Revista Sucesso

20

description

Indústria e Comércio

Transcript of Revista Sucesso

Page 1: Revista Sucesso
Page 2: Revista Sucesso
Page 3: Revista Sucesso
Page 4: Revista Sucesso

ÍNDICE

AmbientesPag. 06

Real VidrosPag. 07

Portal VidrosPag. 08

Santa TerezaPag. 12

TriunfoPag. 14RN VidrosPag. 15

Natal VidrosPag. 16Ed VidrosPag. 17

TecnologiaPag. 18

4

R. Pres. José Bento, 459 - Alecrim - Natal/RN TelePeças: 3615-1000

Peça que a gente tem!

Revista Sucesso

Editorial

ExpedienteDiretor

Idalécio RêgoMarketing

Sandra Oliveira Edição

Rodrigo Hammer DRT/RN 746

DiagramaçãoGiovanni Barros - 8734.3360

ComercialIdalécio Rêgo - 8889.4001

EndereçoAv. Prudente de Morais, 507

Sala 103 - Petrópolis. Natal/RNFone: (84) 3222-4001

Site: www.rneditora.com.brEmail: [email protected]ão - Gráfica Moura Ramos

Período - Mensal

Informalidade x Legalidade:um desafio inquebrável?Durante a fase de produção de matérias desta edição, Sucesso Indústria &Comércio deparou-se com uma queixa recorrente entre os profissionais vidra-ceiros que dela fazem parte: a informalidade continua incomodando um setorcujo desenvolvimento não pode ser medido pela quantidade de empresas (for-mais ou informais) em atividade.

Restrito a dois grandes fornecedores de material, o comércio de vidro nata-lense compartilha desse impasse e oferece ao consumidor uma infinidade delojas e serviços nem sempre condizentes com o nível de qualidade esperado.Ao largo do varejão, o fornecimento destinado à Construção Civil navega emáguas bem mais tranquilas, já que regido por capital vultoso e consequentemelhor poder de fiscalização. De uma forma ou de outra, o segmento per-manece estável graças ao momento econômico do país: compra-se maisvidro, o aumento do crédito contribui para o equilíbrio do setor e a maioroferta garante preços mais competitivos.

O que esta edição revela - em comparação à anterior, de Abril de 2008 - é a pre-ocupação cada vez maior com a qualidade. Ao seu serviço, todo o setor se mobi-liza em busca de soluções que levem aos avanços tecnológicos e à capacitaçãoprofissional generalizada. Sonho distante? Nem tanto, se a ideia continuar sendolevada a sério. Basta acreditar.

AmbientesUtilização do vidrona decoração de ambi-entes continua bemrecomendadaPag. 06

TecnologiaVidros ecológicos ganhammercado através degigante do setorPag. 18

Page 5: Revista Sucesso
Page 6: Revista Sucesso

Graduada em Arquitetura pela UnP, com pós-graduação emIluminação e Design de Interiores pela Fundação OswaldoCruz, além de integrante do Espaço Gropius (escritório deArquitetura), Poliana Pinheiro abordou a utilização do vidro emambientes diversificados.

Sucesso Indústria & Comércio - O que significa a utilização dovidro para a decoração de ambientes?

Poliana Pinheiro - A presença do vidro é sempre marcante emambientações. Temos conseguido beleza e qualidade comvidros diferenciados. No mobiliário, o resultado é surpreen-dente. Em termos de vidro, a preferência é normalmente paracasas, residências, mas como a demanda é maior em con-domînios fechados pelo próprio aspecto da segurança, a genteusa bastante. O arquiteto pode ousar, experimentar à vontadecom projetos que se tornariam inviáveis sob outra perspectiva.Já quando precisamos trabalhar em algum espaço que não sejaem condomínios fechados, ocorrem algumas limitações.

Sucesso Indústria & Comércio - Qual o tipo de vidro atualmentemais requisitado em projetos de porte? Há alguma orientaçãoespecial em relação a espelhos?

