Rua Dr. Borman, 6 / 301, Centro, Niterói, RJ, CEP 24020...

8
CAMPANHAS DO SINDILOJAS FORTALECEM COMÉRCIO LOCAL Informativo do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Niterói - Ano IV - Número 21 - outubro/novembro de 2010 Rua Dr. Borman, 6 / 301, Centro, Niterói, RJ, CEP 24020-320, telefone 2717-5357, e-mail: [email protected] Informativo do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Niterói - Ano IV - Número 21 - outubro/novembro de 2010 Mudanças sugeridas pelo empresariado melhoram o trânsito em Icaraí “Talentos do Comércio” é motivação para equipes Outdoors e anúncios em jornais estimulam o consumidor a fazer suas compras em Niterói. Próximo movimento será deflagrado em função das festas de final de ano. Página 5. Circulação ficou mais fácil na Gavião Peixoto. Página 4. Vencedor de 2009 foi promovido na Ri Happy. Página 8.

Transcript of Rua Dr. Borman, 6 / 301, Centro, Niterói, RJ, CEP 24020...

Page 1: Rua Dr. Borman, 6 / 301, Centro, Niterói, RJ, CEP 24020 ...sindilojas.org.br/wp-content/uploads/2013/04/ed21.pdf · () para confirmar a existência e oferta de cada curso. Res-tando

CAMPANHAS DO SINDILOJASFORTALECEM COMÉRCIO LOCAL

Informativo do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Niterói - Ano IV - Número 21 - outubro/novembro de 2010

Rua Dr. Borman, 6 / 301, Centro, Niterói, RJ, CEP 24020-320, telefone 2717-5357, e-mail: [email protected]

Informativo do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Niterói - Ano IV - Número 21 - outubro/novembro de 2010

Mudanças sugeridas peloempresariado melhoram

o trânsito em Icaraí

“Talentos do Comércio” émotivação para equipes

Outdoors e anúncios em jornais estimulam o consumidor a fazer suas compras em Niterói.Próximo movimento será deflagrado em função das festas de final de ano. Página 5.

Circulação ficou mais fácil na Gavião Peixoto.Página 4.

Vencedor de 2009 foi promovido na Ri Happy.Página 8.

Page 2: Rua Dr. Borman, 6 / 301, Centro, Niterói, RJ, CEP 24020 ...sindilojas.org.br/wp-content/uploads/2013/04/ed21.pdf · () para confirmar a existência e oferta de cada curso. Res-tando

2

José Luiz Valente Pascoal

Presidente do Sindilojas Niterói

DiretoriaEFETIVOSPresidenteJOSÉ LUIZ VALENTE PASCOAL

SecretárioCHARBEL TAUIL RODRIGUES

TesoureiroROBSON RODRIGUES GOUVÊA

SUPLENTESLUIZ PAULINO MOREIRA LEITELUIZ SÉRGIO MARTINS LOBOJOAQUIM M. DE S. PINTO

Conselho FiscalEFETIVOSCÉSAR ALFREDO DIUANACARLOS ALBERTO LIMAFERNANDO VIANNA FILHO

SUPLENTESAMAURY LUIZ AZEVEDORENATO SHEENY PINTOSILVIO ALTIMERIO SCHUINDT

Delegados representantesEFETIVOS

JOSÉ LUIZ VALENTE PASCOALROBSON RODRIGUES GOUVÊA

SUPLENTESLUIZ PAULINO MOREIRA LEITECHARBEL TAUIL RODRIGUES

EXPEDIENTEInformativo do Sindilojas Niterói

E-mail: [email protected] iragem: 5.000 exemplares.

Periodicidade:bimestral.Editor Responsável: Júlio Vasco,Jornalista, (Reg. Prof. MTb

16.924), [email protected]. Os textos assinados, assim

como informações e opiniõesexternadas por entrevistados, nãorefletem necessariamente a

opinião deste jornal nem doSindilojas Niterói.

