Rio das Ostras 09 05 2014

32

description

 

Transcript of Rio das Ostras 09 05 2014

Page 1: Rio das Ostras 09 05 2014
Page 2: Rio das Ostras 09 05 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS2 Rio das Ostras, sexta-feira, 9 a 15 de maio de 2014

EXPEDIENTE - Propriedade: EJORAN - Editora de Jornais, Revistas e Agências de Notícias • Sede e Parque Gráfico Próprios. Rua: Benedito Peixoto, 90 Centro Macaé/RJ Tel. (22) 2106-6060 - CNPJ: 29699.626/0001-10 • Registrado na forma da

lei • Diretor Presidente: Oscar Pires • Vendas de Publicidade: Felipe (22-21066060) • Diagramação: Cézar Lobo ([email protected]) • Fotos: Wanderley Gil ([email protected]) • Acesse: www.odebateon.com.br • E-Mail: [email protected] • A direção de O DEBATE não se responsabiliza e nem endossa os conceitos emitidos por seus colaboradores em ações ou artigos assinados, sendo de total responsabilidade do autor. • Filiado à ADJORI - RJ Associação dos Diretores de Jornais do Estado do Rio de Janeiro e à ADI Brasil • ANJ Associação Nacional de Jornais.

RIO DAS OSTRAS

Apoio técnico devegarantir aumento da safra de feijão

Dezenas de pequenos produtores de Cantagalo, área rural de Rio das Os-tras, já iniciaram o plantio de feijão

e esperam por uma maior produtividade este ano. O aumento constante a cada sa-fra é reflexo do apoio técnico da Prefeitura, desde a plantação até o período da colheita, prevista para o início do mês de setembro.

A Secretaria do Ambiente, Sustentabi-lidade, Agricultura e Pesca, que auxilia os produtores com fornecimento de máqui-nas para plantio, sementes e adubo, além de beneficiamento dos grãos, estima uma produtividade de 1.200 kg por hectare. Este ano houve a adesão de mais 10 produtores; com isso, o grupo chega a 80 participantes do projeto de incentivo ao plantio de feijão, totalizando 80 hectares cultivados.

Após pesquisas, os técnicos identifica-ram que a espécie “Esplendor”, desenvol-vida pela Embrapa, tem melhor resultado e, portanto, substituiu o feijão Xodó que estava sendo plantado ao longo dos anos. Quanto à variedade Pingo d`ouro, esta ain-da permanece sendo cultivada pelos agri-cultores de Cantagalo devido a sua boa

adaptação na região.Sebastião Gomes de Souza é responsável

por um hectare. O produtor diz que há três anos cultiva feijão e sempre com resultados satisfatórios. Este ano, ele espera superar a meta de produção. “Tudo que produzimos aqui é para nossa subsistência. Com a ajuda da Prefeitura nosso trabalho é facilitado e isso é muito importante para nós”, disse.

Outra produtora, Amélia Muniz, também elogia o apoio da Administração Municipal. Para ela, que cultiva além de feijão, milho e aipim, as informações dos técnicos são fundamentais para uma boa colheita. “Eu adoro o que faço, mas preciso saber se estou no caminho certo. Nessa hora, a Prefeitura nos ajuda muito”, destacou.

ROTAÇÃO Após o ciclo de feijão, os pequenos produ-

tores vão plantar milho, fazendo assim uma cultura rotativa, permitindo geração de renda durante todo o ano. A próxima etapa está pre-vista para começar em setembro.

Produtores recebem máquinas, sementes e

adubos para plantio do feijão

MAURICIO ROCHA

Page 3: Rio das Ostras 09 05 2014
Page 4: Rio das Ostras 09 05 2014
Page 5: Rio das Ostras 09 05 2014
Page 6: Rio das Ostras 09 05 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS6 Rio das Ostras, sexta-feira, 9 a 15 de maio de 2014

Combate à dengue deve ser feito pela população durante todo anoAlém dos terrenos baldios, a atenção deve ser ainda maior dentro de casa

Na semana passada, o Mi-nistério da Saúde apre-sentou um novo Bole-

tim Epidemiológico (BE) sobre a dengue no Brasil. De acordo com ele, quando comparado ao primeiro trimestre de 2013 (1º de janeiro a 5 de abril), houve uma queda significativa nos ca-sos da doença em todo país.