Poliana Pinheiro - Em toda ambientação, você pode enquadrar ovidro ou o espelho. O espelho, porque dá aquela sensação de ampli-tude, sofisticação ao ambiente; já o vidro, utilizo sempre que possocolocar numa cozinha, numa mesa quando colocados a laser, nasmesas de centro, laterais de vidro espelhadas. Uma grande tendên-

cia, é o vidro pintado. Ele fica bem diferente da madeira, por ser ummaterial delicado. Eu, por exemplo, sempre gosto de colocar algu-ma peça de vidro nos meus ambientes, em fachadas.

Sucesso Indústria & Comércio - Não faz muito tempo,profissionais da sua área se queixavam da carência dematerial na cidade. Você acha que o cenário mudou?

Poliana Pinheiro - É verdade, mas o nosso mercado já tem oque precisamos, inclusive os vidros pintados. Dispomos detodo um catálogo de cores. Enquadramos as possibilidadesdo material no projeto. Em relação a fachadas, há a Reiki,que a Real Vidros representa. Dá uma amplitude que sóvocê vendo de perto para compreender. É preciso prestaratenção em certos detalhes: por exemplo, se você colocaum vidro fixo num determinado ângulo, pode perder aspec-tos como circulação. Sentimos segurança em relação aoapoio por parte dos profissionais em vidro da área, de genteque conhece. Principalmente na questão da colagem.

Sucesso Indústria & Comércio - Qual a maior tendência atual-mente em vidro?

Poliana Pinheiro - A preferência é pelo vidro incolor. O fumê jálimita o ambiente. Hoje temos uma grande oferta por materialdiferenciado no mercado, películas especiais, revestimentostermo-acústicos. Procuro, no meu trabalho, conseguir o equi-líbrio do vidro com outros elementos. É o caso da madeira quedá aquele charme clássico, da combinação de cores corretapara determinado tipo de ambiente, dos espelhos que dãoprofundidade.

Sucesso Indústria & Comércio - Até que ponto se pode utilizarvidro com bom-gosto em decoração?

Poliana Pinheiro - Como em tudo, se requer equilíbrio. Oexcesso de vidro pode banalizar o ambiente, torná-lo con-fuso. Encontramos móveis com belas aplicações, que tor-nam o nosso trabalho mais prático. Gosto de usar váriosmateriais para dar volumetria ao ambiente, combiná-lospara melhores resultados.

6 Revista Sucesso

Entrevista

Poliana Pinheiro, arquiteta"O segredo é o equilíbrio no uso de materiais".

Page 7: Revista Sucesso

Grandes escolhas são muitas vezes decisivas quando aideia é apresentar algo de novo ao mercado, principal-mente se a proposta envolve a máxima satisfação docliente. Foi pensando assim que a Real Vidros, há 10 anosfazendo jus ao slogan "envidraçamento com tecnologia",partiu para uma bem-sucedida parceria com a marca Reiki,reconhecida internacionalmente. Segundo o empresárioCláudio Costa, representar com exclusividade um produtode tal qualidade no Rio Grande do Norte, deu à empresasustentação e reconhecimento em setores tão diversoscomo a Construção Civil e a decoração de ambientes. Sãotrês anos trabalhando em consonância a uma propostadefendida projeto a projeto, onde todas as possibilidadessão testadas em busca do melhor resultado.

Neusa Costa destacou alguns aspectos da Reiki, entre osquais, o revolucionário Screen Glass, que possibilita a abertu-ra total da área utilizada. Trata-se de uma inovação europeia,sem nenhum tipo de esquadria vertical, permitindo visãopanorâmica e ventilação ao ambiente. Com isso, é possíveloferecer soluções criativas para interiores que podem ir domais modesto apartamento à sofisticação das casas de con-domínios fechados, aspecto que deu à Reiki o título de maiorempresa de envidraçamento de áreas do Brasil.

