Revista Barra Vip - 05

52
Especial: nº 05 | ano 03 | Março / Abril de 2013 entrega do prêmio ÁGUIA DE OURO de B. DE S. FRANCISCO, ÁGUIA BRANCA e ECOPORANGA revista /// Saúde dicas para melhorar sua MEMÓRIA /// Esporte exercícios físicos na TERCEIRA IDADE /// Veículos 10 CARROS esperados para 2013 22 www.multicoresfestas.com.br

description

Barra de São Francisco

Transcript of Revista Barra Vip - 05

Page 1: Revista Barra Vip - 05

Especial:nº

05

| a

no 0

3 |

Mar

ço /

A

bril

de 2

01

3

entrega do prêmio ÁGUIA DE OURO de B. DE S. FRANCISCO, ÁGUIA BRANCA e ECOPORANGA

revi

sta

/// Saúdedicas para melhorarsua MEMÓRIA

/// Esporteexercícios físicos na TERCEIRA IDADE

/// Veículos10 CARROS esperados para 2013

22

www.multicoresfestas.com.br

Page 2: Revista Barra Vip - 05
Page 3: Revista Barra Vip - 05
Page 4: Revista Barra Vip - 05
Page 5: Revista Barra Vip - 05
Page 6: Revista Barra Vip - 05

06

A Revista Foccus não se responsabiliza por idéias e conceitos emitidos e artigos e matérias assinadas, que expressam apenas o pensamento dos autores, não representando necessariamente a opnião da direção da revis-ta. A publicação se reserva o direito, por motivos de espaços e clareza, de resumir cartas, artigos e ensaios. As imagens aqui contida, são de autoria da equipe da Revista Foccus e de divulgação. A Revista Foccus não é co-mercializada e distribuição é gratuita.

Caro leitor,

William RodriguesDiretor

Caros amigos, leitores e anunciantes da Revista Barra Vip. Esta-mos de volta, renovados, cheios de energia e de esperança para o início do nosso terceiro ano de vida. Devemos isso a cada um de vocês que nos ajudaram a construir nossa história.

A cada edição levamos com carinho informação, conteúdo, novidades, notícias, artigos referenciados às novas tendências do mercado, entrevistas, dicas de saúde, beleza, moda, esporte, lazer, arte, cultura, gastronomia e o que há de mais up-to-date aconte-cendo na sociedade francisquense e região, tudo isso num formato leve, agradável de se ler, mostrando porque a Barra Vip é uma revista diferente da maioria de suas concorrentes de segmento.

Nossa primeira reportagem de capa do ano trata-se da Loja Multicores Festas, nossa parceira e líder em artigos de festas, agora está de casa nova em novas instalações que proporcionam mais comodidade, além do amplo espaço, que permite uma maior apre-ciação dos seus produtos, além da praticidade, conforto e beleza, em um ambiente preparado para atender melhor seus clientes.

Damos também as boas-vindas a Dra. Juliana Brandão que é Farmacêutica da Manipular que traz dicas sobre a importância do uso do protetor solar diariamente para saúde. Destaque para

os homenageados do Troféu Águia de Ouro aos empresá-rios que brilharam no ano de 2012.

Sempre antenada, a Barra Vip listou os 10 carros mais esperados para este ano, as fotos da galera animada do 2º Trilhão de Motos, e claro, os talentosos decoradores Adriana Romie e Jackson Pas-sagem que mostram em pri-meira mão a construção de sua linda casa em Colatina.

Espero que gostem! Nos encontramos na próxima edi-ção.

Endereço:Presidente Tancredo Neves, 330 | sl.: 02Centro | Mantena | MGCEP: 35290-000Tel.: 33 3241 . 2080e-mail: [email protected]

| nº

05

Foto

: Jún

ior

Ara

újo

DIRETOR William Rodrigues

[email protected] 8810 . 0050

DEP. FINANCEIRO [email protected]

33 3241 . 2080

DEP. COMERCIALWilliam Rodrigues

[email protected] 8810 . 1050

DEP. PRODUÇÃ[email protected]

REVISÃOViviane Santos

TIRAGEM1.500 exemplares

Page 7: Revista Barra Vip - 05
Page 8: Revista Barra Vip - 05

www.multicoresfestas.com.br

22 /// Capa

08

| nº

05

/// Social - 7DIA INTERNACIONAL DA MULHERem Águia Branca - ES

50

/// Social - 5DOMINGO na PRAÇAem ÁGUIA BRANCA

46

/// Social - 42º trilhãoCOSTA DOURADA

44

/// Veículos10 CARROS esperados para 2013

42

/// Esporteexercícios físicos na TERCEIRA IDADE

34

/// Social - 3casamentoLorena e Adélio

30

/// Social - 1entrega do prêmio ÁGUIA DE OUROde B. DE S. FRANCISCO, ÁGUIA BRANCA e ECOPORANGA

24

48/// Social - 6retrospectiva do SITE AGITO NA FESTA.COM.BR

14/// Saúde - 1dicas para melhorarsua MEMÓRIA

32/// GastronomiaCOROA de COSTELA

28/// Estilodicas para usar a BOLSA-CARTEIRA

38/// DecoraçãoLar, doce Lar! conheça a casa de Adriana e Jackson Romie Passagem

/// TecnologiaREDE SOCIAL é lugarde VENDER

36

/// Saúde - 3PROTETOR SOLARnão é só para a praia

/// Saúde - 2educação POSTURALe qualidade de VIDA

/// Educaçãoredação em CONCURSOS E VESTIBULARES

20

18

12

Page 9: Revista Barra Vip - 05
Page 10: Revista Barra Vip - 05
Page 11: Revista Barra Vip - 05
Page 12: Revista Barra Vip - 05

12

| nº

05

De repente, não mais que de repente, você se vê perguntando acerca da relevância de realizar uma produção textual em con-cursos públicos ou em ves-tibulares, já que o que irá desenvolver não se restrin-ge à escrita, em específico, ou seja: “se estou concor-rendo a uma vaga para outra área, será que minha função será somente redi-gir o tempo todo?”. O fato é que, independentemente de qualquer que seja a atu-ação, torna-se necessário dispormos da habilidade de escrevermos e falarmos de modo adequado à si-tuação comunicativa, por isso a importância.

