REVISTA SENTIR-SE BEM / MARÇO 2013

24
P.8 CHUVA! Por que chove tanto no início do ano? P.10 A renúncia do PAPA. P.14 A tragédia em Santa Maria - SC. REVISTA Publicação mensal do Centro Internacional de Adoração e Missões da PIB em Inhaúma. Ano I, nº 05. Março de 2013 Preço Sugerido R$ 2,00 Feliz Feliz Feliz 2013 2013 2013 Finalmente! Finalmente! Finalmente! IPTU IPVA ALUGUEL CARTÃO DE CRÉDITO JUROS CHEQUE ESPECIAL MATERIAL ESCOLAR PRESTAÇÃO

description

CIAM - CENTRO INTERNACIONAL DE ADORAÇÃO E MISSÃOES DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM INHAÚMA

Transcript of REVISTA SENTIR-SE BEM / MARÇO 2013

Page 1: REVISTA SENTIR-SE BEM / MARÇO 2013

P.8CHUVA!Por que chove tantono início do ano?

P.10A renúncia doPAPA.

P.14A tragédia em Santa Maria - SC.

REVISTA

Publicação mensal do Centro Internacional de Adoração e Missões da PIB em Inhaúma.Ano I, nº 05. Março de 2013

Preço Sugerido

R$ 2,00

Feliz Feliz Feliz

201320132013Finalmente!Finalmente!Finalmente!

IPTU

IPVA

ALUGUEL

CARTÃO DE CRÉDITO

JUROS

CHEQUEESPECIAL

MATERIAL ESCOLAR

PRESTAÇÃO

Page 2: REVISTA SENTIR-SE BEM / MARÇO 2013
Page 3: REVISTA SENTIR-SE BEM / MARÇO 2013

Shalom (paz) amados leitores, já que o mundo não acabou em 2012, e o carnaval já passou, aqui estamos nós apresentando a nossa quinta edição da Revista Sentir-se Bem. Começamos mais um ano, e nele temos a expec-tativa que ele será um ano cheio de bênçãos e conquistas.

A recomendação do nosso Deus está em Is.43:18-19. “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis?”. Devemos agradecer por tudo que vivemos em 2012, mas é passado, agora é hora de olhar para 2013 e ver as oportunidades que Deus nos dará.

Quem não esquece o passado está incapacitado de viver o futuro. Antes de Deus poder fazer qualquer coisa nova é necessário esquecer as antigas. Precisamos viver a expectativa do novo.

Precisamos esquecer as coisas que aconteceram, porque “se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (II Co 5:17).

A PESSOA QUE ESTÁ COM SUA MENTE VOLTADA PARA O PASSADO, NÃO PODE AO MESMO TEMPO OLHAR PARA AS COISAS QUE DEUS ESTÁ PARA FAZER NO FUTURO.

O passado impede o grande futuro que Deus tem preparado. Por isso vamos viver intensamente 2013. O nosso Deus antes de fazer coisas novas deixou uma determinação: “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas”. Vamos segui-la a risca.

Desta forma a nossa mais NOVA edição está “bombando” com matéri-as cheias de graça e informação. Artigos como “Finalmente 2013”, “Va-mos ver o que é frustração e como a Bíblia nos ensina a supe-rá-la”. “A Renúncia do Papa” e por ai vai... �

Uma boa leitura, feliz 2013 e que venham as novidades do Senhor para tua vida!

Expediente Editorial

Finalmente! Feliz 2013

Eu sou doze e vou dizer por quê

Esqueceram de perguntar a opinião de Deus

Chuva! por que chove tanto no início do ano?

Renúncia do Papa

Frustração. Estou frustrado e agora?

O anestésico do tempo em Santa Maria

E se tivesse caído aqui?!

Geração apostólica na terceira idade

Casa de Paz. Procura-se

O som do coração. Os efeitos da música na adoração

Abel. Quem foi?

Você sabe o que está comendo?

Sumário

Ap. Alexandre M. de Oliveira

CENTRO INTERNACIONAL

DE ADORAÇÃO E MISSÕES

da Primeira Igreja

Batista em Inhaúma

IGREJA NA VISÃO CELULAR

NO MODELO DOS 12

Pastor PresidenteAp. Alexandre M. de Oliveira

Pastor Vice-PresidentePr. Amós Ornellas Pinto

CONTATOS

Site: www.ciam12.com.br

Telefone: 2597-7688

Endereço: Estrada Adhemar Bebiano, 3805

CEP: 20750-090

ATIVIDADES

Domingo: 07h30 - Escola de Líderes

8h - Celebração dos Líderes de Células9h - Celebração Manhã19h - Celebração Noite

Segunda-feira: 19h30 - Passos de Fé

Quinta-feira: 19h30 - Quinta da Conquista

Atividades mensais:

Toda 1ª Quinta-feira do mêsCulto In memorian

(Quinta da Conquista)

Toda 2ª Terça-feira do mêsMacrocélula da Rede de Casais (CEFA)

Toda última Quarta-feira do mês Macrocélula da Rede de Homens e

Macrocélula Rede de Mulheres

Criação e Impressão Gráfica

www.moverdesign.com.br

3

4

6

7

8

10

12

14

17

18

19

20

21

22

Page 4: REVISTA SENTIR-SE BEM / MARÇO 2013

Colocamos finalmente 2013, porque parece que no Brasil nada acontece antes do Carnaval. Plantaram na cultura nacio-nal a crença de que o ano só começa depo-is do carnaval. A ideia de que o ano só começa depois do Carnaval é dissemina-da há tempos.

Então, vamos a 2013.1º. Para os mais otimistas este é o ano

que você vai fazer, regime, vai reformar a casa, vai trocar de carro, vai viajar com a família, vai ao médico e outros inúmeros planos para sua vida em 2013.

4

CAPA

Feliz Feliz Feliz

201320132013Finalmente!Finalmente!Finalmente!

Page 5: REVISTA SENTIR-SE BEM / MARÇO 2013

5

Ap. Alexandre M. de Oliveira

2º. Para os pessimistas nada vai mudar em relação ao ano passado. É esperar apenas pelo dia 31 de dezem-bro.

Gostaria de deixar algumas reco-mendações para este novo ano. Sem-pre pensando na oportunidade de recomeços.

1º. Avalie o que passou.Comece avaliando o que passou.

Veja o que deu certo, veja o que deu errado. Reflita, pois a reflexão é uma grande oportunidade de mudança; Veja como melhorar em 2013. Observe o que deixar em 2013 e assim tome decisões para este novo ano. O que precisa ser assumido e resolvido, faça! O que precisa ser transformado inicie o processo de transformação! Mas cuidado para não passar o ano todo ocupado com os seus pensamentos.

2º. Agradeça por tuas conquistas Pense nas vitórias e as comemore.

Nos avanços e regozije-se. A motiva-ção para se mudar o que se avali-

ou como negativo, virá da ener-gia acumulada com o que

foi positivo. Lute para ser u m s e r h u m a n o

melhor em 2013 lembrando que

CARÁTER (o que real-

m e n t e

sou), vale muito mais do que reputa-ção ( o que as pessoas pensam sobre mim).

MEU LUGAR NO MUNDO Seja criativo. Descubra o seu lugar

no mundo. Pergunte-se: “se eu deixas-se de existir, no que o mundo perde-ria?” Quando responder, terá encon-trado o teu CHAMADO. Pegue a res-posta e invista a tua vida fazendo isso.

3º. Invista mais no teu relaciona-mento com Deus

Alguém já disse que “Existe um Deus que é senhor da História, que entrou na História, que conhece e redime histórias”. Você não está só, tem uma historia com Deus. Ele dese-ja se revelar muito mais para você.

Em Lamentações de Jeremias cap.

3 lemos que: “as suas misericórdias se renovam a cada manhã”. Cada manhã Deus tem algo novo para você. Invista mais tempo com Ele e você verá como a tua vida vai mudar.

4º. Onde estão os amigos? Onde estão os amigos? Não tem?

Faça urgentemente. Tem muitos? Bom ... Mas sinceramente reveja, pois temos amigos para semanas, para anos e amigos para vida inteira. Você sabe identificar quem são os seus amigos para vida inteira? Identifique-

os e invista intensamente nestas ami-zades.

