REVISTA DA AMBEP · 2017-01-31 · PETROS – Níveis (acima citada). 4. Em 22.10.2014, o Conselho...

20
REVISTA DA Ano 3 • Nº 16 Novembro/Dezembro • 2014 AMBEP Associação de Mantenedores-Beneficiários da Petros AMBEP promove encontros especiais

Transcript of REVISTA DA AMBEP · 2017-01-31 · PETROS – Níveis (acima citada). 4. Em 22.10.2014, o Conselho...

Page 1: REVISTA DA AMBEP · 2017-01-31 · PETROS – Níveis (acima citada). 4. Em 22.10.2014, o Conselho Deliberativo da Petros esteve reunido para tratar da proposta de pagamen-to dos

REVISTA DA

Ano 3

• N

º 16

Novem

bro/D

ezem

bro •

201

4

AMBEPAssociação de Mantenedores-Beneficiários da Petros

AMBEP promove encontros especiais

Page 2: REVISTA DA AMBEP · 2017-01-31 · PETROS – Níveis (acima citada). 4. Em 22.10.2014, o Conselho Deliberativo da Petros esteve reunido para tratar da proposta de pagamen-to dos

2

REV

ISTA

DA A

MB

EP

ww

w.c

asad

oclie

nte.

com

.br

Vocêgosta da Revista

da Ambep?

Ela é feita

sob medida para

você e também

pode ser feita

por você!

Como? Envie

sugestões, fotos e

boas histórias* para

[email protected]

e nos ajude a

construir uma revista

cada vez melhor.

Participe!

*A publicação dos materiais recebidosserá feita de acordo com os padrões editoriais estabelecidos para a revista.

Page 3: REVISTA DA AMBEP · 2017-01-31 · PETROS – Níveis (acima citada). 4. Em 22.10.2014, o Conselho Deliberativo da Petros esteve reunido para tratar da proposta de pagamen-to dos

3

REV

ISTA

DA A

MB

EP

EDITORIAL

Em clima de confraternização

Mapa d

a AMBE

P

Repr

esen

tação

de P

orto

Aleg

re

comem

ora se

u 20°

anive

rsário

Quali

dade

de V

ida

Saiba

tudo

sobr

e o

ebola

, seu

s sint

omas

e

formas

de pr

even

ção

Matéria

de C

apa

Repr

esen

taçõe

s da A

MBEP

incen

tivam

espír

ito so

lidári

o por

meio de

açõe

s soc

iais

410

15

8

EXPEDIENTERevista da AMBEP Órgão de Informação da AMBEP-Associação de Mantenedores-Beneficiários da Petros * Diretoria da AMBEP: Julio Guedes da Conceição - Presidente ([email protected]), Omar Cardoso Valle - Vice-Presidente ([email protected]), Eterval Fidelis de Almeida - Diretor Financeiro ([email protected]), Carlos da Conceição de Almeida - Diretor Social e de Benefícios ([email protected] /[email protected]), Rodrigo Octavio Magalhães de Britto - Diretor de Patrimônio ([email protected]), Pedro da Cunha Carvalho -Diretor Administrativo ([email protected]) * Periodicidade: Bimestral * Produção editorial: Casa do Cliente Comunicação * Edição: Jaíra Reis * Coordenação: Sânia Motta * Foto de capa: Banco de Imagem * Textos: Camilla Rua, Daniel Braga, Edgard Cravo, Leticia Mota, Rodrigo Mendonça e Sânia Motta * Diretor responsável: Omar Cardoso Valle * Apoio editorial: Airton Oliveira * Revisão: Cristina Motta * Direção de arte: Gina Mesquita * Impressão: Ediouro * Tiragem: 34 mil *As matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores.

Bloco d

e Nota

s

Sistem

a Ipa

m favo

rece

ambe

piano

s e be

nefic

iários

O ano de 2014 está acabando e todos já se prepa-ram para as festas de confraternização. É tempo de refletir sobre tudo o que passou e planejar as metas para o próximo ano. É também nessa época que sen-timentos de paz, amor e solidariedade se fortalecem ainda mais.

É o momento em que a família ambepiana se reúne em um dos eventos mais tradicionais de nossa his-tória, que congregam associados e seus beneficiários em todas as Representações, Postos e Escritórios. É a oportunidade de rever colegas dos tempos em que

trabalhavam juntos e resgatar da memória ocasiões inesquecíveis.

A expectativa de um novo ano é sempre acompanhada de vários sentimentos: esperança, alegrias, saudades, esfor-ços, planos concretizados ou a concretizar. Enfim, tantas e tantas motivações que nos animam a levantar a cabeça, “sacudir a poeira e dar a volta por cima” e continuar a luta.

Boa leitura e boas festas!

A Diretoria

Page 4: REVISTA DA AMBEP · 2017-01-31 · PETROS – Níveis (acima citada). 4. Em 22.10.2014, o Conselho Deliberativo da Petros esteve reunido para tratar da proposta de pagamen-to dos

4

REV

ISTA

DA A

MB

EP

Porto Alegre celebra20 anos em grande estiloComemorar 20 anos de vida é um orgulho para qual-quer organização, e na AMBEP Porto Alegre não podia ser diferente. A celebração aconteceu no dia 24 de outubro e contou com a presença de aproximadamente 140 convidados entre sócios titulares, beneficiários e convidados especiais, como o presidente da AMBEP, Julio Guedes da Conceição; o diretor Social e de Bene-fício, Carlos da Conceição de Almeida; o colaborador da Representação de São Paulo, Vanildo Avelino da Silva; a encarregada do Posto de Itajaí, Ângela Maria Santiago Cavalheiro, e o primeiro delegado-procurador da AMBEP Porto Alegre, Alberto Viana Crespo.

A Boda de Porcelana aconteceu na Casa Nossa Eventos, no Bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. No am-biente descontraído e divertido do jantar, os convidados lembraram a trajetória de sucesso e lutas em favor dos petroleiros ao longo das últimas duas décadas.

Em uma cerimônia emocionante, o representante-pro-curador Generoso Pereira destacou a história da Repre-sentação de Porto Alegre e lembrou a importância de fundadores da Representação na capital portoalegrense, como Vanildo Avelino da Silva, José Francisco de Olivei-ra e Alberto Viana Crespo, sócio número 1 da unidade. “É por este motivo que nós, colaboradores da AMBEP de Porto Alegre, sentimo-nos orgulhosos quando hoje a nossa Representação desponta em 5º lugar entre as 34 Representações no ranking nacional”, afirmou Generoso.

O presidente da AMBEP, Julio Guedes da Conceição, aproveitou a ocasião para lembrar também a impor-tância dos ambepianos pioneiros que ajudaram a criar a Representação de Porto Alegre, que hoje conta com mais de 1.300 associados. “Esses números mostram sua importância e sua força para a AMBEP.”

MAPA DA AMBEP

Dirigentes e convidados especiais posam para a posteridade

Fotos: Divulgação AM

BEP Porto Alegre

Page 5: REVISTA DA AMBEP · 2017-01-31 · PETROS – Níveis (acima citada). 4. Em 22.10.2014, o Conselho Deliberativo da Petros esteve reunido para tratar da proposta de pagamen-to dos

5

REV

ISTA

DA A

MB

EP

5

REV

ISTA

DA A

MB

EP

O pagamento dos níveisPara que os nossos associados possam melhor avaliar a questão do “pagamento dos níveis” que vem sen-do “anunciado” pela Petros e pela FUP, a direção da AMBEP considera necessário apresentar os principais pontos que dizem respeito a esse assunto.

1. No Acordo Coletivo de Trabalho de 2013-2015, consta a seguinte cláusula:

“Cláusula 181ª - PETROS - Níveis

A Companhia envidará todos os esforços necessários junto à Petros para que seja aprovada no seu Con-selho Deliberativo a celebração de acordos judiciais, nas ações transitadas em julgado, cuja decisão seja favorável aos assistidos, em fase de execução, cujo objeto consista em pleito relativo à concessão dos ní-veis nos Acordos Coletivos de Trabalho dos anos de 2004/2005/2006.

Parágrafo único - Os demais casos sobre o mesmo objeto serão analisados e as conclusões apresentadas para a FUP e todos os sindicatos no prazo de 180 dias a partir da assinatura deste acordo.”

