Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição

36
Depois da novela macacão vira febre nacional SEMINOVO LOOKS Saiba como comprar um carro usado VOCÊ NO FACEBOOK Será que está sendo agradável nas redes sociais? Edição 02 : : Fevereiro de 2014 : : Joinville PERFIL

description

A sua revista de negócios e atualidades

Transcript of Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição

Page 1: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição

Depois da novela macacão vira febre nacional

SEMINOVO

LOOKS

Saiba como comprarum carro usado

VOCÊ NO FACEBOOKSerá que está sendo

agradável nas redes sociais?

Edição 02 : : Fevereiro de 2014 : : JoinvillePERFIL

Page 2: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição
Page 3: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição

REVI

STA

PERF

IL

Page 4: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição
Page 5: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição
Page 6: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição
Page 7: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição

REVI

STA

PERF

IL

Page 8: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição

Joinville

EDITOR Henrique Otávio de Almeida

DIRETOR DE ARTEFábio Kioshi Suzuki

GERENTE COMERCIALGilmar Steuernagel

TEXTOS Henrique Otávio, Sérgio A. Branco Jr.,Fabiana Castilhes,

Gustavo Gusmão, André F. Andrade, Luciane Loyola, Janete Krueger, Caroline G. de Souza, Lisiane Pazeto, Marcelle Pinheiro, Sandra Custódio, Naiara Andrade,

Iara Maria, Bárbara Libório, Alessandra Oggioni

CAPAFotos: Fábio Kiyoshi Suzuki

IMPRESSÃO E ACABAMENTOTipotil

DISTRIBUIÇÃOEditora Norte Catarinense Ltda

Revista PERFIL Joinville é distribuída com exclusividade no litoral norte de Santa Catarina, na cidade de Joinville.

PARA ANUNCIAR (47) 3345.2554 (47) 9974.2564 (47) 9912.9179 [email protected]

REDAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO Rua Albatroz 158, Balneário Piçarras – SC

CEP 88380-000(47) 3345.2554 | (47) 9912.9179

[email protected]

Revista PERFIL Joinville, edição 02, Ano 01, é uma publicação mensal da Editora Norte Catarinense Ltda.

Todos os direitos reservados.

Revista PERFIL Joinville não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados ou por qualquer

conteúdo publicitário e comercial, sendo esse último de inteira responsabilidade dos anunciantes. As imagens

sem créditos foram fornecidas para divulgação.

ATENDIMENTO AO LEITOR [email protected] conosco, dê sua opinião!

editorial & expediente08

DIRETOR - EDITOR Henrique Otávio de Almeida

Todo mês faço um pequeno estudo de tendências e sazonalidades para guiar os temas da Revista PERFIL. Fevereiro é um mês muito prático a meu ver. Janeiro é aquela coisa: começamos um ano do zero e temos toda a chance do mundo para fazer diferente. Mas, geralmente, passamos o mês inteiro com esse pensamento e começamos a colocar tudo em prática algum tempo depois… em fevereiro.

Eu espero que você me ajude nesse ritmo novo, sugerindo temas e acompanhando como sempre nossas matérias, lembrando que você faz parte da Revista PERFIL.

Eu também estou fazendo uma lista de temas que ainda não foram abordados, justamente para ir “completando” as edições. Porém, como você pode imaginar, uma revista mensal nunca se completa – ela estará sempre, sempre mesmo, em construção.

Fevereiro é um mês maravilhoso, quando temos tempo para colocar todos os nossos objetivos à nossa frente e ir dando passo a passo até alcançá-los. Não deixe de me contar ao longo do ano todas as suas conquistas no Canal do Leitor, enviando um e-mail para [email protected] e contribuindo para que sua história vire referência na revista que faz parte do seu dia a dia.

Desejo a todos uma boa leitura.

Henrique OtávioEditor

em Fevereiroparticipe com a perfil

Page 9: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição

REVI

STA

PERF

IL

Page 10: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição

10 consultoria & negócios

Por : : Sergio A. Branco Jr. – Fundador da Investplan Planejamento Empresarial Ltda.

Dados recentes do IBGE revelam que 30% das empresas familiares brasilei-ras chegam à segunda geração (filhos) e apenas 5% destas chegam à terceira

geração (netos). Por que isso acontece? Segundo pesquisas realizadas por especialistas neste seg-mento, 38% das empresas familiares não têm pla-nejamento para lidar com questões de família e de negócios, como a possibilidade de morte e a inca-pacidade de seus sócios; quase 2/3 delas não tem plano para tornar os herdeiros gestores; discussões sobre estratégias são o maior motivo de conflito nas empresas familiares; 7 entre 10 destas empre-sas não tem plano para resolver conflitos e ainda 2/3 das empresas familiares que têm um plano de sucessão pensado acreditam que a gestão de seus negócios continuará com a família, contudo apenas

do drama ao sucesso!

metade destas já escolheu um sucessor. Percebe--se nestas pesquisas que negócios desestrutura-dos e com alto grau de dependência dos seus fun-dadores são motivos pelos quais muitas empresas familiares não sobrevivam ao primeiro processo su-cessório. As empresas mais propensas aos proble-mas relacionados à sucessão e profissionalização são as pequenas e médias. Além disso, estas em-presas estão associadas a questões emocionais e afetivas, próprias de nossa cultura, e, quando chega a hora de mudança, muitos conflitos podem surgir. O risco é que esses conflitos se transfiram para a empresa materializando problemas como a des-capitalização, falta de liderança e direcionamento. Ainda existe o fato de que há, no geral, uma visão distorcida do papel dos herdeiros que enxergam a empresa como continuidade da família, não sepa-

rando os papéis de herdeiro, acionista ou quotista, gestor e proprietário de um patrimônio. No Brasil e no mundo, sucessão e profissionalização são te-mas que estão diretamente relacionados, em sín-tese, para uma empresa familiar passar à próxima geração é necessário que tenha vivenciado algum tipo de profissionalização. Finalmente, sucessão não é um processo simples e único, onde o ges-tor que se aposenta passa a batuta para o próximo gestor. Pelo contrário, esse processo deve começar cedo e continuar ao longo do amadurecimento das famílias, preparando-as para lidar com os conflitos e assim promover uma troca de comando que as-segure a continuidade dos negócios da família e seus projetos de expansão.

Sucessão nas empresas familiares:

Page 11: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição

• Planejamento econômico e financeiro.• Consultoria Administrativa e Financeira.• Determinação de valor econômico de empresas...

• Implantação de programas de Governança Corporativa.• Diagnóstico de risco na área de segurança do trabalho...

• Consultoria contábil.• Diagnósticos fiscais.• Levantamento de Créditos...

finanças operacional

Criatividade + Dedicação + Conhecimento = Resultado.

47 3029 3729www.investplan.net

tributária contábil

Com mais de 20 anos de experiência, nossa filosofia é apresentar soluções para o dia a dia das empresas obedecendo rígidos padrões de qualidade, princípios éticos e de responsabilidade profissional. Atuamos nas seguintes áreas:

Page 12: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição

12 tecnologia & informática

Uma situação comum para quem participa de eventos com grande aglomeração de pessoas é perder o celular, seja por descuido, furto ou roubo.