Desse modo, tal ques-tionamento parece ganhar ainda mais vivacidade quando se conscientiza de que essa etapa pode ser eliminatória... talvez, não se sabe. No en-tanto, a posição no que se refere a esse aspecto, até mesmo para deixá-lo(a) um pouco mais tranquilo(a) e mais seguro de si mesmo(a), é que, seja numa universidade ou em outra, o que realmente espera a comissão que compõe a ban-

ca corretora é que você tenha a habilidade de demonstrar as competências de que dispõe acerca do uso da língua, articulando as ideias de forma precisa e expressando seu discurso de acordo com as intenções comunicativas a que se propõe.

redação em CONCURSOS E VESTIBULARES

A redação nos concursos e vestibulares exige do candidato algumascompetências que devem ser paulatinamente aprimoradas.

Page 13: Revista Barra Vip - 05

13

| nº 05

É claro que essas habilidades se restringem ao conhe-cimento, também, dos pressupostos que norteiam todo esse sistema, tendo em vista que ele se encontra submetido a normas, a padrões convencionais. Partindo então dessa ideia, usuário(a) candidato(a), motivos não há para fazer de tal ocorrência um verdadeiro entrave, pois se se trata de algo comum, de algo que a maioria terá de enfrentar, não parece nos ocorrer como alternativa senão familiarizarmos cada vez mais com essa ideia. Assim, diante dessa reali-dade, bem como diante da necessidade de um aprimora-mento das competências já citadas, temos o privilégio, até mesmo porque nos sentimos responsáveis (por que não?), de conduzi-lo(a) a caminhos que favoreçam a conquista de tais objetivos, trazendo informações, detalhamentos sobre a forma como se estruturam cada um dos muitos gêneros textuais existentes, haja vista a recorrência deles se conceber como tamanha, nos processos de que falamos.

Imbuídos nesse propósito é que decidimos criar este es-paço, no qual terá a oportunidade de estreitar esses laços e

se preparar melhor para ocasiões em que, necessariamente, terá de demonstrar as habilidades de alguém que sabe se posicionar frente a um determinado assunto e discuti-lo com bastante êxito, assumindo, portanto, uma postura conscien-te, crítica dos pontos norteadores da realidade circundante. Isso em se tratando dos gêneros voltados para o caráter argumentativo, sem dúvida. Não bastando, momentos se-rão propícios também para demonstrar a capacidade de imergir no mundo da ficção, realizando as conexões tem-porais, dando vida a um determinado enredo e cada vez mais fazendo com que o interlocutor se sinta envolvido com a trama que por ora deseja tecer, no caso dos textos ficcio-nais, obviamente.

Garanto a você que proveito poderá tirar de todas as iniciativas que nos dispusemos em favor de um único e ver-dadeiro objetivo: o seu conhecimento. Portanto, aproveite--as e realize um ótimo estudo!!!

Page 14: Revista Barra Vip - 05

14

por: Dr. Eduardo Jório MachadoGeriatra

CRM - MG: 42.755CRM - ES: 9.557

| nº

05

dicas para melhorarsua MEMÓRIA

A ciência ainda se encontra muito atrasada no que diz respeito às descobertas sobre o funcionamento cerebral. Uma área, que certamente ainda está engatinhando, é a relacionada à memória. Poucas novidades existem, mas al-gumas dicas podem ser dadas, para que você melhore seu desempenho cerebral e sua memória.

Fitness cerebralOs exercícios cerebrais, feitos de maneira rotineira,

apresentam efeitos muito positivos. Semelhante ao que ocorre com exercícios musculares realizados para se manter

a forma física, a atividade cerebral também deve ser reali-zada com frequência, procurando sempre estimular nossos principais sentidos: olfato, gosto, tato, visão e audição, bem como nossa memória e inteligência. Esse tipo de exercício pode ser denominado “Fitness” Cerebral, que é a capacida-de de se manter em um estado adequado, em forma.

O treinamento da memória por estratégias, como asso-ciação de palavras em grupos, podem ser úteis para pesso-as com dificuldade de memória, seja devido a uma doença, a uma lesão ou pela idade. Motivação também é importan-te na execução de tarefas. As estratégias de memorização podem promover mudanças no padrão de funcionamento dos neurônios e reabilitar a memória de forma eficaz. A contínua atividade intelectual, como a leitura, exercícios de memória, palavras cruzadas e jogo de xadrez também auxi-liam na manutenção da memória.

O conceito de que a função faz o órgão aplica-se tanto ao “fitness” muscular quanto ao “fitness” cerebral. Devemos identificar nos-sas diversas habilidades mentais e exercitá-las, sempre com regularidade. Devemos estimular nossas percepções, nossa memória (recente e antiga), noções espaciais, habilidades lógicas e verbais, etc.

Page 15: Revista Barra Vip - 05
Page 16: Revista Barra Vip - 05

16

| nº

05

Os exercícios cerebrais nada mais são do que estímulos às funções cerebrais, que podem estar decadentes devido à idade e que já foram ativas no passado. A ativação deve ser feita diariamente, durante as atividades normais, como o caminhar, durante as refeições ou mesmo durante as com-pras.

Todo dia procure observar um objeto ou pessoa e dese-nhe suas principais características. No fim de semana pro-cure recordar as figuras. É um tipo de exercício de memória.

