Roraima agora edição 21

24
11 de maio de 2015 Jornal semanal ANO I EDIÇÃO 21 Tiragem: 2.000 exemplares Fechamento da edição: 12h do dia 07 / maio / 2015 Dia das mães As lentes de Valéria Andrade trazem a beleza de três gerações: mãe, filha e o bebê que está pra nascer Páginas 12 e 13 Roraimense faz testes para Seleção Brasileira CONVOCAÇÂO Página 23 Jovem macuxi tem espaço em blog MARIA CHUTEIRA Página 22 Pizzolato está com medo do piseiro CAGAÇO Página 8

description

dia das mães

Transcript of Roraima agora edição 21

Page 1: Roraima agora edição 21

11 de maio de 2015Jornal semanalAno I EdIção 21Tiragem: 2.000 exemplares

Fechamento da edição:12h do dia 07 / maio / 2015

Dia das mães As lentes de Valéria Andrade trazem a beleza de três gerações: mãe, filha e o bebê que está pra nascer Páginas 12 e 13

Roraimense faz testes para Seleção Brasileira

CONVOCAÇÂO

Página 23

Jovem macuxi tem espaço em blog

MARIA CHUTEIRA

Página 22

Pizzolato está com medo do piseiro

CAGAÇO

Página 8

Page 2: Roraima agora edição 21

2 Boa Vista, 11 de maio de 2015 Opinião

Aristeu garimpou Amazônia afora, bamburrou e blefou, gastando o ganho com mulher e cachaça. Per-dia as amantes por não conseguia se livrar da manguaça. Certa vez, encantado por Ritinha Boca-de-ouro, loirinha jeitosinha, passou a arrastar um caminhão de qualquer coisa por ela. Até que, certa noite, novamente bêbado, blefado numa corrutela qualquer, ela o trocou por outro, o bamburrado do dia. Não suportou e jogou-se no rio, disposto a dar fim à vida. Sabe-se lá como, não se afogou e, bem abai-xo, numa curva, foi salvo pelos caá-diapá, poucos que ainda restavam

numa pequena aldeia às margens do Juruá. Passou a viver com eles e desde então, se preciso fosse, daria a vida por seus anjos-da-guarda.

caá-diapá Bras. Substantivo de dois gêneros 1.Etnôn. Indivíduo dos caas-diapás [ou (etnôn. bras.) *Kaha-dyapá], povo indígena que habi-tava a margem esquerda do rio Juruá (AM), na divisa com AC. Adjetivo de dois gêneros 2.Pertencente ou relativo a esse povo. [Pl.: caás-diapás.]

Charge

ExpedienteDiretor geral, gerente comercial e editor chefe: José Aroldo Pinheiro – MTB 397 – RRDiagramaDor: Flávio MendeseDitora De fotografia: Valéria AndradePinheiro Imp. Exp. Ind. e Com. Ltda. CNPJ: 04.698.356/0001-04 – Inscrição Estadual 24.001213-4 – Suframa 11.0189.10-8telefones: 95-98122-3131(TIM) – 95-98404-3720(CLARO) – 95-9963-1122 (VIVO)e-mail: [email protected] – Facebook: Roraima Ago-ra – Whatsapp: 95-98122-3131(TIM) enDereço: Avenida Brasil, 1240 – Cinturão Verde – CEP 69312-450 – Boa Vista, RoraimareDação: Rua Pau Brasil, 614 – Paraviana – CEP 69300-000 – Boa Vista, Roraima Reportagens, matérias, artigos, crônicas e ensaios assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessaria-mente, a opinião do jornal Roraima Agora

ANJOS-DA-GUARDA

Roraima [email protected]: Aroldo PinheiroWhatsApp: 95-98122-3131

Yago Camilo (via Facebook)

“Esse barão ainda vai matar a gente.”Menos, Yago, menos._________________________

José Feitosa (via WhatsApp)

Antigamente, diziam que a função de vereadores era dar nome a ruas e conceder ho-menagens e medalhas a cida-dãos; hoje, eles só se preocu-pam com as verbas que vêm para os bolsos deles.”Achamos que você está certo, Zé._________________________

Marcos Ribeiro (via WhatsApp)

“Linda e charmosa a bela Ja-naína Oliveira; qual o número do telefone dela?”O Roraima Agora trabalha com notícias e divulgação, não com agenciamento de modelos, Marquinho._________________________

Ericka Shirlaynne (via WhatsApp)

- Guilherme, o que você quer comer? – Perguntou Carminha- Almôndega. - Respondeu o pirralho de quatro anos de ida-de.- O que é isso?

- É assim: um bolinho de carne moída, com bata e jerimum...- Eu não sei fazer isso não.- Tá bom. Faz miojo. Também tu num tem culpa de ter nascido na Maranhão, né?

“Aqui perto de casa, um pas-tor evangélico vive arranjando confusão por causa de nos-sas festinhas funk. Só a igreja pode fazer barulho?”Se eu fosse chefe de polícia, apreendia aparelhagens de som dos funkeiros e dos crentes. Não sei quem incomoda mais.

_________________________

Hebbe Camuratti (via WhatsApp)

“Afinal, existe cura para gays?”Não sabemos, Hebbe. Somos jornalistas, não médicos. Por aí, dizem que uma recaída é pior._________________________

Page 3: Roraima agora edição 21

3Boa Vista, 11 de maio de 2015Cidades

Casamentos

Praça do Mirandinha vira cenário de casamento

As praças de Boa Vis-ta reúnem famílias e amigos para piquenique, esporte, la-zer, cultura e casamento. Ca-samento? Sim! Quem passou pela Praça do Mirandinha, no bairro Caçari, na tarde de sex-ta-feira, 1o, surpreendeu-se com emocionante casamento ao ar livre. O local foi esco-

lhido pelos noivos Nayranna Leal e João Wesley.

Com direito a tudo que uma festa de casamento exige, o momento foi emocionante. Os noivos disseram que já fre-quentavam a praça aos finais de semana e que, num desses passeios, veio a ideia de utili-zar o espaço público.

“A gente começou a ob-servar que aqui seria olugar ideal para esse grande mo-mento das nossas vidas. Que-ríamos um casamento de dia e o cenário da praça veio ao en-contro de nossos planos. O lo-cal, bem cuidado e limpo aju-dou a fechar”, disse Nayranna.

A novidade é tamanha,

que a professora Ivanir Soares, 41, fez questão de registrar a celebração pelo próprio celular. “Desde que as praças voltaram a ser frequentadas por famílias, eu já vi pessoas fazendo pique-nique, lendo livros, e até con-duzindo culto religioso. Mas um casamento lindo como esse eu não poderia deixar de

registrar. Até postei as imagens em meu grupo de WhatsApp”, brincou Ivanir.