Teve o celular perdido ou roubado

no Verão?Saiba o que fazer

Desde 2000 existe uma lista única chamada Cemi (Cadastro de Estações Móveis Impedidas) que registra aparelhos que foram roubados, com o objetivo de evitar que sejam habilitados com novas linhas.

O QUE FAZER QUANDO VOCÊ PERDE SEU CELULAR?

1º Ligue para a central de atendimento da operadora e solicite o bloqueio da linha2º Encontre o IMEI (nº de identificação do aparelho) na nota fiscal do aparelho3º Faça um Boletim de Ocorrência ou assine um Termo de Responsabilidade na loja da operadora para bloquear o aparelho com IMEI4º Se usa um smartphone com aplicativo de rastreamento, peça ajuda da polícia para tentar recuperá-lo5º Se pagou caro no aparelho (e costuma perdê-lo), faça um seguro para o smartphone

Assim como você tem um R.G, seu aparelho celular tem um número único de identidade no mundo, chamado de IMEI (International Mobile Equipment Identity). É com esse número que é possível bloquear seu aparelho: o problema é que ele está, geralmente, atrás da bateria do celular (impossível de ver depois de ser roubado) ou nota fiscal (que você guardou em alguma gaveta e nem sabe mais onde está). É possível ainda saber o IMEI digitando *#06#, como se fosse fazer uma ligação (mas sem o aparelho em mãos, não adianta muito saber esse atalho).

Desde abril de 2010, para cadastro no Cemi não é mais preciso apresentar o Boletim de Ocorrência à sua operadora. No primeiro contato, a empresa faz um bloqueio temporário. Para torná-lo permanente, você deve comparecer a uma loja da operadora e assinar um termo de responsabilidade em até 48h do comunicado da perda, furto ou roubo ou, se preferir, encaminhar o B.O à empresa.

RastreamentoPara quem usa smartphones, alguns aplicativos realizam o rastreamento dos aparelhos. Se você foi roubado, é totalmente desaconselhável sair sozinho em busca do celular – procure ajuda da polícia.

No entanto, é preciso ficar atento ao prazo para reativação da linha bloqueada – afinal, pode se tratar de um número que você tem há muito tempo – que varia de 60 a 150 dias dependendo da operadora.

Seguro

Uma alternativa pouco conhecida, válida principalmente para quem possui um smartphone caro e se expõe muito aos riscos (como andar na rua e passar frequentemente por locais onde há assaltos), é fazer um seguro.Em um deles, assim como ocorre em uma cobertura para veículos, o valor de mercado do aparelho móvel e o tempo de depreciação (idade) são avaliados para calcular o preço da apólice. “Em média, é cobrado cerca de 15% do preço do aparelho”, explica Miguel de Souza Valério, corretor da Porto Seguro. No caso específico da seguradora, não é cobrada franquia em caso de sinistro.A cobertura, no entanto, só é válida para casos de roubo (ação praticada com violência contra uma pessoa ou sob grave ameaça) e furto qualificado (quando há destruição ou rompimento de obstáculo, como por exemplo arrombamento de uma casa, para subtração do bem). É preciso também apresentar o Boletim de Ocorrência à seguradora para que a empresa avalie o caso e conceda o valor de cobertura da apólice para a compra de um novo aparelho.

Bloqueio da linha

Antes de bloquear o aparelho, a primeira atitude a ser tomada é bloquear a sua linha de celular – isso impede, no caso de donos de linhas pré-pagas, que o ladrão gaste todos os seus créditos. No caso de linhas pós-pagas, a conta mensal ainda será enviada para você, mas pelo menos quem ficou com seu celular não gastará a franquia do seu plano.Cada operadora tem um procedimento próprio para o bloqueio da linha, mas em geral ele pode ser feito por telefone pelo serviço de atendimento ao consumidor (não se esqueça de anotar sempre o protocolo de atendimento). Veja abaixo cada caso específico:

O bloqueio de aparelhos celulares, em caso de roubo, é realizado pelo

serviço de atendimento da empresa pelo

telefone 1058(ligação gratuita), que funciona

24 horas.

O cliente deve entrar em contato com o Serviço de

Atendimento ao Cliente pelo número 1052,

de qualquer telefone e solicitar o bloqueio da

linha ou, ainda, realizar a suspensão da linha pelo site da Claro, na seção

Minha Claro. O bloqueio da linha do celular

também pode ser feito nas lojas.

Os clientes devem acessar a Minha Oi no

endereço www.oi.com.br

ou entrar em contato pelo *144 de um

celular Oi ou 1057 de um telefone fixo para

bloquear a linha e pedir a 2ª via do chip.

O bloqueio da linha roubada deve ser

feito via call center. O cliente disca 1056

de qualquer telefone ou *144 de qualquer

celular TIM. Vale ressaltar que o prazo

máximo da operadora para o bloqueio da

linha, sem que se faça o cancelamento, é de

120 dias.

CLARO OI TIM VIVO

*fonte: operadoras

Então, se você está lendo esse trecho do texto, pare tudo e corra atrás do seu IMEI. Deixe anotado em um local de fácil acesso

(dica: envie um email para si mesmo com o seu IMEI).

Por : : Fabiana Castilhes - Jornalista

Page 13: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição

13tecnologia & informática

do BEM!Aplicativos ajudam a diagnosticarproblemas na visão

Por : : Gustavo Gusmão - Jornalista

Existem muitos inutilitários no mundo dos aplicativos – o Rastreador de Namorado e o Send Me To Heaven são dois deles, para ficar em casos recentes. Mas algumas iniciativas mostram que essa vastidão de apps vai muito além deles. É o caso do Peek (Portable Eye Examination Kit), cuja proposta é servir como um kit portátil e barato para examinar os olhos de pacientes.Ainda em fase de testes, o aplicativo deve ajudar a diagnosticar diversos tipos de problemas na vista, de catarata a daltonismo. A ideia é inclui-lo em um smartphone Android, que substituiria – nas devidas proporções de qualidade, claro – todo o caro equipamento usado em exames feitos em clínicas.

O preço? Cerca de 300 libras por um aparelho próprio com o app, ou pouco mais de 1.120 reais na cotação atual. Parece caro, mas, para efeito de comparação, as máquinas maiores passam facilmente dos 20.000 reais.O Peek está sendo testado no Quênia, e, segundo a BBC, para garantir a precisão, os diagnósticos providos por ele são enviados a um hospital especializado em Londres, o Moorfield’s Eye Hospital. As fotos são comparadas com as tiradas por equipamentos tradicionais e os resultados são promissores. Ao site britânico, os pesquisadores afirmaram que mais de 1.000 pessoas já receberam algum tratamento graças ao app.

O funcionamento é relativamente simples e se resume a apontar a câmera do aparelho e aproximá-la do olho da pessoa examinada. O Peek, então, exibe na tela uma imagem ampliada, podendo usar até o flash do dispositivo para iluminar a retina. Os dados do paciente são armazenados no smartphone, inclusive com a localização marcada pelo GPS. Com isso, dá para mandar todas as informações para médicos das redondezas.

