Rio das Ostras 26 09 2014

32

description

 

Transcript of Rio das Ostras 26 09 2014

Page 1: Rio das Ostras 26 09 2014
Page 2: Rio das Ostras 26 09 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS2 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 26/9 a 2/10 de 2014

EXPEDIENTE - Propriedade: EJORAN - Editora de Jornais, Revistas e Agências de Notícias • Sede e Parque Gráfico Próprios. Rua: Benedito Peixoto, 90 Centro Macaé/RJ Tel. (22) 2106-6060 - CNPJ: 29699.626/0001-10 • Registrado na forma da

lei • Diretor Presidente: Oscar Pires • Vendas de Publicidade: Felipe (22-21066060) • Diagramação: Cézar Lobo ([email protected]) • Fotos: Wanderley Gil ([email protected]) • Acesse: www.odebateon.com.br • E-Mail: [email protected] • A direção de O DEBATE não se responsabiliza e nem endossa os conceitos emitidos por seus colaboradores em ações ou artigos assinados, sendo de total responsabilidade do autor. • Filiado à ADJORI - RJ Associação dos Diretores de Jornais do Estado do Rio de Janeiro e à ADI Brasil • ANJ Associação Nacional de Jornais.

RIO DAS OSTRAS

MAuRICIO ROChA

Mais de 1,6 mil pessoas se cadastram para doar medulaA Campanha de Rio das Ostras

para cadastramento de doa-dores de medula foi um su-

cesso. Nos dias 19 e 20 de setembro, 1626 moradores compareceram ao Parque da Cidade para se inscrever como doador. A ação foi promovida pela Prefeitura em parceria com o Hemorio, instituição responsável pelo cadastro.

Nesses dias, no Parque da Cida-de, em Nova Cidade, uma equipe técnica do Hemorio, com apoio de servidores municipais, fez o cadastramento dos voluntários, com a retirada de uma peque-na quantidade de sangue para análise de compatibilidade com os pacientes que aguardam pelo transplante de medula. É impor-tante lembrar que o transplante pode ser a única chance de vida para muitas pessoas com leuce-mia ou outras doenças hemato-lógicas graves.

Segundo a secretária de Bem-Estar Social, Rose Santos, a po-pulação atendeu ao chamado por entender a proposta da cam-panha. “Fiquei feliz porque muita gente participou desse ato de so-lidariedade. Foram pessoas das mais diversas classes e segmentos

sociais. Também quero agradecer ao apoio da imprensa que foi fun-damental para o sucesso da cam-panha”, avaliou a secretária.

Os dados dos voluntários farão parte do Cadastro Nacional de Doadores de Medula Óssea, que integra Redome – Registro Na-cional de Doadores de Medula Óssea.

A coordenadora da campanha, Vanessa Andrade, disse que as-sim é possível descobrir possíveis doadores compatíveis. “Com is-so, conseguimos aumentar as chances de quem precisa de um transplante de medula” comen-tou. Segundo dados do Hemorio, encontra-se um doador compatí-vel a cada 100 mil voluntários ca-dastrados; por isso a importância de ampliar o Redome.

VOLUNTÁRIOS

A secretária Rose Santos tam-bém destacou o empenho de de-zenas de servidores municipais que atenderam ao chamado da campanha e dos alunos da Com-panhia de Práticas Pedagógicas da Polícia Militar, que fizeram questão de se cadastrar. Moradores da Cidade deram exemplo de solidariedade ao se cadastrar para doar medula

Page 3: Rio das Ostras 26 09 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 26/9 a 2/10 de 2014 3

MAuRICIO ROChA

Projeto Quintais Verdes mobiliza moradoresEm comemoração ao Dia

da Árvore, moradores de Rio das Ostras pu-

deram participar do projeto “Quintais Verdes”, que incen-tiva o plantio de árvores dentro dos quintais residenciais. Ao todo foram doadas 800 mudas de árvores em quatro pontos da cidade: Parque Municipal, localizado no Mar do Norte; Centro de Cidadania; Pra-ça São Pedro; e Secretaria de Bem-Estar Social, em Cidade Beira-Mar.

A iniciativa, realizada pe-la Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultu-ra e Pesca, visa tornar a área urbana do Município mais humanizada e equilibrada ambientalmente.

Cada morador pôde pegar até três mudas de árvores nativas, como ipê, aroeira, pitanga, jatobá e cedro. Esté-fano de Aguiar Almeida, que mora em Enseada das Gaivo-tas, foi ao Parque Municipal

acompanhado pela esposa Thais e filho Eduardo para conferir a iniciativa. “Moro em casa e vou plantar esta muda em meu quintal. Des-ta forma teremos mais área verde em nossa localidade, mais ar puro e qualidade de vida para minha família”, ressaltou.

Segundo o Secretário do Ambiente, Nivaldo Talon, o projeto deverá aumentar a área verde no trecho urba-no da cidade nos próximos anos. “Rio das Ostras cresce muito rápido. Para a conclu-são de cada obra é retirada uma vegetação e precisamos estar atentos a esta questão. Por isso, técnicos da Secre-taria selecionaram espécies que podem ser plantadas em quintais, contribuindo para reflorestamento. Com esta ação conseguiremos reduzir o calor e o barulho em nossa cidade, uma vez que as árvo-res também irão funcionar

como isolante acústico”, destacou.

CONHEÇA O PROJETO

O projeto “Quintais Ver-

des” propõe a redução da temperatura no município em médio e longo prazo, bem como a redução do corte de árvores.

Durante a ação, os mora-

dores também foram orien-tados sobre cuidados básicos com as árvores e puderam esclarecer suas dúvidas so-bre plantio das mudas dis-tribuídas.

