Revista L`Chain - Brinde a Vida!

32
Ano 02 - Edição 07 - Agosto 2012 Cravinhos/SP Música Emagrecimento O cravinhense Luciano Duarte é apaixonado pela música Dicas de medicamentos naturais que auxiliam perder peso Golden Bear Alfredo Agostinho explica a importância de falar mais de um idioma

description

Edição de Agosto 2012

Transcript of Revista L`Chain - Brinde a Vida!

Page 1: Revista L`Chain - Brinde a Vida!

Ano 02 - Edição 07 - Agosto 2012Cravinhos/SP

Música

Emagrecimento

O cravinhense Luciano Duarte é apaixonado pela música

Dicas de medicamentos naturais que auxiliam perder peso

Golden Bear

Alfredo Agostinho explica a importância de falar mais de um idioma

Page 2: Revista L`Chain - Brinde a Vida!

AGOSTO 2012CRAVINHOS/SP2

Page 3: Revista L`Chain - Brinde a Vida!

AGOSTO 2012 CRAVINHOS/SP 3

Page 4: Revista L`Chain - Brinde a Vida!

AGOSTO 2012CRAVINHOS/SP

EXPEDIENTE

Nossa CapaPai: Marcelo Cornetti NogueiraFilhos: Otavio Esperancine Nogueira e Pedro Esperancine NogueiraFoto: Cris SoaresProdução: Leandro MaurícioRealização: Kátia Cavalcanti

Diretor GeralFrancisco Cavalcanti MTB 33.717Jornalista ResponsávelLeandro Cavalcanti MTB 66.822fone: (16) 9201-0942JornalismoKennedy Oliveira Gomes MTB 46.290Jamila GreccoDepartamento ComercialKátia Bionês Cavalcantifone: (16) 9135-4356

A Redação se reserva o direito de adaptar as men-sagem sem alterar o conteúdo. A L’Chain não se responsabiliza por opiniões expressas em maté-rias, publicidades e artigos assinados.

Nova Enfi m Gráfi ca e EditoraRua Luis Barreto, 1470 - Campos ElíseosRibeirão Preto/SP - Fone (16) 3234-1508CNPJ: 12.550.082-0001/27

4

Dê sugestões, envie carta, fax oue-mail para:Rua Cristiano Barreto, 54 - CentroCravinhos/SP - CEP. 14.140-000e-mail: [email protected]: (16) 3951-2228 / Fax: (16) 3951-4819

Editorial

Editado pelo Sistema Impacto de Publicidade e Jornalismo Ltda - ME / CNPJ: 04.923.916/0001-74

Curtas e Boas 05Editorial de Moda 06, 07 e 08Música 10 e 11Viagem 12Emagrecimento 13Feira de Móveis 14Fitness 15Dia dos Pais 16 e 17Fazendo Moda 18Vida Saudável 19Filmes 20

Teatro e Baladas 21Maquiagem 22Coluna Animal 23Culinária 24Decoração 25Lenda 26Aditek 27Crônica 28Friends Flash Back 29Aniversariantes 30

Nesta Edição

O leitor recebe hoje a sétima edição da Revista L’Chain, que dessa vez traz uma grande novidade, sendo a primeira a ter um modelo do sexo mascu-

lino em seu Editorial de Moda, em comemoração ao Dia dos Pais.

Os pequenos Otávio e Pedro fazem uma homenagem ao papai Marcelo Cornetti Nogueira em uma sessão de fotografi as realizada pela brilhante fotógrafa Cris Soares, que também realizou a fotografi a que estampa a capa.

E a nossa equipe de reportagem ainda trabalhou du-rante o mês para fazer uma matéria especial sobre os zo-ológicos na Itália. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Cravinhos (ACIC), Sebastião Luís da Silva Jr., esteve presente na “Movinter”, a maior feira movelei-ra do Estado de São Paulo e teve um acompanhamento de perto.

A nossa colunista de interiores conta um pouco sobre o “Estilo clássico” e dá dicas de como aproveitar móveis e espaços com essa técnica.

E ainda tem muito mais: inclusive uma reportagem es-pecial com o proprietário da escola de idiomas Golden Bear, Alfredo Agostinho e sua fi lha Marina contam suas viagens internacionais e a importância de saber mais de um idioma.

Também temos o cravinhense Luciano Duarte, que co-meçou a carreira musical aos quatro anos de idade e hoje colhe os frutos. E não perca lendas da cidade e o grande empreendimento da empresa Aditek do Brasil.

Desfrute o máximo dessa edição, porque em setembro temos a cobertura completa do Concurso Garota Cravi-nhos 2012, e toda a sensualidade, beleza e charme da escolhida.

Boa leitura!

Page 5: Revista L`Chain - Brinde a Vida!

AGOSTO 2012 CRAVINHOS/SP

CURTAS E BOAS

Programa Larga Brasa celebra 46 anos no arJean William - um ‘diamante a ser lapidado’

Rit Fitness Center – 25 anos

O mais antigo radialista de Ribei-rão Preto, Antônio Carlos Morandini está há 46 anos no ar com o progra-ma jornalístico e policial “Larga Bra-sa”. O programa mais antigo do rádio de Ribeirão Preto apresenta entrevis-tas de diversos assuntos, sempre di-recionadas aos ouvintes e tem gran-de participação da população.

Agora, receberá o título de pro-grama de rádio há mais tempo no ar, com o mesmo apresentador, pelo Guinness Book, o Livro dos Recor-des. “Eles mandaram um papel e estão pesquisando se há outro pro-grama, mas é certeza que ganharei”, afi rma Morandini.

A carreira jornalística de Moran-dini começou antes. Com 13 anos já escrevia para o jornal Diário de No-tícias a Coluna Estudantil. Quando tinha 16 anos, o jornal impresso fez um convênio com a Rádio Brasiliense e ele começou a apresentar o Diário de Notícias no Ar, sempre às 23h15.

Aos 19 anos ele foi para a Rádio PRA-7, onde fi cou até 1965. Naquele ano passou também pela Rádio Cul-tura. Até que, em 1966, deu início ao Larga Brasa, na Rádio 79, como re-pórter policial e apresentador.

Com tantos anos de profi ssão, Morandini já trabalhou com diversas personalidades, entre eles José Luiz Datena, Lincoln Fernandes, Layr Lu-chesi Júnior, José Wilson Toni, Da-nilo Scochi e outros feras. E diz se orgulhar de seu trabalho e reconhe-cimento. “Gosto da participação do povo, de prestar serviço, de ser útil”, fi naliza.

Foi vereador e prefeito de Ribei-rão, e tem contribuído com o seu programa, para muitas soluções de nossa cidade.

Jean William, de 23 anos, tinha tudo para ser mais um anônimo das incontáveis famílias Sil-va do País, mas a paixão pela música e a dedicação aos estu-dos o projetaram no mundo da ópera. Nascido em Sertãozinho e criado em Barrinha, o tenor Jean William,, é considerado pelo maestro João Carlos Mar-tins, um “diamante a ser lapi-dado”. Martins o conheceu em abril e já projeta para o jovem estudos em Nova York, no início de 2010. “O Jean está ganhando “cancha de palco” e tem emocionado o público”, diz o maestroA história de Jean começou em Barrinha. Ainda garoto cantava em corais da igreja, se projetou regionalmente, e se apresentou no Teatro Pedro II em Ribeirão Preto, sendo enaltecido pela grande imprensa. Na criação do Memorial Casa Libaneza de Cravi-nhos, o jovem tenor Jean William reuniu um grande público de jovens e adultos de várias idades, numa brilhante apresentação. Em reconhecimento ao seu trabalho, e por levar o nome da cidade natal para todo o mundo, a Administração Municipal de Barrinha/SP, inaugurou recente-mente um teatro que leva o nome do jovem tenor “Jean William”.Ele faz planos. “Quero viver do curso de música erudita, não ser tenor de seis meses, apenas”, garante Jean William, fã de Luciano Pavarotti e que imagina um dia conhecer Plácido Domingo, diretor da Washington National Opera. Faz aulas de ópera, vocaliza todos os dias, se apresenta duas ou três vezes por semana, deixando de lado a cerveja que gosta e até os namoricos passageiros. “Ainda estou em choque”, revela o tenor.