Assista o vídeo da London School of Hygiene & Tropical Medicine

Peek - a portable eye examination kit

A iniciativa do Peek é muito bem-vinda, já que há pelo menos 285 milhões de pessoas com problemas de visão no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Desse total, 90% vive em países mais pobres, onde o acesso a médicos é bem restrito – em muitos casos, falta dinheiro até mesmo para se locomover até um hospital. Isso impede o diagnóstico, que colaboraria para tratar até 80% desses problemas – e é aí que se mostram úteis o Peek e programas similares.

A origem - A ideia de diagnosticar problemas usando um smartphone não é nova, e outra iniciativa, chamada EyeNetra, nasceu em 2011 a partir de uma proposta bem parecida. Só que, em vez de um dispositivo com um app, o projeto envolve também um acessório que, acoplado a um celular, faz o diagnóstico da vista de uma pessoa.

APPs

Nem Peek e nem EyeNetra estão disponíveis para uso geral, no entanto.O primeiro, como mencionado, está sendo usado no Quênia e não tem data oficial de “lançamento”, enquanto o segundo, após uma fase de testes na Índia, foi prometido para 2014. Aliás, vale lembrar que, apesar de serem duas ótimas iniciativas, ambos servem para ajudar no diagnóstico, mas não têm a intenção de substituir um exame completo de vista.

Digite:

Page 14: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição

14 motors sports

Quem já comprou um veículo usado sabe que essa não é uma tarefa fácil. Embora financeiramente vantajoso, deve-se prestar muita atenção na hora de escolher o automóvel (e até mesmo o vendedor) para não ter dores de cabeça no futuro. Paulo Andrade, gerente da VW semi novos, conta que é fundamental saber da procedência do automóvel. “Antes de qualquer coisa é importante verificar se o veículo está no nome da pessoa que o está vendendo”, afirma.“Quem deve vender o carro é a pessoa que consta no documento. O comprador não deve aceitar fazer negócios com outra pessoa, porque isso pode causar problemas de documentação e até mesmo perda do veículo no futuro”, alerta Andrade. Outra dica do vendedor é solicitar um extrato do carro para o proprietário. “Com esse documento você verifica se as multas foram pagas, se o IPVA está em dia. Esses débitos viram responsabilidade do proprietário atual e é preciso arcar com o custo para regularizar o veículo”.Se a documentação estiver correta, é hora de descobrir se o veículo já foi batido. “Alguns sinais entregam que aquele automóvel passou por reparos, como borracha suja de tinta e manchas na lataria”, ensina Andrade. A dica

Por : : André F. Andrade – Jornalista

carros usadosComprando

para descobrir essas manchas é observar atentamente o veículo em diferentes iluminações. “Outra coisa é a identificação do número do chassi nos vidros e na lataria do veículo. Quando um vidro se quebra em um acidente, por exemplo, a peça de reposição não possui o chassi”.Uma tentativa frequente de engodo é a alteração da quilometragem. Andrade conta que mesmo os veículos que possuem velocímetros eletrônicos podem ser alterados – é como hackear um computador. Mas certos sinais podem entregar a adulteração, como o próprio volante. “O ácido úrico, presente no nosso suor, corrói a borracha do volante, por ser um local no qual o motorista mantém as mãos por muito tempo”, revela Andrade.

Essa corrosão acontece em cintos de segurança, puxadores de porta, câmbio e também borracha dos pedais e bancos do veículo. “Vale a pena observar os pneus – se o velocímetro indica 40 mil km rodados e os pneus estão muito desgastados pode ter certeza de que houve adulteração na quilometragem, porque o desgaste não ocorre com uma quilometragem tão baixa”, explica o lojista. “Se houver uma discrepância muito grande entre os sinais que o veículo apresenta e o velocímetro, ele com certeza foi alterado”, completa.“Se o carro apresenta um defeito

ou alguma coisa quebrada, a gente consegue resolver. Mas se tem problema de origem ou documentação, fica muito mais difícil arrumar”, reforça Andrade. Ele acredita que o ideal é comprar o veículo em lojas ou revendas de confiança, por ter a possibilidade de uma solução mais rápida em caso de problemas.

número do chassi nos vidros

parte interna

documentação

quilometragem

desgaste dos pneus

manchas na lataria

O que checar no carro usado que você vai comprar

Page 15: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição

REVI

STA

PERF

IL

Page 16: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição

Imobiliárias são empresasespecializadas na comercialização de imóveis, conte com elasPor : : Luciane Loyola - Jornalista

Muitos proprietários acham melhor vender um imóvel por conta própria. Entretanto, ficam cada vez mais evidentes as vantagens de se buscar uma assessoria imobiliária para realizar, de maneira apropriada, a venda daquele bem. Insistindo em efetuar a venda de maneira autônoma, há grande possibilidade de ocorrer problemas de ordem operacional, jurídica, administrativa, financeira ou muitos outros. Isso sem considerar o grande risco de sofrer um golpe de eventuais compradores fraudulentos.Escolhendo a imobiliária, é importante que o profissional que irá te auxiliar tenha o CRECI (registro junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis), para que haja total segurança de que a venda será feita de maneira segura, conforme determina a legislação vigente. A possibilidade de satisfação é bem maior, nesse caso.

A seguir, com a finalidade de esclarecer sobre a importância de se contar com os serviços de um corretor de imóveis, iremos apresentar todas as etapas sobre as quais um corretor bem preparado pode prestar grande auxílio, em um processo de venda de imóvel:

Avaliação do bem: somente um profissional do ramo imobiliário pode, com propriedade, fazer uma avaliação realista do imóvel e de acordo com o mercado, para que seja possível a concretização da venda. Isso porque o corretor detém, além de dados de observação, métodos comparativos, que lhe permitem chegar a um resultado de avaliação próximo ao ideal;Documentação do bem: o corretor será capaz de aconselhar e colocar em ordem toda a papelada do imóvel, de modo a agilizar uma possível transação de venda;Propaganda: um colaborador do ramo imobiliário conhece todos os canais nos quais pode fazer propaganda do imóvel, para atingir, mais rapidamente, um público que pode estar interessado na compra;Organização de visitas: o corretor poderá agendar horários para visitação de interessados no imóvel, acompanhando-os ao longo do processo. Assim poupará um tempo precioso do proprietário, que não precisará encaixar um possível visitante em seu tempo livre ou mesmo ter de se ausentar do trabalho para fazê-lo;Rede de contatos: um profissional ativo no mercado imobiliário, inevitavelmente, possui uma carteira de clientes previamente interessados em novas oportunidades no mercado. Com base nesse público e em suas preferências, poderá facilmente acessá-los e fazer uma ponte entre o seu imóvel à venda e o possível comprador;Negociação: as próprias dependências da imobiliária poderão ser utilizadas para negociação de preço e formas de pagamento. Isso é ideal, porque trata-se de território neutro, e não expõe a vida privada de nenhuma das partes envolvidas no negócio. Além disso, dá um ar de seriedade, por haver uma empresa intermediando a transação. O corretor usará toda sua expertise, até chegar à melhor hipótese para o comprador e o vendedor;Assessoria jurídica: a própria imobiliária tem respaldo para elaborar um termo particular de venda e compra, o qual detalhará o negócio em relação a valores, etapas e demais cláusulas que se fizerem necessárias para segurança do cliente, sem qualquer risco jurídico;Financiamento: como sabemos, a maior parte de compra de imóveis não é feita à vista, mas sim, lança-se mão de financiamentos, ou até mesmo, do FGTS, para amortizar o valor total da compra. Para total segurança de quem vende, o corretor é o profissional capacitado para analisar todo o histórico do pretenso comprador, para constatar sua idoneidade e se seus documentos estão todos em ordem. Se isso não for feito, como já há um termo de compra e venda, o vendedor pode não ter a opção de desistir do negócio, sofrendo grande prejuízo;Recebimento da quantia paga: o vendedor fica tranquilo, porque toda a responsabilidade por receptar e encaminhar os valores pagos pelo comprador é da imobiliária e do corretor. Só então, os honorários serão pagos. Total segurança para quem compra e para quem vende.

