S13 v Professor Mae-2 Educacao Infantil Ensino Fundamental Anos Iniciais-2011

14
CARGO: PROFESSOR MaE-2 EDUCAÇÃO INFANTIL / ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS) “A primeira condição para se realizar alguma coisa, é não querer fazer tudo ao mesmo tempo.” S13 V ATENÇÃO: VERIFIQUE SE CÓDIGO E PROVA DESTE CADERNO DE QUESTÕES CONFEREM COM O SEU CARTÃO DE RESPOSTAS PROVA Manhã 1. Este contém questões de múltipla escolha, cada uma com 5 opções A, B,C, D e E. 2. Ao receber o material, verifique no seu nome, número de inscrição, data de nascimento, cargo e prova. Qualquer irregularidade comunique imediatamente ao fiscal de sala. Não serão aceitas reclamações posteriores. 3. Leia atentamente cada questão e assinale no a opção que responde corretamente a cada uma delas. O será o único documento válido para a correção eletrônica. O preenchimento do e a respectiva assinatura serão de inteira responsabilidade do candidato. Não haverá substituição do , por erro do candidato. 4. Observe as seguintes recomendações relativas ao : - A maneira correta de marcação das respostas é cobrir, fortemente, com esferográfica de tinta azul ou preta, o espaço correspondente à letra a ser assinalada. - Outras formas de marcação diferentes implicarão a rejeição do . - Será atribuída nota zero às questões não assinaladas ou com falta de nitidez, ou com marcação de mais de uma opção, e as emendadas ou rasuradas. 5. O fiscal de sala não está autorizado a alterar qualquer destas instruções. Em caso de dúvida, solicite a presença do coordenador local. 6. Você só poderá retirar-se definitivamente do recinto de realização da prova após 1 hora contada do seu efetivo início, . 7. Você só poderá levar este caso permaneça na sala até 1 hora antes do término da prova. 8. Por motivo de segurança, só é permitido fazer anotação durante a prova neste e no . Qualquer outro tipo de anotação será motivo de eliminação automática do candidato. 9. Após identificado e instalado na sala, você não poderá consultar qualquer material, enquanto aguarda o horário de início da prova. 10. Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala até que o último candidato entregue o . 11. Ao terminar a prova, é de sua responsabilidade entregar ao fiscal o . Não esqueça seus pertences. 12. O será disponibilizado no site www.funcab.org, conforme estabelecido no Cronograma. Caderno de Questões Cartão de Respostas Cartão de Respostas Cartão de Respostas Cartão de Respostas Cartão de Respostas Cartão de Respostas Cartão de Respostas sem levar este Caderno de Questões Caderno de Questões Caderno de Questões Cartão de Respostas Cartão de Respostas Cartão de Respostas Gabarito Oficial da Prova Objetiva LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES SEGUINTES: BOA PROVA!

description

S13 v Professor Mae-2 Educacao Infantil Ensino Fundamental Anos Iniciais-2011

Transcript of S13 v Professor Mae-2 Educacao Infantil Ensino Fundamental Anos Iniciais-2011

Page 1: S13 v Professor Mae-2 Educacao Infantil Ensino Fundamental Anos Iniciais-2011

CARGO: PROFESSOR MaE-2 EDUCAÇÃO INFANTIL / ENSINO

FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS)

“A primeira condição para se realizar alguma coisa, é não querer fazer tudo ao mesmo tempo.”

S13 VATENÇÃO: VERIFIQUE SECÓDIGO E PROVA DESTECADERNO DE QUESTÕESCONFEREM COM O SEUCARTÃO DE RESPOSTAS

PROVA

Manhã

1. Este contém questões de múltipla escolha, cada uma com 5 opções A, B,C, D e E.

2. Ao receber o material, verifique no seu nome, número de inscrição, data de nascimento,

cargo e prova. Qualquer irregularidade comunique imediatamente ao fiscal de sala. Não serão aceitas

reclamações posteriores.

3. Leia atentamente cada questão e assinale no a opção que responde corretamente a cada

uma delas. O será o único documento válido para a correção eletrônica. O

preenchimento do e a respectiva assinatura serão de inteira responsabilidade do

candidato. Não haverá substituição do , por erro do candidato.

4. Observe as seguintes recomendações relativas ao :

- A maneira correta de marcação das respostas é cobrir, fortemente, com esferográfica de tinta azul ou preta,

o espaço correspondente à letra a ser assinalada.

- Outras formas de marcação diferentes implicarão a rejeição do .

- Será atribuída nota zero às questões não assinaladas ou com falta de nitidez, ou com marcação de mais de

uma opção, e as emendadas ou rasuradas.

5. O fiscal de sala não está autorizado a alterar qualquer destas instruções. Em caso de dúvida, solicite a presença

do coordenador local.

6. Você só poderá retirar-se definitivamente do recinto de realização da prova após 1 hora contada do seu efetivo

início, .

7. Você só poderá levar este caso permaneça na sala até 1 hora antes do término da prova.

8. Por motivo de segurança, só é permitido fazer anotação durante a prova neste e no

. Qualquer outro tipo de anotação será motivo de eliminação automática do candidato.

9. Após identificado e instalado na sala, você não poderá consultar qualquer material, enquanto aguarda o horário

de início da prova.

10. Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala até que o último candidato entregue o

.

11. Ao terminar a prova, é de sua responsabilidade entregar ao fiscal o . Não esqueça

seus pertences.

12. O será disponibilizado no site www.funcab.org, conforme estabelecido no

Cronograma.

Caderno de Questões

Cartão de Respostas

Cartão de Respostas

Cartão de Respostas

Cartão de Respostas

Cartão de Respostas

Cartão de Respostas

Cartão de Respostas

sem levar este Caderno de Questões

Caderno de Questões

Caderno de Questões

Cartão de Respostas

Cartão de

Respostas

Cartão de Respostas

Gabarito Oficial da Prova Objetiva

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES SEGUINTES:

BOA PROVA!