Encontrou um “amor para a vida inteira”? Não deixa escapar. Quando passamos pela vida sem amar, nos tornamos os mais frustrados do plane-ta.

Se você foi magoado, rasgue a carta de dívida, perdoe. Pare de beber o veneno da magoa. Você vai morren-do diariamente! Se você foi o ofensor, arrependa-se, peça perdão do fundo do coração, vá atrás, não desista.

E para concluir as recomenda-ções de sempre…

Prometa que vai comer mais sala-

da, que caminhar, pelo menos, três vezes por semana, ler a Bíblia mais vezes, ler um bom livro, dormir mais.

Navegar menos pelas redes sociais e viver mais socialmente, abraçar e beijar sem economia, mas com sabe-doria, gastar menos, viajar mais, etc., etc. e etc.

Finalmente 2013 começou! Que Deus nos abençoe e vamos trabalhar mais para o crescimento da nossa Igreja, em todas as áreas.

Page 6: REVISTA SENTIR-SE BEM / MARÇO 2013

Porque Deus já havia me escolhido no ventre de minha mãe para fazer a Sua vontade na terra. Ainda não sendo herdeiro de uma casa cristã e nem sendo primogênito da Fé fui alcançado pelo amor de Deus. Amor que preencheu um lugar vazio que havia dentro de mim. Tomei uma posi-ção de largar tudo e servir a Deus acima de qualquer preço. Não impor-tava a distancia da igreja, as adversi-dades em casa e gozações de amigos. Eu apenas prossegui em agradar a Deus. Escolhi um líder que seria refe-rência para me guiar em minha vida espiritual que foi o Pr. Alexandre Mace-do, hoje apóstolo pela vontade de Deus. Líder esse que me ensinou o comprometimento com a obra de Deus e servir a Deus acima de quais-quer obstáculos. E ainda não estáva-mos na visão, mas a alma do meu líder sempre foi em ganhar vidas, sempre buscando estratégias para chegar a seu alvo.

A visão celular foi uma coisa nova em minha vida que fez eu me conhecer

mais e saber o potencial que havia dentro de mim que ainda não havia explorado na caminhada cristã. Nunca tive dificuldade de obedecer ao meu líder, mesmo com minhas dúvi-das e questionamentos internos obe-decia-o, porque resolvi servir a Deus através de sua vida. Porque a obediên-cia gera prosperidade. E entendo que ele é representante de Deus para minha vida. O ser Doze foi desafiador para minha vida por passar a ser exem-plo para outras vidas. Procuro sempre pensar e avaliar tudo que falo, penso ou faço para não dar mau testemunho como o próprio Jesus nos ensina. Não sou um Doze que leva problemas para meu líder, procuro resolver pelo poder de Deus a quem servimos. Não sou de muito falar, sou mais de fazer, ou melhor, de atitude. Sei muito bem esperar em Deus o momento das minhas conquistas, creio que cada um tem seu espaço na equipe de Doze. Ser um Doze é um chamado de Deus para cuidar das vidas que pertencem a Ele. Um Doze tem que andar cheio do Espírito Santo de Deus, pois ele passa ser luz para aquele que estão em tre-vas. Um Doze não diz que é, ele mostra nas suas atitudes.

O mais interessante na Visão Celu-lar no Modelo dos 12 é que no discipu-lado é como um garimpo. Vamos bus-

cando profundidade nas ministrações e sempre na esperança que vamos encontrar uma pedra preciosa. Um garimpeiro sempre tem a esperança que vai encontrar, quando não encon-tra, volta no dia seguinte e assim por diante até achar. E quando acha é a maior alegria daquele sacrifício todo. Particularmente tenho encontrado no meu discipulado pedras muito precio-sas, que agora estão em fase de lapi-dação para se tornarem joias para o Senhor Jesus.

Hoje louvo a Deus pela Visão Celu-lar em me fazer um pastor realizado no meu chamado próspero e fortalecido a cada dia para servir a Deus. Sou muito Feliz porque vejo cada família sendo resgatada das trevas para luz, e ver vidas sendo curadas, libertas e salvas pelo poder de Jesus. Onde cada casa se torna um lugar de avivamento espi-ritual e cheio da presença de Deus.

Agradeço a Deus, a minha esposa Pra Adriana Macedo e Meus filhos Gabriel e Ana Clara e meus discípulos do CIAM Olaria.

CIAM Olaria – Rua Firmino Gameleira, 380 – Olaria

Terça: Passos de Fé as 19h30m e Domingo: Escola de Líderes 9h, Culto de Celebração 19h.

e vou dizer por quê

CREREPENSAR

6

EU SOU DOZE,

Pr. Daniel F. Barbosa

Page 7: REVISTA SENTIR-SE BEM / MARÇO 2013

Esqueceramde perguntar a opinião de Deus

7

OPINIÃO

Pr. Jonas Celestino Ribeiro

Uma famosa revista em sua edição

especial de fim de ano fala das apos-

tas para 2013. Ela classificou as apos-

tas como zebra, risco calculado, bar-

bada, todas as fichas e quebra da ban-

ca. O Brasil crescerá mais? Recebeu a

aposta como risco calculado. Se cres-

cer na ordem de 3%, será o máximo

que conseguirá. O mesmo risco obte-

ve a aposta sobre a corrida presidenci-

al rumo ao Planalto. Talvez os que

ocupem a cabine do avião sejam

Dilma Roussef, Eduardo Campos e

Aécio Neves. A crise internacional

continua uma incógnita. Europa e o

mundo árabe continuarão marcados

por brigas pelo poder e influências

tempos de angústias, pois a pessoas

não ascendem psicológicamente na

mesma proporção do crescimento

financeiro. Mudam de bairros mais

populares para bairros emergentes

sem preparo. Aumentam as separa-

ções, o consumo de drogas entre a

classe média alta e a alta, as boates

ficam abarrotadas como símbolo de

status, multiplicam-se o número de

shoppings na cidade e marcam decla-

radamente a separação entre as clas-

ses sociais ao serem rotulados de tipo

A, B ou C.A fronteira da missão da Igreja é a

angústia humana. As Igrejas deverão

estar preparadas para receber pesso-

as cada vez mais quebradas, angustia-

das, doentes por dentro e por fora. As

Igrejas não poderão mais ser redutos,

guetos ou clubes. Serão hospitais. Vão

ter que abrir em horários não conven-

cionais, ter uma liturgia que permita a

pessoa ficar sem máscaras diante de

Deus. Os acostumados-com-igreja

vão ficar sem jeito ou darão um jeito de

passarem a ser os instrumentos de

Deus para acolhimento amoroso dos

que chegam.Que venham 2013 com todas os

seus paradoxos! Ricos, mas pobres.

Pobres, mas ricos. Ascendentes, mas

voltando aos instintos. Tendo de tudo,

mas sentido falta de quase tudo.

políticas. Econô-

micas e bélicas. Bár-

bada ficou com os

Estados Unidos que,

se recuperar a econo-

mia, continuará ainda

na liderança do mundo

e com o ano de 2013 no

Brasil como o ano da educa-

ção infantil e das privatizações

para fazer o país crescer. Todas as

fichas ficaram par ai Irã que está mais

perto da bomba atômica. Para quebrar

a banca, e isso não é surpresa, aconte-

cerão mais escândalos políticos no

Brasil.No emaranhado de reportagens-

previsões, vieram horóscopos, a opi-

nião Paulo Coelho que, da sua torre de

marfim em Genebra, fala de responsa-

bilidade e paz e as ideias de Chris

Anderson de que voltaremos à manu-

fatura. Com certeza 2013 vai ser um

ano de grandes transformações. O Rio

de Janeiro continuará palco de ações

políticas, econômicas e sociais até

2016. Experimentaremos uma mobili-

dade social sem precedentes, ao

mesmo tempo que observaremos

Page 8: REVISTA SENTIR-SE BEM / MARÇO 2013

existirão. As cheias são processos naturais que ocorrem com certa fre-quencia, o que nós engenheiros cha-mamos de Tempo de Recorrência. Quanto maior o tempo de recorrência, maior é a chuva e maior será o volume de água escoado nos rios.