Em 25 anos de estra-da, os três irmãos – Cel-sinho, Marcelo e Andréa Gaspar, com o apoio dos pais Sra. Lourdes e Celso Gaspar, vontade, disposi-ção e força de trabalho se especializaram para que a academia RIT Fitness Center de Cravinhos, fos-se um ambiente para re-vitalizar a saúde, buscar qualidade de vida, equili-brar corpo e mente, fazer amigos e mudar conceitos antigos de que academia seria apenas um hobby ou passatempo, mas sim uma necessidade para mudan-ças no metabolismo e es-trutura física.

Retratos da cidade

5

Xiko Cavalcanti

Localizada no Centro da cidade, próximo ao bairro Jardim Bela Vista, conta hoje com uma incrível estrutura e uma equipe de funcionários qualifi cados para atender desde os bebes até os idosos.

Novos projetos e programas estão sendo ela-borados para serem implantados no decorrer des-te ano de 2012.

Page 6: Revista L`Chain - Brinde a Vida!

AGOSTO 2012CRAVINHOS/SP6

Page 7: Revista L`Chain - Brinde a Vida!

AGOSTO 2012 CRAVINHOS/SP 7

Page 8: Revista L`Chain - Brinde a Vida!

AGOSTO 2012CRAVINHOS/SP8

EDITORIAL DA CAPAPai: Marcelo Cornetti NogueiraFilhos: Otavio Esperancine Nogueira e Pedro Esperancine NogueiraFotos: Cris SoaresProdução: Leandro MaurícioRealização: Kátia BionêsMaking Of: Jamila Grecco

ENSAIO CAPA

Page 9: Revista L`Chain - Brinde a Vida!

AGOSTO 2012 CRAVINHOS/SP 9

Page 10: Revista L`Chain - Brinde a Vida!

AGOSTO 2012CRAVINHOS/SP10

MÚSICA

A arte de fazer música é consi-derada, por diversos autores, como uma prática cultural e

humana. A música existe em quase tudo, pois a civilização aderiu a esta arte, a qual muitos não fi cam sem.

Em todos os gêneros a música é capaz de trazer muitos benefícios para o corpo e mente, bem como aprender um instrumento melhora a coordenação motora das crianças e diminui o stress de adultos.

Apaixonado pela música o cravi-nhense Luciano Duarte aprendeu a apreciar música desde os quatros anos de idade. Tentou a carreira mu-sical, em que conseguiu desenvolver diversos trabalhos e atualmente é produtor e professor de música.

“Meu interesse pela música co-meçou quando era pequeno, pois frequentava a tradicional ‘banda do coreto’ aos domingos, mas diferen-te das outras crianças que iam para pular eu observava os músicos e ad-mirava cada instrumento que estava ali presente”, relembra Luciano Du-arte.

Como não havia retretas todos os dias Duarte durante a semana juntava panelas de sua mãe, e com mais alguns amigos faziam sua pró-pria banda, entretanto fazia questão de ser o regente.

Dona Helena Moreira, mãe de Luciano, percebendo a vocação que seu fi lho tinha para a música lhe presenteou, aos cinco anos, com um atabaque. Esse seria seu primeiro ins-trumento musical e foi rapidamente aprendido pelo pe-queno músico.

Já com nove anos, o interesse do músico começou a se diversifi car, pois queria aprender a tocar outros instru-mentos, quando foi se aperfeiçoar com grandes professores de Cravinhos e região.

Luciano sempre soube o que faria para

sua formação, e no momento em que surgiu a oportunidade logo foi fazer faculdade voltada a sua pai-xão.

“Já possuía o desejo de fazer faculdade de música e no ano de 1993, prestei vestibular de música na Unicamp e passei, me formei em Música Popular Brasileira”, entu-siasma-se

A arte de ser músico nosmínimos detalhes

Page 11: Revista L`Chain - Brinde a Vida!

AGOSTO 2012 CRAVINHOS/SP 11

MÚSICA Jamila Grecco foto: Arquivo Pessoal

Luciano Duarte.Ainda segundo Duarte, para este sonho se con-

cretizar que fez todo o seu Ensino Médio voltado à música.

Com o objetivo de alçar voo cada vez mais alto se transferiu defi nitivamente para Campinas, onde per-maneceu por sete anos. Continuava na cidade dan-do aulas e ensinando aquilo que havia aprendido na faculdade. Em 2001 teve a oportunidade de ir para a Europa para trabalhar em sua área. Ao mesmo tem-po em que conheceu o continente foi mostrando o seu trabalho e tirando seu sustento com a música.

No ano de 2003 retornou para o Brasil, e foi resi-dir no município de Ribeirão Preto em que demons-trou todo o seu talento e se apresentou diversas ve-zes em “barzinhos” e na unidade do SESC.

No ano de 2010 conseguiu patrocínio da Secre-taria da Cultura de Ribeirão Preto e lançou o CD/DVD “Lu’z”, que foi produzido por “Luciano Duarte Quinteto”. Paralelamente desenvolvia seu trabalho no Projeto Guri (pólo de Cravinhos).

Em abril de 2012 dentro do próprio projeto surge o ‘Quinteto TACTI’, em que cinco alunos do Projeto Guri demonstram a vontade para Luciano Duarte de produzir um CD, com músicas somente instrumen-tais.

Com apoio da Secretaria da Cultura e Prefeitura Municipal de Cravinhos o quinteto consegue lançar o CD intitulado “Sakura”, em que momentaneamen-te se transforma em um grande sucesso.

“Foi emo- cionante o dia do lançamento, pois os amigos e familiares que foram prestigiar pediram au-tógrafos aos integrantes do quinteto. Foi muito legal e, até o momento, é meu maior pro-jeto com alunos. Quero até dar parabéns a todos, pois eles usaram apenas um dia de gravação no estúdio, já que se dedicaram e estavam muito bem ensaiados”, con-ta Luciano Duarte.

O nome TACTI foi inven-tado pelos próprios alunos, pois são as iniciais de cada integrante: Tayná Lopes, Andressa Lopes, Cíntia Galan, Thiago Geremias e Isaque Geremias. O quinteto já tem show marcado para esse ano e

acontecerá no próximo dia 10 de agosto no Teatro Municipal de Franca.

E Luciano Duarte não para por aí, já que foi con-vidado para participar da gravação do CD “Trem da Vida”, que reunirá grandes nomes da música ri-beirãopretana. No trabalho a música escolhida pelo músico cravinhense foi “Carneiro Leão 133”, que realizou em homenagem a rua em que cresceu e vi-veu toda a sua infância, sendo também a residência de seus pais Francisco Brasilides Duarte Moreira e Helena da Silva Moreira. A gravação será realizada no dia 23 de agosto, no Theatro Pedro II, em Ribei-rão Preto.

As pessoas que se interessarem em conhecer um pouco mais da trajetória de Luciano Duarte, ou contato para shows e aulas particulares, devem acessar sua página pessoal na internet www.mys-pace.com/lucianoduarte ou pelo email [email protected]. Ainda existe a possibilidade de entrar em contato pelo telefone (16) 9109 4648.

Page 12: Revista L`Chain - Brinde a Vida!