A engenharia das instalações, chega a intrigar: através de umconjunto de trilhos, rodízios e vidro temperado de 8 mm ou10 mm, o Screen Glass faz com que os vidros deslizem até asextremidades e girem em um ângulo de 90 graus. Dessemodo, é possível a abertura total ou parcial do ambiente pelasua área interna, proporcionando o controle desejado dofluxo de ventilação e luminosidade, além de facilitar a

limpeza dos vidros que pode ser efetuada totalmente pelaárea interna.

O sistema possui vedação especial que permite a redução deruídos externos e poluição, além de vedação contra chuvase ventos. Também conta com uma trava com chave paramaior segurança. Quem aprecia mobilidade, tem razões desobra para ficar satisfeito. Em vez de pesadas esquadrias ouvidros sobrepostos, leveza redobrada e segurança para ascrianças. O produto REIKI tem ótima aceitação pelos arquite-tos, pois vem preencher uma lacuna, formando, assim, umatendência de mercado. Trata-se de um produto clean, inte-grado ao espaço, sem adaptações, deixando qualquer ambi-ente com visão panorâmica.

A Real Vidros tem um vasto portfolio para mostrar:seu material pode ser visto em edifícios como o Ed.Aldebaran, o Bellomonte, Cândido Portinari, entreoutros, além do luxuoso Condomínio Nayara, este emfase de acabamento. Outra parceria que Cláudio Costacitou, está sendo realizada com a Criativa, nome elo-giado no segmento de persianas. "Sabemos daimportância de nos mantermos atualizados, por isso,marcamos presença em feiras e mostras de decoraçãoimportantes para a nossa estabilidade no mercado",ressaltou o empresário.

Revista Sucesso 7

Informe Publicitário

Av. Prudente de Morais, 6416 - CandeláriaNatal / RNFone: (84) 3234-22300www.realvidros.com.br

Real Vidros Envidraçamento com tecnologia

Exclusividade da marca Reiki fez da Real Vidrosuma das mais requisitadas vidraçarias do RioGrande do Norte

Representante exclusivo:

Page 8: Revista Sucesso

8 Revista Sucesso

Ciência

Há 15 anos a Portal Vidros vem se aperfeiçoando naqui-lo que mais o mercado da Construção Civil, Decoração eAmbientes preza em valorizar: qualidade e profissional-ismo muito acima do que as dezenas de vidraçarias ditas"competentes" se propõem a oferecer.

A empresa é a própria imagem do seu fundador, BogdanVasiljevic, cuja fibra para negócios, herdada do pai, conduziu osnegócios a um patamar sonhado nem mesmo por ele.Rigoroso e perfeccionista, Bogdan - chamado de Bob pelosamigos e muitos clientes - faz questão de atender pessoal-mente à clientela formada por empreiteiras da Construção Civile particulares. Foi por sinal na revenda de material paravidraçarias, que a Portal Vidros ganhou terreno: hoje, além daloja tradicional instalada no bairro das Quintas, dispõe de amplaloja na Av. Maria Lacerda. Trata-se de um espaço destinado acargas maiores, onde Bogdan e seus colaboradores podem tra-balhar com mais comodidade. "Aqui é assim. O cliente escolhe,e se preferir, recebe a nossa total orientação. Eu me respons-abilizo pela qualidade do produto e segurança da instalaçãodesde o momento em que as peças saem do estoque.Entregamos com a maior agilidade, qualquer um pode compro-var", observou. Vasiljevic também frisou o entrosamento com

arquitetos e engenheiros que, na Portal Vidros, podem ter umaexecução de projetos fiel à ideia original.

Comprar na Portal, também significa contar com um eficazprocesso de pós-venda, quando é possível receber a asses-soria técnica da empresa. Nesse aspecto, o cliente sabe quejamais ficará à mercê dos imprevistos por falta de acompan-hamento: "Já me acostumei a atender dias depois do materi-al instalado. Acho que esse é um aspecto importante e quedeve ser levado em conta por quem pretende gerar fideliza-ção. Do que adianta oferecer apenas qualidade ou variedade,se na hora de resolver algum problema a empresa fica fugin-do das suas obrigações?", questionou o empresário.

