Romeu Despachante descarta PT e lança pré-candidatura§ão 506.pdf · -de-obra africana na Vila...

14
www.folhadepiedade.com.br Editor Responsável: Zaqueu Rodrigues da Silva Piedade, 18 de março de 2016 Ano X - Edição nº 506 - R$ 1,50 TEM MAIS UM POLÍTICA - Página 4 Negociação com PT fracassa e Romeu Despachante entra na disputa pelo PPS Represas deixam zona rural em alerta Vidro quebrado do veículo por ‘cabe- çada’ de uma das vítimas da colisão Acidente no Centro POLÍCIA - Pág. 7 Vítima fatal! Um idoso de 78 anos faleceu, após o automóvel em que viajava ser atingido por um caminhão. A fatalidade foi registrada na rodovia SP-79, entre Piedade e Tapiraí. O amigo da vítima, que dirigia o veículo, está internado em estado grave. POLÍCIA - Pág. 7 Romeu Despachante descarta PT e lança pré-candidatura Romeu Despachante (PPS) desistiu de dobra- dinha com o grupo pe- tista e lançou pré-can- didatura ao Executivo. Ele diz que conversa- rá com outros partidos nesta semana, para via- bilizar coligação. Com a decisão de Romeu, as eleições passam a con- tar com cinco candida- tos. Além dele, também disputarão: Geraldinho Pinto (PTN), Geremias Ribeiro (PT), Maria Vi- centina (PSD) e Norton Nakayama (PSDB). OPORTUNIDADE Região oferece concursos e trabalhos EMPREGOS - Pág. 6 Prefeitura estima até 3,5 mil re- servatórios de água para irrigação agrícola no município, mas o Go- verno do Estado reconhece apenas 257. A diferença (92%, no melhor cenário) é formada por tanques e represas irregulares. A situação é antiga, mas está chamando a aten- ção neste ano, por conta do exces- so de chuva que já provocou seis estouros na barragem. No Ribeirão Grande, uma comunidade inteira vive com medo de morrer. CIDADE - Pág. 3 Que tal um sorvete de couve? AGRICULTURA - Pág. 5 Na represa do Ribeirão Grande, água atingiu 20 centímetros acima da barragem, na noite de 10 de março

Transcript of Romeu Despachante descarta PT e lança pré-candidatura§ão 506.pdf · -de-obra africana na Vila...

www.folhadepiedade.com.br

Editor Responsável: Zaqueu Rodrigues da Silva Piedade, 18 de março de 2016 Ano X - Edição nº 506 - R$ 1,50

TEM MAIS UM

POLÍTICA - Página 4

Negociação com PT fracassa e Romeu Despachante entra na disputa pelo PPS

Represas deixam zona rural em alerta

Vidro quebrado do veículo por ‘cabe-çada’ de uma das vítimas da colisão

Acidente no Centro

POLÍCIA - Pág. 7

Vítima fatal!Um idoso de 78 anos faleceu, após o automóvel em que viajava ser atingido por um caminhão. A fatalidade foi registrada na rodovia SP-79, entre Piedade e Tapiraí. O amigo da vítima, que dirigia o veículo, está internado em estado grave. POLÍCIA - Pág. 7

Romeu Despachante descarta PT e lança pré-candidatura

Romeu Despachante (PPS) desistiu de dobra-dinha com o grupo pe-tista e lançou pré-can-didatura ao Executivo. Ele diz que conversa-rá com outros partidos nesta semana, para via-bilizar coligação. Com a decisão de Romeu, as eleições passam a con-tar com cinco candida-tos. Além dele, também disputarão: Geraldinho Pinto (PTN), Geremias Ribeiro (PT), Maria Vi-centina (PSD) e Norton Nakayama (PSDB).

OPORTUNIDADE

Região oferece

concursos e trabalhos

EMPREGOS - Pág. 6

Prefeitura estima até 3,5 mil re-servatórios de água para irrigação agrícola no município, mas o Go-verno do Estado reconhece apenas 257. A diferença (92%, no melhor cenário) é formada por tanques e represas irregulares. A situação é antiga, mas está chamando a aten-ção neste ano, por conta do exces-so de chuva que já provocou seis estouros na barragem. No Ribeirão Grande, uma comunidade inteira vive com medo de morrer.

CIDADE - Pág. 3

Que tal um sorvete

de couve?AGRICULTURA - Pág. 5Na represa do Ribeirão Grande, água atingiu 20 centímetros acima da barragem, na noite de 10 de março

2 OPINIÃO Piedade, 18 de março de 2016

PASSANDO A LIMPO

Redação e Administração:Rua Cônego José Rodrigues, 62Sala B, Centro, Piedade/SP - Fone: (15) 3344-1970e-mail: [email protected]: www.folhadepiedade.com.br

As matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores. É proibida qualquer tipo de reprodução do conteúdo deste jornal sem a prévia autorização dos seus diretores.

Circulação: Piedade, Ibiúna, Tapiraí e RegiãoPeriodicidade: Semanal (sextas-feiras)Tamanho da página: 53 cm altura x 29,7 cm largura (6 colunas x 4,6 cm)

Impressão: NG Editoria Jornalística Ltda Sorocaba/SP Fone: (15) 3212-4420

Jornalista e Editor ResponsávelZaqueu Rodrigues da Silva - MTB 32158

(15) 99788-1687

Assessoria JurídicaCristina Massareli do Lago - OAB/SP 302.742

Rua Dr. Campos Salles, 180, Centro, Piedade/SPFones: (15) 3244-3443 ou 98149-2579

MEMÓRIA

Com apenas 949 pessoas pretas – de acordo com o Censo de 2010 –, Piedade possui, atualmente, uma das menores proporções de habitantes dessa cor no país inteiro: exato 1,81%. Essa característica, no entanto, não configura uma opção ou postura dis-criminatória, mas, ao contrário, uma consequência direta da pobreza da po-pulação que se instalou no território na época de formação do município.

Ao contrário da maior parte do país, os piedadenses não dispunham de recursos suficientes para adquirir escravos. Segundo os arquivos do IBGE, o auge da utilização da mão--de-obra africana na Vila de Nossa Senhora da Piedade ocorreu em 1884. Naquele ano, de um total de 6.000

Fazendeiro morre estrepado, após açoitar escravo de seis anosmoradores, somente 200 não eram pessoas livres.

Provavelmente por conta disso, o relacionamento entre a maioria dos proprietários locais e seus ser-viçais subjugados era amistosa. O município até figura entre os de ten-dências antiescravocratas. Em 1877, por exemplo, João Francisco Parada – o Comendador Parada – concedeu uma das primeiras alforrias do Impé-rio Brasileiro, ao libertar a escrava Alexandrina, durante a solenidade de inauguração do Club Literário Pira-porense.

Apesar disso, não faltaram cenas de extrema perversidade contra os es-cravos nas terras piedadenses. Uma das histórias mais marcantes ocorreu

no bairro Turvinho, nas proximidades da divisa entre Piedade e Pilar do Sul. Segundo relato repassado de pai para filho, um malvado fazendeiro daquela região tratava os pretos como animais selvagens. Certo dia, ele teria açoitado até quase a morte um pequeno escravo de aproximadamente seis anos, que, além da fragilidade própria da idade, sofria de uma grave enfermidade.

A mãe do garoto, vendo-se im-potente para impedir o sofrimento do menino, no auge do desespero, temendo que ele morresse por conta de tantas chibatadas, implorou a Deus fizesse justiça.

Pouco depois, durante uma vio-lenta tempestade que assolou aquela região, um raio abateu uma imensa

perobeira, reduzindo-a a um amonto-ado de farpas pontiagudas de todos os tamanhos. Na manhã seguinte, montando seu cavalo preferido, o se-nhor percorreu a fazenda, como era de costume, castigando e insultando qualquer um que atravessasse no seu caminho.

Ao se proximar da árvore ainda queimava, a montadura teria se es-pantado com as labaredas e, pulando descontrolada, acabou derrubando o patrão exatamente sobre o espinhei-ro fumegante. O corpo foi encontrado apenas no dia seguinte, transpassado por inúmeros espetos desmedidos.

Na região, o acontecido foi atri-buído a uma punição divina contra a perversidade do poderoso fazendeiro.

Vamos parar de fabricar ditadoresEDITORIAL

Eleger ditadores. A pesar da incoerência da frase, é exatamente isso o que fazemos a cada quatro anos em Pie-dade. Por comodismo ou ignorância, nos limitamos a mar-car um “x” – mais recentemente, apertar um botão –, sem convicção ou coerência, para, em seguida, abandonar o poder nas mãos dos eleitos, acreditando que a nossa parte está feita. Lamentavelmente, na outra ponta, muitas vezes, estão mandatários descompromissados com planejamen-to, diálogo e, principalmente, transparência. O resulta-do disso é um município cada vez mais incompetente para atender as demandas da sociedade, assim como uma po-pulação frustrada nos seus anseios e irremediavelmente descontente. Para romper esse círculo vicioso – ou seria pernicioso? – só há um caminho: todos os cidadãos assu-mirem seu duplo papel de eleitor e fiscalizador dos atos dos seus representantes.

Com a benevolência da sociedade em geral, a história do município está repleta de déspotas que, após se instala-rem no comando – seja no Executivo ou no Legislativo –, fazem o que bem entendem. Fortalecidos pela passivida-de dos contribuintes, esses mandatários – portadores de mandatos – travestidos de mandões, definem prioridades, traçam rumos, delegam competências e comprometem re-cursos sem a mínima precaução de serem fiéis às deman-das pessoas de carne e osso. Amparados pela voz das ur-nas, eles conduzem as políticas públicas como se fossem restritas aos seus próprios quintais e, não raramente, en-veredam por caminhos danosos ao erário e que acabam comprometendo o desenvolvimento por longos períodos.

Em meio à alquimia que caracterizou muitos dos nos-sos (des)governos recentes, algumas iniciativas tiveram a intenção de mudar – ou mascarar – esse quadro de isola-mento crônico dos governantes, pelo menos por parte do Executivo. No velho método da tentativa e erro, o petista Geremias Pinto, planejou romper a barreira totalitarista, com o teoricamente correto “orçamento participativo”. Lamentavelmente, faltou competência para gerir a pro-posta e força de vontade na hora de cumprir a letra da lei.

No início atual governo, a então tucana Maria Vicen-tina, criou o programa Prefeitura Vai ao Bairro. Inspirada em iniciativa anterior do seu copartidário sorocabano Vi-tor Lippi, a burgomestra tencionou uma comunicação dire-ta com a comunidade, indo ao encontro dela, para ouvir de própria voz, suas queixas, sugestões e, até mesmo, críticas. Mais uma vez, o olho no olho não funcionou. A administra-ção não foi ineficiente para aproveitar esse raro momento de diálogo nivelado e colocar em prática a teoria que abre a nossa Carta Magna, ou seja, “todo poder emana do povo”.

Eleição pode não ser a solução para todos os males, mas é um bom começo. Apesar de todo o desgaste que en-lameia a política brasileira nos últimos tempos, precisa-mos manter a nossa fé no ponto alto da democracia. Por isso, neste momento de tantas incertezas e desânimo, a Fo-lha de Piedade propõe um pacto pelo bem do município e por um futuro melhor para as novas gerações: depois de escolher os melhores candidatos – usando a razão, não o coração – vamos ocupar o nosso lugar no futuro governo, independentemente de quem esteja nele.

ESTAMOS DE OLHO

LIXO TEIMOSO - A quantidade de lixo espalhado pelo acosta-mento da Estrada Velha de Sorocaba prova que colocar placa de advertên-cia não resolve. A Prefeitura precisa fiscalizar e punir os desobedientes. Caso contrário, o cenário vai continuar como o da foto acima, no Bento Ruivo.

DINHEIRO JOGA-DO FORA - A situação da PDD 170, ligação entre o bairro Ribeirão Grande e a SP-250 (Rodovia José de Carvalho), é um bom exemplo da incom-petência do governo municipal no que se refere à manutenção de rodovias. Embora a via tenha sido recentemente beneficiada com obras de correção, incluindo a passagem de plaina e aplica-ção de pedra britada, os trechos mais inclinados encontram-se intransitáveis. O motivo é o de sempre: por falta de compacta-ção, o material foi levado pela enxurrada, deixando o leito des-protegido. De acordo com mo-radores, apenas caminhões têm conseguido transpor as valetas profundas que já se formaram. Carros de passeio, ambulâncias e transporte escolar estão dando um volta de quatro quilômetros e gastando o triplo do tempo para acessar o local.

BUEIRO ESPERTO - Bueiros com tampa quebrada são velhos conhecidos dos moradores da Rua Benjamim da Silveira Baldy. De tem-pos em tempos, depois de muita reclamação, a administração municipal promete estudar uma solução. Porém, como se pode ver, nada aconteceu.

SEGURANÇA FALHA - Faz muito tempo que o Parque Eco-lógico virou terra de ninguém. Sem qualquer segurança ostensiva, desocu-pados e visitantes mal intencionados fazem o que bem entendem no local. Exemplo disso é a pichação que apareceu no palco sem ninguém perceber.

Con

tribuição d

o leitor

Essa é quenteEm conversa com a Folha de Piedade, Romeu Despa-chante, o ‘Bacalhau’ (PPS) afirmou que é pré-candidato à Prefeitura. Após as conver-sações com o PT desandarem, o partido optou por apoiar o nome de Bacalhau na cabeça da chapa.

Essa é quente IICotado como possível pre-feiturável desde meados da década passada, Romeu tem agitado o meio político com sua pré-candidatura. Para observadores políticos, a che-gada do PPS ao jogo tornará a disputa ainda mais acirrada.

Essa ainda é mornaCrescem, a cada dia, os ru-mores de que o ex-prefeito José Tadeu de Resende (DEM) pode desistir da ideia de ser vice e sair candidato na ca-beça da chapa com Norton Nakayama (PSDB). Pessoas próximas a Resende afirmam que ele tem estudado essa possibilidade, cujo potencial é de abalar as estruturas do cenário político.

É friaE o pevista Tirso Castanho negou rumores de que sairá como vice da prefeita Maria Vicentina (PSD). Segundo ele, tais boatos surgiram pelo fato de ele auxiliar na estruturação do diretório do PSD em Piedade. “Faço pela proximidade que tenho com o (deputado) Herculano Passos. Apenas isso”, descon-versou.

SedentoConhecido pelo estilo rústico e por vezes intempestivo, Tir-so alegou não ter perfil para ser o ‘segundo homem’ de ninguém. “Quem ia querer um cara como eu de vice? Se o prefeito bobear, engulo ele”, comentou.

Tem vida mais barata...Os secretários da administra-ção Maria Vicentina (PSDB) também foram agraciados com reajuste salarial de 8,15%. A medida beneficia Caio Martori (Educação), Marli Raymundo (Saúde), Tarcísio Coelho (Serviços Pú-blicos e Transportes), Maria Cristina Ponce Abreu (Social) e Carla Nicolau (Obras). Cada um deles receberá R$ 5.948,25 por mês.

Ele ficaAgora é oficial: após muitos rumores, Renaldo Corrêa continua no PV e será candi-dato a vereador pela sigla. De acordo com observadores po-líticos, ‘Nardo’ teria cerca de 500 votos já garantidos.

BarulheiraO vereador Nelson ‘Camarão’ Prestes de Oliveira (PP) não se conforma com o desrespeito à lei municipal que regula-menta emissão de som e ru-ído. Ele apresentou requeri-mento cobrando explicações da Prefeitura sobre o porquê de a legislação não ser res-peitada. “Quem fiscaliza?”, indagou Camarão.

AtrasadinhoFoi lida, na sessão de segun-da-feira (14), indicação de Professor Samuel (PRB) que pede desassoreamento de córrego próximo ao campo de futebol do bairro Godi-nhos. O vereador, todavia, se esqueceu de que esse tra-balho já foi realizado... pelos próprios moradores.

Tá tranquilo,tá favorável!

Esta é uma obra de ficção, qualquer semelhança com pessoas e episódios reais

é mera coincidência.