SINDILOJAS NITERÓIAssessor da Presidência:ANTÔNIO CARVALHO

Gerente-geral:CELSO PINTO LEAL

Secretária:Nilza Pacheco

Rua Dr. Borman, 6/301, CentroNiterói, RJ, Telefax: (21) 2717-5357

E-mail: [email protected]

Ações concre-tas, resultadosconcretos. Éassim que te-mos desperta-do a atenção eo interesse decont ingentescada vez mai-ores de lojis-tas, muitosdos quais ja-mais haviam

se sentido atraídos, até então, porqualquer iniciativa partida de uma en-tidade sindical como a nossa. O fatoé que vão gerando frutos as múltiplasinvestidas do SINDILOJAS NITERÓIaqui e ali, sempre representando osinteresses do comerciante estabele-cido em nossa cidade, sempre bus-cando soluções que atendam ao inte-resse do dia-a-dia do pequeno e domédio empresário, que tantas vezestende a se sentir sozinho na luta pelasobrevivência comercial.

Nosso Sindicato vai se impondocomo polo aglutinador de forças doslojistas, através de ações como asnossas campanhas publicitárias, quesão o tema principal da primeira pági-na desta edição. Nosso Sindicato re-solveu dar um passo adiante e investirmais pesadamente na mídia, comações de impacto nas vésperas dedatas comerciais importantes, como oDia dos Pais e o Dia das Crianças.Colocamos outdoors, anúncios em jor-nais, sempre com o apelo ao consu-midor para que prestigie o comérciolocal, fazendo suas compras aqui nacidade. Os resultados têm sido tãoanimadores que nós não apenas jácomeçamos a preparar ação seme-lhante para as festas de final de ano,mas queremos ir além, buscando asoma de forças com a CDL e a Asso-ciação Comercial e Industrial do Esta-do do Rio de Janeiro, de maneira a ter-mos recursos suficientes para umacampanha ainda mais forte, mais mas-

Ação pelo comércio

siva, revertendo em ainda mais e me-lhores vendas para o comércio daqui.

Sem dúvida alguma, esse tipo deiniciativa se afina com perfeição com oque se espera de uma entidade nosmoldes do nosso Sindicato. Tambémperfeitamente harmonizada com nos-so perfil institucional é a oferta deworkshops gratuitos para os lojistas,sobre técnicas de vendas, assim comoa abertura de inscrições para os con-cursos de Melhor Vitrine e Talentos doComércio (este último escolhendo omelhor comerciário de 2010).

Não bastassem essas frentes,prosseguimos em nossos esforços jun-to à Prefeitura visando a reabertura parao trânsito de pelo menos um trecho daRua Visconde do Uruguai. Em simultâ-neo, manifestamos nosso apoio à pro-posta da OAB Niterói no sentido de queo terreno vago ao lado do edifício daCaixa Econômica Federal, na AvenidaAmaral Peixoto, seja destinado à cons-trução de um edifício para a JustiçaFederal (isto ocorrendo, não só haverámaior comodidade para quem deman-da a Justiça, como também oxigenaráo movimento comercial da região próxi-ma). Caso atendidas, essas duas pos-tulações — a reabertura de trecho daVisconde do Uruguai, mais a constru-ção do edifício da Justiça Federal —resultarão em um novo patamar de pros-peridade e urbanismo para um trechovital para a revitalização do Centro.

E há mais. Atendendo a suges-tões e pedidos do empresariado (SIN-DILOJAS inclusive), a NitTrans realizoudiversas alterações no trânsito de Ica-raí, que prontamente ficou mais ágil elivre, facilitando a movimentação (e aatração) de consumidores.

Como se vê, nosso Sindicato tematuado muito, e positivamente, em proldos lojistas, em perfeita sintonia comsuas aspirações e preparando o terre-no para um final de ano que acenacomo sendo de volume recorde de ven-das, para todos os setores do comér-cio lojista.

Page 3: Rua Dr. Borman, 6 / 301, Centro, Niterói, RJ, CEP 24020 ...sindilojas.org.br/wp-content/uploads/2013/04/ed21.pdf · () para confirmar a existência e oferta de cada curso. Res-tando

3

SINDICATO OFERECE BOLSAS DE ESTUDOSNosso Sindicato firmou convênio

com a Fecomércio/Senac para a conces-

são de bolsas de estudos, a serem dis-

ponibil izadas preferencialmente aos

empregados dos lojistas associados com

suas contribuições quitadas junto ao SIN-

DILOJAS NITERÓI. São diversos cursos

e modalidades, visando fomentar a ca-

pacitação técnica do setor de comércio

de bens e serviços. As indicações podem

ser feitas para cursos disponíveis em

qualquer unidade do SENAC RIO, inde-

pendentemente de Niterói.

