores da região é possível graças a um mo-

Sob medida para o seu negócio

Sede da entidade oferece estrutura completa e serviços sob medida

delo de gestão descentralizada ado-tado pela atual diretoria. Todo o tra-balho é desenvolvido pelas diversas comissões de trabalho, criadas para dar maior agilidade às ações e servi-ços oferecidos pela Distrital. “Todos os assuntos e temas importantes para nossos associados estão contempla-dos no trabalho das 13 comissões atualmente constituídas, o que torna mais completo e eficaz o trabalho realizado pela Distrital”, explica o Diretor Superintendente da Distrital Oeste, Carlos Carrizo Prisco.

A organização de palestras e se-minários, desenvolvidos em parceria com o SEBRAE - SP, são um exemplo de como a Distrital vem trabalhando para auxiliar o desenvolvimento do empreendedorismo local. Em 2015, quatro eventos foram realizados. O primeiro deles foi a palestra “O

vendedor Samurai e o segredo do sucesso em vendas”, na qual o espe-cialista em venda consultiva Felipe Costa apresentou a metodologia co-nhecida como “Os 8 Passos de Ouro em Vendas”, técnica que ajuda a au-mentar o faturamento e a encantar e fidelizar clientes.

Em agosto, os temas foram “Como atrair clientes virtuais para lojas reais?”, desenvolvido pela pa-lestrante Simone Ayoub, e “Conta-bilidade para não contadores, com o especialista Silvio Soares da Rosa, que abordou, entre outros assuntos, como se desenvolveu o raciocínio contábil e como interpretar um ba-lanço. Já a discussão sobre as formas de se utilizar as redes sociais para ala-vancar as vendas foi o objetivo do se-minário “Como usar o Facebook para sua empresa crescer”, ministrado em

Foto

: Arq

uivo

Pág

ina

Edito

ra

Page 11: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

Destaques 2015 • 11D E S T A Q U E S

S E R V I Ç O S

setembro pelo consultor do SEBRAE - SP Alfredo Firmino de Carvalho.

“Com temas atuais e de extre-ma importância para o empreende-dor que quer estar antenado com as modernas tecnologias e métodos de gestão, esses eventos tiveram grande público e foram de muita utilidade para os associados”, diz Prisco. Para 2016, o objetivo é apostar ainda mais na formação e capacitação dos empreendedores, com a criação de cursos presen-ciais e interativos, além de seminá-rios em parceria com o SEBRAE.

Ele cita ainda outras duas inicia-tivas importantes postas em prática pela Regional em 2015: a formação do Comitê Jurídico da ACSP - Dis-trital Oeste, que vem auxiliando os associados nas questões de ordem legal, e a realização do 2º Encontro Regional do Fórum de Jovens Em-preendedores da Região Oeste, que nessa edição abordou o tema “Ino-vação e Modelos de Negócios”.

Já entre os serviços e benefícios disponibilizados pela ACSP que podem ser encontrados na Distrital

Distrital emite certificado digital

Oeste, o grande destaque é o SCPC. Criada em parceria com o Banco Boavista, essa ferramenta tem como objetivo dar maior segurança ao empreendedor, tornando possível a ele conhecer de forma mais profun-da o perfil de seus clientes, minimi-zando, assim, os riscos de inadim-plência para o seu negócio.

O SCPC pode ser adquirido em pacotes que, juntos, fornecem minu-ciosas análise e verificação de crédito de pessoas físicas e jurídicas em todo o Brasil, a preços acessíveis. O banco de dados do SCPC conta com mais de 350 milhões de informações comer-ciais. “Essa riqueza de informações permite oferecer soluções inteligentes para auxiliar o processo de tomada de decisões de negócios”, afirma Prisco.

Os relatórios fornecidos indi-cam, por exemplo, o grau de inadim-plência de um cliente num período de seis, 12 e 18 meses; informam sobre débitos pendentes e alertas de sinistro, roubo ou furto de veículos; além de dados sobre protestos e dé-bitos pendentes relativos a imóveis.

Outros serviços e benefícios disponibilizados pela Distrital Oeste são:

Guia de BenefíciosO Guia de Benefícios é uma vi-

trine on line com ofertas pré-nego-ciadas pela Associação Comercial de São Paulo para seus associados. A ACSP fecha constantemente no-vos convênios para aumentar o le-que de oportunidades e vantagens oferecidos. Esses convênios são rea-lizados com empresas da cidade de São Paulo nos segmentos de ensino, seguro saúde, concessionária de veículos, consultoria empresarial, consórcio, lazer e outros.

Declaração de ExclusividadeCom base no artigo 25 da Lei nº

8.666/93, a Associação Comercial expede Declarações de Exclusividade para empresas que representam pro-dutos ou serviços em caráter exclusi-vo e desejam livrar-se da burocracia das licitações públicas. A Declaração de Exclusividade é um documento jurídico que atesta que a empresa solicitante é a única a comercializar determinado produto, tornando des-necessária a exigência de licitações. Também pode ser expedida com base em direitos sobre produtos e serviços registrados junto ao INPI (Instituto

Encontro Regional de Jovens Empreendedores

Foto

: Arq

uivo

Pág

ina

Edito

ra

Foto

: Div

ulga

ção

Page 12: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

12 • ACSP Oeste

Nacional de Propriedade Intelectual), Biblioteca Nacional ou outros órgãos oficiais de registro. Para mais infor-mações sobre como solicitar a Decla-ração de Exclusividade, basta entrar em contato com a Central de Relacio-namento no telefone (11) 3180-3737 ou envie um email paradeclaraçã[email protected]

Escritório Regional JUCESPA Distrital atua como um des-

centralizador da Junta Comercial do Estado, oferecendo diversos serviços com mais conforto, rapidez, agilidade e atendimento direcionado a cada ne-cessidade dos associados. São 16 pon-tos de atendimento em toda a cidade de São Paulo onde o empreendedor conta com atendimento em horário agendado, tem prazo reduzido para análise dos processos e pode pagar pelos serviços de forma diferenciada.