As cheias são partes integrantes do ciclo hidrológico na natureza. Lem-bram do ciclo hidrológico, aquele que a gente aprende lá no ensino funda-mental? Não? Então vamos lá, a Bíblia o descreve no Livro de Jó:

"Eis que Deus é grande, e nós não o compreendemos, e o número dos seus anos não se pode esquadrinhar. Porque faz miúdas as gotas das águas que, do seu vapor, derramam a chuva, a qual as nuvens destilam e gotejam sobre o homem abundantemente." (Jó 36:26-28)

Parece tão simples, mas é algo extremamente complexo, pois a exce-ção do dilúvio, Deus não nos manda mais água do que as que já a havia antes da criação do mundo. Isso mes-mo, as águas que temos hoje, são as mesmas em quantidade, das que o Espírito Santo passeava sobre elas lá em Genesis1:2. Mas nós, homens, estamos alterando esse equilíbrio, daí chove-se muito em alguns lugares, e nada em outros. E onde chove muito, temos muitas cheias/inundações.

Em uma região rural, a água que chove é absorvida pelo solo. Em regiões urbanas, com o cimento e o asfalto, a chuva é similar a outras, de antigamente, porém, o alto índice de impermeabilização do solo impede que a água infiltre no solo e os volu-mes escoados superficialmente são

maiores, gerando mais inundações e infelizmente, mais vítimas.

Dado esse desequilíbrio, devemos encarar as cheias como um fenômeno natural de transbordamento de água do seu leito natural, seja córregos, rios ou lagos, provocadas por chuvas intensas, em que as conseqüências só trarão prejuízos à população, na medi-da em que seus efeitos venham inter-ferir no bem estar da sociedade, e basta que uma delas atinja uma área ocupada para que tenhamos uma inundação.

A ocupação urbana das várzeas de rios, por sua vez, produz enchentes crônicas. Quando o volume do rio sobe, devido às chuvas, ele alaga as várzeas naturalmente. Por isso, o nosso código florestal ( Lei Nº 12.651, de25 de maio de 2012) estabelece a várzea do rio como APP, ou seja, área de proteção permanente, pois deve ser mantida a fim de amortecer essas inundações. Se essa área estiver ocupada, as casas vão sempre se alagar quando ocorrerem as chuvas intensas!

Algumas vezes escutamos pesso-as dizendo que devemos “combater” as enchentes. Mas, como poderíamos combater um evento desses? Na ver-dade, devemos aprender a viver em harmonia com a Natureza, conhecen-do e respeitando os seus ciclos, suas forças e seus limites. Não se pode combater as inundações, pois são processos naturais; mas pode-se con-trolá-las utilizando os conceitos de drenagem da engenharia.

8

O verão chega e, de mãos dadas, vem junto chuva...muita chuva!!!

O brasileiro que vive no Sul ou no Sudeste está habituado às previsíveis chuvas de verão. Mas não a essa corti-na de água que tem se tornado cada vez mais frequente e nem com o alto grau de devastação que tem ocorrido ultimamente, como por exemplo, na Região Serrana do Rio em 2011 e neste ano em Xerem.

A pergunta que todos se fazem é por que chove tanto em um único lugar. A resposta mais curta é que existe uma conjunção excepcional de fatores meteorológicos, cada um deles contribuindo para a continuida-de do aguaceiro.

Já a devastação que as águas pro-vocam, por meio de alagamentos e enxurradas, é consequência do perfil geográfico da cidade e das caracterís-ticas da urbanização conduzida ao longo do tempo.

À medida que os anos passam os problemas ambientais, sociais e eco-nômicos existentes em grandes cida-des vêm crescendo e, em países em desenvolvimento, como é o nosso caso, esses problemas se agravam ainda mais em decorrência da falta de recursos financeiros e técnicos para combater e reverter o estado de degra-dação em que as grandes cidades chegaram.

Essa crescente urbanização afetou muitos setores da infra-estrutura como: transporte, abastecimento, habitação, saneamento e os proble-mas de inundações dos rios urbanos foram intensificados com o aumento das vazões.

Além da ocupação das margens e do leito dos rios, a falta de planeja-mento adequado para crescimento urbano, provoca o aumento de imper-meabilização do solo, agravando as cheias que passam a acontecer com intervalo de tempo cada vez menor, gerando novas áreas de alagamento e, consequentemente, gerando danos ainda maiores para a população.

Muitas também se perguntam: Até quando teremos que conviver com as inundações? E nesse caso a res-posta é bem mais curta: Para sem-pre!

Isso mesmo, enchentes sempre

CHUVA!por que chove tanto no início do ano?

SAÚDE

jcn

et.

co

m.b

r

Page 9: REVISTA SENTIR-SE BEM / MARÇO 2013

Gisele Bôa SorteEngenheira Civil de Recursos Hídricos

fotó

gra

fa L

aya

na

Le

on

ard

o

9

AGORA, O QUE FAZER PARA DIMINUIR OS ALAGAMENTOS?

Preservar a cobertura vegetal que existe. Esse é o prime-iro passo para diminuir os problemas das enchentes. Manter a cobertura vegetal significa preservar os processos de infil-tração da água de chuva no solo, de evapotranspiração e de interceptação, que é a parte da água que fica “presa” nas folhas, galhos e caules. Isso faz com que uma menor quanti-dade de água escoe superficialmente para o sistema de dre-nagem. Florestas podem absorver até 80% da água precipita-da;

O controle do uso e ocupação do solo. Um dos mais importantes instrumentos de combate às inundações, o con-trole do uso do solo permite a redução dos impactos da urba-nização no sistema hídrico, formalizando índices máximos de impermeabilização e diretrizes de ocupação de acordo com esses impactos;

Zoneamento das áreas inundáveis. Funciona como uma ferramenta para o controle do uso do solo, demarcando as áreas com maiores e menores riscos de enchentes. A partir dessa demarcação, são criadas as diretrizes de ocupação, as restrições e as medidas a serem adotadas, de acordo com cada risco associado;

Sistema de Previsão e Alerta. Esse sistema deve ser subdividido em 3 grupos ou fases: Prevenção, Alerta e Mitiga-ção. No primeiro, são feitas as atividades de planejamento para minimizar as causas da inundação, assim como são feitos o treinamento das equipes de emergência, a divulga-ção das informações para a população, como o mapa de aler-ta de áreas de risco, e a definição das áreas de recebimento dos desalojados. No segundo grupo é feito o acompanha-mento do evento, com medições em tempo real e divulgação dos alertas. Finalmente, quando acontece o evento, vem a fase de mitigação das consequências, quando são realizadas as ações para mitigar os danos e prejuízos da população após a inundação ocorrer. Infelizmente, no Brasil, ainda estamos na fase de direcionar todos os recursos para a etapa de miti-gação. No Rio de Janeiro, o (Instituto Estadual do INEAAmbiente) vem investindo em sistemas de alerta, como é o caso de Nova Friburgo e Baixada Fluminense;

Aumentar a permeabilidade da cidade ampliando suas áreas verdes nas paisagens equipamentos urbanísticos. A terra dos parques ao longo de córregos e rios terá capacidade de absorver o excesso de água caso o rio transborde;

Coletar o lixo na hora certa, para que ele não se espalhe pelas ruas com a chuva e venham o entupir os ralos e bueiros, além disso, piorar muito a qualidade das águas que em algum momento chegaram aos corpos d'água;

Usar pisos com maior capacidade de drenagem. Estacionamentos e calçadas podem ser construídos com pisos que deixem a água da chuva ir para o lençol freático, e não

para os bueiros, isso diminui o montante de água a ser escoa-do, diminuindo o risco de transbordamento das galerias;

Na ausência de tais medidas, com o passar do tempo, a chegada do Verão será cada vez mais temida pela população e fatalmente teremos mais prejuízos e vítimas.

