Revista de Vinhos Nº 303 GigaTuga

198
Os vinhos excelentes, as melhores escolhas por região, as boas compras REVELAÇÃO, ENÓLOGO, PRODUTOR, EMPRESA, COOPERATIVA, ENOTURISMO, RESTAURANTE, GARRAFEIRA... OS MELHORES DO ANO 2014 .00 * 6 por apenas N o 303 | FEVEREIRO 2015 | 4,00 (Cont.)| 600 AKZ (Angola)| Revista Mensal | www.revistadevinhos.pt Paço dos Cunhas de Santar Nature Tinto Biológico 2012 * para portugal continental

description

A Revista de Vinhos é uma publicação mensal de referência no segmento de vinhos e gastronomia. Com 25 anos de edição mensal contínua, é o meio com maior notoriedade do mercado, influenciando o comportamento de muitas dezenas de milhares de consumidores. O foco editorial da revista são as provas de vinhos, visitas a produtores e regiões vinícolas em Portugal e no estrangeiro, entrevistas, colunas de opinião, avaliações de harmonização vínico-gastronómica, enoturismo, entre outros.

Transcript of Revista de Vinhos Nº 303 GigaTuga

Page 1: Revista de Vinhos Nº 303 GigaTuga

Os vinhos excelentes, as melhores escolhas por

região, as boas compras

REVELAÇÃO, ENÓLOGO, PRODUTOR, EMPRESA, COOPERATIVA, ENOTURISMO,

RESTAURANTE, GARRAFEIRA...

OS

MELHORES DO ANO 2014

€ .00*6por

apenas

No 303 | FEVEREIRO 2015 | €4,00 (Cont.) | 600 AKZ (Angola) | Revista Mensal | www.revistadevinhos.pt

Paço dos Cunhas de Santar Nature Tinto Biológico 2012

* para portugal continental

Page 2: Revista de Vinhos Nº 303 GigaTuga
Page 3: Revista de Vinhos Nº 303 GigaTuga

sumáriofevereiro 2015

40

22 Produtores ainda apostam pouco nas vendas directas

Encomendar o vinho pela Internet e recebê-lo em casa, mais barato do que na loja? Parece o cenário ideal para o consumidor, mas os produtores portugueses ainda não apostam a sério nas vendas on-line.

28 Tintos com 10 anos em painel surpreendente

Há vários anos vínicos muitos bons no que já levamos de século XXI, alguns mesmo memoráveis. Nem será esse o caso de 2005, mas os tintos que provámos agora, dez anos depois, mostraram-se acima das expectativas. Um tributo à enologia.

40 O melhor que 2014 nos trouxe

Mais uma edição dos Prémios Melhores do Ano, mais uma dura tarefa de selecção para chegar à lista fi nal. A Revista de Vinhos escolheu quem mais se distinguiu no ano passado – vinhos, organizações, produtores, restaurantes, fi guras icónicas. A todos, obrigado.

80 Os grandes vinhos do anoComo habitualmente, destacamos 30 Prémios de Excelência, a que se juntam este ano 169 vinhos que constituem o Melhor de Portugal (uma distintíssima guarda de honra aos grandes vencedores) e a lista das 624 Melhores Compras. Tudo boas notícias.

2228

Page 4: Revista de Vinhos Nº 303 GigaTuga

180

144 Grandes marcas: vinhos velhos da Murganheira

A Murganheira, que também detém a marca Raposeira, é a grande empresa de espumantes em Portugal. Nas suas caves repousam cerca de 15 milhões de garrafas em estágio. Abrimos algumas, numa prova vertical de elevadíssimo nível.

152 Entrevistas mundanas com muitas histórias

É sempre assim: surpreendemos os entrevistados com perguntas irreverentes e eles respondem-nos na mesma moeda… Desta vez, falamos de história e cenários de férias, de literatura e saca-rolhas, de castas e biquínis. Só lido.

160 Alpajares: enoturismo no coração do Douro

Em terra de grifos, subimos às alturas e contemplámos a solene paisagem do Douro. Freixo de Espada à Cinta fi ca longe, mas a Casa de Alpajares e tudo o que a rodeia fazem a deslocação valer a pena.

168 Novos vinhos para a lampreia

Lampreia e Verde tinto. No Minho existe uma combinação perfeita entre garfo e copo. Mas vale a pena fugir ao óbvio e procurar novas harmonizações vínicas com o bicho que tantos amam e outros odeiam.

174 Uma bela mesa em Portalegre

Em Portalegre, terra cujos vinhos continuam a marcar pontos, há um restaurante que fornece o alibi ideal para saborear os néctares da região. No Solar do Forcado, as receitas regionais e os produtos locais dão corpo a uma mesa excepcional.

180 Vestigius, um copo de vinho à beira-Tejo

A um tempo rústico e moderno, tradicional e cosmopolita, alegre e pensativo. No Cais do Sodré, em Lisboa, com o Tejo mesmo ali em frente, alinha-se um wine bar com atmosfera única. E enorme paixão pelo vinho.

secÇões

PÁG 8 Novidades PÁG 20 Correio do Leitor PÁG 156 Crónica Contra-Corrente, de João Afonso PÁG 158 Crónica Temperanças, por Fernando Melo PÁG 184 Lançamento Casalobos PÁG 186 Notícias

fevereiro 2015

sumário

2 R E V I S T A D E V I N H O S F E V E R E I R O 2 0 1 5

186

160

174

152

144 168

Page 5: Revista de Vinhos Nº 303 GigaTuga