Revista " As Maravilhas da Argentina"

30

description

Uma revista turística, com o objetivo de trazer um pouco mais da cultura e economia da Argentina.

Transcript of Revista " As Maravilhas da Argentina"

Page 1: Revista " As Maravilhas da Argentina"
Page 2: Revista " As Maravilhas da Argentina"
Page 3: Revista " As Maravilhas da Argentina"

Editorial. 04

Turismo: As Maravilhas da Argentina. 06

Tango: Tradição e sensualidade através da dança. 10

Comidas Típicas. 11

O Papa é Argentino ! 12

O Futebol e seus grandes Ídolos. 14

O sistema Politico argentino 16

A linha Econômica do país em sua estrutura. 18

O sistema educacional nacional. 20

Afros Argentinos 22

Responsabilidade Social – IARSE. 24

Rio Matanza-Riachuelo. 26

Depoimentos 29

Sumário

Page 4: Revista " As Maravilhas da Argentina"

A Argentina é um país rico em cultura,culinária e patriotismo. Nas próximaspáginas vocês irão perceber cadalugar maravilhoso que pode serexplorado no País, não só nas belaspaisagens, mas também na culturacomo no tango, uma dança sensual,intensa e dramática ao mesmotempo. Irão aprender um pouco sobrea culinária onde podemos ver pratosdiferentes e saborosos, além dotradicional alfajor que éconhecimento mundialmente.Também sobre a história do PapaFrancisco pela Argentina.

Mostraremos sobre o futebol, e comoos argentinos são fanáticos, aeconomia do País onde sempre estáem altos e baixos, e muitos outrostemas que são muito interessantes.

Através desta revista, poderemosviajar por todos os cantos deste Paísmaravilhoso e aprender mais a fundosobre temas que fazem a Argentinaum país em constante crescimento eaconchegante ao mesmo tempo.

Esperamos que vocês se apaixonem,assim como nós nos apaixonamospelo País.

Editorial4

Page 5: Revista " As Maravilhas da Argentina"

5

Page 6: Revista " As Maravilhas da Argentina"

É um conjunto de cerca de 275 quedasde água no Rio Iguaçu, sendo 20% noBrasil, na Bacia hidrográfica do rioParaná, localizada entre o ParqueNacional do Iguaçu no Paraná eMisiones, na Argentina, que representaos 80% restantes. A área total de ambosos parques nacionais, correspondem a250 mil hectares e é consideradaPatrimônio Natural da Humanidade. Éconsiderado um dos pontos turísticosmais fortes da Argentina, levando emmedia 1,3 milhões de turistas ao ano.Seu nome vem de uma curiosa lenda, emque um deus planejava se casar comuma bela mulher chamada Naipi, quefugiu com seu amante mortal Tarobá emuma canoa. Com raiva, o deus cortou orio, criando as cachoeiras e condenandoos amantes a uma queda eterna.Já concorrido para uma das 7 maravilhas do mundo, as cataratas

fazem jús a disputa.

Cataratas do Iguaçu

É um glaciar Argentino que se estende desde ocampo de gelo Patagônico Sul, na fronteira entreArgentina e Chile, até o braço sul do LagoArgentino, possuindo cinco quilômetros delargura e 60 metros de altura. O glaciar éconsiderado uma das reservas de água doce maisimportantes do mundo. Seu nome é umahomenagem a Francisco Pascasio Moreno, umrenomado pesquisador da região austral daquelepaís. Localizada em uma zona rodeada porbosques e montanhas, está dentro do ParqueNacional Los Glaciares,É uma das geleiras mais imponentes e já foichamada de a "oitava maravilha do mundo",devido à vista que se tem de seu topo

Geleira Perito Moreno

6

Page 7: Revista " As Maravilhas da Argentina"

É um bairro da cidade Buenos Aires, naArgentina, que por sua localizaçãopróxima ao porto, foi habitada por muitosestrangeiros que chegavam pelo portopara trabalhar.

O bairro possui duas grandes atrações: OCaminito, um bairro restaurado onde temuma característica peculiar: as casas sãoconstruídas com tábuas de madeira,placas e telhas de metal e pintados commuitas cores. Isso porque, quando osestrangeiros - principalmente espanhóis eitalianos - construíam suas casas eusavam as tintas que sobravam dosnavios do porto para pintá-las;

La Boca

É o estádio do Boca Juniors, sendo considerado o time com maior quantidade de torcedores

da Argentina e conhecido por serem absurdamente fanáticos por futebol.Os imigrantes italianos eram em grande parte genoveses. Eles criaram em La Boca os doisfuturos clubes mais populares do país: não só o Boca Juniors, mas também o River Plate foi

criado no bairro, posteriormente mudando-se para a área mais nobre de Belgrano. Arivalidade nasceu a partir dai justamente pela proximidade entre os dois clubes, poremdepois se acentuando em razão de o River passar a representar a elite portenha, enquanto o

Boca popularizou-se como o clube dos operários.