No estado do Rio de Janeiro, fo-ram 141.251 casos em 2013, quan-

do que em 2014 foram apenas 5.167. Quando se trata dos mais graves, esse número reduziu de 864 para 19. O número de óbitos também caiu, indo de 33 para 3.

Esses dados foram divulga-dos com base no último Le-vantamento do Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa). Apesar disso, a população deve continuar a fazer a sua parte. De acordo com os dados apre-

sentados, barris, caixas d’água e outros depósitos de armazena-mento estão entre os principais criadouros do mosquito nos imóveis pesquisados.

Além dos terrenos baldios, a atenção deve ser ainda maior dentro de casa. Estudos apon-tam que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.

Diante disso, dedicar apenas 10 minutos por semana pode

ajudar a combater a dengue e mudar esse quadro, que é grave. O combate à doença é um dever tanto do poder público quanto da população.

O mosquito se prolifera na água parada, seja ela limpa ou suja, al-gumas medidas simples no dia a dia podem evitar a formação de criadouros para ele. Entre as dicas estão: não deixe água da chuva acumulada sobre a laje;

mantenha fechados os depósitos de água como caixas d’água, to-néis e barris; encha de areia até as bordas os pratinhos de vasos de plantas; guarde garrafas vira-das de cabeça para baixo; guarde pneus e outros objetos que po-dem acumular água tampados e em locais cobertos; coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira fechada. Não jogue o lixo em terrenos baldios.

Terrenos baldios sujos podem se transformar em criadouros para o mosquito Aedes aegypti

KANá MANhãES

Page 7: Rio das Ostras 09 05 2014
Page 8: Rio das Ostras 09 05 2014
Page 9: Rio das Ostras 09 05 2014

Rio das Ostras, sexta-feira, 9 a 15 de maio de 2014 9O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 10: Rio das Ostras 09 05 2014
Page 11: Rio das Ostras 09 05 2014

Rio das Ostras, sexta-feira, 9 a 15 de maio de 2014 11O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Cederj oferece mais de seis mil vagas para o 2º semestreCursos oferecidos pelo Consórcio são na modalidade a distância

O centro de Educação Su-perior a Distância do Es-tado do Rio de Janeiro

(Cederj) segue com inscrições abertas para o vestibular do se-gundo semestre. São 6.908 va-gas distribuídas para 32 polos. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de maio pelo <http://cederj.edu.br/fundacao>.

Os cursos são oferecidos pe-lo Consórcio Cederj, por meio de uma parceria formada entre o governo do estado do Rio de Janeiro e sete universidades públicas: Universidade do Es-tado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Estadual do Nor-te Fluminense (UENF), Uni-versidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do

WANDERLEy GIL

Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Uni-versidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Centro Federal de Educação Tecnoló-gica (CEFET).

A taxa de inscrição é de R$ 55 e as vagas oferecidas são para os cursos de Administração; Admi-nistração Pública; Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Mate-mática, Pedagogia, Química, Tu-rismo; Tecnologia em Sistemas de Computação e Tecnologia em Gestão de Turismo.

O processo seletivo será re-alizado no dia 7 de junho e os aprovados vão iniciar a gradua-ção no segundo semestre letivo

de 2014. Ao ingressar no curso, o candidato recebe todo material didático e é avaliado em ativi-dades presenciais (provas) e a distância, em datas e horários pré-determinados.