As praças, parques e can-teiros da cidade são áreas ver-des que colaboram para quali-dade de vida da população e o equilíbrio ambiental: bem cui-dadas trazem inúmeras possi-bilidades à população.

PARA SEMPRE

ao ar livre

Semuc/PmBV

Page 4: Roraima agora edição 21

4 Boa Vista, 11 de maio de 2015 Homenagem

Lucidez,

Pela passagem do dia 10 de maio, o Roraima Agora elegeu Alcinda Brasila a mãe-símbolo

roraimense e traz para seus leitores as belezas interior e exterior desta bela pioneira

DIA DAS MÃES

Em confortável residên-cia, na avenida João Pe-reira de Melo, encontra-

se verdadeiro arquivo vivo da história de Boa Vista: Alcinda Brasil. Prestes a completar 90 anos, nada mais justo para uma mulher que criou 13 fi-lhos - seis biológicos e sete adotados -, viu crescer 13 ne-tos e acompanha a evolução de seis bisnetos.

Alcinda veio ao mundo quando Roraima ainda fazia parte do estado do Amazonas. Infância e juventude foram vividas na região do Amaja-ri: primeiro com seus fami-liares; depois, casada com o fazendeiro Olavo Brasil. “Tí-nhamos uma vida agradável e muito saudável. Comíamos o que plantávamos e criávamos:

verduras, frutas, carne, leite”, relembra com um brilho nos olhinhos azuis.

A preocupação com es-tudos dos filhos trouxe-os de-finitivamente para Boa Vista. Na capital, além de investir nos rebentos, Alcinda viu o marido tornar-se vereador da primeira legislatura de Boa Vista e, mais tarde, prefeito da capital, fa-zendo dela, consequentemen-te, a primeira dama da cidade. “Quando cheguei aqui, Boa Vista era uma vila. Tudo era muito distante. As coisas foram crescendo lentamente. Hoje, vejo uma cidade bonita, pla-nejada e bem cuidada, conta.

CORAÇÃO DE MÃEAlém dos seis filhos que

Alcinda e Olavo tiveram, o Pablo Felippe

[email protected]

beleza,simpatia

e firmeza

Page 5: Roraima agora edição 21

5Boa Vista, 11 de maio de 2015Homenagem

casal ainda criou, ou ajudou a criar, outros sete. Mais tar-de vieram os netos e agora os bisnetos. De acordo com Al-cinda, há alguns anos, quan-do os netos eram crianças e o marido ainda era vivo, a casa era sempre cheia de gente. As crianças cresceram, pegaram seus rumos, e os dias das mães na casa da João Pereira de Melo não são como antigamente.

Animada, ela garan-te que, em breve, outra data muito especial reunirá a famí-lia ao seu redor: “A parentada está se preparando para a festa de meus 90 anos, que será no dia 28 de junho. Quero todos aqui. Será um momento mui-to importante”.

Ela gosta de estar no meio de gente. Hoje, usa ami-

gos para preencher a ausência da família: todas as segundas-feiras ela se reúne com o gru-po de idosos Estrela Brilhante. Além de conversar e se diver-tir, todos os anos eles come-moram o Dia das Mães.

FLORES E FACEBOOKOutra diversão de Al-

cinda é a jardinagem. Dia-riamente, mangueira plástica na mão, ela rega e ajeita suas plantas em volta de muitas ár-vores frutíferas. “Antigamente, eu fazia caminhadas, mas um problema no joelho passou a me impedir. Agora, meus pas-seios são aqui dentro do quin-tal, molhando minhas planti-nhas”, diz sorrindo.

Na folga desse hobby, a quase nonagenária navega na

internet. Seja no tlabet, celular ou laptop, ela não perde opor-tunidade de visitar o Facebook para saber dos que estão dis-tantes. “Eu gosto muito. Falo com minha filha, com minhas netas, vejo fotos”.

Alcinda gosta de escre-ver; diz ter dezenas de páginas com anotações históricas sem compromisso e, quem sabe, um dia, reúna tudo em livro.

Simpática, a mulher considerada verdadeiro ar-quivo vivo roraimense disse que, se pudesse escolher uma profissão, seria jornalista. Sua memória e o gosto de fazer registros fazem-na crer que se daria bem no ofício.

Cuidado, focas: a vida de dona Alcinda Cabral Brasil está só começando.

Page 6: Roraima agora edição 21

6 Boa Vista, 11 de maio de 2015 Nacional

Grande parte das mulheres não quer a prisão do agressor

Vítimas acham que foram agredidas porque falharam na relação com companheiro

VIOLêNCIA DOMéSTICA

O Ministério da Justiça revela que 80% das mulheres agredidas não querem que o autor da violência seja puni-do com prisão.  A pesquisa “Violência contra a Mulher e as Práticas Institucionais” apurou também as condições de Juizados de Violência Do-méstica e Familiar contra a Mulher, criados pela Lei Ma-ria da Penha, e Defensorias Púbicas em 11 cidades de seis Estados brasileiros.

Entre as alternativas apontadas pelas vítimas, 40% disseram que os agressores –  com quem ela mantém ou manteve uma relação do-méstica, familiar ou íntima de afeto – devem fazer tra-tamento psicológico e/ou com assistentes sociais, 30% acham que eles deveriam fre-quentar grupos de agressores para se conscientizarem e 10% acham que a prestação de serviços a comunidade é a melhor alternativa penal.

se os homens tenham que se defender delas, mas tentam remediar a situação atribuin-do a violência a outros fatores, como: negligência na relação, não deu atenção ao compa-nheiro, não cuidou do asseio das crianças. Elas se conven-cem que, de algum modo, se omitiram no papel estipulado ao gênero”, considera Cristiane.

A coordenadora da pes-quisa  elogia a utilização de grupos de reflexão, no qual homens culpados de agres-são frequentam reuniões acompanhadas de psicólogos e assistentes sociais para en-tender a cultura machista em que estão inseridos e a violên-cia que praticaram.   “A me-dida está sendo muito bem vista porque força o sujeito a comparecer nessas reuniões. Ele acaba ouvindo outro lado, que ensina a não permanecer na violência, até porque mui-tas vezes ele nem sabe como sair desse ciclo”, encerra.

Os pesquisadores tam-bém apuraram que 9% das mulheres acreditam que te-nham feito alguma coisa para ‘merecer’ a agressão.  “Nove por cento é um número signi-

ficativo e merece atenção do poder público”, diz Cristiane Brandão, professora Direito Penal da Universidade Fede-ral do Rio de Janeiro e coor-denadora do trabalho. Ela

explica que o número é um sintoma da sociedade brasi-leira, “machista e patriarcal”.