AGOSTO 2012CRAVINHOS/SP12

VIAGEM

“Parco Zoo Safari”

Jaqueline Tunis - é cravinhensee reside atualmente emModena (Itália)

Está localizado em Bussolengo (Verona), a poucos minutos do Lago de Garda. O valor do passeio é de 45£ adulto e 35£ crianças

até doze anos, com direito a outro passeio num parque vizinho.O parque Safari pode ser visitado a bordo de um veículo pessoal, é um emo-

cionante Safari Africano.Ao longo do caminho podemos observar (com as janelas fechadas), os reba-

nhos de herbivoros, como girafas, zebras elegantes e graciosas antilopes.Com toda segurança, podemos admirar um grupo de leões descansando de-

baixo das árvores.Hipopótamos e rinocerontes vivem juntos em harmonia, assim como aves

exóticas e nativas.Desde 2010, o parque acolhe a iena, outro animal carnivoro africano. É um fascinante passeio que encanta adultos e crianças.

Page 13: Revista L`Chain - Brinde a Vida!

AGOSTO 2012 CRAVINHOS/SP 13

EMAGRECIMENTO

Pholiamagra

Quando o assunto é perder peso, qualquer novidade é bem vinda, principalmente

pelas mulheres. Melhor ainda se for algo natural, que tenha pre-ço acessível e de quebra ajude a manter a boa saúde.

Esse é o caso da Pholia Magra, que agrada desde o nome. Uma planta comercializada como suple-mento alimentar, que pode ser ma-nipulada em cápsulas, com receita médica. Contribui diretamente nas dietas que incluem a prática de exercícios físicos para redução de medidas.

Em seus principais consti-tuintes químicos, possui cafeína e ácido alantóico. Tem leve ação diurética e sua ação pode melho-rar também circulação da linfa nos vasos linfáticos. A presença da alantoína e do ácido alantóico po-dem também ajudar na diminuição da gordura localizada e na celulite.

O efeito emagrecedor se dá devido a uma atividade inibidora atuante no sistema nervoso cen-tral, por isso a Pholia Magra age como supressora do apetite, ajuda na queima de gorduras localiza-das, principalmente do abdomen. Nos EUA e na Europa ela está sendo conhecida como “planta tira barriga”. A cafeína promove aumento do gasto energético e acelera o metabolismo, pois tem efeito termogênico. Então é capaz de aumentar a atenção mental e diminuir o cansaço.

Mesmo sendo um produto fi -toterápico, não signifi ca que não devemos fi car atentos aos possí-veis efeitos colaterais. Acelera o metabolismo, mas pode deixar o paciente agitado, com taquicardia

Edilâine Morettifoto: divulgação

a planta da moda para perda de pesoe reduzir medidas

e difi culdades para dormir. Por isso evite a auto-medicação.

Devido à comprovada efi cácia da Pholia Magra e constantes comentários positivos em diversas mídias especializadas, este produto vem sendo alvo de muitas falsifi -cações e uso indevido de seu nome. Para evitar riscos a sua saúde e garantir a com-pra de um produto original, exija de seu laboratório de manipulação o selo de au-tenticidade do produto, além de consultar o site da Attivos Magistrais para saber se o laboratório é credenciado pelo fabricante da Pholia Magra.

E calma, milagres as-sim também não existem! Então, modismos à parte, o que funciona mesmo é engatarmos uma ativida-de física regular e uma dieta adequada. Algumas cápsulas de fi toterápicos ajudam, desde que ava-liadas por seu médico e prescritas por ele. Nunca esqueça de que a maior parte sempre é você que tem que correr atrás!

Page 14: Revista L`Chain - Brinde a Vida!

AGOSTO 2012CRAVINHOS/SP14

Leandro CavalcantiFotos: Arquivo Pessoal

A Casa de Móveis Nossa Senhora Aparecida, entre os dias 17 a 20 de julho de 2012, visitou a MOVINTER – 9ª FEIRA DE MÓVEIS DO

ESTADO DE SÃO PAULO. Realizada pelo SIMM (Sindicato da Indústria do Mobiliário de Mirassol), e promovida pela Reed Multiplus, marca associada a Reed Exhibitions Alcantara Machado.

A Movinter é o principal evento do setor movelei-ro, além de ser a maior feira de negócios do setor, no interior de São Paulo. A feira é realizada em Miras-

sol, região que é destaque na indústria nacional mo-veleira e reúne cerca de 54% das empresas que pro-duzem o móvel nacional. Em um raio de 500 km do ponto de realização da Movinter, concentra-se 61% do consumo de móveis e artigos para o lar do país

Para representar Cravinhos, o sócio proprietário da Casa de Móveis NSA, Sebastião Luís da Silva Jr, foi acompanhado de sua esposa foram conferir as novas tendências no setor moveleiro.

FEIRA DE MÓVEIS

CASA DE MÓVEIS NOSSA SRA APARECIDA

Rua 15 de Novembro, 317Fone: (16) 3951-1219

Page 15: Revista L`Chain - Brinde a Vida!

AGOSTO 2012 CRAVINHOS/SP 15

Dicas para não desistir da academia no frio

Luz, ação!

Dormir com o quarto escurinho é essencial para uma boa noite de sono, mas acordar com o quarto no breu é um convite para fi car mais tempo na cama. A produção de melatonina, um dos hormônios que regu-lam o sono, é ativada com a escuridão e interrompida com a luz. Deixe a claridade invadir de leve o ambiente e tire proveito dela como despertador natural.

Mude o seu horário

Suas aulas são às 7 da manhã ou às 9 da noite e, no inverno, você morre de pre-guiça de acordar ou trocar de roupa com o tempo gelado lá fora? Aproveite-se da hora mais quente do dia: o período do al-moço. Além de você já estar bem-dispos-ta perto do meio-dia, é mais fácil assumir compromissos ao longo do dia, como se fi zessem parte da sua agenda de trabalho.

Exercitar-se nesse horário dá uma recar-regada em sua bateria e a parte da tar-de será bem mais prazerosa e produtiva. Nem aquele soninho depois do almoço será capaz de pegar você.

Sempre alerta!

Passar em casa depois do trabalho antes de encarar a malhação não funciona. Haja força de vontade para dar meia-volta. Prepare a mochila na noite anterior e dei-xe no carro. Claro, não tem milagre: se você ligar o piloto automático, o carro irá para casa praticamente sozinho.

Programa de recompensa

A maioria das academias lança ações es-tratégicas durante os meses de inverno para contornar a queda no movimento. Não deixe de participar. Além de os pro-

fessores estarem focados em seu objeti-vo, seu subconsciente criará uma espécie de compromisso, que afastará sua ten-dência de matar aula.Se você não viu esse programa em sua escola, faça uma aposta com uma amiga que também faz exercícios e combinem de uma pagar o cinema daquela que faltar menos às aulas.

Música no MP3

Se você morre de preguiça para acordar, no inverno só vai piorar. Então, programe o celular e o MP3 com aquela música me-ga-animada que você adora escutar du-rante um sprint no treino de corrida, por exemplo.Seu cérebro, rapidamente, fará a associa-ção da música com a ginástica e trará o sentimento de bem-estar sentido ao ter-minar a atividade física com a liberação da endorfi na.O pesquisador Costas Karageorghis, consultor de psicologia do esporte da Universidade Brunel, na Inglaterra, cons-tatou que a música é uma ótima maneira de regular o humor, tanto antes como du-rante as atividades físicas. Segundo ele, muitos atletas utilizam a música como estimulante.

FITNESS mdemulher.abril.com.brfoto: divulgação

Page 16: Revista L`Chain - Brinde a Vida!

AGOSTO 2012CRAVINHOS/SP16

DIA DOS PAIS Kennedy Oliveirafotos: Arquivo Pessoal

Pai e � lha atentos aos idiomas e embasamento cultural

O mundo globalizado possibilitou com que as pessoas pudessem fazer viagens internacionais,

os empreendimentos possam romper as fronteiras e o conhecimento esteja acessível a grande parte das pessoas. Entretanto isso também fez com que a língua inglesa passasse a ser uma ferra-

menta fundamental para se comunicar, bem como se tornou imprescindível no mercado de trabalho. Mas existem pes-soas que ainda consideram que para se diferenciar é preciso ao menos três idiomas, além de muito embasamento cultural.

