Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

52
Edição 14 : : Setembro de 2014 : : Navegantes ALIENAÇÃO PARENTAL QUER SER EMPRESÁRIO? Veja alguns conselhos do especialista em planejamento empresarial O abuso afetivo na separação litigiosa Conheça a família Maibuk, idealizadora da Lufer Viagens, marca focada em soluções para você viajar tranquilo Qual o seu destino ? 9 772357 719003 00014 ISSN 2357-7193 R$ 2,00

description

A sua revista de negócios e atualidades

Transcript of Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

Page 1: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

Edição 14 : : Setembro de 2014 : : Navegantes

ALIENAÇÃO PARENTAL

QUER SER EMPRESÁRIO?Veja alguns conselhos do especialista

em planejamento empresarial

O abuso afetivo na separação litigiosa

Conheça a família Maibuk, idealizadora da Lufer Viagens, marca focada em soluções para você viajar tranquilo

Qual o seu destino? 9772357

719003

00014

ISSN 2357-7193

R$ 2,00

Page 2: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição
Page 3: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição
Page 4: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição
Page 5: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição
Page 6: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição
Page 7: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição
Page 8: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição
Page 9: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição
Page 10: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

EDITOR Henrique Otávio de Almeida

DIRETOR DE CRIAÇÃOFábio Kiyoshi Suzuki

GERENTE COMERCIALRodrigo Costa

TEXTOS João Pedro Machado Pereira, Paola Roque Zonta,

Sérgio A. Branco Jr., Ana Ikeda, Denis Marum, Priscila Yazbek, Michelle C. Bosi, Cristiane Rodrigues,

Ana V. Schumann, Kathia M. Donansan

CAPAFotos: Fábio Kiyoshi Suzuki

COLABORARAM NESTA EDIÇÃOStudio M

IMPRESSÃO E ACABAMENTOTipotil

DISTRIBUIÇÃOEditora Norte Catarinense Ltda

Revista PERFIL é distribuída com exclusividade no litoral norte de Santa Catarina, nas cidades: Navegantes,

Barra Velha, Balneário Piçarras e Penha.

PARA ANUNCIAR (47) 3345.2554 (47) 9961.4191 (47) 9912.9179 [email protected]

REDAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO Rua Albatroz 158, Balneário Piçarras – SC

CEP 88380-000(47) 3345.2554 | (47) 9912.9179

[email protected]

Revista PERFIL, edição 14, Ano 02, é uma publicação mensal da Editora Norte Catarinense Ltda.

Todos os direitos reservados.

Revista PERFIL não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados ou por qualquer conteúdo

publicitário e comercial, sendo esse último de inteira responsabilidade dos anunciantes. As imagens sem

créditos foram fornecidas para divulgação.

DIRETOR - EDITOR Henrique Otávio de Almeida

editorial10

Navegantes

Pode ser a lazer ou a negócios, quem deseja viajar sabe o quão estressante é a escolha do destino, a procura pelo preço mais barato e a solução do serviço mais completo. Hoje encontramos inúmeros sites com pacotes de serviços dos mais variados. Existem os pacotes completos, semi completos, completíssimos, flex, plus, prime, gold, extra, etc. No fim das contas, a gente acaba se confundindo na escolha, e quase sempre errando.

Para atender a demanda de nossa região por serviços de viagens de qualidade, aonde o atendimento é feito de maneira pessoal e resolutiva, a família Maibuk resolveu ampliar os serviços da Lufer Viagens em Navegantes.

Com treze anos de experiência no atendimento de transporte corporativo, escolar e operacional, a Lufer Viagens investe todo seu know-how para você poder viajar tranquilo dentro e fora do país.

Contando com mais um espaço físico, este dedicado somente ao atendimento de pacotes de viagem para Brasil e exterior, a Lufer passa de operador turístico para consultor de viagens.

É um passo que a coloca no topo das empresas do segmento.

Carregando todo seu conhecimento, trabalho e dedicação aos clientes, a Lufer mostra em nossa 14ª edição porque se mantém no mercado há mais de uma década.

Solução em viagens é apenas um dos motivos.

Boa leitura!

Henrique OtávioEditor

Viaje com quem entende

Page 11: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

REVI

STA

PERF

IL

Page 12: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

perfil12

Por : : João Pedro Machado Pereira - Jornalista

Com mais de 13 anos de experiência no mercado, a Lufer Viagens, de Navegantes, comemora uma história vencedora no segmento de transporte executivo e turístico

Os empresários Luciano e Fernanda Maibuk deram ao mercado um bom exemplo de que é possível crescer com responsabilidade. A Lufer Viagens, empresa que eles administram há 13 anos, ostenta um rol de 1044 clientes e 84 agências, de todos os estados brasileiros,

cadastradas em seu site. Focada na satisfação dos clientes, aprendeu a criar solu-ções para os diferentes públicos. “Quando penso em planejar minhas viagens, busco praticidade, preço, qualidade, conforto, informações e segurança, e a Lufer engloba tudo isso “, avalia Josiel da Cruz, gerente de agronegócio na empresa Bunge Alimentos.A Lufer nasceu em 2001, quando o casal Maibuk chegou a Navegantes com o projeto de atender à antiga Varig no segmento de transporte operacional. Foram tempos de descoberta e aprendizado. “Não tínhamos noção de transporte de passageiros. Chegamos sem crédito, como qualquer empresário que começa um negócio no país”, lembra Luciano.Mesmo na contramão da experiência, a Lufer cresceu e capitalizou conheci-mento. Durante seis anos também atuou no segmento de transporte escolar, alimentada pelo envolvimento crescente da família nos negócios. A oportunidade de ingressar no ramo de transporte executivo deu novo curso

à empresa, que, em 2010, lançou a linha aeroporto de Navegantes - Balneário Camboriú. “Esse trabalho, a propósito, tem crescido anualmente”, comemora o patriarca. A expansão da marca pelo Brasil incluiu a fundação de uma operadora e, em abril desse ano, uma agência de viagens, capaz de levar o cliente para os mais belos destinos, em qualquer parte do mundo. “Desenvolvemos soluções que trazem segurança, conforto e comodidade em todos os momentos: antes, durante e depois das viagens”, frisa Luciano.Essencialmente familiar, a Lufer Viagens é o retrato da competência que emana de três fieis representantes do clã Maibuk. Integram a equipe a acadêmica de Administração de Empresas, Louise Maibuk, responsável pelo departamento de marketing e mídias sociais; a também estudante de Administração, Stephanie Maibuk, funcionária da controladoria; e a bacharel em Direito,Jéssica Maibuk, que faz a gestão de pessoas. “Nós somos uma empresa familiar que deu muito certo”, resume o pai e empresário.

Oferecer o melhor e mais completo serviço do mercado é um privilégio que a Lufer ostenta sem vaidades e com a elegância de uma expert. “Já oferecemos serviços exclusivos. Agora queremos revolucionar o turismo”, conclui Luciano.

Page 13: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

31perfil 13

A Lufer possui 13 anos de tradição no mercado. A que você atribui essa longa história de sucesso? Conte-nos, como tudo começou.Começar uma empresa é uma tarefa difícil, mas quem sonha alto sempre alcança seus objetivos. Em 2001, atendíamos a antiga Varig no transporte operacional. Com o fechamento da empresa, passamos a atender outras com-panhias do aeroporto de Navegantes e expandimos o atendimento para as empresas aqui da região. Nestas mudanças, aprendemos, crescemos, passa-mos por diversas dificuldades, mas com fé e Deus à frente dos nossos negó-cios, tudo tende a evoluir. Força de vontade e perseverança fizeram com que nossa empresa tenha se tornado sólida em todos esses anos.

