S L Atividades 5º Ano Data:16/11/20 a 20/11/20

19
ATENÇÃO!!! Vocês estão recebendo os trabalhos referente à nossa quarta etapa. Segue abaixo dicas para que você possa alcançar uma ótima nota. Escolha um trabalho e realize-o até o fim, faça uma revisão, lendo todo o trabalho. Verifique a ortografia, a pontuação e a letra. Confira margens e capricho. Faça um trabalho por semana. Os cadernos deverão ser entregues contendo os trabalhos, na escola no dia 10/12/2020(quinta-feira).De 8:00 às 15:00 horas. Responsabilidade é um elemento primordial para o seu sucesso. Um beijo carinhoso, Tia Eliane! SL Atividades 5º Ano Data:16/11/20 a 20/11/20

Transcript of S L Atividades 5º Ano Data:16/11/20 a 20/11/20

Page 1: S L Atividades 5º Ano Data:16/11/20 a 20/11/20

ATENÇÃO!!!

Vocês estão recebendo os trabalhos referente à nossa quarta etapa.

Segue abaixo dicas para que você possa alcançar uma ótima nota.

Escolha um trabalho e realize-o até o fim, faça uma revisão,

lendo todo o trabalho.

Verifique a ortografia, a pontuação e a letra.

Confira margens e capricho.

Faça um trabalho por semana.

Os cadernos deverão ser entregues contendo os trabalhos, na

escola no dia 10/12/2020(quinta-feira).De 8:00 às 15:00 horas.

Responsabilidade é um elemento primordial para o seu sucesso.

Um beijo carinhoso, Tia Eliane!

SL Atividades 5º Ano Data:16/11/20 a 20/11/20

Page 2: S L Atividades 5º Ano Data:16/11/20 a 20/11/20

Poema é uma obra literária que pertence ao gênero da poesia, e cuja

apresentação pode surgir em forma de versos, estrofes ou prosa, com a finalidade de manifestar sentimento e emoção.

PENSO E PASSO

quando penso

que uma palavra

pode mudar tudo

não fico mudo

MUDO

quando penso

que um passo

descobre um mundo

não paro

PASSO

e assim que

passo e mudo

um novo mundo nasce

na palavra que penso.

(Alice Ruiz)

01. A palavra MUDO aparece duas vezes na 1.ª estrofe. Aponte o sentido dela, no 4.º e 5.º versos: (A) transformar / transformar. (B) deficiência na fala / silencioso. (C) calado / silencioso. (D) calado / transformar.

02-Assinale o que significa, para a poeta, PASSO no 10.º verso: (A) andar. (B) ultrapassar. (C) passagem. (D) espaço.

03-Identifique a melhor interpretação para o verso "um novo mundo nasce": (A) Transformação da realidade. (B) Surgimento de outro mundo. (C) Nova geração aparece. (D) Tudo é passageiro.

04-Marque a opção que melhor caracteriza o "eu lírico" desse poema: (A) Ele é revoltado. (B) Ele é revolucionário. (C) Ele não é um ser acomodado diante do mundo. (D) Ele não tem mais esperanças.

05-Aponte a ideia que os versos "e assim que / passo e mudo" estabelece com os dois últimos versos: (A) causa. (B) tempo. (C) consequência. (D) condição.

SL Português 5º Ano Data:16/11/20

Page 3: S L Atividades 5º Ano Data:16/11/20 a 20/11/20

OPERAÇÕES NO DIA A DIA

SL Matemática 5º Ano Data:16/11/20

Page 4: S L Atividades 5º Ano Data:16/11/20 a 20/11/20

Movimentos da Terra A Terra não é estática, portanto, está em constante movimentação. O planeta realiza diversos movimentos, como a rotação e a translação. Sabemos que a Terra assim como os demais corpos celestes não são estáticos, portanto eles realizam movimentos. Os movimentos da Terra são responsáveis por fenômenos astronômicos, como solstícios e equinócios, a existência do dia e da noite, a contagem do ano, entre outros. Entendê-los é fundamental para compreender a complexidade e dinamicidade do Universo. A Terra realiza diversos movimentos, contudo, nem todos produzem efeito direto em nossas vidas, por isso passam despercebidos. Há dois principais movimentos realizados concomitantemente cujas consequências são sentidas e vividas diariamente por nós. São eles: • Rotação é o movimento que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo,

• Translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol e assim percorrendo uma órbita elíptica.

