Revista Blitz Universitária ed.35 l Jan l 2012

56
1 35a edição

description

A Revista Blitz Universitária é uma publicação mensal e gratuita para o público jovem, com tiragem de 2.000 exemplares. Possui uma leitura rápida e agradável com matérias curiosas, novidades, cultura, esporte, saúde, estética, moda e humor. É distribuída oficialmente no McDonald’s, também circula nas melhores faculdades, academias, lojas, hoteis, bares e restaurantes de Teresina-PI. A Revista Blitz Universitária é uma publicação mensal e gratuita para o público jovem, com tiragem de 2.000 exemplares. Possui uma leitura rápida e agradável com matérias curi...

Transcript of Revista Blitz Universitária ed.35 l Jan l 2012

1

35a edição

2

3

4

5

6

Dois mil e doze chegou, e com ele o desejo urgente de PAZ. Para termos dias alegres, gozarmos de boa saúde, sorrir com o coração é necessário que estejamos em paz conosco, para assim contaminarmos o próximo com a nobreza deste sentimento. Vamos fazer deste um ano diferente, buscando diariamente os meios mais simples para ser feliz. Vamos inovar, buscar novas fontes de informação, abrir nossa mente para as novas ideias. É tempo de mudança, e estas começam nos pequenos detalhes, nas nossas atitudes diárias e na maneira com a qual levamos nossas vidas.Para começar o ano com o pé direito, trazemos para você a jovem Marcela Soares, que encanta pela sua beleza natural e pela maneira inteligente como se comunica. Nossa revista vem recheada de informações e entretenimento.Mais um ano juntos, e o que não faltam são motivos para estarmos felizes por ter você com a gente por um ano inteirinho!

Divirta-se e Boa Leitura!

Blitz Universitária é uma publicacão da Blitz Editora LTDA.Endereço: Rua Vereador G. Oliveira, 2930. São Cristovão. Teresina - PIContato Comercial: [email protected] | 86 3233 8583Conselho Editorial: Paulo Solano e Caio PinheiroDiagramação: Anderson Alves | Comercial: Laís Reis e Giovana CamposConteúdo: Biani LunaImpressão: Halley S.A. Gráfica e Editora

@blitzteresina

/revistablitz

blitzuniversitaria.com.br

Fale conoscoSugestões, perguntas e críticas envie para: [email protected] ou Rua Vereador G. Oliveira, 2930. São Cristovão.

7

8

Grifes Vivas“Pão de queijo do seu Cornélio”, “Caldo de cana do Kina Kana”, “Zé Bandeira”, “Seu Abraão”, “Troca-Troca”. Só quem vive em Teresina, conhece. Foi pensando nisso que o advogado e músico Ostiga Júnior resolveu criar o #grifesvivasthe, que reuniu pessoas de todas as idades, classes sociais e religiões. Agora, o Grifes Vivas The chegou ao Facebook afim de resgatar e manter vivo esse espírito teresinense que só quem é daqui conhece. Acompanhem: www.facebook.com/grifesvivasthe

Organização Ponto de EquilíbrioOrganização Ponto de Equilíbrio – OPEQ, vem a uma década desenvolvendo ações culturais, fomentando a dança, a cultura popular e a produção cultural. A ONG, que tem por finalidade o desenvolvimento artístico, social, cultural, educacional e econômico do Piauí, vem implementando programas, projetos e ações que contribuem para formação e fomento da nossa arte. Em 2012 vem com novos projetos a serem realizados Maiores informações: ongpontodeequilibrio.blogspot.com

Favorito ForneriaO novo empreendimento do grupo Favorito utiliza o forno à lenha

como base para a maioria dos seus pratos. Com um cardápio inédito, tipicamente italiano e especialmente elaborado para levar novos

sabores à sua mesa. O cenário é exuberante, o ambiente produz uma atmosfera agradável, com áreas para ar condicionado e livre, além de sala infantil com jogos eletrônicos, cama elástica e brinquedos

educativos. E uma adega climatizada de tirar o fôlego! Aberto diariamente para o jantar e aos sábados e domingos para almoço.

9

10

Segundo Censo realizado pelo IBGE no ano de 2000, no Brasil, 24,5 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência, incluindo física e mental, o que representa 14,5% da população em 2000. Esse dado inclui também as pessoas que se declaram incapazes de ouvir, enxergar e andar. Dessa forma, é importante pensar em ações que dêem motivações para que esses grupos possam avançar de maneira mais autônoma e independente no meio em que vivemos.

Em todas as épocas e localidades, a população se pergunta: “Como chamar as pessoas que têm deficiência?”, ou “Qual é o termo correto - portador de deficiência, pessoa portadora de deficiência ou portador de necessidades especiais?”

