Revista Agosto da Alegria - Edição 01

72

description

Revista Agosto da Alegria - Edição 01

Transcript of Revista Agosto da Alegria - Edição 01

Page 1: Revista Agosto da Alegria - Edição 01
Page 2: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

RN ENCONTRA SUA VOCAÇÃO: A CULTURA POPULAR

ENCONTRO DA NAÇÃO POTIGUAR COM SUAS RAÍZES

Isaura Rosado

Rosalba Ciarlini

Secretária Extraordinária de Cultura do RN

Governadora do RN

Na terra de pesquisadores e folcloristas como Luís da Câmara Cascudo, Veríssi-mo de Melo, Gumercindo Saraiva e Deífi lo Gurgel, e de mestres como Cornélio Campi-na, Manoel Marinheiro, Chico Daniel e do coquista Chico Antônio, apenas o dia 22 de agosto, data ofi cial, seria muito pouco para celebrar a cultura popular. Para o grande encontro da nação potiguar com as suas raízes precisávamos de mais tempo e das várias linguagens que contemplam a temática em sua diversidade: Folclore e Brin-cantes; Parafolclóricas; Artesanato; Gastronomia; Estudos Acadêmicos; Publicações; Artes Visuais; Audiovisual; Cultura Afro-Brasileira; Artes Cênicas e Música.

O que a Governadora Rosalba Ciarlini e parceiros - a quem agradecemos - come-çam a fazer é o reconhecimento, o tributo e a amplifi cação de sentimentos existentes em todos nós e em todo o Estado. O Agosto da Alegria marca um novo capítulo na nossa história

O encontro da cultura com o turismo signifi cando a ampliação da economia po-tiguar é o objetivo do Agosto da Alegria. Aqui o Governo do RN lança bases, patama-res e alicerces para o encontro do Rio Grande do Norte com a sua vocação: a cultura popular; que sonha em se vestir de referência nacional e, quiçá, internacional na área.

Teremos por todo o mês de agosto e em vários espaços de Natal apresen-tações, shows, exposições, mostra de cinema, discussões acadêmicas, encontros de brincantes, folguedos e festas. Em torno de 400 apresentações, contando com cerca de 18 mil participantes, em mais de 30 dias, e uma expectativa de público de 100 mil pessoas.

Os passos estão dados, a ciranda está formada, os tambores e rabecas anun-ciam festejos e celebrações. É o Rio Grande do Norte mostrando sua cultura para todo o Brasil

S

Page 3: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

EQUIPE TÉCNICA

Editor ResponsávelRilder Medeiros

@Rilder_Medeiros

Redação e EdiçãoSheyla Azevedo

Yuno Silva

Projeto Gráfi co e Diagramação Comunique Editora

[email protected]

Rua Pastor Jerônimo Gueiros, 1400Tirol - Natal - RN - 59020-660

Tel: (84) 3201.0501www.oficinadanoticia.com.br

CONCEPÇÃOISAURA ROSADO

COORDENAÇÃO GERALBAIA JASIELLO

DANIELLE BRITOODINELHA TARGINOSANCLAIR SOLON

SECRETARIA/CERIMONIALANA LÚCIA DE MELO

EDILENE ALVESGILBERTO SÉRGIOSILVANA ELIOTÉRIOSOCORRO SOARES

SÔNIA SANTOS

IMPRENSAANCHIETA XAVIER

ELIZABETH MEDEIROSMARIO IVO CAVALCANTI

MAXIMILIANO FARIASSHEYLA AZEVEDOSOCORRO SOARES

RECEPÇÃOJOANA D’ARC XAVIER

JOSÉ MOACIRMÁRCIA MORENO

MOBILIZAÇÃOCLÉA BACURAUDIONE CALDASWILMA FREIRE

ITINERÂNCIACLÊNIA LUNA

LÍGIA ÁLVARESJANDIRA JUSTINO

REGINA COELI

ADMINISTRATIVOANA NEUMA TEIXEIRA

EDILZA OLIVEIRAEMANOEL DELFINO

IVANIRA RIBEIRORÔMULO ALMEIDA

SANDERSON BRUNO

INFRAESTRUTURAALUÍZIO LUCASCAIO MAGNO

EMANOEL FERREIRAFRANCISCO CARLOS

FRANCISO JOSÉJEFFERSON TAVARES

JHONY BRUNOLAILSON DE PAULARIZOMAR PINHEIRO

SUMÁRIODEÍFILO GURGELE FÉ CORDULAFOLCLOREE BRINCANTES

PARAFOLCLÓRICAS

AUDIOVISUAL

ARTESANATO

GASTRONOMIA

ARTES VISUAIS

DISCUSSÕES ACADÊMICAS

ARTES CÊNICAS

PUBLICAÇÕES

MÚSICA

AGENDA CULTURAL

040612

30

18

AFRO-BRASILEIRA 27

20

34

22

38

28

4048

Page 4: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

ESPECIAL

COM A PALAVRA: DEÍFILO GURGEL

As manifestações da cultura popular são uma das for-mas mais genuínas de se preservar a memória, a tradição e a história de um povo. Para o pesquisador e folclorista Deífi lo Gurgel, infelizmente, algumas manifestações folclóricas têm se perdido por falta de sucessores. Por outro lado, o Estado ocupa um lugar privilegiado porque teve grandes pesquisa-dores na área como Luís da Câmara Cascudo, Veríssimo de Melo e o amigo daquele primeiro, Mário de Andrade que entre dezembro de 1928 a janeiro de 1929 passou uma temporada no Rio Grande do Norte conhecendo e estudando a música, a poe-sia, danças e outras manifestações populares.

“Mário de Andrade dava um cartaz e a maior importância para nossa cultura popular. Então, quando uma pessoa do nível intelectual de Mário de Andrade, se

desloca até aqui para fazer um documentário fa-buloso sobre essas manifestações é porque elas têm muito valor. E não só ele, como Cascudo e ou-tros mais”, argumenta, um dos mais incansáveis defensores das mais puras tradições populares.

Deífi lo Gurgel é um dos mais importantes fol-cloristas vivos do nosso Estado, que ousou e “teve a loucura e a coragem” de levar para os estudos acadêmicos dentro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, projetos que pudessem documentar várias manifestações folclóricas. E, assim, registrar diversas manifestações popula-res fadadas ao esquecimento, uma vez que os mestres estavam morrendo, sem deixar herdei-ros desse legado. Para ele, o programa Agosto da Alegria entra para o patamar das ações que favorecem e fortalecem a cultura popular: “Tudo o que a gente faz em favor da cultura é impor-tantíssimo, por isso destaco a presença, dentro da programação do Agosto da Alegria, de gran-des nomes como Ariano Suassuna e o cineasta Eduardo Escorel”, fi naliza.

p p q pdesbutêmtrode

cloa acRidoasremrodfaotddE

444 www.cultura.rn.gov.br

Page 5: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

Considerado um dos mais importantes pin-tores de arte Naïf – ou arte ingênua – do Brasil, Francisco de Assis Córdula, ou Fé Córdula como assina seus trabalhos, terá a primeira exposição in-dividual em Natal, intitulada “Arte de Fé”, dentro do Agosto da Alegria. A vernissage ocorrerá no dia 16 de agosto, às 18h, no Palácio Potengi, e as obras estarão à disposição do público até o dia 16 de setembro.

Filho do Rio Grande do Norte, nascido em São Rafael, e criado boa parte da vida em Acari, Fé Cór-dula, vive em Goiânia (GO) há 37 anos. É pintor, es-cultor e desenhista autodidata e, atualmente, parte de suas obras está exposta no Museu de Arte Sacra de São Paulo.

A descrição do jornalista Woden Madruga, anuncia a exposição no Museu de Arte Sacra em São Paulo: “A tela de Córdula é de um colorido fascinante, São José e Maria, entre anjos, aves, passarinhos, diante de um presépio bem sertanejo, burro jumento, vaquinha leiteira, ovelhas, as casi-nhas em fi leiras subindo o morro azul (...). É verdadeiramente um grande artista. Nunca expôs em Natal”, conclui. De acordo com o marchand Antônio Marques, Córdula já participou de algumas mostras coletivas no Estado. Mas exposição in-dividual é a primeira.

A secretária Extraordinária de Cultura do RN e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA) Isaura Ro-sado e a coordenadora do Agosto da Alegria, Danielle Brito, foram pessoalmente, no fi nal de julho, em Goiânia (GO), onde Fé Córdu-la vive, e trouxeram 23 quadros do pintor para o encantamento dos críticos e apreciadores de arte.

ARTE E RELIGIOSIDADE EM DUAS PALAVRAS: FÉ CÓRDULA

CAsdpelpc

555www.agostodaalegria.com.br

Page 6: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

FOLCLORE E BRINCANTES

GRUPO ARARUNA (NATAL RN)

DIA: 16/08LOCAL: PALÁCIO POTENGI HORA: 19H

O Araruna surgiu a partir das danças tradicionais aristocráticas de salão e dos costumes da vida palacia-na do século 19. De origem europeia, misturou-se a bailados eruditos e po-pulares como a valsa, a polca, o xote e a mazurca. Acompanhados por san-fona e outros instrumentos, os dançari-nos não cantam. Os cavalheiros usam casaca e cartola, enquanto as damas se vestem com longos vestidos de saia rodada.

O nome faz referência a um pássaro preto do Pará, que ao cantar pula de galho em galho executando uma espécie de bailado. Foi fundado ofi cialmente em 1956, no bairro das Rocas por Câmara Cascudo e seu Mestre Cornélio Campina, falecido em 2008.

A primeira edição do AGOSTO DA ALEGRIA, projeto realizado sob a coorde-nação da Secretaria Extraordinária de Cultura/FJA cujo intuito é evidenciar a riqueza e a diversidade do folclore e das tradições culturais brasileiras, sobretudo da região Nordeste, servirá como um palco privilegiado para o 15º Encontro de Cultura Popular. Além de aglutinar série de apresentações dos grupos potiguares, o Encontro também abre as portas para manifestações oriundas de outras partes do país, onde grupos convidados vindos de Sergipe, Maranhão, Paraíba Alagoas e Piauí estarão inseridos na programação do I Circuito Brincantes do Brasil.

666 www.cultura.rn.gov.br

Page 7: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

BOI CALEMBA PINTADINHO (SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN)

BOI DE REIS DO MESTRE MANOEL MARINHEIRO (NATAL RN)

DIA: 17/08LOCAL: PALÁCIO POTENGI HORA: 19H

DIA: 16/08LOCAL: PALÁCIO POTENGI HORA: 19H

O Auto popular que trata da morte e ressurreição de um Boi traz à tona tradi-ções e coreografi as embaladas pelo som da rabeca. O fi gurino de fi tas coloridas e espelhos proporcionam um interessante efeito visual.

Figuras como a burrinha, o bode, o gigante (Cavalo Marinho), o Jaraguá e o Boi integram a apresentação. Os instrumentos utilizados nas apresentações são a rabeca, o pandeiro, triângulo e alguns instrumentos de corda, podendo ser substi-tuídos pela sanfona. O Boi Calemba Pintadinho tem mais de um século de história e é um dos grupos mais tradicionais do RN.

A história do Boi de Reis no Rio Grande do Norte remonta a festejos seculares que, em Portugal e no Brasil, marcavam o ciclo natalino nos séculos passados. Também faz referência ao desenvolvimento da pecuária nordes-tina – determinando o surgimento de todo um contexto cultural que favoreceu a evolução do folguedo.

Criado pelo saudoso Mestre Manoel Marinheiro, o grupo do bairro de Feli-pe Camarão é considerado um dos ícones da cultura popular do RN. Marinheiro, inclusive, foi reconhecido como patrimônio imaterial do Brasil por seu trabalho, dedicação e valorização da cultura brasileira.

777www.agostodaalegria.com.br

Page 8: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

FOLCLORE E BRINCANTES

PASTORIL DONA JOAQUINA (SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN)

CONGOS DE CALÇOLAS (NATAL RN)

DIA: 17/08LOCAL: PALÁCIO POTENGI HORA: 19H

DIA: 19 E 21/08LOCAL: PALÁCIO POTENGIHORA: 19H

DIAS: 7, 14, 21 E 28/08LOCAL: PARQUE DAS DUNAS HORA: 10H

O Pastoril do Rio Grande do Norte guarda o espírito religioso que o caracte-rizou através dos tempos, onde dois cordões de pastoras, vestidas de azul e ver-melho, cantam jornadas de saudação ao público, louvação ao Messias e exaltação ao próprio folguedo.

Principal grupo homenageado no 47º Festival de Folclore de Olímpia (SP), o Pastoril Dona Joaquina retomou suas atividades há cerca de sete anos, e sua atu-ação baseia-se na memória de antigas Mestras. O grupo trabalha na busca pela autenticidade da manifestação popular e tem como objetivo principal recuperar a paixão pela brincadeira.

O enredo dos Congos ou Congadas remonta a lutas de escravos por autonomia diante do colonizador. Surgiu no Brasil no fi nal do século 19. Sua indumentária é rica de colorido, e seus brincantes usam espadas simulando a batalha entre cristãos e mouros.

Em 1928, o escritor e musicólogo Mário de Andrade registrou a presença do grupo e identifi cou que o Congado potiguar era o mais rico em dados históricos e costumes dentre todos os que conheceu durante sua pesquisa pelo Nordeste. Referência do patrimônio cultural, o Congos de Calçolas de Ponta Negra está na quarta geração de brincantes.

888 www.cultura.rn.gov.br

Page 9: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

CAVALO MARINHO BOI DE OURO (PARAÍBA)

MARACATU CAMBINDA BRASILEIRA (PERNAMBUCO)

DIA: 19/08LOCAL: PALÁCIO POTENGIHORA: 19H

DIA: 20/08LOCAL: PALÁCIO POTENGI HORA: 19H

Cavalo Marinho Boi de Ouro é um folguedo que se manifesta na música e principalmente na dança para a valorização e preservação de ex-pressões autênticas da cultura popular de comuni-dades tradicionais. Inspirada pelas festas de reis, a apresentação é carregada de signifi cados e têm como enredo lendas, romances, narrativas heroicas de fi guras fantásticas e animais glorifi cados.

O Cambinda Brasileira é um dos 20 grupos de maracatu de Nazaré da Mata – terra do mara-catu rural –, e o segundo mais an-tigo de Pernambuco, fundado em 1918. Como Ponto de Cultura, tra-balha com o desenvolvimento das manifestações populares, permi-tindo a revitalização dos grupos, valorização dos brincantes e reconhecimento dos Mestres. O Projeto estimula o intercâmbio de conhecimentos entre os maracatus e outras manifestações populares, contribuin-do, assim, para a disseminação e perpetuação das tradições naquela região do interior pernambucano.

999www.agostodaalegria.com.br

Page 10: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

FOLCLORE E BRINCANTES

MANEIRO PAU (RN)

CONGOS DE OEIRAS (PIAUÍ)

DIA: 22/08LOCAL: PALÁCIO POTENGI HORA: 19H

DIA: 22/08LOCAL: PALÁCIO POTENGI HORA: 19H

Danças de roda em que não há qualquer enredo dramatizado, das quais o publico pode participar, já que não é exigida uma indumentária padronizada, ao contrário dos Autos. O Maneiro Pau é dançado apenas por homens, e caracteriza--se por um bailado cujo entrechoque dos cacetes e o coro dos dançarinos produ-zem a musicalidade e a percussão necessárias. É uma dança de luta e sua origem é africana.

A dança dos Congos chegou ao Piauí no inicio da colonização do Estado, trazida pelos negros que acompanhavam o primeiro governador da Província. Lou-vação a Nossa Senhora do Rosário e a São Benedito, a tradição do folguedo e a devoção religiosa ainda hoje é preservada pe-los moradores do bairro Rosário, em Oeiras (PI), município distante cer-ca de 320 km da capital Teresina. A coreografi a é simples, os homens vestem-se de mulher durante as apresenta-ções, e o ritmo e o canto afro-brasileiros dão ca-dência e estilo a essa manifestação folclórica.