Consequências da translação Uma das consequências do movimento de translação é a sucessão dos anos. Uma volta completa da Terra em torno do Sol corresponde ao chamado “ano civil”, que por convenção apresenta 365 dias e 366 a cada quatro anos, visto que o tempo real do movimento de translação é de aproximadamente 365 dias e 6 horas. Outra consequência do movimento de translação é a ocorrência das estações do ano. Sabe-se que a Terra possui um eixo de inclinação, o que provoca uma diferença de iluminação nas áreas do planeta. Assim, ao longo do movimento, a superfície terrestre ilumina-se de maneira desigual, ou seja, as áreas não recebem a mesma quantidade de energia solar, resultando, então, nas estações do ano. O início das estações do ano é marcado por dois fenômenos astronômicos: solstício e equinócio. • Solstício: corresponde ao posicionamento do Sol em seu limite máximo, ou seja,

ele estará em seu auge a norte ou a sul. Assim, um dos hemisférios estará recebendo maior insolação. O solstício ocorre duas vezes por ano, junho e dezembro, e marca o início do inverno e do verão. Se a incidência é maior no hemisfério Norte, significa que esse estará vivenciando o verão e o hemisfério Sul que está recebendo menor incidência está vivenciando o inverno e vice-versa. A partir do solstício de verão, os dias são mais longos que a noite e, a partir do solstício de inverno, as noites são mais longas do que os dias.

SL Ciências 5º Ano Data:16/11/20

Page 5: S L Atividades 5º Ano Data:16/11/20 a 20/11/20

• Equinócio: corresponde ao posicionamento médio do Sol em relação à Terra, ou seja, o Sol estará iluminando igualmente o hemisfério Norte e o hemisfério Sul. Portanto, ambos os hemisférios, nesse momento, recebem igual iluminação. O equinócio ocorre duas vezes ao ano, nos meses de março e setembro, marcando o início do outono e da primavera. Enquanto o equinócio de primavera marca o início da estação em um hemisfério, no outro se iniciará o outono. Devido à igual iluminação dos hemisférios, dias e noites têm igual duração.

JOGO RÁPIDO

Page 6: S L Atividades 5º Ano Data:16/11/20 a 20/11/20

O que é População? População é o conjunto de todos os habitantes de determinado local. Também pode estar relacionado com os indivíduos de mesma espécie que coexistem em um mesmo lugar ou região.

A expressão "densidade populacional" é usada para se referir a quantidade de indivíduos que existem em uma determinada área predefinida.

População do Brasil A população brasileira tem uma média de 207,6 milhões de habitantes, com previsão que alcance aproximadamente 230 milhões de pessoas até 2040.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população do Brasil não deverá ultrapassar os 230 milhões de habitantes. A expectativa é que haja um equilíbrio na taxa de natalidade, fazendo com que a população se mantenha entre 220 e 225 milhões de pessoas a partir de 2050.

Em razão do constante aumento populacional ocorrido no Brasil, principalmente a partir da década de 1960, intensificando-se nas últimas décadas, o país ocupa hoje a quinta posição dos países mais populosos do planeta, ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), A sobrepopulação é a principal causa da maioria dos problemas mundiais. Quer seja uma questão de falta de comida, falta de água potável ou falta de energia, cada país do mundo é, ou será, afetado pelo fator sobrepopulação. JOGO RÁPIDO Se compararmos com a década de 1950, veremos que nossa população quase quadruplicou. Nossa população continua crescendo. As pessoas estão vivendo mais tempo, ou seja, a expectativa de vida em nosso país aumentou nas últimas décadas, hoje essa expectativa é de mais de 76 anos. 1. De acordo com o trecho acima, responda por que o Brasil é considerado um dos países mais populosos do mundo? --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------2. . As informações acima foram fornecidas pelo site do IBGE, o que significa esta sigla?

SL Geografia 5º Ano Data:17/11/20

Page 7: S L Atividades 5º Ano Data:16/11/20 a 20/11/20

Patrimônio Cultural Brasileiro O patrimônio cultural brasileiro está dividido em duas categorias: patrimônio material, patrimônio imaterial e patrimônio natural. O instrumento de proteção do patrimônio material é o tombamento, enquanto o do patrimônio imaterial é o registro; ressalta-se que cada um tem suas especificidades e particularidades, do ponto de vista legal e procedimental.

