SANTANA DE PARNAÍBA Em obras, nova Fatec formará até mil...

12
a rua DIRETORA: LORENY PERUSSO MOREIRA ANO 41 • Nº 2.086 • 30 DE NOVEMBRO DE 2018 A NOTÍCIA MAIS VERDADEIRA Pela internet www.jornalarua.com.br [email protected] Edição concluída às 18h30 www.facebook.com/jornalaruaregional JORNAL Prefeitura acelera obras do Pronto Socorro do Jd. Paulista Incrições para concurso público vão até 5 de dezembro Em obras, nova Fatec formará até mil alunos por ano Mercado Municipal faz 65 anos e ganha atenção especial “Quero descentralizar a saúde de Barueri”. Leia essa e outras declarações dadas pelo prefeito de Barueri, Rubens Furlan, em entrevista ao “a rua”. PÁG 3 Fim de semana tem mutirão do emprego na zona Norte CADERNO SOCIAL CHEGADA DO PAPAI NOEL, DE HELICÓPTERO, AGITOU O FIM DE SEMANA NO SHOPPING UNIÃO DE OSASCO PÁGINA 6 PÁGINA 6 PÁGINA 7 PÁGINA 11 BARUERI OSASCO JANDIRA SANTANA DE PARNAÍBA Nove empresas parceiras farão as entrevistas dos candidatos já no local. Serão distribuídas 800 senhas; atendimento começa às 9h. PÁG. 4 Evento reuniu diversas famílias na festa de recepção ao bom velhinho, com show da Patrulha Canina, coral natalino e muita diversão. PÁG. 10 REINALDO VAZ Dr. Bussab fala sobre diretrizes do PSL de Osasco De acordo com o pre- sidente do PSL de Osasco, dr. Alexandre Bussab, o mo- mento pede cautela e trabalho pautado nas diretrizes do Di- retório Estadual. PÁG. 2

Transcript of SANTANA DE PARNAÍBA Em obras, nova Fatec formará até mil...

a ruaDIRETORA: LORENY PERUSSO MOREIRA ANO 41 • Nº 2.086 • 30 DE NOVEMBRO DE 2018 A NOTÍCIA MAIS VERDADEIRA

Pela [email protected]ção concluída às 18h30

www.facebook.com/jornalaruaregional

JORNAL

Prefeitura acelera obras do Pronto Socorro do Jd. Paulista

Incrições para concurso público vão até 5 de dezembro

Em obras, nova Fatec formará até mil alunos por ano

Mercado Municipal faz 65 anos e ganha atenção especial

“Quero descentralizara saúde de Barueri”.

Leia essa e outras declarações dadas pelo prefeito de Barueri, Rubens Furlan, em

entrevista ao “a rua”. PÁG 3

Fim de semana tem mutirão do emprego na zona Norte

CA

DER

NO

SO

CIA

L CHEGADA DO PAPAI NOEL, DE HELICÓPTERO, AGITOU O FIM

DE SEMANA NO SHOPPING UNIÃO

DE OSASCO

PÁGINA 6 PÁGINA 6PÁGINA 7

PÁGINA 11

BARUERI OSASCO JANDIRA

SANTANA DE PARNAÍBA

Nove empresas parceiras farão as entrevistas dos candidatos já no local. Serão distribuídas 800 senhas; atendimento começa às 9h. PÁG. 4

Evento reuniu diversas famílias nafesta de recepção ao bom velhinho, com show da Patrulha Canina, coral natalino

e muita diversão. PÁG. 10

REINALDO VAZ

Dr. Bussab fala sobre diretrizes do PSL de Osasco

De acordo com o pre-sidente do PSL de Osasco, dr. Alexandre Bussab, o mo-mento pede cautela e trabalho pautado nas diretrizes do Di-retório Estadual. PÁG. 2

Sexta-feira, 30 de Novembro de 2018PÁGINA 2 POLÍTICAJORNAL A RUA

PSL Osasco fala sobre os direcionamentos do partido para a Região

Horas depois de se reu-nir com braço direito de Donald Trump no Rio, o presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL), vê aumentar as perspectivas de que o presidente dos Es-tados Unidos compareça à cerimônia de posse em Bra-sília.

Questionado sobre a presença de Trump, Bolso-naro respondeu que “existe a possibilidade” de que o líder norte-americano vá a Brasília em 1º de janeiro de 2019.

Bolsonaro participou da formatura da Escola Supe-rior de Aperfeiçoamento de Oficiais, na Vila Mili-tar, zona norte do Rio, na manhã desta quinta (29). Foi recebido sob aplausos dos convidados da cerimô-nia. “Estamos estudando também uma viagem para os Estados Unidos e pela América do Sul - Argentina e Chile”, acrescentou o pre-sidente eleito. Não há data definida para esse compro-misso, contudo.

Horas antes, John Bol-ton, assessor de Trump, usou as redes sociais para reforçar o “convite feito por Trump a Bolsonaro”, para que o próximo presi-dente brasileiro visite Wa-shington.

O presidente eleito tam-bém disse que “existe a possibilidade” de mudar a embaixada brasileira em Is-rael, atualmente sediada em Tel Aviv, para Jerusalém. Ele disse que esteve com o embaixador israelense ontem, mas não confirmou oficialmente essa intenção.

De acordo com Bolsona-ro, a conversa com o asses-sor de Segurança dos EUA envolveu questões internas e externas, geopolítica e relações comerciais viáveis entre os dois países. Bolso-naro também criticou a Ve-nezuela, sinalizando a pos-sibilidade de atender a uma vontade dos EUA quanto à saída do país vizinho do Mercosul. “Nem deveria ter entrado [no bloco]”, decla-rou.

Perguntado se o Brasil romperia relações diplo-máticas com a Venezuela, Bolsonaro disse que “nos-sa diplomacia vai agir na questão da Venezuela, sim, assim como agimos em relação ao COP-25 [con-venção do clima da qual o Brasil declinou de, eventu-almente, sediar o evento]”.

Ele também parabeni-zou a operação Lava Jato no contexto da prisão do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (MDB)

De acordo com o presidente do PSL de Osasco, dr. Alexan-dre Bussab, o momento pede cautela e trabalho pautado nas diretrizes do Diretório Estadu-al. Neste período estão acon-tecendo constantes reuniões com o deputado estadual eleito, tenente Nascimento, senador eleito Major Olímpio, na exe-cutiva do partido e o com pre-sidente Jair Messias Bolsonaro.

“Existem muitas especula-ções sobre a legenda na cidade de Osasco, inclusive matérias publicadas com notícias sem qualquer fundamento. Como atual presidente do partido, co-lhemos frutos do nosso empe-nho com a expressiva votação de nossos candidatos na Cidade. Competência e trabalho realiza-do comprovados pelo resultado

na última eleição”. E continuou, “O PSL passou a figurar como um dos partidos de maior ex-pressão e representatividade do país. Diante de tal realidade, o nosso diretório tem recebido uma enorme procura de lideran-ças e pessoas querendo traba-lhar em conjunto com o nosso projeto vitorioso, o que faz com que sejamos cortejados diaria-mente, por cidadãos de todos os perfis, principalmente os mais jovens, mas também , diversos políticos da região. Temos cau-tela para não fugir aos anseios do nosso eleitorado, que ratifi-cou nas urnas o desejo de mu-dança, por isso quero frisar que nós representamos a nova polí-tica e almejamos contribuir na construção de uma nova forma de representação, seguindo as

orientações do nosso presidente eleito Jair Messias Bolsonaro. Nós pretendemos criar um novo modo de governar com as ban-deiras do PSL em nossa região”, afirmou doutor Alexandre.

Bussab também falou sobre o atual momento do partido e do país. “Estamos estruturan-do o partido juntamente com nossos candidatos eleitos, pois através de uma equipe políti-ca que vai realmente trabalhar em prol do nosso país, a equi-pe do PSL de Osasco renova a esperança de trazer inúmeros benefícios para a nossa cidade. Afirmo que, como presiden-te do Diretório vou lutar para manter o nosso partido integro e livre de oportunistas. Junta-mente com minha executiva, nós vamos trabalhar de fato e

contribuir para as mudanças. Temos o objetivo de atender os anseios de nossos eleitores, fa-zendo experimentar um pouco do que pretendemos realizar na política até 2020”.

