Revista _rn 29 - 04JUNHO15

40
Android iOS BAIXE O APP

description

 

Transcript of Revista _rn 29 - 04JUNHO15

Page 2: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

2

Page 3: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

CULTURAFest Bossa e Jazz divulga datas e confirma primeira atração internacional

DESTAQUESemana do Meio Ambiente será aberta nesta sexta-feira no Parque da Cidade

ENTREVISTABRENO PERRUCI

CAPASecretário defende o uso de contêineres para presos

ESTADOInquéritos investigam mortes de gestantes e bebês no Hospital do Seridó

05 #EDITORIAL O boom do RN18 #POR ELAS YASMINE LEMOS Conjugando a realidade22 #TUITADAS37 #AGENDA

_rnA Revista _rn é uma publicação da BEEP! Comunicação

Rua Antônio Madruga, 2009 - NatalCNPJ. 18.559.813.0001-81

A Revista _rn não se responsabiliza por conceitos emitidos nos artigos assinados.

/revistawebrn /revista_rn /revista_rn 84 9143-6757

10 Túlio Ratto

23 Ramirez Fernandes

30 Raildon Lucena

34 Luis FaustoUm golpista no poder

Boicote

Impedida de Votar

Uma Cilada Para Roger Rabbit

26 Ana CadengueGirando

3

36

16

confira

12

24

06

20 Sávio HackradtLixo e meio ambiente

04JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnSUMÁRIO

32 Tio ColorauVariados

Chargista BritoMeu Contêiner Minha Vida

14

Page 4: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

4

Page 5: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

O Estado vive momentos de serenidade. O pior já passou. A paz reina agora.

Tudo vai bem. As áreas que podem alavancar o nome do governo, que pode fazer História com tamanha façanha, estão em céu de brigadeiro. A arrecadação vai bem, logicamente os investimentos cresceram; na Saúde, a população já não espera por exames, atendimento... Segurança, tudo transcorre na Santa paz.

A situação hídrica está contornada. Milhares de famílias saíram da

dependência da distribuição da água em carros-pipa. Até os projetos de irrigação voltaram a crescer e as exportações vive o seu melhor momento.

Claro que esse boom de desenvolvimento reflete na qualidade de vida do cidadão, cidadã. A aceleração na nossa indústria trouxe novamente o sorrido estampada na cara de muitos pais de famílias agora recontratados. Com uma taxa de desemprego quase zero, esse modelo tem atraído olhares dos governantes dos outros Estados do Brasil.

E tudo isso, reflete na nossa classe política, que tem

feito muitos percorrerem o Rio Grande do Norte divulgando suas ações e de como lutaram para que tudo fosse transforma nesse quadro feliz.

#sqn #soquenao Só que não!

A situação é caótica, tudo vai mal e a nossa classe política fica no discurso. Apenas blá blá blá. Aliás, algumas figuras impolutas dessa classe caríssima correm o Estado, sim, mas para convenções de seus partidos e só pensam no próximo ano, que é de eleição para prefeito.

Que triste. Que imoral.

E o povo? Que se ...!

O boomdo RN

[email protected]

5

04JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnEDITORIAL Opinião

Page 6: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

“Eu não vejo com muita ética a postura das empresas.

Essas, sim, tem seus interesses mais descarados,

interesses religiosos, econômicos e políticos”

O presidente do Sindjorn - Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte, Breno Perruci, fala sobre as transformações do jornalismo e suas vertentes na Web, do trabalho que vem realizando no Sindicato,

metas e aspirações, e sobre as demissões na imprensa local por suposta retaliação aos movimentos sindicais.

Como você vê a imprensa potiguar?

Analisando pela questão ética do jornalismo no Estado, de uma forma geral, vejo que os nossos profissio-nais são éticos. Os que estão ligados à empresas e veículos de comuni-cação podem sofrer algumas inter-ferências em seus trabalhos por in-terferência da empresa. Claro que existem, como em toda profissão, os bons e os maus profissionais. A informação por mais perfeita que ela seja é da pessoa, ela tem interes-se próprio. Alguns, claro, incorrem nessa falha. Mas de uma forma ge-ral, pra mim, eu vejo e sinto isso, a

imprensa potiguar é ética. Basta fa-zer uma análise no material que é publicado todos os dias em rádio, tv e jornal e web, redes sociais. Eu não vejo com muita ética a postura das empresas. Essas, sim, tem seus in-teresses mais descarados, interesses religiosos, econômicos e políticos. O que acaba interferindo no trabalho de alguns colegas.

Você acha que os cursos de Comu-nicação do Estado conseguem for-mar um bom profissional?

É delicado fazer uma análise. Não quero ser antiético, principalmente

por não conhecer a fundo essa for-mação nas faculdades que temos o Curso, como UFRN, UNP, UERN. Eu me formei na UFRN e no meu tempo, há quinze anos, nós saíamos com deficiências muitas. As lacu-nas no Curso eram visíveis, a gente aprendia mesmo no dia a dia, nos estágios, no trabalho. Saíamos com um conteúdo teórico insipiente. Não suficiente, não nos dava condições de exercer a profissão. Aprendia na marra. Hoje, com os profissionais que temos nas redações, eu sinto que essas deficiências diminuíram. Mas claro que ainda existem mui-tas, tanto no campo teórico como no

6

04JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnENTREVISTA

BRENO PERRUCI

Page 7: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

prático. Coisa que já deveria ter sana-do há bastante tempo. Mas, sou oti-mista e acredito que a formação dos nossos jornalistas em pouco tempo será melhor.

Como você analisa o fechamento de jornais no RN?

É um fenômeno que vem ocorrendo em todo o Brasil. Eu tenho uma vi-são bem diferente do que vem sendo dito por aí. Alguns falam em crise no jornalismo. Acho que não existe essa crise no jornalismo, mas uma adaptação, transformação. A Comu-nicação sempre vai existir, sempre será necessária, é quase que obriga-tória. As pessoas precisam se comu-nicar o tempo inteiro, e, hoje, cada vez mais rápida. Tem mudado, e é cada vez maior a busca pela infor-mação, e informação precisa, em tempo real. O que está havendo, na minha visão, é uma transformação. E esses jornais que estão fechando, claro que deixam muitas lacunas,

os empregos perdidos fazem falta, a gente lamenta muito. Mas se es-tão fechando é porque não estão sa-bendo lidar com esse período trans-formador. Acho que é mais uma questão de gestão, gerenciamento. Os jornais, antes de mais nada, são empresas. Essas empresas no Bra-sil se acostumaram a depender do dinheiro público, em anúncios dos governos, Assembleias legislativas e Câmaras. Enfim, do dinheiro públi-co. A partir do momento que ficou escasso essa fonte, ficaram sem sa-ber o que fazer e não souberam ge-rir essa situação e negócios.

Ora, o público não está se sustentan-do, estamos em uma crise e o priva-do vive do público. E aí, como fica o privado? Essa é a questão.

E o que você acha do nosso jornalis-mo digital no Rio Grande do Nor-te. Tipo, blogues, portais?