O que fazemos, nos projetos de drenagem, é tentar diminuir os riscos associados aos eventos de cheia. Diminuir signifi-ca reduzir, não erradicar… ou seja, sempre haverá um risco de acontecer um evento capaz de vencer nossas proteções, além de existir, ainda, o risco de falha das nossas estruturas por degradação ou falta de manutenção! Essas duas possibili-dades compõem o que é chamado de risco residual, que quase sempre é desprezado e por isso se torna muito perigoso (basta lembrar o caso do Nova Orleans, quando o furacão Katrina destruiu os diques que protegiam a cidade de alagamen-tos), causando problemas muito maiores do que as inundações se esses diques não existissem. Ressalto que obras de drenagem compõe o orçamento público para obras de saneamento e é o poder publico que as executa.

O QUE PODEMOS FAZER SE ESTIVERMOS EM ÁREAS ALAGADAS?

Abaixo temos uma série de dicas para estar preparado para uma das piores situações a lidar em dias de chuva quando estamos em ruas alagadas:

Evite contato com água da enchente, pois pode estar contamina-da. Durante as enchentes, é comum ocorrer contaminações como leptospirose e doenças de pele. Ao primeiro sintoma de febre, vômito, diarréia, dores abdominais ou nas pernas, dor de cabeça ou, ainda, se ocorrer ferimentos, corra e procure a unidade de saúde mais próxima, informando que teve contato com água de alagamento;

Use calçados ou improvise, com sacos plásticos, proteção para as pernas, procure se proteger o máximo possível para evitar o contato com a água;

De carro ou a pé evite cruzar pontes onde o nível do rio subiu; Não beba água ou coma alimentos que estavam em contato com

as águas da inundação; Quando estiver de carro: Evite passar por uma rua alagada caso a altura da água ultrapas-

sará o centro da roda. Além da possibilidade de cair em buracos ou colidir com objetos submersos, o carro pode aquaplanar e ser arrasta-do pela enxurrada.

Estacione em locais seguros e evite pontos com probabilidade de inundação.

Ao atravessar trechos alagados, mantenha a marcha reduzida, baixa velocidade, com rotação constante. Isso melhora a aderência e a dirigibilidade do veículo. Mantenha o ar condicionado desligado.

Caso você perceba que água já está no meio da porta abandone o veículo. Quanto mais perto da janela a água estiver, mais complicado é abrir a porta do carro.

Se tiver que parar o carro, você deve tentar impedir que a água entre no motor. Para isso mantenha os pés na embreagem, coloque o carro em ponto morto e pise nos freios com cautela, mantendo o auto-móvel acelerado.

Se o veículo morrer dentro do alagamento, não tente dar partida novamente. O carro não irá pegar e pode entrar água no motor.

Page 10: REVISTA SENTIR-SE BEM / MARÇO 2013

uma linha de decisões que fizeram dele quase um “Jesus Cristo” que se entregou pra fazer a vontade de Deus. Agora vejam vocês de um pontificado pífio – em todos os principais quesitos religiosos e políticos – Bento XVI assu-miu o “sacrifício” de abrir mão daquilo que pouquíssimos tem a chance de alcançar (ser sumo pontífice), em prol de salvar sua igreja de gravíssimos delitos. Hoje ele sai de cena como um Papa limitado nas suas ações e entra para a Historia como o Papa que renunciou para o bem da Igreja. Um verdadeiro “golpe de mestre”, com todo respeito.

Desde a renúncia, líderes da igreja em várias partes do mundo, imprensa e povo em geral são só elogios ao papa. Tornou-se lugar-comum ouvir de sua “grandeza, desapego ao poder, amor pela igreja, dignidade ímpar, humildade” e outros elogios seme-lhantes. Que papa nos últimos séculos teve tamanha “nobreza”? Aonde ele chegava era ovacionado. E ele sempre agradecendo com um sorriso de quem fez a melhor escolha. Alguém duvida?

Creio que o novo pontífice, ao assu-mir o comando da Igreja Católica, vai tomar conhecimento dos relatórios secretos, que lhe serão ent regues . O q u e e l e v a i f a z e r n ã o sabemos. O meu since-ro desejo é vê-lo convo-cando, quem

sabe, um concílio Vaticano para tratar com seriedade os problemas da igreja. Acredito que isto seria um “resgate” da credibilidade da Igreja Católica em todo o mundo.

A minha oração é para que um mover de Deus aconteça. Que o Espi-rito Santo venha com o seu poder e se manifeste entre os cardeais do concla-ve. E eles tomados pela ação do Espiri-to Santo escolham um novo líder que venha fazer uma profunda Reforma, quem sabe um novo Lutero. E desta Reforma, consonante com a Palavra de Deus, vejamos uma igreja unica-mente Cristocentrica.

O mundo foi tomado de surpresa quando o Papa Bento XVI anunciou que renunciaria ao papado. Várias foram as especulações. Saúde, crises, escândalos dentro da igreja. Certo mesmo ninguém, a não o próprio, sabe.

O que podemos concluir é que Bento XVI estava acossado por divi-sões entre seus colaboradores e dis-putas ferrenhas de poder e outras arti-manhas. Não sabia mais como admi-nistrar tantos escândalos comprova-dos que vieram à tona em diversas dioceses do mundo como pedofilia praticada por sacerdotes. Outro gran-de problema era a gestão financeira do Vaticano, que resultou na demissão do presidente do banco do Vaticano.

O mundo viu a prisão do próprio mordomo que revelou informações sigilosas a seu respeito. Expondo mui-tas informações que não eram para ser divulgadas. Por esses e outros fatores Bento XVI tomo uma decisão que não acontecia há mais 600 anos.

Ao tomar esta decisão o Papa, sai de cena fortalecido entre os fieis da Igreja que o vêem como alguém cora-joso. E ao mesmo tempo, de maneira bem política abre para o mundo aquilo que alguns desejam manter bem fechado. O resumo é que Bento sai do Papado, mas leva com ele todos os seus maiores opositores e traidores – como hipócritas e desejosos pelo poder, como ele se referiu em seu ser-mão da última quarta-feira de cinzas.

O alemão Joseph Ratzinger seguiu

Renúncia do

Papa

PAISEFILHOS

10

Ap. Alexandre M. de Oliveira

Page 11: REVISTA SENTIR-SE BEM / MARÇO 2013

11

Curso Áleph / Beyt Gramática do Hebraico Bíblico

Não perca esta oportunidade para aprender a linguagem do texto original do Hebraico Bíblico. O Curso será ministrado no Ciam-Séde,

inicialmente, aos sábados nos horários: Das 08.00 às 09.30 hs e das 10.00 às 11.30 hs. Turmas limitadas! Faça logo a sua inscrição!

Fale conosco: Tel. (21) 2594 4145 / 8873 4145. E-mail: [email protected]

Valor da Inscrição: R$5,00 (cinco reais). Mensalidade: R$15,00 (Quinze reais) por aula.Início das aulas: Março 2013.

שמע ישראל יהוה א �הינו יהוה אחד׃

e eESh ma´ Yisrael (Adonay) ` lôheynû (Adonay) ´ chad: ( Transliteração )

Ouvi, Israel. O Senhor nosso Deus é o Único Deus! ( Tradução )

Page 12: REVISTA SENTIR-SE BEM / MARÇO 2013

Segundo o dicionário, frustração significa: Enganar a expectativa de, iludir, defraudar, inutilizar, não ter o resultado que se esperava, não sair como se pretendia, falhar.

A frustração é um sentimento que nasce no coração daquele que deixou de realizar o que devia ter realizado.

Frustração é um sentimento que advém de uma "decepção". Ocorre quando há um desejo, uma expectati-va, uma meta, um objetivo a ser cum-prido ou atingido e, no decorrer do percurso, surgem impedimentos.

Satanás usa esse mecanismo para paralisar os homens de Deus em suas caminhadas.

Quando fazemos alguma leitura de que algo não vai bem, a frustração aparece para tentar nos dominar.

Toda pessoa frustrada não conse-gue realizar, então se satisfaz em des-truir aquele que faz! Porque tudo o que ele constrói é pela metade!

CONHECENDO ALGUNS TIPOS DE FRUSTRAÇÃO

1. Quando não se realiza um sonho, um plano, um projeto, um alvo, um objeti-vo. Ex. planos de cursar uma faculdade, de casar, um negócio que vai à falência, etc...