Procure identificar ingredientes dos alimentos pelo gosto e cheiro. Faça isto diariamente e depois procure recordar dos mesmos. Memorize os preços das coisas sempre que possível e procure recordá-las mais tarde.

Procure identificar as pessoas pela voz, ao usar o telefo-ne, por exemplo. Memorize números de telefones. Memorize no fim do dia as pessoas com quem falou. Depois, procure lembrar-se do mesmo para toda semana. Utilize sempre de anotações para consultas posteriores.

Inúmeras outras situações podem ser criadas a partir destas idéias.

A glicose elevada pode contribuir para a perda de me-mória. As pessoas de meia idade ou os idosos com glicose elevada possuem um hipocampo menor, região do cére-bro relacionada com memória recente. Já o hormônio que controla a fome, a leptina, também pode contribuir para aumentar a memória.

Verduras também ajudam a combater o envelhecimento cerebral. O hábito de comer saladas diariamente poderia ajudar a retardar o envelhecimento do cérebro, após os 65 anos. Recentemente, pesquisadores estudaram mais de 3.700 indivíduos, com 65 anos ou mais. Os participantes realizaram testes de habilidade mental, incluindo testes de memória e de atenção, quando o estudo se iniciou. Após períodos de três e de seis anos, esses testes foram repetidos. Além disso, os indivíduos completaram pesquisas acerca de seus hábitos alimentares, incluindo uma lista de 28 vegetais e 14 frutas.

Os pesquisadores dividiram os participantes em cinco grupos, segundo a ingestão média diária de vegetais. A in-

gestão variou de menos de uma porção, até quatro por-ções por dia, de verduras. Nos resultados observados, todos os participantes mostraram algum grau de envelhecimento mental com o passar dos anos. Porém, o envelhecimento anual foi 40% menor, nas pessoas que ingeriram maior quantidade de vegetais (três ou quatro porções diárias) se comparados com aquelas que ingeriram menos de uma porção ao dia. Já a ingestão de frutas não alterou o enve-lhecimento cerebral.

Segundo os pesquisadores, a razão para este efeito be-néfico, poderia estar no fato de que os vegetais são ricos em vitamina E, que diminuiria o efeito negativo das gorduras dos alimentos.

Page 17: Revista Barra Vip - 05
Page 18: Revista Barra Vip - 05

18

por: Dr. João Wilson MeladoFisioterapeuta

CREFITO: 41091

| nº

05

educação POSTURALe qualidade de VIDA

Saúde é uma qualidade de vida, condição ou estado de bem-estar que apresenta um componente biológico e um comportamental, que são alterados de acordo com o relacionamento indivíduo x meio. Sendo que qualidade de

vida, seja ela boa ou ex-

celente, é a q u e l a

que ofe-rece um

mínimo de condição para

que os indivídu-os ligados a ela

possam desfrutar de todas suas potencia-

lidades, ou seja, viver, trabalhar, estudar, se

divertir, ou quem sabe até, simplesmente existir.

É fato, que nos países em desenvolvimento, a educação é o principal eixo na divulgação e orientação à população no que se refere à saúde e a qualidade de vida. Com a educação, temos a possibilidade em ajudar as comunida-des a desenvolver hábitos saudáveis e com isso, prevenir várias doenças.

Limito este texto num item bastante significativo que envolve o trabalhador, a dona-de-casa e as nossas crian-ças. E que por falta de informação preventiva aumentam a cada ano, os Desequilíbrios Posturais. A incidência dos problemas relacionados aos desequilíbrios posturais é tão freqüente e usual, que a orientação à população para um programa de educação postural, objetivando a conscienti-zação corporal, prevenção e compensação aos desequilí-brios do nosso corpo, torna-se cada dia mais pertinente.

Está comprovado que as dores na coluna são mais fre-qüentes entre 25 e 45 anos de idade, em ambos os sexos, atingindo assim o ser humano no período de maior pro-dutividade. Ambos os sexos têm freqüência igual, porém, em alguns levantamentos, tem-se notado que no homem há uma maior incidência na região lombar e na mulher na região cervical.

A sintomatologia da lombalgia é bastante complexa e muito incidente, pois afasta pessoas do trabalho, impossi-bilita a realização de atividades diárias e também prejudica substancialmente o período que seria de descanso, o sono. Segundo pesquisa, aproximadamente 30% da população sofre normalmente de dor nas costas, mas não procura aju-da médica; 25% da população atravessa a vida sem sentir dor nas costas; apenas uma minoria que sofre de dor, está recebendo tratamento para essa condição e cerca de 40% terão, ou já tiveram dor nas costas, mas não sofrem com isso agora.

Page 19: Revista Barra Vip - 05

19

| nº 05

Os desequilíbrios posturais e como consequência as sín-dromes dolorosas, variam de acordo com o modo de vida de cada indivíduo e também dependem da conscientização corporal que cada um traz consigo. É claro que os traba-lhadores que levantam muito peso, correm mais riscos. No entanto, os que realizam trabalhos “leve”, adquirem sim-plesmente pela maneira de se posicionar, pela permanên-cia da postura adotada e pelos movimentos repetitivos que esta pessoa passe a realizar. A maneira de se posicionar e a conscientização corporal é muito importante, pois é ela que desencadeará todo o processo dos desequilíbrios e das síndromes dolorosas. A boa postura nos determinados afa-zeres é o principal fator para se evitar os desequilíbrios pos-turais. Torna-se importante a conscientização do indivíduo do que seria uma postura correta e qual a melhor maneira de se estar minimizando todo o esforço pelo qual o corpo é submetido nas infinitas atividades diárias.