O jornalismo digital é uma tendên-

cia. Não temos mais como fugir des-sa vertente. Como disse há pouco, o jornalismo passa por uma transfor-mação, as pessoas cada vez mais vão em busca de informação precisa e rápida e isso encontramos também no jornalismo digital. Aqui, no Rio Grande do Norte, o jornalismo di-gital ainda está começando. Temos poucos portais, que investem timi-damente. Não sei ainda por quê. Não atentaram para isso. Os grandes jor-nais internacionais, nos Estados Uni-dos e Europa já investem pesado no jornalismo Web há anos. Nas redes sociais, muitos canais sendo cria-dos. Tem, inclusive, muito jornalista se dando bem vendendo conteúdo no Youtube e blogues. Mas vejo que no Estado o nosso jornalismo digi-tal é muito acanhado apesar de ini-ciativas louváveis, que estão surgin-do. Por exemplo, a revista de vocês, é uma iniciativa que está investindo nessa vertente. Claro, a ideia precisa se consolidar, a de trazer o leitor, o internauta para consumir essa infor-mação, ele necessita dessa informa-ção. Ideia muito propícia para isso que estou falando. Se souber casar essa necessidade do internauta de informação e saber passá-la se con-solida. É uma tendência irrefutável e irreversível. Mas ainda bem que vemos algumas coisas surgindo no Estado.

Qual é o papel dos jornais alterna-tivos no mercado jornalístico?

Acho que os jornais alternativos ele tem a função primordial no nosso mercado, visto que o convencional, tradicional é dominado quase que

CEDI

DA

7

04JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

Page 8: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

em sua totalidade por oligarquias, de famílias de grandes empreitei-ros, de políticos. Isso em todos os Es-tados. Obviamente, todos têm seus interesses. E esse interesses acabam cerceando o próprio nascedouro do jornalismo, que é a imparcialidade. Esse princípio básico acaba por ser esmagado por esses interesses. E es-ses jornais alternativos, eles nascem e têm a missão de dar voz ao que não sai no convencional. E o jorna-lista tem a liberdade para ser jorna-lista, divulga o que tem de ser di-vulgado sem preocupação de ferir interesses. Ouve os dois lados da notícia de uma maneira mais justa. Enfim, o jornalismo alternativo tem essa missão e é preponderante para a comunicação de uma forma mais pura de como a gente aprende nos bancos da faculdade.

O que você destaca de vitórias da categoria em sua gestão?

O Sindicato tem tantas carências, tan-tas demandas a serem supridas que a gente precisa eleger prioridades. E a prioridade básica é reestabelecer a funcionalidade e a credibilidade do Sindicato. Esse processo começou na gestão de Nelly Carlos - precisamos reconhecer isso – que deu um passo muito importante nesse resgate. O Sindicato estava esquecido, jogado, inerte há muito anos e Nelly iniciou esse processo. A nossa prioridade é consolidar, deixar o Sindicato ativo e mostrar para os colegas jornalistas que hoje eles têm uma representati-vidade, uma instituição que dá esse suporte. Suporte legal, de direito, contábil e dar a função básica que

é a fiscalização. Essa é a principal prioridade. Mas temos outras tam-bém, como a de aproximar o Sindi-cato dos estudantes, criar uma cons-ciência pré-sindical nos formandos, nos jornalistas que estão saindo das faculdades. Isso para que eles saiam sabendo que são trabalhadores como em qualquer outra categoria. Porque vejo que alguns jornalistas, princi-palmente os mais antigos, não se veem como trabalhador. Talvez isso seja porque alguns trabalham muito perto do poder e acabam se achan-do parte do poder. Mas isso é uma ilusão. O jornalista é um trabalha-dor e precisa se ver com tal, que tem direitos e precisa lutar por esses di-reitos. Então, essa aproximação com os estudantes, uma discussão maior com a sociedade civil, com outras instituições, criar uma relação maior com outras Sindicatos e entidades representativas, estar presente nas discussões importantes e relevantes do Estado. E o principal, ser cada vez mais atuante e eficaz nessa atuação.

Muitos estão falando que a Inter-TV demitiu o jornalista Matheus

Magalhães, que era apresentador do RNTV, em retaliação por ele ter se engajado na campanha salarial do Sindicato dos Jornalistas no fi-nal de 2014. Qual sua opinião?

As justificativas não foram convin-centes. Eu não posso acusar, nem afirmar porque não temos como provar, mas suspeito dessa conduta da empresa. Algo me diz que é, sim, uma prática antissindical, é uma re-taliação, sim. A postura que o jorna-lista Matheus Magalhães teve naque-le nosso “Dia de Luto”, que marcou a campanha salarial e foi preponde-rante na vitória dias depois. Coinci-dência ou não, poucos meses depois dessa vitória Larisse de Souza, que era repórter da InterTV, também foi demitida. Ela foi uma das mais que se expôs naquela luta. E agora, me-ses depois, Matheus, que foi um que mais deu a cara à tapa. Fica muito claro a empresa nesse episódio de não admitir questionamentos inter-nos. Isso é um absurdo, uma prática antissindical. Segundo algumas fon-tes, existe a possibilidade de outros profissionais, que se colocaram e fi-

O presidente do Sindjorn e profissionais da InterTV Cabugi no “Dia de Luto”

CEDI

DA

8

04JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnENTREVISTA

Page 9: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

caram muito expostos no protesto, de serem demitidos também. Isso é para servir de exemplo. Uma atitu-de absurda, lamentável e inaceitável

da empresa. Nós nos reuniremos com o corpo jurídico do Sind-jorn para analisar quais medidas poderemos tomar. Se a empresa

pensa que com isso está calando os jornalistas, amordaçar o Sindicato, é o contrário. Ele estão nos dando mais combustível e provocando ain-da mais os seus trabalhadores cau-sando revolta na classe jornalística. Um tiro no pé.

/breno.perruci

/brenoperruci

04JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnENTREVISTA

Page 10: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

Depois de O Boticário ter gerado na internet muito barulho por causa da propaganda com casais gays, agora foi a Motorola que aderiu também à publicidade “colorida” na Web (veja animação no Instagram da empresa: https://instagram.com/p/3cPS5cJam4/ -

Vejo esse comportamento de for-ma totalmente grotesca. Sem ca-bimento. Preconceituosa e incom-patível com o consumismo desses mesmos que se sentem transgre-didos.

Se for boicotar quem apoia mo-vimentos como a campanha “#Es-colhaOAmor” da fabricante de perfumes, deverá se abster de uma infinidade de utensílios e eletroeletrô-nicos, pois são muitas empresas e exe-cutivos de marcas famosas pelo Mundo tentando quebrar essa barreira.

Daqui, apoio toda e qualquer manifestação de li-berdade, de fraternidade e companheirismo. Como no anúncio, “Escolha amar quem te completa, quem te faz feliz. Escolha amar da sua maneira, pode ser de um jeito intenso ou sereno”.

PENSAMENTO ULTRAPASSADOA cidade de Mossoró gosta de inventar. A Secretaria de Mobilidade Urbana agora proíbe a circulação dos taxistas intermunicipais no Centro da cidade. Enquanto outras cidades adorariam ter o fluxo de potenciais consumidores em seu centro comercial, no momento em que minha querida cidade insiste em retroceder. Dar um passo para trás. Pensamento muito pequeno de uma cidade grande que insiste em continuar pequena. Gostaria até de perguntar: para quem chega da capital, ficará em Assú aguardando um transporte?

pref

eitu

rade

mos

soro

.com

.br

10

Boicote

04JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnTÚLIO RATTO

Page 11: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

Todos os dias os agentes encontram um novo túnel em Alcaçuz, maior presídio do Estado. Os presidiários não se cansam. Trabalham, trabalham. Dia e noite. Ótima oportunidade, já que a maioria dos detentos é forte e saudável, bem que os nossos deputados poderiam elaborar uma Lei para manter esses incansáveis operários recuperando a malha viária do RN. Economizaria o Estado com a mão-de-obra e reduziria a pena de quem quisesse ser útil. Além de diminuir o risco de acidentes nas estradas.