La Bombonera

7

Page 8: Revista " As Maravilhas da Argentina"

É uma famosa necrópole inaugurada em1822, localizada no bairro homônimo nacidade de Buenos Aires. É consideradoum museu por dois motivos: um deles éo grande numero de obras de arteesculpidas lá encontradas, e o outro éporque contem restos mortais depersonalidades famosas da política,cultura, arte e ciência. Os jardins querodeiam o cemitério constituem umaárea de lazer muito popular entre osportenhos, ademais, o bairro daRecoleta é um dos mais nobres dacapital argentina.

Cemitério da Recoleta

É a principal casa de ópera de Buenos Aires, na Argentina. Acusticamente, é considerado um dos cincomelhores teatros do mundo. O atual Colón substituiu o teatro original, inaugurado em 1857. O atualteatro foi inaugurado em 25 de março de 1908 com a ópera Aida, de Giuseppe Verdi, após 20 anos deobras.Após seu período de gigantesco sucesso, o declínio do teatro tornou-se notável e planos foram feitospara sua renovação. Após o início das mudanças e reformas em 2005, o teatro foi fechado em outubrode 2006 até dia 24 de maio de 2010, quando foi aberta a temporada de 2010.

Teatro Colón

8

Page 9: Revista " As Maravilhas da Argentina"

É a principal praça do centro da cidade de Buenos Aires, no bairro de Monserrat, Argentina. A

Praça sempre foi o centro da vida política de Buenos Aires, desde a época colonial até aatualidade. Seu nome comemora a Revolução de Maio de1810, que iniciou o processo deindependência das colônias da região do sul da América do Sul.

Ao seu redor encontram-se vários dos principais monumentos da cidade, como o Cabildo

histórico, a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, o edifício do Governo da cidade deBuenos Aires, a casa central do Banco Nación e a Casa Rosada.

Praça de Maio

É a sede da presidência da República Argentina, assim chamada pela cor aproximadamente rosa.Abriga também o Museu da Casa do Governo, com material relacionado aos presidentes do país.Localizada em frente à Praça de Maio, liga a sede do Governo a outro importante marco histórico: aPraça do Congresso Nacional. Em 1942 foi declarada Patrimônio Histórico Nacional.Há uma lenda que diz que a cor rosada é uma junção de vermelho e branco, cores-símbolo de doispartidos políticos.

Casa Rosada

9

Page 10: Revista " As Maravilhas da Argentina"

Os primeiros passos do tango foram dados nas ruas, nos bares e nos bordéis de Buenos Aires,nos princípios do século XIX. Um dos significados mais antigo do tango é o de “um lugar ondepessoas de cor negra encontram paradançar”.

O ritmo foi trazido para Buenos Aires primeiro pelos escravos africanos e mais tarde pelosnegros cubanos que misturando com os sons da polka e da mezurka levado pelos imigranteseuropeus resultou na milonga, que é o termo que designa tanto um tango como uma dançade salão.

A dança mistura a sensualidades e intimidade do casal, o que faz dela uma dança diferenciadadas demais. Em 1913 ela espalhou-se pelo mundo e, na cidade de Buenos Aires dos anos 20 osmúsicos clássicos levaram o tango para formas de expressões mais complexas, enquanto que otango canción tornou-se uma forma sub-cultural. Com toda esta evolução, evidentemente,surgiu os cantores e Carlos Gardel, criou sua própria canção e foi considerado o maior e maisadorado cantor de todos.

As orquestras se adaptaram ao som do tango em meados do anos 30 e depois da SegundaGuerra Mundial o ritmo sofreu com as crises políticas, pois, muitos músicos foram presos pelasua oposição ao poder, nos anos 60 e 70 o tango conseguiu sobreviver à ditadura militar e foisó nos anos 80 que ele conseguiu subir aos palcos com uma forma mais teatralizada.

O tango é uma forma de arte viva que tem Buenos Aires como palco, que com o passar dotempo não perdeu sua essência sensual e sua rica história cultural.

10

Page 11: Revista " As Maravilhas da Argentina"

A Argentina tem uma rica culinária que é apreciada e conhecida mundialmente.

Os pratos geralmente são a base de carne que, ao lado das uruguaias sãoconsideradas as melhores em qualidade do mundo e o churrasco, tipicamenteargentino faz jus a esta consideração.

A culinária argentina ganhou famamundial por seus saborosos pratostípicos, um bom exemplo deles são olocro que é um ensopado a base deabobora, milho, feijão, mas há quemacrescente os ingredientes quequiserem, por isso não tem umareceita especifica para o preparo doprato.

Outro prato típico é o alfajor, um docefeito em trás camadas e recheado dedoce de leite e coberto por chocolate,mas atualmente a receita tradicionalvem perdendo espaço para saboresnovos e exóticos. O prato éconsiderado o ícone da cultura do paíse são consumidos um total de seismilhões de alfajores por dia de maisde uma centena de marcas.