Page 2: S13 v Professor Mae-2 Educacao Infantil Ensino Fundamental Anos Iniciais-2011

02

movediças leis da probabilidade a uma plateia hostilde estudantes desinteressados. Acostumado àsadversidades e sem alimentar autopiedade, Talvaneavançava impávido pelo terreno arenoso semmaiores delongas nem explicações.

O dia da prova se aproximava e eu nãoentendia patavina da matéria. Em pânico com aiminência de um redondo zero, desisti do mentor.Enfurnada no quarto com os livros, bati contra o murodos cálculos que mais pareciam hieróglifos por umaboa hora, até que, de repente, uma epifaniaaconteceu.As respostas passaram a se revelar antesmesmo de terminadas as contas. No lugar defórmulas, a intuição; um estado prazeroso para alémdo esforço da razão.

A experiência não se repetiu. Não metransformei em uma aluna brilhante de lógica, física egeometria, simplesmente não tenho o dom, mas asurpresa de ter sido capaz de desenvolver ummétodo próprio de aprendizado nunca mais meabandonou.

Foi com o professor Talvane e a probabilidadeque dimensionei o valor da palavra autodidata.

A capacidade de sustentar uma busca, acuriosidade que não dá trela à preguiça e a disciplinado in teresse são t raços imper iosos nodesenvolvimento de um educando, tenha ele 8 ou 80,siga ele a corrente pedagógica que lhe convier.

As sete artes liberais – a gramática, a retórica,a dialética, a música, a geometria, a aritmética e aciência – ainda norteiam o que nos é passado emaula. Elas foram definidas na Idade Média e levamessa alcunha por serem consideradas a baseimprescindível da formação do homem livre.

É a liberdade no sentido mais amplo do termo:a capacidade de assimilar, apropriar-se e relacionaros diferentes ramos do conhecimento, canalizando-os para os seus objetivos pessoais.

Todo homem livre é um autodidata. Formá-losainda é o grande desafio da educação.

(Obs. Santo Inácio e São Bento – Colégiosrenomados do Rio de Janeiro)

(FernandaTorres, in Veja Rio, 6 de julho de 2011)

Leia o texto abaixo e responda às questõespropostas.

Cresci certa de minha mediocridade. Não fuiuma adolescente atlética ou especialmente bonita.Jamais demonstrei talento visível para a música oupara a matemática e não atravessei incólume astransformações da puberdade. Boa aluna, minhaúnica característica louvável era ser dona de algumacapacidade de articulação.

Até hoje, parece-me impressionante que umser com tantas reticências sobre si mesmo tenhaconseguido se equilibrar minimamente nas própriaspernas. Não lembro de como fiquei de pé, foi o acaso,o imponderável acaso que me guiou.

Essa é uma constatação incômoda quando setrata de educar os filhos. Como orientá-los se não sei,ou esqueci, o caminho que fiz?

Cursei o primário em escolas experimentaisdos anos 70. Na época, a liberdade era vista como aorientadora suprema da pedagogia. Essa noção caiuem desuso. Uma revisão dos excessos do períodolevou ao senso comum de que a escola, por maisaberta que seja, não pode fugir do seu papel deautoridade mediadora.

Na adolescência, concluí o ensino médio emum colégio de padres com perfil avançado. Foi o maisperto que cheguei de um ensino de excelência.Encerrei meus estudos logo após o vestibular,disposta a ser atriz e não mais sentar na frente de umquadro-negro.

Não tenho orgulho de tal histórico. Admiro asolidez dos colégios tradicionais e gostaria de ter feitofaculdade. Mesmo assim, matriculei meus rebentosem instituições herdeiras da pedagogia que meeducou, talvez por receio de criá-los de maneiradiferente da minha. Até hoje me pergunto se tomei adecisão certa.

Na sala de parto do meu segundo filho, pediaos médicos que me dissessem o nome do colégioque haviam cursado. Do anestesista ao obstetra,passando pelo pediatra e pelos principaisassistentes, todos gabaritaram São Bento e SantoInácio. O fato me deu segurança.

A responsabilidade exigida pela medicinarequer dedicação e estudo. Tudo requer dedicação eestudo, mas em algumas profissões a falta de taisatributos pode levar à morte.

De todos os orientadores que tive – dotonitruante Moritz, a quem devo o fascínio eterno pelageografia, até a mais esquerdista das professoras dehistória –, a maior lição que recebi se deu com oprofessor Talvane, de matemática.

Talvane foi meu mestre no 2º ano do científico.Era um homem de humor pragmático que tinha pormissão, naquele semestre de 1982, ensinar as

Autodidata

LÍNGUA PORTUGUESA

FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Page 3: S13 v Professor Mae-2 Educacao Infantil Ensino Fundamental Anos Iniciais-2011

03

“Acostumado às adversidades e sem alimentarautopiedade, Talvane avançava impávido peloTERRENO ARENOSO sem maiores delongas nemexplicações.”Aque se refere o termo destacado?

A) às leis da probabilidade.B) seu humor pragmático.C) o 2º ano do curso científico.D) o desinteresse dos alunos.E) à dificuldade do conteúdo.

Em: “...BATI CONTRA O MURO DOS CÁLCULOSque mais pareciam hieróglifos por uma boa hora, atéque, de repente, uma epifania aconteceu.”, o termodestacado encerra uma figura de linguagem:

A) catacrese.B) hipérbole.C) eufemismo.D) metonímia.E) metáfora.

Na conclusão do texto, a autora aponta as principaiscaracterísticas que deve ter um educando. São elas:

A) intuição – enfado – determinação.B) pertinência – disciplina – didática.C) persistência – curiosidade – interesse.D) objetividade – liberdade – tenacidade.E) experiência – conformismo – capacidade de

articulação.

Questão 02

FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Questão 04

Questão 05

Assinale a opção em que se encontram,respectivamente, os sinônimos das palavrasdestacadas abaixo.