Diante dos resultados das eleições e da pretensão de pessoas que querem continu-ar com a velha forma de fazer política, eles utilizam falsas informações para criar des-gastes, isso acontece porque muitas pessoas envolvidas na política de nossa região, ain-da não aprenderam a respeitar o desejo e o valor do voto do povo, mas fiquem tranquilos, o PSL está e continuará nas mãos de pessoas do bem e que querem o melhor para Osasco e toda a região, sem concha-vos”!, finalizou.

Câmara de Osasco discute problema habitacional envolvendo construtoras

Por Juvenal Dias

Na última terça-feira (27), houve a 68ª sessão ordinária da Câmara dos Vereadores de Osasco. Entre os assuntos discutidos na ocasião um me-receu maior atenção dos par-lamentares. A questão habi-tacional da cidade, em que as empreiteiras têm construído suas edificações em diversas localidades, mas a contra-partida obrigatória de algu-ma melhoria a ser realizada no local em torno do prédio não é cumprida efetivamente perto das pessoas que passam a habitar a construção. A lei não estipula onde a melhoria deve ser feita, então as cons-

trutoras acabam realizando essas benfeitorias em outros locais que sequer precisam desses benefícios.

O assunto foi mencionado pelo vereador Alex da Aca-demia (PDT) e permaneceu em discussão por quase meia hora. Como a sessão dura cerca de duas horas, foi um assunto importante dentro do dia de discussões. O próprio vereador discorreu mais so-bre o tema: “Quando é lan-çado um empreendimento, a liberação do alvará ocorre após o pagamento de uma Outorga Onerosa e uma con-trapartida. Essa espécie vai para o fundo de habitação, para pessoas que vivem no

bolsa-aluguel, para construir moradias populares. E a con-trapartida seria para a em-preiteira construir na região, seja melhorando o asfalto, fa-zer uma manutenção em uma UBS, fazer uma praça, uma calçada com acessibilidade”.

O vereador Josias da Juco sugeriu a mudança na lei para obrigar as construtoras a executar as melhorias efe-tivamente próximo ao local de onde o prédio é construí-do. Alex afirmou que já tem planos para apresentar à Câ-mara uma proposta oficial de emenda à lei: “Estamos discutindo qual o raio de qui-lometragem a ser obrigatório a melhoria e o tipo de con-

trapartida. Precisamos trazer isso para o Plano Diretor da cidade. Queremos tramitar nas comissões ainda esse ano para votarmos no primeiro mês da volta do recesso. Isso envolve segurança também, as pessoas que moram nes-ses prédios utilizam pontos de ônibus e precisam ter se-gurança ao redor para aguar-dar o transporte, isso também tem que ser responsabilidade de quem constrói”, comple-tou o vereador.

Há outros transtornos como falta de garagens para a população, que muitas vezes precisam deixar os carros na rua e acabam atrapalhando o fluxo de trânsito.

“Existe a possibilidade”, diz Bolsonaro sobre Trumpvir à posse em janeiro

ADMINISTRAÇÃO, REDAÇÃO E PUBLICIDADE: Rua São José, 06 - Centro - Osasco/SP CEP 06086-020/ Caixa Postal 301

TELEFONE: (11) 3681-2136Diretores Responsáveis Loreny Perusso MoreiraArmando Aquiles Ferreira Moreira

Editor responsávelArmando MoreiraMTB 55708

Editor de Arte | DiagramaçãoGustavo PrachedesDepartamento JurídicoDr. Edu Eder de Carvalho OAB 145050Colaborador: Juvenal Dias

Publicidade | Comercial: E-mail: [email protected] | Redação | E-mail: [email protected]ÇÃO: - Osasco, Jaguaré, Carapicuíba, Jandira Itapevi, Alphaville, Barueri e Santana de Parnaíba.

www.jornalarua.com.brAs matérias, colunas e artigos publicados não representam, necessariamente, a opinião do jornal ou de seu editor.

REPRESENTANTE: Revesp - Representações Ltda.Al. Jurupis, 455 - Fone: 5051-4611 / Fax: 5051-7723Marca registrada: INPI - no 818746785

O jornal a rua não encarta nem distribui qualquer material de cunho político (sendo eles, encartes, folhetos, folderes, flyers, santinhos, adesivos, etc ).

ACESSE: www.jornalarua.com.br

www.facebook.com/jornalaruaregional

CNPJ: 08.542.237/0001-06

MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

COLÉGIO PADRÃO - CONTRATA

O Colégio Padrão Universal necessita com urgên-cia de professores habilitados em Inglês, Matemáti-ca, Geografia e Sociologia, ou estudantes na área, tendo cumprido 160 horas na disciplina, no mínimo. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 3682-4439, com Ana Luiza. O colégio fica na Rua Oswaldo Collino, 840, Presidente Altino, Osasco. Estamos recebendo currículos para 2019.

Sexta-feira, 30 de Novembro de 2018 PÁGINA 3CIDADESJORNAL A RUA

Furlan faz balanço de dois anos de governo e ressalta que quer descentralizar a saúdePor Juvenal Dias

Rubens Furlan, prefeito de Ba-rueri pelo quinto mandato, conce-deu essa semana entrevista ao jor-nal “arua”. Na ocasião, ele avaliou como está sua atual administração em aspectos como segurança, educação, transporte e esportes, mas especialmente na saúde, que considera seu maior e constante desafio.

A Rua: Furlan, vamos come-çar por um balanço dos dois pri-meiros anos de seu mandato...

Qual foi o principal desafio que o senhor encontrou ao as-sumir a prefeitura nessa última gestão?

RF: O grande desafio era de reorganizar a cidade. Todos os setores estavam bem desorgani-zados. Isso nós conseguimos. O hospital estava sob intervenção e tínhamos que tirá-lo desta situa-ção. Para fazer isso, tivemos que pagar 1180 funcionários. Custou quase R$ 42 milhões somente o item funcionários de empresas que estavam lá. Isso demorou um tempo, causou bastante aborreci-mento. Todo o processo demorou cinco meses. Esse foi um grande desafio. Tivemos outros na área da saúde. Reorganizar essa área não é fácil.

Claro que, na saúde, nós nunca vamos ficar 100% felizes e satis-feitos. Quanto mais eu melhoro a saúde, mais a população nos pro-cura. Para se ter uma ideia, em janeiro do ano passado o SAMEB atendia a 600 pessoas, hoje atende mais de 2 mil. Não temos capaci-dade de atender esse movimento. Estamos fazendo mais 50 leitos no SAMEB, quase uma semi-U-TI, que é um apoio para espera da internação. Quero descentra-lizar a saúde. Estamos fazendo, por exemplo, no Jardim Silveira, uma UBS e vou colocar médicos, clínicos-gerais, ortopedistas e pe-diatria. Então tudo o que for de baixa complexidade eu quero que o povo de Barueri seja atendido nos bairros. Se os outros prefeitos fizerem também alguma ação aqui ou acolá, já ajuda. Estamos falan-do de uma região. Quantos leitos hospitalares temos na região? Te-mos o Sanatorinho, de Itapevi e o daqui. Ninguém fez mais nada, o governo do estado nunca fez nada nos últimos 30 anos. É hora do estado começar a olhar para nós. Temos uma defasagem de mais de 2 mil leitos.

A Rua: Então o senhor con-sidera, mesmo qualificando a saúde de Barueri como boa, o maior desafio até agora?

RF: Sim, a saúde é todo o dia. Não é algo que eu faça um in-vestimento agora e vá fazer outro daqui três anos. É preciso investir e pensar na saúde todos os dias. Estamos fazendo um Centro de

Diagnóstico, um prédio de cinco andares, terá 85 consultórios de especialidades. O paciente passa-rá pelo clínico-geral, se for baixa complexidade e resolver, sai me-dicado e pronto. Se precisar de um especialista, ele vai ser encaminha-do, será avaliado se precisa de um exame... o resultado sai no compu-tador do especialista e já agenda o retorno. Precisando de cirurgia, lá mesmo já marca a internação. Vai ser de primeiro mundo. Temos 20 máquinas de hemodiálise, vamos ampliar para 70 no espaço do an-fiteatro que nunca foi usado. Essa obra está terminando.