“A nova geração precisa de uma se-

gundo idioma como também de curso universitário para ‘apenas’ ser inserido no mercado de trabalho. Se quiser real-mente fazer diferença terá que ter fl u-ência em pelo menos três idiomas”, co-menta o proprietário da escola Golden Bear, Alfredo Agostinho Pinto Neto.

Formado em Comércio Internacional e com 49 anos de idade, Alfredo Neto diz que descobriu a sua paixão pela lín-gua inglesa durante o curso universitário e também incentiva para que sua fi lha, Marina Barquete Agostinho, que tem 13 anos, fale a língua inglesa e faça viagens internacionais.

“Desde cedo falo para minha fi lha da importância de se ter um segundo idio-ma, bem como viajar e conhecer novas culturas”, relata o proprietário da Gol-den Bear.

E apesar de não ter muito tempo para ir viajar sempre que pode está com sua fi lha e esposa participando de via-gens internacionais, dessa maneira tam-bém trazendo maior conhecimento para que se possa aplicar em sua escola de idiomas.

“Não tenho muito tempo para viajar devido a responsabilidade com a minha escola de idioma, entretanto sempre que posso acompanho minha família. Já co-nheci alguns países da América do Sul e os Estados Unidos da América. E já es-tou me programando para ir à Europa no início do ano que vem”, conta Alfredo.

Com uma grande bagagem inter-nacional, o empresário conta que não existe prazer maior do que realizar uma viagem com a família e ver no rosto da fi lha a alegria de viver aquele momento.

“A última viagem para os Estados Unidos foi inesquecível principalmente pela felicidade da minha fi lha. Além de toda a magia que o país oferece, tan-to para adultos quanto para crianças e adolescentes, minha fi lha percebeu que já podia se comunicar bem em inglês e isto lhe deu autoconfi ança, o que foi mui-to positivo”, afi rma o empresário.

Page 17: Revista L`Chain - Brinde a Vida!

AGOSTO 2012 CRAVINHOS/SP 17

DIA DOS PAIS

A adolescente, que já fez três via-gens internacionais, também disse que se encantou com a última viagem aos Estados Unidos, porque pôde encon-trar famosos e conhecer belíssimos parques.

“Nessa última viagem fi quei duran-te 18 dias nos Estados Unidos, e além dos maravilhosos parques ainda co-nheci a Fátima Bernardes e o William Bonner, que estavam com seus fi lhos e fi zeram questão de tirar fotos com to-dos que os reconheceram”, diz a jovem Marina Barquete Agostinho.

Com a proximidade do Dia dos Pais a família Agostinho aconselha aos fi -lhos se reunirem com os seus pais e fazerem uma viagem internacional, já que a mesma fi cará para sempre na memória de todos.

“Adoro viajar com o meu pai é muito divertido, já que ele topa me acompa-nhar em todos os passeios que quero. Minha mãe também sempre se faz pre-sente e essa reunião de família me dei-xa muito contente. Se pudesse dar um presente ao meu pai com certeza daria

uma viagem para os Estados Unidos,

pois assim também poderia ir junto [risos]”, declara a pe-quena Marina Agostinho.

Uma outra dica para quem quer fazer uma viagem internacional e se sentir mais seguro é procurar um curso de inglês.

“Para uma pessoa que nunca estudou inglês, é im-portante procurar uma escola para pelo menos ter uma no-ção da língua. Mas este não é um processo rápido. Estudo inglês desde os quatro anos de idade e pretendo continu-ar estudando para fi car cada vez melhor. Então, a dica é começar já, pois nunca se sabe quando vai precisar”, diz Marina.

Atualmente a fl uência de idiomas signifi ca crescimen-to, desenvolvimento e, acima de tudo, melhores condições de acompanhar as rápidas mudanças neste novo e tec-nológico século.

“Viajar é sempre muito bom e se você souber falar inglês, sua viagem pode fi car muito

mais interessante e divertida”, comenta Marina Agostinho

A família Agostinho já prepara

uma viagem para a Europa no início de 2013

Page 18: Revista L`Chain - Brinde a Vida!

AGOSTO 2012CRAVINHOS/SP18

TIRANDO ONDA, FAZENDO MODA Leandro MauricioFotos: divulgação

A moda mi-nimalista será predominante em 2012. Para todas as estações ela estará com força, nos principais des-fi les como Fashion Rio e SPFW, o minimalismo foi mostrado por alguns estilistas.

O minimalismo é um visual limpo, com cores neutras, sem brilho, uma silhueta consciente. A moda minimalista preza pelo bom senso, formas do corpo, a modelagem da roupa e o acabamento. Para muitos foi considerada a tendência mais inovadora para as próximas estações.

Muitos críticos afi rmam que o minimalismo é refl exo dos anos 90, que já é tendência desde 2005. Basta esperar para ver se a moda minimalista ira ganhar adeptos no Bra-sil, por ser um pais tropical, onde as mulheres gostam de cores, decotes, e roupas curtas essa moda é extremamente clássica e comportada.

Estampa de bicho (“animal print”) está na moda. Uma peça chave para o guarda roupa, que pode trazer um ar chique, ousado e extravagante ao seu “look”. Muitas pes-soas possuem resistência em usar estampa de bicho. Não é preciso fi car com medo! Só é preciso saber a maneira certa de usar, sem fi car brega. Algumas dicas básicas:

1. Se você nunca usou estampa de bicho, comece aos poucos. Para muitas mulheres cair de cabeça no “bicho” é uma experiência nova e muito ousada. Comece usando uma blusa de estampa de bicho. Fica bem com qualquer calça preta ou jeans e saltos. Depois avance para “looks” mais animais!

2. Cores neutras combinam com qualquer estampa de bicho. Preto, branco, cores nude (como cáqui, castanho chocolate, bege) entram em acordo com todos os bichos.

3. Use acessórios com estampa de bicho, como pequenos detalhes. Bolsas, pulseiras, sapatos, cintos, lenços… Construa seu “look” todo preto, por exemplo, com pequenos deta-lhes da estampa de bicho.

4. A máxima “menos é mais” para a estam-pa de bicho. Se fi car em dúvida sobre estar com muitas peças de bicho, tire o excesso e siga a opção três acima. A elegância está em saber não carregar na estampa de bicho.

5. Ouça a sua voz interior do bom senso. Lembre-se que você não deve parecer um jardim zoológico de bichos!

Tudo indica que o decote V para peças masculinas vai ren-der muitos comentários para as próximas coleções! Desde o verão passado essa tendência vem se mostrando cada vez mais presen-te no guarda roupa masculino. E fi ca bem legal e charmoso! A Jornalista e crítica de moda Li-lian Pacce diz que essa nova tendência começou pois os homens estão mais ligados à moda, e terem assim mais uma opção no guarda-roupas!

Mas atenção: não é todo mundo que pode usar, hein! Homens peludos e gordinhos, fujam dessa moda que pode ser desastrosa para esses tipos. Continuem adep-tos do decote careca e gola polo!

O decote V pode ser bem despojado e bacana para quem está em forma, pois alonga o pescoço e deixa o homem mais sexy.

Decote V… para homens

MINIMALISMO

É ANIMAL!

Page 19: Revista L`Chain - Brinde a Vida!