O órgão também está ofere-cendo 500 vagas para Tecno-logia em Segurança Pública, destinadas somente a profis-sionais da ativa da Segurança Pública, sendo 80% destinadas a Policiais Civis e Militares do Estado do Rio de Janeiro e as demais 20% a profissionais da ativa das seguintes categorias: Guardas Municipais, Agentes Penitenciários, Bombeiros, Policiais Rodoviários Federais, Policiais Federais, membros das Forças Armadas (Exército, Ma-

rinha e Aeronáutica), Agentes Portuários e Policiais Civis e Militares de outros Estados da

federação, conforme Portaria Interministerial nº 158-A, de 9 de fevereiro de 2010.

Page 12: Rio das Ostras 09 05 2014

12 Rio das Ostras, sexta-feira, 9 a 15 de maio de 2014 O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Artesanatos são destaques na Feira de Preços EspeciaisUem passou pela Feira de

Preços Especiais de Rio das Ostras pôde conhe-

cer o trabalho de alguns arte-sãos do município. Entre eles, os participantes do projeto Fa-zendo Arte, desenvolvido pela Secretaria de Bem-Estar Social. Antes mesmo do encerramento do terceiro dia do evento, neste sábado, 3, os profissionais já co-memoravam o sucesso das ven-das, que superava a estimativa para este ano.

“Logo no primeiro dia as pes-soas já paravam em nosso es-tande para comprar. Vendemos muitas peças, entre elas panos de pratos e capas para eletrodo-mésticos. Superou nossa expec-tativa rapidamente. Estamos muito satisfeitas com a saída dos produtos”, relatou Lucia Costa, do projeto Fazenda Arte.

A brasiliense Yara Toledo está passeando em Rio das Ostras e gostou dos artesanatos. “Estou encantada com os produtos

produzidos pelos artesãos aqui de Rio das Ostras. De muito bom gosto e feitos com quali-dade. Percebo, só de olhar, que foram confeccionados com muita dedicação e carinho. Já fiz minhas compras e entre elas estão algumas peças e objetos produzidos por eles”, relatou.

Panos de pratos, potes para guardar mantimentos, caixas decorativas e porta-retratos estão entre os produtos confec-cionados pelos artesãos locais. Os projetos Eco Rural e Espaço Solidário do Artesão também expuseram seus artigos.

COPA DO MUNDO Uma novidade desta edição

da Feira de Preços Especiais são os artigos da Copa do Mun-do. Camisas em verde-amarelo, bonés, óculos, casacos, entre ou-tros, estão em alguns estandes do evento. Artesãos do projeto Fazendo Arte comercializaram seus produtos na Fepe

MAURICIO ROCHA

o prefeito de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos, deu posse nesta terça-feira, dia 6, a dois novos secretá-

Fazenda, Indústria e Comércio e Saúde possuem novosgestores

rios de governo. A servidora pública Edla Camila Santos Mangifeste assume a Secre-taria de Fazenda, Indústria e Comércio no lugar do admi-nistrador de empresas, Ed-son Mangefesti, que deixa a pasta para assumir a Secreta-ria de Saúde.

A assinatura dos termos de posse aconteceu na sede da Secretaria de Saúde com a presença de secretários municipais, entre outras autoridades. “As mudanças são naturais, fazem parte da vida e, neste momento, a Ad-ministração Municipal pas-sa por este processo, sempre

com o objetivo de oferecer o melhor à população”.

A nova secretária de Fazen-da, Camila Mangifeste, atua desde 2002 como servidora pública concursada na área administrativa em Casimi-ro de Abreu, onde ocupou o cargo de Chefe de Gabinete em 2012. Já o secretário de Saúde, Edson Mangefesti, é administrador de empresas com especialização em Admi-nistração Hospitalar. Natural de Casimiro de Abreu, ele ini-ciou sua vida profissional no antigo Hospital Nogueira de Souza, onde fica a atual sede da Secretaria de Saúde.