Bogdan Vasiljevic, empresário

Portal VidrosEm ritmo de expansão

Compromisso da empresa vai da venda àinstalação, chegando a um pós-vvenda elogia-do em toda a cidade

Rua dos Paiatis, 1991 - QuintasFone: 84 3653-22381

Rua Maria Lacerda Montenegro, 1061 Lj H- Nova ParnamirimFone: 84 3208.2640

Page 9: Revista Sucesso

O próprio nome remete à preferência conquistada junto adecoradores e engenheiros: Decor Vidros. Graças à quali-dade apurada de um trabalho pautado por perfeccionismo,os irmãos João Paulo Alves (administrador financeiro) ePedro Neto (arquiteto) se uniram pelo crescimento de umantigo projeto, objetivo compartilhado por ambos com omesmo entusiasmo.

Hoje, a mais nova loja instalada na Av. Presidente Bandeirareúne atributos como excelente localização e agilidade noatendimento, para assegurar tanto sucesso. Motivados pormais esse capítulo na história da Decor, ambos comemoramo que um espaço maior pode significar para o negócio comoum todo: "Podemos trabalhar com mais comodidade eampliar nossa linha de produtos, seja em lapidação, bisotêou nos vidros comuns. Quem conhece a Decor, sabe donosso empenho em procurar fazer sempre o melhor, nãoimporta quanto tempo leve ou quanto nos custe", afirmou.

Atributo elogiado por clientes que vão das grandes àspequenas construtoras, a qualidade no acabamento daspeças e ambientes faz parte de uma tradição valorizadadesde o início pela empresa.

Nesse aspecto, pais e irmãos atuam unidos a fim de entre-gar o melhor, com a colaboração de 12 profissionais dividi-dos em duas equipes e lapidador próprio. "São seis anosque nos renderam experiência e uma boa parceria com asconstrutoras que aprovaram nossa proposta e acabarampor proporcionar o crescimento da Decor Vidros e a aber-tura desse novo espaço", reconhece Pedro Neto.

A loja da Presidente Bandeira, de início planejada ape-nas para abrigar a oficina da empresa, tornou-seatraente pelo ponto de localização privilegiada, quaseno cruzamento com a Av. Jaguarari; para o trânsitomovimentado do local, é impossível não reparar nasinstalações da empresa, situadas no mesmo trecho deabrangência do semáforo. Expostas na recepção, algu-mas peças produzidas pela Decor chamam atenção pelasofisticação das formas e originalidade da estrutura.João Paulo frisou o trabal-ho de pós-venda, assistên-cia que se torna funda-mental para a segurançado cliente em um mercadocada vez mais conturbado:"O nosso trabalho não ter-mina com a entrega doproduto. Damos orien-tação no que fornecessário e tratamos aobra ou o projeto como sefosse nosso. Essa é anossa diferença", concluiuo empresário.

Revista Sucesso 9

Informe Publicitário

Os irmãos Pedro Neto (arquiteto) e João Paulo Alves (administrador financeiro)

Decor VidrosA perfeição em cada detalhe

Clientela fiel e compromisso com qualidadefortaleceram credibilidade da Decor Vidros,uma empresa com vocação para o crescimento

Av. Pres. Bandeira (Av. 2), 977-AA - Alecrim

Telefax: (84) 3223-55615Av. Nascimento de Castro, 1786 - Lagoa Nova

Fone: (84) 3206-55263Av. Prudente de Morais, 700, Loja 06Shopping Dom Silveira Mall

Fone: (84) 3213-33000E-mmail: [email protected]

Page 10: Revista Sucesso
Page 11: Revista Sucesso
Page 12: Revista Sucesso

"Tradição" é uma palavra que tem peso especial, principal-mente quando relacionada a pioneirismo. A definição cabeperfeitamente para descrever o Vidraceiro Santa Tereza esua bela história de perserverança, graças ao trabalho detrês mulheres dedicadas a levar o sonho do saudoso Sr.Dedé - fundador do negócio originalmente chamado Casados Parabrisas - adiante.