“Esse número não quer dizer que elas se sintam as causadoras da agressão, como

Page 7: Roraima agora edição 21

7Boa Vista, 11 de maio de 2015Cidades

Page 8: Roraima agora edição 21

8 Boa Vista, 11 de maio de 2015 Internacional

“Prefiro morrer”, diz PizzolatoNo mês passado, ministro italiano Andrea Orlando deu um parecer favorável à

extradição do ex-diretor do Banco do Brasil

CAGAÇO

Henrique Pizozolato, ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, condenado no Processo do Mensalão, preso na Itália e com alguma pos-sibilidade de ser entregue ao Brasil para cumprimento de pena, afirmou na segunda-feira (04) ao senador italiano Carlo Giovanardi que “prefe-re morrer a descontar a pena por anos em uma penitenci-ária do Brasil”.

O parlamentar pediu ao ministro da Justiça ita-liano, Andrea Orlandi, que “revogue” a decisão de ex-traditar o acusado no pro-cesso do Mensalão ao Brasil. Segundo Giovanardi, a me-dida “coloca em risco a vida de Pizzolato, que se colocou à disposição de cumprir a pena na Itália, mesmo com o legítimo pedido de revisão do processo em que foi en-volvido no Brasil”.

“Pizzolato obteve a ne-gação da extradição da Corte de Apelo de Bolonha, en-quanto a Corte de Cassação jogou a decisão para o gover-

no italiano que, estabeleceu que Pizzolato, cidadão italia-no, deve ser extraditado ao Brasil em 11 de maio”, desta-cou o líder do AP.

Na semana passada, Giovanardi havia apelado e, por enquanto, conseguiu que a decisão seja revista pelo ju-

diciário italiano.

O CASONo dia 24 de abril, o

ministro Andrea Orlando deu um parecer favorável à extradição do ex-diretor do Banco do Brasil.

Pizzolato, que possui

também cidadania italiana, foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão no processo do Mensalão, mas fugiu para a Itália com um passaporte falso. Ele acabou sendo detido em fevereiro de 2014, em Maranello, por portar os documentos de

seu irmão, que havia faleci-do em 1978.

A decisão de Orlando veio de encontro com o ve-redicto da Corte de Cassa-ção de Roma, em fevereiro, que reverteu uma decisão do Tribunal de Bolonha e autorizou a extradição.

PUXA-ENCOLHE: Pizzolato sendo conduzido para a corte. Até junho saber-se-á se ele será extraditado ou não

diVulgação

Page 9: Roraima agora edição 21

9Boa Vista, 11 de maio de 2015Variedades

Chega de exagerosIsso de politicamente

correto está ficando um saco. Frescura, viadagem. Antes que surja processo, esclareço que esse pobre escriba não se refere à frescura de cabra fres-co nem à viadagem de homem viado: refere-se a mi-mi-mis.

No meu tempo, leso era leso por causa de leseira, le-proso era leproso por causa

da lepra, aleijado era aleijado por causa de defeito físico, burro era burro pela incapa-cidade de aprender, e viado – ou fresco, ou boiola, ou bi-cha, ou qualira, ou bambi, ou boneca, ou mágico, ou Man-drake – por causa da atração sexual ou afetiva de homens por outros homens.

Os tempos mudaram:

dele. Baseado nessas exigên-cias que os patrulhadores fa-zem, o Saci não pode ser pre-to. Logo vai aparecer alguém dizendo que o fato de ter a pele escura e viver roubando coisas de visitantes das matas é um claro preconceito contra raça negra: preto e ladrão.

Cearazinho prosseguiu: “Vamos ter que arranjar um implante ou uma perna me-cânica pro Pererê, pois, logo, alguém vai dizer que ‘o fato de o pretinho ter uma só per-na é uma agressão subliminar a deficientes físicos’”.

“O cachimbo tem que ser tirado da boca do Saci. Apesar de fumar há séculos, ele tem que abdicar do vício, pois alguém vai dizer que a fi-gura mitológica induz crian-ças – que o vêm com simpa-tia – ao tabagismo”, soltou o filósofo.

Antes que retomásse-mos nossa conversa, Ceara-zinho concluiu: “E a touca

do Saci tem que mudar de cor”. Vendo que ninguém en-tendeu a postura, o filósofo acrescentou: “Se ele conti-nua com aquele chapéu ver-melho, metade do povo de Parintins vai querer entrar na Justiça alegando que ele torce descaradamente pelo Garantido”.

Em casa, imaginei quão ridículo seria o Saci Modifi-cado. Vi um menino de pele clara, com as duas pernas nos devidos lugares, vestindo pa-letó de linho branco, gravata de seda azul, calçado com reluzentes Vulcabrás 752, ca-beleira brilhante de gel que foi aplicado depois de feita a chapinha, mascando chicletes e, em palestra para Curupira, Canaimé, Cruviana, Mula-sem-cabeça, Cobra Grande e Sapo-boi, fazendo um mea culpa: “Nós seremos mais fe-lizes se passarmos a ser politi-camente corretos”.

Um saco!

leso passou a ser excepcio-nal; leproso tornou-se han-seniano; aleijado passou a ser portador de necessidades es-peciais (como se ele portasse essas necessidades numa bol-sa ou pochete); burro tornou-se limitado de raciocínio; e, viados tronaram-se homens com preferências sexuais pouco ortodoxas.

Em mesa de bar, faláva-mos sobre a eterna vigilância que devemos ter de uns tem-pos pra cá para evitar proble-mas com nossos semelhantes e com a Justiça. A conversa seguia acalorada quando, da mesa ao lado, um murmúrio: “O Saci está errado”. Era Cea-razinho, meu filósofo de bo-teco preferido.

O pinguço acercou-se virou uma talagada de 86 e continuou:

- Falo do Saci Pererê, essa figurinha que mora na mata e se diverte aprontando com quem invade o espaço

Page 10: Roraima agora edição 21

10 Boa Vista, 11 de maio de 2015 Publicidade

Apartamentos para aluguel

Unidades novíssimas, entrada individual para veículo, interfone, portão eletrônico, portas e janelas de ferro com vidro, grades de segurança

Ampla sala com cozinha (estilo americano), acabamento de primeira, venti-lação garantida

Manta térmica entre telhado e forro, garantindo temperatura amena

Banheiro espaçoso e moderno, caixa d’água de 1.000L, individualidade e elegância

Área de serviço/lavanderia com três cubas, espaço para lavadora/secadora e estendedor. Ducha forte em área privada

Closet amplo compondo a suíte. Espaço para pessoas criativas

Paraviana Rua Pau Brasil (a três quadras do “Rei Artur”)981223131

CondomínioBarão do Curupira

Page 11: Roraima agora edição 21

11Boa Vista, 11 de maio de 2015Cidades

deputadamariahelena

0

5

25

75

95

100

Loja 2

Av. Ataíde Teive, 2785Liberdade • (95)3627 1053

Produtos incríveis, preços sensacionais. Confi ra na loja 2, na Av. Ataíde Teive.