Com esses aspectos, pode-se perceber o quanto é importante a contratação de um corretor imobiliário, pois esse será o profissional que agregará segurança e confiabilidade, além de agilizar e se responsabilizar por todos os detalhes de uma operação de compra e venda.

16 mercado imobiliário

Page 17: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição

Edito

ra C

atar

inen

se P

ublic

idad

e e

Prop

agan

da

REVI

STA

PERF

IL

Page 18: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição

18 ambiente & decoração

Após um dia de trabalho, desta correria que temos no dia a dia, não há nada mais gratificante do que chegar em casa e relaxar, não é mesmo? Então devemos apostar em uma decoração que possa trazer esta ideia e proporcionar aos moradores um ambiente tranquilo. Além dos materiais de acabamento e das cores utilizadas, outro acessório que auxilia é o abajur. É uma peça decorativa, que complementa a decoração e também ajuda nesta ideia de aconchego, pois sua iluminação amarelada na altura dos olhos deixa mais evidente detalhes e cores. E pode, por iluminar de forma difusa, criar diferentes cenários em um mesmo ambiente. Inclusive pode-se colocar mais de uma peça no ambiente, contanto que estejam em harmonia.

Por : : Janete Krueger – Arquiteta

Page 19: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição

ambiente & decoração 19

um canto com um grande armário ao lado. Abajures de cores fortes como preto, rosa ou amarelo são perfeitos para móveis pequenos que estão também em um espaço pequeno e que tem na parede um quadro de arte abstrata. Quer algo mais suave? Opte por cores como branco ou bege, de traços finos sem babados. Às vezes também é preciso uma iluminação mais direcionada que auxilie na leitura, por exemplo, então pode optar por luminárias com lâmpadas de LED, fluorescente, com design de acordo com sua decoração, mas todas com objetivo de atender às suas necessidades, ou seja, levar luz ao local desejado e inovar a decoração de qualquer espaço da sua casa.O abajur é uma peça opcional, porém charmosa e com certeza fará toda diferença. Precisa apenas acertar na cor e no design.

Na hora de escolher verifique se ele vai combinar com o ambiente, por exemplo, se a sua decoração é moderna, existe uma variedade de modelos em cores neutras que ficam super bem nesses ambientes, que pode ser em madeira, tecido ou material metálico. Mas o diferencial está no desenho da peça. Para ambientes mais intimistas como o quarto pode escolher os modelos românticos feitos com papel, madeira vazada com desenhos, modelos em formatos de corações, com aplicações em cores românticas como o vermelho.Não há ambiente que não possa ser usado, pois complementa e encanta qualquer espaço que precise oferecer um tipo de iluminação indireta. O abajur fica perfeito em salas, quartos, salas de TV, escritórios, quartos de bebê. Além da escolha de estilo, também é preciso observar que ele precisa ficar proporcional ao espaço que vai ocupar. Fica no mínimo estranho um grande abajur sobre uma mesa pequena, ou então um abajur de chão, escondido em

Page 20: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição

perfil20

Page 21: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição

perfil 21

Por : : Henrique Otávio

Entrar na Home E, loja de decoração na Av. Nereu Ramos em Balneário Piçarras - SC é encontrar um universo de bom gosto e sofisticação que impressionam. Foi lá que entrevistamos os sócios Fernanda Peloi, Sidnei Correia e Jackson Gaertner. Com propriedade sobre o assunto, sensibilidade e bom humor, eles discorreram com exclusividade sobre sua nova loja, onde se propõem a desenvolver um trabalho diferenciado no mercado de decoração de interiores na região. Confira nosso bate-papo.

O Poder do design, conforto, luxo e simplicidade na riqueza dos detalhes.

Universo Home E:

Há quanto tempo está ligada ao mundo da decoração e como se interessou pela área?Fernanda: Bem, já faz muito mais que 10 anos que atuo no mercado de deco-ração, iniciei minhas atividades no ramo de vendas e com o passar do tempo, observei o nicho de mercado na área de decoração e o quanto isso também me realizava profissionalmente, assim imergi nesse segmento, procurando sempre me aperfeiçoar tecnicamente alcançando hoje uma posição de conhecimento capaz de sempre oferecer ao cliente uma compra eficaz e assertiva dentro de suas necessidades, técnicas, financeiras e de design.

O que levou a empresa à escolha do município de Bal-neário Piçarras para abrir sua loja?Fernanda: Posição estratégica e pela crescente demanda no mercado imobiliário de Balneário Piçarras e região. Assim poderíamos atender de maneira satisfatória todo entorno. Após analisar-mos as necessidades do mercado e a carência nesse segmento, decidimos que esse seria o melhor local para a instalação da loja Home E.

Qual o papel da Home E para nossa região? Fernanda: A Home E foi criada com o objetivo de apresentar não só para o mercado de Balneário Piçarras, mas o de toda nossa região, um novo conceito de loja, aonde você não encontrará só produtos e serviços, e sim um local que irá oportunizar uma mudança de pensamento. Através do design, o objeto pode transformar o seu espaço, o seu habitat, trazendo você para refletir sobre o bem estar, o cenário natural, as coisas boas da vida, acima de tudo, você estar de bem consigo mesmo.

Acha que nós temos, aqui na cidade, mercado para esse padrão de móveis e artigos para decoração?Fernanda: Balneário Piçarras é um celeiro imobiliário em forte crescimento, que contempla os mais diversos tipos de consumidores, com os mais variados esti-los, assim o mercado de alto padrão com certeza tem o seu espaço. A Home E tem sim artigos e produtos de alto padrão, mas isso não implica que seja essa a nossa única linha de produtos, pois também oferecemos uma linha intermediária de excelente qualidade na questão custo/benefício.

Page 22: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição

perfil22

E como é que se desenrola o processo de trabalho e atendimento aos seus clientes?Jackson: Normalmente, ele chega a loja com uma necessidade, assim conversa-mos, identificamos necessidades, interesses e apresentamos soluções que vão desde a compra de um único objeto ou serviço, ou até a elaboração e execução de um espaço ou vários ambientes em sua residência, pois contamos com um designer na loja para elaboração desses projetos.

No geral, com que estilo de decoração a loja se identi-fica mais?Jackson : Na verdade procuramos apresentar ao nosso cliente todos os estilos e o ajudamos a identificar com qual deles ele mais se identifica, para que assim ele possa, com o nosso assessoramento, idealizar seu sonho e criarmos juntos seu projeto e transformá-lo em realidade.