• 11 DE MARÇO – Li o Jor-nalzão e fiquei a-ni-ma-dí-ssi--ma! Então são esses os candi-datos que acham que podem me derrotar? Francamente, gostaria de ter adversários melhores. Falta carisma, fal-ta elegância, falta um creme anti-rugas, enfim, falta tudo. Desse jeito ganharei com lar-ga vantagem. Tá tranquilo, tá favorável. #reeleita

• 12 DE MARÇO – Sabadão, aqui, é de trabalho. Convo-quei o Mar Morto e reforcei a determinação para quem não soltem bombas no está-dio, durante o torneio de fute-bol. Inclusive, o Maomé está proibido de pisar no campo caso tenha comido feijoada ou batata doce. Exigi, ainda, que os torcedores soltem con-fetes, flores e outros mimos nas ocasiões em que eu esti-ver presente.

• 13 DE MARÇO – Vesti mi-nha camisa da Copa de 1970, pintei o rosto e acompanhei as manifestações da sala de meu palacete. Com o preço do combustível nos postos daqui, não teve como ir para a Paulista. Gente, o que é isso? Estão vaiando o Mamécio e o meu Governador, o Picolé de Chuchu. Que povo sem classe! Petralhas disfarçados, xôô! #indignada #impeachment

• 14 DE MARÇO – Dormi mal e tive pesadelos com as mani-festações. Logo cedo escutei que os agricultores preten-dem fazer um protesto contra mim, por causa das estradas. Convoquei o Coelho Vesgo no gabinete e determinei que desse um jeito nessa situação. Deus que me livre!

• 15 DE MARÇO – Recebi relatório do Serviço Secreto de que pode surgir um novo candidato nesta semana. Que venha, deixa pra nós! #deste-mida

• 16 DE MARÇO – Gente, o que significa o Mulla-Lá virar ministro do nosso País? Estou Cho-ca-da. E esses grampos divulgados pelo juiz Toro, que coisa! Não entendi muito bem, mas deve ser algo gravíssimo, só pela voz que os jornalistas da Rede Bobo fizeram na hora de ler as transcrições. Passei a estudar comunicação codifi-cada. #espionagem

• 17 DE MARÇO – Que sono! Fiquei até tarde em minha fa-zendola, numa reunião polí-tica. Tive de me esforçar para ser simpática com aquele chucro do Cata Castanha. Ao que tudo indica, só vai me so-brar ele para vice. Deu ruim! Fiquei sabendo que agenda-ram uma manifestação na ci-dade. Estou pensativa e com medo de estenderem a mar-cha do protesto até a sede de meu reinado. Sei não... acho que tem dedo do Jadeu nes-sa história. #desconfiada #tramas

Oh, glória!Gerou rebuliço na comuni-dade evangélica a notícia de que o pastor Nelson Ribeiro (sem partido) será vice de Geraldinho Pinto (PTN). Fiéis e mandatários da Assembleia de Deus já têm feito campa-nha para eleger seu represen-tante ao Executivo.

VisadoPor outro lado, já tem gente de olho em Ribeiro, no intui-to de tirá-lo da campanha de Geraldinho. “Ele pode estar chateado com a Maria Vicen-tina, mas, com a gente, nunca houve qualquer tipo de pro-blema. Vamos conversar com o pastor e resolver essa situa-ção”, comentou um observa-dor político ligado ao PSDB.

Quem vai ficar com ela?Na noite de quarta-feira (16), uma reunião de emergência no sítio da prefeita Maria Vi-centina discutiu os rumos de sua campanha à reeleição. Apesar de negar com vee-mência que será vice da pre-feita, Tirso Castanho estava presente no encontro.

EstratégiaPor falar em reeleição de Maria Vicentina, o potente diretor de Gabinete, Sergio Murakawa, vem tentando aproximação com pessoas que já foram ligadas à cam-panha de Geraldinho Pinto.

ÓrfãosMuita gente se pergunta o que acontecerá com os mem-bros do PPS conhecidos pela fidelidade a Geremias Ribeiro. Para observadores políticos, é bem provável que alguns no-mes deixem a sigla ou, na pior das hipóteses, desprestigiem Romeu Despachante e façam campanha para o ex-prefeito.

CrocodilagemComenta-se que Geremias estaria especialmente de-cepcionado com a postura de Joaquim Leite. Ex-diretor de Agricultura na gestão pe-tista, Leite teria se tornado, da noite para o dia, o principal entusiasta da candidatura de Romeu Despachante.

Que apito toca?Godofredo ‘Bube’ Werner (DEM) é outro que tem intri-gado observadores políticos. Filiado no partido de Tadeu de Resende, porém engajado na campanha de Geraldinho, ele faz mistério a respeito de suas reais intenções no pleito deste ano.

Rabo da jararacaO cenário de convulsão po-lítica do País pode apressar a saída de Geremias Ribeiro do PT. O ex-prefeito e seu homem forte, Marcelo ‘Zé Dirceu’ Rolim, temem que a imagem desgastada do par-tido venha a prejudicá-los nas urnas.

ProtestoEstá agendada, para a pró-xima quarta-feira (23), ma-nifestação contra o governo da presidente Dilma Rousse-ff (PT). Os organizadores da iniciativa são Thadeu Moreni Resende e Jaqueline Rimes Moreni Resende. Respectiva-mente, filho e nora do ex-pre-feito José Tadeu de Resende.

Frase da Semana“Cansei de segurar a vaca para outro bezerro mamar”, Romeu Despachante, em conversa sobre sua pré-can-didatura ao Executivo.

3CIDADEPiedade, 18 de março de 2016

“Nós vivemos em desespero, esperando acordar no meio da lama ou coisa pior”. A confissão de Sílvia Cristina Alves, de 43 anos, resume o estado emocional de cerca de 30 moradores da parte baixa do bairro Ribeirão Grande. O motivo é o temor de que o “paredão” da represa, que fica a cerca de um quilômetro de dis-tância e 20 metros mais alta, estoure, por conta do excesso de água.

Na tarde da última sexta-feira (11), quando a reportagem da Folha de Piedade esteve no local, represen-tantes da comunidade não disfarça-ram a apreensão diante da possibi-lidade de serem vítimas de desastre semelhante ao que ocorreu em Ma-riana (MG), em 5 de novembro do ano passado, quando o rompimento de uma barragem causou a morte de 19 pessoas e prejuízo ambiental in-calculável. “O que nós queremos é que algum técnico nos diga qual é o risco real que nós corremos”, resu-

REPRESAS DEIXAM POPULAÇÃO EM ALERTAMais de 90% estão

irregulares e seis já se romperam neste ano

Coronel Júlio César inspeciona barragem na represa do Ribeirão Grande

Com seis ocorrências registradas apenas em 2016, os rompimentos de reservatórios de água para irrigação de lavouras estão se transforman-do em um perigo real em Piedade. Segundo a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente, os motivos vão desde a idade avançada dos tanques e represas locais, até as mudanças no regime hídrico. O agrônomo Osmar Borzacchini, diretor da pasta, expli-ca que, embora grande parte dessas estruturas tenha sido construída há 40 anos ou mais, a maioria nunca teve suas comportas ou vertedouros redimensionados. Isso significa que não estão preparadas para dar vazão ao aumento do volume de chuvas re-gistrado recentemente no município.

Outra razão para preocupações é a falta de controle e fiscalização dos reservatórios. Nem mesmo o número exato de açudes escavados e barra-gens existentes é conhecido. Na es-timativa de Osmar, o total deve estar entre 3.000 e 3.500. Oficialmente, no entanto, o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) contabiliza

apenas 257. Assim, no melhor cená-rio, 92% desses depósitos indispen-sáveis ao tipo de agricultura praticada no município encontram-se em situ-ação irregular.

Em resposta a indagações da Fo-lha de Piedade, o DAEE informou, na última quarta-feira (16), que a fisca-lização de qualquer obra hidráulica ocorre a partir de solicitação dos pro-prietários, para regularização, ou por meio de denúncias de irregularidades feitas pela população. No banco de dados do órgão constam 37 tanques escavados e 31 barragens cadastra-das. Outros 189 represamentos con-tam com outorgas.

PREOCUPANTE – O sinal de alerta para o problema dos reserva-tórios de água em Piedade está aceso desde o final da primavera, quando os índices pluviométricos começaram a ultrapassar as médias históricas para o período. Para se ter uma ideia do aumento do volume de chuvas nos últimos meses, basta dizer que ape-nas na primeira semana de fevereiro a precipitação alcançou 300 milíme-tros, valor 50% acima do registrado durante o mês inteiro em 2015.

O agricultor José Firmino Ferreira Neto, um dos proprietários da repre-sa do Ribeirão Grande, denunciada por moradores da parte mais baixa

do bairro, lembra que além dos pro-blemas apontados pelo DAEE e pela Diretoria Municipal de Agricultura e Meio ambiente, existe, ainda, o agra-vante do assoreamento dos tanques e represas. Isso, segundo ele, reduz continuamente a capacidade de reser-vação, porque a legislação ambiental dificulta qualquer serviço de limpeza.

Calculando a partir dos dados fornecido por José Firmino, é possí-vel estimar que a represa do Ribei-rão Grande perdeu cerca de 30% de sua capacidade de armazenamento em aproximadamente duas décadas.

Quando a barragem ficou pronta, por volta de 1990, a profundidade do lago atingia seis metros em alguns pon-tos, hoje não chega a quatro metros. “Com menos espaço e mais chuva, só pode encher mesmo”, justifica o lavrador.

SEIS ROMPIMENTOS – O DAEE informou, nesta semana, que não recebeu nenhuma notificação de rompimentos de tanques em Piedade em 2016. A Diretoria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, por sua vez, apontava seis ocorrências

Moradores do Ribeirão Grande temem o pior

até a última terça-feira (15). Confor-me relatório enviado ao jornal, em resposta a questionamento sobre o problema, os bairros mais afetados são Ortizes e Douradinho, com duas ocorrências cada um. Houve, ainda, um alagamento provocado por queda de barragem no Garcias e outro no Sarapuí dos Torres.

O agrônomo Osmar Borzacchi-ni também relata problemas em mais dois represamentos que estão sob ob-servação no momento, no Ortizes e no Ribeirão Grande. Eles correm o risco de ruir e invadir residências, plantações e áreas de proteção per-manente.

Até o momento, segundo o rela-tório da Prefeitura, os danos provoca-dos pelos seis rompimentos deste ano se restringem a prejuízos monetários, com a perda de motores de irrigação e assoreamento de plantações. O di-retor acrescentou que, em todos os casos, sua pasta emitiu autorização para obras emergenciais nos locais.

OBRIGATÓRIO - Técnicos do DAEE destacam que o uso da água é regulamentado desde 1992, por meio da Lei 7.663. Diversas portarias es-pecíficas que complementaram as normas exigem que qualquer pessoa ou instituição que precise utilizar re-cursos hídricos deve solicitar auto-

rização. A determinação valida para agricultores e pecuaristas se estende a condomínios, residências, indústrias e estabelecimentos comerciais e até órgãos públicos.

Conforme a regulamentação, proprietários de tanques escavados com volumes de até 5.000 metros cúbicos e barragens inferiores a 3.000 metros cúbicos precisam ape-nas fazer o cadastramento no órgão. Já as reservações de qualquer tipo com capacidades superiores a essas seguem um processo diferente, um pouco mais complexo, denominado outorga.

A assessoria de imprensa do DAEE alertou os proprietários de represas ou tanques que ainda não possuem outorga que estão sujeitos ao pagamento de multa diária de até 1.000 Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo). Em valores atuais, a punição pode chegar a R$ 23.550,00 a cada período de 24 horas.

Mais informações podem ser obtidas no site do órgão (www.daee.sp.gov.br) ou no escritório de apoio técnico de Sorocaba, localizado na Rua Gustavo Teixeira, 412, no bair-ro do Mangal. As pessoas que se sentirem ameaçadas por tanques ou represas podem formalizar denúncia no endereço eletrônico [email protected].

me Benedita Araújo, de 35 anos, que mora com a mãe e um filho em uma casa localizada a poucos metros da de Sílvia. “Se a resposta é que não tem perigo, voltaremos a viver nossas vidas em paz; mas, se descobrirem o contrário, vamos tomar providências para salvar nossas famílias e o que nos pertence”, acrescentou ela.

O que deixa essas pessoas temen-do pela própria segurança é o fato de as suas residências – sete, ao todo – ficarem às margens do ribeirão. Al-gumas delas, inclusive, em terrenos abaixo do nível do curso d’água.

O nervosismo aumenta na mes-ma proporção em que informações não confirmadas vão se somando à elevação do ribeirão cada vez que chove mais forte. Na noite anterior à visita da reportagem, o volume de água subiu mais de 1,5 metro, ficando a poucos centímetros do transborda-mento. “Essa foi a gota d’água!”, desabafou Sílvia, acreditando que de

uma próxima vez, toda a vizinhança possa ser alagada.

Entre os rumores que correm no bairro, o mais assustador dá conta de que a parede da barragem já estaria trincada. “Se isso é verdade, nossas vidas e de nossos filhos já estão cor-rendo risco”, diz Sílvia.

VISTORIA – A pedido da Folha

de Piedade, o coordenador da Defesa Civil, coronel Júlio César Dias Viei-ra, esteve no Ribeirão Grande, para verificar as condições da represa, além de conversar com os proprietá-rios do reservatório e orientar a popu-lação que se sente ameaçada. Acom-panhado de dois agentes da Guarda Civil Municipal e de um engenheiro a serviço da Prefeitura, ele inspecionou a barragem e chegou à conclusão de que o momento de maior perigo, na-quela ocasião, já havia sido superado.

Um dos proprietários da área José Firmino Ferreira Neto, justifi-

cou a não abertura das comportas, para aliviar a pressão da água. “Foi tudo tão rápido, que quando perce-bemos a cachoeira já estava passan-do por cima do paredão. Nem dava mais para retirar as madeiras”, ex-plicou, referindo-se ao fechamento da eclusa.

O coordenador da Defesa Civil apurou que na noite anterior (10 de março), a represa atingira seu nível máximo, com cerca de 20 centíme-tros acima da crista da barragem. Durante a vistoria, no entanto, já se aproximava do volume normal. Apesar disso, ele preferiu aguardar o laudo técnico do engenheiro e as observações da Diretoria de Agricul-tura para se pronunciar oficialmente.

Em nota enviada ao jornal na úl-tima terça-feira (15), a Diretoria de Agricultura informou que a represa do Ribeirão Grande não está regula-rizada. Por enquanto, a orientação aos proprietários lindeiros ao reservatório

é redobrarem a atenção sobre o ní-vel da água. Em caso de elevação re-pentina ou qualquer outra ocorrência anormal, eles devem avisar à Defesa Civil, por telefone, a qualquer hora do dia ou da noite. “Eu deixo até o número do celular, para as pessoas poderem informar imediatamente e a resposta ocorrer prontamente”, destacou o coronel. Instrução seme-lhante foi transmitida aos moradores

da parte baixa do bairro.A Defesa Civil pode ser conta-

tada por qualquer piedadense que se sentir ameaçados pelos telefones 199 (celular) e 153244-3947 (fixo), ambos com atendimento ininterrupto.

Na quarta-feira (16), o DAEE confirmou ao jornal que o represa-mento em questão não é outorgado e prometeu enviar uma equipe para fiscalizar o local nos próximos dias.

Moradores vivem sobressaltados com a ameaça de rompimento da barragem

4 POLÍTICA Piedade, 18 de março de 2016

Secretários de Vicentina passarão a ganhar

R$ 5,9 mil

O vereador Tirso Castanho (PV) negou os rumores de que será candidato a vice-prefeito, em chapa com Maria Vicentina (PSD). A informação foi venti-lada na semana passada, porém, segundo o pevista, não passa de especulação. “Eu fiquei surpreso quando vi isso, pois não é verdade. Não sou e nem pretendo ser vice dela (Vicentina)”, afirmou.