Com esta vasta culinária, não podefaltar na mesa dos argentinos umbom vinho, afinal o pais é osegundo maior consumidor dabebida do mundo e consideradoum dos países com maior plantaçãode parreiras

11

Page 12: Revista " As Maravilhas da Argentina"

Jorge Mario Bergoglio nasceu numa família de imigrantes Italiano. O seu pai,Mario Bergoglio, nascido em Portacomaro, era um trabalhador ferroviário esua mãe, nascida em Buenos Aires de pais genoveses, era dona de casa.

Fez o noviciado da Companhia de Jesus em 1958, o juniorado emSatiago,Chile e graduou-se em Filosofia na Universidade Católica de BuenosAires. Durante 2 anos ensinou Literatura e Psicologia, em um Colégio, naProvíncia de Santa Fé, e outro Colégio em Buenos Aires. E em 1969 Graduou-se em Teologia.

Em 1969 recebeu a ordenação presbiteral, pelas mãos de Dom Ramón JoséCastellano. Em 1980, após o período do provincialato, retornou a San Miguel,para ensinar em uma escola dos jesuítas.

No período de 1980 a 1986 foi reitor da Faculdade de Filosofia e Teologia deSan Miguel, após seu doutorado na Alemanha, foi confessor e diretorespiritual em Córdoba.

O Papa Além do espanhol, fala fluentemente italiano, alemão, francês e inglês,tendo razoáveis conhecimentos de português

Depois de muito tempo sededicando aos pobres, epregando a palavra a todos, coma renúncia do Papa Bento XVI,no 13 de março de 2013 foi feitaa escolha de seu sucessor, oJorge Mário Bergóglios foi eleitoPapa. Sendo ele primeiro Papalatino americano, em mais de1200 anos.Ao ser eleito, o novo pontíficeescolheu o nome de Francisco.Segundo ele, uma referência aSão Francisco de Assis fazendoreferência à "sua simplicidade ededicação aos pobres”.Francisco de Assis (1182 —1226), padroeiro da Itália, foi ofundador da família franciscana.

12

Page 13: Revista " As Maravilhas da Argentina"

O Papa Francisco tem se destacado entre os outros pontífices, mostrando suasimplicidade a todos em sua volta como ele mesmo afirmou que veio “do fim domundo”, e que prometeu uma Igreja pobre para os pobres poucos dias após suaeleição, na tarde de 13 de março de 2013, quando apareceu com um crucifixo deferro no balcão da basílica de São Pedro, despertou grandes expectativas emuitas esperanças entre os católicos de todo o mundo por seus gestos deabertura e suas palavras tolerantes.

Nas visitas a outros países, prefere andar em carro menos luxuosos, descer deseu papamóvel para estar no meio do povo abraçando, abençoando a todos.

Sua visita no Brasil, na caminhada da juventude em 2013, o Papa Franciscoreuniu milhões de pessoas no Rio de Janeiro-RJ e em Aparecida do Norte – SP,carismático, abraçou fiéis, abençoou crianças, jovens e adultos, com palavras deamor e fé e muitas vezes com discursos duros pedindo mais piedade entre nós,amor e respeito.

13

Page 14: Revista " As Maravilhas da Argentina"

Em 1840 chegou através dos portos de Buenos Aires o esporte que maisadiante se converteu no preferido de toda a Argentina, o futebol. Os britânicosfoi quem trouxeram com eles, para o lazer, como diz a história “una vejiga devaca como pelota y un par de piedras para demarcar los arcos”.

Em 20 de junho de 1867 houve aprimeira partida de futebol naArgentina, formalmente organizadapor habitantes do País. A partida foiconvocada pelo Buenos Aires CricketClub, iniciativa dos irmãos Thomas eJames Hogg, que enfrentou ao BuenosAyres Football Club, fundado para aocasião uns dias antes, o primeiroclube de futebol argentino. Oencontro se jogou nos bosques dePalermo, no lugar onde hoje seencontra o Planetário, apenas quatroanos depois que foi jogado a primeira

partida de futebol moderno no mundo, segundo as regras de 1863.Desdeentão e durante várias décadas o futebol se praticou nos clubes e escolasfundados pelos imigrantes britânicos.

A asociación del fútbol Argentino (AFA) foicriada em 1893.É a oitava mais antiga domundo. O torneio nacional de liga, jogado desdeesse ano, é o terceiro mais antigo do mundo,atrás das ligas britânicas e holandesa. Aargentina é um dos sete países que conquistou acopa do mundo, seu primeiro título foi em 1978conquistado em sua própria casa contra osPaíses baixos vice-campeões. Seu segundo títuloveio 8 anos depois, em 1986 no México, ondederrotou a Alemanha por 3 a 2.