Junto às filhas Tázia e Tânia, Terezinha Job de Brito soubeconduzir a empresa pelos princípios que já haviam con-quistado uma numerosa freguesia ciente da qualidadegarantida pela vidraçaria desde os seus primeiros anos.Hoje, aos 42 anos de atividade, o Santa Tereza continuaoferecendo artigos indispensáveis a quem deseja umadecoração diferenciada, sobretudo no ramo comercial.Para entender, basta se verificar a lista de pedidos mais fre-quentes, onde os famosos balcões de vidro paramostruário ganham disparado de qualquer outro item.Outros produtos chegam ao interior do estado, atestandoum padrão de qualidade bem reconhecido.

"A vantagem que oferecemos, é mão-de-obra especializa-da, além de agilidade na entrega. Temos vidro em estoque,pronto para ser montado no menor prazo possível", asse-gurou Tázia. Junto aos balcões, o vidraceiro também éconhecido pela ampla oferta de boxes para banheiro eespelhos, referencial respeitado no setor onde atua.

Juntas, D. Terezinha e as filhas primam pelo bom atendi-mento ao cliente, sem jamais esquecer o tratamento carin-hoso que lembra a hospitalidade do interior. A mais antigavidraçaria de Natal não parou no tempo: embora em localdiferente daquele onde surgiu, soube se modernizar,

reforçando os pontos positivos que a tornaram referênciapara quem lida com vidro. Vencendo preconceitos eprovando a eficácia da determinação, fez do VidraceiroSanta Tereza uma verdadeira escola do ofício para quem jápassou por lá. "Meu marido, quando vivo, duvidava queconseguíssemos levar o negócio adiante. Acho que prova-mos o contrário", lembra-se sorrindo D. Terezinha.

12 Revista Sucesso

Informe Publicitário

Vidraceiro Santa TerezaA tradição que permanece

Mais antiga vidraçaria da cidade se fortalece emantém freguesia, graças a um dedicado trabalho em família

Av. Leonel Leite, 1404 - AlecrimNatal / RNFone: 84 3223-44227

Tânia, Tázia e D. Terezinha: família soube conduzir empresa com a mesmacompetência do fundador

Page 13: Revista Sucesso
Page 14: Revista Sucesso

14 Revista Sucesso

Informe Publicitário

Difícil encontrar slogan que se aplique melhor àVidraçaria Triunfo, que aquele utilizado no seumaterial publicitário: "Mais qualidade para o seuprojeto". Com um ano de funcionamento sob aadministração do vidraceiro Josenildo - o "Marujo" -a empresa recebeu do seu novo dono o toque espe-cial que faltava. Resultado: a vidraçaria localizadano coração de Nova Parnamirim - atualmente umdos quadrantes de maior movimento na cidade -ganhou impulso e logo tomou a dianteira da con-corrência, graças a pulso forte, egresso de outrogrande nome do setor.

"Foi o conhecimento do mercado, que me deucondições de chegar onde chegamos. Trabalhamoscom estoque próprio e isso nos faz garantir agili-dade absoluta nos prazos de entrega", explicouMarujo à Sucesso Indústria & Comércio. Para ocliente, outra novidade bem-vinda, é a presença deprojetistas à disposição quando a ideia é desen-volver determinada decoração. Adepto da inovaçãoe um eterno apaixonado por vidro, o empresáriofaz questão de supervisionar cada detalhe doserviço contratado, acompanhando de perto asmenores modificações.

Recurso que não dispensa, é a constante busca deinformação através da participação em eventosimportantes para o setor. "Onde tem uma feira denegócios ou exposição, lá estou eu. É preciso sem-pre se atualizar, estar a par do que anda acontecen-do por aí em termos de vidraçaria", indica. Para

assegurar o fator "qualidade", investimentos naárea tecnológica e pessoal qualificado são priori-dades levadas em alta conta.