O Secretário do Ambiente, Nivaldo Talon, entregou mudas para o casal Thais e Estéfano Almeida

Page 4: Rio das Ostras 26 09 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS4 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 26/9 a 2/10 de 2014

Universitários do Município ganham bilhete eletrônicoA Prefeitura de Rio das

Ostras realizou na se-gunda-feira, dia 22, na

Câmara Municipal, a segunda entrega de bilhete eletrônico de passagem para 262 alunos, de nível Técnico e Superior, que estudam fora da cidade. Os estudantes são beneficiados pelo Programa Municipal de Transporte Universitário, ge-rido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Com a ampliação do cadastro, cerca de 1.300 estudantes terão acesso ao benefício.

Receberam o cartão alunos de Rio das Ostras que fizeram o cadastro no Programa até o dia

31 de julho e estudam em Cabo Frio, Campos, Macaé, Nova Fri-burgo, Niterói e Rio de Janeiro.

A cerimônia de entrega do be-nefício contou a participação do prefeito Sabino, do presidente da Câmara, Alzenir Pereira Mello; do vereador Misaias Machado; do Chefe de Gabine-te, Aldem Vieira; e de diversos secretários municipais.

Para Sabino, o Programa de Transporte Universitário re-presenta o compromisso da Administração Municipal com a formação profissional. “Que-remos levar o bilhete eletrô-nico para 3 mil jovens de Rio das Ostras. Também estamos

trabalhando para trazer outras faculdades para a cidade. O im-portante é que vocês tenham garantido o acesso ao ensino de qualidade”, ressaltou.

“O novo sistema, fruto do convênio da Prefeitura com a Fetranspor, permite a geração de relatórios que mostram co-mo os cartões são utilizados pe-los alunos. O bilhete eletrônico beneficia estudantes de todos os turnos, permitindo que usem o transporte no horário que de-sejarem”, afirmou a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inova-ção, Eronei Leite.

Jerônimo Oliveira, que cursa Engenharia Civil em Macáe,

destacou a importância da ini-ciativa. “O bilhete é importante para todos os universitários da cidade porque representa um investimento na Educação, o que sempre traz excelentes retornos. Estou pensando em meu futuro e a Prefeitura, com este programa, está contribuin-do para o futuro dos moradores de Rio das Ostras. Ampliar o conhecimento da população é muito importante”, afirmou.

“O bilhete eletrônico repre-senta uma importante econo-mia. Gasto doze reais por dia com condução para a faculdade. O dinheiro que irei economizar poderei gastar na compra de li-

vros”, disse Caliandra Garcia, aluna do Curso de Enferma-gem, também em Macaé.

ECONOMIA PARA O MU-NICÍPIO - O bilhete eletrônico beneficia estudantes de cursos de nível superior e alunos de ní-vel técnico de todos os turnos. O novo cartão também irá trazer uma importante economia aos cofres públicos: só são pagas as viagens efetuadas pelos univer-sitários.

Anteriormente a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inova-ção alugava ônibus para o deslo-camento dos alunos de Rio das Ostras para as cidades vizinhas.

Page 5: Rio das Ostras 26 09 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 26/9 a 2/10 de 2014 5

Special Olympics: cidade comemora classi�cação

R io das Ostras participa, de 24 a 28 de setembro, da 420º edição da ABAV

Expo Internacional de Turis-mo, dentro do estande da Turis-Rio - Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro.

Realizada no Anhembi, em

São Paulo, a ABAV é a mais importante feira de turismo sediada no Brasil e represen-ta excelente oportunidade para negociações e relacio-namento com profissionais do trade turístico.

No evento, o Município irá divulgar suas belezas naturais e o rico patrimô-nio histórico, além de seus principais eventos, como Festival de Frutos do Mar, Ostrascycle, Rio das Ostras

Jazz & Blues Festival, Carna-val e Reveillon.

Para a Secretária Muni-cipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Car-la Ennes, participar de feiras de turismo possibilita fazer

uma divulgação efetiva do destino. “Para uma cidade turística, estar presente em eventos como a ABAV incre-menta a atividade turística e consolida a cidade como des-tino turístico”, afirmou.

Cidade participa da ABAV Internacional de Turismo

Superação e bons resultados. Este foi o balanço dos Jogos Nacionais da Special Olym-

pics Brasil realizados neste final de semana na cidade. Participa-ram da competição, destinada a pessoas com deficiência intelectu-al, atletas do Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo. Douglas Martenet, vencedor das provas de Traves-sia de 1500 metros; e a equipe de Futsal Feminino do Rio de Janei-ro se classificaram para os Jogos Mundiais da Special Olympics, que serão realizados em 2015, em Los Angeles.

Agora eles irão representar Rio das Ostras em Los Angeles ao lado de Beatriz da Silva Santos (Atletis-mo), Déborah Serqueira Brás (Na-tação em Piscina) e Jonathan da Silva Paiva (Atletismo).

CLASSIFICADOS

No sábado, 20, na Praia de Boca da Barra, o atleta Douglas Marte-net conquistou o primeiro lugar nas provas de Travessia de 1500 metros em Mar Aberto, garantin-do sua vaga para os Jogos Mun-diais.

E, no domingo, dia 21, no Centro Esportivo Chico Leite, a equipe de Futsal Feminino Unificado do Estado do Rio de Janeiro, formada por atletas do Município do Pro-jeto de Paraesporte e da Apae Rio das Ostras, venceu o time de São Paulo numa emocionante dispu-ta de pênaltis. Dessa forma, nossas meninas se classificaram para os Jogos Mundiais de Los Angeles.

Além da seletiva, o Município também recebeu neste fim de semana o treinamento de atletas e equipes que irão representar o

Brasil nos Jogos em diversas modalidades: Atletismo, Gi-nástica Rítmica, Judô, Patina-ção, Bocha e Tênis.