14

Page 15: Revista " As Maravilhas da Argentina"

Considerado um dos melhores jogadores de

todos os tempos, Diego Armando MaradonaNasceu em Villa Fiorito, subúrbio de BuenosAires. Filho de um operário começou a jogar

futebol aos nove anos num time infantil, LosCebollitas.Aos 15 anos, foi para o Argentino Juniors, um

time de primeira divisão. Um ano depois foiconvocado para jogar na seleção nacional, ondeera chamado de “el pibe de ouro”(“O garoto de

ouro”).Em 1979 Maradona foi o capitão do time queganhou o campeonato mundial sub-21. Em

1980 foi vendido ao Boca Juniors e dois anosmais tarde ao Barcelona, da Espanha.

Diego Maradona

Decepcionou no mundial da Espanha 1982, quando foi expulso num jogo contra o Brasil.Em

1984 foi contratado pelo Nápoli da Itália e conquistou dois campeonatos italianos, em1986/87 e 1989/90 , além de copa Itália(1987), da copa Uefa(1989) e da SupercopaItaliana(1990). No mundial do México 1986 ele conduziu a vitória da seleção argentina

contra a Alemanha. Nessa copa, Maradona marcou o “gol do século”, após driblar 10jogadores ingleses.

É um jogador de futebol argentino que joga no

time Barcelona. Foi considerado o melhor jogadordo mundo por várias vezes e campeão por trêsanos consecutivos.

Lionel Andrés Messi revelou interesse pelo futeboldesde a infância. Jogou num pequeno clubeAbanderado Grandoli , localizado perto de sua

casa. Aos 7 anos, entrou para jogar no timeNewell´s Old Boys. No Barcelona estreou em 2003e foi campeão da liga dos campeões enfrentando o

Arsenal.Seu auge aconteceu a partir de 2007,quando concorreu ao título de melhor do mundocom Ronaldinho Gaúcho e Kaká. Ganhou a

temporada 2008-2009 do futebol espanhol eoutros títulos que disputou. Foi eleito o melhorjogador pela FIFA. Conquistou a Liga dos Campeões com

apenas 22 anos. Em 2010, conquistou o prêmio Bola de Ouro. Conseguiu feito inédito: melhor

jogador pela FIFA – 2009, 2010 e 2011.

Lionel Messi

15

Page 16: Revista " As Maravilhas da Argentina"

Nome oficial: República Argentina.

Regime e forma de governo: República Presidencialista.

Constituição Nacional: 1 de maio de 1853;

Duas datas históricas:25 de maio de 1810 - Formação da Primeira Junta de Governo Pátrio.9 de julho de 1816 - Proclamação da Independência.

O sistema do governo da República Argentina é Republicano, Representativo e Federal,organizando-se em três poderes:

Poder Executivo: com sua primeira figura o Presidente- eleito para um período dequatro anos mediante voto popular direto, que se elege a cada quatro anos e compossibilidade de ser reeleito só por um período consecutivo-; um Vice-presidente,chefe do Gabinete-nomeado pelo Presidente-,ministros e secretários.

Poder Legislativo: composto pelo Senado, com três senadores por cada província etrês pela cidade de Buenos Aires. São eleitos de forma direta por seis anos.Câmara dos deputados, conformada por duas câmaras, está integrado por 257membros eleitos de forma direta por quatro anos e com possibilidade de seremreeleitos.

Poder Judicial: Corte Suprema de Justiça, câmaras federais e de apelação, juízesfederais, ordinários e de paz.

Principais partidos políticos: Partido Justicialista ou Peronista (PJ) E Union CívicaRadical (UCR).

Cenário Político: O estrondoso fracasso do governo de Fernando de La Rua em 2001sacudiu enormemente a cena política no país. As conseqüências mais importantesdeixadas por esse espaço vazio foram, por um lado, o fenomenal fortalecimento doperonismo, concentrado na figura de Nestor Kirchner primeiro,e agora em Cristina. Porum lado, a grande maioria do eleitorado independente e não peronista encontrourespostas em novos movimentos políticos, como Movimento Recrear do economistaRicardo Lopes Murphy e o PRO do empresário Mauricio Macri - ambos de centrodireita e o Agrupación para uma república de Iguales (ARI) encabeçado pela advogadae ex-deputada Elisa Carrió -de centro esquerda.

16

Page 17: Revista " As Maravilhas da Argentina"

Os governos de Cristina Fernandez Kirchner foram marcados pela redução dapobreza, pela criação de 3,5 milhões de postos de trabalho, pela aprovação domatrimônio igualitário e pelo crescimento do PIB. Puniu-se militares queatuaram durante a Ditadura Militar Argentina, empresas foram nacionalizadas eseguiu-se uma política externa independente. No final de 2013, a dívidaexterna caiu para mínimo histórico de 17,9% do PIB.

A presidência de Cristina Kirchnercomeçou no dia 10 de dezembro de2007, quando ela se tornoupresidente da Argentina. Ela erasenadora argentina pela província deBuenos Aires, quando se saiuvitoriosa nas eleições presidenciais de2007. Cristina Fernandez de Kirchnerse tornou a segunda presidentemulher da Argentina,e a primeira aser diretamente eleita como tal(IsabelMartínez de Perón foi eleita comovice-presidente e se tornoupresidente a morte de Juan DomingoPerón).A Presidenta foi reeleita em2011 com grande vantagem ainda noprimeiro turno.