O que é chique em matéria de decoração?Jackson : Para Home E, hoje a palavra de ordem é ser : “ Eclético Chic “ , onde através de um mix de estilos, materiais e referências se criam espaços e ambien-tes surpreendentes... É um culto a diversidade, a mistura de estilos, do clássico ao contemporâneo, com contrastes marcantes, buscando sempre o bom gosto, estilo e elegância para deixar o ambiente imponente e inigualável.

Na decoração, como no mundo da moda, aparecem tendências que logo caem em desuso. Você aconselha seus clientes a seguí-las?Jackson : Claro que hoje moda e decoração caminham juntas, e com certeza as tendências impressas nesse universo é que ditam o que vai ser produzido e con-sumido naquela coleção, por apenas uma estação ou ano. Porém, passamos por uma grande mudança nesse cenário, pois hoje, permanece também a impor-tância do design, da qualidade dos produtos e materiais. Não se pode perder a essência de ser feliz, de você viver em um ambiente, que por mais extraordinário

que ele seja, estando na moda ou não, você consiga se sentir bem, e faça parte de sua vida. Que represente você. Então, como na moda, nem tudo que é criado e conceituado ficará bem em sua casa, em seu projeto, só por ser a tendência, e sim precisa haver uma relação de sinergia com você e sua maneira de ser.

Page 23: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição

perfil 23

Por que ir até a Home E para decorar a residência?Sidnei: Por que além de encontrar um atendimento diferenciado e personalizado você também irá encontrar realmente uma vasta opção de produtos para sua casa, como um linha completa de papéis de parede, uma gama infinita de op-ções de tecidos para cortinas, e móveis, uma série de modelos de persianas, objetos de decoração, linha de móveis soltos, externos e internos em fibra natu-ral ou sintética, móveis sob medida, móveis de designers consagrados, tapetes, quadros, aromas de ambientes. Assim podemos atender todos os clientes que queiram desde um simples objeto de decoração ou até mesmo vestir toda a sua casa.

Qual o perfil de cliente que a empresa procura atender?Sidnei: Nós temos uma loja eclética para todos os gostos e estilos, assim todos os clientes são super bem vindos à loja para conhecer nossa ampla linha de produtos e serviços bem como para tomar nosso saboroso café com doces ca-seiros, que sempre acaba sendo uma experiência gostosa... gerando uma relação amistosa e de confiança entre atendimento e cliente.

Uma mensagem para nossos leitores:

Nada melhor que sentir-se feliz e especial no ambiente em que se vive. Exata-mente esse é o objetivo da Home E, prezando pela excelência no atendimento, nos produtos e serviços oportunizados. Aqui, tudo tem que ser agradável, e nos fazer bem, gerar uma mudança exterior e interior, desde o requinte que se faz presente na decoração, som e os aromas do ar e no cheirinho do café...Venha nos visitar.

Page 24: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição

24 saúde & bem-estar

do inconscienteAprenda a identificar o bruxismo

Por : : Dra. Caroline G. de B. Souza – Cirurgiã Dentista - CRO 12384/SCConsultório Pazeto

O bruxismo se caracteriza pelo apertar ou ranger dos dentes, durante o sono, que pode ocasionar amolecimento e desgastes nos mesmos. Em alguns casos pode desenvolver problemas nos ossos, gengiva e na articulação da mandíbula (ATM). Eventualmente está ligada a fatores genéticos, emocionais (estresse, tensão, ansiedade), ou problemas de oclusão.Quando o atrito entre os dentes ocorre durante o dia, é conhecido como briquismo, e leva as mesmas consequências do bruxismo.

Sintomas: Desgaste e amolecimento nos dentes, dores de cabeça, dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço, na mandíbula, nos músculos da face, dificuldade ou cansaço ao mastigar alimentos mais duros, estalos ao abrir e fechar a boca, assim como alterações do sono.

Diagnóstico: Se alguém relatar que você produz “barulhos” noturnos, rangendo os dentes, fique atento! O método mais preciso para diagnosticar o bruxismo é consultando seu dentista.

Tratamento: Dispositivo interoclusal – feito com base na arcada dentária do paciente, usada ao dormir impede o atrito dos dentes superiores com os inferiores; A avaliação com o psicólogo ajuda a combater o fator emocional; Medicamentos, como ansiolíticos (para controle de estresse e ansiedade) e relaxantes musculares podem ser prescritos como meios auxiliares no tratamento do bruxismo.

Dicas: Tentar combater o estresse, principalmente antes de dormir, recorrendo a tudo que possibilitar dormir tranquilo, como ouvir música, ler um livro, fazer uma caminhada; Casualmente pode-se aplicar uma toalha morna no lado da face que auxiliará no relaxamento dos músculos doloridos, devido à pressão exercida; Praticar atividades físicas regularmente ajuda a combater estresse e ansiedade; Se policiar para prevenir o apertar dos dentes em situações de estresse; Não esquecer de usar o dispositivo interoclusal antes de dormir, ou sempre que estiver em situações de risco; Consulte seu dentista regularmente.

A “ FORÇA ”

Dores na região temporal (dores de cabeça nesta região especificamente)

Dores nas articulações temporomandibulares

Hipertrofia muscular com formação de nódulos

Desgaste dos dentes

Page 25: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição

25saúde & bem-estar

O Pilates é um exercício corporal completo, sendo trabalhado em todas as posições, desenvolvendo força, flexibilidade, postura, equilíbrio e alongamento, derrubando os mitos de que é só relaxamento ou alongamento e que os exercícios são executados apenas na posição deitada. É o melhor complemento para atividade física que existe, atletas das mais variadas modalidades são beneficiados. Há pouco tempo existia um preconceito dos homens em fazer o pilates, mas hoje o número de homens praticantes vem aumentando significativamente. Trabalha-se o corpo de forma equilibrada, respeitando os limites de cada articulação, sem sobrecargas, e ao mesmo tempo exercita a atenção, concentração e controle, atuando também no nível mental. É praticado com movimentos fluentes, sem pressa e com muito controle para evitar o estresse. A modalidade solo, conhecida como Mat Pilates exige força muscular, alongamento, equilíbrio e consciência corporal, os exercícios utilizam o peso do próprio corpo, e os principais desafios para a execução são o equilíbrio e o alongamento.

As aulas são únicas, evitando monotonia, compostas de exercícios suaves e eficazes, poucas repetições de cada movimento, grande repertório de exercícios, resultados rápidos e duradouros e não há desgaste físico.

O Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa com mais de 12 anos e em todos os níveis de condicionamento físico. É agradável, fácil e traz resultados rápidos.

Com a prática do Pilates, além do ganho de força outros benefícios são alcançados:

-conscientização corporal- alívio de dores- correção postural- estabilização das articulações- equilíbrio- flexibilidade - alongamento

respiração, fortalecimento do centro, fluidez, controle, precisão, concentração

Por : : Dra. Lisiane Pazeto – Fisioterapeuta e instrutora de PilatesConsultório Pazeto

Segredos do

6os princípiosdo pilates:

Page 26: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição

26 beleza & estética

Como é feita

Deitado na maca, a técnica irá colocar um gel sobre a área a ser tratada;A seguir, irá deslizar o equipamento na área a ser tratada com movimentos circulatórios; Durante a aplicação, o indivíduo irá ouvir um ruído em todo o tempo e a técnica deverá verificar a temperatura da área constantemente, para evitar queimaduras. Mas fique tranquilo, a lipocavitação não dói.