101010 www.cultura.rn.gov.br

Page 11: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

MAMULENGO HERALDO LINS (NATAL RN)

CASCUDO: CANTA LÁ QUE EU CONTO CÁ (NATAL RN)

DIA: 7, 14, 21 E 28 /08LOCAL: PARQUE DAS DUNAS HORA: 10H

DIA: 7, 14, 21 E 28 /08LOCAL: PARQUE DAS DUNAS HORA: 10H

O caicoense Heraldo Lins, 49 anos, é reconhecido em todo o Brasil como um dos melhores artistas mamulengueiro do país. Apostando em um trabalho edu-cacional, direcionado de acordo com o tema proposto, o arte-educador Heraldo Lins busca interagir com o público e repassar conceitos que vão desde saúde até inclusão digital.

O ato de contar histórias acompanha o ser humano desde os tempos ances-trais, como forma de repassar situações ocorridas, tradições e conhecimentos. Essa é a intenção do grupo de teatro Trotamundos Cia de Artes ao apresentar o espetáculo “Cascudo: Canta lá que eu conto cá”, cujo ideal é a formulação de um inventário da oralidade potiguar baseada nos estudos de Luís da Câmara Cascu-do, pesquisando e documentando todos os registros orais ainda existentes em municípios da região Agreste do Rio Grande do Norte.

111111www.agostodaalegria.com.br

Page 12: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

PARAFOLCLÓRICAS

BALÉ POPULAR DO RECIFE

DIA: 24/08LOCAL: TEATRO ALBERTO MARANHÃOHORA: 19H

O Balé Popular de Recife bebe da fon-te dos folguedos e festejos populares como Bumba-Meu-Boi ou nosso Boi de Reis; Cabo-clinhos, Maracatu e Pastoril. É um dos mais antigos grupos do país que estuda e pesquisa a cultura popular e em 2011 faz 34 anos. A primeira turnê nacional acon-teceu, em 1980, no Ciclo de Dança do Rio de Janeiro. No Projeto Mambembão (1981-1984) do Governo Federal, o Balé Popular de Recife teve esse espetáculo considerado o melhor do ano. As turnês internacionais começaram em 1982, em cidades como Tel-Aviv, Jafa, Haifa e Jerusalém (Israel). Depois disso não pararam. Só para citar alguns países onde o grupo se apresentou: Espanha, Portugal, Peru, Argentina e Estados Unidos. Na França, o Balé passou três meses com o espe-táculo Nordeste: A Dança do Brasil, apresentando-se em mais de 80 escolas da Região Metropolitana de Paris. Nos 30 anos de formação da companhia, em 2007, eles criaram o espetáculo “As Andanças do Divino”, assinado por Zoca Madureira o roteiro e trilha sonora. O repertório musical do Balé tem, na sua maioria, com-posições dos irmãos Antonio José, o Zoca, e Antúlio Madureira. As pesquisas e observações tiveram desdobramentos educacionais e desde junho de 1982 o BPR criou a Escola Brasílica de Expressão Artística.

n-o

o-

A temática “Atualizando o Folclore~, dentro da linguagem Parafolclóricas do Agosto da Alegria, trará diversos grupos e balés da capital e outras localida-des para se apresentar ao público. A estreia será com o Balé Popular de Natal e o Balé Popular de Recife, se apresentando no TAM, no dia 24 de agosto, às 19h. Também se apresentarão dentro dessa linguagem o Grupo Macambiraz, de Passa e Fica, o Grupo de Expressões Folclóricas Cheiro do Pará, Xaxado – Bando de Lampião de Touros, Grupo Popular do Marista, Companhia de Dança do TAM, o bailarino ex-integrante do Balé Popular do Recife, Ângelo Madureira e o Grupo Parafolclórico da UFRN. Nessa linguagem, também haverá Ofi cina de Boi de Reis, numa parceria com a ONG Terramar, nos dias 6, 13, 20 e 27 de agosto.

121212 www.cultura.rn.gov.br

Page 13: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

O Grupo Cheiro do Pará, ressurgiu por iniciativa da professora Ana Suely Martins, depois que ela resolveu resgatar o projeto iniciado pelo maestro Adelermo Ma-tos (anos 1960) que se chamava “Grupo Parafolclórico” e que teve suas atividades encerradas nos anos 1980 quando o professor se aposentou. Desde seu retorno, em 1998, o Grupo Cheiro do Pará já se apresentou em festi-vais de nível internacional, nacional e regional causando sempre o encantamento de seu público. De acordo com divulgação a marca do grupo está na preservação do “jeito simples” de represen-tar a cultura paraense. Em seus espetáculos apresenta sequencia de danças que retratam originalmente o folclore do Estado. O nome do Grupo provém da tradição dos perfumes feitos com ervas e raízes aromáticas que misturadas em substância fi xadora revelam um perfume bem peculiar da região amazônica, em especial o Pará. No primeiro dia de apresentação o Grupo se apresenta na companhia do Ma-cambiraz de Passa e Fica e, no dia 26, com o Balé Popular de Natal.

GRUPO CHEIRO DO PARÁ

DIA: 25/08LOCAL: TEATRO ALBERTO MARANHÃOHORA: 19HDIA: 26/08LOCAL: ESPAÇO JESIEL FIGUEIREDOHORA: 19H

131313www.agostodaalegria.com.br

Page 14: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

PARAFOLCLÓRICAS

ÂNGELO MADUREIRA

CIA DE DANÇA DO TAM

DIA: 27/08LOCAL: TEATRO ALBERTO MARANHÃOHORA: 19H

DIA: 27/08LOCAL: TEATRO ALBERTO MARANHÃOHORA: 19H

O bailarino Ângelo Madureira vai apresentar o espetáculo “Delírio”, criado em 1999, fruto de uma pesquisa sobre o solo de bateria substituindo a mú-sica do frevo por rock progressivo. O resultado é uma obra lúdica da maneira de representar a dança popular. A criação e elenco é composta por Ângelo Madureira; direção de ensaio e colaboração, Ana Cata-rina Vieira; iluminação, Juliana Augusta Vieira; músicas e sonorização, respecti-vamente de Antúlio Madureira e Beto Madureira. Ângelo Madureira é herdeiro do Balé Popular do Recife, e membro da família Madureira. Neste, foi solista durante sete anos participando de turnês internacionais e também diretor e coreógrafo.Em 1997 foi convidado a ingressar na Cia. Teatro XPTO, em São Paulo, onde par-ticipou como intérprete e coreógrafo de espetáculos como “Buster”, “O Enigma do Minotauro”, “Coquetel Clown” e “Além do Abismo”.

Vinculada à Fundação José Augusto e des-dobramento da Escola de Dança do Teatro Al-berto Maranhão (EDTAM), a Cia de Dança do TAM foi criada em 1998 com o intuito de buscar a liberdade de movimentos da dança contemporânea aliada a um domínio técnico-corporal. Com um elenco de bailarinos dedicado, a Cia. de Dança do TAM já revelou talentos que hoje integram grandes companhias como a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Sob coordena-ção da professora Wanie Rose, o grupo coleciona prêmios em importantes eventos como os Festivais de Dança em Joinville (SC), Campos do Jordão (SP), Cabo Frio (RJ), Fortaleza (CE) e Indaiatuba (SP).

o a -é

141414 www.cultura.rn.gov.br

Page 15: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

Aliar os ensinamentos da Academia com a paixão pela dança e interação com a comunidade é o que faz o Grupo Parafolclórico da Universida-de Federal do Rio Grande do Norte. Criado desde 1991 por alunos do Curso de Educação Física, atu-almente o Grupo é um Projeto de Extensão e conta com a participação de alunos de vários cursos da UFRN, funcionários e comunidade externa. O Gru-po Parafolclórico da UFRN tem em sua formação atual 25 integrantes e é fundamentado na pers-pectiva do multiculturalismo crítico, dialogando com áreas do conhecimento como Folclore, Arte, Educação Física e Ciências Sociais. Na apresen-tação do Agosto da Alegria eles vão montar o recente espetáculo: “Debaixo do barro do chão”, que homenageia Luiz Gonzaga, um dos gran-des nomes da música popular nordestina. A peça aborda o universo dos festejos juninos, com enfoque nos costumes, crendices e superstições, adivinhações e a riqueza dos sabores, que nas suas cores e aromas, integram e alimentam a alma nordestina. Esse mesmo espetáculo tem sido levado

mundo afora. Em outubro do ano passado o Parafolclórico da UFRN foi o único grupo brasileiro a se apresentar no 8th China Internatio-nal Folk Art Festival, na República Popular da China. E, agora em agosto, o Grupo se apresenta na Espanha em várias cidades como Madri, Salamanca, Málaga, Alme-ria e Ronda.

GRUPO PARAFOLCLÓRICO DA UFRN

DIA: 02/09LOCAL: PALÁCIO POTENGIHORA: 20H

gmpafoapnaPoaEMria

adea-e

u-ta a

u-o -

o , -o

a

151515www.agostodaalegria.com.br

Page 16: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

PARAFOLCLÓRICAS

GRUPO POPULAR DO MARISTA (NATAL RN)

MACAMBIRAIS (PASSA E FICA RN)

DIA: 26/08LOCAL: TEATRO ALBERTO MARANHÃOHORA: 19H

DIA: 25/08LOCAL: TEATRO ALBERTOMARANHÃOHORA: 19H

Formado há 17 anos, o Grupo de Dança Popular do Colégio Marista é o único do gêne-ro constituído dentro de uma escola em Natal. Seguindo moldes profi ssionais e embasada em pesquisas e estudos sobre as tradições folclóri-cas do RN, a companhia já representou o Estado em diversos festivais nacionais e internacionais. Coordenado pelo professor Artur Garcez, tam-bém membro da Comissão Norte-riograndense de Folclore, o Grupo formado por 40 estudan-tes acumula importante prêmio conquistado no Festival de Joinville em 2008, onde apresentou o espetáculo “Batida do Ganzá”.

Criada há dez anos na cidade de Pas-sa e Fica (RN), a Companhia de Dança e Cultura Popular Potiguar Macambirais res-salta em seus espetáculos elementos das danças populares que melhor caracterizam a identidade cultural do Rio Grande do Norte. Coco de Roda, Araruna e Boi de Reis, mais os tradicionais dramas pastoris e cantos de romanceiras são referências constantes nas pesquisas desenvolvidas pelo grupo.

a-.

m -o

161616 www.cultura.rn.gov.br

Page 17: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

BALÉ POPULAR DE NATAL (RN)

As quatro apresentações agendadas durante o Agosto da Alegria marcam a estreia do Balé Popular de Natal. Criado para atender a necessidade de se ter um grupo voltado especifi camente para o estudo, a pesquisa e o desenvolvimento de linguagens populares na dança, o Balé Popular de Natal é formado por 20 inte-grantes escolhidos através de seleção pública.

DIA: 18/08 HORA: 18H30LOCAL: PRAÇA ANDRÉ DE ALBUQUERQUE, CIDADE ALTA

DIA: 20/08HORA: 20HLOCAL: PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA,AV. PERNAMBUCO, 1, CIDADE DA ESPERANÇA

DATA: 24/08HORA: 19HLOCAL: TEATRO ALBERTO MARANHÃO

DATA: 27/08HORA: 16HLOCAL: IGREJA SÃO JOÃO BATISTA, R. MANOEL CORINGA DE LEMOS, PONTA NEGRA

XAXADO BANDO DE LAMPIÃO (TOUROS RN)

DIA: 26/08LOCAL: TEATRO ALBERTO MARANHÃOHORA: 19H

Inspirado na trajetória do famoso cangaceiro Virgolino Ferreira, o grupo de xaxado Bando de Lampião surgiu em 1998 a partir de uma quadrilha junina. Criado por Wenderson Linhares, o Bando busca a originalidade das danças retratadas em fi lmes sobre o cangaço. O grupos já se apresentou em diversas cidades do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.

171717www.agostodaalegria.com.br

Page 18: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

ARTESANATO

FEIRA DO ARTESANATO POTIGUAR

A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Se-thas) promoverá dentro do Agosto da Alegria, a Feira do Artesanato Potiguar - “Um Estado pelas Mãos do seu Povo”, que ocorrerá de 31 de agosto a 4 de setembro, na Praça André de Albuquerque, no Centro. Entre associações, cooperativas e ar-tesãos, a Feira reunirá algo em torno de 7.300 trabalhos artesanais realizados em todos os recantos do Rio Grande do Norte. A Feira do Artesanato Potiguar terá formato de uma cidadela, com a ajuda de artistas plásticos que estão elaborando a cidade cenográfi ca. O local será dividido com 90 espaços onde será apresentado o melhor do artesanato tradicional do Estado. Os mestres artesãos ganharam um lugar chamado “Salão dos Mestres”, onde serão homenageados. No “Espaço Vi-vência”, mestres artesãos realizam ofi cinas. A Feira Estadual de Artesanato também contará com um Coreto com atrações folclóricas.E, no Palácio Potengi também se-rão realizados Desfi les de Moda, inspirados no artesanato.

OFICINAS DO SEBRAE E GUIARTE

O Sebrae/RN participará da programação do Agosto da Alegria, dentro da Fei-ra do Artesanato Potiguar, de 1º a 4 de setembro, oferecendo Ofi cinas de Artesanato em oito tipologias, as quais serão demonstradas e comercializadas no local: Fibra de

DIAS: 31/08 A 04/09LOCAL: PRAÇA ANDRÉ DE ALBUQUERQUEHORA: 15H ÀS 23H

181818 www.cultura.rn.gov.br

Page 19: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

OFICINAS DE ARTESANATO E BAZAR

A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e a Faculdade de Natal (FAL) são parceiras do Agosto da Alegria na promoção das Ofi cinas de Ar-tesanato, gratuitas, no Complexo Cultural da Zona Norte. Em cada dia, ocorrerá uma Ofi cina diferente, com material incluso, 20 vagas por ofi cinas e as inscrições podem ser feitas no local. No primeiro dia será Ofi cina de Arte em Retalhos; dia 16, Ofi cina de Meias de Seda e no último dia, 26, Ofi cina de Arte em Papel. A FAL tam-bém realizará o Bazar da Liberdade, uma realização conjunta do curso de Pedago-gia da FAL e o Projeto Transforme-se, que desde 2005 ressocializa através da arte, reeducandas do Complexo Penal Dr. João Chaves. O Bazar faz uma promoção dos produtos confeccionados como bolsas, tiaras, malas, roupas e acessórios, e a renda é revertida para as reeducandas envolvidas no projeto do Bazar.

Sisal – com o ponto de renda irlandesa (Santo Antônio); Fibra de sisal, com o ponto fechado (Nova Cruz); Renda Frifrolitê (do Município de Passa e Fica); Fibra do junco (Maxaranguape); Palha de Carnaúba (Brejinho); Fibra do coqueiro (Vera Cruz); Cro-chê (Comunidade Samanáu/Caicó) e Bordado Rústico (Serrinha). Além das ofi cinas o Sebrae também terá um espaço para divulgação e cadastramento dos artistas no GUIARTE – Guia da Cultura Potiguar. Trata-se de um portal mantido pelo Sebrae com o objetivo de reunir e divulgar os profi ssionais ligados a arte e cultura do Estado do Rio Grande do Norte. Os interessados podem acessar o site: www.guiarte.com.br se cadastrar gratuitamente e fazer parte do Guia.