BibliotecaA ACSP oferece uma ampla bi-

blioteca com um vasto e diversificado acervo para consulta, que inclui textos de ordem técnica, jurídica, econômica e social especializados em Economia, Direito e Administração. O espaço, lo-calizado na Rua Boa Vista, 51, Centro, São Paulo, SP, é aberto ao público de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h. Mais infor-mações: Tel: (11) 3180-3433/E-mail: [email protected]

Instituto de Economia Gastão Vidigal

Fornece indicadores e mantém atualizado o banco de dados sobre a economia brasileira. O objetivo do instituto é realizar estudos e forne-cer indicadores importantes para a tomada de decisões do empresário. Além de assessorar a Diretoria e os

Conselhos de Entidade em matéria econômica, o IEGV também produz estatísticas sobre o movimento do comércio em geral.

PublicaçõesEstar bem informado é essencial

para o empreendedor moderno, que busca otimizar seus processos, co-nhecer novas tendências, estar atu-alizado e, acima de tudo, lutar por sua empresa. Por isso, a ACSP reúne e disponibiliza diversas fontes de in-formação, notícias, colunas, artigos e muito mais. Os dois veículos ligados à instituição são o Diário do Comér-cio e o Digesto Econômico.

Planos de saúde empresariaisSoluções em planos médicos

e odontológicos desenvolvidas sob medida em parceria com a Admix, empresa com mais de 20 anos de ex-periência no mercado. Os associados da ACSP contam com preços compe-titivos e atendimento personalizado. Os planos disponíveis são das melho-res operadoras do mercado e incluem

redes de hospitais e laboratórios das principais operadoras e seguradoras.

ACCelular

Serviço de telefonia móvel com atendimento personalizado da ACSP, com gestão do consumo, transferência de minutagem e contrato flexível. Indi-cado para pequena e micro empresa e empreendedores individuais.

ACCertificaCertificado Digital das Associa-

ções Comerciais que dá maior segu-rança e confiabilidade às transações eletrônicas. São mais de 100 postos de atendimento e emissão de certifi-cados no Estado e mais 16 na capital.

Soluções de E-commerceA ACSP e a Rakuten, 3ª maior

empresa de serviços de internet do mundo, estão juntas com o objetivo de fornecer conhecimento e desen-volvimento no e-commerce através de consultores especializados, treina-mentos específicos, empowerment e infraestrutura da operação.

Distrital trabalha para oferecer novos serviços aos associados

D E S T A Q U E S

S E R V I Ç O S

Foto

: Tia

go G

onça

lves

Se você é empresário ou profissional liberal, com atuação na região, junte-se a nós ACSP - Distrital Oeste: Rua Pio XI, 418 •Lapa •Telefones (11) 3837-0544 e 3837-0174

Page 13: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

Destaques 2015 • 13

Page 14: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

14 • ACSP Oeste

Page 15: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

Destaques 2015 • 15

Page 16: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

16 • ACSP Oeste D E S T A Q U E S

C O M U N I D A D E

O forte engajamento com as questões comunitárias faz da Distrital Oeste um aliado importante para o empreendedor que precisa conhecer a fundo as demandas e a realidade da região onde seu negócio está inserido para ter sucesso.

Tão importante quanto cuidar da saúde financeira do seu ne-gócio, o bom empreendedor

sabe que, para ser bem sucedido, precisa estar sempre atento a tudo que acontece no bairro onde decidiu montar sua empresa. Afinal, é lá que está seu público consumidor - pes-soas que moram ou trabalham por perto e que são diretamente afetadas por tudo o que acontece na região. Se você nunca parou para pensar nisso, imagine o óbvio: se as ruas do bairro estão escuras e o número de assaltos vem aumentando, as pesso-as saem menos e, consequentemen-te, deixam de consumir. E quem per-de com isso é o comerciante.

Por isso, ao longo dos 64 anos de atuação na região, a Distrital Oes-te tem trabalhado para aproximar os empreendedores da comunidade lo-cal, ajudando a levar as demandas da população ao comércio ou a divulgar as iniciativas empreendedoras. E mais do que isso: tem trabalhado em par-ceria com entidades e órgãos públicos visando melhorar a qualidade de vida nos bairros que atende. Na região, a ACSP tem diálogo aberto com lide-ranças comunitárias, Rotarys, Lions, ACM, CIESP Oeste, além de manter contato estreito com vereadores, Po-lícia Militar, Guarda Civil Metropoli-tana e Subprefeitura da Lapa. “É esse contato direto e permanente que nos tornou referência na região no que diz respeito às questões comunitárias e os nossos associados podem usufruir desse nosso trabalho em prol do de-

Elo entre o bairro e o empresário

Distrital Oeste homenageia associadas no Dia Internacional da Mulher

senvolvimento de seus negócios”, diz o Diretor Superintendente da ACSP - Distrital Oeste, Carlos Carrizo Prisco.