A Rua: Na última semana o senhor divulgou um vídeo chamando a atenção dos prefei-tos das cidades vizinhas para a questão da saúde. Há um estudo para quantificar as pessoas que vem de fora para ser tratada aqui na cidade?

RF: Sim. Carapicuíba são en-tre 60 e 80 mil, mês passado foram 68 mil. Osasco são mais de 40 mil. Em Jandira, quase toda a popula-ção. As pessoas das cidades vizi-nhas vêm de van para o hospital. Daqui a pouco é micro-ônibus ou ônibus. Nós não aguentamos. Al-guma coisa precisa ser feita pelos prefeitos, pelo Governador. Eu vou falar com o Governador, vou reivindicar um hospital estadual aqui em Barueri e vou ajudar eles (outros prefeitos da região) a rei-vindicar para as cidades deles.

A Rua: Há um diálogo com outros prefeitos para tratar des-sa questão de saúde pública?

RF: Sim, principalmente no sentido de pressionar o Governa-dor para criar por aqui mais 1 mil leitos, pelo menos, já que é uma necessidade. No dia do vídeo eu estava no SAMEB, cheguei muito chateado, nervoso. Aquilo foi até um apelo, já fiz esse apelo pesso-almente. Não sabia que atingiria a proporção que atingiu. Minha intenção era pedir, forçar os pre-

feitos. Santana de Parnaíba tem feito um esforço, o prefeito Elvis tem se esforçado. Itapevi tem feito um esforço também. Mas saúde é algo caro. Nas outras cidades eu não vejo muita vontade.

A Rua: O senhor se arrepen-de de alguma coisa do que falou no vídeo?

RF: Não me arrependo de nada. Eu falei porque tinha que fa-lar, tem coisa que não falo publica-mente, mas esse era um sentimen-to meu. É o que precisa ser feito. É necessário que o item saúde seja prioridade, não importa o quanto pode investir. Se pode investir 100 mil (reais), invista 100 mil. No ano passado, investi R$ 800 milhões. Será que eles não conseguem investir cinco, seis, oito, dez mi-lhões? Tem receita para isso.

A Rua: O governador eleito é outro, mas ainda é do mesmo partido [PSDB]. Qual a primei-ra demanda que o senhor pre-tende levar ao Dória?

RF: Saúde. Vou pegar uma área, terraplanar, deixar ela linda, pegar um projeto para montar um hospital e levar para ele. Barueri cede a área. Precisamos começar a mostrar para a região que o go-verno está disposto a sanar essa deficiência de leitos hospitalares. Já tivemos um conversa prévia, e ele garantiu que vai fazer, inclusi-ve em campanha.

A Rua: Segundo pesquisa divulgada na internet, o segun-do maior problema das cidades é segurança. Barueri é um pon-to diferente da curva. É a cidade com a menor taxa de criminali-dade desde 2012. Como tem sido os investimentos na área?

RF: Aqui nós modernizamos, usamos equipamentos de última geração, 375 câmeras em toda a ci-dade. A cidade é um ‘Big Brother’. Aonde você passar vai ser visto. Se seu carro for roubado, vai ser identificado. Eu vejo que os ban-didos não querem muita dificulda-de. Temos cem viaturas, são 600 policiais e pagamos horas-extras para dobrar o efetivo. Se você for no batalhão da Guarda, tem uma sala enorme com todos os pontos das câmeras. A comunicação com as viaturas, para qualquer coisa que aconteça, é imediata. Aquela que está na região [da ocorrência] é avisada e encosta para averiguar o fato.

A Rua: Recentemente publi-camos uma notícia das reformas nas baias de ônibus na região de Alphaville. Há um planejamen-to de obras para corredores até regiões mais afastadas do cen-tro?

RF: Não são corredores, até porque acredito que nem preci-samos ainda de corredor. Barueri tem os pontos específicos. Então ainda não tem necessidade de fa-zer isso. Mas, por exemplo, onde passa os ônibus em Alphaville tem uma baia. Ali, o asfalto já estava se

deteriorando, apresentava alguns buracos e infiltrações. Nós arran-camos tudo e estamos concretan-do, porque o concreto traz muito mais durabilidade. E estamos re-capeando tudo nos arredores, ter-minando um viaduto no Araguaia, que dá acesso à Rodovia Castelo Branco; fazendo, no Parque Impe-rial, uma ponte que tem pilastras de 30 metros de altura, para dar uma segunda via e assim trazer maior flexibilidade ao fluxo de entrada e saída... Já estamos acer-tando uma nova saída por baixo do Parque Imperial para algum ponto de Alphaville também.

A Rua: Em outubro, o estu-do “Melhores cidades para fazer negócios” promoveu Barueri do nono para o primeiro lugar na categoria desenvolvimento eco-nômico. A quais fatores o senhor atribui essa elevação de posto?

RF: É esse esforço que fa-zemos na segurança, no sistema viário, na própria cidade. Quando você faz uma grande obra cultural, isso tem peso na hora de escolher onde vai ser instalada a empresa. Eles olham a preocupação pela cultura das crianças, dos jovens. Isso leva a uma evolução pesso-al das pessoas. Tudo o que se faz aqui é pensando em dar condições para os empreendedores, melho-rando a qualidade de vida da po-pulação. Torna a cidade boa para se investir.

A Rua: Barueri foi a única cidade brasileira reconhecida no prêmio internacional “Ci-dades e Assentamentos Huma-nos Sustentáveis”, realizado em Bangkok, na Tailândia...

RF: Quando tomei conheci-mento desse prêmio fiquei muito feliz, porque estamos avançando a cada dia. Nessa conversa de ‘Cida-de Inteligente’ a cidade não pode ser burra, então estamos avançan-do muito na área e os primeiros resultados começam a aparecer de forma surpreendentemente ex-traordinária. Toda vez que Barueri aparece nos rankings de uma for-ma que enobrece não só a cidade, mas, neste caso, o Brasil, para nós é uma alegria. Para as pessoas que pretendem fazer investimentos aqui, isso tem muita influência. Inclusive para o desenvolvimento humano e na qualidade de vida em geral.

A Rua: Comente como anda a educação no município.

RF: Quando eu entrei, no pri-meiro ano, eu consegui entregar

uniforme só em agosto. O kit es-colar não consegui comprar. Tive que comprar lápis e borracha sepa-radamente. No segundo ano, aper-feiçoamos e entregamos os unifor-mes em maio. Para o próximo, em 1º de fevereiro será entregue kit escolar, uniforme e toda informa-tização (tablets, lousa eletrônica). Vamos modernizar todo o sistema educacional de nossa cidade. As últimas licitações estão sendo fei-tas. Estamos fazendo investimen-tos na ordem de R$ 40 milhões em tecnologia de ponta para a educa-ção, inclusive com a parceria com o Google, na qual eles ofereceram ferramentas, pesquisas. É um pro-jeto educacional do Google. A educação em Barueri está rece-bendo as tecnologias Google, um conjunto de ferramentas voltadas para a aprendizagem, comunica-ção e colaboração com o ambiente escolar. Inauguramos esses dias o programa voltado para a educação da primeira infância. Mandamos gente daqui para Harvard. Vol-taram com a responsabilidade de passar para todos os profissionais o que eles aprenderam lá.

A Rua: Vamos falar de polí-tica. O senhor pretende se can-didatar novamente daqui dois anos?

RF: Pretendo. Sou candidato à reeleição. Se for da vontade de Deus, se eu estiver com a saúde em dia e se minha popularidade estiver boa, serei candidato.

A Rua: Como o senhor vê uma possível candidatura de oposição do Fábio Teruel?

RF: Eu nunca escolhi candi-dato para ser adversário. Para ele ser prefeito aqui, terá que ganhar de mim.

A Rua: Ele teria um suposto apoio de Gil Arantes...

