Revista Cooperação - Ano 1, ED 02. - eCoopertec

15

description

Revista Cooperação - Ano 1, ED 02. Revista da eCoopertec - Cooperativa de Empreendedores do Braisl

Transcript of Revista Cooperação - Ano 1, ED 02. - eCoopertec

Page 1: Revista Cooperação - Ano 1, ED 02. - eCoopertec
Page 2: Revista Cooperação - Ano 1, ED 02. - eCoopertec

Editorial

Boa Leitura!

Parar de fumar, fazer ginástica, emagrecer.Trabalhar menos, não trabalhar, arranjar um trabalho.Estudar inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, japonês.Comer melhor.Aprender a dizer sim, aprender a dizer NÃO.Guardar dinheiro, ir ao dentista, terminar o tratamento.Cortar doces, massas e frituras.Viajar mais.Amar, se apaixonar, se desapaixonar.Morar sozinho, morar com alguém, deixar de morar com alguém.Trocar de carro, comprar um apartamento, uma bicicleta.Andar mais a pé.Sair para dançar, sair com os amigos, ficar mais em casa.Fazer um check-up, arrumar o armário, ir ao cinema.Casar, casar de novo, casar mais uma vez.Ter um filho.Mudar de emprego, mudar de escola,mudar de vida.

Não importa o que você queira mudar, mude;mudar é bom, mudar faz parte da vida.

Kathlen Heloise Pfiffer

Existem horas na vida que não podemos ficar parados, temos que agir, não importa se para certo ou errado. A grandeza da existên-cia é o movimento e não a inércia. Este editorial quer abrilhantar a força da história de vida de nossos cooperados. Pessoas que não de-sistem, que lutam e que acreditam. E que fazem a diferença mesmo diante de contramãos e engarrafamentos no caminho.

Page 3: Revista Cooperação - Ano 1, ED 02. - eCoopertec
Page 4: Revista Cooperação - Ano 1, ED 02. - eCoopertec

Matéria

do e-commerce ao m-commerceDo Blog doMaicon Hofman

www. e-commercetotal .com.br

Recentemente, li um artigo muito interessante escrito pelo Adriano Filadoro no site iMasters. O que me chamou atenção foi a abordagem de um tema sobre o qual eu venho pesquisando há algum tempo: o m-commerce. Para quem ainda não está familiarizado com o termo, o m-commerce (mobile commerce) trata-se de uma derivação do e-commerce. Porém, nesse formato de negócios as transações são realizadas por tecnologias móveis.

Apesar de o celular ter se tornado um aparelho popular e comum, as compras via celular ainda não se popularizaram tanto

quanto poderiam. Seja por questões de segurança, falta de costume dos usuários, ausência de grandes empresas que forneçam bons serviços, ou qualquer outro motivo, a verdade é que a população brasileira

04

Page 5: Revista Cooperação - Ano 1, ED 02. - eCoopertec

ainda não se inseriu nesse mercado. Porém, com o desenvolvimento de novas estratégias envolvendo compras através de dispositivos móveis, ampliação da rede 3G, desenvolvimento das tecnologias de navegação via celular e mudança nos hábitos da população brasileira em relação à evolução das tecnologias móveis, o mercado de m-commerce tende a crescer e, quem sabe, acompanhar o desenvolvimento do mercado de e-commerce.

COOPERAÇÃO

... o mercado de m-commerce tende a crescer e, quem sabe, acompanhar o desenvolvimento do mercado de e-commerce.

Maicon Hofman é Diamante Sênior da filal Rio na eCoopertec e sempre se interessou muito pelo mundo do e-commerce. Por isso resolveu escrever sobre tudo que acha importante nesse modelo de negócios e divulga, em seu blog, matérias e artigos interessantes que encontra pela internet.

05

Além do artigo, separei alguns bons textos que podem esclarecer dúvidas e estimular aqueles que pensam em realizar ações pioneiras num mercado muito recente e pouco desenvolvido. Quem sabe assim você pode acabar se tornando uma das referências para esse mercado no futuro.