Não existe uma postura correta para todas as pes-soas. Somos seres biologicamente diferentes,

sendo assim, a postura mais adequada varia de uma pessoa para outra. Po-

deríamos então dizer, que a melhor postura que deve ser adotada por um indivíduo é aquela que pre-enche todas as necessidades me-cânicas do seu corpo e também

que possibilite o indivíduo manter uma posição ereta com o mínimo esforço

muscular. Uma postura que o ajude a opor-se contra as forças externas, que lhe dê equilíbrio

na realização do movimento e que lute con-tra a ação da gravidade. Diante dessas

considerações, podemos observar que a má postura ocorre quando um indivíduo se posiciona fora dos

padrões da linha de gravidade e permanece por um longo período em postura inadequada. Dessa forma, seu corpo estará submetido a uma sobrecarga mecânica onde esta, ocasionará num futuro próximo, síndromes dolorosas devi-do alterações dos padrões musco-esqueléticos, podendo também, desencadear os desvios posturais.

E é exatamente neste contexto, que necessitamos de profissionais para atuar como orientador na profilaxia dos desequilíbrios posturais ou até mesmo na reeducação mo-tora dos padrões posturais. Através do convívio com crian-ças, adolescentes, adultos ou idosos, orientá-los da impor-tância de um bom posicionamento da postura, quais as consequências da má postura, a importância da conscien-tização corporal, maneiras adequadas de se realizar deter-minadas atividades, posição mais adequada para dormir, sentar, dirigir, trabalhar, etc.

Page 20: Revista Barra Vip - 05

por: Drª. Juliana Brandão Sgrancio

FarmacêuticaCRF: 000000

20

| nº

05

PROTETOR SOLARnão é só para a praia

Sabe qual é o melhor aliado de quem quer ter uma pele bonita, jovem e saudável por mais tempo? O filtro solar. Mas não se engane. Não estamos falando do uso apenas nos dias em que você vai à praia. Para nos protegermos dos efeitos nocivos da radiação solar, devemos incorporar o hábito diário de usá-lo.

Os raios ultravioletas (UVA e UVB) são os grandes res-ponsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e também pelos casos de câncer de pele. Por isso, da mesma forma que tomamos banho e escovamos os dentes, usar filtro solar diariamente é também uma questão de saúde.

Devido ao aumento da camada de ozônio na atmosfe-ra, os raios ultravioletas estão cada vez mais nocivos. Além disso, como a radiação solar age de forma cumulativa no nosso organismo, é importante que esse hábito seja desen-volvido desde cedo. Crianças, jovens, adultos e idosos po-dem e devem se proteger.

A única restrição é para bebês de até 6 meses de idade: Nessa idade não pode usar filtro solar. Aliás, elas não têm nem idade de se expor ao sol. Devem apenas pegar aquele banho de sol nos horários bem cedinho, entre oito e nove da manhã.

E se você tem uma profissão em que trabalha exposto ao sol, aí então, redobre a atenção. Há 15, 20 anos, as pessoas tinham menos informação e quase não usavam fil-tro solar nem para ir à praia. Esse quadro mudou, o que já é bom. Mas as pessoas ainda precisam perceber que é importantíssimo se proteger diariamente, principalmente se você tem histórico de câncer na família, se tem a pele muito clara e se trabalha exposto ao sol, como os pescadores, ambulantes e os salva-vidas”.

“Não é só na praia que protetor deve ser usa-do. Até para trabalhar é preciso se prevenir da radiação”

Page 21: Revista Barra Vip - 05

21

| nº 05

Orientações

Para criar o hábito de se proteger, tenha filtro solar na bolsa, no trabalho ou no carro. Aplique generosamente o filtro. O ideal é o equivalente a uma colher de sopa para cada pequena re-gião do corpo.

Aplique em todo o corpo, inclusive nas áreas que ficam cobertas pela roupa (ou biquíni). Não se esqueça daquelas áreas que em geral você só se lembra quando já estão ardendo: mãos, pés, orelhas, pescoço.

Você pode usar o protetor antes de se ma-quiar. Em vez de passar hidratante para prepa-rar a pele, use o protetor.

Como as nuvens não conseguem barrar a radiação solar, use o filtro mesmo em dias nu-blados.

Page 22: Revista Barra Vip - 05

www.multicoresfestas.com.br

22

por: Fabiana HipólitoJornalista

| nº

05

A loja Multicores está de casa nova com muitas novidades para você e sua família. A nova loja está localizada na Rua Prefeito Anastácio, 64 , no centro em Mantena, com novas instalações que proporcionam mais

comodidade, além do amplo espaço, que permite uma maior apreciação dos produ-tos, além da praticidade, conforto e beleza, em um ambiente preparado para atender melhor seus clientes.

A Multicores está de casa nova trazendo para Mantena a maior loja de artigos para festas da região

Page 23: Revista Barra Vip - 05

23

| nº 05

Você pode também comprar pela internet é só acessar o site:

www.multicoresfestas.com.br

Maior variedades de produtos para personalizar

Bisnagas

Tubetes personalizados Artigos personalizadosCaixinhas de Acrílico Coração

Bisnaguinhas para doces Latinas personalizadas

Caixinhas de Acrílico Potes personalizados Garrafinhas personalizadas

Tubetes, caixinhas de acrílico, bisnaguinhas, potinhos, vidrinhos, garrafinhas, latinhas e muito mais...