Tipos de Patrimônios Culturais

O Patrimônio Cultural é dividido em três grupos, que variam de acordo com a sua

natureza. São eles: Patrimônio Imaterial e Patrimônio Material. Além desses, há

também o Patrimônio Artístico, que reúne os bens artísticos, e o Patrimônio Natural,

referente aos bens naturais de uma região.

O que é Patrimônio Imaterial?

É o tipo de patrimônio considerado intangível e abrange as expressões simbólicas e

culturais de um povo, como as festas, as danças, músicas, saberes, costumes, formas de

expressão, entre outros.

Exemplos de patrimônio imaterial:

- Capoeira;

- Tambor de Crioula do Maranhão (MA);

- Frevo (PE);

- Literatura de Cordel;

- Carimbó (PA);

- Festa do Senhor Bom Jesus do Bonfim (BA);

- Ritual Yaokwa do povo indígena Enawenê Nawê (MT).

O que é Patrimônio Material?

Diz respeito aos bens materiais, ou seja, tangíveis, de um povo. Abrange os museus,

monumentos arquitetônicos, igrejas, bibliotecas, etc.

SL História 5º Ano Data:18/11/20

Page 8: S L Atividades 5º Ano Data:16/11/20 a 20/11/20

Exemplos de patrimônio material:

- Centro Histórico de Ouro Preto (Ouro Preto/MG);

- Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro/ RJ);

- Conjunto Arquitetônico de Paraty (Paraty/RJ);

- Centro Histórico de Olinda (Olinda/PE).

A cidade de Salvador foi tombada pela Unesco como patrimônio histórico cultural material da

humanidade.

O que é patrimônio natural? Compreende áreas de importância preservacionista e histórica, beleza cênica, enfim, áreas que transmitem à população a importância do ambiente natural para que nos lembremos quem somos, o que fazemos, de onde viemos e, por consequência, como seremos. Pantanal (Mato Grosso/Mato Grosso do Sul)

RESPONDA: 1)definas os três tipos de patrimônios culturais. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2)marque com x os patrimônios imateriais ( ) capoeira ( ) escultura ( ) frevo ( ) museu ( ) biblioteca

Page 9: S L Atividades 5º Ano Data:16/11/20 a 20/11/20

JOGO RÁPIDO

1)Na bilheteria de um teatro, o responsável começa o trabalho com três notas de R$5,00, quatro notas de R$2,00 e duas moedas de R$0,50 para facilitar o troco. Com quanto ele começou a trabalhar? --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2)Joana tinha R$ 200,00 e gastou, dessa quantia, três notas de 20 reais, quatro notas de 10 reais e 0,50 centavos. Quantos reais sobraram? --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3) Uma TV de vinte polegadas pode ser comprada em 10 pagamentos de R$ 66,39 ou em 5 pagamentos de R$ 104,47. Se for comprada em 5 vezes, a economia em relação ao valor final pago em 10 vezes será de?

SL Matemática 5º Ano Data:20/11/20

Page 10: S L Atividades 5º Ano Data:16/11/20 a 20/11/20

PRONOME é a palavra que substitui ou

acompanha um substantivo

PRONOMES DEMONSTRATIVOS são

aqueles que indicam a posição dos seres em relação às três pessoas do discurso.

JOGO RÁPIDO

1)Entre parênteses, aparecem dois pronomes demonstrativos. Escolha o que preenche corretamente a lacuna: a) Não me preocupa ____________ mancha que tenho no rosto. (esta – essa)

b) Marcela, é bom ___________ livro que está com você? (este – esse)

c) Ricardo, é seu ______________ caderno aí perto de sua carteira? (esse – aquele)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A fim/ Afim Se não/ Senão

A fim encontra-se relacionado ao sentido de “finalidade, objetivo pretendido”. Exemplo: A fim de evitar maiores contratempos, ele resolveu afastar-se de sua amiga. Afim classifica-se como um adjetivo invariável, cuja significância se atribui à semelhança, afinidade. Exemplo: Como na antiga grade havia matérias afins, pude adiantar bastante o meu curso. Se não equivale a caso não, indicando, assim, uma probabilidade. Exemplo: Se não chover, iremos ao cinema amanhã. Senão equivale a “caso contrário” ou “a não ser’. Exemplo: Espero que estejas bem preparado, senão não conseguirás obter bom resultado. JOGO RÁPIDO

É melhor começar a exercitar a linguagem, _________ o seu relacionamento pode acabar mal. A pesquisa recentemente realizada pela empresa foi _________ do estresse emocional do trabalhador. Expliquei-lhe as exigências do atual mercado _________ ele se adaptasse melhor.