Imagens meramente ilustrativas. Preços sujeitos a alterações sem aviso prévio. Ofertas válidas até 10/05/2015 ou enquanto durar o estoque. Desconsiderar a segunda casa decimal de centavos nas parcelas que somadas forem ligeiramente superiores aos valores total parcelado. Em até 12X apenas nos cartões Visa, Master, Diners, American. Possiveis erros gráfi cos ou de digitação, serão devidamente retifi cados e sinalizados nos produtos expostos nas lojas.

RoteadorRoteadorRoteadorRoteadorRoteadorRoteadorRoteadorWirelessWirelessWirelessWirelessWirelessWirelessIntelbrasIntelbrasIntelbrasIntelbrasIntelbrasIntelbrasIntelbrasWRN 150WRN 150WRN 150WRN 150WRN 150WRN 150WRN 150WRN 150

À VistaÀ VistaÀ Vista

R$R$R$69696969696969,00,00,00,00

RoteadorWirelessIntelbrasWRN 150

À Vista

R$69,00

TV LEDTV LEDTV LEDTV LEDTV LEDSamsungSamsungSamsungSamsungSamsung

12x de R$R$R$6969,00,00,00sem jurossem jurossem jurossem juros

28”28”

12x de R$R$R$7979,00,00,00sem jurossem jurossem jurossem juros

32”

TV LEDSamsung

12x de R$69,00sem juros

28”

12x de R$79,00sem juros

32”

R$R$

MonoPodMonoPodMonoPodMonoPodMonoPodpara Selfi epara Selfi e

À Vista

R$99,00

MonoPodpara Selfi e

À VistaÀ VistaÀ Vista

R$R$9999999999,00

para Selfi epara Selfi epara Selfi epara Selfi e

À VistaÀ VistaÀ VistaÀ VistaÀ VistaÀ VistaÀ VistaÀ VistaÀ VistaÀ VistaÀ Vista

R$R$R$R$R$R$R$999999999999999999999999999999,00,00,00,00,00,00,00,00,00,00,00,00

para Selfi epara Selfi epara Selfi epara Selfi epara Selfi epara Selfi epara Selfi epara Selfi epara Selfi epara Selfi epara Selfi epara Selfi epara Selfi epara Selfi epara Selfi epara Selfi eMouse WirelessMouse WirelessMouse WirelessMouse WirelessMouse WirelessMouse WirelessMouse WirelessMouse WirelessMouse WirelessGenius Genius Genius Genius Genius Genius Genius NS-6015NS-6015NS-6015NS-6015NS-6015NS-6015NS-6015NS-6015NS-6015NS-6015NS-6015NS-6015NS-6015NS-6015NS-6015NS-6015NS-6015NS-6015NS-6015NS-6015NS-6015

À VistaÀ VistaÀ VistaÀ VistaÀ VistaÀ VistaÀ Vista

R$R$49494949,00,00

Mouse WirelessGenius NS-6015

À Vista

R$49,00

Genius Genius

À VistaÀ VistaÀ VistaÀ VistaÀ Vista

HDMI • USB • ConversorDigital

Botão bluetooth

Page 12: Roraima agora edição 21

Men

inas

do B

arão

Page 13: Roraima agora edição 21

9917

3-71

15

Dia

da

s m

ães

Por m

eio

de tr

ês g

eraç

ões

- Jés

sica

Cost

a, su

a m

ãe -

Mar

i - e

o b

ebê

que

está

pr

a na

scer

, o R

orai

ma

Agor

a cu

mpr

imen

ta to

das

as m

ães d

o Es

tado

. As

lent

es d

e Va

léria

An

drad

e se

mpr

e pr

esen

tes.

Para

béns

, mam

ães.

Page 14: Roraima agora edição 21

14 Boa Vista, 11 de maio de 2015 Cinema

Nessa edição, a coluna Mundo Zero foi feita para quem gosta de animes. Falares sobre o retorno de Dragon Ball aos cinemas e um pouco sobre o anúncio da nova série: Dra-

gon Ball Super que foi anunciada recente-mente. A coisa tá imperdível para quem é fã de Goku, o saiyajin mais amado do univer-so. Boa leitura e boa sorte.

SAUDAÇõES

O malvado Freeza volta à vida no novo longa de Dragon BallAlém do vilão clássico, o longa promete apresentar aos fãs mais um nível de transformação dos saiajins

E AGORA GOKU?

Dragon Ball é um dos animes japoneses de maior sucesso no Brasil e no mun-do. As aventuras de Goku e seus amigos (e inimigos) fo-ram exibidas no japão por mais de 10 anos (contando as três versões, Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT). Além do sucesso das sé-ries de TV, o título gerou ain-da vários filmes.

Alguns dos longas che-garam aos cinemas brasi-leiros, como “A Árvore do Poder”, que ficou conhecido no Brasil como “Dragon Ball Z - O Filme”, e, mais recen-temente, “Bragon Ball Z: A Batalha dos Deuses”. Lançado em 2013, foi o primeiro pro-duto inédito ligado à série em anos.

O longa ofereceu aos fãs a experiência de conhe-

cer novos e interessantes per-sonagens que remetiam aos primeiros anos da série. O principal destaque é o vilão do filme, Bills, o tal deus da destruição, é uma espécie de gato humanóide, lembran-do vários inimigos que eram misturas entre homem e ani-mal, presentes nos primeiros anos da série.

Na cola do sucesso do filme, o criador Akira To-riyama decidiu dar vida a outro longa de Dragon Ball que seria uma sequência de ”Batalha dos Deuses”. Depois de algum tempo de mistério, descobriu-se que o título do filme seria “O Renascimento de Freeza”, indicando que o, para muitos, o melhor vilão da série voltaria dos mortos para atazanar Goku.

Para quem esperava algo

totalmente inédito, o anúncio foi uma decepção. Apesar dos fãs gostarem (ou odiarem) ,Freeza pelas maldades que fez durante a série, ele já foi revivido várias e várias vezes. Os trailers mostram que em nenhuma outra oportunida-de, vimos o vilão tão perigoso quanto dessa vez, mas deve-mos assumir que faltou um pouco de criatividade e ousa-dia na escolha.