“ . . . e n ã o a t r a v e s s e i I N C Ó L U M E a stransformações da puberdade.” (parágrafo 1)

“...Talvane avançava IMPÁVIDO pelo terrenoarenoso sem maiores delongas nem explicações.”(parágrafo 10)

“Elas foram definidas na Idade Média e levamessa ALCUNHA por serem consideradas a baseimprescindível da formação do homem livre.”(parágrafo 15)

“Em pânico com a iminência de um redondo zero,desisti do MENTOR.” (parágrafo 11)

A) revoltado – vitorioso – marca – estudo.B) ileso – intrépido – apelido – mestre.C) angustiado – irritado – peso – conteúdo.D) intato – sereno – conceito – conselheiro.E) heroicamente – destemido – formação –

professor.

Questão 01

De acordo com o que se pode depreender do texto,apenas uma das afirmativas abaixo NÃO éverdadeira.Aponte-a.

A) A dificuldade enfrentada nas aulas do professorTalvane impulsionou a autora a debruçar-se sobreos livros.

B) Conforme a autora, o currículo é pertinente para aavaliação da capacidade de um profissional.

C) Segundo o exemplo da autora do texto, às vezes oesforço compensa a dificuldade.

D) A autora sente-se insegura quanto às escolhasque fez na educação dos filhos.

E) Os direcionamentos pedagógicos se mantêminalterados e remontam à Idade Média.

Questão 03

De acordo com a norma culta da língua, em qual dostrechos abaixo a autora comete um deslize quanto àregência verbal?

A) “Encerrei meus estudos logo após o vestibular,disposta a ser atriz e não mais sentar na frente deum quadro-negro.” (parágrafo 5)

B) “Como orientá-los se não sei, ou esqueci, ocaminho que fiz?” (parágrafo 3)

C) “Não lembro de como fiquei de pé, foi o acaso, oimponderável acaso que me guiou.” (parágrafo 2)

D) “Admiro a solidez dos colégios tradicionais egostaria de ter feito faculdade.” (parágrafo 6)

E) “Foi com o professor Talvane e a probabilidadeque dimensionei o valor da palavra autodidata.”(parágrafo 13)

Questão 06

“Mesmo assim, matriculei meus rebentos eminstituições herdeiras da pedagogia que me educou,talvez por receio de criá-los de maneira diferente daminha” (parágrafo 6). Em relação ao que foi expostoanteriormente, esse período introduz ideia de:

A) conformidade.B) contradição.C) condição.D) finalidade.E) comparação.

Questão 07

Page 4: S13 v Professor Mae-2 Educacao Infantil Ensino Fundamental Anos Iniciais-2011

04

Assinale a opção em que o termo destacado foiINCORRETAMENTE substituído.

A) “ . . . n ã o a t r a v e s s e i i n c ó l u m e A STRANSFORMAÇÕES DA PUBERDADE.”(parágrafo 1)...não as atravessei incólume.

B) “Essa é uma constatação incômoda quando setrata de educar OS FILHOS.” (parágrafo 3)Essa é uma constatação incômoda quando setrata de educá-los.

C) “...pedi AOS MÉDICOS que me dissessem onome do colégio que haviam cursado.”(parágrafo 7)...pedi-lhes que me dissessem o nome do colégioque haviam cursado.

D) “ . . .ens inar AS MOVEDIÇAS LEIS DAPROBABILIDADE a uma plateia hostil deestudantes desinteressados.” (parágrafo 10)...ensinar-lhes a uma plateia hostil de estudantesdesinteressados.

E) “...simplesmente não tenho O DOM...”(parágrafo 12)...simplesmente não o tenho...

FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Questão 10

Em apenas uma das opções abaixo forma-se o pluralda mesma forma que QUADRO-NEGRO.Aponte-a.

A) Guarda-roupa.B) Alto-falante.C) Bel-prazer.D) Terça-feira.E) Tico-tico.

Leia a tirinha abaixo antes de responder às questões11 e 12.

Questão 09

Na frase “Cresci certa DE MINHA MEDIOCRIDADE.”(parágrafo 1), que função sintática exerce o termodestacado?

A) Objeto indireto.B) Objeto direto.C) Sujeito.D) Predicativo.E) Complemento nominal.

Questão 08

A locução A MENOS QUE, no 1º quadrinho,corresponde semanticamente a:

A) conquanto.B) por conseguinte.C) posto que.D) apesar de que.E) salvo se.

Questão 11

“A senhora acha que eu vou morar em algum lugarque não tenha TV a cabo?” A terceira oração desseperíodo classifica-se como:

A) subordinada adjetiva restritiva.B) subordinada adjetiva explicativa.C) coordenada sindética explicativa.D) subordinada substantiva objetiva direta.E) subordinada substantiva subjetiva.

Questão 12

Assinale a única opção em que se omitiu o acentograve, indicativo de crase.

A) Ele foi a todos os lugares que quis.B) A professora se referia a essa aluna

especificamente.C) Os professores, então, se dirigiram aquela sala.D) Todos os livros pertenciam a ela.E) Espera-se a presença de todos na reunião.

Questão 13

Assinale a única opção INCORRETA com relação àconcordância nominal.

A) A professora ficou meia insegura com a perguntado aluno.

B) Todos os alunos fizeram bastantes exercíciosantes da prova.

C) Anexas ao boletim seguem as instruções para arecuperação.

D) É necessária a atenção em todas as aulas.E) Quando bateu o sinal, os alunos ficaram sós na

sala.

Questão 14

Page 5: S13 v Professor Mae-2 Educacao Infantil Ensino Fundamental Anos Iniciais-2011

05FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Segundo a Constituição Federal de 1988, a soberaniapopular será exercida pelo sufrágio universal e pelovoto direto e secreto, com valor igual para todos,sendo INCORRETO afirmar que:

A) o alistamento eleitoral e o voto são obrigatóriospara os maiores de dezoito anos.

B) podem se alistar como eleitores os estrangeiros eos conscritos, durante o período do serviço militarobrigatório.

C) a nacionalidade brasileira é uma condição deelegibilidade.

