Revista PIB

24
Revista PIB Primeira Igreja Batista de Curitiba 31 de outubro de 2010 | Edição 44

description

Revista PIB

Transcript of Revista PIB

Revista PIBPrimeira Igreja Batista de Curitiba

31 de outubro de 2010 | Edição 44

ÍNDICE

EXPE

DIE

NTEDireção de Comunicação Albert Martins Oliveira Filho Secretaria Geral Tânia Regina

Plaza Machado dos Santos Redação Beyvi Martins • Kelly Oliveira Projeto Gráfico e Direção de Arte Israel Trancoso Lessak Capa Wesley Senna Diagramação Priscila Santos Revisão Ismael Carrenho Merli Impressão e Acabamento Gráfica Capital

REVISTA PIB | Ministério de ComunicaçãoContato (41) 3091-4321 | [email protected]

Primeira Igreja Batista de CuritibaContato (41) 3091-4347 | www.pibcuritiba.org.br

Rua Bento Viana, 1200 - Batel | Curitiba, PR | CEP 80240-110Atendimento de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h

03EM FOCO

CONHECENDO A PIB 04

05CHAMADO EM AÇÃO

06VIDA CRISTÃ

07VIDA EM CÉLULAS

ANOTAÇÕES 08

09HOMENS

10DESTAQUE

16MULHERES

17EDUCAÇÃO CRISTÃ

FALANDO NISSO 18

ACONTECE NA PIB 19

NESTA SEMANA 21

23CLASSIFICADOS|ANÚNCIOS

Nossa vida é feita de fases: infância, adolescência, juventude, fase adulta e depois alcançamos a maturidade.

Quando crianças desejamos ser jovens, quando jovens deseja-mos ser adultos e assim continua. Todos já sentiram e sonharam com isso, mas para alguns o grande medo é envelhecer.

Vivemos num tempo em que a imagem é algo de extremo valor em nossa sociedade. O Brasil é o 3º país que mais realiza cirur-gias plásticas no mundo, segundo levantamento divulgado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps). No ranking, nosso país perde apenas para os Estados Unidos e China, que ocupam, respectivamente, 1º e 2º lugar. Essa busca exacerba-da não é apenas pelo poder da beleza, mas para frear o envelhe-cimento e assim tentar se manter jovem.

Mulheres e homens tentam fugir da realidade e do ciclo normal da vida, e por causa de um conceito tão fútil ignoram a verdadeira beleza que há quando alcançamos a maturida-de. Muitos se sentem feios e inúteis quando chegam nesse período que vem acompanhado da aposentadoria. Alguns se entregam às poltronas de suas casas e ficam presos às lem-branças do passado, esquecendo que ainda estão vivos. Outros gastam seu dinheiro tentando apagar as rugas que carregam episódios marcantes de suas vidas.

Essa é a realidade que nos cerca, mas nesta edição especial, você vai descobrir por meio das matérias como há beleza e vida após a aposentadoria. Essa é a linha de chegada para a desaposentadoria não só em relação ao trabalho, mas a sonhos e novas perspectivas.

A todos uma boa leitura!

Kelly Oliveira

Redação

EDIT

OR

IAL

ESPECIAL IDOSOS 11

2 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 31 de outubro de 2010

03EM FOCO

CONHECENDO A PIB 04

05CHAMADO EM AÇÃO

06VIDA CRISTÃ

07VIDA EM CÉLULAS

ANOTAÇÕES 08

09HOMENS

10DESTAQUE

16MULHERES

17EDUCAÇÃO CRISTÃ

FALANDO NISSO 18

ACONTECE NA PIB 19

NESTA SEMANA 21

23CLASSIFICADOS|ANÚNCIOS

“A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para frente.” (Soren Kierkergaard)

“Quero trazer a memória aquilo que me dá espe-rança” Jeremias (Lm 3.22)

Pedagogo e escritor cristão, Rubem Alves via-java certa vez em pé, num metrô superlotado. Como de costume, observava as fisionomias alheias ao seu redor, pois sempre gostava de encontrar nos olhares das pessoas motivação para suas crônicas.

Foi assim que seu olhar se encontrou com os de uma moça sentada que sorria para ele, simpática, oferecendo-lhe o lugar. Rubem Alves cai em si e se dá conta de que a moça, ao olhar para ele, com certeza lembrou-se do avô, talvez distante e, comovida, oferece-lhe o assento. “É, estou ficando velho... “ diz de si para si. Que coisa!

Fato banal, constatação corriqueira? Talvez. A gente nem se apercebe mas os dias correm, os anos passam e vão lentamente deixando suas marcas, em uns mais visíveis, em outros nem tanto.

Que sentimentos vêm ao seu coração quando você tem uma experiência assim, de constatação de que está envelhecendo? conformismo? tristeza? indiferença? ou gratidão e reconhecimento de que a vida é dom de Deus?

Gostariamos de lembrar de que ser idoso, tem algo sugestivo, garantido pela própria etimologia do termo: Radical “id”=passado e Sufixo “oso”= que tem a característica de. Idoso tem passado, tem legado a compartilhar, tem história prá contar e canções prá cantar...

Neste contexto de acolhimento preparamos o

culto desta manhã. As canções, carregadas de sen-

tidos e significados, foram escolhidas por nossos

irmãos na maturidade com a intenção de compar-

tilhar o que são com quem amam.

Privilégio nosso ouvir os músicos desapo-

sentados Amorese, Hélen, Hermes, Maria Lucia e

Themistocles numa parceria com jovens visionários

na banda, bem como receber o tataravô Saulo e sua

família orando por nosso país. Em meio aos desafios

da vida, ouviremos o testemunho da nossa Taninha,

tendo enfrentado um câncer a 3 anos, atualmente

campeã paranaense de tênis.

Que neste culto festivo entre familiares,amigos

e irmãos, nos encontremos nas canções da trilha

sonora desta geração que caminha pela fé. Geração

que em Cristo, se “desaposenta a cada manhã” com

um som de graça e esperança nos convidando a re-

significar com eles nossa jornada, convictos de que

“Deus nos mostrará um caminho a seguir, em nosso

viver atuará, nossos olhos abrirá. Deus nos guiará jun-

to a Si ,nos conservará em todo tempo com amor, Deus

nos guiará, Deus nos guiará...”

Caminhando e cantando como quem sonha.. por Elly Claire e Érika Checan

EM F

OCO

3Primeira Igreja Batista de Curitiba | 31 de outubro de 2010

Um Ministério que promove ações intencionais junto as pessoas idosas (60 anos ou mais), priori-zando relacionamentos e encontros consigo, com o outro e com Deus. Este é o propósito do Ministério de Idosos da PIB Curitiba. “O ministério estimula o desenvolvimento biopsicosocial e espiritual, tendo a Bíblia Sagrada como manual de vida. Oportuniza o en-volvimento de voluntários, familiares e comunidade local em experiências intergeracionais, proclamando o Reino de Deus”, informou a ministra Érika Checan.

Entre os principais objetivos do ministério, destaca-se a oportunidade de formação e fortaleci-mento de amizades e o desenvolvimento do compa-nheirismo; criar espaços para compartilhar e valorizar experiências vividas e incentivar novos projetos e re-alizações; resgate da autoconfiança, do seu valor para Deus, para consigo e com o próximo; compreensão do processo de envelhecimento: perdas e ganhos, conquistas e autoaceitação; possibilitar o aprendiza-do de novas habilidades, manuais e outras, amplian-do o interesse pelo mundo em sua volta; incentivar o exercício da cidadania e o conhecimento das leis, políticas públicas, direitos e benefícios voltados à terceira idade; criar oportunidades para realização de passeios, viagens e excursões; proporcionar capacita-ção física e recreativa através de atividades socializa-doras, lúdicas e culturais, entre outras.

