Risco de Câncer de Pulmão: Mitos e Fatos

13

Transcript of Risco de Câncer de Pulmão: Mitos e Fatos

Page 1: Risco de Câncer de Pulmão: Mitos e Fatos
Page 2: Risco de Câncer de Pulmão: Mitos e Fatos

Risco de Câncer de Pulmão: Mitos e Fatos

Page 3: Risco de Câncer de Pulmão: Mitos e Fatos

Mito: É tarde demais, se você fumou por muitos anos

Fato: Deixar de fumar tem benefícios quase imediatos. Sua circulação irá melhorar e seus pulmões vão funcionar melhor. O risco de câncer de pulmão começará a cair ao longo do tempo. Dez anos após parar de fumar, suas chances de contrair a doença serão a metade do que são agora.

Page 4: Risco de Câncer de Pulmão: Mitos e Fatos

Mito: Baixo teor de alcatrão ou cigarros light são mais seguros que os normais

Fato: Eles são tão perigosos quanto os normais. E muito cuidado com cigarros de sabores como mentol. Algumas pesquisas sugerem que cigarros mentolados podem ser mais perigosos e mais difíceis de se abandonar o vício. A sensação de resfrescância faz com que se inale mais profundamente.

Page 5: Risco de Câncer de Pulmão: Mitos e Fatos

Mito: Não tem problema fumar maconha

Fato: Fumar maconha pode aumentar o risco de câncer de pulmão. Muitas pessoas que consomem maconha também fumam cigarros. Algumas pesquisas mostram que as pessoas que consumem as duas coisas podem ser mais propensas a ter câncer de pulmão.

Page 6: Risco de Câncer de Pulmão: Mitos e Fatos

Mito: Suplementos com antioxidantes podem proteger

Fato: Quando os pesquisadores testaram estes produtos, encontraram inesperadamente um maior risco de câncer de pulmão entre os fumantes que tomaram betacaroteno. Converse com seu médico antes de iniciar o uso de suplementos. Tudo bem obter antioxidantes de frutas e vegetais.

Page 7: Risco de Câncer de Pulmão: Mitos e Fatos

Mito: Cachimbos e charutos não são um problema

Fato: Assim como os cigarros, cachimbos e charutos aumentam o risco de câncer de boca, garganta, esôfago e pulmões. Fumar charuto, em particular, pode ainda aumentar o risco de doença cardíaca e pulmonar.

Page 8: Risco de Câncer de Pulmão: Mitos e Fatos

Mito: Fumar é o único risco para câncer

Fato: É o maior deles, mas existem outros. A segunda causa de câncer de pulmão é um gás radioativo inodoro denominado radônio. Este gás pode se estar presente em casas e prédios a partir do solo ou rochas. Para saber se existe o risco entre em contato com a secretaria de saúde do seu município.

Page 9: Risco de Câncer de Pulmão: Mitos e Fatos

Mito: Talco pode causar câncer

Fato: Pesquisas não mostram uma ligação clara entre o câncer de pulmão e a inalação acidental de talco. As pessoas que trabalham com outros produtos químicos, incluindo o amianto e cloreto de vinilo, tem maior risco de ter a doença.

Page 10: Risco de Câncer de Pulmão: Mitos e Fatos

Mito: Se você tem câncer de pulmão, parar de fumar não adianta

Fato: Se você parar, o seu tratamento pode funcionar melhor e os eventuais efeitos colaterais podem ser menos intensos. No caso de precisar cirurgia, os ex-fumantes se recuperam melhor do que os fumantes. Se você precisa de radioterapia para câncer de laringe, a probabilidade de ficar rouca é menor. Finalmente parar de fumar diminui o risco do aparecimento de um segundo câncer.

Page 11: Risco de Câncer de Pulmão: Mitos e Fatos

Mito: Praticar exercícios não diminui seu risco

Fato: As pessoas que praticam atividade física regular são menos propensos a ter câncer de pulmão. Ir até o trabalho caminhando também ajuda seus pulmões a funcionarem melhor, além de ajudar a prevenir doenças cardíacas, derrames, e muitas outras doenças.

Page 12: Risco de Câncer de Pulmão: Mitos e Fatos

Mito: Poluição do ar não é uma causa de câncer

Fato: O tabaco é, de longe, o maior fator de risco, mas a poluição do ar também. As pessoas que vivem em áreas urbanas com poluição são mais propensas a desenvolverem câncer de pulmão do que aquelas que vivem onde o ar é mais limpo. Muitas cidades no mundo começaram a reduzir seus níveis de poluição, mas ainda existem muitas regiões com níveis perigosos de poluição.

Page 13: Risco de Câncer de Pulmão: Mitos e Fatos