Para ter acesso aos textos acesse o Blog e-Commerce Total.www.e-coomercetotal.com.br

Page 6: Revista Cooperação - Ano 1, ED 02. - eCoopertec

Espaço doeCooperado

Mizé“Meu nome é Maria José de Freitas, mas todos me conhecem como Mizé. Moro em Conta-gem, Minas Gerais. Sou dentista e tinha uma clínica odontológica até o ano 2000, quando pre-cisei fazer uma revascu-

larização cardí-aca.

Aluguei a mi-nha clínica para um casal de dentistas. Em 2004, eles mudaram para outra cidade e voltei, en-

tão, a trabalhar, criando a Clínica Odontológica Bello Sorriso. Entre uma sociedade que não deu certo e as dificuldades inerentes à gestão de uma empresa, consegui mantê-la funcionado.

Em dezembro de 2007, meu marido, José Lú-cio, que sempre foi meu parceiro em tudo, adoe-ceu. Foi um choque para a família toda e nossos filhos sugeriram que eu vendesse a Bello Sorriso para acompanhar o tra-tamento dele. Relutei muito, por haver termi-nado de investir numa reforma grande na Clí-nica. Mas, recordando que, quando adoeci, ele foi um companheiro e tanto para mim, vendi a Bello Sorriso, em maio de 2008.

Com a venda, veio a tristeza de um sonho interrompido, embora compreendesse que isso era o que realmente de-veria ter sido feito. Meu marido era mais impor-tante para mim naquele

“O Meu caminhar até a eCoopertec!”

Conheça a história de Maria José - a Mizé.Cooperada de unidade BH, conta as dificuldades que já enfrentou na vida e tam-bém os sonhos que con-seguiu realizar nos últimos anos.

Viagem em Família.Mizé (esq.) com marido - Jota, e a nora - Priscila

06

Page 7: Revista Cooperação - Ano 1, ED 02. - eCoopertec

momento. Ainda triste com o fim do meu sonho profissio-nal, recebemos a visita de um jovem amigo, Marcus Vinícius. Ele sou-be da venda da Bello Sorriso e da doença do José Lúcio, e veio nos trazer a sua soli-dariedade. No meio da conversa, ele falou da eCoopertec. Eu me in-teressei, já que nesse projeto eu não teria um produto para bater de porta em porta venden-do. Não sou vendedo-

ra. Fui conhecer e me apaixonei pelo projeto. Meu marido não foi à apresentação. Acredito que o apoio que recebe-mos dos consultores nos dias seguintes e o nosso empenho em ir em bus-ca de mais informações sobre cooperativismo e tecnologia, foi funda-mental para tomarmos uma decisão segura.

Bem, de uma pessoa, pessimista, agravado com a doença, ele se tornou uma pessoa cheia

COOPERAÇÃO

Promoção de Mizé a Líder de Grupo.

“Não sou vendedora. Fui conhecer e me apaixonei pelo projeto.”

07

Page 8: Revista Cooperação - Ano 1, ED 02. - eCoopertec

de vida e de esperança na cura. Com isto, o tra-tamento de José Lúcio está sendo muito bem sucedido. O que mais gostamos na eCoopertec é a energia com que o grupo traba-lha, focado no cresci-mento pessoal e numa motivação constante para realizarmos os nos-sos sonhos engavetados. E hoje, depois de mui-tas voltas ao redor do sol, descobri um sonho engavetado desde 2004: levar a odontologia onde o cliente estiver, para aqueles que não podem ou não querem ir a um consultório odontológi-co. E através da eCoo-pertec, acaba de nascer a SOS Mizé Dentista. Estou muito feliz e agra-

decida aos amigos coo-perados que vibram com cada sucesso que temos.