Um exemplo que ilustra bem a integração da Distrital com a comuni-dade foi um evento realizado em abril com o objetivo de reunir as entidades e associações da região Oeste. O en-contro, que aconteceu na sede da Rua Pio XI, contou com a presença de mais de 40 entidades e aproximadamente 70 convidados, dentre os quais o Sub-prefeito da Lapa, José Antonio Varela Queija; o Comandante do 4º BPM/M, Tenente Coronel Claudinei Pereira e o Comandante do Policiamento da Área Metropolitana 5, Coronel PM Claudir Roberto Teixeira de Miran-da. De acordo com Carlos Prisco, a reunião foi importante para integrar e somar forças, a fim de criar um fórum de discussões de questões de grande importância para a região.

A Distrital Oeste também cola-bora ativamente, todos os anos, para a realização dos festejos do aniversá-rio da Lapa, que acontecem no mês de outubro, e para o Natal Iluminado, iniciativa do CONSABS, conselho que reúne as associações de bairro da re-gião, para unir a comunidade para co-memorar a data. Além desses, a ACSP Oeste organizou uma série de eventos que tiveram como foco unir a comuni-dade e os empreendedores da região:

DATAS COMEMORATIVAS:o Evento em Comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambien-te, dia 4/8, na Câmara Municipal de São Paulo. A Distrital, através do Conselho da Mulher Empresária, promoveu um concurso de redação de Responsabilidade Socioambiental com alunos do 5º ano, com o tema: “A Importância do Meio Ambiente em

Foto

: Tia

go G

onça

lves

Page 17: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

Destaques 2015 • 17D E S T A Q U E S

C O M U N I D A D E

sua Vida”. Antes disso, no dia 13/6, a Distrital Oeste da ACSP, através do seu Conselho Socioambiental, jun-tamente com o CONSABS e o apoio da Arte Academia, Colégio Santo Ivo e Jornal da Gente, lançaram e viven-ciaram o evento “Por Onde Eu Passo, Eu Cuido”. A proposta foi mobilizar as pessoas do bairro a adotarem uma praça para cuidar. Houve distribuição de sacos coloridos e luvas e as pes-soas recolheram seletivamente o lixo deixado nelas. Após a ação, os partici-pantes responderam um questionário para avaliar o estado de conservação da praça em que atuaram. Ao todo, 17 praças da região foram cuidadas.

o Sessão Solene em Homenagem aos Professores, dia 23/10, na Câ-mara Municipal. O evento contou com a participação das quinze sedes Distritais da ACSP. Na ocasião, a Dis-trital Oeste homenageou as professo-ras: Fátima Toso e Sandra Aparecida Polo Salva, do Colégio Santo Ivo.

o Homenagem ao Dia Internacio-nal da Mulher, dia 24/3. Na oca-sião, a Distrital Oeste, através do Con-selho da Mulher, homenageou a Vice Coordenadora Luzia Schiapim dos Santos, Conselheira da Distrital Oes-te há 20 anos, que há 12 se dedica às campanhas promovidas pela entida-

Evento do Dia do Meio Ambiente

Foto

: Div

ulga

ção

de. Formada em pedagogia, exerceu vários cargos em entidades de classe, como ASFARLA, Y´s Mens Club Inter-nacional e Lapa, ACM Centro e Lapa.

o Homenagem ao Dia das Mães, dia 14/5, na Sede Central da ACSP. Na ocasião, a Distrital Oes-te homenageou a Sra. Francisca Rita Galgaro, esposa do falecido Conse-lheiro Arlindo Galgaro, que recebeu das mãos de Gaetano Brancati Luigi a réplica do Marco da Paz.

EVENTOS:o Outono Musical 2015, dia 17/5, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. A segunda edição do Proje-to São Paulo Musical, intitulada Outo-no Musical, contou com a apresenta-ção de quatro corais: Coral Frasar, sob a regência de Marco Antônio Martins da Silva; Coral Rainha da Paz, sob a regência de Carla Rosati Colepicolo; Coral da Universidade Aberta à Matu-ridade – PUC/SP sob a regência de Jú-lio Battesti e Coral Interlúdio do Grupo Espírita Batuíra sob a regência de Elia-na Corazzi Galassi. Compareceram ao evento cerca de 200 convidados.

o Jovens Eleitores do Futuro, dia 8/10, na sede da Distrital. O even-to, promovido pela Comissão Cívica e Cultural da Distrital Oeste em parceria com a Comissão da Infância e Juven-tude da OAB-Lapa, reuniu alunos de escolas públicas e particulares, com idades entre 14 e 18 anos. Entre eles, foram escolhidos cinco para serem candidatos, representando: Saúde, Educação, Segurança, Justiça e Meio Ambiente. Eles receberam orientação sobre a legislação eleitoral e simula-ram eleições com urnas eletrônicas.

o Chá da Solidariedade, dia 30/6, na sede da Distrital. O Conselho da Mulher Empresária da Distrital Oeste, em parceria com a Associação das Fa-mílias de Rotarianos da Lapa (ASFAR-LA), realizou a 2ª edição do “Chá da Solidariedade”, com o objetivo de ar-recadar doações à campanha do aga-salho da Distrital. Foram arrecadadas aproximadamente 1.300 peças, desti-nadas à ASFARLA, à AMME (Associa-ção Mantenedora de Mães Especiais) e à Sociedade Benfeitora Jaguaré. O evento contou com a presença de aproximadamente 100 convidadas.

