Revista final

9

description

Link Site: http://www.fclar.unesp.br/#!/instituicao/administracao/divisao-tecnica-academica/apoio-ao-ensino---staepe/cursos-de-extensao/2014/a-geracao-do-orpheu-entre-o-espanto-de-existir-e-a-busca-de-renovacao-da-poesia-portuguesa/

Transcript of Revista final

Page 1: Revista final

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETAE MAIS INFORMAÇÕES

Page 2: Revista final

CAPA"ORPHEU" - Revista Trimestral de LiteraturaAno I - 1915, N.º 2, Abril - Maio - JunhoPropriedade de: Orpheu, Ltda.Editor: Antonio FerroDireção: Fernando Pessoa e Mário de Sá-CarneiroRedação: 190, Rua do Ouro - Livraria BrasileiraOficinas: Tipografia do Comércio, 10, Rua da Oliveira ao Carmo - Telefone 2724, LisboaColaboração especial do futurista Santa Rita Pintor

Page 3: Revista final

Faculdade de Ciências e LetrasCâmpus de Araraquara

A GERAÇÃO DE

“ORPHEU”ENTRE O ESPANTO DE EXISTIR E A BUSCA DE

RENOVAÇÃO DA POESIA PORTUGUESA

O curso propicia interação com alunos, docentes e pesquisadoresdas áreas de Linguística, Letras, Artes e afins,

da UNESP e de outras instituições

Professores convidados da UNESP (FCLAr e IBILCE) e USP

1. Curso de extensão e disciplina optativa 2. Público-alvo3. Proposta4. Objetivos e conteúdo5. Programação

Sumário

Page 4: Revista final

1. Curso de extensão e disciplina optativa

Este curso será oferecido como extensão e como disciplina optativa para o Curso de Letras. O participante deverá escolher em que modalidade irá cursar.Para cursar como disciplina optativa, o aluno deverá efetuarsua matrícula normalmente, no da Graduação.Haverá certificados apenas para os alunos inscritos no cursode extensão.

2. PÚBLICO-ALVOAlunos de Graduação dos cursos de Letras, Ciências Sociais e Pedagogia; pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Estudos Literários, Linguística e Ciências Sociais, da FCLAr e de outras universidades da região; professores e alunos de Ensino Médio; funcionários do câmpuse demais interessados em cultura literária.

A GERAÇÃO DE

“ORPHEU”

site

Page 5: Revista final

3. PROPOSTA

A GERAÇÃO DE

“ORPHEU”

No próximo ano, a comunidade de pesquisadores da área de Estudos Literários irá comemorar os cem anos do lançamento da revista ‘’Orpheu’’ (1915-2015), em torno da qual se aglutinou um grupo de escritores, que ficou conhecido como a “Geração de Orpheu”, responsável pelodesenvolvimento do Modernismo em Portugal. Até hoje, essa geração, cujos nomes mais significativos são Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro e Almada Negreiros, influencia e direciona uma parte incalculável tanto da produção literáriaquanto dos trabalhos acadêmicos sobre literatura moderna e contemporânea. Daí a relevância das comemorações que se aproximam.

Unindo-se às inúmeras instituições que, no mundo todo, estãose mobilizando para essas comemorações, o Departamento de Literatura, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários e o GELIC (Grupo de Estudos em Literatura Contemporânea) propõem este curso de extensão.

Page 6: Revista final

Aberto à comunidade acadêmica e demais interessados, este curso tem por objetivo suscitar uma reflexão acerca da singular herança dos poetas da Geração de Orpheu, que implantaram o m o v i m e n t o m o d e r n i s t a e m P o r t u g a l .Imbricada no trajeto revolucionário da modernidade, essa Geração promove uma ruptura com a tradição, ao mesmo tempo em que mergulha sua atividade criativa no inconsciente coletivo dos arquétipos, indo buscar nos mitos antigos as basespara o seu questionamento acerca do homem e da vida. Disso resulta uma poesia como incessante expressão do choque de existir e do instante radiante de invenção, instante esse visto, demaneira contraditória, como exercício da imaginação criadora, guiado pelo intelecto, mas também como mergulho no insólito mundo do sonho e do oculto. Por abrigar contradições que traduzem as perplexidades do homem, no mundo gerado pelo capitalismo, em seus múltiplos desdobramentos desde o século XIX, as obras de Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro e Almada Negreiros configuram-se como desconcertantes e complexas simbioses entre o fascínio pelas conquistas científico- tecnológicas e pelos mistérios místicos e mágicos do cosmos, entre as profundezas de um ser fragmentado e disperso e os compromissos éticos com o outro e a vida, entre o rigor construtivo e a emoção, entre os valores “eternos” da arte clássica e o transitório do contemporâneo.

4. OBJETIVOS E CONTEÚDO

A GERAÇÃO DE

“ORPHEU”

Page 7: Revista final
Page 8: Revista final
Page 9: Revista final

Escolha uma modalidade de participação:

1. Disciplina optativa do Curso de Letras inscrições através do sistema de matrículas

2. Curso de extensão http://pitagoras.fclar.unesp.br/inscricoes/?id=saepe

Taxa de inscrição: R$14,00

Período de realização do curso: de 13/08/2014 a 22/10/2014, às quartas-feiras, das 14h00 às 17h00

Informações: Sonia Corne (Departamento de Literatura) -

[email protected] Telefone: 3334-6238 (horário comercial)

Coordenação: Profa. Dra. Maria Lúcia Outeiro Fernandes Departamento de Literatura - FCL- UNESP/Araraquara

[email protected]

Monitor: Adriano T. B. Tovani Cardeal [email protected]

Local:Faculdade de Ciências e Letras - UNESP

Rodovia: Araraquara – Jaú, Km 1, CEP: 14.800-901Araraquara – São Paulo – BRASIL

Telefone: (16) 3334-6200

Aulas: AnfiteatroCURSO DE EXTENSÃO E DISCIPLINA OPTATIVA

REALIZAÇÃODEPARTAMENTO DE LITERATURA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOSGELIC – Grupo de Estudos em Literatura Contemporânea

Revisão e correção textuais: Adriano T. B. Tovani Cardeal.