Por que o senhor decidiu investir em Navegantes? Quando nos mudamos para Navegantes há 13 anos, a cidade começava a crescer e vislumbramos uma excelente oportunidade de negócio, com a certe-za de que a região e, principalmente o município, poderiam desenvolver muito a parte turística. Desde que escolhemos a nossa cidade, esperamos acompa-nhar este crescimento. Nosso estado detém um grande potencial, com lindos pontos históricos, belas praias e serras.Com as facilidades que hoje existem para viajar, a população local tem procurado conhecer novos lugares, com o objetivo de aprimorar a cultura e obter novas experiências.

O slogan da empresa é “Soluções em viagens”. De que forma você resumiria essa frase ao cliente?O objetivo é fazer com que toda viagem do cliente seja feita com segurança e qualidade. Queremos que nosso consumidor tenha todo o suporte em sua viagem, sabendo exatamente o que está comprando, que seja atendido por uma equipe capacitada e faça um passeio sem preocupações. A frase indica que, onde quer que o cliente esteja, em casa ou no curso de sua viagem, ele terá suporte da Lufer. É bem diferente de comprar um pacote ou uma viagem executiva de um site desconhecido, em que o cliente não sabe de quem com-

pra e nem quem o atenderá em caso de algum problema. Não nos limitamos em vender uma viagem, mas sim uma solução para o cliente viajar tranquilo.

Quais são os serviços oferecidos pela Lufer?Contamos com a empresa de transportes executivos, que atende desde trans-porte de funcionários de empresas até passeios pela região; linha de ônibus que liga o aeroporto de Navegantes à rodoviária de Balneário Camboriú; e Agência de Viagens, que trabalha em nível nacional e internacional. Temos ainda, uma loja no aeroporto de Navegantes, aonde fazemos o receptivo dos nossos clien-tes que desembarcam e auxiliamos os que estão embarcando. Os clientes que emitem suas passagens com a Lufer, inclusive, obtêm o check in antecipado. Hoje, a Lufer atende clientes de todo o território nacional, nos segmentos de turismo receptivo, executivo e transporte operacional. Além disso, nosso porti-fólio inclui transporte, aéreo e hotelaria, com agência de turismo e operação de pacotes para qualquer lugar do Brasil e do mundo.

A empresa abriu recentemente uma agência de via-gens. O que o motivou a lançá-la? Em determinado momento de nossa empresa, já estávamos atendendo di-versos clientes de fora do Estado com o serviço de agência de viagens. Então, agregamos à nossa equipe profissionais formados e especializados neste seg-mento. Com o crescimento da demanda regional enxergamos a oportunida-de de ampliar nosso atendimento para os viajantes da nossa cidade. Ficamos extremamente felizes em ver como o trabalho em Navegantes tem gerado resultados.

Page 14: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

perfil14

Quais são os roteiros oferecidos? Oferecemos passeios turísticos para grupos em todo o Estado de Santa Catarina. Temos uma forte parceria com os principais parques e hotéis da região, o que torna nossos pacotes muito mais comple-tos e atrativos, fato que tem atraído pessoas de diversos Estados a comprarem pacotes conosco. Partindo de Navegantes e região, temos à disposição os mais variados destinos do Brasil e exterior, levando o cliente às mais belas paisagens mundo afora, possibili-tando a ele mergulhar na cultura de diversos países. O melhor de tudo é que oferecemos todo o suporte como hotel, transfer, aéreo e tours.

Entre os destinos oferecidos, quais são os mais procu-rados?Turistas de fora do Estado freqüentam municípios como Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Bombinhas, Florianópolis e o parque Beto Carrero World, em Penha. Os clientes da nossa região optam, em sua maioria, pelas praias do Nordeste, Buenos Aires e viagens de cruzeiro. Nossa operadora tem um pacote especial para Israel, ou Terra Santa, cujos destinos teremos saída programada para maio de 2015. Neste pacote serão visitados locais exclusivos, escolhidos por nossa equipe, com guia brasileiro, guia de Israel e um barqueiro que canta as músicas de nossa cultura em hebraico. Pensamos em surpreender as pes-soas que para lá viajarão. A meta é tornar essa viagem um verdadeiro sonho. Esse pacote é para 13 dias. A pessoa interessada tem a facilidade de pagá-lo em 12 vezes, no cheque ou no cartão, ou ainda em 58 vezes pelo financiamen-to bancário. Outra sugestão exclusiva é a viagem para a rota 66, nos Estados Unidos, onde os aventureiros percorrerão 3,3 mil quilômetros de uma paisa-gem inesquecível. Foi cenário de diversos filmes fantásticos, a exemplo “Forrest Gump” no quadro em que o personagem interpretado pelo ator Tom Hanks correu literalmente, até a barba crescer!

Quem pode procurar os serviços da Lufer? Atendemos a todos. Viajar não é mais tão difícil como antigamente. Existem mui-

tas promoções e excelentes formas de parcelamento que facilitam muito para quem quer conhecer novos lugares. Deste modo, buscamos atender com exce-lência todos os clientes, os que procuram uma viagem exclusiva e cheia de mi-mos e os que buscam um passeio em que possam se divertir sem gastar muito.

Além de transporte, agenciamento e operação de paco-tes, em quais outros mercados a Lufer atua?A Lufer oferece suporte para atendimento de eventos nos mais variados for-matos, prestando a consultoria e a execução de feiras e congressos. Contamos com uma equipe que assiste o deslocamento do cliente de qualquer lugar do mundo para nossa região e de nossa região para qualquer lugar do mundo. Essa logística compreende desde a programação do aéreo, transfer do aero-porto, hotéis e transfer para os eventos.

Page 15: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

perfil 15

A única preocupação do executivo dessa empresa é com o com-promisso agendado. O resto é com a equipe Lufer.

Quais são os tipos de transportes oferecidos?Nossa frota é formada por vans, micro-ônibus e carro executivo. Para passeios fora de nossa região, temos parceiros que farão esse atendimento em diversos lugares do país. Contamos ainda com excelentes opções para locação de veículos, caso o cliente necessite.

O que destaca a Lufer das outras agências?Não costumamos comparar os serviços prestados com os dos concorren-tes. Focamos internamente na melhoria do nosso atendimento, analisando de que forma podemos melhorar e aplicando nossas diretrizes. A valorização da equipe de trabalho é uma delas. Temos a plena convicção de que o culto ao desenvolvimento pessoal dos nossos colaboradores torna o ambiente de trabalho mais produtivo e, consequentemente, nosso cliente satisfeito com o atendimento.

Deixe uma mensagem para o leitor da PERFIL:Quando se trata de transporte com assiduidade, conforto e segurança, nossa equipe está sempre pronta para melhor atendê-los com excelência e qualida-de. Temos uma frota com vans e micro-ônibus à disposição para transportes coorporativos, a lazer ou negócios. Trabalhamos para você, que sonha com as merecidas férias, com amigos ou a família, no destino que sempre sonhou, onde possa usufruir do maior conforto e com a facilidade de pagamento. Ve-nha nos fazer uma visita sem compromisso. Esperamos, com alegria, tirar to-das as suas dúvidas e programar o passeio dos seus sonhos, sob acompanha-mento de profissionais que estarão 24 horas à sua disposição para auxiliá-lo.