Aproximadamente 100 idosos se reúnem toda quarta-feira, à tarde. Eles almoçam juntos, participam dos ensaios do Coro da Maturidade, do culto , das células simultâneas e oficinas específicas. Mas não páram por aí, “Além dos idosos, contamos com uma equipe de 38 voluntários que participam semanal-mente do Ministério”, comentou Érika.

Quanto aos idosos que não podem vir à igreja, o Ministério de Visitação e diáconos ministram em suas casas o cuidado pastoral.

Desaposente-se, Canções de Fé, Terceira Idade com Saúde de Primeira, Cardápio da Vida, Justiça em Tempo e Talentos da Maturidade são alguns projetos que o Ministério promove. Informações: 3091.4327 / [email protected] / www.pibcuritiba.org.br/idosos.

Idosos em Ministériopor Beyvi Buganha Martins

Alguns Desafios e sonhos...

- oferecer transporte e/ou carona solidá-ria que favoreça a participação dos idosos nos cultos, pois mesmo não sendo neces-sário pagar passagem, muitos moram dis-tantes e chegam ao Batel com dificuldade, especialmente nos domingos;

- produção de mídias de discipulado para idosos, documentário e músicas;

- idosos conhecendo a Jesus, e viven-do sua vida plena. (batismos e integra-ção na igreja local);

-produção de mídia com conteúdo para discipulado e cursos voltados para desen-volvimento bíblico e espiritual do idoso, bem como músicas e documentários;

-familiares de idosos se convertendo e/ou assumindo compromisso com Cristo e Sua igreja;

-ampliação da equipe ministerial e par-ticipantes do Ministério;

-novos espaços de atuação voluntá-ria e/ou remunerada do idoso na igreja e na sociedade;

-casa lar do idoso;-novas parcerias que viabilizem estudo

de música, artes, lazer, faculdades abertas;- faculdade aberta para 3ª idade em

cursos de teologia, ministério, missões e liderança cristã, entre outros;

-ter a academia ao ar livre no espaço da nossa igreja.

CON

HEC

END

O A

PIB

4 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 31 de outubro de 2010

Alegria. Este é o sentimento dos oito inte-grantes da viagem missionária que foi realizada na Itália e na Espanha. Para o Pr. Marcílio, coorde-nador do grupo, “ver a conversão de pessoas e a alegria dos missionários visitados foi gratificante e muito abençoador”.

Ensinar é um mandamento: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que lhes ordenei.”(Mt. 28:18-19). Este grupo durante 26 dias (10/09 a 06/10/10) visitou as cidades de Brescia, Mantova, Cesena, Treviso (Itália) e Zaragoza, Barcelona e Servilha (Espanha). Em cada uma das 18 igrejas visitadas ministraram cursos so-bre os ministérios: infantil, jovens, células, interces-são, fotografia, comunicação, vídeo, doutores da vida, contador de histórias; ao todo 45 cursos, além das pregações feitas pelo pastor e membros do grupo.

A maioria dos países do Velho Continente, como esse dois visitados pela equipe, são depositários de muita riqueza cultural e social. Porém, o povo é frio, senhor de si mesmo, fechado para o evangelho e vazios de fé em Jesus Cristo. A viagem oportunizou a equipe a ensinar às 18 pequenas igrejas o que apren-dem na PIB de Curitiba. Realidade bem diferente da nossa: em média 40 a 50 membros e frequência en-tre 15 a 20 pessoas.

As igrejas visitadas têm uma situação finan-ceira muito difícil; normalmente são dirigidas por brasileiros, missionários da Junta de Missões Mundiais (JMM) da Convenção Batista Brasileira (CBB). Lutam pela sobrevivência, principalmente em relação aos valores cristãos. Lamentavelmente, hoje, a Convenção Batista Italiana (CBI) concorda e aceita o casamento de pessoas do mesmo sexo e há pastores que são casados assim.

Pr. Marcílio explica que as igrejas dirigidas pelos brasileiros são filiadas à CBI para fazer a diferença, ajudando-as a se reerguerem, incentivando-as a buscar experiências reais com Deus e a resgatar a vivência dos princípios bíblicos.

Portanto, “nós precisamos agradecer a Deus pelos imigrantes brasileiros, porque através deles o evangelho retornou para as nossas igrejas”, esse é o sentimento do povo catalão.

“Foram dias de trabalho! Foram dias de desafio! Foram dias abençoados que nos marcaram profun-damente! Em cada cidade por onde passamos, em todas as oficinas ministradas e em cada novo relacio-namento que fazíamos, nosso coração se alegrava e em gratidão dizíamos: Obrigado, Pai! Nossa oração é para que as pequenas sementes lançadas possam

germinar e que naqueles países tão carentes do ver-dadeiro amor, elas cresçam apontando para o nosso Deus de amor”, diz Vanessa Poletti que participou da viagem.

“Durante a viagem, tivemos oportunidade de visi-tar os missionários: Fernando Pasi (Milão), Luiz Moreira (Brescia), Fabiano e Anne (Cesena), João Caio Gutterres Bottega (Treviso), Fabio (Mantova); José Maria (Ig. Betel em Zaragoza), Miss. Beth e Eveny (Barcelona), Elton e Mirian Rangel (Sevilha). Em todos eles foi marcante perceber a alegria em nos receber e em poder sentir-se apoiados. Precisamos orar mais e irmos mais a campo, realizar outras viagens e fazermos a diferença no deser-to espiritual do velho continente”, conclui o Pr .Marcílio.

O deserto espiritual do Velho Continentepor Cleide Neto

Amado Pr. Paschoal Piragine

Faltam palavras para expressar tanta grati-dão que embarga a minha vida, pelo carinho e atenção dos irmãos para a minha pessoa e família, pelo presente tão significativo ofere-cido para fazer possível a minha viagem para encontrar-me e passar os últimos dias da vida do meu pai. Deus se glorificou em tudo, Ele fez tudo perfeito, pude dar testemunho da grandeza e poder do meu Senhor a toda família e amigos ali presente. O meu pai foi tranqüilo, era um filho de Deus, amava ao Todo Poderoso e fazia missões na sua região.

Deus vai recompensar tudo o que esta igreja, sob a liderança do Pr. Piragine, está fazendo para que a Sua obra seja estendida a todos os campos do mundo, como também, o cuidado carinhoso com os seus missionários. Eu me sin-to muito amado pelo Senhor e por esta Igreja.

Recebam a nossa gratidão de todo o coração.

Pr. Jorge Sarria TejadaMissionário na República Dominicana

CH

AM

AD

O E

M A

ÇÃ

O

5Primeira Igreja Batista de Curitiba | 31 de outubro de 2010

Eutanásia não significa simplesmente aliviar o sofrimento de alguém que já está morrendo, como a mídia tem divulgado. Na verdade, o movimento pró-eutanásia surgiu na Inglaterra, no início do século XX, inspira-do nas teorias de Charles Darwin, levadas à sua conclusão lógica: os fracos não têm o di-reito de viver. Porém, somente Deus, o Autor da vida, tem o direito de decidir quem deve viver e quem deve morrer. Em Êxodo 20.13 lemos: “Não matarás”. A vida humana é sagra-da; fomos criados à imagem e semelhança de Deus. A vida aqui na Terra é uma preparação para a eternidade, e somente Deus pode de-cidir de que modo será feita essa transição.