D) o alistamento eleitoral e o voto são facultativospara os maiores de setenta anos.

E) os analfabetos são inelegíveis.

Questão 17

Assinale a frase em que a vírgula foi utilizada paramarcar a omissão de um verbo.

A) “Na adolescência, concluí o ensino médio em umcolégio de padres com perfil avançado.”(parágrafo 5)

B) “No lugar de fórmulas, a intuição; um estadoprazeroso para além do esforço da razão.”(parágrafo 11)

C) “Em pânico com a iminência de um redondo zero,desisti do mentor.” (parágrafo 11)

D) “Encerrei meus estudos logo após o vestibular,disposta a ser atriz e não mais sentar na frente deum quadro-negro.” (parágrafo 5)

E) “Na sala de parto do meu segundo filho, pedi aosmédicos que me dissessem o nome do colégioque haviam cursado.” (parágrafo 7)

Questão 15

Sobre o tema “direitos e garantias fundamentais”,previsto no Título II da Constituição Federal de 1988,analise as seguintes alternativas.

I. São garantidos aos brasileiros, mas não aosestrangeiros residentes no País, a inviolabilidadedo direito à vida, à liberdade e à igualdade.

II. Admite-se a extradição de brasileiro nato.III. Ninguém será privado da liberdade ou de seus

bens sem o devido processo legal.IV. São gratuitos para os reconhecidamente pobres,

na forma da lei, o registro civil de nascimento e oatestado de óbito.

V. Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazeralguma coisa senão em virtude de lei.

Estão corretas as seguintes alternativas:

A) I, II, III.B) II, IV, V.C) I, III, IV.D) II, III, V.E) III, IV, V.

Questão 16

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPALAcerca do funcionamento da Administração Públicadireta e indireta de qualquer dos Poderes da União,Estados, do Distrito Federal e dos Municípios,assinale a alternativa correta.

A) São previstos como princípios da AdministraçãoPública, no texto da Constituição Federal, oprincípio da razoabilidade e o princípio dapresunção de inocência.

B) Os cargos, empregos e funções públicas somentesão acessíveis aos brasileiros natos.

C) É expressamente vedada a contratação portempo determinado, ainda que para atender anecessidade temporária de interesse público.

D) A investidura em cargo em comissão sempredepende da aprovação prévia em concursopúblico.

E) O prazo de validade do concurso público será deaté dois anos, prorrogável uma vez, por igualperíodo.

Questão 18

Conforme a Lei Orgânica do Município de Linhares,NÃO é aplicável aos servidores públicos municipais oseguinte direito:

A) irredutibilidade de salário, salvo o disposto emconvenção ou acordo coletivo.

B) salário família para seus dependentes.C) repouso semanal remunerado, preferencialmente

aos domingos.D) remuneração do trabalho diurno, superior à do

noturno.E) décimo terceiro salário, com base na

remuneração integral, ou no valor daaposentadoria.

Questão 19

Page 6: S13 v Professor Mae-2 Educacao Infantil Ensino Fundamental Anos Iniciais-2011

06FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

INFORMÁTICA BÁSICA

Suponha que você queira ter no seu documento,criado no Microsoft Office Word, um link para umapágina da internet. O recurso que permite a criaçãode tal link é:

A)

B)

C)

D)

E)

Observe a planilha abaixo criada no Microsoft OfficeExcel 2003 para saber se o aluno foi aprovado oureprovado. Se a média das notas das disciplinas formaior que 6, a célula C14 exibe “Aprovado”. Casocontrário, exibe “Reprovado”. A fórmula associada aesta célula é:

A)

B)

C)

D)

E)

="Aprovado" ((C7+C8+C9+C10+C11)/6)>6; "Reprovado"

="Aprovado" SE MEDIA(C7:C11)>6.SENAO "Reprovado"

=AVAL((C7+C8+C9+C10+C11)/6)>6;"Aprovado";"Reprovado")

=MÉDIA(C7:C11)>6="Aprovado";SENAO "Reprovado"

=SE(MÉDIA(C7:C11)>6;"Aprovado";"Reprovado")

Questão 23

Questão 22

No Microsoft Office Excel 2003, ao configurar apágina para impressão “Retrato”, o documento seráimpresso:

A) com a margem menor do papel localizada na partesuperior da página.

B) com a margem maior do papel localizada na partesuperior da página.

C) com o tamanho dos dados reduzido para cabernuma única página.

D) sem o cabeçalho e rodapé.E) com bordas e sombreamento.

Questão 21

Questão 20

Pode-se afirmar que ética “é o conjunto de normas eprincípios que norteiam a boa conduta do serhumano”. Sobre o tema “Ética, organização ecidadania”, é correto afirmar que:

A) a defesa incondicional de interesses pessoais emdetrimento do grupo é modelo de conduta quedeve ser perseguido na vida em sociedade.

B) o comportamento ético contribui para oestabelecimento das relações do ser humano como outro, numa convivência pacífica, a fim de evitaras vantagens desleais e as práticas queprejudiquem a sociedade em geral.

C) a dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e aconsciência dos princípios morais são qualidadesque não devem ser observadas pelo servidorpúblico, seja no exercício do cargo ou função, oufora dele.

D) o uso do cargo ou função pelo servidor públicocom a finalidade de obter favorecimentos para siou para outrem é uma prática ética.

E) é ética a conduta do servidor público de pleitear,solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquertipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio,comissão, doação ou vantagem de qualquerespécie, para si, familiares ou qualquer pessoa,para o cumprimento da sua missão.

Page 7: S13 v Professor Mae-2 Educacao Infantil Ensino Fundamental Anos Iniciais-2011

07FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Sobre o uso de pastas particulares e compartilhadasno Windows XP, é correto afirmar que:

A) a pasta “Meus documentos” é uma pastaparticular criada automaticamente pelo Windowsque pode ser disponibilizada para qualquerpessoa que tenha conta de usuário nocomputador ou pode ser particular para quesomente você possa acessar os arquivos nelacontidos.