Transporte executivo: contempla desde transporte de funcio-nários de empresas até passeios turísticos pela região.

Linha aeroporto-rodoviária: Oferece transporte rodoviário do aeroporto de Navegantes até a rodoviária de Balneário Cam-boriú.

Agência de viagens: Oferece pacotes de viagens exclusivas, para destinos no Brasil e também no exterior.

Loja no aeroporto: Serviço de receptivo de passageiros no em-barque/desembarque no aeroporto de Navegantes.

Escritório Sede

Avenida Prefeito José Juvenal Mafra, 2606

(47) 3342-8141

(47) 9604-4433 (Plantão)(47) 3349-0192 (Operadora)

Agência de Viagens

Rua João Sacavém, 11 - Centro

(47) 3349-6611

Quer falar com a Lufer? Então entre em contato:

Serviços oferecidos:

www.luferviagem.com.br [email protected]

Page 16: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição
Page 17: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição
Page 18: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

T er o próprio negócio já passou em algum momento pela cabeça de muitos brasi-leiros, porém a maioria desconhece que tempo, dedicação, capacidade de lidar

com riscos, planejar e conhecer o mercado são pontos fundamentais para obter sucesso. A abertura de novos negócios é fundamental para o desenvolvimento do nosso país. No entanto, apenas vontade e coragem não são suficientes para o sucesso empresarial. É necessário conhecer os aspectos que envolvem a abertura de um negócio, o tamanho e as características do mercado no qual pretende atuar, a legislação vigente, os padrões de qualidade e, principalmente, quais as fontes para o capital necessário para implantação e operação do negócio. Esses fatores, aliados à afinidade com a ativi-dade a ser desenvolvida e à competência gerencial, são fundamentais para o sucesso. Os motivos mais citados para deixar de ser empregado e começar um negócio próprio são: “Ser dono do meu nariz”; Ser patrão ao in-vés de empregado; Ganhar mais dinheiro; Dedicar mais tempo à família; Realização pessoal; Trabalhar menos e

tirar férias quando desejar; Oportunidade ou necessida-de.” Porém, ser empresário exige sacrifícios que muitos não estão dispostos a fazer, tais como: Jornada de tra-balho muito além das convencionais oito horas diárias do trabalhador assalariado; Não tirar férias ou se tirar não conseguir desligar da empresa; Risco de diminuir ao invés de aumentar o convívio familiar; A desejada inde-pendência é limitada pela dependência com fornecedo-res, bancos, clientes, funcionários, governo; Patrimônio Pessoal e familiar correm risco por conta de garantias de empréstimos bancários; Falta de planejamento ou competência do empresário ou de seus colaboradores implica na redução significativa da renda. Enfim, vale a pena? Olhando pelo lado econômico, sim ainda é um bom negócio. Caso contrário, não teríamos tantas pes-soas investindo em negócios próprios, ao invés de dei-xarem seus recursos aplicados em imóveis ou nos ban-cos. Riscos são inerentes aos negócios. É preciso ter os pés no chão e correr riscos sim, porém calculados. Por isso é recomendável elaborar um “Plano de Negócio” e um estudo “Viabilidade Econômico-Financeira” que juntos responderão a perguntas como: Quanto dinheiro é necessário investir no negócio? Quanto será o lucro? Qual a geração de caixa? Qual o tempo para o retorno dos investimentos? Quais serão os impostos a recolher?

Esse negócio vale a pena? Existem algumas caracterís-ticas que formam o perfil do empresário de sucesso, como: é motivado pelo desejo de realizar; corre riscos viáveis, possíveis; tem capacidade de análise; sabe aon-de quer chegar; confia em si mesmo; não depende dos outros para agir, porém, sabe agir em conjunto; é firme e resistente ao enfrentar dificuldades; é otimista, sem perder o contato com a realidade. Vale mencionar que nos dias de hoje, empreendedorismo virou “moda” e sinônimo de ser empresário, que não é necessariamen-te uma verdade. Ser empreendedor significa, acima de tudo, ser um realizador. Existem empreendedores no trabalho, mesmo sendo assalariado, na faculdade, na escola, nas atividades do lar, em grupos sociais. Portan-to, empreender não significa abrir uma empresa. Muitas pessoas têm milhares de ideias todos os dias, mas ne-nhuma ainda saiu do papel. Outras, já se arriscaram, e como muitas, não conseguiram êxito e voltaram a ser assalariados, desistindo do sonho. Outras erram, acer-tam e erram novamente, abrindo e fechando empresas comprometendo seu convívio familiar e seu patrimônio. Finalmente algumas tiveram êxito, e hoje colhem frutos do sucesso. Planejar o negócio é fundamental para que o sonho de ser empresário não se transforme em um pesadelo.

Quem quer ser empresário?

Por : : Sergio A. Branco Jr. Diretor da Investplan Planejamento Empresarial

consultoria & negócios18

Page 19: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

REVI

STA

PERF

IL

Page 20: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

Por : : Paola Estevam Roque Zonta – OAB/SC 28.531Advogada no Escritório Roque Zonta Advocacia – Barra Velha

Não é de hoje a exis-tência de conflitos nas disputas pela guarda de filhos envolvendo divór-cios litigiosos, sendo muito comum nestes casos a prática de alienação parental pelos genito-res e outros familiares.A síndrome da alienação parental (SAP) é uma terminologia difundida pelo psiquiatra Richard Gardner, para caracterizar os atos do alienador – que pode ser o pai, a mãe, os avós ou até mesmo outra pessoa que exerça a guarda ou au-toridade – que culminem no afastamento da criança ou adolescente em razão da implantação de falsas memórias e denegrição da imagem do genitor alienado perante o me-nor. Aquele quem pratica a alienação chama-se alienante e aquele contra quem é feita alienação chama-se alienado. A implantação de falsas memórias é ato do alienante de incutir na criança ou adolescente situações mentirosas, inventadas, mas que, se apresentadas ao menor reiteradamente passam a se tornar reais. Já a denegrição da imagem se caracteriza pelo ato do alienante em desqualificar a conduta do genitor alienado no exercício da paternidade ou maternidade. Com o objetivo de inibir a prática de alienação parental é que foi criada a Lei nº 12.318/2010, que exemplifica alguns atos que caracterizam a síndrome, dentre eles: dificultar o exer-cício da autoridade parental; dificultar o contato do menor com o genitor; omitir deliberadamente do genitor informa-

ALIENAÇÃO PARENTAL

ções relevantes sobre a criança ou adolescente; apresentar falsa denúncia contra o genitor; mudar o domicílio para local distante sem justificativa visando a dificultar a convivência do menor com o outro genitor ou familiares, etc. Estas condutas podem ser intencionais ou não, e deverão ser averiguadas em processo judicial através de perícia psi-cológica ou biopsicossocial. Constatada a alienação parental e, de acordo com a gravidade do caso, o juiz poderá utilizar diversos instrumentos processuais para inibir ou atenuar os efeitos, como advertir o alienador; estipular multa; determi-nar o acompanhamento psicológico; determinar a alteração do tipo de guarda e até mesmo declarar a suspensão da autoridade parental.

