roteiro turístico - hotelcidadedeolhao.com · A 16 de Junho de 1808, os marítimos de Olhão...

13
roteiro turístico

Transcript of roteiro turístico - hotelcidadedeolhao.com · A 16 de Junho de 1808, os marítimos de Olhão...

roteiro turístico

A mais antiga referência escrita a um lugar que chamam Olhão vem num documento do rei D. Fernando datado de 2 de Abril de 1378.

Nos inícios do século XVII há notícia do primeiro edifício de pedra e cal: capela de Nossa Senhora do Rosário que, após a construção da Igreja Matriz (igreja grande) passou a ser denominada de Nossa Senhora da Soledade. A igreja grande abriu ao culto em 1715, tendo sido edificada “à custa dos homens do mar”. Neste ano registou-se outro facto significativo: a Rainha D. Maria Ana de Áustria, mulher de D. Pedro V, emite

um alvará autorizando o mareante João Pereira a levantar “uma morada de casas para sua vivenda e habitação”, seguindo-se a esta muitas outras e ao longo do século XVIII processou--se o desenvolvimento urbanístico e populacional fazendo de Olhão uma das maiores povoações do Algarve.

A 16 de Junho de 1808, os marítimos de Olhão encabeçam a luta contra a presença das tropas francesas, levando à sua expulsão do Algarve. A 16 de Julho desse ano parte, rumo ao Brasil, o Caíque Bom Sucesso, com 17 tripulantes a bordo, para levar a boa nova ao príncipe regente ©

Telm

a Ve

ríssi

mo

D. João, o qual concede ao antigo Lugar de Olhão o título de Vila do Olhão da Restauração.

Por volta de 1881 surgiu a primeira fábrica de conservas de peixe e em breve Olhão se tornou um dos maiores centros industriais do Algarve. A par, incrementaram-se as armações de pesca, os viveiros, a construção naval, o tráfego portuário.

Ao longo do século XX o crescimento de Olhão continua ligado à actividade da pesca e da indústria conserveira, sendo elevada à categoria de cidade em 1985: a Cidade de Olhão da Restauração.

AV. JOÃO DE DEUS

AV. 5 DE OUTUBRO

AVENIDA DOS OPERÁRIOS CONSERVEIROS

ZONA INDUSTRIAL

RUA DAS PRAÍNHAS

BARR

ETA

DAM

OINH

OR

IRIAALBERTO

DR.RUA

POSTO

SOLDO

RUA

RUA

FARO

DE

CONS

ERVE

IRA

R. F

RANC

ISCO

F. L

OPES

R. O

LHAN

ENSE

ALBU

QUER

QUE

DO C

APEL

O

LUIS

CAMÕES

R. DR. A

. B. D

ELGADO

R. CP

T. J.

C. M

ENDONÇA

DO

COMÉ

RCIO

R. V

ASCO

DA

GA

MA

R.

DOS

LAV

ADOR

ES

R.

DOM

INGO

S D

O Ó

MANU

EL

E

USÉB

IO

R

AMIR

ESPR

AÇA

AGAD

IR

SANT

ANA

VIEG

AS

RUA

DE

RUA

DR.

RUA

M.

RUA

CARL

OS

DA

MAIA

RUA

MAN

UEL

TOM

É

LAVA

DEIRA

S

DARU

A

DA FÁBRICA VELHA

R. DIOGO

R. JOSÉ F. P. LEONARDO

CORTE REAL

MENDONÇA

R. FÁBRICA LOUÇA

R. DA MARQUITAR.

LARGO

AV.