A sequência que completa corretamente as frases acima é

a) se não - a cerca - a fim de que b) senão - acerca - a fim de que

SL Português 5º Ano Data:20/11/20

Page 11: S L Atividades 5º Ano Data:16/11/20 a 20/11/20

DE MONARQUIA À REPÚPLICA

Proclamação da República De 1822 a 1889, o Brasil viveu um regime monárquico, sendo governado por dois imperadores: D. Pedro I e D. Pedro II. Já no final do século XIX, esse regime não conseguia atender as necessidades sociais do povo e parte da elite estava descontente com o reinado de D. Pedro II. O militar Marechal Deodoro da Fonseca foi quem proclamou a República no dia 15 de novembro de 1889, tornando-se o primeiro Presidente do Brasil. Na época, ele era chefe de exército e reuniu militares, além de apoiadores do movimento para invadir a praça da Aclamação do Rio de Janeiro e fazer a derrubada do governo monárquico. D. Pedro II e a Família Real tiveram que deixar o Brasil. A Proclamação da República representou o fim da Monarquia Constitucional e o início da Era Republicana, instaurando o regime presidencialista no Brasil. Adaptado de https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/proclamacao-da-republica

1) Pesquise e escreva o significado das palavras abaixo.

a) Monarquia: b) República:

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------2) Em que data foi proclamada a República do Brasil?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------3) Quem proclamou a República do Brasil, tornando-se o primeiro Presidente do país?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------4) O que aconteceu com D. Pedro I e a Família Real quando o Marechal Deodoro da Fonseca Proclamou a República do Brasil?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------5) Em qual Estado foi proclamada a República do Brasil?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dia da Bandeira – 19 de novembro

A bandeira do Brasil "nasceu" no dia 19 de novembro de 1889, exatamente quatro dias depois da Proclamação da República. Os "pais" dessa belezura foram o Raimundo Teixeira Mendes e o Miguel Lemos, que decidiram como ela seria, e o Décio Vilares, que fez o desenho.

1)Qual lema positivista aparece na Bandeira brasileira?

SL História 5º Ano Data:20/11/20

Page 12: S L Atividades 5º Ano Data:16/11/20 a 20/11/20

Atividade avaliativa de História 5ºAno 4ª Etapa___/__/20

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAR O TRABALHO:

• Deverá ser realizado no caderno de História.

• Capricho, organização e pontualidade serão avaliados.

• Deve conter margens.

• Enriqueça seu trabalho com gravuras.

• Data da entrega: 10/12/2020(QUINTA-FEIRA)

• Valor 10 pontos.

1– O que é cultura material?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

2– O que pode ser considerado patrimônio cultural material?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

3– O que é cultura imaterial?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

4- O que pode ser considerado patrimônio cultural imaterial?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

5– Escolha um dos exemplos de cultura material, faça uma pesquisa e escreva um pouco

sobre ele.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

6- Escolha um dos exemplos de cultura imaterial, faça uma pesquisa e escreva um pouco

sobre ele.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

7– Minas Gerais é o estado brasileiro com maior número de patrimônios culturais da

humanidade. Faça uma pesquisa e cite-os.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

8- Quais são os monumentos históricos de Betim?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

9 – Dos monumentos históricos de Betim escolha um e pesquise sobre ele.

Page 13: S L Atividades 5º Ano Data:16/11/20 a 20/11/20

Atividade avaliativa de Matemática 5ºAno 4ª Etapa___/__/20

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAR O TRABALHO:

• Deverá ser realizado no caderno de Matemática.

• Capricho, organização e pontualidade serão avaliados.

• Deve conter margens.

• Data da entrega: 10/12/2020(QUINTA-FEIRA)

• Valor 10 pontos.