17

Page 18: Revista " As Maravilhas da Argentina"

1ª ETAPA

1° Usando como ponto de partida, o calote da divida ocorreu em 2001 durante uma mega criseeconômica e política, onde o saldo da divida inicial se encontrava no valor de US$ 100 bilhões. AArgentina não consegue mais financiar as suas contas externas, no inicio deste ano o volumedessas reservas, que era de US$ 43 bilhões há 1 ano, caiu para menos de US$ 30 bilhões.

3ª ETAPA

3° A economia levou às alturas a taxa de inflação, que terminou 2013 em 10,9%. Há suspeitas deque os números têm sido maquiados segundo as principais consultorias independentesargentinas, dizendo que foi de pelo menos 28% ao ano. O Conselho Executivo do FundoMonetário Internacional (FMI) emitiu no início de 2013 uma declaração de censura contra aArgentina por considerar insuficiente a melhoria de qualidade dos dados oficiais do país, pedidapelo fundo desde setembro de 2012. A Argentina está importando produtos básicos para contera alta de preços.

5ª ETAPA5° A situação do governo Kirchner se complicou em outubro de 2012. Cristina, que já enfrentavauma oposição mais forte, com diversas críticas ao seu governo, sofreu um revés nas eleiçõeslegislativas, quando sua coalizão perdeu nos principais distritos – apesar de manter a maioria noCongresso.

7ª ETAPA

7ª "As diversas modalidades de peronismo são muito poderosas. Não se viu até hoje uma forçaverdadeiramente independente do peronismo", afirma o embaixador Ricupero. Para ele, mesmocom uma derrota nas próximas eleições, o kirchnerismo não deve ser visto como derrotado. "ACristina já tem um certo esquema de sucessão, com seu filho, com a juventude. É difícil imaginarque o kirchnerismo desapareça".

9º ETAPA

9° Desde 2009, o governo argentino e o grupo de comunicação Clarín estão em uma batalhajudicial para a colocação em vigor da Lei de Meios, que obriga a empresa a se desfazer de váriasde suas posses. No fim de 2013, a Suprema Corte da Argentina declarou a lei constitucional"Quando começou a se caracterizar esse conflito, começou a se associar que ela era paraprejudicar o grupo Clarín. Mas isso agora terminou. O grupo está fazendo um ajuste, o governovai aprovar, e o conflito não deve ser mais tão grave, apesar de o Clarín continuar na oposição".

Do megacalote da divida publica em

2001 ao futuro incerto, os 10 pontos queexplicam a atual crise na Argentina:

18

Page 19: Revista " As Maravilhas da Argentina"

2ª ETAPA

2° Para tentar mudar a situação, o governo adotou diversas medidas: aumentou impostossobre gastos no cartão no exterior, passou a exigir aprovação do banco central para compra dedólar para turismo e impôs restrições ao comércio online. Com a falta de dólares no mercado,a cotação disparou. Em 23 de janeiro, o peso argentino desabou 11%, na maior queda diáriadesde a crise de 2002. As medidas afetaram além da população, as empresas argentinas, quemquisesse importar precisava compensar com uma exportação no mesmo valor.

4ª ETAPA

4° Com uma economia pouco industrializada e baseada na exportação de carne, soja e trigo, aArgentina conseguiu de fato uma melhora nos primeiros anos após a moratória. "A famíliaKirchner entrou pisando no acelerador. Mas aí veio a crise financeira de 2008, 2009, a Chinapassou a comprar menos, o dólar ganhou força no mercado e agora a conta está chegando",disse Celso Toledo, da LCA, em referencia ao presidente Néstor Kirchner, marcado por taxa decrescimento acima de 6% e crescimento das reservas internacionais.

6ª ETAPA

6° Logo após a reforma ministerial, Cristina saiu de cena e ficou mais de um mês sem apariçõespúblicas. Segundo o embaixador, a Argentina cometeu "um pecado muito grave da mentirasistemática dos números da economia". "Ninguém acredita no que sai da boca dela [Cristina].Há uma presunção de que tudo é uma mentira. Agora ela se deu conta que tem menos tempo,menos prestígio e menos pano de onde cortar. O que faz sobreviver é que na Argentina não háalternativa ao peronismo".

8ª ETAPA

8° Quando Cristina que levou o foco do país novamente para as iniciativas presidenciais – novosproblemas surgiram, criando uma sensação de crise. Um deles foi à greve de policiais, queresultou em protestos da categoria e saques generalizados no interior do país. Pelo menos novepessoas morreram em enfrentamentos.