RF: Essas coisas são atribuí-das a ele, mas acho pouco prová-vel que o Gil estaria ligado. O que o Fábio quer do Gil? Financia-mento? Ele não faz isso. Quando você quer ser candidato a alguma coisa, primeiro vá fazer um enten-dimento com o povo. Tem que pe-dir autorização para o verdadeiro dono do poder. Se autorizar, tudo bem. Se ele quiser ser candidato, tem o direito. Todos têm o direi-to, inclusive eu tenho direito a ser candidato à reeleição e vou exer-cê-lo.

A Rua: Para finalizar, esta-mos chegando ao fim do ano. O senhor pode deixar uma men-sagem para todos os leitores do Jornal arua e o que espera para essa virada de comando do esta-do e do país?

RF: Todo o desenvolvimento do país, inclusive o da nossa re-gião, depende da política econô-mica que vai ser praticada. Estou acreditando muito no próximo go-verno, cheio de esperanças. Acho que o Bolsonaro está reunindo os melhores, está se cercando de gen-te muito boa. Só não gostei de uma declaração que ele deu de mudar a embaixada de Israel, de Jerusalém para Tel Aviv. Nós perdemos na exportação, perdemos em alianças. Mas tirando isso, acho que ele está acertando em tudo: no combate ao crime organizado, no combate à corrupção, a equipe econômica dele é nova, sem vícios. Estamos saindo da esquerda total que de-lapidaram o patrimônio público como formigas em uma plantação, roubaram tudo, jogaram o Brasil no pior lugar que eu já vi. Nesta idade que estou, nunca vi tamanha crise sem precedentes. Agora va-mos para a extrema direita. Estou com muita fé, não por ser extrema esquerda ou extrema direita, mas porque estou vendo muita since-ridade e muita vontade do Bolso-naro em fazer o país crescer. Não importa quem seja, eu quero que governe o país com presteza, com competência, com seriedade, que faça o que os brasileiros precisam de verdade.

“As pessoas das cidades vizinhas vêm de van para o hospital. Daqui a pouco é micro-ônibus ou ônibus. Nós não aguentamos”

“ Estamos fazendo investimentos na ordem de R$ 40 milhões em tecnologia de ponta para a educação, inclusive com a parceria com o Google”

Sexta-feira, 30 de Novembro de 2018PÁGINA 4 CIDADESJORNAL A RUA

Prefeitura de Itapevi executa obras de três grandes piscinões para minimizar enchentes na cidade

Osasco ganha primeira farmácia de manipulação para pets

Com o objetivo de resolver o problema das enchentes em Itapevi, a Prefeitura realiza três grandes obras que vão transfor-mar a cidade: os piscinões do Su-burbano e do Vitápolis, além das intervenções do piscinão do Sa-piantã, iniciadas em 1º de outu-bro deste ano. Ao todo, as obras somam aproximadamente R$ 112 milhões em investimentos.

De acordo com levanta-mento realizado no dia 21 de novembro pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urba-nos, o reservatório do Vitápolis está com 99,84% de obras con-cluídas. Já o do Suburbano com

93,19% e o mais recente, do Sapiantã, com 7,05%. Os dois primeiros piscinões devem ser concluídos em janeiro de 2019 e o terceiro em setembro do mes-mo ano.

As três intervenções são realizadas pelo Consórcio Ba-rueri-Mirim, que é composto pelas empresas Soebe Constru-ção e Pavimentação e Constru-tora Etama Ltda. Ele atua em parceria com a Prefeitura de Itapevi, que entra no projeto com contrapartidas financeiras, e o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC).

Existem mais de 132,4 milhões de animais de es-timação no Brasil, segun-do a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). Esses números refletem o crescimento do mercado de produtos aos pets, já que somos o segun-do país do mundo em popu-lação de cães, gatos e aves.

Atenta a esse mercado, a farmacêutica Camila de Lima Landin Costa decidiu trazer a Osasco uma farmá-cia de manipulação espe-cializada em produtos para pets.

A Fórmula Animal é a

única farmácia do gênero específica para animais em Osasco, e está funcionando desde o dia 15 e outubro. Todos os produtos comer-cializados pela empresa são de fabricação própria e não possuem corantes ou conser-vantes químicos ou fortes.

Além de produzir medi-camentos manipulados para animais, a empresa ofere-ce shampoos especiais de limpeza intensiva, hipoa-lergênico e hidratante vi-tamínico, condicionadores, máscaras para pelos dani-ficados, hidratante com fil-tro solar, sprays de banho a seco, talcos, perfumes, pro-

tetores solares, além de toda linha de antipulgas e carra-patos, repelentes e de higie-ne bucal.

Além disso, as formula-ções são desenvolvidas com o objetivo de diminuir o poten-cial alergênico dos bichinhos.

PRODUTOSINOVADORES

Segundo a farmacêuti-ca, a empresa sempre busca inovar e trazer soluções para atender à crescente demanda do mercado pet, tanto para veterinários como para os animais. “Podemos citar o App desenvolvido pela em-presa, somente utilizado por

indústrias, que busca facili-tar a vida dos veterinários, dando total autonomia para o profissional na hora de prescrever e emitir a própria receita sem necessariamente ter qualquer ligação com a empresa”, revela.

O App funciona como uma espécie de curadoria, porque auxilia na indicação da quantidade e indicação de quanto deve ser a do-sagem para cada animal e ativo na hora de prescrever uma fórmula farmacêutica.

Além disso, o canal con-ta com materiais técnicos, que são estudos elaborados pela franquia sobre mais de

250 ativos, produtos, fór-mulas de maneira resumida e alguns guias, que são li-vros online para pesquisa.

A mais recente novida-de da franquia é a linha de os produtos oftálmicos para cães e gatos, sob a forma de pomadas e colírios. “Era uma demanda grande dos veteri-nários, pela dificuldade de encontrar esses produtos ex-clusivos veterinários. Muitas vezes os tutores acabavam recorrendo a farmácias esté-reis humanas para conseguir o medicamento, porém sem-pre encontrando limitação pela falta de especialização veterinária”, justifica.

O medicamento combate problemas oculares como a Ceratoconjuntivite Seca, também conhecida como olho seco. Os medicamen-tos mais usados são a base de Ciclosporina e Tacroli-mus.

SERVIÇO:Rua São Luiz , 111, Cen-tro - Osasco | (11) 4384-7141(11) [email protected]ário de funcionamento:Segunda a Sexta: 9h - 18hSábados: 9h - 13h

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Recur-sos Naturais e Meio Ambien-te (Sema), irá abrir mais um agendamento para castração gratuita de cães e gatos. Além da castração, o serviço inclui também a microchipagem dos animais, conforme exige a Lei Municipal nº 2.588, de 18 de dezembro de 2017.

O período de agendamen-to será de 3 a 8 de dezembro ou até que haja vagas, que são limitadas. Os interessados de-vem entrar em contato pelos telefones (11) 97129-1789 ou (11) 4718-1789 (este último exige o uso do código DDD 11) nos seguintes horários: das 8 às 11h e das 13 às 17h de segunda a sexta-feira; e das 8 às 11h aos sábados (exceto feriados).

Data, local, horário e pro-cedimentos para castração se-rão informados apenas aos que realizarem o agendamento,

portanto, não adianta compa-recer ao local da castração sem ter feito prévio cadastramento. Além disso, serão agendados

apenas os animais que pos-suem o RGA (RG Animal).

O RGA pode ser feito gra-tuitamente no Ganha Tempo

Municipal ou em qualquer bi-blioteca da cidade. Não é ne-cessário levar o pet para obten-ção do documento.

Barueri abre agenda para castração gratuita de pets de 3 a 8 de dezembro

Zona Norte tem Mutirão de Emprego no sábado

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), através do Departamento de Emprego, Trabalho e Renda, realizará mais um Mutirão de Empre-gos em Osasco. Desta vez será na CEMEI Yolanda de Sá, lo-calizada na Rua Antônio Be-nedito Ferreira, s/n, no Jardim Munhoz Junior, no dia 1º de dezembro, das 9h às 15h.