“Vejam agora que Eu sou o único, Eu mesmo. Não há Deus além de mim. Faço morrer e faço viver, feri e curarei, e ninguém é capaz de livrar-se de minha mão.” (Dt 32:39).

“Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?” (1Co 6:19).

Eutanásia

Dúvidas? [email protected]

Marthin Luthero em 31 de outubro de 1517, afixou, à porta do castelo em Wittenberg, na Saxônia, as suas 95 teses. Iniciou-se assim a Reforma Protestante. Ore pelo fortalecimento das igrejas evangélicas.

Reforma Protestante

Presidente do Brasil

Ore para que o Espírito de Deus esteja com o Presidente eleito. Ore pelas autoridades constituídas: Governadores, prefeitos, Ministros, Secretários de Estado e de Municípios.

Diáconos e Diaconisas

Ore para que o mover do Espírito de Deus abençoe cada diácono e diaconisa nos plantões durante os cultos. Peça a Deus que conceda sabedoria para que possam auxiliar as pessoas que os procuram.

Missionários

Ore por aqueles que enfrentam oposição no servirem a Cristo, que o Senhor conceda um caráter gentil e corajoso e que sejam fortalecidos na alegria e na fé. Que Deus seja glorificado por Suas grandes obras através dos missionários, em lugares onde Ele é rejeitado.

Membros da PIB

Ore para que os Cristãos se comprometam em prover cui-dados básicos de saúde para os necessitados. Que os nos-sos olhares estejam voltados para os milhares de crianças que morrem diariamente ao redor do mundo de doenças que podem ser evitadas.

Ministérios da PIB

Interceda para que cada ministério sinta a Glória de Deus e leve a mensagem da cruz, para que todos os possam receber a Graça e sintam a doce ,e linda presença de Jesus através de cada um destes ministérios.

Agradecimento

Agradeça ao Senhor, pelos momentos de paz que sentimos quando estamos na Sua presença. Agradeça na alegria e na dor, na certeza que todas as coisas cooperam para os que amam a Deus.

Sentinelas de OraçãoDomingos, das 9h às 10h30

Quartas-feiras, das 9h às 11hJardim de Oração | Diná: 9997-0495

Projeto Débora (pais intercedendo por seus filhos)

Quartas-feiras, 14hJardim de Oração

Odete: 3528-9405/8885-8204

Esposas orando por seus maridosTerças-feiras, 14h | Salãozinho

Orando pelo BrasilPare tudo e ore diariamente às 12h

Orando pelos muçulmanosQuintas-feiras, 18h

Jardim de OraçãoPr. Fernando e Cristina

AniversariantesCatarina | 3018-7765/9186-5883

Participantes Escola BíblicaProfessores do Ensino

Quintas-feiras das 13h às [email protected]

Clamor JovemSábados, 18h | Jardim de Oração

Fernanda:[email protected]

FamíliasPr. Gerson e Maria José | 9154-0084

Orando pelos FuncionáriosIsabel Muller

Pedidos de Oração por e-mailJovens (Fernanda):

[email protected]

RIVI (Daura):[email protected]

31

01

02

03

04

05

06

NÓS CREMOS

PEDIDOS DE ORAÇÃO GRUPOS DE ORAÇÃO

VID

A C

RIS

6 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 31 de outubro de 2010

A maneira como os ‘Idosos em Ministério’ têm vivido células é um pouco diferente. Não nos reunimos nas casas, mas na própria igreja. Temos nos organizado em células simultâneas, aproveitando nosso encontro de toda quarta-feira para vivermos células, com a mesma visão de toda nossa igreja.

Nossas células se caracterizam como um espaço de encontro, abraços, louvor, oração e intercessão. Nossa vida está centralizada na mesa, lugar onde nos reunimos para viver igreja de forma a obtermos maior comunhão, encorajando o evangelismo de outros idosos e renovando nossa vida através da Palavra de Deus. Celebramos a unidade na dinâmica da mutualidade.

Um dos fatores que nos leva a viver em células se refere à vida social do idoso. Explorando as questões de sociabilidade, alguns estudiosos têm se detido especialmente em estudar as consequências da falta ou da presença dela, ressaltando que este fator pode mudar a qualidade de vida de um idoso. Sendo assim, o isolamento social de um idoso pode provocar efeitos tão desastrosos quanto à hipertensão arterial ou o sedentarismo. Contudo, o fortalecimento social trará benéficas consequências.

Nada melhor para a qualidade de vida de um idoso do que a vida em células! A quebra do isolamento

social é promovida. O que significa a célula pra eles? Bom, deixemos que eles mesmos falem:

“Depois que passei a freqüentar a célula, melhorei da depressão e Deus tem renovado meu ânimo e forças” (Iracema, 68).

“Para mim, aqui é um lugar onde aprendo mais da palavra de Deus. Aqui conheci a igreja de fato. A célula é uma beleza!” (Alcides,).

Sinto-me mais alegre, converso com Jesus toda noite” (Maria Gagete,94).

“Sinto-me mais integrado, mais aceito!” (Daniel, 85).

“É como encontrar a família, demonstrar o amor de Jesus, abraçar, beijar e alegrar-se muito” (Sônia, 73).

“Mais vivência em comunidade, satisfação e realização” (Henrique, 61).

“Todas as quartas eu tenho um encontro com Deus e com minhas amigas” (Hilda, 80)

“Gosto da célula, pois aprendemos muito mais, temos comunhão e respostas de oração” (Juracy, 74).

“Muito importante! Benção de Deus o estar juntos. É a essência do Evangelho, viver em comunhão e oração” (Frida, 80).

“Aqui encontro amor, amizade, lugar de confidências, alegria em poder falar de Jesus” (Alexandrina, 84).

Depoimentos que transmitem vida, que inspiram, motivam e encorajam a continuidade da visão. Reflexo do que temos vivido toda quarta-feira, junto com os idosos de nossa igreja. Nossos idosos resolveram desaposentar-se do isolamento social!

por Alexandre Sombrio

“Como é feliz o homem constante no temor do Senhor! Mas quem endurece o coração cai-rá na desgraça.” Provérbios 28.14

A igreja gera ministérios de apoio para ascélulas de acordo com os dons do Espírito.Como uma igreja de duas asas, os diversosministérios da igreja (asa do grupo grande)servem de apoio para a estrutura de células (asa do grupo pequeno).

VID

A E

M C

ÉLU

LAS

7Primeira Igreja Batista de Curitiba | 31 de outubro de 2010

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Pregador:____________________________Tema: ______________________________________________________________________________

AN

OTA

ÇÕES

8 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 31 de outubro de 2010

Muitas vezes a sua mente parece trabalhar contra você, trazendo á tona pensamentos ruins. Substitua os pensamentos negativos por positivos. Torne aquela voz interior, aquela que soa nos seus ouvidos o dia inteiro, em algo positivo para que comece a trabalhar ao seu favor, ajudando-o(a) a colher bons frutos.

Identifique quais os pensamentos negativos que frequentemente temos e que nos causam tantos problemas. Substitua-os imediatamente por outros que irão incentivá-lo(a) a seguir em frente:

Quando pensamos algo como:

•”Eu não posso”, estamos declarando, na verdade, que não temos nenhum controle sobre a nossa vida. Então, devemos dizer: “Eu posso”. Lembre-se: você pode todas as coisas as quais se propõe, porque tem um Deus que o(a) fortalece.

•”Isso é um problema”, precisamos entender que em toda caminhada existem dificuldades, mas não esqueça que elas sempre vêm seguidas de oportunidades de crescimento e aprendizado. Substitua o pensamento por: “Isso é um desafio, afinal somos movidos a desafios”.

