Revista Total Saúde

26
Saúde Total Árvore para simbolizar a vida São Bernardo Apart lança projeto ecológico: para cada criança nascida no hospital, uma nova árvore será plantada Campeão brasileiro de surfe amador Krysan Kymerson Entrevista Exclusiva Revista Digital São Bernardo Saúde - Bimestral - Julho/Agosto 2010 - Ed. 3 Ano 1 Temperatura baixa: tratamentos com luz em alta Aproveite o inverno para cuidar da sua pele

description

Entrevista, Notícias, Histórias, Dicas de Saúde, Beleza e Bem estar

Transcript of Revista Total Saúde

Page 1: Revista Total Saúde

SaúdeTotal

Árvore para simbolizar a vidaSão Bernardo Apart lança projeto ecológico: para cada

criança nascida no hospital, uma nova árvore será plantada

Campeão brasileiro de surfe amadorCampeão brasileiro de surfe amadorKrysti an Kymerson

Entrevista Exclusiva

Revista Digital São Bernardo Saúde - Bimestral - Julho/Agosto 2010 - Ed. 3 Ano 1

Temperatura baixa: tratamentos com luz em alta Aproveite o inverno para cuidar da sua pele

Page 2: Revista Total Saúde
Page 3: Revista Total Saúde
Page 4: Revista Total Saúde

Editorial

Cuidar do meio ambiente e contribuir com o desenvolvimento de quem está ao nosso lado é sinônimo de respeito à vida, de valorização do ser humano. Por isso, mais do que um conceito estratégico no mundo empresarial contemporâneo, a Responsabilidade Socioambiental é um verdadeiro compromisso do Grupo São Bernardo com os cidadãos. Temos a consciência de nosso papel e sabemos da importância de somar esforços para que os benefícios se multipliquem, fazendo da sociedade cada vez mais corporativa, solidária e ética.

Exemplo de sustentabilidade e fruto de muito engajamento, o Projeto de Recuperação da Mata Atlântica, desenvolvido pelo São Bernardo Apart Hospital em parceria com o Intituto Terra, no município de Colatina, não poderia ficar de fora da nossa Total Saúde. De forma inédita, a revista traz detalhes da iniciativa, revelando a grandeza e inovação do projeto que se tornou a “menina dos olhos” de nossa equipe.

Nesta edição, temos também outro motivo importante para comemorar. No São Bernardo Apart, foi realizada uma cirurgia inédita no Estado para a retirada de câncer de fígado por radiofrequência, e o procedimento foi um verdadeiro sucesso. O hospital ganhou ainda mais a admiração e o respeito da classe médica em nível nacional, por dispor de toda a estrutura necessária, tecnologia de medicina de ponta, além de colaboradores capacitados e treinados, que trabalham com disposição.

Já o nosso entrevistado é o campeão brasileiro de surfe amador Krystian Kymerson, referência para muitos jovens capixabas. Com determinação e amor ao que faz, ele é prova de como as novas gerações podem contribuir, em muito, para estimular a prática de esportes e a adesão de uma nova rotina de vida, mais preocupada com o corpo e com a mente.

E, como o Grupo São Bernardo trabalha para levar felicidade e alegria a milhares de famílias de diversas partes do país, a Total Saúde apresenta também uma matéria sobre saúde bucal, para estimular o sorriso saudável. Sorrir faz bem ao organismo, reduz o estresse e provoca o bem-estar.

Tudo isso e muito mais, você confere nas páginas a seguir, preparadas com tanto carinho e dedicação.

Boa leitura!

Revista Total Saúde Digital é uma publicação do Grupo São Bernardo.

Presidente: Walter Luiz Dalla Bernardina

Textos: Contatus Comunicação

Diagramação: Depto. de Comunicação Grupo São Bernardo

Contatos com a redação: [email protected]

4

Page 5: Revista Total Saúde

Índice

06

13

19

Árvore para simbolizar a vidaSão Bernardo Apart lança projeto ecológico: para cada criança nascida no hospital, uma nova árvore será plantada

11Saúde Bucal

Cuidados para um sorriso perfeito

10

A importância da fisioterapia no tratamento da ATM

As DTMs são doenças progressivas ainda pouco conhecidas, que acometem milhões de pessoas, atingindo cerca de 3% da população mundial

Temperatura Baixa

Tratamento com luz em alta

Krystian Kymerson

Campeão brasileiro de surfe amador

5

Page 6: Revista Total Saúde

Árvore para simbolizar a vida

capa

o São Bernardo Apart Hospital, refe-rência na área de obstetrícia, des-ti na toda a atenção e cuidado para que o nascimento de uma nova vida seja um momento ainda mais espe-

cial e tranquilo. Com foco nessa premissa, aliada também à responsabilidade ambiental do Grupo São Bernardo, nasceu o Projeto de Recuperação de Mata Atlânti ca, desenvolvido em parceria com o Insti tuto Terra, que prevê como uma de suas ações o planti o de uma árvore nati va para cada criança nascida no hospital.