Serão disponibilizadas 800 senhas de atendimen-tos para os diversos serviços oferecidos, como emissão da 1ª e 2ª via da Carteira de Trabalho (CTPS), orientação profissional, vagas de estágio através do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), inúmeras vagas de empregos (regulares e PcDs), das mais diversas áreas de atuação, dis-ponibilizadas através do SINE

(Sistema Nacional de Empre-go).

O Mutirão disponibiliza-rá ainda entrevistas imediatas com os empregadores de nove empresas parceiras que efetu-arão no dia vários processos seletivos.

Os interessados deverão comparecer portando os do-cumentos pessoais originais e com foto.

SERVIÇOMutirão do Emprego no Jardim Munhoz JúniorDia: 1/12Horário: 9h às 15hLocal: CEMEI Yolanda de Sá, localizada na Rua An-tônio Benedito Ferreira, s/n, no Jardim Munhoz Ju-nior, no dia 1º de dezem-bro, das 9h às 15hGratuito, mediante distri-buição de senhas

Piscinões ajudarão a combater enchentes em Itapevi

Na campanha de outubro, Barueri castrou 366 animais

Felipe Barros /Ex-Libris/PMI

Sexta-feira, 30 de Novembro de 2018 PÁGINA 5CIDADESJORNAL A RUA

Barueri contará com Plano Municipal da Primeira Infância

Elvis Cezar participa da 74ª reunião da Frente Nacional dos Prefeitos

A prefeitura de Barueri dá início à uma importante ação para garantir os direitos dos pequeninos da primeira infân-cia. Trata-se do Plano munici-pal da Primeira Infância, cujo início da elaboração foi mar-cado em cerimônia que reuniu gestores da rede de Educação de Barueri, representantes das secretarias municipais e orga-nizações não governamentais do município.

O encontro aconteceu na ma-nhã de segunda-feira (dia 26), no auditório do Centro Aperfeiçoa-mento dos Professores. A abertu-ra foi feita pela coordenadora de Educação Infantil de Barueri, Ja-nete do Valle, que destacou que a primeira infância não é apenas o momento em que a criança entra na escola, mas sim desde quando ela nasce. “O próximo passo é, juntamente com todas as secreta-rias deste município, iniciarmos os trabalhos para montarmos este documento que define po-líticas públicas que serão mais uma grande conquista para a

nossa cidade”, explicou. O prefeito Rubens Furlan

lembrou que as iniciativas no

setor estão acontecendo desde o ano passado e passos importan-tes ainda estão por vir. “Investi-

mentos na Educação é também nossa prioridade. Sabemos que só assim contribuiremos para a

formação, comportamentos de sociabilidade, empatia e realiza-ções das pessoas. Temos que pre-

parar bem nossas crianças para que possam ser adultos felizes”, disse.

A professora Elvira de Souza Lima, doutora em neurociências, que desde o ano passado partici-pa da formação dos professores de Educação Infantil de Barueri, também integrou o evento e fez questão de reconhecer que a ci-dade já vem trabalhando um cur-rículo adequado em benefício da primeira infância.

Falou ainda do excelente pa-pel da Secretaria da Educação ao preocupar-se com a formação de professores. “Não há educação sem desenvolvimento contínuo de conhecimento. Os estudos de-vem ser permanentes”, salientou.

Já o professor Cláudio Ama-ro da Silva, mestre em Educa-ção e doutorando pela PUC e membro da Rede Nacional pela Primeira Infância, abordou a im-portância e a necessidade de se criar um Plano Municipal da Pri-meira Infância como documento norteador de todas ações, metas e objetivos.

Por Juvenal Dias

O prefeito da cidade de San-tana de Parnaíba, Elvis Cezar, esteve presente na 74ª Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) realizada em São Caetano, entre os dias 25 e 28 de novembro. O objetivo

do encontro foi a elaboração de uma carta designada ao pre-sidente eleito Jair Bolsonaro com assuntos considerados de grande relevância para os muni-cípios. Estiveram presentes re-presentantes de diversas cidades do Brasil.

Dentre os assuntos abordados

o documento entitulado “Mais Brasil, menos Brasília” fala da questão das reformas tributárias e da previdência, do programa “Mais Médicos” e do lançamento do G100 (um grupo das 100 cida-des com mais de 80 mil habitan-tes de baixa renda e alta vulnera-bilidade socioeconômica).

Elvis divulgou um vídeo em suas redes sociais no qual fala um pouco de sua participação e o que foi discutido um financia-mento para políticas públicas de desenvolvimento e tecnologia. “Por ser presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana e presidente do

Conselho de Desenvolvimento do Mercocidades, o objetivo é obter recursos federais para que os municípios que fazem parte da FNP consigam alavancar o desenvolvimento da região em todos os segmentos”, explicou o prefeito, que também exerce a função de Vice-presidente de

Desenvolvimento Econômico. “As atribuições como vice-pre-sidente da entidade são buscar soluções de desenvolvimento econômico para os municípios brasileiros, nas mais diversas áreas, por meio de projetos para fomentar a economia local”, ex-plicou o prefeito.

Sexta-feira, 30 de Novembro de 2018PÁGINA 6 CIDADESJORNAL A RUA

Inscrições para Concurso Público de Jandira vão até 05 de dezembro

Mercadão de Osasco completa 65 anos

Prefeitura de Jandira está com as inscrições abertas para Concurso Publico para preen-chimento de mais de 70 vagas.

Segundo Edital publica-do no site da empresa www.shdias.com.br e também no site da Prefeitura de Jandi-ra, o interessado pode con-correr às vagas para funções que requerem desde o Ensino Fundamental I (4ª serie) até o Ensino Superior, nas áreas administrativa, educação e saúde.

O Edital prevê vagas para diversos cargos, como me-rendeira, motorista, motorista

de ônibus escolar, auxiliar de farmácia, monitor de educa-ção, e também para técnico em enfermagem, enfermeiro etc. Também há vagas para professor de diversas áreas, entre elas educação básica.

O concurso também con-templa quem tem formação em medicina em diversas áre-as especificadas no edital. Os salários variam de R$965,11 e vão até R$3.463,95 e as ins-crições podem ser feitas até o próximo dia 05 de dezem-bro, tanto no site da Prefeitura como no da empresa respon-sável pelo certame.

Osasco comemorou quinta--feira, 29/11, o aniversário de 65 anos do Mercadão Municipal. O prefeito Rogério Lins, a vice--prefeita, Ana Maria Rossi, o ex--prefeito, Francisco Rossi, dentre outras autoridades, prestigiaram a cerimônia realizada no local, por onde passam cerca de 20 mil pes-soas por mês.

O presidente da Câmara, Dou-tor Lindoso, destinou R$ 50 mil em emenda parlamentar para o Mercadão.

Rogério Lins fez vários agra-decimentos e deu informações importantes sobre empresas que

estão entrando em Osasco. “Quero primeiro agradecer os vereadores Lindoso e o Tinha de Ferreira que destinaram emendas para a revita-lização do Mercadão. Já fizemos algumas intervenções próprias com nossos recursos na área ex-terna, como jardinagem e pintura. A segunda fase será interna, com as verbas dos vereadores. Ao pre-sidente da Associação Comercial e Empresarial de Osasco, Amir, quero agradecer pelas melhorias no comércio e ao maior evento que tivemos com a PromOsasco. Temos muito a comemorar. Gran-des empresas estão vindo para o

nosso município, que perdeu a vocação industrial e se tornou uma cidade de serviços, com comércio muito forte. Com isso, ganhamos a iFood, maior empresa de e-com-merce de alimentos da América Latina e agora trouxemos a Dafiti. Boas empresas estão chegando. Isso é muito bom, porque impul-siona a economia e gera mais em-pregos em nossa cidade”, frisou.

Na cerimônia foram entregues certificados de permissão de uso a alguns permissionários, entre eles Rubens Tavares, da Casa de Frios Rubinho, que está no Mercadão desde 1984.

Sexta-feira, 30 de Novembro de 2018 PÁGINA 7SAÚDEJORNAL A RUA

Doação de órgãos recebida no HMB pode salvar até três vidas

Um ato de amor e solidarie-dade marcou toda a equipe do Hospital Municipal de Barueri (HMB) Dr. Francisco Moran no início do mês. No dia 3 de novembro o HMB foi o receptor de uma doação de órgãos que pode salvar até três vidas.