Além da fixação destas medidas, tam-

bém poderá haver a responsabilização civil do

alienante em virtude do dano moral provocado pela alienação

parental, dano este especificamente chamado de “abuso moral” ou “abuso

afetivo”. Essa responsabilização se justifica pelo direito de compensação pelos danos mo-

rais sofridos pelo genitor alienado e pelo próprio menor que sofre a alienação. Neste sentido, o alienador também poderá ser responsabilizado criminalmente pela ofensa aos direitos fundamentais da criança e do adolescente. Por fim, é im-portante destacar que a SAP possui efeitos extremamente destrutivos sobre os envolvidos e, de acordo com a psicólo-ga Denise Maria Perissini da Silva, suas vítimas podem sofrer de “depressão crônica, incapacidade de adaptarem-se aos ambientes sociais, transtornos de identidade e de imagem, desespero, tendência ao isolamento, comportamento hostil, falta de organização, consumo de álcool e/ou drogas e, al-gumas vezes, suicídios ou transtornos psiquiátricos. Podem ser vítimas também de sentimentos incontroláveis de culpa, quando, tornando-se adultos constatam que foram cúmpli-ces inconscientes de uma grande injustiça ao genitor aliena-do”. Havendo indícios de alienação parental, o interessado deverá buscar a tutela jurisdicional do Estado através de um advogado de sua confiança, a fim de que sejam promovidas as medidas jurídicas cabíveis.

10 consultoria & negócios20

Page 21: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

REVI

STA

PERF

IL

Page 22: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

Um dos maiores pesadelos do em-preendedor é a falência. Além de representar derrota definitiva na empreitada, pode impossibilitar

acesso ao crédito e até impedir novos negócios durante a vigência do processo que, normalmente, leva muitos anos. Como este não é um tema agra-dável, pois, além das questões do dia a dia do em-preendimento, envolve também questões familiares e porque não dizer o “ego” dos envolvidos, muitas vezes o empreendedor cala-se e só busca por so-luções quando a situação já é quase irreversível. A boa notícia para quem está em dificuldades é que ninguém quer te ver falir. Fornecedores vão perder um cliente, o governo diminuirá arrecadação, pes-soas perderão seus empregos e o proprietário do imóvel não terá mais inquilino. Muitos consultores e empreendedores adotam uma metodologia sim-ples para evitar a bancarrota – “Reduzir, Renegociar e Refinanciar”. Pode parecer óbvio, mas não é tanto assim. O ser humano tem facilidade em aumentar gastos quando eleva a renda, contudo a recíproca

Minha empresa está endividada,

Por : : Sergio A. Branco Jr. – Fundador da Investplan Planejamento Empresarial Ltda.

não é verdadeira, ou seja, o ser humano tem muita dificuldade em cortar custos no caso oposto. Assim, este lapso de tempo entre a hora em que o em-preendedor deve cortar os custos e aquela em que ele aceita que deve cortá-los pode ser fatal. Uma simples planilha de fluxo de caixa pode ajudar quem estiver em dificuldades a identificar exatamente qual o tamanho do problema. Isso permitirá que se tomem ações mais objetivas, evitando soluções paliativas. Gastos com energia elétrica, comumente desperdiçada, matérias primas, salários, encargos sociais e demais insumos podem ser diminuídos ra-pidamente muitas vezes com ações simples. Priorize e negocie com os fornecedores (todos), fale a ver-dade sempre e tente parcelar, sem juros, os valores atrasados. A maioria deles aceitará essas condições, ainda mais se você tiver um bom histórico. Por isso, negocie com todas as partes sendo o mais since-ro possível. Renegociar com os bancos também é imprescindível. O que o banco menos quer é sua inadimplência, mas não inicie esta conversa sem sa-ber exatamente o que você precisa, pois você corre

o risco de apenas trocar um problema por outro. Calcule o quanto você pode pagar mensalmente re-ferente empréstimos e seja claro com o seu gerente. Tente um reescalonamento, ou seja, pagar a dívida com um prazo maior. Importante salientar que os empréstimos são armas muito perigosas que po-dem tanto acelerar a recuperação e o crescimento dos empreendimentos, como estrangular definitiva-mente o fluxo de caixa. Empreendedores em difi-culdade podem tomar empréstimos que nada con-tribuem para uma solução definitiva do problema, pelo contrário, apenas aumentam o endividamento e o desembolso mensal, pois o dinheiro captado é absorvido pelos custos não reduzidos e dívidas não renegociadas que continuam pressionando a gera-ção de caixa. Finalmente, não tenha receio ou ver-gonha! Procure ajuda profissional caso não consiga enxergar a luz no fim do túnel, pois, ações rápidas, orientadas e sinceras são ferramentas com as quais o empreendedor pode combater situações de difi-culdade financeira e tempos de crise!

há uma luz no fim do túnel???

?? ?

20 consultoria & negócios

Page 23: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

?

Page 24: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

24 tecnologia & informática

Por : : Ana Ikeda - Jornalista

Cientistas da Universidade da Califórnia conclu-íram que o uso constante de eletrônicos reduz a capacidade de crianças de 11 e 12 anos de identificarem emoções humanas. “Muitas pesso-as estão olhando para os benefícios das mídias digitais na educação, mas não são muitos que olham para os custos disso”, disse a professora de psicologia da universidade, Patricia Greenfield.

A instituição realizou um experimento com 105 estudantes do 7º ano do ensino fundamental. Do total, 51 crianças ficaram cinco dias em um acampamento sem contato com smartphones, televisão ou outra tela digital, enquanto as outras 54 mantiveram sua rotina e passaram cerca de 4,5 horas em frente às telinhas.

No início e no final do estudo, ambos os grupos foram avaliados por sua habilidade de reconhecer as emoções de outras pessoas em fotos e víde-os. Eles viram imagens de rostos felizes, tristes, bravos ou com medo, além de terem assistido a vídeos de atores, e foram pedidos para descreve-rem as emoções observadas.

No término da pesquisa, os cientistas perceberam que as crianças que ficaram no acampamento ti-veram uma melhora significativa na habilidade de ler as emoções faciais e outros sinais não verbais de sentimentos, em comparação com as outras.

“Você não pode perceber sinais não verbais de emoções de uma tela da mesma forma que identifica na comunicação face a face”, disse uma das autoras do estudo, Yalda Uhls. “Se você não praticar a comunicação face a face, pode perder habilidades sociais importantes”, completou.

Crianças de 11 e 12 anos reconheceram melhor as

emoções humanas quando ficaram sem eletrônicos

por cinco dias

Page 25: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

Edito

ra C

atar

inen

se P

ublic

idad

e e

Prop

agan

da

REVI

STA

PERF

IL

Page 26: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

Por : : Denis Marum*

26 motors sports

Na compra de carro, evite gasto extra com acessório que terá pouco usoMotoristas têm necessidades diferentes, e mesmo item não serve para todos.

Alguns vendedores aproveitam a empolgação do cliente com a compra do carro zero km para “em-purrar” serviços e acessórios pouco úteis – ou que não são indicados para todo mundo. Antes de fe-char negócio, vale a pena avaliar bem as suas neces-sidades e se informar sobre as vantagens e desvan-tagens dos itens. Se você viaja sempre e precisa de muito espaço, por exemplo, um bagageiro no teto pode ser uma ótima ajuda. Caso não seja o seu per-fil, o item só vai servir para gastar mais combustível.Há ainda acessórios e serviços que dão prejuízos a qualquer dono de carro novo. É o caso da cristali-zação, que acaba desgastando o verniz de fábrica.Veja o que considerar antes de levar itens extra:

Teto solarÉ um acessório bonito e atraente, mas pouco usa-do pela maioria das pessoas. Basta perguntar para quem o possui. É como comprar uma casa com piscina em Campos do Jordão (região de serra em São Paulo) – por mais que seja aquecida, ela acaba virando item de decoração.