- Aluguéis de fantasias para adultos;- Mais de 100 modelos de fantasias infantis;- Gás hélio para inflar balões;- Artigos de festas infantis, festa de 15 anos, casamentos, boates, lembrancinhas para todas as ocasiões e para datas comemorativas; - Referência em forminhas para bombom, de todas as cores, em tecido e papel;- Alugamos máquina de bolha de sabão, de fumaça, de luzes e skypaper (lançador de confetes);

- Alugamos painéis e totens para festas infantis;

Page 24: Revista Barra Vip - 05

24

fotos: Cyro Araújodata: 28/02/2013

| nº

05

entrega do prêmio ÁGUIA DE OUROde B. DE S. FRANCISCO,

ÁGUIA BRANCA e ECOPORANGA

Page 25: Revista Barra Vip - 05

25

| nº 05

Page 26: Revista Barra Vip - 05
Page 27: Revista Barra Vip - 05
Page 28: Revista Barra Vip - 05

28

| nº

05

dicas para usar a BOLSA-CARTEIRA

Apesar de uma bolsa gran-de ser indispensável no guarda--roupa, existem certas ocasiões em que o look pede uma versão menor do acessório, onde cai-ba apenas o essencial, como celular, chave de casa, dinheiro e make para retoques. Não é à toa que as bolsas-carteira ga-nharam espaço nas ruas, como uma opção prática e cheia de estilo para carregar os perten-ces.

A princípio, o modelo era usado somente em eventos mais formais, como casamen-tos e bailes de formatura, para combinar com vestidos longos. Hoje, no entanto, o acessório é muito mais democrático, com grande variedade de estilos, di-ferentes materiais, aplicações e estampas.

Muitas vezes chamada de clutch, a bolsa-carteira tem uma pequena diferenciação em relação à primeira. Ela é um modelo de bolsa menor, que pode ser quase totalmente envolvida pela mão e comporta apenas o básico (dinheiro, celular e chave).

Já a bolsa-carteira é um pouco maior, pode incluir alças para ser elevada no ombro e é uma opção funcional e fácil de combinar para quem vai à balada ou mesmo a um chur-rasco com os amigos.

Ao que parece, esse modelo de acessório não será uma tendência apenas do verão. No inverno as bolsas-carteiras com textura de couro, mais escuras e com tachas, spikes ou franjas continuarão em alta. As versões básicas, em tons neutros, que remetem ao minimalismo, também devem fa-zer sucesso.

Em meio a tantas opções, fica até difícil escolher quais combinam mais com os seus looks. Para não errar, confira as dicas abaixo.

Como escolher e combinar sua bolsa-carteiraPara escolher a bolsa-carteira ideal para cada momento,

é preciso ter em mente o tipo de ocasião e o look que será usado. Além disso, certas características suas também farão a diferença. Por exemplo: se você for baixinha, é preferível que use uma versão menor, para não achatar a silhueta.

As mulheres mais altas, em contrapartida, podem esco-lher bolsas-carteira maiores para equilibrar o visual.

Se a intenção é compor um look para o dia a dia, a consultora recomenda os modelos em couro, que são mais fáceis de combinar, de preferência nas cores preta ou nude. Outra opção é o tom de marrom claro, que tende a se ade-quar bem a produções coloridas.

Page 29: Revista Barra Vip - 05

29

| nº 05

No caso das bolsas-carteira coloridas, a dica é usá-las apenas em ambientes de trabalho mais informais ou no fim de semana e principalmente no verão. É preciso que a com-binação esteja em harmonia.

A carteira colorida também é uma boa opção para a ba-lada. Nesse contexto, os modelos com alça, além de serem pequenos, eles deixam as mãos mais livres para tirar uma foto ou segurar a bebida. Vale também apostar em bolsas--carteira com apliques de tachas ou com brilho, dependen-do do estilo do local. O importante é que ela abrigue todos os seus pertences, sem deformar.

Seja para o dia a dia ou a balada, quem quiser optar por modelos mais estampados do acessório precisa ficar atenta ao look. A produção deve ter apenas um ponto focal. Assim, se a roupa for muito chamativa, o acessório deve ser neutro. Mas se a intenção é usar uma clutch de animal print, por exemplo, o look deverá ser neutro.

Não é preciso que a roupa seja toda monocromática, mas outras estampas que não sejam a da clutch devem estar

apenas em detalhes, como o punho ou a gola da camisa.

Já para festa, vale investir nos modelos com muito brilho, apliques de cristais e paetês, que fazem sucesso há anos.

Erros comuns no uso da bolsa-carteiraNa hora de compor um look, é importante ficar atenta a

todo o conjunto da produção. Afinal, um modelo com muito brilho não deve ser usado com peças despojadas, enquanto roupas sofisticadas não combinam com uma bolsa-carteira de palha, por exemplo. Modelos com muito brilho não com-binam com o dia a dia.

Outro erro comum é encher demais a bolsa-carteira, o que acaba deformando-a. O acessório não deve aparentar o volume que tem para não chamar a atenção de um modo negativo.

Por isso, escolha a versão que mais se adéqua às suas necessidades e aposte nessa tendência.

Page 30: Revista Barra Vip - 05

30

fotos: Cyro Araújodata: 01/12/2012

| nº

05

casamentoLorena e Adélio

casamentoLorena e Adélio

casamentoLorena e Adélio

casamentoLorena e Adélio

Page 31: Revista Barra Vip - 05

31

| nº 05

Page 32: Revista Barra Vip - 05

por: Rose PaganottoEmpresária e

Chefe de cozinha.

32

| nº

05

Mão

na

mas

sa

COROA de COSTELA

Ingredientes | Coroa do Rei

| 01 Coroa de costela DON PAGANOTTO®| 01 xícara de suco de uva| 01 xícara de água| 01 tablete de caldo de carne

Ingredientes | Molho de Uva

| 02 colheres (sopa) de óleo de oliva| 02 colheres (sopa) farinha de trigo| 03 xícaras de suco de uva| 01 xícara de uvas passas (sem semente)| 01 colher (chá) raspas de laranja| 01 colher (chá) mostarda| Sal a gosto

Coroa do Rei

Coloque a coroa de costela em um refratário com os ossos para cima e cubra todo refratá-rio com papel alumínio. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180 graus por +/- 2 horas. A cada 15 minutos regue com o caldo de carne e suco de uva. Assim que a costela estiver macia, retire o papel alumínio e deixe-a por +/- 30 minutos no forno ou até dourar.