Para Tirso, algumas pessoas

Após reunião ocorrida na noite de quarta-feira (16), o PPS definiu que lançará candidato ao Execu-tivo nessas eleições. O nome que encabeçará a disputa é o de Romeu Despachante. O partido havia, pra-ticamente, acertado uma dobradinha com Geremias Ribeiro (PT), porém, as conversas não vingaram. “Temos um grande carinho pelo ex-prefeito Geremias e, de fato, conversamos bastante. Mas, o PT não abre mão da candidatura majoritária e nós, do

Em nota oficial, o Palácio do Planalto anunciou na quarta-feira (16) a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro da Casa Civil, no lugar de Jaques Wagner, que será deslocado para a chefia de gabi-nete da presidente Dilma Rousseff (PT). O discurso do governo é de que a ida de Lula para o ministério teria intuito de ajudar a presidente da República a recompor a base política no Congresso Nacional. No entanto, a consequência prá-tica mais imediata da nomeação de Lula para um ministério é que o ex-presidente sai do alcance do juiz Sérgio Moro, da Justiça Fe-deral do Paraná, responsável pela Operação Lava Jato.

A medida colocou mais lenha na fogueira política que toma conta do Brasil desde as eleições de 2014. Em Piedade, a população também se manifestou sobre a nomeação. Entre opiniões contrárias e favoráveis ao ministério de Lula, existe o consen-so: trata-se de uma manobra política.

“Fizeram armação na cara dura. Isso é um tapa na cara do Brasilei-ro”, revolta-se o jornalista Manoel Pereira Ribeiro Junior, “Se a Dilma precisava do Lula, por que não o no-meou antes? Fizeram isso para ele escapar da investigação”, opinou, acrescentando ter vergonha dos go-vernantes nacionais.

Já o também jornalista Edenil-son de Oliveira Passos tem visão diferente sobre a iniciativa. “É uma manobra contra o golpe, já que o juiz Sergio Moro, da Lava Jato, vem cometendo abusos”, defendeu. “A investigação não olha para todos os acusados de corrupção, apenas para determinados partidos. O PSDB está envolvido em uma série de escânda-los e ninguém diz nada, a punição é exclusiva para o PT”.

O comerciante Rodolfo ‘Rud’ Sarabó discorda da nomeação. Lei-tor assumido da revista Veja, ele tem opinião formada sobre o episódio. “Acho muito errado, pois o Lula é um ex-presidente do PT, representa um grupo que está envolvido num esquema criminoso”, avaliou. Rud também mencionou a polêmica frase de Lula, após prestar depoimento de

Piedadenses dizem que governo fez manobra para dar ministério a Lula

Edenilson diz que governo sofre abuso e manobra foi precisa “Agora apontou a cabeça da jararaca”, diz Rud Sarabó Maurílio afirma que Judiciário é parcial na Lava Jato “Manoel: Tenho vergonha dos nossos governantes”

forma coercitiva na Polícia Federal. “Ele disse que só cutucaram o rabo da jararaca, mas, pelo visto, agora apontou a cabeça”.

Outro que engrossa o time dos que defendem o posicionamento do Governo Federal é Maurílio Alves da Silva, proprietário de um bar no Centro. Ele admite que o ex-presi-dente foi blindado, contudo, opina que a medida foi necessária. “Já era hora de fazer algo contra o abuso dessas investigações. Não se trata de justiça a favor da sociedade no

combate à corrupção, mas de um instrumento seletivo para finalidades políticas e partidárias. Sabem que, se deixar, o Lula vence mais uma eleição”, comentou.

DEFESA - Uma das principais discussões quando se fala sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser ministro do governo Dilma Rousseff é que ele terá, a partir de então, “foro privilegiado”. Apesar da expressão remeter a privilégio e vantagens, juristas dizem que esse

novo status não necessariamente be-neficiaria Lula nas denúncias pelas quais é investigado. Além de uma velocidade maior para o julgamen-to, o ex-presidente não teria como recorrer.

O jurista Walter Maierovitch lembra que, se Lula fosse julgado por Moro, que atualmente concentra todas as denúncias contra o ex-presi-dente, ele teria a chance de recorrer a instâncias superiores. “Para o que o juiz Moro decide, há recurso para o Tribunal Regional Federal, o STJ e

o STF. Para o que o Supremo decide, não tem outras instâncias”, explica. “Ele deverá ser julgado mais rápido.”

Para Ivar Hartmann, professor da FGV Direito Rio, se um dos objetivos de Lula ao virar ministro é se prote-ger de investigações, o ex-presidente não estaria fazendo uma boa escolha. “Ele vai ser julgado por uma turma. Se for condenado, isso o impede de se candidatar, porque cai na Lei da Ficha Limpa”, diz, lembrando que fi-cam inelegíveis pessoas condenadas por órgãos colegiados.

Na onda das manifestações que tem tomado conta do País, Piedade também prepara ato contra o Gover-no Federal. O protesto está convoca-do, para o próximo dia 23, às 16h, na Praça da Matriz. A iniciativa é enca-beçada pelo casal Jaqueline Moreni Resende e Thadeu Moreni Resende – respectivamente, nora e filho do ex-prefeito José Tadeu de Resende (DEM).

Em entrevista por telefone, Ja-queline contou que a manifestação estará alinhada com ato que deverá ocorrer em todo o Brasil. “Nesse dia, o País vai parar. Funcionarão, apenas, serviços essenciais. Por isso, decidimos fazer o nosso na mesma data”, apontou.

Jaqueline também fez apelo para que todos os manifestantes se vistam de preto, em alusão ao luto. Guaches verdes e amarelos serão usados para pintar o rosto dos descontentes, a exemplo do que ocorreu nos atos que culminaram na queda do ex-presiden-te da República, Fernando Collor de Melo. O protesto deve contar, ainda, com cartazes e caminhão de som.

INSATISFAÇÃO - De acordo com os organizadores, a nomeação do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva para o Ministério da Casa Civil foi o estopim da revolta. “Não aguen-tamos mais essa roubalheira, essa pa-lhaçada com os brasileiros”, revoltou--se Jaqueline. “A TV não fala de outra coisa, desde ontem (quarta-feira, 16 de março)”, acrescentou.

A manifestação é aberta a qualquer pessoa, independentemente de ideolo-gias políticas. O único pré-requisito, dizem os responsáveis, é estar indigna-do com os rumos políticos da nação. A organização também crê em um clima pacífico. “Inclusive, estamos orientan-do as pessoas para que, ao menor sinal de confusão, sentem-se no chão. Dessa forma, os responsáveis pelo tumulto fi-carão expostos”, finaliza.

PROTESTO EM PIEDADE

Romeu desiste de Geremias e lança pré-candidatura pelo PPSPPS, acreditamos que essa é a nossa hora”, explicou, em conversa com a Folha de Piedade.

No cenário político, o PPS é associado à fidelidade ao grupo petista. Alguns de seus filiados fo-ram diretores e comissionados da Prefeitura durante a gestão Gere-mias. Porém, Romeu afirma que o partido está ‘fechado’ com ele e sua pré-candidatura. Ele diz, ainda, que contou com total apoio do presidente da sigla, Joaquim Leite. “Levar o partido ao Executivo, é um sonho antigo, meu e do Joaquim”, pontuou.

COLIGAÇÃO - Um dia antes do anúncio, de maneira informal, Romeu aventou a possibilidade de uma chapa puro-sangue. A hipóte-se, no entanto, já foi descartada pelo grupo. “Vamos procurar os partidos, conversar e propor a chapa”, avisou.

“Hoje, as chances de uma candida-tura só do PPS é mínima, para não dizer impossível”, concluiu.

JOGO ACIRRADO - A pré--candidatura de Romeu soma-se às outras quatro já anunciadas pela Fo-lha de Piedade. Além do despachan-te, deverão concorrer ao Executivo: Geraldinho Pinto (PTN) e Nelson Ribeiro (sem partido), Geremias Ri-beiro e vice a definir, Maria Vicen-tina (PSD) e vice a definir e Norton Nakayama (PSDB) e José Tadeu de Resende (DEM). Sobre essa última, cabe ressaltar que rumores do ninho tucano deixam transparecer uma mudança de cenário, com Tadeu na cabeça da chapa e Norton como vice. “É uma questão de estratégia, para tornar a chapa mais competiti-va. O próprio Norton está inclina-do a aceitar, na condição de sair a

prefeito na próxima”, informou um nome ligado ao PSDB.

Tirso diz que não será vice de Maria Vicentinapodem ter feito leitura equivocada de suas movimentações no que diz respeito à estruturação do PSD – atu-al partido da prefeita – em Piedade. “Pela minha proximidade com o deputado Herculano Passos, tenho auxiliado em algumas questões refe-rentes à formação do diretório. Nada além disso”, garantiu o vereador, acrescentando que apesar do suporte a Herculano, pretende continuar em seu atual partido, o PV.

“Eu não tenho perfil de vice. E outra: quem vai querer um sujeito com meu perfil nessa posição?”, zombou. “Sou sistemático e, se não concordo, vou para cima, ata-co e critico. Se o prefeito bobear, engulo ele”, completou.

Apesar do discurso contunden-te, Castanho também negou quais-quer pretensões ao Executivo. Ele deverá concorrer a mais um man-dato na Câmara dos Vereadores.

Romeu diz que conversará com partidos políticos, a fim de viabilizar coligação

Foi aprovado, pela Câmara dos Vereadores, o projeto de lei que rea-justou o salário dos secretários mu-nicipais. A exemplo do percentual aplicado nos vencimentos dos fun-cionários públicos, prefeita, vice e vereadores, o reajuste ficou na ordem de 8,15%. Com isso, os responsáveis pelas secretarias passam a ganhar R$ 5.984,25.

Na semana passada, o Legislati-vo já havia aprovado o reajuste no salário dos servidores. A iniciativa, além de ir ao encontro dos interesses do Executivo, atendeu a pedido do próprio sindicato da categoria. Diante da impossibilidade de negociar um aumento acima da inflação, o presi-dente da entidade, Marquinho Cole-tor, solicitou aos vereadores que des-sem o aval à proposta da Prefeitura.

5AGRICULTURAPiedade, 18 de março de 2016

Você não vai acreditar nas delícias que se faz com a couve

Boleira e doceira profissional, Bete Domingues, de 50 anos, moradora no Sarapuí dos Antunes, se confessou “maravilhada” com a textura e a leveza do sorvete de couve-manteiga. Ela foi a primeira pessoa a participar da de-gustação promovida por Saray, a con-vite de Folha de Piedade, na manhã de terça-feira (15), na Praça Coronel João Rosa. A ideia era apresentar o produto à clientela da Banca do Samuca e re-gistrar a reação diante da informação sobre o ingrediente principal da receita.

Sem economizar explicações e de-monstrando dominar o assunto, Bete não poupou elogios. Após três colhe-radas, ela ainda não tinha a menor ideia do que era feito o sorvete. “Gen-te, espere um pouco! É muito gostoso! Só não descobri do que é”, admitiu, intrigada. “Mas, com esse sabor, pode ser até fígado de boi, que vou querer da mesma maneira”, completou.

Diante da revelação de que o com-ponente básico era couve-manteira, ela se mostrou incrédula. “Não dá para acreditar! Tem um equilíbrio perfeito de sabor, nem se sente o açúcar”, disse.

Já o comerciante Abraão de Góes, de 66 anos, residente no Guatambu, não foi tão técnico na avaliação, mas também rasgou elogios. “Nunca pen-sei que uma coisa sem gosto como a couve-manteiga daria uma delícia dessas”, opinou. Ele reconheceu que raramente consome a folhagem, geral-mente acompanhando feijoada, vira-do à paulista e, às vezes, na forma de suco, “forçando a barra”, por conta de um velho transtorno estomacal.

A opinião que demandou mais em-penho da reportagem foi a de Samuel de Almeida Corrêa, o Samuca, de 37 anos. Mesmo sendo abordado no início do experimento, demorou a provar o sorvete. O dono da banca contou que assistira o programa “Nosso Campo”, da TVTem, que, no domingo anterior (13), havia mostrado a receita de Saray. “Eu detesto couve, nunca comi”, admi-tiu, acrescentando que o teste seria um “desafio”. Após duas colheradas, ele re-petiu a surpresa dos cliente. “Se alguém disser que é abacate, aceito. “Descobri um jeito de comer couve e não dar mau exemplo às crianças”, concluiu.

PERSPECTIVA

Crianças, atletas e noivos engrossam mercadoSaray explica que couve é o nome

genérico de uma hortaliça que reúne uma infinidade de variedades. Seu nome científico é Brassica oleracea L., da grande família das Crucíferas.

Conforme a culinarista, o consu-mo de couve ajuda no emagrecimento porque inclui fibras e antioxidantes na dieta das pessoas, com o diferencial de possuir baixo teor calórico. Por conta disso, a verdura promove saciedade, reduz a fome, melhora o funcionamen-to do intestino e ajuda na desintoxi-cação do corpo, eliminando toxinas e evitando o acúmulo de gorduras.

Confira outras dicas de Saray:CONSUMO - crua, em saladas e su-cos; refogada ou como ingrediente de sopas, farofas, cozidos, picolés, sor-vetes e pesto.RECOMENDAÇÃO: não há con-traindicações.QUANTIDADE - Em casos de dietas, a porção diária indicada é de uma co-lher de servir (aproximadamente 42 g).

Reprod

ução / TVTEM

PICOLÉ Ingredientes:• 250ml de água ou água de coco;• 6 folhas de couve-manteiga picadas;• 2 colheres de sopa de açúcar;• 2 kiwis fatiados;• 10 folhas de hortelã.Preparo:Bata no liquidificador a couve com a água. Coe em seguida e coloque o líquido peneirado de volta no li-quidificador. Acrescente os kiwis, o açúcar e a hortelã. Bata novamente. É só colocar no recipiente preferido e levar para o congelador. Depois de 2 horas, ponha os palitos e deixe congelar por mais 2 horas. Rendimento: 15 copinhos de 25ml.

SORVETE DE MASSA Ingredientes:• 300 ml de leite integral;• 150 ml de água;• 10 folhas de couve-manteiga;• 1 envelope de gelatina incolor;• 1 lata de leite condensado;• 1 lata de creme de leite sem soro.Preparo:Bata as folhas de couve e o leite no liquidificador. Coe a mistura com auxílio de uma peneira. Dissolva a gelatina na água e leve também para o liquidificador. Acrescente o leite condensado e o creme de leite. Bata novamente. Leve para um pote e deixe por 4 horas no congelador.

PESTOIngredientes:• 1 cx de creme de leite;• 1 copo de iogurte;• 1copo de água;• 1 envelope de gelatina incolor;• 6 folhas de couve-manteiga;• 1 pitada de sal;• 10 folhas de manjericão.Preparo:Bata a água com a couve manteiga no liquidificador e coe. Dissolva a ge-latina com um copo de água. Leve ao liquidificador o iogurte, o suco, o manjericão e o sal, batendo tudo no liquidificador. Em seguida, deixe gelar. Sirva com carne.

FAÇA EM CASARecorte e guarde as receitas

com couve-manteiga criadas por Saray, para você poder experi-mentar quando quiser:

Verdura desintoxica e ajuda a emagrecer

Sabor conquista até quem detesta a folha

Público especial para as receitas à base de couve-manteiga criadas por Saray é um grupo acostumado a virar a cara para tudo o que é verde: as crianças. “Quem é que consegue fazê-las comer verduras e legumes apenas argumentando que são boas para a saúde?”, indaga a culinarista.

Mas, se for gostoso e tiver for-mato agradável, como picolé, por exemplo, a situação muda de figura. Foi o que aconteceu no dia das fil-magens para a TV, na casa de Saray. Um garoto vizinho, teve a curiosi-dade despertada pela movimentação de repórteres e foi là para saber do que se tratava. Acabou ganhando um “Picolé do Hulk”, nome inventado na hora pela culinarista. Para surpresa geral, ele adorou e não mudou de ideia após saber sobre o ingrediente.

NATURAL E SAUDÁVEL – Saray chama a atenção para outras

peculiaridades das novas receitas à base de couve-manteiga que fazem toda a diferença para a saúde do con-sumidor. “Os três produtos são feitos artesanalmente, sem acréscimo de conservantes ou qualquer outro pro-duto químico encontrado em picolés, sorvetes e molhos industrializados.