A você, novo cooperado, quero dizer que está no lugar certo para realizar os seus sonhos, sejam eles de que tamanho for. É só acreditar em você mesmo e buscar a sua realização. Você tem aqui, na eCoopertec, uma gigantesca estrutu-ra que lhe permite cres-cer, em todos os aspec-tos de sua vida.”

Um brinde à vida...

COOPERAÇÃO

Em nossa seção Espaço do eCooperado a sua participação é fundamental.Mande-nos a sua história através do e-mail [email protected] poderá ser publicada na próxima edição da CooperAção.

“O que mais gostamos na Ecoopertec é a energia com que o grupo trabalha, fo-cado no cresci-mento pes-soal e numa motivação constante para realizarmos os nossos sonhos engavetados.”

08

Page 9: Revista Cooperação - Ano 1, ED 02. - eCoopertec

Escreva a Sua História

Escreva a sua história na areia da praia,Para que as ondas a levem através dos sete mares;Ate tornar-se lenda na boca de estrelas cadentes.

Conte a sua história ao vento,Cante aos mares para os muitos marujos;Cujos olhos são faróis sujos e sem brilho.

Escreva no asfalto com sangue,Grite bem alto a sua história antes que ela seja varrida naManha seguinte pelos garis.

Abra o peito em direção dos canhões,Suba nos tanques de Pequim,Derrube os muros de Berlim,Destrua as cátedras de Paris.

Defenda a sua palavra,A vida não vale nada se você não tem uma boa história pra contar.

Autor: Pedro Bial

www.sempremotivado .com.br

Acompanhe abaixo um poema de Pedro Bial que fala da importância da vivência, de você ter uma história para contar - e que essa seja uma boa história.

O Sempre Motivado é um blog que sempre trás mensagens positivas e estimulantes.

É a nossa ajudinha para você viver mehor.

Acesse o Blog Sempre Motivado e tenha acesso a um conteúdo pensado especialmente para você.

Vídeos, poemas e reportagens que o ajudarão em todas as áreas de sua vida.

09

Page 10: Revista Cooperação - Ano 1, ED 02. - eCoopertec

A eCoopertec vem ga-nhando espaço e cre-dibilidade no mercado brasileiro de tecnologia e cooperativismo. Graças aos investimentos no cres-cimento pessoal de cada um de nossos cooperados, a eCoopertec prova, mais uma vez, que está inovan-do e trilhando o caminho certo para o sucesso.

Nossa última parceria foi realizada através do Di-retor Sênior Tony Rocha que fechou com uma das maiores marcas automo-tivas do mundo: a Fiat. A parceria nacional foi apresentada pelo coo-perado Diamante Sênior

Vladimir Martins. A grande novidade são os benefí-cios concedidos pela Fiat, representada pela conces-sionária Scuderia. A eCoopertec conseguiu negociar excelentes des-contos para seus coopera-dos - que sejam pessoas jurídicas - na aquisição de carros da montadora. Os descontos podem repre-sentar até R$ 10.000,00 (dez mil reais) de eco-nomia na compra de um 0km, dependendo do mo-delo.

Para mais informações sobre mais este benefício, procure o diretor de sua filial.

Tabela de Descontos

- Uno Mille Economy/Palio Fire Economy = 4,00%

- Palio ELX 1.0 = 5,00%

- Palio 1.4 ELX = 6,00%

- Palio Weekend ELX 1.4/Trekking 1.4 = 6,00%

- Siena Fire = 4,00%

- Linea (todos) = 7,00%

- Stilo 1.8 8V/Dualog-ic/Sporting/Sporting Dualogic = 9,00%

- Doblo ELX/HLX/ADV. LOCKER = 6,50%

eCoopertec + FIAT Mais uma parceria de sucesso.

Capa

10

Page 11: Revista Cooperação - Ano 1, ED 02. - eCoopertec

Reportagem

Associação Brasileira de Marketing Multinível é fundada no Rio de Janeiro

A Central MMN foi idealizada por Tia-go Azevedo, com o objetivo de con-figurar um ponto central entre profis-sionais de MMN. O Portal esteve no ar com outro nome e domínio por alguns meses até que em outubro de 2007 passou a se chamar Cen-tralMMN (www.centralmmn.com).