As vagas são limitadas e estão dis-

tr ibuídas para os cursos de

extensão,capacitação, habilitação técni-

ca e qualificação técnica. O lojista asso-

ciado deve encaminhar ao SINDILOJAS

NITERÓI, via endereço eletrônico

([email protected]) os seguin-

tes dados do pretendente a estudante:

nome completo, identidade, CPF, end.

residência, telelefone(s), e-mail, e Cur-

so/Modalidade.

O Senac, por questões administra-

tivas, pode alterar sua grade curricular

(retirada ou inclusão de cursos). Por isto,

antes de encaminhar qualquer indicação,

sugere-se consultar o site do Senac Rio

(www.rj.senac.br) para confirmar a

existência e oferta de cada curso. Res-

tando dúvidas, nosso Associado pode li-

gar para o Sindilojas: 2717-5357.

Qualificação Técnica: Assistente Financeiro Contábil, Assistente Adminis-trativo, Assistente de Operações em Logística, Assistente de Recursos Humanose Assistente Administrativo.

Habilitação Técnica: Técnico em Manutenção e Suporte de Informática,Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Administração e Técnico emLogística de Armazenagem e Gestão de Estoques.

Capacitação: Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Pessoal e Almoxarife.Aperfeiçoamento: Contabilidade básica e escrituração fiscal, Operações de

almoxarifado e logística, Liderança e motivação de equipes, Controle e organi-zação de estoque, Vendas externas, Vendas no varejo - técnicas básicas, eLicenciamento ambiental.

Extensão: Espanhol Básico, Inglês básico, Francês Básico, Espanhol Inter-mediário, Inglês Intermediário e Francês Intermediário.

Confira aqui alguns dos cursos

SINDILOJAS NITERÓI OBTÉM VITÓRIAEXPRESSIVA NA JUSTIÇA FEDERAL

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) bateu o martelo: não incide o INSS patronal (20%) sobreo pagamento do empregador para o empregado a título dos primeiros quinze dias de

afastamento por doença/acidente, 1/3 de férias, férias e salário-maternidade.Se sua empresa está no regime tributário do lucro real ou lucro presumido, poderá

obter o benefício fiscal (restituição) de aproximadamente cinco vezes o valor atual da folha

de pagamentos bruto e o direito da suspensão da exigibilidade para sempre.As empresas que são tributadas no regime do SuperSimples (ou Simples Nacional)

sofrem a incidência de outra legislação — contribuindo com outro tributo — e, por isto, nãopodem participar desta demanda judicial.

Os lojistas interessados devem entrar em contato com o Sindilojas o quanto antes, através

do endereço eletrônico [email protected] para agendamento de dia e hora com osadvogados patronos desta causa judicial vitoriosa.

Page 4: Rua Dr. Borman, 6 / 301, Centro, Niterói, RJ, CEP 24020 ...sindilojas.org.br/wp-content/uploads/2013/04/ed21.pdf · () para confirmar a existência e oferta de cada curso. Res-tando

4

INOVAÇÕES MELHORAM O TRÂNSITO DE

ICARAÍ E SÃO APLAUDIDAS POR LOJISTAS

As alterações de pontos de ônibus,

locais de estacionamentos e horários de

carga a descarga, recentemente defla-

gradas pela Prefeitura em Icaraí (com

ênfase na Gavião Peixoto), foram pron-

tamente aplaudidas por lideranças em-

presariais da cidade.

"Achei excepcionais as intervenções,

todas elas”, assinalou José Luiz Pascoal,

presidente do SINDILOJAS NITERÓI. “O

resultado pôde ser sentido imediatamen-

te, com o trânsito em Icaraí fluindo bem

melhor. Não só isto é um fator de confor-

to, agilidade e qualidade de vida em ge-

ral, como também, especificamente para

o comércio, representa maior facilidade

no ir e vir do público consumidor”.