O subsecretário de Esporte e Lazer, Raphael Thuin, desta-cou a importância da parceria entre a Prefeitura e a Special Olympics para a capacitação dos profissionais do Projeto de Paraesporte do Município. “Esta parceria só engrandece nosso trabalho. O Projeto de-senvolve um trabalho sério, que em pouco tempo rendeu excelentes resultados. Um terço da seleção do Brasil que estará nos Jogos Mundiais da Special Olympics será formada por atletas de Rio das Ostras. Nossos garotos e garotas do Paraesporte são um exemplo de superação”, ressaltou.

“Receber uma competição

nacional credencia a cidade para futuros eventos e esti-mula nossos professores e alunos. É um reconhecimen-to pelas ações realizadas pelo Projeto de Paraesporte, com apenas um ano e meio. Temos na cidade estrutura - ginásios e vila olímpica -, para receber os Jogos. Atualmente atendemos a cerca de 400 atletas”, enfati-zou Fábio Coboski, diretor do Departamento de Paraesporte da Prefeitura.

HISTÓRIAS DE SUCESSO

Acompanhando as compe-tições dos Jogos Nacionais da Special Olympics Brasil, Elenice Martinet comemorou a classifi-cação de seu filho Douglas para os Jogos Mundiais de Los Ange-

les. “O projeto Paraesporte reve-la o potencial de nossas crianças e adolescentes portadores de ne-cessidades especiais. Nas aulas e treinos eles são incentivados e, deste modo, conseguem tempos maravilhosos. Todos estão de pa-rabéns”, afirmou.

Elenice também vibrou com a convocação de seus fi-lhos Clayton e Deyvid para a I Copa de Futebol Unificado da Special Olympics, que será realizada na Malásia, de 29 de outubro a 10 de novembro.

“O Projeto de Paraesporte eleva a autoestima dos parti-cipantes. Dá a oportunidade de mostrar que eles têm ca-pacidade. Eles possuem garra, determinação e coragem. E agora vão levar o nome de Rio das Ostras para o exterior”, co-memora Débora Dutra, direto-

ra da Apae de Rio das Ostras.

SPECIAL OLYMPICS – A Special Olympics é um movi-mento fundado na década de 60, nos Estados Unidos, pe-la irmã do então presidente Kennedy, com o objetivo de promover a inclusão das pesso-as com deficiência intelectual por meio do esporte.

Entre os embaixadores da Special Olympics no Brasil estão Zico, Romário, Ricardo Rocha (futebol), Robson Ca-etano (atletismo), Lars Grael (vela olímpica), Pampa (Vo-leibol), entre outros. Neste final de semana, a direção do movimento convidou o sub-secretário de Esporte e Lazer, Raphael Thuin, para ser tornar embaixador no Brasil, convite prontamente aceito.

MAuRICIO ROChA

Jonathan da Silva Paiva, Atletismo, garantiu sua vagas nos Jogos Mundiais da Special Olympics.

Page 6: Rio das Ostras 26 09 2014
Page 7: Rio das Ostras 26 09 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 26/9 a 2/10 de 2014 7

Cosmetic & Cia tem Maquiagem Artística

DIVuLGAçãO

Maquiagem artística terá espaço na Feira com workshop ministrado pelo maquiador Cléber de Oliveira, prêmio Avon de Maquiagem.

“Primavera-Verão nas unhas” é o tema do I Cam-peonato Nail Design da Feira Cosmetic & Cia, que acontece de 27 a 29 de se-tembro, na Área de Eventos de Costazul, em Rio das Os-tras. O campeonato será re-alizado no dia 29, das 18h às 20h. Durante a competição, os profissionais terão a opor-tunidade de mostrar novas técnicas e tendências para a estação mais charmosa do Brasil.

A maquiagem artística também terá espaço na Feira, com o workshop “Es-trutura para Construção e Desconstrução”, ministra-do pelo maquiador Cléber de Oliveira, prêmio Avon de Maquiagem 2013, no dia 28, das 15h30 às 16h50.

Formado pela Joe Blas-co Makeup School, em Hollywood, Cléber é figu-rinista, ator e artista cir-cense formado pela Escola Nacional de Circo. Para Cléber de Oliveira, a ma-quiagem está ganhando espaço. “Não podemos fa-lar de teatro e de carnaval sem falar de maquiagem. A maquiagem artística é um elemento fundamental pa-ra criação de valor e iden-tidade em obras cênicas. O mercado está mais ge-neroso com a maquiagem artística”, avalia.

O renomado maquiador irá levar para a Cosmetic & Cia trabalhos funda-mentais na construção de personagens. De acordo com o profissional, é ne-

cessário identificar os pon-tos através dos ossos e dos músculos para a definição da estrutura pessoal e con-sequente transformação para a criação do trabalho.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

A 7ª edição da Cosmetic & Cia reúne os principais nomes e empresas do seg-mento de Beleza. Além de oferecer a oportunidade de comprar produtos com descontos, os profissionais deste setor também pode-rão participar de cursos, workshops, shows e pales-tras, gerando negócios e trocando experiências.

Nesta edição estão con-firmados nomes consa-

grados do segmento de Beleza, como Ala Szerman (Esteticista), Magno Alves (Hairstylist), Ro-drigo de La Lastra (Hairstylist), Dicesar (Makeup Artist), Ka-tia Nunes (Esteticista), Lucio Mauro (Hairstylist), Rogério Lima (Hairstylist), Nando Araú-jo (Hairstylist), Luck Coiffeur (Hairstylist), Cláudia Maris-co (Esteticista) e Rafael Lucas (Hairstylist).

SERVIÇO

A Feira Cosmetic & Cia acon-tece na Área de Eventos de Cos-tazul, de 27 a 29 de setembro, das 13h às 22h. A entrada é franca. A faixa etária é de 16 anos.