OFICINASDIAS: 9, 16 E 26 /08 LOCAL: COMPLEXO CULTURAL DA ZONA NORTEHORA: 8H ÀS 11HBAZARDIAS: 9 E 10/08 LOCAL: FAL ROMUALDO GALVÃOHORA: 18H ÀS 22H

DIAS: 23 E 24/08 LOCAL: FAL CANDELÁRIAHORA: 18H ÀS 22H

DIAS: 15 E 16/08 LOCAL: SECULTRN/FJAHORA: 9H ÀS 17H

191919www.agostodaalegria.com.br

Page 20: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

GASTRONOMIA

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e da Pesca promoverá entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, o 1º Festival Gastronômico Sabor Potiguar, que ocorrerá junto com a Feira do Artesanato, ao lado da Praça André de Albuquerque, no Centro da Cidade. Na Praça 7 de Setembro será instalada a Feira de Produtos Orgânicos. O funcionamento do Festival será sempre das 15h às 23h. Os visitantes terão uma vasta programação: Mostra da Cozinha Popular Potiguar - Cozinheiros da Agricultura Familiar; Ofi cina: Tem Chef na Praça, com os alunos dos Cursos de Gastronomia da Escola Barreira Roxa, Senac e UnP; Cozinha do Cascudo: Apre-sentação de Cardápio para degustação à luz de Câmara Cascudo; Comendo na Praça: sopas, tapiocas, bolos, doces, biscoitos e queijos no café Bicho do Mato; Ofi cina: Tem Delícias na Praça, com a culinarista Maninha (receitas e degustações); Show Gastronômico a Cozinhas D’elas: apresentação das chefs potiguares; Asso-ciação dos Culinaristas do RN em parceria com bares e restaurantes participantes

FESTIVAL GASTRONÔMICO SABOR POTIGUAR

DIAS: 31/08 A 04/09LOCAL: PRAÇA ANDRÉ DE ALBUQUERQUEHORA: 15H ÀS 23H

202020 www.cultura.rn.gov.br

Page 21: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

do Festival; Lanchando na praça, com a participação de chefs mirins; Corrida dos Garçons e concurso gastronômi-co. Tudo isso regado ao bom molho de shows Versão Forró, Tributo ao Som Nordestino, Cia Pão Doce, Orquestra Sanfônica, Kiko Chagas, Bandinha Ve-lhos Carnavais e Cantoras do Rádio, For-ró da Greve.

No entendimento do Governo do Estado, a gastronomia faz parte do patrimô-nio cultural e, enquanto produto, deve estar inserida no contexto dos atrativos locais sob o ponto de vista turístico. O objetivo é promover e consolidar ainda mais a oferta gastronômica potiguar, através de seus talentos, bem como divulgar o nome do RN como pólo gastronômico da Região Nordeste. São parceiros do evento: Emater, Ceasa, UnP, Abrasel, Uvifrios, Associação das Culinaristas do RN, Associação do Beco da Lama, Fenacam, Senac e Cooperativa Potiguar de Flores

212121www.agostodaalegria.com.br

Page 22: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

DISCUSSÕES ACADÊMICAS

MESA REDONDA DESCUTE EXPERIÊNCIAS EM CULTURA, TURISMO E ECONOMIA

A abertura das discussões acadêmicas dentro do Agosto da Alegria começa com a Mesa Redonda: Cultura x Turismo x Economia, com a participação de: Robério dos Santos Braga, secretário de Cultura do Amazonas, que falará sobre a experiência bem sucedida do turismo cultural em Parintins; Roberto Schimit, da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul, que fala sobre Natal em Gramado; Fernando Fonseca, secretário de Cultura de Pernambuco, responsável pelos temas Paixão de Cristo em Nova Jerusalém, o Carnaval e o ciclo junino e o prefeito de Olímpia (SP), que relata a construção do Festival do Folclore.

“A mesa redonda que abre as celebrações do Agosto da Alegria pretende ser norte, marco e balisa de todo o evento. Vamos discutir as experiências bem suce-didas que conjugam a cultura e o turismo e garantem hoteis lotados, voos charter, turismo regional, mídia positiva para os estados e cidades, trabalho e renda, auto estima e qualifi cação do universo cultural. E é isso que o Governo do Estado do Rio Grande do Norte quer: apontar novos caminhos para o desenvolvimento potiguar”, explica Isaura Rosado.

Aliar cultura e turismo tem gerado sucessos como é o caso da Ilha de Parintins, que fi ca distante 400 quilômetros de Manaus e, ao longo dos anos tem colocado seu nome no mapa nacional e internacional dos eventos culturais. Inspirando-se no Boi

de Reis nordestino, enlaçou este folguedo com as lendas da Floresta Amazônica.

Adequar o fl uxo de 15 mil turistas a cada fi nal de sema-na, mantendo-os durante quase três meses, com apresen-tações lúdicas para o gosto infantil e suas familias, fez Gra-mado estender o conceito das festas natalinas e transformar a pequena cidade da serra gaúcha em referência nacional para essa celebração de dezembro. Roberto Schimit nos conta essa construção.

Já no caso de Pernambuco, que o Frevo no Carnavalç se espalha por todo o estado, os santos dos ciclo junino fa-

DIA: 08/08HORA: 15HLOCAL: TEATRO ALBERTO MARANHÃO

F

ntmapc

s

222222 www.cultura.rn.gov.br

Page 23: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

ARTE POPULAR E ARQUITETURA

O convidado do projeto Arte Potiguar no Mundo que estará inserido nas celebrações do AGOSTO DA ALEGRIA, é o arquiteto poti-guar radicado no Recife (PE) Carlos Augusto Viana Lira, 63 - o tema de sua palestra será “Arte Popular e Arquitetura”. Com mais de 30 anos de profi ssão e cerca de 600 projetos assinados ao longo da carreira, seus traba-lhos renderam reconhecimento tanto no Brasil quanto no exterior, principalmente no tocante a concepção visual e decoração de grandes eventos em Pernambuco como o Carnaval do Recife; o Festival de Inverno de Garanhuns; e a Feira Nacional de Negócios do Artesanato - Feneart.

Para o arquiteto, a construção de um conceito criativo pode abrigar beleza, sem ser necessariamente luxuoso. Sua participação reforça a essência do proje-to, que convida potiguares destacados dentro de determinado segmento cultural e artístico e são referência, sobretudo, para os jovens. O projeto Arte Potiguar no Mundo estreou em maio, com a presença do jornalista e crítico de arte radicado no Rio de Janeiro, Geraldo Edson; em seguida trouxe o livreiro e editor, José Xa-vier Cortez, da Editora Cortez; e em julho o convidado foi o diretor teatral e cine-asta, Moacyr Góes. Nos meses seguintes, teremos o chargista Cláudio Oliveira, o músico violoncelista Ítalo Babini e o poeta Ney Leandro.

DIA: 22/08HORA: 20HLOCAL: TEATRO DE CULTURA POPULAR CHICO DANIEL (TCP)

zem de Caruaru expressão nacional e a cidade cenográfi ca de Nova Jerusalém cons-trói o atual Pernambuco das Paixões, caberá ao secretário Fernando Fonseca relatar os caminhos que puseram Pernambuco na agenda nacional.

De maneira que todos esses nomes terão muito o que dizer, substanciando a discussão e levantando possibilidades sobre como o Rio Grande do Norte pode vir a se tornar referência para o Brasil – e também o mundo – no que diz respeito às suas manifestações culturais populares, tendo como pontapé o Agosto da Alegria.

232323www.agostodaalegria.com.br

Page 24: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

DISCUSSÕES ACADÊMICAS

O ENSINO DE ARTES NAS ESCOLAS

A escola é o primeiro espaço formal onde se dá o desenvolvimen-to de cidadãos, e nada melhor que o contato sistematizado com o universo artístico e suas linguagens se inicie em sala de aula. Artes visuais, tea-tro, dança, música e literatura, entre outras expressões, voltam a integrar o currículo escolar em 2012 e o as-sunto será abordado nas duas mesas redondas.

O tema “Políticas públicas para a Educação Artística” será desdobrado durante debate entre a secretária Estadual de Edu-

cação, professora Betânia Ramalho, e a secretária Extraor-dinária de Cultura, professora Isaura Rosado. Já a mesa redonda “Arte e sua Inserção no Currículo Escolar: nomen-clatura, revisão histórica e papel do professor” terá pre-sença da professora Vera Lúcia Pestana da Rocha.

DIA: 24/08HORA: 9H ÀS 17HLOCAL: UERN, CAMPUS ZONA NORTE

242424 www.cultura.rn.gov.br

Page 25: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

O dramaturgo, poeta e romancista paraibano Aria-no Suassuna, ferrenho defensor das tradições e da cultura nordestina, ministra aula magna sobre a relação entre o universo acadêmico e a sabedoria popular. Au-tor dos clássicos “Auto da Compadecida” e “A Pedra do Reino”, Ariano é membro das Academias Paraibana de Letras, Pernambucana de Letras e desde 1990 ocupa a cadeira 32 na Academia Academia Brasileira de Letras. Experiente, dono de uma retórica embasada em argu-mentações e conceitos sólidos, o escritor pontua suas aulas espetáculos com erudição, conteúdo, precisão comunicativa e bom humor, sempre permeadas por críticas analíticas sobre o Brasil ofi cial e o Brasil real.

O OLHAR DA ACADEMIA SOBRE A CULTURA POPULARAULA MAGNA COM ARIANO SUASSUNA

ncetRLcEmac

DIA: 23/08HORA: 18HLOCAL: TEATRO ALBERTO MARANHÃO

252525www.agostodaalegria.com.br

Page 26: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

DISCUSSÕES ACADÊMICAS

EXPERIÊNCIA EM PRÁTICAS POPULARES DE SAÚDE

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) se integra à programação do Agosto da Alegria ao promover atividades temáticas que abordam assuntos ligados à saúde de forma lúdica. Serão ministradas ofi cinas de teatro de rua e de contação de histórias, além de debates sobre “Experiências em Práticas Populares de Saúde” e “Práticas Integrativas e Complementares na Saúde”.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a intenção é que, através das lingua-gens da dança, cinema e teatro, as ações transcendam limites operacionais ao mobilizar a população em torno de uma maior consciência crítica capaz de contri-buir para as ações de promoção à saúde.

As ofi cinas serão monitoradas pelo artista Nil Moura, da Escola Potiguar das Artes do Circo Grock. Mais informações através do telefone 3232-2613.

SALAS DE ESTARDIA: 1/09HORA: 8H ÀS 12HLOCAL: TEATRO DE CULTURA POPULAR

OFICINASDIA: 22 A 26/08HORA: 9H ÀS 17HLOCAL: SOLAR JOÃO GALVÃO

262626 www.cultura.rn.gov.br

Page 27: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

AFRO-BRASILEIRA

AGOSTO DA ALEGRIA OFERECERÁ OFICINAS DE CAPOEIRA

DIAS: 4, 11, 18 E 25 DE AGOSTO (QUINTAS-FEIRAS)E 6, 13, 20 E 27 (SÁBADOS)HORA: 8HLOCAL: CONEXÃO FELIPE CAMARÃOINFORMAÇÕES E RESERVAS: TELEFONE: 3201-1145

Utilizar a Capoeira como instrumento de formação, educação e consciência corporal são algumas das motivações do Mestre Marcos, 56, que há 42 anos joga a Capoeira Angola, e alia o conhecimento dessa manifestação da cultura popular brasileira ao conhecimento técnico acadêmico. Graduado em Educação Física, o professor garante que não há restrições para participar das ofi cinas: “Qualquer pessoa a partir dos seis, sete anos, mesmo aquelas que nunca prati-caram, irão se integrar a roda (de capoeira). Cada um de acordo com seu limite”, explica. Mestre Marcos lembra que a Capoeira Angola é a que mais se aproxima das origens, quando era praticada pelos negros escravos no período do Brasil colônia. “É uma prática genuinamente brasileira, que antes de ser um esporte é uma forma de expressão da nossa cultura”, orgulha-se.

272727www.agostodaalegria.com.br

Page 28: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

PUBLICAÇÕES

LANÇAMENTO DE 10 CORDÉIS

LANÇAMENTO DO LIVRO DADI E O TEATRO DE BONECOS

A Fundação José Augusto e a Editora Manimbu lançam dez livretos de cordel. As publicações de poesia popular fazem parte da Coleção Cultura Potiguar, inicia-tiva que pretende editar livros a partir de 2012 através de edital público. Os cordéis selecionados para o lançamento coletivo são: “Maria de Nazaré”, de Luiz Galdino da Silva; “O caboclo Joaquim”, de João Correia Neto; “Os costumes atuais”, Neto Braga; “A profecia do dia 26”, Rousiê Gonçalves; “A princesa da pedra broca”, Elisabete Faustino; “Poemas de domingo”, Zé Domingo; “A morte de Hellen”, Zé Guileira; “O último adeus de C”, Vicente Vanildo; “A carreira de Zé de Tetê”, Manoel Cruz; e “Depoimento de um bêbado”, do poeta Paulo Varela.

O livro “Dadi e o Teatro de Bonecos: me-mória, brinquedo e brincadeira”, de Maria das Graças Cavalcanti Pereira conduz o leitor para dentro do universo do Teatro de Bonecos, conhecido no RN como João Redondo, tendo como fi o condutor a história de vida e arte da calungueira, fazedora de bonecos, Maria Ieda da Silva Medeiros, 72 anos, conhecida por Dadi, residente em Carnaúba dos Dantas, que não se restringe apenas a “botar” os bonecos para brincar, a encenar histórias pelos diversos personagens. Ela constrói os bonecos, os veste e dá vida e mo-vimento. A autora construiu a narrativa em forma de diálogos entre os diversos personagens da tradição e outros idealizados por Dadi, puxando outros fi os, na condução de três cenários distintos, para tratar de sua memória, do brinquedo e da brincadeira do João Redondo. A obra também trata dos valores estéticos pe-culiares ao João Redondo, proporcionando ao trabalho uma atualidade relevan-te, quando dialoga com os vários elementos que compõem esse mundo mágico.

DIA: 8/08HORA: 19HLOCAL: TEATRO ALBERTO MARANHÃO

DIA: 8/08HORA: 18HLOCAL: TEATRO ALBERTO MARANHÃO

282828 www.cultura.rn.gov.br

Page 29: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

LANÇAMENTO DA REVISTA PREÁ

CONCURSO DE FOTOGRAFIA

“Mar & Sertão” é o tema que norteia a próxima edição da Revista Preá, pu-blicação da Secretaria Extraordinária de Cultura / Fundação José Augusto sob a produção editorial do jornalista Mário Ivo Dantas Cavalcanti. Através de artigos, reportagens, contos, poesias, fotos e ilustrações, esta edição traça um panorama parcial sobre o assunto, mantendo-se aberta a futuras incursões e atualizações. Na ótica do seu editor, “Mar & Sertão” seria uma espécie de “espelho represen-tativo da dicotomia que resume o Rio Grande do Norte”.

Entre os convidados, destaque para Nei Leandro de Castro e Iaperi Araújo. A Revista Preá ainda traz contos inéditos de Geraldo Edson de Andrade e Barto-lomeu Correia de Melo.

Profi ssionais e amadores da fotografi a poderão ter suas fotos premiadas ou selecionadas para uma exposição que pretende mostrar os melhores cli-ques das apresentações realizadas durante o Agos-to da Alegria. O edital do 1º Concurso de Fotografi a Agosto da Alegria receberá inscrições entre os dias 5 de setembro e 5 de outubro. Os interessados em parti-cipar podem enviar imagens de qualquer uma das 400 apresentações folclóricas e artísticas, dança e música, além das discussões acadêmicas, participação de brincantes, exibição de fi lmes, exposições de artes visuais, dentre outras ativida-des presentes no projeto. O lançamento do 1º Concurso de Fotografi a Agosto da Alegria será no Teatro Alberto Maranhão, no dia 8 de agosto, às 19h.

DIA: 4/09HORA: 19HLOCAL: TEATRO ALBERTO MARANHÃO

DIA: 8/08HORA: 18HLOCAL: TEATRO ALBERTO MARANHÃO

292929www.agostodaalegria.com.br

Page 30: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

AUDIOVISUAL

AS CEGUINHAS DE CAMPINA GRANDE

WALTER CARVALHO

Três irmãs cegas: Regina, Maria e Conceição viveram toda sua vida can-tando e tocando ganzá em troca de esmolas nas cidades e feiras de Parnam-buco, Ceará, Alagoas e Rio Grande do Norte. O fi lme acompanha os afazeres cotidianos destas mulheres e revela suas curiosas estratégias de sobrevivên-cia. Observação: A conversa será com as três cegas de Campina Grande (PB), protagonistas do documentário.

