Revista Espaço Brinquedo #71

70
www.espacobrinquedo.com.br ano 11 nº 71 fev/mar Confira os principais lançamentos das feiras internacionais de brinquedo NOVAS IDEIAS ATERRISSAM NO MERCADO BRASILEIRO!

description

NOVAS IDEIAS ATERRISSAM NO MERCADO BRASILEIRO! Confira os principais lançamentos das feiras internacionais de brinquedo #epgrupo #brinquedo

Transcript of Revista Espaço Brinquedo #71

Page 1: Revista Espaço Brinquedo #71

www.espacobrinquedo.com.br ano 11 nº 71 fev/mar

Confira os principais lançamentos das feiras internacionais de brinquedo

NOVAS IDEIAS ATERRISSAM NO MERCADO BRASILEIRO!

01_FOLDER_EB-71.indd 4 2/4/15 4:57 PM

Page 2: Revista Espaço Brinquedo #71

01_FOLDER_EB-71.indd 2 2/4/15 4:57 PM

Page 3: Revista Espaço Brinquedo #71

01_FOLDER_EB-71.indd 3 2/4/15 4:57 PM

Page 4: Revista Espaço Brinquedo #71

www.espacobrinquedo.com.br ano 11 nº 71 fev/mar

01_FOLDER_EB-71.indd 5 2/4/15 4:57 PM

Page 5: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista

[índice]

6 Opinando

10 Panorama

20 Barriga no Balcão – Gian Catinella

22 Em foco – Toni Toys

24 Especial – 12º Prêmio EB

30 Capa – Feiras de Hong Kong e Nuremberg

40 Gôndola – Páscoa

44 Empresa – XS Bike

46 Os 10+ – Natal

52 Perfil de loja – Lojasmel

54 Ponto de Venda – Marcelo Rossi

58 Análise de especialista – Atendimento

62 Representante – Sol Representações

64 Se eu fosse criança

66 Está marcado!

24 40

30

2014

12º PRÊMIO

indice eb 71.indd 3 2/5/15 3:37 PM

Page 6: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista4

Ano 11 – Ed. 71 – Fev/Mar. – 2015

Espaço Palavra Editora e Arte Ltda.

[ Direção-geral e jornalista responsável ]

Marici Rosana Ferreira (MTb 36727)

[ Revisão ]

Renata Lopes Del Nero

Lu Peixoto

[ Redação ]

Kika Martins

Livia de Vivo

[ Arte ]

Wilson Alves

Rening Masuyama

[ Marketing ]

Lívia Gimenes

[ Departamento comercial ]

Alessandra Aragon Frate

Daiane Miranda

Sandra Olegário

[ Assistentes administrativas ]

Cristina Venâncio

[ Administração, publicidade e redação ]

Rua Arapapi, 45

Moema – São Paulo/SP

CEP: 04516-020

Tel. (11) 5092-5588/(11) 5094-0403

E-mail: [email protected]

[ Assinaturas ]

(11) 5092-5588 ou pelo site

www.epgrupo.com.br

As matérias assinadas são de responsabilidade dos autores e podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte.As fotos utilizadas nesta edição pertencem ao banco de imagens da Revista Espaço Brinquedo e podem ser utilizadas, desde que citada a fonte.A Revista Espaço Brinquedo possui distribuição nacional para proprietários, diretores, gerentes, compradores, lojistas e demais pessoas envolvidas com lojas de brinquedos, artigos infantis, magazines, supermercados, atacadistas, fabricantes, papelarias, armarinhos e bazares.

Marici Ferreira Livia de VivoKika Martins

Wilson Alves Rening MasuyamaCristina VenâncioLívia Gimenes

Daiane Miranda Alessandra Frate

Enquanto alguns começam o ano esquentando lentamente os motores, os profissionais do setor de brinquedos já entram nele em ritmo acelerado. Logo de início, são realizados grandes eventos mundiais do segmento. O primeiro deles é a feira de brinquedos da China, a Hong Kong Toys & Games Fair, em janeiro. Acompanhada pela HK International Licensing

Show e pela Baby Products Fair, a exposição movimenta milhares de visitantes todos os anos. Como não poderia deixar de ser, enviamos mais uma vez uma de nossas correspondentes para cobrir os eventos e registrar todas as novidades. Por isso, con-fira tintim por tintim como foi a edição de 2014.

Já no mês de fevereiro, é a vez da International Toy Fair Nuremberg, na Ale-manha. Sem abrir mão da proposta de educar por meio dos brinquedos, o evento tem dado mais espaço aos artigos tecnológicos. Sempre bem organizada, a edição deu show de conteúdo nas palestras, seminários e, claro, em mais um ToyAward. Ainda para este ano, vale destacar a parceria firmada entre a Messe Frankfurt e a Toy Guangdong Association para a realização de um novo e grandioso evento: a Guangzhou International Toy e Hobby Fair. Estamos ansiosos!

Por falar em premiação, nesta edição você confere os destaques do mercado nacional de brinquedos e os profissionais que estiveram presentes no 12º Prêmio Revista Espaço Brinquedo. Apresentado pelos atores e personagens do Cartoon Ne-twork, o evento foi animadíssimo e reuniu novamente grandes players do setor.

Outro destaque desta edição são as linhas especiais para montar um mix temáti-co de Páscoa. Vários fabricantes oferecem opções para complementar ou substituir os ovos de chocolate. Prepare o seu e confira ainda os brinquedos mais vendidos no Natal. Este ranking é um bom termômetro para as suas próximas vendas.

Enfim, estamos de volta com força total! Para elaborar conteúdos ainda melho-res, contamos com a sua ajuda. Queremos saber a sua opinião. Escreva para a nos-sa redação, envie sugestões de matérias, críticas e embarque neste projeto editorial colaborativo. Até a próxima!

Marici Ferreira – [email protected]

Agência de Conteúdo

Foi dada a largada!

[editorial]

Sandra Olegário

EditoralEB71.indd 4 2/4/15 5:01 PM

Page 7: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista5

Fevereiro / Março 2014

EditoralEB71.indd 5 2/4/15 5:01 PM

Page 8: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista 6 Fevereiro/Março 2015

Somos a primeira loja online a fechar um acordo desse porte com a Disney Company no Brasil e esperamos um aumento de 15% nas vendas da linha própria, com a chegada dos personagens. Estamos

muito empolgados com o lançamento e seus resultados”Marcelo Karsouni, diretor comercial da Tricae.

“Nossa lista Top Toy ilustra a variedade de brinquedos, incentivando padrões muito diferentes de atividades. É ótimo ver produtos criativos e jogos emparelhados

com brinquedos mais tradicionais. Tendo quase metade da lista preços abaixo de £ 25, a lista

DreamToys é relevante para todos os consumidores”Gary Grant, presidente da comissão DreamToys, sobre os brinquedos mais

populares no varejo do Reino Unido.

Santa Catarina e Minas Gerais são regiões que representam

um mercado em potencial para a TIP TOP que ainda não foi

totalmente explorado. Por isso, temos um plano traçado para aumentar o número de lojas

nesses locais”Ricardo Marcondes, gerente de

expansão da TIP TOP.

Com a acessibilidade e a mobilidade cada vez mais presentes em todas as classes sociais, as empresas devem permanecer atentas à multicanalidade e encará-la como uma obrigação e não mais como uma opção”Regis Noronha, diretor de executivo de estratégia e marketing da Atento.

[opinando]

Opinando_eb70.indd 6 2/4/15 5:04 PM

Page 9: Revista Espaço Brinquedo #71

Opinando_eb70.indd 7 2/4/15 5:04 PM

Page 10: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista 8 Fevereiro/Março 2015

A série Os Simpsons é democrática; agrada a pessoas de diferentes perfis e idades. Nossa marca consegue atingir crianças,

adolescentes e adultos e transita, com naturalidade, entre o público conservador e o mais alternativo”

David Diesendruck, presidente da Redibra.

“O brasileiro vem redescobrindo o prazer de curtir quadrinhos, incentivado pela qualidade do conteúdo e

pela cultura pop tão presente em nosso cotidiano.“Marcio Borges, diretor comercial, de marketing e de publicações da Panini.

Estamos sempre atentos às inovações que acontecem na indústria e na regulamentação em outros países, além de monitorarmos os acidentes de consumo. Estamos propondo melhorias para tornar o regulamento para brinquedos, vigente desde 1992, ainda mais seguro”Leonardo Rocha, chefe da Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade do Inmetro (Dipac) sobre as novas regras para fabricação e importação de brinquedos.

Como resultado, é imperativo que os anunciantes considerem a plataforma móvel como central para sua estratégia de publicidade e que encontrem maneiras de integrar o que estão fazendo para desktop e offline com suas estratégias para tablets e smarthphones. O desafio é analisar com sucesso o comportamento de navegação do usuário entre os dispositivos e seu retorno sobre o investimento”Alessander Firmino, diretor-geral da Criteo no Brasil.

[opinando]

Opinando_eb70.indd 8 2/4/15 5:04 PM

Page 11: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista9Fevereiro/Março 2015

Opinando_eb70.indd 9 2/4/15 5:04 PM

Page 12: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista Fevereiro/Março 201510

[panorama]

Pelúcias Frozen Long JumpA Long Jump decidiu produzir as princesas de pelú-

cia do filme Frozen (Disney) no Brasil. As bonecas são macias e de alta qualidade, e têm trajes reluzentes, para manter a aura mágica das personagens.

Criada em 1998 como importadora de brinquedos, a Long Jump cresceu ao longo dos anos e passou a de-senvolver seus próprios itens. Desde 2006, a empresa investe na fabricação de pelúcias no Brasil e hoje é a

única autorizada a produzir personagens originais da Disney no País.Para obter mais informações, acesse o site: www.longjump.com.br.

A fabricação e a importação de brinquedos ganham regras mais rigo-rosas a partir de 2015. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) propôs, em recente portaria, novos Requisitos de Avaliação da Conformidade (RACs) para a certificação compulsória de

cerca de 120 brinquedos, número que pode variar de acordo com a participação da sociedade. Entre as novas proposições, estão a avaliação da presença de formamida em produtos feitos de EVA (espu-ma presente em tapetes e jogos, por exemplo) e a realização de ensaios de mordida e fervura para brinquedos da primeira idade. Uma nova classificação de faixa etária também está sendo proposta para diversos tipos de brinquedos.

Para a revisão do regulamento foi formada uma Comissão Técnica de Brinquedos, com a partici-pação de integrantes da indústria (fabricantes e importadores), da Fundação Abrinq, de laboratórios e organismos acreditados pelo Inmetro e de organizações não governamentais ligadas à segurança da criança e órgãos de defesa do consumidor.

A partir da data de publicação da portaria definitiva, fabricantes e importadores terão 18 meses para se adequar e mais seis meses para deixar de comercializar produtos fora dos padrões. O varejo terá 48 meses, a contar da publicação da portaria, para escoar o estoque e somente comercializar produtos que estejam em conformidade com os novos requisitos.

Novas regras para fabricação e importação de brinquedos

Panorama_eb71.indd 10 2/4/15 5:07 PM

Page 13: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo RevistaFevereiro/Março 2015 11

Panorama_eb71.indd 11 2/4/15 5:07 PM

Page 14: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista Fevereiro/Março 201512

[panorama]

A Nickelodeon marca forte presença no mercado com seus produtos neste início de ano.