BússolaNão se sabe de onde surgiu a necessidade de se instalar bússolas em carros urbanos e até de luxo. O item até teria utilidade para quem faz trilha, mas não faz sentido nos outros casos.

*Dono de oficina em São Paulo, Denis Marum é formado em en-

genharia mecânica e tem 29 anos de experiência com automóveis.

CristalizaçãoVendida como uma proteção extra da pintura, exige um polimento antes da aplicação do produto, uma ação que acaba removendo um pouco da camada de verniz. E carros novos não precisam de polimen-to. Um bom enceramento a cada dois meses já é suficiente para proteger a pintura sem causar des-gaste do verniz. A cristalização realmente renova a pintura do veículo, mas só serve para quando ela estiver opaca ou manchada.

Rack de teto ou bagageiroÉ um acessório muito útil para quem precisa de es-paço extra, como ciclistas e surfistas. O problema está em quem o mantém sobre o teto durante o ano inteiro e usa apenas nas férias. Nesse caso, só serve para aumentar o consumo de combustível. Como exerce maior resistência ao vento, o motor precisa fazer mais esforço para andar.

Capa de proteçãoUsada por motoristas para proteger a pintura contra sol, poeira, resíduos de pássaros e frutos de árvores, realmente ela cumpre seu papel – desde que o carro esteja limpo. Se você colocar a capa sobre a pintu-ra empoeirada ou úmida, poderá causar pequenos riscos e manchas que deixarão, no longo prazo, a pintura feia. Muitas pessoas compram o acessório, mas ele acaba pouco usado, pois nos centros urba-nos não é fácil manter o carro limpo.

Engate traseiroEle deveria ser usado para reboque de carretas, bar-cos e motos, mas acaba servindo, infelizmente, para proteger a pintura do para-choque traseiro. Aquela “bola assassina” é responsável por vários acidentes com pessoas que circulam atrás dos carros e não a enxergam. Além do peso desnecessário, em coli-sões traseiras o engate pode danificar o assoalho do porta malas onde geralmente é fixado, gerando um custo de reparo muito maior do que a substituição e pintura de um para-choque.

Película antivandalismoEla oferece mais resistência ao vidro contra agres-sões externas, mas não blinda o carro e não pos-sui resistência a arma de fogo. Em casos extremos, se um vândalo continuar chutando o vidro depois que ele se estilhaçou, possivelmente terá acesso ao interior do veículo, pois o vidro quebrado grudado na película sairá da canaleta que o sustenta e cairá sobre os bancos.

Líquido antifuro do pneuÉ um líquido injetado através do bico de ar que tem por objetivo vedar a saída desse ar caso o pneu seja perfurado por algum objeto pontiagudo. É um produto interessante para centros urbanos, onde a velocidade média é baixa. Na estrada, esse líquido girando em alta velocidade pode provocar o desba-lanceamento do conjunto roda/pneu, ocasionando a trepidação do volante de direção.

Page 27: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

REVI

STA

PERF

ILRE

VIST

A PE

RFIL

Page 28: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

200 mil reais, sendo que é possível comprar mais de uma fração da mesma casa.Apesar do custo de aquisição ser baixo, por outro lado o proprietário paga uma taxa mensal de manutenção por 12 meses, mesmo usando a casa em apenas um deles.No caso do Quintas Residence, os proprietários pagam uma taxa mensal de 750 reais (o equivalente a 9 mil reais por ano) à empresa responsável pela manutenção das ca-sas, a Nobile Hotéis. Ela é encarregada não só pelos serviços de condomínio, como pela faxina e conservação da casa, realizando, por exemplo, eventuais reposições de móveis ou tomando me-didas cabíveis caso um dos donos faça mau uso do imóvel. Como o custo anual de 9 mil reais não é de se ignorar, é importante incluir essa despesa na conta na hora de avaliar os prós e contras da compra fracionada. Para o empresário paulistano Ricardo Rui de Carvalho Reis, dono de uma fração de uma das casas do Quintas Resi-dence, a taxa de 750 reais não incomoda.“É o custo do conforto, de ter preocupação zero com uma casa com piscineiro, jardineiro, etc. Eu poderia comprar uma casa menor em São Paulo, mas estaria fadado a usar sempre a mesma casa e me preocuparia com problemas de manutenção, mas no meu caso quando eu chego a casa está perfeita”, comenta o proprietário.

Rodízio

No sistema de posse fracionada, os proprietários fazem um rodízio de uso de forma que a casa seja revezada du-rante os períodos de alta temporada.Franklin Mira explica que no Quintas Residence existe uma escala de prioridade: em um ano um proprietário pode ter prioridade 1 na escala, usando a casa na virada do ano, por exemplo, mas no ano seguinte ele volta ao fim da fila. A organização desse rodízio fica a cargo da Odebrecht.Esse é outro ponto importante a se avaliar: considerando

28 mercado imobiliário

Por : : Priscila Yazbek - Jornalista

Modelo de posse fracionada permite comprar frações de imóveis de luxo por preços acessíveis

Que tal ser dono da casa na praia dos seus sonhos gas-tando apenas 200 mil reais? Pode parecer mais um sonho, mas na verdade essa é a proposta de um modelo de com-pra ainda pouco conhecido no Brasil, a posse fracionada. Basicamente, ele funciona da seguinte forma: diferentes compradores adquirem uma fração de um bem dividindo sua posse e o direito de uso.Presente no mercado europeu e americano há mais de 20 anos, no Brasil a compra fracionada é mais difundida entre bens de luxo como helicópteros, jatinhos e iates, mas está começando a ser desbravada pelo mercado de proprieda-des de veraneio. Os principais chamarizes da posse fracionada são: a chan-ce de ser dono de um bem que você não seria capaz de pagar sozinho e a possibilidade de pagar pelo imóvel um valor compatível ao uso que você faria, sem pagar o preço cheio por um imóvel que será usado poucas vezes por ano.“São imóveis voltados a compradores de alto padrão que gostariam de ter uma casa de veraneio, mas sabendo que não vão usá-la 12 meses ao ano, e se muito em 15 dias de férias, em vez de gastar 3, 4 milhões de reais para usar a casa por um mês, compartilham a casa para imobilizar menos capital”, comenta Alex Strotbek, consultor especia-lizado em novos negócios no mercado imobiliário.

Exemplo real

Um dos exemplos de empreendimento que já oferece a posse fracionada no Brasil é o Quintas Private Residences, da Odebrecht Realizações Imobiliárias, localizado em Sauípe, na Bahia.Conforme explica Franklin Mira, diretor de marketing e comercial da Odebrecht Realizações Imobiliárias, as casas são divididas por 12 proprietários que podem usar o imó-vel por quatro semanas a cada ano. E os imóveis seguem um padrão: possuem cerca de 400 m²; já vêm mobiliados (até roupa de cama é incluída); custam aproximadamente 2 milhões de reais; e as frações são vendidas por cerca de

que 12 pessoas podem dividir uma casa, o proprietário pode conseguir passar o Réveillon na casa apenas uma vez a cada 12 anos.