Prefeito dá posse a novos secretários em Casimiro de Abreu

Page 13: Rio das Ostras 09 05 2014

Rio das Ostras, sexta-feira, 9 a 15 de maio de 2014 13O DEBATE RIO DAS OSTRAS

As mulheres de Rio das Os-tras terão, a partir desta quinta, dia 8, às 11h, um

espaço diferenciado para aten-dimento policial. Nesse dia será inaugurado O Nuam – Núcleo de Atendimento à Mulher, que funcionará nas dependências

da delegacia do Município.O novo espaço, reservado

exclusivamente para as mu-lheres, proporcionará mais agilidade e privacidade no atendimento. A chegada do Nuam a Rio das Ostras é resul-tado de um esforço conjunto

entre Prefeitura e Governo do Estado e vem se somar ao trabalho realizado no Muni-cípio pela Casa da Mulher. A Casa é uma instituição liga à Secretaria de Bem-Estar So-cial, que oferece atendimen-to diferenciado, com ações

de prevenção, orientação e repressão da violência contra as mulheres.

DIREITOS DAS MULHERES

O abuso contra a mulher, que

pode e deve ser denunciado à polícia, se dá sob diferentes formas. Segundo a Lei Maria da Penha, a ameaça já é entendida como uma forma de violência psicológica, uma conduta que tenta causar dano emocional e diminuição da autoestima.

Curso capacita conselheiros municipais da CidadeA Prefeitura de Rio das

Ostras promoveu nesta segunda, 5, o primeiro

de oito cursos de capacitação com o objetivo de contribuir para a qualidade do debate nos diferentes Conselhos Municipais. O tema do curso inaugural foi o Plano Pluria-nual – PPA, que foi ministrado pelo administrador da Secre-taria de Planejamento, Urba-nismo e Habitação, Fernando Gonzalez. A palestra, aberta ao público, foi realizada na Câmara Municipal e contou com a presença de cerca de 30 representantes dos con-selhos de Alimentação, Assis-tência Social, Meio Ambiente, Orçamento Participativo - OP, OP Jovem e de Saúde, além de representantes de secretarias do Município.

De acordo com o subsecre-tário de Planejamento, Vla-dimir Paschoal, a iniciativa demonstra a preocupação da Prefeitura em prestigiar e ga-rantir a autonomia dos Conse-lhos Municipais. “Os cursos de capacitação são importantes para elevar o nível do debate entre os conselheiros, contri-buindo assim para a constru-ção de uma cidade melhor.”, destaca.

Após a apresentação, os participantes tiveram a opor-tunidade de tirar dúvidas so-bre a PPA e a gestão pública. “Foi muito importante, pois, a partir de agora, poderemos

O administrador Fernando Gonzalez ministrou palestra sobre o PPA

GABRIEL SALES

Cidade recebe Núcleo de Atendimento à Mulher

trabalhar com um conheci-mento maior sobre os trâ-mites burocráticos e sobre o planejamento. É ainda mais interessante por ser um curso aberto à população, que tem a oportunidade de aprender e cobrar da administração pú-blica”, observa a conselheira

de Meio Ambiente, Lígia Reis Gonçalves.

Os cursos serão realizados mensalmente, na Câmara Municipal, a partir das 19h. O próximo abordará a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e será realizado no dia 2 de junho.

Abaixo, segue o calendário completo dos cursos de capacitação:

2 de junho – Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO7 de julho – Lei Orçamentária Anual – LOA4 de agosto – Lei de 8.666 – sobre licitações públicas1 de setembro – Execução Orçamentária6 de outubro – Estrutura Municipal3 de novembro – Prestação de Contas1 de dezembro – Plano Diretor

Page 14: Rio das Ostras 09 05 2014
Page 15: Rio das Ostras 09 05 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras, sexta-feira, 9 a 15 de maio de 2014 15

CLASSIFICADOSAnuncie: (22) 9926-6222 [email protected] DEBATE RIO DAS OSTRAS

www.odebateon.com.br/classificados Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 9 a 15 de maio de 2014, Ano IX, Nº 1178 Fundador/Diretor: Oscar Pires

Page 16: Rio das Ostras 09 05 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS16 Rio das Ostras, sexta-feira, 9 a 15 de maio de 2014