Pascoal enfatizou que a Prefeitura

teve a sensibilidade de entender e aco-

lher as sugestões dos lojistas, encami-

nhadas por entidades como o Sindilojas

e a Associação Conselho Empresarial e

Cidadania (ACEC). “São mudanças que

não envolvem grandes obras ou desem-

bolsos, mas que têm rápidos e concre-

tos desdobramentos positivos no trânsi-

to da cidade", disse.

A avaliação também foi positiva na

visão de Robson Gouvêa (lojas Leader),

presidente da Associação Conselho Em-

presarial e Cidadania (ACEC): “A melho-

ria no trânsito de Icaraí é nítida. Parabe-

nizamos a Prefeitura pelo acerto das

medidas, que por sinal foram sugeridas

em reunião do Conselho Empresarial

com o presidente da NitTrans, Sérgio

Marcolini. O caminho é este, de troca de

ideias e de opiniões com o Poder Públi-

co. E há muito mais por avançar, enquanto

não chegam as grandes intervenções

planejadas pelo escritório do Dr. Jaime

Lerner”, comentou Robson.

Rua Almirante Teffé: vendas dispararamaté 30% após a reabertura para veículos.

Rua Gavião Peixoto: proibição de estacionamento junto ao lado esquerdo da via facilitou consideravelmente o escoamento dos veículos.

O SINDILOJAS NITERÓI aguarda a reabertura, em breve, de pelo menos

uma parte da Rua Visconde do Uruguai, no Centro. A proposta vem sendo sendo

reforçada pelo nosso Sindicato junto à Prefeitura, desde o início do ano. Espe-

ra-se uma expressiva oxigenação para o faturamento lojista daquele entorno,

assim como a retomada da valorização dos pontos comerciais da área. Cabe

lembrar que perto dali, na Almirante Teffé, a reabertura de um único trecho foi

suficiente para fazer as vendas dispararem em até 30%, em estabelecimentos

situados ao longo da via.

"A cidade só terá a ganhar com isto", frisa o presidente do Sindilojas, José

Luiz Pascoal. "Todo o trecho que seria destinado a passeio público está, há anos,

ocupado por barracas de camelôs, prejudicando o comércio formalmente esta-

belecido, que recolhe impostos, tem responsabilidades para com o consumidor

e contribui para a criação e manutenção de empregos", argumenta José Luiz

Pascoal, presidente do SINDILOJAS NITERÓI. "Além do mais, o Centro, como é

de conhecimento geral, está precisando urgentemente melhorar seu fluxo de

trânsito. Assim sendo, não faz mais sentido manter a Visconde do Uruguai fe-

chada à passagem de veículos", enfatiza.

Centro: aumenta expectativa pelareabertura da Visconde do Uruguai

Page 5: Rua Dr. Borman, 6 / 301, Centro, Niterói, RJ, CEP 24020 ...sindilojas.org.br/wp-content/uploads/2013/04/ed21.pdf · () para confirmar a existência e oferta de cada curso. Res-tando

5

CAMPANHA DO SINDILOJAS IMPULSIONOU

VENDAS PELO DIA DAS CRIANÇAS

Com veiculação de anúnciosem outdoors e em jornais locais, acampanha deflagrada pelo Sindilo-jas nas semanas que antecederamo Dia da Criança certamente teveparticipação importante no exce-lente movimento comercial registra-do em toda a cidade, com aumen-tos de 10 a 12% nas vendas, comdestaque para brinquedos, roupase eletrônicos. A iniciativa já tinhaum bom precedente: por ocasiãodo Dia dos Pais deste ano, campa-nha semelhante também havia sidorealizada pelo nosso Sindicato, nosmesmos moldes e com igual suces-so. Em ambas as situações, as pe-ças publicitárias enfatizaram a im-portância de se prestigiar o comér-cio local. "Além do interesse diretopara o lojista estabelecido em nos-sa cidade, esse tipo de mensagemtem também um apelo de caráterambiental, já que o morador que fazsuas compras por aqui mesmo re-presenta menos carros em estra-

das e na Ponte, ou seja, menos fu-maça, menos poluição e menos es-tresse", comenta o presidente doSindilojas, José Luiz Pascoal.