Como parceiros em mochilas, a Nick conta com a DMW nas linhas de Bob Esponja, Tartarugas Ninja, South Park e ainda no lançamento de Bub-

ble Guppies. Já a Xeryus lançou três linhas diferentes de Dora a Aventureira, além dos produtos de Backyardigans e Winx. A Diplomata, por sua vez, desenvolveu as mo-chilas 3D dos personagens Nick e lançou novos mode-los de mochilas para Dora e Bob Esponja.

A Nickelodeon lançou ainda novas linhas de cader-nos, em parceria com a Foroni, dos personagens Dora a Aventureira, Tartarugas Ninja, Bob Esponja, South Park e Beavis and Butt-head. A linha de Winx Club fica por

conta da Grafons.

Novos produtos Luz e Vida

Os copos de acrílico com tampa hermetica-mente fechada e canudo criados pela Editora Luz e Vida são mais uma novidade para o mercado in-fantil. Têm opções de 350 e 500 mililitros e 11 mo-delos, divididos em quatro linhas: Edição Especial Smi 35 anos, ilustrado com os personagens Smilin-güido, Piriá, Pildas e Faniquita; Smi baby, com o Smilingüido e a Faniquita; Querubim Toy, com os desenhos da Gabi, Rafa e o cachorrinho Algodão-

-Doce; e a Linha LV Frutos do Espírito, com mensa-gens motivacionais de paz e amor.

Já as canecas em vidro com tampa e colher ganharam seis modelos, sendo ilustrados com mensagens e personagens do Smilingüido e sua turma. As canecas são acondicionadas em uma embalagem decorada, pronta para presentear.

Volta às Aulas 2015 com produtos Nickelodeon

Panorama_eb71.indd 12 2/4/15 5:08 PM

Page 15: Revista Espaço Brinquedo #71

Para incentivar o hábito das crianças acima de 3 anos de idade a cuidarem da saúde bucal, a Dentalclean, fabricante de produtos de higiene oral, acaba de lançar kits infantis dos personagens Batman, Scooby Doo! e Garfield. Todos os produtos foram desenvolvidos por uma equipe de profis-sionais qualificados, com foco no público infantil.

A Dentalclean renovou recentemente o contrato de licenciamento com a Warner Bros., cuja parceria existe desde 2011. Desde então, as linhas Batman e Scooby Doo! venderam mais de 2 milhões e 200 mil itens. O novo acordo vai até 2016.

Cada conjunto é composto por escova infantil com cantos arredondados e cerdas cuidadosamente polidas e textura macia nas versões de Scooby Doo! e Garfield e extra-macia na de Batman, além de cabo com ergonomia adequada, proporcionando segurança aos pequenos e praticidade na hora da es-covação; fio dental de 50 m com aroma de tutti-frutti em embalagem com tampa higiênica e visor trans-parente; e enxaguatório bucal de 60 ml com flúor, irgasan e calêndula, mas sem álcool na fórmula, além de cheirinho e sabor de tutti-frutti. Linha prática para levar em viagens ou mesmo à escola.

Dentalclean lança kits infantis

Panorama_eb71.indd 13 2/4/15 5:08 PM

Page 16: Revista Espaço Brinquedo #71

[panorama]

A 44ª edição da Feira Internacional do Setor Infanto-Juve-nil/Teen-Bebê (FIT 0/16), realizada na capital paulista, trouxe muitas novidades para o segmento. Acompanhando a evolu-ção da moda infantil nos últimos anos, a Interfeiras Eventos e a consultora de imagem Ana Cury capricharam na estrutura. Chamaram a atenção dos visitantes os vários lounges e espa-ços especialmente destinados aos lojistas, além de, claro, as novas coleções apresentadas pelos expositores. Petit Gateau, Daya e Aire foram algumas das marcas que desfilaram na oca-sião. Cerca de 10 mil visitantes estiveram presentes e fizeram

seus pedidos às mais de 115 marcas expositoras, já pensando nas vendas de agosto.

Tendências infantis de Outono/Inverno 2015

Em novembro, a Rede Brasileira Infância e Consumo – Rebrinc –, lançou oficialmente o seu site (www.rebrinc.com.br), a fim de reunir, articular e mobilizar pais, mães, educadores e profissionais de diversas áreas na defesa dos direitos de crianças e adolescentes diante das relações com o consumo. Assim, trará notícias, artigos, entrevistas, campanhas, publicações e vídeos sobre os temas infância e consumo. Trata-se de um espaço para troca de experiências e promoção de um novo olhar sobre a cultura do consumo, além de outras questões relacionadas à infância e à adolescência. Além disso, os interessados também poderão contribuir enviando sugestões e conteúdos para o site, construído de forma coletiva.

Para obter mais informações, entre em contato pelo endereço [email protected] ou pelas páginas facebook.com/redebrasileirainfanciaeconsumo e www.rebrinc.com.br.

Conheça a Rebrinc

Panorama_eb71.indd 14 2/4/15 5:08 PM

Page 17: Revista Espaço Brinquedo #71

Com um crescimento contínuo e sustentável, a Tip Top – marca referência em moda infantil – alcança a meta da 100ª franquia. As lojas Shopping RioMar (Fortaleza), Shopping Tijuca (Rio de Janeiro), Mega Store Shopping Praça Araçatuba (Araçatuba) e Shopping Passeio das Aguas (Goiânia) foram algumas das inaugurações no último trimestre do ano.

A estratégia para 2015, segundo Ricardo Marcondes, gerente de expansão da Tip Top, é a aber-tura de mais 20 unidades. Entre as regiões que ganharão relevância no plano de crescimento para o próximo ano estão Santa Catarina, onde a marca prevê mais seis franquias, e Minas Gerais , onde o interesse é dobrar de tamanho, sendo prioridade chegar a 10 unidades no estado.

O plano de expansão se configura em dois modelos de negócio: lojas tradicionais e Mega Sto-res – que vão de 300 a 600 metros quadrados e oferecem itens dos mais diversos tipos, que incluem roupas, acessó-rios, carrinhos para bebê, brinquedos e uma infinidade de itens para atender a todas as necessidades que envolvem a chegada de uma criança.

O projeto de expansão pode se potencializar também por meio dos investimentos dos próprios franqueados.

Tip Top alcança a 100ª franquia

Panorama_eb71.indd 15 2/4/15 5:08 PM

Page 18: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista Fevereiro/Março 201516

[panorama]

Em mais de 50 anos de carreira, Mauricio de Sousa viu os personagens da Turma da Mônica repetirem o enorme sucesso que fazem nos quadrinhos há mais de quatro gerações em livros para os mais diversos públicos. Agora, sua biblioteca aumenta com Meu Pequeno Evangelho, da Editora Boa Nova.

Neste livro, a Turma da Mônica recebe a visita de André, um primo do Seu Antenor (o pai do Cascão) que é espírita. Em meio à curiosidade das crianças, ele apresenta conceitos do Evangelho que todos podem usar no dia a dia, independentemente da religião que praticam.

Meu Pequeno Evangelho traz lindas mensagens de amor, caridade e humildade, contadas de forma divertida, com os personagens mais queridos do Brasil. A obra ensina a importância de praticar o bem e a caridade, de respeitar o próximo e a natureza, de se conhecer e de compartilhar seus “tesouros” sempre que for possível, principalmente os conhecimentos e boas atitudes. Para conhecer, acesse o site da editora: www.boanova.net.

A Turma da Mônica em Meu Pequeno Evangelho

Novo DinoMundiLançada no Brasil no início de dezembro, o brinquedo

interativo Dino Mundi é exclusividade das redes Ri Ha-ppy e PBKIDS. Ao utilizar tecnologias como a realidade aumentada e o reconhecimento de objetos, Dino Mundi explora o universo dos dinossauros, que ganham vida na tela de smartphones e tablets, surpreendendo o público

infantil com as criaturas jurássicas.Para obter mais informações, acesse www.rihappy.com.br e www.pbkids.com.br.

Americano de origem alemã, o engenheiro Ralph H. Baer é o pai do popular jogo de memória que marcou – e ainda marca – a infância de muita criança. Chamado lá fora de “Simon”, o Genius surgiu em 1978 e se tornou um ícone da cultura pop na década de 80.

Depois de ganhar uma versão contemporânea, o brinquedo clássico que foi sonho de consumo de muitas crianças no passado, hoje encabeça a lista de presentes de muitos marmanjos. A criação de Baer ganhou recentemente uma versão míni, o Genius – Jogos para Viagem, que cabe na palma da mão e pesa apenas 100 gramas (o original pesa 830 gramas).

Morre o criador do Genius

Panorama_eb71.indd 16 2/4/15 5:08 PM

Page 19: Revista Espaço Brinquedo #71

O Skatenete Little Tikes, da BBtrends, é uma mistura muito bem-sucedida do skate e do patinete. Recomendado para crian-ças de 2 a 5 anos de idade, o produto é fabricado em metal e conta com manoplas de borracha, freio de segurança, base larga para facilitar a colocação dos pés, e três rodas de silicone, carac-terísticas que promovem maior segurança, estabilidade e confor-to na hora de brincar.

Além de garantir a diversão, o Skatenete desenvolve o equilí-brio, a força e também a coordenação motora da criança.

Para obter mais informações, acesse www.bbtrends.com.br.

Skatenete estimula o desenvolvimento

Panorama_eb71.indd 17 2/4/15 5:08 PM

Page 20: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista Fevereiro/Março 201518

[panorama]

Com diversos acessórios e personagens encantadores, a linha Glitzi Globes permite que as crianças criem seus próprios globos de glitter para brincar, usar, decorar e colecionar. A linha conta com diferentes opções de kits. O primeiro é o Starter Kit, que traz lindos personagens, objetos para montagem e acessórios para transformar os Glitzi Globes em bijuterias coloridas e divertidas. Já o 3 Pack acompanha três globos para montagem em 6 temas

colecionáveis: Floresta, Oceano, Castelo de Princesa, Parque de Diversões, Fantasia e Festa. Além das duas versões já conhecidas, acabam de chegar mais dois lançamentos da linha: o Showcase,

que, além dos miniglobos, vem com megacúpula de carrossel e display para expor as peças, e o Mega-dome, que conta com display e megacúpula especial com os temas Castelo de Princesa ou Tesouros do Oceano. Para brincar, basta montar o miniglobo com o personagem favorito, colocar água e chacoalhar!

O brinquedo é indicado para crianças com idades a partir de 5 anos de idade e cada kit é vendido separadamente.

Para obter mais informações, acesse www.intektoys.com.br.

Intek investe em febre mundial

No final de 2014, a Exim Licensing anunciou um programa de licenciamento para a série Sendokai Champions. Exibida pelo Cartoon Network, a ani-mação é baseada nas aventuras de quatro jovens que devem salvar a Terra do Império do Mal, por meio de um novo método de combate − a técnica mistura esporte e magia. Zak, Cloe, Kiet e Fenzy são garotos pouco populares até que, certo dia, encontram braceletes caídos de um meteorito. Assim, passam a dedicar-se à arte, a fim de se tornarem verdadeiros guerreiros.

Entre as séries mais vistas em Portugal e na América Latina, a atração é dirigida ao público de 6 a 9 anos de idade.

Além de brinquedos, as categorias disponíveis para licenciamento de Sendokai incluem li-nhas de volta às aulas, videogames e cards colecionáveis. Para obter mais informações, acesse www.eximblog.com.br.

Nova licença para o segmento infantil

Panorama_eb71.indd 18 2/4/15 5:08 PM

Page 21: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo RevistaFevereiro/Março 2015 19

E-commerce para o varejoA Brasil/CT, empresa líder em operações de desintermediação no mercado de comércio eletrôni-

co, inaugura em 19 de janeiro de 2015 o distribuidor online “produtosDisney.com” (www.produtos-disney.com) dedicado exclusivamente à venda de produtos licenciados Disney a todas as pequenas e médias empresas (PMEs) de varejo brasileiras.