•”Eu nunca vou conseguir”: com este pensa-mento você está desistindo antes mesmo de começar. Seja ousado, criativo e inovador e da próxima vez, diga com firmeza: Eu vou conseguir.

A minha dica pra você é a seguinte: repita essas frases de otimismo durante todo o seu dia, e até mesmo quando estiver deitado, porque os últimos pensamentos que colocamos em nossa mente antes de dormir, fazem uma grande dife-rença durante o dia.

Fique com Deus...

Mentalidade vencedora por Prof. Menegatti

HO

MEN

S

9Primeira Igreja Batista de Curitiba | 31 de outubro de 2010

Dirigido por Pete Docter (de Monstros S.A.) e Bob Peterson, desenhista dos doisToy Story e co-roteirista de Procurando Nemo. UP – Altas Aventuras veio com tudo para emocionar e cativar de forma especial a todos os públicos, e estreou no Brasil no dia 4 de setembro de 2009.

UP é uma animação que, além de bem feita, é cômica e cheia de aventuras. Carl Fredricksen, um dos personagens principais da trama, é um vendedor de balões. Casado com Ellie, sempre tiveram um sonho: mudar-se para o Paraíso das Cachoeiras. Só que outras obrigações financeiras sempre surgiram, atrasando seu sonho. Quando eles finalmente compram as passagens, Ellie morre de velhice, e Carl passa a viver sozinho como um recluso, sem nada para fazer. Porém, aos 78 anos de idade, a oportunidade parece ter passado por ele até que uma reviravolta do destino, e um persistente explorador da natureza de oito anos chamado Russell, lhe dão uma segunda chance na vida. Up leva os espectadores numa jornada incrível, onde esses parceiros improváveis encon-tram uma paisagem inóspita, vilões inesperados e criaturas selvagens.

Vamos falar agora de Fredricksen, que ao perder a pessoa que amava, perdeu-se dentro de si. Com a morte da esposa o sonho e o desejo de viver foram tirados de dentro do seu coração. A rotina se tornou: dormir, acordar, se arrumar e caminhar até a varanda de casa e ficar sentado acompanhado de suas lembranças e sem pers-pectivas para o futuro.

Quando criança, morei em um colégio de freiras; e ao lado tinha um asilo e às vezes fugia para lá e ficava conversando com os velhinhos. Ao assistir esse desenho, lembrei de coisas do meu passado e digo a vocês, muitos tinham a atitude do Carl. Sentavam na varanda e só

levantavam para comer e depois dormir. Todos os dias essa rotina e eu as vezes quebrava o sossego deles quando parava em frente à suas casas e ficava falando que nem uma matraca. Esses momentos me marcaram de tal forma que mesmo adulta vou visitar aquele asilo toda vez que vou a minha cidade.

Gerações diferentes, mas que se encontravam quando eu me dispunha a sentar naquela varanda e lá eu ficava a ouvir histórias. Alguns me chamavam de “pequena” e outros gritavam “espoleta”, mas eu sabia que muitos esperavam a minha visita. Cresci e esses momentos foram tão especiais que carrego até hoje em minha memória.

No filme, Fredricksen tem sua vida mudada quando decide realizar um velho sonho mas tudo se torna diferente e cheio de aventura e emoção quando o pequeno Russell decide entrar em sua vida para ajudá-lo. Se aposentar não significa o fim da linha, mas a oportunidade para realizar sonhos, criar novos projetos, sonhar coisas novas, se dedicar a novos relacionamentos, compartilhar com as gerações mais novas toda a sua expe-riencia. Quando a aposentadoria chega, com ela chegam novas e lindas oportunidades que só dependem de você torná-las reais ou não.

Essa é a sua hora... essa é a sua vida... então AVENTURE-SE!

http://www.disney.com.br/cinema/up/

http://cinema10.com.br/filme/up---altas-aventuras

http://pt.wikipedia.org/wiki/Up_(filme)

AVENTURE-SE!por Kelly Oliveira

DES

TAQ

UE

10 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 31 de outubro de 2010

IDO

SOS

Na véspera de revisar os textos para esta revista, vivendo um sábado intenso: sepultamento de um idoso querido do nosso grupo, chá de bebê de uma menina e aniversário de um jovem pastor, a quem chamo de irmão e que tem a minha idade, ecoaram em minha mente quatro perguntas formuladas por amigo querido: Onde está Deus? Que tipo de gente estou me tornando? Onde estão as pessoas que eu amo e que me amam? Qual foi a minha contribuição para o bem da raça humana?

Vida e morte, conteúdos aparentemente paradoxos. Para onde foi o Valter após sua morte? Quem se tornará a pequena Rafaelle que hoje está sendo gerada? O Pr. Marcílio, está satisfeito com sua contribuição? Vi pessoas amando em cada situação que presenciei.

Desde que a logomarca do nosso minis-tério ficou pronta, tenho perguntado às pessoas, sobre o que elas veem: um idoso elegante, acom-panhado de uma idosa com colar de pérolas,

presentificando a vida. Alguns me respondem, que além do senhor e da senhora está um volun-tário. Outros, enxergam um jovem entre eles, mas há aqueles que dizem que veem Jesus!.

Observe novamente. O que você vê? Que valor atribui a essa imagem?

Além do que já foi dito, e que expressa valores do nosso ministério, eu vejo a cruz! Se não fosse a cruz, não poderíamos celebrar a vida. Nela o filho de Deus venceu a morte e nos capacita a lidar com as questões acima.

Na cruz, vejo jovens e idosos em ministério, cheios do Espirito Santo de Deus proclamando o que está escrito: “...derramarei do meu Espirito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos...e todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. (Atos 2. 17-21)

É um ministério pastoral da PIB Curitiba que promove ações intencionais junto a pessoas idosas (60 anos em diante) priorizando relacionamentos. Estimula o desen-volvimento biopsicosocial e espiritual dos idosos, tendo a Bíblia Sagrada como manual de vida. Envolve voluntá-rios, familiares e a comunidade local em experiências intergeracionais, proclamando o Reino de Deus.

11Primeira Igreja Batista de Curitiba | 31 de outubro de 2010

por Vivian Fernandes

....Projetos DesenvolvidosAtividades dos Idosos em Ministério

IDO

SOS

Coro MaturidadeQuartas-feiras

das 13h às 13h30

Células SimultâneasQuartas-feiras

das 15h às 16h30

OficinasQuartas-feiras

das 16h30 às 17h10

CursosQuartas-feiras

das 15h às 16h30

Festa de Aniversariantes

Mensal

CultosQuartas-feiras

das 14h às 15h

Ponto deEncontro

Domingo, 10h30

Objetivos para ministério com idosos

1. Proporcionar a oportunidade de formação e forta-lecimento de amizades e o desenvolvimento do companheirismo;

2. Criar espaços para compartilhar e valorizar experiên-cias vividas e incentivar novos projetos e realizações;

3. Resgate da autoconfiança, do seu valor para Deus, para consigo e com o próximo;

4. Compreensão do processo de envelhecimento: perdas e ganhos, conquistas e autoaceitação;

5. Possibilitar o aprendizado de novas habilidades, manuais e outras, ampliando o interesse pelo mundo à sua volta;

6. Desenvolver ações que contribuam para relações familiares mais saudáveis e uma convivência afetiva;

7. Incentivar o exercício da cidadania e o conhecimento das leis, políticas públicas, direitos e benefícios voltados à terceira idade;

8. Criar oportunidades para realização de passeios,

viagens e excursões;

9. Desenvolver uma pastoral que contemple o idoso

na sua realidade, a partir dos princípios bíblicos que

apontam para uma vivência mais significativa e plena

com Deus, consigo e com o próximo;

10. Proporcionar capacitação física e recreativa através

de atividades socializadoras, lúdicas e culturais;

11. Desafiar a viver o “Evangelho Integral” através de

ações de proclamação e de serviço. Incentivar o volun-

tariado. Utilização dos dons e habilidades;

12. Promover o intercâmbio de gerações, favorecendo o

convívio e troca de experiências com outras faixas etárias;

13. Informar sobre serviços destinados à terceira idade,

com custos baixos e fácil acesso.

por Silvia Kivitz

12 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 31 de outubro de 2010

....por Erika Checan

ACO

NTE

CE

NA

PIB

MU

LHER

ES

Projetos Desenvolvidos

IDO

SOS

Desaposente-se: em 2010 foi o tema da campanha do Dia internacional do Idoso. Mas, esperamos desenvolver um programa permanente viabili-zando ao idoso trabalho voluntário na igreja.