Diferenças importantes em relação à posse comum

Não existe uma lei que enquadre a modalidade de compra fracionada de imóveis na legislação que regulamenta a com-pra convencional de imóveis. Assim sendo, a compra das frações é feita por meio de um contrato de concessão real de direito de uso, previsto pelo artigo 1.255 do Código Civil.No caso da Odebrecht, o contrato prevê a concessão de uso da propriedade por 100 anos. Durante esse período, o proprietário de uma fração pode transmití-la por herança, vendê-la ou ainda alugá-la e terá que declará-la no seu im-posto de renda, assim como outro imóvel qualquer. O uso limitado a 100 anos é outro ponto de atenção, uma vez que, se o proprietário ficar com o imóvel por cinco anos e quiser vendê-lo, ele será vendido com o direito de uso de 95 anos, perdendo 5% de uso total.Ao comprar uma fração também é preciso redobrar a atenção aos detalhes do contrato que define as regras de uso compartilhado do imóvel. Ele também alerta que é comum que novos modelos de negócio - como foi o caso do investimento em unidades hoteleiras -, atraiam empresários que desejam se aventu-rar, mas que ainda não têm experiência prática no modelo. Como resultado, são realizados contratos falhos que po-dem gerar problemas para os investidores. “É muito importante que o comprador saiba com quem está fazendo negócio, se informando sobre a empresa com a qual será realizado o contrato de compra. Se ela ti-ver tradição de mercado, o negócio com certeza será mais seguro”, diz Strotbek.

Como comprar umimóvel de luxo gastando apenas

R$ 200 mil

Page 29: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição
Page 30: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

30 ambiente & decoração

Por : : Janete Krueger - Arquiteta

As tendências estéticas e visuais andam sempre juntas, sendo que moda e decoração seguem li-nhas semelhantes no quesito cores, inspiração, te-cidos, desenhos e desta forma se complementam. São duas formas de expressão, sendo uma da casa e a outra das roupas, mas de qualquer forma am-bas expressam o estilo de cada pessoa, de cada in-divíduo. A sociedade busca mudanças, tendências e cada qual quer se diferenciar do outro, no entan-to muitos se tornam reféns de moda e tendências perdendo assim sua identidade.Quando falamos em decoração buscamos através de cores, tecidos, móveis e acessórios, a expressão que um ambiente deve transmitir ao seu morador ou usuários. Decorar um ambiente ou uma casa não é simplesmente encher o espaço de móveis copiados de revista ou então comprar tapetes ca-ros, mas sim trazer aconchego e harmonia.Na hora de pintar a casa aposte em cores claras para ambientes de descanso e algumas paredes com cores vivas nos espaços sociais. Tetos não

Dicas para sua

Page 31: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

31ambiente & decoração

precisam ser sempre brancos, no entanto esta re-gra não vale para casas com pé direito muito baixo. Aplicar efeitos decorativos deixa o espaço mais acolhedor. Se não souber o que escolher utilize as cores curinga – branco, preto, marrom e cinza – que a chance de errar é pequena.Para personalizar um espaço pode-se utilizar ob-jetos versáteis, que expressam o estilo de vida do morador, como por exemplo, colocar os livros em uma estante da sala, utilizar espelhos na área de

alimentação ou expor peças trazidas de viagens, bem como fotografias estilizadas dos moradores, que podem ser utilizadas como quadros.Em pequenos espaços não misture muitas cores e no caso do piso procure utilizar o mesmo em todos os ambientes, ou ao menos do mesmo tom, pois desta forma irá conseguir uma unicidade do espa-ço, além deste parecer maior. Os móveis também devem ter medidas enxutas para não se tornarem obstáculos no ambiente.Objetos de família ou de uma viagem podem ser perfeitamente integrados a uma decoração contemporânea, sendo que esta peça fica como destaque, ideia esta já utilizada desde os anos 60, onde a arte conceitual tem como uma das propos-tas a aplicação de um objeto qualquer fora do seu contexto original.Estas foram algumas dicas e ideias do mundo da decoração e dos conceitos da sociedade contem-porânea, mas sempre aposte no seu bom gosto e na dúvida procure orientação profissional.

Page 32: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição
Page 33: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição
Page 34: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

saúde & bem-estar34

Por : : Dra. Michelle Christine BosiCrefito 10 46891-F | Fisioterapeuta da Clinica Humana

A técnica é indicada para problemas no sistema músculo-esquelético que causam dores ( cervicalgias, lombalgias, dores no ombro, joelho, tornozelo, cabeça, hérnias de disco e ciáticas), alterações de sensibilidade e limitações articulares (perda de movimento).

O principal diferencial é a utilização somente do tratamento manual, com extrema eficácia e sem a utilização de medicamentos e de processos cirúrgicos.

O tratamento não possui contra-indicações: crianças, bebês, idosos e gestantes podem utilizar a técnica.

É um tratamento para problemas nos ossos, músculos e articulações que promete a cura de males como hérnias e dores nas costas sem remédio nem cirurgia. Parece mentira, mas existe.

O tratamento consiste, basicamente, na estimulação manual dos tecidos (articulações, músculos,tendões, fáscia, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático), com técnicas específicas, que incluem massagens e outros exercícios que podem aumentar a capacidade de recuperação do organismo de forma natural.

A osteopatia é uma Técnica reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Cofito) e só pode ser exercida por um Fisioterapeuta formado e com pós-graduação nesta técnica específica.

O tratamento começa com uma avaliação minuciosa do paciente, portanto as técnicas selecionadas e a evolução é totalmente individual entre os pacientes com a mesma queixa.

No início o paciente passa pela intervenção uma vez a cada 7 ou 15 dias. Com a melhora do quadro clínico, o tempo entre as sessões pode ficar mais espaçado.

Page 35: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

REVI

STA

PERF

IL

Page 36: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

Por : : Cristiane Rodrigues - Jornalista

36 beleza & estética

Produto é escolhido por atrizes, modelos e apresentadoras para eliminar a oleosidade.

Na correria do dia a dia, nem sempre é possível lavar e secar o cabelo com aquela tranquilidade. Por isso, alguns produtos vêm ganhando espaço nas bolsas e nos banheiros das famosas. Trata-se do xampu a seco, capaz de higienizar os fios sem água e eliminar a oleosidade do couro cabeludo. Especialistas falam sobre as diferentes versões do cosmético e sugerem atenção ao uso exagerado.As modelos Aline Weber e Barbara di Creddo não abrem não do xampu a seco. Segundo elas, o produto, que não sai da bolsa, deixa o cabelo com aparência de limpo e ajuda a dar “aquele” volume. Dani Monteiro também atesta a eficiência do cosmético para quem têm oleosidade intensa. “O cabelo fica com outra cara e não precisar lavar duas vezes ao dia, caso tenho uma festa à noite”, ressalta a apresentadora. A dermatologista Leticia Castagna, que atende Fernanda Vasconcellos e Silvia Pfeifer, afirma que

o xampu seco não faz mal para o couro cabeludo nem para os fios, assim como o talco - o preferido de Joana Balaguer para disfarçar a oleosidade. “Eles agem de forma bem semelhante, absorvendo as gotículas de gordura, dando, assim, aspecto de cabelo limpo. São ótimos coringas para uma emergência, mas não devem ser substitutos do xampu normal. A cabeça precisa ser lavada pelo menos três vezes por semana”, indica a médica, que recomenda lavar os cabelos com xampu anti-resíduos a cada 10 ou 15 dias. O hairstylist Marcio Mello, do salão Éclat, lembra ainda que existem duas versões do produto: uma em creme e outra em spray. “Para a raiz mais oleosa, o tipo mais comum entre as brasileiras, recomendo o spray. Os cremes deixam o cabelo mais pesado, e o efeito dura menos”, explica o profissional, que já usou talco na raiz dos cabelos de noivas para manter o penteado impecável a noite toda e sem oleosidade.

No mercado não faltam opções. Alguns são vitaminados e ajudam a hidratar os cabelos.

