Revista U Novembro 2013

40
Revista Nº 2 NOV 13 / JAN 14 BEM-VINDO À UNIMAR Qualidade de ensino e bem-estar em um só local Primeiro Emprego Cuidados com currículo e comportamento ajudam a criar oportunidades no mercado Unimar Social O relevante papel social que a Universidade de Marília presta para a comunidade Planejamento A principal maneira de evitar o endividamento das famílias

description

Segunda edição da Revista U (Nov/13 - Jan/14)

Transcript of Revista U Novembro 2013

Page 1: Revista U Novembro 2013

Revista

Nº 2 NoV 13 / JaN 14

Bem-vindo à UnimarQualidade de ensino e

bem-estar em um só local

Primeiro Emprego Cuidados com currículo ecomportamento ajudam a criar oportunidades no mercado

Unimar Social O relevante papel social que a Universidade de Marília presta para a comunidade

PlanejamentoA principal maneira de evitar o endividamento das famílias

Page 2: Revista U Novembro 2013
Page 3: Revista U Novembro 2013

Sumário

Expediente

Diretor Geral: Leonardo Marques

Redação: Izabel Dias - MTB 22015

Administração: Ademir Marques

Diretor de Arte: Leonardo Marques

Fotografia: Leonardo Marques e divulgação

Revisão: Regina Serva

Fale Conosco

E-mail: [email protected]

Unimar

Fone: (14) 2105-4000

E-mail: [email protected]

04 ColUnaO vínculo empregatício abre espaço para a terceirização

06 ColUnaVantagens e desafios de uma institu-ição de ensino superior de qualidade

08 adminiStaçãoPlanejamentoA principal maneira de evitar o endividamento das famílias

10 adminiStaçãoEmpreendedorismoTer o próprio negócio exige informação e planejamento

12 CiênCiaS ContábEiSAlunos da Unimar tem índice de aprovação de 73% no exame de suficiência

18 dirEitoCarreira públicaIngressar exige preparo e dedicação

22 SaúdEHospital Universitário é certificado pelos Ministérios da Educação eSaúde como Hospital de Ensino

23 SaúdEInauguração da Clion garante suporte a pacientes da oncologia

24 SaúdEAmbulatório multiprofissional dá qualidade de vida a crianças com paralisia cerebral

26 SECamSecam chega a 25ª ediçãointeragindo com a comunidade

28 mEdiCina VEtErináriaPrograma de AprimoramentoProfissional é destaque em todo país

30 odontologiaSensibilidade nos dentesComo prevenir e tratar

32 nUtriçãoVilões DisfarçadosAlimentos que parecem saudáveis mas são vilões da dieta

34 SoCialUnimar Social O relevante papel social que aUniversidade de Marília presta para a comunidade

36 tECnologiaSem FronteirasTour Virtual mostra todo o campus em 360 graus

38 CarrEiraPrimeiro Emprego Cuidados com currículo e comportamento ajudam a criar oportunidades no mercado

20

CapaBem-Vindo à UnimarQUalidade de ensino e Bem estar em Um só loCal

14

redes soCiais o perigo do Uso em exCesso

16

os efeitos do ‘Boom imoBiliário’ para as Cidades

Page 4: Revista U Novembro 2013

4 | Revista U

O vínculo empregatício, na atualidade, vem se desgastando a cada dia, em decorrência das obrigações impostas ao empregador e da inexis-tência de legislação mais precisa, que possa ser aplicada e adaptada

para as necessidades das empresas, em razão do desenvolvimento globalizado. Outro fator importante, que vem contribuindo para o desaparecimento do tra-dicional vínculo empregatício, é o aumento das reclamações trabalhistas, onde o reclamante, sem qualquer ônus, busca a prestação jurisdicional, mesmo quando sua pretensão é julgada totalmente infundada, vez que se utiliza da justiça gra-tuita, contemplada pela legislação vigente. A ideia do acesso à justiça, neste caso, vem contribuir para a construção de pretensões, que ultrapassam até mesmo o princípio da razoabilidade, chegando o reclamante ao absurdo e à beira do en-riquecimento sem causa. Nessa disputa, para minimizar riscos e as investidas do empregado contra o patrimônio empresarial, quando do término do contrato, ressalvados os direitos que realmente lhe são inerentes, excluídos os laboratórios jurídicos que se criam, utilizando-se do processo trabalhista, surge como opção a ideia da terceirização que, embora sem legislação específica, está ainda em fase prematura, uma vez que se alicerça apenas em enunciados do Egrégio Tribunal Superior do Trabalho.

A terceirização ganha espaço frente ao antigo vínculo empregatício, pois o serviço é realizado por empresa contratada, sendo que seus funcionários não estão vinculados à empresa contratante, em razão da inexistência dos requisitos do artigo 3º, da CLT. Importante esclarecer que, na terceirização, verifica-se três tipos de relações jurídicas: a primeira de ordem CIVIL – relação entre a tomadora e a prestadora; a segunda de ordem EMPREGATÍCIA – relação de emprego entre os empregados e a prestadora e, por fim, a terceira, de ordem TRABALHISTA – relação de trabalho que surge entre empregado e a tomado-ra, caso caracterize a responsabilidade subsidiária por decisão judicial.

A natureza jurídica da terceirização é contratual e surge do acordo de von-tades. A terceirização é um dos temas mais palpitantes e controvertidos do Di-reito do Trabalho. Não há, na legislação brasileira vigente, definição acerca do fenômeno terceirização, nem há norma jurídica tratando especificamente da matéria. O termo terceirização foi adotado, inicialmente, no âmbito da Admi-nistração de Empresas. Posteriormente, os Tribunais Trabalhistas também pas-saram a utilizá-lo. A terceirização também pode ser chamada genericamente de subcontratação. Corresponde, na ótica empresarial, a uma estratégia econômica que proporciona qualidade, agilidade, simplicidade e competitividade, mediante um processo de transferência a terceiros das atividades acessórias e de apoio, permitindo às empresas concentrarem-se no seu objetivo final ou atividade-fim.

Prof. Jefferson luís mazziniMestre e Titular da Cadeira de Direito Empresarial - Unimar

Coluna

o vínculo empregatício abreespaço para a terceirização

Page 5: Revista U Novembro 2013

Revista U | 5

Na ótica contábil, a terceirização visa proporcio-nar diminuição de custo, transformação de custos fixos em variáveis, redução do imobilizado. A tercei-rização não se confunde com a empreita, na qual o que interessa é o resultado da obra. Na terceirização, a idéia de parceria é substancial, estando atrelada à atividade-meio, sendo considerada ilícita quando o contrato formalizado atender às atividades fins. Em se tratando de atividade-meio não há vínculo empre-gatício entre o trabalhador e o tomador de serviços. Se a terceirização ocorrer com a atividade-fim, em razão da ilicitude do contrato, o vínculo poderá ser deferido (art. 2º CLT). A ordem trabalhista caminha em dois sentidos básicos: o primeiro amplia as hipóteses de responsabilidade; o segundo, define o grau de respon-sabilidade como subsidiaria e não solidaria.

A responsabilidade solidária figura estritamente no caso de grupos econômicos. No caso de responsabi-lidade subsidiária, distingue-se o responsável princi-pal (empregador direito), do responsável secundário (tomador do serviço), que responde apenas no caso de inadimplência do empregador direto (Enunciado 331 do TST – Art. 186 do Código Civil c/c art. 927 do mesmo Código Civil). O entendimento contido no Enunciado 331 do TST está correto, uma vez que o artigo 455 da CLT recepcionou somente a respon-sabilidade subsidiária. É importante lembrar que a responsabilidade solidária resulta da lei ou da vontade das partes (art. 896 do Código Civil). Aquele que pa-gou as verbas trabalhistas do real prestador de serviços terá direito de regresso contra este.

Quanto à terceirização na Administração Públi-ca, não há formação de vínculo de emprego, porém haverá responsabilidade subsidiária pelos direitos tra-balhistas dos empregados. O Enunciado 331 - TST não cuidou da responsabilidade em caso de terceiri-zação da atividade-fim, no pressuposto de que essa terceirização é ilícita. No caso de se verificar a entrega

dessa atividade a terceiros, a tomadora poderá se ca-racterizar como empregadora. Há entendimentos de que a terceirização da atividade-fim é prejudicial ao trabalhador:

Primeiro, porque o trabalhador perde o acesso ao salário e às demais vantagens pela norma coletiva à quail a empresa tomadora está vinculada; segundo, há quebra do princípio da isonomia, visto que os traba-lhadores terceirizados e os empregados da empresa-cliente percebem salários diferenciados para execução de labor idêntico; terceiro, nos termos do artigo 2º da CLT os riscos pela exploração da atividade econômica é do empregador; quarto, a locação de serviços é per-manente; quinto, a relação de emprego seria desvirtu-ada; sexto, a mão de obra seria mais barata.

