Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy...

44
Revista Suma Economica - Julho 2020

Transcript of Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy...

Page 1: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

Revista Suma Economica - Julho 2020

Page 2: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

Revista Suma Economica - Julho 2020

Page 3: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

3Revista Suma Economica - Julho 2020

O Estado da EconomiaFlexibilização para buscar a retomada

Alguns municípios começaram a flexibilizar as atividades durante o mês de junho e devem seguir os seus cronogramas neste mês. A necessidade de reativar a economia é premente, e ocorre em paralelo à pandemia, com todos os riscos de que uma nova onda possa ocorrer. O que preocupa todos os níveis de governo e, em particular, as autoridades sanitárias.

O cenário dos últimos meses, sobretudo olhando para o trimestre móvel abril, maio e junho, foi extremamente preocupante, bastando olhar para os dados da indústria e do varejo, para perceber a queda vertiginosa que atingiu alguns setores da economia.

À exceção da indústria e do varejo de alimentos, as demais, com algumas exceções pontuais, sofreram bastante no período. Como, por exemplo, o setor automobilístico, que já vinha de um 2019 ruim, devido à crise argentina afetando as exportações. Para se ter uma ideia do tamanho da queda, no mês de abril a produção foi de apenas 1,847 mil unidades. Algo, até então, impensável para este forte setor industrial no Brasil.

Em maio, tivemos uma recuperação na indústria frente ao mês de abril em 7,0%, mas temos que ficar atentos à base fraca de comparação, com no caso da indústria autobilística já mencionada, onde a alta foi de 244%, o que mascara essa recuperação no geral. Se levarmos em conta a comparação com o mesmo mês do ano passado, houve uma queda de 21,9%, o que mostra ainda um cenário turbulento e de recuperação lenta no curto prazo.

O cenário adverso freia o otimismo do empresário, que fica receoso em retomar os investimentos no curto prazo. Capacidade ociosa, demissões e fracas produções e vendas foi o tom do período.

Com a economia patinando, inclusive com a previsão de queda pelo FMI de 9,1% para o PIB brasileiro, o governo manterá por mais alguns meses o auxílio emergencial, que se mostrou extremamente importante para o período, sobretudo no Nordeste do país, ajudando a minimizar os problemas do período, apesar do ônus, que já se percebeu, no resultado primário das contas do governo, que tiveram um déficit recorde em maio.

O resultado do auxílio emergencial pode ser visto na tabela da página 38, onde se constata o aumento dos depósitos de poupança e do papel moeda em poder do público. Este será um fator que estimulará a retomada no segundo semestre. Mas é grande a incerteza sobre o tamanho que a crise atingirá nos diferentes negócios, e o quanto de emprego as empresas serão capazes de manter no decorrer dos próximos doze meses.

Os benefícios sobre as folhas de pagamento neste período foram uma solução inteligente para manter a força de trabalho empregada e para que negócios não fossem fechados.

O problema é: por quanto tempo vão durar para manter o emprego e os negócios? Os prazos estão acabando. E, mesmo com os auxílios, os pedidos de falência cresceram entre abril e maio, embora estejam caindo em relação ao mesmo período do ano passado.

Com a reabertura do varejo, o empresário terá agora um tempo para recuperar as perdas iniciadas em março. E se avaliará a

possibilidade de reabertura dos postos de trabalho. Será um teste de força para as empresas.

Sob o ponto de vista positivo, foi mantida a trajetória de queda na Selic, que foi reduzida para 2,25% ao ano. E, com a inflação para o consumidor aparentemente sob controle, a tendência é de que a trajetória de queda permaneça no curto prazo, tentando manter a economia estimulada.

O governo também lançou o Plano Safra 2020-2021 com maior aporte de recursos a juros baixos. Porém, o setor esperava que os juros estivessem menores, acompanhando a queda na Selic.

A ideia do governo é fomentar o agronegócio. Este setor tem conseguido manter um ritmo relevante há algum tempo. E, embora neste período difícil tenha incorrido em perdas, conseguiu se sustentar positivamente, com safra significativa e a recuperação de algumas culturas como a do milho.

Ao mesmo tempo, as exportações e importações chinesas voltam a crescer e o Brasil é um ator relevante no cenário internacional de commodities agrícolas. Logo, a expectativa é de que tenhamos mais um ano com bons números apesar da pandemia.

Em suma, iniciando o segundo semestre, vemos um comprometimento em minimizar as perdas para que a projeção catastrófica do FMI não se confirme; o executivo reduziu os conflitos com os demais poderes. Isso é importante para que empresários e consumidores retomem a confiança na economia. Outros países também, e até mais cedo que o Brasil, começam a retomar o ritmo das atividades, o que é bom para as nossas exportações.

Nesta conjuntura, as principais tendências que impactarão seus negócios são:

PIB brasileiro em queda neste ano. A expectativa é de que as projeções do FMI, de queda de 9,1% para o Brasil, não se confirmem e possamos ter uma queda menos significativa, entre 6,0% e 7,0%.

PIB mundial caindo entre 5% e 6% neste ano, podendo ter uma retração um pouco menor dependendo do segundo semestre norte-americano e chinês.

Vendas do comércio minimizando as perdas no segundo semestre, faltando apenas três datas comemorativas importantes: Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal.

Inflação ainda sob controle nos preços ao consumidor, com previsão de fechar o ano em torno de 2,0% ou menos.

Juros em queda, mas em ritmo menor do que o demonstrado nas reuniões anteriores do Comitê de Política Monetária.

Page 4: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

4 Revista Suma Economica - Julho 2020

DIRETOR: Alexis Cavicchini - [email protected]

BANCO DE DADOS E PESQUISA ECONÔMICA: Fernando Lopes de Mello - [email protected]

COLABORAÇÃO:Alexis Cavichini FilhoJorge Clapp

TRADUÇÃO:Melanie SiqueiraFernando Mello

PROJETO GRÁFICO:Raphael Corrêa - [email protected]

DIAGRAMAÇÃO:Erika Filgueiras Silva

DIRETORIA COMERCIAL:Salete Gondim - [email protected]

ATENDIMENTO:[email protected]

WEB DESIGNER/INTERNET:Alessandra Moura - [email protected]

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CLIENTE:(0xx21) 2501-2001www.sumaeconomica.com.br

CIRCULAÇÃO:Eliane Cabral

RIO DE JANEIRO: Rua Baronesa do Engenho Novo, 189 - Cep 20961-210 - Engenho Novo - Rio de Janeiro - RJ. Tel.: (0xx21) 2501-2001

TIRAGEM DESTA EDIÇÃO: 45.000 exemplares. Todas as análises e estatísticas são cuidadosamente preparadas pela equipe da SUMA ECONOMICA, de acordo com os últimos dados disponíveis no seu fechamento. Contudo, o uso destas informações para fins comerciais e de investimento é de exclusiva responsabilidade e risco dos seus usuários.

FOTO CAPA: Vento favorável. Camille Pissarro, 1884. Óleo sobre tela. Visão parcial.

ÍndiceFlexibilização para buscar a retomada

O ESTADO DAECONOMIA03

PRINCIPAIS INDICADORES08

BRIEFINGS06

Números indicam ainda uma retomada lenta

ANÁLISE DE CONJUNTURA16

Flexibility to seek resumption

THE STATE OF THE ECONOMY05

EVOLUÇÃO E PREVISÕES12

Espaço para nova queda nos juros básicos

TAXA DE JUROS18

Juros baixos e pessoa física impulsionam o mercado

AÇÕES20

Exportações de calçados em queda

CÂMBIO &COMÉRCIO EXTERIOR31

E-commerce foi solução para Dia dos Namorados

VENDAS DO COMÉRCIO24

Volume recorde de recursos

PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA34

Resgate líquido durante a pandemia

SEGUROS23

FMI reduz projeções

ECONOMIA INTERNACIONAL33

Confiança baixa

PRODUÇÃO INDUSTRIAL26

ATUALIZAÇÃODE ATIVOS36

ESTATÍSTICA38

2020

4

A revista SUMA ECONOMICA é uma publicaçãomensal da COP EDITORA LTDA.

Mantida a retirada líquida em maio

FUNDOS DE INVESTIMENTO22

Page 5: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

5Revista Suma Economica - Julho 2020

The State of EconomyFlexibility to seek resumption

Some municipalities started to make activities more flexible during the month of June and should follow their schedules this month. The need to reactivate the economy is urgent, and it occurs in parallel to the pandemic, with all the risks that a new wave may occur. What concerns all levels of government and, in particular, health authorities.

The scenario of the last few months, especially looking at the moving quarter April, May and June, was extremely worrying, just looking at industry and retail data, to see the sharp drop that hit some sectors of the economy.

With the exception of the food industry and retail, the others, with some occasional exceptions, suffered a lot during the period. As, for example, the automobile sector, which was already coming from a bad 2019, due to the Argentine crisis affecting exports. To have an idea of the size of the fall, in April the production was only 1.847 thousand units. Something, until then, unthinkable for this strong industrial sector in Brazil.

In May, we had a 7.0% recovery in the industry compared to April, but we have to be aware of the weak basis of comparison, as in the case of the auto industry already mentioned, where the increase was 244%, which masks this recovery in general. If we take into account the comparison with the same month last year, there was a drop of 21.9%, which still shows a turbulent scenario and a slow recovery in the short term.

The adverse scenario restrains the entrepreneur's optimism, who is afraid to resume investments in the short term. Idle capacity, layoffs and poor production and sales was the tone of the period.

With the economy skating, including the 9.1% drop in the Brazilian GDP forecast by the IMF, the government will maintain emergency aid for a few more months, which proved to be extremely important for the period, especially in the Northeast of the country, helping to minimize the problems of the period, despite the burden, which was already perceived in the primary result of government accounts, which had a record deficit in May.

The result of the emergency aid can be seen in the increase in savings deposits and paper money held by the public. This will be a factor that will stimulate the resumption in the second semester. But there is great uncertainty about the size of the crisis in different businesses, and how much employment companies will be able to maintain over the next twelve months.

The payroll benefits in this period were a smart solution for keeping the workforce employed and for businesses not to close.

The problem is, how long will they last to keep the job and business? Deadlines are running out. And even with the aid, bankruptcy filings grew between April and May, although they are falling compared to the same period last year.

With the reopening of retail sales, the businessman will now have time to recover the losses that started in March. And the possibility of reopening jobs will be assessed. It will be a test of strength for companies.

From a positive point of view, the downward trend in the Selic rate was maintained, which was reduced to 2.25% per year. And, with consumer inflation apparently under control, the tendency is for the downward trend to remain in the short term, trying to keep the economy stimulated.

The government also launched the Safra 2020-2021 Plan with a greater contribution of resources at low interest rates. However, the sector expected interest rates to be lower, following the fall in the Selic rate.

The government's idea is to promote agribusiness. This sector has managed to maintain a relevant pace for some time. And although in this difficult period it incurred losses, it managed to sustain itself positively, with a significant harvest and the recovery of some crops such as corn.

At the same time, Chinese exports and imports are growing again and Brazil is a relevant player in the international scenario of agricultural commodities. Therefore, the expectation is that we will have another year with good numbers despite the pandemic.

In short, beginning the second half, we see a commitment to minimize losses so that the catastrophic projection of the IMF is not confirmed; the executive reduced conflicts with other powers. This is important for entrepreneurs and consumers to regain confidence in the economy. Other countries too, and even earlier than Brazil, are beginning to resume the pace of activities, which is good for our exports.In this context, the main trends that will impact your business are:

Brazilian GDP falling this year. The expectation is that the IMF projections, of 9.1% drop for Brazil, will not be confirmed and we may have a less significant drop, between 6.0% and 7.0%.

World GDP dropping between 5% and 6% this year, with a slightly lower retraction depending on the second half of the year in North America and China.

Commercial sales minimizing losses in the second half, with only three important commemorative dates remaining: Father's Day, Children's Day and Christmas.

Inflation still under control in consumer prices, forecast to close the year at around 2.0% or less.

Interest falling, but at a slower pace than demonstrated in previous meetings of the Monetary Policy Committee.

Page 6: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

6 Revista Suma Economica - Julho 2020

Volume do setor de serviços Suco de laranja tem aumento de estoques

Pedidos de falência

Valor Bruto da Produção

Briefings

De acordo com a Boa Vista Serviços, os pedidos de falência caíram 91,9% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado, levando o resultado dos primeiros cinco meses do ano a uma retração de 80,0%. Em 12 meses, queda de 25,0%. Na comparação com abril a alta foi de 30,0%. As falências decretadas se retraíram em 57,2% no quinto mês do ano sempre na comparação com o mesmo mês do ano anterior, com o resultado dos primeiros cinco meses do ano registrando queda de 42,0%. Em 12 meses, retração de 21,6%.

Com relação aos pedidos de recuperação judicial, eles caíram 40,3% em maio na comparação com o mesmo mês de 2019, e registram queda de 24,7% entre janeiro e maio de 2020. As recuperações deferidas se retraíram em 21,5% no quinto mês do ano frente ao mês de maio do ano passado, com o período acumulado do ano registrando queda de 20,7%.

O movimento entre abril e maio de alta nos pedidos de falência já era esperado pela questão do coronavírus. As empresas aguentaram o que podiam entre março e abril, muitas delas sem poder funcionar, o que levou a este aumento. A questão agora é aguardar este movimento de abertura que muitas prefeituras estão começando e ver o resultado econômico para ver se os pedidos não se confirmam em decretação de fato.

Os estoques de suco de laranja cresceram no ciclo 2019/2020 segundo a Citrus-Br, que representa grandes indústrias exportadoras do setor. Com dados definitivos ainda não divulgados, devem ficar em 420,8 mil toneladas, o que significaria uma alta de 66% sobre o registrado no ciclo passado. O movimento já era esperado pela bienalidade do produto, que levou a uma grande produção de laranja e não pressionará o os preços devido ao dólar e pela demanda mundial aquecida.

Neste ciclo que se encerra foram em torno de 325,1 milhões de caixas de 40,8 quilos de laranja que foram processadas para a fabricação de suco só na região formada por São Paulo e Triângulo Mineiro, o que representa uma alta de 37,2% na comparação com o período 2018/19. A safra total de laranja girou em torno de 386,8 milhões de caixas, e há uma grande quantidade vendida da fruta em supermercados e ceasas, ou seja, no mercado doméstico, chegando a cerca de 61 milhões de caixas.

Com isso, a expectativa da Citrus-Br é de que a produção de suco de laranja deva ter atingido 1,2 milhão de toneladas equivalentes ao produto concentrado e congelado, alta de 37,4% na comparação com o ciclo passado.

De acordo com o IBGE, o volume do setor de serviços apresentou queda de 17,2% em abril na comparação com o mesmo mês de 2019, queda significativa impactada pelas paralisações impostas pela pandemia. Frente ao mês de março houve retração de 11,7%. No acumulado em doze meses, o setor de serviços apresentou uma queda de 0,6%. No primeiro quadrimestre, retração de 4,5%

Em receita, queda de 16,9% frente ao mês de abril de 2019, com o resultado acumulado em 12 meses ficando em 2,3%. Frente ao registrado em março houve queda de 12,9%. No ano, retração de 2,7%

O destaque no volume de serviços frente ao mês de abril de 2019 ficou para Transporte Aquaviário, com alta de 16,3%. A maior queda foi para Transporte Aéreo (-77,2%). Na comparação com março, apenas Telecomunicações registrou alta: 0,1%. Queda significativa de 73,8% em Transporte Aéreo nesta base. Em doze meses, Serviços de Tecnologia da Informação cresceu 11,3%, sendo o principal destaque. No primeiro quadrimestre, Transporte aquaviário com 15,8%.

Por estado, frente ao mês de abril de 2019, 26 dos 27 tiveram retração, com as principais influências negativas vindo de São Paulo, do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, impactados por diversos setores. Na comparação com março, 26 dos 27 estados tiveram queda, sendo Rio de Janeiro, São Paulo as principais contribuições negativas, impactados, sobretudo pelos serviços de alojamento e alimentação. Pelo lado positivo, alta apenas Mato Grosso, com auxílio do transporte ferroviário de cargas, explicado pelo escoamento de produtos agrícolas.

De acordo com Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Valor Bruto

da Produção Agropecuária (VBP) deve atingir R$ 740,307 bilhões em 2020, alta de 12,4% na comparação com o ano passado.

Este relatório de junho apontou que o VBP da agricultura deve atingir R$ 467,708 bilhões, alta de 15,5% na mesma base de comparação. Nosso principal carro-chefe, a soja, deve registrar uma alta de 16,9%, ficando em R$ 183,601 bilhões.

Outro destaque importante fica para a alta de 56,5% para o café arábica, com R$ 24,342 bilhões. Arroz, feijão, cacau, milho e trigo também terão alta de dois dígitos neste ano. No milho, segundo lugar no ranking agrícola, o crescimento será de 29,4%, com R$ 89,245 bilhões. A cana-de-açúcar, que ocupa o terceiro lugar no ranking da agricultura, terá uma alta modesta de 1,3%, com R$ 48,487 bilhões.

Na pecuária, o VBP do setor deve ficar em R$ 272,598 bilhões (+7,5%), com destaque para a carne bovina que, com uma aceleração de 19,5%, fecharia 2020 com R$ 141,192 bilhões. Enquanto frango e leite devem registrar queda, a expectativa para suínos é de uma alta de 10,4%, com R$ 21,481 bilhões.

Page 7: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

7Revista Suma Economica - Julho 2020 7Revista Suma Economica - Maio 2020

Page 8: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

-0,6-0,3

0,8 0,8 0,9

-1,2 -0,7

0,3

J A S O N D MJ AF M

J A S

2.286 2.298 2.298 2.317 2.332 2.3402.398

2.3612.425

2.375

2.460

O N D MJ AF M

11,6 11,2 11,0

12,2

11,2

12,6

11,6

12,9

11,8 11,8 11,8

Na comparação com o mês anterior, em %

Em %

Média trimestral em trimestres móveis, em R$

Média trimestral em trimestres móveis, em %

DESEMPENHO NA INDÚSTRIA | PERFORMANCE OF THE INDUSTRY

VENDAS NO VAREJO | RETAIL SALES BEHAVIOUR

RENDIMENTO MÉDIO MENSAL | AVERAGE INCOME IN REAL TERMS

TAXA DE DESOCUPAÇÃO | UNEMPLOYMENTPT

ENG

PT

ENG

PT

ENG

PT

ENG

J

J

J

J

A

A

S

S

O N D J

O N D J M A

2,1

1,3 1,3

-0,3-1,2

4,3 4,22,9 2,6

Principais IndicadoresMain Index

A taxa de desemprego (PNAD Contínua) medida pelo IBGE ficou em 12,9% no trimestre móvel fechado em maio, crescendo em relação o mesmo trimestre móvel do ano passado. A população desocupada ficou em 12,7 milhões.

The unemployment rate (PNAD Continuous) measured by the IBGE stood at 12,9% in the mobile quarter closed in May, rising in comparison to the same moving quarter last year. Unemployed population stood at 12.7 million.

O rendimento médio nominal do trabalhador medido pela PNAD Contínua chegou a R$ 2.460,00 no trimestre móvel mar-abr-mai, subindo em relação ao trimestre móvel anterior. A população ocupada ficou em 85,9 milhões no período, caindo 7,5% frente ao mesmo período do ano passado.

The average nominal income of the worker measured by the Continuous PNAD, reached R$ 2,460.00 in the mobile quarter Mar-Apr-Mai, rising compared to the previous mobile quarter. The employed population stood 85.9 million in the period, falling 7.5% compared to the same period last year.

Como esperado, em abril deste ano, as vendas do comércio caíram 16,8% na comparação com o mesmo mês de 2019. O resultado foi influenciado, sobretudo, pela queda acentuada nas vendas de setores como, Combustíveis e Lubrificantes, Tecidos, Vestuário e Calçados e também em Móveis e Eletrodomésticos.