A tendência é no sentido de parar de dizer ou escrever a palavra “portadora” (como substantivo e como adjetivo). A condição de ter uma deficiência faz parte da pessoa e esta pessoa não porta sua deficiência. Ela tem uma deficiência. Tanto o verbo “portar” como o substantivo ou o adjetivo “portadora” não se aplicam a uma condição inata ou adquirida que faz parte da pessoa. Por exemplo, não dizemos e nem escrevemos que certa pessoa é portadora de olhos verdes ou pele morena.

Os movimentos mundiais de pessoas com deficiência, incluindo os do Brasil, estão chegando ao consenso quanto a adotar a expressão “pessoas com deficiência” em todas as suas manifestações orais ou escritas.

O conceito de acessibilidade indica condição de utilização, com segurança, autonomia e conforto, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por

pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Assim, a abrangência da acessibilidade é facilitada pela aplicação do Desenho Universal, que visa atender o maior número possível de pessoas, independente do seu tipo físico, idade, destreza, força ou qualquer outra característica.

“O indivíduo é parte integrante do espaço em que vive e a peça principal de todo projeto de arquitetura.” Assim, projetar espaços acessíveis é muito mais do que inserir nos projetos recomendações, tecnologias e soluções normativas. É importante frisar que estas são balizadoras para parâmetros importantes, porém sozinhas, não resultam num projeto adequado e ideal.

Laisa Bastos Lima Verde NogueiraArquiteta e Urbanista e Light Designer Formada em Arquitetura e Urbanismo –UFPI e Especialista em Iluminação e Design de Interiores – IPOG. Arquiteta da PMT e Sócia da FORMA ARQUITETURA.

acessibilidade

ww

w.d

arci

osou

to.z

ip.n

et

11

12

Top twits@LobooMarina Indo na onda dos protestos,quero protestar contra o cozimento de pequi em casas, apartamentos, condomínios,perto de mim!

@lucaslealcolare Esse ano que se passou rapido,obrigado meu senhor maravilhoso por me proporcionar saude paz amor uma familia maravilhosa e amigos verdadeiros.

@bobsinatra Essas chuvas de 5min só servem pra aumentar mais o calor.

@wiiz Uma fila enorme para atendimento me espera.Nessas horas eu queria ta grávido.

@mari_goncalves Se depender de mim, me recuso a ser infeliz. As coisas vão dar certo. Vai ter amor, vai ter fé, vai ter paz – se não tiver, a gente inventa.

@GondimFernanda Adoro pessoas com muito amor próprio e auto-estima sempre por cima, daí a gente pega a energia e vai na onda.

@MyrianLago Quando a razão recomenda o silêncio, o coração grita.

@ChoraoFrases “Gente invejosa eu derrubo com um sorriso!”

13

@pedrojansen revolução touch = gastar mais tempo corrigindo o que se digita que digitando.

@edsoncostajr Pessoas sensatas, ponderadas, com visão CRÍTICA, estão brotando da terra, caindo do céu, nascendo das árvores. É uma clarividência inédita.

@microcontoscos Se o Steve Jobs tiver ido pro inferno essa hora ele tá acessando o MySpace no Internet Explorer via conexão discada.

@rafaelcampos não entendi nada do que você falou, mas balançarei a cabeça e darei um sorriso de concordância pra você calar a boca.

@quaresmacampos #EuFaçoaDiferença vamos fazer de 2012 um ano diferente, e muito melhor, para mais pessoas.

@GSNUCCI Corrupção se combate tb em casa, agindo de maneira límpida na vida e ensinando aos filhos que ser honesto é o maior valor a conquistar.

@Galvaohp “Mil namorarão ao teu lado. Dez mil casarão à tua direita. Mas tu não serás atingido”. Forever Alone. Cap. 1, Versiculo 7

@zeantoniotoledo Entrei num site especializado em salvar tweets. A resposta foi desanimadora: “Seus tweets não têm salvação”.

14

Dona

Maria Luiza Almeida

23 anos

Pet

Timão

Raça: Cooker Spaniel

No natal de 2010, meu namorado me presenteou com o Timão, sem dúvidas o presente mais lindo que já ganhei, já que sempre gostei de cachorros. Foi uma surpresa, porque já tinha tido uma cadela da mesma raça e sempre comentava com ele que tinha vontade de criar um macho também da raça Coocker Spaniel.

Nos primeiros dias ele só sabia comer e dormir, depois foi crescendo e ficando muito danado, acordava todos os dias cinco horas da manhã querendo brincar, comia todos os meus sapatos e já me acordava puxando meu lençol.

Ele é um cão ciumento, muito protetor, ativo, carinhoso e extremamente brincalhão, é também muito amigo e fiel.

A coisa que ele mais gosta de fazer é passear de carro, quando abro a porta ele é o primeiro a pular dentro do carro e adora ir na janela pegando um ventinho. É uma confusão, pois ele fica entrertido com tudo que vê passando na rua, e se for gato então...