2. Sentimento crescente da decepção com você mesmo.Ex. Você queria um tipo de família e a sua é totalmente diferente, você queria

poder ter estudado, mas não aproveitou as oportunidades, você quer emagrecer, mas não consegue, você olha sua vida e não é como você gostaria que fosse, você não queria ser ansioso, mas você não consegue deixar de ser ansioso, etc...

3. Frustração por não ver mudanças internas e externas. Não consegue influ-enciar aos que estão ao teu redor como você gostaria.

Ex. O líder que ministra a abençoa a muitos, mas não consegue mudar sua própria família. Você ora pela cidade ou pelo bairro e não vê diferença. Você prega na igreja e não vê mudança de atitude nas pessoas.

EXEMPLOS DE HOMENS DA BÍBLIA QUEPASSARAM POR FRUSTRAÇÃO

A Bíblia está cheia de homens de Deus que passaram pela frustração, mas não permaneceram nela, pois deixaram o Espirito Santo agir em suas vidas.

- Moisés – Deut. 32:48-52 – Talvez o campeão de frustração. Tinha um chamado e viva sendo atacado em sua liderança.

Creio que a maior frustração que ele viveu foi quando ele sobe ao Monte Nebo, Deus lhe mostra a tão espe-

rada Terra Prometida, mas Deus diz que o levaria e ele não entraria.

- Jeremias – Jer. 27:8 – Jeremias passou por tantas frustrações que recebeu o apelido de profe-ta “chorão”. Ele prega e o povo não acredita, ele anuncia e o povo não leva a serio. A Palavra de Deus para o povo pelo Profeta Jeremias era que a espada viria e o povo seria levado cativo. As notíci-as não eram boas, e ele sofre o tempo todo por causa da mensagem de Deus. Ele morre sem ver o povo restaurado.

- Davi - II Sm.7:1-17 - O sonho de Davi era construir um Templo para

o Senhor. Mas Deus levanta o profeta Natã, para dizer a

Davi que ele não construiria o Templo, mas o seu filho.

Já imaginou?

Frustração

NODIVÃ

12

Page 13: REVISTA SENTIR-SE BEM / MARÇO 2013

No Vs. 17-19 – O Senhor diz a Davi: “Você fez bem em ter no coração o plano” (NVI) ou “bem fizeste em resolvê-lo em teu coração ”. Ou seja, você fez bem em sonhar este sonho. O sonho de Davi era legítimo, porém não seria ele a realizá-lo. Davi sofre uma frustração. Deus diz não! E ai vemos como Davi encontra um “caminho”, para não se revoltar, se rebelar, murmurar ou mesmo ficar magoado com Deus. Davi sabe que não vai construir, mas começa a participar deste sonho. Ele começa a ajuntar o material que seu filho Salomão precisaria para construir o Templo.

VAMOS APLICAR PARA NOSSAS VIDAS

Davi nos ensina que não devemos deixar de sonhar, Não devemos desistir. Não abandone seus sonhos, não deixe de acreditar. Pior é não sonhar do que sonhar e não ver o sonho realizado.

Myles Munroe diz que precisamos de uma visão, de um alvo. “Os sonhos ali-mentam esta Visão”. Se você deixa de sonhar você morre.

Derrota maior que não alcançar os sonhos é parar e desistir no meio do cami-nho. O que Deus diz é: “Fizeste bem em sonhar!”

ATITUDES DO CORAÇÃO DIANTE DA FRUSTRAÇÃO

1) TOMAR UMA ATITUDE NEGATIVA:Espírito de rebelião, crítica, murmuração, amargu-

ra, irritação, culpar ao que está ao redor, culpar a Deus, revolta contra Deus, fazer escolhas e trilhar caminhos que não são os de Deus.

2) TOMAR UMA ATITUDE POSITIVA:Aceitar a vontade Soberana do Senhor

sobre nossas vidas. Foi isto que vemos na vida Davi.

Davi não se rebelou, não ficou desapontado, magoado ou mesmo com “raivinha” de Deus. Davi, o homem segundo o coração de Deus, conhecia o Seu Senhor e sabia que Ele sempre tinha o melhor. Ele não fica curtindo o fracasso ou se sentindo o pior dos homens. Quando você vê a reali-zação de um sonho por outro, e você ainda não alcan-çou o seu o que você sente?

Davi não viria o Templo construído, mas seu filho viveria a realização do seu sonho. Creia que os nos-sos filhos serão melhores que nós. Nossos filhos

13

Ap. Alexandre M. de Oliveira

verão ainda mais a Glória de Deus. Ore para que eles vivam um avivamento que nunca vivemos.

Amado leitor, se seus sonhos foram frustrados, sonhe novos sonhos. Mas não deixe de sonhar. Se não você será um “morto-vivo”. Vale à pena ter um sonho. Vale a pena viver por um sonho. Ainda que você não o veja completo, vale à pena acreditar e semear.

Davi não realizou aquele sonho, mas teve outros tantos realizados. Conquistou Hebrom, que veio a ser Jerusalém, construiu um grande Impé-rio, venceu todas suas batalhas e der-rotou todos seus inimigos e... foi amigo de Deus!

Declare para você mesmo que vale a pena andar com Deus! Viver para Deus e acima tudo sonhar os sonhos de Deus. Sabemos que ainda que não

vejamos estes sonhos realizados, as nossas próximas gerações verão,

porque anunciamos e cremos que os sonhos de Deus não

podem ser frustrados.

Estou frustrado e agora?

Page 14: REVISTA SENTIR-SE BEM / MARÇO 2013

E s t a madrugada estava eu perdido na

minha insônia rotineira e, entre mui-tas notícias dos jornais madrugadei-ros eu ouvi uma que me chamou aten-ção: - Foi enterrado o último (até ago-ra) vítima do incidente da boate Kiss em Santa Maria. No total são 240 mor-tos – dizia o apresentador em tom de tristeza. Este estava no hospital em situação grave e não sobreviveu. Mais de um mês depois do acontecido e ainda estavam pessoas hospitaliza-das, pessoas morrendo e uns claman-do JUSTIÇA pelas ruas da cidade do sul do país. Confesso que isso me cha-mou a atenção. Este acidente mexeu comigo de diversas formas que des-creverei aqui.

O clamor de um povo chorando justiça, pedindo a cabeça dos respon-sáveis, as investigações, os acusados, as vítimas, as famílias, os cenários da tragédia. Tudo isso, somado ao lamen-to deste acidente formam um cenário tão esquisito. Tão difícil de engolir. E as perguntas que se mais ouvem são: Cadê Deus? O que aconteceu? Onde foi que erramos? Quem foi o culpado? Como isso pode acontecer?... mas o mais medonho dos questionamentos é: Por quê? A pergunta mais difícil de

todas e eu já anuncio que a resposta é

longa e não serve, não explica, não remedia e não alimenta a sede que cada pessoa ficou de seu ente querido.

As dúvidas se multiplicam e com razão. Perguntar Onde Deus está é uma pergunta difícil, mas eu acho que é a hora certa. Difícil é agradecer pela resposta. Deus estava lá, salvando os outros 500 que sobreviveram e agora está nos hospitais e nas casas conso-lando, fazendo milagres e executando sua justiça divina. O que aconteceu? Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados” (Lamentações 3.39). Culpa de quem? Minha, sua, dos governantes, dos donos das boa-tes, do sistema, do entretenimento desenfreado, da pirofagia e da bebedi-ce. Culpa de todos... cada um pode tomar o seu quinhão.

E por que? (eita pergunta difícil!!! Cabe uma resposta a altura...) Eu só posso responder com outra pergunta. Tão difícil quanto e com o mesmo peso. A pergunta que responde a essa pergunta é exatamente igual a primei-ra, se não fosse exatamente o oposto dela. Tão difícil de responder e eu vou me atrever a construir uma explicação em poucas linhas. A resposta é: E POR

QUÊ NÃO? Caramba! Como você é cruel! - pensou você! Mas

antes que você me julgue persona sem sentimentos deixa-me (tentar) expli-car. Certa vez conversava com um amigo que perdeu entes muito queri-dos em um acidente. E esta foi a única resposta que Deus colocou no meu coração. Aflito fui buscar respostas a esta pergunta na palavra. E a primeira coisa que aprendi foi que “coisas ruins acontecem com pessoas boas”. Quer um exemplo: José foi vendido e preso injustamente. Davi era rejeitado. Moi-sés foi lançado ao rio. Paulo foi preso... tá bom... retiro o exemplo deste por-que este era bem malzinho antes de ser Paulo. E Jesus? Jesus é nosso exemplo! Todos nós andávamos des-garrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquida-de de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao mata-douro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. (Isaías 53:6-7). A morte vem a todos nós. Somos entre-gues a morte todos os dias. Bons e maus. Jovens e velhos. O sol nasceu pra todos e a chuva cai sobre os justos e os injustos.