2. Pela leitura desta cláusula, verifica-se que, a rigor, não houve um compromisso expresso da Petrobras em realizar tal pagamento.

3. A Companhia, na verdade, apenas comprometeu-se com a FUP e sindicatos a “envidar todos os esforços necessários junto (...)”, conforme Cláusula 181ª – PETROS – Níveis (acima citada).

4. Em 22.10.2014, o Conselho Deliberativo da Petros esteve reunido para tratar da proposta de pagamen-to dos níveis – quando decidiu manter o assunto em pauta e solicitou à Diretoria da Petros informações complementares para avaliação da proposta.

5. No dia 23.10.2014, o Informe FUP colocou a se-guinte chamada:

“Conselho Deliberativo da Petros frustra milhares de aposentados e pensionistas ao adiar decisão sobre pagamento dos níveis.”

O texto informou que “para a FUP e seus sindicatos, a decisão do Conselho Deliberativo da Petros de não aprovar imediatamente o pagamento dos níveis, além de prejudicar mais de 34 mil aposentados e pensionis-

tas, é um claro descumprimento de acordo legitima-mente pactuado com a Petrobras e suas subsidiárias que são as patrocinadoras do Plano Petros. Fica tam-bém evidente que a Petrobras não envidou os esforços necessários para que o acordo fosse aprovado no Con-selho Deliberativo da Petros, cuja decisão é centrada nos votos dos conselheiros indicados pela empresa”.

6. Como vimos acima, a Petrobras não se compro-meteu a pura e simplesmente pagar os três níveis. Pactuou, isto sim, com “envidar todos os esforços ne-cessários junto à Petros para que seja aprovada no seu Conselho Deliberativo a celebração de acordos judiciais (...)”.

7. Se a Petrobras envidou efetivamente todos os esforços necessários junto à Petros para obter a aprovação do seu Conselho Deliberativo, não cabe à AMBEP julgar, nesta oportunidade, o comportamento da empresa.

8. O que se percebe pelo Comunicado da Petros, de 11.11.2014, é que a Fundação não se sente em con-dições de avaliar o imenso problema que lhe foi im-posto pela Petrobras e pela FUP ao acenarem com a possibilidade de se pagar os três níveis aos participan-tes e assistidos. Para isso “selecionou um escritório de advocacia, com ampla experiência no segmento de previdência complementar, para emitir parecer sobre os impactos da medida”.

9. A Petros evidentemente não mencionou os vulto-sos honorários cobrados pelo escritório para elaborar tal parecer, mas isto é de somenos importância para a Fundação porque quem, na verdade, vai arcar com esse pagamento são, como sempre, os participantes e assistidos da Petros.

10. Nunca é demais lembrar que os três níveis de 2004/2005/2006 deixaram de ser repassados aos aposentados num evidente descumprimento do dis-posto no Art. 41 do Regulamento do Plano de Benefí-cios da Petros.

11. E tanto isso é verdade que as milhares de ações ajuizadas pelos prejudicados na Justiça do Trabalho fo-ram amplamente favoráveis aos seus autores, a maio-ria das quais já transitou em julgado, ou seja, à Pe-trobras e à Petros nada mais resta que simplesmente cumprir as decisões judiciais e pagar o que deve, sem a adoção de práticas incompatíveis com o postulado ético-jurídico da lealdade processual.

BLOCO DE NOTAS

Page 6: REVISTA DA AMBEP · 2017-01-31 · PETROS – Níveis (acima citada). 4. Em 22.10.2014, o Conselho Deliberativo da Petros esteve reunido para tratar da proposta de pagamen-to dos

6

REV

ISTA

DA A

MB

EP

PRESTAÇÃODE CONTAS

Balanço Patrimonial da AMBEP em 30 de junho de 2014A divulgação dos dados contábeis, além de ser uma exigência estatutária, é um compromisso de transparência da AMBEP com seus associados, dirigentes e com a sociedade.

BALANÇO JUNHO DE 2014 (EM R$)ATIVO

CIRCULANTE 8.856.376,34

Disponibilidade 8.452.598,40

Caixas/Sede e Representações 39.106,04

Bancos c/ Movimento 1.006.655,96Títulos de Liquidez Imediata 7.406.836,40Créditos 224.768,82Mensalidade a Receber de Associados

36.724,95

Adiantamento a Empregados(férias/13° salário)

93.420,36

Adiantamentos a Terceiros 30.258,50Débito de Terceiros 54.773,03Ação Judicial 3.978,36Impostos e Contribuições a Recuperar

5.551,19

AMBEP Adm. Corr. Seg. S/A 62,43Estoque de Mercadorias 12.100,54Mercadorias para revenda(Cantina Cedis)

6.087,04

Material de uso consumo(almoxarifado-sede)

6.013,50

Despesas Antecipadas 166.908,58Prêmios de Seguros 14.064,64Despesas Antecipadas 152.843,94REALIZÁVEL A LONGO PRAZO 4.873.509,57Títulos e valores mobiliários 4.832.448,34Depósito Caução(imóveis alugados)

41.061,23

NÃO CIRCULANTE 18.101.796,40Investimentos 400.001,00Imobilizados (imóveis e equipe) 19.988.588,39Depreciação Acumulada -2.286.792,99

TOTAL DO ATIVO 31.831.682,31

BALANÇO JUNHO DE 2014 (EM R$)PASSIVO

CIRCULANTE 489.266,41

Obrigações 340.505,90

Fornecedores 330.224,56

Contas a Pagar 10.281,34Débitos Fiscais 9.425,59Impostos Federais a Recolher 7.994,60ISS a Recolher (retenções em NFS) 1.430,99ICMS a Recolher(Cantina-Cedis) 0,00Débitos Trabalhistase Previdenciários

102.633,20

INSS a Recolher 83.670,48FGTS a Recolher 16.682,99PIS S/Fl Pagamento a Recolher 2.085,37Contribuição Sindical a Recolher 194,36Outros Débitos 36.701,72Débitos com Terceiros(eventos a realizar)

36.701,72

NÃO CIRCULANTE 31.342.415,90Patrimônio Social Acumulado 30.048.402,31Ajustes de Exercícios Anteriores 3.128,57Superávit Acumulado 1.290.885,02

TOTAL DO PASSIVO 31.831.682,31

JULIO GUEDES DA CONCEIÇÃOPresidente

OMAR CARDOSO VALLEVice-Presidente

CARLOS DA CONCEIÇÃO DE ALMEIDA Diretor Social e de Benefício

RODRIGO OCTAVIO M. DE BRITTO Diretor Patrimônio

PEDRO PAULO DA ROCHA PASSOS Contador CRC RJ 070431/8

ETERVAL FIDELIS DE ALMEIDADiretor Financeiro

PEDRO DA CUNHA CARVALHODiretor Administrativo

Page 7: REVISTA DA AMBEP · 2017-01-31 · PETROS – Níveis (acima citada). 4. Em 22.10.2014, o Conselho Deliberativo da Petros esteve reunido para tratar da proposta de pagamen-to dos

7

REV

ISTA

DA A

MB

EP

Músico, fotógrafo, escritor. José Sergival da Sil-va, sergipano de Nossa Senhora da Glória, cresceu em meio às manifestações populares nordestinas. “Morei em vários estados do Nordeste, como Pernam-buco, Bahia e Alagoas. Mas foi em Aracaju, capital de Sergipe, que fiquei por mais tempo”, conta.

Foi também em Aracaju que Sergival ingressou na Pe-trobras. “Trabalhei por dois anos como contratado e logo depois passei no concurso. Na época, eu era desenhista mecânico. Atuei por 22 anos lá antes de ser transferido para o Rio de Janeiro”, explica. Há oito anos, o atual técnico de Projetos chegou à Cidade Maravilhosa para buscar ainda mais crescimento profissional.

Entre tantas histórias que viveu em 30 anos de Petrobras, Sergival lembra de uma experiência que trouxe ainda mais conhecimento para sua vida profissional. “Participei do desenvolvimento de uma nova técnica para registro fotográfico digital das paradas. Na época, a fotografia es-tava passando de analógica para digital. Tive o privilégio de implantar o sistema na área e esse foi um dos grandes marcos de minha atividade no Sergipe”, recorda.