Embora essas preocupações sejam majoritárias, é importante registrar que não se deve impedir a efe-tivação da terceirização por receio de que direitos trabalhistas poderão ser desrespeitados, pois caberá aquele que teve seu direito lesado socorrer-se ao ór-gãos competentes, que estarão vigilantes.

O avanço da terceirização é fato que não deve ser obstado, razão pela qual cabe ao Poder Legislativo propiciar sua aplicação, com a criação de lei especí-fica. O Tribunal Superior do Trabalho, nesse sentido, em recente julgamento (RR – 936/2002-022-02-00 – Publicação DJ – 10/11/2006), afastou até mesmo a responsabilidade subsidiária da tomadora de servi-ços, quando caracterizada a terceirização lícita, aquela firmada com empresa idônea para a atividade-meio. Esse avanço favorece ainda mais o emprego da ter-ceirização que, ao meu ver, deve ser mais difundida, possibilitando até a terceirização de atividade-fim.

Page 6: Revista U Novembro 2013

6 | Revista U

A participação ativa do Minis-tério da Educação na regu-lamentação das instituições

de Ensino Superior e dos seus cursos, norteada pelo calendário avaliativo e pelos resultados das avaliações reali-zadas, principalmente dando publici-dade aos resultados para a sociedade, fez com que as instituições desenvol-vessem estratégias para a melhoria da qualidade institucional e também para a melhoria da qualidade de seus cur-sos.

Muito se tem discutido a respeito do conceito de qualidade no Ensino Superior e chegamos a muitas conclu-sões. Porém, a meu ver, podemos re-sumi-las com a seguinte frase: a qua-lidade é fruto de muito trabalho em equipe!

Para que uma escola e seus cursos sejam de qualidade é preciso que sua equipe gestora desenvolva um traba-lho coeso, incentivando todas as pe-quenas ações que compõem o todo a caminharem no mesmo sentido. É preciso também que toda a comuni-dade escolar sinta-se participante do processo e responsável pelas ações

desenvolvidas. Em outras palavras, o sentimento de “pertencer” faz com que haja compromisso.

Para tanto, os seus documentos pedagógicos devem traçar as metas a serem atingidas: Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e Plano de De-senvolvimento Institucional (PDI) devem oferecer subsídios para que os cursos elaborem seus Projetos Peda-gógicos de Curso (PPC) e desenvol-vam ações interligadas à missão e às metas da instituição.

O tripé ensino, pesquisa e extensão é fundamentado no dia-a-dia da insti-tuição. As pesquisas dão vida à ciência e se traduzem em conteúdos que uma vez apreendidos pelos alunos vão além de “saberes historicamente acumula-dos” para gerarem novos saberes.

A extensão à comunidade é o in-grediente extramuros. É a partilha que, ao ser realizada, possibilita reali-mentar a pesquisa.

Um outro elemento que auxilia na qualidade do Ensino Superior é uma Comissão Própria de Avaliação (CPA) atuante.

As instituições, ao manterem suas CPAs ativas, adquiriram um impor-tante instrumento para a melhoria da qualidade, pois as diferentes dimen-sões (que englobam todos os ângulos da instituição) devem ser analisadas detalhadamente e constantemente, relatando as ações já desenvolvidas, as ações planejadas para serem desenvol-vidas durante o ano, os pontos fortes da instituição e também as suas fra-gilidades.

Neste contexto avaliativo ouso afirmar que há necessidade de um novo docente. É necessária a atuali-zação pedagógica, conhecimento de novas metodologias (inclusive aquelas que estimulam a participação dos alu-nos, tais como as consideradas “me-todologias ativas”), utilização dos re-cursos da tecnologia da informação e da comunicação, conhecimento de le-gislação educacional e principalmente das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos.

É responsabilidade da CPA acom-panhar as avaliações e regulamentação de cada curso da instituição, procuran-do saber o que é feito constantemente em busca de melhor qualidade.

Um curso precisa ser autorizado para que inicie suas atividades edu-cacionais. Porém, apenas quando a primeira turma já cursou a metade do tempo de duração do curso é que a instituição solicita o seu Reconhe-cimento. Ser reconhecido (ou no mí-nimo ter o seu pedido de reconheci-mento protocolizado na época certa) é necessário para a emissão dos diplo-mas.

O Reconhecimento de seus cursos e a Renovação periódica desses Re-conhecimentos atestam a qualidade existente.

As vantagens que se apresentam a quem cursa uma instituição de Ensino Superior já estão descritas. Os desa-fios são os estímulos que nos movem e somos sujeitos deste nível de ensino, na manutenção e busca constante pela qualidade!

Coluna

Vantagens e desafios de uma instituição de ensino superior de qualidade

Drª Andréia Cristina Fregate Baraldi Labegalini

Coord. do Curso de Especialização em Docência do Ensino Universitário

Page 7: Revista U Novembro 2013

Revista U | 7

Page 8: Revista U Novembro 2013

8 | Revista U

PlanejamentoA principal maneira de evitar o endividamento das famílias

DICAS PARA EVITAR O ENDIVIDAMENTO

- Faça um planejamento daquelas despesas específicas do ano (matrícula, IPVA, etc)

- No supermercado ou no comércio leve uma lista de compras para adquirir somente o necessário

- Evitar as compras por impulso, analise se realmente precisa daquilo

- Nunca pagar o valor mínimo da fatura do cartão de crédito

- Não utilizar o limite do cheque especial

- Não fazer do cartão de crédito um segundo salário

dicas+

Um problema que vem atingindo cada vez mais fa-mílias de diferentes classes sociais é o endivida-mento. O crédito fácil, os apelos promocionais e a

comodidade do uso do cartão de crédito podem se tornar armadilhas para consumidores que não têm facilidade para planejar seus gastos. Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de São Paulo (Fecomércio) mostra que em se-tembro o índice de famílias endividadas era de 52,6%, o mesmo número registrado no mês de agosto.

Entre as famílias entrevistadas para pesquisa, 68,1% apontaram o cartão de crédito como a principal dívida. Para a professora Marisa Lívia Brançan de Freitas, coor-denadora do curso de Administração da Unimar, o endivi-damento é um problema que deve ser analisado de forma muito séria pelas famílias.

Ela explica que o planejamento das despesas ao lon-go do ano deve ser colocado no papel para que os gastos sejam feitos de forma responsável. “Além das despesas fixas de todo mês, existem também aquelas que temos em deter-minada época, como matrícula da escola, material escolar, IPVA, IPTU, Natal, presentes das datas especiais”, disse.

Segundo a professora, o ideal é que 10% do salário seja guardado todo mês para essas despesas. Já as dívidas com prestações não podem ultrapassar 30% da renda fami-liar. No caso de famílias que já chegaram a uma situação de endividamento, Marisa de Freitas afirma que uma alterna-tiva perigosa encontrada pelos endividados é contrair uma nova dívida para pagar aquela. “Isso é um grande perigo. É preciso ver se há vantagem em adquirir um empréstimo, qual o juro a ser pago e se o salário vai comportar pagar esse empréstimo”.

Ela orienta a família a saber exatamente quanto é sua dívida, colocar todas as despesas no papel, apontar quanto é a renda mensal e verificar o que pode cortar e economizar. O uso indiscriminado do cartão de crédi- to é uma das causas do alto índice de endividamento das famílias. “O cartão de crédito tem juros altíssimos então

é preciso saber usar, não parcelar as faturas. Não se pode fazer do cartão um segundo salário”, disse Marisa.

A professora explica que é muito comum que o en-dividado se endivide novamente se não tomar cuidado. O uso do limite do cheque especial também não é indica-do, pois oferece juros muito altos. É um dinheiro que não faz parte do rendimento mensal, a família passa a utilizar aquele dinheiro e acaba se endividando.

É importante que se crie uma consciência de consu-mo responsável evitando compras por impulso e planejan-do as despesas que ocorrem em épocas específicas do ano. O curso de Administração da Unimar realiza palestras de orientação sobre planejamento de orçamento familiar em empresas e entidades de Marília.