Há 15 anos Moacir foi descoberto por Walter Carvalho, em uma de suas via-gens pelo interior do Brasil. Negro, com problemas de audição, fala e formação óssea, Moacir tem 42 anos e desde os 7 anos se expressa através de desenhos. A arte de Moacir mostra sensualidade e erotismo, mesclando seres humanos, animais, plantas, fi guras satânicas e místicas. Bate-Papo com o diretor.

A cultura popular também fi gura na objetiva das câmeras cinematográfi -cas. O Agosto da Alegria trará o saber e o fazer de grandes nomes do cinema brasileiro para apresentarem seus documentários tendo como foco a cultura popular na Mostra Cultura Popular no Cinema. Eles também baterão um papo com a plateia do Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, nos dias 9, 10, 12 e 13 de agosto.

DIA: 09/08HORA: 19HLOCAL: TEATRO DE CULTURA POPULARDIREÇÃO: ROBERTO BERLINERDOCUMENTÁRIO: A PESSOA É PARA O QUE NASCE (2004)

DIA: 10/08HORA: 19HLOCAL: TEATRO DE CULTURA POPULARDOCUMENTÁRIO: MOACIR - ARTE BRUTA (2006)

303030 www.cultura.rn.gov.br

Page 31: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

EDUARDO ESCOREL

O resgate de um personagem real da obra de Mário de Andrade. Chico Antô-nio é um cantador e catador de coco do interior do Rio Grande do Norte. Enquanto subia os caules para alcançar os frutos, cantava e encantava quem por ali passas-se. E Mário de Andrade foi um desses espectadores, de quem recebeu do próprio Chico o ganzá que o acompanhava na cantoria. O diretor foi até o local onde os artistas se encontraram, na década de 20, e encontraram um senhor de 87 anos, com fôlego e memória para reviver os momentos da juventude. Fotos da visita de Mário de Andrade ao nordeste ilustram os relatos. Destaque para o encontro ele-trônico entre Chico Antônio e Antônio Bento, o dono da fazenda onde trabalhou.

A conversa será com Eduardo Escorel: cineasta e montador, começou a trabalhar no meio cinematográfi co aos 20 anos, como assistente de direção de Joaquim Pedro de Andrade em O Padre e a Moça (1965). No ano seguinte, dirigiu com Júlio Bressane o documentário Bethânia Bem de Perto. Nascido em São Paulo, em 1945, mudou-se para o Rio de Janeiro nos anos 60. Como montador, atuou em diversos fi lmes de diferentes diretores e estilos, desde Joaquim Pedro de Andrade, Glauber Rocha e Leo Hirszman e Eduardo Coutinho e José Joffi ly.

DIA: 12/08HORA: 19HLOCAL: TEATRO DE CULTURA POPULARDOCUMENTÁRIO: CHICO ANTÔNIO: HERÓI COM CARÁTER (1983)

Walter Carvalho - Premiado diretor de fotografi a, trabalhou com grandes nomes do cinema nacional, como Glauber Rocha (Jorge Amado no cinema) e Nelson Pereira dos Santos (Cinema de lágrimas). Estabeleceu uma parceria mais constante com o cineasta Walter Salles, com quem trabalhou em vários fi lmes. Começou no cinema trabalhando em fi lmes de seu irmão, o documen-tarista Vladimir Carvalho, e como assistente dos diretores de fotografi a José Medeiros, Dib Lutfi e Fernando Duarte. Fez também novelas e minisséries para TV. Entre os mais de 40 prêmios que já recebeu, destacam-se os troféus em festivais internacionais voltados para fotografi a, como o CameraImage, na Polônia, em que recebeu o Golden Frog por Central do Brasil, e o Festival da Macedônia, onde recebeu a Câmera de Prata por Terra Estrangeira e duas Câmeras de Ouro, por Central do Brasil e Lavoura Arcaica (2001), de Luiz Fernando Carvalho.

313131www.agostodaalegria.com.br

Page 32: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

AUDIOVISUAL

NEY SANTANNA

O diretor foi convidado pela Petro-bras para um registro em vídeo com de-poimentos de Manuel Lopes Galvão, o mestre de Boi de Reis, Manuel Marinhei-ro, Quando viajou para Natal e conhe-ceu o trabalho do mestre, Vera Santana e Carlos Zens, Ney Santanna disse que fora como se tivesse se encontrado com velhos amigos. Segundo relata, “foram horas de aula sobre a brincadeira do boi e suas distinções: Boi-Bumbá no Pará e Amazonas, Bumba-meu-Boi no Maranhão, Boi-de-Reis ou Boi-Ca-lemba no Rio Grande do Norte, Cavalo-Marinho em Pernambuco e Paraíba e Boi-Mamão em Santa Catarina. A história do boi passada de pai para filho até chegar a Mestre Manuel Marinheiro.

A conversa será com Ney Santanna Pereira dos Santos: é diretor de ci-nema, roteirista, produtor e ator. Filho do cineasta Nelson Pereira dos Santos, Ney Sant´Anna começou a trabalhar no cinema aos 16 anos em um filme do pai, “Um Azyllo Muito Louco”, de 1970. Ney Sant´Anna também participou dos filmes “O Amuleto de Ogum”, “Joana Francesa”, “Soledade, a Bagacei-ra”, “Gente Fina é Outra Coisa”, “Ladrões de Cinema”, “A Árvore dos Sexos”, “A Dama do Lotação”, “Insônia”, “Memórias do Cárcere” e “Vox Populi”. Na TV, Ney Sant´Anna estreou em 1977, na novela “Cinderela 77”. Como ator, participou de novelas como “Pecado Rasgado”, “Chega Mais”, “O Amor é Nosso”, “Jogo da Vida”, “Final Feliz” e “Sassaricando”. Atuando na direção de cinema, Ney Sant´Anna fez os filmes “Sonhei com Você” (1988), com a dupla Milionário & Zé Rico, e o curta “Cadê a Massa?” (1993). Ney Sant´Anna foi também produtor-executivo de A Terceira Margem do Rio (1994) e Tenda dos Milagres (1977).

DIA: 13/08HORA: 19HLOCAL: TEATRO DE CULTURA POPULARDOCUMENTÁRIO: CANTA MEU BOI

323232 www.cultura.rn.gov.br

Page 33: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

DESMUNDO (2003)

O fi lme retrata o Brasil por volta de 1570. Chegam ao país algumas órfãs, enviadas pela rainha de Portugal, com o objetivo de desposarem os primeiros colonizadores. Uma delas, Oribela (Simone Spoladore), é uma jovem sensível e religiosa que, após ofender de forma bem grosseira Afonso Soares D’Aragão (Cacá Rosset) se vê obrigada em casar com Francisco de Albuquerque (Os-mar Prado), que a leva para seu engenho de açúcar. Oribela pede a Francisco que leh dê algum tempo, para ela se acostumar com ele e cumprir com suas “obrigações”, mas paciência é algo que seu marido não tem e ele praticamente a violenta. Sentindo-se infeliz, ela tenta fugir, pois quer pegar um navio e voltar a Portugal, mas acaba sendo recapturada por Francisco. Como castigo, Ori-bela fi ca acorrentada em um pequeno galpão. Deprimida por estar sozinha e ferida, pois seus pés fi caram muito machucados, ela passa os dias chorando e só tem contato com uma índia, que lhe leva comida e a ajuda na recuperação, envolvendo seus pés com plantas medicinais. Quando ela sai do seu cativeiro continua determinada em fugir, até que numa noite ela se disfarça de homem e segue para a vila, pedindo ajuda a Ximeno Dias (Caco Ciocler), um português que também morava na região.

DIA: 27/08HORA: 19HLOCAL: FAL DA ROMUALDO GALVÃODIREÇÃO: ALAIN FRESNOT

só tem contato com uma índia, que lhe leva comida e a ajuda na recuperação, envolvendo seus pés com plantas medicinais. Quando ela sai do seu cativeiro continua determinada em fugir, até que numa noite ela se disfarça de homem e segue para a vila, pedindo ajuda a Ximeno Dias (Caco Ciocler), um português que também morava na região.

333333www.agostodaalegria.com.br

Page 34: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

ARTES VISUAIS

POPULAR E ERUDITO EM MOSTRA DE ARTES PLÁSTICAS

DIA: 02/08 A 04/09LOCAL: GALERIA DE ARTE ANTIGA E CONTEMPORÂNEA DO CENTRO DE TURISMOHORA: 9H ÀS 18H

Conhecido e respeitado mundialmente pelo trabalho em arte cinética, o natalense Abraham Palatnik apresenta seus recentes trabalhos que dialogam com o popular na exposição “Popular x Erudito”. Ao seu lado, o curraisnovense Inácio Lino, considerado um dos melhores artesãos do RN. A mostra será composta por 50 miniaturas confeccionadas em resina por Palatnik e 50 miniaturas manufaturadas em pedra ônix por Lino. Em ambos, objetos pe-quenos que remetem à fauna regional e mundial.

Pioneiro na fusão entre arte e tecnologia em âmbito mundial, ao lado de nomes como Malina, Schöefer e Healey, o natalense Palatnik ampliou horizontes artísticos

com sua proposta e acabou gerando novos olhares e signifi câncias – a crítica especializada afi rma que o ar-tista é capaz de engendrar poesia na tecnologia. Nome de referência para a História da Arte, Palatnik nas-ceu em Natal em 1928 e há décadas é radicado no Rio de Janeiro.

cintraErummmq

aP

no Rio de Janeiro.

343434 www.cultura.rn.gov.br

Page 35: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

O projeto Privado é Público também terá uma ex-posição especial voltada para a cultura popular. A mos-tra “As Cores do Folclore” expõe o acervo particular de Gutenberg Costa e a diretora do Ludovicus - Ins-tituto Câmara Cascudo, Daliana Cascudo. Gutenberg apresentará sua coleção de lamparinas, vestimentas e quadros, já Daliana traz objetos relacionados à cultura popular, tema constante nos estudos de seu avô Luís da Câmara Cascudo. Visitação de segunda a sexta--feira das 8h às 17h.

DIA: 22/08VERNISSAGE: 19HLOCAL: GALERIA NEWTON NAVARRO, FJA

PRIVADO É PÚBLICO - AS CORES DO FOLCLORE

A exposição fotográfi ca “Marias de Anchieta”, homenageia várias “Marias” e sua devoção religiosa pela Maria Mãe. O fascínio da devoção e das graças alcan-çadas pela Maria Mater são retratados na visão do fotógrafo, e não há nenhuma coincidência em todas serem Marias. Em suas andanças, Anchieta Xavier conta que todas as personagens carregavam em si emoção, alegria, vitória, sucesso, desilusão ou desagrado. A exposição faz parte de um interesse no trabalho do fotógrafo em do-cumentar movimentos de fé no Nordeste, a exemplo da beatifi cação dos Mártires de Uruaçu e Cunhaú, as romarias a Juazeiro do Norte (CE), São Severino dos Ramos (PE) e Monte do Galo (RN).

DIA: 10/08 A 02/09VERNISSAGE: 18HLOCAL: TCP

EXPOSIÇÃO MARIAS DE ANCHIETA

353535www.agostodaalegria.com.br

Page 36: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

ARTES VISUAIS

Como não podia deixar de ser, nas celebrações do Agosto da Alegria, o espaço para a arte popular em sua vertente visual será muito bem representada pelo Salão Nordeste de Arte Po-pular Chico Santeiro, que sele-cionou 30 trabalhos expressivos produzidos em desenho, pintura, gravura, escultura e talha. Foram 130 trabalhos inscritos durante o período de inscrição, iniciado em maio até fi nal de julho. A co-missão julgadora, formada pelo diretor da Pinacoteca do Estado, Novenil Barros; o artista pláticos Dorian Gray Caldas; a professo-ra do IFRN, Mara Beatriz Pucci de Mattos e o professor e marchand, Antônio Marques, defi niu que os ganhadores do Salão Chico Santeiro foram: Luzia Dantas (Escultura - 1º Lugar – Currais Novos); Francisco Iran (Pintura - 2º Lugar – Currais Novos) e Ivone Gonçalves (Pintura - 3º Lugar – Pernambuco). Os três, respectivamente, receberão os prêmios de R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil. Mais 27 nomes foram selecionados para fazer

parte da Mostra do Salão Nordeste de Arte Popular Chico Santeiro e cada um recebe-rá um prêmio de participação no valor de R$ 500. Além dos vencedores, a Comis-são Julgadora deu menção honrosa a tra-balhos dos seguintes artistas: Iaperi Araujo (Pintura); Mário Sérgio (Pintura) e Francisco de Assis Batista Costa (Pintura).

DIA: 11/08 A 04/09VERNISSAGE: 19HLOCAL: PALÁCIO POTENGI

SALÃO NORDESTE DE ARTE POPULAR CHICO SANTEIRO

pPráRsb(Pd

363636 www.cultura.rn.gov.br

Page 37: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

A Fundação Cultural Capitania das Artes reúne vários nomes da arte ingênua, cujas telas fazem parte do acervo municipal e estadual, para compor a “Exposição Naïf”. A mostra apresenta nomes como Djalma Paixão, Estelo, Iaperi Araújo, Nivaldo e Ivaní-sio do Vale, entre outros. A curadoria da ex-posição é de Marcílio Amorim, coordenador do Núcleo de Artes Visuais da Capitania, e do artista plástico Vatenor Oliveira, respon-sável pelo setor de patrimônio da instituição.

DIA: 02 A 31/08HORA: 9H ÀS 17HLOCAL: MUSEU DE CULTURA POPULAR

EXPOSIÇÃO NAÏF

373737www.agostodaalegria.com.br

Page 38: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

ARTES CÊNICAS

A Mostra SESC de Arte Cultura é uma ação voltada ao fomento da cultu-ra potiguar. As apresentações destaca-das são de grupos como a Marujada, do município de Georgino Avelino; Ara-runa, do bairro das Rocas, e o Bam-belô Maçariquinho da Praia, de Ponta Negra; mais a Banda Filarmônica de Cruzeta e teatro de mamulengos.

MOSTRA SESC DE ARTE E CULTURA

DIAS: 24, 25 E 26/08HORA: 19HLOCAL: SESC ZONA NORTE

383838 www.cultura.rn.gov.br

Page 39: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

O I Encontro de Bonecos e Bonequeiros do RN, inserido na programação do projeto AGOSTO DA ALE-GRIA, pretende conferir maior visibilidade aos artistas e artesãos que atuam nesse tradicional segmento da cultura popular. Denominado no Rio Grande do Nor-te como João Redondo, o teatro popular de bonecos tem sua origem vinculada aos presépios natalinos di-fundidos por padres franciscanos ainda na época da colonização – em outros estados do Nordeste recebe nomes diferentes como “Mamulengo” em Pernambu-co; “Babau” na Paraíba; “Cassimiro Coco” no Piauí; e “Mané Gostoso” na Bahia. Patrimônio imaterial transmi-tido de geração a geração, principalmente no ambiente familiar, esta forma de expres-são artística fala dos seres humanos e suas relações com o mundo.

Durante o Encontro, haverá apresentações e rodas de conversas com cerca de 30 bone-queiros, além de aproximar diferentes campos do conhecimento ao diálogo. Também estão programadas exposições e vendas de bone-cos. As atividades ocorrem entre 31 de agosto e 3 de setembro e serão acompanhadas pela Associação Potiguar de Teatro de Bonecos – APOTB.

BONECOS E BONEQUEIROS

APRESENTAÇÕESDIAS: 31/08 A 2/09HORA: 19HLOCAL: PALÁCIO POTENGI E GRANDE PONTO

DIA: 3/09HORA: 9HLOCAL: FEIRA DO ALECRIM

RODAS DE CONVERSA DIAS: 1 E 2/09HORA: 8H30LOCAL: VILA FELIZ - PIUM

393939www.agostodaalegria.com.br

Page 40: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

MÚSICA

Os shows do Agosto da Alegria prometem uma diversidade de ritmos e ar-tistas que vão alegrar ainda mais as celebrações de todo o mês. Samba, forró, coco, dança, releituras e tradição da musicalidade da cultura popular fazem parte desse pacote sonoro. Vejam os convidados que cantam e encantam com apresentações gratuitas no largo do Teatro Alberto Maranhão, Ribeira.