AGOSTO 2012 CRAVINHOS/SP 19

VIDA SAUDÁVEL

Tudo sobre as farinhas

Práticas, baratas e tão poderosas contra as gordurinhas quanto à famosa ração humana. Até a historia é bem parecida: algumas farinhas de frutas e legumes de-sidratados surgiram com a fi nalidade de baixar a taxa de açúcar no sangue. Mas,

aos poucos, se mostra- ram boas aliadas na perda de peso. Isso porque saciam (você se contenta com menos comida) e atrasam o esvaziamen-to gástrico (a fome demora a voltar a dar sinal). Outras ainda ajudam a equilibrar o metabolismo.

São várias as opções: farinhas: de maracujá, banana verde, berinjela, soja preta, cenoura, laranja, mamão, feijão branco, frutas e cereais. Algumas ofe-recem ômega-3, outros fotoquímicos como o resveratrol – substâncias que desinfl amam as células, deixando o organismo menos propenso a acu-mular gordura. Mas são as fi bras,

presentes nas farinhas numa dose surpreendente, que mais contribuem para o emagrecimento. São substâncias que amansam a

fome, reduzem a absorção de açúcar e gordura, regulam o apetite e ajudam a eliminar as toxinas que emperram a dieta.

As farinhas devem ser consumidas diariamente, polvilhadas em saladas, frutas, sucos, sopas, iogurtes.

Acerte na escolhaTodas as farinhas são ricas em fi bras, os principais

agentes emagrecedores. Por isso, você decide a esco-lha. Ou melhor: faça um rodízio entre dois ou três tipos para garantir nutrientes diferentes no organismo.

Dose idealDuas a três colheres ao dia. Uso variado: algumas

farinhas têm sabor neutro e outras levemente amar-gas. Nesse caso, use-as em farofa, panqueca, pão, bolo.

LEMBRE-SE DE TOMAR MUITA ÁGUA AO DIA E FAÇA ATIVIDADE FÍSICA DIARIAMENTE

VOCÊ QUER SAÚDE,

BEM ESTAR, FISICO E MENTAL

E COM UMA RECEITA PRÁTICA?É MUITO BARATO!

NÓS CONVIDAMOS VOCÊ A TOMAR COLHERES DE SAÚDE

Page 20: Revista L`Chain - Brinde a Vida!

AGOSTO 2012CRAVINHOS/SP20

FICA A DICA @FabianoCabrera

Dirigido por Marc Webb, É o quarto fi lme da Columbia Pic-tures baseado no personagem da Marvel Comics, o Homem--Aranha e o primeiro fi lme de uma nova franquia — trata-se de um reboot, iniciando uma série cinematográfi ca completa-mente independente da trilogia de Sam Raimi.O elenco inclui Andrew Garfi eld como Peter Parker, Emma Stone como Gwen Stacy e RhysIfans como o antagonista, o Lagarto. O fi lme segue Peter Parker enquanto ele desenvolve seus poderes na escola e tenta desvendar a verdade sobre seus pais.Já com a nova trilogia fechada, este primeiro fi lme infanto--juvenil deixou a desejar. Começando pela propaganda enga-nosa feita nos trailers, que colocavam o espectador no lugar do protagonista (1º pessoa), passando pelo fraco e inútil 3D, trilha sonora fraquíssima, falhas técnicas de áudio e terminando com um vilão que não funcionou. Salva no fi lme o casting, muito bem escalado e com boas atuações. Com essa nova onde de Reboot nos quadrinhos, me pergunto: Será que vale a pena já recontar uma história que tem apenas

10 anos? Mas o pior de tudo, é a oportunidade desperdiçada. NOTA 7

“O Espetacular Homem-Aranha”, que de espetacular não tem nada.

Constantine

P.S.Eu te amo

Dirigido por Francis Lawrence Com Keanu Reeves, Rachel Weisz, ShiaLaBeouf, DjimonHounsou GêneroAção, FantasiaJohn Constantine (Keanu Reeves) é um experiente ocultista e exorcista, que lite-ralmente chegou ao inferno. Juntamente com AngelaDodson (Rachel Weisz), uma policial cética, ele investiga o misterioso assassinato da irmã gêmea dela, Isabel. As investigações levam a dupla a um mundo sombrio, em que precisam lidar com demônios e anjos malvados.Fãs reclamaram que originalmente ele tem o cabelo loiro e é Britânico, mas não fez a menor diferença. Ótimas atuações, bom roteiro e trilha sonora. Resumindo, no geral é um fi lme de boa qualidade e agradou. NOTA 8.5

Dirigido porRichard LaGravenese. ComHilary Swank, Gerard Butler, Lisa Kudrow Gênero: Comédia dramática, RomanceHolly Kennedy (Hilary Swank) é casada com Gerry (Gerard Butler), um irlandês engraçado por quem é completamente apaixonada. Porém quando Gerry mor-re devido a uma doença a vida de Holly também acaba, já que ela entra em profunda depressão. Mas o que ela não esperava era que, imaginando que isto poderia acontecer, Gerry deixou para ela diversas cartas antes de morrer. Cada uma delas busca guiar Holly no caminho de sua recuperação, não apenas da dor pela sua perda mas também de sua própria redescoberta.É um fi lme muito profundo, que mostra um amor raro de se ver e por um ponto de vista singular e tocante. Com ótimas atuações, esta é uma obra imperdível.NOTA 9

Page 21: Revista L`Chain - Brinde a Vida!

AGOSTO 2012 CRAVINHOS/SP21

LABUTARIADia 10 e 11 de AgostoHorário: às 21h00Onde: Theatro Pedro IIÁlvares Cabral, 370 (RP)Informações: (16) 3977.8111

LUAU SKOLDia 11 de agosto(sábado)Horário: às 23h00Onde: Piscinas do Clubede Pradópolis

ROD HANNAON BROADWAYDia 16 e 17 de agostoHorário: às 21h00Onde: Theatro Pedro IIÁlvares Cabral, 370 (RP)Informações: (16) 3977.8111

SAMBÔ AO VIVOQuando: dia 25 de agosto(sábado)Onde: Gamboa ActionRod. Anhanguera, 292Cravinhos [SP]

ALVIN OSESQUILOSDia 19 de AgostoHorário: : às 16 e às 18hOnde: Teatro Municipal (RP)Praça Alto do São Bento s/nºInformações: (16) 3625-6841

MACBETHDias 01 e 02 de setembro (sexta-feira e sábado)Sábado, às 21h e Domingo, às 19h00Onde: Theatro Pedro IIÁlvares Cabral, 370 (RP)Informações: (16) 3977.8111

PORCA MISÉRIADias 19 de setembroHorário: sábado 20hOnde: Theatro Municipalde São Simão [SP]

FESTA DO PEÃODE BOIADEIRO DE BARRETOS 2012Dia 16 a 26 de agostoOnde: Parque do Peão Mussa Calil Neto - Rodovia Brigadeiro Faria Lima Km, 428Barretos [SP]

FESTA DA LAGOADia 18 de agosto (sábado)Horário: 23h00Onde: Vale do SolSertãozinho [SP]

TEATRO E BALADAS

BRFC 3Dia 11 de agosto(sábado)Horário: às 19h00Onde: Centro de Eventos Ribeirão Preto [SP]Av. Maurilio Biagi, 1.800

Page 22: Revista L`Chain - Brinde a Vida!

AGOSTO 2012CRAVINHOS/SP22

MAQUIAGEM

A nova coleção de Natura UNA, “Ex-pressões de outono / inverno”, aposta no tom de verde para fugir do

convencional olho preto, que domina as ma-quiagens nessa época do ano. Com cores de alta cintilância, Marcos Costa montou um passo a passo e criou um look para essa estação com verde e dourado do duo Alta Cintilância cor 6.

“O Duo de sombras altacintilância pode ser aplicado de duas maneiras: com pincel ou dedo seco para efeito suave e brilho no olhar e com pincel ou dedo umedecido para efeito de cor intenso, que destaca os olhos”, explica Marcos Costa.