O anestésico do tempo emSanta Maria

SELIGAJOVEM

14

Page 15: REVISTA SENTIR-SE BEM / MARÇO 2013

TERCEIRAIDADE

Sei que morte de jovem é sempre muito traumática. Muitos sonhos, muita energia desperdiçada. Mas situações como esta me inspira, me ensina e me alerta. Sou inspirado pelo fato de a vida ser um presente que temos e um dia teremos que devolver. A vida é minha, mas eu só tomo conta dela. Um dia vou devolve-la ao Criador. E espero entrega-la em bom estado e não quebrada, suja, magoada. A vida é curta e breve. Mas não concordo como discurso de que precisamos viver intensamente, desenfreados em seus desejos e vontades. A vida deve ser vivida DIGNAMENTE. Aproveitando-se de tido que é bom, sensato, valoro-so. Porque de tudo daremos conta e eu acredito muito na lei da semeadura. Um dia iremos colher... e quem semeia vento, colhe tempestade

Sou ensinado a buscar sempre o melhor de mim. Preciso aprender a superar a dor e acidente. Precisamos

saber o que fazer em situações como essa. Como sobreviver a isso? Como agir em incêndios. Qual a melhor forma de salvar vidas? Qual a melhor forma de acolher uma vida? Como dar notícias ruins? Precisamos aprender que até as coisas mais simples da vida são ensináveis, como chorar e lamen-tar. Como agir e trabalhar.

Sou alertado que as coisas não são como eu acho que devem ser. A dor chegou a muitas famílias, querendo ou não, ela veio e causou um estrago. E isso pode acontecer com qualquer um, embora precisamos reconhecer que aceitar isso nos dá medo. É preci-so entender que acidente não escolhe endereço ou CPF. Prevenir é o melhor remédio. Mas não cura.Viver é a melhor opção. E se eu pudesse dizer uma mensagem a todos os jovens sobrevivente de Santa Maria e as famí-lias enlutadas eu diria: Vivam. Prantei-em, chorem... depois limpem as lágri-

mas e vivam. Encontrem o melhor de vocês e vivam. A dor não vai passar. O tempo não é remédio, é anestésico. Deus vai tratar de todos nós como um bom médico.

A certeza que eu tenho é que todos nós vamos partir um dia. Com dor, sem dor, com morte e sem morte... todos vamos partir. E como vamos? Precisa-mos estar prontos e dignos de ir. Minha tristeza atual é que eu amo jovens e sei que estes poderiam ter abalado a cidade de outra maneira. Mais bonita e mais viva, se é que vocês me entendem.

Com o pesar de um jovem que clama pelos jovens e por desperta-mento encerro as minha palavras com um verdadeiro e sentido SHALOM! Que a paz esteja com todos!

Doug Alvoroçado

15

Page 16: REVISTA SENTIR-SE BEM / MARÇO 2013

CAPA

16

13

"Fotografar... é colocar na mesma linha de mira... a cabeça, o olho e o coração. É um modo de viver". (Henri Cartier-Bresson,1908-2004)

Photo Neiva Fotografia de Eventos

Fernando Neiva [email protected]

(21) 8180-6708 | 2269-0290

SérieSérieSérieUma Vida bem PlanejadaUma Vida bem PlanejadaUma Vida bem Planejada

Page 17: REVISTA SENTIR-SE BEM / MARÇO 2013

Dedicado ao irmão André De Oliveira, astrofísico do Reino dos Céus.

...assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.

...daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas uni-camente meu Pai.

Mateus 24:27 e 36

Escrever sobre o fim do mundo não é fácil! Apocalipse é o livro da revela-ção, o fim dos tempos, os termos que resumem uma sequência de guerras e batalhas pelo que há de mais impor-tante a ser salvo: vidas!

Ou o apocalipse denuncia o come-ço de um novo tempo?! A astrofísica estuda a física do universo, é um campo da ciência com muito para se desenvolver, não trata de leis e peculi-aridades que envolvem o planeta terra, mas do “tecido”, no qual, a terra e demais corpos celestes estão se des-locando. O “tecido” está sempre em expansão, o Criador está costurando

novos tempos e novas eras; recente-mente soubemos e/ou vimos um corpo celeste tentando aproximação com a terra, e as previsões para uma possível colisão não foram boas; do oriente ao ocidente, não se fala mais de outro assunto! Videos no youtube, imagens e muitos textos dissertando a respeito do famoso asteroide de dimensões modestas, porém com capacidade de detonação surpreen-dente. Todos morreríamos?! Não sei!O mar seria tragado pela cratera pro-duzida pelo asteróide?! Talvez! Subiria uma poeira tão densa que não enxer-garíamos nada?! Pode ser!

Os anjos do céu saberiam respon-der?! Não! Não faço ideia se isto real-mente seria um sinal do fim dos tem-pos ou apenas um corpo que assumiu um nova órbita, em função da expan-são do universo (a astrofísica explica); a única impressão que tenho é que se esse corpo celeste caísse com os parâ-metros exatos de sua velocidade e dimensões, não teríamos mais a terra do jeito que ela é. Na astrofísica, o tempo e espaço não se separam, uma expansão depende da outra, saber o dia e a hora é inerente a expansão do universo; assim é o Reino dos Céus, é semelhante ao universo que conhece-

mos, se ele está se expandindo, Yes-hua (Jesus) voltará logo; eu e você (as estrelas da alva – Jó 38:7) somos os colaboradores desta expansão e não desejamos experimentar da morte; quem trabalha para o Reino dos Céus verá a sua expansão e entenderá que o tempo ficará mais curto, terá a visão da volta de Cristo como um benefício de novos Céus e Nova Terra; o Apoca-lipse não relata a respeito do fim de todas as coisas, mas de como o Cria-dor constrói um Novo Tempo, Ele está no futuro, e foi preparar morada para nós (João 14:2); o Apocalipse é a denúncia de que o Criador se importa com a criação, e o mais importante: o quanto Ele é apaixonado por aqueles que o temem; se envolva com o Reino dos Ceús, seja participante de sua expansão e não se incomode com os corpos celestes que caem, Ele conta o número das estrelas e chama-as a todas pelos seus nomes (Salmo 147:4).

Baruch Habá B'Shem Adonai

Rogerio M. Nascimento

FUTURO

E se tivesse caído aqui?!

17

Page 18: REVISTA SENTIR-SE BEM / MARÇO 2013

Falando sobre os sentidos.Eles são em números de 5: Audi-

ção, visão, tato, paladar, olfato. Os sentidos nos possibilitam a intera-ção com o mundo exterior.

Nessa edição falaremos sobre o tato; que permite o ser humano sen-tir o mundo exterior através do con-tato com a pele.

Abaixo da pele humana existem neurônios sensoriais que levam informações ao cérebro, que deco-difica o sinal, ou seja, nos diz o que estamos tocando.

Ex: Um objeto quente se aproxi-ma da nossa pele, as células nervo-sas levam essa informação ao cére-bro. Em fração de segundos recebe-mos a resposta que devemos nos afastar para não nos queimarmos.

O toque também é uma forma de

expressarmos amor, compaixão, companheirismo. Ele nos aproxi-ma do nosso semelhante, nos huma-niza e gera quebrantamento.