Chá de Solidariedade, em parceria com ASFARLA

Foto

: Arq

uivo

Pág

ina

Edito

ra

Page 18: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

18 • ACSP Oeste

ASSOCIAÇÃO DOS ADVOGADOS DA LAPA – 50 ANOS DE FUNDAÇÃO –

UMA JORNADA DE SONHOS E METAS ALCANÇADAS

A AAL completou no dia 22/06/2015, 50 anos de fundação. Nascida do ideal de um grupo de jovens advogados do Bairro da Lapa, os quais acalentavam o desejo de verem a descentralização da justiça e de lutarem por outras melhorias para a classe dos advogados e advogadas da região. Duas bandeiras foram desfraldadas, a de trazerem para o bairro um Fórum Regional e de uma subseção da OABSP, pois, até então, tudo era feito no Fórum Central e na Seccional Sé da OABSP.

Ambos os sonhos foram realizados e por isso no dia 23/10/2015, num maravilhoso jantar realizado no Espaço Armazém, recebeu da ACSP – Distrital Oeste, justa homenagem, com o troféu destaque “Menção Honrosa”.

Eufrásio Manoel da CruzPresidente

Rua Domingos Rodrigues, 318 Lapa – São Paulo

Page 19: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

Destaques 2015 • 19

A Diretoria Executiva e o Conselho Diretor da Associação Comercial de São Paulo Distrital Oeste

parabenizam os DESTAQUES 2015

GESTÃO 2015-2017Rua Pio XI, 418 •Lapa •CEP 05060-000 •São Paulo

Telefones (11) 3837-0544 e 3837-0174

Se você é empresário ou profissional liberal, com atuação na região, junte-se a nós

Page 20: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

20 • ACSP Oeste D E S T A Q U E S

HOMENAGEADOS

Eles fazem nossa região crescer

FMI NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOSCom mais de vinte anos de atuação, a FMI Negócios

Imobiliários atua na venda e locação de imóveis e possui corretores altamente especializados e treinados. Oferece atendimento personalizado para suprir as necessidades e de-sejos dos clientes e visa a parceria através do relacionamen-to e fidelização dando continuidade aos futuros negócios. Realiza a incorporação e avaliação de áreas para viabilizar a edificação de novos empreendimentos e oferece completa consultoria, assessoria jurídica e imobiliária. A FMI recebeu o Prêmio Destaque Administradora de Imóveis.

IDEAZARVOSHá 10 anos no mercado, a construtora IdeaZarvos

nasceu com uma proposta inovadora: pensar primeiro nas pessoas e, depois, ter ideias que possam melhorar suas vi-das. Por isso, cada projeto assinado pela equipe da Zarvos é como um trabalho artesanal: todos os profissionais se en-volvem de corpo e alma desde o princípio do projeto e o resultado são prédios que valorizam o bairro, dão retorno aos investidores e, sobretudo, tornam a vida das pessoas que moram ou trabalham neles melhor. A IdeaZarvos rece-beu o Prêmio Destaque Construtora/Incorporadora.

Foto

s: T

iago

Gon

çalv

es

A Distrital Oeste homenageia, com evento no Espaço Armazém, na Vila Leopoldina, 14 empresas e entidades de diversos setores que se destacaram em 2015 pelo trabalho realizado em prol do empreendedorismo e do desenvolvimento local.

A festa de entrega do Prêmio Destaque, oferecido anualmente pela Distrital Oeste da Associação Comercial de São Paulo aos empreendedores da

região apontados como referência pelo trabalho realiza-do em suas áreas de atuação, reuniu, este ano, cerca de 500 pessoas no Espaço Armazém, na Vila Leopoldina, dia 23 de outubro. A 29ª edição do evento coincidiu com o aniversário de 64 anos da entidade. Este ano, 11 empresas e 3 entidades foram homenageadas.

A importância desta iniciativa da Distrital Oeste foi sa-lientada em nota enviada pelo Presidente da ACSP, Alencar Burti. “Iniciativas como essas destacam e enaltecem a classe empresarial, por sua participação no desenvolvimento do Brasil”, afirmou. Segundo ele, “trabalhar pelo desenvolvi-

mento do País é a razão de existir da Associação Comer-cial”. “Especialmente neste momento de muita dificuldade para a classe empreendedora, queremos reforçar que os empresários da região podem contar com a entidade para buscar soluções que os permitam continuar investindo e os ajudem a superar a grave crise econômica”.

O Coordenador Geral das Sedes Distritais da ACSP, Roberto Mateus Ordine, também fez questão de enviar mensagem homenageando os premiados. “Eu reitero os meus parabéns aos premiados pelo esforço, pelo traba-lho, pela dedicação e pelo desejo sincero de que pros-perem cada vez mais. O país precisa de gente que não tem medo de investir, ainda que o panorama político não seja o mais adequado”, afirmou.

Page 21: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

Destaques 2015 • 21D E S T A Q U E S

HOMENAGEADOS

FIXOBRÁS PARAFUSOSA Fixobras - Parafusos Industria e Comercio Ltda. é

uma empresa especializada na trelifação de arame, aço e ferro. Foi fundada em 1983, no bairro do Tremembé, Zona Norte da capital paulista, para atender o segmen-to de indústrias de auto-peças e auto-som. Desde 2001 com sede própria na Lapa, a empresa atende clientes em todo o território nacional, que produzem para consumo interno e exportação. A Fixobrás Parafusos recebeu da ACSP - Distrital Oeste o Prêmio Destaque Indústria.