As expected, in April this year, trade sales fell 16.8% compared to the same month of 2019. The result was influenced, above all, by the sharp drop in sales in sectors such as Fuels and Lubricants, Fabrics, Clothing and Footwear and also in Furniture and Appliances.

A produção industrial brasileira caiu 27,2% em abril deste ano na comparação com o mesmo mês de 2019, influenciada pela retração significativa em todas as categorias, como por exemplo, de 52,5% em Bens de Capital e de 85,0% em Bens de Consumo Duráveis.

Brazilian industrial production fell 27.2% in April this year in comparison with the same month of 2019, influenced by the significant retraction in all categories, such as 52.5% in Capital Goods and 85.0% in Durable Consumer Goods.

20

20

8 Revista Suma Economica - Julho 2020

F

0,5

-9,1

-18,8

F M A

4,7

-16,8

20

20

Page 9: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

Em R$ milhões

em US$ milhões

Acumulada em 12 meses, em US$ milhões

Mês a mês, em US$ milhões

DESEMPENHO PRIMÁRIO DO GOVERNO | PRIMARY GOVERNMENT RESULT

RESERVAS INTERNACIONAIS | INTERNATIONAL RESERVES

TRANSAÇÕES CORRENTES | CURRENT TRANSACTIONS

INVESTIMENTO DIRETO NO PAÍS | DIRECT INVESTMENT IN THE COUNTRYPT

ENG

PT

ENG

PT

ENG

PT

ENG

A S O N D MJ AF M

386,478

376,434369,836 366.376

356.884343.165

359.394

339.317

362.460345.706

-31.784

-20.372

-16,852

-16,489

-14,637

-25.857

-21.171

-92.165

-126.609

44.124

8.673

J A S O N D J F M A M

6.8156.985

9.434

5.618

6.306

7.658

9,470

J A S O N D MJ AF M

Principais IndicadoresMain Index

-30.000

-40.000

-50.000

-60.000

-10.000

-20.000

J A S O N D MJ AF M

-42.447

O IDP de maio ficou em US$ 2,552 bilhões, levando o resultado em 12 meses a US$ 67,495 bilhões ou 4,04% do PIB. Nos cinco primeiros meses do ano, o resultado ficou em US$ 20,595 bilhões.

May's Foreigner Investiments stood at US$ 2.552 billion, bringing the 12-month result to US$ 67.495 billion or 4.04% of GDP. In the first five months of the year, the result was US$ 20.595 billion.

Em maio, as transações correntes tiveram um superávit de US$ 1,326 bilhão, o que levou o resultado em 12 meses a um déficit de US$ 42,447 bilhões, ou -2,54% do PIB. Nos primeiros cinco meses do ano, o resultado ficou em um déficit de US$ 11,334 bilhões.

In May, current transactions had a surplus of US$ 1.326 billion, which led the 12-month result to a deficit of US $ 42.447 billion, or -2.54% of GDP. In the first five months of the year, the result was a deficit of US $ 11.334 billion.

As reservas internacionais voltaram à trajetória de alta em maio deste ano, ficando em US$ 345,706 bilhões. As reservas em divisas conversíveis ficaram em US$ 324,556 bilhões.

International reserves came back to an upward trend in May, reaching US$ 345.706 billion. Convertible currency reserves stood at US$ 324.556 billion.

O Governo Central apresentou déficit primário de R$ 126,609 bilhões em maio, pior resultado da série histórica e resultado das medidas emergenciais para o combate ao coronavírus. Em 12 meses, R$ 300,5 bilhões de déficit, ou -4,14% do PIB. Nos cinco primeiros meses do ano o déficit ficou em R$ 222,468 bilhões.

The Central Government presented a primary deficit of R$ 126.609 billion in May, the worst result in the historical series and the result of emergency measures to combat the coronavirus. In 12 months, a deficit of R$ 300.5 billion, or -4.14% of GDP. In the first five months of the year, the deficit was R$ 222.468 billion.20

20

20

20

9Revista Suma Economica - Julho 2020

5.996

7.621

234

2.552

Page 10: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

0,68

0,300,48

-0,04

2,09

-0,67

0,01

A S O N D J AF MM J

Acumulada em 12 meses, em %

M4

Fechamento do mês

Em %

VARIAÇÃO DA SELIC ANUAL | VARIATION OF THE ANNUAL SELIC

MEIOS DE PAGAMENTO | BROAD MONEY

EVOLUÇÃO DA BOVESPA | STOCK MARKET

INFLAÇÃO | INFLATIONPT

ENG

PT

ENG

PT

ENG

PT

ENG

Principais IndicadoresMain Index

06

05

04

03

02

A S O N D J AF MM J

2,25

J A S O N D MJ AF M

6.900

7.100

7.300

7.500

7.7007.561

94.000

69.000

99.000

74.000

104.000

89.000

109.000

114.000

119.000

A S O N D J AF MM J

95.055

O IGP-M de junho fechou em 1,56%, mais uma vez pressionados pelos preços no atacado, sobretudo gasolina e óleo diesel. No ano o IGPM acumula uma alta de 4,39%. Em 12 meses alcança 7,31%.

The IGP-M in June closed at 1.56%, once again pressured by wholesale prices, especially gasoline and diesel. In the year, the IGPM accumulated an increase of 4.39%. In 12 months it reaches 7.31%.

O Ibovespa fechou junho de 2020 a 95.055 pontos, crescendo 8,76% em relação ao mês anterior. No ano, a variação é negativa em 17,80%.

The Ibovespa closed June 2020 at 95,055 points, growing 8.76% over the previous month. In the year, the variation is negative by 17.8%.

Em maio deste ano, os meios de pagamento ampliados no Brasil chegaram a R$ 7,561 trilhões, influenciados principalmente pelo papel moeda em poder do público, pelos depósitos de poupança e pelas cotas de fundos monetários.

This May, the expanded means of payment in Brazil reached R$ 7.561 trillion, influenced mainly by currency paper held by the public, savings deposits and quotas of monetary funds.

Como esperado, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa selic para 2,25% ao ano. A necessidade atual da conjuntura econômica levou à decisão, que deve ser mantida, talvez com uma redução menor, nas próximas reuniões.

As expected, the Monetary Policy Committee (Copom) reduced the Selic rate to 2.25% per year. The current need for the economic conjecture has led to the decision, which should be maintained, perhaps with a smaller reduction, in the next meetings.20

20

20

10 Revista Suma Economica -Julho 2020

1,240,80

0,28

1,56

20

Page 11: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

Em US$ cents/bushel

Em março

Em março

Em US$ bilhões

COMMODITIES | AGRICULTURAL COMMODITIES

DÓLAR/REAL | PARITY US DOLLAR/REAL

EURO/DÓLAR | PARITY EURO/US DOLLAR

BALANÇA COMERCIAL | TRADE BALANCEPT

ENG

PT

ENG

PT

ENG

PT

ENG

Principais IndicadoresMain Index

300

800

550

1050

1300Soja | Soy Trigo | Wheat

A S O N D J AF MM J

867,20

497,29

5,004,954,90

5,055,10

4,85

5,155,205,255,305,355,405,455,50

1

1

2

2

3

3

4

4

5

5

8

8

10

10

12

12

16

16

17

17

9

9

15

15

19

19

18

18

23

23

22

22

24

24

25

25

26

26

29

29

30

30

1,12

1,13

1,14

1,11

1,10

1,09

1,08

1,07

1,06

250

190

160

210

230

Exportações Importações

A S O N D J AF MM J

218.365

172.975

Em junho, as exportações brasileiras alcançaram US$ 17,912 bilhões, enquanto as importações chegaram a US$ 10,449 bilhões, levando a um saldo comercial de US$ 7,463 bilhões.

In June, Brazilian exports reached US$ 17.912 billion, while imports reached US$ 10.449 billion, leading to a surplus of US$ 7.463billion.

O euro iniciou junho a US$ 1,112 e foi mantendo uma trajetória de valorização passando dos US$ 1,132, não se sustentando, ao fechar a US$ 1,123 devido à divulgação de dados econômicos menos alarmantes nos EUA.

The euro started at US$ 1,112 in June and continued to appreciate above US$ 1,132, not sustaining itself, closing at $ 1,123 due to the release of less alarming economic data in the USA.

O dólar iniciou o mês de junho a R$ 5,363 e se desvalorizou frente ao real em meados do mês para um pouco abaixo dos R$ 5,000, porém voltando a uma trajetória de alta desde a segunda quinzena do mês com temores ainda sobre o coronavírus, fechando em R$ 5,476.

The dollar started the month of June at R$ 5.363 and devalued against the real in the middle of the month to just below R$ 5,000, but returning to an upward trend since the second half of the month with fears still about the coronavirus, closing at R$ 5.476.

A melhora nos preços do petróleo ajudou na alta dos preços médios do açúcar e do algodão em Nova York no mês de junho. Em Chicago, o mesmo motivo ajudou na recuperação dos preços do milho, que vinham de meses seguidos de queda.

The improvement in oil prices helped the increase in average sugar and cotton prices in New York in June. In Chicago, the same reason helped to recover corn prices, which came from falling months.

20

20

11Revista Suma Economica - Julho 2020

Page 12: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

12 Revista Suma Economica - Julho 2020

PREVISÕES

TRPeríodo Índice No Mês 12 Meses Índice No Mês 12 Meses AO ANO Índice No Mês 12 Meses

SELICIGP-M/FGV

IGP-M em %

TBF

DEZ/09 404,36 -0,26 -1,71 1.255,13 0,71 9,45 8,75 236,46 0,05 0,63DEZ/10 450,14 0,69 11,32 1.373,81 0,87 9,46 10,75 238,10 0,14 0,69DEZ/11 473,09 -0,12 5,10 1.525,51 0,85 11,04 11,00 240,95 0,09 1,20DEZ/12 510,04 0,68 7,82 1.649,82 0,51 8,15 7,25 241,64 0,00 0,29DEZ/13 538,23 0,60 5,51 1.774,71 0,72 7,57 10,00 242,10 0,05 0,19DEZ/14 558,00 0,62 3,69 1.954,33 0,90 10,12 11,75 244,19 0,11 0,86DEZ/15 616,84 0,49 10,54 2.193,48 1,07 12,24 14,25 248,60 0,22 1,80DEZ/16 661,20 0,54 7,19 2.475,33 1,02 12,85 13,75 253,57 0,18 2,00DEZ/17 657,68 0,89 -0,53 2.696,77 0,47 8,95 7,00 255,07 0,00 0,59AGO/18 701,59 0,70 8,91 2.805,70 0,53 6,25 6,50 255,07 0,00 0,00SET/18 712,25 1,52 10,05 2.818,05 0,44 6,14 6,50 255,07 0,00 0,00OUT/18 718,59 0,89 10,81 2.832,42 0,51 6,05 6,50 255,07 0,00 0,00NOV/18 715,07 -0,49 9,69 2.845,45 0,46 6,01 6,50 255,07 0,00 0,00DEZ/18 707,35 -1,08 7,55 2.858,54 0,46 6,00 6,50 255,07 0,00 0,00JAN/19 707,42 0,01 6,75 2.872,83 0,50 5,98 6,50 255,07 0,00 0,00FEV/19 713,64 0,88 7,62 2.886,05 0,46 5,94 6,50 255,07 0,00 0,00MAR/19 722,63 1,26 8,28 2.898,75 0,44 5,87 6,50 255,07 0,00 0,00ABR/19 729,28 0,92 8,66 2.912,37 0,47 5,88 6,50 255,07 0,00 0,00MAI/19 732,56 0,45 7,66 2.925,77 0,46 5,87 6,50 255,07 0,00 0,00JUN/19 738,42 0,80 6,53 2.938,64 0,44 5,83 6,50 255,07 0,00 0,00AGO/19 736,41 -0,67 4,96 2.967,80 0,47 5,78 6,00 255,07 0,00 0,00SET/19 736.34 -0.01 3.38 2,980.57 0.43 5.77 5.50 255.07 0.00 0.00OUT/19 741,34 0,68 3,17 2.993,08 0,42 5,67 5,50 255,07 0,00 0,00NOV/19 743,57 0,30 3,99 3.003,26 0,34 5,55 5,00 255,07 0,00 0,00DEZ/19 759,11 2,09 7,32 3.014,07 0,36 5,44 4,50 255,07 0,00 0,00JAN/20 762,75 0,48 7,82 3.024,32 0,34 5,27 4,50 255,07 0,00 0,00FEV/20 762,45 -0,04 6,84 3.032,49 0,27 5,07 4,25 255,07 0,00 0,00MAR/20 771,90 1,24 6,82 3.042,19 0,32 4,95 3,75 255,07 0,00 0,00ABR/20 778,08 0,80 6,69 3.049,80 0,25 4,72 3,75 255,07 0,00 0,00MAI/20 780,25 0,28 6,51 3.056,81 0,23 4,48 3,00 255,07 0,00 0,00JUN/20 792,43 1,56 7,31 3.063,23 0,21 4,24 2,25 255,07 0,00 0,00 JUL/20 795,60 0,40 7,31 3.069,97 0,22 3,93 2,25 255,07 0,00 0,00AGO/20 797,98 0,30 8,36 3.077,03 0,23 3,68 2,00 255,07 0,00 0,00SET/20 799,58 0,20 8,59 3.083,49 0,21 3,45 2,00 255,07 0,00 0,00OUT/20 801,58 0,25 8,13 3.089,66 0,20 3,23 2,00 255,07 0,00 0,00NOV/20 803,98 0,30 8,13 3.096,46 0,22 3,10 2,00 255,07 0,00 0,00DEZ/20 806,80 0,35 6,28 3.103,27 0,22 2,96 2,00 255,07 0,00 0,00JAN/21 809,62 0,35 6,14 3.110,72 0,24 2,86 2,25 255,07 0,00 0,00FEV/21 812,05 0,30 6,51 3.118,49 0,25 2,84 2,25 255,07 0,00 0,00MAR/21 814,08 0,25 5,46 3.125,98 0,24 2,75 2,25 255,07 0,00 0,00ABR/21 816,52 0,30 4,94 3.133,79 0,25 2,75 2,25 255,07 0,00 0,00MAI/21 819,38 0,35 5,01 3.141,94 0,26 2,78 2,25 255,07 0,00 0,00JUN/21 822,25 0,35 3,76 3.150,42 0,27 2,85 2,25 255,07 0,00 0,00

A S O N D J AF MM JJ J

0,88

0,40

-0,67

0,01

0,68

0,68

0,680,68

0,68

0,68

0,30

Evolução e Previsões - InflaçãoProgression & Previsions - Inflation

2,09

1,240,80

0,28

1,56

0,48

-0,04

20

Page 13: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

13Revista Suma Economica - Julho 2020

DÓLAR x EURO em R$/US$ e R$/Euro

Evolução e Previsões - CâmbioProgression & Previsions - Exchange Rates

Período Valor Final No Mês No Ano 12 Meses Valor Final No Mês No Ano 12 Meses Valor Final No Mês 12 Meses Ágio

US$ - MÉDIO US$ - PARALELOUS$ - OFICIAL

DEZ/09 1,741 -0,51 -25,50 -25,50 1,750 0,81 -26,90 -26,90 1,860 0,54 -25,60 6,82DEZ/10 1,666 -2,91 -4,31 -4,31 1,693 -1,17 -3,26 -3,26 1,820 0,00 -2,15 9,24DEZ/11 1,876 3,59 12,61 12,61 1,837 2,62 8,51 8,51 2,030 5,18 11,54 8,22DEZ/12 2,043 -3,04 8,90 8,90 2,078 0,48 13,12 13,12 2,180 -3,54 7,39 6,70DEZ/13 2,343 0,77 14,68 14,68 2,345 2,18 12,85 12,85 2,520 1,20 15,6 7,55DEZ/14 2,656 3,75 13,36 13,36 2,639 3,57 12,54 12,54 2,860 4,00 13,49 7,68DEZ/15 3,905 1,40 47,03 47,03 3,871 2,51 46,68 46,68 4,160 2,46 45,45 6,53DEZ/16 3,259 -4,06 -16,54 -16,54 3,352 0,30 -13,41 -13,41 3,410 -4,21 -18,03 4,63DEZ/17 3,308 1,41 1,50 1,50 3,292 1,01 -1,79 -1,79 3,480 2,35 2,05 5,20SET/18 4,004 -3,17 21,04 26,39 4,116 4,73 25,03 31,290 4,210 -1,41 26,05 5,14OUT/18 3,718 -7,14 12,39 13,46 3,758 -8,70 14,16 17,77 3,890 -7,60 14,75 4,63NOV/18 3,863 3,90 16,78 18,420 3,787 0,77 15,04 16,20 4,070 4,63 19,71 5,30DEZ/18 3,874 0,28 17,11 17,11 3,885 2,59 18,01 18,01 4,060 -0,25 16,67 5,06JAN/19 3,652 -5,73 -5,73 15,50 3,742 -3,68 -3,68 16,54 3,810 -6,16 14,76 4,30FEV/19 3,738 2,35 -3,51 15,19 3,725 -0,45 -4,12 14,93 3,920 1,57 14,84 4,87MAR/19 3,897 4,25 0,59 17,24 3,846 3,25 2,78 17,29 4,070 3,83 17,63 4,44ABR/19 3,945 1,23 1,83 13,33 3,896 1,30 0,28 14,35 4,100 0,740 12,950 3,69MAI/19 3,941 -0,10 1,73 5,46 4,001 2,69 2,99 10,04 4,080 -0,49 5,15 3,53 JUN/19 3,832 -2,76 -1,08 -0,60 3,859 -3,55 -0,67 2,28 4,020 -1,47 -0,25 4,90JUL/19 3,765 -1,75 -2,81 0,27 3,779 -2,07 -2,73 -1,31 3,970 -0,25 2,30 5,44AGO/19 4,138 9,91 6,81 0,07 4,020 6,38 3,47 2,29 4,340 9,32 1,64 4,88SET/19 4,164 0,63 7,49 4,00 4,121 2,51 6,07 0,12 4,360 0,46 3,56 4,70OUT/19 4,004 -3,84 3,36 7,69 4,087 0,21 5,20 8,75 4,170 -4,36 7,20 4,14NOV/19 4,224 5,49 9,03 9,35 4,155 1,66 6,95 9,72 4,380 5,04 7,62 3,69DEZ/19 4,031 -4,57 4,05 4,05 4,109 -1,11 5,77 5,77 4,170 -4,79 2,71 3,45JAN/20 4,269 5,90 5,90 16,89 4,149 0,97 0,97 10,88 4,350 0,96 10,50 1,89FEV/20 4,499 5,39 11,61 20,36 4,338 4,55 5,57 16,46 4,720 8,51 20,41 4,91MAR/20 5,199 15,56 28,98 33,41 4,884 12,59 18,86 26,99 5,210 10,38 28,01 3,76ABR/20 5,427 4,38 34,63 37,57 5,325 9,03 28,34 36,68 5,440 4,41 32,68 0,24MAI/20 5,426 -0,02 34,61 37,68 5,643 5,97 37,33 41,04 5,460 0,37 33,82 3,57JUN/20 5,476 0,92 35,85 42,90 5,197 -7,90 26,48 34,67 5,630 3,11 40,05 2,81