Múltiplos talentosAlém da fotografia e da literatura (ele integra a Academia Sergipana de Letras), Sergival tem uma grande paixão: a música. “Cresci observando repentistas, cordéis e a cultura regional de maneira geral. Desde criança, adquiri as caracte-rísticas dos artistas populares do Nordeste. Comecei minha carreira interpretando personagens folclóricos e integrando grupos locais como percursionista e flautista”, detalha.

E como talento é algo que não falta a Sergival, ele começou a se arriscar também no canto. Sua primeira experiência foi no grupo Band’Auê, formado apenas por estudantes. Depois da formatura, a banda se des-fez e o músico passou a fazer parte de uma dupla: Sena & Sergival. “Tocávamos na noite, em bares e clu-bes. Depois de 10 anos, em 1998, nos separamos e dei início à minha carreira solo”, destaca.

Com um CD gravado – chamado Sergival e As Coisas do Caçuá –, o cantor já levou sua música à Cuba, em uma curta turnê realizada em 2000. Em Havana, fez três

shows: na Casa de Las Américas, na União dos Escrito-res e Artistas de Cuba e no Gran Teatro de La Habana. “Representei meu estado e apresentei a cultura nordestina para um país comple-tamente diferente do nosso. Sem dúvi-da, foi uma ótima experiência”, ressalta.

Apesar de ter feito shows no exterior, o foco do artista é, em primeiro lugar, divulgar sua música em nosso país. “Já me apresentei em quase todo o Brasil. E quero continuar com essa meta. Levar a cultura nor-destina para outros estados é importante para que todos conheçam nossa riqueza”, observa.

Atualmente, Sergival faz muitos shows no Rio de Janeiro. “Trabalho com duas vertentes: o Trio de Forró Caçuá e o grupo Sergival e banda. O formato escolhido depende do local onde tocamos. Já nos apresentamos em casas no-turnas, como o Lapa 40° e o Scala”, acrescenta. A agenda para o final do ano já está lotada. “Faremos algumas fes-tas de confraternização da Petrobras. Vamos tocar ainda no evento em homenagem ao aniversário de Luiz Gonza-ga, que acontecerá em 13 de dezembro”, avisa.

Planos para o futuroFaltando apenas cinco anos para se aposentar, Sergi-val, 49, já tem planos para a nova fase que virá em breve. “Quero me dedicar integralmente à música, à minha carreira e à minha família”, afirma ele, que é casado com Gabriella há 11 anos e tem um casal de filhos: Pedro Antonio, de 11, e Analice, de 6. A médio prazo, pretende gravar um novo CD.

Um forrozeiropra lá de‘arretado’

José Sergival da SilvaGENTE NOSSA

É importante que todos

conheçam nossa riqueza”

Foto:

Joel

Luiz

Page 8: REVISTA DA AMBEP · 2017-01-31 · PETROS – Níveis (acima citada). 4. Em 22.10.2014, o Conselho Deliberativo da Petros esteve reunido para tratar da proposta de pagamen-to dos

8

REV

ISTA

DA A

MB

EP

BLOCO DE NOTAS

Ipam: benefício em favor da saúde dos ambepianosVocê sabia que ambepianos e seus beneficiários, mesmo não assistidos pela AMS/Petrobras, podem acessar profissionais, clínicas, hospitais e laboratórios pagando pelas consultas ou serviços prestados de acordo com a tabela do programa? Isso é possível graças ao sistema de Indicação de Profissionais para a Área Médica (Ipam).

A Ipam é uma grande lista de contatos formada por profissionais e entidades que aceitaram atender o quadro social da AMBEP cobrando o mesmo valor da tabela AMS/Petrobras. As informações detalhadas sobre os profissionais po-dem ser obtidas pelo telefone 0800 942 0077, de segunda-feira a sábado, das 7h40 às 20h20, inclusive feriados.

As informações também estão disponíveis no site da AMBEP. Siga o passo a passo para acessar a lista:

Na parte superior do site da AMBEP (www.ambep.org.br), posicione o cursor na abaSERVIÇOS e clique no item Ipam;

1

Page 9: REVISTA DA AMBEP · 2017-01-31 · PETROS – Níveis (acima citada). 4. Em 22.10.2014, o Conselho Deliberativo da Petros esteve reunido para tratar da proposta de pagamen-to dos

9

REV

ISTA

DA A

MB

EP

INSS: prova de vida vai até 31 de dezembro

SEM DÚVIDA

Na nova janela, caso a procura seja aleatória, basta especificar o Estado (UF), a cidade e o nome do profissional. Caso não tenha o nome do profissional, a busca deverá ser feita pela especialidade.

3

Abaixo do informativo sobre o sistema de Indicação de

Profissionais para aÁrea Médica (Ipam),

clique no botão ENCONTRE O

PROFISSIONAL MAISPRÓXIMO DE VOCÊ;

2

Os aposentados, pensionistas e segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem seus benefícios por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético precisam provar que estão vivos. Para isso, devem fazer a renovação da senha/comprovação de vida até o dia 31 de dezembro de 2014. O procedimento pode ser realizado diretamente no banco onde a pessoa saca o pagamento mensal. O objetivo do recadastramento é evitar fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

Participantes da PetrosNo entanto, para aqueles que recebem o benefício pelo convênio estabelecido entre o INSS e a Petros, o recadas-tramento não é necessário. De acordo com informações da Fundação, aposentados e pensionistas que recebem o benefício previdenciário diretamente do INSS, devem fazer o recadastramento/prova de vida. Normalmente, esse recadastramento é feito na agência bancária onde o benefício é depositado mensalmente. Para mais detalhes sobre esse processo, o segurado deve entrar em contato com o telefone 135 da Previdência Social.

BLOCO DE NOTAS

9

REV

ISTA

DA A

MB

EP

Page 10: REVISTA DA AMBEP · 2017-01-31 · PETROS – Níveis (acima citada). 4. Em 22.10.2014, o Conselho Deliberativo da Petros esteve reunido para tratar da proposta de pagamen-to dos

10

REV

ISTA

DA A

MB

EP

MATÉRIAMATÉRIA DE CAPA

Ajudar o próximo e incentivar os associados a participarem de iniciativas em creches, asilos e hospitais são de suma importância nos dias atuais. Além de estimular o espírito solidário, as ações organizadas pelas Representações da AMBEP são uma grande oportunidade de integração entre ambepianos e seus familiares e a sociedade, reforçando o papel e a responsabilidade social de cada um.

Em Curitiba, a Representação local promoveu em ou-tubro a 19ª edição do chá beneficente na Confeitaria Piegel para seus associados. O objetivo foi arrecadar lei-te para instituições curitibanas atendidas pela AMBEP. Em torno de 127 pessoas compareceram ao evento e contribuíram para a arrecadação de número expressivo de litros de leite. A quantidade foi dividida entre o Gisto (Grupo Interdisciplinar de Suporte Terapêutico Oncoló-gico do Hospital Erasto Gaertner) e a Associação Bene-ficente São Roque, que atendem pessoas portadoras de câncer e hanseníase, crianças carentes e órfãos.

Além dos litros de leite, os ambepianos arrecadaram 45 quilos de achocolatado, 10 latas de leite em pó para bebês de até 12 meses e 50 latas de leite em pó para crianças acima de 1 ano. Os produtos foram doados à Associação Curitibana dos Órfãos da Aids (Acoa), voltada ao atendimento de crianças portadoras do vírus da Aids e também dos pequeninos órfãos de pais vitimados pela mesma doença.

“A AMBEP Curitiba agradece a todas as pessoas que vêm nos apoiando nesta causa nobre. É uma forma de estar-mos mais perto da sociedade e reforçar o sentimento de ajuda ao próximo. Poder ajudar as crianças é uma enorme alegria para todos nós, associados. Não dá para fazer so-zinho e, por isso, o trabalho em grupo é essencial. É esse espírito de união que move a Representação”, afirmou Cássio Yamazaki, representante-procurador curitibano.