Administração

Page 9: Revista U Novembro 2013

Revista U | 9

Page 10: Revista U Novembro 2013

10 | Revista U

O sonho de ter o próprio negócio deve ser muito bem planejado. Todos os anos milhares de em-presas brasileiras fecham por falta de planeja-

mento. Segundo dados do Sebrae, mais de 70% das micro e pequenas empresas fecham as portas nos primeiros cinco anos de vida. Segundo o professor Elcio Laiter, do curso de Administração da Unimar, muitas pessoas decidem abrir um negócio apenas com o sonho de ser o próprio patrão mas não levam em conta vários aspectos para que o empre-endimento seja bem sucedido.

O professor explica que o empreendedor de sucesso busca informações sobre o negócio que pretende montar, tem boa rede de contatos, faz um plano de negócios que inclui um estudo detalhado do produto que pretende ofe-recer ao mercado. O plano de negócios é o estudo da via-bilidade econômica.

“É preciso identificar o tipo de empresa, o mercado que pretende atender, quem é o público alvo, o custo financeiro. Não se pode ter só a visão de sonho; é preciso ter o com-portamento empreendedor”, disse Laiter.

Segundo Elcio Laiter, é comum as empresas “quebra-rem” logo após a abertura por falta do plano de negócios. É preciso aprender a tomar decisões sobre recursos humanos, financeiros, tecnológicos, legais e de logística. E tudo isso requer informações antes de abrir a empresa. O Sebrae dá total suporte aos novos empreendedores.

Outra situação que pode dificultar o sucesso da nova empresa é a sociedade. A incompatibilidade dos sócios também pode levar a empresa à falência. “O perfil dos só-cios deve ser complementar. O que um domina, o outro complementa; um tem o perfil administrativo, o outro tem o perfil de vendas, por exemplo”, disse o professor.

Além de todos esses aspectos, o novo empreendedor também deve buscar qualificar os funcionários de sua em-presa, para que o produto ou serviço atenda de forma ade-quada seu público alvo. O curso de Administração da Uni-mar oferece orientação a quem pretende abrir um negócio.

EmpreendedorismoTer o próprio negócio exige informação e planejamento

dicas+

DICAS PARA SER uM bOMEMPREENDEDOR

- Montar um plano de negócio (estudo da viabilidade econômica)

- buscar informações sobre o produto ou serviço que pretende oferecer

- Verificar qual o diferencial de seu produto

- Identificar o público alvo

- Analisar o ponto onde a empresa será instalada

Administração

Page 11: Revista U Novembro 2013
Page 12: Revista U Novembro 2013

12 | Revista U

O Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade é exigência para que o graduado em Ciências Contábeis possa exercer a profissão.

Os alunos da Unimar, todos os anos, têm alto índice de aprovação no exame, em razão da completa grade curricu-lar oferecida pelo curso. Segundo a professora Ana Cláudia Rosseto, coordenadora do curso, a Unimar tem um grau de aprovação de 73% no exame de suficiência.

Aplicado pelo Conselho Federal de Contabilidade, o exame é oferecido duas vezes ao ano, nos meses de março e setembro. “Já te-mos alunos aprovados no exame de março”, disse a coordenadora. Ana Cláudia Rosseto afirma que o exa-me é de suma importância para que os profissionais ingressem no mercado bem preparados. “O conselho entende que para o profis-sional entrar no mercado

deve ser qualificado. E o exame também exige que as insti-tuições de ensino fiquem atentas às normas, com agilidade e rapidez na atualização do corpo docente para que todas as mudanças sejam repassadas aos alunos”.

O curso de Ciências Contábeis tem duração de quatro anos e o aluno pode prestar o exame de suficiência no últi-mo ano. A coordenadora afirma que os alunos já começam a se preocupar com o exame no 3° ano e a buscar informa-ções sobre a prova.

A área de Ciências Contábeis é bastante promissora, tanto no serviço público como na iniciativa privada. “O contador hoje é profissional muito requisitado e o profis-sional deve ser dinâmico, com habilidade em comunicação e gestão. É uma carreira em crescimento. São mais de 5 milhões de empresas no Brasil e cerca de 480 mil contado-res formados. O contador é um profissional requisitado no mercado”, disse.

O curso de Ciências Contábeis da Unimar oferece uma grade curricular completa e voltada a preparar o profissio-nal para o mercado de trabalho, além de manter professores qualificados e atualizados com as necessidades dos alunos.

alunos da Unimar têm índice de aprovação de 73% no exame de suficiência

Profª. ana Cláudia rossetoCoord. do curso de Ciências Contábeis

Ciências Contábeis

Page 13: Revista U Novembro 2013
Page 14: Revista U Novembro 2013

redes Sociais

Psicologia

14 | Revista U

O perigo do uso em

excesso

Page 15: Revista U Novembro 2013

Revista U | 15

A cada ano mais brasileiros de to-das as idades estão tendo acesso à Internet. Conforme dados da

(Pnad) Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, realizada pelo IBGE em 2012, no ano passado 5,3 milhões de brasileiros passaram a ter acesso à rede, um crescimen-to de 6,8% em relação a 2011. Segundo a pesquisa, atualmente são 83 milhões de pessoas conectadas no país.

Seja em casa, no trabalho ou através dos telefones celulares, a Internet se tornou in-dispensável para maioria das pessoas, mas pode se tornar um vício se utilizada em ex-cesso. Segundo o professor Rafael Augusto Kwiatkoski Vieira, do curso de Psicologia da Unimar, as redes sociais são uma faci-lidade para interação com as redes físicas, não um mundo à parte. “A utilização é fre-nética, o acesso é facilitado. Há um ano o computador não ia com a gente a qualquer lugar. Hoje vai através do celular”, disse.

O professor explica que o uso das redes sociais pode ser de grande benefício para aumentar o contato social e de trabalho, mas também ocorre o caminho inverso, em que as pessoas esquecem da rede social físi-ca e se isolam no mundo virtual.

A democratização do acesso à Internet e a queda nos preços dos eletrônicos trans-formaram telefones celulares em gênero de primeira necessidade para população. A mobilidade do acesso à rede através dos celulares também faz com que as pessoas fiquem ainda mais tempo conectadas ao longo do dia. “É encantador ter o mundo

na palma da mão, mas é desencantador ter uma pessoa que você não conhece ao lado”, afirma o professor.

Especialistas já alertam para a compul-são no uso da Internet que a cada dia afe-ta mais usuários da rede. Atrás da tela do computador ou celular, as pessoas podem ser o que quiserem e podem mudar a forma como se mostram ao outro.

O professor Rafael Vieira afirma ainda que o comportamento nas redes sociais pode inclusive prejudicar a vida profissio-nal das pessoas, se não houver limite. “O fato de espetacularizar as relações íntimas nas redes sociais pode ser prejudicial para as relações profissionais”.

Ele explica que quando as pessoas se ex-põem demais, tornam-se reféns daqueles que os observam. “Se sua privacidade não for preservada, o risco é grande de acabar criando uma imagem negativa na vida pro-fissional e também há o risco de segurança, já que muitos crimes são praticados utili-zando-se da fragilidade das pessoas nas re-des sociais”, disse.

Prof. Rafael Augusto Kwiatkoski Vieira

Professor de Psicologia

Page 16: Revista U Novembro 2013

16 | Revista U

os efeitos do

‘boom imobiliário’para as cidades

Engenharia

Page 17: Revista U Novembro 2013

Revista U | 17

os efeitos do

‘boom imobiliário’para as cidades aquecimento no setor de construção civil

registrado no país nos últimos anos reflete-se em várias áreas como venda de material para construção, lançamento de novos em-preendimentos, reforma de imóveis usados e

também na procura por mão de obra. Entidades do setor esperam crescimento de 4% em 2013, em relação ao ano passado.

Segundo a professora Palmira Cordeiro Barbosa, coor-denadora do curso de Engenharia Civil da Unimar, O atual aquecimento do mercado imobiliário no Brasil é um fenô-meno que teve início em 2010, devido não só às eleições, como também aos incentivos proporcionados pelo Gover-no Federal sob forma de facilidades no financiamento da casa própria.

“É comum a ocorrência da bolha imobiliária em ano de eleições, afinal de contas, ninguém no Brasil vai esquecer o que aconteceu no governo Collor quando a então mi-nistra Zélia Cardoso confiscou, sem aviso, a caderneta de poupança da população brasileira. Sendo assim, em ano de eleições, muitos decidem investir em imóveis como forma de proteger seu patrimônio”, disse

A professora explica que, em Marília, não foi diferente. O preço dos imóveis subiu absurdamente no ano de 2010 e continuou subindo, em menor velocidade, até os dias atuais. Aliado a isto, há também grande oferta de imóveis novos, abrangendo várias faixas de preço, com um grande número de habitações de baixo custo do programa Minha Casa Minha Vida.