B) o Windows fornece uma pasta chamada“Documentos compartilhados” para armazenar osarquivos que você deseja compartilhar com outraspessoas, desde que as mesmas sejamcriptografadas.

C) quando mais de uma pessoa usa o mesmocomputador, o Windows cria pastas particularess o m e n t e p a r a o u s u á r i o c o m p e r f i l“Administrador”.

D) as pastas “Documentos compartilhados”,“ Imagens compart i lhadas ” e “Músicascompartilhadas” não ficam disponíveis quando ousuário estiver conectado a um domínio de rede.

E) a pasta “Meus documentos” é criada com duassubpastas particulares especializadas: “Meucomputador” e “Meus locais de rede”.

Libâneo (2008, p.153) chama atenção para o fato deque o projeto pedagógico curricular não pode serconfundido com a organização escolar e também nãosubstitui a gestão. São duas coisas diferentes. Dentrodeste princípio, marque a afirmativa que melhorcondiz com a ideia.

A) A gestão põe em prática o processoorganizacional para atender os interesses docorpo docente e da Direção.

B) O projeto é um instrumento da gestão e dá direçãopolítica e pedagógica ao trabalho escolar.

C) A gestão dá direção política e pedagógica para otrabalho escolar, independente do projetopedagógico.

D) A gestão não põe em prática o processoorganizacional, isto é função do projetopedagógico.

E) A gestão é um instrumento do projeto e instituiprocedimentos e instrumentos de ação para aescola.

Questão 25

Questão 27

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Perrenoud (1999) afirma que a avaliação formativapossui como premissa se ocupar das aprendizagense, consequentemente, do desenvolvimento do aluno.De acordo com o conceito da avaliação formativadiscutido por Perrenoud, afirma-se que faz parte desuas características ser:

A) diagnóstica e sumativa.B) investigativa e niveladora.C) generalista e diagnóstica.D) sumativa e quantitativa.E) qualitativa e generalista.

Questão 26

O Internet Explorer oferece uma série de recursospara localizar rapidamente o site da FUNCAB nabarra de endereços. Dentre estes recursos, NÃO seinclui:

A) go FUNCABB) find FUNCABC) pesquisa FUNCABD) ? FUNCABE) FUNCAB

Questão 24

De acordo com Esteban (2003, p.16), “a classificaçãodas respostas em acertos e erros, ou satisfatórias einsatisfatórias, ou outras expressões do gênero, sefundamenta nessa concepção de que saber e nãosaber são excludentes e na perspectiva desubstituição da heterogeneidade real por umahomogeneidade idealizada.”Antagonicamente a estaideia, pode-se afirmar que, em relação ao ERRO, aavaliação:

A) funciona como instrumento de controle e delimitação das ações dos alunos e professores nocontexto escolar.

B) é uma prática de exclusão na medida queseleciona o que pode e deve ser aceito na escola.

C) revela o que a criança “sabe”, colocando essesaber numa perspectiva processual, indicando oque ela “ainda não sabe”.

D) é uma prática que dificulta a expressão dosmúltiplos saberes, negando a diversidade evalorizando a “semelhança e o acerto”.

E) reforça a caracterização da ausência deconhecimento, a deficiência, a impossibilidade, afalta.

Questão 28

Page 8: S13 v Professor Mae-2 Educacao Infantil Ensino Fundamental Anos Iniciais-2011

08FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Qual o critério que devemos evitar ao iniciar umtrabalho focado na concepção do agrupamentoprodutivo em sala de aula?

A) Mapear o que a turma já sabe, através dainvestigação do nível de conhecimento de toda aclasse e de cada aluno individualmente.

B) Observar o desempenho de todos os alunos noprocesso com o objetivo de não alterar a formaçãoinicial dos grupos.

C) Pensar previamente no conteúdo a ser ensinado enos objetivos específicos da atividade.

D) Adequar as atividades de acordo com os níveis deaprendizagem: nem muito fáceis, nem muitocomplicadas.

E) Sondar o desempenho individual do aluno,analisando suas produções durante todo oprocesso da aprendizagem.

Quais atitudes devemos adotar na escola, parafomentar a discussão sobre a elaboração doscurrículos a partir dos educandos? Marque aalternativa correta.

A) Mapear as imagens e concepções de docentesque nos são mais familiares e as que surgematualmente.

B) Utilizar concepções reducionistas, fechadas doseducandos que ainda estão presentes quandopreparamos as aulas ou as provas.

C) Questionar sobre como novas imagens econceitos de alunos apontam para novosordenamentos e prioridades nos conteúdoscurriculares.

D) Ordenar os conteúdos por séries, níveis,disciplinas, gradeado e precedente, trabalhando alógica avaliativa do mérito.

E) Pensar a função social das escolas e da docênciapara sustentar as políticas e propostascurriculares vigentes.

Questão 31

Questão 30

De acordo com Moretto (2010, p. 48), “Três conceitossão determinantes na orientação tanto para oplanejamento como para a práxis do professor: oaprender, o ensinar e o avaliar a aprendizagem.” À luzde uma perspectiva construtivista sociointeracionista,identifique abaixo, qual alternativa NÃO se enquadrano aprender, ensinar e avaliar.

A) O aluno aprende na medida em que se apropria deinformações, dando-lhes significado no universosimbólico de sua estrutura cognitiva.

B) O professor precisa planejar suas estratégiaspedagógicas, respeitando as característicaspsicossociais e cognitivas de seus estudantes.

C) A função do professor é organizar o contexto daapresentação de conhecimentos socialmenteconstruídos, facilitando a aprendizagemsignificativa.

D) Aavaliação não é o produto final. Ela é o momentoem que o professor recolhe os dados para suareflexão-ação com vistas a redirecionar seuprocesso de ensino.

E) O aluno é o construtor de seus própriosconhecimentos. Através de suas concepçõesmais recentes serão construídas novas relaçõesde conhecimento.