Assim é o Timão, meu cachorro, meu moleque! Não existe cachorro mais fiel. Ele é a melhor companhia que eu já pude ter.

15

16

Biani Luna

Jovem, dinâmico e com um futuro brilhante pela frente, Aníbal Martins torna-se um nome a ser lembrado dentro da comunicação digital. Com apenas 21 anos, e concluindo o curso de Publicidade e Propaganda pelo CEUT, ele assume hoje o posto de Diretor de Marketing da Global Monster - uma empresa de mídias digitais que se preocupa em melhorar o desempenho de empresas no ambiente on line, e que busca também maneiras de sincronizar outros canais de comunicação do cliente, sejam eles alternativos ou tradicionais.

Durante sua trajetória no curso de comunicação, Aníbal passou por um processo que é recorrente entre os jovens que ingressam muito prematuramente no curso superior: a dúvida em qual segmento seguir. Mas não demorou muito para ele perceber que diante dos novos rumos da comunicação, sua dúvida cederia ao pensamento estratégico. “No decorrer do curso fui percebendo que a publicidade vai muito além da propaganda que vemos, era por trás das cortinas que se erguia o mais me interessava, o planejamento de marketing. Decidi me focar no marketing nas redes sociais por entender que esse é um segmento inédito e que tem muito campo para ser explorado”.

A Global Monster tem uma forma peculiar de tratar seus clientes e busca oferecer o serviço direcionado para determinados públicos alvo. Os interesses do target mudam, e assim, a forma de se comunicar também varia de cliente

para cliente. É necessário ter uma percepção aguçada para projetar a comunicação a quem se quer atingir, e é nesse momento que a jovialidade e a ansiedade da Geração Y entra em ação. Não é fácil acompanhar a variação comportamental das pessoas que estão diariamente conectadas à internet navegando a procura de novos interesses, por isso uma mente sagaz e jovem faz toda a diferença na hora de coordenar esses projetos. “É muito importante que os clientes locais entendam a importância das redes sociais quando aliadas ao campo empresarial. É possível fazer com que um leque imensurável de usuários tornem-se consumidores potenciais do seu produto”, sentencia Aníbal.

Mas engana-se que acha que as redes sociais é um universo fácil de ser desvendado, sua manutenção é criteriosa e tem que ser estudada diante de estatísticas e de expectativas de resultado. Devido a imensa gama de informações que circula nas redes sociais, a comunicação voltada para elas deve ser diferente dos outros ambientes da internet, buscando sempre uma comunicação mais enxuta, rápida e que prenda a atenção do leitor. “Muitos indagam: se minha empresa já possui um website, por que me preocupar com as redes sociais? Acontece que as redes sociais são um meio mais intrusivo, elas não pedem licença para invadir a sua timeline e forçar o usuário a ver o que você tem a dizer, diferente do website, que se isola timidamente em um canto esperando alguém acessá-lo.”

Aníbal Martins

Maíra Medeiros

17

“Acontece que as redes sociais são um meio mais intrusivo, elas não pedem licença para invadir a sua timeline e forçar o usuário a ver o que você tem a dizer, diferente do website, que se isola timidamente em um canto.”

18

Blogs para você curtir

Tetê Felinto fala sobre moda, tendências e novidades no seu blog.

http://the-te.blogspot.com/

Um blog sobre arquitetura e ambientação assinado por Iasmin Dias.

http://casadidesign.blog.com/

Bonita, na moda e atualizada sobre o mundo das mamães e dos bebês no Estilo da Vez.

http://estilodavez.blogspot.com/

No que resulta quando um arquiteto, uma advogada, um psicólogo e uma publici-tária se unem? Um blog cheio de idéias.

http://dosquatro.wordpress.com/

Tudo que rola na noite teresinense você encontra no Agenda The.

http://www.agendathe.com.br/

Entrevistas, dicas de beleza, saúde e entretenimento você encontra no blog da Chrisley Trindade.

http://christrindadee.blogspot.com/

Prosa, poesia e leituras agradáveis garantidas do Lúdico Lúcido, blog assinado por Juliana Fiúza.

http://ludicolucido.wordpress.com/

No Dadagaio, blog assinado por Sam Drade, você encontra as melhores dicas de filme.

http://dadagaio.wordpress.com/

Para os apaixonados a dica é o blog Reino de Copas, sempre atualizado com textos cheios de amor.

http://reinodecopas.blogspot.com/

Lousiane Almeida se transformou em um ícone do Instagram, e no seu blog você confere cliques incríveis.

http://www.loisealmeida.com.br/

19

20

Esta é uma realidade proporcionada pela Prefeitura de Teresina, por meio do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), viabilizando essa nova ferramenta de ponta para ampliar conhecimentos, fortalecer a aprendizagem e elevar, ainda mais, a qualidade do ensino municipal, que hoje é referência no Nordeste e de reconhecido destaque no cenário nacional. “Não é só o filho do rico que merece essas ferramentas e conforto em sala de aula; o filho de família pobre também tem direito às mesmas condições de estudo. Estamos perseguindo essa meta e fazendo dela a nossa bandeira de luta, porque o desenvolvimento está diretamente relacionado a uma educação avançada”, salienta o prefeito de Teresina, Elmano Férrer.