Segundo Palmira Barbosa, a construção tão aquecida gera fatores positivos e negativos. A falta de planejamento adequado pode levar a transtornos tanto para os compra-dores como para moradores da cidade. Para que um em-preendimento imobiliário seja lançado, deve ser feito um estudo cuidadoso para garantir serviços básicos como água, energia , transporte público, postos de saúde e policiamen-to. Quando qualquer um destes serviços falha, existe uma grande possibilidade do empreendimento fracassar.

Marília enfrenta problema crônico com a falta d’água Marília enfrenta problema crônico com a falta d’água em muitos bairros ocasionado tanto por problemas técnicos como pela falta de chuvas. A professora Palmira Barbosa explica que, com o crescimento imobiliário, isso tende a piorar e exige empenho por parte do poder público no sentido de rever o sistema de abastecimento de água e drenagem urbana dentro da nova demanda.” Mas isso, por si só, não resolveria o problema, pois falta um programa de educação ambiental mais efetivo para a população”, disse.

O bom uso dos recursos naturais é apontado pela professora como estratégia de sobrevivência para a espé-cie humana.”Eu sou nordestina e quando me mudei para São Paulo, fiquei chocada ao ver que as pessoas lavavam as calçadas diariamente com água abundante. No Nordeste, as pessoas varriam as calçadas e, esporadicamente, lavavam com água”, disse.

Em relação aos fatores positivos provocados pelo ‘boom imobiliário’, a professora ressalta que a cidade de Marília virou um laboratório a céu aberto para os alunos de Engenharia Civil da Unimar. Com quase 400 alunos matriculados no curso, são raros os casos de alunos sem estágio. E nestes casos, com um ou dois meses é possível enquadrá-los em algum campo de estágio: construtoras, escritório de projetos, lojas de materiais de construção ou mesmo em órgãos públicos. ”O estágio extracurricular é fundamental para completar a formação do aluno e quanto a isso, podemos agradecer, pois não tem faltado obras na cidade para nossos alunos”, afirmou a professora.

O

Page 18: Revista U Novembro 2013

18 | Revista U

A busca por estabilidade e bons salários leva milha-res de pessoas a optarem pelo serviço público para ingressar na vida profissional. Apesar da oferta de

vagas em todas as áreas, a concorrência é grande e os candi-datos dedicam anos de estudos até conseguirem seu obje-tivo. Na área de Direito, os cargos públicos costumam ofe-recer melhores salários e por isso são os mais concorridos.

Segundo a professora Francis Marília Pádua Fernandes, coordenadora do curso de Direito da Unimar, atualmente a maioria dos concursos públicos exige curso superior e os que exigem o curso de Direito oferecem remuneração me-lhor. Ela afirma que o estudante que demonstra a vocação para o serviço público já deve iniciar a preparação durante o curso de graduação. “Temos alunos que durante a facul-dade já conseguem ser aprovados no serviço público”, disse.

A professora orienta os estudantes que pretendem ten-tar a carreira pública, a terem uma rotina de estudos vol-tada ao concurso e não desistirem ao primeiro obstáculo. Francis Fernandes afirma que não há uma receita específi-ca para ser aprovado nos concursos públicos, mas é preciso

muito estudo.

“É preciso estabelecer uma quantidade de horas de estudo por dia, montar um cronograma, distribuir as disciplinas que serão estudadas ao longo da se-mana e seguir o roteiro de estudo”. Segundo a pro-fessora, mesmo quem faz os cursinhos preparatórios

para concursos devem es-tudar também fora da sala de aula. Há casos inclusi-ve de alunos que estudam sozinhos para concursos

e são aprovados, mas é preciso levar em conta o tipo de concurso, grau de concorrência para o cargo e o número de horas de estudo do candidato.

O curso de Direito da Unimar é o segundo mais pro-curado da Universidade. Dezenas de alunos da Unimar já foram aprovados no serviço público e atuam na Procura-doria da Fazenda Nacional, Defensoria Pública, Ministério Público e demais órgãos do Poder Judiciário em diferentes estados brasileiros.

Segundo a coordenadora Francis Fernandes, o curso de Direito da Unimar tem uma grade curricular que permite oferecer aos alunos uma formação completa na área, para que atue em qualquer área do Direito, seja no setor público ou na iniciativa privada.

Profª. Francis Marília Pádua Fernandes Guilhen

Coord. do curso de Direito da Unimar

Carreira públicaIngressar exige preparo e dedicação

Direito

Page 19: Revista U Novembro 2013
Page 20: Revista U Novembro 2013

A Unimar (Universidade de Marília) em seus 50 anos é hoje referência nacional em qua-lidade de ensino e estrutura do campus. To-dos os anos, milhares de estudantes chegam

de várias partes do país e encontram um campus totalmen-te voltado para atender suas necessidades acadêmicas e de formação profissional.

A pró-reitora de ação comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, afirma que todos os cursos têm notas po-sitivas no MEC (Ministério da Educação) e a universidade também oferece a opção do Fies (Financiamento Estudan-til) que facilita o acesso dos alunos ao ensino superior.

Os alunos podem optar ainda pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) do Governo Federal, o Progra-ma de Iniciação Científica (oferecido pela Unimar); bolsa monitoria com estágios remunerados no campus, além de parcerias com a Fapesp e Ciências sem Fronteiras. A Uni-mar integra há 12 anos o Projeto Rondon e esse ano irá comandar o projeto desenvolvido em navio da Marinha.

A empregabilidade dos alunos da Unimar é um diferen-cial, com apoio aos alunos desde a graduação até o estágio e encaminhamento ao mercado de trabalho. Todos os cursos oferecem total integração entre a grade curricular e ativi-dades práticas. A estrutura dos cursos é completa para que os estudantes possam vivenciar na prática o que aprendem em sala de aula. O campus oferece todas as clínicas na área de saúde, como Odontologia, Nutrição, Psicologia, Fisio-terapia, Enfermagem, Medicina, Biomedicina, Educação Física e Farmácia.

Bem-Vindoà Unimar

Qualidade de ensino ebem-estar em um só local

Capa

Page 21: Revista U Novembro 2013

Revista U | 21

O estudante da Unimar tem toda estrutura do campus voltada para atendê-lo. O Lafipe (Laboratório de Avaliação Física e Prática Esportiva) é um centro es-portivo completo com piscinas e salas de ginástica que, além de ser um campo

de estágio para os estudantes, é utilizado para prática de atividade física por alunos e fun-cionários. O Departamento de Apoio ao Estudante presta atendimento ao aluno em todas as áreas, como orientação psicológica ou informações sobre financiamentos e convênios.

A Unimar proíbe o trote convencional aos calouros e para a recepção dos novos alunos promove o Trote Solidário. São arrecadados alimentos que depois são doados para uma entidade assistencial de Marília. No primeiro dia de aula, os alunos são acolhidos no cam-pus onde são apresentados ao corpo docente e recebem um mapa da universidade.

A Unimar oferece 31 cursos de graduação e tem hoje um dos maiores campus do país. O corpo docente é formado por 300 professores, sendo 70% de mestres e doutores, o que garante a qualidade do ensino e o destaque dos profissionais no mercado de trabalho. “O diferencial da Unimar não está somente em ter o maior campus mas também está nas pessoas. Na forma como tratamos nossos alunos e valorizamos nossos professores”, disse Fernanda Mesquita Serva.

A Unimar está totalmente inserida na vida da comunidade mariliense através dos ser-viços que oferece nas clínicas e no atendimento que presta nos diferentes cursos. A po-pulação de Marília é atendida gratuitamente pelas clínicas de odontologia, psicologia, nutrição, fisioterapia, educação física.

O escritório modelo do curso de Engenharia presta serviços à comunidade e entidades assistenciais. O curso de Administração participa oferendo o curso de orçamento familiar em parceria com grandes empresas da cidade e o curso de Direito mantém orientação jurídica.

O Hospital Veterinários atende animais de pequeno e grande porte. A empresa de co-brança Paschoalotto está instalada dentro do campus e firmou parceria com a Unimar para que os alunos possam buscar o primeiro emprego.

O reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, afirma que a universidade coloca seu cam-pus totalmente à disposição dos alunos, inclusive com as residências e apartamentos ao redor, para facilitar o acesso e a convivência. “Queremos dar boas vindas aos estudantes de todo Brasil e dizer que Marília é uma das melhores cidades pra morar, onde a população respeita muito seus acadêmicos. A Unimar é você”, disse o reitor.