MONTECATINI TRATTORIA Fundada em 2010, a Montecatini Trattoria vem se des-

tacando na gastronomia de São Paulo, tentando reproduzir o atendimento oferecido nas trattorias da Itália, com pratos far-tos e serviços diferenciados. Localizada em Perdizes, possui ambiente familiar e descontraído, com dois amplos salões e uma sala Vip para reuniões Empresariais. Tem como diferen-cial o “ Dia do Cheff “ Onde os apaixonados por culinária podem cozinhar contando com o auxilio de um cozinheiro e um ajudante da Trattoria. A Montecatini Trattoria recebeu da Distrital Oeste do Prêmio Destaque Gastronomia.

CONSERTOS TONELLOHá mais de 40 anos atuando no segmento de comér-

cio e manutenção de equipamentos médicos, a Consertos Tonello é uma empresa familiar com foco na qualidade dos serviços prestados. A principal política da empresa é investir em tecnologia de ponta para oferecer a melhor e mais ade-quada solução para seus clientes. Ao longo dos anos, vem adquirindo a confiança e a satisfação de quem utiliza seus serviços. O atendimento cordial e ético é outro diferencial da Tonello. A empresa foi agraciada com o Prêmio Desta-que em Manutenção de Equipamentos Hospitalares.

Foto

s: T

iago

Gon

çalv

es

COLÉGIO MÓDULOCom mais de 30 anos de experiência, o Colégio

Módulo acredita que, quando o aprendizado é feito com bases sólidas, prepara o aluno para enfrentar a vida como um ser humano mais completo, seguro e realiza-do. O trabalho educacional realizado pelo colégio tem o propósito de conciliar o conteúdo pedagógico com o fortalecimento de valores indispensáveis para uma vida plena e feliz. O Colégio Módulo foi agraciado pela Dis-trital Oeste com o Prêmio Destaque Educação.

Page 22: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

22 • ACSP Oeste

CAMP OESTEO CAMP Oeste - Centro de Assistência e Motivação

de Pessoas, foi fundado em 1983. É uma entidade sem fins lucrativos, administrada por membros dos Rotary Club São Paulo Lapa, Oeste e Sumaré. A entidade tem como objeti-vo a promoção e a valorização da pessoa humana e, para tanto, investe em projetos visando o desenvolvimento eco-nômico e social, de combate a pobreza, capacitando jovens de baixa renda, na faixa etária entre 15 e 18 anos. O Camp Oeste recebeu o Prêmio Destaque Serviços Comunitários.

CLÍNICA VILLA VITAFundada há mais de 20 anos, a Villa Vita oferece di-

versas especialidades médicas, odontológicas e bem-estar que atendem as especialidades de tratamento familiar de todas as faixas etárias, sempre respeitando as diferenças e cuidados individuais de cada paciente. A clínica dispõe de uma instalação moderna e privilegiada, com projeto arquitetônico proporcionando conforto e tranquilidade ao paciente e reunindo, num mesmo espaço, a busca por saúde, bem estar e qualidade de vida. A Villa Vita recebeu da ACSP - Distrital Oeste o Prêmio Destaque em Saúde.

NET CONNECTIONNascida em 1998, a Net Connection é referência em

soluções de segurança de acesso à WEB, trabalhando com foco no cliente e oferecendo tecnologia de ponta desenvol-vida em parceria com multinacionais, além de uma equi-pe de técnicos certificados e completa estrutura de suporte. A empresa oferece os mais modernos sistemas de firewall e filtragem de conteúdo, além de soluções de ponta para proteção contra fraudes, gerenciamento de dados sensíveis e escaneamento de vulnerabilidade na nuvem. Recebeu o Prêmio Destaque em Tecnologia da Informação.

CORAL E ORQUESTRA MAGNIFICATFundado em 1986 por Tania Garcia e Bruno Sirag-

na, o Coral e Orquestra Magnificat presta serviços musi-cais em cerimônias de casamento e eventos corporativos. Para isso, conta com músicos e cantores das principais orquestras de S. Paulo, além de uma equipe própria de maestros, arranjadores e coordenadores de eventos. O coral trabalha com vários tipos de formação, o que per-mite atender aos mais diferentes eventos. O Magnificat recebeu o Prêmio Destaque Música.

D E S T A Q U E S

HOMENAGEADOS

Foto

s: T

iago

Gon

çalv

es

Page 23: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

Destaques 2015 • 23D E S T A Q U E S

HOMENAGEADOS

ANNEXECom lojas na Vila Leopoldina, Higienópolis e Vila

Nova Conceição, a grife de roupas femininas Annexe tem como diferencial possuir um atelier de desenvolvimento e uma fábrica própria, aberta há 50 anos. O trabalho da An-nexe vai da criação, modelagem, ampliação e estamparia. Os modelos comercializados são exclusivos, assim como os tecidos. A cliente Annexe é uma mulher contemporânea, re-finada e moderna, que busca bom gosto e qualidade. A grife recebeu o Prêmio Destaque em Varejo de Moda Feminina.

SUPER VILLE SUPERMERCADOSFundado há 10 anos, o Super Ville tem como proposta

trabalhar pela satisfação total de seus clientes. O objetivo da marca é fazer da loja uma extensão da casa dos clientes. Os valores do Super Ville são baseados no bem estar dos cola-boradores, instituindo a ideia de família. Desse modo, todos trabalham seguindo o mesmo objetivo, com vontade e de-terminação. A loja está situada na Vila Romana, na região da Lapa. Pelo trabalho desenvolvido, o Super Ville Supermer-cados recebeu o Prêmio Destaque Varejo de Alimentos.

