Ricardo fagulha

7
Ricardo Fagulha nº 16 Turma: 1º Profissional A morte de Ivan Ilitch Leon Tolstoi

Transcript of Ricardo fagulha

Page 1: Ricardo fagulha

Ricardo Fagulha nº 16

Turma: 1º Profissional

A morte de Ivan Ilitch

Leon Tolstoi

Page 2: Ricardo fagulha

Leon Nikolaievitch Tolstoi, genial escritor russo, nasceu em 1828 em Iasnaia Poliana. Filho de uma importante família ligada aos Czares, ficou órfão ainda criança. Frequentou a Universidade de Kazan, onde estudou línguas orientais e direito. Em 1847, por herança, tornou-se senhor de vastas terras em Iasnaia Poliana, daí ser também conhecido por Conde de Tolstoi. Depois de ter servido no exército, em 1856, viajou pela Europa visitando vários países, regressando então à sua terra natal para administrar as suas terras e dedicar-se à literatura.

Leon Tolstoi

Page 3: Ricardo fagulha

Autor: Leon TolstoiTítulo: A morte de Ivan IlitchEditora: Leya, SALocal de edição: [s.l.]Ano de edição: [s.d.]Ano de publicação: 1886

Ficha técnica do livro

Page 4: Ricardo fagulha

A narrativa começa no velório. Em seguida, retrata o casamento com a sua esposa (época em que ainda eram felizes junto dos seus dois filhos). À medida que Ivan Ilitch vai subindo de cargo, a burocracia, inconscientemente vai tornando a sua vida insatisfatória e desprovida de qualquer significado especial.

Com o tempo Ilitch torna-se um juiz respeitado e recebe uma oferta para morar noutra cidade. Logo compra uma casa e começa a fazer a decoração ao seu gosto. Enquanto trabalhava nesta, Ivan Ilitch cai de uma escada e ai magoa-se na região do rim. Eis, então, o início de seu infortúnio.

Resumo do livro

Page 5: Ricardo fagulha

Além da doença, tudo piora a partir do momento em que as brigas com a sua esposa ficam mais constantes e conforme as suas dores começam a agravar-se. Ilitch usa o seu emprego como válvula de escape.

Conforme as suas dores se tornam insuportáveis, a realidade crua é exposta à personagem. Ilitch percebe que a sua vida quanto mais afastada da sua infância, mais vazia ia ficando. Família, emprego, amizades… tudo não passa de uma ilusão. Exceto, talvez, os momentos em que passava junto do seu criado, que realmente se preocupava com Ilitch durante os momentos de sofrimento.

Continuação…

Page 6: Ricardo fagulha

No passar do tempo Ilitch vai piorando, até que chega uma hora que ele não consegue mais sair de casa.

Na sua casa acha que vive uma mentira, a sua família esconde-o dos amigos. Para ele é só agradável ficar com o filho de apenas 14 anos e com um criado, porque esses não mentem para consigo. Em parte Ivan Ilitch quer morrer, porque se ele morrer será o final da sua dor e também, não teria mais que morar nessa mentira toda que ele estava a viver em sua casa.

Quando está prestes a morrer, ele já sabe, despede-se da família.

Continuação…

Page 7: Ricardo fagulha

“Tal como os tormentos vão sendo cada vez piores, também toda a minha vida ia sendo cada vez pior”

“Quando eu não existir, o que existirá? Não existirá nada. Pois onde estarei eu quando não existir? Será isso morrer? Não, não quero.”

Frases relevantes