Revista PIB

24
Distribuição gratuita - venda proibida Revista PIB Primeira Igreja Batista de Curitiba 20 de fevereiro de 2011| Ano II | Edição 08

description

20/02/2011

Transcript of Revista PIB

Page 1: Revista PIB

Dis

trib

uiçã

o gr

atui

ta -

vend

a pr

oibi

da

Revista PIBPrimeira Igreja Batista de Curitiba

20 de fevereiro de 2011| Ano II | Edição 08

Page 2: Revista PIB

EXPE

DIE

NTEDireção de Comunicação Albert Martins Oliveira Filho Secretaria Geral Tânia

Regina Plaza Machado dos Santos Redação Beyvi Martins • Kelly Oliveira Projeto Gráfico e Direção de Arte Israel Trancoso Lessak Capa e Diagramação Priscila Santos Revisão Ismael Carrenho Merli Impressão e Acabamento Gráfica Capital

REVISTA PIB | Ministério de ComunicaçãoContato (41) 3091-4321 | [email protected]

Primeira Igreja Batista de CuritibaContato (41) 3091-4347 | www.pibcuritiba.org.br

Rua Bento Viana, 1200 - Batel | Curitiba, PR | CEP 80240-110Atendimento de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h

Estas foram algumas palavras do Pr. Paschoal Piragine Jr. Na

conclusão de sua entrevista exclusiva a respeito de diversas atitudes

e posturas que serão necessárias a partir de agora, na Convenção

Batista Brasileira. O fator HONRA é uma das questões fundamentais

na vida cristã e está presente também nesta edição da RevistaPIB.

É por honra que se busca dedicar tempo ao Senhor por iniciativas

como o 4 Horas com Deus. É por honra que a Igreja coloca seu

Chamado em Ação, cuidando e amando povos de outras nações e

línguas. É para honrar ao Senhor que decidimos levar vida em nossas

células e famílias. É buscando a Vida que os Idosos se propõem a

viajar pelos estudos bíblicos e se aprofundarem nas verdades de

Cristo, algo que deveríamos tomar como exemplo.

Essas coisas são só um pouquinho do que buscamos trazer

na edição desta semana. Ore, leia atentamente e medite sobre os

textos e matérias desta revista e você será edificado!

A Redação.

ÍNDICE

03EM FOCO

EDUCAÇÃO CRISTÃ 04

05CHAMADO EM AÇÃO

06VIDA CRISTÃ

07VIDA EM CÉLULAS

ANOTAÇÕES 08

09HOMENS

10IDOSOS

11MULHERES

12DESTAQUE

15EM CONSTRUÇÃO

AÇÃO SOCIAL 16

COMUNICAÇÃO 17

ESTACIONAMENTO 18

23CLASSIFICADOS|ANÚNCIOS

“É uma responsabilidade muito grande honrar a Jesus, o Senhor de todas as coisas (…) para tentar fazer só aquilo que Jesus queira. Só isso. Nem uma vírgula, nem para a direita, nem para a esquerda”.

EDIT

OR

IAL

2 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de fevereiro de 2011

Page 3: Revista PIB

A palavra “estulto” no português tem como significado tolo, imbecil, néscio. É uma expressão usada com um certo tom de agressividade.

Lembro-me da reação expontânea que tive na infância, na escola, quando um colega de classe furioso me disse: “Você é um imbecil. Por que contou à professora que eu estava colando?”. Para mim o complicado não foi o sentimento de traição que ele expressava, mas ser chamado por algo que eu não gostaria de ser e não era. Achei que estava fazendo a coisa certa. Mas minha resposta foi muito rápida: “Imbecil é você!” Atitude de crianças, que com certeza não conheciam a profundidade desta palavra. Fico imaginando quantas vezes eu me tornei um estulto, e confesso que foram muitas. Principalmente quando penso na minha relação com Deus.

Você já pensou quantas vezes foi estulto em relação a Deus e à vontade dEle em sua vida?

Todos nós somos passíveis de erros. Somos humanos. Mas muitos desses erros poderiam ser evitados se Deus estivesse em primeiro lugar em tudo na nossa vida.

“Quão grandes, Senhor, são as tuas obras. Os Teus pensamentos, que profundos! O inepto não compreende e o estulto não percebe isto.” (Sl 92.5-6). Ah, quantas vezes eu não percebi que era melhor agir de acordo com os pensamentos de Deus! Perceber a vontade dEle para minha vida e me submeter a esta vontade. Na Bíblia, o termo “estulto” diz respeito principalmente àquele que não se deixa guiar pela vontade divina. Você conhece pessoas assim? Você agiu ou tem agido assim?

Quantas vezes eu e você corremos atrás do vento e não do jeito inocente das brincadeiras de crianças, em que a ingenuidade e a falta de malícia ainda estão presentes. Corremos atrás do vento com nossa estultice ou estupidez, acreditando que sabemos tanto. Que precisamos, sim, de Deus, mas não da Sua direção em nossa vida.

Em Eclesiastes 2.16 o autor diz: “Pois tanto do sábio como do estulto, a memória não durará para sempre; pois, passados alguns dias, tudo cai no esquecimento”. O sucesso, as realizações pessoais, tudo que for com fim em si mesmo, fica sem sentido. Isto é ser um estulto.

A vida passa muito rápido para investirmos tempo naquilo que não nos acrescentará nada. Imagine a agitação da sua semana, todos os compromissos. Quanto tempo é investido na presença de Deus? Pouco tempo? Isto é ser estulto.

Temos responsabilidade com muitas coisas ao mesmo tempo. Minha vida no ministério exige concentração e organização. A igreja e o ministério que desenvolvo têm muitas áreas. Atendimento, aconselhamento, planejamento, estrutura, alvos, sonhos... Tudo isso, além de um dos valores mais importantes, que é minha família. Se diante de tudo Deus não estiver em primeiro lugar, eu serei um estulto. Mas quer saber mais? Muitas vezes me torno um estulto porque quero resolver as coisas do meu jeito, nas vezes em que parece que Deus está demorando a responder.

Existe muito na vida para se aproveitar, e Deus nos dá esta oportunidade.

Eu te desafio a investir tempo com Deus, a viver uma intimidade com Ele, sendo Ele a primícia de toda a sua vida.

Não queira ser sábio aos seus próprios olhos. “Tens visto a um homem que é sábio a seus próprios olhos? Maior esperança há no tolo do que nele.” (Pv 26:12)

Não queira ser como alguém que não aproveita o privilégio da liberdade de chegar à presença de Deus.

Que sejamos conhecidos por sermos sedentos de Deus, e não como estultos, que não buscam Sua face. Submeta-se à vontade de Deus. Deixe de ser o estulto.

O estultopor Pr. Paulo Davi e Silva

Sou chamado para a tolice! Você com certeza não aceitaria isto para sua vida, nem eu para a minha. Seria melhor “sou chamado para a prosperidade”, “sou chamado para o sucesso”, ou coisa do gênero.

EM F

OCO

3Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de fevereiro de 2011

Page 4: Revista PIB

EDU

CA

ÇÃ

O C

RIS

TÃ Programe-se para investir em você e em sua família!

Quer participar dos ensino? Faça a sua inscrição no Stand da Educação Cristã, ou pelo email e telefone: [email protected] / (41) 3091-4309

Antigo TestamentoAos domingos, às 9:30h.Início: 06/02/2011Estudo do pentateuco, livros históricos, livros proféticos e poéticos.

Novo TestamentoAos domingos, às 9:30h.Início: 06/02/2011Estudo dos evangelhos, atos, cartas paulinas, cartas gerais e apocalipse.

PANORAMA BÍBLICO

Aos domingos, às 9:30h.Início: 06/02/2011Temas voltados para as famílias da igreja. Convidamos todos os pais, avós, filhos para participarem destes cursos. Assuntos: depressão, ansiedade, bipolaridade, rejeição, homossexualidade, como ganhar seu cônjuge ou filho para Cristo, doenças e luto na família, solidão, familiares com vícios, culto doméstico.