Segundo o presidente do Grupo São Bernardo, Walter Dalla Bernardina, a ideia é associar e valo-rizar a vida e a natureza. “Nosso objeti vo é fazer daquele momento ainda mais marcante na vida de cada um. As mães poderão acompanhar o cres-cimento do bebê juntamente com o da árvore; e, ao mesmo tempo, na medida em que for cres-cendo, a criança terá uma relação de afeto com a natureza, que simbolizará sua própria existência“, destaca o presidente.

Focado no desenvolvimento sustentável, o pro-jeto busca recuperar a vegetação de Mata Atlânti ca do entorno do hospital, incluindo também a prote-ção da nascente e da lagoa próximas ao apart.

Dados do próprio Insti tuto Terra apontam a mi-crorregião de Colati na como a área mais degrada-

da do Brasil em se tratando de Mata Atlânti ca, por isso será necessário o preparo da terra durante um tempo, antes de começar o refl orestamento. O Ins-ti tuto auxiliará com pesquisas para defi nir o melhor ti po de vegetação que se adequa ao ambiente, fará a preparação do solo, além de um acompanhamen-to até o período de estabilização do bosque.

“O Insti tuto Terra possui hoje uma importância planetária, refl orestando, recuperando a biodiver-sidade e esti mulando o desenvolvimento social ecossustentável. Sair na vanguarda na realização de ações voltadas para o meio ambiente, com uma parceria desse nível, comprova o comprome-ti mento do São Bernardo Apart com as questões ambientais”, afi rmou o gerente Comercial do Hos-pital, Neuber Dalapicola Filho.

O projeto proporcionará, ainda, um ambiente climati zado como espaço de repouso para colabo-radores, pacientes e sociedade, de maneira geral, com árvores úmidas e frutí feras, bancos e jardim. Outra ação prevista é a estruturação do estacio-namento do São Bernardo Apart Hospital, que ganhará um novo projeto paisagísti co, totalmente arborizado e valorizando o aspecto natural.

Responsabilidade ambientalO São Bernardo Apart Hospital vem desenvol-

vendo uma série de ações que permitem a pre-servação do meio ambiente e a uti lização racional

6

Page 7: Revista Total Saúde

capa

São Bernardo Apart lança, em Colatina, projeto de recuperação da Mata Atlântica, que prevê o plantio de uma árvore para cada criança nascida no hospital

dos recursos naturais. Por exemplo, a campanha “Hospital sem Papel”, lançada em agosto de 2009, visa à redução do uso de papel. A iniciati va começou pela farmácia do hospital: em vez de receber as prescrições de medicamentos impressas, a farmá-cia acessa as respecti vas informa-ções por meio de um aparelho palm top. Só nessa ati vidade, a economia chegava a cerca de mil folhas de pa-pel por dia. Depois da farmácia, a experiência foi levada para outros setores, como almoxarifado, enfer-magem, fi sioterapia, entre outros.

Seguindo essa mesma proposta, está o projeto de digitalização de to-dos os exames de imagem realizados no São Bernardo Apart Hospital, por meio do PACS – Picture Archiving Co-municati on System ou Sistema Ele-trônico de Digitalização e Transmis-são de Imagens Radiológicas. A ideia é ecologicamente correta, pois como não há necessidade de revelação de chapas, o consumo de água é reduzi-do e evita-se o descarte de produtos tóxicos.

Page 8: Revista Total Saúde

tratamentos

A importância da Fisioterapia no tratamento da ATM

Foto Divulgação

Colaboração: Dra. Geovana Teodoro Rosetti Cabral Fisioterapeuta de ATM e Dor Orofacial

Page 9: Revista Total Saúde

a Arti culação Temporomandibular (ATM) é responsável por todos os movimentos da boca, ou seja, abrir e fechar, falar, masti gar, degluti r, existi ndo uma em cada lado,

localizadas em frente de cada ouvido. As doenças que afetam essa arti culação ou estruturas ao seu redor (músculos, ligamentos, dentes, nervos) são denominadas Disfunções Temporomandibulares (DTMs).