Page 17: Rio das Ostras 09 05 2014
Page 18: Rio das Ostras 09 05 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS18 Rio das Ostras, sexta-feira, 9 a 15 de maio de 2014

Page 19: Rio das Ostras 09 05 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras, sexta-feira, 9 a 15 de maio de 2014 19

Page 20: Rio das Ostras 09 05 2014
Page 21: Rio das Ostras 09 05 2014
Page 22: Rio das Ostras 09 05 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS22 Rio das Ostras, sexta-feira, 9 a 15 de maio de 2014

Polícia realiza operações em Macaé e região até �m da CopaSegundo comandante do 32º BPM, operação já registrou prisões na cidade e em bairros de Rio das Ostras

Daniela [email protected]

Por determinação da Se-cretaria de Segurança Pública do Estado do Rio

de Janeiro, o comando do 32º BPM (Batalhão de Polícia Mi-litar) de Macaé está realizando operações nos seis municípios abrangidos pela unidade mili-tar. Segundo Campos, a ope-ração segue até o final da Copa do Mundo 2014. “O objetivo é aumentar a visibilidade do poli-ciamento na rua, ampliando as operações, visando o combate ao crime”.

Quarenta policiais militares, diariamente, atuam na opera-ção em bairros e comunidades de Macaé. Dezesseis foram deslocados a Rio das Ostras. Campos reiterou que a opera-ção, iniciada na última segun-da-feira, já registrou resulta-dos positivos, como a prisão de dois homens e apreensão de um adolescente de 17 anos na tarde de segunda-feira, na Praça do Rodo, no bairro Visconde de Araújo, em Macaé. Com eles, a

Casal é preso por furtos no bairro Beira Marna noite da última segunda-feira (5), por volta das 23h30, policiais militares efetuavam pa-trulhamento em Rio das Ostras, quando foram acionados por um homem que havia acabado de ser vítima de furto. Segundo a Polícia, o casal de namorados, identifica-do como I.F.S., 21 anos, e C.O.S, 14 anos (a namorada) foi preso de-pois de cometer, das 18h às 23h, cinco furtos a pessoas diferentes, segundo Ramiro Campos.

Uma das vítimas relatou aos policiais que ele (I.F.S) vestia um casaco escuro e, juntamente com a namorada, em uma bici-cleta, furtaram um aparelho ce-lular, uma bicicleta e R$ 79 em dinheiro. Da namorada de uma

das vítimas, o casal furtou um celular Iphone. De uma tercei-ra vítima, os dois levaram dois celulares e um cordão.

Diante das informações, os policiais militares se deslo-caram à orla da praia, onde avistaram o casal próximo a um posto de gasolina. Cada um estava em uma bicicleta. Com I.F.S., os policiais en-contraram o cordão, R$ 79 em dinheiro e seis telefones celu-lares, todos furtados, segundo a polícia. O casal foi conduzido à 128ª Delegacia de Polícia de Rio das Ostras, onde foi reco-nhecido por mais duas vítimas de furto. A namorada, por ser menor de idade, foi apreendi-

DIVuLGAçãO

Aparelhos celulares furtados, entre eles um Iphone, e cordão de ouro foram recuperados pelos policiais militares

WANDERLEy GIL

Tenente-coronel Ramiro Campos, comandante 32º BPM, explica detalhes da operação da PM

polícia encontrou 436 sacolés de cocaína. “Assim como em Macaé, estamos efetuando ope-rações em Rio das Ostras, com objetivo de reduzir a mancha criminal”.

PRESOS EM BOCA DA BARRATambém na noite de segun-

da-feira, por volta das 21h, po-liciais da 3ª Companhia de Rio das Ostras, se dirigiram à Rua Teresópolis, com a esquina da Avenida Castelo Branco, no bairro Boca da Barra, onde re-ceberam informações de que dois homens, um de 18 anos e um menor de 16, tinham acaba-do de roubar uma bicicleta. Os suspeitos foram detidos pelos próprios moradores do local.