18

DE

JUNH

O

CASACA

JOAQUIM

PATRÃO

RUA

EANE

SGI

LRU

AEA

NES

GIL

RUA

JOAQUIM

LARGODO GREMIO

TRVSANTANA

R. JOÃOFRANCISCO

R. ANDRÉ PIRES

R. DR. J. LÚCIO

R. ELIAS GARCIARUA S. PEDRO

TRV. DO MOINHO

R. S. ESTEVÃO

RUA S. JOSÉ

RUA J. SANTOSARMÉNIOS

R. A. HERCULANO

TRV.DOS

TEXTOS

PR. P

LOPES

FERRARIAS

DASRUA

RUA

TRV

DEUS

DEJOÃORUA

MATADOURO

DORUA

NOBRE

CAPITÃO

RUA

NOBRE

CAPITÃO

RUA

BRAGA

ALEXANDRE

RUA

RUA MANUEL LOPES ALMEIDA

FEIRA

DA

RUA

ALMEIDA

JOSÉ

ANTÓNIORUA

OLIVEIRA

ATAÍDE

RUA

REIS

ALMIRANTE

RUA

RUA AFONSO COSTA

LIBERDADE

LARGOBARRETA

PRAÇA

JOÃO DE DEUS

DARUA

LIBERDADE

DA

RUA RUA PINTO

SERPA

RUA

CRISTINA

DIOGO

RUA

CRUZ

DA

NOVA

RUA

R. DA CERCA DE FERRO

VELHO

GONÇALO

RUA

CERCA

DA

RUA

R DA CERCA

R. DOS MICADOS

R. PATRÃO J. LOPES

R. LAGOATRV. SOLEDADE

R. DO PINHEIRO

R. 31 JANEIRO

TV. ALMIRANTE REIS

ESTEVÃO

DR.

RUANOGUEIRA

PAULA

DOUTORA

RUA

TV. 18 D

E JUNHO

DA

AVEN

IDA

REPÚ

BLICA

DA

AVEN

IDAJUNHO

DE

18

RUA

JUNHO

DE

18

RUA

DELGADO

HUMBERTO

GENERALRUA

GUERRA

GRANDE

DA

COMBATENTES

CAMINHO DE

FERRO

DOS

AVENIDA

RUA

DO

R DIOGO DE MENDONÇA CORTE REAL

MAIO

DE1º

RUA

IVENSRUA

RUA TEÓFILO BRAGA

R. DR. MIGUEL BOMBARDA

R. DE S. SEBASTIÃO .R DR.PÁDUA

FUZETAR. CARLOS

R. DR. MANUEL ARRIAGA

ALFREDOKEIL

RUA

1

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

172

18

E.N. 125Faro

E.N. 125Tavira

V. R. Stº António

Porto de RecreioIgrejas | Capelas Ermidas

Locais Históricos

Museus Parques | Jardins Públicos

legenda

classificação

Igreja Matriz de Nª Senhora do Rosário

Capela do Senhor dos Aflitos

Monumento aos Heróisda Restauração - 1808

Edifício do CompromissoMarítimo - Museu da Cidade

Igreja N.ª Sr.ª da Soledade

Antigo Edifício da Alfândega

Jardim PatrãoJoaquim Lopes

Mercados Municipais

Caíque Bom Sucesso

Jardim PescadorOlhanense

Zona Ribeirinha

Porto de Recreio

Porto de Pesca

Centro de EducaçãoAmbiental de Marim

Ecoteca de Olhão Chalé Dr. João Lúcio

Poço das Bombas

Praceta de Agadir

Zona Histórica1

2

3

4

16

5

76

6

9

1012

14

13

17

811

11

15

18

siga esta direcção

1 Igreja Matriz de Nª Srª do Rosário Edifício construído entre 1698 e 1715, com o contributo dos pescadores. Constitui um dos mais sumptuosos exemplos da arquitectura Chã no Algarve.

No exterior destaca-se a majestosa fachada barroca, enquanto que no interior encontramos, na capela-mor, uma imagem de Nossa Senhora do Rosário (séc.XVII), o Senhor Crucificado, feito em madeira de pinho da Flandres e um Santo Apóstolo. Nas traseiras da Igreja situa-se a Capela do Senhor dos Aflitos, local de grande devoção dos pescadores olhanenses.

2 Capela do Senhor dos Aflitos Construção barroca, situada nas traseiras da Igreja Matriz, constituída por dois andares, sendo o superior uma loggia.

Praça da Restauração

289 705 117

Avenida da República

289 705 117

3 Monumento aos Heróis da Restauração - 1808Monumento alusivo aos bravos homens que participaram na revolta contra os franceses em 1808, foi inaugurado em 1931, da autoria do arquitecto Carlos Chambers Ramos, que procurou harmonizá-lo com as características principais da arquitectura tradicional olhanense. Praça da Restauração

5 Igreja Nª Sra. da SoledadeEste templo de linhas sóbrias, também conhecido como igreja pequena, remonta ao princípio do século XVII, entre 1600 e 1610, erigido pelos habitantes de Olhão, foi o primeiro edifício construído em alvenaria. No seu interior destaca-se a imagem de Santa Lúzia, sendo os retábulos do séc. XIX.