Questão 29

Fazendo uma análise da concepção do ensino emuma perspectiva Durkheimniana de que a educação éum processo de transmissão de conhecimentos etendo como outro extremo a concepção de educaçãoque enfoca a aprendizagem (o aprender a aprender)como principal elemento, reflita sobre a aplicabilidadeda tecnologia nestas duas vertentes. A afirmativaabaixo que melhor identifica o papel da tecnologia naeducação, na perspectiva Durkheimniana é:

A) Como ferramenta de ensino, a tecnologia temcomo finalidade ser utilizada como instrumento deacesso à informação, ao conhecimentohistoricamente produzido.

B) A tecnologia na educação é uma ferramenta quepossibilita a interação e a criatividade dos alunos,porém deve-se ter o cuidado de planejar bem aatividade.

C) O ato de eleger e estudar os conteúdos que serãoapresentados ou aprofundados no laboratório deinformática é essencial para que a aula sejaobjetiva e produtiva.

D) A tecnologia na escola deve estar inserida noplanejamento do currículo escolar e deve serutilizada para apresentar e aprofundar conteúdoscurriculares.

E) Todas as atividades precisam ser bemestruturadas e bem planejadas, prevendomomentos de pesquisa, de visualização doconteúdo estudado e de troca de informações,evitando a dispersão.

Questão 32

Page 9: S13 v Professor Mae-2 Educacao Infantil Ensino Fundamental Anos Iniciais-2011

09FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Marque V para verdadeiro ou F para falso de acordocom os princípios de uma organização e gestãoescolar participativa.

( ) A autonomia é gerida com corresponsabilidade,partilhada e solidária entre todos os membros daequipe escolar.

( ) O Diretor não submete à avaliação da equipe odesenvolvimento das decisões tomadascoletivamente.

( ) Os pais e representantes participam do Conselhode Escola, acompanham e avaliam a qualidade doserviço prestado.

( ) Há uma relação orgânica e unilateralizada entre adireção e a participação dos membros da equipeescolar.

( ) O plano de ação da escola ou projeto pedagógicocurricular é discutido e analisado publicamentepela equipe escolar.

Asequência correta é:

A) V, V, F, F, V.B) F, F, V, V, F.C) V, F, V, F, V.D) V, F, F, V, F.E) F, V, F, V, F.

Questão 33

De acordo com Libâneo (2008, p. 120), “É sempre útildistinguir, nos estudos dos processos de organizaçãoe gestão, duas concepções bastante diferenciadasem relação às finalidades sociais e políticas daeducação: a concepção científico-racional e aconcepção sociocrítica.” Na concepção sociocrítica,vigoram:

A) o planejamento, a organização e o controle,visando qualidade.

B) prescrições detalhadas de funções e tarefas queacentuam a divisão técnica do trabalho.

C) a valorização dos elementos instituintes daorganização escolar e o poder instituído.

D) as relações de subordinação instituídas naestrutura organizacional.

E) formas democráticas de gestão e de tomada dedecisões.

Questão 34

De acordo com MOREIRA (2001, p.24), do ponto devista de David Ausubel, no que se refere à busca deevidências da aprendizagem significativa, umaalternativa é propor ao aluno:

A) a execução de atividades repetitivas para melhorfixação.

B) uma tarefa sequencialmente dependente daoutra.

C) exercitar a memorização através da resolução deproblemas propostos.

D) uma atividade que possa ser executada sem operfeito domínio de um precedente.

E) identificar ideias idênticas elencadas.

Questão 35

Estudos realizados por Vygotsky afirmam que odesenho infantil se divide em quatro estágios: estágiodo esquema; estágio do surgimento do sentimento daforma e da linha; estágio da representação verossímile estágio da representação plástica. De acordo comesta experiência sistemática sobre o desenharinfantil, é correto afirmar que:

A) as crianças em geral passam por todos osestágios.

B) a criança, independentemente do estágio, buscarepresentar em seus desenhos a forma fidedignae real.

C) na educação infantil especialmente, as criançastransmitem no desenho o que observam.

D) as crianças desenham o que sabem e não o quevêem.

E) o primeiro período de desenvolvimento da criançapõe em destaque as impressões visuais e emsegundo plano a forma motor-tátil.

Questão 36

Page 10: S13 v Professor Mae-2 Educacao Infantil Ensino Fundamental Anos Iniciais-2011

10FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Leia o texto abaixo, para responder às questões 40 e41.

A concepção de que há uma dicotomia entre afala e a escrita é rebatida por linguistas comoMarcuschi, Fávero e Koch. Esses linguistas há muitovêm alertando que a oralidade e a escrita se dão num

tipológico, ou seja, embora cada umatenha suas especificidades, não existem diferençasessenciais entre elas, nem, muito menos, grandesoposições. Pensar que existe uma superioridade dealguma das duas modalidades é uma visãoequivocada, embora exista a ideia de que a escrita émais prestigiosa que a fala; isso ocorre devido a umapostura ideológica. Ambas se destinam à interaçãoverbal, em diferentes gêneros textuais, nadiversidade dialetal e de registro.

A fala e escrita são duas modalidadespertencentes ao mesmo sistema linguístico: osistema da Língua Portuguesa. Existem entre elasdiferenças estruturais, porque diferem nos seusmodos de aquisição, nas suas condições deprodução, transmissão, recepção e uso, e nos meiospelos quais os elementos de estrutura sãoorganizados.

Relação entre fala e escrita

continuum

Observe a tira a seguir.

Hagar

A linguagem é um espaço de ambiguidades, desentidos diversos, de subentendidos, por vezes atéde silêncios que falam e de frequentesmal-entendidos. Na tira, o mal-entendido, apontadopela resposta dada por Hagar, mostra que:

A) ele não conhece o dono do bar.B) a linguagem usada pelos falantes estabelece o

pronto entendimento do discurso.C) há total desarticulação entre os códigos usados

pelos falantes.D) ele desconhece o significado da palavra

proprietário.E) a linguagem do interlocutor é confusa e

rebuscada.