Canções de Fé: culto temático envolvendo toda igreja no resgate e apropriação de canções e histórias do próprio grupo.

Terceira Idade com Saúde de Primeira: palestras e orientações sobre saúd.

Cardápio da Vida: proposta bíblica desenvolvida nas células simultâneas e nos cultos de 4ª feira.

Vale a pena ver de novo: Discipulado Básico da linha de ensino da PIB.

Justiça em Tempo: palestras e orientações sobre

direitos dos idosos, bem como deveres.

Talentos da Maturidade: mostra de talentos.

Ponto de encontro: cadeiras encapadas dentro

do templo da PIB nos domingos pela manhã, sina-

lizam um lugar preferencial para idosos encontra-

rem-se e serem encontrados em culto.

Visitação: atendimento pastoral intencional

para idosos e enfermos. Contato: Elly Claire,

9154.0162.

13Primeira Igreja Batista de Curitiba | 31 de outubro de 2010

“Ao redor da mesa tornamo-nos família, amigos, comunidade. Sim, um corpo. Porque fazer uma refeição é mais que comer e beber para viver, é celebrar e compartilhar os presentes da vida. Uma refeição em conjunto é um dos acontecimentos humanos mais íntimos e sagrados.. Por isso é tão importante ‘preparar’ a mesa. Música, flores, velas, guardanapos colo-ridos, tudo isso nos ajuda a dizer uns aos outros. Esta é uma ocasião muito especial para nós, vamos desfrutá-la!”

Henri Nouwen

“A gratidão é a memória do coração”

Neste domingo espe-cial, meu reconhecimento e gratidão a cada voluntário que faz parte da equipe ministerial dos Idosos em Ministério.

Abraço intencional

regado com oração.

Érika Checan

Temos um presente para você, idoso que tem participado de nossas atividades. Uma agenda de contatos personalizada e feita especialmente para você!

ADQUIRA SUA AGENDA DE RELACIONAMENTOS NO MINISTÉRIO ÀS QUARTAS-FEIRAS!

IDO

SOS Um sonho se realiza

por Elly Claire

Deus inspira, o homem cria. O homem, em comunhão com Deus, exercita talentos e dons do Espírito Santo que refletem a beleza da criação, o amor do Pai, a glória do Criador. Um livro, um quadro, uma música...

Há muitos anos li um livro que me marcou profundamente pela beleza da narrativa, pela riqueza do conteúdo e que fez nascer em mim um sonho. Um sonho que ficou guardado, quase esquecido,mas que despontava a cada releitura: gostaria tanto de, como o autor, ir um dia ao Ermitage e ver de perto a famosa tela, inspiradora do livro. A Volta do Filho Pródigo, de Henri Nowen, é uma análise profunda,sentida e detalhada do quadro de Rembrandt, que tem o mesmo título da parábola narrada por Jesus. A análise do quadro, à luz da narrativa bíblica, é algo emocionante. O autor vai descor-tinando uma riqueza de detalhes da tela, que deixam o leitor tocado pela riqueza da mensagem de amor da parábola.

O filho ajoelhado diante do pai significa o arrependimento e o desejo de perdão. Sua cabeça raspada, as sandálias e as vestes rotas são o sinal da degradação moral e social em que se encontra o homem longe da casa do Pai. Há, porém,um detalhe: ele ainda usa o cinto, como a dizer que, apesar de tudo, ainda lhe resta um pouco da dignidade que tinha no seio da família.

O filho mais velho, na penumbra, curtindo o ciúme e a desaprovação. A mão esquerda do pai, espalmada sobre as costas do filho é forte e vigorosa, como a incentivá-lo a levantar-se e a seguir. Mas a mão direita é delicada , expressando afeto e bondade. Há tantos detalhes, comoventes. E a gente vai se encontrando em cada um deles e refletindo no ensino de Jesus. Mas o destaque maior é a luminosidade intensa incidindo na figura do velho pai: é a luz da alegria e do amor do Pai Eterno ao receber o filho amado.

Agora, tantos anos depois da primeira leitura dessa obra, o sonho se realiza. Tive a oportu-nidade de ir à Rússia e ver bem de perto o belo quadro de Rembrandt, no Museu Ermitage, em St Petersburgo. Indescritível emoção apreciar uma obra de arte magnífica, que simboliza na tela a verdade maior de toda a História: Deus nos ama, Deus nos acolhe, Deus nos quer de volta à casa do Pai Eterno.

14 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 31 de outubro de 2010

Aos meus pais Darcy (74) e Aracy (72) minha gratidão por refletirem a paz e o amor de Deus em suas vidas diária de fé e oração. Liziane Paulino.

Pai (Edson, 60), obrigada por tudo que você é e significa para mim desde que nasci. Você é um exemplo de vida, tenho muito orgulho por sua vida de trabalho. Te amo! Katia Prestes

Mamãe (Olinda, 62) obrigada por me embalar com canções de fé desde o ventre, e continuar cantando ao Senhor abençoando a todos nós. Te amamos, Érika Checan.

Por ocasião do Dia Internacional do Idoso 2010 (31/10), comemorado em nossa igreja durante o mês de outubro, estimulamos a cada leitor da RevistaPIB a reconhecer pessoas idosas que inspiram suas vidas e homenageá-las intencionalmente.

Aproveitando esta oportunidade, a equipe pastoral da PIB Curitiba, louva a Deus por suas ovelhas com mais de 60 anos, somando 842 pessoas arroladas em nossa membresia na sede e congregações. Reconhecemos entre elas, muitos dos nossos amigos e parceiros na lide-rança e voluntariado dos múltiplos ministérios que desenvolvemos em nossa peregrinação espi-ritual, bem como cada querido herói da fé, que segue à nossa frente nos inspirando e apontando o caminho. (Heb 11).

No horizonte dos idosos em ministérios, nossa equipe quer honrar a cada idoso que nos abraça a cada quarta - feira, nos inspirando a enve-lhecer em plenitude.

A quem honra, honra... Rm 13.7

[email protected]

www.pibcuritiba.org.br

3091.4327(14h às 18h)

por Érika Checan

IDO

SOS

Paulo Jeremias da Silva, 70

anos de idade, 56 anos membro

da PIB, casado há 47 anos com

Neida Aurora Santos Silva, pai

de duas filhas Neilise e Denise,

avô de três netos Thayse, Victor

Hugo, Aline. Tendo trabalhado

38 anos, atualmente viaja cerca

de 2500 km por mês como

representante comercial. Na

PIB serve em diversos minis-

térios, inclusive nos Idosos em

Ministério como professor de

Bíblia, nas 4as. Feiras.