Apesar disso, algumas novidades já foram apresen-tadas, como a chegada de Fre-eza a um novo nível de trans-formação, o que também se aplica a Goku e Vegeta, que chegarão ao famigerado nível Deus Super Saiyajin 2. De-pois do filme, foi anunciado recentemente que Dragon Ball ganhará uma nova série de TV, chamada Dragon Ball

Super, que se passará no perí-odo de tempo similar aos dos novos filmes. “Dragon Ball

Z: O Renascimento de Free-za” chega ao Brasil em junho. Não deixe de conferir.

O PAU vAi COmEr. A porradaria promete ser boa no novo longa metragem de Dragon Ball

Page 15: Roraima agora edição 21

15Boa Vista, 11 de maio de 2015Social

ENTREOUVIDOEm frente da loja Claro, na rua Coronel Pinto, cidadão recla-mava dos serviços NÃO presta-dos pela empresa de telefonia e ameaçava: “Agora que a Câma-ra Municipal reduziu as verbas indenizatórias e verbas de gabi-nete, vou ver se aquele profes-sor quer encarar uma greve de fome aqui nessa calçada. Acho que só assim essa companhia passa a nos respeitar”.

ENTREOUVIDO (1)Nós, do Roraima Agora, acha-mos que, nessa empreitada, o professor pode morrer sem que nenhuma providência seja tomada pela Claro.

DESCULPA ESFARRAPADADepois de todo o furdunço, vereadores dizem que “redu-ziram os ganhos em mais de 40% e que a decisão não tem nada a ver com pressão da so-ciedade”. Tá bom.

RAPIDINHAS

NA FLÓriDA, Aleila Araújo e a filhota, Lara, divertindo-se em parques temáticos

NOvO COrTE de cabelos realçam a beleza da jornalista Janaína Souza

mENiNO PASSAriNHO, Luciano Torres, propõe ação de cidadania contra a impunidade. Parabéns

BON vivANTS, Perpétua e Paulo Dias numa noite dessas, no solar do Barão

faceBook

aroldo Pinheiro

faceBook

faceBook

Page 16: Roraima agora edição 21

16 Boa Vista, 11 de maio de 2015 Variedades

DESaPrENDENDO CUrIOSIDaDE

HORÓSCOPO

Áries 21/3 – 20/4Não espere pela sorte. Ela sozinha não pode nada; faça a sua parte

Sagitário 22/11 – 21/12Deu vontade de ligar? Li-gue. Ninguém precisa fi-

car sabendo que você jogou a toalha. Mais vale um peito na mão do que dois no sutiã

Touro 21/4 – 20/5Chateado por que seu time não ganhou o campeonato estadual? Fica assim não. O Vasco

até mereceu. Olha que faz 12 anos que eles não têm uma festa assim

Virgem 23/8 – 22/9A inveja consome mais o invejoso do que o inveja-do. Tire esse sentimento de sua cabeça. Experi-mente trabalhar e ser mel-

hor – ou pelo menos igual - do que a pessoa invejada

Capricórnio 22/12 – 20/1Para com esse negócio de: só quero emprego na minha área. Mercado de trabalho tá ruim. Aceite

outra coisa, mostre capacidade e cresça profissionalmente

Gêmeos 21/5 20/6Cobra que não anda não engole sapo; carro para-do não ganha frete; quem não sai de casa não con-

hece pessoas nem vê oportunidades da vida. Vá à luta, mano(a).

Libra 23/9 – 22/10Tá achando que o(a) companheiro(a) tá vindo com muitas desculpas esfarrapadas? Fique es-perto(a). Não facilite. Em

rio de piranha, jacaré nada de costas

Aquário 21/1 -19/2Não; a culpa não é da bal-ança. Você está mesmo precisando perder uns

quilinhos. Antes de dizer que a Filizola não preste, experimente fechar a boca e praticar exercícios físi-cos

Câncer 21/6 21/7Essa conversinha mole em seu pé de ouvido pode ser só desejo sexual. An-tes de dar, pense bem. Se

não der pra fugir, relaxe e goze

Escorpião 23/10 – 21/11Não faça isso. Se pediu cartão de crédito de um amigo emprestado, pague

a conta. Do contrário, você perderá quem confiava em você e mui-ta gente a sua volta

Peixes 20/2 – 20/3Medo é não dar a se-gunda pela primeira vez; desespero é não dar a pri-

meira pela segunda vez. Calma. Vá ao médico. Remédios azuis e semelhantes estão aí pra isso

por Demerval Sacripanta

Leão 22/7 -22/8Mais cuidado com a saúde. Lembre-se que é melhor prevenir do que remediar. Mais de 50?

Não se esqueça de vacinar-se contra a gripe

Amazonense, médico renomado, em Roraima há mais de 30 anos; quem é?

1. Alceste Almeida2. César Dias 3. Hélio Marques4. Mozarildo Cavalcanti5. Pedro Maciel

Resposta da semana anterior: 2) Maria Helena Veronese

Primeiro o descaso com o manancial, que está morrendo; agora, o descaso com a grafia. O termo correto é IGARAPÉ.

arQuiVo PeSSoal

franciSco cândido

Page 17: Roraima agora edição 21

17Boa Vista, 11 de maio de 2015Variedades

Com e sem pedigreeLua ou lua? Sol ou sol? Nome pró-

prio ou comum? Depende. O astro tem pedigree (eclipse do Sol, eclip-se da Lua, chegada à Lua). A luz do Sol e a claridade da Lua pertencem ao time dos vira-latas: É bom tomar sol até as 11h. O sol do meio-dia é prejudicial à pele. A claridade da lua entrava pelas frestas da janela.

Lua de melCasamento está na moda. Depois

da tal união estável, tornou-se mais seguro juntar os trapinhos com pa-pel passado. A razão é simples: as regras são claras e objetivas. Não de-pendem da interpretação do juiz. A indústria dos casórios entra em car-taz. Roupas, festa, presentes, cabelo, maquiagem, cerimonial, álbuns, fil-magens… ufa! A lua de mel faz parte

do pacote. Além da escolha do local, uma questão quebra a cabeça dos apaixonados. Trata-se da grafia do trio. Com hífen ou sem hífen? Antes era com o tracinho. Depois da refor-ma ortográfica, afrouxaram-se os la-ços. Ficou tudo livre e solto. Assim: Lua de mel, pé de moleque, mão de obra, testa de ferro, dor de cotovelo.