(Browne, Dik. Hagar. Folha de S.Paulo, São Paulo, 10 out. 2002.)

Questão 39

As ideias de Piaget destacam que o conhecimento éconstruído pelo aluno, e não transmitido peloprofessor. Partindo deste pressuposto, como oprofessor pode significar para a criança a construçãodo número e a quantificação dos objetos?

A) Apresentando os signos numéricos inicialmente,para gradativamente relacioná-los com asquantidades.

B) Estimulando a criança a representar os signosnuméricos graficamente.

C) Propondo às crianças atividades lúdicas eexperiências físicas sobre os objetos, para quepossam construir conceitos, assimilando,acomodando e equilibrando.

D) Utilizando-se dos princípios básicos sugeridos porPiaget: memorização, conservação, seriação eclassificação.

E) Encorajando a criança a pensar sobre o número equantidades de objetos, mesmo quando estesnão sejam significativos para ela.

Questão 37

Como a Lei de Diretrizes e Bases da EducaçãoNacional, Lei nº 9.394/96, Art. 31, refere-se àavaliação na educação infantil?

A) Mediante acompanhamento e registro do seudesenvolvimento, sem o objetivo de promoção,mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

B) Mediante acompanhamento e registro do seudesenvolvimento, com o objetivo de promoção,para o acesso ao ensino fundamental.

C) A avaliação far-se-á de acordo com o regimentoescolar das instituições educacionais.

D) Na educação infantil, a avaliação far-se-ámediante acompanhamento e registro do seudesenvolvimento, podendo reprovar a criançasem o consentimento da família.

E) Na educação infantil, a avaliação far-se-ámediante acompanhamento e registro do seudesenvolvimento, podendo reprovar a criançacom o consentimento da família.

Questão 38

Page 11: S13 v Professor Mae-2 Educacao Infantil Ensino Fundamental Anos Iniciais-2011

11FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

A matemática está presente no nosso cotidiano. Aolongo da história, as razões e proporções do corpohumano fizeram parte da construção artística ecientífica. Na arte, a proporcionalidade foirepresentada no Homem Vitruviano, de Leonardo daVinci.Essas razões de proporcionalidade do corpo humanopodem ser determinadas da seguinte forma:

. A distância entre a linha do cabelo na testa e ofundo do queixo (face) é um décimo da altura deum homem.

. O comprimento da orelha é um terço docomprimento da face.

Para ilustrar uma de suas aulas, a professora dematemática utilizou uma pequena régua graduada eas proporções dadas acima. Depois de medir ocomprimento da orelha de um dos professores daescola com a régua, e utilizando as proporçõesacima, calculou a altura do professor.Se a orelha do professor mediu 6,20 cm decomprimento, a altura calculada pela professora foide:

A) 1,86 mB) 1,76 mC) 1,66 mD) 1,56 mE) 1,46 m

Questão 42Então, a questão equivocada de que a escritaé derivada e a fala é primária deve ser desmistificada,uma vez que a escrita não consegue reproduzirmuitos dos fenômenos da fala: prosódia,gestualidade, movimentos do corpo, olhos, mímicasetc.. Em contrapartida, a escrita apresenta elementossignificativos próprios para sua representação:parágrafos, tipos de letras, pontuação, grafiaalfabética. Ambas, enfim, possuem um mesmosistema linguístico que permitem a construção detextos coesos e coerentes em diversas variedadeslinguísticas. A manifestação do falante dentro de umaou outra variedade está na sua forma de realizaçãodentro de cada contexto situacional em que ele estejainserido. (FERRONATO, Vera Lúcia de A. S. A Fala e a Escritaem questão: Retextualização. Fragmento)

De acordo com o texto, todas as afirmações abaixosobre a fala e a escrita estão corretas, EXCETO:

A) Para Marcuschi, Fávero e Koch não existemdiferenças essenciais entre fala e escrita, noentanto, suas especificidades provocam grandesoposições entre essas modalidades.

B) Marcuschi, Fávero e Koch acreditam serequivocado pensar em superioridade de algumtipo entre fala e escrita.

C) Os três linguistas citados admitem a ideia de que aescrita tem mais prestígio que a fala, masexplicam que esse fato resulta de posturaideológica.

D) É exposta a ideia de que tanto fala quanto escritacontribuem para a relação entre as pessoas, emdiferentes gêneros textuais e registros.

E) As duas modalidades, fala e escrita, mesmo quehaja diversidade de dialetos, favorecem acomunicação.

Questão 40

De acordo com o texto de Vera Lúcia Ferronato, oselementos próprios à representação da escrita são:

A) prosódia, coesão, tipos de letras, grafia alfabética.B) parágrafos, gestos, movimentos, coerência.C) contexto, percepção visual, prosódia, parágrafos.D) retextual ização, parágrafos, coerência,

pontuação.E) parágrafos, tipos de letras, pontuação, grafia

alfabética.

Questão 41

Page 12: S13 v Professor Mae-2 Educacao Infantil Ensino Fundamental Anos Iniciais-2011

12FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Com o uso correto da matemática é possíveleconomizar. Para isso devemos ficar de olho nasinformações das embalagens (capacidade, massa,quantidade, etc...) e no preço (total e unitário) dosprodutos.Para ilustrar uma de suas aulas, a professora utilizoua compra de refrigerante para a festa de final de anoescolar. Ela verificou que o refrigerante utilizado pelaescola era vendido em três embalagens diferentes epropôs aos seus alunos o desafio de descobrir emqual(is) da(s) embalagem(ns) a escola faria maioreconomia.

:

Capacidade = 350 mLPreço = R$ 2,00

:

Capacidade: 1250 mLPreço: R$ 2,50

:

Capacidade: 2 LR$ 4,00

Depois de observarem a capacidade e o preço decada uma das embalagens, eles concluíram que:

A) a embalagem 1 é a mais econômica.B) a embalagem 2 é a mais econômica.C) a embalagem 3 é a mais econômica.D) as embalagens 1 e 3 são as mais econômicas.E) as embalagens 2 e 3 são as mais econômicas.