As inscrições para palestras e workshops podem ser feitas pe-lo site www.openbrasileventos.com.br

Page 8: Rio das Ostras 26 09 2014
Page 9: Rio das Ostras 26 09 2014

Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 26/9 a 2/10 de 2014 9O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Ações em eventos noturnos ajudam na prevenção a AidsA Secretaria de Saúde de

Rio das Ostras vem di-versificando as inicia-

tivas de prevenção da Aids no Município. Com foco na popu-lação adulta jovem, a equipe do Programa de Doenças Sexual-mente Transmissíveis – DST/Aids deu início, agora em se-tembro, a ações educativas na porta de festas e casas noturnas, orientando os participantes, distribuindo preservativos e estimulando as pessoas a pro-curarem a unidade de saúde pa-ra realização do teste de rápido diagnóstico.

O Programa mapeou os lo-cais de lazer e encontros cole-tivos desse público para a re-alização do trabalho. A equipe também entrou em contato com os donos de estabeleci-mentos para sensibilizá-los quanto à importância dessas ações de prevenção.

As ações são realizadas por enfermeiros, técnicos de en-fermagem e ainda contam com apoio de pacientes que já fazem parte do Programa DST/Aids e conhecem bem o comportamento dos jovens. O projeto também mapeou os locais de eventos de grupos LGBT, lésbicas, gays, bissexu-ais e transexuais. As estatísti-cas apontam que, no Estado do Rio de Janeiro, dentro do grupo de Homens que fazem

Sexo com Homens (HSH), a taxa de transmissão do vírus HIV é de 14%, o que requer ações preventivas focadas.

A equipe atua identifica-da e recepciona os jovens na entrada dos eventos e festas, com preservativos e material informativo impresso. De acordo com a Coordenadora do Programa DST/Aids, Bian-ca Monteiro, embora seja um trabalho difícil, principalmen-te em relação a identificação dos locais de eventos LGBT, é muito importante essa abor-dagem.

“O número de casos de Aids vem crescendo no Brasil, no Estado, e Rio das Ostras espe-lha essa realidade; até mesmo porque recebe pessoas vindas de muitos municípios diferen-tes. Não podemos esperar que esse público venha até as uni-dades de saúde. Resolvemos ir até eles, falar sobre prevenção, entregar o preservativo”, ex-plica a coordenadora.

Segundo os registros do Ministério da Saúde, a faixa etária em que a Aids é mais incidente, em ambos os sexos, é a de 25 a 49 anos de idade. Em relação aos jovens, os da-dos apontam que, embora eles tenham elevado conhecimen-to sobre prevenção da aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, há tendência

Domingo é dia de Encontro com Poesia e MúsicaUm espaço dedicado à lei-

tura de textos poéticos e composições, reflexão e

debates. O “Encontro com Po-esia e Música”, uma parceria da Fundação de Cultura de Rio das Ostras e Casa de Leitura Casi-miro de Abreu com o Fórum de Ciência e Cultura Costazul, tem nova edição neste domin-go, dia 28, das 15h às 19h. A Casa de Cultura Bento Costa Junior, no Centro, vai sediar o evento que tem entrada franca.

“O que une e sustenta a dinâ-mica das reuniões é o gosto por

poesias e músicas. Os partici-pantes leem textos, poemas de sua própria autoria ou de auto-res de sua livre escolha. Daí sur-gem os temas e assuntos para as reflexões e discussões”, explica o escritor Rubens José Esposi-to, idealizador do projeto.

Segundo o escritor Rubens, que coordena o encontro jun-to com a educadora e produto-ra cultural Adriana Izidoro, do Ponto de Leitura, o encontro é um espaço democrático de debates aberto a todas as opi-niões. A cada edição, uma per-

sonalidade é homenageado e nesta quem será lembrado é o escritos e poeta Athayde José Correa.

SERVIÇO:

Encontro com Poesia e MúsicaDomingo, 28, das 15h às 19hCasa de Cultura Bento Costa JuniorRua Bento Costa, nº 70 - Centro – 2764-1768Entrada franca

DIVuLGAçãO

O Encontro é coordenado por Rubens José Esposito

de crescimento do HIV.Bianca lembra que, embo-

ra a Aids já tenha tratamen-to continuado, ainda é uma doença crônica, sem cura. “A população não pode deixar de usar a camisinha porque as DSTs, em especial a Aids, não assustam tanto quando antes. O tratamento da Aids existe sim, mas não é fácil e deve ser mantido por toda a vida do paciente. A camisinha ainda é nossa principal ferra-menta de prevenção”, atesta a especialista.

Atualmente, o Programa trata de 420 pacientes por-tadores do vírus HIV. Desse total, 83 são novos casos in-gressos no sistema municipal de saúde de Rio das Ostras neste ano.

CAMPANHAS

Além da abordagem dos jovens e do público que fre-quenta casas noturnas, a Se-cretaria de Saúde desenvolve outras ações educativas para prevenção da Aids, em escolas públicas e privadas e nas em-presas de Rio das Ostras.

A equipe de saúde também vai até os locais de trabalho dos profissionais do sexo, nas ruas, à noite, para distribuir preservativos e conversar sobre os riscos das relações

sexuais sem proteção. Essa é um população especialmente vulnerável ao vírus, uma vez que os estudos mostram que a incidência de Aids está dire-tamente relacionada à quanti-dade de parceiros sexuais.

TESTE RÁPIDO

Durante as ações educati-vas, os técnicos do Programa incentivam e orientam quanto à realização do teste rápido de Aids. Atualmente, a Secretaria de Saúde realiza uma média de 300 testes rápidos por mês. Geralmente, o exame é aplica-do quando há necessidade de um diagnóstico urgente, como no caso de vítimas de violên-

cia sexual ou grávidas ao final da gestação que ainda não realizaram o exame de san-gue regular para detecção de DSTs. Destaca-se que, além do teste rápido, a rede municipal oferece exames laboratoriais para detecção dessas doenças, como o Elisa.