Indicações

Eliminar gordura localizada na barriga, flancos, culote, coxas, braços e costas, que não tenham sido completamente eliminadas com a dieta e exercícioTratar a celulite, pois “quebra” as células de gordura que forma os indesejados “furinhos”

Contraindicações

Grávidas; Diabéticos; Em caso de doença renal ou doenças no fígado; Colesterol alto; Obesidade; Doença cardíaca; Epilepsia; DIU; Processo infeccioso na área de tratamento; Pressão alta; Flebite;Varizes na área a ser tratada; Paralisia; Em caso de prótese, placas ou parafusos metálicos no corpo.

OBS. : Pode-se realizar o procedimento durante a menstruação, contudo, o fluxo sanguíneo deverá aumentar.

A lipocavitação é um procedimento estético que serve para eliminar gordura localizada na barriga, coxas, braços, flancos e costas, através de um aparelho de ultrassom

Por : : Marcelle Pinheiro - Fisioterapeuta Resultados

Os resultados da lipocavitação são vistos logo no primeiro dia de tratamento e ocorrem de forma progressiva. A lipocavitação elimina cerca de 3 a 4cm logo no primeiro dia de tratamento e, em média, mais 1 cm em cada sessão.

Riscos

Aumento do colesterol: para evitar isto, deve-se ter o cuidado de seguir uma alimentação com pouca gordura, para que a gordura que caiu na corrente sanguínea seja eliminada.Voltar a engordar: é preciso realizar alguma atividade física até 4 horas após o procedimento, caso contrário, ela será novamente depositada em outra região do corpo.A lipocavitação não representa nenhum risco para a saúde quando é realizada corretamente e quando o indivíduo respeita suas contraindicações.

Quantas sessões de lipocavitação fazer?

O número de sessões de lipocavitação vai depender do objetivo da paciente e da quantidade de gordura acumulada. O número mínimo de sessões indicada é de 10, que devem ser realizadas no mínimo 2 vezes por mês.

Através da tecnologia de ultra sons convergentes consegue-se atingir o efeito cavitacional que destrói a gordura através do rompimento das membranas dos adipócitos com implosão dos mesmos e libertação na corrente de diglicéridos que vão ser eliminados pelo organismo através das suas vias normais de excreção, nomeadamente urina e fezes.

Lipocavitação

Após cada procedimento, deve-se fazer uma sessão de Drenagem Linfática e exercícios físicos aeróbicos para

garantir a eliminação da gordura, evitando a sua deposição em outras áreas do corpo e o aumento do colesterol.

Celulas de gordura normais Celulas de gordura obesas Celulas de gordura a explodir Celulas de gordura após explodir

a lipo sem cirurgia

Page 27: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição

27beleza & estética

Esta técnica é uma grande aliada na prevenção e eliminação da celulite (desde que esteja no início), limpa as toxinas que formam os nódulos de gordu-ra, elimina o inchaço do corpo, aumenta a oxige-nação da pele e relaxa. Além de deixar a pele mais bonita e saudável, também melhora a circulação sanguínea, causando um bem-estar nos períodos da TPM, menopausa e gestação.

A Drenagem Linfática não é uma simples massa-gem, deve ser feita por um profissional habilitado e de forma adequada, se realizada assim tem muitos benefícios, até para pessoas que não tenham re-tenção de líquido ou que tenham passado por uma cirurgia, apenas para ter uma vida mais saudável.

Mas cuidado! Mesmo a drenagem sendo leve e relaxante, tem contra indicações que serão iden-tificadas na avaliação do profissional que realizará o tratamento, ele dirá se o paciente pode ou não receber a drenagem. A prescrição médica somente é indicada nos casos de gestantes, pós-cirúrgico ou cirurgias plásticas, casos indicados somente para fisiote-rapeutas aplicarem o método.

As principais contra indicações são:

- Hipertensão não controlada- Trombose- Febre- Câncer.

A Drenagem Linfática é uma técnica específica de massagem manual realizada com movimentos le-ves, suaves e precisos. A sessão dura na maioria dos casos 1 hora. Esse tipo de massagem não é dolorido nem deixa hematomas, são toques sua-ves apenas para chegar até o sistema linfático.

Por : : Lisiane Pazeto – Fisioterapeuta Consultório Pazeto

Os movimentos leves da drenagem direcionam os líquidos do corpo para o sistema linfático, onde serão eliminados pela urina.

É importante ressaltar que a técnica não ocasiona o emagrecimento, mas ajuda muito na eliminação dos líquidos em excesso do corpo.

LinfáticaDrenagem

É recomendada também, nos pré e pós-operató-rios, principalmente de cirurgias plásticas, absor-vendo os edemas e melhorando a imunidade do corpo, utilizada em todos os casos de linfoedemas.

Page 28: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição

28 corpo & fitness

Conhecido como o “detonador de calorias”, o spinning é uma das aulas mais disputadas das academias. E não é por menos. Ele queima gorduras, fortalece os músculos e, de quebra, aumenta a resistência cardiovascular e respiratória. O gasto energético varia de 500 a 700 calorias por hora, dependendo da intensidade da aula e do condicionamento físico do praticante.“O emagrecimento é realmente o grande benefício que este exercício proporciona”, explica Jean Carlo, professor de Spinning. Ele ressalta outros benefícios da prática regular de spinning, como a ativação cardio-respiratória, o fortalecimento dos membros inferiores (pernas e glúteos), do abdômen e da região lombar. “A atividade contribui ainda para a redução do colesterol, da pressão arterial, ajuda no controle do diabetes e diminui o risco de doenças coronarianas”, completa Jean. Com tantos benefícios, é de se entender porque o ciclismo indoor se consagrou no horário nobre das academias. Se você está começando agora, a dica é usar uma bermuda acolchoada, ou levar um banco de gel. O selim da bicicleta é muito duro e estreito para quem não está acostumado.

Se o seu objetivo é emagrecer, a atividade física deve ser praticada com o coração trabalhando entre 65% e 75% de sua frequência cardíaca. Se você tem 25 anos, por exemplo, sua frequência cardíaca mínima, para promover a queima de gordura, é 127, e a máxima, é 146. Outro acessório que vale a pena adquirir é uma sapatilha especial para ciclistas profissionais. Ela tem o solado duro, o que faz com que não ocorra desperdício na transferência de força do pé para o pedal - ao contrário do que acontece com o tênis, que tem a sola mais macia.

Pegar pesado no ciclismo indoor traz resultados garantidos

Por : : Sandra Custódio – Personal Trainer

define pernas e bumbumSpinning e aumenta a resistência

Hora de regular a bike Primeiro, coloque o banco na altura dos seus ossinhos do quadril. Depois, certifique-se que ele não está muito para frente nem para trás. Para isso, sente-se no banco, com os pés paralelos ao chão, e veja se seus joelhos

ficam alinhados com o tornozelo. Regular o guidão também é fácil. A distância dele para o banco deve ser do mesmo comprimento do seu

antebraço, com os dedos estendidos. Lembrando que o guidão deve ficar sempre mais alto que o banco. Depois, suba na bike e verifique se falta

algum ajuste. E lembre-se: a maior parte das lesões está relacionada à má regulagem do equipamento.