Às quintas, 19h.Início: 10/02/2011Temas voltados para as famílias da igreja. Convidamos todos os pais, avós, filhos para participarem destes cursos.Assuntos: finanças, conflitos, filhos que adoram Deus, perdão e além do perdão, papeis do lar, etapas da vida, comunicação, culto doméstico.

Aos domingos, às 17:30h.Início: 06/02/2011Temas voltados para os casais da igreja, incluindo jovens casais.Assuntos: aliança, uma só carne, responsabilidades, oração, semeadura, intimidade, acordos, perdão, avaliações, comunicação, educação de filhos, finanças.

VIVA-A-FAMÍLIA

LINHA BÁSICA DE ENSINO

Vários dias e horários para você escolher!Quintas às 19h;Sextas às 18h;Sábados às 18h;Domingos às 9:30h.

Se você está com o firme propósito de servir a Deus, ser útil e disponibilizar parte do seu tempo, seguramente você encontrará onde colaborar. Passe no stand da Central de Voluntariado e converse com um de nossos consultores ministeriais ou escreva para [email protected]

Pense sobre:

“Quando saírem de casa

seus filhos levarão na

bagagem um grande

amor por Deus?”

(Patrick Kavanaugh)

4 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de fevereiro de 2011

Page 5: Revista PIB

por Cleide Neto

A jovem Raquel Lessa, missionária da esperança da PIB de Curitiba, conta a experiência de uma viagem missionária que realizou em países fechados para o cristianismo no sudoeste asiático. Neste testemunho, ela revela histórias de pessoas com quem compartilhou sobre o amor de Deus, porém, seus nomes não

podem ser citados e nem os locais revelados.

“No final de 2010 tive a oportunidade de integrar uma equipe que foi ao Sudeste da Ásia conhecer os projetos em andamento da AME – Associação Missão Esperança, levar ânimo aos obreiros que atuam naquela região, e consolo às vítimas de catástrofes naturais recentes. Saímos do Brasil na madrugada do dia 18 de dezembro, e nossa equipe era formada por uma dentista, uma enfermeira, um fotógrafo, eu e a presidente da AME. Além de nós, dois médicos seguiram diretamente para a região atingida por um tsunami, e lá permaneceram por cerca de 20 dias.

O primeiro país que visitamos, aos nossos olhos, era o maior desafio. Era proibido ir aos orfanatos e levar doações como estavámos planejando fazer. Nossas malas estavam cheias de roupas e brinquedos, além do material de trabalho da dentista. Na chegada, ao retirar a bagagem da esteira, percebemos que duas das malas estavam marcadas de todos os lados, e o mínimo que poderia acontecer era termos que abrir as malas e explicar a que se destinavam. Ainda que nos deixassem passar depois de abrir as malas, poderíamos ser seguidos e isto colocaria em risco os líderes e as crianças daqueles orfanatos, que funcionam sem autorização do governo.

Os órfãos naquele país frequentemente são levados para se tornarem monges budistas, ou treinados para a guerra na linha de frente do exército. Para evitar que isso aconteça, os pastores levam as crianças para casa como se fossem seus filhos. São pequenas casas que, além do casal, abrigam várias crianças e adolescentes, na maioria das vezes, de forma bastante precária. Para glória de Deus, as crianças puderam receber seus presentes, porque ao passarmos na alfândega a polícia simplesmente ignorou as marcas nas malas e nos deixou seguir. Logo pudemos ver a razão de tanto esforço, não de nossa parte, mas daqueles que sacrificam suas vidas e o conforto de seus filhos para alimentar física e espiritualmente

Vida ao Sudeste da Ásia

aquelas crianças. São muitas histórias, como a de um garotinho que ficou órfão depois da passagem de um ciclone pelo país. Ele chegou ao orfanato com muita dificuldade para respirar, pois estava com pneumonia. Ao chegar, queria ser monge budista. Agora, que grande alegria ver o brilho em seus olhos ao orar e cantar louvores a Deus, e dizer que quando crescer quer ser pastor e pregador como o papai (papai é o pastor responsável por aquele orfanato).

Seguimos a viagem, agora para participar de um retiro de encorajamento com os líderes de outra região assolada por uma grande catástrofe natural poucos anos atrás. Lá o povo vive sob a lei islâmica, e é proibido evangelizar. Nunca senti um peso espiritual tão grande como naquele lugar. Os obreiros são observados o tempo todo, uma delas quando quer ler a Bíblia tem que se esconder no banheiro. Nós apenas levamos algumas palavras e oramos pelos obreiros, clamando para que o Senhor os forteleça e use suas vidas na transformação daquela terra. Já depois de chegarmos ao Brasil, soubemos que um destes obreiros, que trabalha dando aulas de informática, foi questionado por um professor de religião islâmico sobre sua fé. E diante das perguntas, o rapaz teve a oportunidade de lhe apresentar todo o plano de salvação.

Ore para que este homem compreenda e se renda a Jesus, e que nada de mal aconteça com o obreiro que, graças a Deus, teve a ousadia de aproveitar a oportunidade. Ore pelo sudeste da Ásia que precisa receber a vida que há em Cristo. Pergunte ao Senhor qual a sua parte nisto”. “...de modo que onde o rio fluir tudo viverá.” Ez 47:9. Toda honra e toda glória sejam dadas ao Senhor!

Missionária Raquel

CH

AM

AD

O E

M A

ÇÃ

O

5Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de fevereiro de 2011

Page 6: Revista PIB

A depressão é uma doença caracterizada por sintomas como mudanças de humor, distúrbios de sono, perda de interesse nas atividades cotidianas, degradação de auto-estima. Ela é diferente de melancolia ou tristeza profunda, é uma alteração nos neurotransmissores do sistema neurológico. Ela afeta várias pessoas no mundo inteiro, especialmente aqueles que a desconhecem e/ou não realizam tratamento adequado. A Bíblia não nega o problema do sofrimento humano, ela mostra que Deus pode curar quem sofre, mas muitas vezes, ele opta em caminhar junto com a pessoa se apresentando a nós e consolando para que sua presença e amizade sejam suficientes.

“Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu salvador e o meu

Deus” (Sl 43.5).

“Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim” (Jo 14.1).

MEMORIZE

“Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo” (Jo 14.27).

Depressão

Dúvidas? [email protected]

Agradeça e interceda pela vida do Pr Michel, para que Deus o abençoe sempre e o use como tem usado. Ore pela família dele, Pr Paschoal e Cleusa. Nesta semana ore também pelas famílias, para que, mesmo vivendo neste mundo, possamos fazer a diferença em suas atitudes, seu pensar, falar e ouvir.

Pastor Michel

Famílias dos governantes

Orar pelo governo de nosso país, para que se mobilize em prol das famílias brasileiras. Orar pelos governantes e suas famílias.

Famílias da igreja

Agradecer e interceder a Deus pelas famílias de nossa igreja. Pedir pela santificação e dedicação dessas famílias. Interceder pelos esposos e esposas não crentes, assim como pelo testemunho das esposas e esposos crentes em seu lar.

Restauração de famílias

Clame pelas igrejas para que ajudem as famílias no conhecimento e fortalecimento da Palavra de Deus, e também pelas instituições cristãs, grupos de apoio cristãos que trabalham com restauração de famílias.

Famílias enfermas

Interceder pelas famílias de nossa igreja que estão passando por enfermidades, seja física, emocional ou espiritual. Ore pelos casais que estão vivendo crises conjugais no casamento.

Jovens e adolescentes

Orar pelos jovens e adolescentes de nossa igreja. Orar pelas famílias ampliadas (pais, sogros, avós, tios, primos, cunhados, sobrinhos) para que todos tenham a mesma visão e orientação de Deus. Clamar pelos que não são crentes ou estão afastados. Orar pelos pais e mães que criam seus filhos sozinhos.