Entre os serviços e material oferecido pelaVidraçaria Triunfo, estão portas e janelas, BoxBlindex, fechamentos e divisórias, espelhos, vidrosmodelados, fachadas, acessórios, vidros especiais,tampos e bancadas, além de peças para decoração.Tudo com o toque de mestre do vidraceiro que umdia ousou deixar a acomodação profissional numagrande empresa de lado, e venceu inspirado pelabusca por qualidade. "Valeu a pena. Estou semprequerendo aprender mais, para oferecer melhor",reconhece humildemente.

Vidraçaria TriunfoQualidade do princípio ao fim

Administrada por vidraceiro experiente, Triunfoé reconhecida pela satisfação crescente da clientela

Loja 1Rua Praia de Tibau, 481 - Nova Parnamirim / RNFone: 84 3608. 4294

www.vidracariatriunfo.nestelocal.com

Page 15: Revista Sucesso

O olhar de quem conhece e inspira a confiança docliente, é fundamental, daí a RN Vidros hoje ter con-quistado credibilidade e respeito perante um mercadoonde a informalidade muitas vezes dá as cartas.Fundada pelo vidraceiro Jonas Gomes Vieira Neto, delarga experiência no setor, a empresa oferece produtose serviços de alta qualidade, com acabamento modernoe funcional. São atributos que Jonas considera deimportância decisiva na execução de projetos onde serequerem criatividade, técnica e bom-gosto, aspectosvalorizados ao olho do profissional. "Dependemos dofornecedor, mas fazemos o melhor para satisfazer àsexigências que envolvem um projeto, da concepção aoacabamento", definiu o empresário.

Uma equipe em sintonia com os propósitos da empresa seencarrega de atender com a maior presteza, valorizando oque o empresário define como pré-requisitos fundamen-tais: rigor técnico, versatilidade e cuidados na pós-venda,razões pelas quais já adquiriu reputação exemplar junto aosclientes mais variados.

A RN Vidros entrega o material finalizado, proporcionandocuidados que não se limitam à montagem das peças. Noestoque diversificado, encontram-se acessórios como pux-adores em polímero metalizado (uma das mais bem-sucedi-das parcerias da RN vidros com a empresa AL Puxadores eFerragens), além de componentes indissociáveis de deco-ração na Construção Civil: Box, espelhos, tampos, bancadas,fechamentos e divisórias, portas, janelas,laminados/fachadas, vidros modelados e especiais. Noportfólio já bem generoso, mostra que não está para brin-

cadeira: lojas como a Texas, especializada em comércio deeletrônicos, ganharam os cuidados da empresa e chama aatenção de quem à visita.

Para o conceito de "atendimento diferenciado", a pro-posta é abrangente, já que o próprio Jonas Neto seencarrega de comparecer ao cliente para tirar dúvi-das, se assim for o caso: "Nossa diferença, ao con-trário de muitos outros grandes do segmento, épodermos acompanhar o pedido da fase inicial à final.Tiramos todas as dúvidas, recomendamos a melhorsolução e ficamos de olho no projeto. Assim é bemmelhor", acrescentou.

Revista Sucesso 15

Informe Publicitário

RN VidrosQualidade e Sofisticação

Jonas Vieira Neto: produtos e serviços de alta qualidade

Embora nova no mercado, RN Vidros refleteexperiência de um especialista que garante omelhor para a clientela

Rua Valdir Targino, 3602, Loja 01Candelária - Natal / RNFone: (84) 3206-77460 - [email protected]

Page 16: Revista Sucesso

Ela não está localizada em qualquer um dos requinta-dos espaços para decoração na cidade. Contrariando oconvencional, encontra-se numa das esquinas demaior movimento do populoso Alecrim, bairro con-hecido pelo trânsito caótico e preços atraentes para aclasse média natalense.

Um detalhe, entretanto, faz o consumidor ver suaatenção chamada pela Natal Vidros: a presença de belosobjetos de decoração espalhados pelo seu interior. Paraonde quer que se olhe, a loja oferece uma impression-ante variedade de vidros, espelhos e peças em Inox tra-balhadas com o capricho dos artesãos que sabem comomoldar de forma diferente. O estilo da loja se reflete emobjetos tão diversos como porta-retratos, quadrosemoldurados e concepções criativas dentro do que ovidro, por si, oferece em termos de tratamento. O show-room da loja, privilegiado pela iluminação natural que oinvade porta a porta, reúne a produção do vidraceiroJosé Maria Siqueira. À moda antiga, sentado por trás deum pequeno birot, ele se encarrega de atender a quemlhe procura em busca da melhor solução para decorar,não importa o estilo do cliente.

