Saussure Chomsky

1
Saussure, Chomsky, Bakthin – principais ideias Publicado em 09/10/2010 Saussure – estruturalismo – linguística enquanto ciência – separação entre língua e fala língua – sistema de valores que se opõem uns aos outros e que está depositado como produto social na mente de cada falante de uma comunidade, possui homogeneidade e por isso é objeto da linguística. Fala marca individual sujeita a fatores externos, muitos não linguísticos, logo não passíveis de análises. Para ele signo linguístico é a combinação entre significante e significado, significante é a imagem acústica (árvore som acústico e palavra são o significante), cadeia de sons, significado é o conceito (imagem da árvore significado). Valorização do sistema, regras e normas. Chomsky – linguagem nata do cérebro humano (estudos cognitivistas). Capacidade para produzir e estruturar frases é inata ao ser humano, parte do patrimônio genético do ser humano – gramática universal – não temos consciência desses princípios estruturais, assim como não temos consciência de nossas outras propriedades biológicas e cognitivas. Privilegia a analise sintática – abstrata – que privilegia investigações sobre construções gramaticais corretas e incorretas em uma língua. Bakthin – linguística da enunciação – baseado no postulado do materialismo – construção do sujeito como indivíduo se dá através das relações sociais. A linguagem possui um fator primordial, pois ela que permite a comunicação entre os indivíduos e, portanto, a apropriação da cultura, diferente de Saussure, seu objeto é a língua falada ou escrita. Nessa teoria é importante o professor pautar seu trabalho por diferentes gêneros discursivos, orais ou escritos, assim as crianças desde a alfabetização podem trabalhar com gêneros de diversas ordens, como narrar, relatar, expor, argumentar e descrever ações.

description

saussure - chomsky - main ideias

Transcript of Saussure Chomsky

Page 1: Saussure Chomsky

Saussure, Chomsky, Bakthin – principais ideias

Publicado em 09/10/2010

Saussure – estruturalismo – linguística enquanto ciência – separação entre língua e fala língua – sistema de valores que se opõem uns aos outros e que está depositado como produto social na mente de cada falante de uma comunidade, possui homogeneidade e por isso é objeto da linguística. Fala marca individual sujeita a fatores externos, muitos não linguísticos, logo não passíveis de análises. Para ele signo linguístico é a combinação entre significante e significado, significante é a imagem acústica (árvore som acústico e palavra são o significante), cadeia de sons, significado é o conceito (imagem da árvore significado). Valorização do sistema, regras e normas.

Chomsky – linguagem nata do cérebro humano (estudos cognitivistas). Capacidade para produzir e estruturar frases é inata ao ser humano, parte do patrimônio genético do ser humano – gramática universal – não temos consciência desses princípios estruturais, assim como não temos consciência de nossas outras propriedades biológicas e cognitivas. Privilegia a analise sintática – abstrata – que privilegia investigações sobre construções gramaticais corretas e incorretas em uma língua.

Bakthin – linguística da enunciação – baseado no postulado do materialismo – construção do sujeito como indivíduo se dá através das relações sociais. A linguagem possui um fator primordial, pois ela que permite a comunicação entre os indivíduos e, portanto, a apropriação da cultura, diferente de Saussure, seu objeto é a língua falada ou escrita. Nessa teoria é importante o professor pautar seu trabalho por diferentes gêneros discursivos, orais ou escritos, assim as crianças desde a alfabetização podem trabalhar com gêneros de diversas ordens, como narrar, relatar, expor, argumentar e descrever ações.