Dia 01 de julho, acon-teceu a Assembléia de Fundação da Associação Brasileira de Marketing Multinível – ABRAMMN. O evento foi realizado no Rio de Janeiro e contou com a presença de exe-cutivos e empreendedo-res de diversas empresas de Marketing Multinível.

A Associação Brasileira de Marketing Multinível nasceu após um ano de debates. Uma comissão de fundação, composta por profissionais de di-versas empresas, atuou no processo de amadu-recimento e criação da Associação, desde junho de 2008. Em novembro do mesmo ano, durante o Encontro Nacional de Profissionais de Marke-ting Multinível, a criação da Associação foi apoia-

da por todos os profissio-nais presentes.

A ABRAMMN é uma socie-dade civil sem fins lu-crativos, especializada e promotora do segmento. Seu objetivo é divulgar o que é o Marketing Mul-tinível e suas vantagens para empresas, empre-endedores e consumido-res. É também sua meta obter a normatização da atividade junto aos ór-gãos reguladores nacio-nais e proporcionar ma-terial educacional para desenvolvimento pessoal e profissional dos em-preendedores.

“Vamos trabalhar ativa-mente pela difusão do Marketing Multinível, como ferramenta de ge-ração de trabalho, renda e desenvolvimento pro-

11

Page 12: Revista Cooperação - Ano 1, ED 02. - eCoopertec

fissional na construção de um país melhor” afir-ma Tiago Azevedo, um dos fundadores da enti-dade. Ainda segundo Azeve-do, lideranças políticas estão sendo procuradas para levantar a bandeira do Multinível no legisla-tivo. Em breve, haverá uma proposta organi-zada para constituição de projeto de lei, com objetivo de criar nor-mas para utilização do modelo, além de con-ceituação e inibição de esquemas financeiros, como pirâmides e cor-rentes financeiras. Além da legislação, a Asso-ciação pretende atuar

através de ações educa-tivas para empreende-dores, consumidores e executivos. “Muitos pro-blemas do mercado de Multinível no Brasil são provenientes da falta de educação e informação dos empreendedores.”, conclui Tiago Azevedo.

As informações para associação de empre-endedores, empresas e prestadores de serviço estarão disponíveis, em breve, no site da Asso-ciação: www.abrammn.com.br.

Fonte: centralmmn

COOPERAÇÃO

“Muitos proble-mas do merca-do de Multinív-el no Brasil são provenientes da falta de educação e informação dos empreend-edores.”

Podcast eCoopertec

Você sabe o que um Podcast?Basicamente, é um arquivo de áudio em mp3, que é transferido para o computador do inter-nauta. Isso possibilita que você baixe arquivos e escute a hora que quiser.

A eCoopertec utiliza esta fantástica ferramenta e disponibiliza no site www.ecoopertec.com.br/podcast vários áudios com dicas, novidades e notícias interessantes.

Acesse e confira.12

Page 13: Revista Cooperação - Ano 1, ED 02. - eCoopertec

Uma nova ferramenta, nem tão nova assim, tem despontado no quesito aperfeiçoamento do fun-cionário: o Ensino a Dis-tância- EAD. Surgida da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas, que nem sempre podem estar reunidas fisicamente, a EAD ganhou força com o crescente conceito de de-mocratizar a informação. A metodologia de aulas não presenciais foi sendo acompanhada de perto pelo advento de novas tecnologias. Da primeira geração, ainda incipiente, onde as informações eram passadas por correspon-dência, depois pelos po-pulares telecursos e agora com os ambientes intera-tivos (ambiente web).

Antenada com as neces-sidades dos empreen-dedores, a eCoopertec lançou recentemente seu programa de EAD. Treinar o eCooperado é necessá-

rio, seja para mantê-lo atu-alizado como também para despertar motivação. A eCoopertec EAD tem este papel. Através do ende-reço www.ecoopertec.com.br/ead, você pode ter acesso a vários tuto-riais que vão ajudá-lo em tarefas que beneficiam seu negócio.