A decisão familiar viabili-zou a doação de rins, fígado e córneas, que de Barueri seguiu para o Hospital das Clínicas, em São Paulo, unidade à qual o HMB é referenciado. A ação, além de honrar o Hospital por sua grandeza, também contribui para fortalecer o trabalho que tem sido realizado internamente com relação ao aprimoramento de transplantes.

Como o HMB não é uma unidade com grande número de ocorrências de morte ence-fálica, condição necessária para a receptação de órgãos (exceto de córneas), não é sempre que ocorre a doação. Nos últimos dois meses, por exemplo, não houve nenhum caso. Mesmo as-sim, nesse último ano o Hospital investiu bastante no treinamento da equipe que compõe a Comis-são Intra-Hospitalar de Trans-plante (CIHT), que conta com 13 profissionais.

O coordenador da CIHT, Jorge Rabelo, médico cardio-

logista e intensivista, explica que os treinamentos visam me-lhorar os índices de sucesso na condução de morte encefálica e qualificação do doador. “O trei-

namento consiste em reconheci-mento dos casos de morte ence-fálica, que hoje existe por parte do CFM (Conselho Federal de Medicina). É preciso capacitar

os médicos, enfermeiros para executar esse procedimento de forma correta”, ressalta.

A comunicação com a fa-mília também é um trabalho

cuidadoso que faz parte dos treinamentos, conforme expli-ca o coordenador. “A doação não pode ser abordada de uma forma descuidada, porque é um momento muito sensível para a família, difícil, e tem que ser abordada com muito cuidado. A família precisa perceber que há uma preocupação em preservar os interesses dela, no cuidado, no respeito à dignidade, só me-diante essa situação que a gente consegue o convencimento para que haja a doação”, diz Rabelo.

Córneas O potencial do HMB pode

crescer como receptor de córne-as. Nesse sentido, os integrantes da CIHT irão começar um novo treinamento. “No caso da doa-ção de córnea, qualquer falecido pode ser doador, não é neces-sário que tenha sido por morte encefálica. Os falecidos por pa-rada cardíaca ou outra causa que não a morte encefálica são can-didatos a doadores. Neste caso, o nosso potencial para doação é maior. Atualmente nós vamos entrar em um treinamento espe-cífico pra um programa de capa-citação para sermos um hospital tipicamente de doadores de cór-nea”, esclarece Rabelo.

O treinamento, além de pro-

porcionar uma melhor condução no processo de captação, tam-bém vai aprofundar os profis-sionais no que se refere à preci-são, já que no caso da doação de córneas o tempo é determinante. “A partir da hora do óbito temos seis horas para fazer a retirada do órgão”, explica o médico.

Salvando vidas Alguns órgãos, como teci-

dos, córneas, medula óssea, um dos órgãos duplos e parte do fí-gado e do pulmão podem ser do-ados ainda em vida. Já coração, fígado, pâncreas, intestino, pul-mões, rins, pele, veias, válvulas cardíacas, ossos e tendões só são doados em casos de morte. É importante lembrar que o cor-po do doador não fica deforma-do, pois o órgão é retirado como se fosse uma cirurgia comum e há preenchimento com uma pró-tese ou estrutura semelhante.

De acordo com o último le-vantamento da Associação Bra-sileira de Transplante de Órgãos (ABTO), mais de 32 mil pesso-as aguardam na fila, sendo que 21.932 esperam por rim e 8.574, por córneas. Por isso, a doação de qualquer órgão é uma con-quista para a unidade de saúde já que representa uma forma de diminuir a fila de transplantes

Agentes de Saúde iniciam ações de combate a dengue em diversos bairros de Santana de Parnaíba

O setor de combate à dengue da prefeitura de Santana de Parnaíba já co-meçou a realizar ações para evitar que haja casos da do-ença na cidade.

Algumas dessas ativida-des consistem na realização de visitas às residências de diversos bairros, para iden-tificar possíveis criadouros de larvas do mosquito Aedes aegipty, mosquito transmis-sor da dengue, chikungunya e zika, além de orientar os moradores, por meio de in-formativos, a realizar ações periódicas como remover água parada de pneus, garra-

fas e calhas das casas, lavar os pratos de plantas, manter a caixa d’água fechada, entre outras. Mais de 40 agentes de combate à dengue, dividi-dos em 4 grupos, farão este trabalho em todas as regiões da cidade. Outra atividade será a remoção de pneus que encontram-se descartados em terrenos baldios, ruas e avenidas. Um caminhão será utilizado nesta tarefa.

Equipes da saúde vêm realizando, há cerca de um mês, a aplicação de “fuma-cê” nos córregos, Lagoa do Bacuri e na margem do Rio Tietê, que fica próxima a

bairros como Alphaville, Refúgio dos Bandeirantes e Chácara das Garças, com in-tuito de combater os mosqui-tos da dengue e o pernilon-go. Também serão realizadas palestras de orientação em todas as escolas, unidades de saúde, feiras livres e re-partições públicas para que a conscientização chegue a toda população parnaibana.

O setor de combate à den-gue está localizado na Rua Japão, 13 no Jardim São Luís e funciona de 2ª a 6ª feira, das 08h às 17h. Informações e sugestões nos telefones: 4154-6853/4154-6785.

Equipes de combate orientam moradores no bairro Cento e Vinte

Marcio Koch

Prefeitura de Barueri acelera obras do Pronto Socorro do Jardim Paulista

Prefeitura de Jandira garante 34 médicos na rede básica de saúde

O setor de combate à den-gue da prefeitura de Santana de Parnaíba já começou a re-alizar ações para evitar que haja casos da doença na ci-dade.

Algumas dessas ativida-des consistem na realização de visitas às residências de diversos bairros, para iden-tificar possíveis criadouros de larvas do mosquito Aedes aegipty, mosquito transmis-sor da dengue, chikungunya e zika, além de orientar os moradores, por meio de in-formativos, a realizar ações periódicas como remover água parada de pneus, garra-

fas e calhas das casas, lavar os pratos de plantas, manter a caixa d’água fechada, entre outras. Mais de 40 agentes de combate à dengue, dividi-dos em 4 grupos, farão este trabalho em todas as regiões da cidade. Outra atividade será a remoção de pneus que encontram-se descartados em terrenos baldios, ruas e avenidas. Um caminhão será utilizado nesta tarefa.

Equipes da saúde vêm realizando, há cerca de um mês, a aplicação de “fuma-cê” nos córregos, Lagoa do Bacuri e na margem do Rio Tietê, que fica próxima a

bairros como Alphaville, Refúgio dos Bandeirantes e Chácara das Garças, com in-tuito de combater os mosqui-tos da dengue e o pernilon-go. Também serão realizadas palestras de orientação em todas as escolas, unidades de saúde, feiras livres e re-partições públicas para que a conscientização chegue a toda população parnaibana.

O setor de combate à den-gue está localizado na Rua Japão, 13 no Jardim São Luís e funciona de 2ª a 6ª feira, das 08h às 17h. Informações e sugestões nos telefones: 4154-6853/4154-6785.

Apesar de receber com surpresa a saída dos 34 médi-cos cubanos que atuavam no sistema de saúde de Jandira, a equipe não perdeu tempo e foi atrás de uma solução imediata para o problema.

Segundo os gestores da saúde, a noticia do rompi-mento do governo Cubano do Programa Mais Médicos surpreendeu todas as cida-des da região, que também tinham os médicos há mais de 5 anos atuando em suas redes. “O país chamou todos os médicos de volta, e no dia 14, na véspera do feriado, fomos avisados de que não

teríamos mais médicos pra trabalhar em nossas unidades básicas” falou um dos dire-tores de saúde de Jandira. Ainda segundo ele, a popu-lação não precisa se preocu-par. “Os jandirenses podem ficar tranquilos porque nós já conseguimos repor os 34 médicos pra atender nossa

cidade”, informou.Segundo informações

apuradas junto a Secretaria Municipal da Saúde a rede já recebeu 5 médicos, e ga-rante que até o dia 14 de de-zembro, os outros 29 estarão trabalhando e atendendo a população em suas unidades normalmente.