JUL/20 5,300 -3,21 31,48 40,77 5,320 2,37 29,47 40,78 5,460 -3,02 37,53 3,00AGO/20 5,250 -0,94 30,24 26,87 5,260 -1,12 28,01 30,85 5,410 -0,92 24,65 3,00SET/20 5,220 -0,57 29,50 25,36 5,230 -0,57 27,28 26,91 5,380 -0,55 23,39 3,00OUT/20 5,200 -0,38 29,00 29,87 5,210 -0,38 26,79 27,48 5,360 -0,37 28,54 3,00NOV/20 5,000 -3,85 24,04 18,37 5,070 -2,68 23,39 22,02 5,150 -3,92 17,58 3,00DEZ/20 4,990 -0,20 23,79 23,79 5,000 -1,38 21,68 21,68 5,140 -0,19 23,26 3,00JAN/21 4,980 -0,20 -0,20 16,65 4,990 -0,20 -0,20 20,27 5,130 -0,19 17,93 3,00FEV/21 4,960 -0,40 -0,60 10,25 4,975 -0,30 -0,50 14,68 5,110 -0,39 8,26 3,00MAR/21 4,950 -0,20 -0,80 -4,79 4,960 -0,30 -0,80 1,56 5,100 -0,20 -2,11 3,00ABR/21 4,930 -0,40 -1,20 -9,16 4,940 -0,40 -1,20 -7,23 5,080 -0,39 -6,62 3,00MAI/21 4,920 -0,20 -1,40 -9,33 4,925 -0,30 -1,50 -12,72 5,070 -0,20 -7,14 3,00JUN/21 4,900 -0,40 -1,80 -10,52 4,915 -0,20 -1,70 -5,43 5,050 -0,39 -10,30 3,00

PREVISÕES

4,905,00

5,20

5,50

5,90

4,80

5,30

5,60

6,00

5,70

6,106,10

5,10

5,40

5,80

DólarEuro Mar/2020

1 2 3 4 5 8 10 12 16 179 15 1918 2322 24 25 26 29 30

5,476

6,153

Page 14: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

14 Revista Suma Economica - Julho 2020

IPCA em %

Período Índice No Mês 12 Meses Índice No Mês 12 Meses Índice No Mês 12 Meses Índice No Mês 12 Meses

DIEESE IPC - FIPEINPC IPCA

DEZ/08 2.975,21 0,29 6,48 2.892,81 0,28 5,9 400,83 0,1 6,28 301,75 0,16 6,17DEZ/09 3.097,60 0,24 4,11 3.017,55 0,37 4,31 417,02 0,08 4,04 312,76 0,18 3,65DEZ/10 3.297,87 0,6 6,47 3.195,86 0,63 5,91 445,82 0,65 6,91 332,82 0,54 6,41DEZ/11 3.498,38 0,51 6,08 3.403,69 0,50 6,50 473,04 0,50 6,11 352,14 0,61 5,80DEZ/12 3.715,20 0,74 6,20 3.602,42 0,79 5,84 503,34 0,43 6,41 370,14 0,78 5,11DEZ/13 3.921,86 0,72 5,56 3.815,35 0,92 5,91 533,69 0,44 6,03 384,54 0,65 3,89DEZ/14 4.166,13 0,62 6,23 4.059,82 0,78 6,41 569,63 0,52 6,73 404,56 0,30 5,21DEZ/15 4.635,91 0,90 11,28 4.493,15 0,96 10,67 626,12 0,77 9,92 449,39 0,82 11,08DEZ/16 4.940,95 0,14 6,58 4.775,68 0,30 6,29 664,73 0,12 6,17 478,82 0,72 6,55DEZ/17 5.043,07 0,26 2,07 4.916,43 0,44 2,95 680,93 0,28 2,44 489,30 0,46 2,19SET/18 5.201,21 0,30 3,97 5.080,79 0,48 4,53 702,40 0,55 4,51 500,79 0,39 3,45OUT/18 5.222,01 0,40 4,00 5.103,65 0,45 4,56 706,48 0,58 4,20 503,19 0,48 3,61NOV/18 5.208,96 -0,25 3,56 5.092,94 -0,21 4,05 708,74 0,32 4,37 503,95 0,15 3,47DEZ/18 5.216,25 0,14 3,43 5.100,58 0,15 3,75 707,25 -0,21 3,86 504,40 0,09 2,99JAN/19 5.235,03 0,36 3,57 5.116,90 0,32 3,78 710,29 0,43 3,33 507,33 0,58 3,12FEV/19 5.263,30 0,54 3,94 5.138,90 0,43 3,89 712,78 0,35 3,64 510,07 0,54 4,11MAR/19 5.303,83 0,77 4,67 5.177,44 0,75 4,58 716,63 0,54 4,17 512,67 0,51 4,64ABR/19 5.335,65 0,60 5,07 5.206,95 0,57 4,94 718,92 0,32 4,46 514,15 0,29 4,98MAI/19 5.343,65 0,15 4,78 5.213,72 0,13 4,66 720,36 0,20 4,60 514,05 -0,02 4,76JUL/19 5.349,53 0,10 3,16 5.224,15 0,19 3,22 720,07 0,17 2,99 515,54 0,14 3,77AGO/19 5,355.95 0.12 3.28 5,229.90 0.11 3.43 720.57 0.07 3.15 517.24 0.33 3.69SET/19 5.353,27 -0,05 2,92 5.227,81 -0,04 2,89 719,78 -0,11 2,47 517,24 0,00 3,29OUT/19 5.355,41 0,04 2,55 5.233,03 0,10 2,54 719,49 -0,04 1,84 518,07 0,16 2,96 NOV/19 5.384,33 0,54 3,37 5.259,72 0,51 3,27 722,80 0,46 1,98 521,59 0,68 3,50DEZ/19 5.450,02 1,22 4,48 5.320,21 1,15 4,31 729,09 0,87 3,09 526,50 0,94 4,38JAN/20 5.460,38 0,19 4,30 5.331,38 0,21 4,19 733,75 0,64 3,30 528,02 0,29 4,08FEV/20 5.469,66 0,17 3,92 5.344,71 0,25 4,00 734,64 0,12 3,07 528,61 0,11 3,63MAR/20 5.479,51 0,18 3,31 5.348,45 0,07 3,30 736,84 0,30* 2,82 529,13 0,10 3,21ABR/20 5.466,90 -0,23 2,46 5.331,87 -0,31 2,40 739,05 0,30* 2,80 527,55 -0,30 2,60MAI/20 5.453,24 -0,25 2,05 5.311,61 -0,38 1,88 741,64 0,35* 2,95 526,28 -0,24 2,38 JUN/20 5.461,41 0,15 2,19 5.322,23 0,20 2,07 744,23 0,35 3,53 527,07 0,15 2,38JUL/20 5.472,34 0,20 2,30 5.338,20 0,30 2,18 746,46 0,30 3,67 528,12 0,20 2,44AGO/20 5.480,55 0,15 2,33 5.348,88 0,20 2,27 748,70 0,30 3,90 528,92 0,15 2,26SET/20 5.494,25 0,25 2,63 5.362,25 0,25 2,57 750,58 0,25 4,28 529,97 0,20 2,46OUT/20 5.507,98 0,25 2,85 5.378,34 0,30 2,78 752,45 0,25 4,58 531,30 0,25 2,55NOV/20 5.519,00 0,20 2,50 5.391,78 0,25 2,51 754,71 0,30 4,41 532,63 0,25 2,12DEZ/20 5.538,32 0,35 1,62 5.407,96 0,30 1,65 756,60 0,25 3,77 534,22 0,30 1,47JAN/21 5.549,39 0,20 1,63 5.421,48 0,25 1,69 758,49 0,25 3,37 535,56 0,25 1,43FEV/21 5.560,49 0,20 1,66 5.435,03 0,25 1,69 760,38 0,25 3,50 536,90 0,25 1,57MAR/21 5.574,39 0,25 1,73 5.451,34 0,30 1,92 762,29 0,25 3,45 538,51 0,30 1,77ABR/21 5.585,54 0,20 2,17 5.459,51 0,15 2,39 764,19 0,25 3,40 539,59 0,20 2,28MAI/21 5.593,92 0,15 2,58 5.470,43 0,20 2,99 766,10 0,25 3,30 540,40 0,15 2,68

PREVISÕES

M J J A O N D MJ AF MS

-0,04

0,13 0,010,19

0,11 0,10

0,51

1,15

0,070,21

-0,31

0,25

-0,38

Evolução e Previsões - InflaçãoProgression & Previsions - Inflation

IPCA - Geral -0,38Habitação -0,25Alimentação 0,24Transportes -1,90Comunicação 0,24Saúde -0,10Vestuário -0,58Educação 0,02Despesas pessoais -0,04Artigosderesidência 0,58

Os reajustes por setores Mai/2020

20

Page 15: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

15Revista Suma Economica - Julho 2020

IGP-DI em %

IPC - FGV INCC - FGVIGP - FGV IPA - FGV

Evolução e Previsões - InflaçãoProgression & Previsions - Inflation

Período Índice No Mês 12 Meses Índice No Mês 12 Meses Índice No Mês 12 Meses Índice No Mês 12 Meses

PREVISÕES

DEZ/08 404,10 -0,44 9,11 445,59 -0,88 9,77 320,28 0,52 6,07 407,80 0,17 11,86DEZ/09 398,30 -0,11 -1,44 427,39 -0,29 -4,09 332,86 0,24 3,93 421,06 0,10 3,25DEZ/10 443,33 0,38 11,31 486,51 0,21 13,83 353,59 0,72 6,23 453,78 0,67 7,77DEZ/11 465,55 -0,16 5,01 506,53 -0,55 4,12 376,07 0,79 6,36 487,73 0,11 7,48DEZ/12 503,37 0,66 8,13 554,19 0,74 9,41 397,44 0,66 5,68 523,44 0,16 7,32DEZ/13 531,17 0,68 5,52 582,25 0,78 5,06 419,84 0,69 5,64 565,78 0,10 8,09DEZ/14 551,26 0,38 3,78 594,87 0,30 2,17 448,56 0,75 6,84 605,07 0,08 6,94DEZ/15 610,13 0,44 10,68 662,20 0,33 11,32 495,83 0,88 10,54 650,41 0,10 7,49DEZ/16 653,71 0,83 7,14 713,41 1,10 7,73 526,51 0,33 6,19 690,17 0,35 6,11DEZ/17 650,95 0,74 -0,42 695,45 1,07 -2,52 543,48 0,21 3,22 719,48 0,07 4,25SET/18 706,60 1,79 10,34 774,29 2,54 13,69 563,67 0,45 4,65 742,51 0,23 3,92OUT/18 708,43 0,26 10,51 775,61 0,17 13,91 566,37 0,48 4,81 745,11 0,35 3,96NOV/18 700,36 -1,14 8,39 762,42 -1,70 10,80 565,41 -0,17 4,25 746,08 0,13 3,77DEZ/18 697,21 -0,45 7,11 756,17 -0,82 8,73 567,05 0,29 4,34 747,05 0,13 3,83JAN/19 697,69 0,07 6,56 754,73 -0,19 7,90 570,28 0,57 4,21 750,71 0,49 4,02FEV/19 706,41 1,25 7,73 768,24 1,79 9,67 572,28 0,35 4,40 751,39 0,09 3,98MAR/19 713,97 1,07 8,28 778,61 1,35 10,30 576,00 0,65 4,90 753,71 0,31 4,05ABR/19 720,40 0,90 8,24 787,10 1,09 10,11 579,63 0,63 5,20 756,58 0,38 4,14MAI/19 723,28 0,40 6,92 791,19 0,52 8,14 580,90 0,22 5,00 756,81 0,03 3,94JUL/19 727,76 -0,01 5,55 796,00 -0,22 6,46 582,59 0,31 3,89 767,89 0,58 3,81AGO/19 724,05 -0,51 4,30 788,84 -0,90 4,47 583,58 0,17 4,00 771,12 0,42 4,09SET/19 727,67 0,50 2,98 794,28 0,69 2,58 583,58 0,00 3,53 774,67 0,46 4,33OUT/19 731,68 0,55 3,28 800,96 0,84 3,27 583,05 -0,09 2,94 776,06 0,18 4,15 NOV/19 737,89 0,85 5,36 809,85 1,11 6,22 585,91 0,49 3,63 776,37 0,04 4,06DEZ/19 750,73 1,74 7,68 828,80 2,34 9,60 590,42 0,77 4,12 778,00 0,21 4,14JAN/20751,41 0,09 7,70 827,72 -0,13 9,67 593,90 0,59 4,14 780,96 0,38 4,03FEV/20 751,50 0,01 6,38 827,47 -0,03 7,71 593,84 -0,01 3,77 783,53 0,33 4,28MAR/20 763,82 1,64 6,98 846,75 2,33 8,75 595,86 0,34 3,45 785,57 0,26 4,23ABR/20 764,21 0,05 6,08 847,68 0,11 7,70 594,79 -0,18 2,62 787,30 0,22 4,06MAI/20 772,38 1,07 6,79 862,69 1,77 9,04 591,58 -0,54 1,84 788,87 0,20 4,24 JUN/20 781,73 1,21 7,40 879,08 1,90 10,19 592,17 0,10 1,96 792,03 0,40 3,74JUL/20 784,97 0,42 7,86 883,91 0,55 11,04 593,06 0,15 1,80 795,20 0,40 3,56AGO/20 787,25 0,29 8,73 886,56 0,30 12,39 594,54 0,25 1,88 797,98 0,35 3,48SET/20 789,73 0,31 8,53 889,67 0,35 12,01 596,03 0,25 2,13 800,38 0,30 3,32OUT/20 791,59 0,23 8,19 891,45 0,20 11,30 597,81 0,30 2,53 802,38 0,25 3,39NOV/20 793,52 0,25 7,54 893,67 0,25 10,35 599,31 0,25 2,29 803,98 0,20 3,56DEZ/20 796,22 0,34 6,06 897,25 0,40 8,26 600,81 0,25 1,76 805,99 0,25 3,60JAN/21 799,09 0,36 6,35 900,84 0,40 8,83 602,61 0,30 1,47 808,41 0,30 3,52FEV/21 800,97 0,23 6,58 902,64 0,20 9,08 604,42 0,30 1,78 810,43 0,25 3,43MAR/21 802,97 0,25 5,12 904,90 0,25 6,87 605,93 0,25 1,69 812,46 0,25 3,42ABR/21 805,62 0,33 5,42 908,06 0,35 7,12 607,75 0,30 2,18 814,89 0,30 3,50MAI/21 808,48 0,35 4,67 911,24 0,35 5,63 609,87 0,35 3,09 818,15 0,40 3,71

M S O N D MJ AF M20

J J A

0,50 0,55

0,85

1,74

0,09 0,09-0,01

-0,51

0,400,63

0,01

1,64

0,05

1,07

Page 16: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

16 Revista Suma Economica - Julho 2020

Análise da ConjunturaConjuncture Analisys

Números indicam ainda uma retomada lenta

A divulgação das projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a economia mundial neste ano mostrou um cenário de dificuldade para diversos países, como podemos ver no texto de internacional na página 33.

Para o Brasil, a estimativa de queda de 9,1% pode ser considerada por demais alarmista, mas leva em conta o que aconteceu no país, sobretudo em março, abril e maio, em que, além da questão da pesada queda da atividade econômica, houve um conflito bastante sério entre o Executivo com o Congresso e o Judiciário.

Com o arrefecimento do tom belicoso e com estados e municípios, aos poucos, retomando a atividade econômica, há bases para acreditar que esta projeção do fundo não deva se confirmar para o ano, apesar de sabermos que os dados do segundo trimestre serão extremamente ruins quando forem divulgados pelo IBGE.

Há bases importantes para que a economia possa ir se recuperando, mesmo que lentamente, no segundo semestre, isto se conseguirmos evitar uma segunda onda mais forte da pandemia, que seria, ai sim, prejudicial demais para a economia, e até confirmaria ou pioraria as previsões do FMI.

Essa segunda onda poderia vir da própria irresponsabilidade das pessoas e nem talvez de algumas precipitações de municípios ao reabrirem o comércio e eventos, como percebemos. Tem-se visto inúmeras aglomerações em bailes e bares pelas diversas cidades, o que mostra que a não solidariedade e o descuidado vêm de

quem também deveria estar zelando pelo bem estar geral, a própria população.

Colocando isto a parte e tratando do cenário econômico, os juros baixos, a inflação ao consumidor controlada e a grande quantidade de dinheiro colocada pelo governo com o auxílio emergencial trazem uma expectativa positiva de uma ligeira melhora no segundo semestre.

Há também setores demonstrando alguma solidez no caos. Caso da agropecuária, que manteve uma safra alta e com expectativa de repetir a dose neste ciclo que se inicia. O crédito rural neste Plano Safra foi ampliado, apesar de a baixa dos juros não ter sido a esperada.

Exportações agrícolas

Nos dados do FMI vimos que a China, entre os principais países, seria o único a registrar PIB positivo em 2020. A alta de 1,0% para uma China que crescia a mais de 7,0% há alguns anos é bem ruim, mas esta projeção indica um cenário melhor para o segundo semestre, com retomada forte das exportações e importações do país, o que benéfico para o Brasil, grande ator no mercado de commodities agrícolas.

Os preços ainda não estão favoráveis no mercado internacional, mas se recuperam aos poucos. O que ajuda no momento é o dólar girando em torno de R$ 5,00.

Ajuda nos embarques, mas prejudica as importações, que diminuíram no ano por este motivo e também pelas

Em %ESTIMATIVA DO FMI PARA O PIB EM 2020

5,0

0,0

-5,0

-10,0

-15,0

-4,9

-8,0 -8,0-10,2

-7,3

-12,5 -12,8 -12,8

-5,8

-10,2-8,4

-3,0

-9,1

-6,6

-4,5

1,0

-10,5

Mun

doI

Econ

omia

s Ava

nçad

as

EUA

Zona

do Eu

ro

Alem

anha

Fran

ça

Itália

Espa

nha

Japã

o

Rein

o Uni

do

Rein

o Uni

do

Mer

cado

s Em

erge

ntes

Bras

il

Rúss

ia

Índi

a

Chin

a

Méx

ico

Page 17: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

17Revista Suma Economica - Julho 2020

Análise da ConjunturaConjuncture Analisys

Em %PRODUÇÃO INDUSTRIAL/MAI20

Em %PRODUÇÃO INDUSTRIAL- SETORES SELECIONADOS/MAI20

restrições de entrada no país, fora a questão de a indústria ter freado as atividades na pandemia, o que diminuiu a demanda por importados.

Indústria e varejo

Para o segundo semestre, a indústria necessitará mostrar força na sua recuperação. Os dados de maio frente ao mês de abril mostraram força. Mas é importante notar a comparação frente ao mês de maio do ano passado, onde todas as categorias demonstraram ainda uma queda bastante significativa.

O empresário do setor, assim como o do varejo, ainda está preocupado com a conjuntura atual de uma pandemia não controlada e deve evitar investimentos para este ano.

A utilização da capacidade instalada está baixa, o que

leva a crer que a retomada passará pela reutilização dessa capacidade hibernada.

No varejo, espera-se que o auxílio emergencial surta efeito. Alimentos, cujos estabelecimentos mantiveram-se abertos sempre, serão a prioridade e este é o setor que registrou crescimento no período.

Nos demais, que agora voltam a abrir, a torcida é que haja uma demanda reprimida para que as vendas se recuperem e que o auxílio não seja só para alimentos e pagamento de dívidas e contas atrasadas.

Em suma, o cenário para este semestre, mesmo com incertezas, é de expectativa de um início de recuperação leve da economia, projetando então uma queda no PIB entre 6,0% e 7,0% pelo fraquíssimo segundo semestre e pela base de comparação razoável que foi o segundo semestre do ano passado.

20

20

Indústria geral

Celulose, papel e produtos de papel

Derivados do petróleo e de

biocombustíveis

Metalurgia Equipamentos de informática e

eletrônicos

Máquinas, aparelhos e

materiais elétricos

Máquinas e equipamentos

Frente ao mês anterior

Frente ao mês anterior

Frente ao mês do ano anterior

Frente ao mês do ano anterior

Indústria extrativas Indústria de transformação

10

0

0

-10

-20

-20

-40

-30

7,0

12,1

-23,8-21,9

-5,6 -5,7

-6,4 -7,2

16,2

1,69,5

18,013,2

9,0

-28 -31,1-36,5 -35,5

Page 18: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

18 Revista Suma Economica - Julho 2020

Espaço para nova queda nos juros básicos

Na sua última reunião, em junho, o Copom reduziu a taxa básica de juros para 2,25% ao ano. Foi a oitava queda consecutiva na série que começou em julho de 2009. E há espaço para novo corte, na medida em que o país convive com recessão fortíssima e inflação baixíssima, com a dívida pública, bruta, tendendo aos 100% do PIB até o fim deste ano.