Toques que geraram milagres: E Jesus, entrando em casa de

Pedro, viu a sogra deste, acamada, e com febre. E tocou-lhe na mão, e a febre a deixou; e levantou-se, e ser-viu-os. Mateus 8:14-15

E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quise-res, podes tornar-me limpo. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizen-do: Quero; sê limpo. E logo ficou puri-ficado da lepra. Mateus 8:2-3

E eis que uma mulher que havia já doze anos padecia de um fluxo de sangue, chegando por detrás dele, tocou a orla de sua roupa; Porque

dizia consigo: Se eu tão - somente tocar a sua roupa, ficarei sã. E Jesus, voltan-do-se, e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te sal-vou. E imediata-m e n t e a m u l h e r f icou sã. Mateus 9:20-22

E, partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, claman-

do, e dizendo: Tem compaixão de nós, filho de Davi. E, quando chegou à casa, os cegos se aproximaram dele; e Jesus disse-lhes: Credes vós que eu possa fazer isto? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor. Tocou então os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé. Mateus 9:27-29

E, quando os homens daquele lugar o conheceram, mandaram por todas aquelas terras em redor e trou-xeram-lhe todos os que estavam enfermos. E rogavam-lhe que ao menos eles pudessem tocar a orla da sua roupa; e todos os que a tocavam ficavam sãos. Mateus 14:35-36

Os textos acima relacionados nos comprovam que, os que tocam em Jesus ou que são tocados por Ele, são alcançados pelo milagre. O milagre hoje pode ser repetido atra-vés das suas mãos. O Senhor disse: “E estes sinais seguirão aos que cre-rem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se bebe-rem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão”. Marcos 16:17-18

Encha o seu coração de miseri-córdia e amor, toque abençoando em nome de Jesus.

Geração Apostólicana Terceira idade

TERCEIRAIDADE

18

Page 19: REVISTA SENTIR-SE BEM / MARÇO 2013

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que exce-de todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos senti-mentos em Cristo Jesus. Filipenses 4:6-7

Cada dia mais, doenças psicosso-máticas vão se popularizando e já não causam mais surpresas, pois é como se fosse parte natural da vida. Isto é, “se você não teve, ou não tem algum tipo de Síndrome ou nunca passou por uma depressão, sua hora vai chegar”. Tá amarrado em nome de Jesus! “

“Estou estressado” é quase tão comum quanto ouvir: “estou com sede” ou “estou com sono”! Com isso, é quase certo que no final do dia acon-tecerá na família uma verdadeira reu-nião de pessoas estressadas procu-rando um jeito de extravasar o que não puderam fazer com o chefe, com o atendente no banco, com o caixa do supermercado, com seu médico ou com guarda de trânsito... Enfim, em casa à noite, é a hora de descontar na família numa tentativa desesperada e inútil para tentar aliviar a carga das

emoções! O resultado quase todo mundo já

sabe que é a infelicidade na família, o isolamento dos filhos, a frustração dos pais, o afastamento dos cônjuges... O divórcio, o álcool e as drogas apare-cem normalmente nestas horas como um paliativo atraente que com o tempo vai destruir ainda mais a família tão amada por Deus. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a des-truir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”. João 10:10 Deus tem um propósito diferente para as famílias! Ele tem interesse na sua felicidade!

É neste cenário que discipulos do Senhor Jesus se levantam como men-sageiros da PAZ. Jesus disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se

atemorize”. João 14:27 A Casa de Paz não é somente uma

extratégia evangelística, mas sobretu-do, uma resposta a necessidade mais urgente da humanidade. São 8 sema-nas de ministrações Bíblicas e oração nos lares. Toda Igreja envolvida em um só clamor: PAZ para as famílias!

A campanha de oração pelas

manhãs, já começa no dia 1º de Mar-ço. E a abertura oficial no domingo dia 03.

Se você émembro da PIB e é apai-xonado por vidas, não deixe de se envolver nesta campanha!

E se você, leitor que não faz parte de nenhuma comunidade evangélica, mas sente que sua família precisa desta PAZ que só JESUS pode dar, entre em contato conosco. Será uma alegria para nós estar na sua casa e orar pela sua família!

ESTRATÉGIAEVISÃO

19

Pra. Catia C. Nascimento

Casa de PazProcura-se

Page 20: REVISTA SENTIR-SE BEM / MARÇO 2013

A música possui um poder que ainda não foi de todo descoberto pelos cientistas. Ela faz parte da vida do ser humano desde o inicio e ao longo da historia, ela desempenhan-do um papel importantíssimo.

É comprovado cientificamente que a musica possui a capacidade de ajudar em tratamentos de saúde, na melhoria em tratamentos com-plexos. Em quadros de depressão tem sido uma importante aliada na melhora e equilíbrio em diversos tipos de quadros.

Também em outras situações, como a musica faz diferença, como por exemplo, quando falamos de amor! Quem não tem uma musica que marcou um momento especial? Que lembra alguém importante, ou uma data? A música mexe com as emoções e sentimentos do homem, que tem composto canções que

expressam momentos de felicidade ou de tristeza, reflexão e otimismo.

Assim é a musica, que entra em nossas vidas sem que percebamos e ai, pronto, tudo começa a tomar uma forma diferente, fazendo-nos olhar as coisas por uma ótica diferente, ver a vida com outros olhos, os olhos do coração, porque a musica se conecta de maneira muito íntima ao centro das emoções do homem.

Agora é importante ressaltar que a musica tem um papel fundamental do homem para o seu criador, DEUS. É através do musica que também adoramos ao SENHOR, porque ELE é quem nos dá a vida e nos dá condi-ções, saúde e disposição para reali-zarmos nossos compromissos e responsabilidades.

Através da musica nos aproxima-mos de DEUS e ELE de nós, quando

verdadeiramente nos apresentamos a ELE com louvor, porque ELE repre-senta tudo para nós.

A música é uma de tantas artes que são usadas na adoração a DEUS e ela tem atributos que geram efei-tos maravilhosos, através de uma melodia, uma canção ou até mesmo hinos que exaltam a DEUS.

Quando uma música é composta, bem arranjada, com uma harmonia bem trabalhada, isso gera um efeito maravilhoso e assim somos levados através da adoração direto a presen-ça de DEUS, porque ELE ama os lou-vores e está presente quando se adora de todo o coração, força e entendimento.

REFLEXÃO

O som do coraçãoOs efeitos da música na adoração

ShalomPr. Enock Mariano

20

Page 21: REVISTA SENTIR-SE BEM / MARÇO 2013

21

“Ó Eterno! O que é o ser humano para dele se ocupares, e o filho do homem para o considerares? Ele é comparável a um mero sopro, e seus dias são como uma sombra passage-ira” Sl. 144.3-4 .

Abel - הבל (Hevel) era um dos primeiros filhos de Adão - אדם(Adam) e Eva - חוה (Havvah), e seu irmão foi Cain ( קין ), o qual. por invejam e ciú-mes, o matou.

Abel foi o primeiro ser humano assassinado (Gênesis 4.8b ) e também o primeiro a voltar para “o pó”. Como está escrito: “ ... até voltares para a terra ( pois dela foste tomado) pois tu é pó e ao pó hás de tornar” (Gêne-sis 3.1 ).

No Hebraico Bíblico o significa-do do nome de Abel - הבל (Hevel) é muito interessante. Dependendo do contexto pode significar: soprado; sopro; suspiro; bafo; vento; fugaz; efêmero; vazio; vacuidade; passagei-ro; nada, etc.; (Jr.2.5; 2Rs. 17.15; Sl. 62.10). Esse termo vem da raiz verbal ;traduzido por: esvaziar-se ,(Haval) הבלdesvanecer-se; ficar vazio;

Há pessoas que passam por este mundo, nascidas em berço de ouro ou não, que vivem vazias, sem rumo, sem significância alguma, que se desapa-recerem ninguém notará sua ausên-cia, ninguém sentirá sua falta, nin-guém se lembrará quem foi ele. Nem os mais próximo se lembrarão que algum dia ele existiu. Exagêro? Pode ser.... Mas outras, mesmo tendo um nome (como por exemplo o de Abel) com um significado tão ruim, com prognóstico de derrota tão negativo, vaticinando ou melhor, profetizando poucos anos de existência, nos dei-xam um legado histórico, que encan-tam e inspiram, dignos de serem imi-tados. A história de Abel – Hevel nos ensina essa verdade. Traz a nossa memória esse exemplo. Apesar de seu nome ter os significados acima descri-tos, não bastaram para tirar o brilho,

mesmo passageiro, de sua efêmera vida.