Lembram do residencial do prefeito de Mossoró, Silveira Jr. (PSD), que foi destaque na imprensa estadual por estar sendo alugada a profissionais do Programa “Mais Médicos”? Pois bem, o Ministério Público instaurou inquérito para apurar o caso e será conduzido pelo promotor Frederico Augusto Pires Zelaya, com as diligências iniciais publicadas no Diário Oficial do Estado.

O promotor vai ouvir todos os envolvidos:

1 – Prefeito Silveira Júnior, suposto beneficiado com o pagamento de aluguéis;

ALCAÇUZ

MP X SILVEIRINHA

BLOGEstamos diariamente com os mais variados pitadocs no nosso blog. Aguardo uma visita:http://revistarn.com.br/tulioratto

2 – A senhora Ivanilda Borges Dias Dantas, mãe de um primo do prefeito, que aparece como locadora do imóvel, embora não tenha assinado o contrato de locação.

3 - O corretor Otávio Neto, primo do prefeito, que atuou como procurador do contrato de locação residencial.

4 – Waguinho Silveira, outro primo do prefeito, que é apontado como a pessoa que foi pegar os médicos cubanos do hotel para o residencial de Silveira.

5 - Vereador Genivan Vale como testemunha. Em entrevista gravada ao JORNAL DE FATO ele disse que ouviu dos médicos que um parente do prefeito foi responsável por levá-los para o residencial de Silveira.

5 – Os médicos cubanos que alugaram o residencial do prefeito.

www.revistarn.com.br

TúlioRatto

é chargista.

[email protected]

Jorn

al D

e Fa

to 04JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

Page 12: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

12

04JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

[email protected]

CAPA Da REDAÇÃO

Page 13: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

“É muito fácil fechar presídio. O di-fícil é saber onde se bote preso”, diz o secretário estadual da Justiça e Ci-dadania, Edilson França, durante entrevista a uma emissora de rádio da capital nessa quarta-feira (3).

Criticado por propor o uso de contê-ineres como prisão, Edilson França procura alternativas para o comba-lido sistema prisional do Rio Gran-de do Norte, com excesso de presos, de fugas, de buracos, de recomenda-ções do Ministério Público, de inter-dições de presídios e com aguda fal-ta de investimentos.

Segundo o secretário, o RN precisa de medidas emergenciais para re-verter o estado de calamidade em

que se encontra o sistema peniten-ciário, com unidades destruídas por motins e proibidas pela Justiça de receber novos detentos.

Além das prisões metálicas – mas, com a devida refrigeração -, Edilson França defende também a realiza-ção de audiências de custódia e uso de tornozeleiras por presos de bom comportamento para diminuir a po-pulação carcerária.

Sem falar em custos, nem em pro-jetos arquitetônicos, nem em locais para os contêineres, o secretário da Justiça defendeu sua ideia durante entrevista a uma emissora de TV lo-cal. “Critica-se tudo. Se fizer, critica; se não fizer, também critica. Outros

estados que adotaram os contê-ineres os Direitos Humanos ba-teram em cima, mas nós vamos tentar. Vou conversar com o go-vernador e ver se ele aprova a ideia. O contêiner será uma revo-lução”, disse.

Considerada uma verdadeira ‘churrasqueira humana’, as pri-sões contêineres já tiveram seu uso proibido pelo Superior Tri-bunal de Justiça. “Trata-se de pri-são desumana, que abertamente se opõe a textos constitucionais, igualmente a textos infraconsti-tucionais, sem falar dos tratados e convenções internacionais so-bre Direitos Humanos”, relatou o ministro Nilson Naves em 2010. De acordo com ele, a Constitui-ção federal garante aos presos o direito à integridade física e também moral e que a prisão em contêineres é uma prática ilegal.

O uso de contêineres como ce-las também foi alvo de reclama-ções da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organi-zação das Nações Unidas (ONU), que considera o equipamento uma ‘masmorra’.

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, especialista em Direito Social e titulado pela ONU em Direitos Humanos, o secretário Edilson França ainda vai apre-sentar a sua “solução” ao gover-nador Robinson Faria. Se adota-da, com certeza, impulsionará o mercado de maçaricos no RN.

13

04JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

Secretário defende o uso de contêineres para presos

CAPA

Page 14: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

14

[email protected]

Petista de carteirinha, desde pixototinho (nas primeiras horas de 2014), o cumpanhêro governador Mister Robinson(PSD), após várias tentativas fracassadas de resolver o problema do sistema prisional do estado, em visita a Brasília resolveu

comprar de Dilma Lula da Silva, os direitos autorais do Minha Casa Minha Vida, para implantar aqui, no estado dos comedores de cabeça de camarão.

Mesmo sabendo, que esta ação já tinha sido utilizada

Meu Contêiner Minha Vida

BRITO E SILVA

Page 15: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

15

PIZZA O deputado estadual Marquinhos Palmerston (PSDB/MG), apresentou um projeto de lei fixando o prazo máximo de 50 minutos (em dias úteis) e 60 minutos (fins de semana e feriados) para que empresas de fast-food entreguem as pizzas, sanduíches e pratos encomendados pelos seus clientes, por telefone ou internet. Está coberto de razão o tucano acéfalo, principalmente se as pizzas forem entregues em Assembleias Legislativa, nas CPIs e CPMIs do Congresso Nacional.

TORNOZELEIRAOutra novidade são as tornozeleiras de monitoramento que os detentos do RN irão usar, abrindo vagas no sistema. O governo comprou 300 destes parangolés. Porém, se fosse estendidas para o setor político, não faltaria calcanhares sob-medida.

MORALIDADEEm nome de Deus, as bestas da moralidade surgem da escuridão em voos rasante.

PERGUNTAR NÃO OFENDE:E se um filho seu fosse gay, você teria esta mesma

posição de besta do apocalíptica?

por outros entes da Federação o nosso governador, com seu espírito inovador dará outro concepção, um nome criativo possível de transmitir uma certa paz telúrica, tanto para nós, como aos que irão habitar os novos módulos que farão parte do novo sistema prisional avançado. Chega de prisões convencionais, construídas com areias de praia e cuspe!

Com os dentes arreganhados de orelha à orelha, o Mister afirma aos quatro ventos que o novo sistema de presídios do Estado será mais seguro que os bunkers utilizados pelos judeus fugindo de Hitler. Era para ser uma surpresa ao povo potiguar, porém, não se

contendo, o eufórico fato furado secretário de Justiça e Cidadania, Edílson França em entrevista à Intertv Cabugi revelou os planos do governador de comprar contêineres para transformá-los em celas prisionais. Além de acionar sua metralhadora giratória culpando a Justiça e Ministério Público pelo caos dos presídios.

O juiz de Execuções Penais, Henrique Baltazar Vilar dos Santos, disse que não tinha palavras para classificar essa ideia genial. Lá para os lados do Centro Administrativo corre a boca miúda que o sistema prisional do cumpanhêro Robinson vai ser Meu Contêiner Minha Vida.

04JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

Page 16: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

[email protected]

Com o tema “Vida Saudável. Cidade Sustentável”, a Se-mana do Meio Ambiente de Natal será aberta oficial-mente nesta sexta-feira (5) no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte e contará com ações voltadas para edu-cação e sustentabilidade ambiental, bem como saúde e qualidade de vida.

A programação começa logo cedo, às 5h da manhã, com a “Alvorada Ecológica”, com intervenções mu-sicais dos artistas Bethoven e Diogo Guanabara nos portões B e E, que são áreas de entrada dos pratican-tes de caminhada, e segue durante o dia todo com atividades voltadas para a conscientização ecológica,

16

Semana do Meio Ambiente será aberta nesta sexta-feira no Parque da Cidade

MEIO AMBIENTE

04JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnDESTAQUE Da REDAÇÃO

Page 17: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

como plantio de mudas, intervenções ar-tísticas e a realização de mesas redondas com as temáticas “Gestão e Responsabi-lidade Ambiental” e “Cultura: Sociedade Sustentável”. Ainda na sexta-feira, haverá a inauguração do Museu Aberto de Esculturas, a apresen-tação do artista potiguar Carlinhos Zens e da montagem “Fragmento do Mar” do Grupo de Dança Gaia da UFRN, além da exibição de documentários e a promoção de oficinas de origami, aproveitamento do lixo e brinquedos recicláveis. Coordenada pela Semurb, a Semana do Meio Ambiente segue até o dia 14 de ju-nho com diversas atividades no Parque da Cidade e no Bosque das Mangueiras. Também estão programadas ações com-plementares que ocorrerão até o final do mês nos principais shoppings da cidade e em instituições de ensino público e priva-do.

Entre os destaques da programação estão a realização do 1º Concurso de Desenho e Produção Textual em Prosa e Verso re-

alizado pela secretaria de educação do Município, o Conexão Viver Bem Edição Especial, a Pegada Ecológica Itinerante, Blitzens Educativas de Meio Ambiente, Caminhada do Rio Pitimbú, ECOcine e os projetos África Viva e a Sombra da Mangueira Especial. O evento promovido pela Prefeitura do Natal tem a parceria do Sebrae, Fecomércio, Senac , Fiern, CTGÁS, UFRN, UERN, UNP, UNI-RN, Shopping Midway, Praia Shopping, Partage Norte Shopping, Miranda Computação, Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (FAERN), Co-sern, Caern, WWF Brasil, Associação Nacional de Águas (ANA), Fundação Banco do Brasil, Idema , CBTU, Imunizadora Potiguar, Natal Runner, Co-nexão Viver Bem, BRASECO e Instituto Ancestral.

Confira a programação completa AQUI.

17

“Sete bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com moderação”

O Governo do Estado, através do Instituto de Desen-volvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Companhia de Águas e Esgotos (Caern) e Instituto de Gestão das Águas (IGARN) preparou uma programação especial para comemorar a Sema-na Nacional do Meio Ambiente. A abertura oficial do evento foi na terça-feira (2) no Parque das Dunas e as atividades seguem até o domingo (7).

Trabalhando o slogan da Organização das Nações Unidas, “Sete bilhões de sonhos. Um planeta. Consu-ma com moderação”, as atividades estão voltadas para o desenvolvimento da consciência ambiental da po-pulação e a necessidade de reduzir a produção de re-síduos.

A semana ambiental oferece uma programação di-versificada com espetáculos teatrais, musicais, dan-ça, shows de mamulengos, exposições, oficinas com material reciclável, oficinas de produção de mudas nativas da mata atlântica, doação de mudas, ativida-des físicas e outras ações ambientais que prometem garantir o lazer e a diversão dos frequentadores do Parque das Dunas e das Áreas de Proteção Ambiental Mata da Pipa, Piquiri-Una, Recifes de Corais, Bonfim--Guaraíra, Jenipabu e Vila Flor.

04JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

Page 18: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

Soube que vai chegar em Natal ain-da este ano, uma empresa de São Paulo para blindar carros de luxo. Sei que custa praticamente o preço de outro veículo. Não fiquei feliz, pelo contrário, os índices de vio-lência no nosso estado estão eleva-dos,tanto que chamaram atenção para novos investidores da área de segurança pessoal. E nós pobres mortais? Nós que andamos de ôni-bus, a pé, temos carros simples e ainda convivemos com uma reali-dade desanimadora diante dos fa-tos do cotidiano? Simples explicar, a cidade mudou, cresceu, a crise, o dinheiro que não vem, o mesmo discurso e viver será mais caro do que nunca por estas bandas de cá.

As redes sociais estão cheias de silêncios vergonhosos, de gritos histéricos, conceitos retrógrados [email protected]

Jornalista

e fascistas, cada um com sua fór-mula mágica, mas o povo não tem tempo nem para ler notícias por-que ele vive a crueldade. Um dia-rista conhecido me disse que vol-tando para sua casa no ônibus que ele entrou no bairro do Tirol, foi invadido por assaltantes e fizeram o famoso arrastão. Não é só com o povão, a classe média está sentindo isso também, são alvos igualmente. Pronto. Todos os dias e mais fatos que seriam chatos até de escrever porque todos já sabem o que a ci-dade está vivendo .

Conjugando a realidade:

Eu tenho dinheiro, seguranças e não serei alvo de violência;

Tu entras em pânico;

Ele fica com medo;

Nós choramos;

Vós reclamais, (até quando?);

Eles, blindados, continuam sorrin-do nos blogues, nas fotos e bem guardados.

Conjugando a realidade

18

04JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnPOR ELAS

YASMINE LEMOS

Page 19: Revista _rn 29 - 04JUNHO15
Page 20: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

O mês de junho é dedicado ao meio ambiente e manifestações organi-zadas pelos poderes públicos e a sociedade civil ocorrem em todo o Brasil. Natal não poderia ser dife-rente e realiza, de 05 a 14 de junho, a Semana do Meio Ambiente, no Par-que da cidade Dom Nivaldo Monte, com o tema “Vida saudável. Cidade sustentável”. Há uma programação intensa dedicada a crianças, jovens e adultos com debates, oficinas, ci-nema, dança e música. No sítio da prefeitura - www.natal.rn.gov.br - você encontra a programação com-pleta.

A limpeza pública é questão de fundo quando se trata de discutir sobre o meio ambiente. O lixo que nós produzimos diariamente é um fortíssimo fator de agressão ao meio ambiente. Todos os dias, a compa-nhia de limpeza pública de Natal, a Urbana, recolhe das ruas da cida-de mil toneladas de lixo que os na-

talenses produzem. 700 toneladas são de lixo doméstico, aquele que é produzido em casa, 250 toneladas de entulho (resíduos da construção civl) e 50 toneladas de poda.