Veja uma lista de benefícios:

: : Dá volume na raiz para quem tem cabelos finos: : Deixa o penteado firme e mais natural, sem a

necessidade de usar gel ou laquê: : Tira o frizz dos cabelos e ajuda a pentear aqueles

fios novinhos e curtos da franja: : Deixa os cabelos perfumados por 24 horas

: : Ajuda a criar textura matte nos cabelos pintados. : : Além de tirar o brilho, deixa a aparência da cor

dos cabelos mais natural.

Page 37: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

REVI

STA

PERF

IL

Page 38: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

38 corpo & fitness

Por : : Ana Vera Schumann - Jornalista

Conheca 5 aplicativos que vão ajudar na sua dietaContagem de calorias, informações nutricionais, verificação de peso e gordura. Veja qual aplicativo combina mais com você

Veja abaixo os aplicativos selecionados por Caroline e Karina para ajudar na sua dieta.

O MyFitnesspal é um contador de calorias. Com ele você registra suas re-

feições, acompanha as calorias ingeridas e o que ainda pode consumir. Além disso, traz um gráfico sobre a qua-lidade da sua alimentação e permite adicionar amigos pelo Facebook. MyFitnesspal é gratuito e está disponível para iOS e Android.

Tecnonutri Com o Tecnonutri você registra suas refeições e acompanha quan-tas calorias consumiu no dia, se já atingiu a quantidade diária de nutrientes ou exagerou na gordura.O aplicativo ainda calcula a quantidade de água que você deve to-mar e disponibiliza uma tabela nutricional de 2 mil alimentos.Tecnonutri é gratuito e está disponível para iOS e Android.

Dieta e Saúde O aplicativo mede a quantidade inge-rida de calorias por meio de pontos. Uma tabela com diversos alimentos,

até com marcas de produtos, diz ao usuário o número de pontos correspondentes dos alimentos. É preciso in-formar o peso e a altura para que o aplicativo recomende a pontuação diária. Dieta e Saúde é gratuito e está disponível para iOS , Android e Windows Phone.

Precisa de uma força extra para pegar firme na dieta? Muitas empresas estão criando aplicativos completos para que ninguém exagere naquele pedaço de bolo.

“Os aplicativos são aliados para quem precisa iniciar uma reeducação alimentar”, ex-plica a nutricionista Caroline Cunha, especialista nutrição clínica e esportiva, de São Paulo. Muitos aplicativos trazem informações importantes para a mudança de hábitos alimentares. Indicam alimentos saudáveis, dão dados nutricionais e calóricos e estimam as calorias e a quantidade de água a serem ingeridas por dia. “O paciente acaba tendo noção dos alimentos que precisa ingerir no dia a dia para melhorar a saúde”, comenta Caroline. O resultado do uso dos aplicativos acaba sendo positivo. “Muitos relatam que aumentaram a ingestão de água através de aplicativos que alertam que já era hora de beber água novamente”, relata Caroline. Ela indica aos seus pacientes, que costumam passar muito tempo em jejum e sem beber água, programas que avisam o momento certo de comer (a cada 3 horas) e de beber água.

O ideal, segundo ela, é também consultar um nutricionista. Ele vai avaliar a real necessi-dade do indivíduo, as suas rotinas e possíveis intolerâncias ou alergias alimentares. Com isso, monta um plano alimentar voltado especificamente para cada pessoa.De acordo com a nutricionista Karina Sobhie, de São Paulo, esses aplicativos precisam ser usados com cautela. “Oriento aos pacientes para que sempre escutem um pro-fissional e não apenas o aplicativo. Podem usá-los para tirar dúvidas, mas para nunca substituir um pelo outro”, comenta.

Guia NutricionalO aplicativo fornece informações nutricionais sobre mais de 400 alimen-tos. Traz dicas de alimentação diária e uma lista de problemas causados pela falta de certos nutrientes.Guia Nutricional é gratuito e está disponível apenas para Android.

Minhas Receitas LightO aplicativo é um livro de receitas que oferece várias receitas light e diet. O cardápio é dividido em massas, bolos, carnes e saladas. O programa é sempre atualizado e o usuário ainda pode compartilhar as receitas pore-mail. Minhas Receitas Light é gratuito e está disponível para iOS, An-droid e Windows Phone.

´

Page 39: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

REVI

STA

PERF

IL

Page 40: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

moda & estilo40

Deixe sua alma brasileira aflorar, o nosso pais está na Moda!

É o que comprovam ruas e passarelas, onde estão todos desfilando peças cheias

de cor e tropicalismo.

São flores, folhas, frutos nativos do nosso país fazendo sucesso mundo a fora!

As mulheres podem abusar da elegância e versatilidade, podendo estar bem vestida no seu dia a dia e a noite.

Page 41: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

Para os pequenos, tanto as meninas e os meninos incluam acessórios, para deixar o modelito ainda mais estiloso!

moda & estilo 41

Agora é entrar de cabeça e abusar desse clima que está apenas começando!

Page 42: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

Por : : Dra. Kathia Marcela Donansan Psicóloga Clínica - CRP 12/01066 - da M.C Donansan

comportamento & atitude42

Por mais que tentamos esconder nossos monstros, somos todos capazes de raiva, inveja, preconceito, medo, ciúme, ganância - é humano - um lado sombrio e um lado luminoso, as emoções negativas também existem. A mesma pessoa que é capaz de generosidade e de amor poderá ser capaz também de sentir ciúmes e inveja.Porém a nossa consciência não sabe disso. E ela não sabe lidar muito bem com alguns de nossos impulsos e pensamentos ruins ou negativos, e alguns desses nos são tão assustadores que a gente varre pra debaixo do tapete, fazendo de conta que eles não existem mais. Mas eles continuam a existir, só que agora na “sombra” e continuam a crescer. A sombra é como um porão, onde jogamos tudo o que não queremos que as pessoas saibam a nosso respeito, coisas vergonhosas, difíceis de admitir, inaceitáveis até para nós mesmos. E nunca mais voltamos lá naquele lugar sombrio, empoeirado, cheio de ratos, teias de aranhas, escuro e assustador.

As emoções negativas que ficam lá neste porão são extremamente desagradáveis e aflitivas e quando conseguem sair, nos roubam a paz, nos causando sofrimento. Muitas vezes não sabemos o que fazer com a raiva, inveja, ciúme, preconceito, que podem além de machucar a nós mesmos, machucar também os que estão a nossa volta. Como impedir que nossos “monstros” internos nos façam sair por aí desgovernados, verdes de raiva como o Hulk?Só tem um jeito. Prestar atenção neles. Fácil não é. Mas negar nossos sentimentos ruins e empurrá-los a força

para o porão escuro e sombrio por medo de enfrenta-los é como não ir ao médico por medo do diagnóstico. A doença não vai desaparecer só porque você não compareceu a consulta.

Assim como as crianças choram quando querem atenção, eles não gostam nada de ficar lá abandonados e fazem um barulho enorme para que a gente preste atenção neles. E de vez em quando, mesmo sem a nossa permissão eles saem do porão e nos surpreendem se infiltrando em nossas ações. Isso acontece quando você está normalmente calmo e equilibrado, e de repente se pega gritando com os funcionários, ou a pessoa mais dócil e querida tem um acesso de ira. Como psicóloga, em minha prática clínica costumo dizer que a pessoa ficou “possuída pelo sentimento” pois este sentimento negligenciado lá no porão por anos a fio, foi ganhando vida própria e quanto mais reprimido, quanto mais abandonado e deixado de lado, maior e mais forte ele se tornará, e quando ele escapar, com certeza irá tomar conta da pessoa como um todo, e ao longo de mais de 20 anos da minha experiência clínica eu já ouvi de pacientes “era como se não fosse eu”, “como que eu pude fazer aquilo”, “não me lembro de ter feito isso”, “eu não estava em mim”, “não vi se o sinal estava aberto quando eu atravessei, eu podia ter morrido” etc..