(Caldo de carne e suco de uva. Bata no liquidificador o suco de uva, a água e o tablete de cal-do de carne).

Molho de Uva

Adicione as uvas passas em uma xícara de água morna, dei-xar por 30 min. Bata no liquidi-ficador e coe em peneira fina, reserve. Em uma panela, junte o óleo e o trigo até virar um com-posto liso. Junte o suco de uva, o caldo da uva passas, leve ao fogo até levantar fervura, me-xendo sem parar. Acrescente os demais ingredientes e deixe no fogo por alguns minutos mexen-do sempre até reduzir.

Sugestão: Pincele um pouco de molho de uva na coroa de costela enquanto ela estiver no forno para dourar.

Sirva com arroz branco e uma salada de rúcula.

Page 33: Revista Barra Vip - 05
Page 34: Revista Barra Vip - 05

por: Prof. Thiago BarrosProfessor de

Educação FísicaCREF: 004909-6/ES

34

| nº

05

exercícios físicos na TERCEIRA IDADE

Ao envelhecermos, percebemos que o corpo passa a suplicar por mais cuidados. O organismo fica mais frágil e o aparecimento de doenças como diabetes, doenças cardíacas e osteoporose mar-cam a transição de toda uma vida, e de um corpo que pede por mais repouso. Mas um repouso que não pode ser confundido com inércia total na terceira idade: a prática de exercícios é imprescin-dível para instaurar o fortalecimento necessário aos músculos e ao organismo dos idosos.

Avaliação préviaOs exercícios a serem praticados pelos idosos devem ser cui-

dadosamente avaliados e recomendados por geriatras, visando a obtenção de melhores resultados. Para alcançar seu objetivo, é necessário realizar essas atividades no mínimo cinco vezes por semana, de 45 a 60 minutos, com cargas entre leve e moderada, respeitando sempre as características de cada um, suas necessi-dades, objetivos e principalmente suas limitações. É fundamental fazer uma avaliação médica detalhada e escolher os exercícios corretos, para que cause sensações de prazer e não de dor ou desconforto. Além do prazer, outros aspectos como a eficácia, a segurança e a motivação devem ser levados em consideração pe-los profissionais que atuam na geriatria.

Benefícios ao idosoDentre os benefícios trazidos pelos exercícios físicos aos idosos,

estão a redução de lesões causadas por quedas, diminuição da pressão arterial, redução da gordura corporal, ganho de massa muscular, etc.

Prevenção a doençasA prática de exercícios na terceira idade também atua como

campo de prevenção a muitas enfermidades, como hipertensão arterial, doenças cardíacas e vasculares, depressão, obesidade, câncer de mama e próstata, diabetes, entre outras doenças.

Exercícios adequadosCaminhadas, passeios de bicicleta e hidroginástica integram

o rol de tarefas físicas que não devem ser ignoradas pelo idoso, e que devem ser adotadas com a frequência de duas vezes sema-nais. Nos outros dias, exercícios de fortalecimento muscular devem ser priorizados, com um programa de treinamento feito sob medi-da para cada pessoa.

O monitoramento da frequência cardíaca deve ser realizado, e o organismo do idoso deve continuar 50% dentro do tempo da atividade inserida na frequência cardíaca do treino, estipulado na avaliação primária da pessoa.

Exercícios de fortalecimento muscular (2ª, 4ª e 6ª):

1 - Agachamento com cadeiraMaterial utilizado: Cadeira.Músculos em ação: Quadriceps, Gluteos.Posicione-se em pé de costas para a cadeira, simulando o mo-

vimento de sentar e levantar, flexionando os joelhos e voltando a posição inicial. Realize 3 séries de 12 repetições, com intervalo de 40” a 60” entre as séries.

2 - Supino horizontalMaterial utilizado: Bastão, cabo de vassoura, caneleiras.Músculos em ação: Triceps, Peitoral. Deitado de barriga para cima, segure o bastão com as mãos

afastadas uma das outras e desça até a linha do peitoral e esten-da o cotovelo novamente. Realize 3 séries de 12 repetições, com intervalo de 40” a 60” entre as séries. Uma forma de aumentar a carga é colocar caneleiras de 1 ou 2 kg na extremidade da barra.

A importância das atividades físicas transcende a faixa etária, se fazendo necessária para fortalecer os músculos e o organismo dos idosos.

Page 35: Revista Barra Vip - 05

35

| nº 05

3 - Flexão de JoelhosMaterial utilizado: Caneleiras.Músculos em ação: Posterior da coxa (Biceps Femural).Em pé, apoiando as mãos na parede, flexione a perna direi-

ta de modo que o calcanhar aproxime-se do glúteo, realize 12 repetições e faça o mesmo o movimento com a perna esquerda. É importante manter o quadril estável e trabalhar somente com a articulação do joelho. Uma forma de aumentar a carga é utilizar caneleiras.

4- Rosca diretaMaterial utilizado: Halteres de 01, 02 ou 03kg.Músculos em ação: Biceps Braquial.Em pé, com os joelhos semiflexionados, segure os halteres com

os braços estendidos e realize o movimento flexionando os cotove-los e trazendo os halteres na direção dos ombros. Realize 03 séries de 12 repetições, com intervalo entre 40” e 60” entre as séries.

5- Panturrilha em péMaterial utilizado: Pode ser realizado com um step, em um de-

grau ou sem nenhum material.

Músculos em ação: Grastrocnêmios, Sóleo.Em pé, realize o movimento de flexão plantar, ou seja, fique na

ponta dos pés e retorne a posição inicial. Ao realizar o movimento com material aumenta-se a amplitude e o grau de dificuldade do exercício. Realize 03 séries de 12 repetições com intervalo entre 40” a 60” entre as séries.