Com os juros básicos no patamar atual, e caindo, o giro da dívida fica "menos pesado” e, no decorrer dos próximos seis a nove meses tende a impactar para baixo as demais taxa de juros no mercado.

Operações de crédito do SFN

Em maio, as operações de crédito do sistema financeiro apresentaram um saldo de R$ 3,595 tri lhões, alta de 0,1% frente ao resultado de abril, e de 15,8% em médias móveis de 12 meses. A relação crédito/PIB ficou em 49,7%. Em maio de 2019 estava em 46,8%

Para pessoas físicas houve estabilidade na passagem de abril para maio, f icando em R$ 2,029 tri lhões. Para pessoas jurídicas foi apresentada uma aceleração de 0,7%, fechando o quinto mês do ano em R$ 1,566 tri lhão.

Em recursos l ivres foram R$ 2,101 tri lhões, com alta de 0,1% na comparação com abril

e de 15,8% em doze meses. Desse montante, as operações de pessoas físicas responderam com R$ 1,100 tri lhão, queda de 0,5% frente ao mês de abril mês deste ano, com todas as modalidades apresentando queda, como, por exemplo, crédito para aquisição de veículos. Em pessoa jurídica foram R$ 1,001 tri lhão, com alta de 0,7%.

Para o crédito direcionado foi R$ 1,493 tri lhão, alta de 0,6% na comparação com abril e de 1,3% em doze meses. Pessoa física teve saldo de R$ 928,8 bilhões, alta de 0,5% e destaque para os financiamentos imobiliários a taxas reguladas. Pessoa jurídica teve alta de 0,6%, terminando maio em R$ 565 bilhões com mais f inanciamentos do BNDES para capital de giro.

Também foi divulgada pelo Banco Central para maio a taxa média de juros de operações de crédito, que ficou em 20,4% ao ano, uma retração de 1,1% frente ao registrado em abril e de 4,5% em médias móveis de 12 meses. Em recursos l ivres a taxa ficou em 29,5% enquanto para recursos direcionados se situou em 7,3%.

A taxa média de juros no crédito para pessoas físicas ficou em 26,2% ao ano, queda de 1,0% na comparação com abril. No l ivre, a taxa de pessoas físicas ficou em 42,7%, com

Taxa de JurosInterest Rates

2,09

A A S O D MJ AF MNM J J

3.2673.325 3.361

3.3723.470

3.587 3.587

3.4623.491

3.595

3.409

3.286 3.296 3.290

20

Total Setor Público + Setor Privado (em R$ bilhões)Operações de Crédito do Sistema Financeiro

Page 19: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

19Revista Suma Economica - Julho 2020

destaque para a queda nos juros para o cartão de crédito rotativo. No direcionado, maio encerrou a 7,3%.

No crédito para as empresas, a taxa média de juros atingiu 12,0% em maio. No crédito l ivre foi para 14,2% ao ano com o impacto da queda na conta garantida e na conta capital de giro. No crédito direcionado, a taxa ficou em 7,3% ao ano.

A taxa de inadimplência ficou em 3,2%, sendo que no crédito familiar f icou em 3,9% em agosto, e para empresas ficou em 2,3%. Com recursos l ivres a inadimplência se situou em 4,0%; no direcionado terminou o quinto mês do ano em 2,1%.

O spread ficou em 16,4% em maio, com os recursos direcionados encerrando o mês a 4,5% ao ano, enquanto para l ivres ficou em 24,6% ao ano.

Captação no início de junho

Com o lançamento de US$ 1,25 bilhão em títulos da dívida com vencimento em junho de 2025 e de US$ 2,25 bilhões para junho de 2030, o Tesouro Nacional captou no início de junho US$ 3 bilhões, com as menores taxas de juros em sete anos. Para os títulos de dez anos os juros ficaram em 4%. Para cinco anos, f icou em 3%.

Taxa de JurosInterest Rates

3,3

3,1

3,2

3,4

3,5

3,0

2,9

S O N D MJ AF M

3,2

Acima de 90 dias, em %Inadimplência

M J J A

Em % do PIBCrédito no Sistema Financeiro

Em % Variação da Selic Anual

J OJ NA D MM S J AF M20

46,7 46,846,4

46,8 47,0 46,9 47,347,8

48,9

47,5

49,2

47,6

49,7

20

06

05

04

03

02

A S O N D J AF MM J

2,25

20

Page 20: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

AçõesStocks

Juros baixos e pessoa física impulsionam o mercado

Em junho, a continuação da queda na Sel ic, para 2,25% ao ano, tendendo para menos, continuou impulsionando a Bolsa. Uma subida de 8,8% no Ibovespa. Após o “fundo do poço” em meados de março, até o f im de junho os preços subiram mais de 40%. Mantendo-se a tendência atual, em mais dois ou três meses será superada a perda do ano.

A bolsa sobe no meio da maior recessão do país em mais de cem anos, o que parece incompatível com a conjuntura. Mas a s ituação se torna mais interessante quando se examina as pr incipais questões para a aval iação dos preços:

Quais são os direcionadores posit ivos e negativos para o mercado, no cur to e no longo prazo?

Qual o impacto sobre as empresas l istadas em Bolsa e, em par ticular, sobre a capacidade f inanceira, a evolução do faturamento e o potencial para a continuidade de distr ibuição de dividendos?

Direcionadores positivos e negativos

Em relação à pr imeira pergunta, o pr incipal direcionador posit ivo é a continuidade da queda dos juros no Brasi l para patamares que a alguns anos atrás eram inimagináveis. Isso, por consequência, tem gerado uma migração

de investidores, que antes estavam ancorados em renda f ixa, para a var iável. E, como o mercado de renda f ixa é incomensuravelmente maior do que os negócios com ações, é natural que ocorra uma pressão para cima nos preços dos papéis.

Ao mesmo tempo em que o mercado de renda f ixa f ica pouco rentável, outras opções de investimentos, que são do gosto do investidor brasi leiro, como imóveis comerciais e residenciais para aluguel, estão pouco atraentes. Com a pandemia fechando os estabelecimentos e o temor de que o home - off ice reduza a demanda por espaços comerciais e de escr itór ios, faz-se com que se reduza a demanda para esta opção de investimentos. E provavelmente continuará assim, até se ter uma ideia mais clara sobre a tendência para a demanda e para o preço dos imóveis.

Ainda como um fator posit ivo, embora menos quantitativo e racional do que os demais, os investidores de ações em geral estão otimistas e acreditam que a recuperação será em “ V ” devido à grande quantidade de dinheiro que tem sido injetada na economia e aos juros baixos. O que é um cenário possível, mas não tão otimista como o que tem animado o mercado.

Evolução do Ibovespa

ND

J

JJ A

S

AM

FM

89.50487.887

97.393

100.967101.812 101.134

104.745

96.353

97.03095.584

95.414

19

20 Revista Suma Economica - Julho 2020

Page 21: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

AçõesStocks

ON

J

M

A

104.745

107.219

108.233

115.645

113.760

Quanto aos direcionadores baixistas, o pr incipal é a incer teza sobre a continuidade da cr ise de saúde. Haverá segunda onda? Como f icará o comércio? Os cl ientes voltarão normalmente? É real a chance de se ter uma vacina segura até o f im deste ano ou início de 2021? Conseguirá ser produzida e distr ibuída para centenas de milhões? Conseguirá ser produzida no país com rapidez? Qual será a posição do Brasi l na “f i la de espera” quando a vacina começar a ser produzida no exter ior?

Em suma, os pr incipais desdobramentos baixistas, na economia, são quase todos derivados da evolução da doença, o que pode alterar, para melhor ou para pior, a volta da normalidade no país.

Qual o desdobramento da crise sobre as empresas l istadas em bolsa?

As empresas l istadas em bolsa, efetivamente, estão entre as melhores, maiores e mais sól idas companhias do país. E com fáci l acesso ao dinheiro. Isso é um grande diferencial no momento atual. Além disso, muitas delas são ol igopolistas ou ocupam um mercado em que são os pr incipais players. Completando, muitas delas são expor tadoras.

Logo, efetivamente são mais protegidas das contingências da economia e com capacidade de reação mais rápida, pela estrutura, o acesso ao dinheiro, e ao mercado externo.

Ao lado disto, aparentemente, as empresas que mais sofrem com a pandemia, como as aéreas, tur ismo, entre outras, já estão mapeadas.

Contudo, mesmo que separado o joio do tr igo, é dif íc i l saber, antes dos balanços do terceiro tr imestre, como estará sendo o real impacto da pandemia nos resultados das demais empresas, para se ter uma aval iação - mais próxima da real idade - do que podem ser os múlt iplos e a precif icação dos papéis no f im de 2020.

É claro que alguns indicadores antecedentes mostram um passo a passo do que pode estar acontecendo nas empresas. Mas as experiências de cr ises anter iores mostram que as surpresas podem ser muito grandes. Com algumas posit ivas e muitas negativas.

Em suma, os balanços do primeiro tr imestre ainda darão uma indicação pouco precisa para a formação dos preços e só no terceiro tr imestre se terá uma tendência mais definida. Até lá , com os juros no patamar atual e caindo, o dinheiro que sai da renda f ixa e se movimenta para a Bolsa tende a continuar pressionando para cima o preço das ações. Embora não se possa descar tar o r isco de surpresas negativas como os confl itos dentro do próprio governo, a Covid, o mercado internacional e dos resultados inerentes as próprias empresas.

20

21Revista Suma Economica - Julho 2020

D

J

104.171

F

73.019

80.505

87.402

95.055

M

Page 22: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

22 Revista Suma Economica - Julho 2020

Comportamento da Indústria de FundosEm maio deste ano, apesar de acontecer em um montante bem menor do que no mês anterior, a indústria de fundos de investimento apresentou saída líquida de R$ 14,940 bilhões, perfazendo um trimestre móvel de retiradas líquidas.

O movimento de retirada líquida dos fundos de Renda Fixa arrefeceu e registrou saída de R$ 11,923 bilhões. Uma menor retirada líquida também foi apresentada pela categoria FIDC: R$ 3,154 bilhões. Previdência, pelo contrário, registrou um aumento na retirada líquida no quinto mês do ano: R$ 3,740 bilhões

Em termos de entrada líquida, em maio, cabe registrar o resultado em Multimercados, que no mês anterior fechou com saída líquida substancial de recursos, encerrando maio com saldo líquido de R$ 3,417 bilhões.

Nos cinco primeiros meses do ano, há saída líquida de recursos, ficando em R$ 74,139 bilhões. Renda Fixa registrou, entre janeiro e maio, saída líquida de R$ 131,123 bilhões. FIDC teve retirada líquida de R$ 16,046 bilhões. Com o resultado de maio, Previdência agora registra saída líquida acumulada de R$ 3,031 bilhões. As outras categorias principais ainda registram entrada líquida de recursos no ano: Ações, com R$ 48,395 bilhões; Multimercados, com R$ 16,237 bilhões.

Em 12 meses, a liderança em captação líquida ficou com Ações, que fechou o período com R$ 114,962 bilhões. A categoria Multimercados está na segunda posição, com R$ 71,581 bilhões. Na sequência, Previdência com R$ 29,084 bilhões. Pelo lado negativo, saída de R$ 194,428 bilhões na Renda fixa em 12 meses.

Em termos de rentabilidade, para o mês de maio, em Renda Fixa destacou-se Renda Dívida Investimento no Exterior com variação de 2,15%.

Entre os fundos de Ações, no quinto mês de 2020, a maioria teve alta de dois dígitos. Destaque para FMP-FGTS com 14,85%. Em Multimercados destaque para Long and Short Direcional com 2,53%. Na categoria Previdência, o tipo Previdência Ações Indexados (1) registrou alta de 7,95% em maio.

Nos primeiros cinco meses do ano, Renda Fixa Dívida Externa teve alta de 32,73%. Cambial fechou o período entre janeiro e maio com alta de 33,95%. Em Multimercados e Previdência continuam sem destaques relevantes no ano. Em Ações, apenas variações negativas de dois dígitos.

No acumulado em 12 meses, em Renda Fixa lidera o tipo Dívida Externa com 45,72% de rentabilidade. Em Ações, poucas altas na base de 12 meses. Em Previdência, Renda Fixa Duração Alta Soberano (1) teve alta de 10,60% em 12 meses. Já em Multimercados, o resultado em 12 meses indicou um rendimento de 12,71% em Investimento no Exterior.

O patrimônio líquido da indústria de fundos chegou, em maio deste ano, a R$ 5,316 trilhões, considerando os fundos Off-Shore, variando – 2,71%.

Por classe, Renda Fixa apresenta um patrimônio líquido de R$ 2,036 trilhões, seguido de Multimercados, com R$ 1,218 trilhão, e Previdência, com R$ 924 bilhões.

Mantida a retirada líquida em maio

Renda Fixa

Previdência

Multimercado

Ações

Fundos de Índices

Cambial

Participações

0,4

-11,9

3,4

-3,1

0,2

60

120

180

240

30

90

150

210

270

(*) Outros - Estruturados + Offstore | Fonte: Anbima

2015 2016 2017 2018 2019 2020

13,5%

38,3%

17,4%

7,9%

22,9%

Outros*

Renda Fixa

Previdência

Ações

Multimercado

Maio

Patrimônio Líquido Maio

Mercado Doméstico Captação em 12 meses

R$-74 bi

Fundos de InvestimentoMutual Funds

Maio em R$ bilhõesCaptação Líquida por categoria

-0,5

0,4

0

3,7

FIDC

Page 23: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

23Revista Suma Economica - Julho 2020

Os prêmios e contribuições (captação bruta) tiveram um mês de abril complicado devido ao atual momento brasileiro envolto com a pandemia, levando a uma intensificação dos resgates, já que a população buscou renda de onde poderia tirar.

No quarto mês do ano, atingiram R$ 4,9 bilhões, queda de 47,7% frente ao mesmo mês de 2019. A liderança no mês ficou com a Brasilprev, com 31,61% de participação no mercado, seguida da Bradesco Vida e Previdência com 28,86%.

Considerando os resgates, foram R$ 6,3 bilhões em abril, alta de 2,1% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Com isso, em termos de captação líquida, o que houve, na verdade, em abril, foi uma saída liquida de R$ 1,5 bilhão.

Por produto, O VGBL fechou abril com 85,0% da fatia do mercado, com o PBGL tendo 14,0% de participação e os Planos Tradicionais ficando com 1,0%. Por tipo de contratação, os Planos Individuais encerraram abril com 81,0% do total dos prêmios e contribuições, com os Planos Coletivos tendo participação de 16,0% e os Planos para Menores em 3,0%.

No acumulado do primeiro quadrimestre do ano, os prêmios e contribuições ficaram em R$ 34,1 bilhões, retração de 3,9% na comparação com o mesmo período de 2019. Os resgates ficaram em R$ 29,5 bilhões (alta de 23,5%), com um movimento intenso em março, período que os problemas se intensificaram com a pandemia. O resultado do ano ainda é de captação líquida, que ficou em R$ 4,6 bilhões, mas temos que levar em consideração que no bimestre março-abril já houve um resgate líquido de R$ 3,9 bilhões acumulados.

O resultado entre janeiro e abril tem a Brasilprev na liderança no ranking de prêmios e contribuições com 34,19%, seguido da Bradesco Vida e Previdência com 23,97%.

Por produto, o VGBL teve, nos quatro primeiros meses do ano, participação de 90,3%, com o PGBL ficando com 8,8% e os Planos Tradicionais com 0,9%.

Por segmento, os Planos Individuais ficaram com 85,6%. Já os Planos Coletivos registraram, no resultado acumulado, uma participação de 12,6%. Os Planos para Menores fecharam o quadrimestre com 1,8%.

No VGBL lidera a Brasilprev com 35,52% do mercado entre janeiro e abril. A seguradora também lidera nos Planos Tradicionais com 28,40% do mercado. Já no PGBL, a liderança no ano ficou para a Bradesco Vida e Previdência, com 28,34% do mercado de prêmios e contribuições na categoria.

As provisões no ano chegaram a R$ 938,8 bilhões, com liderança da Brasilprev, seguida da Bradesco Vida e Previdência e do Itaú.

Por região, entre contribuições e prêmios, o Sudeste tem 64,2% de participação, seguida da região Sul (16,5%). Na sequência do ranking: Nordeste (10,0%), Centro-Oeste (6,3%) e Norte (3,0%).

Resgate líquido durante a pandemia

25,9%BRADESCO

18,2%BRASILCAP

11,9%ITAÚ UNIBANCO

13,3%SANTANDER

6,8%CAIXA

7,6%ICATU

5,0%INVEST CAP.

11,3%OUTROS

21,5112015

21,5112015

21,0882016

20,7592017

20,7592017

21,0092018

21,0092018

5,628MAR/20

23,8982019

2020 Jan a Mar208.3761033.3611.0887681.0928096431.252289414

18.195

2.89731

1.14436424150123522059310351

6.385

AutomóveisDPVATPatrimoniaisHabitacionalTransportesCrédito e garantiaGarantia estendidaResponsabilidadesRuralMarítimos e aeronáuticosOutrosTotal Seguros Elementares

Segmentos (Arrecadação) Março

SegurosInsurance

Em R$ milhões Mercado de Seguros Elementares

Em R$ BilhõesEvolução da Receita - Capitalização

Capitalização em março de 2020Ranking das Principais Empresas

Fonte: CNseg

Page 24: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

24 Revista Suma Economica - Julho 2020

E-commerce foi solução para Dia dos NamoradosCom os Shoppings e lojas físicas ainda fechadas por causa

da pandemia, as vendas do comércio para a data festiva do Dia dos Namorados despencou.

Segundo o Serasa Experian, as vendas caíram 27,8% na semana entre 6 e 12 de junho. Soma-se a isso o fato de o ano passado, sem problemas que enfrentamos atualmente, já havia registrado queda de 2,9%.

Importante destacar que, em São Paulo, que naquela semana, já tinha uma ligeira flexibilização, as vendas na semana dos namorados caíram em um ritmo menor do que o registrado na semana das mães em maio, o que mostra que as restrições de circulação e abertura tiveram um aspecto até mais decisivo do que a falta de renda causada por demissões ou priorização de contas.

Enquanto as vendas físicas caíram, o e-commerce foi a solução para o Dia dos Namorados. Pesquisas independentes de sites especializados apontaram que as vendas no período cresceram 117%, com faturamento chegando a R$ 6,45 bilhões.

Ainda de acordo com esta pesquisa, o percentual de compras por sexo foi quase igual, com uma diferença de 0,6 pontos percentuais a favor dos homens.

O ticket médio foi de R$ 406,67, mas os homens tiveram um ticket médio de R$ 474,10, enquanto o das mulheres foi de R$ 357,18, podendo ser explicado pela maior participação masculina (93,8%) na compra de eletrônicos e de materiais de informática, de valores mais vultosos. Em beleza e em moda e acessórios, a participação feminina ultrapassou 80%.

Outro dado relevante divulgado pela Compre& Confie, diz respeito ao percentual de cada região nas compras online no Dia dos Namorados.

O Sudeste concentrou 62,5% das vendas, com São Paulo chegando a 38,71%. Sul e Nordeste tiveram números próximos, 14,8% e 14,3%, respectivamente, enquanto o Centro-Oeste fechou o período com 5,8% de participação. O Norte ficou com uma fatia de 2,6%.