Talvez o segredo de José Maria, esteja no sistema queadotou para a loja e seus serviços de maior demanda. Étudo muito simples: feita a encomenda, dois auxiliares

vidraceiros se encarregam de cortar a peça, moldando-a de acordo com o que foi projetado. Contígua ao setorde atendimento, a oficina espaçosa abriga ummaquinário provido de instrumentos de precisão, entreos quais uma grande mesa de corte pronta para amanipulação das lâminas.

O corte do vidro diferenciado, por sinal, é característicareconhecida por quem já é cliente da Natal Vidros desdea sua fundação. "Só lamento a vulgarização que o nossosetor tomou em virtude da invasão da informalidade",queixa-se José Maria. "Esse pessoal, sem a mínimacapacitação, concorre com quem já possui experiência elida com vidro há muito tempo. A gente só tem a perdercom isso", acrescentou.

Natal VidrosRequinte em cada detalhe

16 Revista Sucesso

Informe Publicitário

Loja no Alecrim reúne objetos para decoração

Rua Pres. Sarmento, 510Alecrim - Natal / RNFones: 84 3213-44900

Natal Vidros se destaca pela originalidade daspeças e tendência para ambientes sofistica-dos em pleno Alecrim

Page 17: Revista Sucesso

A fé remove montanhas e também, muitas vezes na vida,sinaliza para mudanças de rumo que podem ser decisi-vas para o sucesso ou fracasso no mundo empresarial.Um exemplo prático pode ser demonstrado pela históriade Edigar Sobrinho, um ex-proprietário de restauranteque um dia decidiu mudar de ramo e investir no seg-mento de vidros após ocupar o espaço contíguo àprópria residência no bairro do Alecrim.

Incentivado pela esposa Niete Costa e as filhas NyegeCosta e Nilyane Costa, iniciou de forma modesta, maslogo se viu motivado a prosseguir, expandindo o projetoinicial para a montagem de molduras. Tudo começou deum pedido vultoso para atender a órgão público impor-tante, desafio vencido, sobretudo, pela determinação deDona Niete ao decidir encarar a responsabilidade peloprisma poderoso da fé em Deus.

De acordo com Negiane Costa, a filha que hoje se encar-rega da linha de frente da administração, o nome EdVidros a partir de então tornou-se uma espécie de sinôn-imo de molduras de qualidade, graças ao nível de profis-sionalismo exigido por seu pai quando o assunto eracumprir rigorosamente prazos e atender com a maioragilidade possível. Dona Niete Costa, confirma:"Pontualidade tornou-se realmente a nossa marca

registrada. Da mesma forma, acompanhamos rigorosa-mente cada etapa do processo de produção, primandopela satisfação do cliente em todos os aspectos", frisou.Hoje, são 10 anos de atuação no mercado, que compro-vam a consolidação de um empreendimento tocado aseis mãos, onde dedicação pessoal e envolvimento con-tribuem, a cada dia, para novas conquistas.

Tanto interior da loja quanto oficina, não deixam dúvidaa esse respeito: molduras dos mais variados formatos eestilos provam, por si, que a Ed Vidros pode ser recon-hecida pelo diferencial do acabamento. Juntos, pai,esposa e filha trabalham em sintonia com a equipe paradar o máximo de qualidade ao cliente, seja pequeno oude maior porte. Aspectos como personalização e harmo-nia em relação ao ambiente onde quadros ou postersserão dispostos, são estudados carinhosamente, até sechegar a um consenso que satisfaça totalmente aos obje-tivos do decorador. "A luta é grande, mas vale a penaacreditar e tentar fazer sempre o melhor", resumiuEdigar Sobrinho.