10ª ETAPA

10° Ainda que o cenário atual seja o resultado do acúmulo de crises e de problemas antigos nãoresolvidos, os analistas destacam que a situação das reservas internacionais se agravou. A receitaeconômica para situações como a da Argentina costuma, invariavelmente, incluir a adoção demedidas como desvalorização cambial, mudanças tributárias, aumento na taxa de juros econtrole dos gastos públicos. Para eles, caso o cenário internacional não se altere, a tendência éque a crise não melhore nem se intensifique.

Para falar da crise econômica argentina é preciso

retomar alguns pontos, que foram peças chavespara a atual situação em que se encontra o país.Seguindo a linha do tempo, é possível entender e

explicar a drástica consequência dos anos.

19

Page 20: Revista " As Maravilhas da Argentina"

Na Argentina, a educação é gratuita e obrigatória por 9 anos, que inclui aEducação Primária Básica e a Educação Secundária Básica, e tem sido expandidasendo quase universal.

A história da educação Argentina passou por várias revoltas, mas começou aganhar peso à partir do governo de Domingo Faustino Sarmiento (1868-1874).Sarmiento fomentou a imigração e trouxe educadores europeus, o que fortaleceuo sistema já adotado, e construiu escolas e bibliotecas em todo o país, dobrandoo números de alunos matriculados até o final de seu mandato.

Atualmente, apesar das crises do Governo Local, a educação na Argentina éconsiderada como uma das mais avançadas e progressistas da América Latina, e éfirmemente reconhecida e destacada por diversos organismos internacionais,como a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência eCultura) ou (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization), e aUNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) ou (United NationsInternationalChildren’s Emergency Fund)

Estrutura do Sistema Educativo

O Sistema educativo empregado na Argentina é o sistema Europeu de ensino,que tem como características fundamentais os seguintes pontos: Inclusivo,democrático, gratuito, e sem vestibular (considera que o aluno que foi aprovadono nível secundário tem como direito ímpar o ingresso no nível superior). Aestrutura do Sistema Educativo compreende 4 níveis: Ensino Pré-Escolar quecompreende crianças à partir de 45 dias até os 5 anos de idade, sendo o últimoano obrigatório. Ensino Primário, começa à partir dos 6 anos de idade e écomposto de 6 ou 7 anos. Ensino Secundário, é composto de 5 ou 6 anosdependendo de cada jurisdição, e é dividido em dois ciclos: Ciclo Básico e umCiclo Orientado. E por fim o Ensino Superior que compreende Universidades eInstitutos Universitários, tanto privados como públicos.

Diferente de muitos países, a educação na Argentina é

responsabilidade do governo nacional, das províncias,dos distritos federais, e das instituições privadas, apesardas recomendações básicas terem sido historicamente

feitas pelo ministério da educação

20

Page 21: Revista " As Maravilhas da Argentina"

O Sistema Universitário Argentino, é constituído por: 46 universidades nacionais,46 universidades privadas, 7 institutos universitários estatais, 12 institutosuniversitários privados, 1 universidade provincial, 1 universidade estrangeira, e 1universidade internacional.

Educação Superior

A Argentina mantém uma rede de 38 universidades públicas gratuitas,financiadas pelo Ministério da educação. As universidades privadas e paroquiaissão também abundantes, mas seu custo normalmente os reserva apenas para osestudantes mais afluentes, e eles ensinam aproximadamente um sexto dosestudantes de graduação. Ao todo, mais de 1,5 milhão de estudantes atendem ainstituições de ensino de Pós – Graduação na Argentina anualmente.

As mais importantes universidades públicas hoje são a UBA – Universidad deBuenos Aires, com mais de 400 mil estudantes, que entre eles estãoaproximadamente 40 mil estudantes brasileiros, a UTN – UniversidadTecnologica Naconal, cerca de 200 mil estudantes, a UNC – Universidad Nacionalde Córdoba, 1600 mil estudantes é uma das mais velhas do continente,Universidad Nacional de La Plata, 150 mil estudantes, a UNR – UniversidadNacional de Rosário,120 mil estudantes), a UNLAM – Universidad Nacional de LaMatanza, que acolhe de forma multiplicadora cerca de 100 mil estudantes,estão entre as mais mportantes.

A diferença entre universidades e institutos

universitários reside no fato que os institutos oferecem cursos em uma única área do conhecimento, enquanto as universidades

abrangem todas as áreas do conhecimento.

21

Page 22: Revista " As Maravilhas da Argentina"

AFRO-ARGENTINOS

O surgimento dos negros na Argentina iniciou devido o tráfico de escravos,durante o século XV. Os africanos eram obrigados a trabalhar em plantações,minas e a prestarem serviços domésticos.

O comércio negreiro durou entre os séculos XV e XIX.