Sexta-feira, 30 de Novembro de 2018PÁGINA 8

ESPORTES

JORNAL A RUA

Feira de Ciências premia alunos osasquensesem cinco projetos

Elo apresenta show de Natal na Fonte do Parque Ibirapuera

SOCIALCADERNO CULTURA | SOCIAIS | TURISMO | ENTRETENIMENTO | EDUCAÇÃOSEXTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2018

By Loreny Moreira

Página 11 Página 12

Página 12

QUE TAL ENTRAR EM 2019 TOMANDO BANHO DE CACHOEIRA?Cachoeira Véu da Noiva, cartão postal da Chapada de Guimarães, é formada pelo rio Coxipó, com 86m de queda livre, e é o principal ponto de visitação do Parque Nacional.Página 10

Página 12POR OVADIA SAADIA

Palácio Tangará: frutas cítricas inspiram tratamentos de verão no Flora SPA by Sisley

Sexta-feira, 30 de Novembro de 2018PÁGINA 10 SOCIALJORNAL A RUA

CHEGADA DO PAPAI NOEL,DE HELICÓPTERO,

AGITA O FIM DE SEMANA NOSHOPPING UNIÃO DE OSASCO

No último sábado (24), o Shopping União de Osasco re-alizou ação especial para anun-ciar a chegada do Papai Noel. A festa começou às 11h, com o show dos personagens da Patru-lha Canina, animando as famí-lias que participaram do evento. Em seguida, enquanto o coral Abadia St. Petter’s apresentava o melhor repertório de músicas natalinas, o bom velhinho ater-rissou de helicóptero no estacio-namento descoberto (acesso à Avenida Franz Voegeli).

Após a chegada, o Papai Noel subiu ao palco e, junto da

apresentação do coral, a diversão se tornou completa, inspirando a verdadeira magia do Natal. E na sequência, chegou a hora do bom velhinho receber as crianças em seu trono, com direito a muitas fotos para eternizar esse momen-to tão especial. Nos corredores do Shopping, a Mamãe Noel e sua trupe também levaram muita animação ao público.

A diversão não parou por aí. Ao longo do dia, aconteceram diversas atividades gratuitas para os pequenos, das oficinas de brinquedos de madeira até o ateliê dos duendes.

Programação de NatalAinda é possível aproveitar

a programação de Natal prepa-rada pelo Shopping União de Osasco, como os cenários nata-linos, o Papai Noel de 10 metros de altura na fachada do mall e a decoração repleta de guirlandas, festões, cascatas e muita ilumi-nação. Há também a presença do bom velhinho, que permane-cerá em seu trono para receber as cartinhas, conversar e ouvir os pedidos dos pequenos até o dia 24 de dezembro.

E para registrar esse momen-to especial, nada melhor do que

tirar fotos ao lado do Papai Noel. As imagens podem ser captadas com a própria câmera ou com-pradas. Confira abaixo as datas e os horários de permanência do bom velhinho no Shopping:

SERVIÇODe 25/11 a 06/12: de segunda a sábado, das 14h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h;De 7 a 20/12: de segunda a sábado, das 10h às 23h, e aos domingos, das 12h às 22h;Nos dias 21, 22 e 23/12: das 10 às 23h.Em 24/12: das 10h às 18h.

O Brasil tem algumas das maiores e mais belas quedas d’água do mundo. São vários nomes: cascata, quando as águas descem degraus. Catarata, quan-do formam uma grande cortina. Salto, quando caem em forma de esguicho. Véu de noiva, queda d’água, catadupa, tombo, ca-chão... o nome não importa. Para quem gosta de natureza e aven-tura, as águas que caem transmi-tem encanto e boas energias.

Tem coisa mais relaxante do que um banho de cachoeira? Sai-ba um pouco sobre algumas das cachoeiras mais famosas do país.

Cachoeira do veloso (Ilha-bela-SP): Da Cachoeira do Ve-loso, é possível ter uma das mais belas vistas de Ilhabela. São três cachoeiras, com 50 metros de queda, em um mesmo rio. A Cachoeira do Veloso começa em uma praia de mesmo nome. A caminhada é tranquila e dura cerca de 40 minutos.

Cachoeira do Caracol (Ca-nela - RS): A cascata do Cara-col fica entre os municípios de Gramado e Canela. Surge no meio da Serra Gaúcha e tem 130 metros de queda livre. Além do mirante, também é possível ob-servar a paisagem em cima de um elevador panorâmico situado dentro do Parque Estadual do Caracol.

Cachoeira do Salto Gran-de (Corupa - SC): Faz parte de um circuito chamado Rota das Cachoeiras. Localizado ao norte de Santa Catarina, o parque é um verdadeiro abrigo ecológico e possui uma trilha com 14 quedas d’água em uma área de 100 hec-tares. A principal é a Salto Gran-de com 125 metros de altura.

Cachoeira do Itambé (São

Benedito das Areias - SP): Um paredão de 84 metros de altura com uma queda d’água de alto volume. Uma das mais espetacu-lares cachoeiras em São Paulo, localizada no município de Cás-sia dos Coqueiros.

Cachoeira do Tabuleiro (Conceição do Mato Dentro - MG): É uma das mais belas do Brasil. A água serpenteia por 273 metros até chegar a um poço como um spray.

Cachoeira Boca da Onça (Bodoquena - MS): Com 156 metros de altura, é a mais alta do estado.

Cachoeira Santa Bárbara (Cavalcante - GO): É uma das mais visitadas na Chapada dos

Veadeiros. Para chegar até a ca-choeira da Santa Bárbara percor-rem-se 5 km de trilhas passando por uma região de cerrado.

Cachoeira do Tororó (San-ta Maria - DF): Possui 18 me-tros e é um local bem popular para amantes de rapel.

Cachoeira Buracão (Ibico-ara - BA): Fica na Chapada Dia-mantina. Para chegar a queda é preciso caminhar por passagens estreitas e nadar para chegar per-tinho da cascata.

Cachoeira do Formiga (Mateiros - TO): É uma peque-na queda d’água, cercada por uma vegetação exuberante, de árvores altas, samambaias e moi-tas de palmeiras nativas. Mas o

espetáculo mesmo fica por conta da piscina formada ao pé da ca-choeira, onde águas de um ver-de-esmeralda encantador convi-dam ao mergulho.

Cachoeira do Rio Mandi (Teixeirópolis – RO): Locali-zada dentro da pousada Vale das Cachoeiras a cachoeira do rio Mandi, com queda d’água livre de 32 metros de altura. O vale conta com pelo menos mais 10 cachoeiras menores com queda d’água livre de três a 10 metros de altura.

Poço Azul (Riachão - MA): Águas cristalinas do poço azul, formado por uma queda d’água, proporcionam banhos espetacula-res, um ótimo local para relaxar.

QUE TAL ENTRAR EM 2019TOMANDO BANHO DE CACHOEIRA?

TURISMO

AN

IVER

SÁRIO

S

No próximo dia 3, é a vez do jovem empresário e diretor financeiro do colégio Padre Anchieta, Guilherme Negrão Antiório, de comemorar seu aniversário em grande estilo. Felicidades!

Já no dia 4, quem fica mais jovem é Ademar Trevizani (leia-se Promielt). Na foto ladeado pela esposa Rosana e a

filha Geyza. Felicidades!

Marina Bulbovas Celestini completa no dia 1º, 10 anos e será muito

festejada pelos familiares e amiguinhos. Mas as comemorações

não param por aí na família Bulbovas, já que no dia 11 é a

vez de festejar o 2º aniversário do pequeno Arthur Bulbovas Sant-anna. Felicidades às crianças e à família!

Hoje, dia 30 é uma data muito especial para a família Moreira,

motivo mais que justo, já que a linda Caroline

Perruso Moreira comemora seu

niver ao lado dos pais Loreny e

Armando Moreira (diretores deste A rua), demais familiares e de

inúmeros amigos. Parabéns!