Cor para aspróximas estações

Com o pincel umedecido em água, pre-encha toda a pálpebra móvel com a cor verde do Duo de Sombras Alta Cintilân-cia cor 6.

Depois, com a cor dourada do mesmo Duo, faça um traço no canto interno in-ferior dos olhos para criar pontos de luz.

Finalize usando a Máscara Extra Volume para Cílios Preta.

Produtos usados:Pré Maquiagem – Hidrata, controla o

brilho excessivo, minimiza a aparência dos poros, rugas e linhas de expressão. Para todos os tons de pele. Preço Sugerido: R$54,90.

Base Líquida FPS 15 – Alta cobertura e efeito natural. Hidratação imediata e livre de óleo. Preço Sugerido: R$64,90.

Pó Compacto – Textura ultrafi na com efeito natural. Reduz o brilho excessivo da pele. Preço Sugerido: R$59,90.

Blush em Pó Solto Coral – Efeito ave-ludado e acabamento natural. Preço Sugeri-do: R$ 69,90.

Duo de sombras altacintilância cor 6 – Alta cintilância e brilho. Poção de aplicação suave ou intensa (pincel seco ou úmido). Pre-ço sugerido: R$52,00.

Batom Intenso FPS 14 boca 4–Alta co-bertura e fi xação. Preço Sugerido: R$34,50.

Natura Una Máscara para cílios Extra Volume - A máscara extra volume para cílios proporciona ainda mais volume, com duração de até 8 horas, e alongamento dos cílios, da raiz até a ponta. Com cor intensa, a fórmula tem secagem rápida e textura cremosa que condiciona os cílios deixando-os mais macios. Não borra ou forma grumos. Preço sugerido: R$ 51,10.

Laura Ravagnani

Page 23: Revista L`Chain - Brinde a Vida!

AGOSTO 2012 CRAVINHOS/SP 23

COLUNA ANIMAL

Muitas vezes tratamos nossos cães como crianças. Compramos roupi-nhas, deixamos que eles durmam

na cama, comam na mesa, frequentem to-dos os lugares em que nós frequentamos e até carregamos em nossos carros. Sempre estamos preocupados com o bem estar dos peludos, seja suprindo suas necessidades com alimento de ótima qualidade, vestuário, consultas frequentes em veterinários, ba-nhos quase que diários e higiene impecável. Mas, na maioria dos casos, principalmente quando falamos de cães de pequeno porte, os cuidados acabam passando dos limites e chegam a ser exagerados. Isso impacta dire-tamente no comportamento natural desses mascotes.

Muitas pessoas evitam que seus cães te-nham contato com outros animais da mesma espécie, ou, em casos extremos, não permi-tem que seus cães andem pelo chão, com a desculpa de que eles podem infectar-se.

Privar os peludos do contato com outros cães pode trazer graves problemas compor-tamentais, o que pode levar seu cachorro a perder a capacidade de se comunicar com outros animais. Quando isso acontece, um encontro na rua ou em algum parque, até que o animal adquira total dependência do seu dono, por achar que somente com essa pessoa o cãozinho pode se comunicar, pode causar uma série de problemas, entre eles: a síndrome de separação, a destruição de-senfreada e a automutilação com ausência do dono.

Quando você priva seu cão da prática do comportamento natural de sua espécie, além de deixá-lo muito humanizado, estará

impedindo que ele pratique e use seus prin-cipais sentidos, aqueles que o ajudarão a perceber com mais clareza o que acontece no entorno do seu território. A atitude de não deixá-lo andar no chão e socializá-lo com outros cães e animais vai torná-lo inse-guro e medroso. Muitos, por não conhecer o ambiente, podem entrar em pânico, fi cam agressivos ou pedem colo o tempo todo. Al-guns cães latem para tudo o que se movi-menta sem, ao menos, reconhecer a área ou avaliar a situação. Outros, relutam em sair de casa e, em casos mais graves, chegam a ter diarreia e desmaios.

Não permitir que seu mascote ande no chão e cheire os locais marcados por ou-tros cães, ter contato com a grama e ou-

tras texturas, além de ser muito prejudicial para a boa socialização, ainda impossibilita que ele use seu olfato e audição para avaliar melhor seu territó-rio e possíveis cães que passaram por ali. Atra-vés do olfato, ao cheirar a urina de outro cão, ele pode avaliar quem passou por ali, se era macho ou fêmea, idade aproximada, se está bem de saúde, no caso de fêmeas, a possi-bilidade de reproduzir, ou se oferece perigo ao ter-ritório. Andar, interagir, brincar, comunicar-se com outros cães também traz tranquilidade e enrique-

cimento psicológico, afi nal, nesses momen-tos, ele pode desligar sua mente do seu tu-tor, pensar em outras coisas bem divertidas.

Se você gosta do seu cachorro, leve-o para passear e encontrar outros cães. Dei-xe ele cheirar o ambiente, pular, correr e até se jogar no chão, tudo isso é fundamental para manter saúde psicológica do seu pelu-do. Não faça do seu cachorro um pequeno humano. Cachorro é feliz sendo cachorro e não sendo carregado dentro de uma bolsa a vida toda. Permitindo que ele possa exercer seu comportamento natural, verá o quanto ele será feliz e saudável.

Antes que eu me esqueça: não permitir que seu cachorro realize o comportamento natural da espécie também é maus tratos, pois é o mesmo que alguém impedir que você não faça as coisas que mais lhe dão prazer. Deixe seu cachorro ser cachorro e verá o quanto ele será feliz!

A importância docomportamento natural

Jorge Pereira - Cinotécnico e Etólogo, especializado em comportamento caninowww.jorgeadestrador.com.br

Laura Ravagnani

Page 24: Revista L`Chain - Brinde a Vida!

AGOSTO 2012CRAVINHOS/SP24

NÃO DÁ PARA RESISTIR

• 1 kg de camarão rosa limpos

• 1 unidade(s) de cebola em rodelas

• 2 unidade(s) de tomate em cubos

pequenos

• 1/2 xícara(s) (chá) de coentro picados

• 1 xícara(s) (chá) de suco de limão

• 1/4 xícara(s) (chá) de suco de laranja

• 2 colher(es) (sopa) de óleo de soja

• 1 colher(es) (sobremesa) de mostarda

• 1/2 xícara(s) (chá) de catchup

• 2 xícara(s) (chá) de caldo de camarão

• quanto baste de sal

• quanto baste de pimenta-do-reino

branca

MODO DE PREPARO

Misturar bem todos os ingredientes, menos os camarões, em uma tigela grande. Os ca-maroes só devem ser passados por água fervendo (3 minutinhos) e retirados com uma escumadeira. Nao deixe que se cozi-nhem, o limão da mistura termina de cozi-nhá-los. Acrescentar os camarões a mistura

de limão,provar o sal, se quiser pode acres-centar mais catchup, limão, coentro.Deixar por uma hora pelo menos na geladeira,fi ca mais ou menos como uma sopa. Servir frio em tigelinhas individuais, com pipoca recem feita, molhinho de pimenta, fatias de limão e cerveja bem gelada.

INGREDIENTES

André MartesiFoto: divulgação

Ceviche de C

amarão

Page 25: Revista L`Chain - Brinde a Vida!

AGOSTO 2012 CRAVINHOS/SP 25

Janice Grecco - é designer de interiores e estudante de arquiteturafotos: divulgação

DECORAÇÃO

Classic Style – O Estilo Clássico

Com origem na arquitetura grega e romana o clássico é atem-poral, um estilo cheio de linhas suaves e elegantes onde os traços mais visíveis e apreciados são dotados de muito re-

quinte. Contornos exaltados com muita harmonia e nobreza.A paleta de cores se distribui na predominância das mais só-

brias, como verde-esmeralda, bordô, azul marinho, preto e claro a leveza do branco sempre presente. Os tons claros que trazem sua-vidade ao ambiente como o rosa bebê e a elegância do dourado. As cores mais fortes contrastam aos tons pastéis.