A iniciativa, única no setor, conta com o licenciamento da The Walt Disney Company Brasil, e terá um amplo portfólio de produtos dos personagens Disney, Disney•Pixar, Marvel, Lucasfilm, além da participação de empresas licenciadas locais. Os varejistas terão maior flexibilização de pedidos mínimos, listas de compras sugeridas de acordo com as tendências de mercado e seu tipo de negó-cio e, ainda, conteúdos e informações sobre as franquias e personagens da companhia. O acesso é restrito às empresas.

O distribuidor B2B disponibilizará produtos em vários segmentos, como brinquedos; papelaria; material escolar; bebês; vestuário; decoração; cama, mesa e banho, entre outros.

A Brasil/CT será a empresa responsável por toda a operação deste marketplace online e garantirá a distribuição em todo o País.

Panorama_eb71.indd 19 2/4/15 5:08 PM

Page 22: Revista Espaço Brinquedo #71

[barriga no balcão]

Espaço Brinquedo Revista 20 Fevereiro/Março 2015

Bate-papo sobre varejo

Nesta edição, decidimos nos dedicar a algumas perguntas recebidas de empresários de diferentes regiões do Brasil. Certamente muitos profissio-nais vivem situações semelhantes −

por isso, esclarecemos abertamente alguns impasses nesta e nas próximas edições. Confira a seguir.

Mirian Bovero (AM) – Minha empresa é familiar. Como fazê-la crescer, se cada sócio um quer seguir para um lado?

Tarks – Seja bem-vinda ao clube das empresas familiares. Saiba que hoje, no Brasil, cerca de 93% das empresas são familiares e apenas 30% delas conseguem chegar à segunda geração. Seu proble-ma é bastante comum e deve ser tratado com muito rigor se você quiser manter seu negócio.

Para crescer e alinhar a todos, sugiro que cada um dos sócios (parentes) tenha papéis ou funções bem definidas na empresa e, claro, atuem em áreas em que se identifiquem e estejam preparados para assumir a responsabilidade.

Juntos, definam a visão para o futuro da empresa, é muito importante que todos os sócios se comprometam com a execução para se cumprir a meta estipulada.

As regras de administração da empresa entre os sócios devem ser claras; a gestão, transparente; e o planejamento, fundamental. Boa sorte.

Ricardo Scaff (PR) – Como posso praticar a sus-tentabilidade na minha empresa?

Tarks – Ótima questão. Entre as 10 empresas consi-deradas modelo no Guia de Boa Cidadania Corporativa, todas figuram entre as melhores e maiores do ano.

Os grandes novos empreendedores no mundo são aqueles que conseguem ter boas ideias e, ao mesmo tempo, melhorar a vida de muitas pessoas.

Boas ideias não faltam, mas vamos às básicas: se-pare o lixo e não use copos descartáveis, mas a boa e velha caneca. Você realmente precisa imprimir seu

relatório? Assim, você economiza tempo e material.Lembre-se de que as mudanças vêm de dentro

para fora. Fazendo a sua parte você serve de exem-plo para seus colegas e ajuda a preservar o planeta.

Adriano Teperman (DF) – O que preciso fazer para motivar minha equipe?

Tarks – Cerca de 60% dos problemas de motivação nas empresas são causados pela falta de comunicação. Portanto, comece gerando informação a toda sua equi-pe e entre os departamentos. Todos devem trabalhar alinhados sabendo para que lado devem seguir.

Outro fator importante é o desenvolvimento dos seus liderados. Eles têm de sentir que estão se aper-feiçoando e que a empresa investe neles. Quando foi a última vez que você proporcionou um treina-mento de desenvolvimento para todos?

Como está a autonomia para que eles tomem algumas decisões? Se seu estilo é centralizador e to-dos apenas seguem as suas orientações, saiba que não desenvolverá ninguém. A chance de perder seus melhores associados é muito grande.

Desenvolver é delegar. Esteja preparado para os erros. Eles são parte do processo de desenvolvimen-to das pessoas. Finalmente, lembre-se: “Não há er-ros na vida, apenas lições” – Robin Sharma.

Mande suas perguntas para o Barriga no Balcão: [email protected]. Na próxima edição, es-clareceremos mais algumas dúvidas. Até a próxima...

GIAN CATINELLA é diretor da Tarks, que oferece cursos, workshops e palestras de capacitação para empresas. Apresenta as últimas tendências do varejo e da indústria, e ajuda a vender mais, ao oferecer inovação, gestão e treinamento a equipes. Com mais de vinte anos trabalhando no varejo, leva a expertise da operação de grandes players para o seu negócio. Contato: [email protected].: (11) 98334-3030 e (11) 98698-2577

Respostas valiosas para o seu negócio

barriga no balcao eb71.indd 20 2/4/15 5:08 PM

Page 23: Revista Espaço Brinquedo #71

Untitled-1 1 2/10/15 12:24 PM

Page 24: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista 22 Fevereiro/Março 2015

Para este ano, nossa expectativa é

profissionalizar ainda mais nossa equipe, o serviço oferecido no varejo e, claro,

expandir cada vez mais a empresa

Quem vê a rede de lojas de brin-quedos Toni Toys hoje nem ima-gina que o negócio começou como uma pequena banca de revistas de bairro, na cidade de

Curitiba. “Em 1996, expandimos nossos negócios e colocamos artigos de papelaria, já com uma sede maior e bem estruturada”, lembra o proprietário, Antônio Jean Abdo.

Em 2001, devido à grande quantidade de crian-ças clientes da Papelaria do Toni, foi introduzida uma gama de brinquedos. O resultado não poderia ser diferente. “Em 2008, inauguramos a primeira loja com a bandeira Toni Toys.” Recentemente, a rede ganhou um prêmio de Loja Destaque da Região Sul. Para conhecer melhor o trabalho que consagrou a rede em 2014, confira a entrevista completa.

Espaço Brinquedo – Qual a atual estrutura da rede?

Antônio Abdo – Atualmente, a Toni Toys possui 13 lojas no Paraná e em Santa Catarina – Curitiba, Balneário Camboriú, Londrina, Lages, Blumenau, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais e Ponta Grossa. Dessas unidades, três foram dedicadas ao segmento Baby. Um novo formato para a rede, especialmente voltado ao consumidor de produtos de 0 a 4 anos de idade.

EB – Quais categorias de produtos a Toni Toys oferece?

Antônio Abdo – No momento, a Toni Toys ofe-rece jogos, bikes, produtos eletrônicos, fantasias, artigos de esportes e playground, puericultura leve e pesada, pelúcia, praia, lazer, bonecos e bonecas.

Comprador de brinquedos conta a bem-sucedida trajetória da Toni Toys

Antônio Jean Abdo

Antônio Jean Abdo

“”.

[em foco][em foco]

Em Foco eb71.indd 22 2/4/15 5:10 PM

Page 25: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista23Fevereiro/Março 2015

EB – Cerca de quantos itens compõem o mix?Antônio Abdo – A soma dos produtos oferecidos

pela Toni Toys atualmente resulta em mais de 25 mil itens, sendo 50% importados e 50% nacionais.

EB – Qual o critério adotado para seleção dos brinquedos disponibilizados pela rede?

Antônio Abdo – Além dos critérios básicos como qualidade e preço adequado, o mais importante e que procuramos seguir com atenção é a demanda do mercado. Objetivamente, ouvir o que o consu-midor deseja.

EB – Quais categorias de produto têm mais saí-da, hoje em dia?

Antônio Abdo – Embora as crianças adorem games, smartphones e tablets, os brinquedos tradi-cionais ainda são muito procurados em nossa rede de lojas. Diria que bonecos e bonecas se destacam entre as categorias mais vendidas.

EB – Há espaço na loja para os fabricantes reali-zarem campanhas de suas linhas?

Antônio Abdo – Sim! Oferecemos espaço em

nossas lojas para realização de diferentes ações. Essa parceria entre fabricantes e lojistas é bastante válida para o mercado como um todo. O consumi-dor percebe melhor o produto e as marcas envolvi-das. Por isso, frequentemente desenvolvemos ações com nossos parceiros.

EB – Considerando o aumento nas vendas virtu-ais, a Toni Toys pretende desenvolver um e-commer-ce em breve?

Antônio Abdo – Hoje, nosso foco é o varejo. Porém, temos acompanhado o avanço das vendas pela internet. Não descartamos a ideia futuramente. Entretanto, é preciso estar devidamente estruturado para atender adequadamente às expectativas do consumidor virtual. Sobretudo, com relação à se-gurança na rede e ao cumprimento dos prazos de entrega das mercadorias.

EB – Ao que é atribuído o destaque recebido no 12º Prêmio Revista Espaço Brinquedo?

Antônio Abdo - Ao trabalho honesto que vem sendo desenvolvido há mais de 20 anos, com muita dedicação, esforço e firmeza. Para entender nosso trajeto até aqui, é necessário entender o quanto lu-tamos, o quanto arriscamos, o quanto perdemos, o quanto investimos, o quanto erramos, mas principal-mente o quanto acertamos.

EB – Qual o significado desse troféu para a equipe?Antônio Abdo – Esse troféu é sinônimo de orgu-

lho para a Toni Toys e, sem dúvida, uma grande mo-tivação para toda a equipe.

EB – Qual a expectativa da Toni Toys para 2015?Antônio Abdo – Para este ano, nossa expectativa

é profissionalizar ainda mais nossa equipe, o serviço oferecido no varejo e, claro, expandir cada vez mais a empresa.

SERVIÇO:Toni Toys – http://tonitoys.com.br

Embora as crianças adorem games, smartphones e

tablets, os brinquedos tradicionais ainda são muito procurados em nossa rede de lojas. Diria que bonecos e bonecas se destacam

entre as categorias mais vendidas

Em Foco eb71.indd 23 2/4/15 5:10 PM

Page 26: Revista Espaço Brinquedo #71

[especial]

Espaço Brinquedo Revista 24 Fevereiro/Março 2015

por Marcelo Rossi

Animação para todo lado!

Festa é coisa séria”, já dizia um velho co-nhecido. Por isso, invariavelmente o mer-cado de brinquedo em peso celebra o trabalho realizado ao longo do ano pelo setor. O último encerramento foi realizado

no Villa Vérico, em São Paulo, no dia 3 de dezembro. Com cerca de 300 convidados, o 12º Prêmio Revista Espaço Brinquedo contemplou diversos profissionais e empresas que se destacaram em 2014.

A escolha dos premiados foi realizada por meio de pesquisa elaborada pelo EP Grupo, na qual participa-ram todas as plataformas envolvidas com o negócio, de acordo com a categoria a ser definida. “Enquanto houver justo reconhecimento pelo trabalho realizado com amor e responsabilidade, seguiremos motivados independente das circunstâncias econômicas. Preci-samos de inspiração para novos projetos e união para conquistar ainda mais”, declarou Marici Ferreira, di-retora do EP Grupo e organizadora do evento.

Na ocasião, o presidente da Associação Brasilei-ra dos Fabricantes de Brinquedos, Synésio Batista da Costa, foi homenageado pelos 30 anos de Abrinq. Após receber uma placa comemorativa, o porta-voz do setor fez um pronunciamento sobre o próximo ano. Em seguida, o presidente da Associação dos Lojistas de Brinquedos do Brasil (ALBB), Julio Eza-gui, também subiu ao palco para falar sobre algu-mas das causas que movem essa nova associação do segmento.