“O diferencial da Unimar não está somente em ter o maior campus, mas também na forma como tratamos nossos alunos e valorizamos nossos professores.”

Page 22: Revista U Novembro 2013

22 | Revista U

Há 13 anos o Hospital Universitário da Universi-dade de Marília (Unimar) é referência na região por priorizar conforto e assistência médica hos-

pitalar humanizada, oferecendo infraestrutura completa em equipamentos e equipe médica especializada. Admi-nistrado pela Associação Beneficente Hospital Universitá-rio, a unidade que possui 132 leitos, sendo 70% destinados ao SUS, acaba de receber dos Ministérios da Educação e da Saúde a Certificação de Hospital de Ensino.

A conquista, publicada no Diário Oficial da União de 1 de outubro, através da portaria interministerial nº 2.161 de 30 de setembro de 2013, é um reconhecimento que vem de encontro à incessante busca da Universidade e do próprio Hospital em serem instituições de ensino pleno aos acadê-micos de cursos da saúde, inclusive Medicina. Os Ministé-rios conferem a certificação de acordo à portaria intermi-nisterial nº 2.400 de 2 de outubro de 2007, que estabelece os critérios obrigatórios para a certificação como Hospi-tais de Ensino as instituições hospitalares que servirem de campo para a prática de atividades curriculares nesta área.

De acordo com a Diretora do HU, Márcia Mesquita Serva, a partir de agora, o Hospital Universitário passa a receber incentivos do Sistema Único de Saúde para inves-tir em pesquisas, laboratórios, materiais didáticos e atendi-

mentos, beneficiando cada dia mais a comunidade. Entre os hospitais certificados pelos Ministérios, o Hospital Uni-versitário da Unimar é um dos poucos situados em cidades médias. A grande maioria está em grandes centros e capi-tais do Brasil como, por exemplo, o Instituto de Infectolo-gia Emílio Ribas em São Paulo, o Hospital de Clínicas do Recife e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortope-dia do Rio de Janeiro.

A Unidade que já havia conquistado o Certificado de Utilidade Pública Federal não para de evoluir para qualifi-car seus alunos e beneficiar a comunidade de toda a Região. “Em poucos meses, deverá ser inaugurada a ampliação do Hospital Universitário, disponibilizando outros 200 leitos ao SUS e com a certificação haverá prioridade do governo com relação ao credenciamento”, comenta Márcia.

“É uma conquista de todos nós, principalmente porque um Hospital não é feito apenas da administração e dos médicos. Somos centenas de profissionais da saúde que nos especializamos diariamente em cuidar de vidas”, finaliza a diretora. Em nome da Universidade de Marília, a Pró-Rei-tora de Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva, pa-rabeniza o corpo clínico e administrativo do hospital por mais esta conquista.

HU é Hospital de EnsinoHospital Universitário é certificado pelos Ministérios da Educação e Saúde como Hospital de Ensino

Saúde

Page 23: Revista U Novembro 2013

Revista U | 23

Foi inaugurada nas dependên-cias do Hospital Universitário da Unimar, a Clion (Clínica de

Hematologia e Oncologia), um aten-dimento especializado e humanizado a pacientes das duas especialidades. O serviço é único em Marília, por estar localizado dentro do hospital e utilizar toda estrutura da instituição. Destina-do a pacientes de convênios e particu-lares, a clínica é fruto da parceria entre o Hospital Universitário e a equipe formada pelos médicos Sérgio Luis Afonso, Márcia Aparecida Momesso Lopes, Renata Baldissera Cardoso, Fabrício Mazotti, Eduardo Stefano e Gustavo Viani.

A clínica oferece atendimento dife-renciado a pacientes que buscam aco-lhimento de profissionais especializa-dos. É equipada com sala de aplicação com leito para quimioterapia de longa duração e emergência; sala de enfer-magem; sala de aplicação de quimio-terapia de curta duração masculina e feminina e farmácia.

Segundo a médica Márcia Momes-so Lopes, a clínica atende pacientes portadores de tumores sólidos (como tumores gástricos, pulmão, mama) e tumores hematológicos (leucemias aguda e crônica, linfomas, mielomas), além de suporte para as doenças he-

matológicas em geral, como anemias e distúrbios de coagulação. Os profis-sionais também realizam investigação de doenças oncológicas e o tratamento paliativo, com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Todos os profissionais são treinados e espe-cializados no atendimento, desde téc-nicos de enfermagem até a farmácia.

Para o médico Sérgio Luis Afon-so, a inauguração da Clion é a reali-zação de um sonho que foi possível através da parceria e apoio do reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, e da diretora do Hospital Universitário, Márcia Mesquita Serva Reis.

“Assim como o Hospital Universi-tário, o centro de oncologia também foi um sonho do reitor e ficamos fe-lizes em nos unir a esse grupo de mé-dicos que são profissionais de grande gabarito, titulados e que irão somar ao nosso trabalho”, disse Márcia Mesqui-ta Serva.

Com a inauguração da Clion, Ma-rília passa a ter um diferencial no se-tor, que é uma clínica de oncologia funcionando dentro do hospital, um modelo internacional de atendimento. “Toda infraestrutura do hospital está à disposição da clínica, com isso todo atendimento oncológico será feito dentro do HU”, disse Márcia Serva.

inauguração da Clion garante suporte a pacientes da oncologia

Saúde

Page 24: Revista U Novembro 2013

24 | Revista U

Parceria inédita entre a Unimar e a Unesp (Uni-versidade Estadual Paulista) criou há dois meses o Ambulatório Multiprofissional, que atende

crianças de Marília e região com idade entre zero e 17 anos e com alguma lesão no cérebro. Segundo o médico pediatra Francisco Agostinho, a Unesp de Marília tem um grupo de estudo de fonoaudiologia que é um dos mais destacados no assunto e foi firmada parceria com a Unimar com aprovação do reitor da Unesp e publicação no Diário Oficial.

Todas as crianças são encaminhadas pelo SUS (Sistema Único de Saú-de) através da Secretaria Municipal de Saúde. As crianças atendidas são portadoras de paralisia cerebral, ou possuem al-gum comprometimento intelectual ou motor por razões de gestação, trau-matismo ou mesmo se-quelas de meningite.

O atendimento é feito no ambulatório do cam-pus da Unimar onde as

crianças e seus familiares recebem atendimento de uma equipe formada por profissionais de diferentes áreas. “Essas crianças têm várias necessidades e precisam ser assistidas de maneira profissional”, disse o médico.

Atualmente o grupo é formado por 15 crianças. Elas recebem atendimento de profissionais de medicina, en-fermagem, nutrição, fisioterapia, educação física, odon-tologia e psicologia, além da equipe de fonoaudiologia da Unesp. “É um atendimento inovador na Unimar, com aspecto multiprofissional. Nosso trabalho é melho-rar a qualidade de vida dessas crianças”, disse Francisco Agostinho.

Por se tratar de crianças com algum comprometi-mento intelectual e motor, é necessário que as famílias também sejam orientadas a cuidar adequadamente des-sas crianças, já que necessitam de cuidados 24 horas, in-clusive para alimentação. O ambulatório conta também com alguns parceiros, como a empresa Nestlé, que doou o aparelho que faz o exame de PHmetria, para verificar o diagnóstico do refluxo (gastrostomia).

As crianças e os familiares atendidos no Ambulató-rio Multiprofissional recebem todo tipo de acompanha-mento dos profissionais envolvidos no projeto. Segun-do a professora doutora Tereza Laís Menegucci Zutin, coordenadora do curso de enfermagem, os alunos do

ambulatório multiprofissional dá qualidade de vida a crianças com paralisia cerebral

Dr. Francisco AgostinhoMédico Pediatra

Saúde

Page 25: Revista U Novembro 2013

último termo fazem visitas domiciliares às famílias das crianças atendidas, para verificar a real necessidade no acompanhamento dessas crianças no dia a dia.

“O objetivo é conhecer a dinâmica familiar, como ela está inserida e levantamos as necessidades dessas fa-mílias em todos os setores”, disse a coordenadora. Com as visitas é possível desencadear ações para ajudar essas famílias, envolvendo serviço social, direito, psicologia, nutrição.

Para Rarissa Dallaqua, aluna de mestrado em fono-audiologia da Unesp, o trabalho desenvolvido no am-bulatório é extremamente importante tanto para a qua-lidade de vida das crianças atendidas, como no aspecto do ensino e da pesquisa acadêmica. “É um ganho para as duas universidades. Antes cada um fazia um trabalho separadamente e agora unindo as equipes há um núme-ro maior de profissionais e o crescimento é muito maior para todos”.