JORGE ARAGÃO E ESCOLAS DE SAMBA

DIA: 6/08LOCAL: LARGO DO TEATRO ALBERTO MARANHÃOHORA: 21H

O cantor nascido em Padre Miguel, no Rio de Janeiro, Jorge Aragão abri-rá os shows do Agosto da Alegria. A festa vai ocorrer na Praia do Meio, no sá-bado, 6 de agosto, a partir das 21h, com a presença das escolas de samba de Natal: Malandros do Sam-ba; Balanço do Morro; Im-peratriz Alecrinense e Aca-dêmicos do Morro. Dono

de um samba que passeia pelo espirituoso e romântico, João Aragão da Cruz já se consagrou como um dos maiores nomes desse gênero musical, sem se esquecer das suas raízes. Sua carreira começou ainda nos anos 1970, cantando em bailes e casas noturnas. O reconhecimento como compositor chegou com uma madrinha de peso quan-do, em 1977, Elsa Soares gravou sua canção Malandro. Mas, o reconhecimento nacional veio com a composição “Coisinha do Pai”, junto com Almir Guineto e Luiz Carlos. É, sem dúvida, uma das músicas mais conhecidas do cantor, que foi consagrada na voz de Beth Carvalho. Essa música, inclusive, foi levada além fronteiras terrenas pois, ganhou uma gravação especial em 1997 para “acordar” o robô Mars Pathfi nder, que foi enviado à Marte pela Nasa.

404040 www.cultura.rn.gov.br

Page 41: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

CHICO CÉSAR E CARLOS ZENS

DIA: 13/08LOCAL: LARGO DO TAMHORA: 20H

CARLOS ZENS

Carlos Zens, instrumentista, fl autista, cantor, compositor e professor de músi-ca segue as veredas da música potiguar brasileira. Apresenta um show alegre, leve e rítmico, dedicado ao mar e à sua veneração com o sertão, chamado “Do Mar ao Sertão”. No repertório de uma diversidade rítmica, o maracatu, samba de roda, ciranda, maxixe, coco e baião, tanto autorais como de grandes compositores. Ao seu lado, participarão os mú-sicos: Pedro Paulo (violão, viola de 12 e vocal), Ricardo Menezes (violão de 7 cordas), Ademir Adriano (acordeom), Kleiber Viana (surdo, zabumba e triângulo) e Dudú Campos (efeitos, alfaia).

CHICO CÉSAR

Cantor, compositor e músico, Chico César também bota a mão na massa na gestão cultural e atualmente é o secretário de Cultura do Estado da Paraíba e também já presidiu a Fundação Cultural de João Pessoa. Nascido em Catolé do Rocha, aos 16 foi para João Pessoa, onde se formou em Jornalismo e simultaneamente já partici-pava do grupo Jaguaribe Carne, que fazia poesia de vanguarda. Aos 21 foi para São Paulo, onde exercitava a profi ssão, enquanto se aperfeiçoava no violão e aumentava o número de composições. A carreira artística conta com vários sucessos, turnês no Brasil e Europa. O mais recente trabalho em CD é francisco, forró Y frevo.

414141www.agostodaalegria.com.br

Page 42: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

MÚSICA

ANTÔNIO NÓBREGA E CLEUDO FREIRE

DIA: 20/08LOCAL: LARGO DO TEATRO ALBERTO MARANHÃOHORA: 20H

ANTÔNIO NÓBREGA

“Múltiplo” em se tratando de An-tônio Nóbrega não é simplesmente um adjetivo e sim um substantivo que con-ceitua a atuação desse profi ssional no mundo das artes: ator, dançarino, e mú-sico ele escreve e dirige espetáculos. Até os 18 anos dedicou-se à música erudita. Foi convidado por Ariano Suassuna para integrar o Quinteto Armorial – grupo voltado para música de câmara erudita brasileira, com raízes populares – Nóbrega passou a estudar intensamente a mú-sica, dança e a maneira de representar dos brincantes brasileiros. Seu trabalho já lhe rendeu muitos prêmios no Brasil e no mundo. Dentre eles, o Prêmio Multicultural Estadão. A personagem “Tonheta” é quem dá vida ao trabalho cênico do ator, can-tor e músico nos palcos. Segundo ele, é uma espécie de anti-heroi popular e uma “colcha de retalhos” dos tipos populares que povoam as ruas e praças do país.

CLEUDO FREIRE

Iniciou a carreira artística no início dos anos 1980 fa-zendo shows em bares. Em 1985 participou do Projeto Pi-xinguinha. Realizou aberturas de shows de Fagner, Pena Branca e Xavantinho e Mestre Ambrósio. Em 1993 foi classi-fi cado no festival Canta Nordeste promovido pela Rede Glo-bo Nordeste e TV Cabugi. Em 1997 lançou o primeiro CD, “Zambê Crossover”, no qual faz um resgate da cultura negra no rio Grande do Norte. No CD está presente uma grande fusão de ritmos como coco de roda, funk, soul, baião e xote. No mesmo disco, musicou o poema “Banzo”, de Câmara Cascudo, publicado na Revista Antropofagia em 1927.

424242 www.cultura.rn.gov.br

Page 43: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

ISAQUE GALVÃO, KHRYSTAL E ORQUESTRA SANFÔNICA

DIA: 27/08LOCAL: LARGO DO TEATRO ALBERTO MARANHÃOHORA: 20H

Dois dos grandes cantores potiguares, Isaque Galvão e Khrystal se unem aos 30 músicos da Orquestra Sanfônica, sob a regência do maestro José Roberto, para apresentarem o show “Meu Nordeste Bra-sileiro”. No palco, canções nordestinas que marcaram a carreira de ambos. Khrystal vai apresentar músicas como “Coco com M” e “Gosto do Amor”, enquanto Isaque Galvão soltará o vozeirão em clássicos como “Pau de Arara” e “Boi Tungão”. E juntos, emo-cionam com “Noites Brasileiras” e “Aqua-rela do Brasil”. A Orquestra Sanfônica vai mostrar seu talento com “Bolero de Ravel” e “Asa Branca”.

434343www.agostodaalegria.com.br

Page 44: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

MÚSICA

SIBA E FULORESTA DO SAMBA E DONA EDITH DE PIUM

DIA: 03/09LOCAL: PALÁCIO POTENGIHORA: 20H

O pernambucano Siba foi integrante durante 12 anos do grupo Mestre Ambró-sio, até seu desfecho. Em 2002, ele arruma as malas e volta para seu estado de origem e se muda para Nazaré da Mata, cidade pequena a 65 quilômetros de Recife (PE). E, nesse encontro com as tradições da Zona da Mata pernambucana como o maracatu rural, o coco e a ciranda, o artista mergulha em pesquisas e aprendizados

com músicos da região para fazer nascer um projeto que vai muito além do que dita a indústria fonográfi ca: o grupo “Siba e a Fuloresta do Samba”, tornando-se assim, um dos mais re-conhecidos mestres na nova geração de ciranda e maracatu de Pernambuco. Para conviver com músicos como Biu Roque (percussão e voz), Mané Roque (percussão e voz), Zeca (per-cussão), Roberto Manoel (trumpete), Galego (trombone), João Minuto (sax tenor) e Bolinha (tuba) Siba deixou um pouco de lado o universo acadêmico e mergulhou na cultura desses novos companheiros de estrada. O resultado é um trabalho que tem sido bastante ouvido e reconhecido, mais na Euro-pa, do que no próprio Brasil. O grupo já realizou cinco turnês internacionais, com shows na França, Espanha, Portugal, Ho-landa, Alemanha, Áustria, Suíça, Bélgica e outros países.

mecd(cM

444444 www.cultura.rn.gov.br

Page 45: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

WALDONYS E FESTIVAL DAS QUADRILHAS CAMPEÃS

DIA: 04/09LOCAL: LARGO DO TAMHORA: 20H

O acordeon é uma espécie de extensão do corpo de Waldonys. Apaixonado por esse instrumento musi-cal desde os 11 anos, aos 14 já tinha o talento reconhe-cido por ninguém menos que Dominguinhos. Aos 15, Waldonys gravou com Luiz Gonzaga, no disco “Fruta Madura”, e foi chamado pelo Rei do Baião de “garoto atrevido”. Desde o início da sua carreira até os tempos atuais já foram gravados nove discos e um DVD ao vivo. Após muitos shows em terras brasileiras, Waldonys passou uma temporada de seis meses nos Estados Unidos e também embalou plateias na Europa e em Cuba. O estilo de Waldonys tem se tornado inconfundível por conseguir aliar técnica e molejo. Em seu site ofi cial, consta a informação que animar festas e “botar fogo” nos forrós Brasil afora são suas maiores vocações. E com o aval de grandes nomes como os já acima citados, Gonzagão e Dominguinhos, além de Her-meto Pascoal, quando afi rma que ele é um “fenômeno da sanfona”, ou “Waldonys, você é um tradutor da sanfona”, dito por Zé Ramalho.

VIOLEIROS E POETAS

DIAS: 02 E 03/09LOCAL: BECO DA LAMAHORA: 19H

Na sexta-feira, 2 de setembro, e no sábado, 3, o Beco da Lama, no Centro da Cidade, a partir das 19h, se transforma num palco para apresentação de vio-leiros e poetas. Farão parte das apresentações, nomes como Bob Motta, Xexeu, Antônio Francisco, Amâncio Sobrinho, Assis Sobrinho, José Izidro, Chicó Gomes, Paulo Varela, Domingos Matias, Antônio Morais, Domingos Tomás e Manoel Soares.

454545www.agostodaalegria.com.br

Page 46: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

MÚSICA

OFICINA DE LUTHERIA DE RABECA

DIA: TERÇAS E SÁBADOS DE AGOSTOLOCAL: CONEXÃO FELIPE CAMARÃOHORA: 08HINFORMAÇÕES: 3201.1145

A linguagem Música do Agosto da Alegria, além dos shows também vai ofere-cer ofi cinas de Lutheria de Rabeca, numa parceria entre a Secultrn/FJA e o Ponto de Cultura Conexão Felipe Camarão. Sempre nas terças e sábados de agosto, em Felipe Camarão. Dentro das várias atividades do Conexão, projeto que tem como maior objetivo o desenvolvimento sócio-cultural--educativo de crianças, jovens e adolescentes do bairro, existe a ofi cina de Lutheria de Rabeca que é a arte da fabricação da rabeca, na qual os participantes apren-dem sobre marcenaria, familiaridade com maquinário, noções de segurança no uso dos equipamentos e técnicas específi cas relacionadas ao instrumento. Também são discutidos temas relacionados às tradições culturais e populares do instrumento ra-beca, o que o distingue do violino e, de acordo com divulgação, o projeto está tam-bém inserindo nas aulas o debate sobre a questão ambiental, a partir da origem da matéria prima – madeira – e as necessidades de sua preservação.

464646 www.cultura.rn.gov.br

Page 47: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

BREAKING DANCE

DIA: 28/08LOCAL: SOLAR JOÃO GALVÃO E LARGO DO TAM HORA: 08H E 16H

Estilo de dança de rua inserido dentro do contexto da cultura Hip-Hop, o Breaking Dance ganhou novo fôlego no Brasil a partir de 2009 com a orga-nização de concursos em todo o país pela Central Única das Favelas (CUFA). A apresentação durante o Agosto da Alegria traz à tona o potencial dos gru-pos natalenses e se traduz como uma oportunidade para ampliar seu público. Criado na década de setenta nos Es-tados Unidos, o brakdance se tornou um meio de expressão com linguagem própria e atualmente contabiliza com-petições de performances espalhadas pelo mundo.

474747www.agostodaalegria.com.br

Page 48: Revista Agosto da Alegria - Edição 01
Page 49: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

AGENDACULTURAL

Programação sujeita a alterações

Page 50: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

AGENDA CULTURAL

03/08

04/08

05/08

06/08

01/08

02/08

Exposição de Arte NaifHORA: 9h às 17h LOCAL: Museu de Cultura Popular INFORMAÇÕES: Capitania das Artes

Exposição de Arte NaifHORA: 9h às 17h LOCAL: Museu de Cultura Popular INFORMAÇÕES: Capitania das Artes

Exposição de Arte NaifHORA: 9h às 17h LOCAL: Museu de Cultura Popular INFORMAÇÕES: Capitania das Artes

Ofi cina de CapoeiraLutheria de RabecaOfi cina de Boi-de-ReisHORA: 8h LOCAL: Conexão Felipe Camarão INFORMAÇÕES: Ong Terramar

Ofi cina de CapoeiraHORA: 8h LOCAL: Conexão Felipe Camarão INFORMAÇÕES: Ong Terramar

Lutheria de RabecaHORA: 8h LOCAL: Conexão Felipe CamarãoINFORMAÇÕES: Ong Terramar

Exposição de Arte NaifHORA: 9h às 17h LOCAL: Museu de Cultura Popular INFORMAÇÕES: Capitania das Artes

Relendo Arte - Alunos da SEMTASHORA: 9h às 17h LOCAL: Capitania das ArtesINFORMAÇÕES: Capitania das Artes

Relendo Arte - Alunos da SEMTASHORA: 9h às 17h LOCAL: Capitania das ArtesINFORMAÇÕES: Capitania das Artes

Relendo Arte - Alunos da SEMTASHORA: 9h às 17h LOCAL: Capitania das ArtesINFORMAÇÕES: Capitania das Artes

Relendo Arte - Alunos da SEMTASHORA: 9h às 17h LOCAL: Capitania das ArtesINFORMAÇÕES: Capitania das Artes

Relendo Arte - Alunos da SEMTASHORA: 9h às 17h LOCAL: Capitania das ArtesINFORMAÇÕES: Capitania das Artes

Curso: Introdução ao Folcloree à Cultura PopularHORA:15h LOCAL: Museu de Cultura Popular INFORMAÇÕES: Capitania das Artes

Curso: Introdução ao Folcloree à Cultura PopularHORA:15h LOCAL: Museu de Cultura Popular INFORMAÇÕES: Capitania das Artes

Curso: Introdução ao Folcloree à Cultura PopularHORA:15h LOCAL: Museu de Cultura Popular INFORMAÇÕES: Capitania das Artes

Sessão Solene da Câmara Municipalem Homenagem ao FolcloristaLuís da Câmara Cascudo HORA:18h LOCAL: Complexo Cultural de Natal INFORMAÇÕES: Câmara Municipal

Curso: Introdução ao Folcloree à Cultura PopularHORA:15h LOCAL: Museu de Cultura Popular INFORMAÇÕES: Capitania das Artes

505050 www.cultura.rn.gov.br

Page 51: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

07/08

08/08

08/0806/08

Exposição de Arte NaifHORA: 9h às 17h LOCAL: Museu de Cultura Popular INFORMAÇÕES: Capitania das Artes

Roda de Samba com Escola e Blocos Carnavalescos

Malandros do SambaBalanço do MorroImperatriz AlecrinenseAcadêmicos do Morro

Apresentação Musical: Jorge AragãoHORA: 21h LOCAL: Largo do TAMINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA – EMPROTUR

Exposição de Arte NaifHORA: 9h às 17h LOCAL: Museu de Cultura Popular INFORMAÇÕES: Capitania das Artes

Mesa-Redonda: Cultura X Turismo X EconomiaRobério dos Santos P. Braga - Secretário de Cultura do AM (Parintins), Roberto Schimit - Rep. do Secretário de Cultura do RS (Gramado), Fernando D. Fonseca - Secretário de Cultura de PE (Paixão, Frevo, e Caruaru), Eugênio José Zuliani - Prefeito de Olímpia SP (Festival Folclórico)HORA: 15h LOCAL: TAMINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Lançamento de 10 cordeisMaria de Nazaré – Luiz Galdino da SilvaO caboclo Joaquim- João Correia NetoOs costumes atuais – Neto BragaA profecia do dia 26 – Rousiê GonçalvesA princesa da pedra broca – Elisabete FaustinoPoemas de domingo – Zé DomingosA morte de Hellen – Zé GuileiraO último adeus de C – Vicente VanildoA carreira de Zé de Tetê – Manoel CruzDepoimento de um bêbado – Paulo Varela