DESAPOSENTADOENCONTRADO

15Primeira Igreja Batista de Curitiba | 31 de outubro de 2010

.....por ...

Frutos da desaposentadoriapor Dulce Consuelo S. Lopes Purin.

“Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e flores-centes” (Sl 92.14)

Parodiando o salmista, eu diria que “na desapo-sentadoria ainda darão mais frutos.”

Graças a Deus, essa tem sido uma preocupação atual da

sociedade, do Governo e da Igreja de Cristo – incentivar o idoso aposentado e oportunizar atividades que o façam continuar vivendo.

Muita gente nova está ansiosamente esperando os anos da aposentadoria para descansar. Estão duas vezes equivocados: primeiro porque, enquanto se preo-cupam com o futuro de aposentados, talvez estejam produzindo menos em seu trabalho. E, em segundo lugar, porque aposentadoria não é, ou não deve ser a hora de parar, mas de começar a produzir. E eu explico. Durante o tempo de emprego, corre-se o risco de traba-lhar pelo salário e por causa do patrão. Nem todos, é claro, pois há os idealistas que dão tudo o que sabem e são pelo emprego. Já na aposentadoria, ou melhor na desaposentadoria, o trabalho é voluntário.

Fico encantada com o trabalho voluntário do Hospital Evangélico. Inspiram-me as informações e apelos de (des)aposentados, sobretudo mulheres que trabalham com as crianças do Erasto Gaertner ou Pequeno Príncipe e em algumas ONGs.

Na causa de Deus, quanto trabalho há para uma mulher desaposentada... visitas a enfermos, trabalho social, evangelismo, oração e estudo bíblico, discipu-lado... às vezes Deus nos entrega até tarefas especiais. Foi o que aconteceu comigo, quando me aposentei, há 26 anos; depois de 37 de atividades de magistério, Deus me convocou para a redação do Manancial, o que faço até hoje com alegria e privilégio.

Outra tarefa que Deus me entregou, na desa-posentação, foi cuidar de meus pais idosos. Papai morreu há sete anos atrás, aos 93 anos, idade que mamãe tem hoje.

Neste período tenho tido novos privilégios. Por exemplo, viajar. Conhecer campos de Missões Mundiais na Letônia, Itália e Espanha. Presente dos filhos. Benção de Deus.

No Reino de Deus não há aposentadoria por tempo de serviço, nem também por idade. Por isso, desaposente-se também!

inistérioulheres

de

Primeira Igreja Batista de Curitiba

Conheça um pouco mais da organização Mensageiras do Rei:

Emblema:O emblema das

MR tem o formato de um circulo. É consti-

tuído de diversas partes, tendo cada uma delas um significado. A metade amarela representa a luz de Cristo, aquele que molda a vida da mensageira. A estrela branca representa a própria mensageira, que deve se esforçar para manter-se pura. As cinco pontas da estrela repre-sentam os cinco ideais da organização, que a mensageira é desafiada a praticar em sua vida. Praticando esses ideais, ela cresce. Esse crescimento cristão é repre-sentado pelo contorno verde da estrela. O monograma MR significa Mensageira do Rei, Mensageira Real e Mensagem Real. A metade verde representa o mundo, onde estão as pessoas que a mesangeira precisa alcançar com a luz de Cristo.

Aventura Real, é o sistema de graduação das Mensageiras do Rei: um plano de estudos e atividades individuais (4 etapas); educação missionária e cristã, treinamento, orientação e oportunidades de serviço social cristão, tendo em vista o desenvolvimento de sua personalidade total e sua integração nas atividades da igreja e da denominação.

Dulce Consuelo Purin

MU

LHER

ES

16 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 31 de outubro de 2010

AGENDA DE ENSINOQuer entrar na Faculdade Teológica Batista do Paraná para se preparar melhor para a obra de Deus? Você tem um encontro marcado com o Pr. Igor Baumann no dia 07/11 às 17h na PIB.

Para professores, alunos da escola bíblica e toda igreja: Celebração a Deus com a escola bíblica – dia 05/12 das 9h30 às 10h30 em classe única para todos na sala 402. Os professores

são convidados para permanecer após a celebração em conversa com o Pr. Igor Baumann das 10h45 às 11h45.

Quer ser docente da área de educação cristã? Quer se preparar melhor para servir a Deus ensinando? Conheça a área de ensino, critérios,

e expectativas para o ensino 2011 num encontro com o Pr. Igor Baumann no dia 07/11 às 18h na PIB.

Fundamentação Bíblica Vem aí! Viva-a-Família

Como posso participar dos ensinos? Basta começar a frequentar o estudo e se cadastrar diretamente com o professor responsável.Informações: no stand da Educação Cristã após os cultos ou pelo telefone 3091-4309 e e-mail [email protected]

Domingos das 9h30 às 10h30

Panorama bíblico: estuda a Bíblia de Gênesis até Apocalipse. Local: salãozinho. Professores: Arnaldo Müller, Eli Bonfim e Roberto Raymann.

Panorama do Antigo Testamento: estuda o Antigo Testamento a partir das suas divisões: Pentateuco, Históricos, Profetas Maiores, Profetas Menores e Poéticos. Aulas começarão em fevereiro de 2011. Faça sua matrícula ante-cipada para garantir sua vaga.

Panorama do Novo Testamento: estuda o Novo Testamento a partir da seguinte divisão didática: evangelhos sinóticos, evangelho de João, Atos, Cartas paulinas, Cartas gerais e Apocalipse. Aulas começarão em julho de 2011.

Prepare sua família para experimentar trans-formação em Cristo. Invista em você e na vida de quem você ama. Em 2011 o Viva-a-Vida será Viva-a-Família. Abordaremos os seguintes temas:

1. Depressão na família (fev)

2. Ansiedade: por quê? (mar)

3. Bipolaridade na família (abr)

4. Rejeição (mai)

5. Auto-estima dentro de casa (jun)

6. Doenças e lutos na família (jul)

7. Solidão (ago)

8. Lidando com familiares com vícios (set)

9. Atenção aos sinais de crises (out)

10. Culto doméstico: como fazer (nov)

“Se alguém quiser ser o primeiro, será o último e servo de todos” (Mc 9:35)

Se seu desejo é servir, faça já seu cadastro na Central de Voluntariado Ministerial no stand após os cultos ou acesse o site da PIB / Educação Crista / Central de Voluntário e preencha seu cadastro. Entraremos em contato com você.

Reflita:

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”. Paulo, apóstolo.

Dia da Reforma:

Você sabia que hoje, dia 31 de outubro, comemora-se o dia da reforma protestante? Este foi o dia em que Lutero fixou as 95 teses contra as indulgencias na igreja de Wittenberg em 1517 e que ficou conhecido como “Dia da Reforma”, relembrado por luteranos e outras denominações próximas. Aula especial Dia da Reforma: hoje das 9h30 às 10h30 - sala 402.

EDU

CA

O C

RIS

17Primeira Igreja Batista de Curitiba | 31 de outubro de 2010

Medo, angústia, sofrimento, incerteza, dor, saudade, esperança, receio... esses e muitos outros sentimentos acompanharam os mineiros do Chile durante muitos dias. O acidente aconteceu no dia 5 de agosto, em uma mina de cobre e ouro no Deserto do Atacama, no norte do país. Os 33 mineiros traba-lhavam a uma profundidade de 700 metros quando houve um desmoronamento em uma galeria.