As duas campanhas foramproduzidas pelo Estudio Ideia, quejá iniciou preparativos para uma ter-ceira rodada, desta feita por oca-sião das festas de final de ano. Comum importante detalhe: esta novacampanha será realizada pelo Sin-dilojas em conjunto com a CDL e aAssociação Comercial e Industrialdo Estado do Rio de Janeiro. Estasalutar união de forças, com cer-

teza fará a campanha ficar aindamais encorpada e abrangente, in-clusive cobrindo outras mídias,como rádios e busdoors.

Além das campanhas publici-tárias, e de olho em proporcionarmais e melhores vendas para o co-mércio de Niterói, o Sindilojas tam-bém está abrindo inscrições paraworkshops gratuitos no Senac, epara concursos que irão premiar ocomerciário do ano de 2010, e oestabelecimento com a melhor vi-trine em dezembro. Detalhes napágina 8.

Avenida Jansen de Melo, Estrada Francisco de Cruz Nunes e Largo da Batalha: três exemplos da ampla veiculação da mensagem do Sindicato.

Movimento cresceu de 10 a 12%. Agora será a vez das festasde final de ano, com mais mídias envolvidas em toda a cidade.

Shoppings devem contratar 130 mil temporários

Diante de uma perspectiva do me-

lhor Natal dos últimos três anos — a ex-

pectativa é de expansão de 10% a 12%

nas vendas em todo o país —, o comér-

cio já começa a se preparar para as con-

tratações temporárias. Neste final de

2010, nada menos que 130 mil traba-

lhadores deverão ser recrutados, segun-

do a Associação Brasileira de Lojistas de

Shoppings (Alshop). O número represen-

ta um aumento de 10% sobre os 119 mil

empregos sazonais abertos no fim do ano

passado. A maior parte das vagas, apro-

ximadamente 75 mil, deverá ser preen-

chida por pessoas com idade entre 18 e

40 anos.

Page 6: Rua Dr. Borman, 6 / 301, Centro, Niterói, RJ, CEP 24020 ...sindilojas.org.br/wp-content/uploads/2013/04/ed21.pdf · () para confirmar a existência e oferta de cada curso. Res-tando

FÓRUM FEDERAL NA AMARAL PEIXOTO

Esportes e pré-sal aquecemcenário econômico do Estado EMPRESAS ABERTAS EM 2010

NO RJ PODEM CHEGAR A 40 MIL

De janeiro a agosto de 2010, 26.997 novos negócios

foram abertos no Estado do Rio de Janeiro — umcrescimento de 10% em relação ao mesmo período doano passado, segundo levantamento da Junta Comercial

do Estado (Jucerja). Com base nesse desempenho e noritmo observado nos últimos meses, o órgão calcula que

o estado poderá chegar ao fim de 2010 com 40 milnovas empresas abertas, um recorde desde o início dasérie histórica, em 1998.

Para o presidente da Junta, Carlos de La Rocque,esse ritmo acelerado de expansão é resultado do bom

momento que a economia fluminense vem atravessando,somado às perspectivas proporcionadas pelos projetosde investimento relacionados à Copa do Mundo e às

Olimpíadas. Contribuiu ainda a reestruturação da Junta,o que incluiu várias medidas para agilizar a abertura de

empresas, como por exemplo a disponibilização deserviços online, que facilitam o processo e reduzem otempo gasto.

Este ano, os cinco segmentos em que mais houveabertura de empresas são: comércio varejista de artigos

do vestuário e acessórios; cabeleireiros; lanchonetes,casas de chá, de sucos e similares; comércio varejistaespecializado de equipamentos e suprimentos de

informática; e reparação e manutenção decomputadores e de equipamentos periféricos.

Os Jogos Olímpicos de 2016, a Copa

do Mundo de 2014 e a exploração do pré-

sal prometem ser os grandes protago-

nistas do futuro cenário econômico do Rio

de Janeiro. Os benefícios que os barris

de petróleo e as obras de infraestrutura

vão proporcionar no desenvolvimento do

território fluminense foram apresentados

em recente seminário no Centro de Con-

venções Bolsa de Valores.