Os dois foram colocados em um porta-malas de um carro até a chegada da polícia. Assim que chegaram, os policiais revista-ram os suspeitos, bem como o porta-malas do veículo, onde foi encontrada uma réplica de pistola.

A bicicleta furtada foi recupe-rada e entregue à vítima, tam-bém adolescente.

da e deverá ser encaminhada a uma instituição para meno-res infratores. Já o namorado,

I.F.S., que já possui passagens pela polícia por ameaça e fur-to, ficou preso. Todos os pro-

dutos furtados foram recupe-rados pela polícia e entregues às vítimas.

Page 23: Rio das Ostras 09 05 2014
Page 24: Rio das Ostras 09 05 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS24 Rio das Ostras, sexta-feira, 9 a 15 de maio de 2014

COISAS DE RIO DAS OSTRAS E DO BRASIL por JUSSARA LEITE

Na verdade ando meio caidinha, mas pensando mais nos amigos e em quanto é bom termos saúde

e disposição, resolvi comemorar para que meus amigos e conhecidos curtis-sem uma excelente música, dançassem, e participassem dos sorteios que faço questão de fazer para alegria e des-contração dos convidados. Dançaram, cantaram, curtiram e tiveram a oportu-nidade de fofocarem no dia seguinte. A música ficou a cargo da CRIS ARAÚJO e sua banda! Gente, são bons demais! Cinco componentes para não se botar defeitos! Os que gostam de dançar, dan-çaram muiiiiiiiito! Os petiscos foram elo-giados, os docinhos também, porém eu que adoro bolo de aniversário, não gostei do meu. Achei muito doce e como tudo que é muito doce fica enjoativo, apesar do recheio ter sido de nozes e damasco, ficou a desejar do que foi feito pela mes-ma doceira que fez os do meu aniversá-

rio de 70 anos, comemorados na Casa de Festa Oásis, dos meus queridinhos Zú e Frederico. Desta feita comemoramos na Casa de Festa Magia da Paola (para quem não sabe, fica em Costa Azul). As orna-mentações florais foram confeccionadas pelo competente Luiz e sua equipe, da Floricultura Yasmim, a quem agradeço pelo capricho. Agradeço a todos que lá estiveram, aos inúmeros presentes e principalmente a alegria dos que compa-receram. Ah, as flores! A minha suíte está parecendo uma floricultura com tantas e lindas orquídeas que, quem me conhe-ce, bem sabe serem minhas preferidas. Como sempre, Gelson Apicelo chegou cedo e também como sempre foi embora cedo. A alegação é que ele e Carmem dor-mem cedo. HUM!!! Carmem, agradeço demais a sua presença, mas da próxima vez fiquem mais um pouquinho! Carlos Augusto, como sempre esbanjando sim-patia, ao ser sorteado não se fez de roga-

COMEMORAÇÃO DO MEU ANIVERSÁRIOdo e brincou ao receber uma cuequinha que tinha olhinhos que mexiam. Assim como fizeram com o Sabino, no niver do Paulinho (Carro Bom), algumas pessoas sem desconfiômetro o alugaram, coisa que acho inadmissível em se tratando de uma festa particular e não de um evento político. A diferença é que no caso do Sa-bino os que o alugaram são auxiliares de-le e no caso do Carlão foram pessoas que simpatizam com ele e não trabalham na prefeitura e muito menos com ele. Ele deu, como sempre, atenção, mas espera aí, cumprimentar é uma coisa e prender

a pessoa é outra! Bem agradeço a Paola e possivelmente em breve lá estaremos para nos sentirmos felizes e alegres co-memorando a vida! Cosminho (Cultura), Rosenildo (Bem-Estar), Aldem (Gabine-te) e todos os demais por algum tempo não se esquecerão deste 30 de abril de 2014. Um beijo com os meus agradeci-mentos a todos que lá estiveram! Quem não foi porque não quis, dançou sem música! Como são muitas fotos, as me-lhores estarão hoje registradas, mas na semana que vem colocarei outras para que a maioria faça parte desta coluna.