Nos tetos, vemos muito gesso trabalhado seguindo linhas e tra-ços que determinam o estilo. E, os ricos objetos que o compõem, como: lustres de cristais, abajures entalhados, obras de arte em quadro e escultura, peças em cristais e porcelana. Espelhos em mol-duras ornamentadas no tom prata ou dourado complementam e dão personalidade ao Clássico.

O ambiente é aquecido pelo charme das cortinas em seda, ve-ludo ou um tecido mais fi no.

Mobília rica em madeira nos tons mais escuros, o mármore branco nas cozinhas e banheiros mostram a elegância do estilo, mármore e madeira são as matérias primas eleitas como essenciais. O Clássico engloba mobiliário de estilos ingleses e franceses como os mais marcantes, exemplares de uma época reminiscente dos sé-culos XVII E XVII .

O estilo é caracterizado por decoração extremamente refi nada, rica nos detalhes.

Nas paredes aparecem, os frisos, os painéis de madeira, o uso de boiserie*, que marcam bastante o clássico , hoje mais conhecido como lambris e aparece de forma mais limpa, atualmente deixamos

só o efeito de relevo nas paredes que normalmente recebe a mesma to-nalidade da parede inserida, o que não é regra, o contraste harmonioso de cores é de mesmo modo interessante e bonito. Essas “boiseries’’ são produzidas em madeira ou gesso.

O clássico requer muita atenção, é um estilo ideal para pessoas de almas sofi sticadas que colecionam peças de época e obras de arte; Agrada os que avançam aos tempos modernos, sempre valorizando o lado humano, como o respeito à tradição. É uma decoração luxuosa. Um estilo que quando bem elaborado não tem como não agradar.

Bom gosto e tradição retratados com muita elegância.boiserie* : São molduras em relevo típicas da decoração clássica

aplicadas nas paredes que podem ser de madeira, gesso ou poliuretano.

Page 26: Revista L`Chain - Brinde a Vida!

AGOSTO 2012CRAVINHOS/SP26

Envoltas na história de cada cida-de, surgem narrativas de origem desconhecida, passadas de gera-

ção em geração. Histórias fantásticas e mirabolantes de personagens estra-nhos e feitos miraculosos que acabam virando lenda através dos tempos. Cravinhos, não é diferente, há diver-sas histórias, boatos sem confi rmação acerca de muitos fatos não esclareci-dos. Limitando-nos às lendas que sur-giram através de fatos verídicos, citamos a len- da do Coqueiro:

“O COQUEIRO”Contam os mais antigos habitantes

de Cravinhos que por volta de 1905, quando nossa cidade já estava em ex-pansão e os imigrantes já povoavam a cidade, surgiu um circo em Cravinhos, para alegria das crianças que faziam suas estripulias pela rua central.

Como a cidade não possuía ainda um grande número de locais destinados ao lazer e à cultura, a população era frequentadora assídua do circo, que foi montado no antigo “Largo do Mercado”. Dentre a família circense, que logo tor-nou-se benquista pela população, havia um artista que era ainda mais admira-do e querido por todos, especialmente pela crianças: O PALHAÇO LÉO.

Nas noites e nas tardes das domin-gueiras, o palhaço Léo fazia a alegria dos espectadores. Era um exímio equi-librista dando saltos incríveis e, exer-cendo sua função cômica, despencava

do trapézio se espatifando no chão para o riso geral da pla-téia. Contava piadas, fazia mil diabruras arrancando risadas de todos. Quando saía pe-las ruas da cidade anun-ciando os dias e horários de espetáculo, divertia a garo-tada e todos saíam as ruas para ouvi-lo cantar, tocando zabumba e fazendo caretas. As crianças o seguiam à toda parte, compartilhando de sua alegria e traquinagens. Não havia quem não se divertisse com as peraltices do palha-ço que fi zera tantas amizades em Cra-vinhos. Como tudo que principia um dia fi nda, o circo anunciou sua partida. A tristeza era geral; as crianças incon-formadas em perder o divertimento, pediam ao palhaço para o circo fi car, para ele voltar logo para alegrar a ci-dade. E o palhaço jurou, respondendo com seu jeito brincalhão: “Volto, juro que volto logo. Juro por Santa Pacha-reta que todos voltaremos trazendo mais bichos, cachorros e macacos!”

A família circense já preparava-se para partir, recolhendo seus ornamen-tos e a lona do circo, quando Léo co-meçou a gritar para que as crianças fugissem, para correrem. Gesticulava muito, implorando para que todos saís-sem e num gesto desesperado jogou--se num dos mastros do circo para segurá-lo, pois as cordas tinham se soltado. Infelizmente o gesto custou--lhe a vida, o mastro caiu sobre seu corpo dando fi m a sua alegre jornada.

Todos comparecem ao enterro de Léo, sentindo muito sua morte; os co-merciantes cerraram suas portas em respeito àquele que tantas alegrias trouxera a cidade. E assim o circo se foi, deixando em nosso cemitério, o pa-lhaço Léo.

Passado algum tempo, surgiu um coqueiro em frente ao túmulo de Léo, sem que ninguém o tivesse plantado.

O coveiro que c u i d a d a do local há mui- to tempo, Sr. Berteli, cercou o coqueiro que começou a crescer de maneira assombrosa, mas não se conformava com o aparecimento do coqueiro, já que nunca alguém levara ao local uma muda de coqueiro ou de qualquer ou-tra planta. Com as dúvidas do coveiro, surgiu entre o povo a crença de que o coqueiro foi semeado pelo Criador, re-presentando o mastro do circo que ti-rou a vida do palhaço, para indicar aos moradores que ele não deixou-os, pois habita em nosso céu.

O coqueiro permaneceu em nosso cemitério durante todos estes anos, resistindo à estiagem, às chuvas, tem-pestades e até à um furacão que ar-rancou inúmeras árvores na cidade e em toda a região. Em 2002, o coqueiro não suportou mais e pereceu, mas a lenda, ah, essa continua!

Nos dias atuais, o Cemitério Muni-cipal se pro-longou pe la ave-n i d a Pe d ro Amoroso, e com ele muitas his-tórias para se contar.

O palhaço e o coqueiro

citamos a len- da do Coqueiro:

LENDAS Francisco Cavalcanti

Page 27: Revista L`Chain - Brinde a Vida!

AGOSTO 2012 CRAVINHOS/SP 27

Com a boca no mundoComo a Aditek, empresa nascida e sediada em Cravinhos, se tornou a maior fabricante e exportadora do sistema ortodôntico autoligável e está conquistando o mercado mundial.

Parece que foi ontem. E foi mesmo. Afinal, há apenas 22 anos eram iniciadas as operações da Aditek. Desde o início, a empresa investiu em tecnologia inovadora, desenvolvendo pesquisas e introduzindo produtos diferenciados que atendessem às mais variadas necessidades de um mercado exigente.Ao assumir esse desafio, a empresa começava a delinear seus diferenciais, sendo a primeira empresa nacional a desenvolver e produzir o sistema de bráquetes autoligáveis, o que a levaria a se posicionar definitivamente como uma das maiores marcas do segmento de ortodontia no país, e a maior exportadora nacional desse sistema para os Estados Unidos, América Latina e Europa.A Aditek tem sido pioneira na fabricação de inúmeros produtos, dentre os quais destacam-se os arcos de memória de NITINOL, aço e TMA, produtos por microfusão e o bráquete autoligável.“Desde sua fundação, a Aditek mantém o mais estreito e fiel compromisso para com os Ortodontistas do Brasil. Fazemos do pioneirismo e inovação nossa marca registrada, buscando sempre o que há de melhor para garantir ao Ortodontista o produto mais eficiente e da mais alta qualidade. Orgulhosamente brasileira, temos uma missão irrevogável de manufatura limpa e respeito ao meio ambiente e sobretudo a valorização do ser humano em nossos clientes e equipe de colaboradores.”Com essas palavras, seu fundador

e Diretor Presidente, traduz essencialmente o pensamento da Aditek, que hoje produz uma linha completa de brackets, tubos, fios, arcos, bandas, entre outros, de acordo com os mais rigorosos padrões internacionais de qualidade baseados na certificação ISO 13.485 e RDC 59.Hoje, com cerca de 150 colaboradores, a empresa se mantém fiel à sua estratégia de crescimento e posicionamento sempre à frente das necessidades do mercado. Com isso, vem trabalhando fortemente sua política de parcerias, com aquisição de equipamentos e maquinários com tecnologia de última geração e ampliação de suas plantas industriais, gerando mais empregos e benefícios para a região, aumentando ainda mais sua carga de responsabilidade na economia de Cravinhos, cidade

com cerca de 35 mil habitantes.