Agradecimento

Agradeça por este dia, por ser capaz de ver e ouvir, pela benção de conhecer este nosso Deus do perdão. Agradeça por sua família.

Sentinelas de OraçãoDomingos, das 9h às 10h30 e

18h às 18h45 Quartas-feiras, das 9h às 11h

Jardim de Oração | Diná: 9997-0495

Projeto Débora (pais intercedendo por seus filhos)

Quartas-feiras, 14hJardim de Oração

Odete: 3528-9405/8885-8204

Esposas orando por seus maridosTerças-feiras, 14h | Salãozinho

Orando pelo BrasilPare tudo e ore diariamente às 12h

Orando pelos muçulmanosQuintas-feiras, 18h

Jardim de OraçãoPr. Fernando e Cristina

Participantes Escola BíblicaProfessores do Ensino

Quintas-feiras das 13h às [email protected]

Clamor JovemFernanda

Sábados, 18h | Jardim de Oração

FamíliasPr. Gerson e Maria José | 9154-0084

Orando pelos FuncionáriosIsabel Muller

Pedidos de Oração por e-mailJovens (Helen):

[email protected]

RIVI (Daura):[email protected]

20

21

22

23

24

25

26

NÓS CREMOS

PEDIDOS DE ORAÇÃO GRUPOS DE ORAÇÃO

Para refletir

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. (Romanos 12.2)

VID

A C

RIS

6 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de fevereiro de 2011

Page 7: Revista PIB

VID

A E

M C

ÉLU

LAS

“Como é bom e agradável quando os irmãos vivem em união!...Ali o Senhor concede a sua bênção e a vida para sempre.” Salmo 133: 1 e 3b

Nasci num lar evangélico, portanto fui criada no convívio com irmãos em Cristo, sempre muito envolvida nos trabalhos da igreja local onde era membro .

No final de 2009 entendi que estava no tempo de mudar algumas coisas em minha vida, inclusive de cidade, ou seja, estava prestes a passar por mudanças radicais, como “deixar” igreja, trabalho, amigos, vizinhos, etc, deixar uma vida cômoda que vivia, para começar algo novo que Deus tinha reservado para mim.

Em fevereiro de 2010, viemos morar em Curitiba e logo comecei a frequentar a PIB, porém sentia falta do convívio com os irmãos da igreja, pois numa comunidade de mais de 5.000 membros fica difícil fazer amizades. Foi quando eu fui convidada para uma célula. Mais que depressa aceitei o convite e fui muito bem recebida por aquele grupo da célula 124, onde logo estava enturmada e fiz amizades preciosas.

Posso dizer com toda a certeza que esta célula foi a maneira que Deus usou para me encaixar rapidamente na estrutura da igreja. Como se não bastasse, foi lá que eu conheci aquele que viria a ser o meu esposo.

Certamente a célula é uma ferramenta importante na vida do crente, pois proporciona relacionamento , crescimento, amadurecimento, unidade, entre outras coisas.

Talvez eu não colhesse tantas bênçãos em um espaço tão curto de tempo se eu não tivesse aceito o convite de DEUS de participar de uma célula.

Líder:

Faltam 41 dias para aCampanha. Convide pessoas para sua célula.Se você não tem uma célula mas desejaparticipar ou abrir uma, entre em contatocom o Ministério de Células – 3091-4342. Próximo Curso de Formação de Líderes deCélulas: início 20/03.

Louvor na célula Deus é fiel

Deus é fiel, é fiel.Acima de todas as coisas eu sei,Eu sei que meu Deus é fiel.Em meio aos muitos problemas,Em meio às lutas sem fim,Por entre os muitos dilemasQue se apresentam pra mim.Às vezes eu posso passarUma noite inteira a chorar,Mas sei que meu Deus, Logo pela manhã,Fará novamente o sol brilhar,E encherá de alegria os meus lábios,e o meu coração de louvor.Assim, vou descansar, sim, eu vou confiarno seu grande e imenso amor.

Na célula desenvolve-se o sacerdócio universal dos crentes, enfatizando uma vida de servo, e ajudá-lo no seu crescimento em maturidade cristã.

Lis Regina Pugsley Staben

7Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de fevereiro de 2011

Page 8: Revista PIB

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Pregador:____________________________Tema: ______________________________________________________________________________

AN

OTA

ÇÕES

8 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de fevereiro de 2011

Page 9: Revista PIB

por Prof. Menegatti

A maioria das pessoas transformou as relações interpessoais em um jogo. Onde uma pessoa satisfaz as suas necessidades à custa da outra. Essa abordagem ganha-perde pode sair muito cara para ambos os lados. Em todo tipo de competição quem perde sempre terá ressentimentos.

Lembre-se de como você se sentiu quando seu cliente mais importante ameaçou cancelar o contrato com sua empresa. Quando seu chefe chamou sua atenção na frente dos seus colegas de trabalho. Qual foi a sua reação? Quais foram seus sentimentos em relação à outra pessoa? Quais foram os efeitos no relacionamento?

Em situações como esta, a pessoa que está sendo dominada recorre a mecanismos defensivos para lidar com o poder. Algumas declaram guerra abertamente; outras se desligam; outras se retiram e tornam-se deprimidas. Em virtude disso listei aqui alguns tipos mais comuns de comportamento:

Primeiro sintoma: Lutar

Neste caso a forma como as pessoas reagem é através da vingança. Quantas pessoas já boicotaram informações prejudicando uma negociação. Deixaram de dar um recado importantíssimo de um cliente. Atrasos de relatórios para prejudicar outro departamento. Maridos e esposas ficam sem conversar durante dias. Estes são alguns tipos de reação. Mas existem muitas outras formas sutis e manipuladoras das pessoas reagirem.

Segundo sintoma: Fugir

Nesta opção a pessoa simplesmente escolhe abandonar a relação, seja mental ou fisicamente.

O que acontece com quem perde...

Em casos extremos ela sai da empresa ou evita completamente a outra pessoa. Várias pessoas abandonam uma relação mentalmente, mas não fisicamente. As empresas estão cheias de pessoas mortas andando pelos corredores.

Terceiro sintoma: Desistir

Nesta opção a pessoa entrega seus pontos porque não tem outra escolha ou não quer se incomodar. Seja qual for à razão ela concorda ou anula suas ideias. Essa decisão é muito perigosa porque danifica a própria auto-estima quando as necessidades não estão sendo satisfeitas. O resultado dessa atitude pode não ser saudável, porque mais tarde poderão ocorrer reações de vingança ou de explosão por reprimir seus sentimentos.

Quando se entra em um jogo por querer ou porque alguém o colocou lá, o que se deverá fazer para que os relacionamentos não sejam danificados? Faça concessões em favor da harmonia. Fazer concessões não significa negar o que é certo ou errado; significa simplesmente admitir que ambas as partes possam estar, em parte certa e em partes erradas. Tendo a harmonia como fim, então a concessão será o meio. A maioria das pessoas está disposta a ceder meio-a-meio, mas por concessão, ambas as partes estão dispostas a ceder menos e percentual restante forma o elo de harmonia. A boa concessão termina geralmente com um sorriso e um aperto de mãos.

Fique com Deus...

HO

MEN

S

9Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de fevereiro de 2011

Page 10: Revista PIB

IDO

SOS

por .Humberto Queiróz

Esta foi a nossa última viagem pelo mar Egeu. Como seguiremos para o interior, nos serviremos de ônibus, pois as distâncias terrestres são curtas... e a nossa imaginação voa...

Quando se diz que “Pérgamo” parece signi-ficar “casamento”, tem-se em mente o fato de que o imperador romano, Constantino, se sentiu atraído pelo cristianismo – que a perseguição não conseguira derrotar -, tanto que aceitou a fé cristã e se declarou seu defensor e protetor. Logo após assumir o poder, emitiu um edito de tolerância ao cristianismo e passou a favorecer financeiramente a Igreja Cristã. Também determinou que os templos a deuses pagãos agora pertenceriam à Igreja.