As DTMs são doenças progressivas ainda pouco conhecidas, que acometem milhões de pessoas, ati ngindo cerca de 3% da população mundial a cada ano. Essas doenças podem levar ao afastamento do trabalho devido a dores de cabeça, estalidos e crepitações ao abrir e fechar a boca, constrangendo e limitando seu convívio social e, ainda alterando sua qualidade de vida.

Homens e mulheres são víti mas de DTM, mas 90% dos que buscam tratamento são mulheres na faixa etária de 15 a 45 anos. A DTM pode ocorrer por vários fatores: mordida cruzada, estresse, alterações posturais, traumas, deslocamento do disco interarti cular, desgaste arti cular ou dentário, mascar chicletes, roer unha, chupar dedo, mor-

der bochecha ou gelo, fumar, ranger os dentes, apoiar o queixo na mão.

Quando não tratadas, as disfunções tendem a se agravar, com aumento da frequência e da intensidade das dores de cabeça, face, ouvido e região cervical, causando comprometi mento da função, a ponto do paciente não conseguir abrir ou fechar a boca, masti gar ou falar e, ainda, causar processo degenerati vo e desgaste arti cular irreversíveis.

O tratamento é realizado por uma equipe mul-ti disciplinar composta por neurologista, psicólogo, reumatologista, otorrinolaringologista, odontolo-gista, cirurgião buco-maxilo-facial e também pelo fi sioterapeuta orofacial. Este últi mo profi ssional trata dos problemas musculares e arti culares que envolvem a face, cabeça e pescoço, podendo agir de forma preventi va, evitando o aparecimento das lesões, e também nas lesões já instaladas, como traumas, bruxismo, estalidos, dor de cabeça tensio-nal, difi culdade de abrir ou fechar a boca, cansaço ao masti gar, alteração postural, no pré e pós-opera-tórios de cirurgias de mandíbula e, principalmente, no restabelecimento dos da ATM e dos músculos masti gatórios.

Sintomas mais comuns:

Dor de cabeça, dor de ouvido ou ao redor, dor e pressão atrás dos olhos, sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca, dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar, mandíbula que “�ica presa” trava ou sai do lugar, fadiga nos músculos da mastigação sentida como cansaço na face, ranger dos dentes, dor no pescoço irradiando para a face.

Faça seu autoteste:1) Sente difi culdade ou cansaço na boca ao se alimentar?2) Tem sons (ti po estalido) próximos aos ouvidos ao abrir ou fechar a boca?3) Sente difi culdade para abrir a boca?4) Ao abrir a sua boca ela desvia para algum dos lados?5) Sente dor de cabeça constante?6) Você range ou aperta os dentes?7) Você acorda com dor de cabeça e cansaço?8) Você já travou a boca (aberta ou fechada)?9) Sente os sintomas acima acompanhados de zumbido? Se você responder a uma dessas questões positi vamente, provavelmente você está desenvolvendo uma DTM e deve procurar um especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial.

Saiba se você tem DTm

9

Page 10: Revista Total Saúde

10

Page 11: Revista Total Saúde

Saúde Bucal: cuidados para um sorriso perfeito

saúde e beleza

Quem acredita que saúde é si-nônimo só de corpo em forma está completamente enganado. O sorriso, além de ser um ver-dadeiro cartão de visitas, reflete como anda a saúde bucal. Esco-var os dentes após as refeições e antes de dormir é imprescindí-vel, mas os cuidados não param por aí.A começar pelo acompanha-mento de um dentista, com rea-lização de, no mínimo, duas con-sultas ao ano, o que é uma forma de monitorar a higiene oral, evi-tando o aparecimento de doen-ças e cáries. Esse processo deve ser regular desde a infância, com o nascimento do primeiro den-te, ressalta Sinval Silva, sócio e dentista da Oral Brasil, que aten-de pelo plano odontológico São Bernardo Saúde. Segundo o es-pecialista, o primeiro passo para o sorriso bonito é a informação, por isso, não saia do consultório com nenhuma dúvida.Só um profissional pode avaliar cuidadosamente cada caso, in-dicar exames complementares

para fazer uma avaliação precisa e iniciar o tratamento adequado. No entanto, algumas dicas po-dem ajudar a cuidar melhor do nosso sorriso.

Confira algumas dicas básicas:

- O açúcar é a principal causa da degeneração dentária, por isso é importante reduzir a quantidade e a frequência do consumo;- O flúor pode prevenir a placa bacteriana que dá origem às cá-ries, não abra mão de aplicá-lo em suas consultas periódicas ao dentista;- Bochechar antissépticos evita a proliferação de bactérias, já que o líquido é capaz de atingir regiões em que a escova e o fio dental não alcançam. Dê pre-ferência às versões com flúor e sem álcool;- Use sempre fio dental e escove os dentes após todas as refei-ções. Vale optar por cremes den-tais com flúor e pouco abrasivos (com poucos grânulos) para não desgastar o esmalte do dente.

Plano oDonTológiCo São BernarDo: SaúDe ComPleTaPara levar a seus associados um serviço de excelência, o São Bernardo Saúde atende em parceria com o melhor plano odontológico do Estado: o Oral Saúde. Além de qualidade no atendimento, o plano oferece excelentes profissionais e am-pla rede credenciada. Tudo com a credibilidade do Grupo São Bernardo e em total conformi-dade com as regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão regulador. entre os procedimentos garan-tidos, estão: consultas periódi-cas; atendimento de urgência e emergência; controle de placas bacterianas; aplicação de flúor; obturações, extrações, ortodon-tia, dentre muitos outros. além de atender em todo o espírito Santo, a mensalidade custa em média 50% menos que as pra-ticadas por outras operadoras. aproveite a oportunidade e dei-xe o seu plano de saúde ainda mais completo.

11

Page 12: Revista Total Saúde

12

Page 13: Revista Total Saúde

saúde e beleza

Temperatura baixa: tratamentos com luz em alta

Sol ameno, baixa da temperatura nos termômetros e menos exposição aos raios ultravioletas. Todos esses fatores são essenciais para alcançar resultados

perfeitos nos tratamentos com luz. Por isso, nessa época do ano, cresce a procura por clínicas estéti cas, e o clima frio atrai aqueles que querem chegar ao verão com uma pele bonita e saudável.Entre os tratamentos mais procurados, estão: depilação defi niti va, clareamento de manchas, clareamento de vasinhos da face, rejuvenescimento e tratamento de cicatrizes de acne. Para que os efeitos correspondam às

expectati vas e sejam duradouros, é necessário que os pacientes colaborem tomando alguns cuidados, como evitar a exposição ao sol por aproximadamente duas semanas antes e depois das aplicações, fazer uso do fi ltro solar e de anti -infl amatório, com orientação médica.Vale ressaltar que, logo após cada sessão do tratamento, a pele pode apresentar vermelhidão, que desaparece com cerca de 5 ou 7 dias, e crostas, que somem em até duas semanas. Em determinados casos, a pele pode também assumir uma coloração escura e, depois, ir clareando gradati vamente.

Saiba mais sobre cada opção de tratamento:

Cla�ea�en�o de �anc�asÉ um tratamento para manchas como melanoses solares, manchas escuras no dorso das mãos, antebraço e braço, e para efélides ou sardas. No procedimento, é uti lizada a luz pulsada, que age de forma parecida com o laser, mas numa potência menor, com a vantagem de poder ati ngir áreas maiores em menor tempo. São necessárias de três a quatro sessões com intervalo de 30 a 45 dias.

Depila��o de�ini�i�aA depilação defi niti va pode ser feita com luz pulsada ou a laser. A intensidade da luz muda de acordo com a área a ser tratada. São necessárias de cinco a dez seções com intervalo de 30 a 45 dias.

Cla�ea�en�o de �asin�os da �aceSão necessárias de tres a quatro seções, com intervalo de 30 a 45 dias. Pode ser feita com luz pulsada ou laser.

T�a�a�en�o de cica��i�es de acneÉ uti lizado o laser fracionado não ablati vo ou

ablati vo, que são feixes de luz que ati ngem a pele e chega à camada mais profunda. O não ablati vo chega à camada mais funda da pele sem acabar com o revesti mento, causando assim uma lesão reduzida. Já o ablati vo acaba com o revesti mento da pele e, muitas vezes, não permite que a pessoa se exponha por cerca de duas semanas. São necessárias de cinco a seis seções com intervalo de 30 a 45 dias.

re���enesci�en�o Normalmente, são necessárias cerca de

quatro seções com intervalo de 30 a 45 dias, mas esse tratamento depende muito do ti po de envelhecimento, pois nele podem ser feitos todos os outros citados acima, além da esti mulação de colágeno.