Para o secretário estadual de Desenvolvimento Econô-

mico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, um dos par-

ticipantes do evento, o crescimento do ciclo econômico flu-

minense está baseado no descobrimento do pré-sal, no au-

mento de exportações e importações e na instalação de si-

derúrgicas e portos. "A agenda esportiva tem dois retornos:

o desenvolvimento de atividades privadas e a melhoria da

urbe. Houve investimentos nos setores de transportes, com

a inauguração da Linha 4 do metrô, o projeto do Arco Metro-

politano e a compra de novos trens, de segurança, com a

ocupação de comunidades carentes, e de meio ambiente,

através da recuperação das lagoas, por exemplo. Temos dois

grandes desafios: sincronizar as possibilidades de emprego

com as qualificações e melhorar a Região Metropolitana do

Rio", resumiu o secretário.

Empresariado apoia proposta da OAB Niterói,que tem tudo a ver com a revitalização do Centro

Recentemente a OAB Niterói lançou

campanha para a construção de um novo

fórum da Justiça Federal na cidade, no

terreno vago na Amaral Peixoto, junto ao

prédio da Caixa Econômica (foto). Atual-

mente, a Justiça Federal funciona dividi-

da em dois endereços: as Varas Federais

ficam na Rua Coronel Gomes Machado, e

os Juizados Especiais na Rua Luiz Leopol-

do Fernandes Pinheiro.

Tão logo surgiu, a ideia recebeu o

apoio de diversos empresários e lideran-

ças locais, como o presidente do Sindi-

lojas Niterói, José Luiz Pascoal: "É uma

excelente proposta. Além de proporcio-

nar maior conforto e praticidade para os

advogados e as partes, a ideia de um

novo fórum da Justiça Federal está dire-

ta e totalmente sintonizada com o movi-

mento pela revitalização do Centro de

Niterói. O novo fórum representará mai-

de parabéns a OAB Niterói por mais esta

iniciativa", elogiou Pascoal.

Também o presidente da ACEC (As-

sociação Conselho Empresarial e Cida-

dania), Robson Gouvêa, manifestou seu

apoio à iniciativa. "Os benefícios para a

cidade, e para a população como um

todo, irão muito além das vantagens,

que já serão muitas, de se unificar os

atendimentos da Justiça Federal num só

ponto. Olhando pontualmente, vale res-

saltar que o novo fórum ocupará, e qua-

lificará consideravelmente, um espaço

que se encontra vago há muitos anos.

Numa visão mais panorâmica, desta-

que-se o grande valor simbólico de ver-

mos renascer a importância e os equi-

pamentos urbanos do Centro de uma

cidade que foi Capital do Estado, e que

passo a passo resgata a auto-estima de

seus habitantes".

or movimento comercial para seu entor-

no, geração de empregos e valorização

urbana e imobiliária para a região. Está

Page 7: Rua Dr. Borman, 6 / 301, Centro, Niterói, RJ, CEP 24020 ...sindilojas.org.br/wp-content/uploads/2013/04/ed21.pdf · () para confirmar a existência e oferta de cada curso. Res-tando

Sérgio Dalia Barbosa, atual presidente do órgão, responde para o informativo do SINDILOJAS

NITERÓI questões que valem a pena ser conhecidas pelos contribuintes em geral, e mais

especialmente pelos empresários do comércio estabelecidos em nossa cidade. Vamos a elas:

Certificado digital: saiba os cuidados a serem observados

VOCÊ CONHECE O CONSELHOMUNICIPAL DE CONTRIBUINTES?

1. Quais são as principais atribuições do Conselho

Municipal de Contribuintes de Niterói ?

É um órgão colegiado, tendo basicamente como

atribuição julgar em segunda instância recurso

voluntário e ,"ex ofício", das decisões finais proferidas

em primeira instância administrativa, referentes à

processos administrativo-tributários de natureza

contenciosa.

O Conselho Municipal de Contribuintes Igualmente atua

em matéria de consultas, quando da resposta a estas,

produzida pela Superintendência de Fiscalização, não

se conforma, ou não se julga suficientemente

esclarecido o contribuinte.