ASSOCIAÇÃO DOS ADVOGADOS DA LAPAA fundação da Associação dos Advogados da Lapa, em

1965, de certa maneira refletiu um tempo de mudança na organização judiciária no Estado de São Paulo, com a im-plantação da descentralização da Justiça, criando as Varas Distritais. A AAL foi a primeira associação de advogados de bairro criada no Brasil, idealizada por um grupo de advoga-dos inspirados na ideia de mudança e de consciência comu-nitária. A Associação foi agraciada com Menção Honrosa pelos relevantes serviços prestados à comunidade da Lapa.

CONSABSO Conselho das Associações Amigos de Bairros da Re-

gião da Lapa e Adjacências – CONSABS foi fundado em 1983. Tem como principais atividades a defesa dos interes-ses das áreas previstas na região e de cada entidade filiada, emprestando-lhes o seu apoio, além de promover a forma-ção de quadros diretivos das associações filiadas e represen-tá-las junto aos poderes municipal, estadual e federal, bem como junto às pessoas físicas e jurídicas. É responsável, tam-bém, pela organização de festas e eventos comunitários.

Foto

s: T

iago

Gon

çalv

es

MENÇÕES HONROSAS

Page 24: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

24 • ACSP Oeste

Page 25: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

Destaques 2015 • 25

Page 26: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

26 • ACSP Oeste

TI: proteção máximaNascida em 1998, a Net Connection é referência em soluções de segurança de acesso à WEB, focada no cliente com tecnologia de ponta desenvolvida em parceria com grandes multinacionais, além de uma equipe de técnicos certificados e completa estrutura de suporte para atender seus negócios.

dados, com anti vírus, mas também a saída, para que ela possa ter controle sobre de que forma a WEB está sen-do usada”, explica Danilo Kuzneco-vas, CEO da Net Connection, princi-pal fornecedor no Brasil de sistemas de segurança de acesso à WEB.

Para prevenir contratempos como o do caso acima, a Net Connection oferece os mais modernos sistemas de firewall e filtragem de conteúdo exis-tentes hoje no mercado global, graças a uma parceria firmada com a Web-sense, líder mundial nesse segmento.

Além disso, a empresa oferece soluções de ponta para proteção contra fraudes, gerenciamento de dados sensíveis, escaneamento de vulnerabilidade na nuvem e balan-ceamento de carga.

Os pacotes - ressalta Kuzneco-vas - são feitos sob medida para em-presas de todos os tamanhos. “Mes-mo uma empresa com apenas cinco

Você investe pesado em siste-mas de TI para gerenciar bem o seu negócio? Perfeito.Mas

o que sua empresa faz para garantir a segurança e a proteção de sua rede de computadores? Se a resposta for “Ah, eu não gasto dinheiro com isso porque os anti vírus gratuitos dão conta do recado”, cuidado! Todo o investimento que você faz pode ir por água abaixo. E mais: sem uma proteção à altura, o nome da sua em-presa pode estar em risco e a produ-tividade do seu negócio também.

Quer um exemplo? Imagine que um funcionário seu costuma usar um tempo livre no horário de trabalho para baixar músicas de forma ilegal ou acessar sites pornôs. Como é o servidor da sua empresa que ele está utilizando, caso seja pego quem vai arcar com o prejuízo é você.

“Por isso, aconselhamos as em-presas a proteger não só a entrada de

Foto

s: T

iago

Gon

çalv

es

Viviane Lopes, Danilo Kuznecovas e equipe de técnicos da empresa

Danilo Kuznecovas, CEO da empresa

funcionários pode ter seus computa-dores protegidos com tecnologia de ponta, a um preço acessível”, afirma o CEO. Além dos pacotes persona-lizados, a Net Connection realiza a implantação do sistema, dá todo o treinamento necessário e suporte 24 horas, de domingo a domingo.

“Entendemos que, hoje, TI é o se-gundo negócio de qualquer empresa, sendo uma área considerada prioritá-ria em qualquer segmento da indústria e do comércio. Nosso papel é ajudar os clientes na prevenção e solução de problemas relacionados à tecnologia, para garantir a segurança desse patri-mônio”, destaca Danilo Kuznecovas.

Net CONNeCtiON

Avenida Queiroz Filho, 1.700, cj. 107,

torre A - Vila Leopoldina

Telefone: (11) 3023-1500

www.netconn.com.br

D E S T A Q U E S

I N F O R M E

Page 27: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

Destaques 2015 • 27

Rua Haroldo Pacheco e Silva, 107 - Alto da Lapa - 11 3673-5890www.coralmagnificat.com.br

Nós temos uma formação musical ideal para o seu evento.

• Casamentos • Convenções

• Confraternizações• Seminários

MÚSICA PARA EVENTOS SOCIAIS E CORPORATIVOS

Page 28: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

28 • ACSP Oeste D E S T A Q U E S

MARCO DA PAZ

O Assessor Especial da ACSP, Gaetano Brancati Luigi, é indicado ao Prêmio Nobel da Paz de 2015 por sua iniciativa de criar o Marco da Paz, monumento presente em mais de 25 locais no Brasil e no mundo que tem como objetivo promover a cultura da paz entre os homens.