Assim como a dor aponta para que há algo de errado no corpo, as emoções negativas apontam para questões que nos afetam de maneira mais profunda e que podem

nos parar, através de doenças como uma depressão, uma síndrome do pânico, uma anorexia, abusos diversos (comidas, drogas, jogos de azar) e outros transtornos que tiram a paz, a qualidade de vida e trazem os “demônios do porão” à superfície de forma constante de modo que eles não vão querer mais ir embora.

O que fazer então? Como fazer? Bom, além é claro de se debruçar sobre você mesmo e buscar se auto conhecer, existem outras possibilidades que brevemente poderemos citar aqui, vejamos: não permita que o mal do outro provoque o seu mal, você já tem as suas neuroses, não pegue pra si as do outro, o que é do outro fica com o outro, “aqui comigo é meu, eu resolvo”, “lá longe não é meu, SOLTA, isso não te pertence”, mais atenção aos seus sentimentos, responsabilize-se, não julgue, aprenda a perdoar-se você também erra, fale na primeira pessoa do presente, eu penso, eu sinto, eu percebo, não diga “eu acho”, acha por quê? Não tem certeza? Foque no momento presente, o futuro irá te trazer ansiedade e o passado te trará angústia. Fique, seja presente. Não há nada lá que seja melhor que o aqui e o agora. O improvável sempre pode acontecer. Sofrimento só se supera enfrentando. Busque ajuda profissional, você não precisa superar tudo sozinho.

Page 43: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

REVI

STA

PERF

IL

Page 44: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

social & eventos44

Imagens : : Studio M

E começaram os preparativos dos 15 anos da Amanda que acontecerá no mês de Outubro!

Com a presença de seus pais Marcelo Peres e Daniella Lohmeyer Peres e de seu irmão Marcelo Henrique Peres foram feitas com muito amor, carinho e alegria essas

imagens da linda Amanda.

Fotos realizadas em Itajaí/SC pelo fotógrafo Lisandro Marquesi.

Ensaio Externo de

Page 45: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

social & eventos 45

Page 46: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

guia gastronômico46

Av. Itajuba, 2235, Itajuba Fone: 3456.5006

Barra Velha

Face: Samuraii Itajuba

Snooker PubRua Bernardo Aguiar, 92, Centro

Fone: 3446.0898Barra Velha

Espaço para eventos

O Restaurante Lindomar trabalha com diversas variedades de refeição: carnes nobres, massas e frutos do mar. O Festival de Sopas e Massas acontece todas as sextas feiras a partir das 19:30, aproveitando assim o clima mais ameno da estação!

O Restaurante também é muito conhecido pelo seu sistema de buffet livre nos almoços de quarta a domingo. Um destaque ao buffet de domingo que é muito especial, aonde salmão e linguado se fazem presentes para alegrar o paladar.

Quem procura algo especial para um jantar aconchegante, encontra aqui, temos de quarta a sábado a partir das 19:00 horas nosso serviço A La Carte, com muitas opções de pratos para toda a família, afinal nada melhor que um ótimo jantar para confraternização.

Festival de Sopas: sexta-feira a partir das 19:30 Almoço (Buffet Livre): de quarta a domingo das 11:30 as 15:00 / todos os dias na alta temporadaJantar (A La Carte): de quarta a sábado a partir das 19:00/ todas as noites na alta temporada

UM MAR DE OPÇÕES

Rua Pedras Brancas, 149, Itajuba Fone: 3457.6871

Barra Velha

Espaço para eventosAberto de Segunda a sábado Face: Sinestesia Sentidos e Paladares

Av. João Sacavem, 959 sala 01, CentroFone: 3319.2133

Navegantes(atrás do posto nova era)

Av Antonio Joaquim Tavares, 970Fone: 3345.5530

Penha

www.restaurantelindomar.com.br

Page 47: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição
Page 48: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

arte & cultura48

PERFIL indica:

12 anos ESCRAVOBaseado em uma história real, o filme acompanha um cavalheiro, nortista negro, livre e letrado, nos Estados Unidos de 1841, alguns anos antes da abolição oficial da es-cravatura. A trama segue o respeita-do homem em seu cotidiano com a família, até que, enganado por uma oferta de trabalho, ele é aprisionado e levado ao sul escravagista, ilegal-mente. Começam então os 12 anos

Diretor: Steve McQueen Elenco: Chiwetel Ejiofor, Michael

Fassbender, Benedict Cumberbatch Nome Original: 12 Years a Slave

Ano: 2014Duração: 2h13min

País: EUAClassificação: 16 anos

Gênero: Drama, Histórico

Um romance irresistível,

Autor: Grissom, KathleenEditora: Arqueiro

Categoria: Romance, Família

Aos 7 anos, durante a travessia da Irlanda para os Estados Unidos em busca de uma vida melhor, Lavinia perde os pais e acaba sendo separada do irmão. Ela é levada pelo capitão James Pyke para sua fazenda na Virgínia.Lá, fica sob os cuidados de Belle, uma escrava mestiça, filha ilegítima do capitão. Não demora muito até que Lavinia se habitue completamente à rotina da cozinha e seja abraçada pela família de escravos formada por Mama Mae, Papa George e seus filhos, biológicos ou de consideração.

No entanto, mesmo contra a sua vontade, sua pele clara acaba afastando Lavinia das pessoas que mais ama. À medida que cresce, ela começa a ser aceita na casa-grande e a se envolver cada vez mais com a família dos proprietários, tornando-se funda-mental para a esposa do capitão, que luta contra a dependência do ópio. Dividida entre dois mundos, entre a escravidão e a liberdade, ela verá sua lealdade questionada. Qualquer que seja sua escolha, ela trará muitas consequências para a vida de todos.Escravas de coragem é um romance tocante que vai fazer você repensar o verdadeiro significado da família e dos laços que unem as pessoas.

com suas mensagens de certo e errado, de família e esperança.”– San Francisco Book Review

PERFIL indica:

de agruras do título.O diretor reuniu um elenco fantástico, que inclui Benedict Cumberbatch, Paul Dano, Paul Giamatti e Brad Pitt, mas é Chiwetel Ejiofor quem tem aqui o papel de uma vida. Ele vive Solomon Northup, o vitimizado autor da biografia que inspira o filme, com intensidade equi-librada. A maneira que ele encontrou para interpretar o homem que coloca de lado seu orgulho, de forma a seguir

vivendo em direção à efêmera liberdade que lhe foi roubada, é comovente em todos os momentos - dos mais contidos aos de frágil explosão. Ele não é um he-rói, no entanto, tem um dentro de si.O terceiro filme de McQueen não ape-nas é seu melhor até aqui, mas um dos melhores dramas já realizados sobre algo que, quase 200 anos depois, segue lamentavelmente tão atual.

Page 49: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

REVI

STA

PERF

IL

Page 50: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

REVI

STA

PERF

IL

Page 51: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

REVI

STA

PERF

ILRE

VIST

A PE

RFIL

Page 52: Revista PERFIL Navegantes - 14a. Edição

REVI

STA

PERF

IL