Além do apoio de grandes fabricantes de brin-quedos que há anos viabilizam a realização do evento, novamente a cerimônia contou com o pa-trocínio master do Cartoon Network. O resultado dessa parceria não poderia ser diferente: satisfação, reconhecimento e união!

Durante a premiação, foi servido o jantar e os presentes puderam confraternizar com suas equipes e seus clientes.

12º PRÊMIO

Especial 71.indd 24 2/4/15 5:11 PM

Page 27: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista25Fevereiro/Março 201

Confira os vencedores por categoria!

Referência de Loja EspecializadaRi Happy/PBKidsRegiane Longo recebeu o prêmio en-tregue por José Roberto (Multibrink).

Referência em MagazineLojas AmericanasUrgel Simões (Hasbro) entregou o troféu à Aline Feldman (Lojas Americanas).

Atacadista/Distribuidor Destaque RevalMatheus Leonel e André Rodrigues receberam o prêmio entregue por Gilson Pestana e Edimilson Santana (Fun Toys).  

Departamento/Magazine Destaque HavanFernando Bonkevitch (Dismat) entrega a premiação a Rosênio Duarte.

Loja Virtual Destaque B2W (americanas.com)Kiko Smitas (SulAmericana Fantasias) en-tregou o prêmio a Rafael Cototo.

Loja Especializada Destaque BmartCariovaldo Souto recebeu o troféu en-tregue por Marcelo Griebler (Yellow).

Loja Destaque – Região Norte/NordestePlaneta BrinquedoVagner Lefort (Long Jump) entregou o prêmio à Patricia Couto.

Synésio Batista recebeu homenagem pelos 30 anos de Abrinq.

Especial 71.indd 25 2/4/15 5:11 PM

Page 28: Revista Espaço Brinquedo #71

[especial]

Espaço Brinquedo Revista 26 Fevereiro/Março 2015

Loja Destaque – Região Centro-OesteCiatoyLuiz Fiorini (Multikids) entregou a pre-miação ao diretor da Ciatoy, Carlos Amorim.

Empreendedor DestaqueLaércio Correa - CenterlarAlexandre Marques (Xalingo) entregou o troféu a Laércio Correa (Centerlar).

Empreendedor DestaqueRafael Chang - Lojas Mel Marcos Ernica (BSToys) entregou o troféu a Jacques de Oliveira Melo, o qual representou um dos vencedores da ca-tegoria, Rafael Chang.

Empreendedor DestaqueRoberto Vidal - Lojas RenascerCarlos Cardoso (Brinquedos Cardoso) entregou a pre-miação a um dos vencedores da categoria, Roberto Vidal (Lojas Renascer). 

Empreendedor DestaqueSeverino Gomes da Silva – Fabdré Brinquedos e PapelariaIvan Roseghini (BBRA) entregou o prêmio a Eduardo Alves Lima (CL Representações), o qual representou Severino.

Loja Destaque – Região SudesteBrinquedolândiaO troféu foi entregue a Rogério Cameloti por Fernanda Travesso (Zippy Toys).

Loja Destaque – Região SulToni ToysEduardo Kapaz (Elka) entregou o troféu a Antônio Abdo.

Para conferir o álbum completo, acesse: www.epgrupo.com.br.

Especial 71.indd 26 2/4/15 5:11 PM

Page 29: Revista Espaço Brinquedo #71

Brinquedo Nacional Destaque Boneca Peppa Pig – EstrelaRodrigo Passeira e Daniele Nakamata receberam homenagem das mãos de Marcelo Mouad (Semaan), ao lado de Aires Fernandes.

Brinquedo Importado Destaque Diário Monster High – MattelFábio Michelan (Copag) entregou o prêmio a Camila Garcia.

Licença Destaque Peppa Pig – Exim LicensingMartha Colpaert e Laura Quaglia receberam o prêmio entregue por Aires Fernandes (Estrela).

Para conferir o álbum completo, acesse: www.epgrupo.com.br.

Fornecedor Destaque - Inovação EstrelaMario Magalhães (Dinolândia) entregou o troféu para Aires Fernandes.

Fornecedor Destaque - Mix de produtos HasbroGeraldo Zinato (Lider Brinquedos) entregou o prêmio a Flavio Ribeiro.

Fornecedor Destaque - Ações e investi-mento no PDV MattelThais Yoshimura (Xeryus) entregou a premiação a Ana Beatriz Seivalos.

Fornecedor Destaque - Melhor parceiro comercial DTCCidinha Figueira (Cartoon Network) entregou o troféu a Ricardo de Freitas (DTC) e Mauricio Oliveira (Soft).

Especial 71.indd 27 2/4/15 5:12 PM

Page 30: Revista Espaço Brinquedo #71

[especial]

Circulando pela festa!Veja quem esteve presente ao evento

André (Brinquedos da Hora), Raymundo (Balão Mágico), Rogério e Sandra (Brinquedolândia) e Eduardo (Elka)

Carolina (Redibra), Martha (Exim), Fatima (Estrela) e Laura (Exim)

Marcio, Jonatas e Jefferson (Broker)

Caroline e Renata (Sanrio)

Equipe EP GrupoGlenn e Anabelle (BR Licensing)

Jimmy, Johnny e Anike (Toyng), Miguel Trigo (Disney) e Marcelo (Semaan)

João Vicente e Marcos Moraes (Grow)

Lais (Brasbaby) e Carlos Eduardo (Brinquedos Laura)

Fernanda e Bruno (H Kids) e Ricardo (DTC)

Gilberto e Sandro (Cartoon)

Especial 71.indd 28 2/4/15 5:12 PM

Page 31: Revista Espaço Brinquedo #71

Marco e Angela (Maré Shopping) Marianne, Aline e Rafael (LASA) Marici (EP Grupo), Renata e Jaime (Blanc)

Nancy, José Roberto e Kelly (Multibrink) e Marici (EP Grupo)

Paulo e Paulo Filho (Bang)

Patricia (Planeta Brinquedo), Priscila e Leandro (Superlegal), Carlos e Lucienne (Cia Toy), Marici (EP Grupo), Julio Ezagui (ALBB) e Renata (Blanc)

Roberto, Carla e Fabiana (Speedo)

Paulo (Yes Toys). Marcelo (Gulliver) e Julio (Estrela)

José Carlos e Tais (Xeryus)

Marcelo (Tricae), Juliana (Tricae), Rogério (Fun), Catarina (Tricae), Kiko (SulAmericana) e Marcelo (Yellow)

Marcelo, Aline e Betuel (Fun)

Especial 71.indd 29 2/4/15 5:13 PM

Page 32: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista Fevereiro/Março 201530

[capa]

Como não poderia deixar de ser, ca-rimbamos novamente o passaporte para fazer a cobertura das feiras de brinquedos, produtos para bebês e licensing de Hong Kong. Em meio ao

céu cinzento da ilha, inúmeros prédios emparelha-dos, infindáveis galerias comerciais, quase sempre ligadas por passarelas subterrâneas, avenidas e me-trôs invariavelmente tomados pelo intenso fluxo da superpopulação chinesa revelam as peculiaridades e influências capitalistas que mais parecem um cenário

de filme. Nesse contexto é realizada a Hong Kong Toys & Games Fair, no HK Convention & Exhibition Centre. Desta vez, nossa correspondente foi a diretora do EP Grupo, Marici Ferreira.

“Quem se dispõe a viajar para a China enfrenta, além das muitas horas de viagem, as diferenças de fuso, de temperatura e o choque cultural. Mas adaptar-se aos costumes locais e encontrar disposição para trabalhar é apenas o início de uma viagem inesquecível. O evento é sempre bem organizado, movimentado e inspirador para o mercado brasileiro”, comenta Marici. Realizada

Oriente suas ideias!

41ª Hong Kong Toys & Games Fair

Mat capa HK EB#71_Reduzido.indd 30 2/4/15 5:11 PM

Page 33: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo RevistaFevereiro/Março 2015 31

entre os dias 12 e 15 de janeiro, a 41ª edição reu-niu 2 mil expositores de mais de 40 países e apre-sentou milhares de lançamentos aos visitantes.

Com uma extensa programação de conferên-cias, a feira atende também a sede de informações dos profissionais envolvidos. Neste ano, o tema foi a “Evolução da Indústria o Brinquedo”. Os desa-fios da inovação, o aumento dos custos de pro-dução e as normas internacionais de segurança foram alguns dos assuntos debatidos na ocasião. Paralelamente, a Câmara de Hong Kong promove outros importantes eventos. Entre eles, a Baby Pro-ducts Fair e a International Licensing Show.

A 6ª edição da Baby Products Fair concentrou mais de 470 expositores de 28 países. “O design dos produtos, sobretudo cadeirinhas, cadeirões e carrinhos de bebês, é o grande diferencial da fei-ra. É impressionante também a quantidade de fa-bricantes dessas linhas, se compararmos ao nosso mercado”, destaca a diretora. Chupetas, mama-deiras e copos especialmente desenvolvidos para facilitar o manuseio e conforto das crianças, di-

versas babás eletrônicas, incluindo novas utilidades e tecnologias ao sistema de vigilância, e modelos deco-rativos de inaladores e umidificadores foram os princi-pais destaques do evento.

Já na Toys & Games Fair chamavam atenção os que-bra-cabeças 3D para construção de brinquedos como carros, por exemplo. As peças transparentes lembram acrílico e algumas são coloridas. Outro tipo de puzzle inclui alto-relevo nas peças, formando não apenas qua-dros, mas verdadeiras maquetes. Além disso, muitos drones pairavam pelos corredores, formando rodas de visitantes encantados e curiosos. Também chamados de veículos aéreos não tripulados (Vant), alguns modelos eram controlados por aparelhos de celular e contavam com aplicativos para complementar a brincadeira. Vale citar ainda as linhas de minibicicletas e alguns veículos de design retrô para crianças pequenas.

Embora nem todos os fabricantes permitam o re-gistro das novidades, reunimos alguns destaques dos eventos. Visual, conceito bem desenvolvido e viabili-dade de produção no Brasil nortearão suas ideias. Con-fira a seguir:

3D Puzzle (Upsize)Snoopy 3D Crystal Puzzle

(Jeruel)

Triciclo Aviões (GB)

Mat capa HK EB#71_Reduzido.indd 31 2/4/15 5:11 PM

Page 34: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista Fevereiro/Março 201532

[capa]

Baby’s playing sofa (Unilove)

Diy Bricks

Drone RoadBot Mini Coopers S (Happy Well)

Horse Activity Center (BKids)

Eletronic Pounder (Weina) Control mini quadcopter (Attop)

Humidifier (Crane)Metalic Toy Block

Mat capa HK EB#71_Reduzido.indd 32 2/4/15 5:12 PM

Page 35: Revista Espaço Brinquedo #71

Untitled-2 1 2/10/15 1:24 PM

Page 36: Revista Espaço Brinquedo #71

34

[capa]

Swing Car

Baby Bed Rail

Baby Play Center (Honeyway Baby)

Star Wars Stackable Character (Chubby)

Trator Articulado (Maxim Company)

NY 4D Cityscape Time Puzzle

Mat capa HK EB#71_Reduzido.indd 34 2/4/15 5:13 PM

Page 37: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo RevistaFevereiro/Março 2015 35

U14 FreeKick (Axpro)

Zibits

Washable Kids Hair Clipper (Vijan)

Van Walker (Plan Toys)

Multifunctional horse (Biai Toy)

UFO (Chenxi)

Mat capa HK EB#71_Reduzido.indd 35 2/4/15 5:13 PM

Page 38: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista Fevereiro/Março 201536

[capa]

13ª Hong Kong International Licensing Show

O pavilhão dedicado ao li-cenciamento de personagens na feira de Hong Kong é um show à parte. Lifestyle, arte e licencia-mento esportivo foram algumas das áreas temáticas ocupadas pelos 310 expositores de 18 pa-íses. Entre eles, Austrália, Taiwan, Coreia, Malásia, Tailândia, Itália e Reino Unido.