Rua da Soledade

6 Zona HistóricaA zona histórica de Olhão desenvolve-se entre a Barreta, formada pelos núcleos do Gaibéu e do Manuel Lopes (a Poente) e o Bairro do Levante (a Nascente). É caracterizada pela disposição irregular do casario branco rematado por açoteias onde se elevam os mirantes e contramirantes, imprimindo-lhes um aspecto único. Também a diversidade de recantos, becos, ruelas e travessas, com janelas e portas debruadas com platibandas são a característica mais profunda desta zona.

4 Edifício do Compromisso Marítimo Museu da CidadeCriado com o objectivo de salvaguardar o património cultural do Concelho, encontra-se instalado na Casa do Compromisso Marítimo, edifício construído em 1771, pelos mareantes do Lugar de Olhão e restaurado no ano de 2001 pela Câmara Municipal.

Na fachada sóbria e simples deste edifício de dois telhados de quatro águas, encontra-se um nicho com a imagem de Nossa Senhora da Graça.

Praça da Restauração

289 700 103

...desfrute deste paraíso connosco!

© Te

lma

Verís

sim

o

8 Jardim Patrão Joaquim LopesEspaço verde e de lazer situado junto à Ria Formosa, inaugurado em 1967, no qual podemos encontrar o monumento ao Patrão Joaquim Lopes, olhanense que se distinguiu pela sua valentia, tendo efectuado inúmeros salvamentos de náufragos.

Avenida 5 de Outubro (lado Nascente)

9 Mercados MunicipaisSão constituídos por dois edifícios do início do século XX (1916), destinados à comercialização de legumes, fruta, carne e peixe, englobando também inúmeras lojas que vendem produtos típicos da região e bares que animam a vida nocturna da cidade. Em 1998, foi submetido a obras de reabilitação, mantendo-se o aspecto exterior. Os edifícios integram, no seu interior, azulejos pintados por Costa Pinheiro. Todos os Sábados decorre, na área circundante, o mercado de exterior que atrai produtores agrícolas locais e inúmeros visitantes devido ao ambiente colorido e qualidade dos produtos comercializados.

Avenida 5 de Outubro

7 Antigo Edifício da AlfândegaA Alfândega de Olhão foi criada em 28 de Junho de 1842 e funcionou neste edifíco até 1962. Edifíco de arquitectura claramente oitocentista e eclética, é um monumento-memória do passado piscatório de Olhão e monumento- -referência no núcleo mais antigo da cidade. Esta construção apresenta uma planta rectangular com cobertura diferenciada com três telhados de quatro águas. Este imóvel encontra-se em vias de Classificação pelo IPPAR.

Praça Patrão Joaquim Lopes

11 Jardim Pescador OlhanenseÓptimo espaço de lazer da cidade, atrai a população e visitantes para momentos de passeio e convívio. Durante o ano decorrem neste local vários eventos de índole cultural. Neste jardim encontra-se implantado um coreto, construção do século XX excelente exemplo de arquitectura civil, de planta hexagonal com estrutura em metal que suporta uma cobertura semicircular. Nos vários bancos dispostos neste jardim podemos contemplar painéis de azulejos que retratam a revolta do povo olhanense contra os Franceses e a viagem do Caíque Bom Sucesso ao Brasil.

Avenida 5 de Outubro (lado Poente)

12 Zona Ribeirinha

Estende-se ao longo da Avenida 5 de Outubro, com uma vista panorâmica sobre a Ria Formosa e a arquitectura da cidade cubista. Nesta zona é de salientar a localização de inúmeros restaurantes que confeccionam pratos típicos da região, as suas esplêndidas esplanadas e a intensa vida nocturna..

Avenida 5 de Outubro Cais Privativo do Município de Olhão Avenida 5 de Outubro (junto aos Mercados Municipais)

289 700 103 – Museu da Cidade de Olhão

10 Caíque Bom SucessoRéplica do barco que em 1808 partiu para o Brasil para informar o rei D. João VI sobre o levantamento popular que levou à expulsão das tropas de Napoleão. A embarcação destina-se a promover acções culturais e lúdicas através de visitas e de passeios, à vela ou motor, nas águas da Ria Formosa e ao longo da costa atlântica, entre os meses de Abril e Outubro.

Esta embarcação é parte integrante do espólio do Museu da Cidade de Olhão.

conheça o nosso património!

© Te

lma

Verís

sim

o

14 Porto de Pesca

Maior porto de pesca da região algarvia, abriga traineiras, barcos da marinha, barcos de recreio entre outros, num festival de cores, sons e cheiros.