No Rio de Janeiro, a AMBEP organizou em agosto um chá beneficente na tradicional Confeitaria Colombo. Cerca

Representação de Curitiba entrega donativos para instituições de caridade

Representação do Rio de Janeiro faz doações para instituições locais

Solidariedadefora dos muros da AMBEP

Foto

: Div

ulga

ção

AMB

EP C

uriti

baFo

to: D

ivul

gaçã

o AM

BEP

Rio

de

Jane

iro

Page 11: REVISTA DA AMBEP · 2017-01-31 · PETROS – Níveis (acima citada). 4. Em 22.10.2014, o Conselho Deliberativo da Petros esteve reunido para tratar da proposta de pagamen-to dos

11

REV

ISTA

DA A

MB

EP

de 30 associados compareceram ao evento, que teve co-brança de ingressos para os presentes. À Representação coube a verba para alugar o espaço e o buffet.

O valor arrecadado foi suficiente para a aquisição de ali-mentos não perecíveis e de uma máquina de lavar, doa-dos para o Lar Integrado do Amor Puro (Liap). A institui-ção atende a 35 jovens portadores de Síndrome de Down e autismo, além de cadeirantes e deficientes visuais.

Segundo o representante-procurador da AMBEP Rio, Raymundo Nonato Silva Neto, a ação, além de aju-dar a quem precisa, colaborou na maior integração entre associados e dirigentes. “O chá beneficente aproximou também os familiares dos ambepianos e incentivou o estímulo de fraternidade das pessoas, que tiveram uma grande oportunidade de ajudar a quem precisa”, afirmou.

Em Porto Alegre, a AMBEP recebeu da BR Distribui-dora/Unipale 32kg de alimentos não perecíveis arre-cadados durante a comemoração do Dia dos Pais na empresa, em agosto. Os mantimentos foram entregues à Associação Universalista Luz de Aruanda Sul, em Canoas, pela Representação, que os embalou em ces-tas básicas e doou às famílias carentes da cidade. “As ações sociais são fruto do trabalho de um grupo de colaboradores e estimulam a união entre os associa-dos, fortalecendo o sentimento de apadrinhamento a pessoas que necessitam de ajuda”, disse o represen-tante-procurador Generoso Pereira.

A Representação de Brasília organizará em setembro do próximo ano o Encontro Solidário da Família Ambe-piana. Todo o dinheiro da venda de convites será revertido para a compra de fraldas descartáveis, que serão doadas à Comunidade Santos Inocentes. A instituição, que realiza trabalhos em prol da vida da criança e da mãe, atende em média 350 crianças durante o ano.

“É um evento que já fazemos há muitos anos e que se tornou uma oportunidade de encontro para os ambepianos. A expectativa é levar em torno de 50% dos nossos associados e arrecadar o máximo possível para ajudar essa instituição, que auxilia as mulheres e famílias que estejam pensando em realizar abortos”, disse a colaboradora da Representação Vera Lúcia Boulanger, destacando que será a primeira vez que o evento terá cobrança de ingresso.

AMBEP Brasília promoverá encontro em 2015

Ambepianos de Aracaju fazem visitas a pacientes da Fundação São Lucas

Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes, em Brasília,recebeu doações de ambepianos

AMBEP Porto Alegre promove festa do Dia dos Pais

Trabalho voluntárioNa AMBEP Aracaju, há dez anos um grupo de 30 vo-luntários chamado “Mãos Amigas” promove visitas a 14 entidades da cidade levando mensagens de solidariedade, alimentos e fraldas infantis e geriátricas para as crianças e idosos desses locais. De acordo com o representante-pro-curador Manoel Anísio Alcoforado, os encontros ocorrem duas vezes por mês.

“Anteriormente fazíamos apenas uma visita. Hoje, visita-mos primeiro a instituição, conhecemos as necessidades e retornamos, em uma segunda visita, com os mantimentos de que mais precisam. A nossa sede é o ponto de entrega para os associados. A AMBEP preza muito este trabalho fora dos muros. Por meio da ajuda ao próximo, promove-mos a integração entre os associados, seus familiares e a sociedade”, ressaltou Manoel. Entre os locais visitados pelo grupo “Mãos Amigas” estão o setor de oncologia de crianças do Hospital de Urgência de Sergipe, o Grupo de Apoio aos Renais (Garen) e a creche do Lar de Zizi.

Foto: Divulgação AM

BEP Porto Alegre

Foto: Divulgação A

MB

EP B

rasíliaFo

to: D

ivul

gaçã

o AM

BEP

Ara

caju

Page 12: REVISTA DA AMBEP · 2017-01-31 · PETROS – Níveis (acima citada). 4. Em 22.10.2014, o Conselho Deliberativo da Petros esteve reunido para tratar da proposta de pagamen-to dos

12

REV

ISTA

DA A

MB

EP

A Agenda Cultural desta edição é especial para quem gosta de livros e de cinema. As opções são bem ecléticas para atender gostos variados. Confira nossas dicas:

AGENDACULTURAL Leitura ou cinema?

A AMBEP está de luto. Em 25/10, faleceu, aos 73 anos, o representante da AMBEP Natal (RN), Arthur Winston Skeete, vítima de insuficiência cardíaca congestiva. Ele estava internado há três

meses no Hospital São Lucas, na capital potiguar.

Natural de Belém do Pará, Skeete – como era conhecido entre os colegas – era associado da AMBEP Natal há nove anos. Iniciou sua carreira em Belém e, em 1978, foi trans-

ferido para Natal, onde se fixou, formou família e trabalhou no DPBP, na área de Perfuração – Laboratório de Análises de Fluidos.

Em 1990, conquistou a aposentadoria especial devido à insalubrida-de associada à sua função. Dois anos depois, assumiu o cargo de

representante, permanecendo na função por sete anos. Sempre ativo, Skeete também fazia parte do Coral Paulo Sucasas. A

Diretoria da AMBEP expressa suas condolências à família.

Uma grande perda para a AMBEP

LIVRO Como Eu Era Antes de VocêJojo Moyses - Intrínseca, 2013320 páginas Tradução: Beatriz Horta

O livro conta a história de Louisa Clark, jovem de 26 anos que mora com os pais, a irmã sol-teira, um sobrinho e um avô que inspira cuida-dos de saúde. Sem ambições, Louisa trabalha como garçonete em um café e namora Patrick, um triatleta que não parece muito interessado

nela. Com o fechamento do café, a moça se vê obrigada a procurar um novo emprego e consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico rico, inteligente e mal-hu-morado chamado Will. Amargurado, o jovem não sabe que Louisa trará mais cor para sua vida, num encontro que mudará para sempre a história um do outro.

LIVRO Guga, Um BrasileiroGustavo Kuerten - Sextante, 2014384 páginas

Em um relato sincero e emocionante, Guga revela os momentos mais marcantes de sua vida. Passando pelas memórias de infância e adolescência, o tenista fala de sua base fami-liar e da confiança que sempre teve em seu treinador. No livro, o atleta conta ainda como foi a maior virada de sua vida, em junho de

1997, em Roland Garros. Com uma brilhante trajetória, Guga deixou de ser um desconhecido para entrar para a história mundial do tênis e do esporte brasileiro.

CINEMAUma longa viagemColin Firth e Nicole kidmanEstreia em 18 de dezembro

Durante a Segunda Guerra Mundial, Eric Lomax (Colin Firth) é capturado pelos japoneses e enviado à Tailândia para trabalhar no famoso trem Burma-Sião, projeto tirânico que acabou com a vida de 250 mil homens. Durante seu tempo no acampamento, Lomax construiu um rádio para trazer notícias da guerra e, em segredo, desenhou um mapa dos trilhos. Por esta razão, foi brutalmente torturado. Depois de alguns anos, Lomax parte em busca do homem que o torturou e o encontra próximo à Ponte do Rio Kwai. Mas seu objetivo ao procurá-lo não é vingança mas, sim, reconciliação.

CINEMAO Hobbit: A Batalhados Cinco ExércitosMartin Freeman e Ian McKellenEstreia em dezembro de 2014

Última parte da trilogia adaptada do livro “O Hobbit”, de J.R.R. Tolkien, o filme – dirigido por Peter Jackson (mesmo diretor de “O Senhor dos Anéis”) – apresenta a conclusão da jornada de Bilbo Bolseiro. Acompa-nhado do mago Gandalf e dos três anões liderados por Thorin, o hobbit ajuda seus ami-gos a recuperarem o Reino dos Anões de Erebor das garras do temido dragão Smaug.