Como sempre nossa Coo-perativa está preocupada em oferecer serviços que beneficiam o cooperado, manter um relacionamen-to estreito com você e torcer pelo seu sucesso profissional. A ferramenta é gratuita e muito sim-ples de ser utilizada. Você mesmo dita seu ritmo de aprendizado, podendo rever os tutorias quantas vezes quiser.

Acesse e confira: www.ecoopertec.com.br/ead

Ensino a Distância uma novidade da eCoopertec.

13

Page 14: Revista Cooperação - Ano 1, ED 02. - eCoopertec

Entretenimento

A dica desta edição é o Li-vro Pai Rico, Pai Pobre.

A publicação é uma das mais fascinantes no que diz respeito à educação financeira. O livro trata da história de Robert Kiyosaki e sua experiência com dois pais, um rico e outro pobre. O pai pobre era muito ins-truído e inteligente, o rico nunca concluiu o segundo grau. Ambos foram bem-sucedidos nas carreiras que seguiram, auferindo rendas consideráveis. Porém, um sempre enfrentou dificul-dades e o outro se tornou o homem mais rico do Havaí.

Enquanto o pai po-bre dizia não ligar para dinheiro, pois não era importan-te, o pai rico dizia que dinheiro é po-

der. Ele observou que seu pai

pobre não era po-bre por causa do dinhei-ro que

ganhava - que era bastan-te - mas por causa de seus pensamentos e ações.

O livro defende a idéia de que as escolas ensinem as crianças sobre o dinheiro, e mostrem a diferença en-tre um ativo e um passivo. Ativos são negócios que não exigem a presença do dono: ações, títulos, fundos mútu-os, imóveis que geram ren-da, royalties de propriedade intelectual, etc. O autor também comenta sobre cinco razões que le-vam as pessoas a não desen-volver uma coluna de ativos significativa, que poderia render grandes montantes de fluxo de caixa. São elas: medo, ceticismo, preguiça, maus hábitos, arrogância.

Enfim, os autores não ensi-nam como enriquecer rapi-damente. Apenas mostram como se tornar responsável por sua vida financeira e aumentar a riqueza pelo conhecimento do dinheiro.

Boa leitura.

PAI Rico, PAI PobreO que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro.

Robert Kiyosaki (foto) e Sharon Lechter já vend-eram mais de 600 mil cópias do Livro Pai Rico, Pai Po-bre, só no Brasil.

14

Page 15: Revista Cooperação - Ano 1, ED 02. - eCoopertec

Você já conhece o Tema Oficial da eCoopertec? Nesta edição você poderá conhecer a letra dessa música exclusiva que fala sobre o espírito de cooperativismo dentro de nosso grupo.

Música

Tudo que procuro é um lugar ao sol As coisas são mais fáceis quando se tem amigos ao redor O melhor caminho é aquele quando não se está só

Se quer ganhar, lute Quer fazer, vença Ajudar, faça a diferença Realizar, sonhe Inovar, explore E quando alcançar, comemore!

Nunca esqueça que você nasceu pra vencer Mude os pensamentos, Tenha atitude positiva, Seguir em frente é uma opção de vida

Quer ganhar, lute Quer fazer, vença

Ajudar, faça a diferença Realizar, sonhe Inovar, explore E quando alcançar…

O destino da felicidade É aquele onde mora a verdade Cada degrau da vida suba com vontade São seus sonhos que transformam em realidade

Quer ganhar, lute Quer fazer, vença Ajudar, faça a diferença Realizar, sonhe Inovar, explore E quando alcançar, comemore!

Letra de Wemmerson Seixas

Você pode escu-tar o tema oficial através do Pod-Cast da eCoop-ertec.www.ecoopertec.com.br/podcast

15