A Escola Municipal Galileu Veloso comemorou seus 24 anos de história em 2011 sendo a primeira do Piauí a receber o projeto UCA e uma das pioneiras no Brasil. Situada na zona Norte de Teresina, no bairro Alto Alegre, a instituição entra

agora na era da tecnologia e cada aluno tem a sua disposição esse mecanismo do conhecimento. “É um desafio empol-gante e que estamos determinados a superá-lo, levando para cada aluno do Ensino Fundamental das 304 escolas da rede municipal essas ferramentas da educação”, comemora Elmano Férrer.

O projeto foi instituído pelo Ministério da Educação (MEC) na intenção de oferecer aos alunos da rede pública maior inclusão das novas tecnologias com utilização das

ferramentas digitais, permitindo que cada estudante tenha seu próprio laptop para desenvolver atividades em sala de aula. O prefeito Elmano Férrer abraçou de imediato o projeto para consolidar ainda mais Teresina na primeira colocação entre as capitais do Nordeste na qualidade do ensino e alcançar novos degraus entre as capitais do Brasil, em que ocupa a terceira colocação nos anos finais do Ensino Fundamental e o quarto lugar geral nesse nível.

A Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTHE), está à frente do projeto e mantém parceria com uma equipe de professores da Universidade Federal do Piauí, que aplicou aulas de capacitação entre os professores, incluindo gestores e funcionários da Escola Municipal Galileu Veloso, com fim de manusear essa nova ferramenta tecnológica, que modifica positivamente o dinamismo das aulas, uma vez que atividades de planejamento pedagógico passam também a ser realizadas por meio do computador.

UCA em todas as escolas – O secretário da Semec, Paulo Machado, assegura que esse é um projeto perfeitamente realizável e que esse mecanismo será levado para todas as escolas do município. “Começamos pela Galileu Veloso pelo excelente resultado alcançado nas notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), mas todas as outras serão contempladas, porque esse é uma determinação do prefeito Elmano Férrer, com o qual comungamos o mesmo objetivo”, assegura.

Os equipamentos ficam todo o tempo da aula à disposição dos alunos, conectados em rede, com webcam (câmeras), entre outras funcionalidades e ferramentas para uso dos alunos. Os aplicadores do projeto afirmam que os professores são estimulados a pensar novas formas de ensinamento, gerando diversas possibilidades e oportunidades para a evolução da aprendizagem dos alunos.

E o que é ainda mais instigante é que este acesso de grupos de alunos viabiliza a produção coletiva de conhecimentos. Para a diretora da escola, Maria das Dores Carvalho, o projeto que, a princípio, parecia impossível, aponta novas perspectivas para a educação pública e beneficia de saída 350 alunos somente num estabelecimento escolar. “Essa é

21

mais uma ferramenta que vai ajudar a rotina do professor, impulsionando a educação. Vai ser um sucesso!”, garante.

Aulas em ambiente climatizado – Os teresinenses convivem com uma das mais altas temperaturas do país, o que causa muitas vezes desconforto. Elmano Férrer acredita que pode mudar essa realidade nas escolas municipais e começa a executar o projeto de climatização de todas as salas de aula. Em 26 escolas, os alunos já convivem com essa nova realidade, até mesmo na zona rural, onde a Prefeitura acaba de climatizar a da localidade Santa Teresa. “Os filhos dos trabalhadores do homem do campo devem ter as mesmas condições de estudo dos estudantes da zona urbana, por isso também já levamos para essa escola biblioteca, laboratório de informática, banheiros adaptados para crianças com necessidades especiais, quadra poliesportiva coberta e climatização beneficiando os 741 alunos”, revela o prefeito.

Comunidade dentro da escola – Para Elmano Férrer, a educação também se constrói com interatividade, envolvendo professores, diretores, servidores em geral, famílias e comunidades dentro das escolas. “O ensino com a participação dos pais nas escolas é uma realidade contemporânea que tem o nosso incentivo por acreditarmos como essencial, uma vez que vemos o estabelecimento escolar como a extensão da casa do aluno”, frisa o prefeito.

“Para estimular ainda mais essa participação, investimos em vários projetos direcionados para as comunidades, a exemplo do Escola Aberta, pelo qual realizamos vários cursos de formação profissional, além de oficinas de atividades artístico-culturais, de esporte e de lazer, que também ajudam na prevenção da desagregação social e familiar e estimulam o jovem à prática de hábitos saudáveis e à proteção contra as drogas”, assegura o prefeito.