Essa característica foi notada por uma nutricionista de Sorocaba, que assistiu à reportagem na TV fez ques-tão de entrar em contato para obter mais informações. Por meio de rede social, ela elogiou a combinação de ingredientes saudáveis, principal-mente as fibras e a clorofila.

A culinariasta revelou que tam-bém já está sendo procurada por pro-fessores de educação física e donos de academias, interessados em montar kits de alimentação à base de couve para os alunos. Ela avalia até a possi-bilidade de incluir receitas especiais no cardápio detox pré-casamento. “Essa é uma ideia interessante que está virando moda”, diz Saray, expli-cando que cada vez mais casais estão optando pela desintoxicação alimen-tar nas semanas que precedem o casa-mento. “O propósito é entrar na nova fase da vida com o corpo saudável e a couve ajuda muito”, diz.

Produtos detox popularizam a couve

A boleira e doceira Bete se “apaixonou” pelo sorvete de couve Abraão duvidou que algo “tão sem gosto” virasse uma “delícia” Para alguém que detesta couve, como Samuca, é uma surpresa Saray aceitou o desafio de criar novas receitas com a verdura

Picolé, sorvete de massa e mo-lho pesto são apenas algumas das novas maneiras de consumir couve--manteiga. As receitas foram criadas recentemente, em Piedade, por conta da necessidade de aumentar o consu-mo da verdura. José Anésio Xavier, um dos muitos produtores da folhagem no município, conta que o mercado ainda é muito restrito, ficando a maior parte das vendas concentradas no período de inverno. Segundo ele, o produto é servido apenas refogado, na forma de acompanhamento para pratos calóri-cos, como feijoada e virado à paulista, ou em um tipo de sopa portuguesa. “Nós precisamos incentivar o comér-cio também durante o inverno, por exemplo”, opina ele.

O caminho encontrado por Anésio foi pedir a ajuda da culinarista Saray da Silva Soares, de 57 anos. A especialista em desenvolvimento de novas recei-

tas topou a tarefa e botou mãos à obra. Acostumada a rodar o Estado de São Paulo ministrando cursos do Senar ou organizados pelo programa Via Rápi-da, do Governo Estadual, ela conhece de cor as alternativas para utilização de tomate, cebola, alcachofra e até café.

No entanto, couve-manteiga era um desafio inteiramente novo, por conta da rejeição própria da folha.

“Foi uma verdadeira alquimia”, diz ela, bem humorada, lembrando a associação quase automática da couve ao gosto não muito palatável. O ponto

de partida foi o suco. Em seguida bus-cou complementos que combinassem e, além de tudo, não tivessem o sabor alterado após o congelamento, por exemplo. Ela pensou logo em produtos que tornassem o produto final refres-cante e, ao mesmo tempo, apetitoso.

Hortelã e kiwi foram aprovados já nos primeiros testes. E, ao contrário das expectativas, foram necessárias apenas três tentativas para definir a composição do picolé. O único co-adjuvante rejeitado foi o limão, conta Saray. Segundo a especialista, após congelado, o paladar ficava muito acentuado para o lado da fruta cítrica, sobrepondo-se ao da couve.

“Com as devidas correções nas proporções de água e açúcar, o resul-tado final foi considerado excelente”, comemora a culinarista. “Consegui a medida certa para um picolé refrescan-te, delicioso e, o que é melhor, com poucas calorias”, acrescenta.

Conquistado o primeiro objetivo, Saray também criou uma receita para sorvete de massa e um pesto “à moda piedadense” de causar inveja aos italia-nos. No caso do sorvete, a cremosidade ideal foi conseguida com o acréscimo

de leite – tanto no formato natural, como condensado e em creme – e gela-tina incolor. Já para o pesto – tradicio-nal molho da região de Gênova (norte da Itália), para acompanhamento de massas e carnes, a verdura recebeu a companhia de manjericão, azeite, sal, gelatina incolor , leite e iogurte, para dar mais consistência.

As primeiras degustações das no-vas receitas foram feitas por familiares e vizinhos de Saray, além da equipe da Casa da Agricultura, onde José Ané-sio trabalha. “Todo mundo adorou e a maioria duvidou que fossem à base de couve”, conta a inventora dos pra-tos. Porém, a prova final foi durante as gravações para uma matéria do progra-ma “Nosso Campo”, da TV Tem, duas semanas atrás. “Mesmo acostumada a esse tipo de testes, a equipe de repór-teres ficou entusiasmada com o sabor”, se orgulha Saray.

Picolé e sorvete à base de couve-mateiga são deliciosos, saudáveis e aumentam o consumo de um dos principais produtos locais

VOCÊ É O REPÓRTERVOCÊ É O REPÓRTER

6 EMPREGOS e SERVIÇOS Piedade, 18 de março de 2016

“Todos os dias nós carregamos fardos de 250kg, 300kg, que mui-tos homens não levantam”. A frase é de Andreza de Lima Gonçalves, presidente da Cotmap (Cooperativa dos Trabalhadores do Meio Am-biente de Piedade) – organização de coleta seletiva onde há predomí-nio do público feminino. Dos dez cooperados, oito são mulheres em faixa etária variada, dos 20 aos 59 anos. De sol a sol, elas recolhem e separam cerca de 18 toneladas de re-cicláveis, vendidas todo mês para a Rede Catavida, em Sorocaba. “Aqui não tem nada de sexo frágil, não”, pontua Andreza.

Na visão da presidente, a su-premacia do público feminino re-laciona-se à busca dessas mulheres pelo empoderamento. Para embasar seu ponto de vista, ela menciona as mudanças que se abateram sobre a sociedade nas últimas décadas. “Não existe mais aquilo de apenas o homem ser o chefe da família”, exemplifica. “Muitas de nós já são quem sustenta o lar, ou ajuda o com-panheiro”, completa.

Para Andreza, não se aplica o estereótipo da mulher que deseja ficar em casa, à mercê dos maridos. “Queremos ter nosso dinheiro, cres-cer na vida. Isso explica o porquê de muitas meninas nos procurarem, na Cotmap”, avalia.

Segundo dados repassados pelo Ceadec (Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Ci-dadania), a cooperativa piedadense reflete o cenário nacional. De acor-do com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, que trabalha com um universo de 1 milhão de pessoas em todo o Brasil, mais de 70% desse público é for-mado por mulheres. Ou seja, são 700 mil catadoras em cooperativas e associações espalhadas pelo País.

DA DIFICULDADE AO ORGULHO - Mãe da presidente

Alguns alunos do ensino In-fantil e Fundamental da rede pú-blica de ensino tiveram um dia a mais para ficar em casa, na sema-na passada. Motivo: o ônibus que faz o transporte desses estudantes ficou encalhado em um buraco lo-calizado na Rua 15 do bairro Ci-riaco. O episódio aconteceu no dia 11, sexta-feira.

De acordo com denúncia enca-minhada por leitor ao canal “Você é o Repórter”, o veículo transpor-tava os alunos quando derrapou na pista e caiu no buraco. Dias antes, a máquina da Prefeitura havia tra-balhado no local, porém, não fina-lizou o serviço.

Diante do ocorrido, alguns pais não puderam levar os filhos às res-

Abrir mão do tempo livre e trabalhar mais de 14 horas por dia tem sido a solução encontrada por diversos piedadenses para seguir em frente diante dos tropeços da economia. Com a alta da inflação e, consequentemente, do custo de vida, a renda extra tem salvado o mês de muita gente.

Pesquisa feita pelo instituto Data Popular, mostrou que um em cada quatro trabalhadores da classe C precisa fazer ‘bicos’ para honrar suas contas. A neces-sidade viria, principalmente, do agravamento da crise financeira – com inflação acima da meta, juros altos e baixo crescimento

Segundo emprego é alternativa para driblar a criseeconômico. “O salário real do trabalhador só diminui, diante de tantos aumentos nas contas bá-sicas e na alimentação”, avaliou o presidente do instituto, Renato Meirelles.

Divorciada e com dois filhos para criar, Michelle Cristiano se divide entre as funções de promo-tora de vendas de uma empresa de alimentos e a pequena lanchonete de propriedade da família. “Ali, sou tudo: chapeira, balconista, caixa”, enumera.

Ela diz que, diante das contas a pagar, o salário não era suficien-te para cobrir as despesas. “Tudo ficou mais caro, subiu muito. A se-

gunda ocupação me ajuda com cer-ca de 35% do sustento familiar”, conta Michelle. Ela diz, ainda, que tão logo a situação se estabilize, pretende deixar a rotina de dois empregos.

A professora Hannie Bastos Vieira de Camargo aproveita o contraturno para fazer doces. São trufas, bombons, bolos, ovos de páscoa, pães e outros produtos ofe-recidos à clientela. Hannie apon-ta que os ganhos com as delícias variam muito, porém, em alguns meses, chegam a 50% da renda fa-miliar. Diferentemente de Michel-le, ela diz que pretende continuar com as duas ocupações. “Além de

me proporcionar prazer, ambas são meu sustento”, afirma.

Hannie diz, ainda, que poderia ter um terceiro emprego. Também formada em Terapia Ocupacional, ela diz que só não exerce a profis-são por falta de tempo.

ALIMENTOS ‘COMEM’ RENDA - Em janeiro deste ano, o IPCA (Índice Nacional de Pre-ços ao Consumidor Amplo) bateu recordes e teve a maior alta para o mês desde 2003, com 1,27%. Se-gundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a dis-parada não só manteve o custo de vida em dois dígitos, como levou

a carestia a um patamar acima do observado em 2015, de 10,67%.

O IPCA ficou bem acima das previsões, sobretudo, por causa da disparada dos preços do gru-po de alimentação e bebidas, que subiram 2,28% no início do ano, o maior aumento para o período desde a implementação do Plano Real. Considerando todos os me-ses, o item teve – em janeiro - o avanço mais alto desde novembro de 2002, quando chegou a 3,91%. Sozinhos, os gastos com comida tiveram um impacto de 0,57 ponto percentual no IPCA, respondendo por quase metade da variação do índice.

Catadoras de recicláveis derrubam mito do ‘sexo frágil’Andreza, Idezinha Aparecida de Lima Gonçalves trabalha com reci-clagem há 12 anos. Vinda da roça, ela adotou a coleta nas ruas após se desiludir com a recessão do cenário rural no início da década passada. A tarefa, lembra a mulher, era árdua. “Não tinha carrinho, carregava sacos e sacos”, recorda.

Tempos depois, um conhecido a presenteou com um carrinho para ajudar na cata dos materiais. Mes-mo com o auxílio, a rotina era bruta. Idezinha ficava nas ruas das 6h às 21h. Ela conta que, naquela época, a concorrência entre os coletores era muito acirrada. Havia dias em que, para garantir seu sustento, a mulher pulava da cama às 2h.

Anos depois, já cooperada, Ide-zinha passou a colher os frutos de seu trabalho. “Tenho muito orgulho do que sou, pois, com o dinheiro da coleta seletiva eu comprei mi-

nha casa. Dei um teto para minha família, pago minhas contas e dou dignidade aos meus filhos e netos”, emociona-se.

A residência a que ela se refere foi acometida por um incêndio, em 2014. Porém, mais uma vez, o tra-balho árduo com os recicláveis ga-

rantiu a reconstrução e a aquisição de novos móveis. “O que não pode é desanimar. A gente é trabalhadora e para tudo dá-se um jeito”, ensina.

CONCURSOS PREFEITURA DE PIEDADE - A Prefeitura de Piedade oferece oportunidades de estágio a estudantes de cursos técnicos e universitários. As inscrições são gratuitas, podendo ser feitas pela internet (www.piedade.sp.gov.br) até esta sexta-feira (18), ou pessoalmente, no Departamento de Pessoal (Praça Raul Gomes de Abreu, 200), nos dias 21 e 22 de março, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 16h. Para o nível universitário, as vagas são nas áreas de Administração e Nutrição. A remunera-ção é de R$ 724,00 mensais. Já para os alunos de formação técnica, os estágios são para o curso de Administração. A bolsa será de R$ 635,00 por mês. Também está aberto processo seletivo para três vagas na Secretaria da Saúde e na Educação. O prazo para inscrições vai até 14 de abril. As oportunidades são para motorista de ambulância, auxiliar de enfermagem e enfermeiro. Os candidatos à função de motorista de ambulância não precisam ter concluído o ensino fundamental. O salário inicial é de R$ 1.411,42. A taxa de inscrição é de R$ 12,00. Para se candidatar à vaga de auxiliar de enfermagem, há a necessidade de formação específica e estar registrado no Coren (Conselho Regional de Enferma-gem). A remuneração é de R$ 1.480,40. Já o custo da inscrição é de R$ 16,10. A vaga de enfermeiro é para profissionais com diploma de graduação e registro no conselho da categoria. O ordenado será de R$ 3.301,70. É necessário recolher taxa de R$ 18,50. O mesmo processo seletivo irá credenciar professores PEB I (Educação Básica I). Para se candidatar é preciso ter graduação em licenciatura em Pedagogia ou Magistério dos anos iniciais do ensino fundamental. Também serão aceitos di-plomas de Normal Superior e Magistério (Nível Médio na modalidade Normal). O salário mensal será de R$ 2.191,43. A inscrição custará R$ 18,50. As inscrições serão aceitas apenas pela internet, no site da RHS Consult (www.rhsconsult.com.br).

SABESP - Estão abertas, até o dia 21 de março, as inscrições para vagas de apren-diz da Sabesp. As oportunidades esten-dem-se pela Região Metropolitana de São Paulo, interior e litoral. O salário é de R$ 880, além de benefícios e há uma vaga para Piedade. As vagas serão preenchidas por estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio, que tenham entre 14 a 22 anos e 5 meses no dia de admissão. O valor da inscrição é de R$ 55,00, e serão realizadas no site www.concursosfcc.com.br.

EMPREGOSPAT – Desde quinta-feira (17), o PAT (Pos-to de Atendimento ao Trabalhador) ofe-rece 2 vagas para Caseiro (uma delas em Mairinque), uma vaga para Farmacêutico com habilidade em indústria, uma vaga para Recepcionista e uma oportunidade para Técnico em Enfermagem. O PAT Piedade fica localizado na rua Tenente Procópio Tenório, nº 26 Centro. Telefone: (15) 3244-3071

TOME NOTA

Catadoras da Cotmap dizem que mentalidade feminina mudou e, hoje, busca por independência e empoderamento

Estrada ruim garante ‘fim de semana prolongado’ a alunospectivas escolas. Eles teriam de caminhar cerca de 200 metros, em meio a um lamaçal, para che-gar ao asfalto, onde outro ônibus esperava. Apenas os mais cora-josos toparam o “rally”.

VOCÊ É O REPÓRTER - A Folha de Piedade tem um canal direto para você enviar sua foto, sugestão ou denúncia. Visite nosso site, www.folhadepiedade.com.br, e clique na opção “Você é o Repórter”, localizada na por-ção superior da página. O formu-lário é de fácil preenchimento e permite anexar arquivos multi-mídia. Se preferir, remeta sua denúncia pelo WhatsApp: (15) 99788-1687.

Cansados de ter as casas inva-didas pelas enxurradas verão após verão, moradores da Rua Eurico Vieira Cardoso, no Cotianos, co-locaram mãos à obra e fizeram o serviço da Prefeitura. No último fim de semana, eles se reuniram em mutirão, improvisaram ferramentas e, munidos de muita força de von-tade, desentupiram um bueiro que estava inutilizado há, pelo menos, 20 anos.

De acordo com Alexandre Tra-vensoli, residente em frente ao tal bueiro, os voluntários trabalharam um dia inteiro para, aos poucos, abrir caminho em meio ao lixo e en-tulho compactado. No final do traba-lho, montanhas de sujeira tomavam conta de metade da largura da rua. Foram necessárias 10 viagens de

Cansados de esperar, moradores fazem trabalho da Prefeituracarrinho de pedreiro para transportar garrafas de vidro e PET, pedaços de madeira, partes de eletrodomésticos, papel, casca de coco, fraldas descartá-veis, camisinhas e muitas outras coisas que impediam a passagem da água.