Saber do contágio precoce-mente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Quem busca tratamento especiali-zado no tempo certo e segue as recomendações ganha em qualidade de vida. Além dis-so, as mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem HIV se seguirem o trata-mento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

DIVuLGAçãO

Equipe de Saúde recepciona o público jovem na entrada de eventos

Page 10: Rio das Ostras 26 09 2014

10 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 26/9 a 2/10 de 2014 O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Encontro de Corais emociona públicoMAuRICIO ROChA

O Coral Vozes do Leripe encantou a plateia com várias canções do compositor Dorival Caymmi

Um encontro de muita música e emoção. Esse foi o clima da segunda

edição do Festival da Prima-vera – Encontro de Corais, realizado no último sábado, dia 20, em Rio das Ostras. O público lotou o Teatro Popu-lar, no Centro, para assistir às belas apresentações de coros de Rio das Ostras e cidades convidadas, Macaé e Nova Friburgo, entoando músicas populares, eruditas, folclóri-cas e gospel e até canções do pop internacional.

A Secretária de Educação, Andrea Machado, lembrou o apoio da Administração Mu-nicipal para a realização do evento. “Acredito no poder da música para unir e sensibilizar as pessoas. Este encontro per-mite aos alunos mostrar seu trabalho e trocar experiências com corais de outras cidades. As apresentações são resulta-do de um trabalho realizado ao longo de muitos meses”, destacou.

Nesta edição, o Encontro contou com um formato di-ferente, com coros infanto-juvenis na parte da tarde, e à noite, corais jovens e adultos.

Primeiro a se apresentar, o Coral Jacyra, da Escola Mu-nicipalizada Jacyra Tavares Durval, em Macaé, trouxe canções de Toquinho e mú-

sicas gospel. Em seguida, o Coral Vozes do Leripe, que reúne 1.600 alunos dos ter-ceiro, quarto e quinto anos das escolas municipais de Rio das Ostras, encantou a plateia com várias canções do compositor Dorival Caymmi, que completaria 100 anos em 2014.

Fechando a primeira canta-da com corais infanto-juvenis, o Coral Allons Chanter, de No-va Friburgo, brindou a plateia com clássicos de Gilberto Gil, Claudio Nucci e Ivan Lins. Ao final de sua apresentação, o grupo cantou “Tousles Gar-çons”, que narra a história de uma menina que deseja ter um namorado. “Vocês estão de parabéns por levar música às escolas. É um prazer estar aqui”, afirmou o regente Al-fredo Cunha.

TÉCNICA E EMOÇÃO

Na segunda cantada do Encontro de Corais, à noite, cinco coros se revezaram no palco do Teatro Municipal. O grupo Los Pandas D’ Acapul-co, que reúne jovens de Nova Friburgo, mostrou técnica e segurança ao apresentar um repertório com canções em inglês, com os clássicos “We will rock you”, “Hello”, “Be-cause” e um medley da con-

tracultura com “Sociedade Alternativa”, de Raul Seixas; e “Let the Sunshine”, do mu-sical “Hair”.

Em seguida, os alunos do Instituto Municipal de Ensino Rio das Ostras – Imero e das escolas municipais Padre Jo-sé Dilson Dórea e Francisco de Assis Medeiros Rangel mos-traram seus talentos no Coral Tom da Voz, com canções de Caetano Veloso, Renato Russo e Sérgio Brito. Ao final de sua apresentação, o coro conta-giou o público com o clássico “Berimbau”, de Vinicius de Moraes e Baden Pawell.

O renomado Cantomusar-te, coral que já representou o Brasil por diversas vezes no exterior, trouxe instrumen-

tos e trabalho cênico acom-panhados de um repertório que mesclou culturas erudita e popular. “Garota de Ipane-ma”, de Tom Jobim e Vini-cius de Moraes, surpreendeu a plateia. “Já estivemos aqui na primeira edição do Encontro. Esta galera nova está de para-béns. Temos que desmitificar a ideia de que coral é atividade para idosos ou igrejas. Quero parabenizar a Prefeitura por incentivar a música”, enfatizou o regente JoÀre Evandro Silva.

Quarto coro a subir ao palco, o Som da Pessoa, sob a regência de Dóris Yane, trouxe servidores municipais de Rio das Ostras com canções de Djavan, Dori-val Caymmi Flávio Venturini e Sivuca.

O grande final do Festival ficou com o coro religioso Ek-lektos, da 1ª Igreja Batista do Mariléa, regido por Renato Farias, que emocionou o pú-blico com mini-orquestra e um repertório repleto de re-nomados autores; como Franz Rhaydn (“Salmo 23”), Men-delssohn (“Que Perseverar’té ao Fim”) e Georg Haendel (“Messias – Aleluia”).

Helena Pires, de 87 anos, foi ao evento para conferir a performance da filha Lúcia Mesquita, médica da rede pú-blica que integra o coral Som da Pessoa. “Acompanhei todos os corais desta noite. O evento foi maravilhoso. Adoro música e sua energia. Todos estão de pa-rabéns”, concluiu, emocionada.

Page 11: Rio das Ostras 26 09 2014
Page 12: Rio das Ostras 26 09 2014

12 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 26/9 a 2/10 de 2014 O DEBATE RIO DAS OSTRAS

OPORTUNIDADE

Petrobras abre esta semana inscrição para concurso

Prazo encerra em 20 de outubro. Ao todo serão ofere-cidas 8.088 vagas para cargos de nível médio técnico e nível superior,

sendo 663 vagas imediatas e 7.425 para cadastro de reser-va com remuneração salarial que varia de R$ 3.400,47 a R$ 8.081,98. A taxa de inscrição é de R$ 40 e R$ 58. O edital está disponível em WWW.cesgran-rio.org.br .