12

REV

ISTA

DA A

MB

EP

HOMENAGEMPÓSTUMA

Foto: Arquivo Pessoal

Page 13: REVISTA DA AMBEP · 2017-01-31 · PETROS – Níveis (acima citada). 4. Em 22.10.2014, o Conselho Deliberativo da Petros esteve reunido para tratar da proposta de pagamen-to dos

Serviço:Instituto InhotimHorário de funcionamento e valores dos ingressos:O parque está aberto de terça a sexta-feira,das 9h30 às 16h30. Sábado, domingo e feriados:9h30 às 17h30. As lojas, restaurantes e lanchonetestêm horário de funcionamento diferenciado. Os ingressos custam R$ 20 (quarta e quinta-feira)e R$ 30 (sexta, sábado, domingo e feriados).Terça-feira (exceto feriados), a entrada é gratuita.

ROTEIROSDE VIAGEM

Brumadinho:natureza ecultura em abundânciaAs férias de fim de ano e o verão estão aí e, para quem busca um lugar que reúna natureza e cultura, a dica é incluir Brumadinho, em Minas Gerais, no roteiro de via-gem. A cidade, localizada a 1 hora de Belo Horizonte, vem se destacando pelo turismo e chega a receber, por mês, cerca de 3 mil visitantes.

O tranquilo município de pouco mais de 35 mil habi-tantes, que antes era o destino preferido de pessoas em busca de contato com o verde, atrai hoje também um público interessado em cultura. Na cidade está o Instituto Inhotim, um dos mais importantes acervos de arte contemporânea da América Latina e o maior a céu aberto. O lugar, cercado por montanhas e lagos, mis-tura arte e natureza reunindo obras de renomados ar-tistas em um imenso jardim botânico de 100 hectares, com cerca de 4 mil espécies. A paisagem deslumbran-te é outro motivo para visitar o parque nessas férias.

Caminhar durante alguns minutos em Inhotim revela agradáveis surpresas. É possível observar várias espé-cies de pássaros e animais, que convivem em harmo-nia com a presença do homem. Já os mais corajosos e bem dispostos podem se aventurar com toda a segu-rança pelas inúmeras trilhas do parque.

Exposições permanentesDesde que foi inaugurado, em 2006, o Instituto Inho-tim recebe obras de artistas nacionais e internacionais nas galerias e pavilhões. O espaço cultural também reúne exposições permanentes de nomes renomados da arte contemporânea, como Hélio Oiticica, Adriana Varejão, Cildo Meireles, Dóris Salcedo, Iran do Espírito Santo e José Damasceno, entre outros.

Encantos por todos os ladosMas as belezas de Brumadinho vão além de Inhotim. A região possui inúmeras cachoeiras, mirantes, parques ecológicos e feiras de artesanato, além de acolhedoras pousadas e restaurantes de comida típica mineira. Em Casa Branca, o Parque Estadual do Rola Moça oferece ao turista a possibilidade de contemplar as inúmeras monta-nhas da região visitando quatro mirantes de tirar o fôlego. Para os interessados em aventura, a cidade também é uma excelente opção para a prática de esportes radicais, como motocross, corridas de off-road, arvorismo e voo livre.

13

REV

ISTA

DA A

MB

EP

Page 14: REVISTA DA AMBEP · 2017-01-31 · PETROS – Níveis (acima citada). 4. Em 22.10.2014, o Conselho Deliberativo da Petros esteve reunido para tratar da proposta de pagamen-to dos

14

REV

ISTA

DA A

MB

EP

ESPAÇO PETROS

ESPAÇO PETROBRAS

14

Pesquisadores do Projeto Tamar descobriram novas espécies de animais que habitam as profundezas do mar. Entre os encontrados – desconhecidos até então pela ciência – estão o Ijmaia sp, peixe também chamado “nariz de geleia”; o Urophycis sp, um tipo de merluza; o Peristedion sp, peixe conhecido como “cabrinha de fundo”; e o Scyliorthinus sp, um pequeno tubarão que atinge o tamanho máximo de 50 cm.

Além das descobertas – que aconteceram entre 2009 e 2014 na Praia do Fortem na Bahia –, os pesqui-sadores comemoram outro feito: três fêmeas do tubarãozinho tiveram 50 filhotes em cativeiro. Os pequenos tubarões alimentam-se de peixes, crustáceos e lulas, depositam ovos em cápsulas quase retangulares de 6 cm x 3 cm sobre corais e vegetação de fundo e os filhotes nascem com 10 cm.

Agora, especialistas em peixes do Brasil e do mundo se mobilizam para ajudar o Tamar a dar um nome ao tu-barãozinho. Um trabalho científico sobre a nova espécie também já está em andamento. Alguns exemplares de tubarão podem ser vistos pelo público nas exposições permanentes do Tamar, realizadas na Praia do Forte, na Bahia; e no Oceanário de Aracaju, em Sergipe.

O Projeto Tamar, patrocinado pela Petrobras no âmbito de Programa Socioambiental, é o mais antigo a receber patrocínio da companhia: são 33 anos de uma parceria bem sucedida. Em 20 de novembro, o projeto completou 35 anos de existência.

A Receita Federal lançou um aplicativo que vai facilitar a vida dos contribuintes que apresentam a Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda. Trata-se de um rascunho que as pessoas físicas poderão preencher ao longo

do ano com dados como despesas com serviços médicos ou operações de compra e venda de bens. Em março e abril, período de prestar contas com o Leão, as informações do rascunho poderão ser importadas para a

declaração do Imposto de Renda (IR). O serviço está disponível tanto para computadores quanto para dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

O rascunho já pode ser encontrado na página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou em um novo aplicativo para dispositivos móveis (Declaração IRPF). O serviço

ficará disponível até o dia 28 de fevereiro de cada ano. Já a partir de primeiro de março, o contribuinte terá que importar os dados para fazer a declaração do IR. Quando o

prazo do acerto de contas com o Leão se encerrar, em 30 de abril, o rascunho voltará a funcionar.

Outro serviço vai permitir que os contribuintes cadastrem seus celulares na Receita e acompanhem o andamento da declaração. Sempre que o

documento passar por uma nova etapa (como sair da malha fina), a pessoa física vai receber uma mensagem.

Projeto Tamar encontra espécies ainda desconhecidas da ciência

Novo serviço da Receita facilita a vida dos contribuintes

(Fonte: Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional, 18/11/2014)(Informações, fotos, gravações de áudio e vídeo em www.petrobras.com.br/agenciapetrobras)

(As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade da Gerência de Comunicação e Relações Institucionais da Petros)

14

REV

ISTA

DA A

MB

EP

Page 15: REVISTA DA AMBEP · 2017-01-31 · PETROS – Níveis (acima citada). 4. Em 22.10.2014, o Conselho Deliberativo da Petros esteve reunido para tratar da proposta de pagamen-to dos

15

REV

ISTA

DA A

MB

EP

QUALIDADE DE VIDA

Uma doença contagiosa, hemorrágica, ainda sem tra-tamento ou cura reconhecida e que pode ser letal. A boa notícia, entretanto, é o fato de ser possível evitá-la. Dessa forma, as informações sobre o ebola tornam-se fundamentais, uma vez que o vírus mata cerca de 60% a 90% dos infectados em apenas algumas semanas. Para controle do número de infecções, é necessária a coordenação entre serviços médicos e a rápida detec-ção e diagnóstico de pessoas de risco, bem como a conscientização e o envolvimento da sociedade.

“O ebola existe nas florestas da África e circulava, pro-vavelmente, entre mamíferos como o macaco, tendo como hospedeiros também espécies de morcegos. A invasão do homem na floresta para caçar ou plantar permitiu ao vírus chegar até a sociedade. A doença foi descoberta apenas em 1978 no antigo Zaire, atual República Democrática do Congo”, lembra o professor do Departamento de Medicina Clínica da Universidade Federal Fluminense (UFF), Luiz Sérgio Keim, especia-lista em Doenças Infecciosas e Parasitárias.

Transmitido pelo contato com fluidos corporais, tais como sangue, saliva, sêmen ou fezes, os sintomas do ebola normalmente levam de 2 a 21 dias para se ma-nifestar. Eventualmente, podem ser confundidos com os da malária ou com os de uma simples constipação. As alterações no metabolismo do organismo são: fe-bre, dores musculares e de cabeça, vômitos, diarreia, fraqueza e dores de estômago, além da falta de apetite.