Com relação ao modelo de compra, outra informação relevante é a melhora das compras via dispositivos móveis, chegando a 32,4% do total, com o restante tendo a utilização dos desktops. Apesar disso, era até esperado uma participação maior dos mobiles, mas, a explicação deve ser dada pelo fato de os desktops darem uma melhor visualização dos produtos ofertados. Mesmo assim há que se destacar estes dados, já que indicam uma tendência da população, não só relacionada às compras on-line, mas também no dia-a-dia na utilização dessa ferramenta.

Demanda do consumidor por créditoDe acordo com a Boa Vista SCPC, a demanda do

consumidor por crédito caiu 35,1% em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em relação ao mês de março houve retração de 24,4%. Em 12 meses, retração de 2,5%. No quadrimestre, queda de 12,7%.

O cenário mantém-se o mesmo já que a pandemia está travando as decisões devido já ao alto grau de inadimplência,

o que impede o consumidor, receoso em perder emprego, por exemplo, arriscar na aquisição de novas dívidas, mesmo que os juros estejam menores.

Vendas de veículosDe acordo com a ANFAVEA, o licenciamento de

autoveículos nacionais e importados novos (automóveis, utilitários, caminhões e ônibus) foi de 62,190 mil unidades em maio, decomposta em 9,794 mil importados (15,7% de participação) e 52,396 mil nacionais, e uma queda de 74,7% frente ao mesmo mês de 2019. Na comparação com abril, houve uma alta de 11,6%. Nos cinco primeiros meses do ano, queda de 37,7%, com 676,006 autoveículos comercializados.

Especificamente para caminhões foram 4,819 mil unidades comercializadas em maio, queda de 47,2% frente ao mesmo mês de 2019. Sobre abril houve alta de 21,9%. Nos cinco primeiros meses do ano, queda de 26,1%, com 28,906 mil unidades.

Para máquinas agrícolas, foram comercializadas 3,858 mil unidades em maio, alta de 23,3% na comparação com o mesmo mês de 2019. Comparada ao mês de abril, as vendas cresceram 61,0%. Entre janeiro e maio, as vendas ficaram em 15,715 mil unidades, alta de mil unidades, alta de 0,9%.

Números do IBGE para abrilComo esperado, em abril deste ano, as vendas do

comércio caíram 16,8% na comparação com o mesmo mês de 2019. O resultado foi influenciado, sobretudo, pela queda acentuada nas vendas de setores como, Combustíveis e Lubrificantes, Tecidos, Vestuário e Calçados e também em Móveis e Eletrodomésticos. Só em vestuários e calçados, o ramo registrou queda de 75,6%.

O resultado péssimo, nesta base, destes três ramos relevantes, anulou o bom desempenho das vendas supermercadistas. Importante destacar que, já em abril, as vendas farmacêuticas já não acompanharam o ritmo de março, sempre considerando a base frente ao mesmo mês do ano anterior, mostrando uma acalmada do consumidor, já que houve uma corrida às farmácias em março pelo medo e desinformação sobre a pandemia.

Na comparação com março houve retração de 16,8%. Nesta base, nem o resultado dos supermercados foi positivo, mostrando também que março houve uma corrida desenfreada às compras pela pandemia e, já em abril, o ritmo, mesmo alto na comparação com o ano passado, volta ao normal na comparação mês a mês em um período conturbado.

Em 12 meses, o varejo nacional registrou crescimento de 0,7%. No quadrimestre, queda de 3,0%.

No varejo ampliado, a queda foi de 27,1% em abril na comparação com o mesmo mês de 2019, com uma retração de 57,8% em Veículos e Motos e de 20,8% em Materiais de Construção. O varejo ampliado cresceu 0,8% em 12 meses e registrou queda de 6,9% nos quatro primeiros meses do ano.

Vendas no ComércioRetail Sales

Page 25: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

25Revista Suma Economica - Julho 2020

Vendas do Varejo no Brasil

D J A M J J A S O N FD MJ AF M

J F M

0,6

3,9

1,3 1,3

-16,8

2,1

4,2

2,9

4,7

2,6

-1,2-4,5

1,9 1,7 1,0

-0,3

4,3

D A A S O N FD MM J J

19 20

19

Variação mensal (base igual mês do ano anterior)

Variação mês/mês anterior com ajuste sazonal

Evolução das Vendas (base igual mês do ano anterior)

Evolução das Vendas por Estado (base igual mês do ano anterior)

Variação do volume por ramo de atividade, em Abril

Em Abril

Em Abril

Em % (Abril)

4,7%

-25,2%

*Varejo Ampliado

SC MT MS TO PR MG PA SP PB RJ BR MA RS ES RR RN GO AM PI DF PE AL SE BA AC CE RO AP

-42,8-40,8-33,8

-25,9-25,6-25,0-25,0-22,5-22,3-21,6-21,6-19,6-18,1-18,0-17,8-17,5-17,3-16,8-16,2-16,2-16,0-15,1-14,6-12,9-12,5-12,4-10,2-7,4

Vendas no ComércioRetail Sales

-2,2

0,4 0,0 0,3-0,6

-0,1

0,1 0,1 0,10,6

1,2

-2,5

-16,8

-0,1

-1,0

1,0 0,7

J A20

Combustíveise lubrificantes

Hiper,supermerc.,alimentos,

bebidas e fumo

Artigosfarmaceuticos

e médicos

Outros arts. de uso pessoal e

doméstico

Tecidos,vestuário e

calçados

Equip. e mat.para escritório

Veículos e motos*

Móveis eeletrodomés-

ticos

Material de construção*

Livros, jornais, revistas e papelaria

-35,9%

-9,7%

-45,4%

-65,6%

-45,6%-57,8%

-20,8%

-75,6%

Page 26: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

26 Revista Suma Economica - Julho 2020

Variação da Produção Industrial

-11

-27

975

-1

-17

3

-13

-3

-19

-7

-23

1

-15

-5

-21

-9

-25

11

Comparação mês ante mês anteriorComparação mês ante igual mês do ano anterior

J J A S O N FD MJ AMA20

-18,8

-27,2

Com ajuste sazonal

No ano (1) Mensal (2)Bens de CapitalBens IntermediáriosBens de ConsumoDuráveisSemiduráveis e Não DuráveisIndústria Geral

-41,5-14,8-26,1-79,6-12,4-18,8

-52,5-17,1

-39,2-85,0-25,2-27,2 Fo

nte:

IBG

E

Os resultados por setores No ano Em 12 mesesBens de CapitalBens IntermediáriosBens de ConsumoDuráveisSemiduráveis e Não DuráveisIndústria Geral Fo

nte:

IBG

E

Confiança baixaO Índice de Confiança do Empresário Industrial

(Icei), medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), registrou uma ligeira melhora em junho após cair a 34,7 pontos em maio. No sexto mês do ano o índice ficou em 41,2 pontos, ainda baixo, já que apenas acima de 50 pontos é que indica que o empresário está confiante com os rumos dos negócios e da economia.

Tanto empresários de pequeno quanto de grande porte ainda não estão confiantes que haja alguma melhora no curto prazo. Apenas alguns setores registrar índice acima dos 50 pontos. O caso mais relevante é o de produtos químicos e farmacêuticos, em 55,1 pontos. Na outra vertente está a indústria de couros e artefatos de couro, que fechou junho com 31,7 pontos.

A construção civil, por exemplo, setor fundamental como indicativo de uma retomada da economia, fechou o sexto mês do ano com o índice em 42,6 pontos. Cresceu no comparativo com maio,

mas está muito baixo, mostrando um empresário do setor reticente em realizar investimentos. Isso é mostrado pela utilização da capacidade instalada do setor, que está em 53%, e que embora tendo crescido na comparação com maio, está bem abaixo da média do setor.

Houve uma ligeira melhora da atividade e do emprego na construção em maio, mas ainda longe do potencial que vinha sendo previsto no ano passado, quando se esperava uma retomada, mesmo que ainda lenta. A pandemia veio esfriar o setor de maneira que a recuperação se dará apenas no ano que vem, mesmo até por uma base fraca de comparação.

O grande desafio é a insuficiência de demanda. Com o desemprego em alta, será difícil, mesmo com juros baixos, que o consumidor parta para investimentos mais substanciais, onde entra o mercado imobiliário. Uma prova é a queda na procura por crédito nesse período de pandemia, já que ele não quer se endividar ainda mais do que já está.

Produção IndustrialIndustrial Production

Abril de 2020

Os resultados por setoresAbril de 2020

Os resultados por setores-4,4-2,7-2,5-6,4-1,4-2,9

-15,8-4,4

-13,3-27,8

-9,0-8,2

Page 27: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

27Revista Suma Economica - Julho 2020

Produção de Autoveículos

Produção IndustrialIndustrial Production

M J J A S O N D MJ AF MA20

267.546275.747

288.512

223.113 227.455

170.501189.958

191.386

1.847

204.197

43.080

266.371 269.809247.333

Mercado de cimento

Em maio, de acordo com resultados preliminares do SNIC, as indústrias de cimento comercializaram 4,776 milhões de toneladas, alta de 3,0% frente ao mesmo mês de 2019, considerando vendas internas e exportações, que também registram alta.

O resultado acumulado no entre janeiro e maio ficou em 21,683 milhões de toneladas, retração de 0,3%, mas com as exportações registrando alta de 35,6% no período. O acumulado em 12 meses ficou em 54,575 milhões de toneladas.

Produção de aço bruto

Em maio, a produção nacional de aço bruto atingiu 2,188 milhões de toneladas, queda de 22,6% frente ao mesmo mês de 2019. Nos primeiros cinco meses do ano, atingiu 12,141 milhões de toneladas, retração de 15,9% frente ao mesmo período de 2019.

No quinto mês deste ano houve uma produção de 738 mil toneladas de laminados planos e 683 mil toneladas de laminados longos, quedas de 39,2% e de 14,5% respectivamente, frente ao mesmo mês de 2019. Nos primeiros cinco meses do ano, chegaram a 4,919 milhões e 3,554 milhões de toneladas, respectivamente.

O período entre janeiro e maio apontou Minas Gerais na liderança da produção de aço bruto, com 3,802 milhões de toneladas, seguido pelo Rio de Janeiro com 3,462 milhões de toneladas. Na sequência vem o Espírito Santo com 2,198 milhões de toneladas. A região Sudeste respondeu, no trimestre, por 85,6% do total produzido no país.

As vendas no mercado interno caíram 23,2% em maio na comparação com o mesmo mês de 2019, chegando a 1,196 milhão toneladas. Entre janeiro e maio de 2020 atingiram 6,757 milhões de toneladas, queda de 12,3% frente ao registrado no mesmo período de 2019.

O consumo aparente ficou em 1,346 milhão de toneladas em maio, queda de 24,8% frente ao mesmo período do ano de 2019. Nos primeiros cinco meses do ano houve retração de 12,6%, 7,575 milhões de toneladas. As exportações de maio atingiram 940 mil toneladas embarcadas, queda de 23,9%. Em valor, retração de 33,0%. Entre janeiro e maio, a retração foi de 9,3% no montante embarcado e de 22,4% em valor, com 5,071 milhões de toneladas. As importações chegaram a 149 mil toneladas em maio, queda de 36,0%. Entre janeiro e maio foram 854 mil de toneladas, retração de 21,7%. Em valor, queda de 17,2% nos cinco primeiros meses do ano.

Produção automobilística

De acordo com a Associação Nacional de Veículos Automotores (Anfavea), a produção total de autoveículos atingiu 43,080 mil unidades em maio, queda de 84,4% em relação ao resultado do mesmo mês de 2019. Frente ao mês de abril, alta de 2.232,4%. Nos cinco primeiros meses do ano foram 630,819 mil unidades, queda de 49,2% frente ao mesmo período do ano passado.

Deste total, para caminhões, a produção chegou a 4,054 unidades no quinto mês de 2020, mostrando queda de 63,9% na comparação com abril de 2019 e alta de 906,0% frente ao mês de abril. Entre janeiro em maio foram produzidas 29,163 mil unidades, retração de 35,8%, frente ao mesmo período de 2019.

Page 28: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

28 Revista Suma Economica - Julho 2020

Principais Segmentos Industriais (2019)

Indústria Geral: 72,8 | Extrativa Mineral: 110,1 | Transformação: 68,7 Produtos Alimentares: 106 | Bebidas: 49,3 | Fumo: 87,8 | Têxtil: 48,7 Madeira: 73,3 | Celulose, Papel e Papelão: 101 | Farmacêutica: 97,4 Perfumaria, Sabões e Detergentes: 104,9| Borracha e Plástico: 66,2 Minerais não-metálicos: 63,7 | Metalúrgica: 66,3 | Mobiliário: 42,2

Base: Mesmo mês do ano anterior =100 | A partir de Fev./04, o IBGE alteroua metodologia para a pesquisa sobre o comportamento da indústria.

Dez. Mar.Fev. Abr.Nov.

50 100 150

Celulose,Papel e Papelão

Bebidas

Minerais não-metálicos

ExtrativaMineral

Farmacêutica

Fumo

Metalúrgica

Transformação

Perfumaria,Sabões e

Detergentes

Têxtil

Mobiliário

ProdutosAlimentares

Borrachae Plástico

Madeira

Indústria Geral

Produção IndustrialIndustrial Production

0

Para as máquinas agrícolas, foram 3,577 mil unidades produzidas em maio, queda de 25,9% frente ao mesmo mês de 2019 e alta de 96,5% na comparação com abril. Nos primeiros cinco meses do ano, queda de 22,5%, com 15,744 mil unidades.

Números do IBGE

A produção industrial brasileira caiu 27,2% em abril deste ano na comparação com o mesmo mês de 2019, influenciada pela retração significativa em todas as categorias, como por exemplo, de 52,5% em Bens de Capital e de 85,0% em Bens de Consumo Duráveis. Por ramo, 22 dos 26 pesquisados registraram queda, destaques negativos para a indústria automobilística, metalurgia, bebidas e maquinas e equipamentos. Pelo lado positivo, alimentos e o ramo ligado a higiene e limpeza.

Em relação ao mês de março, a indústria registrou queda de 18,8%, com destaque negativo para Bens de Capital e para Bens de Consumo Duráveis. 22 dos 26 ramos registraram desaceleração, com destaque negativo para metalurgia e derivados de petróleo.

No primeiro quadrimestre a indústria nacional registrou queda de 8,2%, com a categoria de Bens de Consumo Duráveis já registrando retração de 27,8%. Em 12 meses, queda de 2,9%.

Números regionais

Em abril deste ano frente ao mesmo mês de 2019, praticamente todos os estados pesquisados registraram queda nesta base, sendo Pará e Goiás as exceções, registrando altas de 37,6% e de 0,4%, respectivamente. Destaca-se a retração significativa de 31,7% em São Paulo, mas praticamente todos os demais também tiveram quedas de dois dígitos, menos o Rio de Janeiro, cuja retração ficou em 5,4%.

Na comparação com março, o cenário é parecido, com também Pará e Goiás como os únicos a registrarem alta com a indústria extrativa ajudando a produção paraense, já que responde por 88% da produção local e manteve o seu ritmo mesmo na pandemia. Em Goiás, a indústria de alimentos ajudou a manter os números do estado.

Em 12 meses o resultado de registra queda de dois dígitos na indústria capixaba (-17,6%). A maior alta nesta base é no Rio de Janeiro, com 5,2%.

Nos primeiros cinco meses do ano, a maior alta é da indústria do Rio de Janeiro (6,1%). A maior retração é da capixaba (-15,9%).

Jan.

Page 29: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

29Revista Suma Economica - Julho 2020

Indicadores da Produção RegionalFrente ao mês anterior

Abril de 2020Em %

Abril de 2020Em %

Abril de 2020Em %

Mês/Mesmo mês do ano anterior

Acumulado em 12 meses

Fonte: IBGE

-18,8

-2,9

0,3

-33,9-24,7

-2,5

-15,9-21,0

2,5

-2,7

1,7

-3,5

5,2

-3,1 -2,6 -2,2-3,6

-23,2

10,3

-16,7

-46,5

4,92,3

2,6

-7,9-17,6

-29,0

-13,9

Brasil

Brasil

Amazonas

Amazonas

Espírito Santo

Espírito Santo

Pará

Pará

Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul

Bahia

Bahia

Goiás

Goiás

Região Nordeste

Região Nordeste

Paraná

Paraná

Santa Catarina

Santa Catarina

Ceará

Ceará

Pernam-buco

Pernam-buco

São Paulo

São Paulo

Minas Gerais

Minas Gerais

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

37,6

-30,6-23,9

-53,0

-30,8-35,8

0,4

-53,9

-26,5-27,2-20,4

-5,4

-33,1-0,4 -31,7

Brasil AmazonasEspírito Santo Pará

Rio Grande do Sul

Bahia Goiás Região NordesteParaná Santa

CatarinaCeará Pernam-buco São Paulo

Minas Gerais

Rio de Janeiro

Produção IndustrialIndustrial Production

-28,7

-11,7 -14,1

Page 30: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

30 Revista Suma Economica - Julho 2020

Bens de Capital Bens de ConsumoBens IntermediáriosGeral Extrativa Mineral Transformação

Período Acumul. 12 Acumul. 12 Acumul. 12 Acumul. 12 Acumul. 12 Acumul. 12 até o mês meses até o mês meses até o mês meses até o mês meses até o mês meses até o mês meses

Nível de Atividade Industrial

- Variação Acumulada até o mês: compara a produção acumulada no ano, de janeiro até o mês de referência do índice, com igual período do ano anterior.- Variação Acumulada em 12 meses: compara a produção acumulada nos últimos 12 meses de referência do índice, com igual período do ano anterior.