SpinningAs aulas de spinning são frequentadas por homens e mulheres, entre 15

e 60 anos, que demonstram um perfil ativo e buscam uma atividade com grande dispêndio de energia física. Mas atenção às contra-indicações. “Não

devem encarar o exercício pessoas que tem problemas cardíacos severos e elevados graus de comprometimento dos joelhos e coluna”, explica Jean

Carlo. Se praticar spinning de duas a três vezes por semana, você verá os resultados mais significativos a partir dos dois meses.

Acessórios Tenha sempre a mão uma toalhinha, para enxugar as mãos e evitar que

elas escorreguem no guidão. Também carregue uma garrafinha com água ou isotônico para se reidratar. Essa segunda opção repõe os sais minerais

e carboidratos perdidos durante o exercício, dando mais disposição aos atletas. Mas se sua intenção é perder peso, lembre-se: a bebida é calórica.

Também vale a pena investir em um frequencímetro, uma espécie de cinto, colocado na cintura, que mede os batimentos cardíacos. Assim, fica mais

fácil saber se você está na zona-alvo, para queima de gorduras.

Page 29: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição

29corpo & fitness

Conga Conga Conga!

Zumbala CongaMistura dança e ginástica, elimina centenas de calorias e turbina a saúde, o humor e a disposiçãoPor : : Naiara Andrade – Aluna de Zumba

Malhar o corpo todo sem perceber a hora passar. Dançar os mais diversos ritmos, acompanhando as coreografias com facilidade, mesmo sem nunca ter sido a rainha do gingado. Perder centenas de calorias (são, em média, 600 a cada hora); ganhar fôlego, disposição, saúde. Sorrir, sorrir, sorrir... É assim a vida de quem pratica Zumba Fitness, uma ginástica em forma de festa (ou seria o contrário?) que já arrebatou mais de 14 milhões de pessoas de todos os tamanhos, formas e idades em mais de 150 países do mundo todo.

“O segredo da Zumba é simplificar e divertir. Até minha mãe é capaz de acompanhar! Entrar em forma é consequência” – afirma Beto Perez, colombiano “sarado” de 42 anos que criou a modalidade física quase sem querer, em meados dos anos 90, ao improvisar uma aula de aeróbica com fitas-cassete de música latina: “Aquilo foi pura energia! Os alunos não paravam de sorrir”. Desde então, o número de “zumbaholics” só faz crescer. Celebridades como as cantoras Shakira e Jennifer Lopez e a atriz americana Kathy Najimy se renderam aos movimentos ao som de salsa, merengue, cúmbia, reggaetón, hip hop, funk...

Desde que foi registrado como empresa, nos Estados Unidos, em 2001, o Zumba Fitness virou um grande negócio para seus sócios, os colombianos e xarás Alberto “Beto” Perez, Alberto Perlman e Alberto Aghionmania. Não bastasse, é hoje considerado uma filosofia de vida entre seus praticantes, que, além do sorriso estampado no rosto perdem calorias.

“O exercício tradicional é chato. Com a Zumba descobri o prazer de movimentar o corpo.

É o programa de fitness perfeito: em um ano, eliminei 25kg” – conta Kathy, que da rechonchuda e bonachona freira do filme “Mudança de hábito”

passou a cinquentona esbelta.

Page 30: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição

Macacão

moda & estilo30

Por : : Iara Maria

A novela Amor à Vida trouxe de volta à moda um clássico conhecido das mulheres :

O Macacão.

Simples, bonitos, práticos e versáteis, apesar de nunca terem saído de cena elesinvadiram o verão 2014.Essas peças são ideais pra qualquer ocasião, combine ele com um lindo salto e estará pronta para um evento ou jantar, mas se você busca um pouco de conforto use-o com uma rasteira que você pode passear ou fazer compras tranquilamente .

Page 31: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição

Uma curiosidade: a John John nasceu em 2006 (sim!! Ainda é um bebê) e a griffe já é um sucesso mundial. João Foltran o fundador da marca, tinha o sonho de produzir o melhor jeans do mundo e pesquisou muito em busca de novas técnicas de lavagem , modelagem e costura. Seu jeans se tornou objeto de desejo e frequentemente é usado por celebridades em todo o mundo... mas a marca é nossa, brasileiríssima.

moda & estilo 31

Page 32: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição

comportamento & atitude32

Uma pesquisa da companhia de recrutamento Catho indicou que 53% das profissionais que têm filhos deixam o mercado de trabalho para se dedicar à criança. Destas, 18,6% não voltam ao mercado de trabalho. Um quarto das profissionais (25,8%) leva entre um a dois anos para retomar a vida corporativa. “O que percebemos é que mulheres de classe social mais baixa colocam na ponta de lápis os custos para criação dos filhos, e algumas preferem ficar em casa a pagar uma babá”, afirma a diretora de recursos humanos da Catho, Telma Souza. Segundo ela, as mulheres de classe alta também acabam deixando o mercado de trabalho, mas por outros motivos. “Elas demoram mais para ter filhos e encaram a maternidade como algo muito importante, então querem se dedicar a isso com toda energia”, diz. Já as profissionais de classe média tendem a conciliar a carreira e a maternidade. “Elas às vezes saem do mercado, mas voltam mais rápido”, afirma.

das profissionais deixam trabalho após terem filhosPor : : Bárbara Libório – Jornalista

Mais de 50%

Mais de um quarto das mães leva entre um e dois anos para voltar ao mercado

Segundo a pesquisa, o tempo de recolocação das mulheres é de cerca de seis meses, enquanto os homens demoram cerca de cinco para conseguir um novo emprego. O levantamento ouviu 53,6 mil profissionais de 1.677 cidades do país, entre fevereiro e março deste ano.

MULHERES NA LIDERANÇA

As mulheres brasileiras aumentaram sua participação em cargos de liderança nas empresas, mas ainda ocupam menos essas altas posições. Elas representam 45% da força de trabalho do país, mas ocupam apenas 7,9% dos cargos de diretoria, 7,7% dos postos em conselhos de administração e 3,5% das posições presidente-executivo. Em cargos de gerente, houve crescimento de 72% na participação feminina entre 2002 e 2013 - ainda assim, as mulheres representam apenas 38,25% do total. Nos postos de coordenação, a participação feminina aumentou 61%. As áreas de destaque na participação feminina são: recursos humanos, educação, administração, relações públicas e medicina.

ESTUDO

A pesquisa mostrou que as mulheres têm, em média, um ano a mais de estudos em comparação ao sexo masculino - 9,2 contra 8,2 anos, respectivamente. 50,8% das mulheres que responderam a pesquisa têm formação completa no curso superior, enquanto apenas 47,1% dos homens tem graduação completa. Elas também saem na frente na pós-graduação, com 14,6% contra 12,4% do gênero masculino. Já na fluência de línguas estrangeiras, os homens estão na frente. 33,1% dos homens falam inglês fluente, enquanto 28,1% das mulheres tem a mesma facilidade. No espanhol, são 15,2% dos homens frente a 12,7% das mulheres.