Page 25: Rio das Ostras 09 05 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras, sexta-feira, 9 a 15 de maio de 2014 25

Page 26: Rio das Ostras 09 05 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS26 Rio das Ostras, sexta-feira, 9 a 15 de maio de 2014

A edição deste mês da Re-vista EXAME traz como destaque uma matéria

sobre as 100 melhores cidades para se investir em negócios no país, entre elas, Rio das Ostras. Os bons índices apontados pe-la reportagem levam em con-sideração as políticas públicas e ações desenvolvidas pela administração municipal nos últimos 10 anos, entre elas, as de geração de emprego e renda.

A matéria cita como base de dados o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, divulgado em 2010, no qual o município se despontou em 2º lugar com a melhor qualidade de vida do Estado do Rio de Ja-neiro e em primeiro na geração de emprego e renda. Fala ainda que o salário médio dos traba-lhadores locais com carteira assinada teve um acréscimo de 81%, entre os anos de 2000 e 2010, passando de R$ 902 para R$ 1.635, o que superou a média nacional.

Para o ex-prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, a pes-quisa feita pela Revista Exame reflete o resultado das ações planejadas e responsáveis rea-lizadas no município nos últi-mos 10 anos. “É gratificante sa-ber que todos os investimentos feitos na Educação, na Saúde,

na Qualificação Profissional e na geração de empregos foram acertados e proporcionaram uma melhor qualidade de vida à população. O reconhecimento feito pela Firjan e pela Revista Exame são provas de que es-colhemos o caminho certo e os frutos desse grande trabalho ainda estão sendo colhidos por todos”, avaliou Carlos Augusto, lembrando que a cidade já havia sido citada em uma reportagem da revista em 2012 por estar entre os maiores mercados de consumos do país.

GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

O Índice Firjan divulgado em 2010, que serviu como base pa-ra a matéria da Revista EXAME, foi resultado das políticas públi-cas voltadas para a qualificação profissional e dos investimen-tos feitos pela administração municipal na área, que estavam ligados diretamente ao aumen-to do emprego formal.

“Em 2007 criamos o Progra-ma Municipal de Qualificação Profissional, que capacitou mais de 15 mil pessoas com cur-sos gratuitos nas áreas focadas nas demandas da região, contri-buindo para que nossos mora-dores tivessem mais chances no

mercado de trabalho”, contou Carlos Augusto.

O ex-prefeito de Rio das Ostras também desenvolveu várias ações buscando a auto-nomia da cidade e moradores. A consolidação da Zona Espe-cial de Negócios (ZEN), que em 2005 recebeu infraestrutura para viabilizar seu desenvolvi-mento, foi um desses exemplos. Essas ações atraíram empresas já consolidadas para o espaço, o que impulsionou o crescimento econômico do município.

Nessa época, a cidade tam-bém ganhou legislações esti-muladoras para o empreende-dorismo local, focando a popu-lação de baixa renda. Também foi nesse período, entre os anos 2005 e 2010, que o Banco de Empregos da Prefeitura, liga-do à Secretaria de Bem-Estar Social, encaminhou para en-trevistas de trabalho cerca de 11 mil pessoas. Deste total, aproxi-madamente 60% conseguiram uma colocação no mercado de trabalho. “Sou muito grata ao município por ter tido a opor-tunidade de participar de uma seleção do Banco de Empregos em 2009. Fui selecionada para um emprego onde estou até hoje”, contou a auxiliar admi-nistrativo, Ângela Gomes.

Revista EXAMEcon�rma bons índices de desenvolvimento de Rio das Ostras nos últimos dez anos

Page 27: Rio das Ostras 09 05 2014
Page 28: Rio das Ostras 09 05 2014
Page 29: Rio das Ostras 09 05 2014
Page 30: Rio das Ostras 09 05 2014
Page 31: Rio das Ostras 09 05 2014
Page 32: Rio das Ostras 09 05 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS32 Rio das Ostras, sexta-feira, 9 a 15 de maio de 2014