“Por algum tempo, estaremos livres do problema, mas ele deve voltar logo”, lamenta Ale-xandre, explicando que o local onde está a boca de lobo é a mais baixa de toda a vizinhança, o que a torna ponto de con-vergência das águas das chuvas e do lixo de toda a região. A diferença, de agora em diante, assegura o

morador, é que as pessoas não irão mais perder tempo telefonando para a Prefeitura, enviando ofício ou pro-tocolando pedidos. “Já sabemos que eles não estão nem aí com a gente, então vamos resolver a situação nós mesmos”, prometeu.

7POLÍCIAPiedade, 18 de março de 2016

A Polícia Militar prendeu um tapeceiro de 19 anos, na tarde de segunda-feira (14). Acusado de por-te ilegal de arma, ele teria ameaçado uma pessoa com um revólver cali-bre.38. A ocorrência foi registrada no bairro Paulas e Mendes. Outras duas pessoas estariam envolvidas com o crime, porém, foram liberadas.

Por volta das 15h, a PM recebeu denúncia sobre um roubo em anda-mento, na Rua Roberto Horn. A viatura se deslocou até o endereço, porém, constatou que se tratava, na verdade, de uma ameaça. Segundo a vítima, o tapeceiro B.M.J. e outras duas pessoas foram armados à resi-dência, para cobrar dívida referente a um automóvel.

Informada sobre as característi-cas físicas e vestimentas utilizadas pelos envolvidos, a PM saiu em di-

Um rapaz de 20 anos foi preso, na tarde de 11 de março, acusado de tráfico de drogas. Segundo boletim de ocorrência, ele vendia porções de maconha, crack e cocaína em uma viela da Rua Antônio Passarelli, Vila Bom Pastor. Outro indivíduo, que estava com o acusado no momento da detenção, conse-guiu fugir.

A Polícia Militar recebeu in-formação anônima de que duas pessoas vendiam drogas no men-cionado endereço. De posse das características físicas dos suspei-tos, a equipe se dirigiu até o local para averiguar a denúncia.

No endereço citado, os po-liciais avistaram dois sujeitos posicionados próximos à viela. Ao perceber a viatura, um deles empreendeu fuga. L.H.Q., tam-bém tentou se evadir, mas foi capturado e detido. Consta que o rapaz tentou reagir à abordagem de forma agressiva, sendo preci-so uso de força física moderada para contê-lo.

Durante a revista, os poli-ciais encontraram – no bolso da bermuda de L. – uma meia con-tendo 20 flaconetes de cocaína, 25 pedras de crack e 18 porções de maconha. O acusado também carregava a quantia de R$ 100,00 em notas trocadas – fato que, se-gundo as autoridades, evidencia-ria a prática do tráfico.

Informalmente, de acordo com boletim de ocorrência, o rapaz admitiu fazer venda de drogas. No entanto, ele negou co-nhecer a identidade do indivíduo que o acompanhava no momento da detenção.

L. foi encaminhado à Delega-cia de Polícia e, de lá, levado ao CDP de Sorocaba.

No dia 11 de março, a Polícia Militar prendeu D.V.S., 21 anos. Ele é acusado de furtar e desmontar a motocicleta de seu ex-patrão. O cri-me foi registrado no bairro Ribeirão Bonito – zona rural de Piedade.

Segundo informações do bole-tim de ocorrência, a vítima procurou as autoridades com a informação de que sua moto – que ficava guardada em um barracão – havia sido furtada. O homem foi orientado a lavrar bole-tim de ocorrência e voltou para a casa.

Horas mais tarde, a PM recebeu denúncia anônima que dava D. – ex--funcionário da vítima - como autor do crime. Segundo a informação, o veículo subtraído encontrava-se na casa do rapaz.

Os policiais foram até o local e surpreenderam o rapaz desmontan-do a moto. Ele confessou o crime e admitiu que venderia as peças. Encaminhado à delegacia, ele foi indiciado e liberado para responder ao processo. A motocicleta, ou o que restou dela, foi removida ao pátio do guincho.

FERIDO - Um motoqueiro ficou ferido, na tarde de 13 de março, após colidir com uma placa de sinalização na Estrada dos Lavradores – altu-ra do bairro Piraporinha. Segundo boletim de ocorrência lavrado na Guarda Municipal, G.A.M., 41 anos, estava alcoolizado no momento do acidente.

Os guardas foram acionados, por volta das 16h. Ao chegarem ao local, viram que a vítima era socor-rida pelo SAMU. De acordo com testemunhas, a colisão ocorreu por volta das 15h50. O motoqueiro te-ria perdido o controle do veículo em uma curva e atingiu a placa. Ele não usava capacete.

A moto envolvida no acidente não se encontrava por ali e foi lo-calizada, posteriormente, em um barracão das imediações.

O laudo emitido pelo médico da Santa Casa comprovou que G. esta-va sob efeito de álcool, segundo o relatório da Guarda. A motocicleta guiada por ele foi recolhida ao pátio do guincho.

Um idoso de 78 anos faleceu e outro, de mesma idade, ficou ferido, em acidente na rodovia Padre Guilherme Howell (SP-79), entre Piedade e Tapiraí. O VW Gol em que eles se encon-travam colidiu com um cami-

Idoso morre em acidente na SP-79nhão Mercedes Benz, na altura do Km 131.

Segundo informações da Polí-cia Rodoviária, o automóvel onde viajava o idoso cruzava a pista quando foi atingido pelo pesado veículo – que trafegava em sua mão

de direção. O condutor do Merce-des Benz alega que tentou frear, porém, não teve sucesso no intento.

Os ocupantes do Gol ficaram presos nas ferragens e foram so-corridos pelo SAMU. O passagei-ro, Salvador Nunes da Silva, no

entanto, não resistiu aos ferimen-tos e faleceu a caminho do hos-pital. O condutor do caminhão nada sofreu.

A Polícia Rodoviária teve de interditar a pista, nos dois senti-dos, por vários minutos.

A colisão entre um automóvel e duas motocicletas ‘parou’ o centro comercial por alguns minutos, na tarde de quarta-feira (16). O acidente aconteceu na junção entre a Rua Cônego José Rodrigues e a Praça da Matriz, ponto de grande movimentação.

Os motociclistas bateram na traseira de um Chevrolet Cruze e, com o impacto, fo-ram arremessados. O acidente aconteceu por volta das 15h20, quando o veículo parou na faixa de pedestre.

Os motoqueiros estavam em alta velo-cidade e não conseguiram evitar o choque. Um deles bateu com a cabeça no vidro do carro, quebrando-o. O outro caiu da moto após atingir a traseira e a lateral do veículo. Os dois tiveram ferimentos leves. A ocorrên-cia foi atendida pela Polícia Militar.

Automóvel em que viajava a vítima atravessava a pista da rodovia, quando foi atingido por caminhão; carro ficou completamente destruído e idoso faleceu

PM prende acusado de tráfico no

Bom Pastor

Diarista furta e

desmonta motocileta

Compra de carro termina em ameaça e prisãoligência. Nas proximidades, a equi-pe encontrou B. que, ao avistar a viatura, tentou fugir e pulou o muro de um estabelecimento comercial. O tapeceiro foi perseguido e, final-mente, detido.

Consta no boletim de ocorrência que o rapaz tentou se livrar de uma mochila, dentro da qual os policiais encontraram um revólver calibre.38 com cinco munições intactas e nu-meração raspada. Segundo o acusa-do, a arma fora entregue a ele por um desconhecido.

No andamento da ocorrência, a PM localizou os outros dois supos-tos comparsas de B., porém, nada de ilícito foi encontrado com eles. Ain-da assim, informalmente, a vítima os reconheceu como as pessoas que foram em sua casa na companhia do tapeceiro, para ameaçá-la.

A arma ficou apreendida e B. foi encaminhado ao CDP de Sorocaba, onde ficou à disposição da justiça.

Policiais abordam dois jovens suspeitos de terem participado do crime

Colisão entre veículo e motos deixa dois feridos

Vidro traseiro do automóvel foi quebrado por ‘cabeçada’ de um dos motoqueiros envolvidos no acidente

VARZEANO

8 CLASSIFICADOS Piedade, 18 de março de 2016

Times com melhor estrutura e con-frontos mais equilibrados. Essas são as expectativas que os preparativos dos 27 clubes inscritos no 43º Campeonato Varzeano estão transmitindo à Diretoria Municipal de Esportes. Nelson Yanatti, um dos organizadores da competição, confessa que ficou entusiasmado com a mobilização dos técnicos para conseguir reforços e prevê para 2016 um ou mais clássicos todo fim de semana. Segundo ele, até mesmo as equipes da Segunda Divisão estão reforçando seus quadros. “Este promete ser um ano diferente, com menos problemas e mais emoção em campo”, diz ele.

Fazendo um cálculo aproximado, Nelson estima que o torneio terá a parti-cipação direta de, aproximadamente, mil pessoas, incluindo jogadores, diretores, comissão técnica e arbitragem. Quanto ao público, a previsão é de 1.300 a 1.500 torcedores por rodada.

O Varzeano deste ano também terá recorde de campos na disputa. Dessa vez, a competição percorrerá 13 bair-ros, além do Estádio Municipal Lino de Mattos, na zona urbana. Apesar disso, o Campão será a casa de 15 clubes que não possuem campos próprios.

Dos 24 times que participaram do Varzeano 2015, cinco ficarão de fora neste ano, Vila Olinda Jr. Real Madrid Jr., Sarapuí dos Torres e Miguel Russo Jr. além do Benfica, que cumpre punição por indisciplina na competição anterior. Em compensação, o Bairro dos Leites triplicou a sua representatividade, com a entrada do time Júnior na Primeira Divisão, ao lado da equipe tradicional. Na Segundona, o bairro também terá um competidor.

Outras novidades para este ano são as entradas de Caetezal, Bateia, Bateia de Baixo, Jurupará, Moreiras e Nova Gera-ção. Este último reúne atletas dos bairros próximos à divisa entre os municípios de Piedade e Tapiraí, como Bateia de Baixo e Turvo.

DIVISÕES E GRUPOS – De acor-do com o regulamento, o Varzeano 2016 terá 10 times na Primeira Divisão e 17 na Segundona. No torneio da “elite” haverá

novos. (15) 99794-3312.

MOTOFazer 150, baixa quilometra-gem, 2014. R$ 4.500. (15) 99782-5760.

EMPREGOContrato homens para trabalhar em sitio, mensal ou diarista. (15) 99854-3551.------------------------------------------

Aulas particulares e treinamen-tos para habilitados. (15) 98677-5668.-------------------------------------------

DIVERSOSTV LG, 29”, R$ 185. (15) 99644-8469 ou 99794-3312.-------------------------------------------

MÓVEIS USADOSCompro e vendo. (15) 99744-4089.

BOM NEGÓCIOGol Trend G4, 2010, direção hi-dráulica e vidros elétricos. (15) 99608-8821.-------------------------------------------

R$ 6.750Uno Fire, 2002, branco, pneus

Alto falante para anunciar ven-das de produtos. (15) 99830-9481.-------------------------------------------

AULASItaliano, práticas e conversação para iniciantes vip ou em gru-pos. (15) 99807-1176.-------------------------------------------

MOURÕESDe eucaliptos, tratados e postes com garantia de 15 anos. (15) 99854-3551.-------------------------------------------

MÁQUINACostura industrial Yamata para couro e jeans, sem uso. (15) 3244-3159.-------------------------------------------

DIVERSOSCarrinho para bebê, rosa, se-minovo, bicicleta, rosa, para calopsita. (15) 99720-4271 ou 99720-4303.-------------------------------------------

OPORTUNIDADE

Cartório de Registro Civil de Piedade/SPEDITAIS DE PROCLAMAS

-------------------------------------------COTIANOS

Chácara 24000 m², com chalés, churrasqueira, piscina, cachoei-ra. R$ 780 mil. (15) 99777-5580.

SALA COMERCIALAlugo, no centro. R$ 400. (15) 99630-6095.

PADARIAPão de Ouro, no Parque da Tor-re. (15) 99753-8504.-------------------------------------------

CENTROMercado completo, excelente faturamento. (15) 99774-7705.

R$ 60 MILPasso ponto de táxi na Benjamin Constant. (15) 99753-3111.-------------------------------------------

OPORTUNIDADELasca de eucalipto. R$ 70 a dú-zia. (15) 99781-0982.-------------------------------------------

DIVERSOSTV de 29”, R$ 150; cama, R$ 80; e colchão, R$ 80. (15) 99744-4089.-------------------------------------------

BOM NEGÓCIOSerragem ensacada, R$ 2,50. Entrego. (15) 99781-0982.-------------------------------------------

COMPRO

OPORTUNIDADECasa 7 cômodos, garagem 2 carros, em terreno de 300 m², com escritura. (15) 98116-1881.-------------------------------------------

PIRAPORINHACasa de 250 m² com 3 quartos (1 suíte), 3 salas, cozinha, copa e 2 wc, em terreno de 1000 m². (15) 3344-2588 ou 98150-9215.-------------------------------------------

NOVA E BARATACasa 2 quartos, sala, cozinha, wc, lavanderia, na estrada dos Garcias, a 2 km do Centro. R$ 53 mil. (15) 99602-8754.-------------------------------------------

VENDO OU TROCOCasa 5 cômodos em terreno grande, próxima a caixa d’água no Moreiras. R$ 60 mil. (15) 99640-4668.-------------------------------------------

APARTAMENTOCom 2 quartos, sala, cozinha, lavanderia, a 3 minutos do Sho-pping Iguatemi, em Sorocaba. R$ 170 mil. (15) 99825-9003.-------------------------------------------

VENDO OU TROCOCasa de 42 m² no Ciriaco de Bai-xo. R$ 35 mil. Troco por carro ou moto. (15) 99749-1150.-------------------------------------------

BOM NEGÓCIOCasa 7 cômodos em terreno de 840 m², com escritura, pomar e nascente, no Paruru. R$ 100 mil.-------------------------------------------

APARTAMENTODois quartos, sala, cozinha e área de serviço, no CDHU Ayr-ton Senna. R$ 70 mil. Aceito carro. (15) 99812-1660.-------------------------------------------

R$ 85 MILCasa 4 cômodos, murada, duas áreas, em terreno de 400 m². (15) 99611-2613.

-------------------------------------------SÃO PAULO

Apartamento 2 quartos, sala 2 ambientes, cozinha moderna, uma vaga, segurança 24h, pró-ximo ao metrô. R$ 250 mil. (11) 98543-0402.-------------------------------------------

R$ 60 MILCasa 2 quartos, sala, cozinha e wc. Entrada + saldo em até 60 vezes. (15) 99701-7237.-------------------------------------------

ÓTIMO NEGÓCIOCasa 5 cômodos, cozinha, mu-rada, no Bairro Cotianos. (15) 99751-9904.-------------------------------------------

R$ 480 MIL

Casa avarandada, 3 quartos (1 suíte) em terreno de 40000 m², próxima à Escola Glauca, no Cotianos. (15) 99777-5580.-------------------------------------------

R$ 55 MILDuas casas no Bom Pastor no mesmo lote; uma 4 cômodos e wc e outra 3 cômodos, wx, gara-gem e murada. Vendo ou troco. (15) 99802-0380.------------------------------------------

BOM NEGÓCIOCasa grande com 2 cômodos, água, luz, em terreno de 1000 m². (15) 9759-1771.

ALUGOCasa 3 quartos, sala, cozinha, wc, lavabo, quintal e churras-queira, no Conjunto Habitacional Ayrton Senna. (15) 99849-5070.-------------------------------------------

PERUÍBECasa para temporada com 2 quartos, sala, cozinha, 2 wcs, a 150 metros da praia. (15) 98157-6445.-------------------------------------------

BAIRRO MOREIRASSobrado com garagem 3 carros. R$ 400. (15) 99706-1072.-------------------------------------------

TEMPORADACasa com 2 quartos, 2 cozinhas, 2 wc, sala, churrasqueira, forno pizza, para até 8 pessoas, na Ilha Comprida. (15) 99705-0011.

ÓTIMO NEGÓCIOTerreno de 1000 m², a 8 km da cidade. Aceito entrada e parce-lo. (15) 99656-3842.