GrifeA Revista do Correio publicou

esta frase: “A caneta não é uma Mont Blanc estrelada, tão comum nos bol-sos de médicos renomados. É uma sem marca de grife”. O leitor Roldão Simas Filho leu. Levou um baiiiiiii-iiiiiiiiiiita susto. Passado o espanto, comentou: “Marca de grife é redun-dância. Grife já significa marca, ró-tulo, logotipo. Lembro que grifar é sublinhar; marcar palavra ou núme-

ro com sublinha a fim de chamar a atenção”.

Show da políticaVocê ouve discursos de políticos?

Se a resposta for sim, deve levar su-cessivos sustos. Suas Excelências pi-sam a pronúncia sem cerimônia. Uma das vítimas é rubrica. Por alguma ra-zão que até Deus ignora, eles a brin-dam com vistoso acento no u. Uiiii-iiiiiiiiii! Os ouvidos reclamam. Com razão. Rubrica e fabrica são irmãzi-nhas inseparáveis. A força delas mora na casa do meio — a paroxítona (bri). A dupla tem vizinhos legais. À direita, a senhora oxítona. À esquerda, a dona proparoxítona. Confundir endereços? Valha-nos, Deus. Papai Noel entrega-rá os presentes para quem não pediu. Convenhamos: ninguém merece pa-gar tal mico.

Leitor perguntaAcho curioso o nome da energia

que vem do vento. Por que se chama eólica?

Carlos Sampaio, BHA história vem de longe. Nasceu

na mitologia grega. Éolo é o senhor dos ventos. Prende todos eles nas ilhas Eólias. Dois irmãos se desta-cam entre os prisioneiros. Um deles: Bóreas. Deus do vento norte, ele só ganha a liberdade no inverno. Ao so-prar, o mundo vira freezer. O outro: Zéfiro, o deus do vento oeste. Solta-se na primavera. Alado, o belo jovem voa mundo afora. Espalha flores e calores. O poderoso Éolo dá nome à energia do vento — energia eólica. Com ela, movimentam-se cataventos para extrair água do subsolo, acio-nam-se moinhos para triturar grãos, etc. e tal.

Recado “As grandes nações escrevem a autobiografia em três manuscritos: o livro de seus feitos, o livro de suas palavras e o livro de sua arte.”

Ruskin

Luau ou lual, eis a questão

Luau ou lual? A discussão vem de longe. Há déca-das os brasileiros se dividem. Uns grafam a palavra com u porque dizem ser o vocábulo importado do Havaí. A população de lá costuma promover festas ao ar livre, em geral na praia em noites enluaradas. Na ocasião, serve um prato típico chamado luau.

Outros apostam na escrita com l. Seria deriva-da de lua com a convocação do sufixo al. Jogaria no time de musical (música), visual (visão) e anu-al (ano). O dicionário acabou com o bate-boca. Nele só aparece o verbete luau. Mas nem todos se conformaram. Há quem queira fazer homenagem

à rainha da noite.É o caso de empresários de Brasília. Inspirados

na segunda maior festa familiar da China (Festa da Lua), eles sonham homenagear o luão que navega num dos mais belos céus do mundo. Como chamar o evento? Aí, não há saída. É lual sim, senhores.

Page 18: Roraima agora edição 21

18 Boa Vista, 11 de maio de 2015

Essa missa se tornou o mo-mento em que os parentes, além dos amigos mais chegados, se reúnem para fazer a entrega definitiva, nas mãos de Deus, da pessoa que foi chamada des-te mundo, afora a devoção e a crença na acolhida divina.

A propósito, o livro bíblico do Gênesis mostra que Deus levou 7 dias para criar o mun-do e, quando terminou, vendo que era bom e perfeito, des-cansou. O paralelismo dessa passagem sagrada com a mis-sa do sétimo dia simboliza que a pessoa, depois de cumprir sua missão na Terra, poderá agora também repousar.

Instituída por antigo ritu-al de São Pio V, ela, por assim dizer, retoma a idéia de que a alma se distancia gradual-mente do corpo como que em estágios. O costume lhe deu caráter cristão, apesar de, em tempos recentes, a cerimônia

haver assumido certo viés so-cial, em que as pessoas mal se lembram de quem partiu ape-nas uma semana atrás...

PIRACEMA Nome dado ao período de

reprodução dos peixes, que ocorre entre os meses de ou-tubro e março. O berço dessa palavra vem do tupi e signifi-ca saída de peixe, através da junção dos termos pirá, peixe, e sem, sair. Em alguns casos, os peixes têm que nadar cer-ca de 500 quilômetros contra a corrente, até a exaustão. Su-perando os desafios, durante o percurso rumo à reprodução da vida, as fêmeas liberam os ovos na água, enquanto os machos derramam o sê-men, quando então acontece a fecundação. A pesca durante esse período, também chama-do de defeso, é crime e quem cometê-lo e for flagrado pode-

rá ser preso e pagar multa de 700 reais. Durante a piracema, também fica vedada a realiza-ção de competições de pesca de todo o tipo, visando à cap-tura de espécies não-nativas. Como a viagem é longa e dei-xa os peixes extenuados, mui-tos pescadores se aproveitam dessa fragilidade para captu-rá-los facilmente e em gran-des quantidades. O fenômeno é considerado essencial para a preservação da piscosidade das águas, rios e lagoas. Piras-sununga é o único município brasileiro que celebra, desde 1967 – por iniciativa do então prefeito Fausto Victorelli, – com feriado e tudo – um dos mais belos espetáculos da Na-tureza, a piracema. Além de toda a contemplação que ela proporciona, é também rica lição de Ecologia. Vale a pena conhecê-la e admirá-la. . .

PONTA-CABEÇA Essa expressão se com-

põe de ponta, do berço latino puncta, particípio passado do verbo pungere, espetar, picar, mais cabeça, do berço latino caput. Na verdade, a expressão pode ser considerada uma es-pécie de regionalismo paulista, pouco usual em outros esta-dos brasileiros – por exemplo, raros cariocas a adotam. É mais comum, entre nós, usar a forma “de cabeça para bai-xo”, que melhor explica a po-sição que sustenta o corpo nos braços com as mãos apoiadas

miSSA DE SÉTimO DiA

Variedades

no chão, mantendo as pernas também esticadas no sentido vertical. Não seria a melhor postura para o cotidiano, mui-to menos em obrigações so-ciais, já pensou? Fica melhor em academias de ginástica ou num picadeiro de circo para agradar as crianças. . .