Apesar das diferenças cultu-rais e traços estilizados que, ge-ralmente, remetem aos mangás, algumas animações cativaram os visitantes ocidentais. “Carisma e perfeição técnica justificam o encantamento gerado por essas licenças”, observa Marici.

Sanrio, Warner Bros, Hasbro, Discovery e Lamborghini foram alguns dos agentes presentes.

Ao todo, mais de 110 mil visitantes compare-ceram às feiras, o que representa um crescimento de 4% em relação ao ano anterior. Segundo os organizadores do evento, houve um aumento na participação de visitantes do mercado europeu, assim como no número de americanos, que cres-ceu 25%. Para maximizar oportunidades de ne-gócios, neste ano a Câmara de Hong Kong levou mais de 100 grupos de compradores do mundo todo para o evento. Negociar a alta nos preços dos produtos chineses tem sido a principal quei-xa dos empresários. Para os fabricantes e lojistas brasileiros, a dificuldade se acentua devido aos impostos brasileiros, uma vez que o valor final dos produtos inviabiliza o fechamento de alguns

negócios na China. Porém, a iniciativa da HKTDC aproximou 8.700 participantes, movimentando os negócios do setor.

• A Toys & Games Fair 2015 registrou mais de

42.900 atendimentos a compradores.

• A Baby Products, mais de 27 mil atendimentos.

• A Internacional Licensing Show, 19 mil e 700

atendimentos.

“A união de setores tão complementares como brinquedo, licensing e produtos para bebês em um mesmo evento é coerente e oportuna. Vejo como a junção ideal da inovação com organização e grandes empresários do setor”, finaliza a diretora do EP Grupo.

Espaço Brinquedo Revista

Byron Lee, Yeung Chi Kong e Fiona Chiew (HKTDC) e Marici (EP Grupo)

Mat capa HK EB#71_Reduzido.indd 36 2/4/15 5:14 PM

Page 39: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo RevistaFevereiro/Março 2015 37

Mat capa HK EB#71_Reduzido.indd 37 2/4/15 5:14 PM

Page 40: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista Fevereiro/Março 201538

[capa]

Entre 28 de janeiro e 2 de fevereiro, a In-ternational Toy Fair reuniu representantes da indústria e do varejo do mercado de brinquedos em Nuremberg, na Alemanha. A feira dividiu seus expositores em doze

categorias de produtos, incluindo “Brinquedos de Madeira e Artesanato”, “Brinquedos Educacionais e de Ação”, “Bonecas e Pelúcias”, “Artigos Fashion” e outras. Com mais de 2.800 empresas expondo suas novidades, ano após ano a Spielwarenmesse se con-solida como um importante evento para quem atua no ramo.

Quase um terço dos expositores presentes na edi-ção têm estandes apenas nessa feira e cerca de 75 mil pessoas vindas do mundo todo passaram por lá. Ao todo, foram expostos mais de 1 milhão de produtos.

Uma importante atração da feira de Nuremberg é o fórum de negócios, onde especialistas compar-tilham sua experiência no segmento de brinquedos. Os temas das palestras vão desde vendas até estra-tégias de marketing. Outro destaque da edição foi a Trend Gallery, cuja curadoria reuniu as principais tendências para o ramo em um espaço de mais de mil

metros quadrados. A galeria chamou atenção para os brinquedos na categoria “MINT”, sigla em inglês para Mathematics, Information, Natural Sciences and Technology. Ou seja, brinquedos que estão intima-mente relacionados ao universo científico e de des-cobertas, que estimulam a criança a experimentar fenômenos naturais e adquirir novos conhecimentos.

A Nuremberg International Toy Fair é organiza-da pela Messe Frankfurt, mesma empresa que firmou uma parceria com a Guangdong Toy Association (GDTA) para a realização da Guangzhou Interna-tional Toy & Hobby Fair, que acontece em abril na China.

ToyAward – Tradicionalmente, a feira de Nurem-berg elege os produtos que foram destaque no ano. Alguns dos critérios levados em conta pelos jurados do ToyAward são originalidade, diversão, segurança e as perspectivas de vendas no varejo. Os produtos podem concorrer em quatro categorias: brinquedos para bebês (0-2 anos), para crianças na pré-escola (3-5 anos), crianças na idade escolar (6-10 anos) e adolescentes e famílias (a partir de 11 anos). Confira os vencedores.

Nuremberg International Toy Fair

Mat capa Nuremberg EB#71.indd 38 2/4/15 5:14 PM

Page 41: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo RevistaFevereiro/Março 2015 39

Baby&Infant (0-2 anos)ROLL AROUND RATTLES Cores bonitas, material atraente e muitas oportunidades de interagir com

personagens divertidos resumem o Roll Around Rattles, da Skip Hop. Uma característica especial? Quando são jogados no chão – algo que os pequenos adoram fazer –, eles pulam de volta. Para os mais novos, isso propicia um tipo de distração muito especial. Mas a Skip Hop também pensou nos pais, porque o impacto quase não produz barulho algum. Com tom de brincadeira, o Roll Around Rattles dá suporte ao desenvolvimento motor dos pequeninos.

PreSchool (3-5 anos)THE SCOOT & RIDE HIGHWAYFREAK É uma inteligente combinação entre patinete e bicicleta infantil que

pode ser transformada com apenas um clique. Isso significa que os pais não têm que escolher entre um veículo ou outro para seus filhos e, de acordo com o humor do momento, os pequenos podem decidir entre a função bicicleta ou patinete, sendo que a última exige muito mais equilíbrio. Execução, qualidade e o design minimalista do Highwayfreak chamam atenção.

SchoolKids (6-10 anos)ZOOMER DINOA Spin Master International desenvolveu o Zoomer DINO especificamente

para crianças que amam dinossauros. Graças a sensores instalados no nariz do bicho, sua cabeça e sua cauda se movem por controle remoto ou gestos manu-ais. Naturalmente, o Dino também reproduz o característico rugido do animal – e fica muito selvagem quando está bravo! O que é fascinante de se observar é como, depois que o brinquedo é ligado, ele se estica e se equilibra sobre as rodas. Além disso, os olhos do DINO brilham com diferentes cores dependendo de seu humor.

Teenager&Family (11 anos ou mais)HOBBYZONE SPORT CUB SAFEHobbyzone Sport Cub SAFE é o modelo ideal para introdução

aos aviões de brinquedo, tanto para pilotos inexperientes quando para lojistas. Com um lindo design, esse avião praticamente voa sozinho no modo segurança. Voo a voo, o proprietário – seja jo-vem ou velho, homem ou mulher – pode aprimorar suas habilida-des e aprender a controlar o equipamento. E se o avião encontrar turbulência, basta apertar o botão do pânico e o usuário consegue colocá-lo de volta no modo de segurança.

Mat capa Nuremberg EB#71.indd 39 2/4/15 5:14 PM

Page 42: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista 40 Fevereiro/Março 2015

[gôndola]

COELINDO [BUBA TOYS]Além de simpático, o Coelindo é extremamente

macio − ideal para compor o presente de Páscoa e tornar a data ainda mais inesquecível. A Buba fabri-ca pelúcias antialérgicas, supermacias e com design diferenciado, sempre com a preocupação de man-ter um alto padrão de qualidade.

LINHA DE PELÚCIAS [MULTIBRINK]A coleção de Páscoa da empresa inclui 19 produtos especialmente desenvolvidos para a data. A série re-

úne Bob Esponja, Patrick, Princesa Sofia, Moranguinho, Doki, Mickey e Minnie, entre outros personagens em pelúcia, com orelhas de coelhos.

P á s c o aBrinquedos incrementam as delícias de chocolate. Aproveite a data para vender!

Gondola-EB#71 pascoa2.indd 40 2/4/15 5:17 PM

Page 43: Revista Espaço Brinquedo #71

Untitled-1 1 2/9/15 2:51 PM

Page 44: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista 42 Fevereiro/Março 2015

[gôndola]

COELHO FELIZ [CALESITA]Este simpático coelho acompanha o desenvol-

vimento das crianças ao estimular a coordenação motora delas. Vem com telefone e 6 peças com for-mas didáticas e coloridas para encaixe. O coelho ainda possui rodinhas, para que a criança possa levá-lo a qualquer lugar.

FAMÍLIA COELHO CHOCOLATE SYLVANIAN FAMILIES [EPOCH MAGIA]

A mais tradicional família de coelhos da Terra de Sylvanian! Nesta Páscoa, papai, mamãe, filho e filha convidam todos a celebrar a data com muita brincadeira.

QUEBRA-CABEÇA BÍBLICO – JESUS VIDA RESSURREIÇÃO [CARLU BRINQUEDOS]

Este jogo é uma maneira divertida de evangelizar, brincar e aprender; é ótimo para reunir a família e para os pais explicarem o significado cristão da Páscoa.

O quebra-cabeça montado mede 60 x 42 cm e possui 70 peças. O jogo é recomendado para crian-ças a partir de 5 anos de idade.

PULA COELHO [DTC]Este é um jogo muito divertido, cujo objetivo

é acumular cenouras e pegar o coelho. Os joga-dores giram a seta e retiram da base a quantidade indicada de cenouras. Ganha o jogador que mais tiver o maior número delas em seu pote, no final da partida.

Gondola-EB#71 pascoa2.indd 42 2/4/15 5:18 PM

Page 45: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista43Fevereiro/Março 2015

Gondola-EB#71 pascoa2.indd 43 2/4/15 5:19 PM

Page 46: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista 44 Fevereiro/Março 2015

“Atualmente, nossa bike aro 12 é a mais procurada”

[empresa]

“Inovar e modernizar a linha de pro-dução, primando sempre pela qua-lidade”: este é o desafio da empre-sa XS Bike. Fundada em 2006 por Nilson Miranda, a marca assumiu

o compromisso de atender com zelo as necessidades do mercado de produtos infantis. “Trabalhar no ramo de brinquedos é participar do tempo mais precioso da vida de um ser humano, a infância”, declara o gerente comercial, Rafael Ernica.

Atualmente, a XS Bike possui um total de 60 colaboradores. Localizada em Boituva, interior do estado de São Paulo, a fábrica de bicicletas investe em automação e robotização. “Além de em segu-rança e qualidade, nossas prioridades sem dúvi-da”, reitera o gerente comercial.

Para abastecer a cartela de 15 mil clientes Brasil afora, a marca conta com um time de 48 representantes comerciais. A XS Bike desenvolve bicicletas para meninos e meninas, pensando na qualidade de vida e na diversão. Entre os modelos da empresa, hoje estão

em linha cinco bicicletas masculinas e três versões femininas, aro 12. No total, são oferecidos 14 itens ao mercado.

No ponto de venda, a aceitação da linha tem sido satisfatória. Entre grandes players do segmento, a XS Bike demonstra potencial para brigar de igual para igual. “Atualmente, nossa bike aro 12 é a mais procurada. Temos dois modelos em evidência, a Lucaboy Street e a Lilybi Flor”, declara Rafael.

Para 2015, a empresa aposta mais do que nunca nas últimas novidades da linha. Segundo o empre-sário, a XS Bike acredita nos modelos criados de bikes aro 16. “Logo, haverá uma ação mais efetiva sobre os dois modelos de aro 16. Todos os detalhes foram especialmente desenvolvidos e estilizados, pois visamos alcançar o sucesso da bicicleta aro 12”, finaliza.