No ano de 1778, em um censo realizado, foram apontados 54% da populaçãonegra, porém em 1887 esse índice caiu para 1,8%. Esse desaparecimento foidevido às guerras, onde muitos morreram. Em 1816, foram criados os“batalhões de libertos”, formado apenas por negros; e com a promessa deserem libertos, ocupavam as posições mais perigosas; com isso, morreram quasetodos. O sumiço consiste também na febre amarela, que ocorreu em 1871. Amaioria dos negros vivia em becos, afastados da sociedade; e eram maispropícios a pegar o surto. Para não contaminar as outras pessoas, os soldadosargentinos criaram barreiras, impedindo os negros de sair, e procurar ajuda.Com isso, ocorreu a morte de muitos, sem ter a possibilidade de atendimentomédico

A VOLTA POR CIMA

Apesar de sofrerem com o racismo, os africanos na Argentina tiveram forças parase reerguerem, e lutar para conseguir uma vida melhor.Surgiu uma empresa negra em Buenos Aires, em 1850 e1900. O primeiro jornalafro-argentino foi o ‘La Raza Africana’ que publicou pelo menos quinze jornaissemanais e quinzenais. Apareceram mais publicações como o ‘El Proletário’sucedidoem 1864, pelo “La Igualdad”. Esses jornais tiveram pequena duração. Issoporque o índice de analfabetismo entre a população negra era muito grande, etambém não haviam profissionais capacitados para o ofício de jornalista.Os afro descendentes somam atualmente 149.493 pessoas (0,4% do total), deacordo com os últimos dados do Censo Nacional em 2010.Desse total, cerca de137.583 nasceram na Argentina (92%), o restante 11.960 (8%) eram de outrospaíses.Em 9 de Outubro de 2006, foi criada a organização Foro deAfrodescendientes y Africanos en la Argentina, com o objetivo de combater adiscriminação racial e assegurar a diversidade étnica.

22

Page 23: Revista " As Maravilhas da Argentina"

23

Page 24: Revista " As Maravilhas da Argentina"

O Instituto Argentino de Responsabilidade Social Empresarial foi criado em2002 com a missão de promover a pratica de Responsabilidade SocialEmpresarial e alavancar o desenvolvimento sustentável na Argentina, é umaorganização privada sem fins lucrativos, que opera em todo o país.

O IARSE funciona como um guia para grandes empresas usando deindicadores de Responsabilidade Social como ferramenta para oaprendizado e a avaliação da gestão de RS dentro das empresas, e atravésdessa gestão incorporar praticas, estratégias e planejamento para melhoriadesses indicadores.

Cada empresa que faz parte do instituto responde um questionário deavaliação dividido em 7 temas:

Valores, Transparência e Governabilidade Corporativa;

Público Interno;

Meio Ambiente;

Fornecedores;

Consumidorese Clientes;

Comunidade;

Governo e Sociedade.

O instituto disponibiliza esses dados em rede e em revistas para demonstraros projetos sociais desenvolvidos pelas empresas que fazem parte do grupoe seus resultados nas comunidades, difundindo assim o intercâmbio deexperiências e a colaboração mutua entre as empresas e também para oconhecimento da população.

24

Page 25: Revista " As Maravilhas da Argentina"

Como a Revista Evolución,disponibilizada mensalmente e quetraz matérias sobre os desafios deIntroduzir a ResponsabilidadeSocial Empresarial dentro dascorporações, ética empresarial,dicas sobre gestão responsável, eentrevistas com lideres de váriasempresas que aplicam RS em suascompanhias.

Entre as atividades do IARSE,também podemos destacar aformação, apoio e orientação paraas empresas interessadas, banco deboas praticas, suporte e assistênciatécnica aos empresários regionais.

Entre seus membros Goldtemos empresas de renome egigantes de vários tipos deempreendimentos.

Para fazer parte desse grupode empresas, é necessário secadastrar no site do Instituto(http://www.iarse.org/) e fazeruma contribuição que podevariar entre 5 mil e 16 milpesos.

25

Page 26: Revista " As Maravilhas da Argentina"

A poluição no Rio Matanza-RiachueloO Rio Matanza-Riachuelo vem sofrendo um sérioproblema de poluição, estando no 4º Lugar do Rankingmundial. Porque chegamos a esse ponto? O quepodemos melhorar?

O Rio Matanza-Riachuelo é situado na cidade de Buenos Aires, na Argentina. Ele passapor varias outras cidades sentido sul, até a foz do Rio da Prata, também na capital,com fluxo de 64 quilometros até a foz. Porem, é considerado 4º rio mais poluído domundo.

Ele passa por 13 bairros, 42 lixões a céu aberto, e vários outros canos de esgotoclandestino que deságuam lá. Porém o que mais preocupa são as empresas, sendoque cerca de 12 mil depositam seus detritos lá, representando mais de um terço detoda poluição dele. Segundo estudos, os níveis de tóxicos, como chumbo, cobre,níquel e zinco, estão bem acima do recomendado, segundo o Instituto e OrganizaçãoAmbiental Cruz Verde Suíça, que regulamenta e supervisiona a condição de saúdemundial.A situação vem se tornando cada vez mais preocupante, porem desde 2010, vemsendo feita a limpeza do Matanza-Riachuelo, começando pelo mais bruto, comoembarcações e margens.