6- Abdominal retoMúsculos em ação: Abdomem Supra e Imfra.Deitado de barriga para cima mantenha as duas pernas flexio-

nadas e as mãos entrelaçadas atrás da cabeça. Realize a flexão do tronco sem deixar o queixo encostar no peito. Realize 03 séries de 12 repetições, com intervalo entre 40” a 60” entre as séries.

Exercícios aeróbicos (3ª e 5ª):Faça 60 minutos de exercícios aeróbios, como: esteira, bicicle-

ta ou caminhada em pista. Deve-se monitorar a zona alvo do trei-no, com intensidade moderada. Caso haja dificuldade em realizar os 60 minutos em um único período, pode ser dividido em dois.

Page 36: Revista Barra Vip - 05

36

| nº

05

REDE SOCIAL é lugarde VENDER

Diariamente as empresas estão discutindo quais as me-lhores estratégias digitais para elevar as suas vendas, au-mentar a audiência dos seus sites ou seu número de se-guidores nas Redes Sociais: como ampliar seus acessos a vídeos no Youtube ou como as pessoas comentarem mais em seus blogs corporativos.

Dentre as estratégias digitais que as marcas buscam, mí-dia online e Redes Sociais estão entre as preferências das marcas para atrair essa audiência aos seus canais. Redes Sociais atraem audiência qualificada, enquanto a mídia on-line atinge a massa. Será mesmo que essa teoria é real? O difícil é cravar uma resposta para afirmar se isso é uma verdade absoluta ou não, depende muito do mercado em que a sua marca está atuando.

Um levantamento realizado pela comScore aponta que 90,8% dos internautas brasileiros estão nas redes sociais e que, em média, gastam 4,9 horas por mês nelas. Enquanto

isso, segundo dados da e-bit, no primeiro semestre do ano, 5,6 milhões de pessoas fizeram a primeira compra online, o que significa que o Brasil já soma 37,6 milhões de e-consumidores.

Junte esses números e teremos um lindo cenário que envolve o comércio eletrônico e as redes sociais, certo? Não!

As redes sociais são poderosas ferramentas para as empresas se aproximarem dos seus clientes e até atrair novos compradores no e-commerce. Contudo, é preci-so um cuidado muito grande e separar bem as coisas. As pessoas estão nas redes sociais geralmente para se relacionar e interagir com pessoas e marcas. Quando a loja virtual ultrapassa os limites de relacionamento e passa a oferecer produtos de forma invasiva, o tiro pode sair pela culatra. Além de não realizar uma venda, sua marca pode estar gerando uma indesejada rejeição.

O lojista virtual precisa equilibrar informações re-levantes, entretenimento e divulgação de produtos nas redes sociais. Assim, ele aproximará os clientes da sua marca, sem parecer estar apenas querendo vender, ven-der e vender.

Outro ponto fundamental é a interação. Os clientes es-peram respostas aos seus comentários, críticas e sugestões. Nunca deixe um cliente sem resposta. Se for apenas um comentário, agradeça, sugira conteúdo, interaja.

O mesmo estudo da comScore, revela que 41% dos e--consumidores pesquisam nas redes sociais antes de realizar qualquer compra. Além disso, duas a cada três pessoas dão feedback às marcas dentro das redes. Da população online presente nas redes sociais, 54% delas “seguem” empresas no Twitter e 74% “curtem” marcas no Facebook. Aí está a grande oportunidade e não simplesmente poluir a time-line dos seus seguidores com ofertas de produtos e serviços.

Portanto, gere engajamento, crie relacionamentos e aproxime sua marca dos clientes. O aumento das suas ven-das será uma consequência natural.

Page 37: Revista Barra Vip - 05
Page 38: Revista Barra Vip - 05

por: Adriana Romie e Jackson Passagem

Decoradores

38

| nº

05

LAR DOCE LARconheça a casa de Adriana e

Jackson Romie Passagem

Construir uma casa tem vantagens impres-cindíveis para algumas pessoas. A possibilidade de ter espaços amplos foram diferenciais deci-sivos para que nós resolvêssemos planejar nos mínimos detalhes.

Nessa casa que foi construída em Colatina, no Espírito Santo, usamos o estilo moderno. Depois de pensar nos traços a ser usado na ar-quitetura o resultado foi uma casa destacada das demais do bairro onde está implantada. Na fachada, elemento importante na arquitetura brasileira é usar varandas que são projetadas contra o sol, principalmente à tarde.

Page 39: Revista Barra Vip - 05

39

| nº 05

No total, foram construídos 480m² com três pavimentos aonde estão no térreo o escritório na entrada, a sala de estar, sala de jantar, quarto de hospedes, cozinha, espaço gourmet, área de ser-viço e piscina. Na parte superior é acessada por uma linda escada com silestone e corrimão de vidro temperado e lá foram construídas três suítes para nossos filhos e uma suíte máster com um amplo ba-nheiro com dois closets. No sub-solo, encontra-se a garagem , lavanderia e a dependência da em-pregada.

Page 40: Revista Barra Vip - 05

40

| nº

05

Usamos muito silestone que é uma pedra indus-trializada composta de quartzo e cristais coloridos que resulta em uma superfície de alta durabilidade com aparência sofisticada e de alta qualidade.

A distribuição dos ambientes proporciona a sensa-ção de aconchego. Isso também é combinado pela excelente iluminação interna vinda de uma grande ja-nela de vidro na sala de estar que inunda todo o es-paço com uma luz natural. Além disso na iluminação artificial, a proposta foi a sensação de bem estar em

qualquer que fosse o ambiente oferecendo soluções sustentáveis, usando lâmpadas de LED na maioria dos ambientes, reforçando o consumo consciente que as novas tecnologias estão oferecendo para concretizar-mos projetos luminotécnicos.