Ideb destaca notas de Teresina – Teresina acaba de ultrapassar a meta estabelecida pelo MEC em notas estipuladas pelo Ideb no Ensino Fundamental. Para os anos iniciais (1º ao 5º ano), nos quais o Brasil pretende atingir a nota 6 até 2022, os municípios deviam alcançar 4,6 em 2011, mas a capital do Piauí registrou 5,2, patamar que deveria ser atingido até 2013. Já para os anos finais (6º ao 9º ano), a meta do Ideb para os municípios brasileiros em 2011 era 4,1, mas Teresina

alcançou 4,7. Algumas escolas já ultrapassaram as metas projetadas para 2015, como a Escola Municipal Laurindo de Castro, da zona rural de Teresina, que já obteve a maior média entre as escolas públicas piauienses: 7,7.

Com esses números, Teresina assegura a primeira colocação em qualidade de ensino entre as capitais do Nordeste, sobretudo, nos anos iniciais. Teresina também conquistou em 2011 uma significativa redução de 63% do analfabetismo entre os jovens da faixa etária de 10 a 14 anos. A cidade é campeã nacional em erradicação do analfabetismo entre crianças, ficando, neste ano, acima da média nacional, que chegou a apenas 3,9%. Outra redução importante é a da evasão escolar, que caiu para o percentual de apenas 0,4% nos últimos dois anos.

“Sabemos que devíamos festejar esses números, mas sentimos que podemos ir muito mais longe, e é por isso que dedicamos todo o nosso empenho neste setor, porque, se observarmos, as comunidades internacionais que hoje experimentam o desenvolvimento pleno alcançaram esse objetivo com investimento em qualidade de ensino, e isso estamos fazendo, para não ficarmos não somente entre as demais, mas em destaque entre todas”, conclui o prefeito Elmano Férrer.

SEMCOM

SEMCOM

22

Agenda 2012

Colar bordado

Raquetes e bola para FrescobolWilson

Havaianas Slim

Chapéu Panamá

Caranguejo

Pulseira Nano

23

24

25

A Agência Nacional de Saúde – ANS divulgou o Relatório de Qualificação da Saúde Suplementar, que traz a Humana como melhor plano de saúde do Piauí. Dentre os critérios avaliados pela ANS estão a atenção à saúde, estrutura, equilíbrio econômico-financeiro e satisfação dos beneficiários.

A Humana Saúde ficou entre as operadoras mais bem avaliadas e atingiu a segunda melhor faixa do índice de desempenho, com pontuação entre 0,60 e 0,79, em uma escala que vai de 0,0 a 1 ponto. Nenhum outro plano de saúde piauiense alcançou resultado parecido. No Brasil, apenas 32% dentre todas as operadoras avaliadas atingiram as melhores faixas de desempenho, atendendo aos critérios exigidos pela ANS.

A diretora médica da Humana Saúde, Dra. Norma Fiúza, ressalta a satisfação em ver a empresa integrando este grupo seleto. “Nosso desejo é de sempre permanecer entre os melhores, fazemos investimento em tecnologia, pessoal e na manutenção de uma rede credenciada eficaz, que atenda bem aos nossos clientes, para nos mantermos dentro

dos patamares e critérios de excelência exigidos pela ANS”, afirma Norma Fiúza.

O índice de desempenho dos planos de saúde é obtido a partir da média de avaliações em quatro dimensões: Atenção à Saúde, Estrutura e Operação, Econômico-Financeira e Satisfação dos Beneficiários. Na primeira, são mensurados o acesso aos serviços de saúde e o atendimento prestado aos consumidores. No quesito Estrutura e Operação a ANS avalia a forma como o plano está estruturado e como se organiza no cotidiano. Na dimensão Econômico-Financeira as operadoras precisam comprovar que têm equilíbrio suficiente para atender com qualidade e de forma contínua os seus consumidores. O último aspecto leva em consideração o grau de satisfação dos beneficiários com os serviços oferecidos.

Em uma demonstração de equilíbrio, a Humana Saúde atingiu exatamente o mesmo índice em todos os critérios. “Para nós, esse resultado é a demonstração da solidez e do equilíbrio da nossa empresa”, finaliza Norma Fiúza.

26

Fotos: Weslley Douglas

27

Fotos: Weslley Douglas

28

Fotos: Weslley Douglas

29

Fotos: Weslley Douglas

30

Fotos: Weslley Douglas

31

32

Biani Luna

Jailson Cavalcante

Discreta, ela encanta com sua alegria tímida e se enrubesce quando sua beleza natural rouba a cena. A surpresa maior vem no momento seguinte, em que se tem o prazer de conhecer o que se esconde atrás desses expressivos olhos castanhos.