Portanto, não são os longos anos de vida que nos fazem lembrados, com saudade, admiração e dignos de imita-ção. Não!... Mas, é o viver mesmo fugazmente, em obediência e honra, de acordo com os princípios ditados pela Palavra do Criador.

Amados! Como vocês tem vivido? O teu exemplo de caráter, honestida-de, fidelidade, de amor a Deus e ao próximo é digno de ser imitado? Vocês estão fazendo diferença em meio a sua geração? Vocês tem certeza, analisan-do friamente a sua vida, que serão lembrados com alegria e saudade? Como você quer ser lembrado? Diz a

2 Palavra em Gálatas 6.7b e 8: “... por-que tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na carne da carne ceifará corrupção; mas o que semeia no Espí-rito do Espírito ceifará vida eterna”.

Abel – Hevel com poucos anos de existência deixou um legado de obe-diência, honra e gratidão a YHWH, digno de ser lembrado e imitado. Sua história há de ser contada de geração à geração, até a volta de Yeshua Hamashia. E você! Como quer ser lembrado no mundo físico e no Espiri-tual? Com certeza você quer ser bem lembrado, não é!? Então faça por onde tornar a sua vida significante e benéfi-ca para muitos ( mesmo tendo pesso-as querendo matar os teus sonhos, os

2teus ideais), “ amando a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22.39).

Abelquem foi?

Ebenezer Coelho da Paz

הבל

Page 22: REVISTA SENTIR-SE BEM / MARÇO 2013

22

Você sabe o que estácomendo?

Manual de orientação aos Manual de orientação aos consumidores Educação consumidores Educação

para o Consumo Saudávelpara o Consumo SaudávelEntenda os rótulos dos Entenda os rótulos dos

alimentosalimentos Cartilha de bolso ANVISA Cartilha de bolso ANVISA

Saber interpretar os rótulos dos Saber interpretar os rótulos dos alimentos industrializados é essencial alimentos industrializados é essencial

para que você faça a escolha para que você faça a escolha certa na hora de comprar os alimentos certa na hora de comprar os alimentos mais saudáveis. Conheça o significado mais saudáveis. Conheça o significado

de cada item e sua importância de cada item e sua importância na composição do alimento.na composição do alimento.

Manual de orientação aos consumidores Educação

para o Consumo SaudávelEntenda os rótulos dos

alimentos Cartilha de bolso ANVISA

Saber interpretar os rótulos dos alimentos industrializados é essencial

para que você faça a escolha certa na hora de comprar os alimentos mais saudáveis. Conheça o significado

de cada item e sua importância na composição do alimento.

Informação Nutricional Obrigatória:

Porção: É a quantidade média do alimento que deve ser usualmente consumida por pessoas sadias a cada vez que o alimento é consumido, promovendo a alimentação sau-dável.

%VD: Precentual de Valores Diários (%VD) é um número em percentual que indica o quanto o produto em questão apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta 2000 calorias.

Medida Caseira: Indica a medida normalmente utilizada pelo consumidor para medir alimentos. Por exemplo: fatias, unidades, pote, xícaras, copos, colheres de sopa.

Valor Energético: É a energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidra-tos, proteínas e gorduras totais. Na rotulagem nutricional o valor energético é expresso em forma de quilocalorias – kcal.

Carboidratos: São os componentes dos alimentos cuja principal função é fornecer a energia para as células do corpo, principalmente do cérebro. São encontrados em maior quantidade em massas arroz, açúcar, mel, pães, farinhas, tubérculos (como batata, man-dioca e inhame) e doces em geral.

Proteínas: São componentes dos alimentos necessários para construção e manuten-ção dos nossos órgãos, tecidos e células. Encontramos nas carnes, ovos, leites e deriva-dos, e nas leguminosas (feijões, soja e ervilha).

Gorduras Totais: As gorduras são as principais fontes de energia do corpo e ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. As gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto de ori-gem vegetal.

Gorduras Saturadas: Tipo de gordura presente em alimentos de origem animal. São exemplos: carnes, toucinho, pele de frango, queijos, leite integral, manteiga, requeijão, iogurte. O consumo desse tipo de gordura deve ser moderado porque, quando consumido em grandes quantidades, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do cora-ção. Alto %VD significa que o alimento apresenta grande quantidade de gordura saturada em relação à necessidade diária de uma dieta de 2000 Kcal.

Gorduras Trans ou Ácidos Graxos Trans: Tipo de gordura encontrada em grandes quantidades em alimentos industrializados como as margarinas, cremes vegetais, bisco-itos, sorvetes, snacks (salgadinhos prontos), produtos de panificação, alimentos fritos e lanches salgados que utilizam as gorduras vegetais hidrogenadas na sua preparação. O consumo desse tipo de gordura deve ser muito reduzido, considerando que o nosso orga-nismo não necessita desse tipo de gordura e ainda porque, quando consumido em gran-des quantidades, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração. Não se deve consumir mais que 2 gramas de gordura trans por dia. Obs: O nome trans é devido ao tipo de ligações químicas que esse tipo de gordura apresenta.

Fibra Alimentar: Está presente em diversos tipos de alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais. A ingestão de fibras auxilia no funci-onamento do intestino. Procure consumir alimentos com alto %VD de fibras alimentares!

Sódio: Está presente no sal de cozinha e alimentos industrializados (salgadinhos de pacote, molhos prontos, embutidos, produtos enlatados com salmoura) devendo ser consumido com moderação uma vez que o seu consumo excessivo pode levar ao aumen-to da pressão arterial. Evite os alimentos que possuem alto %VD em sódio.

Para ter uma alimentação mais saudável dê preferência a: Produtos com baixo %VD para gorduras saturadas, gorduras trans e sódio;Produtos com alto %VD para as fibras alimentares.Conheça, na íntegra, o Manual que a ANVISA desenvolveu para orientar os consumi-

dores: http://www.anvisa.gov.br/alimentos/rotulos/manual_consumidor.pdf

Ingrit C. da S. BezerraCRN 07101210Tel. 9448-6795

(21) 9806-0452 | [email protected]

Anuncie na Revista

2ª, 3ª e 4ª capa - R$ 550,00 | Página - R$ 500,00 | 1/2 Página - 250,00 | Rodapé - R$ 125,00

Page 23: REVISTA SENTIR-SE BEM / MARÇO 2013

Seminário Teológico da Visão Celular

Duração de 1 ano - Investimento mensal: R$ 30,00/ Matrícula: R$ 15,00

Aulas 2as e 3as | Horário: 19:00 às 22:30

Inscrições abertas!

Informações e agendamento para avaliação:Fones: 2595-5656/ 9448-9566 | E-mail: [email protected] | Rua Pde. Januário, 161 – Inhaúma

Disciplinas:

Introdução Bíblica, Hermêutica, Homilética, Panorama do Antigo Testamento, Panorama do Novo Testamento, Introdução a Psicologia e Relações Humanas, Liderança Cristã, Culto e Adoração, Eclesiologia, Ética Cristã, Religiões comparadas, História da Igreja, Português Instrumental, Evangelismo e Aconselhamento

Curso Básico em Teologia

Oferece

Page 24: REVISTA SENTIR-SE BEM / MARÇO 2013

LAUTOESCOLAAUTOESCOLAAUTOESCOLA

ESSAESSAESSACENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORESCENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORESCENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES

Sua habilitação mais fácilSua habilitação mais fácilSua habilitação mais fácil

Aulas Teóricas e PráticasNovos Horários: 06:00 às 22:00hs

Est.Adhemar Bebiano, 2429 | Praça Inhaúma

Fone 2595-8896 | 3822-1514

Rua General Severiano, 40 | Loja F | Botafogo

2275-9001 | 2275-9948

Membros do CIAM tem 15% de descontoFaça sua matricula e ganhe um final de semana em Búzios,

Campos de Jordão e outras localidades, retire seu cupom com o irmão Alberto Lopes no final dos cultos de Domingo (Tel.: 9958-3816)