Um analista desse período anota: “Por conta do favorecimento financeiro que Constantino fornecia à Igreja, os líderes locais passam a ‘agra-dar’ ao Imperador e, para mostrar paz e tolerância para com os povos que cultuavam deuses pagãos, começam também a introduzir costumes pagãos dentro da Igreja. Tudo para não perderem a ajuda financeira vinda do Imperador”.

Segundo os estudiosos e comentadores, aparentemente tudo ia bem. A perseguição cessa. Mas é exatamente aqui que Satanás começa a contaminar a Igreja.

Vimos a Sinagoga de Satanás e a tática nicolaíta nascerem em Esmirna. Entretanto, é em Pérgamo que prosperam. Em razão do uso da estratégia de Balaão e da sutileza dos nicolaítas, a “paganização” do cristianismo ganha terreno com o “casamento” da igreja com o trono de Roma. Diz um antigo escritor, que Pérgamo era a cidade mais idólatra de toda a província da Ásia.

Com isto, a Igreja Cristã passa a ser contaminada e perde sua autenticidade diante de Deus. Vejamos alguns lances da astuciosa estratégia de domínio ou de mero afastamento da pureza apostólica:

A advertência de Jesus: “Quem tem ouvidos

ouça o que diz o Espírito às igrejas”, é parceira daquela

: “Quem tem olhos de ver que veja” (dos tempos em

que esteve entre nós) e não deixa de ser um delicado

convite para avaliarmos todas as condições que

concorreram para as aflições do cristianismo, que

continua “paganizado” em nossos dias.

É preciso cristianizar o cristianismo, a partir

de nós, para sermos exemplo.

Você é nosso convidado para embarcar na

próxima viagem a Tiatira. O horário do embarque é

14h, no 2º andar. Após nosso tempo de adoração,

reflexão bíblica e comunhão nas células simultâneas,

temos oficinas especiais. Participe! O diário de bordo,

faz parte do programa “Desaposente-se”.

Contatos: 3091.4327

www.pibcuritiba.org.br/idosos Orkut

300 d.C.

Oração pelos mortos

375 d.C.

Adoração a santos e anjos

431 d.C.

Adoração a Maria

500 d.C.

Os sacerdotes passam a se vestir diferentemente do resto do povo

526 d.C.

Extrema unção

593 d.C.

Instituída a doutrina do purgatório

600 d.C.

Os cultos só podem ser realizados em latim

Desaposentados em Pérgamo

10 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de fevereiro de 2011

Page 11: Revista PIB

VIVAS – Resgatando a Essência e o Encanto de Ser Mulher. por Érika Checan

Contatos:www.pibcuritiba.org.br/blog

[email protected]

facebook e orkut. 3091-4327

Outro dia, enquanto lia “Em busca da alma feminina - resgatando a essência e o encanto de ser mulher” do casal John e Stasi Eldredge, fui surpreendida com o questionamento do meu cunhado, que me interrogou dizendo: “Érika você ainda não sabe qual é a essência e o encanto de ser mulher? “Confesso que fiquei desconcertada na hora.

Ainda folheando as páginas do livro me deparo com a citação: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não será tirada” (Lucas 10.38-42). Nosso coração foi feito para adorar. É o que fazemos; não podemos evitá-lo. Agora, adoração é uma daquelas palavras que a religião deixou doente. Ouvimos “adoração” e pensamos: Ela está falando de ir à igreja. Cantar hinos. Não. Adoração é algo muito mais apaixonado, muito mais incontido. Adoração é aquilo a que entregamos nosso coração, em troca de uma promessa de vida. Alguns adoram a moda; outros adoram um namorado ou marido. Realmente não temos limites no que diz respeito àquilo a que entregamos nosso

coração. Filmes, comida, fazer compras, falar da vida alheia, chame como quizer... Mas Jesus é o único que merece a devoção de nosso coração.

É com este sentimento de resgate da essência que temos promovido o Especial Dia Internacional da Mulher desde 2009. Sendo minha primeira comemoração após internamento na UTI, e toque da graça de Deus. Foi no leito, correndo risco de morte, que experimentei mais uma vez, o valor da intercessão dos irmãos e da conexão com Deus.

Eis uma das razões, porque durante o mês que antecede o Especial Mulher, nos mobilizamos em oração. Cremos que coisas acontecem quando oramos, que não aconteceriam se não orássemos. Você está fazendo parte deste movimento pró VIVAS?

Tome o seu lugar nos coros dos Cultos do final de semana da Mulher. Temos 2 grupos que expressarão nossa busca coletiva de intimidade e satisfação em Cristo Jesus.

MU

LHER

ES

11Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de fevereiro de 2011

Page 12: Revista PIB

Para o alto: nosso alvo é caminhar na direção de Deus, buscando o aperfeiçoamento dos santos em Cristo “Eu sou a videira sem mim nada podeis fazer”. João 15:5.

Para fora: Cumprir a ordem de Jesus, evangelizando “Ide, fazei discípulos de todas as nações ” Mateus 28:19.

Para dentro: Promover a união, sem o que a missão não pode ser levada a termo. “A obra é grande e extensa, e estamos separados, distantes uns dos outros ao longo do muro. Do lugar de onde ouvirem o som da trombeta, juntem-se a nós ali. Nosso Deus luta por nós” (Neemias 4:19-20).

Para a frente: Ter os olhos voltados para as necessidades ao nosso redor. O futuro é hoje, precisamos atender às demandas do mundo, elas precisam de respostas. “Esquecendo-me das coisas que para trás ficam, prossigo para o alvo “ Filipenses 3:13-14.

Esse foi o desafio do pastor Paschoal Piragine Jr. para os batistas brasileiros, ao assumir a presidência da Convenção Batista Brasileira – CBB, que foi realizada nos dias 18 a 25 de janeiro de 2011 na cidade de Niterói, RJ.

Nesta entrevista, concedida com exclusividade para a Revista PIB, ele revela seus sentimentos e as expectativas para esses dois anos em que estará à frente do trabalho batista no Brasil.

Revista PIB – O senhor foi presidente em 2006-2007, agora volta à presidência da CBB. Quais são as expectativas para esse novo tempo?

Pr. Paschoal Piragine - É preciso prosseguir com o processo de reestruturação iniciado em 2006-2007 e continuou sendo implementado

pelos presidentes, pastor Oliveira Araújo e Josué Mello Salgado.

Revista PIB – É tradição entre os batistas brasileiros o não envolvimento da igreja em questões políticas. Até que ponto esta postura deve mudar e como?

Pr. Paschoal Piragine - Sempre deve ser feita uma leitura entre a relação Igreja X Estado. A igreja precisa ter uma voz ética, profética e crítica, porém sem compromisso partidário. A história nos revela momentos importantes da presença dos batistas no contexto político. O silêncio batista começou a ocorrer após o ano de 1964. Aos poucos, isto está sendo retomado; o importante é sermos uma voz profética na defesa dos princípios bíblicos.

Revista PIB - O pastor Josué Mello Salgado, que deixou a presidência da CBB, em um dos pontos de sua mensagem na abertura dos trabalhos, referendou a sua luta contra a institucionalização da iniquidade no Brasil. Afirmou que, de forma atenta e minuciosa, a luta foi contra o pecado, e essa foi uma palavra profética. Diante das questões políticas e das mudanças que podem ocorrer no Brasil, qual será a postura da CBB na sua gestão?

Pr. Paschoal Piragine - Nenhuma fala tem unanimidade; ele é um líder, senti profunda simpatia pelo que ele falou. A iniquidade e outras sete questões que ele mencionou, são temas que precisam ser tratados pela denominação batista. Como servo de Deus, quero cumprir a missão, ajudar, doar-me, num compromisso de fé para com Deus. Essa é a minha história.