Enxergando a cidade como um ser vivo, as veias são as suas vias, ruas, avenidas,travessas e becos, por onde circulam as pessoas, por onde corre a própria vida; e a Urbana é o grande pronto socorro, em que profissionais, incansavelmente, de manhã, à tarde e à noite, desento-pem as artérias, recolhendo o lixo que a própria população injeta nas veias de Natal. É como se a cida-de se drogasse todos os dias com cocaína, heroína, LSD e crack, sem controle, dominada pelo vício das drogas. E no dia seguinte começa tudo de novo com os médicos e en-fermeiros (garis) do pronto socorro da cidade, a Urbana, numa correria louca por todas as regiões do corpo (cidade) para salvar a paciente Na-

20

Lixo e meio ambiente

04JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnDA JANELA Por Sávio Hackradt

Page 21: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

tal. É uma guerra permanente, sem quartel, para salvar o meio ambien-te que os natalenses vivem e cui-dam tão mal.

Natal tem 150 pontos de lixo clan-destinos, onde diariamente são jo-gadas toneladas de lixo por mora-dores e empresas da capital e por moradores e empresas das cidades circunvizinhas – Extremoz, São Gonçalo do Amarante e Parnami-rim. A Urbana tem um gasto anual de seis milhões de reais para reti-rar da cidade esse lixo, que não é de sua responsabilidade. E, como não tem responsabilidade, por que não deixar lá? - alguém pode indagar. E a cidade ficaria, então, à mercê da sujeira, punindo a coletividade pe-los erros de alguns?

A semana do meio ambiente é um bom momento para cada um refle-tir sobre o lixo que se produz e qual o destino a ser dado a essa produ-ção diária de toneladas de veneno, que são injetadas nas veias da cida-de, portanto, no meio ambiente em que vivemos e não protegemos, mas sim agredimos violentamente.

21

Sávio Hackradt

é jornalista

[email protected]

04JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

Page 22: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

UM GIRO PELOS PERFIS DO RIO GRANDE DO NORTE.

SIGA-NOS NO TWITTER: http://twitter.com/revista_rn

04JUNHO2015_rn • www.revistarn.com.br _rnTUITADAS DA SEMANA

Page 23: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

Editor do Blog www.protejaseusdireitos.blogspot.com.br

“As leis são um freio para os crimes públicos - a religião para os crimes secretos.”

Ruy Barbosa

Impedida de VotarUma eleitora impedida de votar por erro da Administração Pública deve ser indenizada por danos morais. Assim entendeu a 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, ao determinar que a União pague R$ 2 mil a uma mulher que teve o título suspenso por engano, nas eleições de outubro de 2004.

RESPONSABILIDADEO agente financeiro é responsável pela solidez e segurança dos imóveis que ele financia. Desse modo, os moradores de um residencial em Natal serão indenizados pela Caixa Econômica Federal devido ao risco de desabamento das unidades habitacionais. A decisão é da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça.

FUNGICIDA DEFEITUOSOPor entender que o Tribunal de Justiça de São Paulo fundamentou corretamente os motivos pelos quais afastou a necessidade de comprovação do uso de fungicida defeituoso, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça manteve decisão que condenou a Bayer a indenizar produtores rurais por perdas na safra após a compra de fungicida Rhodiauram com defeito de fabricação.

REFLEXÃO

UM GIRO PELOS PERFIS DO RIO GRANDE DO NORTE.

POLUIÇÃO AMBIENTALO poluidor responde administrativamente de forma objetiva pela degradação ambiental. Por essa razão, a 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça considerou correta a multa de R$ 5 milhões aplicada pela Secretaria do Meio Ambiente de Guapimirim (RJ) à Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga pelo derramamento de óleo diesel em área de preservação ambiental.

FIRST COME, FIRST SERVEDQuando duas empresas têm direito à utilização de um termo, com os devidos registros no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o seu uso no domínio de página da internet é garantido àquela que primeiro satisfez as exigências de registro do domínio virtual. Trata-se da aplicação do princípio first come, first served, conforme explicou o ministro do Superior Tribunal de Justiça Marco Aurélio Bellizze, relator de um recurso sobre o assunto julgado na 3ª Turma.

INDENIZAÇÃOA companhia aérea Air France foi condenada a indenizar um homem em R$ 8 mil por ele ter ficado preso num avião depois de pane elétrica. O juiz Redivaldo Dias Barbosa, da 25ª Vara Cível de Brasília, entendeu que o episódio causou danos morais ao passageiro.

23

04JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnPROTEJA SEUS DIREITOS POR RAMIREZ FERNANDES

RamirezFernandes

é advogado

[email protected]

Page 24: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

Os Ministérios Públicos Fede-ral (MPF) e Estadual em Caicó ajuizaram uma ação civil públi-ca contra a Fundação Hospitalar Doutor Carlindo Dantas, mante-nedora do Hospital do Seridó, e contra o Município de Caicó em razão das péssimas condições de funcionamento do hospital, o úni-

co que presta assistência mater-no-infantil para uma população de 13 municípios da região. Atu-almente, tramitam no Ministério Público Estadual em Caicó cinco inquéritos civis que apuram uma série de irregularidades, que le-varam à morte de três parturien-tes e dois bebês.

De acordo com a ação conjunta, é frequente o recebimento de de-núncias, tanto pela Procuradoria da República no Município, quan-to na Promotoria de Justiça, rela-tando problemas. Os depoimentos colhidos pelo Ministério Público revelam ausência de avaliação mé-dica quando da chegada das ges-

24

04JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnESTADO Da REDAÇÃO

Inquéritos investigam mortes de gestantes e bebês no Hospital do Seridó

Page 25: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

tantes à urgência do hospital, sen-do recebidas por enfermeiras ou parteiras; negativa de atendimen-to médico por encontrar-se dor-mindo o médico plantonista; falta de assistência nos leitos de urgên-cia, chegando uma paciente, com hemorragia, a ter seu bebê dentro do banheiro, sem nenhum profis-

sional para dar suporte. Isso, so-mado às deficiências estruturais e de equipamentos, bem como à insuficiência de profissionais in-dispensáveis ao atendimento obs-tétrico. “Da análise das informações co-lhidas nos autos dos procedimen-

tos em trâmite para investigação dessas denúncias, foi possível compilar inúmeros fatos que de-monstram a fragilidade do servi-ço prestado por essa unidade hos-pitalar, que já perdura há anos, com danos irreparáveis à popula-ção seridoense, pois tem resulta-do em mortes de gestantes e ne-onatos, sem que os dirigentes da Fundação Carlindo Dantas esbo-cem qualquer reação gerencial mi-nimamente capaz de reverter tão grave realidade”, destaca a ação. Para o Ministério Público, o Muni-cípio de Caicó também é responsá-vel pela situação pois não poderia permitir que os serviços de saú-de ofertados em seu território, se deem em condições tão precárias, pondo em risco a integridade dos usuários que lá são atendidos. “A ausência do município tem ocasio-nado o maior de todos os danos: a própria aniquilação dos direitos de gestantes e bebês, com os vá-rios eventos de mortes lá ocorri-dos”, destacam os autores da ação. A ação do Ministério Público pede, com urgência, a decretação de in-tervenção judicial na Fundação Dr. Carlindo Dantas, por um pra-zo de 180 dias. Além disso, pede o afastamento por completo da fun-dação da gestão do Hospital do Seridó para que o Município as-suma definitivamente os serviços de assistência médico-hospitalar ofertados no hospital, obrigando--se o ente municipal a adotar todas as providências administrativas e orçamentário-financeiras cabíveis para inserir o serviço em sua rede de saúde.