HORA: 18h LOCAL: TAM

Florescendo a Cultura PopularMamulengo de Eraldo LinsCascudo canta lá que eu conto cáBoi-de-Reis e Pastoril de Dona Joaquina

HORA: 10h às 17h LOCAL: Parque das DunasINFORMAÇÕES: IDEMA

Relendo Arte - Alunos da SEMTASHORA: 9h às 17h LOCAL: Capitania das ArtesINFORMAÇÕES: Capitania das Artes

Lançamento do Livro Dadi e o Teatro de Bonecos: memória, brinquedo e brincadeira, de Maria das Graças CavalcantiHORA: 19h LOCAL: TAMINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Lançamento do concurso fotográfi co Agosto da AlegriaHORA: 18h LOCAL: TAMINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

09/08

Lutheria de RabecaHORA: 8h LOCAL: Conexão Felipe CamarãoINFORMAÇÕES: Ong Terramar

Ofi cinas de Artesanato - RetalhosHORA: 8h às 11h30h LOCAL: Complexo Cultural da Zona Norte INFORMAÇÕES: FAL

Exposição de Arte NaifHORA: 9h às 17h LOCAL: Museu de Cultura Popular INFORMAÇÕES: Capitania das Artes

515151www.agostodaalegria.com.br

Page 52: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

AGENDA CULTURAL

10/08

11/08

12/08

Exposição Fotográfi ca - Marias de Anchieta (vernissage)HORA: 18h LOCAL: TCPINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Ofi cina de CapoeiraHORA: 8h LOCAL: Conexão Felipe CamarãoINFORMAÇÕES: Ong Terramar

Cultura Popular no CinemaConversa com Walter CavalhoDocumentário Moacir - Arte Bruta

HORA: 19h LOCAL: TCPINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Exposição de Arte NaifHORA: 9h às 17h LOCAL: Museu de Cultura Popular INFORMAÇÕES: Capitania das Artes

Exposição de Arte NaifHORA: 9h às 17h LOCAL: Museu de Cultura Popular INFORMAÇÕES: Capitania das ArtesCultura Popular no Cinema

Conversa com Eduardo EscorelDocumentário Chico Antônio - Heroi com caráter

HORA: 19h LOCAL: TCPINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Exposição de Arte NaifHORA: 9h às 17h LOCAL: Museu de Cultura Popular INFORMAÇÕES: Capitania das Artes

Relendo Arte - Alunos da SEMTASHORA: 9h às 17h LOCAL: Capitania das ArtesINFORMAÇÕES: Capitania das Artes

Relendo Arte - Alunos da SEMTASHORA: 9h às 17h LOCAL: Capitania das ArtesINFORMAÇÕES: Capitania das Artes

Relendo Arte - Alunos da SEMTASHORA: 9h às 17h LOCAL: Capitania das ArtesINFORMAÇÕES: Capitania das Artes

Bazar da Liberdade do Projeto Transforme-seHORA: 18h às 22h LOCAL: FAL RomualdoGalvão INFORMAÇÕES: FAL

Abertura do Salão Nordeste de Arte Popular Chico SanteiroHORA: 19h LOCAL: Palácio Potengi INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Salão Nordeste de Arte PopularChico SanteiroHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio Potengi INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Exposição Fotográfi ca - Marias de Anchieta HORA: 8h às 17h LOCAL: TCPINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Exposição Fotográfi ca - Marias de Anchieta HORA: 8h às 17h LOCAL: TCPINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Relendo Arte - Alunos da SEMTASHORA: 9h às 17h LOCAL: Capitania das ArtesINFORMAÇÕES: Capitania das Artes

Bazar da Liberdade do Projeto Transforme-seHORA: 18h às 22h LOCAL: FAL RomualdoGalvão INFORMAÇÕES: FAL

Cultura Popular no CinemaFilme - A pessoa é para o que nasceCeguinhas de Campina Grande

HORA: 19h LOCAL: Teatro de CulturaPopular INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

09/08

525252 www.cultura.rn.gov.br

Page 53: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

13/08

Exposição de Arte NaifHORA: 9h às 17h LOCAL: Museu de Cultura Popular INFORMAÇÕES: Capitania das Artes

Cultura Popular na MúsicaApresentação Musical: Chico Césare Carlos Zens

HORA: 20h LOCAL: Largo do TAMINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Cultura popular no cinemaConversa com Ney SantanaDocumentário Canta Meu Boi

HORA: 19h LOCAL: TCPINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Salão Nordeste de Arte PopularChico SanteiroHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio Potengi INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Ofi cina de CapoeiraLutheria de RabecaOfi cina de Boi-de-ReisHORA: 8h LOCAL: Conexão Felipe CamarãoINFORMAÇÕES: Ong Terramar

14/08

14/08

Exposição de Arte NaifHORA: 9h às 17h LOCAL: Museu de Cultura Popular INFORMAÇÕES: Capitania das Artes

Florescendo a Cultura PopularMamulengos de Eraldo LinsCascudo canta lá que eu conto cáGrupo ArarunaCongo de Calçolas

HORA: 10h às 17h LOCAL: Parque das DunasINFORMAÇÕES: IDEMA

Salão Nordeste de Arte PopularChico SanteiroHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio Potengi INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

15/08

Exposição Fotográfi ca - Marias de Anchieta HORA: 8h às 17h LOCAL: TCPINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Bazar da Liberdade do Projeto Transforme-seHORA: 9h às 17h LOCAL: FJAGalvão INFORMAÇÕES: FAL

Lançamento do Livro Por Amor a Natal,de Severino VicenteHORA: 19h LOCAL: SESC - CentroINFORMAÇÕES: SESC

Premiação do Concurso Natal em FocoAbertura da Exposição Natal em FocoHORA: 19h LOCAL: Capitania das ArtesINFORMAÇÕES: Capitania das Artes

16/08

Salão Nordeste de Arte PopularChico SanteiroHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio Potengi INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Lutheria de RabecaHORA: 8h LOCAL: Conexão Felipe CamarãoINFORMAÇÕES: Terramar

Ofi cinas de Artesanato - Meias de Seda HORA: 8h às 11h30h LOCAL: Complexo Cultural da Zona Norte INFORMAÇÕES: FAL

535353www.agostodaalegria.com.br

Page 54: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

AGENDA CULTURAL

17/08

17/08

Exposição de Arte NaifHORA: 9h às 17h LOCAL: Museu de Cultura Popular INFORMAÇÕES: Capitania das Artes

Salão Nordeste de Arte PopularChico SanteiroHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio Potengi INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Exposição Fotográfi ca - Marias de Anchieta HORA: 9h às 17h LOCAL: TCPINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Ciclo de PalestrasPalestra: Cultura da Tradição e os Tempos Modernos, com a profª. Wani PereiraPalestra: Luís da Câmara Cascudo: pesquisador da cultura da Tradição,com a profª. Daliana CascudoPalestra: O mamulengo no RN – Dadi, presença feminina no universo lúdico, com a profª. Graça Cavalcanti

HORA: 14h LOCAL: Museu do HomemMissionário – Vila Feliz (Pium)INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Abertura do I Seminário CulturArtePalestra Cidadania e Diversidade CulturalPalestra: A cultura & arte sob as lentes do Cinema na AcademiaMesa Redonda: Patrimônio Cultural da Universidade Potiguare Gestão Cultural e o Desenvolvimento do RN

HORA: 14h às 19h LOCAL: UNPINFORMAÇÕES: UNP

XV Encontro de Cultura Popular:Boi-Calemba Pintadinho e Pastoril da Joaquina - RN

HORA: 19h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Exposição Natal em FocoHORA: 19h LOCAL: Capitania das ArtesINFORMAÇÕES: Capitania das Artes

Arte de FéExposição de Fé Córdula

HORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Arte de FéExposição de Fé Córdula (vernissage)

HORA: 18h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

16/08

Exposição de Arte NaifHORA: 9h às 17h LOCAL: Museu de Cultura Popular INFORMAÇÕES: Capitania das Artes

Exposição Fotográfi ca - Marias de Anchieta HORA: 8h às 17h LOCAL: TCPINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Exposição Natal em FocoHORA: 19h LOCAL: Capitania das ArtesINFORMAÇÕES: Capitania das Artes

XV Encontro de Cultura Popular:Grupo Araruna e Boi de Reis de Manoel Marinheiro - RN

HORA: 19h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Bazar da Liberdade do Projeto Transforme-seHORA: 9h às 17h LOCAL: FJAGalvão INFORMAÇÕES: FAL

545454 www.cultura.rn.gov.br

Page 55: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

18/08

Salão Nordeste de Arte PopularChico SanteiroHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio Potengi INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Ofi cina de CapoeiraHORA: 8h LOCAL: Conexão Felipe CamarãoINFORMAÇÕES: Ong Terramar

Arte de FéExposição de Fé Córdula

HORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Exposição Fotográfi ca - Marias de Anchieta HORA: 9h às 17h LOCAL: TCPINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Exposição de Arte NaifHORA: 9h às 17h LOCAL: Museu de Cultura Popular INFORMAÇÕES: Capitania das Artes

XV Encontro de Cultura PopularCoco-de-Roda de Dona Dorinhae Boi-de-Reis de Dona Cecília – RN

HORA: 19h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Apresentação do Balé Popular de NatalHORA: 18:30h LOCAL: Praça André deAlbuquerque INFORMAÇÕES: Capitaniadas Artes

Exposição Natal em FocoHORA: 9h às 17h LOCAL: Capitania das ArtesINFORMAÇÕES: Capitania das Artes

Exposição Fotográfi ca - Marias de Anchieta HORA: 8h às 17h LOCAL: TCPINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

19/08

19/08

Salão Nordeste de Arte PopularChico SanteiroHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio Potengi INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Arte de Fé - Exposição de Fé CórdulaHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Exposição de Arte NaifHORA: 9h às 17h LOCAL: Museu de Cultura Popular INFORMAÇÕES: Capitania das Artes

XV Encontro de Cultura Popular:Rei-de-Congo do Mestre Babá e Congos de Calçolas - RN

HORA: 19h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

I Circuito Brincantes do BrasilCavalo Marinho Boi de Ouro – Paraíba

HORA: 20h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Exposição Natal em FocoHORA: 9h às 17h LOCAL: Capitania das ArtesINFORMAÇÕES: Capitania das Artes

20/08

Salão Nordeste de Arte PopularChico SanteiroHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio Potengi INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Arte de Fé - Exposição de Fé CórdulaHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Ofi cina de CapoeiraLutheria de RabecaOfi cina de Boi-de-ReisHORA: 8h LOCAL: Conexão Felipe CamarãoINFORMAÇÕES: Ong Terramar

555555www.agostodaalegria.com.br

Page 56: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

AGENDA CULTURAL

21/08

21/08

22/08 - DIA DO FOLCLORE

Exposição de Arte NaifHORA: 9h às 17h LOCAL: Museu de Cultura Popular INFORMAÇÕES: Capitania das artes

Florescendo a Cultura PopularMamulengos de Eraldo LinsCascudo canta lá que eu conto cáCaboclinhosBalet Popular da Cidade de Natal

HORA: 10h às 17h LOCAL:Parque das DunasINFORMAÇÕES: IDEMA

XV Encontro de Cultura Popular:Congos de Calçolas e Lapinha de Maxaranguape - RN

HORA: 19h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Exposição Natal em FocoHORA: 9h às 17h LOCAL: Capitania das artesINFORMAÇÕES: Capitania das artes

XV Encontro de Cultura Popular:Irmandade São Sebastião e Boi-de-Reis Estrela do Oriente-RN

HORA: 19h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

I Circuito Brincantes do BrasilCambinda Brasileira – gentileza do Governo de Pernambuco

HORA: 20h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Cultura Popular na MúsicaAntonio Nóbrega e Cleudo Freire

HORA: 20h LOCAL: Largo do TAMINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Apresentação do Balé Popular de NatalHORA: 20h LOCAL: Adro da Igreja daCidade da EsperançaINFORMAÇÕES: Capitania das artes

Salão Nordeste de Arte PopularChico SanteiroHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio Potengi INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Exposição Fotográfi ca - Marias de AnchietaHORA: 8h às 17h LOCAL: TCPINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Semana Veríssimo de MeloSeminário Viva Vivi

HORA: 9h às 12h LOCAL: SESC Centro INFORMAÇÕES: Capitania das artes

Exposição sobre vida e obrade Veríssimo de MeloHORA: 9h às 17h LOCAL: Capitania das artes INFORMAÇÕES: Capitania das artes

Ofi cina de Atualização em Teatro de Ruapara Agentes de SaúdeHORA: 9h às 17h LOCAL: Solar João Galvão -CEDOC INFORMAÇÕES: SESAP

Arte de Fé - Exposição de Fé CórdulaHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Exposição de Arte NaifHORA: 9h às 17h LOCAL: Museu de Cultura Popular INFORMAÇÕES: Capitania das artes

20/08

Abertura da exposição - Diálogos entre Palatnik e Inácio LinoHORA: 9h LOCAL: Centro de TurismoINFORMAÇÕES: Centro de Turismo

565656 www.cultura.rn.gov.br

Page 57: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

22/08 - DIA DO FOLCLORE

Celebrando a Cultura Popularnos Bairros de Natal

Saída da Av. Blumenau - Praça do Coqueiral, seguindo pela Avenida Florianópolis, rua Ilhéus com destino a Praça de Eventos próxima a Escola Iapiçara Aguiar

HORA: 16h LOCAL: Zona Norte - Conjunto Santa Catarina INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Ludovicus – Personagens da obra de Luís da Câmara Cascudo sob a ótica da Escola Municipal João Paulo II

Quadrilha Junina - Um olhar cultural no folclore de Luís da Câmara Cascudo

HORA: 17h30min LOCAL: Instituto CâmaraCascudo INFORMAÇÕES: Instituto CâmaraCascudo

Arte Potiguar no MundoArte Popular e Arquitetura com o Arq. Carlos Augusto LiraHORA: 19h30 LOCAL: TCPINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Abertura da Exposição As Cores do FolcloreAcervo de Daliana Cascudoe Gutemberg Costa

HORA: 19h LOCAL: FJAINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

XV Encontro de Cultura Popular:Boi-de-Reis de Baile e Maneiro Pau - RNHORA: 19h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

I Circuito Brincantes do BrasilCongos – gentileza do Governo do PiauíHORA: 20h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

23/08

Lutheria de RabecaHORA: 8h LOCAL: Conexão Felipe CamarãoINFORMAÇÕES: Ong Terramar

Arte de Fé - Exposição de Fé CórdulaHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Salão Nordeste de Arte PopularChico SanteiroHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Exposição - Diálogos entrePalatnik e Inácio LinoHORA: 8h às 17h LOCAL: Centro de TurismoINFORMAÇÕES: Centro de Turismo

Exposição - As Cores do FolcloreHORA: 8h às 17h LOCAL: FJAINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Exposição Fotográfi ca - Marias de AnchietaHORA: 8h às 17h LOCAL: TCPINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Semana Veríssimo de MeloSeminário Viva Vivi

HORA: 9h às 12h LOCAL: SESC Centro INFORMAÇÕES: Capitania das artes

Agosto CulturalApresentações culturais de escolas públicas e privadas da Zona Norte, em comemoração à Semana do Folclore

HORA: 8h às 17h LOCAL: Biblioteca Américode Oliveira Costa INFORMAÇÕES: Luis Elson

Exposição sobre vida e obrade Veríssimo de MeloHORA: 9h às 17h LOCAL: Capitania das artes INFORMAÇÕES: Capitania das artes

575757www.agostodaalegria.com.br

Page 58: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

AGENDA CULTURAL

24/08

24/08

Bazar da Liberdade do Projeto Transforme-seHORA: 18h às 22h LOCAL: FAL CandeláriaINFORMAÇÕES: FAL