Cataratas do Iguaçu (Foz do Iguaçu- PR):Um conjunto com cerca de 275 metros de quedas d’água no rio Iguaçu, localizada no Parque Nacional do Iguaçu.

Sexta-feira, 30 de Novembro de 2018 PÁGINA 11EDUCAÇÃOJORNAL A RUA

Nova Fatec Santana de Parnaíba formará até mil alunos por ano

Feira de Ciências premia alunos osasquenses em cinco projetos

A prefeitura tem realiza-do grandes investimentos na área do ensino técnico e pro-fissionalizante, tendo como objetivo fazer com que a ge-ração dos jovens parnaibanos seja de profissionais que ocu-parão os principais cargos do mercado de trabalho no futu-ro. Com este objetivo a Se-cretaria de Obras vem avan-çando na construção da nova unidade da FATEC (Faculda-de de Tecnologia) de Santa-na de Parnaíba, localizada na Estrada Tenente Marques, na Fazendinha, ao lado da Etec Anhanguera.

As equipes já concluí-ram a terraplanagem e fun-dação e, na última semana,

foi iniciada a montagem dos pré-moldados dos pavimentos que farão parte da unidade, que terá mais de 3,5 mil m² de área construída e contará com 14 salas de aula, 08 la-boratórios de informática e 1 laboratório de ambientes de projetos, sala de empre-sa júnior, biblioteca, setor administrativo com sala dos professores, coordena-ção e de reuniões, praça de alimentação com cantina e refeitório, além de um au-ditório com capacidade para aproximadamente 100 pes-soas, estacionamento para 90 veículos e capacidade para formar até mil alunos por ano.

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação e em parceria com o Instituto Ciência Hoje, promoveu a “Fei-ra de Ciências – Desafi os e Ex-periências” na Rede Municipal de Ensino, no Centro de Forma-ção dos Professores.

Alunos do 1º ao 5º ano ex-puseram seus trabalhos em es-tandes espalhados no saguão do Centro de Aperfeiçoamento dos Professores. O prefeito Rogério Lins passou pelos estandes e parou para conhecer os projetos de cada unidade. O aluno Lu-cas Ryuto Monobe, 8 anos, por

exemplo, apresentou ao chefe do Executivo um projeto para regar plantas, produzido com material reciclável como a garrafa PET. Lins também interagiu com os brinquedos expostos pelos alu-nos e com o totem interativo da revista “Ciência Hoje”.

Na ocasião foram anunciados os ganhadores do “Prêmio Me-lhores Práticas”, uma ação com caráter pedagógico e que visa identifi car, valorizar e divulgar experiências educativas de qua-lidade, planejadas e executadas pelos docentes participantes do projeto “Ciência Hoje Digital”,

sendo uma ação que valoriza o trabalho docente e dissemina as práticas educativas desenvolvidas nas unidades educacionais.

Os professores tiveram até o último dia 12 de novembro para inscreverem seus projetos, de forma opcional. Os vencedores ganharam um vale cultural no valor de R$ 1.000,00 (mil reais).

Além dos premiados, o pre-feito pediu que a Emef Marina Von Puttkammer Melli recebes-se uma premiação por destaque no acesso à plataforma Ciência Hoje e pelos sete projetos apre-sentados na feira.

VILA YARA

Nosso modelo de ensino faz parte do maior grupoeducacional do mundo, o Grupo Britânico - PEARSON,presente em mais de 70 países.

Imagem do andamento das obras da nova Fatec

Marcio Koch

Sexta-feira, 30 de Novembro de 2018PÁGINA 12 SOCIAISJORNAL A RUA

A partir do dia 01 de de-zembro a Elo, bandeira 100% brasileira que tem Banco do Brasil, Bradesco e Caixa como acionistas apresenta, em parceria com o Ministério da Cultura, o ‘Espetáculo de Natal 2018’ na Fonte Elo Ibi-rapuera. Os shows acontecerão diariamente, até 06 de janeiro, em três sessões: 20h30, 21h e 21h30.

Nos dias 14, 15 e 16, a apre-sentação será acompanhada por um show de Corais Natalinos, no palco flutuante que será montado dentro do lago. Os shows serão realizados sempre antes do espetáculo da fonte, em duas sessões: 19h30 e 20h.

O momento mais esperado do show, quando se acendem todas as árvores do lago, será feito por uma disputa entre o Papai Noel e um personagem que quer mostrar seus grandes poderes ao bom velhinho.

Entre as canções escolhidas este ano, há uma forte presença brasileira na narrativa. Na trilha sonora que compõe a história estão músicas como “Sino de Belém” (Natal de Cavaquinho) - Sergio Chiavazzoli e “O Ve-lhinho” – Fernanda Takai. Além disso, canções clássicas do Na-tal como “Happy XMas (War Is Over)”, de John Lennon, e “Thank God It’s Christmas”, do Queen, não faltarão.

SERVIÇO:Fonte Elo IbirapueraApresentações de Natal: Dia-riamente, em três sessões: às 20h30, 21h e 21h30Show de Corais Natalinos: Dias 14, 15 e 16 de dezembro, às 19h30 e às 20hLocal: Parque Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Ca-bral, s/nºDuração: 20 minutos cada es-petáculoGRÁTIS Modo Ornamental: A fonte funciona em modo ornamental todos os dias. De 2ª a 6ª, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Sábados e domingos, das 09h às 12h e das 14h às 18h.

O Palácio Tangará - primei-ro hotel masterpiece da grife Oetker Collection na América do Sul – oferece dois tratamen-tos para a época mais quente do ano. O primeiro é a sessão citrus, com massagem de óleos essenciais para revigoração e energização da pele e o outro hidrata e cicatriza caso você te-nha exagerado na exposição aos raios ultravioleta.

Durante 75 minutos, a ses-são Citrus (R$520) inclui 30 minutos de esfoliação e mais 45 minutos de massagem com óle-os essenciais cítricos, como ber-gamota, grapefruit (toranja, em português) ou limão siciliano. Os óleos são obtidos por meio da prensagem a frio das cascas das frutas, conservando suas propriedades, responsáveis pela

revigoração e energização da pele (lembrando que não é reco-mendado tomar banho de sol no dia do tratamento). O Summer Fresh (R$ 241,50) é um trata-mento corporal pós-sol que, du-rante 30 minutos, feito com gel (aloe vera), proporciona uma hidratação profunda, calmante, cicatrizante e com efeito de re-vitalização, deixando a derme com aspecto sedoso.

Para os que preferirem uma experiência mais completa, o Flora Day SPA proporciona um dia de tranquilidade e bem-es-tar, que inclui: café da manhã de boas-vindas, massagem te-rapêutica de 90 minutos à esco-lha do cliente, almoço saudável (com entrada, prato principal, sobremesa e suco), saunas (seca e a vapor), piscinas (interna e

externa), academia, jacuzzi e outros amenities. A experiência (R$1.200) é a oportunidade per-feita para desconectar da corre-ria da capital paulista e tonificar o corpo e mente.

Todo o ambiente do Flora SPA - tem tratamentos assinados pela renomada marca francesa Sisley.

HORÁRIO: de terça-feira a sábado, das 9h às 21h; e do-mingo, das 10h às 18h. Infor-mações: +55 11 4904-4088 ou e-mail: [email protected]

Palácio TangaráAvenida Deputado Laércio Corte, 1501 - Panamby – São Paulo – SP – Brazilwww.palaciotangara.comTelefone: + 55 11 4904-4040

Elo apresenta show de Natal na Fonte do

Parque Ibirapuera

Palácio Tangará: frutas cítricas inspiram tratamentos de verão

no Flora SPA by Sisley

Davi Brandão, jornalista e Relações Públicas, comemorou seu aniversário no glamuroso Japan Tower de Lilian Gonçalves ao

lado de quase 200 amigos e VIP’s. Felicidades!...

Paulo e Gace Gianukas com Davi Brandão

O aniversariante com a amiga Erika Digon e assessor

Davi Brandao e Mara Maravilha Com a amiga Rita Cadilac

POR OVADIA SAADIA

Cliquesda

Semana