As vagas oferecidas são pa-ra os polos de Belo Horizonte, Curitiba, estado da Paraíba, estado de Alagoas, estado de Pernambuco, estado de Santa Catarina, estado de Sergipe, estado do Amazonas, estado do Ceará, estado do Pará, es-tado do Rio Grande do Norte, estado do Rio Grande do Sul, Macaé (RJ), Paulínia (SP), Rio de Janeiro, Salvador, Santos (SP), São José dos Campos (SP), São Mateus (ES), São Mateus do Sul (PR), São Paulo e Vitória.

O processo seletivo será re-alizado no dia 7 de dezembro. Provas serão aplicadas em Macaé, cidades de Aracaju, Be-lém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas (SP), Campo Gran-de, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pes-soa, Maceió, Manaus, Mauá (SP), Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salva-dor, Santos (SP), São José dos Campos (SP), São Luís, São Mateus (ES), São Mateus do Sul (PR), São Paulo e Vitória.

Vagas oferecidas são para cargos de nível médio técnico e nível superior. Remuneração salarial varia entre R$ 3.400,47 a R$ 8.081,98

Para profissionais de nível médio / técnico as vagas ofere-cidas são para técnico ambien-tal, técnico de administração e controle, técnico de comercia-lização e controle, técnico de enfermagem do trabalho, téc-nico de estabilidade, técnico de exploração de petróleo, téc-nico de informática, técnico de inspeção de equipamentos e instalações, técnico de logís-tica de transporte, técnico de manutenção, técnico de ope-ração, técnico de perfuração de poços, técnico de projetos, construção e montagem nas especialidades de edificações, elétrica, eletrônica, estruturas navais, instrumentação e me-cânica, técnico de segurança, técnico de suprimento de bens e serviços e técnico químico de petróleo.

Já para os profissionais de nível superior as oportunida-des são para administrador, analista de comercialização e logística - transporte marí-timo, contador, enfermeiro do trabalho, engenheiro civil, engenheiro de equipamen-tos, engenheiro de petróleo, engenheiro de processamen-to, engenheiro de produção, engenheiro de segurança, ge-ofísico, médico do trabalho e profissional de comunicação social - relações públicas.

Haverá reserva de vagas pa-ra pessoas com deficiência e negros e pardos.

Para o cargo de técnico de perfuração e poços júnior, além da prova, os candidatos participarão de exame de ca-pacitação física.

O processo seletivo terá va-lidade de 6 meses, podendo ser prorrogado, uma vez, pelo mesmo período. O edital está disponível em WWW.cesgran-rio.org.br

Produção da Petrobras cresce em agostoA produção de petróleo da Petrobras no Brasil atingiu em agosto a média de 2 milhões 105 mil barris/dia (bpd), aumentan-do em 2,7% a produção de julho, que foi de 2 milhões 49 mil bpd. Com relação à produção total de petróleo operada pela Petrobras no Brasil, que inclui a parcela operada pela Companhia para seus parceiros, foi atingido em agosto o valor de 2 milhões 232 mil bpd - valor 3,7% superior aos 2 milhões 152 mil bpd que haviam sido alcançado no mês de julho.

A produção total de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil foi de 2 milhões 551 mil boed, indicando um aumento de 2,9 % em relação a julho (2 milhões 479 mil barris boed). A produção total de óleo e gás natural operada pela Petrobras no Brasil, por sua vez, foi de 2 milhões 736 mil boed no mês de agosto, 3,9% acima do volu-me obtido em julho (2 milhões 634 mil boed).

O crescimento da produção decorreu, principalmente, do aumento do volume produzi-do pelas plataformas P-55, no campo de Roncador (Bacia de Campos), P-58, que começou a operar em março no Parque das Baleias (área norte da Bacia de Campos), e FPSO Cidade de Pa-raty, em Lula Nordeste (Bacia de Santos).

No mês de agosto, 11 novos poços offshore iniciaram a produção nas bacias de Santos e Campos e, com eles, um total de 47 novos poços já entraram em operação no ano de 2014. Com a chegada da embarcação do tipo PLSV (Pipe Laying Su-pport Vessel) NO 105, da Mc-Dermott, em 30 de agosto, a frota da Companhia atingiu 15 embarcações.

A produção da camada pré-sal atingiu em agosto o valor de 532 mil bpd. No dia 25 de agosto foi registrada a maior produção diária no pré-sal das Bacias de Santos e Campos, no valor de 581 mil bpd. Essas vazões tam-

De acordo com a companhia, produção de petróleo registrou crescimento de 2,2%

AGêNCIA PETROBRAS

No mês de agosto, 11 novos poços offshore iniciaram a produção nas bacias de Santos e Campos

POTENCIAL

bém incluem a parte operada pela Petrobras para seus par-ceiros, e foram obtidas após a entrada em produção do poço LL-28 no FPSO Cidade de Pa-raty, que elevou o patamar de produção dessa unidade para 95 mil bpd, com três poços.

Cumprindo planejamento da Companhia, em agosto fo-ram executadas paradas pa-ra manutenção em algumas plataformas, o que resultou na interrupção temporária de 25 mil bpd na produção mé-dia do mês. Entre as unidades que tiveram a produção inter-rompida para manutenção, destacam-se: P-56, no campo de Marlim Sul e P-19, no cam-po de Marlim. Essas unidades já retornaram à sua produção normal.