25

04JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnESTADO

Inquéritos investigam mortes de gestantes e bebês no Hospital do Seridó

ww

w.e

lieze

rdan

tas.c

om

Page 26: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

DENÚ[email protected]

Jorn

al d

e Ho

je

Quem tiver alguma informação que possa auxiliar investigações policiais ou precisem denunciar crimes, agora pode contar com o auxílio do WhatsApp. A Secretaria de Segurança está disponibilizando o telefone (84) 98149-9906 para receber chamadas, sem respostas, com a garantia de privacidade do denunciante.

SOLIDARIEDADE“Neste São João esquente seu coração – Doe sangue” é o slogan da campanha que o Hemonorte está fazendo para sensibilizar as pessoas a doarem sangue. Com as festas juninas, cresce a necessidade de sangue devido a acidentes com fogos e várias situações de emergência.

SOLIDARIEDADE 2Podem doar sangue pessoas saudáveis entre 16 e 69 anos de idade (quem for menor de 18 anos precisa de autorização prévia do responsável legal), pesar acima de 50 quilos, repouso mínimo de 6 horas na noite anterior, evitar alimentos gordurosos antes da doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e portar um documento oficial com foto.

CORPUS CHRISTIA Polícia Rodoviária Federal reforçou a fiscalização nas principais rodovias que cortam o estado, principalmente nas BRs 304 e 101 até a 0h do domingo, dia 7. Ultrapassagens proibidas, excesso de velocidade, direção de veículo sob efeito de álcool e a falta de uso do cinto de segurança são comportamentos que devem ser combatidos.

FUNDOA Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia aprovou a criação do Fundo Legislativo Estadual (FUNLE). Segundo os deputados, o fundo tem a finalidade de suprir as necessidades de apoio, modernização e aprimoramento da Assembleia Legislativa.

FUNDO 2A receita decorrente do custo de operacionalização dos descontos efetuados nas folhas de pagamento da Assembleia Legislativa e órgãos vinculados vão para o FUNLE. Assim como recursos de alienação de bens da Assembleia Legislativa e órgãos vinculados; receitas oriundas da cessão de espaços físicos da Assembleia e órgãos vinculados para exploração da atividade privada; e receitas oriundas de seguros decorrentes de sinistro também irão para o Fundo Legislativo.

Envie a notícia do seu município e participe da Revista _rn.

26

04JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnGIRANDO POR ANA CADENGUE

GREVES- O governador Robinson Faria, a Reitoria e os Sindicatos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) vão ter nova rodada de negociação nesta segunda-feira (8).

- O governo do Estado firmou acordo com o Sinpol para interromper a paralisação no Itep e se comprometeu a apresentar, no dia 29 de junho, os pontos divergentes em relação ao Projeto de Lei que cria a Lei Orgânica e Estatuto do Itep-RN.

- A partir do próximo dia 11, os servidores estaduais da Saúde podem paralisar as atividades. Eles reivindicam melhorias para saúde, além de reajustes salariais para a categoria.

Page 27: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

O ex-senador Paulo Davim deixou a presidência do Partido Verde. Quem assumiu foi Rivaldo Fernandes.

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte sediará, de 8 a 12 de junho, um curso internacional que aborda a formação de magistrados.

O deputado Álvaro Dias deve indicar o vice de Roberto Germano para a disputa da Prefeitura de Caicó no ano que vem.

De dar pena a situação das Casas de Estudante por todo o RN. Falta de recursos, de estrutura, de alimentos, corte de energia...

As inscrições para o Enem podem ser feitas até esta sexta-feira (5).

Pelas redes sociais denúncias e reclamações sobre a sujeira e o abandono da Praça de Convivência em Mossoró. Que pena.

Mais 111 oficiais militares estaduais da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e Corpo de Bombeiros foram promovidos.

BOATE KISSA Justiça Militar do Rio Grande do Sul condenou a um ano de prisão dois bombeiros e absolveu seis dos oito julgados pelo incêndio na Boate Kiss, que resultou na morte de 242 pessoas, em janeiro de 2013, na cidade gaúcha de Santa Maria. Outro processo corre na Justiça Comum contra oito réus. Destes, quatro respondem por homicídio doloso e tentativa de homicídio e os outros por falso testemunho e fraude processual.

LEÃOA Receita Federal libera, na próxima segunda-feira, às 9h, a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2015. Terão prioridade os idosos e os contribuintes com moléstia grave ou deficiência física, caso a declaração não tenha erros ou omissões. As informações estarão disponíveis no endereço www.receita.fazenda.gov.br ou por meio do Receitafone 146.

GARANTIA - O Idema lançou o “Selo Verde”, que garante a legi-timidade das licenças ambientais. O objetivo do órgão é garantir ao agente que está financiando um empreendimento que o documento solicitado tem a garantia da legitimidade. Para isso, o selo será fixa-do no ato de liberação das licenças.

Rapidinhas

27

04JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnGIRANDO

Page 28: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

PLENOA escolha do novo desembarga-dor do TJRN será no dia 16 de junho. Catorze juízes disputam a vaga aberta com a aposentado-ria do desembargador Aderson Silvino, ocorrida em janeiro. A promoção se dará pelo critério de merecimento.

FULECOA Comissão de Acompanhamento e Fiscalização da Copa 2014 cons-tatou indícios de superfaturamento no valor de R$ 2,65 milhões em dois contratos de consultoria para estruturação, modelagem e de-senvolvimento do projeto da Arena das Dunas. Os contratos foram firmados pelo Governo do Estado com a empresa paulista Valora Participações LTDA. Teve gente que ‘trabalhou’ 77,2 horas por dia. Agora eu entendo o nome do mascote da Copa 2014...

RECOMENDAÇÃOO MP recomenda que os prefei-tos de Apodi, Felipe Guerra, Seve-riano Melo, Rodolfo Fernandes e Itaú devem se abster de realizar despesas com eventos festivos, incluindo a contratação de artis-tas, bandas, serviços de buffets e montagens de estruturas para apresentações artísticas enquan-to perdurar a situação de estado de emergência em decorrência da seca.

“FALTA ATÉ PÃO”Servidores do Hospital João Ma-chado realizaram um ato público nessa quarta-feira (3) para de-nunciar as condições precárias de trabalho e falta de alimenta-ção dos servidores que há duas semanas trabalham sem se ali-mentar. Segundo funcionários, o desabastecimento é provocado pela falta de pagamento aos for-necedores.

PAVIMENTAÇÃOO prefeito de Major Sales, Thales André Fernandes, assinou contrato com a Caixa Econômica Federal para a liberação de recursos no valor de R$ 245.000,00 (Duzentos e quarenta e cinco mil reais) para pavi-mentação de diversas ruas da cidade. Os recursos são provenientes de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal e atual minis-tro do turismo, Henrique Eduardo Alves.

A Câmara Municipal de Natal re-alizou nessa terça-feira (02) uma

Sessão Popular na Vila de Pon-ta Negra, no Centro Pastoral ao

lado da Paróquia São João Batis-ta. Foram debatidos temas como

a construção do terminal turístico do bairro, deficiências no trans-

porte coletivo, problemas no acesso à praia, desafios enfrenta-dos pelo comércio local, aumen-

to de casos de violência, carên-cias na educação infantil, entre

outros.

SECAA Caern iniciou ações

emergenciais para ajudar a manter o abastecimento de água nos municípios de

Currais Novos e Acari, na região do Seridó. Máquinas já estão nas aluviões do Rio

Acauã fazendo os serviços de limpeza, manutenção e

teste de produção em 20 poços tubulares, bem como a execução de 50 metros de

sondagens hidrogeológicas a trado manual, na área da

bacia hidráulica do Açude Gargalheiras em Acari.