Ainda menino, o italiano Gaetano Brancati Luigi viu de perto os horrores da 2ª

Guerra Mundial. Em 1945, ele tinha apenas oito anos de idade quando, enfim, ouviu os sinos anunciarem na cidade de Orsomarso - provín-cia de Cosenza -, onde morava, o fim do conflito. Como tantas outras crianças, Gaetano se uniu à popula-ção e festejou a paz.

Muitos anos depois, já moran-do em São Paulo, o hoje lapeano e assessor especial da Associação Comercial de São Paulo conseguiu, em 1999, começar a realizar seu sonho de menino. Um sonho ambi-cioso: levar a cultura da paz a todos os homens do mundo.

Assim foi criado, com o apoio da ACSP, o Marco da Paz. O primei-ro monumento foi instalado no Pateo do Colégio, no centro velho de São

Uma vida pela paz mundial

Marco da Paz tem data oficial

Paulo. O segundo, na Lapa. Atual-mente, mais de 25 Marcos da Paz se destacam na paisagem de vários lo-cais no Brasil e ao redor do mundo.

Trabalho reconhecidoPor sua obra e empenho, Ga-

etano Brancati Luigi foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz de 2015. Quem teve a ideia de indicar o nome de Luigi ao prêmio foi o con-selheiro da ACSP – Distrital Norte, Heliodoro Pereira de Sá, depois de ser homenageado com a réplica do Marco da Paz em 2007. Sá pes-quisou sobre a história de Luigi, do Marco da Paz e da Associação Co-mercial de São Paulo.

A iniciativa do conselheiro foi referendada pelo professor Dircêo Torrecilhas Ramos, que fez a ins-crição de Luigi. Dircêo é mestre, doutor, livre-docente pela USP,

professor convidado da PUC-Pós, presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB-SP, além de mem-bro da Comissão de Direito Consti-tucional da OAB-SP e membro da Academia Paulista de Letras.

“Essa indicação vem reforçar o trabalho de levar a cultura de paz pelo mundo. Não importa ganhar, a iniciativa já me deixa muito fe-liz”, diz Luigi.

Este ano, o Marco da Paz tam-bém ganhou uma data especial no Calendário Oficial de Eventos do Mu-nicípio de São Paulo: 30 de março. A iniciativa de instituir o Dia do Marco da Paz foi do vereador Toninho Paiva, que criou o Projeto de Lei 033/2014, aprovado no início de 2015.

Foto

s: T

iago

Gon

çalv

es

Gaetano Brancati Luigi diz que indicação reforça trabalho pela paz

Page 29: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

Destaques 2015 • 29

Page 30: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

30 • ACSP Oeste

Na festa de entrega do Prêmio Destaque, o Dire-tor Superintendente da ACSP – Distrital Oeste, Carlos Carrizo Prisco, salientou que a entidade é referência na orientação e prestação de serviços ao comércio local. “Fazemos questão de reconhecer e divulgar as empre-

sas que se diferenciam pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da região e da população da área em que estão inseridas”, afirmou. “Mas queremos re-forçar que a Distrital Oeste apenas viabiliza o evento, quem realmente faz a festa são os homenageados”.

Homenagem na crise

D E S T A Q U E S

G E N T E

3

1. Eliana Carla e Anna Anastassiadis com proprietárias da Casa In Eventos.2. Gino Sarti e Ida Alvares com equipe Página Editora.3. Conselheiros e Ubirajara de Oliveira parabenizam Therezinha Penteado.4. Anna Anastassiadis e sua equipe da Annexe.5. Subprefeito da Lapa com Prisco.

1 2

4 5

Foto

s: R

osan

a Br

acci

alli,

Sam

uel B

arce

llos,

San

dra

Hol

dsch

ip e

Tia

go G

onça

lves

Page 31: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

Destaques 2015 • 31D E S T A Q U E S

G E N T E

6. Sandra Holdschip e Alice Ferreira, do Jornal da Gente, com a equipe da Net Connection.7. Construtora Alfa Realty, Consabs e Botafogo da Vila Leopoldina.8. Consabs, Botafogo da Vila Leopoldina, Mexican Fest e Jornal da Gente.9. Professor José Carlos de Barros Lima e esposa, com Ubirajara de Oliveira e diretores da ACSP Oeste.10. Conselheiros Mario Cardoso e Renato Orlando com familiares.11. OAB Lapa, Luz de Orion e Rotary Alto da Lapa.12. OAB Lapa presente no evento.13. Apresentação musical do Coral e Orquestra Magnificat .

8

1312

1110

9

6 7

Page 32: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

32 • ACSP Oeste D E S T A Q U E S

G E N T E

14. Homenageada Eliana Carla com equipe do Colégio Módulo e convidados.15. Ubirajara de Oliveira, Marcio Szalma e o médico Ricardo Barroso.16. João Paulo Barbosa, da ACM Lapa, e Luiz Paseti.17. Edson Gebaile e amigos do Rotary Club Lapa e Asfarla.18. Samuel Barcellos com conselheiras Therezinha e Luciana e Cel. Do 4º BPM.19. Vice Presidente Ordine Boscolo e Superintendente Prisco.20. Zenon Alves com equipe Botafogo Futebol Clube da Leopoldina.

17

20

1918

16

14 15

Page 33: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

Destaques 2015 • 33D E S T A Q U E S

G E N T E

21. Celso Gioia e Luciana Borges com comandante 4º BPM.22. Família Anastassiadis com com Laura do Ciesp Oeste.23. Homenageados Coral e Orquestra Magnificat com Gaetano Brancati Luigi.24. Homenageada Anna Anastassiadis com equipe e Luiz da Silva Filho.25. Homenageada Jussimara Tonello com família Spampynato e convidados.26. Equipe Guia Daqui Lapa com Anna Anastassiadis.27. Andrea Martinez e equipe Villa Vita.