“No momento, para evitar o contágio, sugiro que as pessoas não façam viagens para países onde há re-gistro da epidemia, como Guiné, Serra Leoa, Libéria e alguns outros limítrofes. Principalmente indivíduos maiores de 60 anos e menores de 2 anos, pois esse grupo geralmente possui um sistema imu-nológico mais frágil”, recomenda José Cerbi-no Neto, vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), da Funda-ção Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Apesar de tudo, é possível se proteger do ebola com medidas sim-ples, como lavar

as mãos regularmente, manter seu ambiente de convi-vência sempre dedetizado e limpo e evitar a ingestão de carne de animais de caça, assim como o compar-tilhamento de objetos de uso pessoal com estranhos e o contato direto com cadáveres. Em caso de sin-tomas suspeitos, os especialistas orientam procurar um médico.

“No Brasil, existe a possibilidade de surgimento de casos suspeitos. No entanto, o risco de contágio por pessoas vindas de áreas em situação de epidemia é baixo. O fluxo do trânsito de indivíduos de lá para cá não é intenso. Por fim, nossas condições ambientais, sociais e culturais pra-ticamente anulam as probabilidades de nos tornarmos uma zona epidêmica do ebola”, avalia José Cerbino.

ExpectativaAtualmente, pesquisadores da Fiocruz trabalham com uma tecnologia inovadora na qual misturam partes de organismos causadores de doenças como o ebola com outros contra os quais já existem vacinas eficientes. Dessa forma, será possível ativar o sistema imuno-lógico contra as duas doenças, permitindo a criação de novos imunizantes capazes de combater o vírus, evitando, inclusive, o contágio de uma pessoa sadia mesmo quando em contato com ele.

“Esse método é uma medida muito importante para contribuirmos com os esforços da comunidade inter-nacional na busca por uma cura para o vírus. Graças ao engajamento de todos os países nessa causa, isso

efetivamente deve acontecer em médio pra-zo, com as previsões mais otimistas de

disponibilizarmos uma vacina contra o ebola até o final de 2015”,

enfatiza o vice-diretor do INI da Fiocruz.

15

REV

ISTA

DA A

MB

EP

É possívelevitar o ebola

Page 16: REVISTA DA AMBEP · 2017-01-31 · PETROS – Níveis (acima citada). 4. Em 22.10.2014, o Conselho Deliberativo da Petros esteve reunido para tratar da proposta de pagamen-to dos

16

REV

ISTA

DA A

MB

EP

BLOCO DE NOTAS

Os gastos com remédios de uso contínuo podem in-fluenciar bastante o orçamento familiar. O que muita gente não sabe é que é possível economizar com os cartões de descontos oferecidos pelos grandes labo-ratórios. Para ter direito ao benefício, é preciso se ca-dastrar gratuitamente nos programas de cada empresa e apresentar a receita médica no ato da compra. Os laboratórios não costumam exigir comprovação de ren-da, tipo de doença ou idade. A maioria deles realiza o cadastro apenas com os dados pessoais do paciente.

Entre os medicamentos comercializados por um preço mais baixo, há opções para tratamento de diabetes, colesterol (LDL), asma e hipertensão, além de anticon-cepcionais. Os sites dos laboratórios têm a lista das farmácias credenciadas em cada município.

O programa “Bayer para Você” é uma boa opção para quem quer pagar menos. Segundo Rogério Cerânto-la, gerente de Marketing e responsável pelo programa, cerca de 900 mil pessoas já foram beneficiadas desde 2009. “Além dos descontos, temos ferramentas para orientar sobre o horário da medicação e dados sobre últimas compras”, diz. O cadastro no “Bayer para Você” pode ser feito pelo telefone 0800 701 5589.

Conheça outros programas:MantecorpPara fazer parte do “Programa Vida Mais”, da Mante-corp, o paciente deve entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800 011 7788 ou pelo site www.vidamaisprograma.com.br.

AchéCom o programa “Cuidados pela Vida”, a pessoa rece-

Laboratórios farmacêuticos

oferecem descontos em

medicamentosbe descontos em medicamentos e dermocosméticos. O cadastro é feito pelo telefone 0800 777 8432 ou pelo site www.cuidadospelavida.com.br.

NovartisO laboratório Novartis mantém o programa “Vale Mais Saúde” e também fornece descontos em medicamentos. Os interessados devem fazer a adesão pelo telefone 0800 888 3003 ou pelo site www.valemaissaude.com.br.

Benefício Farmácia da AMSOs titulares e dependentes da AMS (Assistência Multidis-ciplinar de Saúde) podem usufruir do Benefício Farmácia, programa que dá acesso a uma ampla lista de medica-mentos com descontos em farmácias credenciadas. Há ainda a entrega em domicílio e o reembolso para remé-dios comprados em estabelecimentos não participantes.

Para ter acesso ao programa, cada beneficiário precisa fazer uma contribuição mensal. A lista de medicamen-tos cobertos pelo Benefício Farmácia inclui remédios de uso contínuo, além de antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios, anticoncepcionais e cremes derma-tológicos, entre outros.

A receita médica ou odontológica – exigida na compra de qualquer medicamento – precisa ter o CRM/CRO do profissional de saúde legível e estar dentro do prazo de validade, que varia de 10 dias (no caso de antibióti-cos) a 180 dias (para tratamento de doenças crônicas e medicamentos de uso contínuo).

Para tirar dúvidas sobre o programa e obter mais infor-mações, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800 287 2267.

BLOCO DE NOTAS

Page 17: REVISTA DA AMBEP · 2017-01-31 · PETROS – Níveis (acima citada). 4. Em 22.10.2014, o Conselho Deliberativo da Petros esteve reunido para tratar da proposta de pagamen-to dos

17

REV

ISTA

DA A

MB

EP

Fabinho era um menino que vivia falando “pra mim”. Ora, vejam só o que aconteceu: no dia do seu sétimo aniversário ele chegou em casa - depois de empinar uma pipa no campinho com a criançada do bairro - e, vendo na mesa da cozinha um delicioso bolo de choco-late confeitado com brigadeiros e bombons redondos, muito feliz, perguntou:- Mãe, esse bolo é pra mim comer? - Não é assim que se fala Fabinho. Esse bolo é para eu comer. - Ora, mãe você é muito zolhuda, quer comer tudo sozinha! E a mãe balançava a cabeça e ria. Fabinho, lembrando da escola, sentou na cadeira com os braços cruzados e disse:- Mãe, a professora disse que é pra mim estudar para a prova. - Ah, meu filho, assim não está certo dizer, é para eu estudar para a prova.- Oba! Já que é assim, vou aproveitar e jogar bola com o Renatinho no time da rua. Tchau...E a mãe dizia:- Esse menino não tem jeito.Quando Fabinho voltou do jogo com seus amiguinhos, entrou em casa gritando:- Mãeee! Olha o que eu ganhei de aniversário. Legal! Não ganhei roupa. É brinquedo pra mim brincar.- Ó, meu filho, não é assim que se fala. É para eu brincar.- Poxa, o presente é meu, e é você quem vai brincar! Dessa vez que Fabinho foi corrigido, não gostou mes-mo... Muito desanimado, foi para o seu quarto, ficando lá por muito tempo.A mãe, estranhando que o menino não estava brin-cando com seus amiguinhos, foi verificar o que esta-va acontecendo e o encontrou soluçando, escondido debaixo da cama, muito zangado. Ele não queria ver mais ninguém, mas a sua mãe insistia:- Filho, sai daí, vem cantar parabéns, vamos apagar as velinhas, hoje é seu aniversário.- Não vou, não!- Então, me conte o que está acontecendo? - Eu queria saber por que é que gente grande vive me dizendo que quer sempre estar no meu lugar?- Como assim, filho?- Ué, tudo que eu digo, ou pergunto, que é pra mim, a