Revista PIB - Existe um desconforto dos batistas brasileiros com as convenções estaduais durante períodos eleitorais. Algumas

por Cleide Neto

DES

TAQ

UE

12 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de fevereiro de 2011

Page 13: Revista PIB

delas têm se transformado em palanque eleitoral. Identificando essas situações, qual será a orientaçāo da CBB?

Pr. Paschoal Piragine - Nossa estrutura denominacional é descentralizada. Assim também são as convenções estaduais. Por isso, cabe à igreja local essa administração.

Revista PIB - Podemos esperar um renovo na CBB para atrair os jovens batistas para se envolverem com os assuntos denominacionais? Como diminuir essa distância?

Pr. Paschoal Piragine - Não tenho uma estatística oficial, mas um dado visual nos revela que as pessoas que participam das convenções estão numa faixa acima dos 40 anos. A CBB precisa buscar essa reaproximação, estabelecer estratégias, repensar os processos e abrir novos espaços. Quem vai poder trabalhar esses processos é a juventude. O que a denominação oferece para que isso aconteça? Os jovens batistas brasileiros estão envolvidos na missão, são rápidos e práticos, porém não estão envolvidos nos processos administrativos. Essa solução precisa ser imediata.

Revista PIB - Que sugestão o senhor tem para um realinhamento da formação teológica batista diante das expectativas das igrejas? As instituições teológicas têm formado pastores que atendem à necessidade das igrejas?

Pr. Paschoal Piragine – Os seminários são criados como necessidade do povo batista. Tivemos um problema com a linha teológica de alguns seminários nacionais e isto fez com que vários pastores não recomendassem suas ovelhas a esses seminários, alguns afirmavam que o problema é uma questão de falta de vocação no Brasil. Mas basta ver a reação dos nossos jovens nos congressos missionários para perceber que não há falta de vocação no Brasil. O surgimento dos seminários estaduais ocorreu pela necessidade de adequar a

formação às características regionais, e manter os vocacionados próximos de suas igrejas locais e das suas regiões de origem não os vejo como concorrentes, mas como coadjuvantes/cooperadores no serviço do Reino.

Revista PIB - Durante esses dois anos, a PIB de Curitiba vai dividir seu pastoreio com 1.361.312 batistas brasileiros. Qual a sua palavra para a igreja?

Pr. Paschoal Piragine - A PIB de Curitiba tem uma vocação histórica, um olhar para a missão, na perspectiva do Reino de Deus que está em primeiro lugar. É uma igreja missionária, faz ação social e desenvolve muitos ministérios. Tenho o privilégio de fazer parte de uma igreja assim, por isso me sinto respaldado para esse trabalho.

Revista PIB – Como o senhor expressa seu sentimento neste momento?

Pr. Paschoal Piragine - Sinto profundo temor e tremor, pois é uma responsabilidade muito grande honrar a história dos batistas e honrar o nome de Jesus, que é o Senhor de todas as coisas. É com muito temor e tremor que estou caminhando nessa direção, para tentar fazer só aquilo que Jesus queira, só isso. Nem uma vírgula, nem para direita e nem para a esquerda.

Paschoal Piragine Júnior

Doutor em Ministérios pela Faculdade Teológica Sul-Americana de Londrina; é pastor da Primeira Igreja Batista de Curitiba, onde exerce o ministério a mais de 20 anos. Escritor, conferencista e apresentador do programa Dia a Dia com Deus veiculado diariamente no rádio e na TV. Casado com Cleusa Piragine, tem dois filhos Michel (pastor) e Kelly (formada em Teologia,casada com Pr. Leandro Sonda). Como líder na denominação batista já exerceu vários cargos, entre eles, a presidência da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil (OPBB) e vice-presidencia da Convenção Batista Brasileira.

DES

TAQ

UE

13Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de fevereiro de 2011

Page 14: Revista PIB

ACO

NTE

CE

NA

PIB

Está chegando, se DEUS quiser, na última sexta feira do mes, dia 25 fevereiro, mais uma “4 Horas com DEUS”. Das 22 às 02 h, aqui na PIB Curitiba, sala 101

Tudo que fazemos, precisa agradar ao nosso DEUS Quando agimos espontâneamente, de coração, com zelo, decoro, ordem, fazendo tudo para DEUS, Ele se agrada. O Apóstolo Paulo é quem nos ensina em Colossenses 3: 23 e 24. Não é apenas mais uma agenda; senão estaríamos sendo ativistas.

“4 Horas com DEUS!” tem sido um tempo de edificação em nossas vidas. Tempo de experimentar o amor de DEUS. Temos visto que as músicas, tem sido louvor a DEUS. As orações tem subido ao Seu conhecimento. Estamos vendo respostas. A Palavra Ministrada tem nos animado a perseverar no Caminho que é JESUS CRISTO, nosso Senhor e Salvador.

Temos visto a presença de DEUS Sua Glória tem se manifestado em nosso meio. Ele tem se revelado a nós nessas horas porque estamos hon-rando-o e servindo-o.

ELE quer nos surpreender mais ainda.

Confira o testemunho de Leonardo Farah:

“Olá, Graça e Paz! JESUS TE AMA! Como é difí-cil para algumas pessoas escutarem isso! Conheci a vigília “4 Horas com DEUS!”no ano passado em uma terça-feira, durante o encontro do Ministério dos Homens. Passavam muitas coisas em minha cabeça, mas uma em especial: que o tempo seria insuficiente e não aproveitaria.

Estar na presença de DEUS passa muito rápido e essa era um oportunidade maravilhosa: 4 horas de: adoração, ministração e oração a DEUS!.“4 Horas com DEUS!” realmente tem sido um tempo muito especial em minha vida, toda vez que tenho a oportunidade de comparecer, eu vou, não importa a luta que esteja passando, pois sempre escuto DEUS ali falar em meu coração palavras que me motivam e me encorajam. É algo que vem de dentro, difícil de explicar, só sen-tir pra saber. Tem me ensinado a ser mais humano, ser filho, ser marido, ser homem, ser irmão, e muito mais. Tem me mostrado que estou longe da perfei-ção e isso também tem sido muito bom.

Essa vigília tem sido benção em minha vida. Nesses tempos difíceis, tenho que estar conectado a JESUS CRISTO 24horas por dia. É uma tarefa difícil, pois o mundo nos força para não fazer isso. Nas “4 horas com DEUS” tenho a convicção de que DEUS é amor! Tenho visto que o AMOR de DEUS que vai além de definições humanas; um sentimento que não é im-posto por ninguém... Só pode ser experimentado.”

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de DEUS! creia que Ele! existe, e que é Galardoador dos que o buscam!” Hebreus 11:6

Venha participar deste tempo do Amor de DEUS!

DEUS Te Abençoe e Te Guarde!”

Sanderson Diotalevi

Ministro do Evangelho

Coordenador das “4 Horas com DEUS!” da PIB Curitiba.

Primeira Igreja Batista de Curitiba, 3091-4347.

14 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de fevereiro de 2011

Page 15: Revista PIB

EM C

ON

STR

ÃO

Na compra de armações e/ou lentes de grau, 20% do valor de cada

compra será revertido para a construção.

Maxi Ótica | Rio Bonito (41) 3232-0111; Vila Verde (41) 3347- 7634;

Bairro Alto (41) 3238-1556.

Cia do óculos | CIC (41) 3014-3767; Tatuquara (41) 3396-2568.

Chocolate: Chocompanha, pela oferta mínima de R$ 5,00.

Chaveiro da PIB , oferta mínima

de R$ 5,00.

CD do Pr. Paulo Davi “Reflexões”, pela oferta mínima de R$ 10,00.

Adesivo da

PIB , oferta

mínima

R$ 10,00.

Vamos juntos mudar a cara da PIB

Participe da campanha adquirindo os produtos abaixo.

Domingo no stand da PIB., após os cultos.