28

04JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnGIRANDO

Page 29: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

O Ministério Público ajuizou ação por ato de improbidade administrativa contra o ex-prefeito Leonardo Nunes Rêgo e outras três pessoas.

A campanha de vacinação contra a gripe acaba nesta sexta-feira, dia 5 de junho, em todo o país.

Depois de passar quase um ano parada, a única ambulância do hospital de João Câmara finalmente foi levada para conserto.

O município de Florânia vai ganhar um novo estádio de futebol.

A Câmara de Vereadores de Fernando Pedroza pediu a cassação do prefeito Daniel Pereira por supostas irregularidades.

O vereador mossoroense Genivan Vale (PROS) luta para garantir a regulamentação do transporte alternativo intermunicipal.

www.revistarn.com.br

CONSELHO TUTELARA Prefeitura de Rafael Fernandes está com inscrições abertas para a realização do primeiro proces-so Unificado de escolha de Con-selheiros tutelares no Município de Rafael Fernandes – RN para o mandato de 4 anos. Informações AQUI!

TURISMOO ministro do Turismo, Henri-que Eduardo Alves, anunciou a liberação de R$ 4,5 milhões para execução de obras de infraestru-tura turística em 27 municípios do Rio Grande do Norte. Entre elas, a reurbanização da orla de Natal e a obra do teleférico de Santa Cruz. Acarí, Assú, Almino Afonso, Alto do Rodrigues, Cer-ro-Corá, Encanto, Goianinha, Ielmo Marinho, Itaú, Janduís, Jucurutu, Lajes, Macaíba, Mon-te Alegre, Nísia floresta, Olho D`Água do Borges, Patu, Pedro Avelino, São José do Seridó, São Tomé, São Vicente, Tangará e Ve-nha-Ver também estão contem-plados.

Rapidinhas

O prefeito de Acari, Isaias Cabral, acompanhou a entrega de 419 cestas básicas aos pescadores das comunidades Gargalheiras e Bulhões. Foram cerca de 10 toneladas de alimentos provenientes do Ministério da Pesca.

AnaCadengue

é jornalista

[email protected]

04JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

Page 30: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

Híbrido de animação com filme noir,Uma Cilada Para Roger Rabbit (1988) mistura as sandices dos desenhos animados com uma verdadeira trama policial.

Na história, que se passa na década de 40, o detetive Eddie Valiant (Bob Hoskins) investiga um homicídio onde o principal culpado é o coelho Ro-ger Rabbit, conhecido astro dos cartoons.

O próprio Valiant havia investigado o suposto relacionamento da esposa de Rabbit, Jessica, com o proprietário da Marron Desenhos. Motivo que poderia ter ocasionado o homicídio.

Então, pela sinopse dá para perceber que o filme constrói seus alicerces em cima de gêneros bem distintos. Tanto que temos o policial durão, a femme

fatale e o grande vilão conviven-do com as tiradas de personagens como o Pernalonga, Pato Donald, Mickey Mouse, Piu-Piu, entre ou-tros. Ou seja, as gagues sempre es-tão lá, fazendo de Roger Rabbit um entretenimento eficiente, com vá-rias referências ao cinema clássico.

Com direção de Robert Zemeckis (Forrest Gump) e produção de Ste-ven Spielberg, Uma Cilada Para Roger Rabbit teve boa recepção de público e bilheteria, além do reco-nhecimento com indicações no Os-car, Globo de Ouro e Bafta.

Raildon Lucena

é jornalista e cinéfilo.

[email protected]

30

Uma Cilada Para Roger Rabbit

04JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnCINEMA & ETC POR RAILDON LUCENA

Page 31: Revista _rn 29 - 04JUNHO15
Page 32: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

O evento Pingo da Mei Dia, o maior do Mossoró Cidade Junina, deverá ser palco de alguns protes-tos. Alguns servidores públicos e ambulantes pretendem levantar cartazes e faixas contra o prefei-to no próximo sábado, quando da edição do evento, no Corredor Cultural. Apesar do Sol caustican-te, os servidores irão com roupas pretas. Manifestações no Pingo da

O viaduto II, localizado entre os conjuntos Abolição II e III, par-te integrante do Complexo Viá-rio, está bem avançado em suas obras. A se manter o mesmo rit-mo de trabalho, a obra deverá ser liberada até o meio do ano. Assim, será o quarto viaduto li-berado, dos cinco previstos no projeto. O viaduto V, no Alto de São Manoel, já foi concluído, mas uma falha no projeto impe-de sua liberação.

Os grupos da ex-prefeita Fafá Ro-sado e da ex-governadora Rosalba Ciarlini estão se realinhando, após terem ficado em lados opostos na última eleição. No último fim de se-mana as duas líderes selaram a volta

Outrora, viajar era mais experi-ência do que registro; hoje ocor-re o inverso. A preocupação do turista se limita em posar para uma foto mostrando o lugar que ele está visitando. Algumas pes-soas viajam para a Europa, por exemplo, e de lá não trazem ne-nhum conhecimento a mais, tra-zem apenas fotos. Olham uma igreja bonita, milenar, e então tiram uma foto, sem procurar sa-ber nada daquele local. “O viajar já é mais do que a viagem”.

Valé

ria Es

cóss

ia

De Fa

to

Prefeito de Mossoró Silveira Jr. e a primeira dama Amélia Ciarlini

Mei Dia não são novidade, mui-to pelo contrário, já virou rotina. Desde a gestão da ex-prefeita Fafá Rosado que a festa é usada de pal-co para classes de servidores mos-

trarem insatisfação com o gover-nante da vez. Em sendo de forma ordeira, nada contra, é um direito do cidadão lutar pelo que ele julga certo e coerente.

32

Pingo da Mei Dia

04JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnTIO COLORAU POR ERASMO CARLOS FIRMINO

Page 33: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

www.revistarn.com.br

Erasmo Carlos

é editor do blog do Tio Colorau

[email protected]

A profissão de doméstica ga-nhou ainda mais valorização na segunda-feira, quando a presi-dente Dilma Rousseff sancionou a Lei Complementar n.º 150/15, que garante alguns novos direi-tos à empregada doméstica, com consequente aumento de obri-gações para o empregador. Nos últimos anos a profissão de do-méstica vem recebendo bastante reconhecimento, pena que vários empregadores insistem em des-respeitar os horários das empre-gadas, reduzindo suas folgas à quase nada, escravizando-as até.

O guitarrista Kiko Lourei-ro, da banda Angra, foi convidado para integrar o Megadeth, ícone do me-tal mundial. O convite foi aceito de pronto, e Kiko já está com os “dinossau-ros” para gravar um novo CD. Ele continuará, contu-do, na banda Angra. Fará um trabalho paralelo. Kiko Loureiro é um dos melho-res guitarristas do Brasil dos últimos anos.

Com a sanção da Lei Estadual n.º 7.014/15, os desembargadores, juízes e servidores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro passarão a receber o valor mensal de R$ 953,47 por filho a título de Auxílio Educação, limi-tando-se a três filhos. Para fazer jus ao valor o beneficiário deverá ter fi-lhos de 08 a 24 anos matriculado no sistema público ou privado de ensi-no. Ao menos no Rio de Janeiro os benefícios contemplam a todos, não apenas os que estão no topo da pirâmide.