-------------------------------------------BAIRRO BOA VISTA

Lote de 1000 m², próximo à serraria do Quinho. (15) 99781-0982.-------------------------------------------

VENDO OU TROCOPor carro ou moto, lote de 250 m² no Ciriaco de Baixo. R$ 12 mil. (15) 99749-1150.-------------------------------------------

OPORTUNIDADELote de 400 m², estrada dos Garcias, com água, luz, esgoto e asfalto. (15) 99607-6832.-------------------------------------------

R$ 55 MILLote de 300 m², escriturado, condomínio com piscina, salão social e segurança. (15) 99679-2087.-------------------------------------------

CIRIACO DE BAIXOTerreno com água, luz, plaino. R$ 9 mil. (15) 99727-3297.-------------------------------------------

GUATAMBUTerreno, ótima localização. (15) 99777-5580.-------------------------------------------

COTIANOSTerreno 3000 m², próximo à igreja Católica. R$ 120 mil. (15) 99777-5580.-------------------------------------------

R$ 80 MILLote de 500 m² na marginal do Cotianos, próximo à Escola Glauca. R$ 80 mil. (15) 99777-5580.-------------------------------------------

GODINHOSTerreno de 425 m², água Sa-besp e energia, a 30m do asfal-to. R$ 20 mil. (15) 99662-5025.

CHÁCARADe 800 m², com casa 3 cô-modos e garagem 3 carros. (15)99741-1901.

TERRENOS e LOTES

vendem-se

CHÁCARASe SÍTIOS

vendem-se

VEÍCULOS

OPORTUNIDADESe NEGÓCIOS

CASAS eAPARTAMENTOS

alugam-se

CASAS e APARTAMENTOS

vendem-se

COMERCIAISvendem-se

MOTOS

EMPREGOSoferta e procura

COMERCIAISalugam-se

CUPOM VÁLIDO PARA ANÚNCIOS NOS MESES DE FEVEREIRO E MARÇO DE 2016

Edital nº 12352 - Niraci Maria Munaro, Oficial Delegada, faz saber que pretendem se casar: MARCELO ROLIM DA SILVA VIEIRA, nascido em Votorantim/SP, solteiro, sociólogo, residente e domi-ciliado na Rua Allan Kardec, 319, Vila Olinda, Piedade/SP, filho de Francisco Vieira Filho e Rita de Cássia Rolim da Silva Vieira e ARIANA DE SOUZA OLIVEIRA, nascida em Sorocaba/SP, soltei-ra, jornalista, residente e domiciliada na Rodovia Antonio Leite de Oliveira, 1861, Bairro Paulas e Mendes, Piedade/SP, filha de Ari Antonio de Oliveira e Tereza Rodrigues de Souza Oliveira.Edital nº 12358 - Niraci Maria Munaro, Oficial Delegada, faz saber que pretendem se casar: WESLEY GARCIA SOARES DE OLI-VEIRA, nascido em Piedade/SP, solteiro, armador de ferragens na construção civil, residente e domiciliado na Rua Floripes Augusta Castro Alves, 21, Vila Bom Pastor, Piedade/SP, filho de Milton So-ares de Oliveira e Elizabete Aparecida Garcia e MILENE INGRID MUNIZ DA ROCHA, nascida em Piedade/SP, solteira, do lar, resi-dente e domiciliada na Rua Floripes Augusta Castro Alves, 21, Vila Bom Pastor, Piedade/SP, filha de Geovaldo Francisco da Rocha e Marli Gonçalves Muniz.Edital nº 12359 - Niraci Maria Munaro, Oficial Delegada, faz saber que pretendem se casar: LUCIANO PURIFICAÇÃO TEICH, nascido em São Paulo, solteiro, autônomo, residente e domiciliado no Bairro Boa Vista, Piedade/SP, filho de Armenio Teich e Izilda Regina Purifi-cação Teich e MARA ROQUE DA SILVA, nascida em Santo André/SP, solteira, do lar, residente e domiciliada no Bairro Boa Vista, Piedade/SP, filha de Ivelto Roque da Silva e Celina Roque da Silva.Edital nº 12360 - Niraci Maria Munaro, Oficial Delegada, faz saber que pretendem se casar: MOISÉS NOGUEIRA DA SILVA, nascido em Piedade/SP, solteiro, lavrador, residente e domiciliado no Bairro dos Correias, Piedade/SP, filho de Eleonor Nogueira da Silva e Ade-lia Cardoso e CLAUDENICE PEREIRA DOMINGUES, nascida em Salto de Pirapora/SP, solteira, lavradora, residente e domiciliada no Bairro dos Correias, Piedade/SP, filha de José Pereira Domingues e Maria Antonia Leite de Jesus. Edital nº 12361 - Niraci Maria Munaro, Oficial Delegada, faz saber que pretendem se casar: ÉVERTON CAMARGO DE OLIVEIRA, nascido em São Paulo, solteiro, professor, residente e domiciliado na Rua Nossa Senhora da Piedade, 78, Centro, Piedade/SP, filho de José Roberto de Oliveira e Eliete Camargo da Cunha Oliveira e KARINA SOARES DA SILVA, nascida em Sorocaba/SP, solteira, operadora de caixa, residente e domiciliada no Bairro Ribeirão Gran-de, Piedade/SP, filha de Abnér Soares da Silva e Emilia Maciel Silva.

Edital nº 12362 - Niraci Maria Munaro, Oficial Delegada, faz saber que pretendem se casar: MAICKON ANTONIO GODINHO GAR-CIA, nascido em Piedade/SP, solteiro, lavrador, residente e domici-liado no Bairro dos Godinhos, Piedade/SP, filho de Cirineu Garcia e Elenice Aparecida Fernandes Garcia e ANA PAULA BALESTERO TENÓRIO DE MORAES, nascida em Sorocaba/SP, solteira, ven-dedora, residente e domiciliada no Bairro das Furnas, Piedade/SP, filha de Paulo Vinícius Tenorio de Moraes e Magali de Cassia Balestero Tenório Moraes. Edital nº 12363 - Niraci Maria Munaro, Oficial Delegada, faz saber que pretendem se casar: FÁBIO AKIRA ABE, nascido em Votoran-tim/SP, solteiro, inspetor de qualidade, residente e domiciliado na Rua José Marciano, 53, Vila Olinda, Piedade/SP, filho de Masami Abe e Suzeli Mayumi Abe e DEBORA YUMI KUNITAQUI JORDÃO, nascida em Votorantim/SP, solteira, balconista, residente e domi-ciliada no Bairro Caetezal de Cima, Piedade/SP, filha de Nelson Jordão Junior e Aparecida Teruko Kunitaqui Jordão. Edital nº 12364 - Niraci Maria Munaro, Oficial Delegada, faz sa-ber que pretendem se casar: ELIO DE OLIVEIRA, nascido em Juquitiba/SP, divorciado, frentista, residente e domiciliado na Rua Amadeu Antonio da Silva, 12, Jardim São Paulo, Piedade/SP, filho de Antonio de Oliveira e Catarina Maria de Oliveira e CLEUSA DE OLIVEIRA, nascida em São Roque/SP, solteira, do lar, residente e domiciliada na Rua Amadeu Antonio da Silva, 12, Jardim São Paulo, Piedade/SP, filha de José Aparecido de Oliveira e Terezinha Rodrigues de Oliveira.Edital nº 12365 - Niraci Maria Munaro, Oficial Delegada, faz saber que pretendem se casar: BRUNO SAMUEL DE OLIVEIRA COSTA, nascido em Piedade/SP, solteiro, lavrador, residente e domicilia-do na Vila Moraes, Piedade/SP, filho de Adilson Ribeiro da Costa e Simone Prestes de Oliveira Costa e THAYNA GABRIELA DA SILVA, nascida em Piedade/SP, solteira, estudante, residente e domiciliado no Bairro Batata Doce, Piedade/SP, filha de Ivan da Silva e Tatiane Vieira dos Santos.Edital nº 12366 - Niraci Maria Munaro, Oficial Delegada, faz saber que pretendem se casar: VALTER DONIZETE VIEIRA, nascido em Piedade/SP, divorciado, lavrador, residente e domiciliado na Vila Elvio, Piedade/SP, filho de Simão Vieira e Margarida Vieira e CREU-SA DE ALMEIDA OLIVEIRA, nascida em Tapiraí/SP, divorciada, lavradora, residente e domiciliada na Vila Élvio, Piedade/SP, filha de Pedro Satti de Oliveira e Suely de Almeida Oliveira.Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da lei.

EDITAL DE INTERDIÇÃOEDITAL PARA CONHECIMENTO DE TERCEIROS EXPEDIDO NOS AUTOS DE INTERDIÇÃO DE NILSA BALDY DA ROSA E SILVA, REQUERIDO POR EDITE MARIA DA SILVA – PROCESSO Nº 1000250-26.2015.8.26.0443. O MM. Juiz de Direito da 1ª Vara, do Foro de Piedade, Estado de São Paulo, Dr. Cássio Mahuad, na forma da Lei, etc. FAZ SABER aos que o presente edital vi-rem ou dele conhecimento tiverem que, por sentença proferida em 17/12/2015, foi decretada a INTERDIÇÃO de NILSA BALDY DA ROSA E SILVA, RG nº 4.710.985-3, CPF nº 753.704.178-49, brasileira, viúva, declarando-a absolutamente incapaz de exercer pessoalmente os atos da vida civil e nomeada como CURADORA, em caráter DEFINITIVO, a sua filha, Sra. Edite Maria da Silva, RG nº 6.841.423, CPF nº 947.992.968-68. O presente edital será publi-cado por três vezes, com intervalo de dez dias, e afixado na forma da lei. NADA MAIS. Dado e passado nesta cidade de Piedade, aos 18 de fevereiro de 2016.

EDITAL DE CONVOCAÇÃOA Associação de Moradores dos Bairros Oliveiras e Tenórios, regularmente inscrita no CNPJ sob o nº 02846421/0001-63 e declarada de Utilidade Pública Municipal sob a Lei nº 3253, de 11/12/2000, acatando as determinações do capítulo VIII, artigo 43, do seu Estatuto Social, vem a público convocar seus associados para elegerem a nova Diretoria Plena (composta pela Diretoria Executiva e Conselho Fiscal), que atuará no quadriênio 2016/2019. A eleição dar-se-á no dia 12 de abril de 2016, nas dependências da sede com a seguinte Ordem do Dia:a) Em primeira chamada, às 20h30, com 50% dos sócios + 1;b) Em segunda chamada, às 20h45, com 50% dos sócios + 1;c) Em terceira e última chamada, às 21h, com qualquer número de sócios;d) Serão válidos dois critérios de votação: por meio de chapa completa ou cargos individuais;e) Antes de iniciar a votação, este edital deve ser lido e fixado na Ata da Eleição, como prova documental que deu publicidade ampla ao processo eleitoral.A diretoria

Observação: a) As inscrições devem ser efetuadas na Secretaria da Associação em até 48 horas antes da votação; b) Havendo inscrição de apenas uma chapa o processo eleitoral será por aclamação; c) No caso de mais de uma chapa inscrita, o processo será por cédulas de votação e ambiente previamente adaptado.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO EDITAL DE INTERDIÇÃO

Times se reforçam para fazer campeonato mais equilibrado

um único grupo formado por Caveira dos Anjos, Leites, Leites Jr. Marechal, Miri-cel, Nova Geração, Paruru, Real Madrid, Vila Amâncio e Vila Olinda.

Já a Segunda Divisão será formada por dois grupos. No A ficarão Águia de Ouro,Bateia, Caetezal, Castanho, CA Deportivo, Douradinho, Jurupará, Mor-ro City Jr. e Jurupará. A Chave B será formada por América, Bateia de Baixo, Godinhos, Leites, Manchester, Miguel Russo, Moreiras-Moreirão e Morro City.

Confira a tabela completa dos jogos da Primeira fase no portal de notícias da Folha de Piedade na internet (www.fo-lhadepiedade.com.br).

COPA REGIONAL - O Marechal está fora da 28ª Copa Regional de Fu-tebol sem ao menos entrar em campo. A equipe piedadense faria a partida de abertura da competição, no Estádio Mu-nicipal de Salto de Pirapora, no domingo passado (13), às 13h30, mas não com-pareceu. Por conta do WO, além da eli-minação automática o time comandado por Tatu deu de bandeja a classificação à fase seguinte da competição para o Jar-dim Bandeira, um dos representantes da cidade anfitriã.

Até o fechamento da edição, a Di-visão de Esportes da Prefeitura de Salto de Pirapora, responsável pela organiza-ção da Copa Regional, não havia sido informada sobre os motivos da ausência do Marechal. O jornal tentou entrar em contato com o técnico da equipe, mas não obteve resposta.

Apesar da saída precoce do atual campeão do Varzeano da Segunda Divi-são, Piedade ainda tem duas chances de conquistar o título do torneio intermunici-pal pela segunda vez consecutiva. O atual campeão, Vila Olinda, estréia no próximo domingo (20), às 16, contra o São João de Capela do Alto. Já o Real Madrid, vence-dor da Primeira Divisão Piedadense em 2015, entra na disputa no primeiro domin-go de abril (3), às 13h30, para enfrentar o Esporte Clube Salto de Pirapora.

No outro jogo da rodada de abertura da Copa, o Jardim Novo Mundo, de Vo-torantim, derrotou o Mesclado Portense, de Capela do Alto, por 4 a 2.

9ENTRETENIMENTOPiedade, 18 de março de 2016

► Geladeira - Evite colocar toa-lhas dentro da geladeira, por mais que possa parecer decorativo. As prateleiras dela são em forma de grade para que o ar frio circule en-tre os alimentos e os conserve. Se colocar toalhinha, vai atrapalhar este processo e prejudicar o de-sempenho do eletrodoméstico. Agora, do lado de fora, coloque tantos imãs quanto a sua imagi-nação e criatividade permitirem.

► Descongelando - Hoje feliz-mente existem aquelas que não precisam ser desligadas para des-congelar e limpar. Os modernos eletrodomésticos degelam auto-maticamente facilitando a vida da dona-de-casa. Mas, isso não quer dizer que não precisa limpar por dentro. É bom periodicamen-te fazer uma vistoria, limpar algu-ma coisa derramada, as marcas dos fundos das garrafas nas por-tas, tirar algum legume que es-tragou e ninguém viu, enfim es-tas coisas que acontecem nas ge-ladeiras das pessoas normais. O que não pode é deixar a geladei-ra “cascorenta” por dentro só por-que ela degela sozinha. A falta de higiene faz as bactérias prolifera-rem mesmo dentro da geladeira.

► Pia tem micróbio - Estudos já mostraram que a pia da cozinha é mais contaminada do que o ba-nheiro. Especialistas indicam que por causa da umidade da pia, o lo-cal se torna propício para a proli-feração de bactérias. Por isso, tro-que sempre a esponja de lavar louça; o pano de enxugar a pia de-ve ser sempre lavado e seco e nun-ca deixado molhado junto com a esponja; procure usar sempre de-tergente e sabões de qualidade comprovada; evite cortar alimen-tos diretamente na pedra da pia; acostume-se a escaldar com água quente a esponja, o pano de enxu-gar e a cuba da pia para comple-tar a limpeza.

► Data de validade - Não com-pre congelados se estiverem com as embalagens molhadas, ou se desfazendo. Isto é sinal de que a geladeira foi desligada à noi-te; alguns estabelecimentos co-merciais usam esta prática para economizar energia elétrica. Des-sa forma, a data de validade fica comprometida. A geladeira con-serva os alimentos, mas até a data de validade do produto. Geladei-ra não faz milagre, portanto che-ga daquela estória: “Está vencido, mas estava na geladeira, não tem problema”.

► Gelados não - Evite colocar ovos gelados em água quente. Eles vão se rachar com muita fa-cilidade. Mas, se tiver mesmo que fazer isso, fure-os com uma agu-lha ou alfinete na parte redon-da, antes.

► Molhe a faca - É muito co-mum os ovos cozidos se esfare-larem quando cortados em fa-tias. Para evitar isso, basta cortá--los com uma faca molhada em água fria.