CARTA BRANCAO berço dessa expressão é

o francês carte blanche, usa-do metaforicamente no senti-do de atribuir ou conceder a outrem poder ilimitado para realizar determinada tarefa ou

projeto. Em outras palavras, é a permissão para permitir a alguém que proceda como lhe convier. Ocorre frequen-temente nas repartições do governo federal onde, pelo elevado número de irregulari-dades no serviço, é necessário designar algum servidor ou servidores para limpar a área e restaurar a dignidade do ser-viço, só que até chegar a uma conclusão definitiva leva tem-po, muitas vezes deixando os culpados escorrerem pelos de-dos e ficar tudo por isso mes-mo. . .

Page 19: Roraima agora edição 21

19Boa Vista, 11 de maio de 2015Variedades

Fotografou algo engraçado? Viu algo interessante? Quer fazer uma denúncia? Registrou situação crítica? Mande foto com texto (máximo 200 caracteres) que a gente publica. WhatsApp: 98122-3131.

“Reduzimos em quase 40% as verbas adicionais, mas não foi por causa de pressão de ninguém não.”

Vereador Edilberto Veras, presidente da Câmara Munici-pal de Roraima

FALOU E DISSESergio Paulo

SEM NOÇÃO

CondomínioBarão do Curupira

981223131

Apartamentos para aluguel

Paraviana Rua Pau Brasil (a três quadras do “Rei Artur”)

Unidades novíssimas, entra-da individual para veículo, interfone, portão eletrônico, portas e janelas de ferro com vidro, grades de segu-rança, Área de serviço/lavan-deria com três cubas, espaço para lavadora/secadora e es-tendedor. Ducha forte em área privada

Na noite de segunda-feira (27), Francisco Carlos, de 42 anos, morreu atropelado na avenida Getúlio Vargas. Passados muitos dias, a polícia ainda não apresen-tou nenhum suspeito, mesmo que um pedaço da carenagem da SW4, placa final 2, tenha ficado no local do acidente,engatado na bicicleta da vítima, e de já terem imagens captadas por câmeras de segurança de casas e empre-sas próximas. Parece que alguém com dinheiro vai sair ileso disso. Compartilhe para tentarmos en-contrar o responsável (Foto, nota e iniciativa de Luciano Torres)

Page 20: Roraima agora edição 21

20 Boa Vista, 11 de maio de 2015 Classificados

DiVersos1

Violão marca Arena, elétrico, cabo de guitarra folk. Tratar 99167-4853

......................................................................VentilaDor

grande. Tratar 99167-4853......................................................................

rack sapateira quatro portas. Tratar 99167-4853

......................................................................tV 21

polegadas com controle. Tratar 99167-4853Cama In box, casal, nova, no plástico. Tratar 99167-4853

......................................................................tanquinho

10kg Arno. Tratar 99167-4853

......................................................................fogão

semi-novo com botija cheia. Tratar 99167-4853......................................................................

gelaDeira duplex branca Bosch. Tratar 99167-4853

mangueiraPassa-se ponto. Ótima freguesia. Tratar com Samantha, no local, horário de expediente (das 21h às 3h)

......................................................................NOVA ESPERANÇA – Casa, R$15.000. Tratar 99167-0317

......................................................................máquina

de lavar Electrolux 6kg. Tratar 98114-7797 ou 99151-5713

......................................................................ipphone 5

Vendas: Ipphone 5, 32 giga. Tratar 98116-1520......................................................................

postePoste padrão, concreto, 5m, completo: caixa,

.........................................................................pau pra qualquer obra

Pedreiro, pintor, pau pra qualquer obra. Elias 99127-0246.........................................................................

Dentista Walter Rocha Di Giovanni – Periodontia, pró-teses e implantes – 3224-9329 – Av. Getúlio Vargas, 5250 – Centro.........................................................................

jarDinsJardinagem Parixara – Aldenor – Montagem e manutenção de jardins – Limpeza e serviços gerais – 99158-1634 .........................................................................

festasDoces e salgados - Pizza, Empada, Pastel, Esfirra, e Enroladinho, “gotosura Da lú”

Cento R$ 30,00, Enchimento de balão R$ 5,00 p/ pacote Tratar: 99161 8838 .........................................................................

alternatiVos Búzios e tarologia – Tratar: 98119-9111 – Pro-fessor Oliveira.........................................................................

massagem relaxante mãos de fada – Tratar: .........................................................................

arquiteturaJoão Nelson Marques Vicente – Tratar: 98117-0019 Eduardo Marques - Tratar: 99962-3440........................................................................ feijoaDaAos sábados, na esquina da avenida Getúlio Vargas com rua Coronel Pinto, Feijuca do Eurico. Comida de primeira com músicas de

disjuntor, isoladores – metade do preço do comércio 98122-3131.......................................................................

instrumentos musicaisTrompa de pistas, Weril, dourada. Sem uso. Na embalagem – R$ 5.000 – 98122-3131

instrumentos musicais

Trompa de pistas, Weril, dourada. Sem uso. Na embalagem – R$ 5.000 Tratar: 98122-3131

.......

emprego

ViVenDa Do camarão contrata gerente, subgerente e operador de caixa (com experiência); atendente (com ou sem experiência). Interessados passarão por treinamento de um mês em São Paulo. Enviar currículo para [email protected]

......................................................................Doméstica

Procuro trabalhar como doméstica. Tenho referências. Irene – Tratar: 3623-1760

serViços

laVagem a secoLavagem a seco sofás, bancos de carros, tapetes, cama box, cortinas 99126-3072 99166-7105

Page 21: Roraima agora edição 21

21Boa Vista, 11 de maio de 2015Classificados

qualidade .........................................................................

geral Lavajato 0Km –Tratar: 99157-3576 / 99163-5258 – Av. Presidente Dutra, 310 - Aparecida.........................................................................

resiDencialJardinagem Tratar: 99146-4698.......................................................................

mariDo De alugueleletricista e pequenos reparos – 99166-1314Pintura residencial e comercial 99146-6399Projetos arquitetônicos e plotagem – Projap – Tratar: 3224-1205 / 98102-4697

....................................................................saúDe

DENTISTAS Carmen Figueiredo Pereira Tratar: 3224-2746 / 99971-2363 – Rua Valério Maga-lhães, 38 – Centro

......................................................................méDicos

Clínica Geral – Patrick Araújo – 98118-1377Ultrassonografia – Ritacley Castro – 3623-7918 – Av. Getúlio Vargas, 5499 - Centro

......................................................................Ultrassonografia – Ritacley Castro – 3623-7918 – Av. Getúlio Vargas, 5499 - Centro.......................................................................

transportes Táxi Tratar: 99129-0514 98111-7737.......................................................................

laVajatoLavajato 0Km – 99157-3576 / 99163-5258 – Av. Presidente Dutra, 310 - Aparecida

......................................................................jarDinagem

Serviços em jardinagem 99146-4698......................................................................

pinturaresidencial e comercial 99146-6399

......................................................................plotagem

Projetos arquitetônicos e plotagem – Projap – 3224-1205 / 98102-4697

......................................................................transportes

Táxi 99129-0514 98111-7737......................................................................

limpezafaço limpeza e roço quintal tratar: 991526325 c / Paulinho

automÓVeis

cheVrolet celta quatro portas 2007, ar, trio elétrico, R$15.500. Tratar 99148-5001

......................................................................

compra, VenDa, troca, financiamento

Fácil Carros Multimarcas Tratar: 3623-4822 Av Ville Roy, 7248 – São Vicente

......................................................................triton l200, 2012, preta, único Dono,

Tratar: 981217376......................................................................