Eles ficaram presos em um refúgio, com 25 metros quadrados e após 17 dias eles foram achados e o processo para salvá-los começou. Do Chile para o mundo, milhares de pessoas se comoveram com cada mineiro que estava preso naquela mina.

Ariel Ticona foi o penúltimo homem a ser resgatado. Ele foi considerado uma das pessoas mais tranquilas do grupo. Em uma entrevista cedida a revista ÉPOCA ele afirmou que em momento algum perdeu a esperança, porque ele se considera uma pessoa “muito crente em Deus”. Segundo ele, “a fé é a última coisa que se perde. Nunca me passou algo ruim pela cabeça. Sempre pensei que seria resgatado. Sabia que poderia demorar, mas tinha certeza. Sou um homem de cabeça fria.”

Agora imagine você preso em uma mina com a profundidade de 700 metros durante 69 dias. Pensou? Qual foi a sensação? Ruim, né? Nem preci-samos ir tão longe para sentir o que esses mineiros viveram. Esses sentimentos surgem quando nos encontramos perdidos, sozinhos, desorientados. Quando descobrimos que estamos vivendo uma situação na qual a sensação DOR e MEDO regem nossas emoções. Procuramos ver a luz, ouvir a voz de Deus, choramos, gritamos de dor, mas parece que tudo está perdido.

Você já passou por isso? Já se sentiu assim? Então saiba, muitos já passaram por isso e os motivos são inúmeros: dívidas, brigas, amor não correspon-dido, casamento em crise, término de namoro, morte de alguém importante, entre outros.

Problemas que surgem e nos surpreendem, mas a postura que você vai tomar diante deles, é que vai determinar seu futuro.

“Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus.” (Salmo 40:1,2,17) | “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” (Salmo 30:5)

Há um tempo atrás, descobri o que é sentir dor na alma quando achei minha mãe no chão do quarto tendo um AVC. Descobri que não conse-guia controlar as lágrimas no corredor do hospital. Percebi e vivi o medo da solidão e o desespero. Compreendi que de nada adianta tentar esconder os sentimentos porque eles é que tornam e fazem de você ser humano. Nesse período eu não conse-guia dormir de madrugada, não conseguia conversar com ninguém, não conseguia muitas vezes ficar em pé e as lágrimas eram minhas únicas companheiras. Nesse período de dor , solidão e desespero Deus me mandou uma pessoa. Nela podia confiar, ela me fazia rir, nas madrugadas no hospital ela entrava no msn para saber como eu estava ou só para dizer “eu estou aqui”. Deus sabe que não somos feitos para ficar sozinhos, que não somos uma ilha; e em Eclesiastes 4 o autor inspirado por Deus fala “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.”

Essa pessoa me ajudou a passar por tudo, e sua amizade foi bálsamo para mim. Estar com ela era estar segura, e por meio de sua vida, Deus mostrou que eu não estava sozinha.

Deus nunca nos deixa sem resposta e abando-nados, entretanto, vão existir momentos de SILÊNCIO; eles serão necessários porque existem coisas que só você pode dominar e vencer, e uma delas são os seus sentimentos. (medite em I Reis 19)

Temos todo direito nos momentos de dor e desertos de espernear, de não nos sentirmos amados e até mesmo abandonados, mas você não pode esquecer: quem deve estar no controle das suas emoções é você, e não elas.

Faça como esses chilenos que sentiram os piores sentimentos que não se deixaram dominar por eles mas permitiram que a Fé e a Esperança regessem entre eles em todo tempo. “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” (Isaías 41:10)

69 dias -Deus está no controle, ainda que não percebamospor Kelly Oliveira

FALA

ND

O N

ISSO

18 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 31 de outubro de 2010

ACO

NTE

CE

NA

PIB

19Primeira Igreja Batista de Curitiba | 31 de outubro de 2010

Atividade Data Informações

Cursos de Libras 30/10 [email protected]

Educação Musical c/ Princípios - Priscila, 3091-4368 | Vanessa, 3091-4363

Acampa Juniores 19 a 21/11 Vanessa, 3091-4363

Contribua com esta campanha

A Ação Social solicita jogos como Batalha Naval,

Jogo da Vida, Perfil, O Que Você Faria?, Senha -

Corpo Humano, Cavaleiros do Rei, para serem

trabalhados nos projetos sociais.

Contato: Vivian, 3091-4356,

[email protected]

________________________________

Retiro de Jovens Casais

Tema: Caminhando Juntos Numa Só Pegada.

Preletor: Pr. Jacques Kleinmann

Dias: 18 a 20/03/2011

Local: Hotel Monthez - Brusque/SC

Valor: R$504,00

Inscrições: 3091-4327

________________________________

Retiro de Líderes de Células

Dias: 18,19 e 20/02/2011.

Reservem essa data!

Preletor: Pastor Paschoal Piragine Jr.

Maiores informações em breve.

Ministério de Células

Tel: 3091-4342

Chá Beneficente White Christmas.Hospital Universitário Evangélico de Curitiba – HUEC

Dia 11/11 ás 15h

Local: PIB Curitiba

Rua Bento Vianna, 1.200 – Batel

Contribuição: R$ 20,00 + um presente para uma

criança internada

Inf: Sras Érika Oliveira, Corina Pedroso, 3240-5229 /

3240-5230________________________________

Doação de Sangue Para Vinicius Elizeu Moreira da Silva,pois estará

realizando um transplante de medula.

Info:Solange Salamon, fone 045-9104-2492.________________________________

Mensageira do Rei Reconhecimento de etapas.: Fomatura e Coquetel.

Data: 27/11/10

Horário: 19h30

Salão Social da PIB

Convite: R$ 10,00 Adulto - R$ 8,00 Infantil

(7 à 9 anos ) :

Tia Mirtes, 3296-4208 | 8884-7490

Tia Lúcia, 3022-3852 | 9602-7117________________________________

Retiro da Família 2011Dias: 05 a 09/03/2011

Hotel Monthez - Brusque/SC

Inscrições no stand após os cultos de domingo, ou

na secretaria de Educação Cristã, de terça a sexta,

das 14h às 17h30.

ACO

NTE

CE

NA

PIB

20 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 31 de outubro de 2010

Semana Diáconos31/10 a 06/11 Cláudio Petryk, Roberto Solyon, Soeli, Miriam, William, Rute Féres, Eli Bomfim, Davi Kruklis, Arnaldo Junior

07/11 a 13/11 Haroldo, Iwerson, Cláudio Dominguez, Sofonias, Janety, Simone, Sanderson, Karlis Kruklis

Presidente: Pr. Paschoal Piragine Jr.