Não adianta fugir da verdade: a Páscoa é sinônimo de números a mais na balança. São variados os tipos de chocolate e os mais afi-cionados pelo controle de peso o classificam como “vilão”. Porém, não há necessidade de ser radical e abolir a guloseima. Deve-se con-sumi-la com moderação, seguindo um plano alimentar equilibrado. O consumo excessivo de chocola-te pode, além de aumentar o peso, causar alergia e distúrbios gástri-cos. O segredo para se entregar à guloseima sem culpa é lembrar que a quantidade diária recomendada é de 30 gramas.

Tenha cuidado na hora da com-pra. O ideal é escolher aqueles que apresentam menor teor de gordu-ra saturada. Prefira os tipos meio amargo e amargo, que apresentam entre 50% e 70% de cacau em sua composição.

SEM EXCESSOS - O cacau é um antioxidante que exerce ação anti-inflamatória e cardioprote-tora, daí o seu consumo faz bem, mas sem excessos. Lembrem-se, 30 gramas ao dia! E o Ovo de Pás-coa pode se tornar ainda mais sau-dável se acrescido de nozes e cas-tanhas diversas. É sabido que tais oleaginosas atuam como proteto-ras do coração e são ricas em gor-duras insaturadas.

Um relatório apresentado pela Associação de Cardiologia dos Es-tados Unidos afirma que o choco-

INGREDIENTES• Meio quilo de farinha de trigo; • 1 envelope de fermento bioló-gico seco; • 15 gramas de sal; • 25 gramas de açúcar; • 2 colheres (sopa) de óleo; • 1 ovo; • 200 ml de água.

PREPARO 1. Numa tigela, misture os ingre-dientes secos. Acrescente a água. Misture bem até obter massa ho-mogênea.

BOM APETITEuu

1. Faça bolinha da massa e deixe descansar até dobrar de volume. 1. Em superfície enfarinha, abra as bolinhas de massa em forma-to circular, em espessura não mui-to fina. 1. Coloque os círculos de mas-sa em assadeira untada e enfari-nhada. 1. Leve para assar em forno pre-aquecido (200º) e asse até ficar dourados.

Dica: Faça as bolinhas de massa do tamanho de sua preferência.

CASA DE A a Zuu

GB Imagem

SÓ RIAuu

late ajuda a reduzir os riscos de ataque cardíaco e diminuiu a ten-dência de coagulação das plaque-tas e de obstrução dos vasos ca-pilares.

No entanto, nutricionistas e cardiologistas alertam que, embo-ra sejam comprovados os benefí-cios do chocolate para as doenças

ASSISTA EM CASAuuTudo Que Aprendemos Juntos

Laerte (Lázaro Ramos) é um violinista de qualidade até que razoável. No en-tanto, ele não consegue passar em um teste para a Orquestra Sinfônica de São Paulo e vai dar aulas em uma favela na periferia de São Paulo. Lá descobre um garoto com talento excepcional e por meio da música faz com que ele aban-done o tráfico de drogas e dê um novo sentido para sua vida. • Drama / 2014 /100 min. / 14 anos / Fox Filmes

Perseguindo Abbott Funcionária (Milla Jovovich) da embai-xada dos EUA em Londres é acusada pe-la explosão de uma bomba que matou toda a sua equipe. Agora, na linha de fo-go, sozinha, ela tem que buscar o verda-deiro responsável para se livrar das acu-sações e lutar contrar um próximo ata-que terrorista previsto para acontecer às vésperas do Ano Novo em Nova York.• Ação / 2015 / 96 min. / 14 anos / Imagem Filmes

CÂMERA OCULTAuu

Fernanda Lacerda está investindo na boa forma. A Mendigata do programa “Pânico na Band”, acompanhada das ex-panicats Thais

Bianca e Renata Molinaro, participa de aulas de LifeStyle Fighting,

nova modalidade de exercícios criada pelo personal Márcio Catenacci. De acordo com o personal,

as praticantes dos treinos passam a ter uma experiência real do atleta competidor,

fazendo na íntegra exercícios executados em sua preparação.

GB Im

agem

Sílvio presidenteSilvio Santos acaba de “lançar” sua candidatura à Presidêncai da República. Em sua página

oficial no Facebook, ele poastou uma fotomontagem em que aparece com a faixa presidencial. O post já teve

milhares de compartilhamentos e comentários de apoio. É claro que tudo isso não passa de mais

uma de suas brincadeiras.

As delícias da Páscoa... sem culpa

Chocolate é rico em flavonoides e antioxidantes que fazem bem à saúde

O bêbado entra num velório e ouve a viúva, entre lágrimas, co-mentar:

– Meu marido era tão bom... Morreu como um passarinho!

Em seguida outro bêbado entra também, se encostando ali perto.

– Como foi que ele morreu, hein? – pergunta o recém-chegado.

O outro responde, prontamente:– Parece que foi estilingada...

Malhando pesado

cardiovasculares, é importante res-saltar que o consumo deve ser em pequenas quantidades, uma vez que o chocolate contém gordura satu-rada e açúcar que, em excesso, po-dem trazer efeitos nocivos à saúde.

CUIDADO COM RECHEIO - O chocolate é um alimento natural-

mente calórico, devemos considerar que a presença de recheios varia-dos acrescenta energia ao produto.

COMO RESISTIR - Voltando ao Ovo de Páscoa, um truque para fugir da tentação de comer muito é cortá-lo em pedaços pequenos e consumir aos poucos. Outra dica para quem pretende incluir o Ovo de Páscoa no cardápio é “segurar a boca” e não consumir outros ali-mentos fontes de gorduras e açúca-res, priorizando a ingestão de fru-tas, legumes e verduras.

E não se trata apenas de ovos de Páscoa, mas também de outros pratos preparados à base de choco-late que ainda levam vários ingre-dientes, como gordura e farinhas.

FIQUE ALERTA - Difícil re-sistir, né? Mas, se há um consumo adequado de alimentos ao longo do ano, saúde e peso equilibrados, o consumo de chocolate na Páscoa está liberado! Contudo, vale res-saltar que uma barra de chocolate de 100 gramas contém, em média, 528 calorias (aproximadamente um terço do valor total energético diá-rio) e cerca de 35 gramas de gordu-ras. Um ovo de Páscoa número 20 tem em média 375g de chocolate, totalizando 1.980 Kcal e 132 gra-mas de gorduras.

ESPINHAS? - Quanto aos cui-dados com a beleza, existem aque-les que consideram uma lenda ur-bana esta história de que chocolate provoca espinhas e assim os cuida-dos com a pele devem ser os mes-mos dispensados em outros pe-ríodos do ano. Mas, se existe a tendência à alergia ao chocolate, será inevitável algumas lesões. As-sim quem sofre com isso deve pro-curar orientação com o dermato-logista.

E mais, exagerou no consumo de chocolate? O jeito é compensar na malhação e fechando a boca para outras guloseimas.

Morte estranha Destino cruelDois amigos conversando:– Só gostei de uma mulher... E

a coitada acabou tão mal...– O que aconteceu com ela?– Casou comigo!

Pão Sírio

O cara foi comprar um passari-nho e perguntou ao vendedor:

– Como é que eu descubro qual é o passarinho macho e qual é a passarinha fêmea?

– É muito fácil... Você vai ao quintal da sua casa, cava um bu-raco e cata umas minhocas!

– Entendi! E daí?– Daí você coloca as minhocas

na gaiola, para os passarinhos co-merem. Ai, preste atenção: a pas-sarinha fêmea só come minho-ca fêmea; o passarinho macho só come minhoca macho

Macho ou FêMea

..........................................

O segredo para consumir chocolate de

forma saudável é não passar de

30 g por dia

Casal honestoNo aniversário de casamen-

to, o marido propõe à mulher um jogo da verdade. Eles contariam suas aventuras e se perdoariam mutuamente. Ele começou.

– Bem, sabe, dois meses an-tes de nos casarmos, eu tive um breve romance com sua irmã. Rolou muito sexo...

– O que? Justo com a minha irmã? –indignou-se ela.

– Calma. Nós prometemos que nos perdoaríamos.

– Está bem. Eu te perdoo. Também tenho algo a dizer.

– Vamos, amorzinho, pode contar – diz o marido, carinhoso.

– É que dois anos antes de nos casarmos, eu era homem...

Paixão de mentiraKlebber Toledo alcança o maior

sucesso na pele de Romeu (foto), na novela “Êta Mundo

Bom!”. Apesar de trambiqueiro, apaixonou-se por Mafalda

(Camila Queiroz) e faz tudo para conquistá-la. No entanto, na vida real, garante que está

solteiro e que não tem romance algum com Mônica Iozzi ou com

qualquer outra colega.

10 IDEIAS e NEGÓCIOS Piedade, 18 de março de 2016

No mês em que completa três anos no mer-cado, a Lilo Kids decidiu comemorar com uma promoção especial. De 11 a 15 de março, a loja ofereceu aos clientes condições incríveis na com-pra de diversas peças. “Essa é uma data muito especial, onde quem ganha é o cliente. Vende-mos peças das estações verão e inverno com até 50% de desconto”, explica a proprietária, Vanessa Affonso.

A Lilo Kids tem entre seus diferenciais a qua-lidade e diversidade de produtos, além do preço baixo e facilidades no pagamento. De acordo com Vanessa, são fatores que tornam a loja sempre competitiva e ajudam a fidelizar o público.

À clientela, não faltam opções. A loja traba-lha com peças que vão do recém-nascido aos 14 anos. As marcas são renomadas e reconhecidas pela excelência na fabricação.

Toda essa qualidade só podia refletir no su-cesso do empreendimento. Hoje, a Lilo Kids está em Piedade, Salto de Pirapora e prepara-se para inaugurar sua terceira unidade, em Sorocaba.

ENDEREÇOS - Loja Piedade: Rua Cônego José Rodrigues, 107, Centro, telefone: (15) 3344-2803; Loja Salto de Pirapora: Rua Silvino Dias Batista, 219, Centro, telefone (15) 3492-3877; Loja Sorocaba: Rua da Penha, 517, Centro.

INFORME PUBLICITÁRIO

Lilo Kids faz promoção para celebrar três anos de sucesso

Vanessa Afonso (2ª da dir. p/ esq.) com funcionárias da Lilo Kids: três anos de história em Piedade

Publicação da Folha de Piedade Piedade, 18 de março de 2016

Página 2 Página 3

Seminário deve impulsionar profissionalização no turismo

Acontece, nesta sexta (18) e no sábado (19), o Seminário de Tu-rismo “Por uma Piedade Melhor”, realizado em parceria entre a AMI-Tur (Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico do Estado de São Paulo) e a Prefeitura. Segundo os organizadores, o obje-tivo é mostrar que Piedade está no caminho certo para conquistar seus objetivos, mas é preciso capacitar, organizar e profissionalizar o setor. No sábado, após o encerramento do evento, os participantes se dirigem ao Colha e Pague do Kaki Fuyu, uma das mais tradicionais iniciati-vas do turismo rural do município.

De acordo com a prefeita Ma-ria Vicentina (PSD), este é “um importante momento para refor-çar os laços, aprofundar os conhe-cimentos e apresentar as nossas potencialidades, já que nos pre-paramos para receber o título de Município de Interesse Turístico”.

Na série de palestras, que têm início às 19h20, no auditório Ru-bens Caetano da Silva - o Cariocão -, destacam-se os conteúdos sobre planejamento, entre eles: “Como organizar o serviço receptivo de tu-rismo” e “Como montar com suces-so um roteiro temático”. Outros te-mas que focam atividades práticas,

como “Excelência no atendimento ao turista”, também são considera-dos relevantes.

Entre as personalidades que conduzirão as palestras, figuram nomes como João Carlos Demarco, escritor e fundador da Federação Nacional de Cheffs e presidente do conselho deliberativo da AMITur e Laercio Cardoso de Carvalho, um dos guias de turismo mais concei-tuados de São Paulo.

Já no sábado, palestras dão lugar à reunião com representan-tes de municípios de interesse turístico e também interlocutores de cidades da região. Às 11h30,

acontece um dos pontos principais do encontro, que é a explanação sobre o Plano Diretor de Desen-volvimento Turístico de Piedade, momento em que os olhos da lide-rança turística do Estado estarão todos voltados para cá. Veja mais sobre o assunto na página 2, do caderno Ver de Perto.

O Auditório Municipal Rubens Caetano da Silva está localizado à Rua Francisco Antônio Corrêa, 531, Parque da Torre. O evento é gratuito e toda a população é con-vidada para participar. Outras in-formações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3244-2670.

PROGRAMAÇÃO18/3 - Sexta-feira

19h - Abertura

19h20 - “Como organizar o serviço receptivo de turismo”, com apresentação de Maria José Giareta, graduada em turismo e com mestrado em ciências da comunicação, é professora universitária e diretora consultiva da AMITur;

19h40 - “A legislação para fundos municipais de turismo”, com apresentação de Mário Sasaki, especialista em finanças públicas e diretor consultivo da AMITur;

20h - “As possibilidades que oferece o artesanato paulista”, com apresentação de Renan Carlos Ribeiro de Novais, ouvidor da superintendência do trabalho artesanal, sociólogo, bacharel em ciências sociais e diretor consultivo da AMITur;

20h20 - “A excelência no atendimento ao turista”, com apresentação de João Carlos Demarco, escritor e fundador da Federação Nacional de Cheffs e presidente do conselho deliberativo da AMITur;

20h40 - “Como montar com sucesso um roteiro temático”, apresentação de Laércio Cardoso de Carvalho, autor premiado do Guia de Turismo, realiza as caminhadas noturnas, passeios especializados em arquitetura e urbanismo;

21h - Encerramento com a apresentação da Banda Voz do Morro.

19/3 - Sábado8h30 - Inscrições e cadastramento;

9h - Abertura;

10h - Os municípios de interesse turístico, com apresentação do presidente da AMITur;

10h20 - Palavra aberta aos diretores da AMITur, aos conselheiros do Estado e à imprensa;

11h30 - Explanação sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico de Piedade;

12h - Encerramento.

Piedade pode criar oportunidades de crescimento caso alcance o título Estadual

Curso de turismo

começa com dinamismo

Alunos do curso de turismo rural, que ocorre na Casa da Cultura, já começaram o programa com muita atividade prática, criando várias perspectivas de negócio.

Ramo de alimentação

é tema de palestra

Em evento direcionado a profissio-nais do ramo de restaurantes, con-sultores do Sebrae apresentaram a palestra “Tendência de Food Ser-vice de Nova Iorque a São Paulo”.

Arq

uivo

2 Ver de Perto Piedade, 18 de março de 2016

O Seminário de Turismo que acontece em Piedade terá a presen-ça do secretário estadual de turismo, Roberto de Lucena, no sábado pela manhã. Em qualquer outra ocasião, seria apenas uma visita oficial de um secretário de estado a uma cidade do interior. Mas, segundo observadores políticos, a estada do representante do Governo Geraldo Alckmin (PSDB) tem relevância estratégica dentro dos objetivos de Piedade se tornar muni-cípio de interesse turístico.

A importância do aconteci-mento tem três motivos. Primeiro porque o seminário é organizado pela AMItur (Associação dos Mu-nicípios de Interesse Turísticos), segundo porque a data escolhida coincide com a abertura de um dos principais eventos do calendário turístico do município, o Colha e Pague do Kaki Fuyu; terceiro por-que revela o prestígio adquirido pelo município em relação ao seu potencial e trabalho desenvolvido.

A diretora municipal de Tu-rismo, Liyouca Sakaguti, celebra o fato de várias personalidades virem para Piedade e destaca a presença de Roberto de Lucena, que também integra o conselho

Seminário terá presença de secretário de Turismo

estadual de turismo. “Eles cer-tamente irão nos avaliar, estudar nossas condições, nosso trabalho e articulações”, comenta.

Com tanta visibilidade, aumen-ta a responsabilidade, inclusive de garantir grande público no evento. “Será fundamental a presença e participação de todos que trabalham na área. É hora de mostrar quem so-mos”, explica.