1)Resolva os desafios abaixo:

a) Antônio recebe R$ 25,00 de mesada de seu pai. Quanto ele terá recebido depois de 6

meses?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

b) Dois irmãos possuem um cofrinho com 72 moedas. Quantas moedas estarão no cofrinho

se um dos irmãos colocar 17 moedas e o outro, 25?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

c) Maria levou R$ 20,00 para fazer compras no supermercado. Ela gastou R$ 5,00 com

bolachas e chocolates e R$ 9,00 com produtos de limpeza. Quantos reais sobraram para

Maria? Resposta:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

d) Uma parede retangular está coberta por ladrilhos quadrados dispostos em 15 colunas e

10 linhas. Quantos ladrilhos há nessa parede?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

e) Um funcionário de uma loja precisa colocar 15.390 latas de refrigerantes em caixas de

papelão. Se em cada caixa cabem 162 latas, quantas caixas serão necessárias para

armazenar todas as latas de refrigerante?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

f) Em uma partida de basquete, André fez 324 pontos e Carlos, 460. Quantos pontos Carlos

fez a mais que André?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

g) João deu 1509 figurinhas para um amigo e ainda lhe restaram 483. Quantas figurinhas

João tinha inicialmente?

Page 14: S L Atividades 5º Ano Data:16/11/20 a 20/11/20

h) Um pai deixou de herança para seus 35 parentes, uma coleção com 25.935 moedas de

diversos países. Supondo uma divisão equilibrada, quantas moedas caberão a cada parente?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

i)Jéssica recebeu seu salário da semana R$ 150,00. Ela comprou um fone de ouvido por R$

23,50, uma capinha para seu celular por R$ 17,63 e uma carteira por R$ 37,90. Quanto ela

gastou? Quanto dinheiro sobrou para ela?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

j) Pedro comprou uma sanduicheira por R$ 120,00. Depois de um tempo ele vendeu para

sua amiga, em três parcelas de R$ 48,00. Ele teve lucro ou prejuízo? De quanto?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

k) João comprou 22 calças jeans para vender, ele pagou em cada uma R$ 160,00.

a) Quanto ele gastou no total?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

l) Sabemos que depois de vender as 22 calças ele lucrou R$ 660,00 por quanto ele vendeu

cada calça?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

m)Júlia e sua prima compraram 108 carrinhos e pagaram R$ 216,00. Deste valor sua prima

pagou R$ 126,00 pelos seus carrinhos.

a) Qual foi o valor pago por Júlia?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

b)Quanto custa cada carrinho?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

c)Quantos carrinhos Júlia comprou?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

d) Quantos carrinhos a prima comprou?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

n)Um comerciante comprou por R$ 720,00 um atum com 20 kg. Ele vendeu cada quilo de

atum por R$ 60,00.

a) Quanto o comerciante pagou por cada quilo de atum?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

b) Quanto ele faturou ao vender os 20kg de atum?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

c) Qual foi o lucro total do comerciante ao vender os 20kg de atum?

Page 15: S L Atividades 5º Ano Data:16/11/20 a 20/11/20

Atividade avaliativa de Ciências 5ºAno 4ª Etapa___/__/20

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAR O TRABALHO:

• Deverá ser realizado no caderno de Ciências.

• Capricho, organização e pontualidade serão avaliados.

• Deve conter margens.

• Enriqueça seu trabalho com gravuras.

• Data da entrega: 10/12/2020(QUINTA-FEIRA)

• Valor 10 pontos.

1)Responda:

a)Quais são os dois movimentos realizados pelo planeta Terra? Como eles ocorrem?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

b)Quais são as estações do ano? Como elas ocorrem?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

c)Como é a forma da Terra?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

2.Observe as fotos. Elas retratam um mesmo lugar em diferentes estações do ano.

Identifique as estações em cada uma das imagens.

Page 16: S L Atividades 5º Ano Data:16/11/20 a 20/11/20

3. Observe a imagem e responda:

A) Os solstícios e os equinócios ocorrem em razão de qual movimento realizado pela

Terra?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

B) Explique a diferença entre os solstícios e os equinócios.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

C) Os solstícios ocorrem em quais estações do ano?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

D) Os equinócios ocorrem em quais estações do ano?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

E) Por que os dois hemisférios (Norte e Sul) recebem diferentes quantidades de insolação

no decorrer do ano?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

4. De que são formados os planetas pequenos e os planetas gigantes?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

5.Explique e ilustre o que é:

a) Eclipses lunares

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

b)Eclipses solares

Page 17: S L Atividades 5º Ano Data:16/11/20 a 20/11/20

Atividade avaliativa de Português 5ºAno 4ª Etapa___/__/20

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAR O TRABALHO:

• Deverá ser realizado no caderno de Português.