Os bons resultados já são sentidos por mães de crian-ças atendidas no ambulatório multiprofissional. Fátima Marzola, é mãe de Daniel de 10 anos que há oito meses foi atingido por um raio enquanto jogava bola com um amigo no campo de futebol. O menino ficou vários me-ses internado e teve sequelas neurológicas.“É um aten-dimento muito bom, principalmente no meu caso que meu filho não nasceu com nenhum problema e ficou assim depois. Eu tive que deixar o emprego para cuidar dele. E aqui a gente recebe todo tipo de orientação e percebo que ele vai melhorando a cada dia”, disse a mãe.

Page 26: Revista U Novembro 2013

26 | Revista U

A 25ª Secam (Semana de Ciências Agrárias da Unimar) realizada em outubro mobilizou mi-lhares de alunos, profissionais e também a co-

munidade de Marília. A Secam é realizada pelos cursos de Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária e Zootecnia e todos os anos traz o que há de mais novo no mundo do agronegócio.

Esse ano o evento teve como diferencial oferecer ati-vidades de interação com o público. Segundo o profes-sor do curso de Veterinária, Marcílio Félix, coordenador da Secam, uma das novidades foi a programação voltada para área pet. Um concurso escolheu o melhor cão em quatro categorias: pequeno, médio, grande porte e a se-ção ‘Eu amo meu vira-lata”.

Também aconteceu a competição ‘Cãobirinto”, onde o dono soltava seu cão em um labirinto e se ele che-gasse ao final recebia um prêmio. O evento teve cará-ter beneficente e foram arrecadados cerca de 200 quilos

de alimentos e 300 quilos de ração, doados para uma ONG (Organização Não Governamental).

Os eventos para veículos de duas e quatro rodas mo-bilizaram a cidade e atraí-ram centenas de pessoas. O teste cross para motos e o Raly de Regularidade tiveram 11 provas e a par-ticipação de 33 equipes de carro e 22 de motos.

A Secam ofereceu ainda ampla programação técnico-científica com palestras e cursos de 40 horas voltados para alunos e profissionais que atuam com animais de companhia, animais de pro-dução e também na agronomia.

A exposição de bovinos, equinos, ovinos e pássaros domésticos atraiu centenas de pessoas ao campus da Unimar. No setor de agronegócio, alunos e profissio-nais tiveram contato com o que há de mais moderno em máquinas e equipamentos. “A Secam é um evento tradicional muito importante para os alunos e que tam-bém mobiliza a população de Marília e região” disse o coordenador Marcílio Félix.

Outra novidade na edição de 25 anos da Secam foi o concurso de fotografia “Eu vi na Secam” com fotos feitas pelos participantes do evento. O vencedor ganhou uma máquina fotográfica e a foto será usada como base para a próxima edição da Secam.

Secam chega a 25ª ediçãointeragindo com a comunidade

Secam

Page 27: Revista U Novembro 2013

Fone. 14 2105 4530Rua Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80

OSTEOPOROSEOsteoporose é uma condiçãometabólica que se caracterizapela diminuição progressiva dadensidade óssea e aumento dorisco de fraturas.

A osteoporose, geralmente,é uma condição relacionada como envelhecimento. Ela podemanifestar-se em ambos os sexos,mas atinge especialmente asmulheres depois da menopausapor causa da queda na produçãodo estrógeno.

PREVENÇÃO:

Como até os 20 anos, 90% doesqueleto humano estão prontos,medidas de prevenção contra aosteoporose devem ser tomadasdesde a infância e, especialmente,na adolescência para garantir aformação da maior massa ósseapossível. Para tanto, é preciso porem prática três medidas básicas:i n g e r i r c á l c i o , p r e s e n t eprincipalmente no LEITE e em seusderivados, tomar sol para fixar avitamina D no organismo e fazerexercícios físicos. Na verdade, essasregras devem ser mantidas durantetoda a vida.

FAÇA EXAME PREVENTIVO!

Page 28: Revista U Novembro 2013

28 | Revista U

O Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária da Universidade de Marília se destaca para profissionais que buscam excelência no ensino, aliando

formação técnico-científica a atividades práticas. Criado há 12 anos, tem como objetivo o aperfeiçoamento pro-

fissional e, conforme relata o Prof. Dr. Fábio Manhoso, Coorde-nador dos Cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia, o mesmo é desenvolvido em 80% de sua carga horária sob treinamento em serviço junto ao Hospital Veterinário, utilizando-se dos ambula-tórios de atendimento, bem como dos laboratórios de diagnóstico, além de outros 20% em atividades teóricas e científicas, sempre sob preceptoria.

São oferecidas cinco subáreas: clínica médica de pequenos animais; clínica cirúrgica de pequenos animais; clíni-ca médica, cirúrgica e reprodução de grandes animais; patologia clínica e patologia animal.

Este nível de Pós-graduação é considerado um dos mais importantes no aprimora-mento de profissionais em Medicina Veterinária, pois é realizado totalmente em um contexto prático. Os alunos desenvolvem suas atividades em período integral, com plantões continuados, sendo supervisionados por um docente orientador. “É uma pós-graduação diferenciada, fazendo desse profissional um dos mais requisitados no competitivo mercado de trabalho atual”, relata o Coordenador.

O Programa já formou mais de 80 profissionais oriundos da Unimar e também de outras instituições públicas e privadas de diferentes partes do país. Além da ma-triz curricular diferenciada, há também a obrigatoriedade de realização de projetos de pesquisa, gerando assim o desenvolvimento científico no pós-graduando com o incentivo para a apresentação em eventos de renome e consequente publicação em periódico especializado, bem como ainda há a necessidade do estágio complementar desenvolvido em outra instituição.

Fábio Manhoso, que também atua como membro da Comissão Nacional de Re-sidência em Medicina Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária, afirma que o Programa é desenvolvido em um ou dois anos iniciando-se com uma

Pós-graduandos unem atividades práticas a conhecimento científico

Programa de aprimoramentoProfissional é destaque em todo país

Medicina Veterinária

Prof. Fábio ManhosoCoordenador do curso de

Medicina Veterinária

Page 29: Revista U Novembro 2013

visão generalista, fazendo com que o aluno participe e interaja com todas as áreas hospitalares, para poste-riormente buscar a especialização. Cita também que o Programa foi reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária desde 2004, fazendo da Unimar uma das primeiras instituições privadas do país a obter tal reconhecimento.

Os pós-graduandos atuais destacam a qualidade do Programa e a oportunidade de vivenciar experiências importantes para iniciar na profissão. A médica vete-rinária Tatiana Fernandes, que realiza o programa na subárea de Clínica Médica de Pequenos Animais e que está no 2º ano, cursou a graduação na Universidade Fe-deral de Pelotas e veio para a Unimar pela tradição e qualidade do programa. “É maravilhoso o aprendizado e o conhecimento que adquirimos aqui, tanto pessoal como profissional. A estrutura do hospital é muito boa e a presença dos professores muito importante.” Já, Tami Kubota, que atua na subárea de clínica cirúrgica de pe-quenos animais, também no 2º ano, fez graduação na Universidade Estadual do Norte do Paraná. “Aqui estou tendo uma ótima experiência, o aprendizado com a prá-

tica de cirurgia. Temos uma diversidade de casos muito grande para atender e evoluímos muito como profissio-nais, disse. Para Inajara Nakamura Hirota, que também cursa o Programa na subárea de cirurgia de pequenos animais e está no 2º ano, sendo formada pela Unimar, “a percepção é muito boa, pois temos orientação e res-paldo no aprendizado, proporcionando segu-rança para atuarmos no mercado de trabalho”.

Os interessados em participar do Processo Seletivo/2014 para o Programa de Aprimo-ramento Profissional em Medicina Veteriná-ria da Universidade de Marília poderão obter mais informações jun-to ao site da Instituição www.unimar.br ou pelo telefone (14) 2105-4065. Hospital Veterinário

(14) 2105-4500

Page 30: Revista U Novembro 2013

30 | Revista U

A sensibilidade nos dentes (hiperestesia dentinária) é um problema que atinge grande número de pessoas, principalmente a partir da adolescência e na fase adul-

ta. Vários fatores podem levar à sensibilidade e o tratamento varia de acordo com os casos.

De acordo com o professor de dentística, Luis Ancelmo Mariotto, do curso de Odontologia da Unimar, a raiz do dente exposta pode causar a sensibilidade e é necessário o paciente observar os hábitos diários de saúde bucal para evitar o proble-ma. O uso de escovas de dente muito duras, uso contínuo de alimentos ácidos, hábitos como bruxismo (o ranger e apertar os dentes) podem acarretar a hiperestesia dentinária.