Local onde podemos apreciar as lides das gentes do mar aquando da descarga ou secagem de peixe e reparação das artes de pesca.

Avenida dos Operários Conserveiros e Avenida 16 de Junho

289 710 600

15 Centro de Educação Ambiental de MarimOcupando uma superfície de 60 hectares, composto por zonas de mata, sapal, dunas, charcos e salinas, incluindo vários trilhos de observação da natureza, alberga também a sede do Parque Natural da Ria Formosa, um canil destinado à criação do cão de água português, várias habitações tradicionais recuperadas e vestígios arqueológicos de um estabelecimento de salga de peixe da época romana do século III.Este centro visa o desenvolvimento de actividades de sensibilização e educação ambiental e pretende representar as componentes naturais mais significativas desta área protegida, criada em 1987.

Parque Natural da Ria Formosa Centro de Educação Ambiental de Marim - Quelfes 8700 Olhão

289 700 210

13 Porto de Recreio

Com capacidade para 350 embarcações, revela-se uma excelente infra-estrutura de apoio à náutica de recreio no sotavento algarvio. Está ainda prevista a construção de um anfiteatro ao ar livre e edifícios complementares com lojas e escritórios.

Avenida 5 de Outubro (lado Poente) Avenida 16 de Junho (endereço do IPTM – entidade exploradora)

289 715 911 – Instituto Portuário dos Transportes Marítimos – entidade exploradora

17 Poço das BombasNeste local existiu um poço, que terá sido durante muitos anos, a principal fonte de abastecimento de água para consumo público da povoação, onde se reabasteciam os aguadeiros que a distribuíam, de porta em porta.

Em 1998 foi alvo de reabilitação. Hoje podemos observar um painel de azulejos de Jorge Timóteo, alusivo aos aguadeiros e uma pequena fonte ornamental com motivos aquáticos iluminados.

Avenida da República Praceta de Agadir

18 Praceta de AgadirO nome desta praceta deve-se à geminação das cidades de Olhão e Agadir, reino de Marrocos, em 1987. Nela podemos desfrutar de um agradável espaço verde, com esplanadas e uma fonte ornamental visitável, com jogos de água iluminados.

16 Ecoteca de Olhão Chalé Dr. João LúcioEdifício admirável, mandado construir no início do século XX (1916) por João Lúcio, ilustre poeta e advogado olhanense, é um dos melhores exemplos da arquitectura simbolista existente em Portugal.

Apresenta uma arquitectura singular, destacando-se as escadas exteriores com formas características - peixe, guitarra, violino e serpente. O edifício foi recuperado pelo Instituto de Conservação da Natureza, sendo instalada, a partir de 1997 a Ecoteca / Museu João Lúcio, integrando o desenvolvimento de actividades de educação ambiental e o núcleo museológico.

Pinheiros de Marim 8700-225 Olhão

289 700 940

Restaurante

Táxis

Parque para bicicletas

Transportes públicos

Conjuntos urbanos de valor arquitectónico

Edifícios de interesse relevante Casas típicas históricas

Fontes | Chafarizes Aquedutos

Parque de estacionamento

Sanitários

Feiras e mercados

Artigos típicos

Azulejaria

Portos de pesca

Parques naturais

Discotecas e bares

Museus

Coretos

Marinhas

Miradouros

Roteiros pedestres sinalizados

Auditórios Centros culturais

Casas de chá Gelatarias | Café

Biblioteca

TEXTOSCâmara Municipal de Olhão

CONCEPÇÃO GRÁFICADCB Design

FOTOGRAFIAArquivo da Câmara Municipal de Olhão | 2, 3, 4, 8, 10, 15, 18 e capa.DCB Design | 1, 5, 7, 11, 17.José Beira Santos | 12, 13, 14.Telma Veríssimo | 6, 9, 16 e contra-capa.

Notas

Informações Úteis 289 700 100 Câmara Municipal de Olhão

289 713 936 Posto de Turismo de Olhão

289 710 000 Bombeiros Municipais

289 700 260 Centro de Saúde de Olhão

289 702 157 Terminal Rodoviário

289 702 300 Táxis

289 790 010 G.N.R.

289 710 770 P.S.P.

289 700 600 CTT

ficha técnica:

simbologia turística:

Largo Sebastião Mar tins Mestre, 8700-349 Olhão | tel. 289 700 100 | fax: 289 700 111 | email: [email protected] | site: www.cm-olhao.pt