2. Como ele é formado ?

É composto por nove membros, sendo quatro

representantes dos contribuintes (hoje indicados pelo

Sindilojas; Associação Comercial; CDL, e Sindicato da

Indústria da Construção Civil de Niterói), e cinco

membros do município, reservada sua presidência a

um desses cinco membros, todos com mandato de

dois anos, renovado conforme disposto em lei.

Há ainda a Representação Fazendária, composta por

dois membros, e Secretaria ("Cartório") dirigida por

membro lotado na Secretaria Municipal de Fazenda.

3. Ele é um órgão independente ou integra a

estrutura da Prefeitura?

É um órgão administrativo colegiado que integra a

estrutura da Secretaria Municipal de Fazenda com

efetiva independência quanto aos seus julgados.

4. Quais são as principais situações em que o

contribuinte pode (deve) recorrer ao Conselho

Municipal de Contribuinte ?

Como órgão julgador de segundo grau administrativo

de litígios fiscais, pode, e deve, o contribuinte, vencido

em primeira instância, recorrer ao Conselho intentando

desconstituir os lançamentos tributários que julgar

ilegais, ou nulos, na forma da lei. Igualmente em

matéria de consulta.

5. Onde funciona o Conselho ?

Na Secretaria Municipal de Fazenda: Rua da Conceição,

100, segundo andar, telefone 2621-2400, ramal 211.

6. Como é a rotina de trabalho - as reuniões são

mensais, quinzenais, semanais?

As reuniões são realizadas todas as Terças e Quintas

feiras, no horário das 10 horas (sem previsão de

término).

Os lojistas devem ter extrema aten-

ção com seus certificados digitais. Eles

são utilizados para realizar transações

na internet e servem para comprovar se

uma pessoa é quem realmente diz ser.

Por esse motivo é importante que a cha-

ve privada não seja deixada em locais

de acesso público como CD-rom, disque-

te, diretórios compartilhados, diretórios

no servidor de backup da empresa etc.

Nem mesmo a Autoridade Certificadora

que emitiu o certificado tem uma cópia

da chave privada, que é individual.

Se alguém obtiver uma chave pri-

vada poderá passar-se pelo proprietário

do certificado em alguma transação na

rede. Se por acaso ocorrer algum inci-

dente fraudulento e algum certificado for

usado, em primeira instância o nome que

aparece na chave privada será o princi-

pal suspeito.

Em situações em que prestadores

de serviços precisem transmitir informa-

ções em nome da sua empresa para a

Receita Federal, não é necessário dis-

ponibilizar sua chave privada, seu car-

tão ou token. Basta que, com o seu cer-

tificado, você estabeleça procurações

eletrônicas específicas nos sites desta

instituição.

Portanto, em caso de suspeita de

roubo, clonagem ou adulteração de in-

formações a orientação é revogar ime-

diatamente o certificado digital. Essa é a

única maneira de contestar algum fato

ou transação realizada por algum usuá-

rio mal intencionado. Para mais informa-

ções, ligue (21) 3138-1459. (Fonte: Fe-

comércio-RJ)

Page 8: Rua Dr. Borman, 6 / 301, Centro, Niterói, RJ, CEP 24020 ...sindilojas.org.br/wp-content/uploads/2013/04/ed21.pdf · () para confirmar a existência e oferta de cada curso. Res-tando

8

Vencer o concurso de 2009 foi apartida para uma série de bons momen-tos para o comerciário Júlio César Ribei-ro da Costa (foto) , funcionário da Ri Ha-ppy. Além da satisfação pela conquistado prêmio em si ("aproveitei demais ofinal de semana em Búzios com minhaesposa e meu filho", conta), ele foi en-trevistado ao vivo em São Paulo, pelopróprio presidente da empresa, para aTV interna trasmitida para os 2.500 tra-balhadores da rede — e ao final foi aplau-dido de pé pela plateia, integrada peloscolegas da Sede. "Foi sensacional", emo-ciona-se. Pouco depois, Júlio viria a serpromovido, passando de vendedor daloja Plaza a gerente-assistente da lojaGrande Rio. E está empolgado em fazercada vez mais e melhor pela companhia,

da qual tem orgulho de pertencer.Simone Souza de Barros, gerente

da loja do Plaza e responsável pela indi-cação de Júlio ao prêmio "Talentos doComércio", destaca não ter tido dúvidasde que ele seria forte candidato no con-curso. "É um grande prazer ter um cole-ga da nossa empresa sendo vencedor",diz ela. "Afinal, na Ri Happy nos senti-mos sempre como uma grande família.Nós queremos ser os melhores no ramo,e trabalhamos muito mais com a quali-dade do que com a quantidade. Todosnós temos orgulho de vestir esta cami-sa", frisa a gerente.