33

Vestido e cinto LeelooMadame Petite

Joias ContemporâneasIsabel Arcoverde

A carreira que você escolheu ainda é um pouco atípica para as mulheres, embora esteja crescendo bastante. Como foi seu despertar para a área?

No colégio já me identificava com matérias que envolvia cálculos, como matemática e física. Cheguei a cursar arquitetura, não me identifiquei e passei a observar que meu interesse eram somente pelas disciplinas relacionadas a engenharia. Então tentei vestibular novamente, dessa vez para Engenharia Civil e hoje estou segura quanto a minha escolha.

34

O fato de seu pai atuar na área influenciou em algum momento a sua escolha?

Quando decidi pela engenharia, primeiramente não tive muito apoio do meu pai, que por ser da área e professor universitário sabe das dificuldades do curso, do quanto o trabalho é estressante e de algumas vezes não ser valorizado como merece. Mas a minha admiração pelo seu trabalho, e minha vontade se ser sua aluna teve um peso relevante na minha escolha.

Saia longa estampa onça Blusa piscina meia malhaDonna Tica

Joias ContemporâneasIsabel Arcoverde

35

Vestido listras florais | Shop 126Cinto ForumUzzu

Sandália Jorge Bischoff

Joias ContemporâneasIsabel Arcoverde

Este é o ano da sua formatura. O que você espera dessa nova etapa que está por vir?

A engenharia está em alta, e engana-se quem pensa que a área envolve somente o crescimento da construção civil. Está relacionada também a transportes, energia, novas tecnologias, com um abrangente campo de trabalho. Então sou muito entusiasmada com o que me espera. Porém sei que somente a graduação é pouco para quem tem grandes pretensões, por isso pretendo especializar-me em Estruturas, uma área da engenharia que me identifiquei bastante ao longo do curso.

36

Vestido Lança PerfumeMadame Petite

SandáliaJorge Bischoff

Joias ContemporâneasIsabel Arcoverde

37

Além da formatura este ano reserva outra grande novidade para você não é?

É verdade, esse ano vou fazer intercâmbio em Londres e estou muito ansiosa, viajar sozinha para um lugar de cultura e língua diferentes, conviver com outra família com costumes distintos dos seus é uma experiência única. Tenho certeza que vou aprender e amadurecer muito com essa experiência.

Vestido cetim DreamDonna Tica

SandáliaJorge Bischoff

Joias ContemporâneasIsabel Arcoverde

38

E o que você almeja com o intercâmbio?

Vou principalmente para estudar inglês, mas sei que vou voltar

com a bagagem cheia de novas experiências, mais independência,

mais conhecimento e, além disso vou conhecer vários lugares que

sempre desejei, ver de perto estilos arquitetônicos e construções que a

gente só conhece pelos livros.

Vestido Juliana JabourMadame Petite

SandáliaJorge Bischoff

Joias ContemporâneasIsabel Arcoverde

39

Pode-se dizer, então, que 2012 tem tudo para ser um ano especial para você...

Sem dúvidas. Sei que 2012 será um ano marcante em minha vida, o ano da minha formatura, do meu intercâmbio, de novas experiências. Espero que eu consiga fazer

minha especialização e crescer ainda mais profissionalmente, além disso,

quero estar ainda mais em contato com minha família e amigos.

Vestido Summer |Carmim Uzzu

SandáliaJorge Bischoff

Joias ContemporâneasIsabel Arcoverde

40

Camisa | ForumSaia Tecido sublimação céu | Shop 126

Uzzu

Joias ContemporâneasIsabel Arcoverde

41

Manter essa ligação com a família e amigos é uma prioridade constante?

Pode parecer clichê, mas família é o que temos de mais importante, e em tudo que faço a opinião da minha família é decisiva. Tenho orgulho dos meus pais, de tudo o que conquistaram, e de tudo que fazem por mim e por meus irmãos, sempre pensando no nosso melhor. E meus amigos são uma “família” paralela, pessoas que escolhi para estar ao meu lado.

Vestido longo Leblon | Farm Cinto couroDonna Tica

Joias ContemporâneasIsabel Arcoverde

42

Donna Tica: R. Frei Heliodoro, 275 - São Cristóvão. 86 3233.8465

Uzzu: Rua Álvaro Mendes, 1961 - Centro. 86 3221.4872

Madame Petite: Galeria Horto Center, loja 04 | Av. Homero Castelo Branco. 86 3233.3859