Extensão de 64 quilometros do rio Matanza-Riachuelo por Buenos Aires até desaguar no Rio da Prata

26

Page 27: Revista " As Maravilhas da Argentina"

A limpeza do rio vêm resultando uma melhora superficial, porem o mais complexo, queseriam os leitos, ainda estão em processo. “Houve melhoras no espelho de água, mas oleito continua contaminado” (ALBERTI apud VALENTE,2012)

A partir desse inicio do processo de limpeza, iniciaram também rígidas fiscalizações eplanejamentos sobre o despejo de tóxicos, mesmo que ainda um pouco lentas. Algumasempresas apresentaram planos de reconversão, algumas foram fechadas pela falta dele,segundo o presidente executivo da Autoridade da Bacia Matanza-Riachuelo, Oscar Deina.

Mas ainda, o que preocupa é o volume de tóxicos recebidos “Por ser um rio de planície,quase um lago pela mansidão de suas águas, não pode receber o mesmo volume defluidos tóxicos que um rio com maior volume de água ou que desce uma montanha”explicou a ativista Consuelo Bilbao, do Greenpeace Argentina.

O objetivo é que chegue a estaca Zero, ou seja, nenhum lançamento de tóxicos, paraque seja feita uma melhor limpeza, melhor elaboração de planos preventivos, e uma

maior e mais ágil fiscalização para os detritos lançados ao rio. E o que nós, comocidadãos podemos fazer para essa melhora? Reciclagem, conscientização da população,e sempre cobrar do poder publico essa agilização de fiscalização e ação. A melhora dapoluição resultará futuros benefícios à sociedade e meio ambiente.

Aproximadamente, as 12 mil

pessoas que vivem em volta dorio representam 60% daspessoas que residem em

Buenos Aires em locaisinapropriados para ahumanidade, com acesso a

poluição e falta de limpeza esaneamento básico, causandoperigo a saúde geral.

Um grupo de ativistas do

Greenpeace, com a ajuda doartista argentino NicolasGarcia Uriburu, tingiram de

verde o rio que hoje éconsiderado o maiscontaminado da Argentina,

como forma de exigir alimpeza do rio

27

Page 28: Revista " As Maravilhas da Argentina"

28

Page 29: Revista " As Maravilhas da Argentina"

“ – Com o PROPAI, eu pude aprender mais sobre a cultura da Argentina, o quantoé importante conhecermos o modo de vida de outros países. Aprendi com os afro-argentinos que, mesmo depois de muito sofrerem de racismo, depois de muitoserem escravizados, eles não deixaram seu país, e começaram a fazer algo paraque fossem conhecidos por muitos. “ Barbara Loraine Fiori.

“ – A educação na Argentina é muito mais avançada do que de muitos países, émuito bem organizada também, todas as idades são separadas por classes, e elesconsideram que cada aluno formado no ensino secundário tem total direito aoensino superior, o que é bom, pois assim a maioria da população irá ter umaeducação melhor. ” Giovanna Paola de Carvalho.

“ – O projeto integrado nos deu a experiência de trabalhar em equipe, e o conhecimento sobre novos países como a Argentina.“ Grasiele Stefani de Queiroz.

“ – Conhecer um pouco mais sobre a Argentina foi um privilégio, pois antes só conhecia sobre o futebol e a culinária, mas há várias outras coisas que fazem parte da cultura como a dança e a religião.” Guilherme Marchi.

“ – Participar do projeto ajudou-me a conhecer um pouco mais da ricaArgentina. A cultura do país é considerada uma das mais diversificadas domundo. O que mais me chamou a atenção é o quão os argentinos respeitam ese orgulham dos seus costumes, das suas danças (principalmente o tango) e dasua tão conhecida culinária. “ Milane Castro Santos.

“ – A experiência de fazer o PROPAI é realmente significativa, pois acabamosaprendendo muito sobre o país de estudo e ampliamos nosso conhecimentosobre diversos tópicos que nos revelam a atual situação do mesmo. Sendoassim o projeto é rico em conhecimento, onde acaba elevando nosso nível deestudo. ” Pamella Pagotto.

“ – A Argentina é um pais com grandes riquezas naturais e patrimôniospreservados que desconhecemos, foi maravilhoso poder conhecer mais sobrecada um deles. Com certeza é um país que visitaria sem exitar!“ Raissa Carolinede Campos Empke.

“ - Realizando este trabalho sobre a Argentina, pude aprender além de umanova cultura, como este País está se desenvolvendo, e como é parecido com onosso Brasil.. Estudar mais sobre a vida do Papa Francisco foi muito bom, mesmonão sendo católica, pude perceber o tanto que ele ajudou as pessoas e o quantoele quer o bem de todos.” Sarah Fernanda da Silva.

DEPOIMENTOS29

Page 30: Revista " As Maravilhas da Argentina"