RGP_1-34.pdf

1
TEORIA E pRATICA NA ELABORA9AO DE RELATÓRIOS PSICOLÓGICOS EM CONTEXTO ESCOLAR Mário Rodrigues Simoes Faculdade de Psicologia e de Ciencias da EducafaO da Universidade de Coimbra [Area/Mesa 4 e Intervencion Psicopedagoxicas"J RESUMO A escrita dos Relatórios Psicológicos constitui, no ambito da Psicológica, um aspecto fundamental do trabalho dos psicólogos. No entanto, a de relatórios psico- lógicos, e a daquilo que os toma úteis e eficazes, tem sido um aspecto frequentemente negligenciado nos vários contextos do exercicio daquela actividade. Esta pretende caracterizar, do ponto de vista teórico e prático, os elementos mais importantes subjacentes a de Relatórios Psicológicos em Contextos Escolares. Neste contexto será feita referencia aos seguintes tópicos: 1. Objectivos, Postulados e Críticas; 2. Modelos e Tipos de relatórios; 3. Sec90es do Relatório: Motivo da Consulta; História/Informa9ao contextual; Procedimentos de Avalia9ao; Observa90es do Comportamento; Avalia9ao do Funcionamento Actual através dos Resultados na Avalia9ao (Entrevistas, Testes ou outras Provas Psicológicas); Formula9ao (Impressoes, Interpreta90es e Conclusoes); Recomenda90es; 4. Considera90es relativas a organiza9ao e conteúdo do relatório psicológico (conteúdos aceitáveis versus conteúdos inapropriados); 4. Exemplos práticos (formato para um relatório psicológico). 367

Transcript of RGP_1-34.pdf

Page 1: RGP_1-34.pdf

TEORIA E pRATICA NA ELABORA9AO DERELATÓRIOS PSICOLÓGICOS EM CONTEXTO

ESCOLAR

Mário Rodrigues SimoesFaculdade de Psicologia e de Ciencias da EducafaO da Universidade de Coimbra[Area/Mesa 4 '~valiacion e Intervencion Psicopedagoxicas"J

RESUMO

A elabora~ao/escrita dos Relatórios Psicológicos constitui, no ambito da Avalia~ao Psicológica,um aspecto fundamental do trabalho dos psicólogos. No entanto, a elabora~ao de relatórios psico­lógicos, e a elucida~ao daquilo que os toma úteis e eficazes, tem sido um aspecto frequentementenegligenciado nos vários contextos do exercicio daquela actividade.

Esta comunica~ao pretende caracterizar, do ponto de vista teórico e prático, os elementosmais importantes subjacentes a formula~ao de Relatórios Psicológicos em ContextosEscolares.

Neste contexto será feita referencia aos seguintes tópicos: 1. Objectivos, Postulados e Críticas;2. Modelos e Tipos de relatórios; 3. Sec90es do Relatório: Motivo da Consulta; História/Informa9aocontextual; Procedimentos de Avalia9ao; Observa90es do Comportamento; Avalia9ao doFuncionamento Actual através dos Resultados na Avalia9ao (Entrevistas, Testes ou outras ProvasPsicológicas); Formula9ao (Impressoes, Interpreta90es e Conclusoes); Recomenda90es; 4.Considera90es relativas a organiza9ao e conteúdo do relatório psicológico (conteúdos aceitáveisversus conteúdos inapropriados); 4. Exemplos práticos (formato para um relatório psicológico).

367