Embalagem 1

Embalagem 2

Embalagem 3

Questão 43

Na matemática, os números inteiros podem sertrabalhados de várias formas para que o alunoentenda o mundo a sua volta. Os alunos usamdinheiro para compra e venda e logo terão contasbancárias e utilizarão extratos e notas com saldospositivos e negativos.Uma professora utiliza, para ilustrar suas aulas, ummodelo de extrato bancário e com ele trabalhaoperações com números inteiros.

Os alunos observaram o extrato e utilizandooperações com números inteiros determinaram osaldo do período. O valor correto do saldo do períodoencontrado por eles foi:

A) R$ 320,00B) R$ 302,00C) R$ 32,00D) R$ 30,00E) R$ 12,00

Questão 44

Page 13: S13 v Professor Mae-2 Educacao Infantil Ensino Fundamental Anos Iniciais-2011

13FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

A mídia tem noticiado diversos acidentes porderramamento de petróleo no ambiente marinho. Apoluição marinha pelo petróleo pode causar, entreoutros, o seguinte problema imediato:

A) aumento da difusão do oxigênio do mar para o ar.B) perturbação da atividade fotossintética do

fitoplâncton.C) superpopulação dos micro-organismos que

atacam o petróleo.D) crescimento do zooplâncton devido à diminuição

dos produtores.E) concentração de substâncias tóxicas ao longo da

cadeia alimentar.

Questão 46

As bactérias do gênero atuam comoadubo natural das leguminosas. Alojadas em nódulosnas raízes, as bactérias sobrevivem à custa damatéria orgânica pela planta. Por outro lado, elasfixam o nitrogênio, ou seja, transformam o nitrogêniogasoso em amônia, cedida à planta para a síntese deaminoácidos. Assim, a bactéria estabelece umarelação com a planta. Que nome recebe essarelação?

A) Protocooperação.B) Inquilinismo.C) Comensalismo.D) Parasitismo.E) Mutualismo.

Rhizobium

Questão 47

No Brasil, a atividade mineradora teve início noperíodo colonial e estimulou a ampliação do territóriopara além dos limites impostos pelo Tratado deTordesilhas. A mineração foi também responsávelpelo desmatamento e pelo envenenamento do solo edos recursos hídricos, em decorrência do usoindiscriminado de mercúrio e outras substânciastóxicas. Contudo, o período econômico denominadode “ciclo do ouro”, foi importante porque:

A) favoreceu o desenvolvimento de novas cidades ede um vasto sistema viário.

B) criou as bases da Independência do Brasil,alavancando a economia colonial.

C) financiou movimentos políticos que resultaram naabolição da escravatura.

D) reestruturou a economia do nordeste que erabaseada na monocultura canavieira.

E) promoveu a industrialização brasileira a partir daacumulação primitiva de capital.

Questão 48

Atletas que moram em locais de baixas altitudes eviajam para competir em regiões muito altas podemmanifestar cansaço, dor de cabeça, taquicardia enáuseas. Nesses casos, é importante viajar comantecedência para o local da competição para que oorganismo se adapte, pois:

A) os rins submetidos à concentração reduzida deoxigênio secretam eritropoetina, hormônio queestimula a medula óssea vermelha a produzirmaior quantidade de hemoglobina e de hemácias.

B) os rins submetidos à concentração reduzida deoxigênio secretam adrenalina, hormônio queestimula a medula óssea vermelha a produzirmaior quantidade de hemoglobina e de hemácias.

C) os rins submetidos à concentração reduzida deoxigênio secretam eritropoetina, hormônio queestimula a medula óssea amarela a produzir maiorquantidade de hemoglobina e de hemácias.

D) os rins submetidos à concentração reduzida deoxigênio secretam adrenalina, hormônio queestimula a medula óssea amarela a produzir maiorquantidade de hemoglobina e de hemácias.

E) os rins submetidos à concentração reduzida deoxigênio secretam eritropoetina, hormônio queestimula a medula óssea vermelha a produzirmenor quantidade de hemoglobina e dehemácias.

Questão 45

Page 14: S13 v Professor Mae-2 Educacao Infantil Ensino Fundamental Anos Iniciais-2011

14FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Observe a tabela a seguir que apresenta acomparação entre a origem das populaçõesresidentes em cada uma das macrorregiões do Brasil.

A análise da tabela nos permite concluir que a regiãomais at ra t iva e a menos at ra t iva são,respectivamente:

A) Sul e Centro-Oeste.B) Norte e Sudeste.C) Centro-Oeste e Nordeste.D) Sudeste e Norte.E) Sul e Nordeste.

Distribuição percentual da população residente,por região de residência atual - 2007

(Fonte: MOREIRA, João Carlos & SENE, Eustáqui de. GeografiaGeral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo:Scipione, 2008. Baseado em dados do IBGE. Disponível em

)www.ibge.gov.br

Questão 49

Região denascimentos

Região de residência atual (%)

Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-OesteNorte 83,1 0,4 0,3 0,2 2,2Nordeste 9,9 97,1 9,0 1,0 12,5Sudeste 3,1 1,9 87,6 3,9 10,6Sul 1,8 0,2 2,0 94,1 5,2Centro-Oeste 1,9 0,3 0,6 0,4 69,3País estrangeiro 0,2 0,1 0,6 0,4 0,3

Localizado na região Sudeste, principal responsávelpela economia nacional, o Estado do Espírito Santocontribuiu, em 2008, com 2,3% para o Produto InternoBruto – PIB – brasileiro. Apesar de ser a menorporcentagem entre os estados da região Sudeste, oEspírito Santo possui uma economia bastante ativa econstruída também, a partir de importante integraçãoregional. Aponte a principal atividade econômica doestado que possui uma forte integração com outroestado da região Sudeste.

A) Serviços administrativos.B) Exportação de minério de ferro.C) Produção silvícola – celulose.D) Agroindústria da avicultura.E) Importação de pneumáticos.

Questão 50