Trato Cabelos: R. Sen. Cândido Ferraz, 901 - Jóquei. 86 3232.9944

Isabel Arcoverde: R. Senador Arêa Leão, 2020 | Sala 05 - Jóquei. 86 3233.1497

Jorge Bischoff: Riverside, loja: H. 86. 3215.0019

Agradecimentos à Família Denardim Pinto

Fotos: Jailson Cavalcante - 86 9917.9305

43

44

45

46

Um dos clássicos do início do séc XX, que se dá no período da reunificação italiana. O romance se passa na Sicília, no momento em que uma nova ordem social começa a se formar na Itália abalando um sistema político e econômico até então imutável: tratando-se da ascensão da burguesia e decadência da nobreza. Tem como personagem central Don Fabrízio, que vai guiar sua família de nobres por esses tempos conturbados. O romance, riquíssimo na complexa moldagem dos personagens, analisa com extremo rigor os ambientes, o tempo histórico e os comportamentos humanos de forma crítica. Um livro perene e essencial para quem quiser compreender as mudanças da nossa época contemporênea. E com uma adaptação, das mais belas, para o cinema pelo mestre Visconti.

Há anos ganhei esse livro de presente de uma amiga como um incentivo para que eu mergulhasse mais fundo no mundo dos livros e saísse dos ‘romances óbvios’. Devo admitir que funcionou. Segundo afirmação de João Ubaldo Ribeiro na introdução, o mesmo não teria sido ‘inventado’ por ele, mas trata-se de uma história baseada em fatos verídicos, onde os relatos originais lhe foram entregues por um desconhecido, que os deixou na portaria do edifício onde o autor trabalhava. Publicado inicialmente na série ‘Plenos Pecados, em 1999, é narrado por uma mulher de 68 anos, onde ela conta todas as peripécias de uma vida insanamente sexual e libertina sem qualquer indicio de culpa. Trata-se de um livro extremamente provocante com pitadas de ironia extrasseca, que, em alguns momentos, pode chocar até mesmo o leitor mais impudico. A Casa dos Budas Ditosos é uma ode à luxúria, um encorajamento à liberdade sexual.

Patrício LimaJornalista e músico

LivroA casa dos Budas DitososAutorJoão Ubaldo RibeiroEditoraObjetiva

LivroO Leopardo AutorGiuseppi Tomasi di LampedusaEditoraAbril

Livro50 Anos a MilAutoresLobão e Claudio Tognolli EditoraNova Fronteira

Marcela Prado AlbuquerqueBióloga e acadêmica de Direito

Fábio AndradeContabilista e Professor de História

Sempre fui um fã assíduo de biografias. E quando esse gênero se mistura a música, melhor ainda. Além de contar a história de um dos grandes símbolos do rock nacional, o livro traz consigo uma imensa carga emocional, já que se trata de uma autobiografia, com uma mãozinha do jornalista Claudio Tognolli. Em “50 Anos a Mil”, Lobão faz uma viagem pelos momentos mais marcantes da sua vida, desde a infância, o surgimento de sua carreira musical, chegando até seu auge nos anos 80 e amadurecimento daí em diante. É possível perceber que o cara nunca bateu bem da cabeça. Ou quem sabe, os outros é que estavam atrás do seu tempo? Cheirar cocaína no caixão ao lado de Cazuza no velório do melhor amigo, trocar tiros com a polícia e o envolvimento com traficantes quando esteve na cadeia, são apenas algumas das histórias que encontramos na biografia de 752 páginas.

47

48

49

50

renataleaon

rfreitas28

christrindade

monycoutinho

wolney_robert

anibl

51

O Instagram é uma rede social de fotografia desenvolvida pelo brasileiro Mike Krieger planejado para uso no iPhone ou qualquer plataforma iOS. Após seu tamanho sucesso e de ser eleito, agora em Dezembro, o melhor aplicativo pela Apple, busca expandir-se para o Sistema Android e para o Windows Marketplace.Segundo estimativas, são cerca de 50 mil cadastros diários e, hoje, já alcançou mais de 15 milhões de usuários registrados. Além disso, o Instagram também é integrado à outras redes sociais como Facebook, Twitter e Tumblr que permite mais ainda sua difusão.De maneira geral, esse serviço de compartilhamento de fotos, representa momentos do cotidiano das pessoas de maneira artística. Tudo é bem prático, funcional e rápido. A beleza do olhar fotográfico de cada pessoa pode ser incrementada pelos diversos filtros e efeitos disponíveis que resultam em um toque mais retrô.

O Instagram também ganhou a simpatia de grandes marcas como Abc News, Audi, Gucci, Starbucks Coffee, Burberry e várias outras empresas mundiais que também vêem no aplicativo mais uma forma de expandir suas mensagens e produtos com este novo “mercado publicitário”.Eu sempre fui fascinada por fotografia e, com a evolução tecnológica, não fora diferente com as redes sociais.Entrei para o mundo do Instagram pelo amor pela fotografia onde todo dia se pode encontrar imagens belíssimas e dos mais variados cantos do mundo. De maneira não proposital, comecei a usá-lo e aí, foram se encaixando detalhes do meu dia a dia, troca de ideias sobre moda, filmes, make-up, dicas de compras internacionais, viagens e, claro um olhar fotográfico de tudo isso junto. No final, o Instagram já me rendeu bons negócios e principalmente, boas amizades.