Serviço:XS Bike Tel.: (15) 3266-1467/3776 Site: www.xsbike.com.br

anuncio.indd 2 1/22/15 3:47 PMEmpresa eb71.indd 44 2/6/15 4:43 PM

Page 47: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista45Fevereiro/Março 2015

anuncio.indd 2 1/22/15 3:47 PMEmpresa eb71.indd 45 2/6/15 4:43 PM

Page 48: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista 46 Fevereiro/Março 2015

Os mais vendidos no Natal

[os 10 +]

Zastras [Brasil]1º Fábrica de Pulseiras – Estrela2º Trash Pack Latão – DTC3º Pokémon Booster XY2 – Copag4º Lego Minifigures (Série Os Simpsons) – Lego5º Transformers Robô Rescue Bots – Hasbro6º Diário Secreto Monster High – Mattel7º Tartarugas Ninja Figura Ação – Multikids8º Galinha Pintadinha Musical – Multibrink9º Super Mágicas – Grow10º Vagões com Letras – Holzmeister

Brink Center [Rio de Janeiro]1º Hot Wheels Carrinhos Básicos – Mattel2º Lego Minifigures (Série Os Simpsons) – Lego3º Digibirds – DTC4º Boneco Mr. Potato Head – Hasbro5º Fábrica de Pulseiras – Estrela6º Hot Wheels Pacote 5 Carros – Mattel7º Boneca Baby Alive Bons Sonhos – Hasbro8º Tartarugas Ninja Filme Basic Roleplay – Multlaser9º Turminha Star – Buba10º Boneca Baby Alive Machucadinho – Hasbro

Brinquedos da Hora [São Paulo]1º Furby Boom – Hasbro2º UNO Roboto – Mattel3º Turbo Twist – DTC4º Pet Salon Barbie – Intek5º Boneca Baby Alive Hora de Comer – Hasbro6º Disney Frozen Elsa/Kristoff – Mattel7º Raspa Mix – DTC8º Disney Frozen Princesa Ana – Mattel9º Hot Wheels Carrinhos Básicos – Mattel10º Boneco Liga da Justiça – Mattel

Xickos [São Paulo]1º Hot Wheels Carrinhos Básicos – Mattel2º Beanie Boos – DTC3º Turbo Twist – DTC4º Fábrica de Pulseiras – Estrela5º Boneca Barbie Fashion – Mattel6º Monster High Mini Loom Pop Crie Sua Pulseira – Mattel7º Digibirds – DTC8º Raspa Mix – DTC9º Boneco Spiderman – Hasbro10º Trash Pack Latão – DTC

Os 10+_eb71_2.indd 46 2/4/15 5:21 PM

Page 49: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista47Fevereiro/Março 2015

Clóvis Atacadista [São Paulo]1º Disney Frozen Elsa – Mattel

2º Barbie Fashion – Mattel

3º Carro Turbo Twist – DTC

4º Barbie Portal Secreto – Mattel

5º Boneca Peppa – Estrela

6º Boneca Julinha – Divertoys

7º Pista Looping Crazy Street – BS Toys

8º Carro Camaro Elétrico – Bandeirante

9º Boneco Olaf Frozen – Grow

10º Fábrica de Pulseiras – EstrelaAzul e Rosa Brinquedos Educativos [São Paulo]1º Futebox – Mitra2º Airbrush – Crayola3º Equilibrista – Conceito Básico4º Bola de Ideias – Andwell5º Bola ao Cesto de Tecido – Softmel6º Tapete de atividades – Picolé Brasil7º Zig Zag – Bohney8º Montanha Russa – Bem infantil9º Dinossauro Escavações – M2 Ciências10º Mega Bolhas – Piá Brasil

Kimania [São Paulo]1º Boneca Frozen Pequena – Sunny2º Boneca Frozen Luxo Elsa e Anna – Sunny3º Lego Minifigures (Série Os Simpsons) – Lego4º Baby Alive Hora de Comer – Hasbro5º Pelúcia Olaf Disney Frozen – Long Jump6º Furby Boom – Hasbro7º Boneco Batman Liga da Justiça – Mattel8º Boneca Frozen Elza Brilhante Luxo – Sunny9º Bambolê Monster High – Lider10º Nerf-N Strike Elite Strongarm – Hasbro

Hobby Brinquedos [Amazonas]1º Fábrica de Pulseiras – Estrela2º Hot Wheels Pacote 5 Carros – Mattel3º Max Steel Figura Básica – Mattel4º Peppa e Amigos Pelúcia Cabeça de Vinil – Estrela5º Pelúcia Peppa – Estrela6º Boneca Equestria Girl Básica – Hasbro7º Barbie Filme Princesa Portal Secreto – Mattel8º Raspa Mix – DTC9º Carro R/C Turbo Twist – DTC10º Boneco Spiderman – Hasbro

Semaan Brinquedos [São Paulo]1º Elsa que Canta Frozen – Sunny2º Baby Alive Hora de Comer – Hasbro3º Nerf – Hasbro4º Pista Parque do Tubarão – Mattel5º Barbie Cabelos Cacheados – Mattel6º Barbie Portal Secreto – Mattel7º Pop Golfinho – Multikids8º Baleia Baloon – Multikids9º Fada Voadora – DTC10º Ever After High – Mattel

Os 10+_eb71_2.indd 47 2/4/15 5:21 PM

Page 50: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista 48 Fevereiro/Março 2015

[os 10 +]

Lojas Leader [Rio de Janeiro]1º Casa na Árvore – Mitro2º Peppa Cabeça de Vinil – Estrela 3º Hulk 12” – Hasbro4º Extreme 7 Funções – Candide5º Elsa/Anna 15” – Sunny6º Homem de Ferro 12” – Hasbro7º Barbie Portal Secreto – Mattel8º Mini Game Monster High – Candide9º Galinha Pintadinha – Multibrink 10º Tablet Ben 10 – Candide

Pula-Pula Brinquedos Criativos [São Paulo]1º Pião Sonoro – I.M.C2º Cavalo Pocotó – Lovely3º Zig Zag – Bohney4º Quadro Educativo – Carimbrás5º Zoo Baby – Big Star6º Troca Roupa Magnética – Brincadeira de Criança7º Cavalo de Balanço – Jungles8º Brinquedos Tradicionais – Conceito Básico9º Boneca de Pano – Juna Baby10º Montanha Russa – Dicá

Ri Happy/PB Kids [Brasil]1º Hot Wheels Carrinhos Básicos – Mattel2º Lego Minifigures (Série Os Simpsons) – Lego3º Boneca Baby – Roma Jensen4º Carro Controle Remoto Supremus Deluxe – Estrela5º Fábrica de Pulseiras – Estrela6º Hot Wheels Pacote 5 Carros – Mattel 7º Boneca Barbie Fashion – Mattel8º Boneca Nina – Estrela9º My Little Pony 8” – Hasbro10º Boneco Spiderman – Hasbro

Blanc Toys [São Paulo]1º Baby Alive Hora de Comer – Hasbro2º Boneca Frozen Elsa Neve Brilhante – Sunny3º Boneco Furby Boom Sweet – Hasbro4º Disney Frozen Elsa/Kristoff – Mattel5º Disney Frozen Princesa Ana – Mattel 6º Pelúcia Olaf – Long Jump7º Boneca Frozen Luxo Elsa – Sunny8º Baby Alive Hora de Comer Morena – Hasbro9º Digibirds – DTC10º Fábrica de Pulseiras – Estrela

Giratoys [Minas Gerais]1º Pato Peteleco Colorido – Baú do Pirata2º Expresso Maluquinho – Planeta Brinquedos3º Trenzinho de Formas – Planeta Brinquedos4º Coleção Turbo Power – Banbao5º Montanha Russa – Bem Infantil6º Futebol de Dedo – Planeta Brinquedos7º Lousa Pirata – Brincadeira de Criança8º Brinc Collor – Brincadeira de Criança9º Almofadas Fun e Pilow – Buba10º Tapete Baby – Cia Brink

Os 10+_eb71_2.indd 48 2/4/15 5:21 PM

Page 51: Revista Espaço Brinquedo #71

Empresa eb71.indd 49 2/6/15 4:49 PM

Page 52: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista 50 Fevereiro/Março 2015

Dinolândia [Piauí]1º Hot Wheels Carrinhos Básicos – Mattel2º Turbo Twist – DTC3º Digibirds – DTC4º Peppa com Som – Estrela5º Lego Minifigures (Série The Lego) – Lego6º Peppa Cabeça de Vinil – Estrela7º Lego Minifigures (Série Os Simpsons) – Lego 8º George Cabeça de Vinil – Estrela9º Max Steel Figura Básica – Mattel10º Trash Pack Sache – DTC

Vic Brinquedos [São Paulo]1º Raquete de Tênis Superman – Conthey2º Bola de Futebol – Wilson3º Bebê Eco Mania – Sidnyl4º Boliche Os 3 Porquinhos – Alpha5º Triciclo Kid Cross – Bandeirante6º Cozinha Prática com Água – Bell Toys7º Quadriciclo Spider Luminum – Usual Plastic8º Casinha Atividades – Dismat9º Double Car Power Road – Divertoys10° Mundo Super Jogos – Pais e Filhos

[os 10 +]

Cia Toy [Distrito Federal]1º Elsa Neve Brilhante de Luxo – Sunny2º Fábrica de Pulseiras – Estrela 3º Figura Furby Boom Street – Hasbro4º Disney Frozen Princesa Ana – Mattel5º Figura Furby Boom Sunny – Hasbro6º Monser High PWJ Diário Eletrônico – Mattel7º Monster High Loom Crie Sua Pulseira – Barão8º Gira Gira Car – Fenix9º Eah Boneca Royal – Mattel10º Baby Alive Machucadinho Loira – Hasbro

Havan [Brasil]1º Hot Wheels Carrinhos Sortidos – Mattel2º Bola de Futebol – Nelson 3º Boneca Bebê Carinhoso – Divertoys4º Hot Wheels Pacote 5 Carros – Mattel 5º Barbie Fashion – Mattel6º Boneca Coleção Ninos – Cotiplas7º Bola Vôlei – Nelson 8º Carro Tiger Monster – Dismat 9º Carro Monster Cars – Dismat10º - Carro Turbo Twister – DTCArmarinhos Fernando [São Paulo]

1° Triciclo Magic Toys – Magic Toys2° Tablet da Barbie – Candide3° Carro Super Confort – Calesita4° Moto da Barbie 6 Volts – Bandeirante5° Conjunto Destruidor com 5 Carros – Mattel6° Triciclo Confort Ride 3x1 – Xalingo7° Mini Quadriciclo 6 Volts – Biemme8° Carro com Controle 7 Funções – Candide9° Toca Mágica Sapinho – Braskit10° Boneca Angelina Fala 62 Frases – Milk

Os 10+_eb71_2.indd 50 2/4/15 5:24 PM

Page 53: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista51Fevereiro/Março 2015

Os 10+_eb71_2.indd 51 2/4/15 5:24 PM

Page 54: Revista Espaço Brinquedo #71

52Espaço Brinquedo Revista Fevereiro/Março 2015

[perfil de loja]

Nossa meta é que em dois anos o

número de unidades suba para 20, já que

nos últimos oito anos o crescimento da empresa foi muito

significativo

Com 11 unidades físicas na Gran-de São Paulo, mais de 400 fun-cionários e um e-commerce de abrangência nacional, a Lojasmel existe desde 1978. No início, as

atividades concentravam-se no comércio de lus-tres e ferragens e o nome da empresa era Lojão dos Lustres. A mudança veio em 1994, quando a segunda geração da família nos negócios de-cidiu investir em tecnologia, reposicionamento da marca e na expansão do mix de produtos. Além da alteração no nome, a nova gestão bus-cou crescer de acordo com as oportunidades do varejo na época.

Atualmente, o chamariz da Lojasmel é de oferecer todo tipo de solução para a casa dos clientes, incluindo brinquedos e presentes. “A empresa conta com um mix extenso de produ-tos. As categorias são: Cama, Mesa e Banho,

Beleza, Decoração, Elétrica, Eletroportáteis, Ferragens, Hidráulica, Informática, Papelaria e Utilidades Domésticas”, diz o diretor comer-cial Rafael Chang.

Localizadas em pontos com alta circulação de pessoas, as unidades físicas da Lojasmel aten-dem um público heterogêneo que, quando o as-sunto é brinquedo, geralmente procura itens de até cinquenta reais. No último Natal, por exem-plo, os brinquedos mais pedidos foram bonecas de pano e pelúcias.

Para a seção de brinquedos, o balanço de 2014 foi positivo e oriundo do aumento do nú-mero de lojas. Além disso, a direção optou por diminuir a margem de lucro na categoria.

Mix completo com brinquedo

Perfil de loja_eb71.indd 52 2/4/15 5:25 PM

Page 55: Revista Espaço Brinquedo #71

53 Espaço Brinquedo RevistaFevereiro/Março 2015

Toy Boy, loja da Tijuca.

Loja on-line – O e-commerce da Lojasmel (lojasmel.com) é muito importante para a rede, já que leva produtos do centro de distribuição para todo o Brasil. Além de oferecer variedade no portfólio, a loja é bem avaliada por consu-midores no e-Bit.

Em destaque na página estão produtos para casa: ventiladores, ferros de passar roupa, se-cadores e eletrônicos diversos. Na categoria Brinquedos & Bebês o internauta encontra uma infinidade de produtos. Importantes fabricantes estão representados por lá.

Além de folhetos promocionais e campanhas na loja, a empresa aproveita a presença on-line para divulgar promoções sazonais e novos pro-dutos. Um exemplo recente foi o anúncio de itens infantis para a volta às aulas, tudo feito na página institucional no Facebook.

Neste ano, o foco da Lojasmel é a abertu-ra de novas lojas. “Nossa meta é que em dois anos o número de unidades suba para 20, já que nos últimos oito anos o crescimento da empresa foi muito significativo”, finaliza Pedro Paulo da Cruz, o diretor financeiro da Lojasmel.

 

Perfil de loja_eb71.indd 53 2/4/15 5:25 PM

Page 56: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista 54 Fevereiro/Março 2015

por Marcelo Rossi

[ponto de venda]

2014 não foi brincadeira!

Cada um pode apontar na direção que preferir para justificar o baixo desem-penho do mercado de brinquedos em 2014. Pouca gente pode come-morar resultados de crescimento

expressivo, como vinha acontecendo ao longo dos últimos anos. Definitivamente, foi um ano no qual a distância entre grandes e pequenos competidores ficou ainda maior. Com o mercado difícil, algumas empresas que vinham sobrevivendo sentiram o golpe e abandonaram o ringue. A Nintendo – líder mundial do mercado de videogames – deixou o mercado bra-sileiro, sob alegação de não conseguir operar com impostos de importação tão elevados. A tributação para importação de videogames é superior à de bebi-das e perfumes, o que mostra que o mercado brasilei-ro não é fácil para grandes ou pequenos. Dentro do grupo dos brinquedeiros nacionais, algumas marcas deixaram o mercado e encerraram atividades.

O varejo até que reagiu bem para um ano de tantas variáveis. A área de Inteligência de Mercado da Cielo – amparada na captura de informações da sua base de 1,5 milhão de estabelecimentos – no fim do ano apontava para um crescimento em torno de 4,2% no varejo em geral. Um bom resultado se levarmos em consideração a expectativa de cresci-mento do PIB em 0,2% previsto para 2014. O setor de brinquedos, entretanto, registrou o pior resultado dos últimos cinco anos no total de vendas a prazo, de acordo com um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). No fim do ano passado, em entrevista ao Diário Comércio Indústria & Serviços, o presidente da CNDL, Roque Pellizza-ro Junior, atribui o resultado ao baixo desempenho da economia brasileira, que desestimula o consu-

mo a prazo. “Os consumidores estão mais preocu-pados em não comprometer o próprio orçamento com compras parceladas, por isso nesse ano [2014] houve um redirecionamento para os presentes mais baratos e geralmente pagos a vista”, explicou.

A verdade é que tivemos um ano atípico. Pou-ca gente surfou nas ondas que passaram ao lon-go do ano. A Copa do Mundo, além de algum embaraço como torcedores, não apresentou ne-nhuma grande oportunidade de negócios para o setor de brinquedos. Pelo menos, ninguém des-cobriu nada que pudesse ser explorado de manei-ra a aproveitar a onda sazonal de consumo que um evento desse porte pode trazer a um mercado como o brasileiro. Em vez disso, muito estoque verde-amarelo acabou ficando nas lojas sem que se soubesse exatamente o que fazer. Depois dos 7 x 1 contra a Alemanha, não houve liquidação que solucionasse o encalhe.

Algumas empresas, entretanto, conseguiram construir resultados expressivos. Mesmo os gran-des importadores que anteciparam as tendências do mercado e investiram em marketing e mer-chandising venceram a barreira cambial e tarifária e encerraram o ano contabilizando crescimento, mesmo que abaixo das metas.

Conversando com alguns empresários, lojis-tas, representantes e fornecedores, chegue a algu-mas conclusões sobre:

LICENCIAMENTOPara quem vem fazendo um trabalho estra-

tégico com licenciamento ao longo dos últimos anos, 2014 trouxe boas surpresas. Peppa Pig foi a grande estrela de 2014 e quem investiu no per-sonagem viu o trade receptivo para todo tipo de

Copa do Mundo, eleições, aumento de preços, corrupção...

Análise PDV_71.indd 54 2/4/15 5:27 PM

Page 57: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista55Fevereiro/Março 2015

produto com a imagem do personagem. Persona-gens com ciclo de vida curto e picos de vendas nas nuvens têm sido cada vez mais frequentes nos últimos anos e as empresas que estão antenadas nas movimentações internacionais estão se man-tendo à frente do mercado. Outro destaque foram os simpáticos Minions da série Meu Malvado Fa-vorito. Quem rodou o varejo na semana do Dia das Crianças e no fim de ano viu o espaço que produtos com essas licenças ganharam do trade.

COPA DO MUNDOTalvez o maior impacto do mundial no setor

de brinquedos tenha sido o atraso nas negocia-ções com o trade. Tradicionalmente em maio e junho nas grandes redes do canal alimentar e em junho e julho no canal especializado, com o ad-vento da Copa do Mundo o trade empurrou as de-cisões de compra para agosto e todo o movimento de faturamento começou mais tarde.

Alguns lojistas argumentaram que foram mais conservadores considerando um ano de tantas va-riáveis. Como as lojas demoraram mais para re-ceber o grande público do sazonal (muita gente deixou as compras para a última hora), o ar de incerteza pairou até a penúltima semana do ano.

Do lado dos representantes, a insatisfação era clara e unânime: ninguém fechou grandes negó-cios antes do final da Copa e do retorno das pes-soas às atividades normais.

Alguns fabricantes investiram na onda verde--amarela, mas ninguém conseguiu acertar na mosca com algum produto que caísse na simpatia do consumidor e pudesse ter se tornado em obje-to de aspiração.

ELEIÇÕESSe a Copa do Mundo empurrou várias deci-

sões e movimentos promocionais para o segundo semestre, as eleições acirradas para presidente da República e toda instabilidade causada pela disputa (catalisada pelas denúncias de corrupção)

criaram um clima de incerteza para o fim do ano e em especial do que virá pela frente em 2015.

Com instabilidade os investimentos são mode-rados e nem fabricantes nem trade quiseram com-prometer a liquidez de seus recursos.

O cenário pós-eleição não favorece a reto-mada da confiança, o que nos leva a prever que 2015 será ainda mais disputado.

INVESTIMENTOS EM COMUNICAÇÃOAs negociações de mídia foram menos inten-

sas em 2014.Os investimentos em mídia na programação

pré – e durante Copa do Mundo foram muito ele-vados em comparação ao primeiro semestre de 2013. Os espaços também ficaram mais concorri-dos e muita gente acabou ficando longe da mídia ao longo do ano.

O endurecimento das restrições na publicida-de para crianças também foi um grande inibidor dos investimentos em mídia. Os anunciantes tra-dicionais dos brinquedos, que estão presentes na mídia o ano todo, principalmente nas emissoras de TV a cabo, permaneceram com suas estratégias de comunicação agressivas. Quem sumiu da mí-dia foram os anunciantes médios, que em outros anos figuravam em campanhas com seus produ-tos e marcas e que em 2014 foram conservadores e retiveram investimentos, exceto alguma mídia “feita só para o trade ver”.

Fila para retirada das compras na loja da RiHappy da Domingos de

Moraes, no dia 24 de dezembro, às 15h30.

Análise PDV_71.indd 55 2/4/15 5:27 PM

Page 58: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista 56 Fevereiro/Março 2015

[ponto de venda]

LANÇAMENTOSO mercado anda dependendo demais dos licen-

ciamentos para apresentar novidades para o trade e alguns fabricantes correm o risco de ficarem de fora, já que só tem uma Peppa e empresas concor-rentes normalmente não podem usar o mesmo per-sonagem na mesma categoria de produtos.

Com a tecnologia em alta e componentes chegando facilmente ao Brasil, é incrível como a criatividade anda em baixa. Um lançamento sen-sacional deste ano que esgotou em vários canais de distribuição foi o Cão Falante Spock da Can-dide. O mecanismo de reconhecimento de voz que propicia respostas de acordo com a pergunta formulada já não é nenhuma novidade. Outros fabricantes já lançaram brinquedos com o Shrek, Bem 10, entre tantos. Mas a leitura do Spock é muito bem sacada! Diferentes versões com di-ferentes combinações de respostas e músicas + apoio de mídia + trabalho eficiente no ponto de venda = Spock foi um sucesso de vendas.

Foi uma sacada genial usando uma receita que já estava no mercado há alguns anos. Inovar não é redescobrir a roda, mas fazê-la girar num novo ritmo que impulsione novos negócios.

TAXA CAMBIALO dólar ter alcançado o patamar de R$ 2,70 foi

um balde de água fria nas importações. Mas nem com isso a participação de brinquedos fabricados no Brasil aproveitou para disparar na frente. Com presença em 55% das vendas de brinquedos, o brinquedo nacional não apresentou nada que pu-desse ocupar o espaço dos importados. Segundo um encarregado de loja de brinquedos da zona sul, “já tem algum tempo que os fabricantes tradi-cionais de brinquedos não trazem nada de novo”. Vários revivals ganharam a atenção dos consumi-dores (como o Genius da Estrela) que conquistou gerações há décadas e que se mostra como uma alternativa de eletrônico que pode ser produzido sem nenhuma complexidade.

O APOIO DO MERCHANDISINGSe as perspectivas de vendas foram baixas

em 2014, os investimentos nos pontos de vendas acompanharam a tendência conservadora. Aque-le exército de promotores transportando bonecas nas lojas da 25 de Março foi reduzido a dois ou três grupos de repositores que traziam produtos dos estoques, mas muito diferente das fantásticas batalhas pela atenção do consumidor que eram presenciadas em anos anteriores.

O pessoal do trade reclamou abertamente!Faltou muita gente para ajudar na reposição. E

com os pedidos tendo chegado tão tarde nas lojas, quem foi mais agressivo construiu melhores resul-tados. Faltou também processo. As lojas estavam abarrotadas nos últimos dias antes do Natal. O consumidor deixou as compras para o último mo-mento e com menos tempo de resposta, as oportu-nidades de reposição foram pouco aproveitadas. O trade arriscou pouco e só pediu reposição do que realmente não podia faltar aos consumido-res. Resultado: nesses períodos em que detalhes fazem a diferença, quem tinha maior controle dos pontos de vendas conseguiu buscar um resultado melhor.

O que tem ficado mais evidente a cada ano é a diferença entre as empresas grandes e as peque-nas. Aquele grande grupo intermediário está dimi-nuindo e algumas empresas têm sido nitidamente milkadas, ou seja, minimização dos investimentos em novos produtos ou marcas em busca de retor-no em brinquedos que já estão prá lá da zona de declínio do ciclo de vida de produtos.

O ano de 2015 promete ser de superações. Vai brindar a competitividade, o arrojo e as em-presas que buscam uma visão estratégica bem estruturada.

MARCELO ROSSI é CEO da PDV Active e sócio na C I G Trade Active. [email protected]

Análise PDV_71.indd 56 2/4/15 5:27 PM

Page 59: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista57Fevereiro/Março 2015

Análise PDV_71.indd 57 2/4/15 5:27 PM

Page 60: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista 58 Fevereiro/Março 2015

[análise de especialista] atendimento

Quando um cliente diz para a empresa com a qual mantém uma relação comercial que está insatis-feito com um determinado produto ou serviço prestado, significa simplesmente que ele deseja fazer alguns ajustes nesse relacionamento. É como um casamento: quando um reclama do outro é porque existe sentimento suficiente para se resgatar e manter a relação.Muito pior seria se o cliente tratasse a empresa com indiferença. Quando um cliente está incomo-

dado, mas não fala nada, no momento em que menos se espera ele migra, espontaneamente e quietinho, para a concorrência. Ainda fazendo analogia ao casamento, uma reclamação é um sinal de alerta importante para ambos repensarem o relacionamento. Portanto, na maioria das vezes, não há motivo para se ofender com uma crítica. Ela pode ser um instrumento excelente para aperfeiçoamento pessoal e profissional.

Por Erik Penna

Portanto, ao ouvir uma crítica, procure todos os as-pectos positivos que ela pode trazer. Se você conseguir focar apenas neles, evitando a tendência natural de confrontar o cliente ou esquivar-se do problema, todos saem ganhando – o cliente é ouvido, a empresa conse-gue retê-lo e o profissional aprende que, com flexibili-dade e jogo de cintura, pode transformar um problema em aprendizado, fidelização e melhores resultados.

1

23

Caso a empresa não possa atender ao pedido do cliente, que pelo menos lhe dê atenção, garantindo que ele seja ouvido. Tanto quanto obter soluções, as pessoas desejam ser ouvidas e ter seus pontos de vista respeitados. Saber ouvir é algo que não implica custo financeiro para a organização, mas ainda assim é uma qualidade muito desejada num profissional, independentemente do setor em que atua.

Muito longe de ser um inimigo, um cliente insa-tisfeito pode ser fonte de informações valiosas para a melhoria no atendimento e na gestão da empresa.

ERIK PENNA é especialista em vendas, consultor, palestrante e autor dos livros “A Divertida Arte de Vender” e “Motivação Nota 10”. Para obter mais informações, acesse: www.erikpenna.com.br.

Outro aspecto positivo é que a reclamação de um cliente pode servir como consultoria, ainda que involuntária, para a empresa. Na maioria das vezes, ele mostra, de maneira inequívoca, sincera e gratuita, uma série de erros que ela vem cometendo, sem ao menos se dar conta. Uma consultoria, aliás, cobra caro para dar os mesmos conselhos que o cliente pode dar.

O cliente reclamou? Ainda bem!

Quase ninguém gosta de ouvir reclamação. Mesmo quando a crítica é construtiva, é difí-cil encará-la como algo pro-veitoso e positivo. No mundo

corporativo, quando se fala em atendimento ao cliente e prestação de serviços, ouvir reclama-

“Seus clientes mais insatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado.” (Bill Gates)

ções é algo relativamente comum, mas a forma de receber e dar tratamento às queixas é que pode fazer toda a diferença para a organização.

Pense bem: o que você tem a ganhar enfrentan-do um cliente insatisfeito ou sendo indiferente à sua queixa? Há pelo menos três aspectos altamente be-néficos em uma reclamação:

Análise - atendimento_71.indd 58 2/4/15 5:28 PM

Page 61: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista59Fevereiro/Março 2015

Análise - atendimento_71.indd 59 2/4/15 5:28 PM

Page 62: Revista Espaço Brinquedo #71

Representante_eb71.indd 60 2/4/15 5:31 PM

Page 63: Revista Espaço Brinquedo #71

Representante_eb71.indd 61 2/4/15 5:31 PM

Page 64: Revista Espaço Brinquedo #71

Por conta de um problema de saúde na família, Solange Rabello começou a trabalhar muito cedo e não parou mais. “Inicialmente, atuei como saco-leira, o que sem dúvida me deu jogo

de cintura para que me tornasse uma vendedora profissional. Em 2001, abri a minha própria em-presa.” Natural da capital paulista, Solange conta que nessa época já atuava no setor de brinquedos.

Devido à dificuldade de conciliar trabalho e vida particular em São Paulo, o escritório é literal-mente a casa de Solange. “Há 4 anos, além dos brinquedos, passei a representar também outros ar-tigos infantis. No começo, tivemos algumas outras marcas representadas, mas fomos moldando as em-presas ao nosso perfil de trabalho”, conta. Brasbaby, Bate Bumbo, Bell Toy, Roda Pião e Bugababy são algumas das marcas que compõem o atual portfólio do escritório. “No momento, meu escritório atende várias lojas educativas”, observa.

Para Solange, o mercado de brinquedos edu-cativos está crescendo significativamente. “Seja o produto de madeira, seja plástico, a procura au-mentou. Existe um movimento contrário à invasão dos eletrônicos. Uma tentativa sadia de resgatar a infância e a simplicidade das brincadeiras.”

No total, a empresa mantém 40 clientes. “Quan-do comecei, não tinha uma região definida. Assim, fui abrindo várias portas em diferentes pontos até compor uma carteira comercial mais organizada.”

O fato é que ao longo dos anos o mercado de brinquedo mudou. “Antes, tínhamos um período de venda mais acentuado e sabíamos os meses de melhor retorno. Hoje, tudo se modificou. As ven-das não têm mais um calendário”, explica.

Entre as orientações dadas pela representan-

te aos clientes, Solange destaca a importância de dosar a primeira compra. “No início, o ideal é fa-zer o pedido mínimo para sentir o desempenho do produto na loja.”

Assim como em todos os demais segmentos, atuar como representante comercial requer certos cuidados. Respeitar o tempo do cliente, não insistir e dar suporte sempre que solicitado são alguns dos principais pontos de atenção dos profissionais de vendas. “A venda tem de ter começo, meio e fim”, enfatiza Solange. Na Sol Representações, as estraté-gias utilizadas para conquistar parceiros passam por um ponto crucial: “é preciso acreditar na marca tra-balhada e saber muito sobre o produto oferecido”.

Como toda receita de sucesso, é necessária uma pitada de paixão também. “Adoro o que faço. É um desafio diário, mas não gosto de rotina”, diz a vende-dora. Por fim, Solange deixa mais um conselho aos representantes que estão entrando neste mercado: “ter paciência, ser amigável, saber ouvir e calar. Isso fará toda a diferença no atendimento comercial”.

Serviço:Sol Representações – (11) 3207-1246

Escritório de representação“A venda tem de ter começo, meio e fim”

Solange Rabello

[representante]

Representante_eb71.indd 62 2/4/15 5:31 PM

Page 65: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista63Dezembro 2014/Janeiro 2015

Representante_eb71.indd 63 2/4/15 5:32 PM

Page 66: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista 64Fevereiro/Março 2015

[se eu fosse criança]

ABEL GONÇALVES[Pdex Soluções Integradas]Sempre quis ter um aeromodelo. Em minha infância até já existiam alguns, porém era difícil ter acesso a esse tipo de brinquedo... Custava muito caro. Se fosse criança hoje, provavelmente pediria um.Desde pequeno, gosto bastante de aviação e seria fantástico viver, de alguma forma, as emoções proporcionadas pela modalidade.Outra paixão de infância eram os fantásticos personagens da época... Entre os meus favoritos, diria que o He-Man era o primeiro da lista.

Se eu fosse criança

<Caltabiano>MARIANA CALTABIANO

[Mariana Caltabiano Criações]Se eu fosse criança, gostaria de ter a máquina de raspadinha do Snoopy. O brinquedo tem o formato da casinha do personagem. Até hoje, acho

gostoso e divertido fazer raspadinha. Sem contar que o design do produto é lúdico. Em minha infância, ele era meu personagem preferido, junto com o

Pica Pau. Continuo fã deles!

<Abel>ABEL GONÇALVES[Pdex Soluções Integradas]Sempre quis ter um aeromodelo. Em minha infância até já existiam alguns, porém era difícil ter acesso a esse tipo de brinquedo... Custava muito caro. Se fosse criança hoje, provavelmente pediria um.Desde pequeno, gosto bastante de aviação e seria fantástico viver, de alguma forma, as emoções proporcionadas pela modalidade.Outra paixão de infância eram os fantásticos personagens da época... Entre os meus favoritos, diria que o He-Man era o primeiro da lista.

MARIANA CALTABIANO[Mariana Caltabiano Criações]

Se eu fosse criança, gostaria de ter a máquina de raspadinha do Snoopy. O

brinquedo tem o formato da casinha do personagem. Até hoje, acho gostoso

e divertido fazer raspadinha. Sem contar que o design do produto é lúdico. Em

minha infância, ele era meu personagem preferido, junto

com o Pica-Pau. Continuo fã deles!

Se eu fosse crianca#71.indd 64 2/4/15 5:33 PM

Page 67: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista65Fevereiro/Março 2015

Se eu fosse crianca#71.indd 65 2/4/15 5:33 PM

Page 68: Revista Espaço Brinquedo #71

Espaço Brinquedo Revista Fevereiro/Março 201566

[está marcado!]

KidScreen Summit 2015 Miami − EUA[23 a 26 de fevereiro]Site: kidscreen.com/2014/07/21/kidscreen-summit-2015-welcome-to-miami

Toys & Kids Moscow – Rússia[11 a 13 de março]Site: kidsrussia.ru/en/

Saiba onde e quando fazer negócios!

Toy Fair 2015 NY - EUA[14 a 17 fevereiro]Site: www.toyfairny.com

Abrin 2015 São Paulo – Brasil[7 a 10 de abril]Site: www.abrin.com.br

Gift Fair São Paulo – Brasil[23 a 26 de fevereiro]Site: www.laco.com.br/Feira_GiftFair.aspx

Programe-se para as próximas feiras e eventos

Esta marcado eb71.indd 66 2/4/15 5:33 PM

Page 69: Revista Espaço Brinquedo #71

Untitled-3 1 2/10/15 2:30 PM

Page 70: Revista Espaço Brinquedo #71

Esta marcado eb71.indd 68 2/4/15 5:36 PM