FORD KA 2004/2005, completo, vermelho. Tratar: 99135-5348

.....................................................................

aluguel

paraViana Condomínio Barão do Curupira, bairro Paravia-na, unidades novas, amplas, entradas individu-

ais, portão eletrônico, interfone – 9 8122-3131

VenDe-seciDaDe satélite

Imóvel residencial, sala, cozinha, 3 quartos , 3 wcs, 3 vagas na garagem, forrada, murada,

portão eletrônico. Tratar: 99122-5001 (Karol)

terrenos

noVa esperançaTerreno, R$13.000. Tratar 99167-0317

Page 22: Roraima agora edição 21

22 Boa Vista, 11 de maio de 2015 Esportes

Fã de futebol, apaixonada pelo Barça, roraimense ganha espaço em blog

Há 30 dias, Mariana Almeida publica textos sobre o Barcelona em blog com milhares de seguidores

MARIANA CHUTEIRA

AROLDO [email protected]

Mariana Almeida, estu-dante do 3º ano, gosta de fu-tebol desde que se entende por gente. Com o pai, Josenil, e a irmã, Verônica, cultua amor pelo Rubro Negro mais queri-do do Brasil. Antes da última Copa do Mundo, já admira-dora de Neymar, a roraimense descobriu o Barcelona e apai-xonou-se completamente. Fla-mengo foi pra escanteio – não totalmente – e as atenções da menina se voltaram para o fu-tebol praticado na Europa.

“Depois de ver o em-penho e seriedade dos times europeus, a gente descobre que futebol não pode viver de firulas e improvisos no cam-po”, afirma com convicção de quem entende de jogadas, táti-cas, técnicas e regras.

Diferentemente de gran-

de parte das jovens de sua idade, Mariana sempre traz o esporte bretão na ponta da língua. No Tweeter - @almei-dammariana -, dezenas de pessoas seguem – e comen-tam – os posts feitos pela bela morena de 16 anos. Comentá-rios livres de paixão, mas re-cheados de razão e de análises pertinentes ao esporte.

Com a rapidez e os cami-nhos que só a internet propor-

ciona, os escritos de Mariana tornaram-se conhecidos pelo administrador do sportscen-tral.blogspot e deram origem a convite para que a roraimense integrasse a equipe da página falando exclusivamente sobre o grande time basco. A tor-cedora não sabe quantificar, mas, apesar de recém criado, garante que os seguidores do blog superam a marca de 20 mil pessoas.

PÉ NO CHÃO As explicações dadas

pela estudante encantam. Ela sabe o que diz e entende o que fala. Fã de Neymar, Ma-riana reconhece que Messi é melhor do que o brasileiro e completa afirmando que a du-pla – acrescida de Suarez – en-controu o equilíbrio e, que, se os três continuarem jogando como vêm fazendo, o Barça ainda vai dar muito trabalho

por muito tempo.Aficcionada, Mariana

não é só futebol. Considerada uma das melhores alunas de sua turma, a jovem roraimen-se pretende estudar medicina. Se não conseguir entrar em universidade brasileira, vai para a Argentina. “Bom mes-mo seria estudar na Espanha, só pra ficar pertinho do time do coração”, encerra com um sorriso maroto nos lábios.

NA rEDE de computadores, Mariana e a irmã Verônca, sempre conectadas, se atualizam com as últimas notícias

aroldo Pinheiroaroldo Pinheiro

Page 23: Roraima agora edição 21

23Boa Vista, 11 de maio de 2015Esportes

Roraimense faz testes para Seleção Brasileira

Única atleta escolhida na Região Norte testará habilidades na equipe nacional infanto-juvenil de voleibol

CONVOCAÇÂO

Thalita Leal de Moura, aluna do Centro de Educa-ção Sesc-RR, viajou para Sa-quarema (RJ) onde fará uma bateria de testes e exames que indicarão – ou não – as pos-sibilidades de uma atleta ro-raimense, pela primeira vez, integrar a Seleção Brasileira Infanto-Juvenil Feminina Sub-18 de Voleibol.

Mais de 30 meninas de todo o Brasil foram selecio-nadas; as aprovadas serão convocadas para disputar o Mundial Sub 18, em Lima, no Peru, em agosto.

Thalissa, de 16 anos, é aluna do 3º Ano e já integrou a equipe de vôlei do Sesc-RR, que disputou os Jogos Escola-res, tendo saído vice-campeã em duas edições - uma na quadra, outra na areia.

Do alto de seus 1,77m, a ponteira disse que, apesar de ser a mais baixa entre as meninas sendo testadas, sen-te-se confiante para ocupar uma vaga. “Eles valorizam muito a altura, vou ter que me dedicar ainda mais. Ob-

servam bastante a parte téc-nica também, o que pode me beneficiar. Só o fato de ter sido chamada para os testes já é uma grande conquista. A expectativa é sempre de ir além e poder representar bem Roraima”, afirma.

INCENtIVO AO ESPORtEO Centro de Educação

Sesc-RR tem em sua políti-ca pedagógica o incentivo ao esporte. Isso é notado nas diversas competições inter-nas realizadas envolvendo os alunos, além da participação nos Jogos Escolares e torneios regionais e nacionais.

ESCOLINHAS ESPORtIVASO Sesc-RR oferece em

seu Centro de Atividades di-versas escolinhas desportivas como futebol, basquete, han-debol e voleibol. Os interes-sados em praticar uma dessas modalidades deve procurar a Central de Atendimentos da Academia, no bairro Meceja-na, ou informar-se pelo tele-fone 3624-9858.

Page 24: Roraima agora edição 21

24 Boa Vista, 11 de maio de 2015 Polícia