É importante o acompanhamento de um profissional para verificar as causas da sensibilidade. No primeiro momento é preciso eliminar os fatores causadores do problema como con-sumo de bebidas ácidas, escovas de dentes não adequadas.

Odontologia

Sensibilidade nos dentesComo prevenir e tratar

Segundo o professor Sérgio Ricardo Rafacho Esteves, da disciplina de periodontia e implantologia, uma das causas tam-bém pode ser a periodontite, doença que pode deixar a raiz do dente exposta e causar a sensibilidade. O diagnóstico deve ser feito pelo periodontista. Ele explica que o paciente deve obser-var, pois o sangramento é o primeiro sinal de que há algo errado. O acúmulo da placa bacteriana pode causar a perda óssea e a raiz pode ficar exposta, causando a hipersensibilidade.

Uma vez detectado o problema existem tratamentos apro-priados como descontaminação mecânica e química, a aplicação de agentes químicos dessensibilizantes e também aplicação de laser em raízes expostas. Cada tipo de desgaste exige um trata-mento diferente.

Os especialistas afirmam que muitos pacientes com estresse rangem e apertam os dentes provocando perda óssea e sensibi-lidade. É importante utilizar meios para redução de estresse e do ranger dos dentes, ter hábito correto de escovação utilizando escovas com cerdas macias, usar o fio dental e procurar um pro-fissional para obter um diagnóstico precoce.

Page 31: Revista U Novembro 2013

Revista U | 31

Sensibilidade nos dentesComo prevenir e tratar

O curso de Odontologia da Unimar é referência em todo país. Com duração de quatro anos, o curso forma dentistas generalistas e os alunos atuam diretamente com a comunidade através de parcerias entre a Unimar e a Secretaria Mu-nicipal de Saúde. Segundo a coordenadora do curso, Beatriz Flávia Moraes Trazzi, são ofereci-dos dois cursos de especialização: ortodontia e implantodontia.

A grade curricular proporciona aos alunos total interação com a comunidade, atuando nos pos-tos de saúde, centro de especialidades odonto-

lógicas, além de trabalhos de orientação e pre-venção em saúde bucal nas escolas e entidades assistenciais de Marília e região. Os alunos visi-tam entidades como Hospital Dia, de Garça, e entidades de Marília. Na disciplina de odontope-diatria, os alunos atendem crianças a partir de 4 anos, com orientações sobre escovação correta e alimentação adequada. A clínica do curso re-aliza diariamente centenas de atendimentos de adultos e crianças.Um trailer também é utiliza-do pelos alunos e professores para realização de campanhas em entidades assistenciais e nos bairros mais carentes.

CURSO DE ODONTOLOGIA

Page 32: Revista U Novembro 2013

32 | Revista U

Manter uma dieta equilibrada, evitar abusos no dia-a-dia ter uma rotina de alimentação sau-dável não é tarefa fácil. É necessário orientação

de um profissional e também mudança de hábitos e for-ça de vontade. Com a grande variedade de alimentos hoje no mercado, é importante saber o que realmente contribui com a nossa saúde e o que pode sabotar a dieta.

Segundo a professora Mara Silvia Foratto Marconato, coordenadora do curso de Nutrição da Unimar, é impor-tante incluir alimentos saudáveis na dieta do dia-a-dia, observando a forma correta de preparo para preservar as propriedades nutricionais. A laranja, por exemplo, o ideal é comer a fruta ao invés de ingerir o suco, já que a fruta pos-sui fibras indispensáveis para o organismo. “Em um copo de suco temos as calorias de até seis laranjas. O ideal é op-tarmos por comer a fruta e variar o tipo de fruta também”, disse.

Um dos pontos principais é evitar alimentos industriali-zados, pois a quantidade de sódio e os conservantes podem prejudicar a saúde e provocar ganho de peso. Outra dica é quando possível consumir alimentos crus. No caso de le-gumes e verduras, se optar pelo cozimento, evitar cozinhar demais para preservar melhor os nutrientes. Os alimentos devem ser cozidos em pedaços maiores e com casca. A combinação arroz e feijão é ideal para uma alimentação equilibrada. O ideal é três partes de arroz para uma parte de feijão, que oferece boa proporção de proteínas e fibras.

A professora Mara Marconato afirma que adultos que querem incluir alimentos saudáveis na dieta, devem co-meçar acrescentando um legume na refeição em forma de repetição em pequenas quantidades durante dez refeições. O ideal é ir mudando a forma de preparo, para que se acos-tume com o paladar daquele legume ou vegetal e o incor-pore na dieta de forma definitiva. “Ter uma alimentação saudável deve se tornar um hábito, uma prática cotidiana”.

Nutrição

Vilões disfarçadosAlimentos que parecem saudáveis mas são vilões da dieta

dicas+VILÕES DA bOA ALIMENTAÇÃO

- Refrigerantes, inclusive light e diet porque contêm alta concentração de sódio

- Vegetais enlatados – contêm muito sódio e conservantes

- biscoitos, inclusive água e sal

- Margarina vegetal

- Pratos prontos congelados – possuem muita gordura trans e gorduras saturadas

Page 33: Revista U Novembro 2013
Page 34: Revista U Novembro 2013

Unimar Social O relevante papel social que a Universidade de Marília presta para a comunidade

A Universidade de Marília deve ser reconhecida como uma instituição que desempenha impor-tante papel para o desenvolvimento humano, re-

gional e sustentável na sociedade em que está inserida.

A ideia de Universidade está acompanhada pela multidis-ciplinaridade, tornando-se claro que deve haver a contem-plação de todas as áreas do conhecimento científico.

Por este motivo, com a transformação das Faculdades In-tegradas de Marília em Universidade de Marília – UNI-MAR, em 1988, Marília ganhou uma instituição com a missão não apenas de possibilitar aos alunos a obtenção de um diploma, um emprego e remuneração satisfatória, mas principalmente a oportunidade da produção de novos co-nhecimentos e a consequente aplicação à realidade social.

Considerando a necessidade de ser acessível a toda a so-ciedade mariliense, a UNIMAR exerce tanto uma função social quanto política, favorecendo a inclusão social.

A Universidade de Marília é parceira do Governo Fede-ral em seus principais programas, como o Fies e Prouni, proporcionando a formação de milhares de cidadãos neste país.

A UNIMAR retribui o investimento que tem recebido da comunidade, desenvolvendo estudos, pesquisas e projetos de extensão compatíveis com as reais necessidades da po-pulação em benefício comum, ou seja, ela tem contribuído para solucionar os atuais problemas de Marília e região.

O Hospital Universitário, o Hospital Veterinário, Clíni-cas e Serviços mantidos pela Universidade de Marília, têm sido referência para o Município de Marília. Neste quesito, a Universidade mantém um esforço todo especial, conside-rando o seu investimento físico e tecnológico. Deve-se res-saltar também que, em todos os ambientes mantidos pela UNIMAR, os seus docentes e discentes estão envolvidos.

Social

Os Hospitais, as Clínicas e os Serviços prestam atendimento até o limite de capacidade e disponibi-lidade de pessoal. Os discentes têm a oportunidade de vivenciar a prática desde o início de sua forma-ção.

Os restaurantes e cantinas servem almoço, jan-tar e lanches diariamente. São 2 (dois) restaurantes dentro do campus.

O campus da uNIMAR tornou-se referência para o visitante da cidade de Marília, pois além das cons-truções acadêmicas, há muitas atrações a serem vi-sitadas: criação de ovinos, caprinos, apicultura, pis-cicultura, pomar, lagos para a pesca, quiosques para festas diurnas e confraternizações, shopping do boi, cães treinados para apascentar as ovelhas, entre di-versos segmentos.

Durante a realização das provas do Processo Se-letivo no encerramento de cada ano, a uNIMAR dis-ponibiliza ônibus e outros coletivos para os pais que

acompanham seus filhos poderem conhecer o cam-pus e suas dependências.

O Programa uNIMAR AbERTA proporciona uma “Feira de Profissões” completa para os alunos do ensino médio. Neste ano, a universidade de Marília recebeu cerca de 5.000 alunos na Semana do Pro-grama.

Importante destacar que a uNIMAR mantém uma

Agência de Estágio e de Empregos, com convênios com as principais empresas de Marília e região, pos-sibilitando com mais facilidade o acesso de seus alunos nas principais vagas de trabalho.