13

Page 14: Revista Total Saúde

14

Filtro solar e hidratação

normalmente, du-rante o inverno, ir à praia e praticar atividades ao ar livre são progra-

mações em baixa, já que o sol dá lugar àquele friozinho. Engana-se quem pensa, no entanto, que, com a diminuição da irradiação da luz, os raios ultravioletas dão trégua. Esses são constantes du-rante todo o ano e, por isso, a utilização do filtro solar é indis-pensável até em dias chuvosos.

“A diferença é a sensação tér-mica. Com os ventos mais frios, o calor diminui, mas a utilização do filtro solar é essencial, princi-palmente para aqueles que es-tão em tratamento. O protetor deve ser passado 30 minutos an-tes da exposição e repassado a

cada duas horas”, afirmou a der-matologista Eliene Felix Perazzio.

Segundo ela, o fator de pro-teção, exposto em destaque nos recipientes, segue um padrão que mede somente o grau de ação contra os raios UVB, que agem superficialmente na pele. Ao adquirir um produto, é im-portante verificar se ele também oferece proteção contra raios UVA e, para isso, é importante que contenham a indicação do PPD, índice de pigmentação per-sistente. “Para saber se o filtro solar é recomendável, é preciso dividir o FPS pelo PPD especifica-dos no rótulo. Seu nível deve ser de um terço do FPS”, explicou.

A dermatologista explicou, ainda, que a luz visível, como a de lâmpadas e computadores, é

capaz de escurecer a pele e, por isso, as pessoas que estão em tratamento devem usar o filtro solar com frequência.

Outro passo fundamental para manter a saúde da pele e diminuir os impactos negativos dos tratamentos com luz é a hi-dratação. O nosso corpo sofre com o clima seco e frio e tam-bém com as bruscas mudanças de temperatura. Somado a isso, as luzes utilizadas, seja o laser, a luz pulsada ou de outra nature-za, causam uma queimadura in-duzida e processo inflamatório, que evolui com ressecamento, vermelhidão e crosta. Então, a hidratação diária com produtos específicos para cada tipo de pele é indispensável.

Importantes aliados para resultados perfeitos

Page 15: Revista Total Saúde

15

Page 16: Revista Total Saúde

Argalit Em 2010, a Argalit Indústria de Revestimentos

completou 28 anos de atuação no mercado nacional e tem muito o que comemorar. A empresa, que iniciou suas atividades no município de Cachoeiro de Itapemirim (ES), fabricando apenas argamassa, possui atualmente uma diversificada linha de produtos, como tintas PVA, acrílica, texturas, esmaltes, massa corrida e solventes.

A empresa tem unidades industriais nos municípios de Viana e Cariacica, no Espírito Santo, e em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, e produz anualmente mais de 60 mil toneladas de tintas e revestimentos. Investindo em pesquisas, em tecnologia e na qualidade do atendimento, a Argalit conquistou a confiança dos clientes e um lugar entre as 12 maiores fabricantes de tintas do Brasil, comercializando sua linha para mais de 600 cidades de sete estados do país.

“Para reafirmar o compromisso da empresa em fabricar produtos de excelência, toda a nossa linha é atestada por organismos nacionais que avaliam qualidade e outras especificações técnicas como cobertura, viscosidade e estabilidade”, ressaltou o diretor Executivo da Argalit, Raphael Cassaro Machado.

responsabilidade SocialO Grupo Argalit investe no aperfeiçoamento

permanente de suas relações com os públicos com os quais se relaciona, incluindo a comunidade, o governo e a sociedade de uma forma geral. Para Raphael Cassaro Machado, “de forma construtiva, temos colaborado na melhoria da qualidade de vida das pessoas e da comunidade, participando de obras e reformas de imóveis e patrimônios culturais dos municípios onde estão sediadas nossas unidades de produção. Além disso, desenvolvemos projetos socialmente responsáveis, como programas sociais, ambientais e culturais”.

história

marca sinônimo de qualidade e credibilidade

Investir em pessoas e na ação social deve ser sempre o foco das empresas que valorizam seus colaboradores e respeitam o indivíduo como pessoa e como profissional

A Argalit é reconhecida como uma empresa que zela pelo desenvolvimento do ser humano, em especial de seus colaboradores. O departamento de Recursos Humanos da empresa incentiva os colaboradores a investirem em suas aptidões, na busca do conhecimento e da melhoria da qualidade de vida. “Investir em pessoas e na ação social deve ser sempre o foco das empresas que valorizam seus colaboradores e respeitam o indivíduo como pessoa e como profissional”, completa Willian Balla, responsável pelo setor.

Willian BallaResponsável pelos setor de Recursos Humanos

16

Page 17: Revista Total Saúde

17

Cirurgia inédita é realizada com sucesso no São Bernardo Apart Hospital

O médico Márcio Menezes, que compõe a equi-pe do Hospital Albert Einstein e

do Serviço de Transplante He-pático do Hospital das Clínicas da USP, veio ao Espírito Santo para realizar, juntamente com o cancerologista Nelson Faria, uma cirurgia inédita no Estado. O procedimento é denominado “Ablação de tumores hepáticos por radiofrequência”, uma ci-rurgia para retirar câncer de fí-gado por radiofrequência.

A cirurgia, feita com acom-panhamento por tumografia, é indicada para pacientes que adquiriram o câncer de pulmão em decorrência de uma cirro-se hepática, para aqueles que

apresentam alguma insuficiên-cia cardíaca, renal ou pulmonar, pessoas de idade avançada ou que, por algum motivo, não po-dem ser submetidas a cirurgias mais longas, ou ainda, pacien-

são bernardo apart hospital

tes que desenvolveram o câncer de fígado por uma migração de células cancerígenas de outros lugares, como foi o caso da pa-ciente de 68 anos, operada no São Bernardo Apart Hospital.

Segundo Nelson Faria, “esse é um procedimento inteligen-te, só ataca as células doentes, diferentemente da cirurgia pa-drão, que provoca a destruição dos tecidos, fazendo com que o órgão perca suas funções”, explicou. Outra vantagem é a redução do custo e do risco pro-porcionado pelo tratamento por radiofrequência. “O resulta-do foi excelente, a paciente teve alta em 24 horas, sem dores, não ficou na UTI e não precisou de transfusão sanguínea,” res-saltou o médico.

O cancerologista destacou, ainda, a tecnologia hospitalar de ponta do São Bernardo e o empenho dos funcionários. “Além da infraestrutura, cha-mou a minha atenção o envolvi-mento dos profissionais, desde os funcionários da faxina até os enfermeiros, todos muito dis-postos a ajudar. Já tive a opor-tunidade de ir aos maiores e melhores hospitais do mundo, e em nenhum lugar vi tanta ade-são e comprometimento como vi no São Bernardo Apart Hospi-tal”, concluiu o especialista.

Já tive a oportunidade de ir aos maiores e melhores hospitais do mundo, e em

nenhum lugar vi tanta adesão e comprometimento

como vi no São Bernardo Apart Hospital

Nelson Faria, médico cancerologista

Page 18: Revista Total Saúde

18

Page 19: Revista Total Saúde

o campeão brasileiro de surfe ama-dor Krysti an Kymerson ganha cada vez mais destaque no cenário in-ternacional da modalidade. Com apenas 17 anos, ele já competi u no

México, na França e na Espanha, além de ter parti -cipado de eventos nas principais cidades brasilei-ras para a práti ca do esporte.

Treinado pelo próprio pai, a trajetória do sur-fi sta começou quando ainda era bem novo, aos três anos de idade. Incenti vado pela família, Krys-ti an era colocado em cima de uma prancha na espuma do mar e empurrado em pequenas ondi-nhas. Mas, o que parecia apenas uma brincadeira de criança acabou virando coisa séria.

entrevista

Das praias capixabas para as ondas do mundo: o jovem Krystian Kymerson é campeão brasileiro de surfe amador

Hoje, ele já soma mais de 10 anos em compe-ti ções de surfe e vem colecionando tí tulos impor-tantes ao longo de sua carreira. Entre eles, estão a vitória do King of the Grometo, em 2007, e a sua mais recente conquista, o primeiro lugar no Cam-peonato Brasileiro de Surfe Amador.

E, quem pensa que vida de surfi sta é só viajar pelo mundo em busca de ondas perfeitas está en-ganado. Para manter seu preparo e conti nuar evo-luindo nas competi ções, Krysti an treina pesado, em média de 4 horas diárias. Atualmente, o surfi sta mantém o foco para o Brasil Surf Pro, evento que reunirá a elite do surfe brasileiro, em Pernambuco.

Em entrevista exclusiva à Revista Total Saúde, o surfi sta conta um pouco da sua história e os bene-fí cios que a práti ca do surfe trouxe para a sua vida.

O surfi sta capixaba começou a competi r com seis anos e, aos 16, tornou-se campeão brasileiro de surfe amador.

19

Page 20: Revista Total Saúde

Total Saúde: Como foi o início da sua carreira de surfi sta?

Krysti an Kymmerson: Quando eu ti nha três anos de idade, meu pai começou a me colocar em pé na prancha na espuminha do mar. Eu fui gostando cada vez mais, comecei a treinar e, com seis anos, já comecei a parti cipar de competi ções. Hoje, treino de 3 a 4 horas por dia, com sol ou chuva. Essa dedicação vem me dando resultado, tenho conquistando muitos tí tulos importantes.

TS: Do que você precisa abrir mão para seguir a carreira de surfi sta?

KK: Preciso abrir mão de várias coisas. São mui-tas viagens e muito treino, sinto falta da minha fa-mília, dos meus amigos e da minha namorada. Em relação aos estudos, eu já concluí o Ensino Médio e, agora, vou me dedicar ao surfe. Mais pra frente, quero fazer uma faculdade de Educação Física.

TS: Quais os benefí cios que o surfe trouxe para a sua vida?

KK: O surfe ajuda muito em diversos aspectos da minha vida. Ao contrário do que muitos pen-sam, o esporte dá dinheiro, sim, e é uma ati vida-de profi ssional mesmo. Nós precisamos de muita concentração e dedicação. Treino pesado em bus-ca de realizar meu grande sonho, que é competi r no WT, maior competi ção internacional de surfe, que reúne os melhores atletas do mundo, e ser campeão.

TS: Como você concilia sua vida de jovem, de baladas, com o surfe?

KK: Eu levo uma vida normal. Durante as mi-nhas viagens, fi co bastante centrado, buscando manter o foco em obter o meu melhor nas com-peti ções. E, quando estou aqui, saio com os meus amigos e com minha namorada. Não curto muito ir a festas, mas tenho uma convivência bem legal.

20

Page 21: Revista Total Saúde

entrevista

O surfe ajuda muito em diversos aspectos da minha

vida. Ao contrário do que muitos pensam, o esporte dá dinheiro, sim, e é uma

atividade profissional mesmo.

Page 22: Revista Total Saúde

22

entrevista

Page 23: Revista Total Saúde

23

Hoje, treino de 3 a 4 horas por dia, com sol ou chuva. Essa dedicação vem me dando resultado, tenho conquistando muitos títulos importantes.

Page 24: Revista Total Saúde

Bacalhau light em crosta de azeitonas pretassobre mousseline de couve-flor

24

Page 25: Revista Total Saúde

A dica é do chef Juarez Campos, um dos mais

renomados do Brasil

ingredientes (4 porções)4 filés de bacalhau light com pele (180 a 200g cada)

25 unidades de azeitonas pretas sem caroço e picadinhas8 fatias de pão de forma sem casca

4 tomates bem maduros sem sementes, sem pele e em cubos4 colheres de sopa de alcaparras lavadas

125 ml de azeite de oliva extra virgem Folhas de manjericão

Azeite de ervas frescas peneiradoSal e pimenta do reino a gosto

Preparo- Misturar os tomates, alcaparras, manjericão e 100 ml de azeite e reservar.

- Processar o pão de forma e misturar com as azeitonas picadas fazendo uma massa.- Temperar os filés de peixe somente com um pouco de pimenta do reino e

selar todos os lados numa frigideira antiaderente no restante do azeite.- Cobrir o lado da pele do peixe com a massa de azeitonas e levar ao forno pré-

aquecido a 250 graus até a cobertura ficar crocante (5 minutos aproximadamente).

mousseline de couve-flor

ingredientes600 g de couve flor cozida em água e sal120 g de creme de leite (industrializado)

1 colher de sopa de manteiga sem sal

PreparoLiquidificar a couve-flor com o creme de leite e aquecer com manteiga numa panela.

Azeite de ervas frescas: azeite misturado com alecrim, tomilho, sálvia, manjericão, salsa e cebolinha picados.

culinária

25

Page 26: Revista Total Saúde