FEV 0,30 -4,80 8,70 -6,10 -0,90 -4,60 3,70 -5,20 -0,80 -4,90 1,70 -4,30MAR 0,60 -3,80 8,20 -4,30 -0,50 -3,70 4,40 -2,30 -0,40 -4,20 1,50 -3,40ABR -0,70 -3,60 7,20 -2,70 -1,80 -3,70 1,90 -1,20 -1,00 -3,80 -0,80 -3,70MAI 0,50 -2,40 6,30 -1,40 -0,30 -2,60 3,50 0,90 -0,30 -2,90 1,10 -2,30JUN 0,50 -1,90 6,00 0,00 -0,20 -2,20 2,90 1,00 -0,10 -2,10 0,90 -2,10JUL 0,80 -1,10 5,20 1,00 0,20 -1,40 3,70 2,80 0,00 -1,70 1,40 -1,00AGO 1,50 -0,10 6,60 3,50 0,80 0,00 4,40 3,10 0,70 -0,60 2,10 -0,20SET 1,60 0,40 6,10 4,60 0,90 -0,20 4,50 3,90 0,70 -0,30 2,40 0,80OUT 1,90 1,50 5,80 5,80 1,40 0,90 5,60 6,00 0,90 0,70 2,90 2,10NOV 2,30 2,20 5,30 5,50 1,90 1,70 5,80 6,50 1,40 1,20 3,20 2,90DEZ/17 2,50 2,50 4,60 4,60 2,20 2,20 6,00 6,00 1,60 1,60 3,20 3,20JAN/18 5,70 2,80 -0,10 3,50 6,70 2,60 18,30 6,90 4,20 1,80 6,20 3,40FEV 4,30 3,00 -2,70 2,60 5,40 3,00 12,60 7,20 2,90 2,10 5,30 3,60MAR 3,10 2,90 -2,20 1,80 3,90 3,10 10,80 7,40 1,70 2,00 3,90 3,50ABR 4,50 3,90 -2,00 0,70 5,50 4,40 14,00 10,10 2,40 2,50 6,50 5,30MAI 2,00 3,00 -1,20 0,50 2,50 3,30 9,50 8,80 0,70 1,80 3,00 3,90JUN 2,30 3,20 -0,70 0,10 2,80 3,60 9,50 9,50 0,90 1,80 3,50 4,40JUL 2,50 3,20 0,00 0,20 2,90 3,70 9,00 9,50 1,30 2,10 3,50 4,20AGO 2,50 3,10 0,30 0,30 2,90 3,60 9,00 9,40 1,50 2,20 3,20 3,70SET 1,90 2,70 0,30 0,20 2,20 3,10 8,50 9,20 1,00 1,70 2,40 3,20OUT 1,80 2,30 0,60 0,30 2,00 2,60 8,70 8,80 0,80 1,40 2,30 2,70NOV 1,50 1,80 0,90 0,50 1,60 2,00 8,20 8,30 0,60 0,90 1,90 2,10DEZ 1,10 1,10 1,30 1,30 1,10 1,10 7,40 7,40 0,40 0,40 1,30 1,30JAN/19 2,60 0,50 1,00 1,40 0,40 -3,20 -7,70 5,50 -1,30 -0,10 -3,40 0,80FEV -0,20 0,50 -4,40 0,60 0,40 0,50 0,10 5,60 -0,90 -0,30 1,20 1,00MAR -2,20 -0,10 -7,50 -0,40 -1,40 0,00 -4,30 3,60 -2,00 -0,60 -1,90 0,30ABR -2,70 -1,10 -11,80 -2,40 -1,30 -0,90 -3,10 1,80 -3,10 -1,50 -1,50 -1,00 MAI -0,70 0,00 -13,20 -4,10 1,20 0,60 1,90 4,20 -2,00 -0,90 1,70 1,00JUN -1,60 -0,80 -13,70 -5,60 0,20 -0,10 0,90 3,10 -2,70 -1,60 0,50 0,20JUL -1,70 -1,30 -12,10 -6,30 -0,10 -0,60 1,50 2,80 -3,00 -2,40 0,70 0,00AGO -1,70 -1,70 -10,70 -6,40 -0,40 -1,00 0,70 1,60 -2,80 -2,60 0,30 -0,30SET -1,40 -1,40 -9,80 -6,50 -0,10 -0,60 0,70 1,30 -2,40 -2,30 0,60 0,20OUT 1,10 -1,30 -9,50 -7,40 0,10 -0,40 0,40 0,20 -2,20 -2,20 1,10 0,50NOV -1,10 -1,30 -9,50 -8,20 0,10 -0,30 0,20 -0,20 -2,20 -2,30 1,10 0,70DEZ -1,10 -1,10 -9,70 -9,70 0,20 0,20 -0,40 -0,40 -2,20 -2,20 1,10 1,10JAN -0,90 -1,00 -15,00 -11,10 1,50 0,50 3,90 0,40 -1,60 -2,20 -0,10 1,40FEV -0,60 -1,20 -8,20 -10,50 0,50 0,20 -0,60 -0,50 -0,40 -2,10 -2,10 0,70MAR -1,70 -1,00 -5,80 -9,50 -1,10 0,20 -0,20 -1,80 -0,20 -1,80 -3,90 0,70ABR -8,20 -2,90 -2,30 -7,20 -9,00 -2,20 -15,80 -4,40 -4,40 -2,70 -13,30 -2,50

Produção IndustrialIndustrial Production

Page 31: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

31Revista Suma Economica - Julho 2020

Exportações de calçados em quedaApós retraírem 40% em abril, as exportações de

calçados continuaram perdendo ritmo em maio, fechando o quinto mês do ano com uma queda de 64,7% em volume e de 66% em receita. Foram embarcados 2,7 milhões de pares que geraram uma receita de US$ 23,9 milhões.

O resultado acumulado entre janeiro e maio aponta uma exportação de 39,53 milhões de pares, com uma receita de US$ 294,9 milhões, o que indicou uma queda de 22,1% e de 28,7%, respectivamente.

De acordo com a Abicalçados, a expectativa é de que as vendas caiam 30% em 2020, com uma ligeira recuperação acontecendo apenas no último trimestre do ano. O impacto da pandemia foi bastante sentido, mas o mercado já vinha perdendo força um pouco antes devido à concorrência asiática, concorrência esta que se intensificará agora, já que os asiáticos estão retomando as atividades antes do Brasil.

O principal destino das exportações até maio foi os EUA, com 3,8 milhões de pares e renda gerada de US$ 57,7 milhões. A queda foi de 32,3% e 32,1% respectivamente. A Argentina ocupa a segunda posição no ranking, com 2,88 milhões de pares e renda de US$ 29,47 milhões, retração de 3,8% em volume e de 21,7% em receita.

Do total exportado pelo Brasil, O Rio Grande do Sul respondeu por 43,7% do mercado, mas, mesmo assim, houve uma queda no estado de 24,5% em volume e de 30,1% em faturamento. Foram 9,25 milhões de pares gerando receita de US$ 126,4 milhões.

Exportações do agronegócio

Enquanto no setor calçadista os cinco primeiros meses do ano foram de dificuldade nas exportações, não podemos dizer a mesma coisa do agronegócio. Entre janeiro e maio, o faturamento do setor chegou a US$ 42 bilhões, o maior valor registrado para o período, com alta de 7,9% frente ao mesmo período do ano passado. Em volume foram 86,8 milhões de toneladas, alta de 15,3%. O superávit comercial foi de US$ 36,6 bilhões entre janeiro e maio.

Os cinco principais produtos exportados, e que responderam por 63,4% do mercado exportador foram: soja em grão (US$ 16,3 bilhões); carne bovina in natura (2,8 bilhões); celulose (US$ 2,6 bilhões); carne de frango in natura (US$ 2,6 bilhões); e farelo de soja (2,3 bilhões).

A China foi o nosso principal parceiro, com 39,3% do total embarcado tendo como destino o país asiático. A receita foi de US$ 16,5 bilhões. A União Europeia foi responsável por adquirir 16,4% das nossas exportações, seguida dos EUA com participação de 6,0%.

160

210

190

230

250

Exportações Importações

A S O N D J AF MM J

172.975

218.365

20

Câmbio & Comércio ExteriorEnchange Rates & Foreing Commerce

Em US$ bilhõesBalança Comercial

Page 32: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

32 Revista Suma Economica - Julho 2020

Câmbio & Comércio ExteriorEnchange Rates & Foreing Commerce

Números das transações correntes e do IDP

Em maio, as transações correntes tiveram um superávit de US$ 1,326 bilhão, o que levou o resultado em 12 meses a um déficit de US$ 42,447 bilhões, ou -2,54% do PIB. Nos primeiros cinco meses do ano, o resultado ficou em um déficit de US$ 11,334 bilhões.

O IDP de maio ficou em US$ 2,552 bilhões, levando o resultado em 12 meses a US$ 67,495 bilhões ou 4,04% do PIB. Nos cinco primeiros meses do ano, o resultado ficou em US$ 20,595 bilhões.

Exportação de autoveículos

A exportação brasileira de autoveículos atingiu 3,870 mil unidades em maio deste ano, queda de 90,8% frente ao mesmo mês de 2019. Frente ao mês de abril, queda de 46,3%. Nos cinco primeiros meses do ano, queda de 44,9% com 100,080 mil unidades embarcadas.

Especificamente para caminhões, as vendas externas chegaram a 636 unidades no quinto mês de 2020, queda de 51,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Frente ao mês de abril, alta de 193,1%. Nos primeiros cinco meses do ano houve uma desaceleração de 27,0% com 3,612 mil unidades exportadas.

Para máquinas agrícolas, 747 unidades embarcadas em maio, queda de 39,4% frente ao mês de maio de 2019. Na comparação com abril, alta de 56,9%. Nos cinco primeiros meses do ano foram 3,565 mil unidades, queda de 31,1%.

Comércio Exterior Brasileiro em US$ milhões

EXPORTAÇÕES IMPORTAÇÕES SALDO COM.

Período No Mês No Mês No Mês12 Meses 12 Meses 12 Meses

FEV 17.315 221.645 12.408 154.246 4.907 67.399 MAR 20.089 221.658 13.809 155.118 6.281 66.540 ABR 19.932 223.907 13.790 158.193 6.142 65.715 MAI 19.241 233.443 13.260 159.325 5.981 64.118 JUN 20.202 223.873 14.320 163.038 5.882 60.834 JUL 22.870 227.863 18.643 169.209 4.227 58.654 AGO 22.552 230.822 18.777 174.109 3.775 56.713 SET 19.087 231.141 14.116 174.762 4.971 56.380 OUT 22.226 233.449 16.105 177.190 6.121 56.259 NOV 20.922 237.597 16.860 180.901 4.062 56.696 DEZ 19.556 239.523 12.917 181.225 6.639 58.298 JAN/19 18.579 241.441 16.387 183.414 2.192 58.027 FEV 16.293 240.324 12.620 181.623 3.673 58.701 MAR 18.120 238.250 13.130 180.945 4.990 57.304 ABR 19.689 237.852 13.628 180.782 6.061 57.070 MAI 21.394 239.719 14.972 182.492 6.422 57.228 JUN 18.047 236.342 13.027 181.195 5.019 55.147 JUL 20.054 232.818 17.761 180.306 2.293 52.512 AGO 18.853 230.222 15.569 177.095 3.284 53.127 SET 18.740 229.560 16.494 179.474 2.246 50.086 OUT 18.231 225.721 17.025 180.393 1.206 45.329 NOV 17.596 225.218 14.169 177.700 3.428 47.508 DEZ 18.155 224.018 12.555 177.344 5.599 46.674 JAN/20 14.430 220.344 16.175 177.128 -1.745 43.215 FEV 16.355 222.439 13.259 177.772 3.096 44.666 MAR 19.239 224.311 14.525 179.165 4.713 45.145 ABR 18.312 222.767 11.611 177.146 6.702 45.621 MAI 17.940 219.642 13.392 175.561 4.548 44.081 JUN 17.912 218.365 10.449 172.975 7.463 45.390

Crescimento:

Mês/mesmomês ano ant.

Em 12 meses

-0,75 ---- -19,79 ---- 48,69 ---- ---- -7,61 ---- -4,54 ---- -17,69

J

2.293

A

3.284

S

2.246

O

1.206

N

3.428

F

3.096

A

6.702

M

4.713

M

4.548

J

7.463

D

5.599

M

6.422

J

5.019

Em US$ bilhõesSaldo da Balança Comercial

J

-1.745

20

Page 33: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

33Revista Suma Economica - Julho 2020

Economia InternacionalInternational Economy

FMI reduz projeçõesO Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou,

no final de junho, novas projeções acerca da economia mundial, piorando substancialmente a sua estimativa para o PIB global de 2020.

A tendência é de que o PIB global caia 4,9% neste ano, se recuperando no ano seguinte para uma alta de 5,4%. Na pesquisa anterior, a estimativa era de uma queda de 3,0% neste ano passando para um crescimento de 5,8% em 2021.

Houve mudanças substanciais nas análises dos impactos do coronavírus, sobretudo sobre os países desenvolvidos. A tendência agora é que este grupo de países tenha, em conjunto, uma retração de 8,0% nas suas economias.

No relatório anterior a estimativa para os países desenvolvidos era de uma queda de 6,1%. Todos os países sofreram alterações relevantes, sendo que nenhum teve a sua situação amenizada. Os EUA, por exemplo, agora tiveram a sua retração estimada em 8,0%. A projeção para o Japão não registrou alteração signficativa, passando agora a ser de -5,8%.

Na Europa, sobretudo na Zona do Euro é que tivemos mudanças relevantes, sobretudo na França, na Itália e na Espanha. Todos os três terão quedas acima de 12,0% em 2020. Na Alemanha, principal país do bloco, a queda será de 7,3%, variação que ficou 0,8 pontos percentuais pior do que a divulgada no boletim anterior. Para o Reino Unido, a queda será de 10,2%.

Para os países em desenvolvimento, a estimativa do FMI passou de uma queda de 1,0% para uma de 3,0%. Além da alteração na projeção de queda para o Brasil, que agora está em -9,1%, a grande alteração foi na economia da Índia. No relatório anterior, havia expectativa de uma alta de 1,9%. Agora, a projeção é de uma retração de 4,5%. Rússia e México também tiveram suas estimativas pioradas, indo para -6,6% e -10,5%. No caso da principal economia emergente, a China, a projeção ainda é de alta; 1,0%; única que registraria crescimento do PIB entre as principais economias do mundo.

Importante destacar a recuperação para 2021. Com a fraquissima base de comparação, o FMI prevê altas significativas, mas logicamente, insuficiente em alguns países para indicar uma retomada imediata.

A China, por exemplo, deve crescer 8,2% no próximo ano. O Brasil teve projetada uma alta de 3,6%. Os emergentes cresceriam 5,9%. Para os EUA estima-se uma alta de 4,5% em 2021, com os países desenvolvidos crescendo 4,8%.

Dados da economia norte-americana

Em maio, as vendas no varejo norte-americano caíram 6,1% frente ao registrado no mesmo mês do ano passado. O alento veio quando se faz uma comparação com o resultado de abril. Houve alta de 17,7%, surpreendendo os analistas do país. As vendas vinham de três meses de quedas nesta base, com abril, por exemplo, havendo registrado retração de 14,7% sobre março.

O destaque de maio foi a recuperação frente ao mês de abril das vendas de roupas, que cresceram 188%. As vendas de móveis também se recuperaram nesta base de comparação, crescendo 89,7%.

A indústria do EUA também cresceram na comparação com abril. A alta foi de 1,4%, com uma utilização da capacidade instalada em 64,8%.

Varejo britânico

As vendas do comércio no Reino Unido caíram 13,0% em maio frente ao mesmo mês do ano passado.

Porém, na comparação com abril houve uma alta de 12,0% na medida que houve um afrouxamento para que lojas de produtos não essenciais pudessem reabrir.

2020 2021Mundo -4,9 5,4

Economias Avançadas -8,0 4,8

EUA -8,0 4,5

Zona do Euro -10,2 6,0

Alemanha -7,3 5,4

França -12,5 7,3

Itália -12,8 6,3

Espanha -12,8 6,3

Japão -5,8 2,4

Reino Unido -10,2 6,3

Canadá -8,4 4,9

Mercados Emergentes -3,0 5,9

Brasil -9,1 3,6

Rússia -6,6 4,1

Índia -4,5 6,0

China 1,0 8,2

México -10,5 3,3

Em %PIB Global

Projeção: FMI

Page 34: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

Revista Suma Economica - Julho 202034

Volume recorde de recursosO Plano Safra 2020/2021 foi anunciado e contemplará

um volume recorde de recursos, chegando a R$ 236,3 bilhões, alta de 6,1% sobre o volume do ciclo anterior. O total de R$ 179,4 bilhões será para os programas de custeio e comercialização, ficando o restante para os programas de investimento. Os recursos terão R$ 154,3 bilhões a juros livres e R$ 82,0 bilhões a juros controlados.

Pelo que foi noticiado, houve uma discussão ampla entre o Ministério da Agricultura e da Economia sobre os recursos destinados, isto pelo fato de estarmos vivendo um momento difícil pela pandemia, mas ao final, o fato de o agronegócio estar se destacando há alguns anos, com fomento das exportações, produção e produtividade em diversas culturas, fez com que o plano fosse contemplado com um volume maior de recursos.

Ficou a desejar um pouco a queda não tão acentuada dos juros dos programas do plano. O mercado (sobretudo os agricultores) esperava que, com a queda da Selic, agora em 2,25%, os juros fossem cair mais. A explicação do Ministério da Agricultura cai em cima exatamente do atual momento difícil da economia, com escassez de recursos etc, e explica que a tabela divulgada foi onde se pode chegar para este ciclo.

Como exemplo, dentro dos programas de custeio, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) teve um aumento dos recursos para R$ 33 bilhões, com os juros situando-se entre 2,75% e 4,0% ao ano. Para o médio produtor no âmbito do Pronamp, serão R$ 33,1 bilhões, também uma alta significativa, com juros que caíram de 6,0% para 5,0%. Para o grande produtor e para cooperativas, juros a 6,0% ao ano (no ciclo anterior foi de 8,0%), com recursos de R$ 170,1 bilhões, também em volume maior.

Também era esperada uma queda um pouco maior nos recursos de investimento, como por exemplo, no Moderfrota, que perdeu recursos, agora em R$ 9 bilhões, e terão juros de 7,5%, quando o setor esperava um pouco mais, até 5,5%.

Um destaque foi o aumento dos recursos para o seguro rural que agora serão de R$ 1,3 bilhão, que deverão levar à

contratação de 298 mil apólices, cobrindo 21 milhões de hectares.

Novas estimativas de safraOs dados da Companhia Nacional de Abastecimento

(Conab) em seu 9º levantamento apontam para uma safra 2019/2020 de 250,536 milhões de toneladas, alta de 3,5% na comparação com o ciclo anterior. Os dados deste levantamento novamente vieram inferiores aos registrados na pesquisa anterior com, desta vez, o milho registrando uma estimativa um pouco inferior, agora apresentando um crescimento de 0,9% frente ao ciclo anterior, com tendência de colheita de 100,992 milhões de toneladas. A segunda safra do cereal, a mais importante, foi a que teve a sua estimativa reduzida, agora para uma alta de 1,4%, com 74,232 milhões de toneladas a serem colhidas. No caso da soja, este levantamento teve uma melhora nas projeções frente ao que foi divulgado no relatório passado. Nosso principal produto devera registrar uma colheita de 120,424 milhões de toneladas, alta de 4,7%.

Em termos de área, a perspectiva é de crescimento de 3,6%, com 65,558 mil hectares. Entre as estimativas, o milho teve ligeira piora e agora deve registrar alta de 5,6%. O trigo teve uma melhora entre relatórios e deve apresentar alta de 6,7% na área plantada.

Em termos regionais, o Centro-Oeste deverá colher 120,863 milhões de toneladas, alta de 8,6%. A alta em Mato Grosso será de 9,3%, fechando a colheita em 73,798 milhões de toneladas.

O IBGE também divulgou suas estimativas em meados de junho para a safra nacional 2020. A estimativa voltou a cair e agora está em 245,876 milhões de toneladas, o que representaria uma alta de 1,8% frente ao registrado na safra anterior.

A safra nacional de soja deve atingir 119,352 milhões de toneladas, que será 5,2% superior ao registrado no ano passado. Para o milho, a segunda safra ficará em 70,152 milhões de toneladas, queda de 5,9% na comparação com o ano anterior.

CARNE BOVINA (R$/KG)Traseiro (carne de primeira)Dianteiro (carnedesegunda)FRANGO (R$/Kg)OVOS (Dúzia/branco gde)SOJAGrão (R$/60Kg)Farelo (R$/Kg)ÓleoRefinado(R$/18.000ml)SUÍNOS (R$/KG)CarcaçaCAFÉ ARÁBICA (R$/60Kg)CACAU/BA (R$/@)

12,408,704,662,98

76,441,2359,20

6,30417,18154,70

12,608,704,632,90

75,571,20

63,96

7,40438,49167,00

13,709,405,502,95

75,481,24

63,40

7,70432,49158,00

19,5013,005,802,86

78,941,3272,52

9,00510,20179,70

16,0010,205,933,34

77,471,3267,40

10,05548,21167,40

14,1011,105,333,24

77,071,3173,44

7,50473,81192,00

14,6012,104,533,72

88,081,7471,60

5,65573,02186,00

14,6012,105,283,54

78,801,4068,06

8,25501,10197,70

14,1012,104,343,81

99,491,7972,90

6,70513,30186,00

15,9011,905,593,78

86,031,7570,90

7,50581,56186,00

15,9012,905,183,09

98,861,7973,06

7,10507,79186,00

PRODUTOS AGO SET OUT NOV DEZ JAN/20 FEV MAR ABR MAI JUN

Produção AgropecuáriaLivestock & Agricultural Production

(*)CotaçãodomercadodeSãoPaulo,salvoasespecificadas.Preços no Mercado Atacadista (*) - Última Cotação Disponível

Page 35: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

Revista Suma Economica - Julho 2020 35

SUCO DE LARANJA ALGODÃOCACAU EM AMÊNDOASAÇÚCAR CAFÉ EM GRÃOS

BOLSA DE NOVA IORQUE*

NOV 12,79 -3,03 2.188,38 2,31 111,80 -2,66 138,11 -2,53 77,13 -0,45DEZ 12,56 -1,80 2.248,89 2,77 103,20 -7,69 136,11 -1,45 77,28 0,19JAN/19 12,70 1,11 2.304,09 2,45 103,54 0,33 119,75 -12,02 73,08 -5,43FEV 12,93 1,81 2.249,79 -2,36 99,48 -3,92 118,65 -0,92 71,57 -2,07MAR 12,47 -3,56 2.202,70 -2,09 95,97 -3,53 123,38 3,99 75,42 5,38ABR 12,55 0,64 2.376,00 7,87 91,87 -4,27 119,85 -2,86 77,25 2,43MAI 11,81 -5,90 2.483,00 4,50 97,04 5,63 103,36 -13,76 72,89 -5,64JUN 12,43 5,25 2.483,85 0,03 100,75 3,82 102,72 -0,62 65,36 -10,33JUL 12,13 -2,41 2.456,41 -1,10 101,24 0,49 102,61 -0,11 63,69 -2,56AGO 11,55 -4,78 2.196,73 -10,57 94,58 -6,58 99,33 -3,20 58,96 -7,43SET 11,16 -3,38 2.375,25 8,13 99,90 5,62 100,92 1,60 59,67 1,20OUT 12,45 11,56 2.465,91 3,82 97,36 -2,54 98,59 -2,31 63,47 6,37NOV 12,69 1,93 2.614,90 6,04 109,54 12,51 99,14 0,56 64,05 0,91DEZ 13,33 5,04 2.519,14 -3,66 129,61 18,32 97,58 -1,57 66,88 4,42JAN 14,16 6,23 2.667,38 5,88 113,54 -12,40 96,87 -0,73 70,06 4,75FEV 15,03 6,14 2.868,06 7,52 103,34 -8,98 97,60 0,75 66,98 -4,40MAR 11,18 -25,62 2.406,82 -16,08 116,49 12,72 104,69 7,26 57,55 -14,08ABR 10,05 -10,11 2.323,00 -3,48 114,53 -1,68 110,01 5,08 53,75 -6,60MAI 10,09 0,39 2.402,90 3,44 106,88 -6,68 121,89 10,80 57,05 6,14JUN 11,33 12,29 2.400,77 -0,09 99,46 -6,94 122,79 0,74 60,80 6,57

US$ CENTS/BUSHEL

VAR%MENSAL

US$ / TCURTA

VAR%MENSAL

US$ CENTS/LBS-PESO

VAR%MENSAL

US$ CENTS/BUSHEL

VAR%MENSAL

US$ CENTS/BUSHEL

VAR%MENSAL

* Os valores indicados nestas tabelas se referem à média mensal dos contratos de primeiro futuro negociados nas Bolsas de Chicago e Nova Iorque.Por representarem futuros diferentes, em alguns casos, a variação mensal nem sempre indica a real posição do mercado, devendo ser utilizada apenas como referência.

TRIGO MILHOFARELO DE SOJASOJA EM GRÃOS ÓLEO DE SOJA

COMMODITIES - BOLSA DE CHICAGO*

US$ CENTS/BUSHEL

VAR%MENSAL

US$ / TCURTA

VAR%MENSAL

US$ CENTS/LBS-PESO

VAR%MENSAL

US$ CENTS/BUSHEL

VAR%MENSAL

US$ CENTS/BUSHEL

VAR%MENSAL

DEZ 900,29 1,99 309,74 0,79 28,36 3,84 469,27 -6,20 381,28 4,23JAN/19 914,08 1,53 314,68 1,59 29,01 2,29 516,83 10,13 378,93 -0,78FEV 910,37 -0,41 306,67 -2,55 30,22 4,17 499,46 -3,36 373,79 -1,36MAR 901,21 -1,01 308,20 0,50 29,34 -2,91 456,31 -8,64 371,01 -0,74ABR 882,48 -2,08 306,76 -0,47 28,56 -2,66 451,15 -1,13 378,01 1,89MAI 876,51 -0,68 314,52 2,53 28,51 -0,18 483,64 7,20 401,94 6,33JUN 888,90 1,41 317,68 1,00 27,85 -2,31 524,79 8,51 435,22 8,27JUL 887,32 -0,18 308,01 -3,04 28,05 0,72 503,61 -4,03 428,01 -1,65AGO 854,09 -3,74 294,10 -4,52 28,56 1,82 475,40 -5,60 376,24 -12,09SET 883,27 3,42 293,00 -0,37 29,11 1,93 479,49 0,86 367,80 -2,24OUT 924,98 4,72 306,14 4,48 30,28 4,02 508,00 5,94 389,77 5,43NOV 912,42 -1,36 296,76 -3,06 30,96 2,25 515,97 1,57 373,62 -4,14DEZ 911,58 -0,09 298,24 0,50 32,67 5,52 538,43 4,35 383,24 2,57JAN/20 922,16 1,16 299,64 0,47 33,15 1,47 565,05 4,94 385,74 0,65FEV 866,06 -6,08 291,26 -2,80 30,27 -8,69 549,87 -2,69 377,78 -2,06MAR 872,54 0,75 312,17 7,18 27,00 -10,80 533,21 -3,03 358,86 -5,01ABR 805,32 -7,70 278,68 -10,73 25,02 -7,33 541,31 1,52 320,90 -10,58MAI 843,02 4,68 287,14 3,03 26,69 6,67 511,77 -5,46 319,41 -0,46JUN 867,20 2,87 286,70 -0,15 28,34 6,18 497,29 -2,82 327,61 2,57

Commodities AgrícolasAgricultural Commodities

Page 36: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

36 Revista Suma Economica - Julho 2020

Atualização de AtivosAssets Update

Índice Geral de Preços - FGV - (Base: Junho de 2020 = 1,00)Ano Jan. Fev. Mar. Abr. Mai. Jun. Jul. Ago. Set. Out. Nov. Dez.

1950 - 1,734997 1,734997 1,7686 1,786465 1,768777 1,751265 1,716926 1,670162 1,626253 1,626253 1,5850421951 1,557015 1,505818 1,493867 1,457431 1,428854 1,428854 1,428854 1,471528 1,456958 1,442533 1,428251 1,414111952 1,387742 1,338228 1,326291 1,326291 1,326291 1,314461 1,302737 1,279702 1,279702 1,279702 1,279702 1,2376231953 1,2278 1,218056 1,208389 1,180067 1,180067 1,189584 1,161703 1,143408 1,10155 1,085271 1,054685 1,0473531954 1,018826 0,992041 0,96596 0,953564 0,912501 0,901681 0,890989 0,875235 0,870015 0,845495 0,845495 0,8264861955 0,812671 0,799873 0,799873 0,79117 0,778711 0,778711 0,778711 0,771001 0,755143 0,740336 0,729395 0,7257661956 0,725766 0,711535 0,691482 0,681935 0,681935 0,66079 0,640922 0,632696 0,619683 0,599887 0,59044 0,5834391957 0,581114 0,557156 0,557156 0,559394 0,561641 0,561641 0,561641 0,561641 0,557183 0,559421 0,557192 0,5533191958 0,545142 0,537085 0,534946 0,52756 0,520276 0,511579 0,510049 0,501523 0,491689 0,477368 0,461225 0,4035221959 0,399922 0,384171 0,358703 0,353055 0,345793 0,341355 0,337975 0,3307 0,316157 0,307546 0,300631 0,2904651960 0,286737 0,2825 0,27561 0,271269 0,266997 0,266464 0,264875 0,259936 0,252121 0,242657 0,231102 0,2241531961 0,219543 0,215661 0,214588 0,210174 0,200166 0,197208 0,194293 0,191234 0,181954 0,174453 0,161232 0,15371962 0,148359 0,140758 0,138405 0,136226 0,135548 0,130335 0,125563 0,121083 0,116876 0,114922 0,112119 0,1043941963 0,098299 0,090432 0,085313 0,079806 0,07886 0,07532 0,072146 0,069171 0,066768 0,063347 0,059705 0,0571891964 0,054002 0,048563 0,045471 0,042338 0,040554 0,039488 0,037823 0,035649 0,034544 0,033279 0,031876 0,0297631965 0,028158 0,026817 0,026036 0,024562 0,024034 0,023655 0,023375 0,022738 0,022468 0,02192 0,021575 0,0212771966 0,020922 0,019498 0,018986 0,018487 0,017674 0,017243 0,016954 0,016397 0,016091 0,015622 0,015346 0,0152091967 0,015074 0,014425 14,169459 13,823863 13,539533 13,274051 13,142625 12,897571 12,769873 12,531769 12,419989 12,2003821968 12,091558 11,671388 11,476291 11,196382 10,923299 10,836606 10,500588 10,41725 10,2633 10,111626 9,817112 9,748871969 9,681103 9,547438 9,351066 9,286064 9,221513 9,094194 8,915877 8,689938 8,527908 8,368899 8,16478 8,0679641970 8,067964 7,948733 7,838987 7,692823 7,669814 7,54903 7,386526 7,263054 7,09976 6,960549 6,857683 6,8032571971 6,749263 6,642976 6,544804 6,403917 6,309278 6,191637 6,052431 5,962986 5,909798 5,828203 5,759094 5,7020731972 5,656819 5,562261 5,453197 5,367319 5,308921 5,261567 5,20432 5,132465 5,061603 5,006531 4,956961 4,917621973 4,883436 4,801806 4,744867 4,679356 4,61475 4,56454 4,523825 4,479035 4,434688 4,39078 4,325892 4,2745971974 4,228088 4,108929 4,000904 3,828617 3,642832 3,519645 3,450632 3,409715 3,365958 3,309693 3,260781 3,2094311975 3,140343 3,072743 3,003659 2,956357 2,904083 2,844352 2,783123 2,72588 2,651634 2,592018 2,533742 2,4816271976 2,428207 2,355196 2,260265 2,179619 2,10185 2,030773 1,977384 1,904994 1,829966 1,769793 1,728313 1,6960871977 1,657954 1,598799 1,549224 1,486779 1,428222 1,378593 1,351561 1,323762 1,306774 1,28493 1,249932 1,2182581978 1,192033 1,161825 1,123622 1,088781 1,05298 1,020329 0,984874 0,958049 0,932861 0,910109 0,884459 0,8612071979 0,84848 0,818996 0,789774 0,746478 0,719151 0,702982 0,67921 0,650584 0,614919 0,570955 0,542733 0,5139521980 0,478986 0,451022 0,432843 0,406044 0,384148 0,361041 0,340926 0,314218 0,293936 0,279142 0,259425 0,2413261981 0,227881 0,213772 0,197025 0,18345 0,173886 0,163734 0,156684 0,149081 0,139719 0,132939 0,127337 0,1209271982 0,1165 0,109596 0,102522 0,095636 0,090736 0,08552 0,079185 0,074632 0,070541 0,068024 0,064908 0,0618181983 0,058263 0,053453 0,05019 0,045586 0,041746 0,039124 0,034839 0,030749 0,027929 0,024759 0,021853 0,020161984 0,018736 0,017063 0,015194 0,013813 0,012684 0,011648 0,010666 0,00967 0,008743 0,007913 0,007027 0,0063941985 0,005787 0,005139 0,004663 0,004138 0,00386 0,003607 0,003321 0,003049 0,002675 0,002452 0,002249 0,0019561986 0,001728 0,001467 1,275497 1,288381 1,295897 1,291764 1,284953 1,276909 1,260149 1,246561 1,229472 1,1999531987 1,115613 0,995727 0,872603 0,758785 0,6319 0,495297 0,393467 0,35989 0,344392 0,318822 0,28684 0,2505811988 0,216223 0,181486 0,15426 0,130551 0,108495 0,090783 0,075133 0,061817 0,050299 0,039996 0,03135 0,0244981989 19,006634 13,918156 12,449156 11,943928 11,356782 10,071641 7,944814 5,762122 4,221954 3,039126 2,175466 1,5079131990 1,00938 0,58719 0,342035 0,188637 0,169436 0,155339 0,142491 0,126124 0,111683 0,099971 0,087572 0,074561991 0,064024 0,053383 0,044079 0,041101 0,037797 0,035482 0,032297 0,028625 0,024786 0,021332 0,01695 0,0134781992 0,011035 0,0087 0,006972 0,005776 0,004872 0,003979 0,003277 0,002693 0,002145 0,001684 0,001348 0,0010851993 0,000877 0,000681 0,000539 0,000421 0,000329 0,000249 0,00019 0,14404 0,107871 0,078744 0,058268 0,0425441994 0,031232 0,021965 0,015424 0,01065 0,007475 0,005304 9,950143 7,978625 7,720752 7,602907 7,413854 7,2351461995 7,194139 7,097611 7,016917 6,892169 6,737213 6,710371 6,539048 6,395783 6,314328 6,383267 6,368619 6,2850281996 6,268105 6,157879 6,111432 6,098016 6,055627 5,955573 5,883791 5,820349 5,820349 5,812792 5,800032 5,7838371997 5,733384 5,644205 5,620599 5,556147 5,523558 5,507037 5,468756 5,463839 5,466025 5,433965 5,415552 5,3709731998 5,334167 5,287636 5,286578 5,274447 5,281313 5,269194 5,254481 5,274524 5,283506 5,284563 5,286149 5,2956811999 5,244287 5,184664 4,964251 4,867867 4,866407 4,883009 4,833706 4,758053 4,690047 4,622102 4,536365 4,4244272000 4,370668 4,326537 4,318332 4,310573 4,304977 4,276325 4,236922 4,143284 4,069224 4,041338 4,026441 4,0107992001 3,980546 3,961137 3,947715 3,916384 3,872623 3,855658 3,800175 3,739594 3,706238 3,692207 3,639436 3,6119852002 3,605495 3,598657 3,592191 3,588244 3,563301 3,524183 3,463911 3,394327 3,316068 3,230775 3,100255 2,929192003 2,852181 2,791603 2,747911 2,703041 2,692004 2,710162 2,729267 2,734736 2,717885 2,689644 2,677861 2,6650692004 2,649174 2,628149 2,600068 2,57611 2,546822 2,510173 2,478204 2,450271 2,418588 2,407034 2,394344 2,374872005 2,362585 2,354814 2,345432 2,32244 2,310656 2,316447 2,326918 2,336263 2,354866 2,357932 2,34317 2,3354632006 2,333829 2,317145 2,318537 2,329017 2,328551 2,319736 2,304298 2,300387 2,290994 2,285509 2,267145 2,2542952007 2,248449 2,238822 2,233685 2,228782 2,225666 2,22211 2,216348 2,208178 2,177905 2,152718 2,136693 2,1144912008 2,083858 2,06343 2,055619 2,041329 2,01872 1,981468 1,944713 1,923173 1,930509 1,923584 1,902843 1,9015122009 1,909916 1,909725 1,912211 1,92841 1,927638 1,924175 1,930352 1,942786 1,941039 1,936198 1,936973 1,9356182010 1,93775 1,918374 1,897689 1,885809 1,872328 1,843387 1,837141 1,833108 1,813163 1,793435 1,775151 1,747542011 1,740751 1,723857 1,707466 1,697113 1,68867 1,688501 1,690699 1,691545 1,681289 1,668773 1,662125 1,6550082012 1,65766 1,652702 1,65386 1,64465 1,628044 1,613362 1,602306 1,578316 1,558215 1,544622 1,549425 1,5455622013 1,535428 1,529768 1,526714 1,521996 1,52291 1,518052 1,506602 1,504496 1,497607 1,477512 1,468262 1,4641632014 1,454129 1,448336 1,436129 1,415184 1,408844 1,415213 1,424185 1,432061 1,431203 1,430916 1,422524 1,406492015 1,401165 1,39184 1,384502 1,36795 1,355479 1,350079 1,340961 1,333228 1,327916 1,309324 1,286678 1,2715472016 1,265976 1,246899 1,237126 1,231829 1,22741 1,213695 1,194229 1,198905 1,193772 1,193414 1,191864 1,1912692017 1,181463 1,176404 1,175699 1,180183 1,195001 1,201127 1,21277 1,216419 1,213507 1,206029 1,204824 1,1952622018 1,186482 1,17964 1,177874 1,171314 1,160521 1,141796 1,125144 1,120215 1,112649 1,093083 1,090248 1,102822019 1,107805 1,10703 1,093363 1,081788 1,072139 1,067868 1,061182 1,061288 1,066729 1,061421 1,055616 1,0467182020 1,028817 1,027892 1,027789 1,011205 1,01070 1,000000

Page 37: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

FOCO EM RESULTADOSuma visão 360º

www.suma.com.br

Durante muito tempo, para as empresas, resultado foi sinônimo de existência.

Hoje sabemos que o lucro de nada vale se sua empresa não gera também uma memória positiva na mente do consumidor.

Você vai aprender que resultado é sustentabilidade. É preciso que tanto as empresas quanto os profissionais desenvolvam seu potencial para melhorar continuamente.

Lembre-se: o que você é hoje não garante o que será amanhã.

Page 38: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

38 Revista Suma Economica - Julho 2020

Estatística Statistics

PRINCIPAIS HAVERES FINANCEIROS

Período BaseMonetária

MI Depósitos dePoupança

Títulos Privados (1)

M2 Cotas de fundos de

renda fixa (2)

Operações compromissadas

com títulos federais (3)

Títulos federais (Selic)

M3 Títulos estaduais e municipais

M4

ABR 263343 333044 738794 1432480 2504318 3340451 112199 5956968 827438 0 6784407 MAI 269553 331560 744014 1454185 2529760 3331787 103266 5964814 849474 0 6814288 JUN 269828 334401 751487 1470187 2556074 3338465 113075 6007614 945884 0 6953499 JUL 275339 355557 759125 1475003 2589686 3045282 115521 5856776 521294 0 6378069 AGO 277677 361093 767973 1585818 2714884 3089483 136157 6048314 530873 0 6579186 SET 279407 368864 777163 1597339 2743366 3111211 130412 6085368 529669 0 6615038 OUT 286975 360111 779691 1619533 2759335 3154185 130934 6134593 491572 0 6626165 NOV 279259 373916 783385 1608341 2765641 3179192 124585 6152551 449165 0 6601716 DEZ 302049 407254 800882 1622094 2830230 3211419 123624 6243572 476340 0 6719912 JAN/19 279106 369395 796487 1625870 2793137 3261476 151829 6284751 463082 0 6747833 FEV 290148 372358 791316 1620396 2784070 3268948 149981 6284751 472560 0 6739016 MAR 286742 371585 796194 1649598 2817377 3240290 138875 6264342 487779 0 6752121 ABR 279605 368718 796503 1660825 2826046 3286973 148493 6332219 476733 0 6798952 MAI 277876 366170 797870 1676387 2840427 3342186 153540 6400229 432810 0 6833039 JUN 276040 372616 804345 1701430 2787391 3380007 144938 6462156 398273 0 6860429 JUL 271345 367492 805692 1709001 2882185 3436029 150705 6521269 401480 0 6922750 AGO 282617 370211 810066 1715665 2895941 3458085 142251 6547968 431704 0 6979672 SET 281137 382564 821339 1743979 2947883 3511197 138492 6650580 445191 0 7095772 OUT 292347 377167 824204 1758441 2959813 3538322 127833 6675767 447324 0 7123091 NOV 296783 400303 829237 1769837 2999376 3512750 128637 6695727 474222 0 7169949 DEZ 316587 441264 845052 1806082 3092397 3512341 135546 6805104 438735 0 7243839 JAN 317959 398450 839332 1786211 3023993 3540670 126105 6748882 433555 0 7182437 FEV 303197 401392 838007 1797285 3036685 3567187 55340 6786077 426084 0 7212160 MAR 307560 420587 852592 1904939 3178117 3466702 138683 6852588 412744 0 7265332 ABR 336684 460400 881618 2030120 3372139 3403592 153513 6996819 431831 0 7428651 MAI 368063 490189 921067 2110254 3521510 3451892 157565 7196266 365435 0 7561701

FONTE: Banco Central do Brasil(1)Incluidepósitoaprazo,letrasdecâmbio,letrashipotecáriaseletrasimobiliárias.(2) Excluilastroemtítulosemitidosprimariamenteporinstituiçãofinanceira.(3) Asaplicaçõesdosetornão-financeiroemoperaçõescompromissadasestãoincluídasnoM3apartirdeagostode1999,quandoeliminou-seoprazomínimode30dias,exigidoemtaisoperaçõesdesdeoutubrode1991.