Como se vê, funcionários bem mo-tivados são parte fundamental para osucesso de qualquer empreendimento.E o final de ano é a época mais estraté-

Primeiro lugar de 2009 já foi promovido:passou de vendedor a gerente assistente

“Talentos do Comércio” premiará o melhor funcionário

De 3 de novembro a 3 de dezembro estarão abertas as

inscrições — gratuitas — para o concurso “Talentos do Co-

mércio”, realizado pelo Sindilojas com o apoio do Senac Rio

e da Fecomércio/RJ, que premiará o funcionário que mais se

destacou no comércio lojista de Niterói em 2010. O vencedor

ganhará hospedagem de final de semana em Búzios, com

direito a acompanhante, em data a ser definida pelo Sindilo-

jas — entre março e junho, ou entre agosto e novembro de

2011. A premiação será entregue no dia 17 de janeiro.

O concurso estará aberto à participação de todos os co-

merciários lojistas da cidade de Niterói, inscritos no Cadas-

tro Nacional de Pessoa Jurídica. Não há limite no número de

participantes no concurso. Para se inscrever, os lojistas inte-

ressados deverão preencher ficha com os dados da empresa

e re t ira r no Sindi lo jas, ou ba ixar pe la inte rnet

(www.sindilojas.org.br), o regulamento do concurso. As fi-

chas de inscrição deverão ser entregues na sede do Sindilo-

jas: Rua Dr. Borman, 6/3º andar, Centro, até 3 de dezembro.

A vitrine mais bonita do comércio

de Niterói vai render duas passagens de

ida e volta para Buenos Aires. Além dis-

to, os lojistas terão chance de participar,

gratuitamente, de dois workshops do

Senac -- "Montagem de uma vitrine de

Natal", e "Abordagem de Vendas" --,

para, assim, alavancarem ainda mais seu

faturamento neste final de ano. A divul-

gação da vitrine vencedora será feita a

partir do dia 22 de dezembro.

A realização do concurso de vitri-

nes e a oferta dos workshops gratuitos

são fruto de parceria do Sindicato dos

Lojistas (Sindilojas Niterói) com a Feco-

mércio-RJ e o Senac Niterói. O objetivo

é atrair mais clientes e estimular os con-

sumidores locais para as compras de fim

de ano na cidade, por meio da melhoria

da ornamentação das vitrines e do das

técnicas de vendas dos comerciários.

As inscrições, tanto para o concur-

so quanto para os workshops, poderão

ser feitas de 17 a 24 de novembro no

Sindicato dos Lojistas (Rua Dr. Borman,

6/301, Centro) ou pe lo s ite

www.sindilojas.org.br. A participação no

concurso não está vinculada à matrícula

nos workshops: cada comerciante deci-

dirá em quais atividades vai participar.

Os dados básicos para inscrição: nome

de fantasia do estabelecimento, razão

social da firma, endereço, telefones e e-

mails; e ainda nome do lojista, telefone

e e-mail pessoal.

Os workshops ocorrerão nos se-

guintes dias e horários: 25/11/10 - Mon-

tagem de uma vitrine de Natal - das 9 às

13h; e 26/11/10 - Abordagem de Ven-

das - das 9 às 13h.

Quanto ao Concurso "Natal em Vi-

trine", entre os dias 1º e 15 de dezem-

bro a comissão julgadora, formada por

profissionais do Senac, percorrerá as

lojas inscritas, avaliando as vitrines.

SINDILOJAS ABRE INSCRIÇÕESDE CONCURSO DE VITRINES E WORKSHOPS GRATUITOS PARA LOJISTAS

gica para isto, tanto que o concurso "Ta-lentos do Comércio" tem suas inscriçõesabertas justo agora. E você, já escolheuquais funcionários vai indicar este ano?