Louisiane AlmeidaAnalista de Comércio Internacional e fotógrafa nas horas vagas

tecnologia

52

I FELINOS Gosto de todos os animais, porém me identifico mais com a personalidade dos felinos. Crio quatro gatinhos e sou apaixonada por eles.

MUNDO DA MODA Sou formada em Design de Moda e faço Pós Graduação em Negócios e Stylist de moda. Trabalho como booker e stylist na Model Agence e stylist na YAY! Hype Magazine.

PIN-UP Meu gosto em relação às roupas tende mais para o retrô, no estilo pin-up moderna. Minha predileção sem dúvida são os vestidos.

DJ DANI LACET Costumo agarrar todas as oportunidades que surgem na minha vida, e com o lance da música não foi diferente. A ideia foi lançada, eu me interessei e estou me dedicando bastante. Durante dois meses tive aulas diariamente com o Dj Doh, e logo a agenda começou a ser preenchida com eventos dentro e fora da cidade. Quero estudar e me aperfeiçoar cada vez mais nessa carreira que está apenas começando!

SET LIST Estou sempre pesquisando o que é tendência na pista com ajuda do meu professor, e sempre seguindo a linha house e tech house.

ARTE SUAVE Na infância e adolescência fui nadadora, e nos últimos tempos pude pôr em prática uma atividade que sempre me interessou: as artes marciais. Pratico e sou apaixonada por Jiu-Jitsu, e intercalo malhação com os treinos diariamente.

QUAL SUA PREFERÊNCIA NO MENU? Doh a milanesa, só. (risos)

Dani Lacet

53

O McDonald’s está com muitas novidades. E começa o ano com mais uma edição da campanha Pequenos Preços. Nessa fase, a campanha traz o sanduíche criado pela rede no Brasil e que se tornou um dos favoritos dos clientes brasileiros, o Cheddar McMelt, que será vendido a R$ 6,00.

A plataforma de acessibilidade da rede também traz o novo Mediterrâneo Classic, composto por hambúrguer de carne bovina, queijo emmenthal, tomate, alface, cebola fresca e molho a base de tomate com especiarias no pão tipo Mini Split, ao preço de R$ 4,50. Além disso, outros itens do cardápio estarão disponíveis ao valor promocional de R$ 3,50: Chicken McJunior, Cheeseburger, McFritas Pequena, refrigerante 300 ml e o novo Sundae com calda de Tangerina.

Outra novidade do McDonald’s, que é ideal para esse clima quente de Teresina, é o novo sorvete McFlurry Snickers. O lançamento do McFlurry Snickers faz parte da estratégia da empresa de associar-se a grandes marcas para incrementar os cardápios com novidades e assim surpreender os clientes. “Isto nos permite sempre inovar, mantendo o padrão de qualidade McDonald’s”, comenta Roberto Gnypek, Diretor de Planejamento de Marketing, da Arcos Dorados, empresa que

administra a marca McDonald’s no Brasil. Com a novidade integra-se ao sorvete de baunilha, feito com 75% de leite, pedaços do famoso chocolate Snickers, que leva amendoim, caramelo e nougat.

E para refrescar ainda mais, a rede traz a nova Calda de Tangerina para o Sundae, Top Sundae e McColosso. De origem asiática, a tangerina, também conhecida como bergamota ou mexerica, tem sabor cítrico e é ideal para os dias mais quentes. O Sundae com a nova calda está disponível em todos os restaurantes McDonald’s pelo preço convidativo de R$3,50, já que o produto está na nova fase da plataforma Pequenos Preços, uma das campanhas mais bem sucedidas da rede que tem como meta reforçar o comprometimento da empresa em oferecer opções, para todas as situações e gostos, a preços acessíveis.

E para a garotada, as férias ficarão muito mais divertidas com personagens inesquecíveis no McLanche Feliz. Em janeiro, a charmosa Hello Kitty e os invencíveis Battle Force 5 chegam para encantar adultos e crianças que visitarem os restaurantes.

54

É dando que se... engravida.

Em casa de ferreiro... só tem ferro.

Quem ri por último... é retardado.

Quem tem boca... fala. Quem tem dinheiro vai à Roma.

Quando um não quer... o outro insiste.

Alegria de pobre é... impossível.

Gato escaldado... morre.

Devagar...nunca se chega.

Antes tarde do que... mais tarde.

Depois da tempestade vem a... gripe.

Os últimos serão... os desclassificados.

A esperança... e a sogra são as últimas que morrem.

Quem com ferro fere... não sabe como dói.

Quem espera... fica de saco cheio.

55

56