Planejar, construir ou reformar são tarefas comple-xas para qualquer família, envolvem desejos, neces-sidades práticas, exigências técnicas. As escolhas de cada um. Pais, filhos que não se baseam apenas em motivos racionais.

Page 41: Revista Barra Vip - 05
Page 42: Revista Barra Vip - 05

42

| nº

05

10 CARROS esperados para 2013

Como sempre, o Salão de São Paulo, realizado entre outubro e novembro passados, deu boas pistas -senão confirmações oficiais- da maioria dos veículos que chegariam às lojas este ano. A ex-

pectativa é de um 2013 repleto de novidades, como tem sido pelo menos desde 2010.

Listamos 10 carros esperados, mas há segredos bem guardados pelas montadoras e não será difícil haver surpresas ao longo do ano. Vale destacar modelos já comercializados no país que estão para ser nacionalizados apenas o começo de um movimento que deverá crescer com a inauguração

futura de fábricas já confirmadas de BMW, Chery, JAC Motors e Suzuki, entre outras.

Trax - A Chevrolet não confirma, mas o SUV exibido pela pri-meira vez em Paris, em setembro passado, está perto do Brasil. O que a GM não sabe é qual estratégia adotará para lançá-lo a um preço competitivo.

HB20 Sedan - Esta versão, mantida em segredo pela montadora, vai completar a gama

desenha exclusivamente para o mercado brasileiro. Se seguir a mecânica do hatch, terá opções de motor 1.0 e 1.6, e transmissão manu-al ou automática de quatro velocida-des (apenas para o 1.6).

i30 - O hatch trazido da Coreia do Sul e posicionado em uma faixa acima do HB20 che-ga no início do ano. Ele apareceu com visual

totalmente modificado no Salão de SP. Ainda não tem preço de-

finido, nem o quanto o modelo ficará mais caro.

DS4 - Já o DS4, ainda sem preço estipulado para o Brasil, é maior do que o irmão DS3, no en-tanto mais compacto do que o C4 hatch. As linhas

da carroceria seguem o capricho do interior e nas portas traseiras as maçanetas ficam escondidas no vidro, o que faz o DS4 parecer com duas portas.

Santa Fé - O SUV passa a ser equipado com motor 3.3 litros V6 24V em alumínio, de

270 cv e transmissão automá-tica de 6 velocidades.

Sua chegada é prometida para o 1º semestre.

Classe A - O novo Classe A deverá chegar ao Brasil em maio. Ele mistura linhas do CLS e do

Classe R, mas com inspiração na engenharia aeronáutica e no movimento do vento. O motor é o novo BlueEffi-ciency 2.0 turbo de quatro cilindros com injeção direta de combustí-vel, que desenvolve 210 cavalos de po-tência.

Page 43: Revista Barra Vip - 05

Cerato - A nova geração do sedã, mos-trada também no Salão de SP, também será a primeira com motor flex. Produto global, o

Cerato vai passar a ter motor 1.6 bicombustível no Brasil, de 125/128 cavalos (gasolina/álcool). Mais comprido, largo e baixo, o modelo sofreu uma transformação visual, com fa-róis de LEDs, vincos mais acentuados nas laterais e lanternas maiores, reforçando as diretrizes visuais da atual identidade estética da Kia. Ele é prometido para o fim do 1º trimestre.

Prius - A chegada do carro fabricado do Ja-pão tem sido bastante discutida pela montadora com o governo, em tempos de alta do Imposto

sobre Produtos Industrializados (IPI) para os carros importa-dos. Mas, durante o Salão de SP, em outubro passado, a Toyota confirmou o híbrido para este ano, por cerca de R$ 120 mil.

O Brasil receberá a terceira geração do modelo, lançada no Japão em 2009,

que passou por uma rees-tilização em 2011. O

modelo conta com motor 1.8 de 73 kW de 138 cv.

Golf - O lançamento da sétima geração do Golf em setembro passado, na Europa, levantou novamente a questão de que, no Brasil, quem

está nas lojas ainda é a quarta.

Há muitos comentários de que finalmente o hatch será atualizado por aqui, pulando direto para a geração atual

e que, em vez de ser fabricado no Paraná, como agora, o

carro será importado do México. A

Volkswagen desconversa.

Santana - A nova geração do Volkswagen Santana foi apresentada na Alemanha este ano e estreou no mercado chinês, onde ainda mantém

uma longa história. Ele começa a ser vendido na Europa e segundo fontes do setor ligadas à montadora, ele chega ao mercado brasileiro em 2013, para a aposentadoria do Polo. Se confirmado, ele ficará posicionado entre o Voyage e o Jet-ta no portfólio brasilei-ro da marca alemã para concorrer com Chevrolet Cobalt, Nissan Versa e Renault Logan.

Page 44: Revista Barra Vip - 05

44

| nº

05

fotos: Arquivos pessoaisdata: 10-13/01/2013

2º trilhãoCOSTA DOURADA

Page 45: Revista Barra Vip - 05

45

| nº 05

Page 46: Revista Barra Vip - 05

por: Smilei Duquesrealização do evendo:

Prefeitura de Águia Branca

46

| nº

05

DOMINGO na PRAÇAem ÁGUIA BRANCA // 24/02/2013

Page 47: Revista Barra Vip - 05

47

| nº 05

Page 48: Revista Barra Vip - 05

por: Smilei DuquesPromotor de eventos

www.agitonafesta.com.br

48

| nº

05

retrospectiva do SITE AGITO NA FESTA.COM.BR

Page 49: Revista Barra Vip - 05
Page 50: Revista Barra Vip - 05

por: Smilei Duquesrealização do evendo:

Prefeitura de Águia Branca

DIA INTERNACIONAL DA MULHERem Águia Branca - ES // 08/03/2013

50

| nº

05

Page 51: Revista Barra Vip - 05
Page 52: Revista Barra Vip - 05