Enfim, os relevantes serviços prestados na área de educação, saúde, habitação, geração de empre-go e renda e capacitação de mão de obra são a res-posta que a uNIMAR tem dado aos desafios impos-tos pelo acelerado crescimento que a cidade vive.

uNIMAR é Marília, Marília é uNIMAR.

34 | Revista U

Page 35: Revista U Novembro 2013

Unimar em números de atendimento à comunidade

360.000O Hospital Universitário, certificado como Hospital de Ensino, é uma referência no Estado, contando com leitos destinados ao SUS - Sistema Único de Saúde. Em 2012, cerca de 360.000 procedimentos foram realizados entre SUS e gratuidade.

24.000O AME (Ambulatório Municipal de Especialidades) é localizado no Campus com 63 consultórios de especialidades médicas e cirúrgicas destinados ao atendimento de pessoas vinculadas ao SUS da cidade de Marília e região. Em média, são realizados 2.000 atendimentos por mês.

1.258

Na Clínica de Odontologia, localizada dentro do Campus Universitário, o atendimento é aberto ao público. Ali são atendidos pacientes de Marília e de toda a região, que recebem atendimento humanizado, com tratamentos clínicos e cirúrgicos, desempenhados pelos alunos supervisionados pelos professores. Em 2012 foram realizados 1.258 procedimentos.

2.586 Já na Clínica de Psicologia foram feitos 2.586 atendimentos, envolvendo diferentes abordagens: Comportamental, Jung, Psicanálise e Psicopedagogia.

809

A Clínica de Nutrição tem um parâmetro de destaque na área nutricional no Estado. Ela está anexa ao Ambulatório da Universidade de Marília. Primordial tanto para o corpo discente como docente, ela é representativa e de extrema importância para o cenário de nutrição clínica. Nesta Clínica foram realizadas 809 consultas em 2012.

2.063A UNIMAR possui também uma academia – “LAFIPE” - Laboratório de Avaliação Física e Prática Esportiva, que é aberta aos alunos, egressos e à comunidade (mediante o pagamento de uma pequena taxa para manutenção). Em 2012, foram realizados 2.063 atendimentos.

6.259A Clínica de Fisioterapia, conveniada com SUS, exerce um papel fundamental, contando com as diversas especialidades. Em dados, os discentes e docentes que compõem a Clínica atenderam 6.259 pacientes em 2012.

1.824O Curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília contempla um Hospital Veterinário de excelência no atendimento à saúde animalEm 2012, foram realizados 1.824 atendimentos

Revista U | 35

Resumo de atendimento à comunidade na área da saúde no ano de 2012

Page 36: Revista U Novembro 2013

36 | Revista U

Em sintonia com as novas tecnologias, a Unimar im-plementou o Tour Virtual, uma oportunidade de visitar o campus de qualquer parte do mundo atra-

vés do site da universidade na Internet. Como a universida-de atinge alunos de todo país, a novidade permite fazer um “passeio” pelo campus através da tela do computador.

Segundo Fernanda Mesquita Serva, pró-reitora de ação comunitária da Unimar, foram feitas cerca de 4 mil fotos do campus para elaboração do programa do tour, que começa pela reitoria, logo na entrada da universidade e segue até a terceira represa da fazenda experimental.

O campus da Unimar ocupa cerca de 350 alqueires e através do Tour Virtual é possível conhecer praticamente todos os espaços em imagens de 360 graus. “Pode-se co-nhecer a realidade da universidade com fotos reais. O tour é voltado aos pais, que querem conhecer a instituição em que os filhos estudam, para os alunos e inclusive para os nossos colaboradores”, disse.

O “passeio” pelo Tour Virtual mostra laboratórios, insta-lações internas, áreas externas, blocos, salas de aula, praças de convivência, fazendas, piscicultura, cantinas, ginásio de esportes. “É uma inovação tecnológica que possibilita co-nhecer a universidade sem fronteiras”, afirmou Fernanda. A partir de agora, os alunos passarão a receber um DVD com o Tour Virtual quando se formarem na Unimar. Para conhecer o campus através do Tour Virtual, basta acessar o site www.unimar.br ou através das redes sociais.

Sem FronteirasTour Virtual mostra todo o campus em 360 graus

PONTOS DO TOuR VIRTuAL

- Reitoria- Ambulatório médico de especialidade - Clínica de Odontologia- Júri Simulado- Praça de convivência- Cantina- Cejusc- biblioteca central- bloco de exatas e tecnológicas- Laboratório de geologia- Laboratório de automação- Laboratório de destilação- Laboratório de informática- Laboratório de maquetes- Complexo poliesportivo- Ginásio de esportes- Laboratório de prática em saúde- Laboratório de anatomia- Secretaria geral- Academia- Clínica de fisioterapia- Comunicação: laboratório de rádio e TV- Hospital veterinário- Complexo das ciências agrárias- Fazenda experimental e laboratórios- Hospital universitário

Tecnologia

info+

Page 37: Revista U Novembro 2013
Page 38: Revista U Novembro 2013

38 | Revista U

Conseguir o primeiro emprego ou estágio é o sonho de todo estudante universitário. Mas além do co-nhecimento teórico é necessário se preparar para

o inicio no mercado de trabalho e o primeiro contato é através do currículo. “Um currículo bem feito não garante a sua contratação, mas um currículo mal elaborado elimina-o, sim, do processo de seleção,” disse a professora Silvana Lusia Navas Pires, psicóloga organizacional da Unimar.

Segundo ela, o currículo é a primeira “amostra” do can-didato ao mercado de trabalho, pois é através do currículo que as empresas buscam a mão de obra de que precisam. As informações que o candidato coloca no currículo devem ser honestas e seguras para que possam ser sustentadas numa entrevista.

Dependendo da finalidade, podemos dizer que existem dois tipos básicos de currículos: os acadêmicos, voltados para área Universitária e para as atividades de cultura, dan-do ênfase nestes modelos para a formação, titulação, pro-dução científica. Nesse formato é necessário ser apresenta-do com cópias de certificados que comprovam a veracidade

das informações. O outro tipo é o mais comum no campo empresarial e dispensa anexos de comprovações. Um currí-culo pode ser considerado bem elaborado quando cumpre satisfatoriamente duas tarefas: provoca uma entrevista e também serve de guia para seu entrevistador.

A professora Silvana Navas Pires afirma que o estagiário universitário deve focar em sua área no momento de procurar uma colocação no mercado. É importante ter boa comu-nicação, evitar gírias, ter postura de comunicação fácil e acessível evitando er-ros de português e também demonstrar flexibilidade. “Hoje as empresas têm uma visão do todo. É preciso que o candidato seja proativo,

Carreira

Silvana Lusia Navas PiresPsicóloga organizacional

Unimar

Primeiro Emprego Cuidados com currículo e comportamento ajudam a criar oportunidades no mercado

Page 39: Revista U Novembro 2013

DICAS PARA ELAbORAR uM bOM CuRRÍCuLO

- Formato sóbrio, discreto, chamando atenção somente pela organização

- Informações objetivas e verdadeiras que possam ser confirmadas na entrevista

- Evitar um currículo longo (ideal são duas páginas)

- Mentir no currículo é inadmissívelEstar atento para não cometer erros gramaticais

- Evitar piadinhas, frases afetivas, tiradas de humor ou frases preconceituosas

- Informações como viagens, hobbies ou cursos que não estejam ligados à área pretendida são desnecessárias

- Não é necessário colocar foto, a menos que seja um requisito da empresa

que tenha uma visão ampla do processo que ele está par-ticipando na empresa e ter conhecimento geral do que é a empresa”, disse.

Ao buscar o primeiro emprego, o jovem deve conhecer cada uma das áreas que a empresa oferece e procurar aque-la em que ele realmente se identifica e se especializar. “A pessoa que se identifica com o que faz vai produzir melhor e vai ter sucesso profissional. Por isso os jovens não devem desistir no primeiro obstáculo e sim se qualificar e se pre-parar para o mercado”.

Para o estudante que tem dúvidas, a Unimar oferece orientação vocacional com sete a 15 sessões, onde o candi-dato se coloca em contato com suas habilidades para des-cobrir suas reais aptidões profissionais.

dicas+

Fone (14) 3408-2608AVENIDA REPÚBLICA, 4855 - P. PALMITAL

MARÍLIA - SP

Lajes Protendidas, Blocos de concreto Estrutural e Vedação, Pavers, Galpões Industriais e Comerciais Pré - Moldados,

Muros, Pilares, Colunas , Pré Fabricados em Geral.

Page 40: Revista U Novembro 2013