CHACOALHAR O SETOR - Poderia ser em Serra Negra, Cam-pos do Jordão ou mesmo em cidades próximas, como São Roque, mas os nomes fortes do turismo paulista de-cidiram realizar o Seminário Estadu-al de Turismo em Piedade. Segundo presidente da AMItur (Associação dos Municípios de Interesse Turís-tico do Estado de São Paulo), Jarbas Favoretto, a escolha tem a ver com o esforço que os piedadenses têm feito para tornar realidade a pretensão de ser município de interesse turístico.

Jarbas diz que o potencial de Piedade é muito grande, devido à sua localização – fica próxima da capital, mas com todos atributos procurados por quem aprecia turis-mo rural. Por outro lado, diz que se

a intenção é desenvolver o turismo, é preciso que o trade trabalhe com ainda mais afinco. “Daremos uma chacoalhada no setor com este even-to. Mostraremos que ter vontade é bom, mas é preciso que a cidade es-teja organizada e profissionalmente preparada”, adianta.

Além de especialistas em turis-mo rural, influenciadores da área, a comitiva que vem junto a AMItur deve contar com jornalistas de ór-gãos dirigidos ao segmento, o que pode garantir a presença do nome do município em publicações sobre o setor. Para Jarbas, isso é muito importante, pois não há turismo sem grande poder de comunicação. Como é jornalista de formação, disse que ele próprio se encarregará de escrever artigo sobre o evento, o qual será publicado em 42 jornais.

Por conta da potencial exposi-ção, o presidente da AMITur acre-dita que esta é uma grande oportuni-dade para que “a região bonita, mas pouco divulgada, se destaque com seus atrativos”.

A comitiva que virá a Piedade terá em torno de 35 pessoas, que fi-carão hospedadas em hotéis e pou-sadas do município.

Lucena estará no encontro que discutirá o turismo Jarbas acredita no potencial turístico de Piedade

Em evento direcionado a profissionais do ramo de restau-rantes, na segunda-feira (14), no Auditório da Acip (Associação Comercial e Industrial de Pieda-de), consultores do Sebrae apre-sentaram a palestra “Tendência de Food Service de Nova Iorque a São Paulo”. Na ocasião, foram apresentadas ao público presente as oportunidades do setor.

Com auditório lotado, o con-sultor Davi Paunovic apresentou dados organizados por uma co-mitiva que esteve em Nova York para avaliar o setor alimentício. Segundo ele, o mercado está con-solidado nos Estados Unidos, o que impulsiona o investimento em alternativas, como negócios focados em alimentação saudável ou em características de públicos específicos. “No mercado brasilei-ro, em que há espaço para mais crescimento, o cenário é outro e, por isso, é preciso observar as ten-dências”, explicou.

Os organizadores do 10º Colha e Pague do Kaki Fuyu, que terá abertura oficial no sábado (19), às 13h, estão confiantes de que esta será a melhor edição do evento. Além da expectativa de 10 mil visitantes e da possibilidade de receber público estratégico, com o seminário de turismo, novidades como o passeio a cavalo e pôneis para a di-versão das crianças ajudam a criar a atmosfera positiva em torno do evento.

A proprietária do sítio e organiza-dora do evento Fumiko Sakaguti diz

É preciso acompanhar tendências do mercado, diz técnico do Sebrae

Davi também chamou a atenção para o fato de que o primeiro passo do plano de negócio é conhecer a fundo seu público. “Toda vez que pergunto a alguém qual é seu cliente, a resposta é a mesma: todo mundo. Se você não sabe identificar quem é seu cliente, aumenta muito o risco de insucesso”, alertou. Neste ponto, destacou a necessidade de investir em pesquisa, marketing, comuni-cação.

Entre as tendências apontadas, o consultor apresentou oportunida-des nos segmentos de alimentação saudável, food trucks, valorização dos produtos locais, customização, gourmetização e outros.

Na sequência, o consultor Bruno Mattos falou sobre as possibilidades oferecidas pelo Sebrae para o setor de restaurantes, como palestras, cur-sos, treinamentos e até participação em feiras no Brasil e no exterior.

NEGÓCIOS E OPORTUNI-DADES - O público considerou a

palestra interessante e conveniente para o momento. Para uns, uma orientação sobre a necessidade de estudar o próprio restaurante; para outros, foi importante para buscar informações com o objetivo de investir em negócio novo.

A proprietária do Restauran-te da Dassu, Suelen Rowe, con-siderou as informações bastante instrutivas, com detalhes que não tinha observado, mas que podem fazer toda a diferença. “Estamos na marginal e nosso estacionamento é limitado, vamos ter de rever isso, pois pode ser um fator que impede a visita dos clientes”, disse.

A empreendedora Ariane Góes, por sua vez, estava à procu-ra de informações que ajudassem em seu objetivo de criar um pub em Piedade no segundo semestre deste ano. “A gente acompanha as tendências e, pelo que falaram, estamos no caminho certo. Mas iremos atrás de outras informações com o Sebrae, depois”, comentou.

Suelen, com marido Márcio, diz que evento trouxe novas visões de negócios

Colha e Pague do Kaki espera fazer sua melhor ediçãoque a novidade foi trazida pelo Haras Sonho de Menino, da Vila Élvio. “É um atrativo a mais para as famílias. Os visitantes poderão montar os cavalos, mas os pôneis serão apenas para tirar foto”, adianta.

Dona Fumiko diz que, nas últimas semanas, o número de ligações tem crescido por conta da proximidade do evento. “Estamos recebendo muito contato de pessoas que virão pela pri-meira vez, o que é bastante interessan-te”, informa.

Além de mais barracas de ali-mentação, o evento terá feira com uma grande variedade de produtos da região, compotas, receitas à base de caqui, entre sucos, doces e salgados, para consumo no local ou para viagem.

O sítio da família Sakaguti fica na estrada da Vila Élvio, Bairro Sarapuí de Cima, Piedade. No site do evento, que é realizado até o dia 17 de abril, há um mapa disponível para download. Mais informações: (15) 3244-2973 ou www.colhaepaguekaki.com.br

Ariane aposta no apoio do Sebrae

Especialistas apontam para áreas promissoras na geração de empregos neste ano, a despeito do cenário de turbulência financei-ra. Segundo estudos realizados no mercado, alguns setores consegui-ram manter os números positivos ou até mesmo ampliar sua produção e contratação nos últimos meses. É o caso do Agronegócio e do segmento de Tecnologia, que mantém vagas e apresentam oferta de novos postos de trabalho.

Para aqueles que desejam apro-veitar uma dessas oportunidades, consultores alertam: é preciso ter em mente que o mercado busca por profissionais que ajudem a reduzir custos por meio de inovações e au-mento da produtividade. Por isso, dedicação e preparo são quesitos fundamentais.

AGRONEGÓCIO - Ao contrá-rio dos demais setores produtivos, a Agricultura foi o único mercado que registrou mais contratações do que demissões, em 2015. O CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregado) apontou que o setor fechou janeiro com saldo positivo de quase 50 mil novas vagas (49.734).

O perfil do profissional do cam-po já não é o de décadas atrás. Pro-fissões modernas e de alta qualifica-ção são cada vez mais desejáveis nas

Agronegócio e Tecnologia são as apostas para 2016lavouras e criadouros. A procura por profissionais se estende desde Vete-rinários, Agrônomos, Operadores de Máquinas Agrícolas (cada vez mais modernas) até os tradicionais traba-lhadores do campo e funcionários de frigoríficos e fazendas.

Para este ano, a perspectiva ainda é animadora. De acordo com analis-tas, o setor deve apresentar alta, va-riando entre 1,5% e 2,2% em 2016. Com a alta do dólar, o potencial de exportação do país cresceu, de forma que investir nesse mercado se tornou interessante para o produtor. Mesmo com a queda no consumo interno, as exportações devem ser o principal combustível para a geração de em-pregos ao longo do ano.

TECNOLOGIA - As vagas voltadas para o mercado de tecno-logia tiveram saldo positivo no últi-mo ano. Segundo a Brasscom (As-sociação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comu-nicação) atualmente o setor emprega cerca de 1,3 milhão de pessoas.

A conscientização das empresas sobre a necessidade de profissionais de TI em seu quadro de funcionários é uma das razões pela alta na de-manda. Praticamente todas as áreas necessitam de sistemas específicos ou grandes concentradores de infor-mação. O grande desafio do setor é

encontrar pessoal qualificado. De acordo com a Brasscom, a deman-da pode chegar a 750 mil postos em quatro anos, e essa é a razão pela qual o número de vagas ainda é po-sitivo. São procurados profissionais para atuar em áreas como Desenvol-vimento, Análise e Programação de Sistemas, Infraestrutura de Redes e áreas de Suporte a vendas, como E--commerce e Marketing Digital.

ESTUDANTES TÊM MAIS CHANCES - Principalmente nas áreas de Tecnologia e Agronegócio, a mão de obra jovem é fundamental. Se, por um lado, os empregadores desejam profissionais qualificados, por outro a instabilidade econômi-ca levou ao corte de vagas de alta remuneração. Essa preocupação obrigou empresas à investirem em estudantes, por meio de programas de estágio e aprendizado. Pesquisa do setor apontou que houve um cres-cimento de 4,5% desses postos no último ano.

Para as empresas, Apostar no jovem não representa apenas mão de obra barata – as inovações trazi-das pelo “sangue novo” podem abrir novas possibilidades para enfrentar os desafios da crise econômica, além de contar com profissionais capaci-tados num curto período, visto que o estágio dura no máximo dois anos.

Áreas de Tecnologia e Agronegócio apostam em estudantes, por meio de programas de estágio e aprendizado

Arq

uivo

Divulg

açãoD

ivul

gaç

ão

3Ver de PertoPiedade, 18 de março de 2016

Ela faz coxinhas doces, bala de leite em pó, entre outras recei-tas que gosta de inventar. Mas, quase que sem querer, resolveu apostar em um público famoso por preferir alimentação saudá-vel. E não é que deu certo? Shei-la Moratto descobriu na turma da academia um ótimo filão a investir e agora tem se destacado por fazer salgadinhos fit.“Uma bela tarde, recebi de uma amiga a pergunta: você faz salgados sem ingredientes que prejudi-

Mão na massa: curso de turismo inicia com

atividades práticasO curso de capacitação em Turis-

mo Rural, com duração de 240 horas que acontecerá até o fim do ano, já teve início, na Casa da Cultura. Par-ticipam em torno de 20 alunos, sob a tutela da professora Fanny Pauli-na Kriechle Kuhnle. “Aqui é assim, apresento o conceito, dou tarefas, faço com que saiam daqui e voltem só quando tiverem concluído. É mui-to dinâmico”, diz. De acordo com a professora, o curso tem o objetivo de capacitar os alunos a atuar como empreendedores, prestadores de ser-viços ou profissionais qualificados dentro de um negócio já existente.

Nas primeiras aulas, a professora apresentou as oportunidades de ne-gócios dentro do turismo rural, falou sobre inventário turístico e estimu-lou trabalhos práticos. Ao longo go curso, os alunos desenvolverão ati-vidades em propriedades rurais já estruturadas no município.

Esta é a 5ª edição do programa de Turismo Rural neste formato, em Piedade. Outras turmas já de-senvolveram negócios, projetos e até um grupo, a Trilha de Encantos e Sabores, que vem se destacando em ações voltadas ao turismo rural e artesanatos.

O curso é uma realização do Senar (Serviço Nacional de Apren-dizagem Rural), em parceria com o Sindicato Rural de Piedade e também com a Prefeitura. Informações sobre outros cursos podem ser obtidas pe-

los telefones: (15) 3244-1350, (15) 3244-2670 e (15) 3244-2843.

EMPREENDER - Embora o termo empreendedorismo esteja liga-do à criação de um negócio próprio, há pessoas que empreendem dentro da empresa em que trabalham ou desenvolvem um empreendimento social. Desde que haja inovação, que-bra de paradigmas e possibilidade de desenvolvimento próprio ou de um produto ou serviço, há empreende-dorismo.

Foi com esta mentalidade que trabalhadores de Piedade procuraram o curso de Turismo Rural desenvol-vido em parceria entre SENAR, Sin-dicato Rural e Prefeitura.

Moradora do bairro do Funil, onde tem uma propriedade, Iro Fer-reira participa do curso com o obje-tivo de transformar seu sítio em um local de visitação, com a possibili-dade de criar um programa de tri-lhas off-road. “Tenho esta ideia há algum tempo, aqui vou desenvolvê-la e aproveitar para construir uma rede de relacionamentos”, explica.

Cristielen Ribeiro, por sua vez, trabalha em um sítio cujo negócio principal é o processamento de pi-mentas. Quando soube do curso e falou a seus patrões que iria partici-par, ganhou carta branca para pensar em projetos que, futuramente, poderá coordenar. “Quem sabe, no futuro, Piedade ganha mais uma proprieda-

de para visitação, com café colonial. Aqui vou pensar em várias possibi-lidades”, conta.

Jornalista paulistana, Cláudia Dall’ovo não quis mais saber de São Paulo e da profissão na capital e decidiu vir para o interior. Foi para Sorocaba, mas encontrou seu canto em Piedade. À procura de oportuni-dades, também pensa em transformar sua propriedade rural em um negócio turístico. Mas, não descarta trabalhar no que sabe fazer melhor. “Percebi que falta informação em relação às possibilidades turísticas. De informa-ção eu entendo, então posso ajudar”.

Turismo é uma área que necessita de profissionais com habilidades de se comunicar com diferentes públi-cos de forma eficiente. Mariangela Cesar Lomanto aposta no conheci-mento que tem dos idiomas Inglês e Italiano (também está estudando es-panhol) para desenvolver produtos ou serviços que atendam à necessidade. “Ainda não descobri como farei isso, mas a partir do curso posso pesquisar e aprender, até elaborar meu próprio projeto ou em parceria”, diz.

Seja para criar um produto dentro de sua propriedade, um negócio, um serviço ou mesmo um projeto na em-presa em que trabalha, os estudantes do curso de turismo rural sabem de uma coisa: é preciso inovar e criar ferramentas eficientes para fazer com que os negócios ligados ao turismo girem.

Estudantes do curso de turismo organizam roteiro das atividades; objetivo do curso é capacitar os interessados

Iro Ferreira: vai investir em seu sitio Claudia busca oportunidade no interior Professora não economiza nas aulas

Empreendedora investe em salgados fitquem tanto o organismo?”, contou.

Ela não fazia, mas diz que ficou com aquilo na cabeça. Começou a pesquisar e testar: trocou a farinha branca pela integral; a carne gordinha por outra mais magra ou ricota, esca-rola e outros ingredientes; preparou o salgado para assar em vez de fritar. As receitas fizeram sucesso e, com a ajuda das redes sociais e do Whatsapp, começaram a se espalhar entre aqueles que gostam de se cuidar e malhar.

Após estudar os hábitos e ne-cessidades de seus clientes, Sheila

começou a incluir na receita in-gredientes que não usava antes. “Muitas pessoas que praticam atividades físicas me falaram dos poderes da batata doce e das qua-lidades da mandioca”, comenta.

Para ela, o mais importante em qualquer negócio é saber inovar de acordo com as necessidades dos clientes. “Eu vi que tinha uma oportunidade, fui lá e fiz”, finaliza.

SERVIÇO - Salgados para entre-ga: (15) 99519-6147.

ANIVERSARIANTES

14 SOCIAL Piedade, 18 de março de 2016

A carismática dona Dirce completou 82 anos no último dia 14. Sempre elegante e com uma disposição invejável,

a aniversariante reuniu familiares e amigos em sua residência para festejar mais um ano de vida.

Breno Tacach ganhou uma festinha dos familiares e amigos para comemorar o seu sexto aniversário. O garoto é motivo de orgulho

para os pais, Karine de Barros Lima e Salvador Tacach.Parabéns, Breninho, e muitos anos de vida!

Feijoada na Batata GourmetNo último sábado (12), a Ba-tata Gourmet promoveu sua 1ª Feijoada Especial. Couve, torresminho, farofa e feijão preto, tudo no capricho. Para acompanhar a iguaria, Ale-xandre Benato interpretou os maiores sucessos da MPB. Tinho Som esteve por lá e registrou tudo. Confira: