Revista Fantasia Forma Design

9
1ª Publicação - Ano 1 - RevistA AnuaL Novos Talentos O Design de Matheus Costa pág 12 Dicas Estudo de Caso pág 8

description

Revista criada para Avaliação da Disciplina Editoração Eletrônica.

Transcript of Revista Fantasia Forma Design

Page 1: Revista Fantasia Forma Design

1ª Publicação - Ano 1 - RevistA AnuaL

Novos TalentosO Design de Matheus Costa

pág 12

DicasEstudo de Caso

pág 8

Page 2: Revista Fantasia Forma Design

SoBrE mIm

Revista com fi ns acadêmicos. Todo o conteúdo foi copiado de portais online, com seus devidos links. Onde o texto foi alterado, apenas para ajustar melhor ao trabalho, sem intenção

de distorcer nenhuma ideia.

Diagramação & Projeto Gráfi coMatheus Silva

Textos, ImagensInternet

Matheus da Costa Silva - 201402019556Editoração Eletrônica - Marcelo Baêta

Quarta-Feira 19:20/21:00

Porque Impressão de Qualidade tem nome.

A Printi é um modelo inovador de gráfi ca online no mercado brasileiro, com impressões de alta qualidade a preços acessíveis. Uti lizamos as mais modernas ferramentas do setor de Web2Print para simplifi car e agilizar o complexo processo de encomenda de impressos personalizados.

A Printi convida todos a testarem nosso processo de customização e compra. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do email suporte@printi .com.br ou do telefone (11) 2318.1919.

Printi : revolucionando o mercado gráfi co brasileiro.

www.printi .com.br/

“A Printi oferece a checagem online gratuita e imedia-ta da arte fi nal, uma característi ca oferecida somente pelos mais avançados serviços Web2Print do mundo.”

Sumário

Eventos de DesignRio+Design 2012 & Design Rio. Fique por dentro.

Novos Profi ssionaisPortfólio de Matheus Costa

DicasTutorial Photoshop.

8-11

4 - 7

12 - 16

Page 3: Revista Fantasia Forma Design

Trabalho estritamente acadêmico. Sem fins lucrativos

Trabalho estritamente acadêmico. Sem fins lucrativos

Eventos

Rio+Design 2012 destaca oDesign Responsável

A 5ª edição do Rio+Design ocorreu de 29 de Novembro à 6 de Dezembro no MAM (Museu de Arte Moderna), transformando a cidade do Rio de Janeiro na capital do design brasileiro. Em um espaço de mil metros quadrados, a exposição reuniu 34 projetos inéditos com design original, desenvolvidos a partir de 10 matérias-primas brasileiras “responsáveis” tais como: fi bra de coco, pastilhado de macieira, madeira plástica, laminado decorativo de PET, borracha reciclada, bambu, couro de peixe, tecido de látex, concreto de alta performance e madeira certifi cada.

“A proposta desta edição foi apresentar soluções brasileiras através de materiais responsáveis que estão prontos para serem usados pela indústria. Estes materiais foram experimentados e transformados pelos designers em peças originais altamente elaboradas, viáveis e criativas. Outra grande novidade é que, pela primeira vez na Rio+Design, os visitantes puderam, não apenas apreciar a produção do design do Estado do Rio de Janeiro, mas também, negociar patentes das criações dos designers cariocas para sua produção em escala industrial”, afi rma Dulce Ângela Procópio, subsecretária Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços.

Responsável pela estratégia da marca Rio+Design, a Crama Design Estratégico assina o slogan “Todo dia. Em todo lugar. É só olhar”, que enfatiza a importância e presença do design no cotidiano das pessoas; e a Identidade Visual da mostra, que usa o sol como símbolo da cidade do Rio de Janeiro, aliado a uma tipografi a que remete às curvas do famoso calçadão de Copacabana. Além disso, a agência criou o catálogo da exposição e organizou a programação das palestras que aconteceram no fi m-de-semana.

Entre os destaques na mostra de 2012, encontraram-se a luminária pendente com borracha reciclada do Zanini de Zanine, as maçanetas com fi bra de coco de Ângela Carvalho, a linha “Rococó” com pastilhado de macieira da Crama Design, o pufe da Lattoog e projetos originais de Gilson Martins, Bold °, Pedro Braga, Bruno Trindade, Modo Design, Doppel, Fibra Design e Diálogo, entre outros.

Promovida pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro (Sedeis), a mostra é uma ação desenvolvida em parceria com SEBRAE RJ, Firjan, Apex Brasil, AJORIO e MAM-RJ. A abertura foi dia 29 de Novembro, às 11h, com a presença do governador Sérgio Cabral e de outras autoridades. No sábado e no domingo, dias 1º e 2 de dezembro, a partir das 14h, aconteceram palestras com grandes nomes do design, como Leonardo Lattavo e Pedro Moog – Lattoog, Zanini de Zanine, Leonardo Eyer – Bold°_a design company, Guto Índio da Costa e Ana Cotta e Daniel Pan – Crama Design Estratégico, entre outros.

http://www.adonline.com.br/rapidinhas/41699-rio-design-2012-destaca-o-design-responsavel.html

Rio+Design 2012 - 29 de Novembro a 6 de DezembroLocal: MAM - Avenida Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo - RJHorário: 2ª à 6ª das 12h às 18h. Sábados e Domingos, das 12h às 19h.ENTRADA GRATUITA

Page 4: Revista Fantasia Forma Design

Trabalho estritamente acadêmico. Sem fins lucrativos

Trabalho estritamente acadêmico. Sem fins lucrativos

Eventos

Quando um produto encalha na prateleira, em 80% dos casos o problema é da embalagem. E cabe ao designer o desafi o de encontrar o melhor formato, material, cor e desenho de rótulo para tornar o conteúdo mais atraente e competitivo na gôndola. Esta foi umas das lições que o designer Manoel Muller transmitiu, na tarde desta quarta-feira, durante a palestra “Design, embalagens e exportação”, na Semana Design Rio, que acontece até domingo no Jockey Club, na Gávea.

— Costumo dizer que o design de embalagem é poderoso. Quando você acerta, pode alavancar as vendas de uma marca. E o desafi o é ainda maior quando se trabalha para produtos que não se distinguem, que são parecidos, como a água mineral, por exemplo — disse.

Manoel ilustrou o bate papo com alguns casos que passaram pela sua prancheta, entre eles, o de uma marca de geleia que padecia da falta de consumidores.

— A marca tinha a mesma embalagem há 45 anos e os donos estavam desesperados porque as vendas só caíam.

Uma de suas maiores concorrentes era uma marca com embalagem moderna, cujo desenho permitia que ela fosse empilhada na gôndola, ou seja, era possível colocar mais potes na prateleira. — contou Manoel, que

http://oglobo.globo.com/rio/a-importancia-de-fazer-embalagem-certa-um-desafi o-tanto-para-designers-14477113#ixzz3Jj4coYFf

que será apresentada detalhando o processo criativo de elaboração, que envolveu 20 profi ssionais entre estrategistas, redatores, diretores de arte, designers gráfi cos e de produto e equipes de produção; e a marca Rio450 da Crama Design Estratégico, criado em comemoração ao aniversário da Cidade Maravilhosa.

Serviço: Mostra Rio + DesignLocal: Jockey Club do Rio (Praça Santos Dumont, 31 - Gávea)Data: 5 à 9 de NovembroHorário: 14h às 22h. Entrada Franca.

Peças em exposição já foram premiadas e têm diferentes e propostas.

Marca do Rio Galeão será apresentada detalhando o processo criativo.

A mostra Rio + Design reúne 115 peças de 60 escritórios de design do Rio de Janeiro,entre os dias 5 e 9 de novembro, no Jockey Club, na Gávea, Zona Sul do Rio. O evento está em sua sétima edição consecutiva e traz como tema o design aliado à exploração e tecnologia.

As peças em exposição, muitas das quais premiadas, têm diferentes funções e propostas. Entre elas, aparelhos de ginástica e projeto de mobiliário urbano da cidade de São Paulo, vencedor de licitação internacional criados pela Indio da Costa AUDT. Também há artigos do cotidiano, como bolsa para carregar vinhos em silicone da Bold Design, carteira criada a partir de aparas de laminado de bambu da Bolei e colar de borracha com efeito metalizado de Marzio Fiorini.

Projetos conceituais, como a nova marca Rio Galeão – Aeroporto Internacional Tom Jobim do escritório Ana Couto Branding,

idealizou para a geleia um pote de vidro, com alças, empilhável..

Para Manoel Muller, o grande poder do design de embalagens é agregar valor ao produto.

— Depois que mudamos a embalagem da geleia, suas vendas cresceram 60%. Era a mesma geleia, com as mesmas frutas, mas o consumidor passou a comprar mais.

A Semana Design Rio tem participação especial da H.Stern, patrocínio de Fabrimar, Senai, Sebrae, Even e Casa Shopping. E apoio de Coca-Cola e Tok&Stok.

Page 5: Revista Fantasia Forma Design

DiCaS

Study Case - A Jovem Senhora de Cassio Braga

PASSO 1

A primeira imagem que selecionei foi a imagem da garotinha, que havíamos clicado no fi nal de uma sessão fotográfi ca no, StudioMe, para um projeto autoral no ano passado. Eu gosto muito desta imagem principalmente pela expressão forte do rosto da modelo, que, embora tenha apenas sete anos de idade demonstrou muito talento na hora de posar para as câmeras. Em seguida selecionei uma outra imagem de uma senhora, também fotografada no fi nal de uma sessão de fotos lá no StudioMe. PASSO 2

Naturalmente as duas imagens se encaixavam muito bem uma sobre a outra, então só tive o trabalho de criar uma boa fusão entre as duas na linha abaixo do nariz. Fiz a fusão colocando a imagem da garotinha numa layer abaixo da imagem da senhora, na qual criei uma máscara que fui revelando com um brush de bordas suaves para a transição fi car mais natural. Para fazer o encaixe fi car

100% fi z pequenos ajustes com o liquify e desci um pouquinho o nariz da menina. O segundo passo foi fazer um ajuste de cor para a pele das duas fi carem com a mesma tonalidade. Para isso usei algumas camada de curvas e outra de vibrance.

PASSO 3

A terceira etapa foi a mais complexa, por incrível que pareça. Para chegar num resultado satisfatório tive que testar inúmeras imagens até chegar em uma que encaixasse mais convincentemente. Por sorte encontrei no acervo do banco de imagen do StudioMe várias fotos de superfícies de água clicadas para uma campanha da Sprite há alguns anos atrás. Fiz vários testes até conseguir encaixar duas das imagens de superfície. Para encaixar

recortei as duas com a pen tool e fundí uma sobre a outra mascarando a layer de cima. Depois disso posicionei a superfície no lugar onde queria e fi z uma cópia da imagem inferior. Em seguida colei a imagem sobre o resto em modo color para simular a refl exão do rosto na superfície da água.

Passo 4

Em seguida procurei uma imagem para criar o efeito de caustics que a refração da água gera com a luz que recebe de fora. Para dar mais profundidade para a imagem desfoquei o caustics e também adicionei algumas bolhas desfocadas na cena. Ainda com a inteção de dar mais profundidade criei uma layer nova onde fi z um fi ltro de clouds e desfoquei o sufi ciente para não deixar a parte de cima com o fundo vazio.

Na próxima etapa comecei a criar o clima da imagem. Para isso fi z uma seleção para separar a parte inferior da superior. Na parte superior escureci as bordas da imagem criando uma vinheta para dar mais ênfase ao assunto principal. Na parte inferior fi z alguns ajustes de cor para reforçar a sensação de que a menina está embaixo d’água.

Para criar um clima diferente na parte submersa criei um efeito de luz de contra. Pra isso utilizei uma layer de curvas onde puxei todos os canais para cima aumentando o brilho da imagem. Inverti a máscara para esconder o ajuste e fui revelando gradualmente com um brush de bordas suaves criando entradas pontuais de luz.

Page 6: Revista Fantasia Forma Design

DiCaS

PASSO 6

A etapa fi nal foi apenas de ajustes fi nos. Coloquei alguns brilhos pontuais na superfície da água, deixei os olhos da senhora um pouquinho mais azul para integrar com todo o resto da imagem e dei um smart sharpen apenas na parte superior, deixando a parte imersa mais suave que o resto da imagem. Para fi nalizar apliquei um photofi lter de cor azul com 10% de transparência sobre todas as layer para fundir melhor os pedaços da imagem.

PASSO 5

Na sequência adicionei um dos elementos que fazem toda a diferença na imagem, as bolhas. Esta etapa também demorei um pouquinho e tive que fazer alguns testes. Para fi car mais coerente as bolhas precisavam refl etir um pouco do cenário mais escuro assim como a superfície, entretanto, visualmente todas as bolhas que tinham esta refl exão não estavam me

agradando. Depois de tanto testar acabei encontrando uma imagem com bolhas mais clarinhas e suaves, que embora não sejam tão coerentes fotografi camente, geraram um efeito muito mais agradável a todo contexto da imagem. No meu ponto de vista, com elas a cena fi cou mais lúdica, fazendo com as bolinhas pareçam ser o elemento responsável pela transformação da senhora em criança.Para aplicar as bolinhas na cena inverti a imagem original com o fundo branco para fundo preto e mesclei com a base em modo screen. Isso porquê o modo screen esconde todos os pixels pretos da layer fazendo com que apenas o resto apareça e se funda com a imagem de baixo. Ainda nesta etapa fi z uma seleção das lentes do óculos da senhora e coloquei um degradê de azul simulando a refl exão da água nas lentes. O degradê foi feito com uma layer em modo soft light com a mesma cor azul da água.

PASSO 7

Para refazer todo o trabalho eu demorei uma média de 10 horas, entretanto, boa parte deste tempo foi testando outras imagens até encontrar a ideal. Espero que tenham gostado e que de alguma forma seja útil para o aprendizado de todos vocês. Fiquem à vontade para mandarem críticas, sugerir e perguntar.

Sobre o Autor

Cassio Braga é um diretor de arte e artista digital de Candelária, RS, que está atualmente baseado em Porto Alegre. Ele é formado em Publicidade pela ESPM e já trabalhou com grandes agências locais como Escala e DCS. Ele trabalha atualmente no StudioMe.

Tutorial Photoshop - extraído do Abduzeedohttp://abduzeedo.com.br/estudo-de-caso-jovem-senhora-de-cassio-braga

Page 7: Revista Fantasia Forma Design

portfólio

“A mente que se abreà uma nova ideiajamais voltaráa seu tamanho original.”Albert Einstein

Matheus SilvaHoje, nossa seção trará o Portfólio de Matheus Silva. Estudante de Design Gráfi co pela Unesa Campus Madureira. E falará um pouco de cada trabalho feito até hoje. Espero que gostem!

Forma. Quem é você?Matheus. Me chamo Matheus da Costa Silva. Tenho quase 19 (anos). Vivo no Rio e sou Brasileiro.

Forma. Conte um pouco mais...Matheus. Bom, sou uma pessoa muito tímida, mas me relaciono bem com qualquer pessoa. Aprendo as coisas muito facilmente e também facilidade em resolver problemas.

Forma. Esporte, Hobby, Música...?Matheus. Sou sedentário há alguns anos. Praticava natação e também judô. Gosto de fi car jogando no Tablet jogos que sejam de raciocínio logico e interessantes. Curto bastante Sorriso Maroto.

Forma. O que mais te atrai na área?Matheus. Identidade Visual, Branding, Embalagem, Logotipos, Editoração, são algumas das áreas que mais gosto.

Forma. A quanto tempo você atua?Matheus. Comecei a atuar na área esse ano, ajudando meu pai que trabalha com Comunicação Visual .

Forma. Por que Design?Matheus. Desde pequeno, meu pai já trabalhava com Corel Draw. Eu fi cava olhando e, quando dava, gostava quando ele com apenas alguns círculos. E depois, era eu quem fazia. Pra mim era mágico (rs). Em 2011, saiu um anúncio no jornal vagas para o Programa Pronatec no SENAI. Minha mãe falou pra eu me inscrever e fi quei sabendo que era basicamente o que meu pai fazia. Me inscrevi, era muito mais do que imaginei. Estudei de março de 2012 à Novembro de 2013, na primeira turma de Pronatec daquela unidade e passei. Gostei da área e hoje estou me Graduando.

Onde fi z...Cartaz todo criado no Photoshop, com textos e imagens passados pelo professor da disciplina.

Cartaz convidativo para o evento de Comemoração de 70 anos da peça Vestido de Noiva, escrita por Nelson Rodrigues. 2013

Matheus [email protected]

9 8088.8006behance.net/mathcosta

facebook.com/matheuscecbissuu.com/matheuscecb

Page 8: Revista Fantasia Forma Design

portfólio

Onde fi z...Cartão criado no Corel Draw.

Onde fi z...Cartão criado no Corel Draw.

Cartão de Visitas e redesenho de logotipo para loja de roupas. 2014 Cartão de Visitas para Marcenaria Ribeiro & Filhos. 2014

Page 9: Revista Fantasia Forma Design

2014