Carlo

s Ska

rlack

da união entre os dois grupos. Assim, os Rosados, que tinham se dividido em três, voltam a ter apenas duas alas, a da ex-governadora Rosalba Ciarlini e o da ex-deputada federal Sandra Rosado, ao menos por enquanto.

04JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

Page 34: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

Tem nome e sobrenome o cidadão que desde o início do ano tenta – e às vezes consegue – golpear o Brasil e os brasileiros com ações e imposições que agridem as insti-tuições, contrariam as leis em vi-gência e nos colocam num retro-cesso penoso e perigoso.

É Eduardo Cunha, o supremo pre-sidente da Câmara dos Deputados, parlamentar fluminense que nas-

ceu publicamente na nefasta era Collor e desde então vem subindo os degraus sempre de uma manei-ra torta, suspeita, subterrânea.

Ele já derrubou um ministro que ousou dizer a verdade (Cid Go-mes), já chantageou a presidente Dilma Rousseff com projetos que inviabilizariam qualquer gover-no, já impôs ao país a redução da maioridade penal que certamente

penalizará os nossos jovens e ado-lescentes e agora, há pouco mais de uma semana, forçou a apro-vação de uma proposta de emen-da constitucional que mantém e legaliza as doações empresariais aos políticos brasileiros.

Desde que eu me entendo por gen-te, nunca se viu à frente do Poder Legislativo alguém tão conserva-dor, tão desagregador, tão ditato-

Um golpista no poder

34

04JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnPINGA FOGO POR LUIS FAUSTO

Page 35: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

rial.

Ele quer, ele faz – não importa de qual maneira for.

Mas ele não pode tudo, no entan-to.

Duas das principais mudanças que Cunha quer promover, a di-minuição da maioridade penal e a legalização das doações empresa-

O novo aeroporto de Natal, que na verdade é de São Gonçalo do Amarante, parece ter sido cons-truído há décadas e tem sérios problemas de acesso. Os autores da ideia de encravá-lo pra lá de não sei onde são uns gênios de cabeça oca, tosca.

E por falar em Natal, corre na ca-pital norte-rio-grandense a no-tícia de que o deputado Rogério Marinho será candidato a prefei-to na próxima eleição. Fica a per-gunta óbvia, natural: por que o natalense tem que ser castigado com essa hipótese esdrúxula?

Uma boa, uma ótima notícia. Depois de quase três décadas, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte voltou a ter os constitucionais 24 deputados e deputadas. O 25º parlamentar que agia e mandava e reinava intramuros já não apita mais...

Nas redes sociais, o prefeito Sil-veirinha anda dizendo insisten-temente que não vai se render a achaques. Mas não dá nome aos bois, o menino maluquinho. Deveria.

riais a políticos, têm barreiras que muito provavelmente esbarrarão na Justiça.

A maioridade penal, dizem os constitucionalistas daqui e dali, é uma cláusula pétrea e portanto não pode submeter-se à vontade dos parlamentares.

E a proposta de emenda constitu-cional das doações empresariais foi aprovada ilegalmente, como atestam todos os que conhecem minimamente as regras legislati-vas e disse agora, em entrevista a uma emissora de televisão, o mi-nistro do Supremo Tribunal Fede-ral Marco Aurélio Mello. Segundo conta Paulo Moreira Leite, um dos seus entrevistadores, o ministro foi claro e contundente ao afirmar que o artigo 60 da Constituição impede a reapresentação de uma emenda constitucional na mesma seção legislativa. E se a emenda foi rejeitada no dia anterior, não poderia nunca ser aprovada no dia seguinte. Não poderia nem ser apresentada.

Portanto...

Portanto, até para o todo poderoso Eduardo Cunha há limites.

O golpista que veio do Rio de Ja-neiro pode muito, mas não pode tudo.

Felizmente.

Um golpista no poder

Luis Fausto é jornalista

[email protected]

35

04JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnPINGA FOGO

Aeroporto

Castigo

Assembleia

Mossoró

Page 36: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

A edição 2015 do Fest Bossa e Jazz mal foi anunciada e já vem cheia de novidades. Depois de cinco anos re-alizando shows gratuitos na região, o festival torna-se um circuito e am-plia sua realização em três municí-pios do Rio Grande do Norte: São Miguel do Gostoso, Natal e Pipa.

O festival, que acontece de 22 a 30 de agosto, já tem sua primeira atração

internacional confirmada: o trom-petista norte-americano Roy Har-grove. Além dele, outras 24 atrações, shows, oficinas socioambientais e workshops musicais e as famosas ‘Jam sessions’, proporcionando ao público local e aos turistas a opor-tunidade de conferir grandes artis-tas em apresentações gratuitas em três dos mais belos destinos turísti-cos do Nordeste.

Fest Bossa e Jazz divulga datas e confirma primeira atração internacional

Roteiro Fest Bossa & Jazz Circuito 2015

São Miguel do GostosoPraia da XêpaSábado 22 de AgostoDomingo 23 de Agosto

NatalPraça Ecológica de Ponta NegraQuarta 26 de AgostoQuinta 27 de Agosto

PipaPipa Park EstacionamentoSexta 28 de AgostoSábado 29 de AgostoDomingo 30 de Agosto

[email protected]

FESTIVAL

36

04JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnCULTURA Da REDAÇÃO

Page 37: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

37

Uma verdadeira praça de alimentação ao ar livre com tendas, iluminação, mesas e cadeiras, banheiros químicos e segurança.Estacionamento do Pepper’s Hall, Ponta Negra – 16h

04JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

_rnagenda

0o406QUINTA-FEIRA

o506SEXTA-FEIRA

o606SÁBADO

Page 38: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

38

04JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

1º Edição do Encontro de Músicos na Ribeira em Natal com Naiá(PB), Fabão (Orq.Boca Seca), Daniel Marrom, Candeeiro Natural e Monte Sião(Sound System)Ateliê Bar, Ribeira – 21h

Page 39: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

39

04JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

o706DOMINGO

Dando continuidade a série de shows de aquecimento que vem realizando em 2015, o Festival DoSol recebe em Natal neste do-mingo (7) um dos nomes mais celebrados da nova cena musical brasileira: Silva (ES). O evento co-meça às 18h, no Pepper’s Hall, e terá também a apresentação da potiguar Forasteiro Só.

Depois de passar por palcos de grandes festivais como Lollapa-looza Brasil e Rock in Rio Lisboa, Silva apresenta seu novo disco “Vista Pro Mar” em show inédi-to em Natal. Este é o segundo álbum do artista e foi escolhido como melhor disco de 2014 pelo iTunes.

Um menino com um destino de onda, um desejo de mar. Assim é o herói da peça “Flúvio e o Mar”, espetáculo infanto-juvenil do coletivo Atores à Deriva, próxima atração do projeto Bosque Encena.

O espetáculo é dirigido por Henrique Fontes e tem no elenco Bruno Coringa, Tházio Menezes, Ananda Krishna, Doc Câmara e Paulo Lima, além do belo figurino de Katia Dantas e da trilha original composta por Luiz Gadelha.Parque das Dunas – 10h – Gratuito

Page 40: Revista _rn 29 - 04JUNHO15

40