A produção diária de 71 mi-lhões 22 mil metros cúbicos de gás, em agosto, superou em 4% a produção do mês anterior, que foi de 68,3 milhões m3/d. A produção de gás operada pela Petrobras, que inclui a parce-la operada para as empresas parceiras, alcançou 80 milhões 151 mil m3/dia, 4,7% acima dos 76,6 milhões m3/dia de no mês de julho. Registre-se o início da exportação de gás da P-62 em 30 de agosto.

No exterior foram produ-

zidos, no mês de agosto, 208 mil barris de óleo equivalente por dia (boed), representando uma queda de 5,3% em relação aos 219,7 mil boed produzidos no mês anterior.

A produção média de óleo em agosto, de 115 mil barris de óleo por dia (bpd), ficou 4,3% abaixo dos 120,1 mil bpd pro-duzidos no mês anterior e a produção média de gás natural no exterior foi de 15 milhões 807 mil m3/d, 6,6 % abaixo do volume produzido no mês de julho, que foi de 16 milhões 921 mil m3/d.

Essas reduções são devi-das, predominantemente, a uma menor produção de gás e líquidos (LGN e conden-sado) no Lote 57 do Campo de Kinteroni, no Peru, como consequência de uma menor demanda por exportação de GNL a partir desse país.

A produção total informa-da à ANP foi de 10.507.616,94 m3 de óleo e 2.604.926,66 mil m3 de gás em agosto de 2014. Essa produção corresponde à produção total das concessões em que a Petrobras atua como operadora. Não estão incluí-dos os volumes do Xisto, LGN e produção de parceiros onde a Petrobras não é operadora."

Page 13: Rio das Ostras 26 09 2014
Page 14: Rio das Ostras 26 09 2014
Page 15: Rio das Ostras 26 09 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 26/9 a 2/10 de 2014 15

CLASSIFICADOSAnuncie: (22) 21066060 [email protected] DEBATE RIO DAS OSTRAS

www.odebateon.com.br/classificados Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 26/9 a 2/10 de 2014, Ano X, Nº 1198 Fundador/Diretor: Oscar Pires

Page 16: Rio das Ostras 26 09 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS16 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 26/9 a 2/10 de 2014

Page 17: Rio das Ostras 26 09 2014
Page 18: Rio das Ostras 26 09 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS18 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 26/9 a 2/10 de 2014

Page 19: Rio das Ostras 26 09 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 26/9 a 2/10 de 2014 19

Page 20: Rio das Ostras 26 09 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS20 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 26/9 a 2/10 de 2014

Page 21: Rio das Ostras 26 09 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 26/9 a 2/10 de 2014 21

AVANÇOS

Porto e Aeroporto reforçam potencial offshore de MacaéProjetos foram destaques na participação do município como expositor na Rio Oil and Gas

Márcio [email protected]

O licenciamento inicial do projeto do Termi-nal Portuário de Macaé

(Terpor), o apoio da Secretaria de Aviação Civil na implan-tação do transporte aéreo de cargas no Aeroporto de Macaé, e também a criação do Parque Científico e Tecnológico, refor-çaram a posição de destaque de Macaé reconhecida durante os quatro dias de realização da Rio Oil and Gas, segunda maior feira no mundo voltada à produção e exploração do petróleo.

O portfólio focado em infraes-trutura e logística despertaram o interesse de representantes de empresas que ainda não possuem investimentos dire-cionados na Capital Nacional do Petróleo, um dos efeitos das expectativas voltadas à explora-ção e produção do petróleo nas reservas do pré-sal.

"Macaé causa um grande fascínio para as pessoas envol-vidas na indústria do petróleo. O seu potencial como base de operações é um grande foco. Agora, com os avanços alcan-çados pelo governo municipal, através da relação administra-tiva e política com as gestões

FLáVIO SARDOu/SECOM

Pela primeira vez, Macaé participou da Rio Oil and Gas como expositora, criando uma integração junto a empresas offshore

Obras previstas para RJ-106 continuam sem prazo de�nido

Mesmo com os esforços das prefeituras de Macaé e Rio das Ostras para melhorar as condi-ções de fluxo da RJ-106, princi-pal via de acesso entre as cida-des, é preciso que os motoristas da região tenham paciência

Condições precárias da via geram custos extras e tempo escasso aos motoristas da região

para en frentar o congestiona-mento do trecho - muitas vezes iniciado ainda na área da Zona Especial de Negócios (ZEN) e se alongando até depois da Lagoa de Imboassica - nos horários de pico, podendo deixar a viagem demorada em quase duas horas.

Querendo melhorar o fluxo do trecho, no início deste ano as prefeituras das duas cidades firmaram uma parceria para re-alização das obras de duplicação

de dois trechos da Rodovia: um primeiro que iria da entrada da Avenida Ro berto Silveira, em Costa Azul, até o Km 153,9, no Âncora; e um segundo, entre a Zona Especial de Negócios (ZEN) e o condomínio Alphavil-le. Além disso, projeto conjunto inclui também a ampliação da ponte sobre o Rio Imboassica na RJ-106, “A ponte da amiza-de”, que marca justamente o limite entre as duas cidades.

No entanto, a obra que teria previsão de início para o fim do primeiro trimestre deste ano, com um investimento aproxi-mado em R$ 25 milhões, sendo destes, R$ 23 milhões em repas-ses do Estado e R$ 2 milhões dispostos pelos municípios, ainda não deu sinais de início.

Segundo dados da Secreta-ria de Segurança Pública de Rio das Ostras, cerca de 40 mil veículos passam diariamente

pela região, em média, 3.158 veículos trafegam por hora na Amaral Peixoto, entre 6h e 8h, no sentido de Rio das Ostras pa-ra Macaé. Já no período da tar-de, entre 16h e 18h, no sentido contrário, são 3.840. Em Macaé, a prefeitura já promoveu obras de alargamento do trecho da RJ 106, entre Imboassica e São Marcos, possibilitando assim a passagem de um maior número de veículos no trecho duplicado.

estadual e federal, amplia ain-da mais o potencial do muni-cípio, e o interesse do mercado offshore", destacou o presi-dente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), Vandré Guimarães.