De segunda à sexta na Comunicação da PIB , das 09h às 18h.

Informações: 3091-4321

15Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de fevereiro de 2011

Page 16: Revista PIB

Oferecer a oportunidade para que crianças da comunidade conheçam mais sobre Deus e possam se desenvolver integralmente; aproximá-las de suas famílias e fomentar a valorização do aprendi-zado formal e não formal como uma das ferramen-tas para ampliar as chances de um futuro melhor. Esses são os objetivos do trabalho que está sendo realizado na Congregação Vila da Fé da PIB de Curitiba, localizada no bairro de Santa Quitéria.

O pastor Daniel e Sheila Torres, missionários da igreja que atuam na congregação, esperam que com este trabalho 16 crianças do ensino funda-mental possam ser atendidas e 14 famílias sejam abençoadas. “A princípio, no primeiro semestre de 2011, as crianças terão aulas de conhecimento da Bíblia e brincadeiras com palavras – será trabalhada a alfabetização e o gosto pela leitura, mundo digital, artes com as mãos e teatro. Além disso, mensalmente, os profissionais da Unidade de Saúde próxima à igreja oferecerão palestras sobre autocuidado”, explica.

A Congregação Vila da Fé mantém parce-rias com algumas empresas, como exemplo, a Panificadora Kitutes que patrocina parte do café da manhã que é oferecido às crianças; conta também, com o apoio da ABASC por meio da atuação de uma Assistente Social para atender às famílias, quando necessário. Mas, o maior apoio acontece através de pessoas mantenedoras que mensalmente têm assumido o compromisso de sustentar financeiramente o projeto.

Hoje, uma bolsa para o atendimento dessas

crianças custa R$30,00 (trinta reais), porém há

necessidade da ajuda de voluntários que gostem

de trabalhar com crianças e tenham disponibili-

dade no período da manhã. Sheila diz que “esta-

mos precisando de pessoas para trabalharem com

alfabetização, informática, matemática, artes e

contação de histórias bíblicas”. Em 2010, recebe-

mos o apoio de 20 voluntários.

O resultado dos projetos sociais realizados

em 2010, revelam que 30 pessoas da comuni-

dade, entre adultos e crianças, participaram das

atividades realizadas, sendo que 24 concluíram

todas as etapas, 21 famílias foram atendidas e

nove delas passaram a ter contato com a igreja

através desse trabalho. A frequência das crianças

apresentou um baixíssimo número de faltas e

muitas delas chegavam à congregação bem antes

do horário das atividades serem iniciadas.

Esse projeto vale a pena você conferir e se

envolver. Para ser um parceiro, é preciso entrar

em contato com: [email protected] ou

[email protected]

A íntegra do relatório das atividades realizadas

em 2010 encontra-se no site: www.missionar.com.br.

por Cleide Neto

ÃO

SO

CIA

L Vila da Fé continua Pintando o Sete

16 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de fevereiro de 2011

Page 17: Revista PIB

Não, não estou me referindo ao código de área de um número de telefone, mas sim do desejo que nasce do coração de uma pessoa de patrocinar o programa Dia a Dia com Deus em uma rádio local da cidade em que ela mora. E essa não é a primeira vez que recebemos correspon-dência com esse mesmo interesse. Não estamos falando de fãs ou fanáticos, e sim de pessoas que sentem o chamado da palavra de Deus arder em seus corações e acabam por desejar que mais e mais pessoas também ouçam essa Palavra.

Nosso propósito como Comunicação é justa-mente esse: levar a Palavra de Deus para mais pessoas cada vez mais longe. E uma dessas formas tem sido através das ondas de rádio. Contudo, sabemos do desafio que é investir em horários de programação diária ou semanal e para isso preci-samos do seu apoio. Lançamos em agosto do ano passado uma campanha permanente chamada “Dia a Dia no Compromisso”. São patrocinado-res que livremente colaboram com as despesas relacionadas a esse ministério. Isso mesmo, um ministério! Convidamos você que já participa a não esquecer deste compromisso! E você que ainda não está envolvido, venha ser mais um! É muito precioso poder ouvir ou ler testemunhos de pessoas cujas vidas foram tocadas por Deus sabendo que fizemos parte disso, mesmo que uma pequena parte. Então se envolva! Nos apóie em oração principalmente! Não queremos cance-lar ou deixar de transmitir o programa nas rádios.

Veja alguns testemunhos e como participar:

“Eu andava perdida pela vida quando a depressão me pegou de vez. Um dia estava no meu quarto e comecei a ouvir uma voz bem baixinho, comecei a procurar e encontrei meu mp3 ligado, comecei a ouvir e estava passando uma mensagem do Pastor Piragine (eu nunca tinha ouvido aquela rádio), sobre princípios de restauração, ouvi até o fim e depois entrei no site, comecei a ouvir todos os dias... Dou esse testemunho porque essas mensa-gens me ajudaram muito no começo da minha caminhada com Jesus, até hoje sinto muito amor e gratidão pela vida do pastor e continuo ouvindo as pregações. Que o Pai continue essa obra linda, sempre abrindo as portas para vocês.” Juliana.

“Gostaria de parabenizar pela abençoada palavra de estudo que acabei de ouvir pela radio marumby, moro em Jacareí interior de SP. Tenho sede de ouvir e aprender a genuína palavra do Senhor e hoje me deliciei com esse estudo mara-vilhoso sobre a família, pena que foi pouco, que coisa maravilhosa meu Deus... estou encantada, é tudo o que eu preciso para meu crescimento espiritual...” Waldenires

Você deseja se tornar um patrocinador?

Preencha o formulário que recebeu junto com a revista ou acesse o site http://www.diadia-comdeus.com.br/patrocinio.php e depois utilize uma das opções de pagamento abaixo.

1.Em dinheiro ou depósito em conta

Ao fazer a entrega utilizando o envelope de dízimo, lembre-se de escrever “Programa de Rádio”. Se fizer um depósito direto, coloque o comprovante no envelope escrevendo a mesma informação ou envie o comprovante digitalizado pelo email [email protected] com o assunto “Programa de Rádio”. Caso o contrário o valor não será destinado a este projeto.

2. Cheque ou cheques pré-datados

A mesma orientação acima. Coloque o(s) cheque(s) no envelope e escreva “Programa de Rádio”.

3. Cartão de crédito VISA

Para pagamento com cartão de crédito pela internet acesse http://contribuicoes.pibcuritiba.org.br/visanetvbv/php/ e lembre-se de escolher a opção Patrocínio. Ou se optar, agende um horá-rio para pagamento com a comunicação pelo telefone (41) 3091-4351 | 3091-4321 ou email [email protected]. Se você dese-jar fazer uma oferta única parcelada em 12x agende um horário.

4. Boleto bancário

Para solicitar o boleto bancário acesse https://www.pibcuritiba.org.br/dizimo/ clique na opção Boleto. Estes também podem ser recebidos na sua residência mensalmente, para isto entre em contato conosco pelo telefone (41)3091-4351.

DDD da minha cidade!?

COM

UN

ICA

ÇÃ

O

17Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de fevereiro de 2011

Page 18: Revista PIB

ESTA

CIO

NA

MEN

TOS

R. Alf. Ângelo Sampaio

R. Alf. Ângelo Sampaio

R. Cel. Dulcídio

R. Cel. Dulcídio

R. Teixeira Coelho

R. C

dor. A

raúj

o

R. Benjamin Lins

Av. do Batel

Av. Visc. de Guarapuava

Av. Visc. de Guarapuava

Av. Sete de Setembro

B

C

D

E

A

É comum vivenciar situações como estas, pois há cada vez mais carros circulando nas ruas e – graças a Deus – mais pessoas os utilizam ao frequentar a igreja. Infelizmente, há uma enorme dificuldade em se encontrar vagas, transtorno que volta e meia atrapalha no momento de adorar ao Senhor. É por isso que a PIB Curitiba oferece di-versas opções para que você possa aproveitar ao máximo seu momento com Deus, sem preocupa-ções e transtornos com seu carro!