· M1 = MOEDA EM PODER DO PÚBLICO + DEPÓSITOS ÀVISTANOSBANCOSCOMERCIAIS. · M2 = M1 + DEPÓSITOS A PRAZO · M3 = M2 + DEPÓSITOS DE POUPANÇA· M4 = M3 + TÍTULOS PRIVADOS

REMUNERAÇÃO DO CAPITAL*Nominal Real

Bolsa (SP)CDB (Pré 30 dias) (1)Poupança (2)Overnight (3)Ouro (Spot-BM&f)US$ ComercialUS$ ParaleloTR (4)IGP-M (FGV)

Dez. Jan. Abr.Fev. Mai.Mar. Jun. Dez. Jan. Abr.No Ano

No Ano

FONTE: Bovespa, Bacen, BM&f, Anbima e FGV.(1)Taxalíquidarealizadanoprimeirodiaútildomês.(2)Rendimentoparacadernetascomaniversárionodia1ºdomêssubsequente.(3)Taxaefetiva.(4)Taxanoperíodoentreodia1odomêsaoprimeirodiadomêsseguinte.(*) Em relação ao IGP-M (FGV).

6,850,390,290,37-2,34-5,42-4,790,002,09

-1,630,360,260,387,086,864,310,000,48

10,250,370,220,28

11,944,694,410,000,80

-8,430,370,260,295,534,578,500,00-0,04

8,570,270,220,24-1,08-1,903,310,000,28

-29,900,360,220,3415,2415,9610,380,001,24

8,760,270,170,216,091,933,110,001,56

-17,802,011,381,7552,9735,6634,020,004,39

4,76-1,70-1,80-1,72-4,43-7,51-6,88-2,09-

-2,11-0,12-0,22-0,106,606,383,83-0,48-

9,45-0,43-0,58-0,5211,143,893,61-0,80-

-22,19-2,38-3,01-2,6448,5831,2729,63-4,39-

Fev. Mai.Mar. Jun.

-8,390,410,300,335,574,618,540,04-

8,29-0,01-0,06-0,04-1,36-2,183,03-0,28-

-31,14-0,88-1,02-0,9014,0014,729,14-1,24-

7,20-1,29-1,39-1,354,530,371,55-1,56-

Page 39: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

39Revista Suma Economica - Julho 2020

Estatística Statistics

TAXAS DE CÂMBIOS DIVERSAS* - (JUN/2020)

Data Euro LibraEsterlina

DólarEUA

IeneJaponês

FrançaSuiço

1 5,3639 5,9668 0,04987 6,6888 5,5804 2 5,2601 5,874 0,04844 6,5914 5,4673 3 5,0516 5,681 0,0464 6,365 5,2561 4 5,1041 5,7799 0,04683 6,4352 5,3373 5 4,9775 5,6241 0,04538 6,3219 5,173 8 4,9331 5,5695 0,04548 6,2631 5,1558 9 4,9057 5,568 0,04558 6,2484 5,1715 10 4,8894 5,5519 0,04559 6,2384 5,1734 12 5,0373 5,6685 0,04692 6,3102 5,2941 15 5,1883 5,8477 0,04834 6,5082 5,4602 16 5,1285 5,7747 0,04777 6,4547 5,4018 17 5,2499 5,8904 0,04895 6,5765 5,5204 18 5,3468 5,9975 0,05007 6,6461 5,6217 19 5,3466 5,9834 0,05002 6,6095 5,6168 22 5,2226 5,8812 0,04889 6,5016 5,5131 23 5,1705 5,8556 0,04858 6,4797 5,479 24 5,2435 5,911 0,04909 6,5192 5,537 25 5,3287 5,9793 0,04971 6,6113 5,6174 26 5,4629 6,1277 0,05097 6,739 5,7632 29 5,4416 6,1153 0,05053 6,6823 5,7262 30 5,476 6,1539 0,05081 6,7738 5,7849

* Taxa de venda no mercado comercial (valores das moedas estrangeiras em reais).

TAXAS DE CÂMBIO DIVERSAS - (MÉDIA MENSAL)

PERÍODO Euro LibraEsterlina

DólarEUA

IeneJaponês

FrançaSuiço

ABR 3,407495 4,180952 0,031652 4,797476 3,51783 MAI 3,6360571 4,2949 0,0331414 4,8955095 3,6459333 JUN 3,7731714 4,4073190 0,0342842 5,0165047 3,8118238 JUL 3,8287636 4,4733272 0,0343495 5,0408954 3,8494954 AGO 3,9297565 4,5385043 0,0354086 5,0611173 3,9792826 SET 4,1165473 4,8041578 0,0367305 5,3776631 4,2517684 OUT 3,7584090 4,3168363 0,0333263 4,8894409 3,7816 NOV 3,786665 4,305155 0,0334215 4,88705 3,784265 DEZ 3,885055 4,42348 0,0346365 4,92383 3,91889 JAN/19 3,7416818 4,2727454 0,0345090 4,8240818 3,7812090 FEV 3,723625 4,22682 0,0337285 4,848095 3,719045 MAR 3,8464842 4,344894 0,0346357 5,065752 3,8461 MAI 4,0015181 4,4760863 0,0364163 5,136004 3,961331 JUN 3,8588263 4,3593 0,03570105 4,8909315 3,9050631 JUL 3,7793391 4,238847 0,0349113 4,7117956 3,825913 AGO 4,0199818 4,473818 0,0378622 4,888954 4,107872 SET 4,1215 4,537961 0,0383519 5,091885 4,161242 OUT 4,0869869 4,5192434 0,0377960 5,1714739 4,1154173 NOV 4,155345 4,591865 0,038158 5,35399 4,184255 DEZ 4,10959044,56747140,03766765,38559044,1822142 JAN 4,1494636 4,6050318 0,037975 5,4243363 4,2802863

FEV 4,33798824,73565880,0394852 5,6201647 4,4443705 MAR 4,8838545 5,3913727 0,0453559 6,0308363 5,0896590 ABR 5,32558 5,787965 0,049454 6,616375 5,48794 MAI 5,643445 6,15215 0,052631 6,933565 5,819605 JUN 5,1966 5,847685 0,048296 6,503061 5,459552

Taxas de câmbio

Libor e Prime

4,50

3,60

2,20

4,80

4,30

5,10

4,00

5,80

6,80

5,50

1,80

4,70

2,001,90

2,10

4,90

3,80

5,30

5,30

4,20

6,30

7,30

J J

J J

J J

A

A

A S O N D J AF MM J

Dólar

Libor

Libra Esterlina

Prime Rate

Média Mensal

Em % ao ano

Média Mensal

Empréstimos de seis meses, em % ao ano

S O N D J AF MM J

S O N D J AF MM J

5,19

20

20

6,50

J J A S O N D J AF MM J

20

20

4,40

5,00

4,60

5,20

4,80

5,40

5,60

5,80

1,701,601,501,401,301,20

1,001,10

0,00

3,25

0,37

4,50

4,30

4,10

3,90

3,70

3,50

3,30

Page 40: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

40 Revista Suma Economica - Julho 2020

Estatística Statistics

R$/US$ NO FINAL DO MÊS (ÚLTIMO DIA ÚTIL)JAN.ANO FEV. MAR. ABR. MAI. JUN. JUL. AGO. SET. NOV.OUT. DEZ.

R$/US$ MÉDIA MENSALJAN.ANO FEV. MAR. ABR. MAI. JUN. JUL. AGO. SET. NOV.OUT. DEZ.

1997 1,043 1,049 1,057 1,061 1,068 1,075 1,081 1,088 1,094 1,100 1,107 1,1141998 1,120 1,127 1,133 1,141 1,148 1,155 1,161 1,172 1,181 1,188 1,194 1,2061999 1,502 1,914 1,897 1,694 1,684 1,765 1,800 1,881 1,898 1,970 1,930 1,8432000 1,804 1,775 1,742 1,768 1,828 1,808 1,798 1,809 1,839 1,880 1,948 1,9632001 1,955 2,002 2,089 2,192 2,297 2,376 2,466 2,511 2,672 2,740 2,543 2,3632002 2,378 2,420 2,347 2,320 2,480 2,714 2,935 3,110 3,342 3,806 3,576 3,6262003 3,438 3,591 3,447 3,119 2,956 2,883 2,880 3,002 2,923 2,861 2,914 2,9252004 2,852 2,930 2,905 2,906 3,100 3,129 3,037 3,003 2,891 2,853 2,786 2,7182005 2,625 2,598 2,705 2,579 2,453 2,413 2,373 2,368 2,294 2,256 2,211 2,2852006 2,274 2,162 2,152 2,129 2,178 2,248 2,189 2,156 2,169 2,148 2,158 2,1502007 2,138 2,096 2,089 2,032 1,982 1,932 1,883 1,966 1,899 1,801 1,770 1,7862008 1,774 1,728 1,707 1,689 1,660 1,619 1,591 1,612 1,799 2,173 2,266 2,3942009 2,307 2,313 2,314 2,206 2,061 1,957 1,933 1,845 1,820 1,738 1,726 1,7502010 1,780 1,841 1,786 1,756 1,813 1,806 1,770 1,759 1,719 1,683 1,713 1,6932011 1,675 1,668 1,659 1,586 1,613 1,587 1,564 1,597 1,750 1,772 1,790 1,8372012 1,790 1,718 1,795 1,855 1,986 2,049 2,029 2,029 2,028 2,030 2,068 2,0782013 2,031 1,973 1,983 2,002 2,035 2,173 2,252 2,342 2,270 2,189 2,295 2,3452014 2,382 2,384 2,326 2,233 2,221 2,235 2,225 2,268 2,333 2,448 2,548 2,6392015 2,634 2,816 3,139 3,043 3,062 3,112 3,223 3,514 3,906 3,880 3,776 3,8712016 4,052 3,974 3,704 3,566 3,539 3,424 3,275 3,210 3,256 3,186 3,342 3,3522017 3,197 3,104 3,128 3,136 3,209 3,295 3,206 3,151 3,135 3,191 3,259 3,2922018 3,211 3,241 3,279 3,407 3,737 3,773 3,829 3,930 4,116 3,758 3,787 3,8852019 3,742 3,724 3,846 3,896 4,001 3,859 3,779 4,020 4,121 4,087 4,155 4,1092020 4,149 4,338 4,884 5,325 5,643 5,197- Até fevereiro de 1986 a moeda foi o cruzeiro (CR$).- Em março de 1986 a moeda possou a se chamar cruzado (Cz$), após o corte de 3 zeros.- Em janeiro de 1989 a moeda passou a se chamar cruzado novo (NCz$).- Em março de 1990 a moeda volta a ser o cruzeiro, sem o corte de zeros.- Em agosto de 1993 a moeda passa a se chamar cruzeiro real (CR$) com o corte de 3 zeros.- Em julho de 1994 a moeda passa a se chamar real após atingir CR$ 2.750 em junho de 1994.

1997 1,046 1,052 1,059 1,064 1,072 1,077 1,083 1,092 1,096 1,103 1,110 1,1161998 1,124 1,130 1,137 1,144 1,150 1,157 1,163 1,177 1,186 1,193 1,201 1,2091999 1,983 2,065 1,722 1,661 1,724 1,769 1,789 1,916 1,922 1,953 1,923 1,7892000 1,802 1,769 1,747 1,807 1,827 1,800 1,775 1,823 1,844 1,909 1,960 1,9552001 1,971 2,045 2,162 2,185 2,360 2,305 2,431 2,552 2,671 2,707 2,529 2,3202002 2,418 2,348 2,324 2,363 2,522 2,844 3,428 3,022 3,895 3,645 3,637 3,5332003 3,526 3,563 3,353 2,890 2,966 2,872 2,965 2,966 2,923 2,856 2,949 2,8892004 2,941 2,914 2,909 2,945 3,129 3,107 3,027 2,934 2,857 2,856 2,731 2,6542005 2,693 2,595 2,666 2,531 2,404 2,350 2,390 2,364 2,222 2,254 2,207 2,3412006 2,216 2,135 2,172 2,089 2,300 2,164 2,176 2,139 2,174 2,143 2,169 2,1382007 2,125 2,118 2,050 2,034 1,929 1,926 1,878 1,962 1,839 1,744 1,784 1,7712008 1,760 1,683 1,749 1,687 1,629 1,592 1,567 1,634 1,914 2,115 2,333 2,3372009 2,316 2,378 2,315 2,178 1,973 1,952 1,873 1,886 1,778 1,744 1,750 1,7412010 1,874 1,811 1,781 1,731 1,817 1,801 1,757 1,756 1,694 1,701 1,716 1,6662011 1,673 1,661 1,629 1,573 1,580 1,561 1,556 1,587 1,854 1,688 1,811 1,8762012 1,739 1,709 1,822 1,892 2,022 2,021 2,050 2,037 2,031 2,031 2,107 2,0432013 1,988 1,975 2,014 2,002 2,132 2,216 2,290 2,372 2,230 2,203 2,325 2,3432014 2,426 2,333 2,263 2,236 2,239 2,202 2,267 2,240 2,451 2,444 2,560 2,6562015 2,662 2,878 3,208 2,994 3,179 3,103 3,394 3,647 3,973 3,859 3,851 3,9052016 4,043 3,980 3,559 3,451 3,595 3,210 3,239 3,240 3,246 3,181 3,397 3,2592017 3,127 3,099 3,168 3,198 3,244 3,308 3,131 3,147 3,168 3,277 3,262 3,3082018 3,162 3,245 3,324 3,481 3,737 3,856 3,755 4,135 4,004 3,718 3,863 3,8752019 3,652 3,738 3,897 3,945 3,941 3,832 3,765 4,138 4,164 4,0044,2244,0312020 4,269 4,499 5,199 5,427 5,426 5,476

Page 41: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

41Revista Suma Economica - Julho 2020 41Revista Suma Economica - Março 2020

DESCUBRA O PODER DA SUA FALA!

Curso de COMO FALAR EM PÚBLICO

Saiba mais emhttps://www.suma.com.br

Aprenda:

- a controlar a ansiedade e a timidezna hora de falar

- métodos de oratória para não atropelar o discurso

- como expressar-se com mais clareza e fluidez

E MUITO MAIS!

Deu branco na hora da apresentação?Suas pernas tremem ao ver uma plateia?

Sente um embrulho no estômago só de ouvira palavra "palestra"?

Faça diferente!

Falar em público é uma habilidade que podeser treinada e aperfeiçoada.

Com prática e técnicas, qualquer umpode ser um bom orador!

Page 42: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

42 Revista Suma Economica - Julho 2020

Estatística Statistics

RESUMO ECONÔMICO

PIB (em %)

INFLAÇÃO ANUAL (em %)IGP-M (FGV)IPCA (IBGE)

BALANÇA COMERCIAL (em US$ milhões)ExportaçõesImportaçõesSaldo Comercial

PRODUÇÃO INDUSTRIALvariação anual (em %)

VENDAS DO VAREJOvariação anual (em %)

TAXA DE DESEMPREGOmédia anual (em %)-(*)em2016e2017fechamentoPNADcontinua

DÓLAR FINALúltimacotaçãodoano-PTAX(emR$)

DÓLARmédiaanual-PTAX(emR$)

MEIOS DE PAGAMENTO AMPLIADOS - M4 (em R$ bilhões)

IBOVESPAFechamento anual (pontuação)

DESEMPENHO PRIMÁRIO DO GOVERNO CENTRAL (em R$ milhões)

INVESTIMENTO DIRETO NO PAÍS (em US$ milhões)

MERCADO DE COMMODITIES - Bolsa de Chicago - Média anualTrigo(US$cents/bushel)Milho (US$ cents/bushel)Soja (US$ cents/bushel)FarelodeSoja(US$/ton.curta)Oleo de Soja (US$ cents/libra)

MERCADO DE COMMODITIESBolsa de Nova York - Média AnualAçúcar (US$ cents/LBS-peso)Cacau(US$cents/ton.curta)Café (US$ cents/LBS-peso)Suco de Laranja (US$ cents/LBS-peso)Algodão(US$cents/LBS-peso)

1,9 3,0 0,5 -3,5 -3,3 1,3 1,3 1,1 7,82 5,51 3,69 10,54 7,19 -0,53 7,55 7,32 5,84 5,91 6,41 10,67 6,29 2,95 3,75 4,31 242.578 242.034 225.101 191.134 185.244 217.746 239.523 224.018 223.183 239.748 229.145 171.449 137.552 150.745 181.225 177.344 19.395 2.286 -4.044 19.685 47.692 67.001 58.298 46.674 -2,3 2,1 -3,0 -8,3 -6,6 2,5 1,1 -1,1

8,4 4,3 2,2 -4,3 -6,2 2,0 2,3 1,8 5,5 5,4 4,8 6,9 12,0 11,8 11,6 11,0

2,043 2,343 2,656 3,905 3,259 3,308 3,875 4,031

1,955 2,158 2,354 3,331 3,490 3,192 3,654 3,945

4.103 4.459 4.993 5.559 6.154 6.642 6.719 7.243

60.952,08 51.507,16 50.007,41 43.349,96 60.227,00 76.402 87.887 11.564,50

88.263 76.994 1.063 -60.727 -154.255 -124.401 -120.258 -95.065

86.607 69.181 96.895 75.075 78.929 70.332 88.314 78.559

752,81 686,00 588,78 508,39 437,35 439,47 496,45 496,09 691,33 571,94 416,60 379,12 357,94 361,25 373,33 388,13 1461,56 1390,88 1234,01 947,83 986,12 976,56 934,53 895,60 427,98 426,08 414,77 319,72 317,79 316,35 339,20 305,40 52,34 45,93 36,89 30,71 32,76 33,40 29,91 29,43

21,58 17,40 16,26 13,08 18,24 15,77 12,21 12,35 2.342,56 2.401,46 3.003,56 3.087,45 2.847,39 2.002,89 2.307,4 2.393,98 175,55 126,32 177,89 133,40 135,44 132,53 113,44 101,74 139,11 134,28 148,08 127,74 167,20 152,63 150,57 107,16 79,99 83,48 76,29 63,08 65,39 73,33 82,52 67,69

2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019

Page 43: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

43Revista Suma Economica - Julho 2020 43Revista Suma Economica - Março 2020

A o p o r t u n i d a d eque você estava esperando para ter sucesso em seus

empreendimentos imobiliários

Manual para registro de

incorporações imobiliárias e condomínios

www.suma.com.br

Page 44: Revista Suma Economica - Julho 2020...Revista Suma Economica - Julho 20205 The State of Economy Flexibility to seek resumption Some municipalities started to make activities more flexible

PESSOAS QUESE ENCONTRAM, TROCAM IDEIAS E ENTRAM EM AÇÃO

Consolidação da paz e prevenção

de conflitos

Saúde materno-

infantil

Desenvolvimento econômico e comunitário

Água, saneamentoe higiene

Erradicaçãomundialda pólio

Prevenção e tratamento de doenças

Educação básica e

alfabetização

/revistarotarybr/revistarotarybrasil

DO ROTARY

GRANDESHISTÓRIAS

QUE CULTIVA ASA REVISTA

DESDE 1924