TRABALHO X VIDA PESSOAL

A preocupação com a família faz com que as mulheres sejam mais conservadoras na hora de aceitar mudanças na sua vida profissional. Enquanto apenas 7,2% dos homens não aceitariam mudar de estado sob nenhuma condição, 15,7% das mulheres negariam a proposta. O mesmo acontece quanto às mudanças de país: 24% das entrevistadas não aceitariam a realocação de jeito nenhum, enquanto apenas 14% dos entrevistados declinariam a troca.A diferença também é grande em relação a cargos que só permitam passar os finais de semana em casa. Enquanto 80,6% dos homens aceitariam o posto, apenas 68,4% das mulheres fariam o mesmo.

De acordo com Telma, a demora para retornar ao mercado deve-se a duas coisas: o tempo de recolocação e a idade das crianças. “A maior parte das mulheres se condiciona a ficar com o filho até o primeiro ano, que é quando a criança começa a ter mais autossuficiência. Quando ela volta, além do tempo de recolocação ser maior do que o dos homens, assume o ônus de retornar com salários mais baixos do que os anteriores”, explica.

Page 33: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição

comportamento & atitude 33

mais insuportáveis doOs 11 comportamentos

Por : : Alessandra Oggioni – Jornalista

Você se loga no Facebook e pronto: lá está aquele amigo postando intermináveis mensagens de autoajuda ou outro que só sabe falar mal do time alheio. Mas... e se quem faz isso é você? Este tipo de comportamento pode incomodar muita gente. “Quem está nas redes tem que ser um ator social: trazer informação, mostrar dados bacanas e dar opinião sobre temas em alta”, diz Nino Carvalho, consultor em estratégias digitais e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV).Apesar de ser um espaço democrático, no qual cada um pode postar o que quiser e dar pitacos sobre os mais variados assuntos, o Facebook mantém tudo que for postado em seu perfil. Portanto, é preciso ter cuidado para não ofender ninguém, nem queimar o próprio filme no mercado de trabalho. Respeitar a opinião de outro, posicionar-se com educação e gentileza sobre temas polêmicos, não lavar “roupa suja” em público e não ser repetitivo em um determinado assunto são dicas valiosas para passar longe dos comportamentos mais insuportáveis no Facebook. Veja quais são os 11 papéis mais irritantes da rede e não faça papelão:

1. O rei das correntesCuidado ao compartilhar correntes, mensagens de humor e autoajuda. A repetição excessiva pode fazer com que você seja tachado de chato e acabe até bloqueado. “O Facebook é um espaço público, mas não seja ‘samba de uma nota só’. É bacana variar os temas”, comenta a consultora de etiqueta Célia Leão. Atenção também ao postar denúncias contra maus tratos de animais e fotos de pessoas desaparecidas. Tente confirmar a informação antes de sair repassando tudo o que vê.

3. O jogador viciadoDisparar requisições de aplicativos para todo mundo indiscriminadamente também pode irritar os amigos – especialmente convites de jogos. Se convidou a pessoa uma vez e ela não se pronunciou, retire-a da sua lista de pedidos. Também fique atento aos convites automáticos. “Muitas vezes, o que acontece é que você concorda com uma configuração do jogo e o sistema começa a enviar convites a todos. Mas isso pode ser cancelado em personalizações. Não precisa bloquear o amigo por causa disso”, explica o professor Gil Giardelli.

10. O lavador de “roupa suja”Todo mundo tem dias difíceis e problemas a serem resolvidos, mas usar a rede social para se lamentar sobre o trabalho, fazer desabafo a respeito do vizinho ou dar indiretas ao marido que anda pisando na bola não são atitudes legais. “Não pode lavar a ‘roupa suja’ com namorado, pais, amigos e chefe em público. Vale lembrar que lá tudo está sendo compartilhado e vigiado”, diz Gil Giardelli. As indiretas ainda podem ter um efeito pior. Você pode mandar um “recado” para o João e atingir o Pedro. Portanto, se quer dar bronca ou cobrar alguém, faça isso por mensagem privada.

4. O sem assunto“Agora é tomar um banho e cama”. Dizer cada passo que se dá ao longo do dia pode cansar os amigos e demonstrar falta de “conteúdo”. Portanto, relate momentos realmente importantes e evite banalidades cotidianas. “Para quem não tem o que dizer, é melhor não dizer nada. Assim, corre-se menos riscos de falar bobagem ou parecer exibicionista”, alerta a consultora de etiqueta Célia Leão.

6. O queima filme (dos amigos)Marcar os amigos em fotos impróprias – passando mal pós-balada ou mostrando a saia curtinha da colega de trabalho – pode causar estragos sérios. “É muito ruim sair marcando zillhares de pessoas em uma mensagem qualquer, só para ter visibilidade ou chamar a atenção de alguém com quem se quer relacionar”, diz o professor Nino Carvalho. Quando for citar alguém em uma foto, o ideal é pedir autorização antes de publicar. Muitas vezes, a pessoa não quer se expor.

8. O torcedor fanáticoPostar mensagens ofensivas ou fotos provocativas para torcedores de outros times pode causar até a perda de amizades. O mesmo vale para posts de cunho político ou religioso. “Tem de se tomar cuidado com este tipo de mensagem porque você não vê o sentimento da pessoa do outro lado da rede social”, afirma Gil Giardelli. Quando for dar opiniões, defenda seu ponto de vista de maneira educada, sem agredir os que pensam diferente de você.

7. O dois em umTer perfil de casal pode parecer fofo e demonstrar todo o carinho que o par tem um com o outro, mas o problema é que a conta compartilhada pode confundir os amigos. Eles dificilmente saberão qual dos dois está postando ou quem está online para receber uma mensagem particular. “Perfil de casal também dá a impressão de que os indivíduos não têm vida própria”, comenta Célia Leão.

11. O gerador de curiosidadePostar mensagens do tipo “Sonho realizado!” ou “Noite mais horrível da minha vida...” sem dizer o que é pode deixar todo mundo preocupado ou simplesmente curioso. “Se começou a contar, conte tudo. Se não quiser contar para todo mundo, é melhor não postar nada”, indica a consultora Célia Leão. Evite provocar os amigos com mensagens dúbias ou que não dizem nada.

5. O “viajado”É natural querer dividir momentos bacanas de uma viagem com os amigos, mas postar fotos a cada cinco minutos pode se tornar cansativo para os seguidores ou, ainda, parecer que a pessoa está mais preocupada em registrar onde está do que curtindo o passeio. “É preciso saber dosar”, aconselha Nino Carvalho.

9. O glutão com filtroPostar imagens de comida o tempo todo pode cansar os amigos – e ainda deixá-los com uma baita fome. O importante é saber controlar a frequência deste tipo de post para não se tornar monotemático. Sabendo variar, “não tem problema comentar o que comeu no café da manhã”, diz Nino.

2. O anti FacebookSe você não suporta a repetição constante de um dos padrões acima, não fique reclamando: quem ama, bloqueia. Seu amigo não vai ficar sabendo que foi bloqueado e vocês podem continuar mantendo uma pacífica convivência real, desde que as fotos de cachorrinhos mortos que ele compartilha parem de aparecer na sua timeline. Para fazer isso, entre em Configurações e siga as instruções do próprio Facebook.

Page 34: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição

REVISTA PERFIL

Page 35: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição
Page 36: Revista PERFIL Joinville - 2a. Edição