Informações quanto aos processos de licenciamento de projetos construtivos, o po-tencial de investimentos para a implantação de bases opera-

cionais e a capacidade em in-fraestrutura do município de receber a instalação de novas empresas foram trocadas entre os representantes da adminis-tração municipal e líderes das principais empresas do mun-do oÀshore, que participaram como expositores e membros de conferências realizadas du-rante a feira, que aconteceu no pavilhão do Rio Centro, na Ca-

pital do Estado."A indústria tem a certeza

de que Macaé é a base de ope-rações do pré-sal. E aí nasce o principal interesse pela criação do transporte aéreo de cargas no Aeroporto de Macaé. Esse projeto foi bem aceito pela em-presas que passam a ter um in-teresse ainda maior pela nossa cidade", apontou Vandré.

Da participação na Rio Oil

and Gas, Macaé já trouxe propostas de investimentos, como a construção de duas novas torres de hotéis, na Im-betiba, da rede Ibis.

Além disso, as informações trocadas durante o evento ser-virão de base para a organiza-ção da edição do próximo ano da Brasil OÀshore, que aconte-cerá no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.

Page 22: Rio das Ostras 26 09 2014
Page 23: Rio das Ostras 26 09 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 26/9 a 2/10 de 2014 23

DIVuLGAçãO

P.I Palvras Improvisadas reúne muito improviso e interação com a plateia

Peça marcada por improviso e interação volta a CidadeO espetáculo de humor “P.I Pa-

lavras Improvisadas” volta ao Teatro Popular de Rio das Os-

tras nesta sexta-feira, 26, às 20h30, em única apresentação. A peça, que estreou em 2008 e foi assistida por mais de 10 mil pessoas, já teve dife-rentes temporadas e participações especiais. Entre essas, as de Nizo Neto, filho de Chico Anysio, Fábio Nunes, de Parafernalha, e Evelyn Oliveira, que atuou na novela Malhação, da TV Glo-bo, entre outros.

“P.I. Palavras Improvisadas” é marcado pelo jogo de improviso, o que leva o espetáculo a ser sem-pre diferente a cada apresentação. Outra característica marcante é a interação com a plateia, com parti-cipação decisiva na peça. No palco, quatro jovens atores da Região dos Lagos, Max Magalhães, Rodolfo Vianna, RaÆc Morais e Bruno Ca-

lhau, dividem o palco com um hu-morista convidado.

Dirigido por Cleber Mota, o espe-táculo propõe a seguinte dinâmica de interação: o público recebe um pequeno questionário com per-guntas relacionadas aos temas que serão apresentados no palco. As repostas da plateia vão direcionar a apresentação, sempre com muito improviso.

SERVIÇO:

P.I Palavras ImprovisadasSexta-feira, 26, às 20h30Teatro Popular de Rio das OstrasAvenida Amazonas, s/n º - Centro - 2764-1703Ingressos a R$ 20, R$ 15 (antecipado até o dia 25) e R$ 10 (estudantes e maiores de 65 anos)

Page 24: Rio das Ostras 26 09 2014
Page 25: Rio das Ostras 26 09 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 26/9 a 2/10 de 2014 25

de esperança! Parabéns pela presteza, pela bondade, pela capacidade e prin-cipalmente, por serem seres humanos, coisa que está cada vez mais escasso de verificarmos nas pessoas com quem convivemos.

*** THE CLUB estará apresentan-do o melhor do HAP. PROJOTA se apresentará sexta- feira, dia 26/09 e no domingo, dia 28/09, no Pagode da Mansão o grupo Swing e Simpatia. A

partir das 20 horas. Para quem gosta... é uma boa pedida!

*** Betinho, atendendo a vários pe-didos, inclusive o meu, contratou o es-petacular MILTON GUEDES para se apresentar dia 17 de Outubro. As me-sas já estão sendo vendidas. Não perca tempo em fazer a reserva, pois como na apresentação do Alex Cohen, o Mil-ton também vai bombar! BETINHO, quem sabe, sabe e não perde tempo!

Page 26: Rio das Ostras 26 09 2014
Page 27: Rio das Ostras 26 09 2014
Page 28: Rio das Ostras 26 09 2014
Page 29: Rio das Ostras 26 09 2014
Page 30: Rio das Ostras 26 09 2014
Page 31: Rio das Ostras 26 09 2014
Page 32: Rio das Ostras 26 09 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS32 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 26/9 a 2/10 de 2014

Mostra Pop Arte Recorte pode ser vista até domingo

GABRIEL SALES

O artista plástico Pádua Bastos transformou pequenos recortes de papel em obra de arte

O Projeto Natureza e Arte, desenvol-vido pelo Núcleo

de Educação Ambiental de Rio das Ostras, des-taca até domingo, dia 28, a mostra “Pop Ar-te Recorte”, do artista plástico, web-designer e ilustrador Pádua Bastos, que transforma peque-nos recortes de papel em obras de arte. A visi-tação, gratuita, acontece sempre das 9h às 16h.

Pádua Bastos ousa em diferentes direções até chegar à técnica de criar e reproduzir imagens humanas ou paisagísticas a partir de pequeninos pedaços de revistas. O processo é ecologicamente correto, uma vez que faz uso de material reciclado para retratar obras famosas e rostos inesquecíveis do grande público.

O Parque dos Pássaros fica na Rua Petrópolis, s/nº, no Jardim Mariléa. O telefone para informa-ções e agendamento de grupos de visita é 2771-6420.