Se, ao chegar na PIB, nosso estacionamento próprio já estiver lotado, você pode escolher um dos estacionamentos próximos, nos quais há tam-bém vagas preferenciais para idosos e portadores de necessidades especiais. Preste bem atenção na legislação de trânsito sobre lugares onde o es-tacionamento é proibido para que você não seja pego de surpresa! Lembre-se que shoppings e supermercados tem uma política própria de esta-cionamento restingida ao tempo de consumo.

Todos em casa se arrumam e entram no carro enquanto uma rádio cristã é sintonizada no player do painel. As músicas embalam as conversas animadas do domingo de manhã, mas à medida que o carro se aproxima da região da igreja, uma tensão crescente começa a aparecer nas vozes e rostos de cada membro da família. Os ânimos já não são mais os mesmos e a indisposição do motorista já é evidente: não há vagas para estacionar o carro!

A Estacionamento Classe AR. Teixeira Coelho, 61Horário: 24 horasCapacidade: 60 vagasValor: R$ 5,00 (período)

Espaço Batel Place ParkAv. do Batel, 1149Horário: Domingo (manhã e noite)Capacidade: 250 vagasValor: R$ 5,00 (período)

Estacionamento Via SeteR. Bento Viana, 1105Horário: 24 horas Capacidade: 120 vagasValor: R$ 5,00 (período)

Car Park (Bradesco)Av. do Batel, 1230Horário: Sáb 18h30 às 23hDom 8h30 às 13h30 e 17h30 às 22h30Capacidade: 180 vagasValor: R$ 5,00 (período)

Estacionamento Frischman AisengartR. Alf. Ângelo Sampaio, 1299 Horário: manhã (espaço em frente ao laboratório) noite (espaço dentro e em frente ao laboratório)Valor: Gratuito

B

C

D

E

Primeira Igreja Batista de Curitiba Informações | 3091-4347

18 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de fevereiro de 2011

Page 19: Revista PIB

ACO

NTE

CE

NA

PIB

19Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de fevereiro de 2011

Page 20: Revista PIB

ACO

NTE

CE

NA

PIB Cours de Français

Você pode fazer um curso básico de francês na PIB, mediante uma oferta mensal à ABASC.Valor: RS 45,00Início: 28 / 02 às 19h, 3091-4301. ________________________________ Ministério de Especiais, promovePasseio ao Parque Aquático de Cascanéia/SC, no domingo de carnaval (dia 06/3), com saída às 07h da frente do Hospital Sta. Casa, na Pça. Rui Barbosa; retorno previsto com chegada até às 23h. R$ 110,00 (Transporte, almoço e entrada); R$ 95,00 (Transporte e Entrada). Desconto de R$ 15,00 para menores de 10 anos, deficientes e maiores de 60 anos; R$ 25,00 (crianças até 3 anos)Info: Edenir, (41) 8485-9855 | 9693-1115._________________________________________ Orquestra Juvenil Cristã da PIB Curitiba Estão abertas as novas vagas do 1º semestre de 2011 Preencha o flyer azul no final do culto para efetuar a sua inscrição. VAGAS LIMITADAS! Info: 3091-4308.________________________________Viva família oferece homem ao máximo e mulher única Venha participar do VIVA FAMILIA, cursos para homem e mulher, às quintas-feiras às 19 h, a partir do dia 17/03.Material: R$ 45,00 (livro e apostila).As vagas são limitadas. Líderes: Eugen e Bruni WagnerInfo: Juliana, 3091-4327 [email protected] ________________________________Vivas: especial garotasDia internacional da mulher 2011 Meninas de 7 a 12 anos são nossas convidadas para formar um coro feminino infanto-juvenil que participará do especial Dia Ínternacional da Mulher, no culto da manhã no domingo 13/03 na PIB.Os ensaios serão nas próximas 3ª. Feiras, 22/02 e 1/03 das 20h às 21h30Ensaio geral: a confirmar.www.pibcuritiba.org.br/mulheres

Agenda 2011| Retorno Data

Viagem missionária República Dominicana e Haiti.Missionários apoiados: Pr. Jorge e Dulcerly Tejada.Dias:16 a 23/04, Rosana, 3091-4315 | Cleide Neto, [email protected] www.missionar.com.br/Nosso Mural_______________________________ Seminário sobre codependênciaData: 29 e 30 de abril Valor: R$ 50,00. Local: PIB Preletora: Luciene Schalm (Lider Nacional e Missionária do REVER - Restaurando Vidas e Equipando Restauradores)Informações: Juliana, 3091-4327. _______________________________reciclar e criarIniciamos em março um projeto de ARTESANATO com os catadores de lixo.Precisamos e contamos com a sua contribuição: 4 secadores , 10 tesouras grandes, tiner, verniz acrílico, retalhe de tecidos diversos, tinta para madeiras, fitas, cordões, botões e enfeites diversos, 10 escovas de dente, massa corrida, extensões elétricas 3m, etc. Vívian ou Gisele: 3091- 4356/ 3091-4354| [email protected] ________________________________Retiro da famíliaÔnibus - sairá do pátio da PIB, dia 05/03, às 9h e retornará de Brusque dia 09/03, às 7h.Não há mais vagas no ônibus.A programação inicia com o jantar no sábado.Para quem for de carro a diária começa às 14h.Aqueles que desejarem ir na sexta, dia 04, devem comunicar a coordenação do retiro para que o hotel faça a reserva. O valor desta diária está fora do pacote do retiro.Para os acertos financeiros procure o stand após os cultos de domingo ou a secretaria de Educação Cristã, de terça a sexta, das 14h às 17h, com Annelize, 3091-4309.._________________________________________ Mensageiras do Rei Vamos iniciar nossas atividades dia 13/03. Contamos com sua presença. Não perca.

Estudo Bíblico em Inglês 24/03

20 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de fevereiro de 2011

Page 21: Revista PIB

Semana Diáconos20/02 à 26/02 José Volcov, Almir, Hilda, Rute Gonçalves, Moisés, Malafaia, Elly Lopes e Davi.

27/02 à 05/03 Luise, Reynaldo, João, Isabel Porto, Antônio Paulino, Liziane, Milton e Sanderson

Presidente: Pr. Paschoal Piragine Jr.

Pr. Adoniran dos Santos MeloPr. Adriano Fogaça dos SantosPr. Anselmo José R. AlvesPr. Antônio LopesPr. Artur PaupitzPr. Daniel Cecil Pr. Diego Barbosa dos Santos Paz Pr. Edson M. de Andrade Pr. Eliezer dos Santos MagalhãesPr. Gerson Avena da Silva

Pr. Igor Pohl BaumannPr. Marcílio de Oliveira Pr. Manfred E. SchwalbPr. Michel Ferreira PiraginePr. Nilson Vital de OliveiraPr. Paulo Davi e SilvaPr. Ricardo LebedencoMin. Albert M. Oliveira FilhoMin. Elly Claire J. LopesMin. Érika C. B. Massa ChecanMin. Rondinely Germano VieiraMin. Tallita Vieira Barros

1. Levar pessoas a um relacionamento intenso com Deus;

2. Amar e servir ao próximo;

3. Fazer Jesus conhecido de todos os povos, no poder do Espírito Santo.

ANIVERSARIANTES

NOSSOS PASTORESNOSSO PROPÓSITO

ESCALA DO CONSELHO DIACONAL

OBS: Caso não queira que apareça o número de seu telefone, comunique a Secretaria da PIB, [email protected], 3091-4301