• Capricho, organização e pontualidade serão avaliados.

• Deve conter margens.

• Data da entrega: 10/12/2020(QUINTA-FEIRA)

• Valor 10 pontos.

1)PRODUÇÃO DE TEXTO

A)Olá queridos alunos! Estou preocupada com vocês e com muita saudade da nossa rotina

escolar. Gostaria de saber como vocês estão e o que vocês têm feito nesses dias de

isolamento.

Escreva uma carta para sua professora descrevendo:

- o que você sabe sobre o Coronavírus

- quais os cuidados que você e sua família tem tomado para evitar a doença

- como você está se sentindo em relação a pandemia

- conhece ou não alguém que já foi infectado pelo vírus COVID-19 e como esta está pessoa

- o que você mais está sentindo falta no seu dia-a-dia

- qual ou quais pessoas você não está vendo e sente muita saudade

- suas atividades diárias

- sua rotina escolar

- como está a rotina dos seus familiares

- o que mais você quiser contar para sua professora

Lembre-se:

Uma carta precisa ser feita respeitando a sua estrutura. Para isso ela deve conter: local e

data, saudação ao destinatário (quem vai receber), mensagem, despedida e assinatura (nome

de quem escreveu). Esteja atento para escrever as palavras corretamente, faça parágrafos e

use os sinais de pontuação.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

2)Crie um poema visual.Consulte o livro de Português, páginas 9 e 10.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

3)O que é uma biografia? Uma biografia nada mais é do que a história escrita da vida de uma

pessoa. Agora você irá fazer a sua biografia.

Page 18: S L Atividades 5º Ano Data:16/11/20 a 20/11/20

Atividade avaliativa de Geografia 5ºAno 4ª Etapa___/__/20

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAR O TRABALHO:

• Deverá ser realizado no caderno de Geografia.

• Capricho, organização e pontualidade serão avaliados.

• Deve conter margens.

• Enriqueça seu trabalho com gravuras.

• Data da entrega: 10/12/2020(QUINTA-FEIRA)

• Valor 10 pontos.

1)Associe corretamente as colunas:

A – Densidade demográfica B – Taxa de natalidade C – Taxa de mortalidade

D – População absoluta E – Expectativa de vida

( ) Número total da população de um determinado lugar.

( ) Resultado da divisão do número total de pessoas pelo número de

quilômetros quadrados de um determinado lugar.

( ) Média de anos que a população de um lugar vive.

( ) Indica o número de nascimentos para cada mil habitantes.

( ) Indica o número de óbitos para cada mil habitantes.

2) Observe a tabela e responda às questões a seguir:

a) Qual é o estado mais populoso? ________________

E o menos populoso? _________________

b) Qual é o estado mais povoado? _________________

E o menos povoado? _______________

Page 19: S L Atividades 5º Ano Data:16/11/20 a 20/11/20

3)Considerando a participação de diferentes etnias na construção da identidade cultural

brasileira, dê dois exemplos da contribuição dos seguintes povos:

A) indígenas:

B) africanos:

C) imigrantes europeus:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

4) O Censo Demográfico é um estudo estatístico realizado a cada dez anos pelo IBGE para

coletar dados e informações sobre a população, quais são os dados coletados?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

5) O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da

população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar, nas

próximas décadas, a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência,

a população está cada vez mais velha. Isso ocorre em função do:

a) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade.

b) Aumento da natalidade e diminuição da longevidade.

c) Crescimento vegetativo e aumento da taxa de natalidade.

6)A população brasileira, apesar dos esforços praticados pelo governo para uma melhor

ocupação do território ao longo do século XX, ainda está presente no território de forma

bastante concentrada. Sobre essa questão, responda ao que se pede.

I. Assinale a região em que há o maior quantitativo populacional do país:

a) Norte b) Nordeste c) Centro-Oeste d) Sudeste e) Sul

7)Preencha a cruzadinha:

a) A mistura de povos que formam

a população brasileira chama-se.

b) Com a chegada dos

portugueses, eles já habitavam o

Brasil.

c) Chegaram ao Brasil na

condição de escravos entre os

séculos XVI e XIX

d) Outro povo que contribuiu para

a formação da população

brasileira.