Pr. Adoniran dos Santos MeloPr. Adriano Fogaça dos SantosPr. Anselmo José R. AlvesPr. Antônio LopesPr. Artur PaupitzPr. Daniel Cecil Pr. Edson M. de AndradePr. Gerson Avena da SilvaPr. Igor Pohl Baumann

Pr. Marcílio de Oliveira Pr. Manfred E. SchwalbPr. Michel Ferreira PiraginePr. Nilson Vital de OliveiraPr. Paulo Davi e SilvaPr. Ricardo LebedencoMin. Albert M. Oliveira FilhoMin. Elly Claire J. LopesMin. Érika C. B. Massa ChecanMin. Rondinely Germano VieiraMin. Tallita Vieira Barros

1. Levar pessoas a um relacionamento intenso com Deus;

2. Amar e servir ao próximo;

3. Fazer Jesus conhecido de todos os povos, no poder do Espírito Santo.

ANIVERSARIANTES

NOSSOS PASTORESNOSSO PROPÓSITO

ESCALA DO CONSELHO DIACONAL

NES

TA S

EMA

NA

21Primeira Igreja Batista de Curitiba | 31 de outubro de 2010

Banco do BrasilAg 1869-4 CC 5045-8

ItaúAg 3835 CC 33218-4

Banco RealAg 1741 CC 4014170

BradescoAg 2369 CC 16-7

Caixa EconômicaPIB: Ag 1316 CC 1290-0 Op. 003ABASC: Ag 1316 CC 1655-7 Op. 003

HSBCAg 0054 CC 38242-41

Contas para Depósito de Dízimos e Ofertas CNPJ PIB: 75.051.458/0001-79 | CNPJ ABASC: 02.052.396/0001-46

RÁDIOProgramas diários (segunda a sexta-feira):05h30 - 91 ROCK FM 91,3 (Curitiba e online)http://www.91rock.com.br/

09h30 - PODER TOTAL - Web Rádiohttp://www.podertotal.org/

11h00 - CIDADE GOSPEL FM 100,5 (Realeza)http://www.rcgfm.blogspot.com/

11h00 - LOUVOR ETERNO FM 100,5 (Maringá)http://www.radiolouvoreterno.com.br/

11h00 - PORTAS ABERTAS - Web Rádiohttp://www.radioportasabertas.com/

12h00 - ARAUCÁRIA FM 98,7 (Pranchita)12h15 - ESPERANÇA FM 98,3 (Curitiba)http://esperancafm.ning.com/

12h30 - LIVRE FM 107,7 (Curitiba)http://www.livrefm.com.br/

13h00 - IGUAÇÚ FM 104,9 (Planalto)http://www.iguacufm.com/

13h00 - TRANSMUNDIAL SW 25m / 11.735 KHz (Todo Brasil)http://www.transmundial.com.br/

14h00 - ÔMEGA FM 93,9 (Guarujá)http://www.radioomegafm.net/15h00 - PORTAL IGREJAS - Web Rádiohttp://www.portaligrejas.com.br/15h00 - MENSAGEM - Web Rádiohttp://www.radiomensagem.com/16h30 - CHIK - Web Rádiohttp://www.chik.com.br/18h30 - MARUMBY AM 730 (Curitiba)http://radioevangelismo.com/22h00 - SARA BRASIL FM 107,5 (Curitiba)http://www.sarabrasilfm.com.br/22h00 - SARA BRASIL FM 95,5 (Porto Alegre)http://www.sarabrasilfm.com.br/23h00 - ESPERANÇA FM 98,3 (Curitiba e Cajuru)Semanais:DOMINGOS - 10h00 - FELICIDADE (Sapiranga)SEGUNDAS - 18h00 - BETEL FM 88,9 (Bernard de Yrigoien - Argentina)http://betelfm.listen2mymusic.com/QUARTAS - 20h30 - HCJB SW 25m / 11.920 KHZhttp://www.hcjb.com.br/

TV (somente Curitiba e região)

TERÇAS E QUINTAS - 17h CWB TV Canal 5 (NET) e 72 (TVA)SÁBADOS - 09h - BAND - Canal 2DOMINGOS - 09h - CNT - Canal 6 Prudentópolis PR DOMINGO-11h ás 11h30 TV Centro Sul canal 36 UHF ( TV Carajás)

INTERNETPIB Curitiba: www.pibcuritiba.org.brFlickr: flickr.com/pibcuritibaTwitter: twitter.com/pibcuritibaDia-a-Dia com Deus: www.diaadiacomdeus.com.br

Domingo09h30 | Escola Bíblica: Discipul. e Form. Espiritual

09h30 | Estação 22.6 (0 a 12 anos)

09h30 | Escola Biblica em Inglês

10h30 | Culto Matutino

10h30 | Culto em Inglês

10h30 | Culto em Espanhol (1º domingo do mês)

10h30 | Culto dos Juniores

17h | Embaixadores do Rei

17h | Mensageiras do Rei

17h | Reunião dos Intercessores

19h | Estação 22.6 (0 a 12 anos)

19h | Culto Vespertino

Segunda-feira13h30 | Espaço Mulher

14h30 | Curso de Tricô e Crochê

19h45 | Culto dos Advogados Cristãos

20h | Culto dos Atletas

Terça-feira14h | Mulher Cristã em Ação19h30 | Encontro de Homens20h | Encontro de Mulheres20h | Ensaio Conj. Feminino20h | Ensaio Conj. Celebrai20h | Amor Exigente - Grupo Conexão

Quarta-feira13h30 | Oficinas Maturidade14h | Culto Maturidade15h | Células Maturidade16h30 | Coro Maturidade19h | Discip. e Form. Espiritual20h | Culto de Oração

Quinta-feira15h | Culto da Vitória15h | Estudo Bíblico em Inglês19h30 | Montanhistas de Cristo20h | Surfistas de Cristo

Sexta-feira09h | Grupo Amor Exigente18h | Discipul. e Form. Espiritual19h30 | União de Adolescentes20h | Amigos em Cristo (quinzenal)

Sábado16h | Ensaio Conj. Celebrai17h | Ensaio Coral A. B. Deter17h | Culto dos Surdos17h | Profissionais da Saúde (quinzenal)

18h | Discipul. e Form. Espiritual19h30 | Culto dos Jovens19h30 | Culto Jovens Adultos19h30 | Culto Jovens Casais (mensal)

ATIVIDADES

PIB NA MÍDIA

NES

TA S

EMA

NA

22 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 31 de outubro de 2010

ANUNCIE AQUI: Os anúncios para a Revista PIB serão aceitos às sextas-feiras, das 9h às 18h, na semana anterior à publicação, através do e-mail [email protected] | A PIB não se responsabiliza pela qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pelos classificados e/ou anúncios publicados nesta Revista.

SERVIÇOS

• Venha ser uma consultora Natura. Rute Polito 3226-8327/8505-5716/9644-1397 / [email protected]

VENDE-SE

• Chácara, 4,4ha, c/ 3 casas, piscina, campo futebol, playground. A 10 km do Centro de Bauru/SP. R$ 250 mil. Iede, (14)9701-4491 / (41)9144-9568.

• Assador de Frango, para 24 frangos, à gás, em excelente estado. R$850,00 Luciana 3538-0358 / 9207-0333

• Protetor de Berço, completo, semi-novo, com edredom, menino. R$120,00 3538-0358/ 9207-0333.

• Planos de Saúde vendas AMIL/ UNIMED/ DIX/ DENTAL. Sandra, 9177-7321 / 9964-3235 - [email protected]

OFERECE-SE

• Emprega doméstica, Ana, 3225-1655 / 8804-2537.

• Serviço de diarista. Tenho referên-cias. Lila, 9697-6214.

ALUGA-SE

•Quarto mobiliado para moça, 9916-3690.

COMPRA-SE

• Cartuchos e toners vazios. Vendo originais, remanuf. e compatíveis.Juliano, 8499-4245

PRECISA-SE

• Babá com exp. e referência. interessadas tratar com Anna Paula, 9165-8181.

• Quarto para alugar ou dividir. com Thalyta, 3016-1212

.• Teclado de música congregação Batista Vila da Fé, Pr. Daniel Tôrres 9154-9559.

• Mensalista, de domingo à sexta, das 8h às 14h, com folgas na terça e no sábado. Sônia, 3372-3046/ 9244-9973”.

• Doação de Milhas p/ Ministério Especiais. Sandra 9177-7321 / 9964-3235/[email protected]

CLA

SSIF

ICA

DO

S E

AN

ÚN

CIO

S

23Primeira Igreja Batista de Curitiba | 31 de outubro de 2010