Sala de controle de qualidade do sistema EasyClip.

Unidade fabril da empresa no município de Cravinhos - SP.

Pagina Materia2.indd 1 20/07/12 17:02

INVESTIMENTO

Page 28: Revista L`Chain - Brinde a Vida!

AGOSTO 2012CRAVINHOS/SP28

CRÔNICA

“Retratos de meu Pai”

Leandro Maurício

Quando fui convocado para produzir as fotos dessa edição da L´Chain não ima-ginava quanto esse o tema iria mexer

comigo. Estávamos no estúdio da Cris Soares fazendo as fotos quando me veio nitidamente à memória os “ensaios de retratos” que fi z com meu PAI no estúdio do ALAOR, ali na Rua XV. Vi como num fi lme, aquela ante-sala onde fi cavam presas num mural de vidro, as fotos das pesso-as que ali faziam suas fotos, a cortina de renda meio amarelada que fazia fundo nas fotos e o cheiro do carne e queijo do “SAM” que invadia a rua. Era ali que meu pai me leva-ria depois da sessão de fotos.

A o chegar em casa de-

pois das fotos com a Crise os modelos, vasculhei minhas caixas de fotogra-

fi as e fui me deixando levar pelas lembranças que o APARECIDO SALLES MAURICIO deixou. Chorei. Chorei porque é tudo tão passado e tão presente ao mesmo tempo.

Meu pai foi jogador de futebol aqui na cidade. Vejo nas fotos um corintiano fanático que tentou a todo custo me fazer gostar de futebol como ele. Deve ter sido bem frustrante. Eu nunca fui de futebol. Mas, como tudo tem uma salvação da vida de um pai corintiano, meu irmão herdou a paixão pelo esporte e pelo time. Vejo muito de meu pai quando ouço o Zé Marcelo torcer insa-namente pelo Corinthians. De alguma forma me aproximo desse desejo dele.

Meu pai foi contador. Nas fotos, putz, posso ouvi-lo dizer que “ Leandro, pra você tudo pode ser bem mais fácil do que foi pra mim” . Ouço até hoje histórias de como ele ralou pra conseguir estudar; histórias de pessoas que trabalharam

com ele, seu jeitão enérgico e ao mesmo tempo gozador; pessoas que hoje são meus amigos e sempre que nos encontramos lembram de algu-ma de suas peripécias.

Meu pai foi marido e um pai bem presente. Claro que as fotos estão aqui e, às vezes, ten-tam esconder alguns detalhes. Mas houve sim momentos de perrengue, momentos de afl i-ção, momentos de dor e raiva... Mas sabe? Olhan-do bem

para essas fotos amareladas pelo

tempo,esses momentos são muito, mas muito pequenos em relação aos tantos de amor, de afeto, carinho e serenidade que aí sim, as fotos revelam sem deixar dúvidas!

Aí, do nada, começo a ver outros álbuns de fotos. Fotos que também são de um passado re-cente: minha formatura, algumas viagens, vários aniversários, minhas apresentações teatrais, a inauguração da minha loja, churrascos com ami-gos lá em casa...e posso ver os álbuns que ainda virão: o casamento do Zé Marcelo, as próximas viagens, os próximos aniversários...e nesses, por algum motivo que ainda fi ca difícil entender. Meu pai não está nas fotos. Fica um sentimento de que em todas essas e as possíveis fotos, um lugar sempre estará esperando pela presença do Cidão Manivela. Pela sua risada, seu toque, seu cheiro...

Esses retratos são os registros em papel que fazem a gente viajar no tempo. O registro maior, porém, fi ca sempre dentro, revelado todo dia ao coração.

#Com amor...e sempre seus: Mais Preto, Mais Branco e Isaura.

Page 29: Revista L`Chain - Brinde a Vida!

AGOSTO 2012 CRAVINHOS/SP 29

“Retratos de meu Pai”

Page 30: Revista L`Chain - Brinde a Vida!

AGOSTO 2012CRAVINHOS/SP

ANIVERSARIANTES DE AGOSTO

30

Dia 07Esportista GilbertoDamião (Gi)

Dia 16Atleta Gabriel Bonavena de Oliveira

Dia 28Nutricionista Fábio Kanayama Parise

Dia 28Comerciante João Batista Buccini de Lima

Dia 11Colunista d’A Tribuna, Gilberto Marcolino Garcia

Dia 24Contador Antonio Clarete Garbelini Vessi Junior

Dia 21Artista Plástico, Tony Watanabe

Dia 20Poeta André Ebner Silva

Dia 26Professora LucimaraSouza

Dia 20Esportista Rogério da Silva

Dia 15Administrador de Museus, Hugo Tormente Araújo

Dia 13Agricultor Vanderley Aníbal (Lika)

Dia 10 Funcionário público Jorge Luis Ringer

Dia 10 Conselheira Tutelar Marluci C. Bellini Henares

Dia 26Marcel Moreira Moraes Junior

Dia 17/26 irmãs Kátia e Patricia Alves

Dia 23 Professora AureluceMaia Mioto

Dia 21 Débora Loffl er Thomazini Bueno

Dia 10Decorador Dirceu Durão

Dia 14EmpresárioJuliano Volcani

Page 31: Revista L`Chain - Brinde a Vida!

AGOSTO 2012 CRAVINHOS/SP 31

Uma imagem vale mais que mil palavras

NAS LENTES DE UM CRAVINHENSE

“O Sonho da igualdade só cresce no terreno do respeito pelas diferenças”.(Augusto Cury)

Gustavo Bertolletti Santacatharina

Envie sua foto da cidade em alta resolução com o seu nome, título e legenda da foto para o e-mail: [email protected] sua foto for escolhida nós a publicaremos nesta seção.

Page 32: Revista L`Chain - Brinde a Vida!

AGOSTO 2012CRAVINHOS/SP

Um sorriso bonito se constrói com tecnologia:

Sistema Autoligável EasyClip®

www.easyclip.com.brConsulte sempre o ortodontista.

Absorve forças excessivas, preservando a integridade periodontal.

Único sistema com Clip Híbrido

ISO 9001 / ISO 13485 / RDC 59

Converse com o seu ortodontista e descubra as vantagens de utilizar o sistema autoligável EasyClip®.

® EasyClip é marca registrada da Aditek®

Cervelli

O que faz do Easyclip® um sistema inovador?

ü Redução no tempo de tratamento;

ü Retorno a cada 8 a 12 semanas;

ü Fácil higienização;

ü Não utiliza ligaduras elásticas reduzindo o acúmulo de placas bacterianas;

ü Maior conforto e menos dor;

ü Sorrisos mais bonitos, devido ao uso de arcos com tecnologia desenvolvida pela NASA .

anuncio LChain.indd 1 20/07/12 16:30