resposta é sempre a mesma: pra eu, pra eu, pra eu... Mãe quem foi que inventou esse tal de pra eu? A mãe sorriu e notando que Fabinho estava con-fuso, respondeu:- Ah! Quem inventou eu não sei, mas sei quem nos ensinou.- Quem?- Os professores, porque está na gramática da Língua Portuguesa. E você não tem que se preocupar com isso agora. Nós só queremos que você repita o correto para se acostumar desde já com a nossa língua culta. No tempo certo, na escola, você aprenderá, com a escrita, porque temos que usar a expressão para eu no lugar de para mim na construção de uma frase.- E quando é?- É quando o pronome pessoal reto “eu” - que está representando você - for um sujeito, pois ele não vive solto por aí, precisa ficar juntinho de um verbo. Nesse caso, usar a expressão para mim é errado. Quem fala assim é índio, porque aprendeu com os estrangeiros esse jeito de se comunicar. Fabinho ficou pensativo:- Ih! Que sujeito complicado e mimado esse tal de pra eu. Acho que vou virar índio, vou embora para a Flores-ta Amazônica, assim posso continuar a falar pra mim sem amolação. Gente da cidade grande é um saco! Fabinho, então, se esclarece com a mãe:- Então, é só isso mãe, vocês só querem que eu fale certinho?- É sim, meu amor.- Então, vou bater palmas pra eu. - Não filho, é para bater palmas para mim.- Pra você, mãeeee?- Não, Fabinho, agora o correto é você falar a expressão para mim, porque o pronome pessoal oblíquo “mim” - que está representando você - está sozinho. Ele não está juntinho de um verbo.Fabinho levantou-se, esfregou o rosto molhado e disse:- Ah! Entendi... Vamos logo cantar parabéns pra mim. Fabinho cantou parabéns e na hora que a mãe disse que ia partir o bolo, gritou:Não mãe! Esse bolo é todinho pra mim. Depois riu e disse:Brincadeirinha... Ora, eu só estava treinando falar certinho. E todos riram, porque foi muito engraçado o jeito dele.

O menino que falava “pra mim”Fabíola Guahyba Justo*

*Beneficiária da AMBEP Rio de Janeiro arrebatou o 1º lugar no Concurso Literário da Representação na categoria Contos.

BLOCO DE NOTAS

17

REV

ISTA

DA A

MB

EP

Page 18: REVISTA DA AMBEP · 2017-01-31 · PETROS – Níveis (acima citada). 4. Em 22.10.2014, o Conselho Deliberativo da Petros esteve reunido para tratar da proposta de pagamen-to dos

18

REV

ISTA

DA A

MB

EP

PASSATEMPO

Raciocínioaritmético

Nesta edição, a seção Qualidade de Vida trouxe uma reportagem espe-cial sobre o ebola. A doença – que tem assustado a população mundial – ainda não tem cura, mas as pesquisas em busca de medicamentos e vacina estão avançadas. Além disso, abordamos as formas de se evitar o contágio. Quer saber se assimilou todo o conteúdo sobre o tema? Veja as questões e coloque suas respostas no palavras-cruzadas abaixo.

1. Agente causador do ebola. 2. Continente onde a doença foi descoberta. 3. Um dos primeiros hospedeiros do ebola. 4. A transmissão acontece pelo contato com fluidos corporais, como: 5. Um dos sintomas do ebola. 6. Medida simples que evita o contágio da doença. 7. Instituição no Rio de Janeiro que trabalha em pesquisas sobre o ebola. 8. Deve ser disponibilizada até o final de 2015.

Respostas1 – Vírus; 2 – África;3 – Morcegos; 4 – Sangue; 5 – Febre; 6 – Lavar as mãos; 7 – Fiocruz; 8 – Vacina

Na edição passada, na seção Passatempo, apresentamos mais um desafio para os leitores. No entanto, por um equívoco, o resultado publicado não estava correto.

A resposta certa é: 5 + 6 = 11 anos. Agradecemos as manifestações pontuais de

leitores, solicitando a devida correção.Confira a resolução completa:

Idade do pai: 60 anosSoma das idades do filhos: 50 anos

A cada ano, enquanto a idade do pai aumenta 1 (uma unidade), a soma das idades dos filhos aumenta 3 unidades. Portanto, a cada ano, a

diferença entre as variações é de 2 unidades (3 – 1)

Palavras-cruzadas

O associado Albertino Fortuna, da AMBEP Salvador, enviou o exercício que, segundo ele, pode ser resolvido apenas por Raciocínio Aritmético,

sem o auxílio da álgebra.Em 3 caixas há ao todo 190

botões. Se passarmos 20 botões da primeira caixa para a segunda, esta ficará com 60 botões a mais do que

a primeira. Mas, se passarmos 5 botões da segunda para a terceira, esta ficará com 40 botões a mais

do que a segunda.Quantos botões há em cada caixa?

Resposta: 40, 60 e 90

Resposta: R$ 81.000,00

8

1

7

2

6

5

3

4

Um empresário depositou determinado valor para dividir entre 3 de seus empregados,

na razão de 3, 4 e 5.Posteriormente, mudou a razão

para 4, 6 e 8. Nessa divisão, com a nova razão, a terceira parcela foi

aumentada em R$ 2.250,00.Qual o valor depositado

a ser dividido?

Assim, para ser igualada a idade do pai,com a soma da dos filhos, temos60 – 50 = 10 10:2 = 5 anos

Para que a soma das idades dos filhos seja de 12 anos superior à idade do pai, temos:

12 : 2 = 6 anos.Daí, para que a soma das idades dos filhos seja

12 anos maior que a idade do pai, temos:

Resposta: 5 + 6 = 11 anos.Daqui a 11 anos o pai terá 71 (60 + 11) anos

e a soma das idades dos filhos será: (10 + 11) + (15+11) + (25 + 11)

= 21+ 26 + 36 = 83 anos

Page 19: REVISTA DA AMBEP · 2017-01-31 · PETROS – Níveis (acima citada). 4. Em 22.10.2014, o Conselho Deliberativo da Petros esteve reunido para tratar da proposta de pagamen-to dos

Rua Álvaro Alvim, 21, 6º e 8º andares - sls. 1104/1105 e 1107/1108Centro - Rio de Janeiro - CEP.: 20031-010Tel.: (21) 3212-3600 - Fax: (21) 2240-0406E-mail: [email protected]

REPRESENTAÇÕES REGIONAIS

POSTOS

ESCRITÓRIOS

NÚCLEO

TURISMO e SEGUROS

SEDE Tem sempre uma AMBEP perto

de você.Procure a sua.

www.ambep.org.br

AMBEP Alagoinhas (BA)Praça Aristides Maltez, 28 Centro - Alagoinhas CEP.: 48091-490Fax: (75) 3423-4040E-mail: [email protected]

AMBEP Aracaju (SE)Rua Campo de Brito, 1187 São José - Aracaju - CEP.: 49020-380Tel.: (79) 3214-6570/3214-6588/ 3214-6569E-mail: [email protected]

AMBEP Belém (PA)Av. Governador Magalhães Barata, 695, sl.1 - Térreo - Edifício Tropical Center São Brás - Belém - CEP.: 66060-281Tel.: (91) 3229-5747/3269-1801Fax: (91) 3269-0034E-mail: [email protected]

AMBEP Belo Horizonte (MG)Rua Tenente Brito Melo, 1365, Pilotis, sls.1 e 2 Santo Agostinho - Belo Horizonte - CEP.: 30180-070Tel.: (31) 3292-5682Fax: (31) 3292-8225E-mail: [email protected]

AMBEP Campinas (SP)Rua Barão de Jaguara, 655, sls.1501,1502,1504,1509 e 1510 Centro - Campinas - CEP.: 13015-925Tel.: (19) 3234-2154/3234-0149Fax: (19) 3231-0171E-mail: [email protected]

AMBEP Campos (RJ)Praça São Salvador, 41, sls. 810 e 811 - CentroCampos dos Goytacazes - CEP.: 28010-000Tel.: (22) 2723-5699Fax: (22) 2724-1562E-mail: [email protected]

AMBEP Curitiba (PR)Rua José Loureiro, 603, conj. 201 e 202 Edíficio Park Avenue Centro - Curitiba - CEP.: 80010-916Fax: (41) 3224-9358/3233-4824E-mail: [email protected]