2625

23

27

24

21 22

Page 34: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

34 • ACSP Oeste D E S T A Q U E S

G E N T E

28. Montecatini e amigos.29. Fixobrás, familiares e amigos.30. Família Mordini com conselheira Rosana Braccialli e Armando Inglês.31. Rotarys Jaguaré e Alto da Lapa.32. Fernando, do Super Ville, e familiares.33. FMI Imóveis e equipe.34. Camp Oeste, Rotarianos e familiares.

3332

30

34

31

28 29

Page 35: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

Destaques 2015 • 35D E S T A Q U E S

G E N T E

35 36

35. Casal Lys e Luzia dos Santos com amigos da Associação Comercial SP.36. Therezinha Penteado com seu filho Marco Antonio.37. Therezinha Penteado comemora mais 1 ano.38. Conselheiros cantam parabéns para a entidade.39. Annexe sorteou prêmios.40. Entrega de prêmio do salão Theo de Souza Studio.41. Supermercado Super Ville sorteou uma cesta.42. Ubirajara de Oliveira foi sorteado.43. Arte Natação ofereceu curso de mergulho.

414039

37

4342

38

Page 36: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

36 • ACSP Oeste

3673-4719 | 3459-3446Ru Tito, 115 - Lapa www.tonello.com.br (site/loja virtual)tonello@ tonello.com.br

40 ANOS

COMÉRCIO E MANUTENÇÃO EQUIPAMENTOS MÉDICO-HOSPITALARES

Empresa Credenciada ao IPEM /INMETRO

Fornecemos Certificado de Verificação para

Medidores de Pressão arterial para Farmácias, Clínicas Médicas, conforme Normas da

Vigilância Sanitária (ANVISA).

Você tem um Medidor de Pressão Arterial em casa?  Então você precisa saber que este aparelho necessita ser calibrado  UMA VEZ  POR ANO  (conforme NORMAS DO INMETRO) para garantir sua precisão. Traga-nos seu medidor arterial para esta avaliação.

Page 37: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

Destaques 2015 • 37

Page 38: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

38 • ACSP Oeste D E S T A Q U E S

O P I N I Ã O

Responsabilidade de todosO Brasil atravessa um período jamais visto em sua história,

marcado por uma conjugação de crises - ética, políti-ca, econômica, fiscal, social, de confiança e de valores

-, que provocam grande incerteza. A crise ética, representada pelo maior escândalo de corrupção envolvendo estatais, órgãos públicos, empresas privadas e políticos, gera desdobramentos ainda não totalmente previsíveis e já acarreta significativos prejuízos para a economia. O desencontro entre o Executivo e o Congresso resulta na aprovação de medidas contrárias às propostas do governo e na falta de aprovação de outras neces-sárias ao ajuste fiscal. A economia acha-se em recessão, com retração em todos os setores, com exceção do agronegócio. O desemprego em alta e a renda em queda afetam a confiança de empresários e consumidores, o que dificulta a retomada.

Esse cenário de crises superpostas – e que se autoali-mentam – representa um grande desafio não apenas para os governantes e legisladores, mas para toda a sociedade. Os problemas que enfrentamos não devem ser encarados como dificuldades insuperáveis, mas como oportunidade para mu-danças estruturais necessárias.

É preciso buscar um consenso que permita programar um ajuste fiscal estrutural, que, mesmo gradativo, sinalize para os agentes econômicos que as finanças públicas entrarão em uma trajetória sustentável, o que restabeleceria a confiança necessária para a retomada dos investimentos e do consumo.

Isso tudo é necessário, mas não basta. Enquanto os ajustes são feitos, também é preciso pensar o País no médio e longo prazos, com uma política abrangente e eficiente, capaz de ga-rantir o desenvolvimento econômico e social para décadas.

Devemos fazer um mea culpa como entidades, pois falta unidade de atuação entre as diversas representações empresa-riais, provocando dispersão de esforços e desperdício de ener-gia e de recursos. É preciso participação mais ativa na política não-partidária, com posicionamento no que se refere a princí-pios, atitudes, propostas e ações dos governantes e dos legisla-dores, ao invés de se aceitar passivamente intervenções cada vez mais frequentes nas atividades empresariais.

Presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP)

Alencar Burti

Foto

: Div

ulga

ção

Page 39: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

Destaques 2015 • 39

Page 40: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2015

40 • ACSP Oeste

Rua Bairi, 29 - Alto da Lapa

www.lucianaimoveis.com.br3641-3966 | 3641-3533 C

REC

I 129

74

PARCEIRA COMPROMISSADAA empresária Luciana Borges

se dedica a causas comprometidas com o desenvolvimento de uma

cultura de solidariedade, paz e empreendedorismo.

Encontro da Polícia Militar com a comunidade

Visita da governadora ao RCSP Jaguaré

Congresso da Mulher Empreendedora da ACSP

Premiação dos Destaques 2015 da ACSP Distrital Oeste

É com este comprometimento e seriedade que orienta e atende seus clientes em transações imobiliárias que se tornam negócios para toda uma vida.

A FORÇA DE UM NOME NA COMUNIDADE E NOS NEGÓCIOS

Inauguração do Marco da Paz em Tarija (Bolivia) com João Bico e Gaetano Brancati Luigi