NES

TA S

EMA

NA

21Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de fevereiro de 2011

Page 22: Revista PIB

Banco do BrasilAg 1869-4 CC 5045-8

ItaúAg 3835 CC 33218-4

Banco RealAg 1741 CC 4014170

BradescoAg 2369 CC 16-7

Caixa EconômicaPIB: Ag 1316 CC 1290-0 Op. 003ABASC: Ag 1316 CC 1655-7 Op. 003

HSBCAg 0054 CC 38242-41

Contas para Depósito de Dízimos e Ofertas CNPJ PIB: 75.051.458/0001-79 | CNPJ ABASC: 02.052.396/0001-46

RÁDIOProgramas diários (segunda a sexta-feira):05h30 - 91 ROCK FM 91,3 (Curitiba e online)http://www.91rock.com.br/

09h30 - PODER TOTAL - Web Rádiohttp://www.podertotal.org/

11h00 - CIDADE GOSPEL FM 100,5 (Realeza)http://www.rcgfm.blogspot.com/

11h00 - LOUVOR ETERNO FM 100,5 (Maringá)http://www.radiolouvoreterno.com.br/

11h00 - PORTAS ABERTAS - Web Rádiohttp://www.radioportasabertas.com/

12h00 - ARAUCÁRIA FM 98,7 (Pranchita)12h15 - ESPERANÇA FM 98,3 (Curitiba)http://esperancafm.ning.com/

12h30 - LIVRE FM 107,7 (Curitiba)http://www.livrefm.com.br/

13h00 - IGUAÇÚ FM 104,9 (Planalto)http://www.iguacufm.com/

13h00 - TRANSMUNDIAL SW 25m / 11.735 KHz (Todo Brasil)http://www.transmundial.com.br/

14h00 - ÔMEGA FM 93,9 (Guarujá)http://www.radioomegafm.net/

15h00 - PORTAL IGREJAS - Web Rádiohttp://www.portaligrejas.com.br/

15h00 - MENSAGEM - Web Rádiohttp://www.radiomensagem.com/

16h30 - CHIK - Web Rádiohttp://www.chik.com.br/

18h30 - MARUMBY AM 730 (Curitiba)http://radioevangelismo.com/

22h00 - SARA BRASIL FM 107,5 (Curitiba)http://www.sarabrasilfm.com.br/

22h00 - SARA BRASIL FM 95,5 (Porto Alegre)http://www.sarabrasilfm.com.br/

Semanais:DOMINGOS - 10h00 - FELICIDADE (Sapiranga)

SEGUNDAS - 18h00 - BETEL FM 88,9 (Bernard de Yrigoien - Argentina)http://betelfm.listen2mymusic.com/

QUARTAS - 20h30 - HCJB SW 25m / 11.920 KHZhttp://www.hcjb.com.br/

TV (somente Curitiba e região)

TERÇAS E QUINTAS - 17h CWB TV Canal 5 (NET) e 72 (TVA)SÁBADOS - 09h - BAND - Canal 2DOMINGOS - 09h - CNT - Canal 6 Prudentópolis PR DOMINGO-11h ás 11h30 TV Centro Sul canal 36 UHF ( TV Carajás)

INTERNETPIB Curitiba: www.pibcuritiba.org.brFlickr: flickr.com/pibcuritibaTwitter: twitter.com/pibcuritibaDia-a-Dia com Deus: www.diaadiacomdeus.com.br

Domingo09h30 | Escola Bíblica: Discipul. e Form. Espiritual09h30 | Estação 22.6 (0 a 12 anos)

09h30 | Escola Biblica em Inglês10h30 | Culto Matutino10h30 | Culto em Inglês10h30 | Culto em Espanhol (1º domingo do mês)

10h30 | Culto dos Juniores17h | Embaixadores do Rei (Recesso)17h | Mensageiras do Rei 17h | Reunião dos Intercessores19h | Estação 22.6 (0 a 12 anos)

19h | Culto Vespertino

Segunda-feira13h30 | Espaço Mulher 14h30 | Curso de Tricô e Crochê19h45 | Culto dos Advogados Cristãos 20h | Culto dos Atletas

Terça-feira

14h | Mulher Cristã em Ação

19h30 | Encontro de Homens

20h | Encontro de Mulheres

20h | Ensaio Conj. Feminino

20h | Amor Exigente - Grupo Conexão

Quarta-feira

13h30 | Oficinas Maturidade

14h | Culto Maturidade

15h | Células Maturidade

16h30 | Coro Maturidade

19h | Discip. e Form. Espiritual

20h | Culto de Oração

Quinta-feira

15h | Culto da Vitória

15h | Estudo Bíblico em Inglês

19h30 | Montanhistas de Cristo

20h | Surfistas de Cristo

Sexta-feira09h | Grupo Amor Exigente18h | Discipul. e Form. Espiritual19h30 | União de Adolescentes 20h | Amigos em Cristo (quinzenal)

Sábado15h30 | Ensaio Conj. Celebrai17h | Ensaio Coral A. B. Deter17h | Culto dos Surdos17h | Profissionais da Saúde (quinzenal)

18h | Discipul. e Form. Espiritual19h30 | Culto dos Jovens 19h30 | Culto Jovens Adultos19h30 | Culto Jovens Casais (mensal)

ATIVIDADES

PIB NA MÍDIA

NES

TA S

EMA

NA

22 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de fevereiro de 2011

Page 23: Revista PIB

ANUNCIE AQUI: Os anúncios para a Revista PIB serão aceitos às sextas-feiras, das 9h às 18h, na semana anterior à publicação, através do e-mail [email protected] | A PIB não se responsabiliza pela qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pelos classificados e/ou anúncios publicados nesta Revista.

SERVIÇOS•Curso de conversação em inglês todos os níveis, particulares e in-company. Prof° c/ vivência no exterior. Valdir , 3336-2728/ 9604-8597 | [email protected] •Mármores granitos e tampos.Revestimos, fabricamos e instalamos. Arnaldo, 9812-2195 | 3258-0016. •Tenha seu negócio próprio a partir de casa, não é emprego: agendar. Eliane 41 8442-6323 | 9627-5501 •Desenvolvimento de sistemas em-presariais, c/ acesso por telefone, www.webmauro.com 9169-0398 •Quiropraxia e aculpuntura Tratamento p/ depressão, stress, Coluna, bursite, ciático, esporão, Dores musculares, tendinite, enxaqueca. Djalma, 9835-4877

PRECISA-SE•De babá. Livia, 9626-5662. •O ministério do Ciclistas de Cristo está precisando da doação de uma Carretinha pra transportar as Bicicletas nos passeios do ministério. Info: (41) 3091-4325 | 9154-9460

VENDE-SE

•Honda New Fit 2010 c/ 15000km R$ 51.000,00, 9154 0100. Peugeot 06/07 só R$ 25.500,00,9154-0100 •1 Terreno/colombo 10x32m, quitado, escriturado R$ 65 mil. Francisco, 41 8525-8862. •1 berço c/ colchão, protetores e mosqueteiro, carrinho Burigotto lilás c/ rosa, cadeirão p/ refeição, berço desmontável p/ viagem. R$ 800,00. Deborah 3082-1038| 8857-6233

•Violão Kashima MG9155, cordas em aço R$ 60,00. Gabriel 9928-7878.

•Guitarra Eagle, nova c/ 3 meses de uso c/ nota fiscal. R$470,00. Antonio, 9949-4303 | 8817-9865

•Mesa p/ computador, marfin semi nova R$80,00, e monitor de 19pl tela plana R$80,00. Antonio, 9949-4303 | 8817-9865 •Sobrado em cond.fech, 105m², 3q, 1 suíte, coz. embutida. R$80. R$230 mil, financia. Antonio, 9949-4303 | 8817-9865 •Temporada, Balneário Camboriú Ap. 3quartos, 2 suítes, todo equipado, terraço com churrasqueira, garagem e piscina. Izer, 3339-6771. •Quarto em casa de família p/ moços(a) q/ trabalhem e estudem. Silvana, 9142-8171

CLA

SSIF

ICA

DO

S E

AN

ÚN

CIO

S

ALUGA-SE

23Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de fevereiro de 2011

Page 24: Revista PIB