AMBEP Duque de Caxias (RJ)Rua Ailton da Costa, 115,, sls. 304 e 305 Jardim 25 de AgostoDuque de Caxias - CEP.: 25071-160Tel.: (21) 3774-4039Fax.: (21) 2671-9790E-mail: [email protected]

AMBEP Macaé (RJ)Av. Elias Agostinho, 665 - Prédio 101- sala 05 - 1º andar (Portaria da Praia Campista)Imbetiba - Macaé - CEP.: 27913-350Tel.: (22) 2761-3717/2759-0856/2759-0850E-mail: [email protected]

AMBEP Maceió (AL)Rua Zacarias Azevedo, 399, sls 314 e 315Edifício Trade Center Centro - Maceió - CEP.: 57020-470Tel/Fax: (82) 3372-6052E-mail: [email protected]

AMBEP Manaus (AM)Av. Eduardo Ribeiro, 620, sl. 201 Centro - ManausCEP.: 69010-001Tel.: (92) 3622-7001E-mail: [email protected]

AMBEP Natal (RN)Av. Prudente de Morais, 744, sls. 1208/1209/1210 Tirol - Natal- CEP.: 59020-400Tel.: (84) 3202-5445

3202-7408Fax: (84) 3202-5669E-mail: [email protected]

AMBEP Niterói (RJ)Rua Maestro Felício Toledo, 519, sl. 502 Edifício Office Center Centro - Niterói - CEP.:24030-192Tel.: (21) 2717-1016Fax: (21) 2710-6235E-mail: [email protected]

AMBEP Porto Alegre (RS)Rua Riachuelo, 1.098, conj. 903 - Edifício Tribuno - CentroPorto Alegre - RS - CEP.: 90010-270Tel.: (51) 3227-7174/3212-8132/3286-6334Fax.: (51) 3212-3539E-mail: [email protected]

AMBEP Recife (PE)Rua Matias de Albuquerque, 223 sl. 401 Santo Antônio - Recife - CEP.: 50010-090Tel.: (81) 3224-3683Fax: (81) 3424-8416E-mail: [email protected]

AMBEP Rio de Janeiro (RJ)Av. Rio Branco, 257, sls. 1705 a 1707 Centro - Rio de Janeiro - CEP.: 20040-009Tel.: (21) 2240-0684/ 2532-5263/ 2533-04082524-7504Fax: (21) 2215-2763E-mail: [email protected]

AMBEP Salvador (BA)Av. Tancredo Neves, 999 s/301 e 302 Edifício Metropolitano Alfa Caminho das Árvores - Salvador - CEP.: 41820-021Tel.: (71) 3341-1823 /3341-1824 / 3341-1827Fax: (71) 3342-6530E-mail: [email protected]

AMBEP Santo André (SP)Rua Monte Casseros, 270, conj. 131,Centro - Santo André - CEP.: 09015-020Tel.: (11) 4990-7697/4992-5767Fax: (11) 4994-3673E-mail: [email protected]

AMBEP Santos (SP)Av. Ana Costa, 259, conj. 53 Encruzilhada - Santos - CEP.: 11060-907Tel.: (13) 3233-4915Fax: (13) 3222-9662E-mail: [email protected]

AMBEP São José dos Campos (SP)Avenida Dr. João Guilhermino, 474/ salas 41 e 42 Centro - São José dos Campos - CEP.: 12210-130Tel.: (12) 3941-1778/3921-1815Fax: (12) 3921-3263E-mail: [email protected]

AMBEP São Paulo (SP)Rua Barão de Itapetininga, 151, sls.123, 124,133 e 134 Centro - São Paulo - CEP.: 01042-001Tel.: (11) 3150-3636Seguro: (11) 3150-3639E-mail: [email protected]

AMBEP São Sebastião (SP)Av. Guarda Mor Lobo Viana, 427, ljs.1 e 2 , bloco C Centro - São Sebastião - CEP.: 11600-000Tel.: (12) 3892-4054 - Fax: (12) 3893-1896E-mail: [email protected]

AMBEP Cabedelo (PB)Rua Arthur Santos Viana, 119 - TérreoPonta de Matos - Cabedelo CEP.: 58100-575Tel./Fax: (83) 3228-3674E-mail: [email protected]

AMBEP Fortaleza (CE)Rua Pedro Borges, 20 - sl. 2003 Centro - Fortaleza CEP.: 60055-110Tel.: (85) 3226-8684Fax: (85) 3454-2263E-mail: [email protected]

AMBEP Itajaí (SC)Rua Dr. Pedro Ferreira, 155, sl.902 Ed. Genésio Miranda LinsCentro - ItajaíCEP.: 88301-030Tel.: (47)3249-1461Fax: (47)3249-1458E-mail: [email protected]

AMBEP Mossoró (RN)Rua Bezerra Mendes, 75, sls. 1,3 e 5 - Edifício Park Center Centro - MossoróCEP.: 59600-090Tel.: (84) 3321-3271E-mail: [email protected]

AMBEP Petrópolis (RJ)Rua do Imperador, 264, sl. 909 Shopping Santo AntônioCentro - Petrópolis - CEP 25620-000Tel.: (24) 2231-6226Fax: (24) 2243-2303E-mail: [email protected]

AMBEP São Mateus do Sul (PR)Rua D. Pedro II, 587, sl. 25 Centro - São Mateus do Sul CEP.: 83900-000Tel./Fax. (42) 3532-5415E-mail: [email protected]

AMBEP Vitória (ES)Av. Nossa Senhora da Penha, 699, 213, Torre B - Santa Lúcia - VItória CEP: 29055-250Tel/Fax.: (27) 3225-8494/3207-9592E-mail: [email protected]

AMBEP Angra dos Reis (RJ)Rua Coronel Carvalho, 539, sl.409 - CentroAngra dos Reis - RJ CEP.: 23900-315Tel.:/Fax: (24) 3365-7120E-mail: [email protected]

AMBEP Brasília (DF)QD. 01, BL. E, N.º 30, sl. 109Edifício Ceará Setor Comercial Sul - Brasília CEP.: 70303-900Tel./Fax: (61) 3321-5708 (*033)E-mail: [email protected]

AMBEP São Luís (MA)Av. Sen. Vitorino Freire, 1958, sl. 211Areinha - São LuísCEP.: 65030-015Tel./Fax: (98) 3232-1027E-mail: [email protected]

AMBEP São Mateus (ES)Rua Manoel de Andrade, 115, TérreoCentro - São Mateus CEP.: 29.930-045Tels.: (27) 3763-3538/3763-3412 (*036)E-mail: [email protected]

AMBEP TurSegurosAdministração e Corretagem de Seguros, Turismo, Viagense Promoção de Eventos S.AAv. Rio Branco, 125, 16º andarCentro - Rio de Janeiro - RJ - CEP.: 20040-006Tel.: (21) 2113-1000Fax: (21) 2113-1038 (*029)E-mail: [email protected]

AMBEP Juiz de Fora (MG)Ligado à Representação de Belo HorizonteTel.: (32) 3292-5682

Page 20: REVISTA DA AMBEP · 2017-01-31 · PETROS – Níveis (acima citada). 4. Em 22.10.2014, o Conselho Deliberativo da Petros esteve reunido para tratar da proposta de pagamen-to dos

Fale com um de nossos operadores:

(21) 2113-1003 ou 2113-1031

[email protected]

[email protected]

ww

w.c

asad

oclie

nte.

com

.br

A AMBEP TurSeguros preparoutrês pacotes exclusivos para você curtir as férias de janeiro e o Carnaval.Está esperando o que?

Escolha seu destino e embarqueem uma nova aventura!

Consulte nossos operadorese boa viagem!

O verão está

quase chegando! O

que acha de planejar

uma viagem animada

para o melhor da

estacão?

Cruzeiro pela Patagônia16 noitesSaída: 3 de janeiro, do Rio de JaneiroPreço por pessoa: a partir de US$ 2.200,00

Férias de janeiroem Arraial D’Ajuda5 noitesPacote aéreo e terrestreSaída: 6 de janeiro,do Rio de JaneiroPreço por pessoa:a partir de R$ 1.453,00

Carnaval 2015 em Nova Iorque5 noitesPacote aéreo e traslados de chegada e saída.Saída: 14 de fevereiro, do Rio de JaneiroPreço por pessoa: a partir de US$ 1.887,00