Revista Sucesso 17

Informe Publicitário

Empresário Edigar Sobrinho, sua filha Negiane Costae a esposa Niete Costa

Rua dos Paianazes, 1451 - AlecrimNatal / RNFone / Fax: 84 3213-33220

Especialização em molduras fez da EdVidros referencial de qualidade no coraçãodo Alecrim

Ed VidrosUma trajetória de fé eperfeccionismo

Page 18: Revista Sucesso

18 Revista Sucesso

Informe Publicitário

A americana Guardian, fabricante mundial de vidros, inau-gura nesta semana, oficialmente, a a fábrica de Tatuí, nointerior de São Paulo, e a ampliação da unidade de PortoReal, no Rio de Janeiro. O investimento total foi de R$ 375milhões e, com a nova unidade, começa a produzir, noBrasil, um vidro de controle solar e eficiência energética. Asfábricas já estão em operação e mais que dobram a capaci-dade produtiva da empresa, que saiu de 620 toneladas pordia para 1420 toneladas diárias. Cerca de 90% da produçãoda Guardian é voltada à construção civil. O setor automoti-vo responde pelos outros 10%.

A linha de vidros de controle solar está sendo feita emPorto Real, primeira fábrica da Guardian no Brasil, inaugu-rada há 12 anos. Muito usado em edifícios comerciais dealto padrão, esse vidro diminui em cerca de 70% o ganhode calor do ambiente externo. Com a abertura da novalinha - que consumiu R$ 75 milhões - a subsidiáriabrasileira passa de importadora a exportadora desse tipode vidro. Segundo Mark Lacasse, diretor-geral da Guardianno país, a fabricação local permite uma redução de custode 30% no preço do produto. A partir de agora, o Brasil iráfornecer o vidro "ecológico" para toda a América Latina. AGuardian tem 15 unidades no mundo - de um total de 28 -que produzem esse tipo de produto.

"Estamos interessados em explorar o mercado residen-cial também", diz Lacasse. A empresa está produzindoum vidro solar monolítico (com uma só camada) combaixo grau de reflexão - produto que acredita ser maisatraente para os imóveis residenciais. Nos imóveiscomerciais, o mais usual é o vidro duplo, com umacamada de ar no meio de duas placas. Em comparaçãoao incolor, o vidro com eficiência energética pode cus-tar entre 60% e 120% mais caro.

A Guardian começou a anunciar os primeiros planos deabrir uma segunda fábrica em 2001. Demorou quase dezanos até que a unidade entrasse em operação. Nesse inter-valo, o setor de construção civil - principal consumidor,andou de lado, cresceu velozmente, se contraiu com acrise de 2008 e voltou a se recuperar novamente. "Ademanda e a forma como o Brasil superou a crise nos sur-preendeu", diz o diretor-geral da companhia. A Guardianestima, para este ano, um crescimento de 20% nas vendas.Com isso, deve atingir um faturamento de R$ 800 milhõesno Brasil. Mundialmente, a companhia americana tem umareceita de US$ 4 bilhões.

A expansão das indústrias imobiliária, automotiva emoveleira - todas beneficiadas pela redução do IPI - fezcom que as empresas de vidro iniciassem um novo ciclo deexpansão, com investimentos que somam mais de R$ 1 bil-hão na abertura ou reativação de fornos. Depois de umcrescimento de cerca de 10% em 2009, a Abividro(Associação Brasileira da Indústria do Vidro) estima umaumento de 12% para este ano em vidros planos. Principalconcorrente mundial da Guardian, a Cebrace - joint ven-ture entre a francesa Saint Gobain e a inglesa Pilkington -está investindo cerca de R$ 460 milhões em dois fornos.Com quatro fábricas, a Cebrace tem outro investimento,de R$ 140 milhões, para uma nova unidade, que deve ficarpronta no fim de 2011.

TecnologiaGuardian começa a fabricarvidro "ecológico" no BrasilFonte: Valor Econômico

Page 19: Revista Sucesso
Page 20: Revista Sucesso