Exposição - As Cores do FolcloreHORA: 8h às 17h LOCAL: FJAINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Arte de Fé - Exposição de Fé CórdulaHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Salão Nordeste de Arte PopularChico SanteiroHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Exposição Fotográfi ca - Marias de AnchietaHORA: 8h às 17h LOCAL: TCPINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Agosto CulturalApresentações culturais de escolas públicas e privadas da ZonaNorte, em comemoração a semana do folclores

HORA: 8h às 21h LOCAL: Biblioteca Américo de Oliveira CostaINFORMAÇÕES: Luis Elson

Semana Veríssimo de MeloSeminário Viva Vivi

HORA: 9h às 12h LOCAL: SESC Centro INFORMAÇÕES: Capitania das artes

O Olhar da Academia sobrea Cultura Popular

Conferência e Debate:Saberes da Tradição - Profª. Maria da Conceição AlmeidaA música de Jequitinhonha: memória e cultura popular - Prof. Edmundo Pereira

HORA: 9h LOCAL: Auditório Núcleode Estudos e Pesquisas Sociais AplicadasINFORMAÇÕES: UFRN

Exposição sobre vida e obra de Veríssimode MeloHORA: 9h às 17h LOCAL: Capitania das artes INFORMAÇÕES: Capitania das artes

Exposição de Arte NaifHORA: 9h às 17h LOCAL: Museu de CulturaPopular INFORMAÇÕES: Capitania das artes

O olhar da Academia sobre a Cultura PopularAula Magna com Ariano SuassunaSeminário: HORA: 19h LOCAL: TAMINFORMAÇÕES: Fapern

Ofi cina de Atualização em Teatrode Rua para Agentes de SaúdeHORA: 9h às 17h LOCAL: Solar João Galvão -CEDOC INFORMAÇÕES: SESAP

Celebrando a Cultura Popularnos Bairros de Natal

Saída da Av. das Alagoas(próximo a Yellow Vídeo), seguindo pela Avenida Ayrton Senna, Rua da Conquista, Rua Coparão, Rua Barbacena retornando pela Avenida das Alagoas até a Praça Tarcisio Maia

HORA: 16h LOCAL: Zona Sul - NeópolisINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

23/08

Exposição de Arte NaifHORA: 9h às 17h LOCAL: Museu de CulturaPopular INFORMAÇÕES: Capitania de artes

Exposição - Diálogos entrePalatnik e Inácio LinoHORA: 8h às 17h LOCAL: Centro de TurismoINFORMAÇÕES: Centro de Turismo

585858 www.cultura.rn.gov.br

Page 59: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

24/08 24/08

Ofi cina de Atualização em Teatro de Rua para Agentes de SaúdeHORA: 9h às 17h LOCAL: Solar João Galvão –CEDOC INFORMAÇÕES: SESAP

I Seminário de Arte e Educação - O Ensinode Artes nas Escolas

Mesa Redonda: Programas a políticas públicas voltadas para a educação artísticaMesa Redonda: Arte e sua inserção no currículo escolar: nomenclatura, revisão histórica e papel do professor.

HORA: 9h às 17h LOCAL: UERN Zona Norte INFORMAÇÕES: UERN

Roda de Conversa:Palestra: Cultura da Tradição na Contemporaneidade - Prof. Iaperi Araújo

Palestra: Luís da Câmara Cascudo: Pesquisador da Cultura da Tradição - profª. Daliana Cascudo

Palestra: Patrimônio Imaterial do RN - prof. Severino Vicente

Palestra: O Pastoril como Atividade Lúdica - profª. Séphora Bezerra

HORA: 14h LOCAL: Memorial CâmaraCascudo INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

I Celebrando a Cultura Popularnos Bairros de Natal

Saída da Escola Municipal Joaquim Honório, seguindo pela rua Baraúnas, rua dos Pegas, mercado das Quintas com destino a rua São Geraldo

HORA: 14h LOCAL: Zona Oeste - QuintasINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

O Olhar da Academia sobrea Cultura Popular

Identidades e Identifi cações no contextoda Cultura Popular - Prof. José Clertonde Oliveira

Cultura Popular, Turismo e Sustentabilidade - Profª. Christine Werba e Profª. Regina Saraiva

Corpo e Saberes Artísticosda Tradição - Prof. Robson Haderchpeke Profª. Teodora Alves

HORA: 14h30 LOCAL: TAMINFORMAÇÕES: Fapern/UFRN

Roda de CapoeiraHORA: 14h LOCAL: Zona Oeste - QuintasINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Bazar da Liberdade do Projeto Transforme-seHORA: 18h às 22h LOCAL: FAL CandeláriaINFORMAÇÕES: FAL

Mostra SESC de Arte e CulturaCortejo (Grupo Folia de Rua)Apresentações Culturais (Araruna, Uyrandê, Maculelê Cordão deOuro, Marujada de Georgino Avelino, Ballet do SESC (DançaPopular), Bambelô de Ponta Negra, Boi Pintadinho de São Gonçalo eCoco-de-Roda da UERN)

HORA: 19h LOCAL: SESC Zona NorteINFORMAÇÕES: SESC

Atualizando o FolcloreBalé Popular de NatalBalé Popular de Recife – gentileza do governo de Pernambuco

HORA: 19h LOCAL: TAMINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

595959www.agostodaalegria.com.br

Page 60: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

AGENDA CULTURAL

Exposição - As Cores do FolcloreHORA: 8h às 17h LOCAL: FJAINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Exposição - Diálogos entrePalatnik e Inácio LinoHORA: 8h às 17h LOCAL: Centro de TurismoINFORMAÇÕES: Centro de Turismo

Exposição Fotográfi ca - Marias de AnchietaHORA: 8h às 17h LOCAL: TCPINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Agosto CulturalApresentações culturais de escolas públicas e privadas da Zona Norte, em comemoração a semana do folclore

HORA: 8h às 21h LOCAL: Biblioteca Américode Oliveira Costa INFORMAÇÕES: Luis Elson

Semana Veríssimo de MeloSeminário Viva Vivi

HORA: 9h às 12h LOCAL: SESC Centro INFORMAÇÕES: Capitania das artes

Ofi cina de Atualização em Teatro de Ruapara Agentes de SaúdeHORA: 9h às 12h LOCAL: Solar João Galvão –CEDOC INFORMAÇÕES: SESAP

Exposição de Arte NaifHORA: 9h às 17h LOCAL: Museu de CulturaPopular INFORMAÇÕES: Capitania das artes

Celebrando a Cultura Popular nos Bairrosde Natal

Saída da Escola Estadual Izabel Gondim - Rocas, seguindo pela Rua Pereira Simões, Rua do Areial, Rua Miramar até a praça do Pescador na Praia do Meio

HORA: 16h LOCAL: Zona Leste - RocasINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Roda de CapoeiraHORA: 16h LOCAL: Zona Leste - RocasINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Atualizando o FolcloreMacambirais (Passa e Fica)Grupo de Expressões Folclóricas Cheirodo Pará – gentilezado Governo do Pará

HORA: 19h LOCAL: TAMINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Mostra SESC de Arte e CulturaTeatro de Mamulengo (Heraldo Lins)Ballet SESC Zona Norte (Dança Popular)

HORA: 19h30min LOCAL: SESC Zona NorteINFORMAÇÕES: SESC

25/08 25/08

O Olhar da Academia sobrea Cultura Popular

Cultura Popular, Expressões Artísticas e Memória ColetivaProf. Ricardo Canella, Profª. Graça Cavalcanti e Profª. Virgínia Araújo

HORA: 8h LOCAL: Auditório Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais AplicadasINFORMAÇÕES: UFRN

Ofi cina de CapoeiraHORA: 8h LOCAL: Conexão Felipe CamarãoINFORMAÇÕES: Ong Terramar

Arte de Fé - Exposição de Fé CórdulaHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Salão Nordeste de Arte PopularChico SanteiroHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Exposição sobre vida e obra de Veríssimode MeloHORA: 9h às 17h LOCAL: Capitania das artes INFORMAÇÕES: Capitania das artes

606060 www.cultura.rn.gov.br

Page 61: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

26/08 26/08

Ofi cinas de Artesanato - PapelHORA: 8h às 11h30 LOCAL: Complexo Culturalda Zona Norte INFORMAÇÕES: FAL

O Olhar da Academia sobre a Cultura PopularUmbanda, Jurema e espiritismo: imaginário e representaçõesProfª. Maria Lúcia Bastos, Prof. Marcos Queiroz, Prof. Kelson Gérison e Profª. Antoinette Madureira

HORA: 8h LOCAL: Auditório Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais AplicadasINFORMAÇÕES: UFRN

Exposição - As Cores do FolcloreHORA: 8h às 17h LOCAL: FJAINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Exposição Fotográfi ca - Marias de AnchietaHORA: 8h às 17h LOCAL: TCPINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Arte de Fé - Exposição de Fé CórdulaHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Salão Nordeste de Arte PopularChico SanteiroHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Exposição - Diálogos entrePalatnik e Inácio LinoHORA: 8h às 17h LOCAL: Centro de TurismoINFORMAÇÕES: Centro de Turismo

Semana Veríssimo de MeloSeminário Viva Vivi

HORA: 9h às 12h LOCAL: SESC Centro INFORMAÇÕES: Capitania das artes

Ofi cina de Atualização em Teatro de Ruapara Agentes de SaúdeHORA: 9h às 17h LOCAL: Solar João Galvão –CEDOC INFORMAÇÕES: SESAP

Exposição de Arte NaifHORA: 9h às 17h LOCAL: Museu de CulturaPopular INFORMAÇÕES: Capitania das artes

Exposição sobre vida e obra de Veríssimode MeloHORA: 9h às 17h LOCAL: Capitania das artesINFORMAÇÕES: Capitania das artes

Atualizando o FolcloreXaxado - Bando de Lampião de TourosGrupo Popular do MaristaGrupo (Com)Tatos e Improvisações - UFRN

HORA: 19h LOCAL: TAMINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Lançamento do Livro Os Trabalhos de Amor e outras Mandingas: a experiência mágico-religiosa em terreiros de umbanda, de Kelson OliveiraHORA: 11h LOCAL: Cooperativa Cultural da UFRN INFORMAÇÕES: UFRN

Apresentação do Balet Popular de NatalGrupo de Expressões Folclóricas Cheiro do Pará - gentileza do Governo do ParáHORA: 19h LOCAL: Espaço JesielFigueiredo INFORMAÇÕES: Capitania das artes

Mostra SESC de Arte e CulturaGrupo Musical Conexão Felipe Camarão (ONG Terramar)Banda Filarmônica de Cruzeta

HORA: 19h30min LOCAL: SESC Zona NorteINFORMAÇÕES: SESC

Cortejo Cultural - Circuito da Ribeira com saída da Capitania até oLargo do TAMHORA: 15h LOCAL: Capitania das artesINFORMAÇÕES: Capitania das artes

616161www.agostodaalegria.com.br

Page 62: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

AGENDA CULTURAL

27/08 27/08

28/08Exposição - Diálogos entrePalatnik e Inácio LinoHORA: 8h às 17h LOCAL: Centro de TurismoINFORMAÇÕES: Centro de Turismo

Arte de Fé - Exposição de Fé CórdulaHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Breaking Dance – Etapa RNOfi cina de Dança de RuaHORA: 8h LOCAL: Solar João GalvãoINFORMAÇÕES: CUFA

Salão Nordeste de Arte PopularChico SanteiroHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Exposição - Diálogos entrePalatnik e Inácio LinoHORA: 8h às 17h LOCAL: Centro de TurismoINFORMAÇÕES: Centro de Turismo

Exposição de Arte NaifHORA: 9h às 17h LOCAL: Museu de CulturaPopular INFORMAÇÕES: Capitania das artes

Exposição sobre vida e obrade Veríssimo de MeloHORA: 9h às 17h LOCAL: Capitania das artesINFORMAÇÕES: Capitania das artes

Exposição de Arte NaifHORA: 9h às 17h LOCAL: Museu de CulturaPopular INFORMAÇÕES: Capitania das artes

Exposição sobre vida e obrade Veríssimo de MeloHORA: 9h às 17h LOCAL: Capitania das artesINFORMAÇÕES: Capitania das artes

Ofi cina de Contação de Histórias para os agente de saúdeHORA: 9h às 17h LOCAL: Solar João Galvão –CEDOC INFORMAÇÕES: SESAP

Cineclube FALFilme Desmundo

HORA: 13h30min LOCAL: FAL RomualdoGalvão INFORMAÇÕES: FAL

Apresentação do Balet Popular de NatalHORA: 16h LOCAL: Adro da Igreja daVila de Ponta Negra INFORMAÇÕES: Capitania das artes

Atualizando o FolcloreCompanhia de Dança do TAMÂngelo Madureira

HORA: 19h LOCAL: TAMINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Cultura Popular na MúsicaIsaque Galvão, Khrystal e Orquestra Sanfônica

HORA: 20h LOCAL: Largo do TAMINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Ofi cina de CapoeiraLutheria de Rabeca e Gustavo FaracheOfi cina de Boi-de-ReisHORA: 8h LOCAL: Conexão Felipe Camarão INFORMAÇÕES: Ong TerramarArte de Fé - Exposição de Fé CórdulaHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio Potengi INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Salão Nordeste de Arte PopularChico SanteiroHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio Potengi INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

626262 www.cultura.rn.gov.br

Page 63: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

28/08

29/08

30/08

30/08

Breaking Dance – Etapa RNCampeonato de Break DanceHORA: 16h LOCAL: Largo do TAMINFORMAÇÕES: CUFA

Exposição - As Cores do FolcloreHORA: 8h às 17h LOCAL: FJAINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Exposição Fotográfi ca - Marias de AnchietaHORA: 8h às 17h LOCAL: TCPINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Exposição - Diálogos entrePalatnik e Inácio LinoHORA: 8h às 17h LOCAL: Centro de TurismoINFORMAÇÕES: Centro de Turismo

Lutheria de RabecaHORA: 8h LOCAL: Conexão Felipe Camarão INFORMAÇÕES: Ong Terramar

Arte de Fé - Exposição de Fé CórdulaHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio Potengi INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Salão Nordeste de Arte PopularChico SanteiroHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio Potengi INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Exposição - As Cores do FolcloreHORA: 8h às 17h LOCAL: FJAINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Exposição - Diálogos entrePalatnik e Inácio LinoHORA: 8h às 17h LOCAL: Centro de TurismoINFORMAÇÕES: Centro de Turismo

Exposição de Arte NaifHORA: 9h às 17h LOCAL: Museu de Cultura Popular INFORMAÇÕES: Capitania das artes

Exposição Fotográfi ca - Marias de AnchietaHORA: 9h às 17h LOCAL: TCPINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Exposição sobre vida e obrade Veríssimo de MeloHORA: 9h às 17h LOCAL: Capitania das artesINFORMAÇÕES: Capitania das artes

Ofi cina de Contação de Histórias para os agente de saúdeHORA: 9h às 17h LOCAL: Solar João Galvão –CEDOC INFORMAÇÕES: SESAP

Florescendo a Cultura PopularMamulengos de Eraldo LinsCascudo canta lá que eu conto cáCoco de Roda Boi de Reis

HORA: 10h às 17h LOCAL: Parque das Dunas INFORMAÇÕES: SESAP

31/08

Exposição – As Cores do FolcloreHORA: 8h às 17h LOCAL: FJAINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Arte de Fé - Exposição de Fé CórdulaHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Salão Nordeste de Arte PopularChico SanteiroHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

636363www.agostodaalegria.com.br

Page 64: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

AGENDA CULTURAL

01/09Exposição sobre vida e obrade Veríssimo de MeloHORA: 9h às 17h LOCAL: Capitania das artesINFORMAÇÕES: Capitania das artes

Exposição de Arte NaifHORA: 9h às 17h LOCAL: Museu de CulturaPopular INFORMAÇÕES: Capitania das artes

Feira de Produtos OrgânicosHORA: 15h às 23h LOCAL: Praça 7 deSetembro INFORMAÇÕES: Sec. Agricultura

Um Estado pelas mãos do seu Povo:Feira do Artesanato Potiguar

Espaço dos Mestres - ofi cinas de artesanatoArmazém do Artesão - Exposição de peças do artesanato potiguarDesfi le de Moda do Artesanato PotiguarCoreto Central - apresentações de grupos de forró pé-de-serra

HORA: 15h às 23h LOCAL: Praça AndréAlbuquerque INFORMAÇÕES: SETAS

Festival Gastronômico Sabor PotiguarMostra da Cozinha Popular Potiguar - Cozinheiros da Agricultura Familiar

HORA: 15h às 23h LOCAL: Praça AndréAlbuquerque INFORMAÇÕES: SAPE

Roda de CapoeiraHORA: 19h LOCAL: Praça AndréAlbuquerque INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Encontro de Bonecos e Bonequeiros do RNApresentação de Mestres MamulengueirosFrancisquinho, Manoel do Fole, Raul dos Mamulengos e Tio João

HORA: 19h LOCAL: Palácio Potengi e Grande Ponto INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Encontro de bonecos e bonequeiros do RNRoda de conversa com Gestores CulturaisIsaura Amélia de Souza RosadoMaria das Graças CavalcantiRicardo Eiker Canella

HORA: 8h às 12h LOCAL: Vila Feliz (Pium)INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Salas de Estar:Práticas integrativas na SaúdeExperiências em práticas popularesem saúde

HORA: 8h às 12h LOCAL: TCPINFORMAÇÕES: SESAP

Exposição - As Cores do FolcloreHORA: 8h às 17h LOCAL: FJAINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Arte de Fé - Exposição de Fé CórdulaHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Salão Nordeste de Arte PopularChico SanteiroHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Exposição Fotográfi ca - Marias de AnchietaHORA: 9h às 17h LOCAL: TCPINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Exposição Fotográfi ca - Marias de AnchietaHORA: 8h às 17h LOCAL: TCPINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Exposição - Diálogos entrePalatnik e Inácio LinoHORA: 8h às 17h LOCAL: Centro de TurismoINFORMAÇÕES: Centro de Turismo

31/08 31/08

646464 www.cultura.rn.gov.br

Page 65: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

01/09 01/09

02/09

Feira de Produtos OrgânicosHORA: 15h às 23h LOCAL: Praça 7 deSetembro INFORMAÇÕES: SAPE

Um Estado pelas mãos do seu Povo:Feira do Artesanato Potiguar

Espaço dos Mestres - ofi cinas de artesanatoArmazém do Artesão - Exposição de peças do artesanato potiguarDesfi le de Moda do Artesanato PotiguarCoreto Central - apresentações de grupos de forró pé-de-serra

HORA: 15h às 23h LOCAL: Praça AndréAlbuquerque INFORMAÇÕES: SETAS

Festival Gastronômico Sabor PotiguarOfi cina: Tem Chef na Praça - Alunos do Curso de Gastronomia Barreira RoxaCozinha do Cascudo: Apresentação de Cardápio para degustação à luz de Câmara Cascudo

HORA: 15h às 23h LOCAL: Praça AndréAlbuquerque INFORMAÇÕES: SAPE

Roda de CapoeiraHORA: 15h às 23h LOCAL: Praça AndréAlbuquerque INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Encontro de bonecos e bonequeiros do RNRoda de Conversa com Mestres, Pesquisadores e OuvintesHORA: 14h LOCAL: Vila Feliz (Pium)INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Encontro de Bonecos e Bonequeiros do RNApresentação de Mestres Mamulengueiros Dadi, Werley, Antônio de Rosa, José Rocha, José Cazumbé, Marcelino de Zé Limão, Geraldo Zacarias e Manoel Messias

HORA: 19h LOCAL: Palácio Potengi e Grande Ponto INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Encontro de bonecos e bonequeiros do RNRoda de conversa – Registro do Teatro de Bonecos no Nordeste como Patrimônio do BrasilIsaura Amélia de Souza Rosado – SecultClaúdia Vasques – IPHAN/BrasíliaRenato Perré – Presidente da ABTBJeane Nesi – IPHAN RN

HORA: 8h às 12h LOCAL: Vila Feliz PiumINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Exposição - As Cores do FolcloreHORA: 8h às 17h LOCAL: FJAINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Arte de Fé - Exposição de Fé CórdulaHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Salão Nordeste de Arte PopularChico SanteiroHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Exposição Fotográfi ca - Marias de AnchietaHORA: 8h às 17h LOCAL: TCPINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Guia de Cultura Popular – GUIARTE (Cadastramento de Artista)Ofi cinas de Artesanato SEBRAE

Fibra de Sisal – Santo AntônioRenda Frivolitê – Passa e FicaFibra de Junco – MaxaranguapePalha de Carnaúba – BrejinhoFibra de Sisal – Nova CruzFibra de Coqueiro – Vera VruzCrochê – CaicóBordado rústico – Serrinha

HORA: 15h às 23h LOCAL: Praça AndréAlbuquerque INFORMAÇÕES: SEBRAE

656565www.agostodaalegria.com.br

Page 66: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

AGENDA CULTURAL

02/09 02/09

03/09

Um Estado pelas mãos do seu Povo:Feira do Artesanato Potiguar

Espaço dos Mestres - ofi cinas de artesanatoArmazém do Artesão - Exposição de peças do artesanato potiguarDesfi le de Moda do Artesanato PotiguarCoreto Central - apresentações de grupos de forró pé-de-serra

HORA: 15h às 23h LOCAL: Praça AndréAlbuquerque INFORMAÇÕES: SETAS

I Encontro de Bonecos e Bonequeiros do RNApresentação de Mestres MamulengueirosGenildo, Mateus, Manoelzinho, Pedro, Domingos e Dodoca

HORA: 7h às 12h LOCAL: Feira do Alecrim INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Arte de Fé - Exposição de Fé CórdulaHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio Potengi INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Salão Nordeste de Arte PopularChico SanteiroHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio Potengi INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Festival Gastronômico Sabor PotiguarComendo na Praça: sopas, tapiocas,bolos, doces, biscoitos e queijos no café Bicho do MatoOfi cina: Tem Delícias na Praça - Culinarista Maninha (receitas e degustações)Show Gastronômico a Cozinhas D’elas: apresentação das Chefs Potiguares

HORA: 15h às 23h LOCAL: Praça AndréAlbuquerque INFORMAÇÕES: SAPE

Guia de Cultura Popular – GUIARTE (Cadastramento de Artista)Ofi cinas de Artesanato SEBRAE

FiFibra de Sisal de Santo AntônioRenda Frivolité de Passa e FicaFibra do Junco de MaxaranguapePalha de Carnaúba de BrejinhoFibra de Sisal de Nova CruzFibra do Coqueiro de Vera Cruz Crochê da Comunidade Samanáu/CaicóBordado Rústico de Serrinha

HORA: 15h às 23h LOCAL: Praça AndréAlbuquerque INFORMAÇÕES: SEBRAE

Encontro de Bonecos e Bonequeiros do RNApresentação de Mestres MamulengueirosFelipe de Riachuelo, Manoel de Dadica, João Viana e Teodomiro

HORA: 19h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Apresentação de Violeiros e Poetas:Bob MottaAntônio FranciscoAmâncio Sobrinho e Assis SobrinhoJosé Izidro e Chicó Gomes

HORA: 19h LOCAL: Beco da LamaINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Atualizando o FolcloreBalé Parafolclórico da UFRNHORA: 20h LOCAL: Palácio PotengiINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Feira de Produtos OrgânicosHORA: 15h às 23h LOCAL: Praça 7 deSetembro INFORMAÇÕES: SAPE

Encontro de bonecos e bonequeiros do RNOfi cina sobre a técnica de Ventriloquo – Bonequeiro Augusto (CE)

HORA: 14h às 17h30 LOCAL: Vila Feliz (Pium) INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

666666 www.cultura.rn.gov.br

Page 67: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

03/09 03/09

04/09

Um Estado pelas mãos do seu Povo: Feira do Artesanato Potiguar

Espaço dos Mestres - ofi cinas de artesanatoArmazém do Artesão - Exposição de peças do artesanato potiguarDesfi le de Moda do Artesanato PotiguarCoreto Central - apresentações de grupos de forró pé-de-serra

HORA: 15h às 23h LOCAL: Praça AndréAlbuquerque INFORMAÇÕES: SETAS

Rodas de Capoeira - Cordão de OuroHORA: 18h LOCAL: Beco da Lama INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Apresentação de Violeiros e Poetas:Paulo VarelaDomingos Matias e Antonio MoraisDomingos Tomás e Manoel SoaresXexéu

HORA: 19h LOCAL: Beco da Lama INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Cultura Popular na MúsicaSiba e Fuloresta do Sambae Dona Edith de Pium

HORA: 20h LOCAL: Largo do TAM INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Arte de Fé - Exposição de Fé CórdulaHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio Potengi INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Salão Nordeste de Arte PopularChico SanteiroHORA: 8h às 17h LOCAL: Palácio Potengi INFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Rodas de Capoeira - Cordão de OuroHORA: 10h LOCAL: Ponta NegraINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Festival Gastronômico Sabor PotiguarAlmoço na Praça: Associação dos Culinaristas do RN em parceria com barese restaurantes do festivalOfi cina: Tem Chef na Praça – Alunos dos Cursos de Gastronomia do SENAC/UNPLanchando na praça: apresentação de chefs mirins Show Gastronômico a Cozinha D’eles: apresentação dos Chefs Potiguares

HORA: 15h às 23h LOCAL: Praça AndréAlbuquerque INFORMAÇÕES: SEPA

Guia de Cultura Popular - GUIARTE: Cadastramento de ArtistasOfi cinas de Artesanato SEBRAE

Fibra de Sisal de Santo AntônioRenda Frivolité de Passa e FicaFibra do Junco de MaxaranguapePalha de Carnaúba de BrejinhoFibra de Sisal de Nova CruzFibra do Coqueiro de Vera Cruz Crochê da Comunidade Samanáu/CaicóBordado Rústico de Serrinha

HORA: 15h às 23h LOCAL: Praça AndréAlbuquerque INFORMAÇÕES: SEBRAE

Feira de Produtos OrgânicosHORA: 15h às 23h LOCAL: Praça 7 deSetembro INFORMAÇÕES: SAPE

Feira de Produtos OrgânicosHORA: 15h às 23h LOCAL: Praça 7 deSetembro INFORMAÇÕES: Sec. Agricultura

676767www.agostodaalegria.com.br

Page 68: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

AGENDA CULTURAL

04/09 04/09

Um Estado pelas mãos do seu Povo:Feira do Artesanato Potiguar

Espaço dos Mestres - ofi cinas de artesanatoArmazém do Artesão - Exposição de peças do artesanato potiguarDesfi le de Moda do Artesanato PotiguarCoreto Central - apresentações de grupos de forró pé-de-serra

HORA: 15h às 23h LOCAL: Praça AndréAlbuquerque INFORMAÇÕES: SETAS

Guia de Cultura Popular - GUIARTE: Cadastramento de ArtistasOfi cinas de Artesanato SEBRAE

Fibra de Sisal de Santo AntônioRenda Frivolité de Passa e FicaFibra do Junco de MaxaranguapePalha de Carnaúba de BrejinhoFibra de Sisal de Nova CruzFibra do Coqueiro de Vera Cruz Crochê da Comunidade Samanáu/CaicóBordado Rústico de Serrinha

HORA: 15h às 23h LOCAL: Praça AndréAlbuquerque INFORMAÇÕES: SEBRAE

Festival Gastronômico Sabor PotiguarOfi cina: Tem Chef na Praça - Petiscos Papa JerimumCorrida dos GarçonsAlmoço na Praça – Comidinhas da PraçaConcurso Gastronômico

HORA: 15h às 23h LOCAL: Praça AndréINFORMAÇÕES: SAPE

Rodas de Capoeira - Cordão de OuroHORA: 15h LOCAL: Praia dos ArtistasINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Festival das quadrilhas campeãsInter TV CabugiMossoró Cidade JuninaArraiá QuatrocentãoPrefeitura do Natal

HORA: 15h às 20h LOCAL: Largo do TAMINFORMAÇÕES: Setur

Lançamento da Revista Preá nº. 24Mar e SertãoHORA: 18h LOCAL: TAMINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

Cultura Popular na MúsicaApresentação de WaldonisHORA: 20h LOCAL: Largo do TAMINFORMAÇÕES: Secultrn/FJA

686868 www.cultura.rn.gov.br

Page 69: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

PARCEIROS

Câmara Municipal de Natal

Centro de Turismo de Natal

Comissão Estadual de Folclore

Central Única das Favelas (Cufa)

Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur)

Faculdade de Natal (FAL)

Fundação Capitania das Artes

Fundação de Apoio a Pesquisa do RN (Fapern)

Governo do Amazonas

Governo de Pernambuco

Governo do Piauí

Governo do Rio Grande do Sul

Instituto Câmara Cascudo - Ludovicus

Instituto de Desenvolvimento Sustentável e

Meio Ambiente do RN (Idema)

ONG Terramar

Prefeitura Municipal de Natal

Prefeitura Municipal de Olímpia

Secretaria de Estado da Agricultura, da

Pecuária e da Pesca (Sape)

Secretaria de Estado da Educação e da

Cultura (Seec)

Secretaria de Estado da Justiça e da

Cidadania (Sejuc)

www.cultura.rn.gov.br

www.agostodaalegria.com.br

Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap)

Secretaria de Estado do Trabalho, da

Habitação e da Assistência Social (Sethas)

Secretaria de Estado do Turismo (Setur)

Serviço de Apoio as Pequenas e Médias

Empresa do RN (Sebrae)

Universidade Estadual do Rio Grande do

Norte (UERN)

Universidade Federal do Rio Grande do

Norte (UFRN)

Universidade Potiguar (UnP)

696969www.agostodaalegria.com.br

Page 70: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

ENDEREÇOS

Beco da LamaRua Dr. José Ivo – Cidade Alta

Biblioteca Américo de Oliveira CostaAv. Itapetinga, 1430 – Santarém

Capitania das ArtesRua Câmara Cascudo, S/N – Cidade Alta

Centro de TurismoRua Almirante Barroso, 980 – Petrópolis

Complexo Cultural da Zona NorteAv. Dr. João Medeiros Filho, s/n – Potengi

Conexão Felipe CamarãoRua Maristela Alves, 570 – Felipe Camarão

Espaço Jesiel FigueiredoRua Guararapes, S/N – Gramoré

Faculdade de NatalAv. Romualdo Galvão, 1826 - Lagoa Novae Alameda das Mansões, 2110 – Candelária

Fundação José AugustoRua Jundiaí, 641 – Tirol

Igreja de Cidade da EsperançaRua Adolfo Gordo, S/N - Cidade da Esperança

Igreja de Ponta NegraRua Praia de Alagamar, 2170 – Ponta Negra

Instituto Câmara CascudoAv. Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta

707070 www.cultura.rn.gov.br

Page 71: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

Memorial Câmara CascudoAv. Hermes da Fonseca, 1398 – Tirol

Palácio Potengi - Pinacoteca do EstadoPraça 7 de setembro - Cidade Alta

Parque das Dunas - Bosque dos NamoradosAv. Alexandrino de Alencar, S/N – Tirol

Praça 7 de Setembro - Cidade Alta

Praça André de Albuquerque - Cidade Alta

SESC CentroPraça Tomaz de Araújo, S/N - Cidade Alta

SESC Zona NorteRua Paranduva, S/N – Santa Catarina

Solar João GalvãoAv. Câmara Cascudo, 434 - Cidade Alta

Teatro Alberto MaranhãoPraça Augusto Severo, S/N – Ribeira

Teatro de Cultura PopularRua Jundiaí, 641 – Tirol

Universidade Estadual do RNAv. Itapetinga, 1430 – Santarém

Universidade PotiguarAv. Engenheiro Roberto Freire, 1864 - Capim Macio

Vila FelizAv. Joaquim Patrício, 594 – Pium

717171www.agostodaalegria.com.br

Page 72: Revista Agosto da Alegria - Edição 01

Realização

Patrocínio